PDA

Ver Versão Completa : Bomba D´agua corroida por fluido...



Rela_neu
28/10/2005, 18:38
Entao levei minha hilux SW4 2.8 93/93 em uma concessionaria, em Fortaleza-CE, para fazer uma revisao, isso a +- uns dois meses,,,,

Des de que eu peguei a minha hilux da revisão, ele nao parava de vazer um fluido rosado, sem cheiro...

levei la novamente, me falaram que esse fluido era do radiador, um adtivo que foi colocado por eles na ultima revisao, e esse fluido corroeu a bomba D´agua.

Me informaram que seria necessario a troca da mesma, totalizando 1 400,00!

bomba d´agua R$ 700,00
Adtivo para o radiador R$ 300,00
Mao de obra R$ 400,00!

isso iria demorar + - um dia...

e para se ter ideia do absurdo o mecanico ainda teve a cara de pau de chegar e falar " olha doto, eu vo coloca o fluido, mas depois vc vai ter que trocar o radiador, pq com o tempo vai acaba furando, e nao tenho certeza pode ate furar o bloco do motor"


olha issooo, é o cumulo! como que o cara coloca um fluido, que corroe todo o meu motor/radiador???

isso pq e na autorizada!!!


:arrow: mas entaoo, alguem sabe onde vende e quanto custa uma bomba d´agua da minha hillux ??

Estou em mossoro-RN


[]´s

Luiz Antonio
28/10/2005, 19:02
Olha aê ....



http://www.trilhaetracao.com.br/loja/index.asp?secao=23&categoria=89&subcategoria=0&id=246


[]'s :dance:

Rela_neu
28/10/2005, 23:22
Olha aê ....



http://www.trilhaetracao.com.br/loja/index.asp?secao=23&categoria=89&subcategoria=0&id=246


[]'s :dance:


Cara to sem palavrass!!!


de 700 para 150!!!


sem comentarios!! :palmas: :palmas: :palmas:


muito obrigaddoo :concordo: :concordo: :concordo:

Luca
29/10/2005, 01:02
Bom, Rela, primeiramente gostaria de saber seu nome. Agora, quant ao problema, se foi em autorizada, exija a garantia. Fale com o SAC Toyota, e veja quando o fiscal vai passar por lá, na concessionária. Conte toda a história. É caso de partir prá briga, mesmo. Com certeza a Toyota vai ficar do seu lado. Aliás, peça prá ser atendido em outra agência.
Quanto à bomba dágua, fique muito esperto. Conheço o pessoal da Trilha. São gente boa. Mas eu duvido que aquela bomba seja Toyota. Prá mim é ching-ling. Fuja, ou vais perder seu carro de vez.
[]´s

Luiz Antonio
29/10/2005, 11:11
Rela_neu,
Bom, é claro que pelo preço não é uma peça original Toyota, fiz uma pesquisa somente no site da Trilha e Ação pra te dar uma ideia de preços do mercado paralelo, eu mesmo não tenho o hábito de comprar preças de precedencia chinesa, mas comprar somente peças originais Toyota, na minha opinião é pra quem tá nadando em dim dim :lol: e não é o meu caso, tenta ligar pro Paulo esse fone.

Toyogreen (11-4033-9090)

[]'s tentado ajudar

jose henrique pioli
30/10/2005, 21:11
Compre aditivo para radiador Caterpillar, recomendação para troca do
liquido (hum milhão de kilometros ) .Custa mais ou menos R$ 80,00 por galaão de 4 litros.

Encontra-se nos revendedores CAT.

jose henrique pioli
30/10/2005, 21:12
Compre aditivo para radiador Caterpillar, recomendação para troca do
liquido (hum milhão de kilometros ) .Custa mais ou menos R$ 80,00 por galaão de 4 litros.

Encontra-se nos revendedores CAT.

