Conectar

Ver Versão Completa : Defender 110 - primeiro mês de uso

Antonio C Ribeiro
24/08/2013, 14:52
Olá Pessoal

Peguei a minha Defender 110 - 2001 no final de julho e, agora, quase um mês de uso, já estou começando a formar opinião.

Apesar de ter descumprido todas as regras para a compra de um veículo usado com mais de 10 anos de uso, fui premiado com um carro em excelente estado e sem qualquer problema mecânico ou elétrico.

Encontrei a Defender pela internet e procurei me certificar da veracidade do anúncio, que, aliás, pouco esclarecia. Apenas algumas fotos não muito nítidas e a informação de quilometragem (140 mil). O carro se encontrava a 500 km de minha casa.

Fui até lá (de ônibus) e conheci o antigo proprietário. Ao ver o carro pela primeira vez já pude perceber que estava muito bem cuidada. Tudo funcionando, sinais de manutenção recente, barulhos de carro novo. Ao dirigir pela primeira vez senti o conjunto mecânico bem ajustado (mas com aquele irritante tranco nas trocas de marchas).

Vejam como eu a encontrei:

427832

Antonio C Ribeiro
24/08/2013, 14:56
continuando ...

Fechei o negócio (peguei os documentos assinados, manuais, chaves, macaco, etc.) e peguei estrada. Os primeiros 500 km com a "nova" Defender. Arriscado, mas eu tinha certeza que não teria problemas e, de fato, não tive. Viajei conhecendo os barulhos, a forma de dirigir, o motor e câmbio. Tudo certo. Até os tranquinhos nas trocas de marchas já foram diminuindo.

Cheguei em casa sem qualquer problema e feliz:

427833

Antonio C Ribeiro
24/08/2013, 15:05
continuando ...

Não pude fuçar muito, pois as férias haviam terminado. Já coloquei a Defender na rotina. Até agora, além dos 500 km iniciais, já rodei mais de 2.000 km.

Na primeira semana troquei os óleos (motor, diferenciais), verifiquei outros (câmbio e freios) e troquei os filtros (óleo, gasolina - o de ar estava novo). Assim eu pude ver a Defender por baixo e constatei que não havia qualquer sinal de dano inferior, as borrachas estavam em muito boas condições (algumas novas). Somente os terminais de direção estão com algum desgaste nas borrachas, mas bem pouco. Também examinei as pastilhas de freio que estão quase novas, assim como os pneus que parecem ter rodado muito pouco, sem desgaste lateral. Molas e amortecedores também parecem bons.

Vejam a Defender depois do primeiro banho:

427842427844427845

Antonio C Ribeiro
24/08/2013, 15:13
continuando ...

A parte interna também está em excelente estado, com 7 lugares documentados, todos de couro cinza. Instrumentos, ar condicionado, limpadores, ar quente, tudo ok.

Levei a Defender a uma oficina especializada que confirmou as minhas impressões de que tudo estava ok e já programei as manutenções futuras, como troca de correias, terminais de direção e regulagem da bomba de combustível (se é que vai precisar).

427846427847427848427849

Antonio C Ribeiro
24/08/2013, 15:20
continuando ...

Eu fiquei muito satisfeito com a aquisição, pois o carro parece novo e eu me adaptei rapidamente com a forma de dirigir.

Como eu tinha antes uma S10 Maxion, estranhei inicialmente o fato de que a Defender perde um pouco mais de velocidade nas subidas e é um pouco menos econômica (10,5 km/l da Defender contra 12 km/l da S10), mas li aqui que é normal em razão das diferenças de projetos. Já consigo engatar das marchas quase sem trancos nos diferenciais e me adaptei bem à posição do motorista.

Sorte também que a família aprovou a aquisição e já fizemos uma curta viagem com lotação máxima. O único ponto de reclamação foi a altura para subir na viatura, um pouco maior e que faz com que a perna de subida seja invertida.

ToribioMalagodi
24/08/2013, 15:27
Deu prazer de ler por aqui! Me inspirou para daqui a 1 mês de escrever a opinião da minha recente compra do Disco!

