Ver Versão Completa : Diálise do Diesel : quem já fez? onde fazer? vale a pena?
fnandosp
21/08/2013, 23:51
estou pensando em realizar uma limpeza no tanque, já li vários tópicos por aqui e pesquisnado encontrei estes serviços e produtos que prometem uma limpeza em 1 hora, filtrando totalmente o diesel e limpando o tanque sob pressão:
http://www.solupetro.com.br/servicos/7-limpeza-de-tanque
http://www.petropuro.com.br/produtos-e-utilizacao.asp?id=52
alguém por aqui já fez este serviço?
onde fazer? vale a pena?
[ ]
fnandosp
DEF110.04/04
ToribioMalagodi
21/08/2013, 23:59
Se vc utiliza agora o Diesel S-10, é uma boa fazer limpeza do tanque mesmo e depois apenas usar S-10! Nesse caso, não pode usar agua de jeito nenhum na limpeza...
Da uma lida....
) Os veículos mais antigos podem ser abastecidos com o novo diesel, o
S-10?
Sim, todos os veículos podem ser abastecidos com o S10, mas os novos,
fabricados a partir de 2012, com motor Euro 5, só podem utilizar o S10.
É obrigatório efetuar uma limpeza do tanque de combustível e de sua linha,
antes da introdução do novo biodiesel S-10. Mas atenção! Não utilizar água em
hipótese alguma nessa limpeza, pois devido às características higroscópicas
(capacidade de atrair água) desse novo produto, a água e umidade são os
grandes inimigos que devem ser evitados a todo custo. Além disso, toda a linha
de injeção de combustível no tanque deve ser limpa, incluindo a troca dos filtros.
Se vc utiliza agora o Diesel S-10, é uma boa fazer limpeza do tanque mesmo e depois apenas usar S-10! Nesse caso, não pode usar agua de jeito nenhum na limpeza...
Da uma lida....
) Os veículos mais antigos podem ser abastecidos com o novo diesel, o
S-10?
Sim, todos os veículos podem ser abastecidos com o S10, mas os novos,
fabricados a partir de 2012, com motor Euro 5, só podem utilizar o S10.
É obrigatório efetuar uma limpeza do tanque de combustível e de sua linha,
antes da introdução do novo biodiesel S-10. Mas atenção! Não utilizar água em
hipótese alguma nessa limpeza, pois devido às características higroscópicas
(capacidade de atrair água) desse novo produto, a água e umidade são os
grandes inimigos que devem ser evitados a todo custo. Além disso, toda a linha
de injeção de combustível no tanque deve ser limpa, incluindo a troca dos filtros.
Esta limpeza obrigatória vale para os veículos novos e antigos?
Pois o meu é antigo e uso S-10 desde sua introdução no mercado. Vou dar uma pesquisada. Obrigado.
Abs
Sergio
henrique wamser
22/08/2013, 08:30
Na minha Tdi 300 só entra diesel comum....
Nas toyotas também....
ToribioMalagodi
22/08/2013, 09:16
Esta limpeza obrigatória vale para os veículos novos e antigos?
Pois o meu é antigo e uso S-10 desde sua introdução no mercado. Vou dar uma pesquisada. Obrigado.
Abs
Sergio
Sergio, nos veículos novos (A partir de 2012) só podem usar S-10 ! Logo todos antes desse ano devem fazer limpeza... Se é obrigatório não sei, muitos usam antigos e novo e não relatam problema.. Mas vou dar epsquisada aqui, perai!
Waldmartins
22/08/2013, 10:14
Tô querendo fazer um teste REAL do S-10 na minha 90tinha. Ficar tipo uns 10 tanques usando só S-10 pra ver se tem realmente alguma diferença.
Será que preciso fazer essa limpeza antes?
Abs
Wald
ToribioMalagodi
22/08/2013, 10:25
Aqui vai a minha pesquisa e opinião!
