PDA

Ver Versão Completa : Toyota Bandeirante 608 - BandToy 1985

AVIZBATISTA
21/08/2013, 19:06
Jipeiros,

Após 1 ano em busca de um Jeep que pudesse acompanhar o CJ-5 do meu pai nas trilhas pelo Estado do Pará, encontrei essa Band à venda por R$13mil. Curiosamente, esse carro já tinha pertencido a outros dois jipeiros - integrantes do Jeep Clube de Bragança (http://www.jeepclubedebraganca.com.br/) - e, estava nas mãos de um camarada que havia faturado a viatura num bingo. Como não fazia parte dos planos deste homem usar o carro para qualquer coisa mais importante que reformar sua própria casa, ele resolveu vender para o primeiro que aparecesse com $$$ no bolso e fizesse uma oferta de pagamento à vista. Assim, o Bandeirante veio (mesmo feio.. rsrsrs) parar na minha vida por um preço razoável, considerando "a tabela" que tem por aqui, onde os preços estão nas alturas.

Enfim, a partir de então, me lancei numa jornada para promover um upgrade no Jeep e fazer dele uma viatura de primeira linha nas trilhas, rally's e expedições.

Ficha técnica da viatura no momento da aquisição (março/2012):

- Motor OM-314
- câmbio 4 marchas + ré
- modelo 1985
- cabine curta
- cabine de aço
- 2 pneus vj
- 3 pneus carecas
- rodas de aço 16x6
- quebra-mato do CJ-5
- snorkell em fibra
- bancos dianteiros do fiat uno
- 4 faróis de milha
- porta estepe e galão (made home)
- escapamento de aço inox (ônibus)
- bagageiro de teto (made home)
- evaporadora de ar instalada no teto (caminhão)

Fotos da Viatura à época da aquisição (março/2012):

427424 427426 427427

427429 427430 427431

427432 427433 427434

...

AVIZBATISTA
21/08/2013, 20:04
Caros amigos,
Pouco mais de 40 dias guardado (após a aquisição) numa garagem 222km distantes da minha casa, começavam as "obras" com o já batizado Jeep BandToy, que de início, passava por reparos.

427451
Saem de cena o parachoque com quebra-mato e o bagageiro de teto. Entra em cena um parachoque modelo asa-delta.

427450
Substituição dos fluídos, filtros, mangueiras de combustível, coifas, guarnições, suspiros de diferencial e caixa.

427452
Troca das buchas de amortecedor e batentes de chassi.

427454
Substituição de lona de freio, burrinho de freio, tubos flexíveis de freio, jumelos, pino de centro, buchas do feixe, 2 primeiras lâminas dos 4 feixes molas.

427455
Com ajuda do filhão Isaac, substituíamos o volante antigo por um modelo San Marino, além de instalar bancos do Renaut Sandero.

AVIZBATISTA
21/08/2013, 20:27
A jornada não parava e os reparos na viatura eram acompanhados por upgrade:

427456
Em junho/2012 ganhávamos um baita equipamento, como presente de aniversário: macaco hi-lift. E, vindo das mãos da inimiga nº1 do Jeep, minha esposa... rsrsrsrs...

427463
Além de adaptar sinaleiras do CJ-5, os novos sapatinhos 35x12x15 entravam em cena junto com rodas as 15x7 da antiga Toyota Hilux.

427464
Chegava a vez de trocar as borrachas das portas junto com as fechaduras e maçanetas internas e externas.

427465
Outro upgrade: rodas mangels daytona black 15x10 com alargadores de roda AVM.

427466
O novo capô (original band).

427467
Parachoque traseiro, modelo asa-delta.

427468
Calços de carroceria em nylon, para encaixar os novos "sapatinhos".

427469
Um novo escapamento.

427470
Rádio comunicador PY Yaesu 1900r.

e... uma trilha + uma expedição.

AVIZBATISTA
21/08/2013, 20:38
Caros amigos Jipeiros,
O primeiro obstáculo tomou conta da cena. Mesmo com uso de calços de 3" de altura, bem como a troca da "mola-real" e a "segunda mola" (de cima pra baixo) de cada um dos quatro feixes, ainda tenho problemas com os pneus encostando na lataria, já que, nenhuma delas fica arqueada por muito tempo.

427471
Os paralamas já estão um "caco" por conta do esbarramento recorrente.

427472
Na Band de um amigo jipeiro, percebi uma provável solução, mas, será que resolveria? Isso, além da inclusão de mais umas 2 lâminas em cada feixe?

hercilio.neto
21/08/2013, 20:39
Felipe,
Realmente Band nesse valor não existe.
Mesmo nas fotos da época da aquisição, a Band apresenta ótimo aspecto. Afinal, já tem servo freio e portas modernas.
Voce tirou o ar do teto? Talvez o bagageiro tivesse a finalidade de "camuflar" o aparelho.
Parabéns. Seu Bandeirante tá ficando lindo.

AVIZBATISTA
21/08/2013, 20:52
Felipe,
Realmente Band nesse valor não existe.
Mesmo nas fotos da época da aquisição, a Band apresenta ótimo aspecto. Afinal, já tem servo freio e portas modernas.
Voce tirou o ar do teto? Talvez o bagageiro tivesse a finalidade de "camuflar" o aparelho.
Parabéns. Seu Bandeirante tá ficando lindo.

Hercílio,
Não há dúvida de que tenha sido feito um ótimo negócio nessa aquisição. O antigo proprietário é auxiliar de lanterneiro, e sequer sabia dirigir. Como tinha pressa em dar conta da construção de uma casa, fechou negócio sem esperar muito.
Mas, adianto que durante todo o ano de 2011 buscava por um jeep CJ-5. E, sem sucesso só me deparava com viaturas que custavam cerca de R$18mil... e, não me satisfaziam, já que, eram BF-161 "originais".
Quanto aquele umidificador que estava instalado no teto, mesmo sendo bem útil acabou sendo descartado por ser feio d+ e hoje está jogado no quintal da casa de um parente, junto com o velho bagageiro de teto, q estava amassado e enferrujado.

F. Oliveira
21/08/2013, 22:10
Show!!!!!!

HERICK
22/08/2013, 07:05
Caros amigos Jipeiros,
O primeiro obstáculo tomou conta da cena. Mesmo com uso de calços de 3" de altura, bem como a troca da "mola-real" e a "segunda mola" (de cima pra baixo) de cada um dos quatro feixes, ainda tenho problemas com os pneus encostando na lataria, já que, nenhuma delas fica arqueada por muito tempo.

427471
Os paralamas já estão um "caco" por conta do esbarramento recorrente.

427472
Na Band de um amigo jipeiro, percebi uma provável solução, mas, será que resolveria? Isso, além da inclusão de mais umas 2 lâminas em cada feixe?

Parabéns! Tá ficando Personalizada, quanto aos Feixes, poderia aumentar os Jumelos, associado à inclusão de mais feixes, se faz necessário amortecedores de maior curso, Boa Sorte!

HERICK
22/08/2013, 07:22
Já que você tá dando aquele up grade na VTR, se estiver arrastando somente na frente e atrás tá de boa, porque não recortar o paralama, ou substituí-lo por um de fibra, uma idéia apenas, ok!

hercilio.neto
22/08/2013, 10:24
Felipe,
É o seu Bandeirante que aparece na foto da revista Planeta Off Road desse mes?

AVIZBATISTA
23/08/2013, 22:28
Felipe,
É o seu Bandeirante que aparece na foto da revista Planeta Off Road desse mes?

Hercílio,
Participei de um evento promovido pelo Jeep Clube que integro. Isso, no início do mês de Julho. E, a Revista Planeta Off-road bem como o Jornal Mais Off-road coletaram imagens e textos produzidos pela equipe de organização do evento.
Nessa expedição, um comboio de Jeep's fez um trajeto de 222km pela estrada de ferro Belém-Bragança, abandonada a algumas décadas, e durante o percurso passamos por asfalto, estrada de chão, igarapé, lama, erosão, mais antes, pegamos um engarrafamento na região metropolitana de Belém.

Confira o vídeo em anexo no youtube:
"Expedição Jipeiros nos Trilhos da Memória da estrada de Ferro de Bragança."

Expedição Jipeiros nos Trilhos da Memória da Estrada de Ferro de Bragança - PARÁ - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Gg4KnzjoyM8)

AVIZBATISTA
23/08/2013, 22:38
Caros Amigos,
Vida de Jipeiro em Belém não é das melhores. Precisei trocar o Cilindro Mestre de freio (Varga) da BandToy, e por conta da pressa, me sujeitei a comprá-lo aqui em Belém a um preço de R$260,00...
...Bem que eu podia esperar um pouco mais!

427750
Cilindro Mestre de freio
Tparts

AVIZBATISTA
23/08/2013, 22:54
Parabéns! Tá ficando Personalizada, quanto aos Feixes, poderia aumentar os Jumelos, associado à inclusão de mais feixes, se faz necessário amortecedores de maior curso, Boa Sorte!

Herick,
Infelizmente o esbarramento dos pneus 35" ocorrem na traseira e dianteira. Mas, ontem um amigo jipeiro se prestou a ceder 8 lâminas (usadas por alguma pick-up) para aplicação nos 4 feixes da minha Band. Assim, mantenho o feixe arqueado, o jeep firme/estável na pista e não deixo de fazer uso dos atuais jumelos U, que comprei por recomendação. Isso, em busca de estabilidade. Espero que dê certo. Mesmo assim, devo fazer uso de uma estratégia empregada por um Toyoteiro Gaúcho (Marcos Drago), que aumentou o tamanho do batente de chassi traseiro, limitando o curso do eixo.

427755

427756

AVIZBATISTA
23/08/2013, 23:18
Minha jornada continua... deixando de lado a instalação dos estribos laterais, passei para a fase de instalação dos freios dianteiros à disco de bandeirante (varga). Contudo, me deparei com uma baita surpresa: os suportes ficaram tortos e, por conta disso, as pinças não encaixam. Por hora, minha falta de experiência com o universo de carros antigos me faz acreditar que isso se dá por conta das imperfeições presentes na superfície do munhão, que inclinam os suportes de pinças.

427758
[1] - Cada um dos componentes encaixam de uma só forma

427760
[2] - Ponto onde supostamente ocorre o esbarramento do suporte de pinça, no lado direito.

427757
[3] - Na parte inferior, a pinça não encaixa.

427759
[4] - Na parte superior, a pinça encaixa sem esforço.

427763
Notam-se marcas nos suportes de pinças, naquelas "orelhas". Provavelmente, causados pela pressão que os parafusos exercem na peça toda quando instalada no munhão.

Curiosamente, ocorre o mesmo problema do lado esquerdo do carro, mas, de forma inversa. De antemão, garanto que cada um dos componentes estão do lado certo, afinal, existem impressões em alto-relevo nas peças, indicando o lado direito/esquerdo...
Quando giro o disco, já instalado no cubo, noto um outro esbarramento: o disco no guarda-pó. Mas, não sei onde ele ocorre exatamente.

hercilio.neto
24/08/2013, 00:29
Hercílio,
Participei de um evento promovido pelo Jeep Clube que integro. Isso, no início do mês de Julho. E, a Revista Planeta Off-road bem como o Jornal Mais Off-road coletaram imagens e textos produzidos pela equipe de organização do evento.
Nessa expedição, um comboio de Jeep's fez um trajeto de 222km pela estrada de ferro Belém-Bragança, abandonada a algumas décadas, e durante o percurso passamos por asfalto, estrada de chão, igarapé, lama, erosão, mais antes, pegamos um engarrafamento na região metropolitana de Belém.

Confira o vídeo em anexo no youtube:
"Expedição Jipeiros nos Trilhos da Memória da estrada de Ferro de Bragança."

Ah, então é o seu Bandeirante mesmo. Bem que reconheci.
Já tá ficando famoso o jipe.

AVIZBATISTA
25/08/2013, 21:57
Minha jornada continua... deixando de lado a instalação dos estribos laterais, passei para a fase de instalação dos freios dianteiros à disco de bandeirante (varga). Contudo, me deparei com uma baita surpresa: os suportes ficaram tortos e, por conta disso, as pinças não encaixam. Por hora, minha falta de experiência com o universo de carros antigos me faz acreditar que isso se dá por conta das imperfeições presentes na superfície do munhão, que inclinam os suportes de pinças.

427758
[1] - Cada um dos componentes encaixam de uma só forma

427760
[2] - Ponto onde supostamente ocorre o esbarramento do suporte de pinça, no lado direito.

427757
[3] - Na parte inferior, a pinça não encaixa.

427759
[4] - Na parte superior, a pinça encaixa sem esforço.

427763
Notam-se marcas nos suportes de pinças, naquelas "orelhas". Provavelmente, causados pela pressão que os parafusos exercem na peça toda quando instalada no munhão.

Curiosamente, ocorre o mesmo problema do lado esquerdo do carro, mas, de forma inversa. De antemão, garanto que cada um dos componentes estão do lado certo, afinal, existem impressões em alto-relevo nas peças, indicando o lado direito/esquerdo...
Quando giro o disco, já instalado no cubo, noto um outro esbarramento: o disco no guarda-pó. Mas, não sei onde ele ocorre exatamente.

Ufa! Após algumas horas de trabalho nesse domingo, com a ajuda de um amigo Jipeiro, acertamos o encaixe do suporte de pinça após uso de esmerilhadeira. Essa etapa foi resolvida, mas, agora me surgiu um outro problema com o sistema de freios impossibilitando o seu bom funcionamento: parte da tubulação de metal está entupida, isso, graças aos restos de fita veda-rosca, que era usada com frequência e eventualmente deixava escapar pedaços pra dentro da tubulação. Agora, me resta comprar a tubulação usada pelo vw fusca e abandonar os tubos de cobre, que comumente se rompem nas extremidades.
Vida de jipeiro: uma batalha diária, na oficina e nas trilhas.

AVIZBATISTA
27/08/2013, 13:21
TETO novo para a BandToy...
Com a retirada da evaporadora de teto, uma chapa foi usada para tampar o buraco deixado. Contudo, o peso do equipamento naquele teto, somado com a ferrugem, provocou uma infinidade de avarias que fizeram com que o resultado mais parecesse uma estrada recapada com material de quinta. Enfim, ficou cheia de imperfeições. Sendo assim, achei melhor comprar outro teto pra viatura. Então, troquei (aquele) jogo de rodas 15x7 da versão antiga da Hilux (que usei nos pneus de 35") e investi + R$200,00 de mão-de-obra e material para deixar em bom estado. No final das contas, fiquei satisfeito d+. Ainda aproveitei para colocar a guarnição de teto que comprei por engano... rsrsrs... Agora, a Band fica à espera de uma boa pintura. Quem sabe o destino me favoreça e essa viatura fique pintadinha até outubro.

428336

AVIZBATISTA
30/09/2013, 17:40
Caros Jipeiros,
Hoje a tarde fui agraciado pelo destino, o kit de rolamentos dianteiros e traseiro chegou em casa após três semanas de viagem - entre greves nos Correios e outros contratempos. Agora, é meter a mão-na-massa e levar a Bandtoy para oficina e efetuar as trocas.

433121

- Rolamento interno do cubo- Rolamento externo do cubo
- Aranha trava do cubo
- Arruela de encosto do cubo
- Porca do cubo
- Retentor bengala para a dianteira
- Retentor do cubo
- Rolamento bengala traseira
- Anel fixador do rolamento traseiro
- Retentor traseiro duplo

AVIZBATISTA
14/11/2013, 12:03
Meus primeiros presentes de natal, acabam de chegar. Apesar do jeep continuar parado na garagem - à espera da instalação dos rolamentos, estribos, bancos concha, batentes de eixo, vidro quebra-vento e forro das portas - peças e acessórios continuam a desembarcar na porta do meu apartamento a cada mês, nem que seja a junta da reduzida (R$6,80). Aproveito para agradecer a turma da TraçãoMania, pelo brinde (capa de estepe) e rapidez no atendimento.

439301
Kit de freios à disco Varga, para aplicação na traseira; pino central roletado da direção; kit de pastanas das portas; maçaneta interna; cinzeiro; e, jogo de junta da cx de marcha e reduzida.

439302
Amortecedor de direção (COFAP)

439303
Tinta PU e primer PU, na cor verde (aplicado na Renault)

439304
Malas prontas. Agora, rumo a oficina.

titanium
14/11/2013, 12:59
Vai reformar lata toda ou só retoque?
:D

AVIZBATISTA
14/11/2013, 13:12
Vai reformar lata toda ou só retoque?