Parabéns pela aquisição! Deu sorte em pegar esse carro em ótimo estado e com bom preço!

Abs

Antonio C Ribeiro
24/08/2013, 15:28
finalmente ...

Somente um problema que merece atenção foi detectado: a porta traseira (quinta porta) tem pontos de ferrugem em sua base e não está bem encaixada nos batentes, fazendo um pouco de barulho.

Considerando que todos os pneus são 265, o peso do estepe é bem grande e eu pretendo levar a um funileiro para reparar e ajustar a porta. Caso seja necessário também poderei pensar num reforço do estepe ou mesmo um suporte articulado.

Há também alguns poucos amassados nas laterais. Certamente provocados em estacionamentos e sem comprometimento da pintura. Acho que um martelinho de ouro poderá dar jeito nisso.

Em resumo: apesar de não ter tido condições de fazer uma análise mais detalhada antes da compra, acabei tendo muita sorte e consegui uma viatura em excelentes condições, sem (quase) nada para fazer.

Não pretendo fazer trilhas ou colocar no barro tão cedo, mas já estou vendo alguns lugares para visitar, contando com as características da Defender de andar por lugares onde outros carros não chegam. Por enquanto, vamos de asfalto liso.

É isso. Agora eu estou definitivamente no mundo Land Rover Defender.

Antonio C Ribeiro
24/08/2013, 15:31
Olá Toríbio

Realmente dei muita sorte. Estou muito contente com a Defender.

Tenho certeza que logo, logo, teremos notícias igualmente boas de sua nova Disco.

Abraços

vwinit
24/08/2013, 18:11
Antônio, parabéns pela bela máquina...
Ah, sinto informar mas O vírus te pegou!!

Abraço!

scadufax
24/08/2013, 18:24
Antonio, dicas de leitura

1 - Sensor de falta de água -eu uso o Sukys + Tampa da Range Rover (PRC7925)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/95569-alarme-de-falta-de-agua.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/31921-sensor-de-nivel-dagua-para-defender-7.html

2 - Bujão de plástico x metal
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/92248-comprando-uma-viatura-para-expedicoes-qual-land-escolher-4.html#post1469919

3 -Condução - uso de bloqueio e reduzida - muito bom o vídeo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/110474-land-rover-sob-controle-under-control.html
(andei em muitas dunas sem usar o bloqueio por falta de conhecimento)

bem vindo ....

ah, tem o encontro dias 06-07-08 setembro em Curitiba ... pertinho de Campinas, não é Hailton?

Msrezende
24/08/2013, 19:00
Parabéns Amigo. E como indicou o Scadufax veja se tem condições de comparecer ao (mega)encontro de Curitiba. :)

rodrigoboscardin
24/08/2013, 19:06
Parabéns Antonio. Muito bonita a viatura.
Pode colocar nas trilhas e no barro sem medo! O carro foi feito pra isso!

Não existe outro veiculo que inspire esse tipo de depoimento!

Abraços

Rodrigo

MFREITAG
24/08/2013, 22:47
Parabéns Antonio!

Sua 110 esta bonita e muito bem conservada. Esta cada vez mais difícil de achar uma Defender assim pra vender, quem cuida bem da viatura dificilmente quer vender. Mais um integrante para o grupo paulista....bem vindo!

Abraço,

vwinit
24/08/2013, 23:26
ah, tem o encontro dias 06-07-08 setembro em Curitiba ... pertinho de Campinas, não é Hailton?

Verdade...
De Campinas para Curitiba é um pulinho! :concordo:

Marcamos sair do Posto Graal (Buenos Aires) em Registro no dia 6 de setembro, 9h da manhã...

Antonio C Ribeiro
25/08/2013, 13:50
Obrigado, pessoal.

As sugestões de leitura foram muito bem vindas. O vídeo é o máximo! Eu vou revê-lo para tentar entender como funcionam o bloqueio e a reduzida, pois ainda nem coloquei as mãos na alavanca pequena.

Pôxa! Curitiba é perto mesmo e é sempre um prazer ir até lá. Mas não vai dar este ano pois trabalho na sexta à noite e tenho outro compromisso no sábado (feriado) à tarde.

