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Ver Versão Completa : O que eu faço com meu OHC???????



tavio_g
28/10/2005, 14:52
Pessoal, já postei uma vez um tópico sobre meu jeep estar fumando na partida(somente nesta hora) e o Jipeiro_RR mais Leopoldo e outras pessoas me ajudaram e chegamos a conclusão que seria óleo descendo pela válvula. :concordo:
Bom, o que acontece agora é que as velas estão imundas de óleo, o jeep tá falhando, tá fraco(lógico) e com barulho de biela(acho que é isso pq vem de baixo do motor)
Em março de 2005 eu fiz ele inteiro, troquei pistão, anel, reitifquei cabeçote virabrequim enfim. o que o mexanico disse que precisava ser feito, fiz.
No momento que peguei o jeep, naquela época notei a tal fumaça na partida mas aí o cara disse que poderia ser assentamento de anel. Deixe quieto e fui levando... aumentou o consumo dele e comecou a andar menos.
Pois bem na retífica não foram trocadas as válvulas, mas eu lembro que o termo foi que elas foram esmirilhadas.
Outra coisa que eu noto é que de vez em quando na partida ele vira um pouco seco, com barulhos de ferro mesmo!
Penso que seja a bomba de óleo-eu pesquisei e ela custa 450,00. :shock: mais as outras coisas que vai precisar trocar, podendo ser válvulas, biela, bronzina... um orçamento feito pelo novo mecânico(que avaliou isso) estimou em 2.000 para arrumar isso se tiver que fazer tudo de novo...
e já gastei essa grana da primeira vez então agora bateu um desespero!
Ok, o motor está na garantia, posso levar no cara que fez e mandar ele refazer, mas não me dá segurança. Ainda mais que ele veio com um papinho que me viu entrando num rio e que isso pode dar choque termico no motor e dar problema.. e etc... parece que quer jogar o corpo fora.
Agora não sei se abro esse bicho(no mecanico de confiança) e vejo o estrado, avalio se dá para continuar ou não ou levo no cara que fez.
E tem mais uma :cry: estou pensando na possibilidade de trocar o motor.
Algo que a manutenção seja mais barata e que seja um bom motor.
O OHC eu acho ele bom na estrada e para trilhas leves. Nunca faltou motor(com reduzida) que não me permitisse passar algum obstáculo.
Mas gostaria de ter um motor um pouco mais forte, de preferência a alcool.
Agora não tenho grana pra gastar com câmbio, t-case e etc..

O Jeep está prestes a virar carro de dia a dia(por um tempo) pois vou vender o meu , para comprar um casa e casar( :shock: :shock: as vezes nem eu acredito) então precisaria dele em ótimo estado e do jeito que está acho que não vai dar pra ficar.

Antes de postar aqui conversei com o Elcio sobre o 4.9, ví vários relatos de AP(que dúvida cruel :cry: ), do maveco 6, Opala até diesel.
Na verdade se eu encontrasse um diesel com preço bom acho que poderia até segurar um pouco mais e andar de busão e ir fazendo o bicho a diesel(o que a gente não faz por um jeep, fico impressionado com isso)
o problema é que os preços que eu achei que utilizaram aqui no fórum estão desatualizados vi alguns 4.1 powertch por 1000. isso hoje é lenda né!?
só se meu pai tivesse um desse sobrando, nesse valor.

Pessoal vendo esta triste :cry: história que vcs me sugerem,
gasto de novo com esse OHC ou parto para outra??
Se for para partir para outra, qual motor seria legal por e quanto gastaria???
Quem fez recentemente adaptações de motores poderiam me passsar o custo que tiveram na compra/adaptação???
Se for diesel(outra novela mexicana) alguma sugestão!?

O meu é o OHC 2.3 , cj5 ano 1978 com pedaleira suspensa, feixes novos, pneus 265/75/16, UBD simples encomendado, direção original.

Valeu pessoal.

