Ver Versão Completa : Rural com MWM 226
henrinau
22/08/2013, 16:49
Boa Tarde.
Pessoal, do pouco que sei desse motor, se eu estiver correto ele é mais fraco (não sei quanto) e mais pesado (não sei quanto) que o 229, além de ser um projeto mais antigo, manutenção mais complicada (questão de troca de camisas) e outros por menores.
Além de ter bomba CAV.
Mas de uma maneira geral ele leva bem uma rural? Não precisa trepar coqueiro, mas quero usá-la em trilhas.
henrinau
23/08/2013, 17:06
Aproveitando o gancho, e um perkins Q20B4 se encaixa bem numa rural para trilhas?
Dioclecio
23/08/2013, 17:28
Se vc quer usar a rural só para trilhas eu consideraria a possibilidade de colocar motor de opala 6cc. A minha vai muito bem na trilha com esse motor+caixa de F1000 e reduzida original willys com pneu tork 32. É um motor de manutenção muito mais barata que os motores diesel e muito durável. Só pensaria em motor diesel se fosse usar no dia a dia rodando bastante para compensar no consumo.
georgevalle
23/08/2013, 18:50
Na minha opinião estes motores diesel mais antigos não valem a pena montar na rural pelo peso deles, vai ser uma quebração de chassis (que aliás já quebra com os bf) e será uma verdadeira âncora no barro.
henrinau
24/08/2013, 09:00
É complicada a minha situação.
Estou analizando 3 viaturas.
1ª A gasolina (falcon 3.9) com freio, direção, bloqueio, clarck 4m, 2 jogos de roda com pneu, spoada, santo antonio, banco show, lata e tapeçaria OK, pronta pra trilha. É comprar, revisar(resar) e depois meter.
2ª Diesel Perkins Q20B4 (não vi que bomba é), com freio, direção, caixa da D20, boa de funilaria e de tapeçaria. Bomba e bicos revisados (3 mil na nota fiscal).Essa é 2 mil mais barata que a 1ª.
3ª Diesel MWM 226 com bomba CAV, com freio, direção, caixa 4 da D10, falta funilaria (40%) e toda tapeçaria. Essa é 2 mil mais barata que a 2ª.
O que acontece é que eu nunca tive veículos a diesel, mas sempre ouvi falar que se sobressai praticamente em todos os quesitos a um motor a gasolina, mas as viaturas com diesel seriam bem mais caras que as a gasolina.
Quanto ao peso, não achei as fichas dos 3 motores para comprar o peso, mas penso não ser muito mais pesado os diesel 4cc em relação ao falcon 6cc. A minha região o mwm (independente do modelo) é venerado mais do que os AP são Brasil a fora.
Penso também que pelo preço das viaturas a diesel, elas devem ser uma bomba relógio...e já entrou no último minuto...rsrsrs pois a primeira viatura seria 20 mil e as demais mais baratas.
Mas por outro lado, pensando em ficar anos com a viatura e também para uma futura revenda, diesel conta muito pela economia de combustivel e pelo futuro valor de revenda.
Se alguém puder me ajudar em qualquer ponto fico grato, pois eu estava "pronto" para comprar uma a gasolina, nem sonhava em comprar a diesel por causa do $, mas como apareceram, estou estudando.
Abraços
henrinau
24/08/2013, 09:03
Esqueci de mensionar outra questão. A 2ª viatura tem reduzida da sportage.....isso não é outra bomba?
georgevalle
26/08/2013, 08:14
Mais um pitaco.
A 1ª está um pouco cara (vai depender do bloqueio) mas se tiver tudo bem feito é por aí mesmo, a 2ª é uma D-20 (as primeiras utilizaram estes motor) o problema é como você falou a reduzida também acredito que seja fraca pois é para motor a gasolina e usa corrente, a 3ª é um misto de F-1000 e D-10 duas mecânicas muito robustas mas acredito que o que pese mais na decisão deverá ser o estado das viaturas, pois acho mais fácil adaptar outra reduzida a mexer com lataria.
henrinau
26/08/2013, 08:28
Analisando e conversando resolvi abandonar as viaturas a diesel. Motor muito antigos e para o que eu quero não se encaixam.