Abraços

Icatu
25/08/2013, 16:59
Parabéns Antonio, a DEF esta muito bonita mesmo e muito boa pelo que voce falou. A minha esta numa troca de bancos, melhoria do engate e outros mimos, vai ficar parada esta semana. Vamos combinar um happy com o Celite e mais quem puder aqui de Campinas para trocar uma idéia. Abraço Irineu

FDF4x4
25/08/2013, 23:59
Parabéns pela vtr......... é uma doença boa....... As vezes a patroa fica brava ...kkk

Antonio C Ribeiro
26/08/2013, 14:12
Olá Pessoal

Irineu, podemos sim promover alguns encontros por aqui.

Podemos usar algum que já esteja funcionando, como os encontros de motociclistas na Warrior. É só estacionar as viaturas e encontrar o pessoal.

Obrigado, FDF4x4. Concordo com você, mas já estou procurando contagiar a patroa.

Abraços

batiati
26/08/2013, 16:41
:palmas:
Parabéns pelo veículo, muito bonito. E parabéns pela escolha, sonho realizado

Carlos Alberto Rezende
26/08/2013, 18:20
Parabéns Antonio,

Mundo pequeno este, lembro de você quando comprou a sua HD Electra Glide Ultra e nos conhecemos na American Garagem em Campinas, sou de Itapira e deve se lembrar, temos os mesmos gostos por algumas coisas estranhas, ter Harley, Defender..., pois tenho duas HD uma carburada 1997 que virou reliquia como a minha Defender 110- 2000, e uma Electra nova....que quem sabe não vai fazer companhia para uma Defender Puma, bem vê se aparece em Itapira - SP, para tomar um café e fazermos uns passeios pela Serra da Mantiqueira, tem muito lugar legal para passearmos lá em direção a Aguas de Lindoia, Sul de Minas, etc..., fica aberto aqui o convite a todos.
Em tempo, estou indo para o encontro com o pessoal, faça força para irmos junto.

Abraços

Antonio C Ribeiro
27/08/2013, 00:03
Olá Carlão

Bom encontrar você por aqui também. Melhor ainda saber que gostamos de coisas boas (rsrsrsrs). Que eu me lembre, você tinha uma Road King ou estou enganado?

Eu vou para Itapira duas vezes por semana, pois trabalho na Faculdade daí. Alguns sábados eu também trabalho e costumo ir com a Electra para desenferrujar e economizar o pedágio.

Vamos sim marcar alguma coisa. Podemos nos encontrar na Tennessee para combinar tudo isso.

Abraços

lucar
27/08/2013, 03:13
HD e Defender.... por acaso também tenho este mesmo "problema" na minha garagem....kkkkk Estou em Pirassununga-SP qualquer coisa só dar um grito! abç

Carlos Alberto Rezende
27/08/2013, 12:38
Antonio,

Eu estava com a Heritage Classic 97 lá quando nos encontramos, a tenho desde zero, agora estou com uma confortável Electra Glide também. Defender tenho desde 2004, quando comprei minha primeira noventinha 98 (que deixou muitas saudades), mas as meninas cresceram e então em 2007 comprei a 110 ( verde com teto branco) que se puder não vendo nunca mais.

Lucar,

Defender e HD tem tudo haver, são máquinas que tem "alma".

Fica aqui o convite para a galera que mora no interior de SP, vamos organizar um grupo para irmos para alguns lugares, como Brotas, Canastra, a região onde moro ( Itapira), tenho varios caminhos mapeados que já fiz até a região de Gonçalves, Monte Verde, etc....

Meu contato para agendarmos algo: carlos.rezende@superig.com.br

Abraços

Antonio C Ribeiro
27/08/2013, 14:07
:palmas:
Parabéns pelo veículo, muito bonito. E parabéns pela escolha, sonho realizado

Olá Batiati

Sim, mais um sonho realizado e com muita sorte. Obrigado.

CGAUER
27/08/2013, 14:12
"Defender e HD tem tudo haver, são máquinas que tem "alma"."

Leia: barulhentos e vazam óleo...