Abilio Di Gerardi
30/10/2005, 22:10
Olá pessoal ,

esta é a primeira vez que entro no forum 4x4 Br.
A principal curiosidade é que ontem pela 1ª vez minha Hilux ferveu na Ponte Rio Niteroi , do nada a luz de anomalia acendeu , a temp. foi pro espaço e ela ferveu. Fiquei chocado, em 10 anos com S-10 3 modelos ( uma CS 3 anos, uma CE S-10 4 anos , uma CD 3 anos ) nunca vi isso.
Depois que li a matéria do fluido que comeu a bomba :cry: , fiquei chocado.
Vou analisar amanhã cedo o que houve, mas será que comprei o carro certo??
Aguem já teve experiência anterior parecida ?? :?:

Aguardo notícias da galera, :D

Luiz Antonio
30/10/2005, 23:23
Abilio Di Gerardi,
Seja bem vindo amigo, de uma olhada nesse link.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11901

[]'s

Abilio Di Gerardi
31/10/2005, 22:45
Luiz Antonio,
valeu pelo link.... já li tanta coisa que desanimei...Como uma fábrica japonesa q tira essa onda toda no fórmula 1 pode dar um mole desse logo com refrigeração. Continuo sem saber se passo o carro ou corro o risco de ter um cabeçote rachado. O mec. hoje me falou para trocar a tampa do radiador e verificar o que acontece :shock: LA nunca tive problema desse tipo com a jurássica S10.
Alguem tem o contato com a Toyota SAC ??
Vou rodar com a bicha e ver o q acontece..
Valeu
[]'s
Abilio

Luiz Antonio
31/10/2005, 23:06
Abilio Di Gerardi,
Na boa, acho que vc não deve rodar com a hilux somente trocando a tampa do radiador sem fazer um diagnostico exato do problema, essa tampa é original ?, como está o liquido de arrefecimento? limpo? com aditivo na proporção recomendada, acho que valeria a pena conferir esses itens básico antes de rodar com a hilux, tbm. vc pode dar uma conferida no ventilador se está funcionando de acordo, com o motor desligado ele deve ter uma peso pra girar, bem leve mas tem .
Seu mecanico manja de Toyota ??

[]'s e boa sorte :pensativo:

Abilio Di Gerardi
01/11/2005, 19:18
fui trabalhar hoje com a toyo, rodei 120 km, não aconteceu absolutamente nada :? , temp. lá no meio, super normal. A tampa é original , muito nova, a Toyo tem 73 000 Km. Qdo. ferveu na ponte, ela estava com o líquido original, limpíssima e na proporção certa. A princípio acho que o cabeçote está OK! Liguei para consecionária agora e a tampa custa R$163,00, é a tampa mais cara do mundo!! Ventilador está OK!
Vou dar uma boa analizada na tampa, vou clocar o tal aditivo da Caterpillar que já vem pré mixturado, e observar.
LA a toyo é muito nova, vou tirar uma foto e te enviar, ela está com body Lift e pneuzada 33x12.5 BF Goodrich.
Se fosse chutar um laudo, poderia estimar que a válvula deu passagem para o reservatório de expansão, do reservatório foi embora e esvaziou o radiador. :?:
No mais tudo , bem .. curta esse mini feriado!
Forte abraço,

Luiz Antonio
01/11/2005, 20:12
Abilio Di Gerardi,
Beleza, manda mesmo que quero conhecer a fera, mas fica de olho ,um cabeçote desse num é mole naum !!!!! :(
Olha só, aqui no tópico das Toyotas "Railuquis", temos muitas feras no assunto, daqui a pouco eles devem se manifestar a respeito do ocorrido com sua viatura, mas conforme uma dica do Luca, dá uma boa verificada no estado da tampa do radiador, ve se a valvula dela se movimenta pro lado com facilidade "cutuca" com uma chave de fenda e se ela estiver muito pesada, no meu entendimento pode mesmo ocorrer o fato de acumular muita pressão no sistema e depois jogar toda a agua pra fora através do reservatorio de expansão.