Caro amigo,
Apesar da graaaaaande quantidade de remendos e massa depositada na carroceria, essa band possui teto e capô novos, sem emendas ou amassados. Os paralamas foram reformados a pouco tempo, as cantoneiras bem como as travessas estão inteiras, e a cabine possui poucos pontos de ferrugem. Estou aplicando nova pintura com a intenção de corrigir falhas na lanternagem e pintura. Então, é só um (baita) retoque.

titanium
14/11/2013, 13:45
Caro amigo,
Apesar da graaaaaande quantidade de remendos e massa depositada na carroceria, essa band possui teto e capô novos, sem emendas ou amassados. Os paralamas foram reformados a pouco tempo, as cantoneiras bem como as travessas estão inteiras, e a cabine possui poucos pontos de ferrugem. Estou aplicando nova pintura com a intenção de corrigir falhas na lanternagem e pintura. Então, é só um (baita) retoque.

Bacana!
Poxa, não sei se você conseguirá (ter tempo para) acompanhar todo o processo, mas se desse pra compartilhar umas fotos seria ótimo!

Comprei compressor, pistola de pintura, etc. e estou querendo criar coragem para (mais ou menos daqui 1 ano) eu mesmo começar a reformar a minha...
Mas aos poucos... tipo, primeiro os paralamas... depois a caçamba...

Forte abraço e sorte na empreitada!

AVIZBATISTA
28/11/2013, 21:00
Mais uma encomenda acaba de desembarcar: São os faróis auxiliares Hella 500FF.
Tomado pela empolgação, aproveitei a oferta feita por meio das redes sociais quanto a venda desses faróis com kit de instalação. Agora, resta saber onde devo colocá-los na Bandtoy.

441248
Faróis Hella 500FF

AVIZBATISTA
11/12/2013, 14:31
Após 41 dias de espera, a Tartogama (Gama4x4) entregou os alargadores de paralamas da Band. Isso, após 3 ligações cobrando a entrega. No final das contas, os vendedores empurram para a transportadora a culpa pela demora na entrega. Mas, fica difícil acreditar na turma da Gama4x4, já que, a transportadora é a mesma que tem feito no prazo as entregas das encomendas oriundas das outras lojas, nas últimas semanas.

Nesse lote, vieram os alargadores de paralamas, confeccionados em fibra de vidro. Mas, não curti muito o modelo. Imaginei que fossem menores na altura, e maiores na largura, além de serem mais resistentes. Me parecem tão finos que uma pedrada lançada pelo pneu, na rodagem, pode colocar tudo a perder. Enfim, acho que foi a pior aquisição de que já fiz.

Enquanto isso, a Bandtoy continua na fila de espera para atendimento no Meca. A previsão é que na próxima semana comecem a fazer a troca dos rolamentos de roda. Depois, vem a instalação dos estribos laterais, alargadores, e todo o resto de acessórios e peças que comprei nos últimos seis meses. Já em janeiro, faço a revisão da BI, e quem sabe começo a pintura que, por sinal, devia ter sido feita há meses. Mas, são tantos os atrasos e imprevistos.

442937
Conjunto de alargadores

442938
Alargador dianteiro esquerdo

442947
- Porta-copos
- Manopla
- Capa
- Tomada 12v

AVIZBATISTA
11/12/2013, 23:33
Há poucas semanas, notei que a Bandtoy não "pegava" direito na partida mesmo quando o motor estava quente. Então, imaginei que fosse um problema no motor de arranque. Após uma conferência feita por um eletricista, recebi o seguinte parecer: junta do cabeçote rompida e perda de compressão. Então, liguei para a turma da TraçãoMania e comprei uma junta novinha em folha. Hoje, após a entrega da junta, entrei em contato com o Meca e relatei o problema e parecer do eletricista, mas, o Meca não se convenceu do parecer, já que, não há indício de que haja água misturada ao óleo ou baixa de óleo. Então, agora, cabe examinar o fio-terra, afinal, fiz o corte do mesmo quando fiz o lift da carroceria e remendei de forma !@#$% Mesmo assim, penso em fazer a troca da junta (com mão-de-obra por R$300,00) só "...pra não perder a viagem".

443034
Junta do cabeçote do motor Mercedes-benz OM-314

AVIZBATISTA
24/12/2013, 13:39
Enfim, meu último presente deste Natal acaba de chegar: é o tanque CLA. Esse reservatório é de plástico de alta resistência e possui capacidade para armazenar oitenta litros de combustível. Ele deve ser instalado na traseira da Bandeirante no lugar (original) do estepe, com garantia de que não há esbarramento com eixo ou qualquer outra coisa. Enfim, enquanto não faço a lanternagem do Jeep, vou fazer uma pequena adaptação da boca do tanque atrás do pneu traseiro direito. Depois, vou trabalhar melhor essa adaptação com ajuda de um lanterneiro.

444542

444543

444544

Na oferta feita pela Metalúrgica CLA, o tanque vem acompanhado da boia e de uma chapa de aço para garantir a proteção do reservatório.

AVIZBATISTA
10/04/2014, 09:23
Após uma baitaempreitada na oficina para a execução da troca dos rolamentos deroda do Jeep, iniciei a instalação do tanque traseiro (comcapacidade de 80l). Confesso que foi fácil, salvo pelo problema emencontrar o mangote, já que, em cada uma das extremidades hádiferenças significativas na bitola. No tanque, a boca tem 1” dediâmetro enquanto no bocal tem-se 2”. Para resolver o problema,testei cerca de 11 mangotes diferentes entre retos e curvos, parafazer a combinação certa; no final precisei fazer uso de um tubo deferro com abraçadeiras para conectar os dois mangotes. Situaçãoparecida ocorreu com o “pescador” e “retorno” do tanque(fino) e motor (grosso). Então, um amigo colocou um pedaço demangueira fina dentro da mangueira de combustível para encaixar nopescador do tanque, assim, não há perda de pressão na sucção docombustível rumo ao motor.

458786
Tanque (traseiro) instalado.

458787
Esse bocal de alumínio já estava instalado na Band, mas, no lugar padrão.

458788
uso provisório.

458789
Quando houver tempo, um especialista deve fazer as devidas adequações.

458790
Envolvi parte do escapamento com uma manta térmica, assim, miniminizo os perigos.

458791
Com ajuda de um amigo consegui o mangote "certo" para adaptar no sistema.

458792
Por segurança, optei pela troca das mangueira ao invés de fazer emendas. Assim, precisei de apenas 6m de mangueira.

Marcelo Oyarzábal
10/04/2014, 09:41
Parabéns amigo, mudou completamente a Band, tá muito melhor.

AVIZBATISTA
10/04/2014, 10:32
Agora, o problema davez é com a direção hidráulica do Jeep. A adaptação (feita porum dos ex-proprietários do carro) incluiu o setor de direçãooriginal da Toyota Bandeirante, mas, fez uso de uma bomba hidráulica(ainda, não identificada) que não suporta o “peso” do “sistema”com uso de pneus tão grandes bem como o peso do carro. Além disso,outra falha foi detectada pelo Meca: o suporte da bomba hidráulicanão atraca ela de forma adequada, já que, pega a mesma apenas poruma das bandas (na traseira) deixando a porção dianteira solta.Logo, quando a roda é esterçada - com o Jeep parado - a correiagrita como se estivesse com folga e a dita bomba esterça com apressão do sistema, mesma estando fixa no suporte. Então, a saída é trocar a bomba e o suporteou refazer o suporte e esperar para ver o que acontece com a bomba.

458796
A bomba está fixada ao suporte (apenas) à esquerda.

AVIZBATISTA
10/04/2014, 21:30
Quanto mais eu mexo na Band, mais aparecem coisas para reformar ou substituir. Quando comprei ela, me diziam que devia fazer a troca dos bancos, pneus e fluídos, afinal, seu antigo proprietário fazia viagens de 400km acada quinze ou trinta dias sem qualquer tipo de problema, mas, com o tempo percebi que só isso não bastava. Cada upgrade exigia um reparo diferente, eram coifas e borrachas, teto, capô, freios,direção, feixes de molas, rolamentos, e com o tempo vieram os problemas com as adaptações feitas pelos antigos proprietários.Agora, me aparece o maior problema de todos: a carroceria. Há dois dias fui fazer a troca das calhas dos vidros das portas e percebi que a porta do motorista está empenada por conta de um serviço de reparo mal feito, além disso, ao fazer as marcações para a instalação dos alargadores de paralamas notei um problema ainda maior, como atestam as fotos em anexo...

458863

458864

458865

458866

458867

Enfim, pontos de ferrugem espalharam-se pelo carro, as duas únicas trilhas que fiz resultaram na coalização dos pneus 35" com os paralamas e os amassados tomaram conta de tudo na traseira, os reparos feitos pelos antigos proprietários pioraram a dianteira, pois, deixaram como um "U" invertido além de torto. Agora, resta-me decidir o que fazer para evitar grandes custos.

hercilio.neto
10/04/2014, 22:28
Calma amigo Felipe.
Primeiro: é arriscado usar os alargadores de paralama como gabarito para a lataria. O erro pode estar neles.
Depois, a lataria da Band é assim mesmo. É feita por diversas peças aparafusadas umas nas outras, sem um arcabouço rígido para garantir o alinhamento. Todo o conjunto depende do alinhamento do caixote.
Suas portas são modernas, que são feitas em uma só estampa por fora e uma outra por dentro. Dificilmente entortam, a menos que o veículo tenha se acidentado, pode ser um problema de alinhamento da lataria.
Quanto a bomba da direção hidráulica, o ideal é colocar o suporte original. Coisa de uns R$ 500,00.
É importante fazer as coisas para que fiquem definitivas, adaptações tem que ser bem planejadas. Evite gambiarras.

titanium
11/04/2014, 09:54
Felipe,

Manter uma Band não é tarefa fácil.
Mais difícil do que arrumar uma, é consertar os efeitos colaterais das gambiarras feitas pelos antigos donos......
Impressionante como o pessoal faz serviço porco e quer que dure uma eternidade.

Como disse o Hercilio, antes de consertar planeje muito bem o que vai fazer e as implicações.
Pneus 35" sem levantar o carro (carroceria e/ou jumelos) é certeza que vai pegar na lata em trilhas... e vai amassar a lata.

Você levantou a cabine antes de colocar os pneus?

Levantar a cabine tem também suas implicações, como eventual desalinhamento da carroceria em relação ao chassi.

..

Mas siga em frente pois, apesar de dar trabalho para planejar todo e qualquer upgrade da Band, é um brinquedo muito prazeroso!!

..

O suporte da Bomba de DH não é cara não Hercilio!
Custa uns 150,00 reais original mercedes!
Só tem que tomar cuidado com o alinhamento pois para todos os motores mercedes, existem 3 modelos.
Tem que ver qual encaixará aí no bloco do seu motor.

Acabei de fazer esse serviço na minha!
Instalei o suporte (específico para o meu motor mercedes) e a bomba do 1113.
Fica show!
O ideal, no entanto, é trocar o reservatório de fluido de DH por aquele de 1L (se já não for).

Abraços e sorte na empreitada.

titanium
11/04/2014, 09:57
Opa agora que vi pelas fotos do tanque que você levantou a carroceria sim.
Mas acho que os jumelos podem (e devem) ser aumentados... pelo menos na traseira.

O ideal seria cortar a lata e aumentar a caixa de rodas, como o Caio Fonseca, Fe_Jipeiro, Inoue San e outros toyoteiros fizeram... aí você não precisaria alterar a altura da sua carroceria e nem aumentar o tamanho dos jumelos (que aumenta o desconforto).

Abraço

AVIZBATISTA
11/04/2014, 10:26
Titanium,
Onde posso encontrar um suporte de bomba de DH para acoplar em motor Mercedez, quem sabe um para a bomba do MB-1113?
Ah! Conferi outras duas Band's e notei que minha band usa uma bomba adaptada (supostamente) de um carro pequeno segundo indica um Meca, então, penso em seguir sua recomendação quanto ao uso de uma bomba do MB-1113, que custa uma média de R$500,00+frete segundo uma pesquisa rápida que fiz no ML.

458902
Bomba DH (MB-1113) R$509,00+frete

AVIZBATISTA
11/04/2014, 10:37
Titanium,
Nunca cogitei cortar os paralamas da Band, mas, confesso que a dica é válida e a execução me parece oportuna, já que, tá tudo amassado ou torto por conta dos maus reparos executados.
Saiba que, fiz o lift da carroceria logo após aplicar os pneus de 35" e fazer a troca de parte dos 4 feixes de molas (1ª e 2ª lâminas de cima para baixo, compradas na Tparts), mas, os feixes "perderam ação" quase q de imediato. Agora, penso em incluir mais umas 2 lâminas grossas em cada feixe, e completar 10 na dianteira e 9 na traseira.

458904
Posição (atual) dos jumelos... 45º

AVIZBATISTA
11/04/2014, 11:11
Há tempos reclamava dos "engasgos" que a Band tinha quando "pisava pra valer" numa reta de asfalto. A princípio, pensei que pudesse ser algum problema com combustível, bomba, etc... Mas, seguindo recomendação do meu pai - que aplicou um filtro de ar esportivo no seu CJ-5 de motor AP - resolvi conferir o filtro de ar da Band, e veja a surpresa:

458905 458906
sistema de filtragem original, banhado à óleo.

A saída foi adaptar o sistema de filtragem moderno da Mitsubishi L-200 (modelo 2001). Paguei R$100,00 na caixa com presilha + R$45,00 nos elementos novos de filtragem + R$20,00 no mangote da F-1000. Os engasgos pararam e o barulho do Jeep mudou... ficou mais agudo. Mais tarde, resolvo o alinhamento/rotação da "caixa" para que a boca de entrada fique numa outra posição, e possa ser feita a inclusão da mangueira do snorkell.

458909 458910

458915 458911

458912
Ainda há o que melhorar... o mangote deve ser trocado, a posição da boca de entrada de ar vai mudar e, ainda, vou aplicar um mangote para uso do snorkell. Quem sabe, mais tarde (2016) eu faça uso de um filtro k&n após turbiná-lo... rsrsrs

DeMelo
11/04/2014, 12:20
Há tempos reclamava dos "engasgos" que a Band tinha quando "pisava pra valer" numa reta de asfalto. A princípio, pensei que pudesse ser algum problema com combustível, bomba, etc... Mas, seguindo recomendação do meu pai - que aplicou um filtro de ar esportivo no seu CJ-5 de motor AP - resolvi conferir o filtro de ar da Band, e veja a surpresa:

458905 458906
sistema de filtragem original, banhado à óleo.

A saída foi adaptar o sistema de filtragem moderno da Mitsubishi L-200 (modelo 2001). Paguei R$100,00 na caixa com presilha + R$45,00 nos elementos novos de filtragem + R$20,00 no mangote da F-1000. Os engasgos pararam e o barulho do Jeep mudou... ficou mais agudo. Mais tarde, resolvo o alinhamento/rotação da "caixa" para que a boca de entrada fique numa outra posição, e possa ser feita a inclusão da mangueira do snorkell.

458909 458910

458915 458911

458912
Ainda há o que melhorar... o mangote deve ser trocado, a posição da boca de entrada de ar vai mudar e, ainda, vou aplicar um mangote para uso do snorkell. Quem sabe, mais tarde (2016) eu faça uso de um filtro k&n após turbiná-lo... rsrsrs

É isso aí!!! trabalhe na sua band com calma e quando fizer, faça bem feito, assim não terá que refazer! as gambis são o maior problema nas bands atualmente!!

Agora, a toy não é um carro perfeito e o que é parrudo nela é o conjunto motor, câmbio, reduzida, chassis e eixos. O resto é tudo mais ou menos, a começar pela lataria!!!

titanium
11/04/2014, 12:50
Titanium,
Onde posso encontrar um suporte de bomba de DH para acoplar em motor Mercedez, quem sabe um para a bomba do MB-1113?
Ah! Conferi outras duas Band's e notei que minha band usa uma bomba adaptada (supostamente) de um carro pequeno segundo indica um Meca, então, penso em seguir sua recomendação quanto ao uso de uma bomba do MB-1113, que custa uma média de R$500,00+frete segundo uma pesquisa rápida que fiz no ML.

458902
Bomba DH (MB-1113) R$509,00+frete

Olá Felipe!

Amigo, realmente... a Bomba custa uns 500 reais mesmo!
Mas o Suporte da bomba é mais barato.

Qualquer loja de caminhão (autopeças diesel) vende esses suportes.
Todos são semelhantes!
Como falei, existem 3 modelos que só mudam (basicamente) a furação!!!
Seria bom fazer um "molde" com a furação (num papelão mesmo) e levar numa autopeças .

