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Ver Versão Completa : Relé do limpador de parabrisa. AJUDA



OliveiraDf
28/08/2013, 13:26
Hoje comprei o relé e não estou sabendo como ligar os 4 pinos. O antigo estava ligado direto. agradeço pela ajuda. Abraço!

Fband
28/08/2013, 14:15
Oliveira, quais são os números escritos ao lado de cada terminal ?

Abs

MRCLGV
28/08/2013, 15:15
Oliveira, você poderia tirar fotos dos dois reles? (com as fotos agente desenrola!)

Marcelo.

OliveiraDf
29/08/2013, 17:30
Rapaziada, descobri que o cara me vendeu o relé errado (relé auxiliar). O que eu quero é um relé que faça o limpador voltar para o lugar quando eu desligar, sem ter que ficar esperando ele chegar no ponto certo.

Alguém tem alguma ideia?

Fband
30/08/2013, 09:35
O papel de voltar o limpador para o lugar certo é no próprio motor. O rele tem a função de temporizar os movimentos do motor..
No motor deve deve se conectar o negativo, o positivo, e mais um positivo pulsante. Quando você manda um pulso para o motor ele irá completar um ciclo... mas tudo isso depende do motor ...
Posta uma foto do motor para nós analisarmos...

Abs

OliveiraDf
30/08/2013, 18:31
Fband, eu comprei este motor a pouco tempo na tração mania, eu olhei e não achei identificação ou número. É exatamente este do site.http://www.tracaomania.com.br/BANDEIRANTE+ELETRICA+MOTOR+LIMPADOR+TOYOTA+(TODOS)-1221.htmObrigado pela ajuda.

OliveiraDf
01/09/2013, 23:21
Pessoal, alguem sabe indicar um relé para o farol? ligai direto na caixa de fusivel, está queimando direto.

Fband
02/09/2013, 13:00
Pessoal, alguem sabe indicar um relé para o farol? ligai direto na caixa de fusivel, está queimando direto.

Relé Duplo Farol Dni 500w Para Lâmpadas Super Branca 100w - R$ 21,75 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-503557625-rele-duplo-farol-dni-500w-para-lmpadas-super-branca-100w-_JM)

Liga o rele direto na bateria, funciona que uma maravilha !

Abs

OliveiraDf
02/09/2013, 13:42
Valeu Fband! Vou tirar uma semana de férias, agora coloco tudo em dia.
Abraço

MRCLGV
17/11/2013, 20:30
Olá OliveiraDf, você conseguiu consertar o motor do para-brisas?

Pois é rapaiz, o meu também queimou, de uma maneira que esturricou tudo pro dentro (só outro novo!) e por acaso eu descobri que os motores para Fusca, Kombi ou qualquer outro VW da vida é o mesmo (talvez tenha que trocar a alavanca que fica no eixo do motor) porque como de praxe, quando você fala em Toyota Bandeirante o preço sobe lá para as cucuias!!!

Emfim, comprei um motor de VW Jetta (bem mais barato e feito na alemanha!) e pretendo instalar com o rele temporizador se por acaso eu conseguir achar uma chave (interruptor) para acionar as duas velocidades e mais a função de temporizar (três posições)... ainda estou pesquisando isto!

Eu estava curioso de saber se voce já terminou a instalação do motor do para-brisas da sua Band, e como ficou o resultado.

Abraço, Marcelo.

OliveiraDf
21/11/2013, 23:08
Fala Marcelo, eu instalei o motor mas não consegui fazer a ligação como é nos carros comuns, se eu não desligar no ponto certo ele fica no meio do vidro. se descobrir alguma coisa posta para gente. Abraço

Fband
22/11/2013, 13:53
Fala Marcelo, eu instalei o motor mas não consegui fazer a ligação como é nos carros comuns, se eu não desligar no ponto certo ele fica no meio do vidro. se descobrir alguma coisa posta para gente. Abraço

Oliveira, posta uma foto do motor...
Quantos terminais ele tem atrás ? 3, 4 ?
O próprio motor é responsável por parar no lugar certo....

Abs

titanium
22/11/2013, 17:42
Em minha Band o antigo proprietário fez um "sistema" que ao acionar um botão no painel, ele aumenta o tempo de espera entre as passadas do vidro.

