Ver Versão Completa : Grand Vitara com Diferencial Roncando!!
Pessoal, já pesquisei mas não achei nada que esclareça o assunto. Se alguém tem conhecimento do assunto ou já teve situação parecida gostaria de opiniões:Meu carro é um GV 2.0 auto com 78.000 km, sou segundo dono e rodo com ele desde os 35.000 km. Há uns dias atrás comecei a sentir cheiro de óleo de diferencial na roda traseira, quando parava o carro com motor quente, após rodar alguns km. Deitei embaixo do carro e vi que estava vazando um pouco de óleo no retentor do diferencial, ali onde vai o cardã. Esse vazamento não chegou a pingar óleo, só umedeceu a carcaça do diferencial e aparentemente parou após alguns poucos dias. Depois disso notei que começou a roncar o diferencial quando estou entre 50 e 60 km/h. Ronca somente nesta velocidade e quando acelero pouco, com pé só encostado para manter a velocidade.Sabem se existe alguma regulagem interna? Pelo pouco que sei do assunto é pra ser na Coroa e Pinhão, se fosse rolamento roncaria constantemente...
Pessoal, já pesquisei mas não achei nada que esclareça o assunto. Se alguém tem conhecimento do assunto ou já teve situação parecida gostaria de opiniões:Meu carro é um GV 2.0 auto com 78.000 km, sou segundo dono e rodo com ele desde os 35.000 km. Há uns dias atrás comecei a sentir cheiro de óleo de diferencial na roda traseira, quando parava o carro com motor quente, após rodar alguns km. Deitei embaixo do carro e vi que estava vazando um pouco de óleo no retentor do diferencial, ali onde vai o cardã. Esse vazamento não chegou a pingar óleo, só umedeceu a carcaça do diferencial e aparentemente parou após alguns poucos dias. Depois disso notei que começou a roncar o diferencial quando estou entre 50 e 60 km/h. Ronca somente nesta velocidade e quando acelero pouco, com pé só encostado para manter a velocidade.Sabem se existe alguma regulagem interna? Pelo pouco que sei do assunto é pra ser na Coroa e Pinhão, se fosse rolamento roncaria constantemente...
Primeiramente, complete, ou troque logo o óleo pra avaliar. Se o ronco persistir, tem que abrir o diferencial.
Abç e boa sorte.
Óleo tá zero e até a boca... e sempre esteve assim, por isso estou intrigado com esse barulho. O destino vai ser abrir e revisar mesmo, mas vamos aguardar mais palpites.
Rainer 89
30/08/2013, 15:13
Coloca um aditivo da Molikote pra diferencial. Acredito que de uma sobrevida ao diferencial e quem sabe acaba com o barulho.
Boa Sorte!
o pinhao tem alguma folga?
Fábil, forçando o cardã para cima e para baixo aparentemente não tem folga... Girando o cardã para os lados tem uma pequena folga, mas acho que esta é normal. Ontem rodei uns 100 km e parei na garagem. Hoje pela manhã tinha 2 gotas de óleo no chão. Fico pensando se algo não se mexeu lá dentro, tipo um rolamento, ou alguma regulagem e que por consequência fez o retentor vazar de vez em quando...
Um detalhe é que fiz lift de 2" e não coloquei o calço do cardã ainda. Pode ter influência?
Diferencial aberto e constatado que está tudo 100%. Nenhuma marca de desgaste na Coroa e Pinhão nem nos rolamentos. Agora é torcer pra resolver o ronco na regulagem da montagem ou começarei a considerar "característica do veículo" hehe
Valdão, sei que já tem um tempo mas conseguiu resolver o problema? Tenho um GV 00/auto também e ta roncando muito. Troquei óleos do diferencial hoje com militec adicionado e não parou. Notei que o cardan tem uma folga forçando pra cima e pra baixo e girando também. Conte como ficou seu carro ai?
Valeu.
ciromendes
03/02/2015, 10:16
Olá pessoal, vocês conseguiram resolver o problema? Compartilhem, por favor... Agradecido
Olá Pessoal... Ressuscitando o tópico, 15.000 km depois, a ronco do diferencial continua nas mesmas etapas da aceleração, porém em volume maior... abri de novo e nada, nenhuma marquinha nem em rolamento nem em coroa e pinhão..
.508044
Alguém que entenda do assunto e possa comentar?
Acho que vc deve considerar que o ronco pode vir do cardã (desbalanceado), dos semi-eixos, rolamentos de roda ou mesmo do desgaste dos pneus. Parou o vazamento?
