Ver Versão Completa : Disco II TD5 câmbio automático zf4hp22
Olá, sou novo aqui, acabei de comprar minha primeira Disco2, mais já ciente de um problema no seu câmbio automático, que não deixou eu nem fazer um diagnostico com um especialista, e me deixou na mão, quebrou a planetária da mesma.. Alguém possui uma planetária para venda, ou uma indicação onde possa comprar uma, e se tem diferença par o V8 eo TD5 para poder realizar o desejo de dirigir uma Disco, uma vez que a minha só rodou uns 100KM, mesmo assim estou muito contente pos o pouco que dirigi, o carro é fantástico. :dance:esde já agradeço.
Evand®ofm
28/08/2013, 17:29
Olá, sou novo aqui, acabei de comprar minha primeira Disco2, mais já ciente de um problema no seu câmbio automático, que não deixou eu nem fazer um diagnostico com um especialista, e me deixou na mão, quebrou a planetária da mesma.. Alguém possui uma planetária para venda, ou uma indicação onde possa comprar uma, e se tem diferença par o V8 eo TD5 para poder realizar o desejo de dirigir uma Disco, uma vez que a minha só rodou uns 100KM, mesmo assim estou muito contente pos o pouco que dirigi, o carro é fantástico. :dance:esde já agradeço.
amigo, lembrando que é a mesma caixa do opala... fica mais facil de encontrar, estou dando uma garimpada aqui pra vc...
Evand®ofm
28/08/2013, 17:33
da uma olhada ai nesse pdf e diz qual peça é...
https://www.automaticchoice.com/Catalogue/zf4hp22.pdf
Evand®ofm
28/08/2013, 17:38
olha ai...
Cambio Automatico Opala ,zf - R$ 1.200,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-497266497-cambio-automatico-opala-zf-_JM)
Pois, eh ate arrumei uma planetária da V8 mais as estrias que acoplam a reduzida eram mais estreitas, dai estou com dificuldades de arrumar uma, pois a minha as estrias são mais largas, acredito por ser motor a diesel.
Evand®ofm
28/08/2013, 17:54
Pois, eh ate arrumei uma planetária da V8 mais as estrias que acoplam a reduzida eram mais estreitas, dai estou com dificuldades de arrumar uma, pois a minha as estrias são mais largas, acredito por ser motor a diesel.
quantos dentes ela tem?
olá amigo, infelizmente não contei, só a peça que arrumei o mecânico comparou e viu que as estrias eram mais finas,comprei de um ferro velho e o vendedor informou que era da V8, vou estar com o mecânico no sábado dai pego e conto, pois estou trabalhando e a oficina fica distante, pois moro no interior do RJ, desde ja agradeço e te informo aqui no forum no sábado.ok
Wilsonbelem
28/08/2013, 20:29
EBAAAAAAAA....!!! Mais um pra família de doidos.. Seja bem vindo Du!! Cara não esquenta que isso não e nada.. Rapido tu acha a peca e a viatura vai te dar muitas felicidades.. Chegando em casa vou ver se caço alguma coisa pra ver se acho a referencia. Parabéns pelo carro.. E posta logo as fotos..
Pessoal, a caixa da Disco 2 não é 4HP22, está é da Disco 1, totalmente mecânica. A caixa da Disco 2 é a 4HP22EH ou 4HP24EH e tem componentes eletrônicos. Não sei se é possível usar a 4HP22 na Disco 2.
Abs
Sergio
Wilsonbelem
29/08/2013, 22:14
Pessoal, a caixa da Disco 2 não é 4HP22, está é da Disco 1, totalmente mecânica. A caixa da Disco 2 é a 4HP22EH ou 4HP24EH e tem componentes eletrônicos. Não sei se é possível usar a 4HP22 na Disco 2.
Abs
Sergiosim..sim.. A minha e 4hp22eh
Obrigado amigo, ela tem vários solenoides no corpo de válvulas, é isso? Pois a plaqueta que esta nela esta meia apagada e só da para identificar o ZF4HP22, esta sua indicação teria as letras (EH) depois do número (22)? Deve ser por isso que a peça que eu consegui as estrias são diferentes?:?:
Obrigado Wilson bela recepção, agradeço também o empenho para solucionar meu "probleminha":parede: espero resolver o mais breve, pois como descrevi antes dirigir este carro foi amor a primeira acelerada, e ainda não esperimentei os recursos de fora de estrada, assim que estiver andando postarei varias fotos, pois onde moro no interior do RJ exintem trilhas bem legais.!!! um abraço!!!:brinde:
Wilsonbelem
31/08/2013, 17:56
E ai DU, já conseguiu ver alguma coisa? Como esta a caixa? Não consegui ainda nada, mas continuar tentando. Qual é o ano da sua disco, Tem condições de você tirar uma foto das duas peças? a sua e a comprada?
ToribioMalagodi
02/09/2013, 14:08
Também para aproveitar a postagem para as pessoas que querem saber se a transmissão está ok, como saber? Só abrindo? Entrar na faca? Ai ai
Olá evrandrofm, passei no mec. no fim de semana como informei e a peça tem 25 dentes.
Wilsonbelem
03/09/2013, 21:04
Du, você consegue identificar a peca aqui nesse microcat?
Discovery Series II 1998-2004 / ??????? ??????? / ZF-4 Speed-Automatic / (http://lrcat.com/33/3/8586)
Vai pro fim da pagina que já selecionei os sublinks apenas da ZF
Olá wilson, não consegui abrir seu link, mais no catalogo que o evandro postou e o item da letra G, o overdrive sendo que é do cambio ZF4HP22EH, com 25 dentes, ainda estou na luta para conseguir esta peça, desde já agradeço pela força, e desculpe não responder de imediato, é que tenho apagado cedo:zzz:. um grande abraço!!!!:rally:
portuga4x4
05/09/2013, 00:46
Boa noite Du, entre em contato com o pessoal da Landscape Classic(COMERCIAL@LANDSCAPEOFFROAD.COM.BR) eles são representantes da Bearmach em Curitiba mas já foram, ou ainda são, concessionária aí no Rio, têm muito conhecimento e contatos que podem ajudar na busca pela peça. Á uns meses atrás estavam vendendo uma caixa de velocidades nova para o Discovery 2 por R$5,000.
Wilsonbelem
05/09/2013, 03:42
Du, ve se de repente não e mais negocio comprar uma usada em bom estado.. Troca o óleo e filtro e pronto.. Se essa planetária estava ruin, tem que pensar no resto.
tem uns aqui no forum mesmo vendendo essa caixa barata.. Acho que vale a pena conferir.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/compram-se-pecas-e-acessorios/126079-cambio-zf4hp22-opala.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/compram-se-pecas-e-acessorios/123531-cambio-auto-zf4hp22-de-opala-6-cil-completo.html
luiz ccosta
05/09/2013, 07:59
Du, voce é de Casimiro correto ? voce está perto de varios desmanches em itaborai esse pessoal compra varias lands em leiloes aqui no rio de uma procurada por lá.
Obrigado amigo Portuga4x4, vou fazer contato amanhã cedo, ver se consigo o OVERDRIVE, ou a caixa completa (mais dindin!!),:parede: fazer o que se a vontade de pilotar essa máquina é maior.!!! KKKK :rally: um abraço!!!
Olá wilson, meu cambio esta todo ok internamente, (de acordo com o mecânico), só mesmo o OVERDRIVE quebrado, dai Já revisei conversor de Torque na Zenite em SP, comprei um KIT Master, para por os discos novinhos, filtro novo, uma vez já aberta é melhor garantir!!! :semideia. Espero encontrar caso contrario terei que comprar um outro câmbio, mais tenho dúvidas, se o 4HP22 acopla perfeitamente na reduzida, uma vez que o meu é 4HP22EH, mais vou continuar minha busca, agradeço o empenho, um grande abraço!
Olá luiz, agradeço a ajuda, mais já rodei estes em ITABORAÍ e só achei cambio mecânico, não gostaria de mudar pois se é automática quero que permaneça assim, vou continuar tentando, um grande abraço.!!!
Olá, estou as voltas, depois de longo tempo sem poder mexer na disco enviei a mesma com problema antes citado para Juiz de Fora, lá o mecânico fez todos os reparos no câmbio necessários e estamos com o seguinte problema: 1. Ligo o carro normalmente, o carro tem aceleração normal, quando se engata a marcha o acelerador entra em neutro, não se consegue acelerar para o carro sair, mais depois de algum tempo ele pega aceleração e depois sai e as marchas vão trocando normalmente, alguém já passou por isso que possa me auxiliar. Desde já agradeço
Wilsonbelem
05/08/2014, 19:38
Olá, estou as voltas, depois de longo tempo sem poder mexer na disco enviei a mesma com problema antes citado para Juiz de Fora, lá o mecânico fez todos os reparos no câmbio necessários e estamos com o seguinte problema: 1. Ligo o carro normalmente, o carro tem aceleração normal, quando se engata a marcha o acelerador entra em neutro, não se consegue acelerar para o carro sair, mais depois de algum tempo ele pega aceleração e depois sai e as marchas vão trocando normalmente, alguém já passou por isso que possa me auxiliar. Desde já agradeço
Du, não tem niguem com nanocom ai perto não? Na certa isso tem algum código que o scanner vai acusar fácil.
473288
Olá Wilson, não tenho conhecimento de alguém com scanner perto onde moro, estou buscando a viatura em Juíz de Fora, mais moro no interior do RJ. Assim que voltar tentarei ver se alguém me dá uma luz, desde já agradeço.
Du, a Disco II que tive uma vez teve um problema semelhante. Eu engatava marcha, no painel aparecia o D de drive mas o carro nao andava. Depois de algumas tentativas funcionava. Era somente uma peça mal encaixada entre a alavanca e o cambio, embaixo do carro. Tanto minha Disco I quanto a II levei para manutenção na Cambio Técnico. Oficina bem simples e muito honesta.Rua Margarida, 153 - Cep: 01154-030 - Barra Funda - S. Paulo - SP | Telefones: (11)3826-2444 | Fax: 3667-3082
Beto Priolli
07/08/2014, 15:22
Andamos atropelando outro tópico no assunto CX .Andei fazendo uma pesquisa no óleo da minha CX e talvez este seja o lugar certo para postar.Retirei um pouco para análize conforme li no tópico "conhecendo o fluído para transmisões automáticas(ATF) e tirei uma foto comparando com um novo da Texaco.Da para observar o resultado de muitos km sem troca.O bom é que esta somente com a cor ruim,filtrei num filtro de papel e não achei nada estranho.O cheiro esta igual ao novo e aparentemente a viscosidade não esta muito comprometida.Vou completar o nível e comprar filtro e junta para fazer as trocas sempre tirando amostras pra tentar ver se pela cor da para ter uma idéia de quanto foi trocado.
Beto Priolli
07/08/2014, 15:23
473460Esqueci de mandar a foto.
Wilsonbelem
07/08/2014, 20:09
Boa beto.. O fluido que vai usar e o dextron III ne?
Beto Priolli
08/08/2014, 08:56
Boa beto.. O fluido que vai usar e o dextron III ne?
Wilson,me desculpe mas respondi para você no outro tópico mas vamos registrar aqui : usei o Texamatic 7045 DEXRON lll G e foi 1 litro e não deu nivel.Hoje vou colocar mais até transbordar.As marchas continuam com trocas suaves.Liguei o Nanocom e fui medindo temperatura (acho que do óleo da CX)e não passou de 54C.Agora é torcer para que esta falta de óleo não tenha prejudicado nada.
ToribioMalagodi
09/08/2014, 20:23
Ai vai a batata quente... Falei com um especialista de transmissão e ele sugeriu para começarmos a usar dexron 6.... :shock:
Ele falou que as especificações são as mesmas, mas a dexron 6 comporta melhor com temperatura mais alta e forma menos bolhas... Queima menos... Mais indicado para nosso clima... Que acham?
Beto Priolli
09/08/2014, 21:53
Ai vai a batata quente... Falei com um especialista de transmissão e ele sugeriu para começarmos a usar dexron 6.... :shock:
Ele falou que as especificações são as mesmas, mas a dexron 6 comporta melhor com temperatura mais alta e forma menos bolhas... Queima menos... Mais indicado para nosso clima... Que acham?
Toribio,hoje acabei de completar e usei mais um litro e sinceramente não sei como a Cx ainda esta viva.Li alguns artigos da classificação (evolução ) do Dexron .No nosso manual fala em DllE e já utilizei o lllG .nos artigos os especialistas falavam que ainda não tinham informações suficientes do lV e do V acho que ainda não existia o Vl.Pelo que posso concluir estão cada vez mais colocando coisas nos óleos para que eles durem para sempre mas não podemos esquecer como disse o Clemente que existe um filtro e se ele entupir ferrou . Acho que o primeiro passo é estabelecer um programa de troca depois que tudo estiver estabilizado vamos evoluindo no óleo.Abçs.