Acho que ele colocou um acumulador de carga (esqueci o nome correto), que ao encher libera a energia e aciona o limpador, dando o efeito de temporizador mais demorado.

O problema é que ficou beeeeeeemmmmmmmmmmmmmmmmm lento.
hehehehe

Se alguém descobrir a "mandinga" aí, dá um grito! pois tenho vontade de ajustar isso... pra ficar bem bacana!

Na Hilux Sw4 que eu tinha, achava fantástico o regulador fino que ela tinha... eu podia colocar numa determinada velocidade (3 niveis) e fazer um ajuste fino para cada velocidade...
era SHOWWW!
hehehe

Será que conseguimos fazer um esquema desses pra Toy?
Quem for bom de programação de circuitos levanta a mão!
rsrsrs

Abraços

MRCLGV
23/11/2013, 13:35
Olha ai pessoal... (Desculpem me pela ausência... estava muito atarefado "no pelourinho"!)

OliveiraDf, como já havia dito o colega Fband a função de voltar o motor para a posição de início esta no próprio motor... enfim, pesquisei no google que me achou um link do youtube, o qual explica (em inglês) o diagrama do motor do para-brisas!

Windshield Wiper Motor Wiring Tutorial - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=1Ww5-pmiokc&feature=youtube_gdata_player) (espero que funcione aqui)

Titanium, por outro lado, você gostaria da função do "adjustable time delay" associado ao relé no modo intermitente... para se acoplar este dispositivo é necessário um botão (switch) de três posições "IMO" (coisa que eu vou fazer no futuro...) e um relé "programável" da VW "original nos carros da Alemanha" que o motorista pode programar "on the fly" o intervalo do modo intermitente entre 2 e 10 segundos... (10 segundos é o default...) não sei se este relé existe no Brasil, ou um reostato "mais um furo no painel" para se ajustar os pulsos do relé... Coisa que eu gostaria de evitar, assim eu prefiro a primeira escolha.

(ah! Tentei o link que você me enviou para a PM, e não funcionou pelo fato de eu ainda não têr 50 postagens aqui! "um dia eu chêgo lá!)

Programable VW windshield wiper relay Programmable Wiper Delay using vw relay number 99 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=WLvl370BBUk&feature=youtube_gdata_player)


Outra opção: QKits Electronic Kits: MXA041, Windshield Wiper Timer Module (http://store.qkits.com/moreinfo.cfm/MXA041)


Enfim, devo chegar em BSB "se Deus quiser" no dia 28, e instalarei o motor que comprei na minha Band, na configuração "normal": duas velocidades e ao desligar a "fuleiragem" vai voltar para a posição de estacionamento!

Se vocês precisarem de ajuda, é só mandar as ordens!

Abraço, marcelo.

titanium
23/11/2013, 18:31
Maravilha, Marcelo!

Quando chegar em BSB me dá um alô para você explicar isso tudo com mais calma, pois sou leigo 100% em elétrica/eletrônica! rsrsrs

Aqueles botões de "aumentar o volume" não fazem o mesmo efeito não? rsrsrs

Abraços

MRCLGV
23/11/2013, 22:53
Tudo bem Titanium!

Quando eu "baixar ai no seu terreiro" a gente conversa rapaiz...

Abraço e boa noite.

fabiano r
30/11/2013, 11:28
Bom dia pessoal!

Quebrei minha chave de seta dai comprei a chave da brasilia +81 fui em uma auto elétrica pedir para instalar o cara foi logo falando "pq não comprou a original como agora como saber qual fio ligar?" fui embora...... hj cedo peguei a chave nova pendurei sobre a chave velha e lá fui esse fio vai aqui corto o fio da chave velha e faço a emenda... blz pouco tempo estava tudo funcionando alerta seta e farol alto e baixo até ai blz agora falta ligar o limpador de parabrisa que antes só tinha uma velocidade e tinha um botão no painel (essa chave é com temporizador mas como falado a função de voltar é do motor) dai lhes pergunto tem que ter a função no motor e ainda tem que usar um relé temporizador?

Hoje ou amanhã vou ligar o esquicho e tentar ligar pelo menos uma velocidade do limpador, outro detalhe que gostei é q agora o pisca desliga automaticamente chega de esquecer de desligar e andar até a próxima conversão com o pisca ligado kkkk.

