PDA

Ver Versão Completa : Motor MWM 6cc no engesa



DiEngesa
29/08/2013, 17:27
Alguem sabe me dizer como fica este motor no engesa??alguem usa??quais os pontos positivo e os negativos??
Sera que o engesa vai ficar muito quebrador??

Walter da Camper
29/08/2013, 19:09
Pra não ficar quebrador, há 2 alternativas.

1-Controla-se o pé para andar como se ele tivesse 2 cilindros a menos (fosse um 2.8)
2-Troca-se também os eixos por D60.

O câmbio, se for o original 240V aguenta, mas a Tcase não tenho certeza.

Luti
29/08/2013, 22:59
Amigo, eu estou "projetando" o meu engesa e também tinha essa dúvida. Apesar de ter escolhido o 2.8 ainda penso no 6 cc com carinho. Bem, nunca vi pessoalmente um Engesa com o mwm 6. Agora, pontos positivos do mwm 2.8: vc pode comprar um zero Km pelo mesmo preço de um 6 usado; um 6 com uma caixa que aguente, fica muito grande para um Engesa, mas até tem como colocar em um fase 3 e olha lá; para instalar um intercooler teria que "colocar"o conjunto mais pra dentro do jipe adaptando a lataria; e assim vai... trabalhando o 2.8 mecânico, como turbina e bicos vc pode ter mais potência do que o 6. Sei lá...tudo depende do projeto e utilização do jipe...com investimento e conhecimento tudo é possível rsrsrsrs

DiEngesa
30/08/2013, 09:36
Pra não ficar quebrador, há 2 alternativas.

1-Controla-se o pé para andar como se ele tivesse 2 cilindros a menos (fosse um 2.8)
2-Troca-se também os eixos por D60.

O câmbio, se for o original 240V aguenta, mas a Tcase não tenho certeza.

Ola Walter obrigado pela resposta mas acho muito dificil controlar o pé com um motorzão destes ainda mais depois de uma "canjebrinas",cachaça.kkkkkkkkkkkkk

DiEngesa
30/08/2013, 09:40
Amigo, eu estou "projetando" o meu engesa e também tinha essa dúvida. Apesar de ter escolhido o 2.8 ainda penso no 6 cc com carinho. Bem, nunca vi pessoalmente um Engesa com o mwm 6. Agora, pontos positivos do mwm 2.8: vc pode comprar um zero Km pelo mesmo preço de um 6 usado; um 6 com uma caixa que aguente, fica muito grande para um Engesa, mas até tem como colocar em um fase 3 e olha lá; para instalar um intercooler teria que "colocar"o conjunto mais pra dentro do jipe adaptando a lataria; e assim vai... trabalhando o 2.8 mecânico, como turbina e bicos vc pode ter mais potência do que o 6. Sei lá...tudo depende do projeto e utilização do jipe...com investimento e conhecimento tudo é possível rsrsrsrs
Valeu Luti pela resposta eu fiz esta pergunta pois achei um 6cc pla metade do preço de um 2.8,por isto me sugeriu esta duvida.Mas ja to percebendo que ao economizar no motor irei gastar bem mais em manutençào.

franzlana
30/08/2013, 13:05
Se não for ficar com o 6 cilindros me indica quem tem para vender. Vou retificar o meu 4 cilindros 2.8 MWM e vender. Com relação a esta estoria de mexer no 2.8 e ele dar a mesma potência é muito teórico, pois o que importa mesmo é torque e lembre-se que você também pode mecher em bicos, bomba e turbina do 6 cil.
quanto ao intercooler a muito que o meu já foi para cima do motor com entrada de ar sobre o capu. Em breve vou postar as fotos do FIII com 6 cil MWM. Só falta conseguir achar um motor legal para comprar.

DiEngesa
30/08/2013, 17:25
Se não for ficar com o 6 cilindros me indica quem tem para vender. Vou retificar o meu 4 cilindros 2.8 MWM e vender. Com relação a esta estoria de mexer no 2.8 e ele dar a mesma potência é muito teórico, pois o que importa mesmo é torque e lembre-se que você também pode mecher em bicos, bomba e turbina do 6 cil.
quanto ao intercooler a muito que o meu já foi para cima do motor com entrada de ar sobre o capu. Em breve vou postar as fotos do FIII com 6 cil MWM. Só falta conseguir achar um motor legal para comprar.

Franzlana vamos mantendo contato sim.pq estou com medo de ficar com este motor.Se lhe interessar eu lhe passo o numero do rapaz q tem ele aí vcs negociam.
Mas voltando a pergunta vc não acha muito forte este motor pro engesa??

guilhermeabreu
30/08/2013, 17:56
MINHA OPINIÃO

Tenho um ENGESA F-I com MWM 2.8 turbo/intercooler , para fazer uso mixto , dia a dia , viagens , paseios , trilhas , estrada/trilha ESTE MOTOR É FRACO .

O 2.8 SE FOR SÓ PRA TRILHA É BOM PQ VC COLOCA AÍ A RELAÇÃO ORIGINAL DO ENGESA ou mais curta ainda e ele vai arrancar paralepípedo do chão mas a velocidade final dele ficará em torno dos 80/90 km/h , por isto só servira para fazer trilhas e fica muito bom pq terá muita força e pouco peso .

Um 6cc CAIRIA COMO UMA LUVA , vivia sonhando em colocar um 6 canecos no meu ENGESA mas já estou com 60 anos e já estou començando a ter algumas limitações .

Lembrando aqui que esta é minha opinião e que bate em cima da opinião do FRANZLANA .

Vicente Guimaraes
31/08/2013, 22:21
O MWM 6 cil é f... mesmo... um baita motorzão! o problema citado acima é a necessidade de fazer up grade em outros itens, como eixos, t-case, etc.

No caso do engesa eu acho que os motores que caem como uma luva são o Q20B (esse nem pela potência, mas por sern original do engesa, muito resistente e econômico), a linha S4 (principalmente o S4T Plus) e o 14B da Toyota.

govastki
02/09/2013, 14:39
Prezados,

Eu tive uma Camper, que é mais pesada que o Engesa F I e acredito que o FII tb, com 2.8, ela já era o cão para andar, acho que é o motor perfeito para este porte de carro. Se quiser um "pouco" mais de potencia, tem os atuais 3.0 e 3.2 dos Troller.
Quanto aos 6cc MWM, sem dúvida é um P*&¨ motor, mas na minha humilde opnião, acho muito motor para o conjunto, e o excesso de alterações necessárias não justificaria, além do peso a mais para quem for fazer trilhas mais pesadas.