Abs,
LFC
Já considerei tudo... pelo que consegui de informação se fosse cardã ou semieixos teria trepidação. Não tem. Mas estou convencido que é coroa e pinhão mesmo, nesta ultima regulagem que o mecânico fez mudou o barulho... continua roncando mas mudou...
marcelcn
28/08/2015, 18:42
Já considerei tudo... pelo que consegui de informação se fosse cardã ou semieixos teria trepidação. Não tem. Mas estou convencido que é coroa e pinhão mesmo, nesta ultima regulagem que o mecânico fez mudou o barulho... continua roncando mas mudou...
Fala Valdão. Meu tracker começou a roncar no diferencial depois de um passeio com o carro cheio. Numa subida a viatura saiu quicando, e acho que forcei algum componente. Inicialmente achei que eram os rolamentos traseiros, cheguei a comprar os dois.
Mas quando deixei na mecânica do Alemão aqui em São Paulo, ele me disse que não era rolamento de roda, e que tinha quase certeza que era diferencial traseiro. No meu caso, eu sinto vibração inclusive na alavanca de marcha.
Ainda não levei para abrir o diferencial, então não sei com certeza o que está acontecendo.
Pergunta, como se alinha cardã?
Rapaizzz... como se alinha eu não sei mas existem empresas especializadas em cardã, aqui em Ctba tem a Cardã Sul. Quem solucionar o problema antes conta pro outro...
Arildo MT
02/09/2015, 00:21
Já considerei tudo... pelo que consegui de informação se fosse cardã ou semieixos teria trepidação. Não tem. Mas estou convencido que é coroa e pinhão mesmo, nesta ultima regulagem que o mecânico fez mudou o barulho... continua roncando mas mudou...
Meu caro, faz tempo que não faço isso, mas no passado quando precisava ajustar diferencial com algum desgaste folga e não tinha acesso aos devidos calços originais, usávamos aqueles anéis de óleo (anel que fica no pistão do motor) é como se fosse arruelas grandes, porem estreitas e finas, era só ir em retifica ou oficina e pegar no descarte algumas que casassem com a medida da capa dos rolamentos e adicionávamos no rolamento lateral ''empurrando'' a coroa junto ao pinhão e atrás do rolamento do pinhão ''empurrando'' ele a ficar mais próximo da coroa, isso em décimos de milímetro, tipo um ajuste fino, é claro que existem essas peças nas autorizadas (ou podem pedir) sei também que o ajuste do diferencial da grand vitara é diferente mas é só uma ideia de que existem opções p/ chegar em um ajuste fino, valeu, boa sorte.
Arildo MT
02/09/2015, 01:30
Continue relatando os próximos capítulos.
Felipe Tiago
18/11/2015, 07:37
Eu achava que tinha problema no diferencial mas após um exame detalhado percebi que o barulho que ouço vem da saída da caixa de transferência para o cardan traseiro, se eu balanço o cardan dá um barulho de "sino", ele se movimenta pra baixo e pra cima e tem folga no sentido de giro também.. quando eu seguro firme a luva que sai da caixa de transferência e balanço o cardan (com ajuda de outra pessoa, claro) não dá barulho...
A sua faz isso Valdão?
Vou conferir isso Felipe, mas esse barulho que vc relata parece ser cruzeta. O meu só ronca, principalmente a 60km/h e entre 90 e 100km/h.
Olá, estou acompanhando o tópico pois tenho um G.V. 2015 4x4 auto que dá um assobio vindo de baixo, tipo ressonância de pneu, quando acelero entre 90 a 110 km/h, se tiro o pé, para na hora, portanto não vem dos pneus. Alguém tem alguma idéia do que pode ser ? Já levei na autorizada e eles não sabe me dizer o que é.
MARCANGIANE
04/02/2017, 14:42
A minha está com esse mesmo problema do seu,Muscat,Mesma coisa,acredito no meu caso que seja o rolamento da volante do motor,ainda irei analisar qualquer novidade eu posto aqui no fórum.
Edvaldo Cavalcanti
26/02/2017, 23:49
Pessoal, estou com o mesmo problema num GV 2013, 55 mil km rodados , no meu caso o ronco aparece entre 80 e 120 km/h, alguém com conseguiu uma solução?
Em relação ao ajuste da folga entre coroa e pinhão, no caso dos Suzuki é via uma rosca que tem nos dois lados dos rolamentos. Dispensa o uso doas calços que o colega Arildo MT relatou acima. Mas precisa ter alguém que saiba o que está fazendo.
Pra quem tem alguma afinidade com leitura em inglês, procure por "Differential backlash adjustment".
Tem um vídeo mostrando como se mede aqui:
How to Measure Differential Backlash - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Ouq67Fyt5K8)
Teria que pesquisar alguns manuais para saber qual é a medida especificada pela Suzuki para esta folga, não sei dizer de cabeça.
Edvaldo Cavalcanti
13/03/2017, 09:47
Pessoal, antes de abrir o diferencial fiz o seguinte:
- Drenei todo óleo do diferencial misturei com gasolina em seguida filtrei com filtros desses de café ( Mellita ), feito isso o resíduo que ficou no papel coloquei um imã desses de alto falantes para verificar a quantidade de partículas metálicas e observei que praticamente não tinha resíduos metálicos, então teoricamente o diferencial não tem problemas.
- Após esse teste reabasteci o diferencial com óleo coloquei o carro no elevador e simulei como se tivesse na estrada, dai percebi que o rolamento traseiro direito era que tava provocando o ronco, fiz a substituição e resolveu o problema, no total gastei R$ 750,00 com material e mão de obra.
- Logicamente cada caso é um caso, o meu ainda bem que consegui resolver sem maiores problemas, boa sorte a todos.
crodrigoc
01/05/2020, 13:53
Muscat, boa tarde! Conseguiu chegar a uma conclusão sobre o problema? A minha faz exatamente o mesmo ruído.
crodrigoc
01/05/2020, 15:42
Edvaldo, boa tarde! Conseguiu resolver este problema? Estou com o mesmo problema na minha GVIII 4x4 2014.
Pessoal, estou com o mesmo problema num GV 2013, 55 mil km rodados , no meu caso o ronco aparece entre 80 e 120 km/h, alguém com conseguiu uma solução?
Prezados
Já fazem bem uns 6 ou 7 anos atrás, o diferencial traseiro do meu GV GII começou a zoar com força. Na época, eu morava no interior de MG, e acabei levando o Suzukão para uma oficina especializada em caminhonetes Mitsubishi. Eles desmontaram o diferencial, e não encontraram nada de errado, nem sequer uma folguinha. Eu já estava quase desistindo, quando eles montaram o componente e usaram um lubrificante SAE 90W, somente um pouco mais viscoso do que o recomendado no manual do proprietário, o SAE 80W-90. E não é que deu certo? Desapareceu o ruído por completo, e 100.000 km depois, está tudo perfeito ainda.
Sei que esta experiência é bastante simples, pois provavelmente se tratava somente de óleo degradado (tem de trocar regularmente, veja o manual...), e portanto válida somente para alguns casos, mas fica aí o meu relato. Espero que seja de utilidade para alguém.
Hafen
Obs.: O manual do proprietário recomenda o SAE 80W-90, e este também é indicado no manual de serviço como "altamente recomendado". Entretanto, o manual de serviço indica que o SAE 75W-85 e o SAE 90W também são usáveis, sendo porém que o uso do SAE 90W é restrito para temperaturas ambientais acima de 0oC. Todos sendo óleos lubrificantes para engrenagens hipóides API GL-5.
573460
Manual do proprietário Tracker 2008
573461 573462
Manual de serviço do SQ416 (Suzuki Grand Vitara SQ416 1998 – 2005 Motor G16B EFI 1.6L 4Cyl).
Prezados
Para ajudar quem está a procura de informação sobre diferenciais, segue as páginas do manual de serviço e troubleshooting dos modelos SQ416, SQ420 e SQ625, referentes a este componente:
573463 573464 573465 573466 573467 573468 573469 573470 573471 573472 573473 573474 573475 573476 573477 573478 573479 573480 573481 573482
Espero que sejam de utilidade. Saudações a todos!
Hafen
Hafen,
Obrigado pelas informações e pelos documentos. Adquiri um recentemente e está rocando, vou trocar o óleo por este API GL-5 90W.
Abraço!
Deyvid Estevam
18/11/2022, 11:49
E amigão teve êxito na troca do óleo, funcionou ?
Hafen,
Obrigado pelas informações e pelos documentos. Adquiri um recentemente e está rocando, vou trocar o óleo por este API GL-5 90W.
Abraço!
Joao Baeta
19/11/2022, 11:20
:arrow:Lendo o tópico e acabei me lembrando que a minha antiga GVTD 2001 roncava no eixo traseiro....
Quando aumentava a velocidade, + roncava!
E acabei descobrindo que era o tensor do ABS estava gasto
579882579883579884579885579886579888
Ultima foto que era o meu problema.... Tensor do freio ABS na traseira!
Boa noite Deyvid e comunidade! Coloquei o 90W e quase 30 mil km depois posso dizer que o “ronco” está quase imperceptível. Está quase na hora de trocar o óleo novamente, aliás.
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