Se alguém tiver o diagrama/esquema para ligar o limpador junto com a chave de seta eu agradeço pois não encontrei.

MRCLGV
02/12/2013, 19:33
Olha ai fabiano!

Parabêns pelo êxito no projeto da chave de seta, com relação às sua pergunta... eis o que acho:

Sim, é necessário que você adicione o relé temporizador, pois a chave de seta pode ligar esta função mas o relé é "a alma do negócio"!

E Não.. infelizmente não tenho o diagrama esquemático para este modelo.

Amanhâ ou mais tarde postarei algumas fotos com a instalação do motor de VW jetta que comprei nos EUA para economizar uns verdinhos... de sorte as fotos e explicações podem ajudar.

abraços!

Marcelo.

fabiano r
03/12/2013, 13:46
Olha ai fabiano!

Parabêns pelo êxito no projeto da chave de seta, com relação às sua pergunta... eis o que acho:

Sim, é necessário que você adicione o relé temporizador, pois a chave de seta pode ligar esta função mas o relé é "a alma do negócio"!

E Não.. infelizmente não tenho o diagrama esquemático para este modelo.

Amanhâ ou mais tarde postarei algumas fotos com a instalação do motor de VW jetta que comprei nos EUA para economizar uns verdinhos... de sorte as fotos e explicações podem ajudar.

abraços!

Marcelo.

Blz Marcelo desde já lhe agradeço! Não pude mais terminar o serviço, estou com toda a fiação pendurada embaixo da colula alguns fios nem encapei ainda pois preciso fazer alguns testes, vou ver se ligo o limpador pelo menos uma ou duas velocidades e depois com mais tempo vou acertando, tentei encontrar o motor da própria VW Brasilia acima de 81 com temporizador pois dai seria só plugar o chicote e instalar o relé mas não encontrei.

hercilio.neto
03/12/2013, 22:11
A alavanca do limpador é igual à da Brasilia, mas o chicote é mais comprido.
O meu tem também a função esguicho que alem de acionar o esguicho liga o limpador por um instante.

MRCLGV
03/12/2013, 22:55
Pois é rapaiz! Um motor de "qualquer VW" deve caber sem maiores problemas no meu caso tive que adaptar a peça que vai no eixo do motor, e após a instalação o motor ficou na vertical "antes ele ficava na horizontal", só espero que isso não cause nenhum desgaste prematuro no mancal trazeiro.

E para completar, aqui está o "diagrama" de instalação do motor que usei e a chave original da Band 1980.

O terminal do motor tém 5 fios: Preto c/ branco (+), Verde c/ amarelo (+ vel. rápida), Verde c/ preto (switch interno...), Verde (+ vel. lenta) e Marrom (-) "alguns motores" não tém este fio.

As cores dos fios em carros e motores diferentes com certeza, não serão iguais ou sequer similares! (Tome as devidas precauções!!!)

Foto 1: diagrama
Foto 2: fio positivo (Azul) e negativo (Cinza) do chicote da minha Band (1980)
Foto 3: modificação no interruptor (estava queimando o "fuzil" kkk!)

Qualquer dúvida podem "mandar as ordens".

abraços, Marcelo..

fabiano r
10/12/2013, 07:48
Bom dia! Até que enfim liguei o limpador na chave da brasilia +81 c/ temporizador.... mas ainda estou quebrando a cabeça, peguei lá na saida do motor e tinha um chicote com 4 fios (não tem nem como ver a cor) olhei e tinha apenas uma chave (tipo caça) ligando um positivo e um dos fios do motor (que seria uma velocidade, a mais baixa) testei todos ficou assim um dos fios velocidade 1 o outro velocidade 2 outro tem q ficar ligado direto no positivo dai faz a função de voltar o motor a posição inicial (desliga o limpador ele completa o giro e volta a posição desligado não fica mais parado no meio do para-brisa) o outro fio q sobrou pelo que vi deve ser para a função de temporizador (esse tenho q encontrar o relé e aprender a ligar).

mas ficou assim posição da alavanca bem para cima(tudo desligado) descendo primeira posição (primeira velocidade) segunda posição (segunda velocidade) e a terceira posição continua com a segunda velocidade (isso que não entendi ainda segunda e terceira posição vem a mesma corrente nos mesmos 2 fios do chicote da chave) Outro detalhe puxando a alavanca para traz liga o esguicho e o limpador e ao soltar o esguicho para e o limpador volta a posição inicial.