Abrs

guilhermeabreu
02/09/2013, 18:18
Prezados,

Eu tive uma Camper, que é mais pesada que o Engesa F I e acredito que o FII tb, com 2.8, ela já era o cão para andar, acho que é o motor perfeito para este porte de carro. Se quiser um "pouco" mais de potencia, tem os atuais 3.0 e 3.2 dos Troller.
Quanto aos 6cc MWM, sem dúvida é um P*&¨ motor, mas na minha humilde opnião, acho muito motor para o conjunto, e o excesso de alterações necessárias não justificaria, além do peso a mais para quem for fazer trilhas mais pesadas.

Abrs



GOVASTKI

Só para esclarecer , o MWM 2.8 pesa 218kg e o MWM 4.2 da SILVERADO ou F-250 pesa apenas 250kg , é impressionante , mas é verdade pouco peso acima do 2.8 .

Vicente Guimaraes
02/09/2013, 18:59
O Dr. Guilherme está certo, o peso não é o problema. É interessante como eles conseguiram otimizar o peso do MWM 6 cil.

govastki
02/09/2013, 19:25
Muito interessante esta informação, mesmo assim em virtude das demais alterações não justifica tamanha trabalheira, eu permaneço com a idéia que do 2.8 ao 3.2 estamos bem servidos.
Tem outro ponto que julgo importante, nossas viaturas não são o primor de segurança, seja pelo projeto antigo, aerodinamica, fadiga de materias e etc, vamos conservar nossas viaturas e nossas vidas, um 6cc é uma delicia de acelerar, quem nao gostaria ter um destes.!!
GOVASTKI
Muito
Só para esclarecer , o MWM 2.8 pesa 218kg e o MWM 4.2 da SILVERADO ou F-250 pesa apenas 250kg , é impressionante , mas é verdade pouco peso acima do 2.8 .

franzlana
02/09/2013, 20:12
Volto a dizer. Potência não é para ser veloz. É para ser ágil e ter aceleração.Ter retomada, agilidade em ultrapassagens. Sem dizer que o 6 cilindros vai dispensar a necessidade de ter caixa de reduzida. Agora a tcase do Engesa passará a ter força mais do que suficiente. Esqueci de dizer: 6 cil MWM comprado. Está em revisão geral. Era de uma Silverado. A bomba está sendo revisada e regulada para que o motor seja intercoolado e adquirira o torque e potência da F 250.
O MWM 4 cil mecânico tem 132 CV, torque de 34Kgfm. O 6 cil. MWM Silverado tem 168 CV e 46 Kgfm o da F250 180 CV e torque de 50 Kgfm

guilhermeabreu
02/09/2013, 20:15
Muito interessante esta informação, mesmo assim em virtude das demais alterações não justifica tamanha trabalheira, eu permaneço com a idéia que do 2.8 ao 3.2 estamos bem servidos.
Tem outro ponto que julgo importante, nossas viaturas não são o primor de segurança, seja pelo projeto antigo, aerodinamica, fadiga de materias e etc, vamos conservar nossas viaturas e nossas vidas, um 6cc é uma delicia de acelerar, quem nao gostaria ter um destes.!!

CARO GOVASTKI

Concordo plenamente que um motor 3.2 é um espetáculo sim , falei do MWM 6cc por ser mais barato , e como sou pé meio pesado e um motor 2.8 para mexer nele eu não gostaria muito , pq vc pode gastar uma boa grana e não ficar a contento , ficar ainda meio chôcho , tenho o MWM 2.8 em meu ENGESA qdo tinha a relação original ele era o bicho , muito bom , mas para usar em trabalho no dia a dia no qual eu viajo 50km de ida e 50km de volta com a relação original o motor HUUUUURRAVA andando a 90km/h e eu viajo a 110km/h daí troquei a relação para 13x46 fica bom mas fica muuuuito chocho , uma relação que ficou boa nele foi a 11x47 , mas a 110km/h ele esta em 3200rpm que é muito , como o cambio é 5 marchas , mas a 5ª é 1:1 NÃO EXISTE RELAÇÃO DE DIFERENCIAL QUE SATISFAÇA PARA AS DUAS COISAS .

Agora um motor 3.2 é BOM DEMAIS , mas é muito caro além da parafernália da eletrônica .

guilhermeabreu
02/09/2013, 20:20
Volto a dizer. Potência não é para ser veloz. É para ser ágil e ter aceleração.Ter retomada, agilidade em ultrapassagens. Sem dizer que o 6 cilindros vai dispensar a necessidade de ter caixa de reduzida. Agora a tcase do Engesa passará a ter força mais do que suficiente. Esqueci de dizer: 6 cil MWM comprado. Está em revisão geral. Era de uma Silverado. A bomba está sendo revisada e regulada para que o motor seja intercoolado e adquirira o torque e potência da F 250.
O MWM 4 cil mecânico tem 132 CV, torque de 34Kgfm. O 6 cil. MWM Silverado tem 168 CV e 46 Kgfm o da F250 180 CV e torque de 50 Kgfm

ÔHHHHHHHHHHHH FRANZLANA

Parabens ,foi comprado na Júlia ???? Se foi , vc poderia fazer a revisão na BI na BRESSAN lá mesmo , é a melhor oficina de BI da região , o pessoal daqui de Campos e 90% dos caminhoneiros daqui só fazem BI lá na BRESSAN .

Abração , estou feliz por vc e te garanto que vc NUNCA MAIS VAI PENSAR EM VENDER O SEU " ENGESA " e aproveita e da uma olhada lá na caixa da direção no frota na página 24 do CORAÇÃO VALENTE .

DiEngesa
03/09/2013, 10:14
Volto a dizer. Potência não é para ser veloz. É para ser ágil e ter aceleração.Ter retomada, agilidade em ultrapassagens. Sem dizer que o 6 cilindros vai dispensar a necessidade de ter caixa de reduzida. Agora a tcase do Engesa passará a ter força mais do que suficiente. Esqueci de dizer: 6 cil MWM comprado. Está em revisão geral. Era de uma Silverado. A bomba está sendo revisada e regulada para que o motor seja intercoolado e adquirira o torque e potência da F 250.
O MWM 4 cil mecânico tem 132 CV, torque de 34Kgfm. O 6 cil. MWM Silverado tem 168 CV e 46 Kgfm o da F250 180 CV e torque de 50 Kgfm

Bom dia Senhores.
Ontem (o2/09/13) conversei pessoalmente com um rapaz que tem um engesa FII e colocou o 6cc MWM.ele me disse o seguinte:
É um motor gostoso de dirigir tem força,retomada,torque bom mesmo,mas o problema é que tem que reforçar tudo,me contou que ja fez um upgrade no jeep inteiro e assim mesmo quebra.coisa q não acontecia quando ele tinha um motor 14B no engesa.Então fica a dica quem quiser gastar um pouco mais doque só colocar o motor vale a pena sim.

guilhermeabreu
03/09/2013, 13:00
FRANZLANA

Eu sugiro a vc não colocar intercooler , pq o motor original sem intercooler JÁ É MUITO FORTE E FAVORECERÁ QUEBRAS como foi relatado pelo DIENGESA .