Ronaldo B.
28/10/2005, 15:34
Otavio,

Eu sei que vou levar um monte de pedradas, mas é a minha opinião. Eu acho o OHC um bom motor, mas se der problema a pronto de ter que abrir e fazer retífica, assim como o BF161, nem vale a pena se dar ao trabalho. Tem muita lenda quanto a valores de adaptações, mas o que eu posso te dizer é que quem quer pagar com banana só vai contratar macaco, então muito cuidado na hora de levar o seu CJ para fazer qualquer adaptação ou manutenção no motor, câmbio ou diferenciais, dê sempre preferência por levar em mecânico que realmente entende de 4x4, e principalmente que entenda de CJ. As peças para motores BF161 e OHC são caras, mas o maior problema nem é tanto o preço, mas sim a qualidade, você gasta e continua tendo problemas.

Quando montei meu CJ, optei por trocar o motor BF161 que já estava meio cansado por um GM151 original à álcool, veja bem, original não é pegar um motor a gasolina e fazer um monte de gambiarras, gastar $$$ e depois ficar com um motor meia boca na mão, também troquei o câmbio 3 marchas que já apresentava sinais da idade por um câmbio do Maverick 4 cil. que igual ao do CJ, com poucas mudanças você tem um câmbio inteiro, com peças originais e que não vão te pedir mais de R$1.000,00 a base de troca e te dar um lixo todo remendado, poderia ter colocado um 4.1 com câmbio Clark etc.etc.. mas esse conjunto que coloquei tem um excelente custo x benefício.

A adaptação de qualquer motor tem que ser muito bem feita, senão com o tempo começam a surgir os problemas, vale a pena pagar um pouco mais e fazer com alguém que conhece e de confiança para depois não se arrepender.

Quanto ao tipo do motor, aí é questão de quanto você está disposto a gastar, o GM151 a álcool e na cidade faz uma média de 5 km/l, não é um motor muito caro e a manutenção é barata além de ser confiável, robusto e já ser uma adapatação consagrada para CJ. Eu não colocaria um motor diesel por dois motivos, o valor que você vai gastar com a compra,adaptação e documentação e o receio de ter o CJ roubado por causa do motor. Se você vai usar o CJ como seu único carro, eu acho que o AP e o GM151, seriam boas alternativas levando-se em consideração o custo x benefício, mas pesquise bem antes de comprar o motor para saber ao certo quanto vai gastar com a adaptação, porque não é raro no meio da execução do trabalho surgirem gastos inesperados, a menos que seja você mesmo que vá fazer todo o serviço.

[]´s

leopoldo
28/10/2005, 15:55
De março para cá?

Nunca poderia dar esse(s) tipo(s) de problema(s), com um motor bem feito e bem cuidado.

Não suponha coisa alguma.

É caso de voltar no seu mecanico e ver o que esse(s) "orelhaseca(s)" fez.

Deveria rodar 5 anos, pelo menos, sem problema algum.

Tá me parecendo sacanagem.

Volta lá e exija resolver o problema.

Sair à cata de outras modificações/adaptações não é o certo nesse ponto da história. Só vai tirar mais dinheio do bolso.

Elmer_Jeep
28/10/2005, 18:16
tavio_g, respondi teu email mas voltou pra mim.

Então cara, o negócio aí tá complicado. Aqui na empresa já recondicionei muitos motores de jeep que rodam pelo interior do estado e alguns outros de amigos do jeep clube local.

Como disse o mestre Leopoldo, um motor retificado deve durar no mínimo 5 anos.

Já tive problemas aqui de mau uso do motor e outros que não respeitaram o período de amaciamento.
Motor é uma caixinha de surpresas, por ex: a retifica pode errar, peças podem apresentar defeito, o mecânico pode fazer cagada e o proprietário do carro também...

To pensando aqui numa forma de tentar te ajudar vendo pelos dois lados, o de cliente e o de mecânico.

Tenta negociar com o cara se propondo pagar 50% da mão de obra dele mesmo q vc não tenha culpa no cartório, daí ele aproveita pra observar se fez alguma "orelhada"(ele nunca vai admitir) durante a primeira montagem e caso alguma peça tenha se desgastado(virabrequim/bielas) torça pra que ainda sirva pra ser recondicionada.

Se o motor estiver mesmo "batendo biela" pode se preparar pra um novo jogo de bronzinas e uma nova bomba de óleo pois esses componentes já perderam a vida útil pois o óleo deve estar circulando cheio de partículas metalicas(abrasivas).

Aí entra mais um jogo de juntas, oleo, filtro, silicone...