Resultado ficou muiito bom, o valor da chave no Mercado Livre foi de R$ 55,00 (mas vou acabar indo em um eletrecista para ver bem certo com deve ser a ligação pois não achei um diagrama esquema ou modelo para me basear)
Abraço!

hercilio.neto
10/12/2013, 09:19
Veja como é a coisa, um detalhe que simplifica a vida que com certeza não é simples.

No meu antigo jipe Band 64, o limpador ficava sobre o parabrisa com o motorzinho aparente (que substituí por um mais forte e moderno) e só funcionava o lado do motorista - no lado do passageiro era uma manivelinha clássica no último).
Junto do motor ficava uma chavinha on-off. Só tinha essas duas opções: ou estava ligado ou desligado.

Por mais espartano que fosse, ergonomicamente não era ruim já que a parte de cima do parabrisa do bandeirante fica bem à mão.

Confesso que um limpador com 2 velocidades, com temporizador, com acionador de jato d'água, que volta automaticamente à posição de origem e ainda por cima é tudo embutido é muito cômodo e harmônico, mas tenho saudade daquele meu jipinho antigo e de toda a sua simplicidade.

fabiano r
10/12/2013, 09:56
Bom dia Hercilio! Tudo em paz por ai? Amigo estou levando um baile e ainda por cima com muito pouco tempo para arrumar as coisas. Com certeza a gente sente saudade das coisas simples e antigas mas dai deixar algumas modernas para voltar as antigas já não sei, mas confesso que se pudesse ter um carro antigo e manter a originalidade eu o faria mas seria algo para guardar mesmo, não podia ser para o uso no dia dia, pensa esses dias de chuva fraca dia todo e vc viajando dai cada pouco tem q ligar o limpador depois ter o cuidado de desligar no lugar certo pq a chuva não é tanta para deixar ligado direto rsrs

Ainda falta ligar o temporizador (o legal foi descobrir que o motor é moderno, isso tudo depois de baixar muito fio e encontrar a ponta do chicote e lá estavam os quatro fios com apenas um ligado).

Não posso deixar de agradecer ao MRCLGV (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/75838.html) o qual sempre deixou sua contribuição neste tópico. Vlw!

hercilio.neto
10/12/2013, 10:26
Com certeza, Fabiano.
Para o uso diário ou longas viagens, é imprescindível algum conforto.

Tem um ditado toyoteiro que diz: Band não tem adaptação. Tem atualização.

Assim, para modernizar, recomendo a utilização das peças originais do Bandeirante, que no caso da alavanca do limpador, é semelhante ao sistema da Brasilia (infelizmente não é muito robusta, mas é barato). É uma peça até simples comparada às de outros veículos.
A alavanca da S10, por exemplo, tem várias posições para velocidade do limpador (o que é ótimo) e quando dá defeito ninguém conserta, tem que trocar e custa R$ 250,00 (o que é péssimo).
Já vi muitas Band com coluna e volante de outros veículos e consequentemente, as chaves de seta e limpador de parabrisa.

Quando a gente não usa as peças do próprio Bandeirante acaba tendo, por consequência, mais adaptações em outras partes do jipe.

Boa sorte na instalação.

fabiano r
13/12/2013, 13:44
Boa tarde! Alguém sabe me dizer qual a cor do fio positivo pos chave que deve ser ligado na chave do limpador de parabrisa? (estou usando a chave VW Brasilia com temporizador) consegui fazer funcionar a vel 1 e 2 e também o esguicho q ao ser acionado liga o limpador por alguns segundos mas não consegui fazer funcionar a função temporizador.

fabiano r
14/12/2013, 10:35
Chave de seta com temporizador ADAPTAÇÃO CONCLUÍDA
Bom dia pessoal! À alguns dias venho tentando adaptar a chave de seta da VW Brasilia em minha Band, devido a falta de tempo e de informações demorei um pouco mas agora já está tudo funcionando e vou postar aqui para ajudar quem queira fazer essa adaptação.

Foi usado:
01 chave de seta da VW Brasilia, custou R$ 56,00 no mercado livre
01 relé temporizador comprado usado em uma auto-elétrica por R$ 10,00
a fiação para ligar os cabos que são curtos usei da chave antiga e de outra chave velha que eu tinha.

