PDA

Ver Versão Completa : Motor AP + caixa de Santana.



Carlos
09/12/2003, 00:42
Caros colegas, essa mensagem pode até parecer idiota, mas...
Sabemos que muitas adaptações são possíveis em relação a um CJ, várias combinações de motores e caixas de marchas são "adaptáveis" nesse modelo.
Então apareceu uma (bela) idéia: Se o motor AP é um dos mais utilizados atualmente nos Jeeps, por que não adaptá-lo com sua caixa original (?), ou seja, a do Santana (tá, pode ser gol, saveiro, pampa, etc).
_ Ela é muito fraca? ou impossível de adaptar, em face do diferencial trazeiro?
_ Acho que caso seja possível, facilitaria a utilização da embreagem original, sem aquela "adaptação" da 'deep tec'...quando é utilizado o motor AP com a famosa caixa Clarck.

ramiro_eli
09/12/2003, 08:55
O Santana(e tambem Gol, Saveiro, etc..)são carros de tração dianteira, e o cambio dos mesmos apresenta uma configuração que impossibilita a montagem dos mesmos em um carro com tração traseira.

Carlos
09/12/2003, 13:47
Tudo bem,
mas o Quatrax usa caixa de Apolo X Logus, onde a "tração" também é dianteira, daí minha dúvida (idéia).

du
09/12/2003, 14:01
Carlos,

Não lembro o tópico, mas aqui no Fórum tem um relato de uma gaiola com motor e câmbio de Golf, funcionou, mas o câmbio ficou ao contrário, talvez este seja um dos problemas.

Abraços Du.

Marcelo
09/12/2003, 14:15
Grande Carlos,

Até seria possível essa adaptação, mas e a reduzida? Como ficaria? :roll:
Se observar, verá que o Quatrax não tem reduzida. :x

[s]

Thiago Rodeghel
09/12/2003, 16:06
E aí Carlos :D

Os câmbios VW, transmitem a tração dianteira por meio de homocinéticas :D , tanto a linha AB9 (Gol, Saveiro, Parati) e Santana :wink: E atualmente até as Kombis 8) sãp homocinéticas na tras.

Nesse cambio não possue saida para a traseira, e fazer uma adaptação nesse cambio, nem compensaria as LT$$$ gastas :shock: ... Imagina então adaptar, homocinéticas em um eixo rígido na dianteira com diferencial :shock: Pq essas Homocinéticas saem pelas laterais do câmbio

O q talvez vc possa usar desse câmbio é a caixa seca, q tenho quase certeza q ela é fundida junto com o resto do câmbio, ou seja, teria q cortar aquele pedaço :?

O cambio da Kombi, acredito ser mais resistente, do q do Golf, e não precisaria ficar invertido no caso de uma gaiola :lol:

Não sei qual o câmbio do Quadrax, mas já q não possui T-CASE, não é para nós :roll:

Os câmbios da linha VW/AUDI, q possuem tração nas 4 rodas, são dos modelos Audi QUATTRO :wink: , imaginem o preço das krianças :P

No fim das contas é melhor comprar um Clark, e adaptar com Kit Deep Tec Caixa Seca motor AP cambio Clark e a Flange para adaptar Clark na T-Case Willys :lol:

[s]

Carlos
09/12/2003, 23:31
Tudo bem, tudo bem....foi só uma idéia.

Thiago Rodeghel
10/12/2003, 21:48
Tudo bem, tudo bem....foi só uma idéia.

Q isso Carlos :D

Foi só uma opnião minha :lol: :roll:

Mas sem quebrar o pau da barraca :P :P

[s]

Carlos
11/12/2003, 04:11
Tudo bem Thyago,
sem querer ser chato ou polemizar a escolha do melhor motor para uma uma adaptação em CJ5, mas é restam dúvidas pairando na cachola.
Estava certo que melhor relação custoXbenefício "atual", seria Caixa Clark + Motor AP (vc pode instalar um notor 0 Km, moderno, economico, etc).
A escolha ideal seria Cambio calrk + opala 4 cilindros pois não teria gambiarras (entretanto, vc já começa com um motor usado, com pelo menos 11 anos de pauleira, projeto antigo, etc, etc, etc).
Não gosto daquela parada de disco como miolo disso, pedaço daquilo, enxerto daquilo outro...que ocorre na utlização de câmbio clark + motor AP,.... ufa: é isso.






ocorre o seguinte

du
11/12/2003, 08:55
Uma sugestão que já apareceu por aqui foi.....


...caso o seu CJ seja dos mais novos, com motor OHC 4 cilindros, o motor 4 cilindros a gasolina da Ranger, entra certinho, não sei o ano ao certo, logo alguém dá os detalhes.

Abraços Du.

ramiro_eli
11/12/2003, 09:38
Qualquer motor de Ranger 4 cil é plug&play no cj com motor OHC.

Mas de acordo com o ano o motor da Ranger muda:
2.3 8v(96/97), 2.5 8v(98/00) e 2.3 16v(01/...)

Carlos
11/12/2003, 15:48
O 2.3 8v é o mesmo motor Georgia OHC, claro que com 10 anos de evolução nos EUA (injeção, cabeçote, etc). O problema é encontrar um espécime raro destes por estas bandas.