Limpeza não é obrigatória, é para evitar as futuras "dores de cabeças". Pois os outros Diesels (S-50, S-500, S-1800, os comuns vendidos nas bombas) tem mais incidência de deixar agua que é comum, que fica se acumulando no tanque e quando passa a utilizar o S-10 que tem maior capacidade de atrair agua e incluir na mistura, é isso que causa dor de cabeça. Mas isso vai de acordo com cada carro e abastecimento feito durante anos... Tem uns que cuida bem do filtro de combustivel e retira agua, ai nesse caso não é necessário, já os outros não costumam dar atenão ao combustível ai é uma boa fazer limpeza...
É a minha opinião!
Abs
Como rodo pouco com o 110, só uso o Diesel Pódium da Petrobras por conta do aditivo anti-corrosivo nesta versão. Nenhum problema até agora. Sim, vale a pena limpar o sedimentador antes de partir para o S10, pois ele pode soltar alguma sujeira ali decantada.
Como o Podium aqui em SP é filtrado com filtros de maior precisão na entrada da bomba do posto (Filtros Parker, com manômetro que mede a comatação do filtro), a troca de filtro do Diesel de um 300TDI passa ser praticamente desnecessária, haja visto que o mesh do filtro do posto é mais fino que o jurássico filtro dos 300tdi.
O tanque não costuma ficar muito sujo, pois com o balanço do Diesel ele permanece limpo...
Tudo que alguém deseja saber sobre o S10, diretamente da fonte:
Manual técnico do Diesel S-10 (http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/bbf8ea004de4797c8e8adf73cb9b3dc7/manual-tecnico-diesel-s-10.pdf?MOD=AJPERES)
Abs
Clemente
Wilsonbelem
22/08/2013, 16:24
É obrigatório efetuar uma limpeza do tanque de combustível e de sua linha,
antes da introdução do novo biodiesel S-10.
toribio, tu tá por dentro do assunto.. Diz uma coisa.. Imaginei que o s10 não fosse BIO-diesel..
o manual da td5 e bem enfático quando diz que não é recomendado usar BIODIESEL nos td5.
ToribioMalagodi
22/08/2013, 16:41
toribio, tu tá por dentro do assunto.. Diz uma coisa.. Imaginei que o s10 não fosse BIO-diesel..
o manual da td5 e bem enfático quando diz que não é recomendado usar BIODIESEL nos td5.
Por dentro, estou na mesma situação que vc em relação a nanocom! Fuçando por ai e lendo... Nada como um google que resolva...
Quando a sua dúvida, o BIODIESEL que o manual refere-se "ACHO" que deve ser o totalmente composto por esters vindo do oleo vegetal. Esse BIODIESEL 100% não é aprovada para a utilização... Os S-10 tem 5% de Biodiesel ester na mistura, por isso falam que é Biodiesel quando é apenas 5% que não deve dar problemas na utilização pelos carros que não permitem o uso de Biodiesel... De qq forma o governo decretou que TODOS os diesel devem conter 5% de Biodiesel!
Leandro Neves
22/08/2013, 21:32
estou pensando em realizar uma limpeza no tanque, já li vários tópicos por aqui e pesquisnado encontrei estes serviços e produtos que prometem uma limpeza em 1 hora, filtrando totalmente o diesel e limpando o tanque sob pressão:
Limpeza de Tanque (http://www.solupetro.com.br/servicos/7-limpeza-de-tanque)
Unidade de Limpeza Técnica ULITEC | Petropuro Petrofil (http://www.petropuro.com.br/produtos-e-utilizacao.asp?id=52)
alguém por aqui já fez este serviço?
onde fazer? vale a pena?
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fnandosp
DEF110.04/04
Boa Noite Fnando,
Se vc estiver afim de gastar.
Mande fazer uma revisão em sua Bomba Injetora, limpeza do tanque, sedimentador e troque o filtro de combústivel.
Muitos destes produtos ajudam.... mas não fazem milagres!
1. Quanto ao S-10, para Bombas Mecânicas........... já ouvi de tudo.
2. O Diesel Podium no posto vizinho esta R$ 2,69!
3. O dono de uma oficina especializada em Lands, só usa o Diesel S-10 de um posto de confiança dele. Quando vai viajar, leva galões do diesel para não abastecer com combustivel duvidoso. Neste posto o S-10 esta R$ 2.29.