Evand®ofm
10/08/2014, 01:25
tá mas e o que diz a especificaçao do fabricante? ZF
estou vendo se acho uma lista de recomendaçao direto da ZF
achei uma lista da bmw, a bm recomenda Dexrom III
http://www.kneb.net/bmw/E46/Auto%20trans%20fluid%20chart.pdf
Ai vai a batata quente... Falei com um especialista de transmissão e ele sugeriu para começarmos a usar dexron 6.... :shock:
Ele falou que as especificações são as mesmas, mas a dexron 6 comporta melhor com temperatura mais alta e forma menos bolhas... Queima menos... Mais indicado para nosso clima... Que acham?
Evand®ofm
10/08/2014, 01:43
ae, achei a listinha da ZF...
http://www.zf.com/media/media/document/corporate_2/downloads_1/usa/ZF_Remanufactured_Transmissions.pdf
Land Rover
Discovery
V8 4.0L
4-Speed
TGD101360
TGD101360R
4HP22
1043 010 765
4168 028 354
J61
Dexron III
http://www.zf.com/media/media/document/corporate_2/downloads_1/usa/passenger_cars/4HP24_22.pdf
ToribioMalagodi
11/08/2014, 08:43
Sim, só que essa listá pode ser sido feita há 10 anos e manteve até agora.... Quando tem atualizações dos produtos... O dexron 6 nao existia na epoca hehe....
Evand®ofm
11/08/2014, 09:01
Documento atualizado em Jan/2013
está la na ultima pagina... kkkk
Sim, só que essa listá pode ser sido feita há 10 anos e manteve até agora.... Quando tem atualizações dos produtos... O dexron 6 nao existia na epoca hehe....
Beto Priolli
11/08/2014, 10:58
Ai vai a batata quente... Falei com um especialista de transmissão e ele sugeriu para começarmos a usar dexron 6.... :shock:
Ele falou que as especificações são as mesmas, mas a dexron 6 comporta melhor com temperatura mais alta e forma menos bolhas... Queima menos... Mais indicado para nosso clima... Que acham?
Toribio,resolveu os trancos da sua?Completei o óleo e acabei colocando 2L, no começo tudo maravilha,chegando em S.P.começaram os trancos quando reduzia de quarta p/primeira.Chegando em casa resolvi rever os procedimentos e qdo abri o Bujão tirei um copo de óleo (carro ligado e motor quente com repasse em todas as marchas).Ficou bom de novo ou até melhor,agora só consigo percber que trocou de marcha no rpm.Próxima etapa é trocar filtro e mais óleo.Abçs.
ToribioMalagodi
11/08/2014, 12:06
Toribio,resolveu os trancos da sua?Completei o óleo e acabei colocando 2L, no começo tudo maravilha,chegando em S.P.começaram os trancos quando reduzia de quarta p/primeira.Chegando em casa resolvi rever os procedimentos e qdo abri o Bujão tirei um copo de óleo (carro ligado e motor quente com repasse em todas as marchas).Ficou bom de novo ou até melhor,agora só consigo percber que trocou de marcha no rpm.Próxima etapa é trocar filtro e mais óleo.Abçs.
Vou ter q refazer a transmissao, estou comprando discos novos para a reforma... Os trancos estão fortes, nao tem jeito.... Já completei oleo varias vezes e tal, nao muda muito... Vamos ver de agora em diante...
Beto Priolli
11/08/2014, 14:59
Toribio,onde você esta fazendo este serviço?Não entendo nada de cambio mas problemas nos discos não fariam apenas ele patinar?Nos cambios eletrônicos quem libera óleo para as mudanças acho que são as solenóides e se alguma estiver com problema vai dar tranco.No meu caso acho que era nível alto de óleo.Se você puder explica melhor o que ocorria no seu e a solução que te passaram.Abçs.