Mas georgevalle, você diz que a 1ª está um pouco cara. Mas me diga onde tem uma com boas adaptações e num valor como esse? Procurei em tudo onde eu sei e só encontrei cacos por 15 ou filés por 30.
georgevalle
26/08/2013, 10:32
Aqui na Lapa tem uma por R$ 13.500,00 com motor falcon 3.6 caixa clark 3 da C-10, SPOA, DH de opala, pedaleira susp. e Servo opala, Cilindro mestre F-1000, pneus bons (mod. agricola), freios a lona originais revisados (a combinação do cilindro mestre da F-1000 e o sistema original fica muito bom, claro que o ideal é colocar a disco nas 4), lata boa tem algumas cicatrizes de trilhas e alguns pontos de ferrugem, resumindo a viatura pelas adaptações está com um preço muito bom, claro que tem que levar em conta alguns fatores como a distância (vai te custar em torno de R$ 1.200,00 para levar até aí) e também a situação de que aqui no PR não é exigido o nº do motor no documento e para fazer constar precisa fazer inspeção e isto terá um custo de +/- 1k (vai precisar instalar freio de estacionamento) mas com isso terá as vantagens de regularizar a altura da viatura também.
henrinau
26/08/2013, 11:08
Você tem o contato ou algum link para essa viatura?
Mas no final das contas, essa viatura vai chegar nos 20 mil facil, se for deixar do jeito que está a que te falo....que além de ter o motor cadastrado tem bancos que devem valer uns mil e mais um jogo de rodas com pneu para asfalto que também vai de mil pra mais...e juntando com o freio a disco e funilaria, já se foi a diferença.
Não estou dizendo que não teriam viaturas num preço melhor do que essa que estou analisando, mas eu não encontrei.
georgevalle
26/08/2013, 12:27
É o que falei, se esta de 20k e está perto de você e você tem a grana abraça ela, pois um bloqueio não sai por menos de 2k (a não ser que seja na solda), caixa clark 4 mais uns 2k (de diferença da 3m) bancos, freios a disco, jogo de pneus e lataria, já estamos falando que esta daqui em comparação com a 1ª teria que ter o preço em torno de 8k para finalizar nos 20k desta.
RogérioNunes
26/08/2013, 20:17
Eu iria de Q20B sem medo. Tenho esse motor na F75 a 8 anos rodando pra tudo quanto é canto e em todo tipo de estrada.O Q20B pesa 240KG, contra os 190kg aproximadamente de um GM 6cc e não é problema com os devidos reforços no chassi da rural.
Tem melhor valor de revenda, manutenção de rotina é barata(filtro diesel custa 7 reais) e usando diesel de qualidade e fazendo as revisões corretamente vc terá motor pra 500.000km tranquilo.
A caixa de tração pode ser problema mas isso não é complicado de resolver diante da boa mecânica instalada nela.
O mwm 226 ou mesmo o 229 seria inviável já que eles pesam perto dos 450KG!
Leonardo Raffi
26/08/2013, 22:01
eu ja vi varias rurais com q20b e varias com mwm 226 ou 229... confesso que em trilha nao lembro ter visto com mwm... e uma com o ford diesil(sairam em algumas f4000)... este sim acho q é pesado... trilhas médias e ou passeios sao boas para dia a dia excelente... agora se é só p trilhas... vai de gasol opalao 6 caneco...ou ford falcon 3.6 ja o 4.9 este sim é uma usina de força e bem economico... ou um ford 6 3.0 do maveko(por sinal tenho um q se nao usar irei vender) pois querendo colocar um 226 numa rural q recem adquiri... e nao é para trilha pois p trilha tenho um cj2a com opalinha 6 caneco 3.800...
henrinau
27/08/2013, 09:47
Já abandonei as pretendentes a diesel, vou de bobina e velas...nada de bomba em bico.
Agora só falta juntar os pilas.