Enquanto isso a Caloi foi vendida, para investidores estrangeiros. :pensativo:
Wilsonbelem
22/08/2013, 23:56
Por dentro, estou na mesma situação que vc em relação a nanocom! Fuçando por ai e lendo... Nada como um google que resolva...
Quando a sua dúvida, o BIODIESEL que o manual refere-se "ACHO" que deve ser o totalmente composto por esters vindo do oleo vegetal. Esse BIODIESEL 100% não é aprovada para a utilização... Os S-10 tem 5% de Biodiesel ester na mistura, por isso falam que é Biodiesel quando é apenas 5% que não deve dar problemas na utilização pelos carros que não permitem o uso de Biodiesel... De qq forma o governo decretou que TODOS os diesel devem conter 5% de Biodiesel!hum.. Valeu.!
Se o S10 tem essa capacidade de dissolver ou soltar sujeiras do tanque, então, depois de rodar uns 10 a 15 tanques com o mesmo, simplesmente troque o filtro de combustível.
Imagino que estará um pouco mais saturado com a sujeira, em comparação ao diesel S500.
Rode mais uns 15 tanques e troque novamente o filtro.
Custo total de uns R$ 120,00 com os dois elementos.
Não vejo necessidade de desconectar mangueiras, bomba de combustível, e ainda limpar o tanque.
Mais fácil dar problema depois dessa manutenção toda.:concordo:
ToribioMalagodi
23/08/2013, 09:29
Se o S10 tem essa capacidade de dissolver ou soltar sujeiras do tanque, então, depois de rodar uns 10 a 15 tanques com o mesmo, simplesmente troque o filtro de combustível.
Imagino que estará um pouco mais saturado com a sujeira, em comparação ao diesel S500.
Rode mais uns 15 tanques e troque novamente o filtro.
Custo total de uns R$ 120,00 com os dois elementos.
Não vejo necessidade de desconectar mangueiras, bomba de combustível, e ainda limpar o tanque.
Mais fácil dar problema depois dessa manutenção toda.:concordo:
Sim o porém é que eh isso mesmo! Ira limpar o tanque mas ao extremo, ira soltar as sujeiras e pode entupir muito mesmo as mangueiras e filtros... Pode fazer isso, mas não em uma viagem... Fazer num lugar bem controlado.. ficar rodando perto de casa pois é possível que vai estragar...
JCamilloJr
23/08/2013, 09:42
Bom dia pessoal uso uma S10 2.8 e notei uma significativa economia usando o S10 , no meu caso de 15 q 20 % sem dizer que a fumaça diminuiu muito , um detalhe importante nos veiculos Diesel é procurar sempre manter o tanque cheio , principalmente após longas viagens em que o combustível aquece dentro do tanque pois o mesmo circula pela bomba alimentadora , injetora etc ... o que ocorre é a condensação da umidade do ar dentro do tanque e ai que vai juntando água no tanque e com o tempo detona a bomba e bicos injetores , outro detalhe que poucos sabem é o uso da solenoide de corte de combustível (geralmente usada em rastreadores ) ela trabalha ligada com o veiculo em funcionamento por sua vez aquece mais ainda o diesel diminuindo a propriedade lubrificante do mesmo , o que vai diminuir a vida util do sistema de injeção .
Carrilho
24/08/2013, 14:32
omo o Podium aqui em SP é filtrado com filtros de maior precisão na entrada da bomba do posto (Filtros Parker, com manômetro que mede a comatação do filtro), a troca de filtro do Diesel de um 300TDI passa ser praticamente desnecessária, haja visto que o mesh do filtro do posto é mais fino que o jurássico filtro dos 300tdi.
Clemente, todos os postos Petrobras de São Paulo tem esse filtro ??
Em quais postos você abastece que tem esse filtro ?
Abraço
Carrilho,
todos os postos que tem Diesel Podium. No caso abasteço no BR da Vereador José Diniz em frente a padaria Sta Marcelina ou no da Vieira de Moraes.
