PDA

Ver Versão Completa : Jalapão - 2014

Páginas : [1] 2

GLMedina
20/08/2013, 23:34
Não sou muito bom para organizar esse tipo de coisa, portanto, TODOS podem dar pitacos e ideias para irmos para o Jalapão. A única vantagem é que fui no ano passado, mas de moto é diferente.
Estou me programando para ir em Julho de 2014 pois terei uns 20 dias de férias.
Abs.

Waldmartins
21/08/2013, 00:30
Blz Medina..

como disse antes, a sua rota passa pela cidade onde moro (Montes Claros), então, dependendo da data, tô dentro. Acho inclusive que MOC é meio do caminho, mas não sei se dá pra encarar 800km direto "no lombo" da Inglesinha...rsrs

Seria bom que os que já foram de Defender pra lá pudessem dar pitacos do tipo: Locais onde ficar/visitar, kit para expedição, o que levar de peças para reposição, mexânicos na região etc...

Abs

Wald

vwinit
21/08/2013, 08:21
Simbora...

Quantos dias pretende fazer?
Sugere um "Ponto de Encontro" ??

Msrezende
21/08/2013, 08:39
Julho é bom pra mim também!

Eduardo Tescarollo
21/08/2013, 10:40
Estive lá no final de 2012, eita lugar bonito, quem sabe vou também!!

Waldmartins
21/08/2013, 10:42
Estive lá no final de 2012, eita lugar bonito, quem sabe vou também!!

Eduardo,

passa os "bizu" aí... onde ficou, qto pagou, o que levou...rsrs

Abs

Wald

GLMedina
21/08/2013, 11:44
Lugar para ficar não falta (desde que não seja muito exigente).
Eu pretendo acampar mesmo.
Vou começar a pesquisar os locais para isso. Em Mateiros podemos ficar no Vicente (perto da Mumbuca e da Cachoeira da Formiga). Aliás, na Formiga pode acampar (pelos menos podia).
Certeza ir em Julho, só não sei o dia.
E a ida já faz parte da Aventura.
Quanto andar 800 km direto na inglesinha, moleza. Duro foi rodar 600/700 de moto pelo mesmo caminho!
Por MOC é o caminho mais curto e mais bonito. Mas podemos ir por Brasília e Pela Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso de Goiás), entrando no Jalapão por Dianópolis. Por MOC entramos por Formosa do Rio Preto.
Logo, opções não faltam.
Acho legal irmos postando o que levar, especialmente itens "expedicionários". Lá não existe estrutura para possíveis eventos mecânicos (teremos que nos virar em caso de algum sinistro).
Como estamos em Agosto/13, temos pouco menos de um ano para organizar (inclusive uma possível camisa comemorativa para os "Landeiros Jalapistas").

Eduardo Tescarollo
21/08/2013, 13:15
Eduardo,

passa os "bizu" aí... onde ficou, qto pagou, o que levou...rsrs

Abs

Wald

Fiquei 3 dias em Ponte Alta na pousada Águas do Jalapão e 3 dias em Materios na pousada Vereda Tropical, mas aconselho a Panela de Ferro em Mateiros.
Todas com preço justo, por volta de R$ 120,00 o casal com café da manhã, com ar condicionado, item importante por la, fui no verão é um calor danado.
Só levei algumas peças para o carro, por lá tem supermercado, farmácia, postos de combustiveis, não passei aperto em lugar algum.

Abs.

neto-mazaropi
21/08/2013, 13:22
Fala Medina!

Também estarei nessa data no Jalapão, sera um prazer confraternizar com os irmãos.

Grande abraço a todos!

Msrezende
21/08/2013, 15:43
Eu não tenho a menor exigência quanto a acomodações... :D
Barraca pra mim também está de boa... Vamo que vamo!

Waldmartins
21/08/2013, 17:09
Lugar para ficar não falta (desde que não seja muito exigente).
Eu pretendo acampar mesmo.
Vou começar a pesquisar os locais para isso. Em Mateiros podemos ficar no Vicente (perto da Mumbuca e da Cachoeira da Formiga). Aliás, na Formiga pode acampar (pelos menos podia).
Certeza ir em Julho, só não sei o dia.
E a ida já faz parte da Aventura.
Quanto andar 800 km direto na inglesinha, moleza. Duro foi rodar 600/700 de moto pelo mesmo caminho!
Por MOC é o caminho mais curto e mais bonito. Mas podemos ir por Brasília e Pela Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso de Goiás), entrando no Jalapão por Dianópolis. Por MOC entramos por Formosa do Rio Preto.
Logo, opções não faltam.
Acho legal irmos postando o que levar, especialmente itens "expedicionários". Lá não existe estrutura para possíveis eventos mecânicos (teremos que nos virar em caso de algum sinistro).
Como estamos em Agosto/13, temos pouco menos de um ano para organizar (inclusive uma possível camisa comemorativa para os "Landeiros Jalapistas").