ToribioMalagodi
11/08/2014, 15:18
Toribio,onde você esta fazendo este serviço?Não entendo nada de cambio mas problemas nos discos não fariam apenas ele patinar?Nos cambios eletrônicos quem libera óleo para as mudanças acho que são as solenóides e se alguma estiver com problema vai dar tranco.No meu caso acho que era nível alto de óleo.Se você puder explica melhor o que ocorria no seu e a solução que te passaram.Abçs.
Foi assim q passaram, os meus estão com trancos extremos, a troca de 1 para 2 e 2 para 3 tinham coice, as trocas para baixo fazem barulhos... Quando piso fundo, as vezes a rotaçao maxima fica na indecisao se troca de marcha ou nao.. assim o ponteiro fica mexendo e o carro parece q esta afogando.... ai solto um pouquinho o acelerador e troca a marcha....
Perguntei para o cara pois sabia q patinava, ele falou que se fosse solenoide os problemas iam ser as trocas irregulares, nao estao irregulares, estao trocando de acordo c a velocidade e tal...
essa semana vou la ver o nivel ver se resolve... Ainda nao decidi se vou refazer, vou deixa p semana q vem pq o carro ta andando bem, so a tranamissao que enche...
Evand®ofm
11/08/2014, 17:41
Priolli, veja também seu oleo da caixa de tranferencia...
fiz hoje a troca do meu...
segue link pra ajudar pelo menos nas imagens...
www.discovery2.co.uk / Transfer Box Oil change (http://www.discovery2.co.uk/transferbox_oil.html)
Toribio,onde você esta fazendo este serviço?Não entendo nada de cambio mas problemas nos discos não fariam apenas ele patinar?Nos cambios eletrônicos quem libera óleo para as mudanças acho que são as solenóides e se alguma estiver com problema vai dar tranco.No meu caso acho que era nível alto de óleo.Se você puder explica melhor o que ocorria no seu e a solução que te passaram.Abçs.
Beto Priolli
11/08/2014, 21:03
Priolli, veja também seu oleo da caixa de tranferencia...
fiz hoje a troca do meu...
segue link pra ajudar pelo menos nas imagens...
www.discovery2.co.uk / Transfer Box Oil change (http://www.discovery2.co.uk/transferbox_oil.html)
Evandro,logo que comprei a minha descobri que chorava óleo(acho que é pelas juntas),e verificando o nível descobri que ele estava muito baixo.Troquei tudo.O bicho tava preto só que não tinha nada no imã.Quando completei descobri que faltava quase 1 litro e a CX não foi pro saco por milagre(depois falam que este carro é fraco).Agora olho duas vezes por mês até ter coragem para mexer nela. Abçs.
Evand®ofm
11/08/2014, 23:24
nem me fale isso deixa o cara paranoico, eu perdi a turbina por descuidar do filtro de ar...
olho quase toda semana agora...
Evandro,logo que comprei a minha descobri que chorava óleo(acho que é pelas juntas),e verificando o nível descobri que ele estava muito baixo.Troquei tudo.O bicho tava preto só que não tinha nada no imã.Quando completei descobri que faltava quase 1 litro e a CX não foi pro saco por milagre(depois falam que este carro é fraco).Agora olho duas vezes por mês até ter coragem para mexer nela. Abçs.
Beto Priolli
12/08/2014, 09:29
nem me fale isso deixa o cara paranoico, eu perdi a turbina por descuidar do filtro de ar...
olho quase toda semana agora...
Meu carro com 1 mês perdi a turbina.No filtro de ar tinha uma boa parte de um passarinho,acho que era a asa e o rabo o resto não sei.O problema é que tudo passa pelo MAF(?).
Beto Priolli
14/08/2014, 14:51
Só para constar,andei dando umas fuçadas e descobri(acho)os valores de temp. para o óleo da CX (ZF4HP22EH):temp.mínima=150F(+/-65C),temp. operacional de 175F(80C ) a 200F(94C) e temp.max. admissível=275F(135C).300F(150C) danos na CX ,oxidação do óleo ...,agora preciso descobrir no Nanocom onde ver isto.Abçs.
titanium
04/02/2016, 20:23
Re-publicando uma postagem feita em outro tópico.... para facilitar futuras buscas....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por Mano wel http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/151010-reanimando-o-grupo-land-rover-discovery-2-a-2.html#post2348442)
Pessoal, sou novo por aqui, adquiri um discovery 2, já com expectativa de problema na caixa de transferência, só não esperava ser tão rápido. No sábado fiz uma viagem de São José dos Campos SP para o Rio, e voltei tranquilo.