Apesar de custar um bica, acho que vale o investimento por conta do pouco uso.
Abs
Clemente
omo o Podium aqui em SP é filtrado com filtros de maior precisão na entrada da bomba do posto (Filtros Parker, com manômetro que mede a comatação do filtro), a troca de filtro do Diesel de um 300TDI passa ser praticamente desnecessária, haja visto que o mesh do filtro do posto é mais fino que o jurássico filtro dos 300tdi.
Clemente, todos os postos Petrobras de São Paulo tem esse filtro ??
Em quais postos você abastece que tem esse filtro ?
Abraço
Carrilho
25/08/2013, 01:56
Valeu Clemente,
Eu abasteço também com o S-10 Podium, mas só em postos BR.
Não sei se tem diferença com os da Ipiranga e Shell, mas eu prefiro BR.
Andreatta
26/08/2013, 00:11
Alguém conhece uma oficina de confiança em Sao Paulo ou no ABC, para limpeza do tanque de combustível da defender a diesel?
Waldmartins
10/09/2013, 13:53
Galera,
abasteci 53 litros de S-10 e já rodei (só na cidade) 80km. APARENTEMENTE, a fumaça diminuiu, a potência aumentou um pouco...mas ainda tenho que ver o consumo.
Amanhã pego estrada e rodo 450km e vou ter melhor a impressão.
Abs
Wald
Do Blog da Petropuro Como limpar o tanque de combustível de veículos a diesel? Confira aqui! | Petropuro (http://www.petropuro.com.br/blog/index.php/duvidas-frequentes/como-limpar-o-tanque-de-combustivel-de-veiculos-a-diesel-confira-aqui/)
Como limpar o tanque de combustível de veículos a diesel?
Muitos proprietários de veículos a diesel (caminhonetes, vans, micro-ônibus, ônibus, caminhão, trator, colheitadeiras, etc) tem relatado problemas de desempenho, gasto excessivo de combustível, fumaça escura, motor falhando, entre outras reclamações. Você sabia que o motivo disso tudo pode ser sujeira no tanque de combustível?
Nem sempre é possível abastecer sempre no mesmo posto, se você está na estrada terá que abastecer eventualmente num posto que você não conhece, e nem sempre a qualidade do diesel será 100%, a presença de água e da borra (biomassa bacteriana) pode causar grandes estragos ao veículo.
Portanto, o ideal é observar os sinais: motor falhando, perda de potência, partida difícil, fumaça escura, mudança no consumo de combustível, filtro com sinais de ferrugem, queima de peças (como módulo da bomba, bomba, bicos), se os procedimentos tradicionais como a troca do filtro, limpeza de bico, troca do diesel não estão resolvendo, o ideal é dar um pouquinho de atenção para o tanque de combustível.
O tanque de combustível dos veículos a diesel tem se tornando ponto chave, principalmente depois que o combustível passou a conter 5% de biodiesel, o que provoca a sua deterioração de forma muito mais rápida. A presença de água e de sujeira, resultante de um combustível não filtrado, pode agravar o processo de formação de borra no tanque, e como proceder para limpá-lo?
Para limpar o tanque de combustível de um veículo a diesel é preciso:
Desmontar o tanque, retirando-o do veículo – esse serviço precisa ser feito por um profissional para evitar problemas com a remontagem, principalmente com a válvula de respiro e também com a boia
Proceder a lavagem do tanque: o ideal é que seja feita também por um profissional, utilizando para isso óleo diesel, NUNCA proceda a uma lavagem de tanque utilizando água e sabão, os dois são contaminantes para o diesel, e qualquer resquício de água ou sabão pode desencadear um novo processo de contaminação
Utilize um sistema próprio para lavagem de tanques, como o Ulitec (http://www.petropuro.com.br/produtos-e-utilizacao.asp?id=52), que é capaz de lançar o diesel em pequenos jatos, que são direcionados para as paredes e para o fundo do tanque, que removem a ferrugem e a borra fixada no tanque, sugando posteriormente os resíduos junto com o combustível utilizado.