Esse suporte é composto por 2 peças.. o que segura no bloco do motor e o tensionador (que também segura a bomba).

..

É verdade, eu só vi depois que você tinha aumentado a altura! rsrs
Em relação aos feixes, já vi mesmo fazerem isso: colocar mais chapas entre eles para segurar por mais tempo o arqueamento.

Outros dizem que é melhor comprar logo o conjunto NOVO de molas.

Mas se você for aumentar a caixa de rodas, é melhor deixar o conjunto de feixe de molas original (sem aumentar a quantidade de feixes).

:)

Abarços

titanium
11/04/2014, 12:51
Filtro de ar eu coloquei o do caminhão 710 turbinado.
Agora que turbinei, ficou beleza!!

Antes usava o filtro banhado a óleo!
O trem ruim!! kkkkkkkkkk

Boa troca!

O felippe de SP usa na band dele filtro K&N.
Ele tem até a referência!

AVIZBATISTA
13/04/2014, 10:59
titanium,
tomei nota de cada uma das dicas/indicações que fizeste. como vou precisar passar num lanterneiro para fazer uns pequenos reparos, vou aproveitar para modificar os paralamas traseiros. mesmo assim, cogito mexer novamente nos feixes de molas, pois, a band ficou com a traseira mais alta que a dianteira, mas, ambas baixas demais para um Jeep. no caso da bomba hidráulica, já comecei as buscas, e nos próximos meses farei o upgrade, seguindo sua orientação. imagino que o sistema fique bem agradável e seguro para uma trilha pesada e para o trânsito caótico de Belém do Pará.

AVIZBATISTA
13/04/2014, 19:46
Passei o olho na Band. Um pente-fino. E, tomei nota do que anda faltando e percebi que a lista é grande demais para um indivíduo como eu (pai de três moleques e casado com uma mulher que quer fazer com que o Jeep me deixe a qualquer custo... rsrsrs). Então, devo precisar de uns dois anos até dar conta da demanda que me surgiu.

459158
Olhando o Jeep de longe, durante a noite e quando ele passa em alta velocidade numa rodovia... acredita-se que a band possa estar muito bem.

Enfim, no ano corrente devo dar conta dessas duas primeiras fases do processo de restauração da bandtoy:

1ª fase... é marcadamente atada à mecânica do Jeep

alavanca de câmbio;
bomba manual de combustível;
esferas do garfo de embreagem;
mola da ponta da alavanca;
mola do garfo da marcha;
cruzetas para os cardan;
interruptor da ré;
interruptor da tração;
ponteiras e luvas de cardan;
máquina de vidro esquerda;
sensor de temperatura;
suportes de vidros das portas;

2ª fase...
prendedor da vareta do capô;
vareta do capô;
envelopamento ou pintura;
par dianteiro de suporte fixo do feixes de molas;
par de cintos de segurança;
lanterna de placa;
buzina;
kit de freio-de-mão;
paralamas de fibra de vidro;
barra estabilizadora;
roda-livre manual;
inserção de lâminas nos quatro feixes de molas e arqueamento;

Em 2015, espero poder dar conta do resto da lista caso haja limite de cartão de crédito e minha esposa não descubra tudo e me mate:

3ª fase...
fiação elétrica;
bomba DH do MB-1113;
forro térmico do painel corta-fogo;
isolador anti-ruído;
calços de carroceria top kits 2,5";
forro interno (com esponja anti-ruído);
forro interno em courvim para o teto;
forro térmico do teto;

4ª fase...
coroa e pinhão de pick-up;
amortecedores Rancho 9000 RS99118 ou da Ford Ranger 1997, GL12343;
suporte traseiro de estepe e galões;
guincho elétrico com patesca;
lanternagem;
turbo e intercooler;
ar-condicionado;

Bom! espero que a sorte esteja ao meu lado nessa jornada e eu possa dar conta dessas demandas sem demoras.

459157
O estado do Jeep não é um dos melhores... nem os bancos estão no lugar, mas, é um canteiro de obras.

marciorank@gmail.com
13/04/2014, 21:03
Filtro de ar eu coloquei o do caminhão 710 turbinado.
Agora que turbinei, ficou beleza!!

Antes usava o filtro banhado a óleo!
O trem ruim!! kkkkkkkkkk

Boa troca!

O felippe de SP usa na band dele filtro K&N.
Ele tem até a referência!

na minha band eu usava ofiltro de ar do 608 porem o elemento era da land rover, razoavel;
agora estou colocando um do MB1113, pensa no tamanho do bicho véio, quaze não tem mais lugar
no cofre do motor, porem pensa numa band que anda bem mais solta, vale a pena.

AVIZBATISTA
13/04/2014, 23:41
na minha band eu usava ofiltro de ar do 608 porem o elemento era da land rover, razoavel;
agora estou colocando um do MB1113, pensa no tamanho do bicho véio, quaze não tem mais lugar
no cofre do motor, porem pensa numa band que anda bem mais solta, vale a pena.

marciohank,
um sistema de filtragem de ar oriundo de um caminhão me parece grande demais para uma casa de máquinas de uma band, por isso, preferi fazer uso de um que possa me garantir bom custo-benefício e facilidades na troca dos elementos filtrantes. então, o da mitisubishi l-200 modelo 2002, me pareceu a melhor, além, de ser fácil de adaptar. agora... posso garantir que ficou bom demais, o Jeep parece bem mais solto, sem aqueles engasgos, mas, com um bom ruído em alta rotação. recomendo!

AVIZBATISTA
10/05/2014, 17:33
Não era só o revestimento que estava tomado por buracos, a estrutura de metal e as espumas dos assentos já não valiam mais R$0,01. Mas, eu não desisti deles. Fiz uma restauração que abarcou a troca de cerca de 80% da estrutura de ferro e todas as espumas. Depois de uma pintura no metal, instalei novos assentos de madeira com espuma e encaminhei os bancos para injeção do resto de espuma e aplicação de um novo revestimento. A opção pelo courvim se deu considerando o uso recorrente do Jeep em áreas alagadas, além, do clima quente e úmido que comumente estragam revestimentos de couro.
Enfim, gostei demais do resultado, mas, meus companheiros do Jeep Clube de Bragança - que usam bancos de veículos de passeio como os do Honda - não esboçaram nenhuma reação de aprovação pela escolha e investimento (R$300,00 no total) num banco que não reclina.

462225
Antes da restauração

462221

462222

462223

hercilio.neto
10/05/2014, 17:49
É como você disse. Tem gente que ama e tem gente que detesta.
Mas o que importa é o seu jipe ficar do jeito que você quer.
E o serviço ficou muito bom. Os bancos ficaram bonitos mesmo.

Lauro Paiva
16/05/2014, 17:24
Não era só o revestimento que estava tomado por buracos, a estrutura de metal e as espumas dos assentos já não valiam mais R$0,01. Mas, eu não desisti deles. Fiz uma restauração que abarcou a troca de cerca de 80% da estrutura de ferro e todas as espumas. Depois de uma pintura no metal, instalei novos assentos de madeira com espuma e encaminhei os bancos para injeção do resto de espuma e aplicação de um novo revestimento. A opção pelo courvim se deu considerando o uso recorrente do Jeep em áreas alagadas, além, do clima quente e úmido que comumente estragam revestimentos de couro.
Enfim, gostei demais do resultado, mas, meus companheiros do Jeep Clube de Bragança - que usam bancos de veículos de passeio como os do Honda - não esboçaram nenhuma reação de aprovação pela escolha e investimento (R$300,00 no total) num banco que não reclina.

462225
Antes da restauração

462221

462222

462223
Ficou show de bola!!!
Gosto muito de reusar reaproveitar quando possível!!!
Uma pergunta, vi que fez uma reforma nos munhões, vc teve algum problema com alinhamento de caster ou camber??
Pergunto isso por que (saindo um pouco do seu carro) vou colocar os munhões do toyota nos eixos do meu javali.
desculpas desde já por sair do assunto!!!

AVIZBATISTA
19/05/2014, 21:36
Ficou show de bola!!!
Gosto muito de reusar reaproveitar quando possível!!!
Uma pergunta, vi que fez uma reforma nos munhões, vc teve algum problema com alinhamento de caster ou camber??
Pergunto isso por que (saindo um pouco do seu carro) vou colocar os munhões do toyota nos eixos do meu javali.
desculpas desde já por sair do assunto!!!

Caro Lauro,
Fiz as trocas dos rolamentos superiores e inferiores da Manga de Direção numa oficina, e, não houve problemas com alinhamento. O que pude notar é que três dos quatro rolamentos do conjunto estavam detonados demais, contudo, raramente percebia a performance ruim da band mesmo com uso de pneus de 35"

AVIZBATISTA
03/06/2014, 16:41
Reviravolta no programa de preparo da Bandtoy. Por conta de uma adaptação de bocal de combustível na traseira, acabei iniciando alguns reparos na carroceria para curtir o Jeep nesses próximos sessenta dias nas trilhas e no famoso Rally do Sol. Mais uma vez, lançamos mão da inserção de pequenos remendos com a esperança de ter uma carroceria alinhada. Caso dê errado, até o fim de 2014 devo comprar quadro de parabrisas, paralamas e todas as portas de fibra de vidro.

465658

465660

465661

465662

465666

465668

465669
Numa tarde consegui desmontar quase todo o Jeep, deixando no lugar a fiação e carroceria.

AVIZBATISTA
10/06/2014, 12:42
Caros amigos,
A jornada com a Bandtoy continua. Nestes dias 7 e 8 de junho, foram feitos reparos/acertos na carroceria com uso de massa. Ontem, foi executado o desmonte da carroceria para que hoje seja aplicado o Primer. Amanhã devemos começar a pintura completa, e na sexta-feira a noite começo a montar o Jeep.

466569

466570

466571

466572

Resta saber/decidir a cor a ser aplicada na máscara: Preto ou Branco. Isso, para combinar com o verde escuro "verde amazonie" da Renault.

466573

Além disso, preciso descobrir qual é a melhor escolha de mantas (termo-acústicas) para aplicação no painel corta-fogo e teto de um Jeep de trilha que mais parece um anfíbio.

titanium
10/06/2014, 19:32
Felipe,

Você que está fazendo a funilaria?
Se não for, quanto está pagando de mão de obra?

Já sabe mais ou menos quanto vai gastar de material?

..

AVIZBATISTA
10/06/2014, 22:59
Daniel,
Contratei umlanterneiro para dar conta de uns buracos na cabine, o resultado nãofoi satisfatório, então, ordenei reparos nos paralamas em um outrolugar. Como não fiquei satisfeito com nenhum dos dois lanterneiros, levei as portas num terceirolugar para que fossem feitos reparos na porção inferior. No totalinvesti uns R$300,00.
Além disso, contrateium pintor freelance por R$700,00 para aplicar massa, primer, lixar epintar o jipe na garagem da casa do meu Pai. Contudo, quem executaqualquer desmonte os montagem sou eu. Pra completar, ainda precisocontratar alguém para fazer o polimento após a pintura, estimado num custo de R$150,00.

466639

Por sorte, ainda recebido meu tio o material de pintura: galão de tinta PU na cor verdeamazonie da renault, catalizadores e primer, que devem tercustado uns R$500,00 de tabela. Contudo, ainda precisei investir unsR$200,00 na compra de massa, solventes, estopa, lixa e tinta (zargão)para aplicar no chassi. E mais, meu jeep clube ainda cedeu umcompressor e pistola de pintura para a execução da obra.

dudu83
11/06/2014, 00:07
antes eu usava o sistema wanda, agora to usando esse Dupont.. muito melhor e rende mais o dupont, agora comprei o ppg pra testar, se tem espaço contratar os serviços separado sai muito mais barato, minha primeira reforma fiz assim.. sem falar que acompanhando aprendi muita coisa rsrssr, agora eu faço sozinho...

AVIZBATISTA
12/06/2014, 19:59
Enfim, após a execução dos devidos reparos na carroceria bem como a aplicação de primer, o pintor se aventurou a lançar tinta sem "olhar pro céu" para escolher a melhor hora para dar conta das tarefa, já que, os trabalhos estão sendo executados num quintal à mercê das chuvas, ventos, etc. Então, durante a secagem da primeira mão de tinta, eis que desaba um dilúvio que estraga a pintura. Agora, na insônia que toma conta de mim, fico pensando no atraso e prejuízos que isso deve provocar.

466803

466804

466805

Agora, nos resta fazer o lixamento lateral da porção direita do Jeep para depois aplicarmos a segunda camada de tinta no carro todo. Espero que haja tinta suficiente para finalizarmos os trabalhos, e que a frase "não liga pra essas burradas! é jeep e não precisa ficar brilhando..." deixe de se repetir.

.

titanium
12/06/2014, 20:25
Rapaz, situação delicada essa...
Por isso comprei um compressor... para ver se tentava evitar Ter que Depender desse tipo de "profissional"..

Mas não esquenta a cabeça que isso é fácil de resolver! ainda mais que é a primeira mão!
Com uma lixa fina isso some daí!

Abraços

dudu83
12/06/2014, 21:00
o pu tem essa vantagem , é facinho de corrigir.. eu estava usando um compressorzinho de 5 pes e uma pistola hlvp xing ling, da pra fazer tranquilamente, comprei uma arprex milenium hvlp mesmo com o compressorzinho o serviço fica otimo, agora consegui comprar um compressor de 20 pes zerinho num leilao e comprei uma corte plasma... nao dependo de mais ninguem pra fazer minhas reformas :torcendo:

titanium
12/06/2014, 21:25
Opa Dudu até que enfim saiu a corte plasma, heim!?!?
rsrsrs

E a MIG já está tostando tudo por aí?

recomendo usar a mistura 98%Argônio - 2%Oxigênio. Com ela é possível soldar aço preto, inox e aluminio, apenas mudando o fio.

..

em tempo, FELIPE essa cor vai ficar muito bonita!
;)

Abraços

hercilio.neto
12/06/2014, 22:09
Felipe,
ficou legal o bocal do tanque.

Pintar sem uma cabine ou pelo menos um barracão é complicado, pois se não chove é a poeira, se chove é a chuva... a chance de acontecer alguma coisa e estragar parte do serviço é grande.
Nada que não se possa corrigir.

A gente se esforça tanto para minimizar os custos porque tá tudo tão caro e difícil, e acontece uma zebra, dá aquela brochada.

Não desanime. Força aí.

Carlo Pecca
12/06/2014, 22:17
Felipe,
já pensou em cobrir a Band usando uma armação de bambu e encerrado de plástico. Tem uns de 4x6 mt na faixa de 40 pilas no ML. Não é um galpão mas quebra o galho! Foi assim que cobri o meu trailer ,lá em Mangaratiba/RJ.

dudu83
12/06/2014, 22:37
Opa Dudu até que enfim saiu a corte plasma, heim!?!?
rsrsrs

E a MIG já está tostando tudo por aí?

recomendo usar a mistura 98%Argônio - 2%Oxigênio. Com ela é possível soldar aço preto, inox e aluminio, apenas mudando o fio.

..

em tempo, FELIPE essa cor vai ficar muito bonita!
;)

Abraços

essa semana sai a ligaçao rsrss quase1 ano de contra tempos.. a plasma foi cara pra caramba mas acho que vai se pagar loguinho

AVIZBATISTA
12/06/2014, 22:59
Felipe,
já pensou em cobrir a Band usando uma armação de bambu e encerrado de plástico. Tem uns de 4x6 mt na faixa de 40 pilas no ML. Não é um galpão mas quebra o galho! Foi assim que cobri o meu trailer ,lá em Mangaratiba/RJ.

Carlos,
Agradeço a sugestão. Amanhã estarei a caminho de Bragança (onde estamos executando a reforma do Jeep), e já devo providenciar uma estrutura melhor para que façamos a segunda mão de tinta sem erro. Valeu!

AVIZBATISTA
12/06/2014, 23:39
Além das tristes surpresas que volta-e-meia aparecem nessa jornada, ainda resta decidir a cor a ser aplicada na "grade" bem como no snorkell a fim de combinar com o verde escuro: verde amazonie da renault.

466807

Vale lembrar, que há uma (suave) presença de um dourado no meio desse conjunto verde amazonie da renault (cf. foto abaixo), que pode combinar com uma cor qualquer e garantir um bom contraste. Bom! só resta saber que escolha fazer: branco gelo, bege areia, cinza escuro, etc...