[]'s e obrigado pelo mini feriado !!! :concordo: :concordo:

Abilio Di Gerardi
02/11/2005, 19:48
LA !!! Descobri o que houve !!!!
Cumpanheiro tu não vai acreditar :arrow: Laudo Final : Radiador furado :parede:
INACREDITÁVEL, a colméia tá mijando bem pouquinho :parede: :parede: :parede: :parede:
E aí ??? Vou morre numa grana , não é ???
Alguma dica ???
Vi q o radidor é brasileiro, acredito que se fosse Denso não furaria.
Sabe onde posso comprar ?? Quantas latinha devo gastar ?? por favor escreva o valor por extenso , para não impactar.
Pelo o mini feriado serviu para algo.
Mantenha contato.
Vou agitar a foto !

Fernando Figueiredo
02/11/2005, 21:06
Muito cara a tampa!
Paguei R$85,00 para a minha SW4 2.8 93 aqui em Sampa na InterJapan - José Carlos 3648-4900.

Luca
03/11/2005, 20:06
... Laudo Final: Radiador furado INACREDITÁVEL, a colméia tá mijando bem pouquinhoE aí ??? Vou morre numa grana , não é ??? Alguma dica ??? Vi q o radidor é brasileiro, acredito que se fosse Denso não furaria.
Abílio,
Relaxa homem. Há recuperação prá radiadores. Não é só por serem brasileiros que são sem vergonha. Leve numa oficina de reparação de radiadores, que fica novo em folha. O da minha é original japa, e trincou nos dois cantinhos superiores. A causa foi vibração. Comum em radiadores de cobre de DEZ anos de idade e mais de 200.000 km.
Se o radiador da sua for com colméia de alumínio, complica um pouco, pode num dá conserto. Tem que ver.
Mas pode ter certeza de que se foi corrosão, andaram muito tempo sem aditivo de qualidade (Bardhal, Ac Delco, Radiex, etc.)
[]´s

Luiz Antonio
04/11/2005, 16:19
Abilio Di Gerardi,
Tá sentado ??
Entao senta aí amigo, claro que esse é preço de peça original, não precisa trocar uma boa oficina de radiadores dá um jeito no seu mesmo.


Sr. Luiz Antonio

ref. radiador de agua para hilux 3.0 TD, informo o preco R$ 2.400,00 , novo original, codigo 16400-67180


Dimas
Mirabilis Pecas Ltda-Foz
(45) 3523 8008

Luiz Antonio,

Preço do Radiador:
Se for 4x2 - R$910,00
Se for 4x4 - R$966,00

Obrigado






[]'s com dois preços :concordo:

Abilio Di Gerardi
06/11/2005, 10:12
Caros Luiz Antonio e Lucas ,
Tenho boas novas :lol:
O meu Mecânico Giovani Lagrotta (apesar do nome ele não é da scuderia do cavalinho rampante) resolveu o problema , levou o Rad. para um oficina de um coroa que conserta radiador +/- 200 anos, e descobriu que ele tinha se separado no canto inferior esquerdo....o véio varetou a tubulação e fechou a peça, tudo isso em inacreditáveis 2 dias e ao módigo preço de 200 latinhas todo o serviço. Bom a Toyo até agora está beleza :pensativo: .
Vamos aguardar os próximos 300.000 km :concordo:
Nessa peregrinação descobri coisas legais , claro que com a ajuda dos amigos LA e L.
A Radiadores Viscondi faz radiador de Toyota, com colméia de cobre, custa 750 latinhas e tem seis meses de garantia. Segundo o cidadão vendededor, ele me disse que está havendo uma procura grande pelo fato de a colméia de cobre resfriar de 10 @ 15 % a mais que alumínio :pensativo:
De qualquer maneira fica a dica , se alguem quiser o tel é só pedir.
Estou tb. levantando canal para comprar peças originais Toyo na Argentina, já que tenho familia lá e o Peso está derrubado. 1 peso = 3US$.
Aguarden notícias.
Bom chega de papo,
Agredeço + uma x a força dos amigos.
:concordo: :concordo:

Luiz Antonio
06/11/2005, 12:18
Abilio Di Gerardi,
Bom que tudo se resoveu numa boa, mas .......cade as fotos da viatura ?? :pensativo: to curioso pra ver essa gigante . :dance: :dance:

[]'s

dero
06/11/2005, 22:12
:!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!: :!:

Aviso aos amigos que tem bombas d´agua, radiadores, cabeçotes de alumínio ou ligas contendo alumínio:

O EXCESSO de aditivo também causa corrosão nessas ligas!