Descarte o combustível utilizado para a lavagem, ele agora está contaminado.
Proceda a limpeza das mangueiras e filtros presentes no tanque de combustível, lembrando sempre de utilizar apenas diesel para essa lavagem
MUITO IMPORTANTE:
Não use água e sabão, não faça o processo colocando areia, pedaços de metais, pedras, etc, como algumas pessoas “ensinam” na internet, isso pode provocar vazamentos, ranhuras e até descascar internamente o tanque. Procure um profissional e faça a limpeza utilizando jatos de diesel sob pressão.
PREVINA-SE:
Nada melhor do que prevenir, na hora de abastecer procure postos que possuem sistemas de filtragem do diesel no ato do abastecimento, pergunte ao frentista, confira a cor do diesel que passa pelo filtro, procure postos que tenham um bom movimento e que sejam de confiança. Nunca compre óleo diesel de terceiros (fora de postos ou de TRR’s), não armazene em casa sem os devidos cuidados e troque regularmente o filtro do seu veículo!
Segue abaixo 3 imagens de sujeira provocada por diesel de má qualidade postadas por Carlos A. C. Azevedo de Ananindeua (PA) no Fórum 4×4 Brasil (clique aqui para ver (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/92401-limpeza-do-tanque-l200.html))
http://www.petropuro.com.br/blog/wp-content/gallery/limpa_tanque/thumbs/thumbs_12122010237.jpg (http://www.petropuro.com.br/blog/wp-content/gallery/limpa_tanque/12122010237.jpg)
http://www.petropuro.com.br/blog/wp-content/gallery/limpa_tanque/thumbs/thumbs_12122010245.jpg (http://www.petropuro.com.br/blog/wp-content/gallery/limpa_tanque/12122010245.jpg)
http://www.petropuro.com.br/blog/wp-content/gallery/limpa_tanque/thumbs/thumbs_12122010246-1.jpg (http://www.petropuro.com.br/blog/wp-content/gallery/limpa_tanque/12122010246-1.jpg)
Diesel S10 e suas diferenças para o Diesel S50 | Petropuro (http://www.petropuro.com.br/blog/index.php/biodiesel/diesel-s10-e-suas-diferencas-para-o-diesel-s50/)
Diesel S10 e suas diferenças para o Diesel S50
Muitas pessoas tem nos perguntado sobre as diferenças entre o Diesel S10 e o Diesel S50. De maneira simples o que mudou foi a quantidade de enxofre presente no diesel, que passou de 50 partes por milhão (S-50) para 10 partes por milhão (S-10), o que reduz a quantidade de NOx, SOx e outros materiais particulados quando da sua queima. IMPORTANTE: a cor do S-10 é a mesma do S-50 (incolor a levemente amarelado, enquanto o S-500 é vermelho e o S-1800 amarelo escuro a laranja com traços de marrom) para saber se é S-10 ou S-50 é preciso verificar a indicação da bomba.
Mas as perguntas não param por aí, elas sempre vem acompanhadas de e o que isso muda para o meu veículo? É apenas a diminuição da emissão de gases poluentes? O Diesel S-10 traz algum benefício além de contribuir para o meio ambiente?
Sim! O Diesel S-10 passa por um processo de refino diferente, o que eleva seu nível de cetano. Enquanto o Diesel S-500/1800 tem cetano de 42, o Diesel S-50 apresenta 46 e o S-10 tem cetano de 48. Isso melhora a qualidade da ignição, principalmente a partida a frio e o desempenho do veículo.
Outra vantagem (que para alguns pode não ser inicialmente uma vantagem, já iremos falar sobre isso) é o fato do Diesel S-10 ser mais solvente que o Diesel comum (S-500/1800), isso significa que ele possui mais hidrogênio, e assim um comportamento ligeiramente mais solvente de sujeiras. Segundo a própria Petrobrás:
Mal comparando, é como se ele fosse mais próximo de um querosene e, sabidamente, o querosene é mais capaz de limpar uma superfície que o óleo diesel tradicional.