466809

466810

No caso especifico do snorkell, as escolhas abarcam até mesmo o verde da carroceria do jeep. Mas, aqui o preto ou o branco não são opções a serem aplicadas. Quem sabe possa usar um cinza fosco ou o dourado num tom bem escuro. Enfim, preciso decidir o quanto antes.

466808

titanium
13/06/2014, 08:27
Felipe,

O Troller faz combinações justamente com esse tom de verde que estás utilizando..
Veja no link abaixo quais são as combinações que mais te agrade e mete bronca!

https://www.google.com.br/search?q=troller+verde&newwindow=1&espv=2&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=1N-aU9PyGKqqsQTDh4CYDg&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1366&bih=667

Está ficando show!

DeMelo
13/06/2014, 13:00
Voto no preto ou no champanhe, igual ao do troller!!

Sergio c
13/06/2014, 13:26
E um laranja escuro não daria um contraste bom com esse verde-dourado????

AVIZBATISTA
15/06/2014, 21:30
O Troller faz combinações justamente com esse tom de verde que estás utilizando..
Veja no link abaixo quais são as combinações que mais te agrade e mete bronca!

Titanium,
Melhor ideia não há. Gostei da sugestão. Valeu! Vou correr atrás daquele tom de verde (meio dourado) para combinar com o verde amazonie que apliquei na band.

Voto no preto ou no champanhe, igual ao do troller!!

DeMelo,
Já me apresentaram essa opção, e confesso que fiquei "balançado" em favor do "champagne" que a Troller afirma ser um verde es!@#$%*

E um laranja escuro não daria um contraste bom com esse verde-dourado????

Sergio c,
Depois dessa sua sugestão penso em comprar um exemplar/spray Auto shine de cada cor dessas sugeridas para aplicar a cada semana até me resolver... kkk

AVIZBATISTA
15/06/2014, 21:50
467063

Este sábado (14) reafirmou a falta de competência do "pintor" para desenrolar a tarefa de pintura com "padrão fifa". Quando ele se preparava para a execução da 2ª mão de tinta, o tempo fechou e a chuva veio. Por sorte estava lá supervisionando os trabalhos e logo abortei tudo e lancei uma lona sobre a Band.

Quando o sol deu as caras e pôs o termômetro em 30º as obras foram retomadas. Contudo, os erros não ficaram pra trás. Acumulou-se água no cilindro do compressor de ar e estragou parte da pintura da porta traseira. Para piorar a minha situação, o pintor ainda vacilou ao lançar tinta no vidro da porta. Como não consegui retirar os vidros no desmonte do Jeep, deixe parte da tarefa para o "profissional", mas, ele não é muito esperto e acabou me dando mais esse prejuízo.

467065
Água no cilindro do compressor estraga pintura

467068
Vidro da porta completamente sujo de tinta

hercilio.neto
16/06/2014, 00:02
Essa de sujar o vidro foi um tremendo vacilo do pintor.

Ah, uma chuva dessas por aqui... ia bem, mesmo.

AVIZBATISTA
16/06/2014, 12:21
Na manhã deste domingo (15) fiz a retirada do banco traseiro junto a "oficina" de estofados. Além da troca da capa, lançamos mão do uso do revestimento total, incluindo até mesmo a porção de baixo. Assim, garanto maior durabilidade, já que, comumente ocorre a imersão do jeep em águas "profuuuuundas".

467120
Banco traseiro (da L-200) para adaptação na traseira da Bandtoy...

467121
Bancos da SanMarino...

DeMelo
16/06/2014, 13:03
467063

Este sábado (14) reafirmou a falta de competência do "pintor" para desenrolar a tarefa de pintura com "padrão fifa". Quando ele se preparava para a execução da 2ª mão de tinta, o tempo fechou e a chuva veio. Por sorte estava lá supervisionando os trabalhos e logo abortei tudo e lancei uma lona sobre a Band.

Quando o sol deu as caras e pôs o termômetro em 30º as obras foram retomadas. Contudo, os erros não ficaram pra trás. Acumulou-se água no cilindro do compressor de ar e estragou parte da pintura da porta traseira. Para piorar a minha situação, o pintor ainda vacilou ao lançar tinta no vidro da porta. Como não consegui retirar os vidros no desmonte do Jeep, deixe parte da tarefa para o "profissional", mas, ele não é muito esperto e acabou me dando mais esse prejuízo.

467065
Água no cilindro do compressor estraga pintura

467068
Vidro da porta completamente sujo de tinta

Sem estufa não dá para pintar nem em tempo úmido, quando mais com chuva!! Mesmo que não molhe, a umidade tá na lata e depois de alguns meses pintado, começam a pipocar bolhas por todo lado!!!
Torço para que dê certo sua pintura, mas tente pintar em período o mais seco possível.
Em tempo, acho que o champanhe na sua bande vai ficar muito bonito!!
abçs

AVIZBATISTA
16/06/2014, 14:18
Sem estufa não dá para pintar nem em tempo úmido, quando mais com chuva!! Mesmo que não molhe, a umidade tá na lata e depois de alguns meses pintado, começam a pipocar bolhas por todo lado!!!
Torço para que dê certo sua pintura, mas tente pintar em período o mais seco possível.
Em tempo, acho que o champanhe na sua bande vai ficar muito bonito!!
abçs

É! Como não estou monitorando os trabalhos - além dos fins de semana - acabo enfrentando problemas dessa natureza com a reforma do Jeep. Sequer cogitei que o pintor fosse se arriscar a executar a pintura num dia nublado ou deixar de notar que estava lançando tinta no vidro da porta. Já na execução da segunda mão de tinta, todos os cuidados foram adotados, pois, estive por perto. Logo, a resultado final se mostrou incontestavelmente melhor. Agora, rezo para que "depois de alguns meses pintado, (NÃO) começam a pipocar bolhas por todo lado...". Enfim, se essa "obra" mantiver um bom resultado por uns dois anos, vou considerar que valeu a pena.

AVIZBATISTA
16/06/2014, 14:30
Agora, faltam alguns reparos na pintura do chassi, pintura da máscara e snorkell na cor champagne, montagem das portas, bancos, quinquilharias mil, bem como a execução da instalação elétrica. Sendo que tudo está programado para ser executado no próximo FDS.

467129

467130

467131

467132

467135

467133

467134

DeMelo
16/06/2014, 14:46
É! Como não estou monitorando os trabalhos - além dos fins de semana - acabo enfrentando problemas dessa natureza com a reforma do Jeep. Sequer cogitei que o pintor fosse se arriscar a executar a pintura num dia nublado ou deixar de notar que estava lançando tinta no vidro da porta. Já na execução da segunda mão de tinta, todos os cuidados foram adotados, pois, estive por perto. Logo, a resultado final se mostrou incontestavelmente melhor. Agora, rezo para que "depois de alguns meses pintado, (NÃO) começam a pipocar bolhas por todo lado...". Enfim, se essa "obra" mantiver um bom resultado por uns dois anos, vou considerar que valeu a pena.

É..., quando a gente cai na mão de um "mexânico", sofre-se muito, pois não podemos ficar o tempo todo de olho no trabalho. Agora é torcer...
Por outro lado, com essas fotos em "close ups", dá para ver melhor a cor que escolheu, muito bonita por sinal e vai casar perfeitamente com o champanhe, não tenho dúvidas!!!
Estou acompanhando, pois daqui algum tempo estarei nessa empreitada, afff!!!
abçs

hercilio.neto
17/06/2014, 18:38
Considerando todos os percalços, o resultado ficou ótimo.
A combinação de cores ficará show.
Vai dar dó colocar na lama!

AVIZBATISTA
17/06/2014, 20:50
Considerando todos os percalços, o resultado ficou ótimo.
A combinação de cores ficará show.
Vai dar dó colocar na lama!

Meu caro amigo Hercílio,
Só penso em colocar essa viatura nas trilhas... rsrsrs... E, garanto que não há nenhuma "dó" em fazer isso. Tanto é, que nessa próxima quinta-feira (19) já devo começar a montagem.
Antes, vou buscar o snorkell, a máscara, a tampa do porta-luvas, a tampa do painel de instrumentos e o painel central, que estão na pintura num outro estabelecimento. Lá devem aplicar o champanhe no snorkell e máscara, enquanto que no resto será aplicado o branco neve para assegurar uma melhor sintonia com o verde escuro da lataria.
Assim, posso garantir o primeiro test-drive no domingo no meio de uma trilha onde as águas comumente invadem o interior do jeep e os arranhões na lataria são constantes por conta do esbarramento com galhos, etc... Mas, prometo tomar cuidado.

hercilio.neto
18/06/2014, 00:06
Felipe,
Você não cogitou pintar o teto e a grade dianteira de branco?

AVIZBATISTA
18/06/2014, 08:08
Felipe,
Você não cogitou pintar o teto e a grade dianteira de branco?

Hercilio,
Nem me passou pela cabeça fazer a pintura do teto com tinta branca. Na verdade, não lembrei do teto rsrsrsrs... Mas, a máscara seria branca, depois pensei em deixar preta. Contudo, acabei optando, por sugestão dos amigos do 4x4brasil, pelo champanhe na máscara e no snorkell. Mas, se houver outra chance de pintar o teto (e a máscara) de branco me arrisco a fazer a empreitada.

467301
aqui, o branco caiu bem na máscara.
(imagem da Internet)

Carlo Pecca
18/06/2014, 08:58
Felipe,
vc pode envelopar o teto de Branco. Agora tem envelopamento na cor Branca e de outras também.
Pense a respeito pois os custos são menores e no final se não gostar pode retirar como uma fita crepe.

AVIZBATISTA
24/06/2014, 13:30
Felipe,
vc pode envelopar o teto de Branco. Agora tem envelopamento na cor Branca e de outras também.
Pense a respeito pois os custos são menores e no final se não gostar pode retirar como uma fita crepe.

Carlos,
A ideia é boa! Agradeço a sugestão. No futuro farei buscas por empresas que possam me prestar esse tipo de serviço. A dúvida reside no tom: fosco ou neve.

AVIZBATISTA
24/06/2014, 13:58
Os painéis que encaminhei a uma loja de pintura automotiva deveriam ter sido tingidos com o "branco neve". Mas, executaram a pintura no tom (cinza) original. O mesmo ocorreu com a máscara. O pintor que lançou tinta no Jeep em dia de chuva deixou a máscara na cor da carroceria da Band. Para esse erro, há solução: pintá-lo em agosto após a temporada de trilhas e expedições. Quanto ao snorkell, a surpresa não foi diferente: ele foi pintado de preto fosco. Enfim, além da máscara devo alterar a pintura do snorkell em agosto num outro lugar qq, mas, bem longe dos lugares por onde passei e requeri serviços de pintura até agora.

467903
Prata

467904
Verde

467905
Preto fosco

AVIZBATISTA
24/06/2014, 14:11
Dando sequência as obras, construí um suporte de faróis de milha numa posição que me permita instalar um guincho elétrico sem qualquer tipo de esbarramento. Para isso, usei um perfil U de ferro, marquei os pontos de corte e, depois, pedi ajuda a uma amigo para acertar as dobras depois dos cortes que fiz. Agora, falta aplicar uma tinta.

467907

467911

467909

467916

467912

467908

467910

Rubens Linhalis
24/06/2014, 14:23
Caramba.. vc já montou o carro todo?!

Ta bonita.. coloca mais fotos do carro todo..

abraços!

AVIZBATISTA
24/06/2014, 18:55
Dessa vez, a surpresa foi boa: investi apenas R$380,00 na compra de material elétrico. A lista contou com fiação, fusíveis, lâmpadas, conectores, fita sem cola, fita isolante, abraçadeiras de plástico, relés, comando, buzina, botões tic-tac e solda.

Ao longo da tarde de sexta-feira, manhã de sábado e na tarde de hoje, um amigo eletricista tem executado a substituição da antiga fiação elétrica que chegava a ter num único metro de fio cerca de cinco emendas, além de muito fio desligado e e solto no meio da fiação ativa.

467941
Alguns dos materiais...

467942
Lixo no meio da fiação ativa...

467943
Cabo PP 7/1,5mm

467945
Conectores do cabo PP onde ocorre a saída dos fios separados para conectar faróis, buzina, etc...

467946
Relé de 400w - aplicado na Ford F-4000

467944
Chave geral de energia

Aqueles que devem fazer a instalação elétrica recomendo duas coisas: usem relé de 400w da F-4000 nos faróis e use fiação PP. Por dois relés de Ford F-4000 paguei R$101,00 e fiz tal investimento por conta da sua durabilidade, resistência à água e rendimento. No caso da fiação PP, acho que escolha melhor não há. Sai de cena aquela "macarronada" de fios por dentro de um tudo de conduíte -onde ocorre junção de terra, água, etc.. comprometendo a qualidade/durabilidade dos fios -, e entra em cena um fio grosso contendo 7 outros fios de 1,5mm que no meu caso serão usados para acionar: sinaleiras, farol baixo, farol alto, lanterna, farol de neblina, farol hella e buzina.

AVIZBATISTA
24/06/2014, 19:00
Caramba.. vc já montou o carro todo?!

Ta bonita.. coloca mais fotos do carro todo..

abraços!

Meu caro amigo Rubens,
Na próxima semana estarei com o Jeep em mãos e possivelmente montado. Aí, farei umas fotos da Bandtoy num lugar bacaninha só para postar aqui e receber mais umas sugestões dos jipeiros de plantão... Por hora, fico devendo...

AVIZBATISTA
24/06/2014, 19:08
Em breve, um amigo toyoteiro - Lauro Cardoso - deve lançar um tutorial no site do Jeep Clube de Bragança (http://www.jeepclubedebraganca.com.br) ensinando quem queira aplicar vidro elétrico em bandeirante. Quem curte uma "perfumaria" não vai deixar essa passar em branco.

467948 467947

Por falta de um relé não instalei o meu kit nesse último domingo. Mas, no próximo sábado a instalação deve ser executada e aí posto fotos e quem sabe um vídeo mostrando como ficou...

titanium
25/06/2014, 09:38
:shock:
:drool:

BOM DEMAIS ver uma Band renascendo assim!
:palmas:

Carlo Pecca
25/06/2014, 18:16
Cara, ficou DEIZ o suporte dos faróis de milha. Já pensou em comercializar? Vc pode passar os desenhos técnicos sem custos? - KKKKKKkkkkkkkkkkk!

AVIZBATISTA
25/06/2014, 21:04
Cara, ficou DEIZ o suporte dos faróis de milha. Já pensou em comercializar? Vc pode passar os desenhos técnicos sem custos? - KKKKKKkkkkkkkkkkk!

Meu caro amigo,
Lhe adianto o seguinte: investi uma merreca para fazê-lo. Afinal, comprei uma barra de ferro do tipo perfil U de 2” de largura e 6m de comprimento por R$29,00 além de um disco de R$9,00 e um frasco de spray de tinta por R$10,50. E, claro que sobrou muito material. Já que, usei apenas 1m de ferro e um tiquinho de tinta. Já o disco nem riscou.

Enfim, saiba que apliquei 4cm para cada uma das duas bases que são fixadas no chassi, 20cm para cada uma das partes que estão na diagonal e 40cm na parte central onde sentam os faróis hella. Cabe destacar, que a distância entre as extremidades das bases é de 67,5cm. Sendo que, não fiz uso de solda e nada além de corte e dobras na barra, graças ao corte de uns “triânguloszinhos” nas laterais do perfil, que levaram uns acertos feitos por um amigo.

468116

valmirjunior
26/06/2014, 09:52
Esta de parabéns, estou com minha band parada esperando "inspiração e tempo", quase sempre estou inspirado mas não tenho tempo, quando tenho tempo não estou inspirando kkkk.

Carlo Pecca
26/06/2014, 10:01
AVIZBATISTA,
Brigadão pelas informações é pena eu morar tão longe de ocÊ. Senão dava para dividir as despesas e o troco beber de cervas. KKKKKkkkkk!

AVIZBATISTA
26/06/2014, 12:18
AVIZBATISTA,
Brigadão pelas informações é pena eu morar tão longe de ocÊ. Senão dava para dividir as despesas e o troco beber de cervas. KKKKKkkkkk!

Carlos Pecca,
Mesmo estando tão longe, tens como se programar e aparecer por aqui para fazermos umas trilhas/expedições e levar um exemplar desses à 0800, já que, minha band deve sair do "estaleiro" nas próximas semanas.