Para ligar a seta (piscas) e o lampejo (farol alto e baixo) foi barbada pois pendurei a chave nova sobre a velha e fui ligando os fios nos mesmos lugares (basta olhar onde está ligado na chave velha cortar e ligar no mesmo lugar na nova) um detalhe a chave da Brasilia vem com uma capa ao redor e você deverá cortar e retirar para poder ver onde vai os fios e também para depois colocar a capa original da band.

A parte mais complicada foi o limpador, no meu caso nem tinha como me basear pois o limpador tinha apenas uma velocidade ligada por uma chave tipo caça e nem estava ligado o retorno automático por isso tive que pesquisar e testar, segue abaixo as cores dos fios e suas funções:

Preto com Branco, manda positivo para o esguicho e vai ligado no pino 53V do relé
Marrom aciona o temporizador vai ligado no pino I do relé
Azul com Vermelho liga no positivo pós chave
Preto liga no positivo pós chave também
Preto com Vermelho Velocidade 2 do limpador (no limpador a cor do fio da vel 2 é Preto com Vermelho)
Preto com Amarelo Velocidade 1 do limpador (no limpador a vel 1 é Preto com Lilas)
Marrom com amarelo sobra e tem que isolar pois quando aciona o esguicho vem 12 volts nele até o limpador parar.


COMO LIGAR O RELÉ

Pino 15 Positivo pós chave
Pino 31 Negativo(terra)
Pino 53E Temporizador do motor (Liga o fio do motor Marrom com Branco)
Pino I Temporizador (ligado ao fio Marrom da chave)
Pino 53C liga junto com o fio que manda o positivo para ligar o esguicho (fio Preto com Branco da chave)

Ligação do Motor (no meu caso não sei dizer exato qual motor é mas tem 4 fios sendo que o terra é na lata e no casco sem necessidade de fios.

Preto com Branco liga no positivo pós chave esse é responsável pela função do motor voltar a posição inicial.
Marrom com Branco liga no relé pino 53E esse vai ligar o limpador por uns 5 a 7 segundos quando esguichar água no para-brisa
Preto com Vermelho velocidade 2
Preto com Lilas velocidade 1.

A chave está funcionando da seguinte maneira:

Tudo para baixo é desligado
Sobe 1 estágio liga o temporizador (uma limpada a cada 3 a 4 segundos)
Sobe 2 estágios liga limpador na vel 1
Sobe 3 estágios liga limpador na vel 2

LEMBRO QUE FIZ ESSE TUTORIAL COM A INTENÇÃO DE AJUDAR OS AMIGOS E QUEM O UTILIZAR É POR SUA INTEIRA RESPONSABILIDADE!

Agora segue as fotos.


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hercilio.neto
14/12/2013, 23:38
Oi Fabiano,
Parabéns pelo tutorial.
Desculpa não ter respondido a MP, só vi hoje.
Quando troquei a chave de seta e limpador do meu jipe, encontrei com chicote do Bandeirante. Daí foi plug and play.

fabiano r
16/12/2013, 09:00
Hercilio não esquenta já está tudo resolvido, coloquei o Jeep na reforma hj para pegar dia 10 ou 15/01 (pelo menos foi o combinado rsrs)

Agora segue outras fotos do processo de instalação estas são as mais importantes, eu tinha esquecido de postar mostra a instalação do relé e os testes com multímetro....
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hercilio.neto
16/12/2013, 09:46
Hercilio não esquenta já está tudo resolvido, coloquei o Jeep na reforma hj para pegar dia 10 ou 15/01 (pelo menos foi o combinado rsrs)

Agora segue outras fotos do processo de instalação estas são as mais importantes, eu tinha esquecido de postar mostra a instalação do relé e os testes com multímetro....
443559 443560

Ah! as fotos são bem explicativas... haha... agora já sabemos quem foi que resolveu tudo aí pra você!

PP5GAS
16/12/2013, 21:53
Agora segue outras fotos do processo de instalação estas são as mais importantes, eu tinha esquecido de postar mostra a instalação do relé e os testes com multímetro....
443559 443560

Especialista em Band. Tutorial completo.
Parabéns Fabiano. Confesso uma certa inveja, pois meu guri já tem 20 anos e sinto saudade dos velhos tempos.
Curta bastante que o tempo passa rápido.