Foi o que achei pesquisando alguns casos de defeitos nas peças com essas ligas, pelo que entendi tem algo a ver com o PH da mistura q fica muito alcalino qdo tem excesso de aditivo e cataliza a oxidação.


Referências: Norma NBR 13.705/96 INMETRO.
Composição básica: etilenoglicol ou o propilenoglicol, sendo o primeiro tóxico e o segundo atoxico (e menos comum).




valeu

beni-rj
06/11/2005, 22:54
Abílio

Mandou legal! Ficamos felizes quando no final da história o mocinho se salva ( da Toyota, é claro ).

Divulgue, por favor, o contato do coroa e da Viscondi, por via das dúvidas.

Quanto às observações do Dero, também, já tinha lido em algum lugar a mesma coisa, acrescida da

recomendação de em hipótese alguma usar água de torneira, pela grande quantidade de Cloro que

reage com o Alumínio das ligas metálicas dos radiadores e das bombas, acabando com tudo em pouco tempo.

O ideal é usar água distilada ou desmineralizada, própria para esse uso. Em caso de não haver

disponível, pode-se usar água mineral de fonte natural ou até mesmo de poço sem impurezas.

[]s Hiluminados

joaquim
07/11/2005, 12:10
Água destilada é só para baterias.
Agua desmineralizada vai querer buscar os minerais no seu motor, podendo aumentar a corrosão.
O certo é água comun, preferencialmente sem cloro.

_portela
08/11/2005, 14:11
Dero,

Só para ilustrar este é o caso dos Defenders e a Land Rover recomenda não apenas que seja a base de etilenoglicol, mas principalmente, que contenha inibidores de corrosão orgânicos.

É um pequeno detalhe, que muitas vezes não é claro nas embalagens de aditivos e que faz toda a diferença.

A venda no Brasil conheço apenas 3 que atendem à esta especificação:

:arrow: CASTROL MAXCOOL SUPER;
:arrow: HAVOLINE XLC e
:arrow: ELF COOLELF.

[]s aditivados

dero
08/11/2005, 18:44
portela,

Isso mesmo.

Os inibidores de corrosão são realmente uma das características desejáveis em um aditivo para radiadores (onde normalmente são usados materiais inorgânicos).

Os inibidores orgânicos são uma tecnologia mais moderna, com reserva alcalina mais baixa q os inorgânicos.




Segundo a norma do INMETRO 13.705/96 (esta norma não prevê ainda o uso dos orgânicos), essão são as características verificadas no aditivos:

Estabilidade dos inibidores de corrosão: verifica a capacidade do fluido em manter suas propriedades ao longo do seu tempo de vida. Caso seja instável, ele se degrada, gerando precipitados ou floculações. O excesso de inibidores de corrosão favorece o depósito de sedimentos, podendo causar entupimentos e, como conseqüência, comprometendo o sistema de refrigeração.


Ponto de ebulição e de congelamento: propriedades relacionadas ao etilenoglicol e ao propilenoglicol. Substâncias que evitam o superaquecimento e o congelamento da água do sistema de arrefecimento do motor.

Corrosão: verificam se os aditivos "atacam" as partes metálicas do sistema de arrefecimento do motor com as quais tem contato.

Reserva alcalina: esta reserva demonstra a capacidade do fluido em neutralizar a comum acidez da água utilizada nos radiadores, que poderia favorecer à corrosão e depósitos no sistema de arrefecimento.

Cinzas: consiste em pesar, evaporar e carbonizar os aditivos para, posteriormente, levá-los à ignição sob alta temperatura. Sua medição tem por finalidade separar as substâncias orgânicas das inorgânicas.