No último domingo andei cerca de 200 km, 3 horas de viagem, na volta a luz de temperatura do óleo da caixa acendeu, parei o carro, aguardei esfriar andei o restante, 30 km. Agora o carro patina muito e a luz acende logo no inicio. Confesso que estou bem aborrecido, muito aborrecido comigo mesmo. Perdi o carro ou tem esperança?
É possível retificar com qualidade e passar a ter confiança no carro?
"Mano wel", seja bem vindo ao fórum!
Não se desespere!!!
Essa caixa a que você se refere Não é a caixa de Transferência.... mas sim o câmbio automático...
Estou fazendo essa pequena observação por que caixa de transferência significa a caixa que vai acoplada na saída do câmbio que faz o 4x4 funcionar. É nessa caixa de transferência que os cardãns estão ligados.
Bom, mas vamos ao câmbio.
O câmbio da D2 automática é um câmbio alemão, da ZF.
O código dele é o ZF4HP22. Nas versões americanas (que foram para os EUA) saíram câmbios zf4hp24, mas não precisa se preocupar com isso... o seu com quase absoluta certeza é o zh4hp22.
Bom, esse tal 4hp22 é praticamente o mesmo câmbio do opala.
Explico: um dos câmbios utilizados em opala automático foi o 4hp22... só não é exatamente igual por que tem algumas diferenças externas entre o câmbio aplicado na LR e o mesmo câmbio aplicado no Opala. Mas os componentes internos são QUASE todos os mesmos....
O kit de reparo é o mesmo!! Os discos, a bomba, as juntas, etc são todas as mesmas...
O que provavelmente irá mudar são as solenóides e os itens externos, como já ffalei.
Esse câmbio também saiu nas Range Rovers código p38... também saiu em BMW e em diversos outros carros
Veja tabela completa aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/ZF_4HP22_transmission (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fen.wikipedia.org%2Fwiki%2F ZF_4HP22_transmission)
E clicando nesses dois links você tem acesso ao manual técnico / manual de oficina completo do câmbio zf4hp22:
https://drive.google.com/open?id=0B6...mlzZ2g3bFcxMVE (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fdrive.google.com%2Fopen%3F id%3D0B6UJQEcVdwwhZmlzZ2g3bFcxMVE)
https://www.automaticchoice.com/Catalogue/zf4hp22.pdf
Nesse outro link você tem acesso a um manual de como revisar o Corpo de Valvulas do câmbio.
https://fullmachines.com/c/jjunior/l...po-de-valvulas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Ffullmachines.com%2Fc%2Fjju nior%2Fland-rover-discovery-2%2Frevisao-corpo-de-valvulas)
E como esse assunto foi discutido em um tópico próprio, você pode postar mais detalhes da sua empreitada de recuperação do câmbio aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/la...o-zf4hp22.html (Disco II TD5 câmbio automático zf4hp22) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/126949-disco-ii-td5-cambio-automatico-zf4hp22.html)
Por fim, devo dizer que vale a pena você procurar um bom profissional para fazer esse serviço.
Bom não significa CARO.
O câmbio não é bicho de sete cabeças... e é o mesmo de discoverys 2 com motor v8 automática. então se você encontrar uma v8 batida com baixa KM, talvez compense pegar o câmbio e instalar na sua.
LEMBRE-SE que esse câmbio merece um óleo sintetico DENTRO da especificação, ou seja, DEXRON III ou superior.
Se botar óleo mineral, terá que trocar a cada 40 mil km.
Se colocar sintético, a cada 80 mi km.
Como o procedimento de troca de óleo é trabalhoso, recomendo o sintetico.
evandro_fm
05/02/2016, 09:58
521969521970
aproveitando o topico...
Mano wel
22/02/2016, 17:07
Peguei a Disco na oficina, na quinta-feira, dia 18. O mecânico havia verificado as solenoides mas o problema persistia, luz acendendo e câmbio patinando um pouco. Abriu, trocou o óleo do cambio, limpou o filtro (não tinha filtro pra trocar), testou o carro e o desempenho e a leitura foram bons. Marcamos pra rodar uns quinze dias e trocar de novo, aí o óleo e o filtro.