Acho que vc esta com a SÍNDROME DO MOTOR FRACO ( MWM 2.8 )e esta achando que este 6 canecos vai te deixar com raiva ainda .

Vc sabe que ele é bruto demais , NÃO INVENTE A RODA , deixa ele como esta original e vc ainda terá que reforçar os eixos para evitar quebras ou andar pianinho , só no sapatinho com este 6cc .

Abração

RicardoSW
03/09/2013, 19:15
Pessoal,eu usei o 6cc inclusive com ar condicionado no meu F1 e era um show
Relacao longa e 33".
Inicialmente c 240V e cx Engesa...quebrei 3 na carcaca da transferencia e depois coloquei cambio de 5M Toyota Bandeirante completo
Ficou muito bom e sem intercooler
Economico,fazia 9,5/10 e andava
Abs

Ricardo

franzlana
07/09/2013, 20:19
FRANZLANA

Eu sugiro a vc não colocar intercooler , pq o motor original sem intercooler JÁ É MUITO FORTE E FAVORECERÁ QUEBRAS como foi relatado pelo DIENGESA .

Acho que vc esta com a SÍNDROME DO MOTOR FRACO ( MWM 2.8 )e esta achando que este 6 canecos vai te deixar com raiva ainda .

Vc sabe que ele é bruto demais , NÃO INVENTE A RODA , deixa ele como esta original e vc ainda terá que reforçar os eixos para evitar quebras ou andar pianinho , só no sapatinho com este 6cc .

Abração

Sei Não.
A Silverado usa Dana 46, relação de 12/47 e o pessoal põe mais de 1 Ton nela e nunca ví falar de quebra de diferencial.
Agora se o Jeep atola até o ponto em que a transmissão não tem capacidade de movê-lo e você põe o motor para resolver o problema, aí vai quebrar mesmo. A caixa da Silverado não é mais resistente que a 240 do Engesa. As cruzetas do Engesa são as mesmas da F1000. também dimensionadas para 1 Ton. de carga sobre as 2 Ton. de Tara da F1000. As D20 usam Dana 44 para movimetar 3 Ton.
Agora, suportes de caixa danificados, tensionados por erro de montagem, mal torqueados,vão quebrar a carcaça da caixa.
Suportes de motor danificados, tensionados por erro de montagem,desalinhados, mal torqueados, vão quebrar a carcaça da caixa.

O tempo me dirá se estou errado mas não vejo problemas com falta de resistência dos eixos.

RicardoSW
08/09/2013, 10:25
Franz,nos eixos usei o Dana30/44 originais c relacao longa
A quebra da minha TC realmente ocoria pq o conjunto torcia qdo forcado e a tampa travava no suporte do coxim tras...qdo percebi ja tinha comprado outro conjunto...td bem que parou o ronco da cx original mas se tivesse visto isso talve's estivesse c o cj 240V+TC engesa por muuuuito tempo.
Abs e boa sorte

Ricardo

Vicente Guimaraes
08/09/2013, 14:46
Bom cada um tem os seus gostos e preferências. Vou colocar algumas opiniões a respeito. Eu pensei muito em trocar a motorização do meu Engesa (um q20b), eu namorei um 14b, pensei neste MWM 6cil, MWM 2.8,, e algumas coisas me fizeram desistir da idéia.

1 - o gasto financeiro. comprar o motor, adaptar, trocar algumas peças, etc..

2 - o investimento de tempo... procurar motor, esperar alguns meses para fazer a adaptação, etc...

3 - o risco de comprar uma mecânica sambada, ou da adaptação gerar problemas no médio prazo...como problemas nos eixos, cruzetas, caixas de câmbio, etc..

4 - O principal, o meu foco é 100% na durabilidade do conjunto (por isso escolhi um Engesa) mesmo que tenha prejuízo na velocidade final e aceleração. Eu sei que o Q20B não é o mais rápido dos motores, mas o meu está lá redondinho, é turbinado o que já ajuda, está seco e funcionando muito bem, e mantenho uma velocidade de cruzeiro de 90Km/h com folga.

5 - Entendi que este tipo de veículo é para ir devagar e sempre. Entendo que um acréscimo de potência traz mais conforto numa viagem e numa ultrapassagem, mas eu não sei se eu investiria cerca de 30.000 para ter este conforto. Além disso um motor potente sempre instiga a pessoa a pisar mais fundo (eu com certeza ia pisar mais fundo... e por isso também acabei pensando duas vezes...). Sabemos que um Engesa não é um sedan ou carro de passeio... fazer uma curva a mais de 90Km/h num engesão pode ser uma via de mão única.

JOÃO R.
08/09/2013, 19:54
Acompanhando e aguardando os resultados.... Boa sorte...
Abraços tb de Q20b turbo....

franzlana
08/09/2013, 22:08
Hoje comecei a planejar e projetar as alterações. A princípio vou manter a caixa na posição original, mesmo porque para chega-la para traz teria que mexer no painel corta fogo.
Realmente vai dar trabalho. Provavelmente vou usar o setor da D20 que vai do lado de fora do chassis. O Chassis vai crescer 250 mm na frente. O Capu vai chegar 140mm para frente e entre o para lama e painel frontal vai entrar um complemento de 140 mm. Resumindo, o Urso Azul vai ficar 140 mm mais fucinhudo. Entretanto o radiador original da Silverado vai estar lá. Também aquele tubo que trava as duas longarinas do chassi vai levar uma serrotada e outro será instalado 230 mm mais à frente. Vou tirar fotos do antes e durante para a gente ir trocando ideias. Com o tanto de coisas que tenho que fazer este ano ainda, estou prevendo que o Urso Azul só vai rodar em Janeiro 2014. Talvez quando acabar o frio eu mexa nele durante as noites e aí as coisas vão adiantar. O 6 Cil é 230 mm mais longo que o 4 Cil.

Vicente Guimaraes
08/09/2013, 23:42
Franzlana,

Com certeza vai ficar show. Vou acompanhar de perto as modificações. Ahh vc já pensou na possibilidade de jogar o motor o conjunto motor+cambio para dentro em vez de aumentar o "focinho"? daí o conjunto invaderia um pouco o habitáculo do Engesa? temos muito espaço ali no meio da viatura.