AVIZBATISTA
12/07/2014, 20:52
Levou dois dias, R$41,00 em materiais (perfil U, eletrodos de solda, tinta e disco de corte) além de três pacotes de Skol, para que meus companheiros do Jeep Clube de Bragança (http://www.jeepclubedebraganca.com.br/) fizessem os suportes para os bancos da bandeirante. No final das contas, fiquei imensamente satisfeito com os bancos dianteiros que rebatem apesar de não serem reclináveis... rsrsrs... Enfim, o rebatimento me ajuda no acesso a bateria bem como na limpeza interna da band.

470420
o perfil "U" de 2" garantiu um bom produto final.

470421
nos pés do suporte há dobradiças para garantir o rebatimentos dos bancos dianteiros bem como uma haste conectando os dois pés.

470422
um pequeno erro de cálculo deixou os dois bancos com inclinações diferentes, mas, um calço após a instalação dos trilhos deve afinar o conjunto de assentos.

AVIZBATISTA
12/07/2014, 21:03
Além da adaptação dos bancos, finalizei a instalação dos vidros elétricos com base nas instruções separadas por um velho companheiro do Jeep Clube de Bragança, Lauro Cardoso, que elaborou um tutorial (http://www.jeepclubedebraganca.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=146:saiba-como-adaptar-vidros-el%C3%A9tricos-em-toyota-bandeirante). O investimento foi bem em conta: R$150,00 entre motores, botão, relé, fiação, etc... E, a performance do equipamento é incrível. Assim, me garante comodidade naquelas trilhas na lama quando tenho que engrenar a marcha, manusear o PY e ainda ter que manipular os vidros das janelas.

470424
motor adaptado na máquina original da band (http://www.jeepclubedebraganca.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=146:saiba-como-adaptar-vidros-el%C3%A9tricos-em-toyota-bandeirante)

470423
para facilitar tudo, instalei o botão no painel

AVIZBATISTA
12/07/2014, 21:11
Regularmente faço uso de solda na Band, então, fico tendo que desligar a bateria após um "ritual" para ter acesso a ela... Logo, resolvi fazer outra adaptação seguindo dicas de meus companheiros do Jeep Clube de Bragança: conectores de bateria com parafusos de pressão. Então, comprei dois exemplares de alumínio por R$6,00 com a esperança de que não ocorra nenhum problema no futuro por conta da escolha do alumínio, sei lá...

470425

AVIZBATISTA
12/07/2014, 21:19
Outra adaptação feita na Band ficou por conta de um console de teto originalmente elaborado para ser aplicado em Troller. Como o teto da minha Band não tem aquela "travessa" optei pela instalação de dois parafusos inox no teto com uso de solda. Agora, espero a aplicação da manta térmica e do forro para cortar o excedente do parafuso e aplicar uma porca de amortecedor de moto para dar uma aparência melhor. Com este console aplico o rádio comunicador PY bem como cd player sem preocupações com água e trepidações que possam danificar o conjunto, já que, tudo ficou bem preso e o teste garantiu a viabilidade da instalação. Enfim, recomendo.

470426

470428

AVIZBATISTA
12/07/2014, 21:53
Apesar de sair do "estaleiro" a Band ainda pede muitas modificações para ficar nota 10. E, a lista não é pequena, mas, os planos estão sendo bem traçados para assegurar a comprar de cada um dos itens:

turbina e intercooler;
ponteiras e luvas dos dois cardãns;
fechaduras, maçanetas e batentes das três portas;
lâminas para cada um dos quatro feixes de molas;
guarnição do parabrisas;
velocímetro;
amortecedores rancho 99118;
conjunto de quebra-vento;
conjunto de freio-de-mão;
porta estepe e galões;
roda-livre HP;
guincho;
vaso expansor do radiador;
bomba hidráulica 1113 de direção;
calços de carroceria santopreme;
cintos de segurança;
ar-condicionado;
alargadores de paralamas;
escapamento "retão" após a aplicação da turbina;
forro interno...

470429

titanium
13/07/2014, 20:26
Fala Felipe!
Tudo bem??

Meu camarada, sua lista está bem equilibrada, mas o principal é ter a Band rodando... carro parado, é prejuízo!!
Tem que botar pra rodar e fazer vale o investimento!
A reforma da lata ficou show! Parabéns!

Turbina é um investimento para se fazer com calma. Não sai barato, mas cara centavo investido vale a pena!
Seja para trilha ou para estrada.... e por falar nisso, já definiu qual será o principal uso da sua bela band? Vai continuar forte nas trilhas ou vai curtir uma estradinha?

Essa decisão é importante para definir os próximos upgrades!

..

Quanto aos feixes, recomendo comprá-los novos. Vai sair um pouco mais caro do que mandar no moleiro, mas vai durar muito mais tempo.

Na traseira, você pode comprar uma mais firme (talvez da Longa, ou da pickup....) aí garante maior altura.. assim os pneuzões não pegam na lata nova!

Abraços!

AVIZBATISTA
13/07/2014, 22:54
...já definiu qual será o principal uso da sua bela band? Vai continuar forte nas trilhas ou vai curtir uma estradinha?
...carro parado é prejuízo!! Tem que botar pra rodar e fazer valer a pena o investimento!

Meu caro amigo Titanium,
Comprei uma turbina Garret .42/.48 novinha em folha por R$300,00. Esse exemplar estava guardado numa gaveta na casa do ex-proprietário da minha band (que aparece na foto #91 fabricando as bases dos bancos) e "ganhei ela de presente" além do compromisso dele em instalar ela na minha viatura sem cobrar nada além de umas latinhas de Skol. Além disso, ele tem um intercooler semi-novo do Ford Cargo que ele me vende por R$200,00. Como minha intenção é assegurar uma boa performance nas ultrapassagens no asfalto (já que a band é 50% trilha 49% expedição e 1% pose para foto), fico mais que contente com a aquisição. No início desejei uma k16, mas, um exemplar Garret por R$300,00 me fez esquecê-la... rsrsrs... Em setembro devo comprar o kit de instalação bem como definir se faço a substituição de anéis de canaletas pelo os do MB-709, bem como o comando de válvula, bronzina do comando, camisas e pistões originais pelos do 352A. Ruim é saber que tantas alterações pedem ajustes no bloco. Enfim, até lá vou definir isso com a ajuda de vocês "Toyoteiros Turbinados".

Bom! por enquanto a Band só não tem feito grandes passeios por falta de cintos de segurança. Aliás, já me arrisquei bastante, pois, rodei uns 600km por rodovias estaduais e federais na última semana sem eles. Dei sorte e não foi flagrado, mas, por enquanto vou ficar passeando no "quintal" do meu bairro só para matar a saudade e esquentar o motor.

AVIZBATISTA
13/07/2014, 23:12
Quanto aos feixes, recomendo comprá-los novos. Vai sair um pouco mais caro do que mandar no moleiro, mas vai durar muito mais tempo. Na traseira, você pode comprar uma mais firme (talvez da Longa, ou da pickup....) aí garante maior altura.. assim os pneuzões não pegam na lata nova!

Tropecei feio! Depois de arquear os feixes por duas vezes e nada mudar, no ano passado comprei a mola real e a lâmina grande que fica juntinho dela para aplicar nos quatro feixes. Então, somei elas às outras lâminas velhas na esperança de colocar tudo em ordem, mas, as coisas pioraram, já que, as lâminas novas eram um pouco mais finas que as velhas. Pena que só percebi isso depois de arqueá-las um mês após a compra. Pensei em desfazer tudo, mas, com as velhas o carro fica torto. Enfim, agora pretendo comprar lâminas grossas (e, novas) numa medida que sirva para a band e levá-los para um amigo arqueá-las, depois, junto a turma do jeep clube e faço a troca dos feixes na garagem da casa do meu pai. Bom! posso dizer que vou economizar muita grana com isso. rsrsrsrs... R$300,00 de mão de obra com a instalação dos feixes e R$100,00 para arqueá-las, isso além do valor de cada lâmina.

470549
Posição dos jumelos mesmo com a instalação de lâminas novas nos feixes.
O tanque está vazio e dentro da cabine não há nada além do volante...

PP5GAS
14/07/2014, 14:08
Tropecei feio! Depois de arquear os feixes por duas vezes e nada mudar, no ano passado comprei a mola real e a lâmina grande que fica juntinho dela para aplicar nos quatro feixes. Então, somei elas às outras lâminas velhas na esperança de colocar tudo em ordem, mas, as coisas pioraram, já que, as lâminas novas eram um pouco mais finas que as velhas. Pena que só percebi isso depois de arqueá-las um mês após a compra. Pensei em desfazer tudo, mas, com as velhas o carro fica torto. Enfim, agora pretendo comprar lâminas grossas (e, novas) numa medida que sirva para a band e levá-los para um amigo arqueá-las, depois, junto a turma do jeep clube e faço a troca dos feixes na garagem da casa do meu pai. Bom! posso dizer que vou economizar muita grana com isso. rsrsrsrs... R$300,00 de mão de obra com a instalação dos feixes e R$100,00 para arqueá-las, isso além do valor de cada lâmina.

Não esqeça de incluir na conta o churrasco e a cerveja na fase de instalação. :brinde:

titanium
14/07/2014, 20:15
Meu caro amigo Titanium,
Comprei uma turbina Garret .42/.48 novinha em folha por R$300,00. Esse exemplar estava guardado numa gaveta na casa do ex-proprietário da minha band (que aparece na foto #91 fabricando as bases dos bancos) e "ganhei ela de presente" além do compromisso dele em instalar ela na minha viatura sem cobrar nada além de umas latinhas de Skol. Além disso, ele tem um intercooler semi-novo do Ford Cargo que ele me vende por R$200,00. Como minha intenção é assegurar uma boa performance nas ultrapassagens no asfalto (já que a band é 50% trilha 49% expedição e 1% pose para foto), fico mais que contente com a aquisição. No início desejei uma k16, mas, um exemplar Garret por R$300,00 me fez esquecê-la... rsrsrs... Em setembro devo comprar o kit de instalação bem como definir se faço a substituição de anéis de canaletas pelo os do MB-709, bem como o comando de válvula, bronzina do comando, camisas e pistões originais pelos do 352A. Ruim é saber que tantas alterações pedem ajustes no bloco. Enfim, até lá vou definir isso com a ajuda de vocês "Toyoteiros Turbinados".

Bom! por enquanto a Band só não tem feito grandes passeios por falta de cintos de segurança. Aliás, já me arrisquei bastante, pois, rodei uns 600km por rodovias estaduais e federais na última semana sem eles. Dei sorte e não foi flagrado, mas, por enquanto vou ficar passeando no "quintal" do meu bairro só para matar a saudade e esquentar o motor.

Boaaa meu camaradaa!!

Pelo visto, vai partir para a preparação de motor que fiz na minha!

No entanto, recomendo você esperar um pouco mais e trocar o VIRABREQUIM junto! (na minha não troquei o Vira)

Coloca o comando de válvulas 364LA + kit pistões, camisas e anéis 352A (3 anéis) + virabrequim 364LA + revisão completa do cabeçote + bicos injetores novos (pode ser os de tamanho/volume original) + BI revisada.

Desse jeito não vai precisar alterar NADA no bloco. Só precisa alterar quando parte pra instalação dos Pistões do 364LA, pois eles são 2mm maiores.

Seu motor vai ficar Standard e com Maior torque (em função da troca do virabrequim).

A Turbina .42/.48 vai pegar cedo (em baixa rotação) e com a sua relação original + pneus maiores, vai ficar uma ótima combinação para estrada e trilhas!!!

Se instalar o Intercooler, então, vira Nave!!!!!!
:violao:

Aí é só abrir o débito da BI e regular para 1bar de pressão! kkkkkkkkkk

PS: só cuida pra que a instalação do kit turbo (especialmente da tubulação pressurizada) fique sem vazamentos e nas dimensões corretas.
No seu caso, pode usar todo o sistema de 2,5 polegadas.. tanto na entrada de ar, quanto na saída (escapamento).
Vai ficar FINO o negócio!!!
:bananadança:
:mrgreen:

AVIZBATISTA
14/07/2014, 20:38
Boaaa meu camaradaa!!

Pelo visto, vai partir para a preparação de motor que fiz na minha!

No entanto, recomendo você esperar um pouco mais e trocar o VIRABREQUIM junto! (na minha não troquei o Vira)

Coloca o comando de válvulas 364LA + kit pistões, camisas e anéis 352A (3 anéis) + virabrequim 364LA + revisão completa do cabeçote + bicos injetores novos (pode ser os de tamanho/volume original) + BI revisada.

Desse jeito não vai precisar alterar NADA no bloco. Só precisa alterar quando parte pra instalação dos Pistões do 364LA, pois eles são 2mm maiores.

Seu motor vai ficar Standard e com Maior torque (em função da troca do virabrequim).

A Turbina .42/.48 vai pegar cedo (em baixa rotação) e com a sua relação original + pneus maiores, vai ficar uma ótima combinação para estrada e trilhas!!!

Se instalar o Intercooler, então, vira Nave!!!!!!
:violao:

Aí é só abrir o débito da BI e regular para 1bar de pressão! kkkkkkkkkk

PS: só cuida pra que a instalação do kit turbo (especialmente da tubulação pressurizada) fique sem vazamentos e nas dimensões corretas.
No seu caso, pode usar todo o sistema de 2,5 polegadas.. tanto na entrada de ar, quanto na saída (escapamento).
Vai ficar FINO o negócio!!!
:bananadança:

Titanium,
Valeu pela dica (valiosa) acerca da substituição do virabrequim original pelo do 364LA. :mrgreen: Contudo, ainda me resta uma dúvida: posso turbinar e aplicar intercooler no OM-314 deixando de lado a troca do comando de válvulas 364LA, pistões, camisas e anéis do 352A, além do virabrequim?

E mais, onde você recomenda fazer a compra de cada um deses itens? Aliás, pagaste quanto nesses itens, heim? rsrsrsrs...

Enfim, penso em comprar cada um dos itens e efetivar a adaptação em dezembro caso haja recursos para ter todos os ingredientes em mãos. Mas, confesso que estou com muita pressa, pois, há uma aventura imperdível no feriadão de carnaval na Ilha de Marajó e a band não pode faltar.

titanium
14/07/2014, 22:01
Comandante,

Deixa eu te perguntar... Seu motor baixa óleo?? Tem fumaça azulada ou esbranquiçada quando em funcionamento frio??
- Se estiver baixando 1 litro a cada 1.000 km, NÃO recomendo turbinar sem revisar o motor... O turbo vai fazer ele abrir o bico rapidinho!
- Se estiver baixando bem pouquinho! o suficiente para não precisar completar a cada 5mil km, então pode turbinar e intercoolar. Mas é bom manter uma pressão comportada de uns 0.8 bar.
- Se não baixar nada de óleo e o motor estiver zerado, aí é meter turbo + intercooler e pressão À sua escolha! kkkkkkkk

No final das contas, vai entrar naquilo que falei no tópico de preparação de motor... você tem 3 níveis de receita.
1 - básica: só turbo
2 - média: motor com upgrade básico + turbo
3 - avançada: motor completamente modernizado para o 364LA (incluindo aí os pistões, camisas e anéis) + turbo.

à grosso modo é isso, mas claro que tem as variantes..... Bicos Injetores maiores, Intercooler, Turbina com Geometria Variável, Turbina Rolamentada............ O Bolso é o limite!!! rsrsrs

Mas se queres gastar pouco e curtir a viatura, só o turbo (+ intercooler) já está super de bom tamanho!!!!
Na verdade a preparação do motor (upgrade) implica em ter um coração que vai durar mais tempo e resistir a maiores pressões do Turbo. É como se tivesse um motor 314 que vai rodar com turbo sem perder a durabilidade.

Mas nada disso é obrigatório!
:concordo:

Inclusive, quando ouço o som do 314 maçarico, bate AQUELA saudade!! O Som do motorzão sem turbo é MUITO mais bonito! Clássico!
(minha opinião!)
rsrsrs

Abração e mete bronca aí, que o importante é rodar com a Band!

titanium
14/07/2014, 22:05
Ahhh!! E qualquer dúvida mais específica, aciona o Fê_Jipeiro que ele que é o expert no assunto!!! hehehehehe..
Eu só falo do upgrade por que fiz, mas de turbina ele que manja tudo!
:P

Abração

thefranca
15/07/2014, 07:41
Excelente trabalho, parabéns!!!

Em breve, farei na minha.