Formação de espuma: a presença de espuma (bolhas) no sistema de refrigeração torna deficiente a troca de calor entre a água e as paredes do motor, diminuindo o desempenho do coolant. A presença de espuma pode ainda provocar a cavitação da bomba d’água do motor.

Teor de água: determina a quantidade de água presente no fluido. Uma quantidade acima da permitida pela norma alteraria as demais propriedades do fluido.

Densidade: a densidade do aditivo é comparada a da água. Quanto maior a quantidade de água, menor será esta diferença.

PH: verifica se o fluido tem caráter ácido, básico ou neutro. Caso ele seja muito ácido, ou muito alcalino, provavelmente "atacará" as partes metálicas do sistema de refrigeração.

Ponto de fulgor: menor temperatura em que ocorre um lampejo provocado pela inflamação dos vapores da amostra. Verifica também se estes vapores influenciam na troca de calor entre a o fluido e as paredes do motor.

Índice de refração: ensaio que verifica a pureza do fluido.

fonte: INMETRO




Atioxidantes ou inibidores de oxidação:
Etilenoglicos (ou etanodiol-1,2 ou glicol) é um líquido higroscópico incolor e viscoso, de fórmula: CH2OHCH2OH.
Ponto de fusão = −13oC
Ponto de ebulição = 197oC
É obtido pela hidrolisação de epoxietano (do eteno ) e usado com anticongelante e como matéria prima na produção de poliésteres





valeu

Luiz Antonio
08/11/2005, 22:11
dero,
Beleza de pesquisa. :palmas: :palmas:


[]'s

_portela
09/11/2005, 08:24
Dero... :palmas: :palmas: :palmas:

:concordo:

Abilio Di Gerardi
11/11/2005, 20:11
Galera, estou impressionado como se desenvolveu o assunto. :palmas:
A grande dúvida é, fazer o que?
Consegui falar com o cara que realemnte mexeu no meu Rad. , ele falou que tinha dois tubinhos furados, o artista soldou isolando-os e logicamente hoje tenho menos dois tubinhos para refrigerar a água. Fico impressionado porque que a gente é que tem que esquentar a cabeça e os corninhos que projetaram o carro não ? Agora estou me recuperando financeiramente, mas daqui a pouco, acho que vou comprar uma radiador novo de cobre.
Vou dar uma navegada pelos EUA, e aproveitar esse dolar @ R$ 2,17, e ver se na terra do tio Sam, tem algo em Inox, ou algo melhor.
valeu galera :concordo:

Luiz Antonio
11/11/2005, 20:54
Abilio Di Gerardi,
Qualquer coisa é só gritar, se eu não puder ajudar, ajudo vc a gritar tbm....... :mrgreen:

Só faltou as fotos da grandona !!!

[]'s

beni-rj
14/11/2005, 22:31
Água destilada é só para baterias.
Agua desmineralizada vai querer buscar os minerais no seu motor, podendo aumentar a corrosão.
O certo é água comun, preferencialmente sem cloro.

Água desmineraliza ou destilada são águas no seu estado mais puro(H2O), diferem apenas no processo utilizado da sua obtenção. Ambas, como o ar atmosférico, por possuir oxigênio, reage naturalmente com os metais ferrosos. Nós chamamos isso de Corrosão ou Ferrugem, os químicos preferem Oxidação. Entretanto, sob certas condições essa reação pode ser acelerada ou retardada em presença de outras substâncias. Esse retardamento é o que se pretende num aditivo de arrefecimento, juntamente com outras propriedades, tais como preservação do látex das mangueiras, aumento do ponto de ebulição etc.

Outras substâncias existentes na água distribuída nas cidades, se forem adicionadas aos aditivos concentrados, por possuírem
impurezas só tendem a aumentar as reações corrosivas. O pior é o Cloro que, juntamente com um PH ácido, ocasionam enorme corrosão em pouco tempo.

Por isso os Manuais dos automóveis normalmente recomendam a atilização de água destilada ou desmineralizada. O manual das Hilux, também enfatiza essa recomendação no Capítulo dos Serviços de Manutenção, pag. 121.