Léo_Babiski
09/09/2013, 11:15
Com autorização do Fabiano Carraro (Curitiba/PR), seguem algumas fotos do mwm 6cc no engesa. São muitas, mais fácil me passar um endereço de mail.

Franzlana, eu concordo com o Vicente, mais fácil recuar a caixa de marcha... no jpx a gente faz isso para manter a boa dirigibilidade do J (motor recuado em relação ao eixo dianteiro).

Léo_Babiski
09/09/2013, 11:20
Últimas imagens.

guilhermeabreu
09/09/2013, 13:49
Sei Não.
A Silverado usa Dana 46, relação de 12/47 e o pessoal põe mais de 1 Ton nela e nunca ví falar de quebra de diferencial.
Agora se o Jeep atola até o ponto em que a transmissão não tem capacidade de movê-lo e você põe o motor para resolver o problema, aí vai quebrar mesmo. A caixa da Silverado não é mais resistente que a 240 do Engesa. As cruzetas do Engesa são as mesmas da F1000. também dimensionadas para 1 Ton. de carga sobre as 2 Ton. de Tara da F1000. As D20 usam Dana 44 para movimetar 3 Ton.
Agora, suportes de caixa danificados, tensionados por erro de montagem, mal torqueados,vão quebrar a carcaça da caixa.
Suportes de motor danificados, tensionados por erro de montagem,desalinhados, mal torqueados, vão quebrar a carcaça da caixa.

O tempo me dirá se estou errado mas não vejo problemas com falta de resistência dos eixos.

AMIGO FRANZLANA

Concordo com vc , o que falei era da NÃO nescessoidade de intercoolar .

O AIRTON SENNA no auge de suas vitórias , era o piloto que menos quebrava o carro e foi tricampeão , ou seja sabendo usar o seu conjunto nos eixos que estão aí , acredito que aguenta .

E só pra lembrar de suas palavras e que sou tb desta opinião : MOTORZÃO EU QUERO NÃO É PARA ANDAR A 200KM/H , MAS SIM PARA TER UMA RETOMADA E ULTRAPASSAGEM " SEGURA E TRANQUILA " É SEGURANÇA , e não potência para correr muito .

Abraço e tb sou da opinião tb de vc mover o motor para tras para dar mais estabilidade e melhor segurança , estabilidade e diribilidade .

ABRAÇÃO

franzlana
09/09/2013, 21:00
Leo.

E-mail para fotos franz.lana@uol.com.br; desde já agradeço. Fotos serão muito bem vindas. Nestas acima me parece estar sendo usado o setor de direção da D10/D20, conforme eu estava planejando. O setor é este mesmo?

fabiano carraro
21/10/2013, 23:01
sim d-20 .

franzlana
02/12/2013, 20:49
Preciso de uma capa seca da Silverado que acople no motor MWM 6 cil. O flange do MWM 2.8 se encaixa na capa seca da C 20, mas o do MWM 4.2 (6 cil) eu não sei quais capas secas são compatíveis com ele. alguém sabe?

Estou dando uma geral no motor. Já comprei bicos injetores novos, bomba d'água nova, tensor de correia, todos os rolamentos da correia, novo compressor do ar condicionado. Estou terminando uma bancada para simular o chassis do Engesa e desenvolver os novos suportes do motor. Vou também tirar o cabeçote na semana que vem para fazer uma inspeção nas camisas e válvulas. Se não gostar do que ver vou mandar retificar bloco e cabeçote. Falta ainda testar bomba injetora.
Estou buscando uma bomba de vácuo (o motor veio sem ela) e também a capa seca.
Quero rodar em janeiro/fevereiro.

JOÃO R.
02/12/2013, 22:05
Preciso de uma capa seca da Silverado que acople no motor MWM 6 cil. O flange do MWM 2.8 se encaixa na capa seca da C 20, mas o do MWM 4.2 (6 cil) eu não sei quais capas secas são compatíveis com ele. alguém sabe?

Estou dando uma geral no motor. Já comprei bicos injetores novos, bomba d'água nova, tensor de correia, todos os rolamentos da correia, novo compressor do ar condicionado. Estou terminando uma bancada para simular o chassis do Engesa e desenvolver os novos suportes do motor. Vou também tirar o cabeçote na semana que vem para fazer uma inspeção nas camisas e válvulas. Se não gostar do que ver vou mandar retificar bloco e cabeçote. Falta ainda testar bomba injetora.
Estou buscando uma bomba de vácuo (o motor veio sem ela) e também a capa seca.
Quero rodar em janeiro/fevereiro.

Opa, Franzlana... Vc comprou o motor ruim assim, pra pensar em até retificá-lo? Os bicos estavam ruins? O gasto está alto após a compra do motor?
desculpe a curiosidade....

franzlana
03/12/2013, 14:57
Não comprei ruim. Comprei um motor 2001. Estamos em 2013. Doze anos de uso. Comprei com um preço bom e então tenho um saldo disponível para gastar e chegar ao preço de um motor semi-novo. Resumindo: quando ele estiver retificado vai estar em torno de R$ 12.000,00. Porém zero km. Se abrir e estiver bom, vai ficar por menos, ótimo. Porém não vou colocar nada no Urso Azul para ficar pelas beiradas de estradas aguardando guincho. A primeira reforma foi em 2004 e durou até 2013 (nove anos). Esta agora é para os próximos dez anos. Quando desmonto eu ponho tudo novo. Estou fazendo outro Engesa zero km para mim rodar sem dor de cabeça. Outro fator é que como eu faço tudo, o custo cai bastante. Não pago mecânico, nem pintor, nem eletricista. Faço tudo pela minhas mãos ou na minha empresa. O objetivo é ter um veículo com mecânica zero KM. Se eu fosse comprar uma F250 4x4 não gastaria menos de R$100.000,00. Daí gastar 1/3 disto para ter um veículo personalizado e diferenciado não me parece ruim. Quase todo mecânico onde levei este motor para revisar me jogou para cima das retíficas. Eles não tem ferramentas para desmontar e montar, aí querem fazer a retirada do motor, enviá-lo para retífica e depois montar no carro. Vieram com mil desculpas de que este motor tem isto e aquilo e se não souber mexer vai fundir, blá blá blá. Aí me indicaram outros que cobram o olho da cara, são estrelas do MWM. vou comprar as ferramentas MWM e eu mesmo desmonto e monto porque quando eu nasci galinha já punha ovos e eles já não tinham cabelos. Agora os caras querem me convencer que ovos de hoje em dia tem cabelos. Outro objetivo de ter os tipos de veículos que sempre tive é que eu tenho a necessidade de conhece-los tão bem quanto se pode. Se tenho um motor, tenho que ter confiança e conhecimento do mesmo. Assim com um alicate, um arame e uma chave de fenda não fico no mato. Resumindo: se não posso dominar não quero ter. Então enquanto desmonto e monto fico íntimo do 4.2. Na sequência vou montar o meu MWM 2.8 que já está vendido e não é mais meu. Mais conhecimento e diversão. Depois se eu montar e quebrar a cara, conto aqui como foi que aconteceu. Mas esperem sentados que macaco velho não enfia a mão em cumbuca sem mel.