AVIZBATISTA
17/07/2014, 12:19
Comandante,

Deixa eu te perguntar... Seu motor baixa óleo?? Tem fumaça azulada ou esbranquiçada quando em funcionamento frio??
- Se estiver baixando 1 litro a cada 1.000 km, NÃO recomendo turbinar sem revisar o motor... O turbo vai fazer ele abrir o bico rapidinho!
- Se estiver baixando bem pouquinho! o suficiente para não precisar completar a cada 5mil km, então pode turbinar e intercoolar. Mas é bom manter uma pressão comportada de uns 0.8 bar.
- Se não baixar nada de óleo e o motor estiver zerado, aí é meter turbo + intercooler e pressão À sua escolha! kkkkkkkk

No final das contas, vai entrar naquilo que falei no tópico de preparação de motor... você tem 3 níveis de receita.
1 - básica: só turbo
2 - média: motor com upgrade básico + turbo
3 - avançada: motor completamente modernizado para o 364LA (incluindo aí os pistões, camisas e anéis) + turbo.

à grosso modo é isso, mas claro que tem as variantes..... Bicos Injetores maiores, Intercooler, Turbina com Geometria Variável, Turbina Rolamentada............ O Bolso é o limite!!! rsrsrs

Mas se queres gastar pouco e curtir a viatura, só o turbo (+ intercooler) já está super de bom tamanho!!!!
Na verdade a preparação do motor (upgrade) implica em ter um coração que vai durar mais tempo e resistir a maiores pressões do Turbo. É como se tivesse um motor 314 que vai rodar com turbo sem perder a durabilidade.

Mas nada disso é obrigatório!
:concordo:

Inclusive, quando ouço o som do 314 maçarico, bate AQUELA saudade!! O Som do motorzão sem turbo é MUITO mais bonito! Clássico!
(minha opinião!)
rsrsrs

Abração e mete bronca aí, que o importante é rodar com a Band!

Titanium,
Recebi a pouco um orçamento de compra para pistões, anéis, camisas e comando do 352A, por R$994,00+frete emitido pela Delta Motores de Goiás (http://www.deltamotor.com.br/). Além disso, também me ofertam o virabrequim do motor OM-364LA por R$1750,00. Logo, cogito a possibilidade de fazer a troca do virabrequim num futuro bem distante. Afinal, o que tá no motor tem uns 8 anos de uso. Mas, como a minha Band não expele fumaça tingida e não tenho notado baixa de óleo, creio que por hora eu faça a instalação do turbo+intercooler e em seguida faça a troca pelo kit do 352A. Até por que minha band foi retificada há uns 8 anos pelo antigo proprietário, que diz: "essa band não baixa óleo".

E, valeu pelas dicas valiosas... assim, não fico perdido na mão de mecânicos e vendedores.

AVIZBATISTA
17/07/2014, 12:21
Excelente trabalho, parabéns!!!

Em breve, farei na minha.

Quando estiveres nessa jornada de reforma e upgrade, compartilha conosco cada desafio e experiência... rsrsrs

DeMelo
17/07/2014, 21:23
Titanium,
Recebi a pouco um orçamento de compra para pistões, anéis, camisas e comando do 352A, por R$994,00+frete emitido pela Delta Motores de Goiás (http://www.deltamotor.com.br/). Além disso, também me ofertam o virabrequim do motor OM-364LA por R$1750,00. Logo, cogito a possibilidade de fazer a troca do virabrequim num futuro bem distante. Afinal, o que tá no motor tem uns 8 anos de uso. Mas, como a minha Band não expele fumaça tingida e não tenho notado baixa de óleo, creio que por hora eu faça a instalação do turbo+intercooler e em seguida faça a troca pelo kit do 352A. Até por que minha band foi retificada há uns 8 anos pelo antigo proprietário, que diz: "essa band não baixa óleo".

E, valeu pelas dicas valiosas... assim, não fico perdido na mão de mecânicos e vendedores.

Rapaz,
A atualização do meu 314 é um sonho de consumo que espero realizar um dia!! Agora, o meu já está com uma turbina apl e já ajuda bastante, mesmo sem o intercooler, mas com relação 12:35, mantenho velocidade de 120km sem gritar!! Já vai sentir uma diferença boa com a turbina e o intercooler.

DeMelo
17/07/2014, 21:24
Em tempo, se alguém souber responder,qual a melhora com a troca do virabrequim?

AVIZBATISTA
10/08/2014, 21:32
Mesmo sem ter o turbocompressor em mãos comecei uma busca por kit de instalação bem como intercooler. Por sorte, não comprei nenhum kit apesar da empolgação. Sorte, aliás, por que meu amigo Aroldo (ex-proprietário da bandtoy) entregou a turbina na manhã de hoje crendo ser "...uma garret ou coisa assim do tamanho de uma garret...". Contudo, a turbina é uma "schwitzer" sem especificações claras de sua configuração. Em alto relevo o que há gravado na porção exterior é o seguinte: "schwitzer" "prats" "04" "694803" "3N". Na porção interna da carcaça quente os caracteres não estão muito legíveis, então, creio que esteja gravado em baixo relevo "/63" ou "/60". Mas, a olho nu percebi a similaridade (quanto ao tamanho) dessa schwitzer com a garret 42/48 instalada no 14B desse mesmo amigo. Enfim, até a próxima semana devo buscar um especialista para confirmar a configuração técnica dela. Mas, posso adiantar que quando desmontei ela medi com paquímetro o rotor do lado quente (6cm) enquanto que o do lado frio tem 4,8cm ambos por fora, e, por dentro (depois de desmontar) percebi que a quente tem 7,1cm de diâmetro.

473700

473701

473702

473703

Será que cabe num motor Mercedes-benz 608 com uso de pneus 35" roda de tala 10" de uso misto? Vale a pena instalar esse exemplar? O kit "APL..." de instalação da loja turboanhanguera cabe nessa turbina? Devo aplicar q modelo de intercooler nesse turbocompressor?

AVIZBATISTA
14/08/2014, 20:10
Mesmo sem ter o turbocompressor em mãos comecei uma busca por kit de instalação bem como intercooler. Por sorte, não comprei nenhum kit apesar da empolgação. Sorte, aliás, por que meu amigo Aroldo (ex-proprietário da bandtoy) entregou a turbina na manhã de hoje crendo ser "...uma garret ou coisa assim do tamanho de uma garret...". Contudo, a turbina é uma "schwitzer" sem especificações claras de sua configuração. Em alto relevo o que há gravado na porção exterior é o seguinte: "schwitzer" "prats" "04" "694803" "3N". Na porção interna da carcaça quente os caracteres não estão muito legíveis, então, creio que esteja gravado em baixo relevo "/63" ou "/60". Mas, a olho nu percebi a similaridade (quanto ao tamanho) dessa schwitzer com a garret 42/48 instalada no 14B desse mesmo amigo. Enfim, até a próxima semana devo buscar um especialista para confirmar a configuração técnica dela. Mas, posso adiantar que quando desmontei ela medi com paquímetro o rotor do lado quente (6cm) enquanto que o do lado frio tem 4,8cm ambos por fora, e, por dentro (depois de desmontar) percebi que a quente tem 7,1cm de diâmetro.

473700

473701

473702

473703

Será que cabe num motor Mercedes-benz 608 com uso de pneus 35" roda de tala 10" de uso misto? Vale a pena instalar esse exemplar? O kit "APL..." de instalação da loja turboanhanguera cabe nessa turbina? Devo aplicar q modelo de intercooler nesse turbocompressor?

Tirei a limpo toda essa história junto de um especialista numa loja aqui na região metropolitana de Belém, e fiquei sabendo que esse turbocompressor é aplicado originalmente em motores mercedes-benz, no caso em MB-1620. O problema é que esses motores possuem seis cilindros e comumente geram de 180cv a 200 e poucos cv's de potência. Algo além do adequado para uma band de uso misto. Além disso, este modelo demora muito para "encher" e como a Band tem pouca rotação, não há como instalar no meu carro. Sendo assim, precisarei fazer a devolução e fazer buscas por uma garret ou outra do mesmo perfil. Mas, isso só em 2015.

AVIZBATISTA
22/08/2014, 20:13
Insatisfeito com a cor aplicada na máscara, resolvi aplicar uma cor forte contrastando com o verde (amazonie da renault). As opções foram lançadas por amigos toyoteiros e a decisão ficou nas mãos do meu tio, que anteriormente me presenteou com o verde que aplicamos na carroceria. Em 2015, mudo novamente a cor... só não sei que escolha fazer na próxima vez.

474986
Antes

474984
A nova versão...

474985
...Dourado

titanium
22/08/2014, 20:37
FIcou SHOOW o Dourado na sua Band!
Deu vida!

AVIZBATISTA
22/08/2014, 20:41
Com o intuito de desfrutar de uma ótima performance no asfalto e na trilha, resolvi aplicar amortecedores Rancho RS999113 na suspensão da Bandtoy. Assim, desfruto de nove regulagens diferentes de dureza, desde bem macio até o nível alto de rigidez. Agora, espero que a Bandeirante fique como um carro de passeio quando encontrar pela frente aquela buraqueira ao invés de galopar e dar coices.

474987
Medidas: 509mm aberto e 337mm quando fechado.

474988

474989

474990
Amortecedores Rancho RS999113

AVIZBATISTA
22/08/2014, 20:47
FIcou SHOOW o Dourado na sua Band!
Deu vida!

Daniel,
Todos os dias pensava numa alternativa que pudesse garantir uma "nova vida" a bandtoy, já que, o uso de uma única cor deixou o carro apagadão e com traços desapercebidos. Agora, estou satisfeito, mas, ansioso para mudar o snorkell.

Lauro Paiva
03/09/2014, 14:19
Muito linda essa Band, parabéns!!!

AVIZBATISTA
03/09/2014, 21:29
476285

Bom! As últimas duas semanas foram marcadas por uma constância de interrupções nos trabalhos com a Bandeirante. Já que, são poucas as oportunidades para que eu possa executar as mais simples tarefas. Tanto é, que precisei de três dias para fazer a troca das molas do garfo da alavanca da caixa de marchas, que exigiram a retirada dos bancos, da tampa do assoalho e, finalmente, a primeira tampa da caixa de marchas, além de precisar cortar dois parafusos cheios de ferrugem.

476284
As novas molas...

476286
Mola antiga na porção superior da foto, enquanto que na porção inferior há uma das molas novas para aplicação na tampa.

476287
As molas antigas eram de tamanhos diferentes...

476288
Aproveitei para trocar as esferas que ficam no mesmo orifício onde as molas são instaladas, mas, não soube o que fazer com essas três pequenas calhas... que voltaram para o pacote... kkk...

AVIZBATISTA
03/09/2014, 21:46
Todo veículo fora de estrada deixa o dono com uma preocupação constante, seja um componente mecânico complexo operando 99% ou até mesmo uns parafusos com folga, como no meu caso. Nos últimos dois anos troquei os parafusos da flange de conexão com o cardã traseiro três vezes, mas, o problema persiste: folga. Então, dessa vez pretendo aplicar porcas travantes. Vamos ver no que vai dar...

476289

AVIZBATISTA
03/09/2014, 22:13
O pouco tempo livre ainda me permitiu "fabricar" uma tapete de borracha para aplicar na porção dianteira da Bandeirante. Confesso que foi uma das tarefas mais chatas que executei. O acabamento ficou um lixo e o resultado final me fez ficar com raiva de ter tido tamanha ideia por não suportar esperar pelo item se fizesse a compra via internet.

A cada corte o estilete deslizava sozinho como se tivesse vontade própria estragando material. Depois do segundo erro, comecei a fazer uso de uma tesoura, mas, já era tarde demais. O resultado final me deixou insatisfeito, então, no próximo mês devo comprar um exemplar genuíno via Internet.

476291

476292

476297

476294
Do lado do motorista ficou tão ruim que optei por não compartilhar aqui nenhuma foto... kkk... No lado direito, ficou um !@#$%

No final das contas, joguei no lixo R$80,00 pelos dois metros de material. Enfim, o que posso dizer é que façam as devidas buscas por peças genuínas... kkk... e, compre um exemplar como o que está em anexo no link (http://www.tracaomania.com.br/BANDEIRANTE+ACABAMENTOS+TAPETE+DIANT+TOYOTA+83+A+9 2+(PRETO)-1298.htm).

PP5GAS
04/09/2014, 21:22
Todo veículo fora de estrada deixa o dono com uma preocupação constante, seja um componente mecânico complexo operando 99% ou até mesmo uns parafusos com folga, como no meu caso. Nos últimos dois anos troquei os parafusos da flange de conexão com o cardã traseiro três vezes, mas, o problema persiste: folga. Então, dessa vez pretendo aplicar porcas travantes. Vamos ver no que vai dar...

476289

Passei pelo mesmo problema. As porcas travantes resolveram.

Sergioporto
04/09/2014, 22:14
476285

Bom! As últimas duas semanas foram marcadas por uma constância de interrupções nos trabalhos com a Bandeirante. Já que, são poucas as oportunidades para que eu possa executar as mais simples tarefas. Tanto é, que precisei de três dias para fazer a troca das molas do garfo da alavanca da caixa de marchas, que exigiram a retirada dos bancos, da tampa do assoalho e, finalmente, a primeira tampa da caixa de marchas, além de precisar cortar dois parafusos cheios de ferrugem.

476284
As novas molas...

476286
Mola antiga na porção superior da foto, enquanto que na porção inferior há uma das molas novas para aplicação na tampa.

476287
As molas antigas eram de tamanhos diferentes...

476288
Aproveitei para trocar as esferas que ficam no mesmo orifício onde as molas são instaladas, mas, não soube o que fazer com essas três pequenas calhas... que voltaram para o pacote... kkk...

Nao sao calhas , sao pinos elásticos .Servem para travar algo ,como garfo no eixo ,aparece nitido numa das fotos mas só é retirado em ultimo caso .

AVIZBATISTA
05/09/2014, 07:38
Passei pelo mesmo problema. As porcas travantes resolveram.

Taí! Vou fazer essa troca. Até então, pensava que isso seria resultado de um desgaste no sistema de transmissão, afinal, luva e ponteira estão com uma baita folga. Curioso ver que isso não ocorre na dianteira. Mas, vou fazer a troca das porcas o quanto antes. Valeu!

AVIZBATISTA
05/09/2014, 07:42
Nao sao calhas , sao pinos elásticos .Servem para travar algo ,como garfo no eixo ,aparece nitido numa das fotos mas só é retirado em ultimo caso .

Sergioporto,
Espero que essas "travas" não façam falta. Durante o desmonte inspecionei o sistema todo e não notei a existência de nenhuma trava. Cheguei a crer que elas pudessem ser aplicadas em modelos específicos de caixas de marchas. rsrsrs...

Sergioporto
05/09/2014, 09:01
Sergioporto,
Espero que essas "travas" não façam falta. Durante o desmonte inspecionei o sistema todo e não notei a existência de nenhuma trava. Cheguei a crer que elas pudessem ser aplicadas em modelos específicos de caixas de marchas. rsrsrs...
Fazem falta se nao tiver !Mas sao colocadas no lugar prensadas ou batidas pois ao adentrar aos furos ,as mesmas fecham um pouco .Excelente trava!

AVIZBATISTA
05/09/2014, 09:47
Fazem falta se nao tiver !Mas sao colocadas no lugar prensadas ou batidas pois ao adentrar aos furos ,as mesmas fecham um pouco .Excelente trava!

Sergioporto,
Indica na foto abaixo o lugar onde essas travas são instaladas...

476427

AVIZBATISTA
05/09/2014, 11:16
No último FDS um velho amigo do Jeep Clube do Norte, Sérgio - o Capitão Caverna; me presenteou com um exemplar de amortecedor de direção Rancho RS5404 usado. Agora, me falta tempo para arrumar parafusos para aplicar em cada suporte olhal bem como instalar o novo amortecedor de direção. Enquanto que o antigo, comprado a pouco tempo, vai para "banco de reservas".

476437
Ele possui fixação olhal-olhal com 14 polegadas fechado e 24 polegadas aberto.

476438
Modelo RS5404, aplicado em Troller e Bandeirante.

476439
Apesar da aparência, essa bucha se mantém firme...

476440
Felizmente, não há qualquer indício de vazamento, fissuras, empeno ou amassados... só umas marcas de ferrugem.

476441
O antigo, comprado a pouco tempo, vai para o "banco de reservas".

Sergioporto
05/09/2014, 12:10
Sergioporto,
Indica na foto abaixo o lugar onde essas travas são instaladas...

476427
Nao sei como marcar mas posso dizer.Olhando a foto,no 1º garfo à direita ,abaixo do contrapino voce pode ver uma espécie de furo .É o pino elástico travando o garfo no eixo.

AVIZBATISTA
05/09/2014, 14:24
Nao sei como marcar mas posso dizer.Olhando a foto,no 1º garfo à direita ,abaixo do contrapino voce pode ver uma espécie de furo .É o pino elástico travando o garfo no eixo.