Antonio,

Eu estava com a Heritage Classic 97 lá quando nos encontramos, a tenho desde zero, agora estou com uma confortável Electra Glide também. Defender tenho desde 2004, quando comprei minha primeira noventinha 98 (que deixou muitas saudades), mas as meninas cresceram e então em 2007 comprei a 110 ( verde com teto branco) que se puder não vendo nunca mais.

Lucar,

Defender e HD tem tudo haver, são máquinas que tem "alma".

Fica aqui o convite para a galera que mora no interior de SP, vamos organizar um grupo para irmos para alguns lugares, como Brotas, Canastra, a região onde moro ( Itapira), tenho varios caminhos mapeados que já fiz até a região de Gonçalves, Monte Verde, etc....

Meu contato para agendarmos algo: carlos.rezende@superig.com.br

Abraços

Antonio C Ribeiro
27/08/2013, 14:26
Olá Carlão e Lucar

São sonhos de infância que a gente vai conseguir realizar só depois dos cinquenta.

Ambas, HD e LR são máquinas que possuem tecnologia antiga, sem apelo de modernidade e inovação. Mas são aquelas que nós admirávamos quando crianças e que não perderam a sua identidade. Acho que é por isso que atraem tantos apaixonados.

Valeram os convites e, como estamos por perto (Itapira, Pirassununga e Campinas), podemos nos juntar para alguma expedição por aí. Tem mais amigos da região que estão disponíveis para isso.

Eu comprei a LR mas ainda não sei o que fazer com ela (rsrsrsrs). Primeiro que minha experiência em veículos 4x4 é nula. Tive uma S10 por 4 anos mas só liguei a tração uma única vez e sem necessidade, pois o piso não estava tão liso. Como eu disse em outro post, ainda não toquei na alavanca pequena e vou ter de assistir ao vídeo de técnicas umas 10 vezes no mínimo antes de fazê-lo. Enquanto isso vou desperdiçando as características da máquina andando por asfalto, mas prometo que vou aprender.

Abraços

Antonio C Ribeiro
27/08/2013, 14:28
Olá Clemente

Verdade! Não poderia ser melhor resumida a questão (rsrsrsrs).

Abraços

Leandro Neves
27/08/2013, 16:44
Olá Carlão e Lucar

São sonhos de infância que a gente vai conseguir realizar só depois dos cinquenta.

Ambas, HD e LR são máquinas que possuem tecnologia antiga, sem apelo de modernidade e inovação. Mas são aquelas que nós admirávamos quando crianças e que não perderam a sua identidade. Acho que é por isso que atraem tantos apaixonados.

Valeram os convites e, como estamos por perto (Itapira, Pirassununga e Campinas), podemos nos juntar para alguma expedição por aí. Tem mais amigos da região que estão disponíveis para isso.

Eu comprei a LR mas ainda não sei o que fazer com ela (rsrsrsrs). Primeiro que minha experiência em veículos 4x4 é nula. Tive uma S10 por 4 anos mas só liguei a tração uma única vez e sem necessidade, pois o piso não estava tão liso. Como eu disse em outro post, ainda não toquei na alavanca pequena e vou ter de assistir ao vídeo de técnicas umas 10 vezes no mínimo antes de fazê-lo. Enquanto isso vou desperdiçando as características da máquina andando por asfalto, mas prometo que vou aprender.

Abraços

Olá Antonio,

Entre no site do Jipe Clube do Brasil. Dez anos atrás eles realizavam cursos de técnica off-road.

Vale a pena, pois existe vários maçetes de como usar o carro em situações complicadas, o pessoal é gente finissima e certeza de bons momentos. Na época o curso foi feito em um sítio em Piracaia, onde vc terá a oportunidade de usar os recursos do carro em um ambiente "seguro".

Se ainda for realizado. Recomendo.

Leandro

Icatu
27/08/2013, 20:09
Antonio voce como eu tem "um pouco mais" de trinta anos e pode lembra do programa. A primeira vez que eu vi uma Defender foi num seriado na TV que se chamava Daktari, se passava na Africa. Eu devia ter uns 8 anos e disse que ainda ia ter uma. Tai a profecia cumprida. Achei uns videozinhos no Youtube pra matar a suadade.