É difícil te falar assim à distância, já é complicado descobrir problemas quando trazem motor q não foi feito aqui, nesse caso então...

Como também o Ronaldo falou, infelizmente na maioria das vezes agente precisa desembolsar um pouco mais por um serviço de qualidade.

Outro detalhe, seria o caso até de mandar pro outro mecanico que te cobrou 2 mil, se com 2 mil vc resolver o problema cara seria bem melhor do q ficar gastando pouquinho e nao resolver nada além de ficar tendo dor de cabeça e ainda sem andar de jeep...

Espero ter ajudado.

abração

SmootH_
28/10/2005, 19:55
realmente é um caso critico, eu acho que se tu nao consegui que o kra arrume teu motor
acho que é muito melhor tu parti pra outro motor
abraço

Beto Lacerda
28/10/2005, 20:48
putz retificou voltou a dar problema ...zica hein ... eu concodo com o que o leopoldo disse , mas sei que estamos no brasil e que o mané não vai arrumar a cagada que fez então lhe sugiro fuçar atraz de um motor gm 2.2 ou 2.4 (os 4 cil das s-10 ) ou até mesmo um 4cil de ranger (mais dificil e achar) ...
os 4.9/4.1 são animais mas gasta-se muito mais p/ adpta-los ..um 4 cil desses num carro no estagio que ta o seu é só trocar o motor mesmo , no max um cambio clarck e pronto
[]`s

Edintruder
28/10/2005, 21:11
Pelo jeito não trocaram as guias de válvulas e nem os retentores. Quando se faz o reassentaento das válvulas, essas peças precisam se trocadas pois com os anos criaram casas nas válvulas e no reassentamento as válvulas mudm de posição acabam surrando o que resta do retentor das válvulas.
O barulho em baixo pode ser até um casquilho mal montado ou um mancal que está se afroxando. manda abrir o cárter e olhar. Pra finalizar, a bomba de óleo foi tracada? SEMPRE que se retifica um motor a bomba deve ser trocada por ene motivos, e entre eles a garantia que não vais jogar a retífica fora, pois o motor justo apresenta uma pressão maior de óleo, e a bomba antiga apresenta perdas e não garante a pressão necessária, o que causa inúmeras dores de cabeça futuras.

Elmer_Jeep
29/10/2005, 10:42
Edintruder, Nosso amigo já esclareceu o problema do retentor de válvula nesse tópico aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11866&highlight=retentor raramente um jogo de retentor de válvula é reaproveitado pois são descartáveis.

Sobre os guias de válvula o motor 2.3 OHC não possui guias postiços, são fundidos/moldados durante a fabricação do cabeçote, salvo as Retificadoras que tenham guias específicos p/ adaptação nesse modelo de motor.

O único ponto que ainda pode ser observado no cabeçote seria a haste das válvulas, normalmente tem muito mecânico que olha apenas a pista de assentamento e acha que válvula pega retífica, esquecendo da haste que também se desgasta e não tem como recondicionar aí não tem retentor novo que segure a passagem de óleo...

E sobre a batida de bielas só removendo o virabrequim mesmo pra conferir todas as bronzinas.

[]'s

leopoldo
29/10/2005, 13:16
Os desgastes por atrito ocorrem mais nas guias das válvulas de escape. Não nas de admissão.

Quanto aos retentores, desgastam (+/-) por igual em todas as hastes.

Dependendo do uso, a guia da válvula de escape é a mais desgastada pois os produtos de combustão penetram na folga entre haste e guia e com o tempo a haste alarga o furo num formato cônico.......largo próximo à cabeça da válvula e na medida quse original na ponta da guia.

Você poderia alargar o furo guia e usar uma válvula com haste sobre-medida se é disponível.

De qualquer forma, o serviço de reparo da guia requer remoção do cabeçote.

O serviço de troca de retentor não. Dá para trocar no local e sem maiores preocupações.

Se não fosse o problema do ruído que indica indícios de problemas mecanicos, o problema desse motor seria fácilmente resolvido.