Vicente Guimaraes
03/12/2013, 17:28
Show de humildade ;)

guilhermeabreu
03/12/2013, 18:06
É ISTO AÍ FRANZALANA

Este é o FRANZLANA que conheci em Lavras Novas por uma noite , muito animado e cheio de CORAGEM .

Parabens

Walter da Camper
04/12/2013, 10:16
Parabens! Esse é o verdadeiro espírito do engeseiro/campeiro: Ter a unha preta e mandar à merd@ o sistema (oficinas, fabricantes, concessionárias, mercado... etc).

JOÃO R.
04/12/2013, 17:22
.....Mas esperem sentados que macaco velho não enfia a mão em cumbuca sem mel.....

Kkkkkkkkkkkkkkkkk..... Aí sim.... Vivendo e aprendendo....

Também penso da mesma forma quanto a conhecer o carro... Se queres ter um jipe e ser feliz, tens que conhecer, pelo menos a mecânica dele... Se não, compra um carro zero... E em se tratando de valor, realmente ficará muito bom...

Boa sorte.
[]s acompanhando tópico.

franzlana
05/12/2013, 21:07
Ontem consegui a capa seca Silverado e hoje consegui a bomba de vácuo. Descobri que ela é a mesma da MB Sprinter. Comprei por um precinho bem camarada e onde comprei tem mais. Se alguém precisar de uma me fale.
Já mandei cortar as chapas de aço 13 mm para fazer os suportes do motor. Os originais não serão compatíveis com a altura do motor em relação ao chassis. Em Breve posto fotos.

guilhermeabreu
06/12/2013, 13:02
Ontem consegui a capa seca Silverado e hoje consegui a bomba de vácuo. Descobri que ela é a mesma da MB Sprinter. Comprei por um precinho bem camarada e onde comprei tem mais. Se alguém precisar de uma me fale.
Já mandei cortar as chapas de aço 13 mm para fazer os suportes do motor. Os originais não serão compatíveis com a altura do motor em relação ao chassis. Em Breve posto fotos.

FRANZ

Beleza , estou acompanhando

franzlana
24/12/2013, 21:31
Mandei trocar camisa e retificar cabeçote. Fica pronto em 26/12 e espero funcionar o motor na bancada neste próximo sábado. Já estou terminando a instalação do novo sistema de escapamento. Coloquei o silencioso da Silverado 6 cil. MWM e depois dele duas saídas traseiras na altura do teto. Tinha uma do lado direito, coloquei duas novas, uma de cada lado. Estou construindo novos alargadores de paralama, 5", em aço de 2 mm de espessura. Também estou dando uma geral no assoalho que apresenta corrosão em alguns pontos. Vou trocar duas travessas e alguns pedaços de chapa do piso. Vou pintar a parte de aço de amarelo e a capota de marrom ou bege.Só não sei como fica a questão do seguro contra terceiro, pois no Detran, a BIN, vai continuar como azul e normalmente as seguradoras não fazem seguro do casco de carro que mudou de cor. Como o meu só faz seguro contra terceiro não sei se tem influência. Se tiver não vou mudar de cor. Ainda tenho que mandar as rodas para voltar o off set para o original. O antigo dono fechou o off set e estou usando espaçador na dianteira para não esbarrar na pinça de S10. Haja serviço.

DiEngesa
30/12/2013, 16:57
Mandei trocar camisa e retificar cabeçote. Fica pronto em 26/12 e espero funcionar o motor na bancada neste próximo sábado. Já estou terminando a instalação do novo sistema de escapamento. Coloquei o silencioso da Silverado 6 cil. MWM e depois dele duas saídas traseiras na altura do teto. Tinha uma do lado direito, coloquei duas novas, uma de cada lado. Estou construindo novos alargadores de paralama, 5", em aço de 2 mm de espessura. Também estou dando uma geral no assoalho que apresenta corrosão em alguns pontos. Vou trocar duas travessas e alguns pedaços de chapa do piso. Vou pintar a parte de aço de amarelo e a capota de marrom ou bege.Só não sei como fica a questão do seguro contra terceiro, pois no Detran, a BIN, vai continuar como azul e normalmente as seguradoras não fazem seguro do casco de carro que mudou de cor. Como o meu só faz seguro contra terceiro não sei se tem influência. Se tiver não vou mudar de cor. Ainda tenho que mandar as rodas para voltar o off set para o original. O antigo dono fechou o off set e estou usando espaçador na dianteira para não esbarrar na pinça de S10. Haja serviço.

Estamos acompanhando seu serviço FRANZLANA,quando possível post algumas fotos tbem.

franzlana
30/12/2013, 22:25
Assim que tiver algo já viível vou começar a postar as fotos

franzlana
20/01/2014, 21:40
Motor montado. No próximo fim de semana vou posicionar o motor na caixa e definir suportes e demais modificações. Quando posicionar vou postar fotos para receber as sugestões. Estou com o radiador do Ducato para adaptar, ele tem quase a mesma área do radiador original da Silverado, porém é mais baixo. Por outro lado ele tem duas fileiras de colmeia e o da Silverado tem apenas uma, assim ele terá maior área de troca de calor do que o da Silverado.

RogérioNunes
21/01/2014, 13:02
Vai usar a 240V mesmo?

franzlana
21/01/2014, 23:27
Vai usar a 240V mesmo?

Sem Dúvida. É Inquebrável e penso que com o torque deste motor a reduzida será quase que desnecessária.

Vicente Guimaraes
22/01/2014, 12:24
Sem Dúvida. É Inquebrável e penso que com o torque deste motor a reduzida será quase que desnecessária.

:curtir: vai fica monstro!

franzlana
03/02/2014, 23:21
Algumas Fotos.

franzlana
03/02/2014, 23:27
Estive verificando que um setor de direçao do tipo do Santana que está instalado no meu CJ5 seria o ideal para instalar no Engesa se ele fosse mais robusto. Me pareçe que a Ranger usa este modelo de setor, que é basicamente um cilindro hidráulico transversal ao chassis. Alguém sabe qual outro veículo grande usa este tipo de setor de direção? Alquém sabe falar algo sobre este setor da Ranger?