Viajei com o carro pra minas, foi bem. Na serra de Passa Quatro, uma fila medonha, tudo parado, no final da subida a luz deu uma piscada. Após virar a serra e começar a descer, como o transito estava pesada, desceu suave e a luz não acendeu mais. Na estrada de terra subiu sem acender e subiu bem.
Na volta, veio tranquila, deu uma piscada próximo a São José dos Campos, estou achando que ainda não acertei a forma de conduzir.
Mencionei também alguns vazamentos, na dianteira, mas isso olharemos essa semana. o carro vai bem. Preciso me aperfeiçoar.
Após a segunda troca do óleo do câmbio posto os resultados. O carro é uma delícia.
Abraços, obrigado.
titanium
22/02/2016, 19:55
Peguei a Disco na oficina, na quinta-feira, dia 18. O mecânico havia verificado as solenoides mas o problema persistia, luz acendendo e câmbio patinando um pouco. Abriu, trocou o óleo do cambio, limpou o filtro (não tinha filtro pra trocar), testou o carro e o desempenho e a leitura foram bons. Marcamos pra rodar uns quinze dias e trocar de novo, aí o óleo e o filtro.
Viajei com o carro pra minas, foi bem. Na serra de Passa Quatro, uma fila medonha, tudo parado, no final da subida a luz deu uma piscada. Após virar a serra e começar a descer, como o transito estava pesada, desceu suave e a luz não acendeu mais. Na estrada de terra subiu sem acender e subiu bem.
Na volta, veio tranquila, deu uma piscada próximo a São José dos Campos, estou achando que ainda não acertei a forma de conduzir.
Mencionei também alguns vazamentos, na dianteira, mas isso olharemos essa semana. o carro vai bem. Preciso me aperfeiçoar.
Após a segunda troca do óleo do câmbio posto os resultados. O carro é uma delícia.
Abraços, obrigado.
Mano wel, muito bom ver que você retornou para dar seu relato.
É isso que enriquece o fórum!
E muito bom que o carro foi e voltou apenas com o "óleo novo"!
tem que trocar novamente mesmo! Pois quando se abre o cárter, apenas parte do óleo sai. mas isso aí seu mecânico já entendeu e daqui alguns dias você vai trocar o restante do óleo e verificar como a bruta vai se sair!
Esse câmbio é um ignorante! Muito bom mesmo!
E a viatura uma delícia! Com certeza vale dar um bom trato e recuperar os detalhes dela!
PS: cria um tópico com os detalhes da sua viatura, na seção FROTA daqui do fórum.
Abraços!
Mano wel, também sou de SJC. Por acaso seu carro é uma D2 cinza que estava no Marquinhos semana passada? Vi e bichinha no elevador trocando óleo do câmbio.
Tenho um Defender e uma D1. Se precisar de algo estamos ai.
abs
Sergio
Mano wel
01/03/2016, 09:46
Sergio,
a minha é verde. A cinza ou Prata é do Marcelo.
Mano wel
01/03/2016, 09:59
Fiz duas viagens, após a troca do óleo do cambio (1ª troca). Na primeira, no fim da serra, a luz de temperatura voltou a piscar mas logo apagou e na volta piscou uma vez. Na segunda viagem, última sexta-feira 26/02, a luz de temperatura do oleo do cambio voltou a acender, dessa vez não apagou, faltava cerca de 12 km pra chegar em Passa Quatro. Terminei a descida e esperei parado por duas hora na cidade, tempo da vistoria.
Mesmo parada a luz continuou acesa, liguei o carro, iniciei a saída ela começou a piscar. Resolvi entrar na estrada ela apagou e piscava vez ou outra. Chegando próximo a São José dos Campos, a luz voltou a acender. No sábado pela manha, achei uma oficina aberta e pedi deixei lá pra ver o sensor e pedi pra trocar o óleo novamente. Ontem ele informou que percebeu material no imã e limalhas no óleo. Como eu havia tirado na primeira troca cerca de 7 litros, o resíduo poderia ser ainda o que estava lá antes.
O que me intriga é a elevação de temperatura na subida da serra. O Cambio pode mesmo estar desgastado e provocando o aquecimento? (nesse caso, estou pensando em trocar o cambio).
OU é um erro na condução?
o que acham?
Sergio,
a minha é verde. A cinza ou Prata é do Marcelo.
Será que errei a cor?