Waldmartins
27/08/2013, 20:46
Antonio voce como eu tem "um pouco mais" de trinta anos e pode lembra do programa. A primeira vez que eu vi uma Defender foi num seriado na TV que se chamava Daktari, se passava na Africa. Eu devia ter uns 8 anos e disse que ainda ia ter uma. Tai a profecia cumprida. Achei uns videozinhos no Youtube pra matar a suadade.

Putz...DAKTARI!!! :putz:

Estava sempre tentando lembrar o nome do seriado que me inspirou!!! Tinha uma Defender "zebrada" num era!?!

Antonio C Ribeiro
28/08/2013, 00:59
O meu caso foi diferente, mas eu também cheguei a assistir Daktari.

Eu era bem pequeno e morava na Rua Paim, próximo à praça 14 Bis. Um dos meus amigos era de família italiana e o pai tinha um LR, acredito que o Série II, com o estepe sobre o capô.

Um dia esse pai do amigo nos deu carona para a escola e eu fiquei maravilhado com o barulho do motor (a gasolina) e aquele jeitão de carro robusto. Para um garoto de 7 anos aquele pequeno Land era uma maravilha mecânica. Depois, quando estava no exército, foi colocado para venda em leilão um enorme Chrysler (acho que é assim que se escreve) de 8 cilindros e cara de II Guerra. Saiu barato mas eu não tinha dinheiro para comprar. Um dia eu teria um "jipão".

Há uns 5 ou 6 anos atrás eu comprei um Gurgel Tocantins (que está comigo até hoje), mas ainda não era o "jipão" que eu queria. Pronto! O "jipão" agora está aqui. (rsrsrsrs)

lucar
28/08/2013, 08:56
Clemente sempre certo tem toda razão...kkkkk

HD pois é robusta e na estrada não tem para ninguem... nem mesmo essas BMW com aquecedor de manopla e tititi, blablabla.... O barulho da HD contagia e só quem dirigiu uma para saber o quanto é prazeroso... a minha não pinga óleo (será que ainda tem..:putz:.kkkk ) mas é dura e barulhenta:euforico:, não faz curva e muito menos freia:violao:....sem contar que já fiz estrada de terra com ela velocidade tartaruga (tudo bem que cheguei morto ao destino, mas fui!!!)kkkkkk

Já a Defender é questão de gostar de off road e não achar um "jipe"(leia-se jipe mesmo!!) tão robusto e completo em relação a não ter que encher de isso + aquilo para ficar bom em qualquer terreno. Um guincho te leva para qualquer lugar..... eu que o diga!! Apesar de ainda ser apaixonado pelo meu Willys 6 canecos original que nunca fez feio... só que não chegava mais onde eu queria, levando todas tralhas que mulher e filha levam e tudo mais. Depois de todos estes anos é um veiculo que não precisa provar nada para ninguem.

Sem querer ofender mas..... estas Pick up´s 4x4 dessas modernas serve para andar na grama molhada e não patinar, troller é uma marmita quando se esta dentro da claustrofobia e a toyota bandeirante (que procurei e ainda procuro uma cabine dupla em bom estado a preço justo) é uma pata choca (mesmo as 14b) sem um bloqueio ou um guincho sofre até chega a doer... sem contar que apodrece a lata toda a cada dia uma judiação... nos resta QUEM a Defender... fazer oque. Ainda se a Toyota Land Cruiser (as verdadeiras) tivessem vindo para o Brasil não sei se ficaria com ela ou a D110 que cada dia me surpreende!!! :master:
Bem capaz de ter uma D90tinha e uma Land Cruiser caso fosse possível......

Leandro Lucio
28/08/2013, 18:25
Verifique a folga das pontas de eixo e das tulipas, os trancos nas trocas de marcha se devem a elas.

Antonio C Ribeiro
18/05/2014, 09:55
Olá Pessoal

Fiquei um tempo sem postar por um motivo prosaico: o meu computador "oficial" pifou e comprei outro. Acabei por perder senhas e desde então eu estou só de coruja no Fórum. Hoje eu tomei uma atitude e resolvi recuperar a senha para postar um pouco por aqui.