Dero & Portela

Parabéns a ambos pela pesquisa e pelos esclarecimentos.
Eu, particularmente acho esse assunto de extrema importância. Meu mecânico mostrou-me um dia uma sucata de centenas de bombas d`água, todas com sinais de forte corrosão. Ele troca pelo menos uma por dia em sua pequena oficina. Segundo ele, devido à falta de utilização de aditivo ou de baixa qualidade do mesmo. Recomendou-me usar o aditivo orgânico da ELF o qual considera de excelente qualidade, sendo que há vários tipos de aditivos concentrados ( de cores diferentes) de acordo com os principais fabricantes ( GM, Fiat, VW etc). Entretanto nenhum para Toyota que eu conheça, a não ser o ELF COOLELF ClASSIC, o qual acho
que é o citado pelo Portela que é genérico e não é concentrado, já vem adicionado à água na proporção certa , ao preço de R$ 20,00 o litro, nas distribuidoras de óleo.Muito caro pra mim, mas ainda bem mais barato de mandar executar o serviço na Concessionária ao preço de R$ 210,00, em promoção de verão!

Se mais álguem puder cotar e esclarecer onde adquirir aditivos orgânicos, mais em conta, antecipadamente agradeço.

[]s Hiluxminados

_portela
15/11/2005, 20:37
Benício,

O que estou utilizando no momento é o ELF COOLELF AUTO SUPRA, que pelo que me consta só existe concentrado. Eu o diluí em água deionizada na proporção recomendada pela Land Rover, ou seja, 50%.
O COOLELF AUTO SUPRA é, como já foi falado, um aditivo a base de etilienoglicol, com inibidores de corrosão orgânicos e de longa duração. Paguei R$19,00 o litro aqui no Rio.

Só compro óleos e fluidos na Car Lubrificantes que fica na Rua Laura de Araújo, 91 - Cidade Nova - tel.:(21) 2502-4429/22938946 Fax:(21)2502-3142- E-mail: comercial@carlubrificantes.com.br http://www.carlubrificantes.com.br/
Os preços deles e variedade são muito bons, acho os melhores do Rio. O lugar é esquisitíssimo, muito mesmo, não se assuste que vale a pena.

P.S.: Se for lá procure pelo Frank, que é o cara mais "safo" do lugar e não "empurra" o que você não quer.

[]s

_portela
15/11/2005, 20:46
Benício,

Lembrei agora. Estive na Car Lubrificantes esta semana comprando palhetas e vi na prateleira o HAVOLINE XLC diluído a 50% por R$8,50 o litro. Cumpre as mesmas especificações do COOLELF AUTO SUPRA, ou seja, etilenoglicol, orgânico, de longa duração...

Quanto ao COOLELF estou plenamente satisfeito e tenho amigos que utilizam o HAVOLINE XLC que também estão.

[]s

dero
15/11/2005, 23:14
Me lembro também da recomendação de usar água mineral ou em ultimo caso desmineralizada em lugares onde a água encanada seja salobra ou "água pesada".



valeu

alkaeda
16/11/2005, 23:56
olá pessoal do 4x4, sou novo aqui, mas troquei a bomba dàgua da minha hilux e usei uma da marca luk, comprada no uruguai, onde toyota é o mesmo que fusca para nós, e custou 86,00, troquei tambêm o retentor do comando, que Original, custou 8,00, troquei a famosa correia do comando, 140,00, e a bicha está funcionando que é uma beleza, eles despacham para todo o brasil, mediante depósito antecipado do valor e do frete, se alguém precisar do telefone é só pedir, aliás eu mesmo fiz o serviço e é uma barbada, apenas dá bastante serviço, mas nada de complicado, leva-se umas seis horas para tal, agora vou trocar o retentor da caixa de transferência que vai para o cardã dianteiro que está melando um pouco. o desgaste da bomba, aliás bastante eu acredito que se deva a alta velocidade que ela funciona e devido a seu corpo de metal leve as particulas contidas na água são lançadas com grande força nas paredes da bomba, tanto em seu corpo, quanto no bloco.

dero
17/11/2005, 09:01
alkaeda,

A informação desse fornecedor é muito útil, passa pra mim por favor por MP.

Mas compensa postar aki tb, bem como os trâmites para encomendar.


valeu

beni-rj
17/11/2005, 16:53
_portela,

Obrigado, pô, você descobriu maió mocó, valeu! Já arrumei mais clientes pro Frank( já pedi pra lhe darem comissão...

alkaeda,

Seja benvindo ( sem terrorismo ), que Alah nos proteja!
Desembucha logo esse hermano barateiro pra gente deitar e rolar...

[]s Hiluxminados

_portela
17/11/2005, 22:38
Obrigado, pô, você descobriu maió mocó, valeu!

:lol: :lol: :lol: :lol:

[]s

alkaeda
17/11/2005, 23:45
pessoal o meu pc é em casa e o endereço do rimar está no trabalho, manhana temprano passo para vocês, o cara tem loja no brasil e no uruguai, é uma cidade gêmea, então o tramite é telefonar para um número brasileiro e ver se têm o desejado, fazer o depósito e esperar a entrega.

Luiz Antonio
18/11/2005, 00:08
Opa....
To nessa amigo . :concordo:

alkaeda
18/11/2005, 20:23
O nome da autopeças é Rimar autopeças no Brasil e Rimar repuestos no Uruguai, o telefone é o seguinte 0XX 55 3242 6159 ou 3242 5328, Santana do Livramento-RS.

J.Carlos
21/11/2006, 13:50
Dero,

Só para ilustrar este é o caso dos Defenders e a Land Rover recomenda não apenas que seja a base de etilenoglicol, mas principalmente, que contenha inibidores de corrosão orgânicos.

É um pequeno detalhe, que muitas vezes não é claro nas embalagens de aditivos e que faz toda a diferença.

A venda no Brasil conheço apenas 3 que atendem à esta especificação:

:arrow: CASTROL MAXCOOL SUPER;
:arrow: HAVOLINE XLC e
:arrow: ELF COOLELF.

[]s aditivados
_______________________________________________

COMPLEMENTANDO:

Para ajudar os colegas toyoteiros a fugir da exploração, relato que adquiri hoje quatro lts de fluído para radiador da BR, a base de etilenoglicol pagando R$ 12,00 o litro, em uma firma distribuidora de lubrificantes. O líquido é na cor verde, o mesmo da Esso que é bastante indicado para as toyota hilux, entretanto o da Esso não consegui encontrar.
Fica registrada a dica. Após a troca, incluíndo mais cerca de 5 lts. de água, parece que até a própria aceleração do veículo ficou mas "macia" eh,eh,eh...

Henriquemix
18/09/2013, 00:51
_______________________________________________

COMPLEMENTANDO:

Para ajudar os colegas toyoteiros a fugir da exploração, relato que adquiri hoje quatro lts de fluído para radiador da BR, a base de etilenoglicol pagando R$ 12,00 o litro, em uma firma distribuidora de lubrificantes. O líquido é na cor verde, o mesmo da Esso que é bastante indicado para as toyota hilux, entretanto o da Esso não consegui encontrar.
Fica registrada a dica. Após a troca, incluíndo mais cerca de 5 lts. de água, parece que até a própria aceleração do veículo ficou mas "macia" eh,eh,eh...


Olá amigos...sou fã das Toyotas....tenho atualmente uma Sportage diesel....a as Sportages sempre tem problemas de aquecimento, então fiz algumas pesquisas e achei esse teste de fluídos....dêem uma olhada, tenho certeza que será interessante a todos
abracos a todos !!!

segue um teste do INMETRO sobre alguns aditivos ... :pensativo:

http://xa.yimg.com/kq/groups/2000712...radiadores.pdf (http://xa.yimg.com/kq/groups/20007123/82073014/name/aditivo_radiadores.pdf)