A do Marcelo eu conheço, é prata.
Bom talvez compense você procurar um especialista em câmbio antes de optar por trocar.
abs
Sergio
titanium
02/03/2016, 12:38
Fiz duas viagens, após a troca do óleo do cambio (1ª troca). Na primeira, no fim da serra, a luz de temperatura voltou a piscar mas logo apagou e na volta piscou uma vez. Na segunda viagem, última sexta-feira 26/02, a luz de temperatura do oleo do cambio voltou a acender, dessa vez não apagou, faltava cerca de 12 km pra chegar em Passa Quatro. Terminei a descida e esperei parado por duas hora na cidade, tempo da vistoria.
Mesmo parada a luz continuou acesa, liguei o carro, iniciei a saída ela começou a piscar. Resolvi entrar na estrada ela apagou e piscava vez ou outra. Chegando próximo a São José dos Campos, a luz voltou a acender. No sábado pela manha, achei uma oficina aberta e pedi deixei lá pra ver o sensor e pedi pra trocar o óleo novamente. Ontem ele informou que percebeu material no imã e limalhas no óleo. Como eu havia tirado na primeira troca cerca de 7 litros, o resíduo poderia ser ainda o que estava lá antes.
O que me intriga é a elevação de temperatura na subida da serra. O Cambio pode mesmo estar desgastado e provocando o aquecimento? (nesse caso, estou pensando em trocar o cambio).
OU é um erro na condução?
o que acham?
Olá Mano wel!
Meu caro, pelo que percebi, você ainda não abriu o câmbio para dar nenhuma manutenção mais aprofundada né!?
Bom, você trocou o sensor de temperatura (que fica instalado no cooler do óleo do câmbio, embaixo do intercooler)???
Seria bom trocar esse sensor de temperatura... digo isso por que você tem relatado um comportamento meio instável até mesmo do sensor... veja que se o carro fica parado por algumas horas a temperatura do óleo TEM QUE BAIXAR...
Abraços
Mano wel
29/03/2016, 15:17
Atualizando informações da viatura sobre o problema de acendimento da luz indicativa de temperatura do cambio da D2.
Feitas duas trocas de óleo, a luz acendeu de novo na subida da serra, como postado em 1 de março, mas as mudanças automáticas ocorriam no tempo certo. A luz ficava acesa também pela manhã, levando a conclusão que não era temperatura, embora havia a hipótese de aquecimento da caixa de cambio por transferência de calor da caixa de tração, que porventura estivesse com nível baixo de óleo. O sensor foi verificado e não havia avarias. Foi encontrado no chicote, um fio desencapado encostando na carcaça, foi isolado e reposicionado. Além disso, completou o óleo da caixa de transferência. Com isso a luz não ascendeu mais, já com duas viagens e uso contínuo por 3 semanas.
Apareceu um vazamento no cano de circulação de óleo do motor, estava sem anel e sem junta e identificado vazamento nos retentores da caixa de tração com a de cambio, e na cx tração com o diferencial, além o o ring do pino. Já trocado.
Os vazamento encerrados e carro andando muito bem.
A viagem com ele é nota 10.
obrigado pela contribuição.
titanium
30/03/2016, 07:57
Mano Wel, bom demais que você retornou para relatar o ocorrido.
Veja que verificações simples e baratas colocaram seu carro de volta em operação!
Legal!
A mecânica da Discovery 2 é robusta! Superdimensionada para o carro...
Aí bom que você aproveitou e tirou logo todos os vazamentos... essencial para quem quer viajar tranquilo!
Abraços
titanium
07/06/2016, 20:09
Compartilhando um Guia de Reparo do Corpo de Válvulas do Câmbio ZF 4hp22, utilizado em Discovery 1, Discovery II td5 e v8, utilizado em Range Rover P38, em BMW, em Jaguar e em diversos outros carros (o mais conhecido deles: opala).
ZF 4HP22E Valve Body Rebuild (http://twrite.org/shogunnew/files/jason/4HP22EH_ValveBody/4HP22EH-Valvebody.html)
Também está disponível no Google Drive com manuais: Land Rover (https://drive.google.com/open?id=0ByowCQJyC-KzfktmcXNBMmFFRXBnSnVzZFB6VVkwXzRiMU1ST1VEVnpMTWls YlRLWVlxa0E)
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