Sergioporto,
Agradeço a atenção e ajuda prestadas. Assim que possível, devo fazer o desmonte da caixa e executar as devidas trocas.

Sergioporto
05/09/2014, 14:58
Senao tiver desgaste ou folga forçando o garfo com o eixo firme nao tem necessidade da troca!

AVIZBATISTA
05/09/2014, 15:06
Senao tiver desgaste ou folga forçando o garfo com o eixo firme nao tem necessidade da troca!

Não há folga. Os engates são precisos e justinhos. Mas, para desengatar a 3ª e a 4ª marchas preciso dar um tapinha para destravar. Isso é um problema muito sério ou com o tempo o sistema se ajusta?

Sergioporto
05/09/2014, 15:36
As molas que tu colocou nao sao muito fortes ou esfera pequena demais ??Esfera identica de tamanho ao que estava ??As molas vistas pela foto eram bem mais fortes.Esta pequena ajuda para desengatar marchas acontecia antes de trocar molas ??Sincronizado nao faz isso.

AVIZBATISTA
05/09/2014, 15:59
As molas que tu colocou nao sao muito fortes ou esfera pequena demais ??Esfera identica de tamanho ao que estava ??As molas vistas pela foto eram bem mais fortes.Esta pequena ajuda para desengatar marchas acontecia antes de trocar molas ??Sincronizado nao faz isso.

A bandeirante rodou anos com a marcha escapulindo, enquanto esteve com os antigos proprietários. Quando comprei ela tratei de fazer a troca, pois, duas dessas molas estavam partidas. Como não tinha as genuínas em mãos, o mecânico aplicou uma qq para aguentar um tempo, por isso, elas são menores que as genuínas. Logo, apenas a terceira marcha pedia um tapinha para desengrenar.

Dias atrás, quando fui executar as trocas, pelas peças genuínas bandeirante, não consegui tirar duas das esferas de dentro daquele buraco onde colocam-se as molas. Sendo que, a esfera q saiu é idêntica àquelas que acabei de comprar. Então, troquei apenas uma das 3 esferas. Aí, ficou meio travoso na hora de desengrenar a 3ª e a 4ª. Na verdade, agora preciso dar um tapão para desengatá-las.

476464

AVIZBATISTA
05/09/2014, 22:23
Hoje finalizei outra tarefa: trocas das maçanetas internas e externas. Contudo, não gostei do resultado. Afinal, as recém instaladas ficaram com a parte interna exposta na parte superior... As antigas tinham avarias e estavam instaladas de forma errada. Agora, fico me perguntando o que há de errado?

476490
?

476491
?

AVIZBATISTA
12/09/2014, 19:08
477232
Essa aqui saiu de cena...

Na tarde de hoje retomei os trabalhos com a Band. Troquei as porcas e arruelas dos suportes de amortecedores e cardã, por modelos travantes e de inox, com o fim de conter qq tipo de folga. Além disso, executei uma manutenção no acelerador que teve o cabo trocado a pouco mais de 1 ano. Fiz uma limpeza com auxílio de desengripante para remover areia e barro, tanto do cabo quanto do eixo que fica atrás do motor, para evitar aquele travamento na desaceleração, que tem se tornado recorrente quando estico a 3ª para engrenar a 4ª marcha, me obrigando a fazer uso do estrangulador para aliviar a aceleração. Se o problema persistir vou investigar o caso passando o olho até mesmo no estrangulador...

477233
Mais uma imagem... do último passeio em jul/2014.

DeMelo
13/09/2014, 08:08
477232

Na tarde de hoje retomei os trabalhos com a Band. Troquei as porcas e arruelas dos suportes de amortecedores e cardã, por modelos travantes e de inox, com o fim de conter qq tipo de folga. Além disso, executei uma manutenção no acelerador que teve o cabo trocado a pouco mais de 1 ano. Fiz uma limpeza com auxílio de desengripante para remover areia e barro, tanto do cabo quanto do eixo que fica atrás do motor, para evitar aquele travamento na desaceleração, que tem se tornado recorrente quando estico a 3ª para engrenar a 4ª marcha, me obrigando a fazer uso do estrangulador para aliviar a aceleração. Se o problema persistir vou investigar o caso passando o olho até mesmo no estrangulador...

477233

Olhando a primeira foto da aquisição e a atual, sua band melhorou demais!!!! Parabéns!!! E o bom foi o preço que vc comprou!!!

AndreyPrevidelli
13/09/2014, 09:49
477232

477233

Avizbatista, parabéns pela Band
Essa capa de farol hella, deixa a Band muito bonita, onde comprou??
abc
andrey

AVIZBATISTA
13/09/2014, 10:50
Avizbatista, parabéns pela Band
Essa capa de farol hella, deixa a Band muito bonita, onde comprou??
abc
andrey

Andrey,
Agradeço pelo elogio prestado. Bom! a capa e os faróis hella foram comprados no site da maonaroda4x4 (http://www.maonaroda4x4.com.br/catalogsearch/result/?q=hella&x=-994&y=-64), lá obtive o melhor preço e prazo de entrega. Recomendo, também, a aplicação de faróis de LED (http://www.maonaroda4x4.com.br/pecas-em-geral/eletrica/lanternas-e-farois/farol-de-milha-auxiliar/led.html?utm_source=MNR&utm_medium=Banner%2BDireito&utm_campaign=LED). São ótimos! Vale cada centavo investido, e pude perceber isso quando vi 2 exemplares instalados numa band de um amigo.

477257
Faróis auxiliares Hella 500FF.

Rodrigo-ce
14/09/2014, 11:46
Avizbatista como vai?
Os teus amortecedores são aqueles ranchos que tem um curso maior.
Quais as impressões a respeito desses amortecedores na cidade e na trilha, vale mesmo cada centavo.
Vi o acabamento final da sua band ficou nota dez.
Tudo de bom.

AVIZBATISTA
14/09/2014, 12:45
Avizbatista como vai?
Os teus amortecedores são aqueles ranchos que tem um curso maior.
Quais as impressões a respeito desses amortecedores na cidade e na trilha, vale mesmo cada centavo.
Vi o acabamento final da sua band ficou nota dez.
Tudo de bom.

477346
Posição atual dos jumelos... mas, isso vai ser ajustado... rsrsrs...

Rodrigo-ce,
Minha band tem uma suspensão muito mole por conta de algumas lâminas dos feixes (foto acima...), logo, não possuía estabilidade nenhuma e a cada buraco que passava dava aquela cabeçada que fazia doer cada osso do corpo de quem estivesse a bordo. Então, após a aplicação dos amortecedores rancho notei que o carro ficou durinho no asfalto como se fosse um carro de passeio do padrão de UNO/Celta... sei lá... Nas curvas a mudança foi tão significativa que me garantiu estabilidade como nunca vi antes, e nos buracos tenho a impressão que a suspensão trabalha de verdade, pois, não tenho o carro dando aquelas porradas. O conforto é de um carro de rua, mas, não se compara a um corola... kkkk... E, se for preciso estabelecer uma lista de prioridades para upgrade num carro fora-de-estrada, cito freios à disco e amortecedores rancho no topo de prioridades. Ó! Na primeira volta foi tão bom que parei o carro no acostamento e comecei a chorar de tão emocionado... kkk... A diferença foi tão grande que meu pai trocou os originais do troller 2009 dele por um modelo rancho.

Devo destacar, que modelo de Amortecedor Rancho que instalei são: RS99113 na dianteira (aberto 509mm e fechado 337mm) similar aos originais cofap, e combinei com o modelo RS99118 na traseira (aberto 560mm e fechado 361mm) de maior curso. Mas, o vendedor da Jeeperia (http://www.jeeperia.com.br/loja/index.php?orderby=product_price&DescOrderBy=ASC&Itemid=89&option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=132&manufacturer_id=0&keyword=&keyword1=&keyword2=&limit=50&limitstart=0) também recomenda o modelo RS99010 (aberto 661mm e fechado 410mm) para quem usa spoa e precisa de um amortecedor de longo curso... Também fui alertado pela Jeeperia a aplicar um amortecedor que quando fosse instalado garantisse q em repouso tivesse metade do eixo dentro do cilindro...

Além disso, recomendo que compre com a Jeeperia (http://www.jeeperia.com.br/loja/index.php?orderby=product_price&DescOrderBy=ASC&Itemid=89&option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=132&manufacturer_id=0&keyword=&keyword1=&keyword2=&limit=50&limitstart=0). O preço, o atendimento, as condições de pagamento e os prazos são ótimos. Bem melhor que importar ou comprar numa g...4x4 da vida que só dá dor de cabeça com despacho, atendimento, pagamento, etc...

Rodrigo-ce
14/09/2014, 21:33
Estou reformando uma pick up, até agora tenho juntado ferramentas para começar o trabalho.
A segunda parte será a compra de peças. Acho os ranchos caro mas, pelo que eu já li são muito bons.
Tinha pensado nos procamp mas, parece ser mais difícil de achar. Tenho juntado todas informações para evitar duvidas na hora da compra.
Valeu pelas dicas.

titanium
15/09/2014, 23:01
Estou reformando uma pick up, até agora tenho juntado ferramentas para começar o trabalho.
A segunda parte será a compra de peças. Acho os ranchos caro mas, pelo que eu já li são muito bons.
Tinha pensado nos procamp mas, parece ser mais difícil de achar. Tenho juntado todas informações para evitar duvidas na hora da compra.
Valeu pelas dicas.

Conterrâneo, os Procomp são mais duros (FIRMES) que os Rancho.
A vantagem é que os RANCHO são reguláveis...

Melhor de todos são os Bilstein.
Mas o valor para importar eles sai levemente maior que comprar os Rancho por aqui..

Rodrigo-ce
15/09/2014, 23:34
Titanium como vai, espero que esteja tudo bem.
Fiquei sabendo da fama da Lenda que quase foi parar na novela é sinal que sua band anda com tudo em cima.
Muito obrigado pelas dicas. Forte abraço.
Avizbatista desculpa pela conversa paralela.

AndreyPrevidelli
13/10/2014, 07:43
Andrey,
Agradeço pelo elogio prestado. Bom! a capa e os faróis hella foram comprados no site da maonaroda4x4 (http://www.maonaroda4x4.com.br/catalogsearch/result/?q=hella&x=-994&y=-64), lá obtive o melhor preço e prazo de entrega. Recomendo, também, a aplicação de faróis de LED (http://www.maonaroda4x4.com.br/pecas-em-geral/eletrica/lanternas-e-farois/farol-de-milha-auxiliar/led.html?utm_source=MNR&utm_medium=Banner%2BDireito&utm_campaign=LED). São ótimos! Vale cada centavo investido, e pude perceber isso quando vi 2 exemplares instalados numa band de um amigo.

477257
Faróis auxiliares Hella 500FF.

AVIZBATISTA, como vai?
Onde vc conseguiu esse snorkel da Toyota????
Acho que eh o mais bonito que eu já vi, tem o contato para compra??
grande Abraco
Andrey

AVIZBATISTA
13/10/2014, 21:56
AVIZBATISTA, como vai?
Onde vc conseguiu esse snorkel da Toyota????
Acho que eh o mais bonito que eu já vi, tem o contato para compra??
grande Abraco
Andrey

Meu caro amigo,
Quando adquiri a band esse snorkell veio no "pacote". Então, pedi ao antigo proprietário os dados da revendedora para lhe repassar: (85)3263-3499/3263-3261... só faltou saber o nome da empresa. rsrsrs...

Lauro Paiva
24/10/2014, 09:14
Só mandando um abraço, o carro tá uma beleza!!!!
Vc já foi em Marajo???
Estive por aí no final de setembro.

AVIZBATISTA
24/10/2014, 11:34
Só mandando um abraço, o carro tá uma beleza!!!!
Vc já foi em Marajo???
Estive por aí no final de setembro.

Meu caro amigo,
Agradeço as considerações feitas a respeito da minha Band. Quanto ao Marajó, posso dizer q estamos nos preparando para desafiá-lo no próximo feriado de carnaval numa tradicional expedição promovida pela Confraria Amigos do Jipe. Alguns dos membros do Jeep Clube que integro devem se juntar ao comboio dos camaradas e partir para a expedição pela ilha de Marajó. Quem sabe você retorna a região nessa época a bordo de um 4x4 e com fôlego para desafiar o Marajó... confere o vídeo feito pela turma da CAJ na última viagem... (clique aqui) (https://www.youtube.com/watch?v=kJ-NU7LAOHU)

AVIZBATISTA
11/04/2015, 23:20
O tempo passou e pouco se fez para agregar !@#$% a Bandtoy. Além da execução de tarefas de manutenção, como troca de bucha do motor de partida, troca de alternador/dínamo pelo da Bandeirante moderna, inserção de lâminas nos feixes de molas, troca da bomba d'água, trocas das correias, trocas de fluidos e filtros, acionamento do mp3player, o que acabou se tornando novidade foi a instalação dos alargadores de paralama traseiros originalmente do Jeep Wrangler. Sendo que, optei pelo uso apenas na traseira, já que, na porção dianteira pede adaptações e redução da largura para ficar com uma aparência razoável. Então, a opção é a troca dos paralamas por um que tenha uns 5cm de largura a mais que o original. Mas, isso deve ficar para depois.

498730

498731

498732

AVIZBATISTA
11/04/2015, 23:31
Bom mesmo é poder dizer que a qq momento posso girar a chave, ligar o motor e rodar o quanto quiser (pelo asfalto) sem preocupações. Não há vazamentos, queima de lubrificante, barulhos estranhos ou folgas. A dirigibilidade está ótima. Os freios à disco nas 4 rodas, câmbio engrenando gostoso, pivô roletado de direção com amortecedor de direção somados as molas arqueadas e os amortecedores rancho fazem dessa band um carro de passeio. Só achei prematuro o "estouro" da ponteira/pivô esquerda da direção. Durou uns 1000km.

Só não posso dizer q dá para curtir uma trilha ou expedição a qq momento, no final do mês passado ficou constatado que engrenagens do diferencial dianteiro estão comprometidas, assim como o rolamento do pinhão. Resta saber se há algum problema com coroa ou pinhão. Além disso, preciso fazer a troca do cardã traseiro. A folga é grande. E mais, os suportes dos feixes de molas estão "arrombados" e precisam ser substituídos em caráter de urgência. Fora isso, só me falta arrumar o forro interno da cabine.

498733

Lauro Paiva
12/04/2015, 15:31
Caro Avizbatista,

Só toma cuidado com os mexânicos, fui num em benevides muito bem cotado que só fez m&rd@ no meu carro.
Essa ponteiro era original???
Veja um bom mecânico, aqui no forum eu acredito que vc ache algum com referências boas.
No mais acompanhando a sanha do toy!!

fabiano r
30/06/2015, 09:50
Bom mesmo é poder dizer que a qq momento posso girar a chave, ligar o motor e rodar o quanto quiser (pelo asfalto) sem preocupações. Não há vazamentos, queima de lubrificante, barulhos estranhos ou folgas. A dirigibilidade está ótima. Os freios à disco nas 4 rodas, câmbio engrenando gostoso, pivô roletado de direção com amortecedor de direção somados as molas arqueadas e os amortecedores rancho fazem dessa band um carro de passeio. Só achei prematuro o "estouro" da ponteira/pivô esquerda da direção. Durou uns 1000km.

Só não posso dizer q dá para curtir uma trilha ou expedição a qq momento, no final do mês passado ficou constatado que engrenagens do diferencial dianteiro estão comprometidas, assim como o rolamento do pinhão. Resta saber se há algum problema com coroa ou pinhão. Além disso, preciso fazer a troca do cardã traseiro. A folga é grande. E mais, os suportes dos feixes de molas estão "arrombados" e precisam ser substituídos em caráter de urgência. Fora isso, só me falta arrumar o forro interno da cabine.

498733

Bela máquina AVIZBATISTA parabéns!

Esse alargador poderia dar mais detalhes, onde conseguiu como adaptou preços tudo kkk?

Abraço!

Fabiano

AVIZBATISTA
30/06/2015, 14:25
Bela máquina AVIZBATISTA parabéns!

Esse alargador poderia dar mais detalhes, onde conseguiu como adaptou preços tudo kkk?

Abraço!