Théo_Augusto
11/12/2003, 15:59
Eu sei que o assunto não é Motor de Ranger + Caixa de Jeep :D mas....
Estou tentando enviar as fotos do meu jeep (79 com motor de ranger) e mais algumas fotos de um outro motor de ranger (que comprei para ter de reserva), daí todo mundo já conheceria a "mosca branca de olhinhos verdes", mas não estou conseguindo...... Acho que as fotos são muito grandes, o que fazer??????

abraços
Théo
Fpolis

Thiago Rodeghel
11/12/2003, 16:46
Tudo bem Thyago,
sem querer ser chato ou polemizar a escolha do melhor motor para uma uma adaptação em CJ5, mas é restam dúvidas pairando na cachola.
Estava certo que melhor relação custoXbenefício "atual", seria Caixa Clark + Motor AP (vc pode instalar um notor 0 Km, moderno, economico, etc).
A escolha ideal seria Cambio calrk + opala 4 cilindros pois não teria gambiarras (entretanto, vc já começa com um motor usado, com pelo menos 11 anos de pauleira, projeto antigo, etc, etc, etc).
Não gosto daquela parada de disco como miolo disso, pedaço daquilo, enxerto daquilo outro...que ocorre na utlização de câmbio clark + motor AP,.... ufa: é isso.

ocorre o seguinte

Fala aí Carlos :lol:

Sem polêmicas ou discriminação :D , acho q vc pensou q eu estava descendo a lenha no AP :roll: . Tá enganado :P , eu fui um dos q mais defendeu o AP aqui no Fórum :D , e por isso um dos q mais "apanhou" pelos defensores do GM :shock: . Na hora da compra de um motor pensei na mesma coisa q vc, posso colocar um motor zero, mais novo, moderno e coisa e tal, do q um GM 4c com pelo menos 80.000 rodados, em um ferro velho da vida sem garantia sem nada :roll: Será q valeria a pena :roll:

Foi aí q surgiu um AP 2.0 16v, na caixa, e com um ótimo preço, sem pensar 2 vezes, é meu :D :D , e aí apareceu um clark 5m da C20, por um preço melhor ainda :lol: :lol: , e estou montando com kits da Deep Tec :wink:

O q estava te dizendo era isso, esquece aquela idéia, praticamente tecnicamente e financeiramente inviável, e parte por uma mais simples, moderna e robusta(em relação ao cambio) e de fácil adaptação(kits Deep tec) era só uma opnião minha :wink: :P

[s]

Ian Moreira
11/12/2003, 16:58
Eu sei que o assunto não é Motor de Ranger + Caixa de Jeep :D mas....
Estou tentando enviar as fotos do meu jeep (79 com motor de ranger) e mais algumas fotos de um outro motor de ranger (que comprei para ter de reserva), daí todo mundo já conheceria a "mosca branca de olhinhos verdes", mas não estou conseguindo...... Acho que as fotos são muito grandes, o que fazer??????

abraços
Théo
Fpolis

Téo apesar de não ser um expert em informática :? , passa uma "MP" para mim que eu ajusto a foto e posto para você,
Aliás você comprou esse Jeep foi aqui no forum não foi :?:
Abraços 8)

Carlos
13/12/2003, 03:43
Ae Thyago,
tudo bem.
Concordo plenamente contigo, apesar de saber que somos minoria nesse Fórum. Só para reforçar o que vc disse:
Se houvesse um GM opala 4 bocas 0KM, com injeção, garantia de um ano sem limite de km e outras inovações,...tudo bem. Mas não há, é a realidade.
Outra, já esta ficando difícil encontrar peças originais para o 4 bocas, mesmo na autorizada. E daqui há 3, 4 ou 5 anos?. Vale a pena instalar um mesmo assim?
Ja estou resolvido, minha configuração será:
- motor AP 2.0;
- caixa Clark 5 marchas (ré sincronizada);
- caixa de transferência original (calcanhar de aquiles :( );
- caixa de direção santana;
......

Ian Moreira
13/12/2003, 11:43
Fotos com o Jeep do Theo com motor da Ranger

Ian Moreira
13/12/2003, 11:46
Mais Uma

Ian Moreira
13/12/2003, 11:49
Mais Uma

Ian Moreira
13/12/2003, 11:51
Mais :!:

Ian Moreira
13/12/2003, 11:54
Ufa :shock: Mais uma :!:

Ian Moreira
13/12/2003, 11:55
Mais :)

Ian Moreira
13/12/2003, 12:15
Só para efeito de comentário, eu sou fã de carteirinha desse motor, aqui em Anápolis tem um, que foi comprado em Santa Catarina, é um Jeep 51, a suspenção é +- parecida com a do engesa, (não tem feiches) o motor é o da Ranger, câmbio da Ranger, o setor de direção é o da wariant, enfim são diversas modificações em que o resultado do conjunto é excepcional :shock: , segundo o João (dono atual) o ex dono desse Jeep, fabricou 5 Jeeps com a mesma suspenção e motorização, o último foi o dele, mas aonteceu um acidente com uma Rural e morreu o melhor amigo dele que era mecânico também, aí ele desgostou do carro e vendeu, olha não sei se isso é verdade ou se é lenda, mas que o carro é SHOW é, e esse motor a aceleração é ultra-rápida, tem força de sobra, e faz 8 Km/L, te, base :?: não ENGASGA DE JEITO NENHUM(É CLARO NÉ, É INJEÇÃO) Vou ver se ele vai passear amanha e postarei algumas fotos posteriormente


Segue abaixo a última foto do Jeep do Theo Augusto :wink: