Ver Versão Completa : Ajuda: trepidação defender
FabioDefender
28/08/2013, 15:21
Olá pessoal, minha defender está vibrando entre 70-80 km/h em 100 km/h fica normal, o estranho é que só vibra quando piso no acelerador, fora isso fica normal.. já levei para alinhar cardam e rodas, mas nada adiantou, pior que vou fazer uma viagem para Coxim-MT daqui 8 dias e estou com medo de acabar ficando na estrada por conta disso. Alguma sugestão?
Olha a pressão dos pneus e vai testando qual fica melhor de dirigir.. tanto nos dianteiros quanto nos traseiros....
Checa também o amortecedor de direção se esta atuando bem, buchas boas e não esta solto.
Com veiculo parado e rodas no chão de uma forçada nas rodas.. tipo para dar um certo balanço frente para trás e de um lado para outro ... ate sentir a suspensão mexer.... não deve ter folga ou barulho! Se tiver confere lubrificação (graxa), aperto e estado dos rolamentos.
Minha defender 110 vez ou outra apresenta shimmy (trepidação) nos 80-90km/h, quando saio de trilha ou trajeto complicado.... sempre resolve alterando a pressão dos pneus... não me pergunte o porque, mas para sempre.
Um amigo comprou um hydro assit e veio em casa instalar fizemos o trampo muito simples... ficou outro veiculo para guiar e acabou com o shimmy da D110 dele que usa pitman da discovery e não tinha amortecedor. Posso dizer pois testei no piloto e nem sentia mais vibração. Muito forte e eficaz, fico imaginando em um D90 com suspensão erguida e pneuzão gigante deve ser show!
Leandro Lucio
28/08/2013, 18:08
Meu carro tinha o mesmo problema, precisei trocar os rolamentos dos munhões e fazer o balanceamento dos pneus montados no carro (fui a um truck center da DPaschoal que tem o equipamento, pois quem trabalha apenas c/ automóveis não faz este serviço) e o problema foi resolvido.
FabioDefender
29/08/2013, 08:25
Verifiquei tudo e o problema ainda continua, o estranho é que apenas vibra quando o motor faz força, minha 90tinha não tem uma folga sequer, todas as buchas são novas
Fabio, a vibração é na direção (shimmy) ou o jipe vibra??? quando coloquei a suspençao OME com +2" a 90tinha apresentou uma vibração tb que foi amenizada com a troca de uma cruzeta, mas como as cruzetas estão trabalhando em um ângulo diferente por causa das 2 polegadas pode ser esse o motivo da vibração
Abraço, Pedro
fabio, ela trepida quando vc força o motor em baixo rpm em 5° marcha? se for isso acredito ser normal..
FabioDefender
29/08/2013, 14:18
Fabio, a vibração é na direção (shimmy) ou o jipe vibra??? quando coloquei a suspençao OME com +2" a 90tinha apresentou uma vibração tb que foi amenizada com a troca de uma cruzeta, mas como as cruzetas estão trabalhando em um ângulo diferente por causa das 2 polegadas pode ser esse o motivo da vibração
Abraço, Pedro
Petcho, o jipe vibra, engraçado que a vibração começou a pouco tempo, antes não fazia, um mecânico me recomendou olhar o rolamento do eixo piloto, o que vc acha?
FabioDefender
29/08/2013, 14:19
fabio, ela trepida quando vc força o motor em baixo rpm em 5° marcha? se for isso acredito ser normal..
to começando a achar que é coisa da minha cabeça (chifre) ahahaha
Nicoletti
28/03/2020, 09:36
Petcho, o jipe vibra, engraçado que a vibração começou a pouco tempo, antes não fazia, um mecânico me recomendou olhar o rolamento do eixo piloto, o que vc acha?
Fabio,,, qual foi a solução ?
att
Gilbertoitaunas
22/05/2020, 22:40
Minha Defender passou a apresentar uma vibração na direção, tipo shimme, geralmente acima dos oitenta e quando passo em alguma irregularidade na pista, vibra muito. Troquei a bucha do braço extensor dianteiro que estava gasta, mas continua a vibração, uma coisa que reparei é que começou quando troquei os pneus general grabber originais do carro por um jogo do Forza xbr, chinês, em razão de custo. Será que foi coincidência?
-Shimmy é uma vibração descontrolada, perigosa e somente para se diminuir a velocidade.
-Vibração por desbalanceamento ou deformação do pneu é constante, aparece com uma certa velocidade mas não é descontrolada.
Com isto seu caso será shimmy ou desbalanceamento?
paulo.serejo
19/05/2021, 12:55
Gilberto,
Sofri muito com essa vibração no volante, que era muito forte. Descobri que em inglês se chama "death wobble". Há vídeos no youtube que mostram a vibração. Veja este: Death Wobble Land Rover Defender XXXtrem shaking ! - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=XGbCfvN-KWM&t=3s) . Fiz rodízio nos pneus, troquei o amortecedor de direção e o braço pitman e a vibração continuava forte. No final das contas, o problema estava na bucha do braço panhard. Soube que vazamentos na direção hidráulica escorriam para essa bucha, que se deteriora com o óleo. Era exatamente o meu caso. Consertei a caixa de direção, troquei a bucha e o problema desapareceu.
Abraço
Paulo
paulo.serejo
19/05/2021, 14:10
Fábio,
Há uma trepidação específica chamada "death wobble". Há vários vídeos no youtube. No meu caso, revisei os munhões, troquei o braço pitman, fiz rodízio nos pneus, troquei o amortecedor, e nada resolver. Era tão forte que eu quase perdia o controle do carro. No final, o problema estava na bucha do braço panhard, que estragou por causa do vazamento de óleo da caixa de direção, que escorria em cima dela.
Há este tópico no forum, em que acabei de postar lá o vídeo do youtube:
Vibração na direção Defender 110 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/177461-vibracao-na-direcao-defender-110-a.html)