Para os veículos novos, que desde o início estão sendo abastecidos com o Diesel S-10 (ou que já começaram sendo abastecidos com o S-50 e agora migraram para o S-10) isso é uma grande vantagem, já que se tomadas as devidas precauções (abastecer em postos com filtros adequados, que filtrem o diesel no ato do abastecimento; manter o tanque cheio quando for ficar estacionado períodos maiores; não deixar o veículo parado com combustível no tanque por mais de 15 dias, etc) a tendência é que haja uma menor formação de sedimentos no tanque e nos componentes do sistema de combustível.
Já para os veículos que vinham sendo abastecidos com Diesel S-500/S-1800, pode ser uma desvantagem inicial, já que se o veículo não passou pela lavagem do tanque, troca dos filtros e limpeza do sistema de combustível, o Diesel S-10 tenderá a dissolver a sujeira presente no tanque, empurrando essa sujeita para o sistema de combustível, entupindo filtros, mangueiras e bicos, causando um transtorno inicial muito maior.
Fica aqui novamente a nossa dica: Antes de trocar e passar a utilizar os diesel S-50 e S-10, faça uma lavagem completa do tanque com sistema próprio para tal finalidade como o ULITEC (http://www.petropuro.com.br/produtos-e-utilizacao.asp?id=52), troque os filtros e limpe todo o sistema de injeção/combustível.
Cuide bem do combustível do seu veículo, abasteça em postos que possuem filtros desidratantes, que sejam de sua confiança e aproveite as vantagens do Diesel S-10.
Veja como proceder a lavagem de tanque clicando aqui (http://www.petropuro.com.br/blog/index.php/duvidas-frequentes/como-limpar-o-tanque-de-combustivel-de-veiculos-a-diesel-confira-aqui/), e não se esqueça de conferir também o post sobre os tipos de filtros que são utilizados nos postos clicando aqui (http://www.petropuro.com.br/blog/index.php/biodiesel/qual-o-melhor-tipo-de-filtro-para-diesel-prensa-tradicional-ou-prensa-com-coalescente/).
- See more at: Diesel S10 e suas diferenças para o Diesel S50 | Petropuro (http://www.petropuro.com.br/blog/index.php/biodiesel/diesel-s10-e-suas-diferencas-para-o-diesel-s50/#sthash.7EJIieX3.dpuf)
Waldmartins
22/09/2013, 15:58
Estou no meu segundo tanque de S-10 e aparentemente a fumaça diminuiu. Ainda não avaliei o consumo por inteiro. Vou continuar colocando S10 até completar 10 tanques para ver se faz diferença mesmo.
Abs
Wald
Turma, o tanque do Defender não costuma ficar sujo ou incrustado. A sujeira normalmente fica no pescador, que não possui peneira e no sedimentador.
Não vejo absolutamente nenhuma utilidade em remover o tanque.
Abs
Clemente
ocimarpelegrino
22/09/2013, 22:12
Clemente, eu já tive que limpar o meu tanque, inclusive ajudei o mecânico a retirá-lo e também vi muita sujeira sair de dentro dele e tinha um tanto de crosta também, acredito eu que se formou devido o antigo dono andar muito pouco. Tenho uma dúvida, vc sabe por que os puma não tem sedimentador?????
A uma semana tive problemas. Comecou falhando soltando fumaca cinza clara. Sangrei o diesel e tinha agua nele. Limpado o sedimentador e filtro de comb. Novo. Mais alguns dias e parou novamente. Foi pra bomba injetora tudo ok. Foi pra limpeza do tanque e esta muito sujo e com ferrugem. Amanha vou no mecanico ver. Alguma sugestao alem da limpeza para estancar essa ferrugem.
A ideia ate o momento é fazer um corte no tanque, limpar, jatear e soldar novamente.
JLN FRANÇA
30/09/2018, 16:26
A ideia ate o momento é fazer um corte no tanque, limpar, jatear e soldar novamente.
Cortar o tanque ?? De que carro estamos falando ?? O tanque do defender é de plástico !!
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