Poderia ser tuchos batendo, bielas batendo, rolamento da correia do comando, rolamento do alternador, rolamento de bomba dágua, Polia dianteira solta, came do rotor do distribuidor sem lubrificação, batimento de eixo da bomba de gasolina ........

tavio_g
09/11/2005, 01:20
OLá pessoal,
bom, ainda não tenho novidades sobre o ocorrido, mas o cabeçote foi ontem para a retífica ver o que será feito...
vou passar lá amanha pra ver como está o jeep.
e falo pra vcs o que está acontecendo...
vamos ver no que vai dar...

valeu pela força de todos. :concordo:
abraços

Carlos
09/11/2005, 03:03
Se a utilização vai ser diária, não tenha dúvidas: AP nele!
Rapaz, o meu jeep está com um OHC Merda,... Ôh merdinha de motor, desculpe os amantes do Ford GEORGIA OHC.
Jogue essa porcaria no lixo; venda ao mexanico que fez a cagada; enterre bem longe de casa para não dar azar...mas se livre dele rápido.
Quando for trocar o meu, não tenho dúvidas: AP 2.0.

tavio_g
10/11/2005, 14:36
Bom, acabei de voltar do mexânico.
O cara da retífica disse que a guia das válvulas estão ruins.
Vai precisar refazer, embuchar, não sei.. acho que deve ser o mesmo processo de fazer a camisa do pistão né!?
Falando com o cara ele disse que tinha uns retentores de válvulas lá...
mas vai que seja aquelas 1/2 boca...
queria perguntar para vocês se existe alguma marca boa desse retentor para eu trocar.
A Sabó fabrica esse tipo!???

valeu pessoal!
:concordo:

ronairy
10/11/2005, 15:51
Sabó fabrica sim! E os retenteres já vem no kit completo de junta do motor (+ - 120,00)
Comprou o kit já vem tudo

tavio_g
10/11/2005, 16:17
mas eu precisaria só destes retentores...
já procurei em tdo quanto é lugar e eles só tem marcas genéricas que nunca ouví falar.

alguém indica algum lugar!?

abraços

ronairy
10/11/2005, 17:02
comprei na jipebras em SP, vc não vai precisar abrir o motor novamente ? Compra o jogo completo.

tavio_g
21/11/2005, 16:01
Pesssoal então continuando a novela.
Os retentores tiveram de ser trocados,
as guias de válvula estavam folgadas e aí a retífica arrumou.
Nesse caso é tipo uma camisa que vai lá?
Bom, se fosse só isso ótimo, o mexanico montou, funcionou e aí ele viu que não estava subindo óleo suficiente para o cabeçote :shock:
Ele desmontou novamente o cabeçote e disse que o meu cabeçote :shock: estava com defeito!
Eu fiquei meio assim... defeito!???
só tem 27 anos?? e agora que detectou um defeito!? se fosse desgaste tudo bem...
aí liguei para ele agora e ele me disse que os canais por onde passa o óleo estavam entupidos e que saia somente por 1 deles.
Ele está desentupindo isso com um arame.
Pergunto, isso que ele falou existe!?
Imagino que isso só deva entupir no caso do óleo ficar muito tempo no motor e criar a chamada borra, certo!?
Depois que fiz o motor o óleo foi trocado 2 vezes.
Antes, concordo que isso poderia ter acontecido pois o jeep ficou um tempão parado, mas depois que o motor foi retificado apresentar este problema me surpreendeu.
O que eu possa ter feito de errado?
O óleo que eu uso é o Shell amarelo para 5.000 km

valeu pessoal
[]s agora mais próximo de voltar a andar de jeep :D mas preocupado com o que eu vou encontrar qdo der a partida :pensativo:

Elmer_Jeep
21/11/2005, 21:24
Sabe qual é o seu problema :?: :?:

:arrow: O mecânico :!:

Não vou nem classificar esse cara pra não encher o texto de palavrão. :shock:

Pra início de conversa esse cara nem lavou teu motor antes de montar :!:
(o q pra eles é normal, já vi cada coisa nas oficinas que agente presta serviço de retífica)

É, o problema é a borra sim, mas ela não apareceu lá depois q vc fez o motor, nem por causa do óleo q vc usou, ela estava lá e esse mané não descarbonizou o cabeçote na primeira vez que montou... :putz:

POWRR@, o cara não sabe nem detectar um entupimento ou tá com medo de assumir a cagada... essa do cabeçote com defeito foi ótima :lol: :parede:

Bem q o Mestre tava suspeitando do "orelha seca" desde o começo do tópico... :roll:

é isso aí irmão, agora só posso te dizer pra vc ter sorte pois teu motor foi parar nas mãos da pessoa errada.