DiEngesa
04/02/2014, 11:35
Estive verificando que um setor de direçao do tipo do Santana que está instalado no meu CJ5 seria o ideal para instalar no Engesa se ele fosse mais robusto. Me pareçe que a Ranger usa este modelo de setor, que é basicamente um cilindro hidráulico transversal ao chassis. Alguém sabe qual outro veículo grande usa este tipo de setor de direção? Alquém sabe falar algo sobre este setor da Ranger?

E o da S-10 franzlana??

Vicente Guimaraes
04/02/2014, 12:41
Acompanhando a obra prima :)

guilhermeabreu
04/02/2014, 18:13
E o da S-10 franzlana??

DIENGESA

O FRANZ conhece o setor da S-10 , acredito que ele esteja pensando num deste modelo do SANTANA porem mais parrudo por causa do espaço que ele tem agora com este MWM 6cc .

Uma outra opção seria o da D-20 se não me engano que fica por fora do chassi .

franzlana
04/02/2014, 21:30
E isto mesmo Guilherme.
Se voce verificar nas fotos que postei, mesmo o setor da D20 vai ficar complexo para adaptar. Um setor tipo o da Ranger vai simplificar bastante. O que não sei é se ele aguenta os pneus 35".
Vou pesquisar no forum das Rangers.

franzlana
07/09/2014, 22:46
Reativando o Tópico. Algumas fotos. A propósito, até hoje estou usando as molas do Del Rey com ar. Porém com este motor 6cil a mola está arqueada no limite. Alguém pode me dizer onde encontrar as molas corretas?

CRW
08/09/2014, 10:26
Bom dia Pessoal.

Eu tive uma Engesa com esse motor e, talves possa agregar algo pela experiência que tive. Tenho saudades até hoje desse carro, andava muito e, dispensava a redução nas trilhas, salvo quando havia necessidade de controle em baixa velocidade.

Uma pessoa que possivelmente possa ajudar em opiniões é o Reinaldo da Motor Lodge, que praticamente fez o carro.

A configuração era o motorzão, com câmbio e redução da Toy 5 marchas e relação alongada, só não recordo o quanto.

Algumas experiências e manutenções que tive de fazer:

1- Peguei o carro e de cara senti algo estranho no câmbio. Abri o câmbio e o eixo Piloto estava com 3 dentes quebrados. Substitui e acabou o problema.

2- As vezes gostava de dar umas esticadinhas, não arrancava para cantar pneus, mas nas esticadas o jeep sai na frente de muitos carros de passeio e na estrada andava muito e não tomava conhecimento de subidas kkk.

3- Por vezes, tinha de dar reaperto nos parafusos da tampa do diferencial traseiro, não sei se era um problema cronico de desgaste das roscas, mas mesmo adicionando colas e veda roscas o problema persistia ou, se soltavam os parafusos por vibração ou esforço do conjunto.

4- Tive uma quebra do chassi no suporte da caixa de direção, mas por problemas de corrosão do próprio chassi, não atribuo ao conjunto.

5- Uma preocupação importante a considerar é o sistema de freio que instalará, pois para segurar a fera vai precisar de um conjunto parrudo e eficiente. No meu carro, instalei o burrinho da S-10, pinças e discos de Toy na traseira e pinças com pistões duplos na dianteira e ventilados, se não me engano eram da F-350 ou F-4000. Ficou muito bom, do jeito que estava com discos do Kadet na trazeira e dianteira original não tinha muita segurança e muito rapidamente empenavam, principalmente as traseiras.

Essas foram as únicas manutenções que realizei. Fiquei com o carro pouco mais de um ano, rodei muito com ele e a média era 10km/l a 10,5km/l por incrivel que pareça. Num dos passeios que realizei, acabaram por me oferecer um valor irrecusável e vendi. Me arrependo até hoje.

A pessoa que comprou o carro era um rapaz da GM e acompanhei ainda o carro por algum tempo. Como a potência do jeep subiu na cabeça, ele estourou o diferencial, entortou o cardã trazeiro e depois dessas quebras ele vendeu o carro, mas as quebras ocorreram porque o carro tinha pneus 33" e ele saia cantando pneus no asfalto. Só tinha que quebrar mesmo.

Bem, se meus comentários ajudaram em alguma coisa fico contente, mas veja com carinho a questão do conjunto de freio pois é realmente necessário redimensioná-lo por segurança e para segurar esse conjunto com eficiência.

Também fica ai a dica do Reinaldo da Motor Lodge que provavelmente pode lhe agregar maiores detalhes dessa instalação.

Um abraço e, com muita inveja.

Carlão

CRW
08/09/2014, 10:49
Em tempo:

Franslana, quanto as molas penso ser melhor procurar algum fabricante e encomendar direto.

Eu tenho duas molas novas de 49cm, com 9 elos e espessura de 15,5, mas acho que também serão fracas para você, essas molas tinha mandado fazer para a traseira de um Engesa que tive e não cheguei a colocar. Melhor colocar uma de espessura 16 até 17mm e com 11 elos, mas de qualquer forma, se interessar, fica a disposição.

Carlão

guilhermeabreu
08/09/2014, 14:04
CARO AMIGO FRANZ

Por incrível que possa parecer eu assumi com os amigos daqui do forum a representação da SRC MOLAS fabricante de molas automotivas que fabrica molas com as medidas que vc precisa , eu comecei a fazer para meu ENGESA depois para as minhas SW4 93 , depois 2002 depois 2008, estou escolado com a fabricação de molas .

Fiz um trato aqui no forum que é de eu não ter lucro algum vc paga apenas o valor das molas e 2 fretes um da fábrica para mim e outro meu pra vc .

É so vc me mandar as medidas da mola que vc quer , posso até de dar uma ajuda pois sei que vc sabe as especificações que precisa como :

1- Comprimento , em mm
2- Diâmetro externo , em mm
3- Número de elos
4- Espessura do fio , em mm
5- Duas extremidades fechadas e retificadas , isto é padrão para o ENGESA

Estou a sua disposição , tem que mandar seus dados para meu email ( guilhermeabreu7@hotmail.com ) para que eu possa enviar as molas pra vc , com as medidas faço o orçamento na fábrica e te mando o valor .

OBS: Os ENGESAS que vem de fábrica com motor Q20B vem com molas dianteiras com fio de 16mm , mas se vc quiser que fique mais garantido existe o fio de 16,5mm , pois o fio de 16mm não tem 16mm e sim 5/8" o que corresponde a 15,87mm .