Bem, hoje a Defender está comigo há quase 10 meses e mais de 20 mil/km rodados, quase todos na auto estrada.

Todas as impressões que tive no primeiro mês de uso foram confirmadas, ou seja, o Jipão é bom mesmo. Manutenção pouca, apenas os óleos e filtros, a troca do esticador da correia que quebrou (aproveitei e troquei a correia também), e estou planejando trocar os terminais de direção cujas borrachas já estão bem gastas e revisar as tulipas para reduzir os trancos.

Rodo com o Jipão quase todos os dias, pois trabalho a 60 km de casa e à noite. Quando posso, vou de moto, mas quase sempre dou caronas e não dá para fazer isso com a moto. No final do ano passado fiz uma pequena excursão solo (eu e a patroa), indo de Monte Verde até Campos do Jordão, pelas estradas internas, de terra. Foi ótimo e pude usar, pela primeira vez, a alavanca pequena para travar o diferencial central.

Reduzida eu ainda não usei, mas, quando estaciono em local menos seguro tenho o costume de deixar a reduzida em neutro. Sei que se um ladrão tentar levar o Jipão, não vai se lembrar de acionar a alavanca e vai ficar tentando andar sem sucesso. Tem alarme, mas é sempre mais um fator que atrapalhará a vida do ladrão.

No geral, aprovada com louvor!

Abraços a todos que postam informações técnicas que ajudam muito no conhecimento dos proprietários de Defender e os demais modelos LR.

Antônio Ribeiro

Marcelo-HPE
18/05/2014, 19:08
Sr Antônio , parabéns pela viatura , apesar de eu não gostar de Defender o seu exemplar está muito bem cuidado , é mais facil achar uma barra de ouro reluzente na rua do que achar um 4x4 desses em bom estado .
Apenas fique de olho na temperatura do maxion 2.5 , que no defender quando o ponteiro da marcador começar a se mecher o cabeçote já foi pro saco , para isso os landeiros experientes instalam um sensor de monitoramento da temperatura.
My Defender: Sistema de Monitoração do Motor (Watchdog) (http://mylandroverdefender.blogspot.com.br/2009/10/sistema-de-monitoracao-do-motor.html)
Felicidades com a máquina.
abs

Denilsom
18/05/2014, 19:29
Parabens Antonio eu tinha o sonho de uma defender adquiri uma 110 a tres meses to muito satisfeito com a viatura, muitos falam mal do motor mas não é bem assim , eu tenho uma Rural adaptada com esse motor ha 8 anos e gosto muito agora são duas viaturas com maxiom correia dentada . abraço olha e vou no encontro de land este ano !!

Antonio C Ribeiro
01/08/2014, 11:02
Olá Pessoal

Este mês de julho de 2014, em comemoração ao primeiro ano com a Defender, resolvi fazer uma viagem para o Sul do país.

Primeiro, uma boa revisão com o Schimidt de Campinas, que trocou as borrachas da suspensão, os terminais de direção, recolocou o amortecedor de direção e trocou braço pitman e o joint ball (para ficar completo o serviço ainda falta trocar os amortecedores).

Bem, rodei quase 3.000 km, pelas BR101 e BR116, além de várias estradas estaduais no RS e SC. Chuva, frio, estradas desconhecidas, noite, tudo de bom.

Resultado: Defender se comportou como uma Lady; nenhum problema, mas nenhum mesmo! Independente do tempo, dos quilômetros e de ficar à noite gelada ao relento, atendia a partida de primeira; percorreu bravamente estradas difíceis em qualquer situação; enfim, nos levou e trouxe de volta em segurança e com um nível de conforto inesperado (nem eu, nem minha esposa, ficamos cansados após horas de estrada).

Foi uma prova importante, tanto para a Defender quanto para nós, mas, a cada dia me convenço de que fiz uma boa escolha e tive muita sorte de conseguir um veículo em bom estado e que vai nos dar muitos anos de alegria.

Abraços

Antônio C Ribeiro