Fabiano

fabiano,
comprei de um amigo jipeiro que adquiriu um kit na loja paulista4x4 por R$399,62 (https://www.paulistavirtual.com.br/alargador-paralama-wrangler-jeep-cj5.html). mas, só apliquei no bandeirante a porção traseira, já que, a dianteira pede cortes e várias outras adaptações que não estou disposto a fazer. enfim, recomendo a aplicação desse modelo na traseira, especialmente, quando se faz uso de rodas com tala de 10"

fabiano r
30/06/2015, 15:36
fabiano,
comprei de um amigo jipeiro que adquiriu um kit na loja paulista4x4 por R$399,62 (https://www.paulistavirtual.com.br/alargador-paralama-wrangler-jeep-cj5.html). mas, só apliquei no bandeirante a porção traseira, já que, a dianteira pede cortes e várias outras adaptações que não estou disposto a fazer. enfim, recomendo a aplicação desse modelo na traseira, especialmente, quando se faz uso de rodas com tala de 10"

Lembra para qual modelo seria esse alargador?

AVIZBATISTA
30/06/2015, 22:14
Lembra para qual modelo seria esse alargador?

https://www.paulistavirtual.com.br/alargador-paralama-wrangler-jeep-cj5.html

AVIZBATISTA
10/07/2015, 10:24
Mais um upgrade para a Bandeirante. Um baita equipamento para quem ainda é amador (rsrsrsrs...): Trip totem CR/KCR. Um equipamento de navegação que é praticamente um computador de bordo, traz a precisão das ferramentas de competição e a simplicidade de uso para iniciantes na prática de Raid e Rally.

Alimentado por um sensor de rotação e por bateria o trip totem informa distância percorrida em escada de 1m ou 10 metros, odômetro acumulado, velocidade instantânea, velocidade média, alarme de velocidade máxima, voltímetro, etc...

506850
Após calibrado ele informa distância e velocidade com precisão.

506851
Trip piloto

506852
Trip KCR

506853
Controle remoto (não incluso), Alimentação 12v, Sensor de rotação e Trip Piloto (da esq. para a direita, de cima para baixo).

Mais informações acerca de equipamentos de navegação e manuais TOTEM (clique aqui). (http://www.rallyvirtual.com.br/sitenovo/index.php/faq)

Lauro Paiva
17/07/2015, 00:03
Se for possível poste fotos da instalação, principalmente do sensor, bela aquisição!!!!

AVIZBATISTA
14/08/2015, 00:31
Além do Trip (que devo usar cotidianamente, já que, não tenho velocímetro nem odômetro) resolvi instalar o Vnet para uso em rally/raid. O desafio da vez é substituir os conectores dos cabos de alimentação e sensores do VNET (equipamento amarelo). O VNET tem um conector metálico que agrega fios de alimentação e fios do sensor, e devem ser separados para facilitar o manuseio. Já o Trip, só precisa adequar o sensor universal ao sistema da Bandeirante, já que, o sensor específico não tem sido ofertado no mercado no momento. Enfim, amanhã já inicio a troca dos conectores e confecção dos cabos de alimentação.

509587
TOTEM COLOSSO VNET 2003

509588
CABO MISTO (ALIMENTAÇÃO+SENSOR) À ESQUERDA, e, CABO DO SENSOR DE CARDÃ. APENAS O CABO DO SENSOR SERÁ MANTIDO PARA USAR O VNET.

509589
CONECTORES DE CABO (DO TRIP) QUE PRECISAM SER REPLICADOS PARA O VNET

509590
COM O TRIP DEVO USAR O SENSOR UNIVERSAL QUE É ACOPLADO AO VELOCÍMETRO.

AVIZBATISTA
14/08/2015, 00:46
Para minha surpresa, há poucas semanas me deparei com um baita problema após emprestar meu Bandeirante. Enquanto a band desafiava uma "duna" de cascalhos pedras colidiram com o ventilador e danificaram a colmeia do radiador, perfurando todas as canaletas. Isso me rendeu dias de buscas pela peça de reposição e uma espera quase infinita, afinal, encontrei a colmeia do outro lado do país.

509591
Pelo q soube, faltou pouco para a Bandeirante vencer esse amontoado aí de cascalhos... Só parou depois de perder toda a água do sistema de refrigeração...

509592
A opção foi por uma colmeia de caminhão mercedes-benz de quatro canaletas, que comporta maior quantidade de água.

Além disso, ainda preciso trocar essa "tubulação" do sistema de refrigeração, já que, há fissuras nas partes de conexão entre peças que a junta e a cola não conseguem evitar que ocorram pequenos vazamentos.

509593
Onde posso encontrar esses itens (da foto acima) à venda?

hercilio.neto
15/08/2015, 13:47
Emprestar a Band, ainda por cima para uso off road?
:discordo: :discordo: :discordo:
Não, não e não.

AVIZBATISTA
15/08/2015, 17:48
Foram horas investidas em planejamento... rsrsrs... Cheguei a cogitar instalar o TRIP no lugar do velocímetro, mas, desisti ao perceber que as luzes da sinaleira seriam cobertas pelo equipamento. Então, apliquei em cima do console sem precisar de qualquer recurso.

509695
A ideia não é boa!

509697
A posição do equipamento não garantiu ergonomia alguma. Ficou muito baixo e cobriu as luzes da sinaleira.

509699
Apliquei no console sem precisar de qualquer recurso. E, ficou d+

509702
Com ajuda de um amigo foi feita a troca do conector.

509703
Os fios de alimentação foram separados dos fios do sensor.

509698
Com uso de uma chapa inox fabriquei uma prancha para comportar o Colosso VNET.

509700
Na hora de conectar os cabos percebi que eles eram muito pequeno, então, ficou pelo meio do parabrisas. Para amenizar, inseri uma conduíte nos fios. Mas, só deixei assim pq o equipamento não vai ser usado constantemente. Afinal, não há necessidade diária de uso.

509701
A próxima batalha vai ser fixar o imã do sensor no cardão e calibrar/configurar. Por hora, deixei o sensor preso por uma abraçadeira.

509704
A intenção é aplicar o sensor a exemplo do que postula o fabricante.

AVIZBATISTA
15/08/2015, 22:40
Uma nova ordem foi dada ao painel. Comecei sobrepondo chapas sobre duas áreas onde antes ficavam "buracos" que acomodavam os mais variados instrumentos. Depois, instalei o comando de vidros elétricos, chave geral de energia e quatro botões tic-tac com luz de LED, que vieram em companhia por um relé de 400w para suportar a corrente que alimenta os faróis Hella e outros mais na Bandeirante. O "estrangulador" instalei no painel, bem ao lado direito da ignição, garantindo praticidade, discrição e ergonomia. Já a chave geral de luz/farol ficou do lado esquerdo da coluna de direção, permitindo maior ergonomia, discrição e comodidade. Entre os monômetros não sei ainda o instalar, mas, gostei do q jeito q ficou...

509716

509717

509718

509719

509722

Lauro Paiva
20/08/2015, 21:00
O painel ta ficando muito bom.
Que instrumentos pretende colocar a mais:?:
Os tic tac com led comprou aonde
boa sorte

AVIZBATISTA
25/09/2015, 10:06
O painel ta ficando muito bom.
Que instrumentos pretende colocar a mais:?:
Os tic tac com led comprou aonde
boa sorte

Caro amigo,
Agradeço pelas considerações feitas. Antes cogitei instalar alguns instrumentos de navegação no centro do painel, mas, desisti por conta da falta de ergonomia. Então, fica em aberto o que fazer com esse espaço ocioso.
Quanto a esses botões de acionamento (tic-tac), saiba que comprei via mercado livre por R$1,99 cada. Como faço uso de relé de 400w não me preocupo com os preços. Sempre uso esses equipamentos e até agora tá tudo em ordem.

AVIZBATISTA
30/09/2015, 08:56
Mais uma FASE superada: novo interior.

São dias difíceis para quem tem orçamento apertado para investir em hobby... rsrsrsrs... Mas, encontrei um Tapeceiro bom. Indicado por um velho amigo (jipeiro), o profissional efetuou o serviço com certa celeridade considerando a falta de todo e qq item exigido para a construção e instalação desse novo interior. São arames e suportes, que no caso do meu carro não existiam por conta das várias modificações feitas ao longo dos tempos pelos antigos proprietários. enfim, por um total de R$400,00 foi feito quase todo o interior, faltando apenas aquele "Curvão" que devo comprar via Internet por R$200,00.

513078
Porta-objetos vai ter um retorno estético maior que funcional... rsrsrsrs...

513079

513080

513081
Apesar dos pesares, o revestimento preto se torna obrigatório tendo em vista o fato de ser um carro de trilha... então, facilitará na higienização, além do prolongamento de vida útil.

513082

513083
Agora, falta ajustar algumas coisa ai... e, manter essa caixa de ferramentas bem presa para evitar esbarramento com a porta estofada.

513084
Ainda faltam os revestimentos/estofados do curvão... R$200,00+frete

hercilio.neto
01/10/2015, 18:20
Muito bom o serviço e o preço também.
Onde tem a forração do curvão para comprar?

Lauro Paiva
01/10/2015, 23:19
O trabalho de tapeçaria esta muito bom, gostei da ideia de colocar quelas bolsas na tampa traseira, grande sacada,
Penso em colocar algo assim nas portas do meu porquinho, kkkk com a sua permissão de copiar...
forte abraco!!!

AVIZBATISTA
02/10/2015, 12:20
Muito bom o serviço e o preço também.
Onde tem a forração do curvão para comprar?

Hercílio,
Encontrei pelo Facebook um figura no Nordeste que fabrica qq item de tapeçaria para Bandeirante. O nome dele é Aluizio, e o contato é o seguinte: (081)996063814.

hercilio.neto
02/10/2015, 18:27
Hercílio,
Encontrei pelo Facebook um figura no Nordeste que fabrica qq item de tapeçaria para Bandeirante. O nome dele é Aluizio, e o contato é o seguinte: (081)996063814.
Valeu,
Na minha Band não tem.

AVIZBATISTA
14/12/2015, 00:43
O tempo pra trabalhar no carro é pequeno, mas, não deixam de aparecer avanços a cada mês mesmo em tempos de crises. A etapa vencida nesse último bimestre foi com o suporte de estepe, que foi fixado no chassi sem qq conexão com a carroceria poupando avarias causadas pelo excesso de peso do conjunto.

518485

518486

518491
Pino e contra-pino mantem o conjunto bem preso e garante uma certa agilidade no acesso a porta traseira da bandeirante

518488
Porca-borboleta ajuda no aperto e ainda permite a aplicação de um cadeado para prevenir roubo do pneu de estepe

518489
O conjunto foi fixado no chassi

518490
A bucha do pivô pivolante é de nylon

hercilio.neto
14/12/2015, 21:46
Rapaz, ficou ótimo.
Interessante o pivô com bucha, ao invés de rolamento.

Diogo de Sá Mota
15/12/2015, 22:47
Ola... boa noite... gente... estou tentando obter informações sobre hillux sw4... alguem pode me ajudar... ja mandei pedidos mas ninguem me respondeu... estou com uma oferta de uma 2001... mas gostaria de informações... pois sera meu primeiro carro... pra trabalho em um pequena propriedade rural e para viagens de fim de ano. antecipadamente obrigado.

Sergioporto
16/12/2015, 08:47
Há um tópico especifico para este veículo aqui mesmo neste Forum ,lá voce conseguira as informaçoes que procura,com certeza.

AVIZBATISTA
07/03/2016, 19:06
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524279&stc=1
Por recomendação de três ou quatro eletricistas, resolvi instalar um botão start/partida. Mas, pensando na otimização do espaço, ergonomia e uma aparência bacana para o painel resolvi aplicar na coluna de direção.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524280&stc=1
Com a troca da fiação elétrica atrás do painel, um novo lugar surgiu para aplicar a cx de fusíveis para garantir ergonomia.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524281&stc=1
Exagero ou não, resolvi instalar/adaptar um eletroventilador para o (já grande) radiador de 9,5 litros... isso, com vistas na ocorrência de um encalhamento em poças profundas de lama que fariam com q o motor ficasse funcionando por muito tempo sem refrigerar direito. Então, exigindo ventilação forçada extra.

AVIZBATISTA
07/03/2016, 19:20
Enquanto não chega a hora do próximo upgrade, as investidas são na trilha... pela Ilha de Marajó (http://www.amigosdojipe.com.br/eventos/expedicoes/item/17-9-edicao-da-expedicao-marajo-4x4)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524284&stc=1

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524285&stc=1

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524286&stc=1

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524287&stc=1

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524288&stc=1

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524289&stc=1

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=524290&stc=1

9ª edição da expedição Marajó 4x (http://www.amigosdojipe.com.br/eventos/expedicoes/item/17-9-edicao-da-expedicao-marajo-4x4)

hercilio.neto
07/03/2016, 22:42
Felipe,
porque os eletricistas recomendaram o botão de partida?

Lauro Paiva
08/03/2016, 20:33
Quebra da chave :?::?:
Boas fotos!!!!
Boa trilha!!!
GRANDE VTR!!!!

AVIZBATISTA
09/03/2017, 18:49
O ano de 2016 terminou bem... graças ao amigo/navegador Jairo Rondinelli, faturamos a 2ª colocação na XX edição do Rally do Sol (Pará). Saímos com 11min de atraso, mas, conseguimos compensar a perda ao final da primeira etapa enquanto muitos adversários se detinham num "laço". Ao final da prova, inúmeras avarias na pintura, faróis queimados, retrovisores arrebentados e uns poucos amassadinhos nos paralamas, mas, uma satisfação enorme em participar da competição. Enfim, após oito horas de prova, muita fome, sede e cansaço, veio a compensação: o pódio.

544594

544595

544596

544597

544598

AVIZBATISTA
09/03/2017, 18:57
Felipe,
porque os eletricistas recomendaram o botão de partida?

O modelo de chave de ignição aplicado nessa band costuma emperrar (mesmo quando nova) e arrebentar com o Motor de partida, então, a solução é o botão "start"; q tb facilita bastante a partida quando o carro estanca no meio daquela "travessia".

AVIZBATISTA
09/03/2017, 19:02
Foram horas investidas em planejamento... rsrsrs... Cheguei a cogitar instalar o TRIP no lugar do velocímetro, mas, desisti ao perceber que as luzes da sinaleira seriam cobertas pelo equipamento. Então, apliquei em cima do console sem precisar de qualquer recurso.

509695
A ideia não é boa!

509697
A posição do equipamento não garantiu ergonomia alguma. Ficou muito baixo e cobriu as luzes da sinaleira.

509699
Apliquei no console sem precisar de qualquer recurso. E, ficou d+

509702
Com ajuda de um amigo foi feita a troca do conector.

509703
Os fios de alimentação foram separados dos fios do sensor.

509698
Com uso de uma chapa inox fabriquei uma prancha para comportar o Colosso VNET.

509700
Na hora de conectar os cabos percebi que eles eram muito pequeno, então, ficou pelo meio do parabrisas. Para amenizar, inseri uma conduíte nos fios. Mas, só deixei assim pq o equipamento não vai ser usado constantemente. Afinal, não há necessidade diária de uso.

509701
A próxima batalha vai ser fixar o imã do sensor no cardão e calibrar/configurar. Por hora, deixei o sensor preso por uma abraçadeira.

509704
A intenção é aplicar o sensor a exemplo do que postula o fabricante.

A memória falhou e esqueci de indicar uma medida para instalar o sensor de velocidade do TOTEM na band... mas, enfim já posso indicar uma solução barata e simples:

509701
o sensor de captura pendurado... à espera da instalação

544599
o sensor de emissão de pulso: acoplado numa cantoneira q, por sua vez, está fixa ao tambor de freio-de-mão

hercilio.neto
09/03/2017, 20:32
Belas fotos.
Parabéns pela conquista no Rali.

hercilio.neto
11/03/2017, 17:22
O modelo de chave de ignição aplicado nessa band costuma emperrar (mesmo quando nova) e arrebentar com o Motor de partida, então, a solução é o botão "start"; q tb facilita bastante a partida quando o carro estanca no meio daquela "travessia".

No meu jipe a chave está enroscando um pouco. Não quero trocar a ignição porque a chave é a mesma para o contato e para todas as portas.
Talvez o botão start seja uma boa solução.

Adenilsom Leal De souza
16/10/2018, 17:31
No meu jipe a chave está enroscando um pouco. Não quero trocar a ignição porque a chave é a mesma para o contato e para todas as portas.
Talvez o botão start seja uma boa solução.
Boa tarde amigo
Sou de Manaus,estou montando uma band,e ja estou na fase de turbinar,e queria algumas dicas de como fazer isso, ficaria muito agradecido se pudesse me da uma ajuda
Meu whatzap 092. 98802-6165