Abração.

Hélio
21/11/2005, 21:40
Ae Otávio ! Blz?

Quando retifiquei o meu motor OHC, ele tinha uma grande quantidade de borra e outras coisas estranhas, mas não chegou a entupir nenhum canal.

Apesar que, o eixo comando de válvulas apresentava um desgaste execessivo, que segundo o mecânico foi por lubrificação inadequada. Acho que na montagem do motor, deve-se dar uma atenção especial na lubrificação do cabeçote.

Se o motor foi bem limpo antes da retifica e montagem, acho dificil entupir assim. :pensativo:

Será que os furos na junto do cabeçote estavam todos abertos ? :pensativo:

Bem se descubrir o que aconteceu, conta pro nós. :concordo:

[]'s 8)

tavio_g
22/11/2005, 08:28
Fala Grande Elmer!!!
Então eu pensei nisso... poo como ele entupiria tão rápido assim!???
Cheguei até a pensar que num atoleiro que fique até o talo embaixo dágua pudesse ter dado alguma mer... :shock:
mas depois pensando melhor, achei impossível isso acontecer.. :pensativo:
Que o mecânico é uma mer.. eu já sei...
e o pior, eu falei pra ele... :twisted: :twisted:
Só deu mancada comigo... enfim, tirando o carro de lá.. agora, não passo nem na frente e ainda vou mandar benzer :lol: :lol:

Bom, pro cara que fez a retífica não ter visto que as guias de válvulas estavam com folga na primeira vez, imagine só...
Bom, acho que agora não deva faltar nada para acontecer... :parede: :parede:
O cara fez o cabeçote novamente, agora tá "varetando" os dutos do cabeçote...
bom, vou andar e ver o que vai dar...
ahh para quem é de SP e região vai ter uma trilha noturna em Piracaia dia 26
que será onde vou testar se o jeep tá bom... ou médio... sei lá... hehe

Helio, pensei na hipótese do cara ter montado com a junta ao contrário, o que não seria difícil de acontecer, ou até colocar uma junta de 6 cilindros lá... e dizer que o bloco está com defeito... :mrgreen:
Então acho que é por aí mesmo... mas aí que está o problema.. como vou saebr se o cabeçote está lubrificando corretamente!????
há algum sintoma que indique isto que não precise abrir!?
pq se faltar óleo e abrir, o comando vai estar mais marcado e etc, mas ele não deve apresentar algum tipo de barulho, né :?: :?:

Bom pessoal, acho que a novela está chegando ao fim(espero).
Vou passar lá na hora do almoço e ver como está o andamento.
Como vou ter que trocar as velas pq essas estão cheias de óleo... qual modelo vocês me recomendam em colocar????

Obrigado a todos pela ajuda e esclarecimentos...
e claro a paciência tb! :concordo:

Elmer_Jeep
22/11/2005, 10:09
Bom dia, to meio enrolado agora trabalhando no meu jeep, a noite acho q vou ter tempo pra comentar algo aqui.

abração.

ronairy
22/11/2005, 13:00
Mais um que se ferrou na mão do mexanico.
Quanto a trilha noturna em Piracaia... passa mais detalhes... ja que é caminho, vamos juntos.

tavio_g
22/11/2005, 14:10
Então, temos um fórum que utilizamos aqui em Campinas e região para noticias regionais e comunicados....
dá uma olhada no http://www.forum4x4.com.br/n_forum/viewthread.php?boardid=14&thid=459
Abraços!

Carvalho
23/11/2005, 00:37
Camarada,
Vou te dá um conselho sincero: Tenho um motor igual ao seu, morro de arrependimento em ter investido nesse motor. Quanto mais se mexe Com me@da mais fede.

Carlos
25/12/2006, 21:42
Já avisei para o nosso colega: coloque esse motor na carroceria de um pickup; rode o máximo que puder em linha reta; pare a pickup e cave um buraco bem fundo em terreno baldio;enterre o OHC (senão ele volta sozinho e fica parado na porta de sua casa); compre um AP e seja feliz.