Abração

franzlana
08/09/2014, 21:02
Guilherme.

Eu esperava que voce ou alguém tivesse estas medidas. Como é que vou saber a medida de comprimento de uma mola para garantir que ela não fique grande demais ou pequena quando comprimida?
Alguem tem a medida da mola que a Rota vende?

guilhermeabreu
10/09/2014, 00:00
Guilherme.

Eu esperava que voce ou alguém tivesse estas medidas. Como é que vou saber a medida de comprimento de uma mola para garantir que ela não fique grande demais ou pequena quando comprimida?
Alguem tem a medida da mola que a Rota vende?

FRANZ


As molas originais DIANTEIRAS do ENGESA tem comprimento de 385mm de comprimento as maiores que o pessoal coloca como eu coloquei foi de 430mm , mas arrependí porque alterou o CÁSTER , eu estou com elas ainda , mas pretendo abaixar novamente , as traseiras ORIGINAIS tem 435mm de comprimento e as maiores 490mm .

Como falei sugiro em vc colocar as dianteiras e traseiras com fio de 16,5 , pois seu carro pe mais pesado e com este motor 6cc acho que ficaria bom e o comprimento vc escolhe nas medidas entre estas que citei , na frente mínimo de 385mm e máximo de 430mm e na traseira mínimo de 430mm e máximo de 490mm , LEMMBRANDO QUE SE USAR O TAMANHO MAIOR VC TERÁ QUE MUDAR O ÂNGULO DO CÁSTER .

Abraço

franzlana
11/09/2014, 22:27
Guilherme.

Corrigir o caster do Engesa é muito fácil.
Veja o anexo abaixo.
No meu fiz exatamente isto quando montei as molas do Del Rei.
Como faço para comprar as molas maiores com fio de 16,5 mm?

guilhermeabreu
11/09/2014, 23:31
Guilherme.

Corrigir o caster do Engesa é muito fácil.
Veja o anexo abaixo.
No meu fiz exatamente isto quando montei as molas do Del Rei.
Como faço para comprar as molas maiores com fio de 16,5 mm?


CARO FRANZ

Vc deve estar pirado com este seu ENGESA , vc não leu o que escrevi acima não ??????????????????

Leia de novo com atenção e vai saber como fazer as suas molas com fio 16,5mm .

Abraço

guilhermeabreu
19/09/2014, 00:41
FRANZLANA

Enviei uma MP pra vc .

Abraço

MJ333
14/10/2014, 21:16
Reativando o Tópico. Algumas fotos. A propósito, até hoje estou usando as molas do Del Rey com ar. Porém com este motor 6cil a mola está arqueada no limite. Alguém pode me dizer onde encontrar as molas corretas?
Prezado Franzlana; moro em BH e também tenho um Engesa F1 com o motor 6.07. Como já apanhei um pouco nesta caminhada, talvez eu possa te ajudar em alguma coisa e ao mesmo tempo aprender alguma coisa com você! Abraços !

franzlana
16/10/2014, 21:56
Prezado Franzlana; moro em BH e também tenho um Engesa F1 com o motor 6.07. Como já apanhei um pouco nesta caminhada, talvez eu possa te ajudar em alguma coisa e ao mesmo tempo aprender alguma coisa com você! Abraços !

Me ligue: 31 88818797.

Estou sempre em BH e gostaria de ver seu Engessa sim. O meu está em Matozinhos a 35 km da Cristiano Machado.

franzlana
16/10/2014, 22:07
Este último fim de semana trabalhei no assoalho do Engesa lado Direito pois para suportar o novo sistema de escape precisava de novos pontos de ancoragem e o assoalho já estava bem comprometido. Troquei inclusive algumas travessas de reforço. Todo assoalho e travessas estará sendo decapado, desengraxado e fosfatizado antes de ser pintado em epoxi de alta espessura, revestido com emborrachamento e novamente pintado.Esta corrosão do assoalho já existia em 2004 quando comprei a viatura, mas em pontos mínimos. Foram reparados mas depois de 10 anos de barro se acumulando naqueles furos enormes que existem nas travessas originais a situação piorou bastante. Também estou aproveitando para trocar a base da caixa de ar, sob as portas pois já haviam pontos de corrosão vazando a lata abaixo das portas. Esta parte agora é um tubo retangular fechado por solda para impedir o acúmulo de barro como acontece no projeto original. Vou postar fotos.

MJ333
16/10/2014, 22:27
Me ligue: 31 88818797.

Estou sempre em BH e gostaria de ver seu Engessa sim. O meu está em Matozinhos a 35 km da Cristiano Machado.

Muito bom ! Te ligo na sexta. Vou as vezes para perto de Matozinhos com a viatura e vai ser fácil nos encontrarmos. Abraço !

MJ333
16/10/2014, 22:48
Franzlana, não sei se vc já resolveu a questão das molas, mas no meu caso instalei o conjunto das molas do Engesa que eram utilizadas para o motor Q20B. Considerando que o MWM 6.07 pesa cerca de 260 kg( básico) o arranjo ficou bem razoável. Combinado com amortecedores Cofap um pouco mais rígidos (depois verifico e envio o P/N), ficou bem estável e com um bom curso. Tenho notado apenas que as molas traseiras cederam um pouco mas por um fator ligado a qualidade do material do que por problema de relações construtivas da mola.

franzlana
12/01/2015, 20:03
Franzlana, não sei se vc já resolveu a questão das molas, mas no meu caso instalei o conjunto das molas do Engesa que eram utilizadas para o motor Q20B. Considerando que o MWM 6.07 pesa cerca de 260 kg( básico) o arranjo ficou bem razoável. Combinado com amortecedores Cofap um pouco mais rígidos (depois verifico e envio o P/N), ficou bem estável e com um bom curso. Tenho notado apenas que as molas traseiras cederam um pouco mas por um fator ligado a qualidade do material do que por problema de relações construtivas da mola.

Comprei as molas com o Dr Guilherme e consegui retira-las esta semana no correio. Montei e ficaram ótimas. Finalmente consegui por as molas ao lado das molas do Del Rey com ar. As molas do Del Rey são mais finas (arame de 14 mm) e tem uma espira a mais do que as que eu comprei, são 2 cm mais longas quando estão livre de carga. Porém as minhas já haviam sido cortadas nas duas pontas com o objetivo de planificar as extremidades, então as originais do Del Rey devem ser uns 6 a 8 cm maiores. Entretanto uma vez montadas as novas molas, com diâmetro de arame de 16,5 mm, o Engesa subiu bastante a frente, ao ponto que ficou com a traseira rebaixada igual a cachorro Pastor Alemão. Então estou pensando em montar as molas que tirei da dianteira na traseira.

guilhermeabreu
12/01/2015, 22:19
Comprei as molas com o Dr Guilherme e consegui retira-las esta semana no correio. Montei e ficaram ótimas. Finalmente consegui por as molas ao lado das molas do Del Rey com ar. As molas do Del Rey são mais finas (arame de 14 mm) e tem uma espira a mais do que as que eu comprei, são 2 cm mais longas quando estão livre de carga. Porém as minhas já haviam sido cortadas nas duas pontas com o objetivo de planificar as extremidades, então as originais do Del Rey devem ser uns 6 a 8 cm maiores. Entretanto uma vez montadas as novas molas, com diâmetro de arame de 16,5 mm, o Engesa subiu bastante a frente, ao ponto que ficou com a traseira rebaixada igual a cachorro Pastor Alemão. Então estou pensando em montar as molas que tirei da dianteira na traseira.

FRANZLANA

Se estas molas que estavam na sua dianteira forem estas do DEL REY , ficará uma bosta , pois as molas originais traseiras tem fio de 16mm , eu sugiro a vc mandar fazer as traseiras com fio de 16,5mm tb , eu qdo mandei fazer pra vc mandei fazer tb para a traseira do meu , pq inicialmente qdo mandei fazer as 4 molas para o meu , mandei fazer mais compridas e as traseiras deformaram em forma de S , daí mandei fazer novas molas para a traseira com fio de 16,5 e mais curtas um pouco , mas não coloquei ainda . E o meu é um F-I , o seu sendo F-III vale a pena vc mandar fazer a mola correta para a traseira com fio de 16,5mm .

Minha opinião

awfvargas
26/01/2015, 15:20
Grande Dr.
Com sua permissão, eu apos um longo tempo de afastamento, solicito meu retorno a essa familia, comecei novamente a estudar a montagem do futuro "ARAGANO", um fase 3, até onde eu puder em fibra.

Um grande e caloroso abraço!!

Adão

guilhermeabreu
01/02/2015, 21:56
Grande Dr.
Com sua permissão, eu apos um longo tempo de afastamento, solicito meu retorno a essa familia, comecei novamente a estudar a montagem do futuro "ARAGANO", um fase 3, até onde eu puder em fibra.

Um grande e caloroso abraço!!

Adão

Caro amigo AWFVARGAS

Seja muito bem vindo neste retorno , torço para que consiga finalizar o seu ARANGO e de preferencia com fibra , pois como sabe troquei a carroceria do meu para fibra e não me arrependo de nada , nunca mais vou lidar com funileiro .

Estou a sua disposição e molas é comigo mesmo , mando fazer na fábrica e vc só paga a mais o frete , não ganho nada apenas a amizade de vcs .

Forte abraço .

franzlana
11/01/2016, 19:56
Senhores.
Duas fotos do Urso Amarelo. Na sequencia posto outras. Estou na fase final de montagem de mangueiras, cabos, acabamentos e etc.

franzlana
11/01/2016, 22:07
Fotos do setor. Passou para fora do chassi, para caber o radiador de Ducato.
O capu chegou 17 cm para frente e para isto criamos um painel entre parede de fogo e capu.

franzlana
11/01/2016, 22:29
Frente e Traseira

CARLOS SIQUEIRA
12/01/2016, 02:49
Ficando animal Frans! Mande seu telefone, por MP, para te adicionar ao grupo no "zap", tem muita gente por lá, e alguns querendo informações sobre esta empreitada.
[]'s.

Elmer_Jeep
20/01/2016, 13:05
Acabei de ler o tópico desde o início. Parabéns pela empreitada!

OBS: esse intercooler vai ficar subdimensionado pro motor.

[]'s

franzlana
21/01/2016, 21:47
Ficando animal Frans! Mande seu telefone, por MP, para te adicionar ao grupo no "zap", tem muita gente por lá, e alguns querendo informações sobre esta empreitada.
[]'s.

Telefone:31 9 8881 8797

franzlana
21/01/2016, 21:50
Acabei de ler o tópico desde o início. Parabéns pela empreitada!

OBS: esse intercooler vai ficar subdimensionado pro motor.

[]'s

Creio que nao. Ele é de um motor de 3.0. è um pouco menor que o da F250 mas é 20% mais espesso.

Guima-MS
28/03/2018, 15:01
Franzlana , voce tem as dimensoes desse radiador da ducato ?
Vou adaptar um mwm na minha dodge e ainda estou indeciso sobre qual radiador usar (pensando seriamente no conjunto da ranger 3.0) .

franzlana
17/07/2019, 03:28
Fiz um provisório no sistema de acionamento da embreagem e continuei usando o cabo original para acionar o cilindro hidráulico que aciona o atuador hidráulico na haste do 240 V.Não gosto de me gabar mas este serviço ficou.....uma merda. Já troquei 6 cabos, eles não aquentam a força da embreagem do MWM 6 cil.
Porém para corrigir isto e fazer certo vou ter de mudar a bateria de lugar, pois o cilindto da embreagem vai ficar exatamente onde fica a bateria. Acho que já pedi aqui, mas alguém tem foto do pedal com acionador hidráulico que possa me dar uma ideia do que fazer. Este sistema de embreagem hidráulica para Engesa eu nunca vi uma foto no Forum. Parece cabeça de bacalhau. Exite mas ninguém vê.

Elmer_Jeep
17/07/2019, 09:26
Fiz um provisório no sistema de acionamento da embreagem e continuei usando o cabo original para acionar o cilindro hidráulico que aciona o atuador hidráulico na haste do 240 V.Não gosto de me gabar mas este serviço ficou.....uma merda. Já troquei 6 cabos, eles não aquentam a força da embreagem do MWM 6 cil.
Porém para corrigir isto e fazer certo vou ter de mudar a bateria de lugar, pois o cilindto da embreagem vai ficar exatamente onde fica a bateria. Acho que já pedi aqui, mas alguém tem foto do pedal com acionador hidráulico que possa me dar uma ideia do que fazer. Este sistema de embreagem hidráulica para Engesa eu nunca vi uma foto no Forum. Parece cabeça de bacalhau. Exite mas ninguém vê.

Por acaso tem espaço pra vc colocar o cilindro por dentro da cabine ?

Tipo isso:

https://http2.mlstatic.com/pedaleiras-esportivas-gt-fixaco-superior-aerea-imohr-D_NQ_NP_907800-MLB31049310265_062019-F.webp

franzlana
16/08/2019, 22:06
Elmer.
Gostei da ideia.
Vou verificar e posto aqui.