HERICK
18/09/2013, 05:53
Olá amigos...sou fã das Toyotas....tenho atualmente uma Sportage diesel....a as Sportages sempre tem problemas de aquecimento, então fiz algumas pesquisas e achei esse teste de fluídos....dêem uma olhada, tenho certeza que será interessante a todos
abracos a todos !!!

segue um teste do INMETRO sobre alguns aditivos ... :pensativo:

http://xa.yimg.com/kq/groups/2000712...radiadores.pdf (http://xa.yimg.com/kq/groups/20007123/82073014/name/aditivo_radiadores.pdf)

Já tinha visto esses testes do Inmetro, mas o aditivo que uso não está nessa lista que é o da MWM específico para o meu motor, estou satisfeito!

uvantuil
18/09/2013, 08:07
Não sei se é o fato, mas tem o detalhe se a agua usada para misturar o aditivo do radiador, for agua clorada, agua tratada da rede normal de abastecimento, o fluor e o cloro contidos nela são VENENOS para bombas e componentes que tem contato com essa água, chegando a incrustação, corrosão até no bloco do motor. Portanto lembrem que o problema além do dito aditivo por estar na agua que recebe o aditivo

dorderf
18/09/2013, 08:11
Não sei se é o fato, mas tem o detalhe se a agua usada para misturar o aditivo do radiador, for agua clorada, agua tratada da rede normal de abastecimento, o fluor e o cloro contidos nela são VENENOS para bombas e componentes que tem contato com essa água, chegando a incrustação, corrosão até no bloco do motor. Portanto lembrem que o problema além do dito aditivo por estar na agua que recebe o aditivo

É loucura colocar água que não seja destilada. A não ser numa emergência, que ai vale até água de rio!

guilhermeabreu
18/09/2013, 09:17
A minha ex SW4 93 com 223.000km tive que fazer o motor e aquela placa da frente do motor que compoe a bomba d'água estava toda corroída , tive que trocar por outra nova .

Imagino como é que estes motores rodam 500.000km a 1.000.000km tenho relatos disto , como que não deve estar esta peça . E olha que uso aditivo correto .

dorderf
18/09/2013, 09:43
Acho que a cada 100 k km vale a pena trocar a bomba d'água e analisar a bomba de óleo. Não são caros os originais e são de extrema importância.

Freitag
18/09/2013, 20:21
A minha tá com 200.000 desmontei para trocar as correias e tudo impecável, sem oxidação, folgas ou vazamentos. Uso 60% aditivo e 40% água. Sou adepto a água desmineralizada mas ultimamente tenho utilizado normal da torneira. Tem um amigo que fez um curso e o cara provou para eles que essa parada de água da torneira e destilada é besteira. Ele mostrou na prática e constatou que não tem diferença. Como não estava presente nada posso afirmar;. Falou que tem videos acerca do assunto também. Um amigo engenheiro diz que a questão da água da torneira é a precipitação de sais no radiador o que acaba entupindo ao longo dos anos, mas ele é extremamente metódico. O meu carro utiliza da torneira pois quando comprei não encontrei desmineralizada. Próxima troca vou colocar os 9,2 litros de paraflu pronto para uso, visto que já vem misturado com água própria se é que eles não utilizam da torneira também.

dorderf
19/09/2013, 09:08
Freitag, interessante essas história da água, mas que os sais minerais presentes em águas não desmineralizadas fazem mal com o tempo, acho que que fazem sim. Eles se acumulam no sistema.

F. Oliveira
19/09/2013, 09:39
avatar massa, Freitag!

Freitag
19/09/2013, 10:05
Freitag, interessante essas história da água, mas que os sais minerais presentes em águas não desmineralizadas fazem mal com o tempo, acho que que fazem sim. Eles se acumulam no sistema.

Amigo tem um ditado que utilizo sempre: é melhor errar para mais do que para menos, ou seja, quando fizer a troca novamente vou fazer cf. manda o figurino. Só que no caso vão ser 9,2 litros de paraflu pronto para o uso.

Freitag
19/09/2013, 10:05
avatar massa, Freitag!

Obrigado amigo, foi um passeio que fizemos aqui no fim de semana e minha digníssima tirou essa foto.