Abs.

MarcioNatal
16/12/2013, 22:24
Hercilio não esquenta já está tudo resolvido, coloquei o Jeep na reforma hj para pegar dia 10 ou 15/01 (pelo menos foi o combinado rsrs)

Agora segue outras fotos do processo de instalação estas são as mais importantes, eu tinha esquecido de postar mostra a instalação do relé e os testes com multímetro....
443559 443560

Parabéns pela bela princesinha!! Não é qualquer um que tem a sorte igual a sua em ter uma ajudante como essa. Essa segunda foto, com ela segurando o rolo de fita isolante com uma mão e o multímetro com a outra, ficou simplesmente o máximo. Do sorriso, nem se fala!!

Saúde e paz para você e família Fabiano.

Um abraço.

Márcio Humberto

fabiano r
17/12/2013, 07:43
Hercilio, PP5GAS e MarcioNatal, muito obrigado pelos elogios, tenho duas meninas essa que vai fazer 2 aninhos e outra com 8 anos, as duas adoram o jeep mas a mais velha gosta mais de passear mas essa baixinha quando vejo está com minhas ferramentas para lá e para cá e se tiver uma graxa os dedinhos está lá, se eu estou mexendo dentro do jeep é colocar ela lá e ela fica horas brincando com qq coisa, já quer mexer nas marchas e onde tem um botão os dedinhos vão lá rsrsrs.

Saúde e paz para vocês e suas famílias.

Fabiano r

Ismael Reghin Filho
17/12/2013, 21:05
Oi Pessoal.

Preciso de uma ajuda na minha Band.
O limpador é de duas velocidades e ele retorna ao fim do ciclo.
O problema é que quando ele faz isso, ele está passando pra baixo da borracha do parabrisa.
Se tiro o braço do eixo e mudo sua posição no entalhado do eixo, ele começa a sair pelo lado do parabrisa na hora do funcionamento.
Quando reformei a Band algum tempo atrás, troquei os braços articulados do parabrisa (ficam dentro do painel) e depois disso usei muito pouco (hoje ela está com 16.000 km), pois viajei pouco e usei mais no dia a dia (cidade). Troquei também os eixos do limpador.
Qual será o problema? Será que já gastou tudo de novo, tão rápido assim?

fabiano r
18/12/2013, 07:43
Oi Pessoal.

Preciso de uma ajuda na minha Band.
O limpador é de duas velocidades e ele retorna ao fim do ciclo.
O problema é que quando ele faz isso, ele está passando pra baixo da borracha do parabrisa.
Se tiro o braço do eixo e mudo sua posição no entalhado do eixo, ele começa a sair pelo lado do parabrisa na hora do funcionamento.
Quando reformei a Band algum tempo atrás, troquei os braços articulados do parabrisa (ficam dentro do painel) e depois disso usei muito pouco (hoje ela está com 16.000 km), pois viajei pouco e usei mais no dia a dia (cidade). Troquei também os eixos do limpador.
Qual será o problema? Será que já gastou tudo de novo, tão rápido assim?

Bom dia Ismael!
Tive esse problema por um tempo, depois descobri que era a porca que segura o limpador (a porca grande que prende no furo da lataria) a porca estava frouxa e dai girava todo o conjunto, apertei a porca e resolveu, outro detalhe que verifiquei é que por dentro do carro o pinos do limpadores (o que atravessa a lata) tem umas travas ou batentes para limitar o curso.

Ismael Reghin Filho
18/12/2013, 21:07
Oi fabiano.

Obrigado pelas dicas. Vou dar uma olhada e depois te retorno.

Ismael Reghin Filho
19/12/2013, 13:14
Fabiano.

Verifiquei e as porcas estão apertadas. Não tem nada girando em falso e o eixo está firme. Deve ser algum problema na parte das articulações (por dentro do painel). Quando for por o som definitivo, vou mexer no painel e daí dou uma olhada.

Att,
Ismael

fabiano r
19/12/2013, 14:27
Fabiano.

Verifiquei e as porcas estão apertadas. Não tem nada girando em falso e o eixo está firme. Deve ser algum problema na parte das articulações (por dentro do painel). Quando for por o som definitivo, vou mexer no painel e daí dou uma olhada.

Att,
Ismael

Ismael deve ser coisa pouca logo vc encontra o problema. Boa sorte!

Ismael Reghin Filho
21/12/2013, 05:29
Oi fabiano.

Não vai rir, hein?
Soltei os braços das palhetas e mudei sua posição no entalhado do eixo.
Resolveu.

P.S. eu falei que não era pra rir!!!

fabiano r
08/01/2014, 07:31
Bom dia Ismael! Não respondi antes pois tive que me ausentar por alguns dias...

Amigo não vou rir não, as vezes os problemas são mais simples do que se imagina para resolver e a gente não enxerga.

Um grande abraço e ótimo 2014 para todos!

PP5GAS
08/01/2014, 16:12
Mesmo problema. Também mudei a posição no eixo, mas ele está com folga e não resolveu. Vou ter de abrir.

helder.dir
10/01/2014, 02:40
Pessoal, como sou mto alieanado na parte eletrica, deixo umas perguntinhas a voces:
1-A chave de seta das bands mais novas tem a função de desligar a seta automaticamente, quando se volta o volante (salvo engano chamado de lampejo)?
2-Se sim, desde que ano iniciou esse sistema?
3-Se sim, alguem já adaptou na bandeirante antiga?
4-Foi muito trabalhoso?
Expliquem e me ajudem no que puderem...

Obrigadooo!!!

fabiano r
10/01/2014, 07:50
Pessoal, como sou mto alieanado na parte eletrica, deixo umas perguntinhas a voces:
1-A chave de seta das bands mais novas tem a função de desligar a seta automaticamente, quando se volta o volante (salvo engano chamado de lampejo)?
2-Se sim, desde que ano iniciou esse sistema?
3-Se sim, alguem já adaptou na bandeirante antiga?
4-Foi muito trabalhoso?
Expliquem e me ajudem no que puderem...

Obrigadooo!!!

Volta uma páginas q eu deixei um tutorial tudo explicadinho, usei a chave da brasilia acima de 81 com lampejo e temporizador (minha bandeirante é antiga 80/81).

hercilio.neto
10/01/2014, 08:48
O sistema que desliga a seta automaticamente depende do anel da buzina que fica dentro volante.
446438
Essa parte saliente no plástico laranja é que desarma a alavanca.
Não sei a partir de que ano foi colocado na Band.

No meu jipe tive que tirar. Devido aos calços da carroceria a posição da coluna ficou muito justa para encaixar a peça.

Já o lampejo é outra coisa, é aquela puxadinha que se dá na alavanca da seta para sinalizar com uma piscada do farol alto.

helder.dir
11/01/2014, 00:16
Pessoal, eu andei na band de um amigo meu que ele colocou um volante/direção (nao sei se é a coluna inteira...) da D20..., incluisve deixou com o volante escamotiavel...., ficou top ein!!!

Herclio..., como de costume vc esclareceu muito minhas duvidas......hehehe

Ismael Reghin Filho
22/01/2014, 17:36
Oi fabiano.

No dia que mexi ficou bom. Acredito que deva ser porque o parabrisa só foi molhado pela bombinha.
Dia 21/12, viajei de férias pra São Francisco do Sul - SC.
Na minha volta, dia 12/01, peguei chuva de lá até aqui. O problema continuou, porém com uma diferença.
Antes, na parte de cima, ele ia até certo ponto e quando voltava, passava a borracha na parte de baixo do parabrisa.
Agora, ele vai mais alto (porque mudei a regulagem conforme informei), mas quando volta, atinge o mesmo ponto de antes (embaixo), ou seja, aumentou o curso.
O problema deve ser dentro do painel, na parte da regulagem do curso das palhetas, penso eu.

fabiano r
23/01/2014, 07:51
Bom dia Ismael!

Tenta ver se não "comeu" as estrias da aste do limpador ou do pino onde ele é parafusado se estiver "patinando" ali dá para regular e colocar um trava rosca.

Ismael Reghin Filho
25/01/2014, 01:59
Oi fabiano.

Do lado de fora tá tudo novo.
Quando for mexer no som (colocar som sobre o painel), vou ter que tirar o painel superior e vou dar uma olhada nas hastes e nas conexões. Daí tiro umas fotos e tornamos a falar.
Por enquanto obrigado.