Eu voto pelo caminho por MOC (rsrs), mas se forem fazer o outro, também tô dentro...

Meu investimento para essa viagem vai ser um rádio PY. Acho que seria um ótimo investimento para todos...

Eu também não tenho frescura quanto ao local pra dormir. E e minha namorada somos biólogos e adoramos um mato... :chorandoderir:

Tô empolgado demais para esse passeio!

Abs

Wald

KnuppBH
21/08/2013, 17:38
Opa! Fala pessoal blz?

Vou tentar me programar para participar também!

Se a gente for pela Chapada dos Veadeiros, digo que ninguém se arrependerá. Já fui 2x e ainda quero voltar várias outras. Muitos lugares pra desbravar! Mesmo que só de passagem. hehe

Se o pessoal decidir ir por MOC, acho bão tb porque não conheço e terei a oportunidade de conhecer. Mesmo que fique meio 'fora' pra mim que sairei de BSB, acho que vale a 'voltinha' pra conhecer esta região de Minas que eu ainda não conheço.

Abraço

GLMedina
21/08/2013, 17:57
Como eu morei em Formosa-GO, conheço grande parte da região de Brasília até o Tocantins e tb até Barreiras-BA.
Aliás, estou mais inclinado em ir pela Chapada (faz tempo que não passo por lá), apesar de ser mais asfalto que pela outra.

Marado
21/08/2013, 23:40
Meu investimento para essa viagem vai ser um rádio PY.

Estou querendo o mesmo; vamos fazer a prova então. Para ter o PY na viatura tem que estar legal.

fnandosp
21/08/2013, 23:52
+ um interessado na viagem e acompanhando o tópico!

[ ]
fnandosp
DEF110.04/04

Waldmartins
22/08/2013, 01:54
Como eu morei em Formosa-GO, conheço grande parte da região de Brasília até o Tocantins e tb até Barreiras-BA.
Aliás, estou mais inclinado em ir pela Chapada (faz tempo que não passo por lá), apesar de ser mais asfalto que pela outra.

Se for pela Chapada, tb tô dentro!

Estive pensando tb numa coisa. Que tal ir pela Chapada dos Veadeiros e voltar por MOC? Ou o Contrário...sei lá.

Abs

Wald

Waldmartins
22/08/2013, 01:55
Estou querendo o mesmo; vamos fazer a prova então. Para ter o PY na viatura tem que estar legal.

Vou cotar um antes para saber se tenho cascalho "sobrando" pra isso...de qqr forma, se eu comprar vai ser depois do Natal...rsrs

Abs

Wald

Msrezende
22/08/2013, 09:09
Eu também não tenho frescura quanto ao local pra dormir. E e minha namorada somos biólogos e adoramos um mato... :chorandoderir:

Tô empolgado demais para esse passeio!

Abs

Wald
Opa Também sou Biólogo! :)

Msrezende
22/08/2013, 09:18

Também estou interessado em ter o meu o mais rápido possível, mas nem sei por onde começar. Tenho PX e e´facil ter a licenca, apenas cadastro e pagar a taxa, ja o PY precisa de prova e tal.

Marado
22/08/2013, 09:35
Calendário das Provas no Rio de Janeiro para os outros estados procurem a Labre da sua região.

LABRE-RJ - SISTEMA DE CONCURSOS (http://www.labre-rj.org.br/scolabrerj.asp)

São poucas provas por ano e com menos vagas ainda, portanto faça logo a inscrição. Tem no site da Labre e da ANATELsimulados com questões da prova que é onde você vai estudando, mas é muito fácil se você tem um pingo de lógica nem precisa estudar...
O Djalma Inoue (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/47845.html) postou sobre como se inscrever no sistema da Anatel, nada intuitivo. Clique aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/120682-radio-px-ou-py-para-defender-2.html#post1930632).

Waldmartins
22/08/2013, 10:15
Também estou interessado em ter o meu o mais rápido possível, mas nem sei por onde começar. Tenho PX e e´facil ter a licenca, apenas cadastro e pagar a taxa, ja o PY precisa de prova e tal.

Minha dúvida é...será que a antena do PX "serve" para o PY? Tô com pena de jogar minha antena de 2.70m fora...:pensativo:

Abs

Wald

Marado
22/08/2013, 10:19
Minha dúvida é...será que a antena do PX "serve" para o PY? Tô com pena de jogar minha antena de 2.70m fora...:pensativo:

Abs

Wald

Que eu saiba não serve.

Eduardo Tescarollo
22/08/2013, 11:20

Abs

Wald

O cabo serve, antena não.

Abs.

Marado
22/08/2013, 12:20
Penso que a expedição do Medina deve ser aberta também a outros tipos de viaturas 4X4.
Vamos colocar aqui também perguntas pertinentes a serem respondidas por quem tem experiência neste tipo de expedição; tipo:

Qual tempo médio para está expedição, fora o deslocamento?
Alguém sabe como é o tempo por lá nesta época do ano?
O que levar? Tipo podemos compartilhar a certas coisas tipo desfibrilador, alguém leva, não precisa de dois. Por falar nisto, seria bom um médico na expedição, de preferência um que tivesse 4X4.

GLMedina
22/08/2013, 12:43
A ideia de programação básica compreende visitação à pontos turísticos no Jalapão.

PRÉ REQUISITOS
escreveu:

A Ser apreciador do off road, gostar de aventura, do contato íntimo com a natureza, do camping em lugares inóspitos... Ter resistência física (e saúde) para superar longas caminhadas, a alimentação incerta, os desgastes das altas temperaturas durante o dia e as baixas que ocorrem à noite.

B Respeitar o semelhante E a natureza. Ajudar o próximo em qualquer condição.

C Ser cadastrado no Fórum 4x4 Brasil e acompanhar as discussões no fórum (tópico Jalapão-2014) de forma a se inteirar dos assuntos e das pessoas que participarão.

OBS: Este não é um evento turístico que pode ser adquirido em pacotes numa agencia. É um evento feito para amigos do 4x4 Brasil (mesmo que ainda virtuais).

D Ser disciplinado, organizado, habituado a conviver em grupo e a dividir suas reservas com os companheiros.

E Estar sobre um veículo 4x4, preferencialmente com os acessórios originais, que possibilita seu uso diário normal, mas que o habilita para os percursos off-road.

F Acompanhar os AMIGOS por quaisquer caminhos e pra qualquer lugar... Sem reclamar!!!

H Não ser do Mal (Malacaviado ou Mal acabado nem ZéRuela). Não pode ter nenhuma característica que possa identifica-lo com um ou outro.

Ideia de roteiro:

427524

Ideia de meu trajeto de ida e volta:
Opção 1.

427525

Opção 2.
427527

batiati
22/08/2013, 13:05
:palmas:

Só uma dúvida: O "Sem reclamar!!! " não se aplica às esposas, aplica?
KKKKKKKK

GLMedina
22/08/2013, 13:25
Troquei umas ideias com o amigo Franz do Clube XT 600 e organizador do Big Trails no Jalapão.

Caixa de Entrada :: Mensagem

De:
Franz

Para:
Georgemedina

Enviada:
Qui 22/Ago/13 12:56

Assunto:
Ja Ja...Jalapão 2014
http://www.xt600.com.br/templates/Padrao/images/lang_portuguese_brazil/icon_quote.gif (http://www.forumxt600.com.br/forum/privmsg.php?mode=quote&p=791976)

Como vai V Excia, tudo bem por ai?
Tens visto o 'Caxaxeiro'?

Jalapão 2013 foi 'outro' Jalapão, bem diferente de 2011 e 2012. Mas, como eu já o disse, cada Jalapão é um Jalapão diferente, pois o que faz o Jalapão é agente!!!
O mais importante nesses grupos é a INTERAÇÃO entre os participantes do grupo. Todos têm que se sentir livres para expressar o sentimento seja em relação ao meio ou em relação a alguem em particular que esteja no 'meio'.

Se vais entre amigos tudo bem. Um pouco de sorte e uma programação serão suficientes, já que todos estarão preparados com antecedência de forma a evitar os pregos.

Então vamos lá:
1 Já tens uma definição se o passeio será no sentido 'Horário' ou 'anti-horário' ?

2 O 'Anti' foi o que fizemos ano passado. Entrando por Formosa do Rio Preto.

3 Esse ano entramos por Formosa e saímos em Dianópolis. Sugiro que essa seja a tua opção.

4 Tens a data do passeio? Qual a duração?

5 Saindo de Formosa, mesmo pelo caminho utilizado em 2012, poderás dormir em mateiros ou no Vicente. Dá pra chegar cedo em Mateiros e seguir pra Cach do Formiga no mesmo dia.
Dia seguinte o Fervedouro... Mumbuca...

6 saindo no terceiro dia bem cedo é válido a passagem pelas Dunnas e um pernoite na Pousada Rio Novo. Boa refeição. Excelente local.

7 Quarto dia pra Velha, Cânion da Sucuapara e pernoite em Ponte Alta (em pousadas que são boas e baratas)

8 Quinto dia o Jalapãozinho (Cach Soninho, cach Fumaça) e depois seguir para pernoite em Dianópolis...

Esse é um roteiro bom, que deveremos utilizar (rota e sentido) em 2014 (quando iremos apenas BIGs motos, nenhuma carburada).

Estou em Brasília, na casa da namorada. Próxima semana estarei em casa (Fortaleza) onde te mandarei telefones e e-mails de locais bons.

Grande abraço e fique à vontade pra utilizar o que desejares.

PS Vou te mandar uns adesivos do Jalapão 2013.

Georgemedina escreveu:

Salve Mestre.
Legal acompanhar os relatos dos Jalapistas desse ano. Infelizmente, não deu para mim.
Ano que vem estou indo, mas de 4x4. De moto não dá!
Vou com a patroa e mais uns doidos de Defender que querem ir também.
Não estou organizando nada, pois esse não é meu perfil. Estou indo e quem quiser vir junto, é bem vindo. Não será um encontro xteísta mas será leal também.
Por isso, sabendo de vossa experiência no Jalapão, peço autorização de usar algumas de suas orientações constantes da 1ª página para o pessoal Landeiro, que possam ser úteis e equivalentes para a preparação de cada um.
Peço algumas dicas de locais para não ficar meio perdido, uma vez que não conclui o jalapão 2012 (o que quero fazer agora, estando melhor preparado e prevenido). Como minha Defender 110 é preparada para camping, não será problema.
Grande abraço.

GLMedina
22/08/2013, 13:26
:palmas:

Só uma dúvida: O "Sem reclamar!!! " não se aplica às esposas, aplica?
KKKKKKKK

A esposa tb não pode reclamar, afinal "pardal que acompanha morcego, acorda de cabeça para baixo"!

vwinit
22/08/2013, 13:53
Penso que a expedição do Medina deve ser aberta também a outros tipos de viaturas 4X4.
Vamos colocar aqui também perguntas pertinentes a serem respondidas por quem tem experiência neste tipo de expedição; tipo:

O que levar? Tipo podemos compartilhar a certas coisas tipo desfibrilador, alguém leva, não precisa de dois. Por falar nisto, seria bom um médico na expedição, de preferência um que tivesse 4X4.

Acho um pouco exagerado a questão médica, mas... rsrsrs

Viaturas diferentes são bem vindas, é claro! Desde que tenham paciência com nossa vagareza... :pensativo:
Aqui vai uma questão: Um estepe de Defender serve em outro... e as várias correias, alternadores, peças... enfim será menos peso total. Já alguém com uma viatura diferente deverá se precaver tbm. É mais fácil um Defender em outro comboio ter tudo de que necessita em caso de pane do que o contrário... Já tive pickup e carregava quando muito, uma cx pequena de ferramentas.
Mas ressalto a importância de NÃO fechar o grupo só para LR... Seria bobeira isto. Cabem até motos se quiserem... :concordo:

Tenho uma lista para expedições mas acho até exagerada para o Jalapão. Basicamente é kit primeiros socorros, ferramentas, peças, "itens de conforto" (GPS, carregadores, eletrônicos...), "kit gambiarra" (arame, cola, borracha, tubo...) e camping (rango!).

Rádio: Esqueçam PX! rsrsrrss
PY é o canal ... ainda não tenho doc tbm.
Se não der, vai no mínimo de HT (que fala com os PY) que já resolve e é bem mais barato.
Fala uns 4 ou 5Km, sei lá, mas mantém o comboio ligado.

Não conheço o Jalapão, então temos que saber quantos dias ficaremos por lá e definir o ponto de encontro.
:concordo:

Waldmartins
22/08/2013, 14:21

Desfibrilador!?!? :shock: Não sabia que essa expedição seria tão emocionante assim... :chorandoderir:

Sem contar que, apesar de alguns chamarem de "Deserto do Jalapão", lá num é um "Atacama da vida". Não pode ser tão radical assim...rsrs

Não sei se é porque sou biólogo e ando nesses matos todos (algumas vezes sozinho!!!)...mas eu não sou tão organizado assim. Acho que um anti-histamínico para evitar um edema de glote (a coisa mais perigosa no mato NÃO é cobra, onça ou outros animais senão um enxame de abelhas furiosas...) e algumas ataduras já tá bom...Mas é minha opinião, claro...

Abs

Wald

GLMedina
22/08/2013, 14:23
Acho um pouco exagerado a questão médica, mas... rsrsrs

Viaturas diferentes são bem vindas, é claro! Desde que tenham paciência com nossa vagareza... :pensativo:
Aqui vai uma questão: Um estepe de Defender serve em outro... e as várias correias, alternadores, peças... enfim será menos peso total. Já alguém com uma viatura diferente deverá se precaver tbm. É mais fácil um Defender em outro comboio ter tudo de que necessita em caso de pane do que o contrário... Já tive pickup e carregava quando muito, uma cx pequena de ferramentas.
Mas ressalto a importância de NÃO fechar o grupo só para LR... Seria bobeira isto. Cabem até motos se quiserem... :concordo:

Tenho uma lista para expedições mas acho até exagerada para o Jalapão. Basicamente é kit primeiros socorros, ferramentas, peças, "itens de conforto" (GPS, carregadores, eletrônicos...), "kit gambiarra" (arame, cola, borracha, tubo...) e camping (rango!).

Rádio: Esqueçam PX! rsrsrrss
PY é o canal ... ainda não tenho doc tbm.
Se não der, vai no mínimo de HT (que fala com os PY) que já resolve e é bem mais barato.
Fala uns 4 ou 5Km, sei lá, mas mantém o comboio ligado.

Não conheço o Jalapão, então temos que saber quantos dias ficaremos por lá e definir o ponto de encontro.

Qualquer 4x4 é bem vindo, desde que original (sem ser preparado para os Sertões). E desde que respeito o limite de velocidade (ditado por nossas viaturas).
Com um pouco de organização, levaremos o que for necessário. Nem é tão complicado assim. O Jalapão é ermo, mas não é nem o Kalahari nem o Saara!
Rádio, uma ideia boa, mas, provavelmente não colocarei. Nem sei como usar!
Se de moto não teve muita dor de cabeça, mesmo com mais riscos e menos conforto, com as Defender muito menos. Temos espaço de sobra em nossas viaturas para levar o necessário. Todas tem autonomia suficiente para rodar com os tanques cheios.
O segredo é que elas estejam tinindo, todas revisadas ao sair. Levemos aquilo que, provavelmente, vai quebrar (o que cada um prevê em sua viatura). As partes intercambiáveis e ferramentas, podemos combinar. Um leva isso, outro leva aquilo, etc.
O que importa é, como diz nosso amigo Franz (do clube XT 600), grande mentor e incentivador e ter os três T (tempo, tu-tu e tesão) na época da viagem.
Tem várias dicas que ele está me passando que vou postando aqui.

Essas aqui até parecem a gente lá!

427535

Waldmartins
22/08/2013, 14:27
A ideia de programação básica compreende visitação à pontos turísticos no Jalapão.

PRÉ REQUISITOS
escreveu:

A Ser apreciador do off road, gostar de aventura, do contato íntimo com a natureza, do camping em lugares inóspitos... Ter resistência física (e saúde) para superar longas caminhadas, a alimentação incerta, os desgastes das altas temperaturas durante o dia e as baixas que ocorrem à noite.

B Respeitar o semelhante E a natureza. Ajudar o próximo em qualquer condição.

C Ser cadastrado no Fórum 4x4 Brasil e acompanhar as discussões no fórum (tópico Jalapão-2014) de forma a se inteirar dos assuntos e das pessoas que participarão.

OBS: Este não é um evento turístico que pode ser adquirido em pacotes numa agencia. É um evento feito para amigos do 4x4 Brasil (mesmo que ainda virtuais).

D Ser disciplinado, organizado, habituado a conviver em grupo e a dividir suas reservas com os companheiros.

E Estar sobre um veículo 4x4, preferencialmente com os acessórios originais, que possibilita seu uso diário normal, mas que o habilita para os percursos off-road.

F Acompanhar os AMIGOS por quaisquer caminhos e pra qualquer lugar... Sem reclamar!!!

H Não ser do Mal (Malacaviado ou Mal acabado nem ZéRuela). Não pode ter nenhuma característica que possa identifica-lo com um ou outro.

Ideia de roteiro:

427524

Ideia de meu trajeto de ida e volta:
Opção 1.

427525

Opção 2.
427527

Sem puxar a sardinha pra minha brasa, acho menos entendiante entrar por um lugar e sair por outro (como sugerido pelos seus amigos de moto). Eu poderia até falar que o melhor seria entrar pela Chapada e voltar por MOC (pq assim já fico no meu destino...por pura comodidade...). Mas acho melhor pegar o trecho "punk", com mais estradas de terra primeiro, pra voltar no caminho mais asfaltado...

Abs

Wald

Waldmartins
22/08/2013, 14:36
Qualquer 4x4 é bem vindo, desde que original (sem ser preparado para os Sertões). E desde que respeito o limite de velocidade (ditado por nossas viaturas).
Com um pouco de organização, levaremos o que for necessário. Nem é tão complicado assim. O Jalapão é ermo, mas não é nem o Kalahari nem o Saara!
Rádio, uma ideia boa, mas, provavelmente não colocarei. Nem sei como usar!
Se de moto não teve muita dor de cabeça, mesmo com mais riscos e menos conforto, com as Defender muito menos. Temos espaço de sobra em nossas viaturas para levar o necessário. Todas tem autonomia suficiente para rodar com os tanques cheios.
O segredo é que elas estejam tinindo, todas revisadas ao sair. Levemos aquilo que, provavelmente, vai quebrar (o que cada um prevê em sua viatura). As partes intercambiáveis e ferramentas, podemos combinar. Um leva isso, outro leva aquilo, etc.
O que importa é, como diz nosso amigo Franz (do clube XT 600), grande mentor e incentivador e ter os três T (tempo, tu-tu e tesão) na época da viagem.
Tem várias dicas que ele está me passando que vou postando aqui.

Essas aqui até parecem a gente lá!

427535

Concordo com o lance do rádio. Eu tenho alguns talk about (04) que já ajuda pra quem não tiver rádio. Mas acho que nada como um sinal de mão ou farol que não resolva. Afinal não acredito que devemos ficar a kms de distância um dos outros assim para necessidade do rádio.

Eu acredito que rádio seja uma diversão, mas não uma necessidade.

Acho que podemos estabelecer uma velocidade de cruzeiro de 90-100 km/h no asfalto. No jalapão com certeza deve ser a metade disso...rsrs

Também concordo que todos temos espaço suficiente para levar as tralhas que necessitamos. Eu tenho uma caixa na minha VTR que levo EM TODOS os lugares que vou com algumas mangueiras e kits gambiarras. Fora algumas peças e a caixa de ferramentas. Acho que todos deveriam fazer o mesmo para a expedição, do tipo, não ficar dependendo que um ou outro tenha aquela mangueira para te ajudar...
Podemos até fazer uma lista do kit básico que cada um tem que levar. Assim todos que quiserem participar já tem um tempo grande para importar as peças, se for o caso.

Abs

Wald

GLMedina
22/08/2013, 15:11
Sem puxar a sardinha pra minha brasa, acho menos entendiante entrar por um lugar e sair por outro (como sugerido pelos seus amigos de moto). Eu poderia até falar que o melhor seria entrar pela Chapada e voltar por MOC (pq assim já fico no meu destino...por pura comodidade...). Mas acho melhor pegar o trecho "punk", com mais estradas de terra primeiro, pra voltar no caminho mais asfaltado...

Abs

Wald

Vc quer dizer esse roteiro aqui?

427537

KnuppBH
22/08/2013, 15:38
"doidos de Defender"!! ahuaihaiahu achei ótimo a expressão!!
Muito bacana esse estilo de passeio. Muito democrático e livre.

Quanto às precauções, eu sou do time que acha que é melhor levar e não usar, do que precisar e não ter.
Segurança em 1o lugar.

A preocupação com a comunicação tb é fundamental. Vou tentar agilizar um py tb. Mas como o amigo Wald disse, algumas soluções mais simples podem resolver a maioria dos casos.

Abraço pessoal

Marado
22/08/2013, 15:47
Acho um pouco exagerado a questão médica, mas...

Grande VWinit;

É apenas a aplicação da Lei de Murphy. O forista Carlos Siqueira (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/8893.html), me relatou que em um passeio por estrada de terra, a última viatura sumiu. Olharam para trás e cadê o cara, nada. Ninguém escutou nada, nem percebeu nada. Voltaram e a viatura havia rolado o barranco, uma Marruá, o indivíduo tava lá dentro bem machucado.
Ninguém vai sair para se machucar, mas quem sabe o que pode acontecer... A maioria aqui não se conhece, mas vai que tem um inconseqüente. As vezes nem é na viatura, num rio, num banho simples o cara escorrega e ...
Mas isto é do Passeio... só acho que não devemos ir de "mão abanando".
Quanto ao PY. acho essencial, pode ser a única comunicação com o exterior.

Marado
22/08/2013, 16:21
Voltando ao assunto PY;

Questão de Lógica;

De que adianta o PY se você não o pode usar legalmente. Você gosta de adrenalina, né? Vai usar malocado? Toda vez que ver a Federal ou a Militar vai enfiar embaixo do banco? Imagina que você compra e pega um federal CAXIAS pela frente e apreende seu radinho novinho e carinho... ou você compra e leva dois anos para fazer a prova.
O primeiro passo antes de se pensar em comprar um PY é você se legalizar, o custo é baixo, o chato é se submeter a prova; mas não tem outro jeito. Tem estado que só deve ter prova uma vez a cada dois anos, portanto o mais importante é fazer a prova.
Ontem me inscrevi na de OUTUBRO aqui no Rio, só tem em outubro e depois mais nenhuma e sem garantias de que a inscrição vai ser aceita.
Com relação a usabilidade, é mais simples que usar smartfone ou tablet. Portanto não vai ser um PY que vai te dar uma rasteira.

GLMedina
22/08/2013, 17:00
Acho legal toda essa preocupação, mas se foram 30 motos sem rádio, não é possível que precisemos!
Parece até que vamos fazer o Camel Trophy!
Jalapão não tem mistério, não tem gente e não tem tanta areia assim!
Em vários lugares o celular funciona.
Acho até válido o talk about (já usei muito fazendo trilha). O problema é o alcance.

Waldmartins
22/08/2013, 17:58
Acho legal toda essa preocupação, mas se foram 30 motos sem rádio, não é possível que precisemos!
Parece até que vamos fazer o Camel Trophy!
Jalapão não tem mistério, não tem gente e não tem tanta areia assim!
Em vários lugares o celular funciona.
Acho até válido o talk about (já usei muito fazendo trilha). O problema é o alcance.

Como disse anteriormente (E o Medina confirmou), Jalapão não é o fim do mundo. Se a gente fosse fazer a BR-319 (Porto Velho - RO/Manaus - AM), eu até estaria MUITO mais preocupado.

Eu levantei a bola do PY, mas eu mesmo não tenho certeza de que vou comprar um pra mim. Sei lá...acho um investimento "alto" para usar durante 5 dias... eu sei lá qdo vou precisar de novo. Um Px pelo menos posso ouvir as frequencias dos caminhoneiros e saber onde tem "puliça" e congestionamentos...ou seja, é muito mais útil pra mim...

enfim...acho que cada um é cada um...compra quem quiser e faz a prova quem quiser tb... :concordo:

A idéia da comunicação é apenas para não ter que parar sempre que tiver que decidir uma coisa ou um caminho. Não achei que íamos num comboio tão grande assim que um talk about num iria resolver...rsrs

Acho que tem que ser um passeio :safari-rig:e não uma expedição/competição:rally:...ou seja, algo mais relax :baseado:

Enfim...mas como disse lá no início do tópico, é o Medina que manda! Afinal, a viagem é "dele" e estamos de "carona"...

Abs

Wald

Marado
22/08/2013, 18:39
Galerinha;

Eu não estou dizendo que todos tem que ter PY para ir. Com certeza alguém já deve ter. O que estou divagando é sobre quem vem antes, o ovo ou a galinha, ou seja se o hardware ou se a autorização para te-lo. Somente isto... LOL

Leandro Neves
22/08/2013, 19:24
Como disse anteriormente (E o Medina confirmou), Jalapão não é o fim do mundo. Se a gente fosse fazer a BR-319 (Porto Velho - RO/Manaus - AM), eu até estaria MUITO mais preocupado.

Eu levantei a bola do PY, mas eu mesmo não tenho certeza de que vou comprar um pra mim. Sei lá...acho um investimento "alto" para usar durante 5 dias... eu sei lá qdo vou precisar de novo. Um Px pelo menos posso ouvir as frequencias dos caminhoneiros e saber onde tem "puliça" e congestionamentos...ou seja, é muito mais útil pra mim...

enfim...acho que cada um é cada um...compra quem quiser e faz a prova quem quiser tb... :concordo:

A idéia da comunicação é apenas para não ter que parar sempre que tiver que decidir uma coisa ou um caminho. Não achei que íamos num comboio tão grande assim que um talk about num iria resolver...rsrs

Acho que tem que ser um passeio :safari-rig:e não uma expedição/competição:rally:...ou seja, algo mais relax :baseado:

Enfim...mas como disse lá no início do tópico, é o Medina que manda! Afinal, a viagem é "dele" e estamos de "carona"...

Abs

Wald

Não vou fazer parte deste passeio. Mas.......

Para apreciar e aproveitar as " belezas " do Jalapão, recomendo um comboio de no máximo 3 veiculos.

Todas as atrações serão melhor aproveitadas em um número reduzido de pessoas.

Menos carros, menos Barulho.

Muita coisa no " Deserto " só é percebida com o silêncio e descrição. E muitas pousadas não tem estrutura para " hospedar bem " uma quantidade grande de pessoas.

No ano que estive no Jalapão, cruzamos com o pessoal da AdrenaLama, acredito que estavam com uns 8 a 10 carros. E um Troller zero do grupo havia capotado na estrada de chão, por indisplicência do motorista.

Radio PX e TalkAbout é suficiente para tudo e a Serra da Canastra exige mais dos carros.

Por existir sempre uma "estruturinha por perto" recomendo o acampamento com belos jantares a Luz do Luar, regados a muito vinho e bate papo. Do que dormir e comer em pousadas muito simples.

Só uma sugestão.

GLMedina
22/08/2013, 23:31
Oxe, eu não sou dono de passeio nenhum!

GLMedina
23/08/2013, 10:49
O Franz me passou esse roteiro (já feito pelo Club XT 600) que dá para adaptarmos ao nosso passeio. Eu apenas o inverti, pois acredito que seja melhor ante a possibilidade de ir por Montes Claros. No final coloquei um mapa. Existe a possibilidade de fazer o Jalapão pelo sentido horário (como sugerido abaixo) ou anti-horário (que acho mais interessante), voltando, no final, pela Chapada dos Veadeiros.

"Saindo de Dianópolis vc pode seguir direto para Ponte Alta. Seria um dia de viagem com direito a passar pela Cach da Fumaça, pela Cach do Soninho e o por do sol na pedra furada.

Dia 2 saindo em direção ao canion da Suçuapara (passeio rápido pois fica ao lado da estrada) e seguindo pra Cach da Velha e pernoitando numa Pousada (onde era a casa do pablo escobar).

Dia 3 em direção a Mateiros, passando pela Dunna do por do Sol. Pousadas em Mateiros e dia seguinte pra Mumbuca, Fervedouro e cach do Formiga

Dia 4 em direção à Coaceral pela rota C e voltando pra Dianópolis pela Hell...

Tranquilo... "

427648

GLMedina
23/08/2013, 10:54
Se eu tivesse mais tempo, ainda faria a Estrada Real partindo de Ouro Preto!

vwinit
23/08/2013, 13:43
Grande VWinit;

É apenas a aplicação da Lei de Murphy. O forista Carlos Siqueira (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/8893.html), me relatou que em um passeio por estrada de terra, a última viatura sumiu. Olharam para trás e cadê o cara, nada. Ninguém escutou nada, nem percebeu nada. Voltaram e a viatura havia rolado o barranco, uma Marruá, o indivíduo tava lá dentro bem machucado.
Ninguém vai sair para se machucar, mas quem sabe o que pode acontecer... A maioria aqui não se conhece, mas vai que tem um inconseqüente. As vezes nem é na viatura, num rio, num banho simples o cara escorrega e ...
Mas isto é do Passeio... só acho que não devemos ir de "mão abanando".
Quanto ao PY. acho essencial, pode ser a única comunicação com o exterior.

Marado, concordo contigo na filosofia.
Creio que TODOS devemos estar preparados para situações difíceis e cada um se cuidar ao máximo.
Acidentes acontecem, mas podem e devem ser minimizados.

A questão de médico na equipe é obrigatória em expedições ao Everest por exemplo... o que passa longe do Jalapão.

Para tentar esclarecer melhor, eu acho sim, muito importante a questão Segurança e os riscos envolvidos. Acho que devemos saber sobre riscos e primeiros-socorros assim como sabemos de mecânica dos carros e já será suficiente para este "nível" de "aventura".

O fator comunicação ajuda na segurança. Talk About só fala um com o outro e o grupo todo fica isolado (conversas paralelas). Ajuda, mas não resolve.

PY, sim ... concordo com o Doc. TEM que ter e ponto.
HT é eficiente tbm e fala com quem tiver PY na mesma frequência.

Se for o caso, podemos alugar. Aqui em Ipatinga, fica por R$13 a diária de cada HT. Para eventos de pouca duração vale a pena o aluguel. No nosso caso, comprar um HT que poderá ser utilizado em várias ocasiões deve ser mais vantagem.
Comprei antes de ir para Ushuaia um HT Dual Band(uhf+vhf) Baofeng de 5W. Já resolve... Hoje custa uns 250conto no ML.

Comboios grandes são realmente complicados... Quanto maior, mais necessário serão os rádios. Mesmo que todos não tenham, posições estratégicas do comboio deverão assumir esta função. Mas aí já sai do propósito inicial de um passeio entre amigos e passa a ser entre alguns se desdobrarem para tomar conta de todos... :pensativo:

Em comboio, sempre o carro da frente "toma conta" do que vem logo atrás... Mas numa estrada de chão, poeira e a vontade de apreciar tudo, a tendência é que durante os deslocamentos, o grupo ande mais longe um do outro;
Mais uma vez, só funciona bem se tiver rádio ...

Vamos conversando.

Abraço!

lucar
27/08/2013, 03:49
O bacana do rádio em deslocamento é a comunicação ativa do grupo. Eu retirei um PX que tinha aqui e irei doar para outro companheiro aqui da cidade que tem feito trilhas e passeios comigo! Comprei um Cobra 148 gtl ex que deve ter mais de 20 anos.. é um baita rádio e não tenho licença para operar ele. Acho que o radio deve ser homologado para conseguir licença e este meu não homologa pois é chucrutado e tem mais de 160 canais... quando não estou em grupo deixo a antena recolhida (dobrada) e se preciso de alguma informação paro o veiculo e transmito! Usar rádio (PTT) qualquer que seja com veiculo em movimento é mesma coisa que usar celular, não pode e dá multa!

O HT dual band é uma boa devido ao custo benefício e ser fácil de esconder em caso de alguma policia encanar. Viajo faz uns 10 anos com o PX e nunca me pararam ou pediram licença, porém se parar perco o rádio fora a multa e processo que demanda! Eu recomendo SIM o uso de comunicadores em viagens quando se esta em comboio a viagem fica bem mais bacana!

Realmente a Canastra exige bastante do veiculo, mas o Jalapão deve exigir também..... fiz Parte da Canastra a menos de um mês sozinho, encontrei somente um jeep CJ (willys no caminho) e só dei mole em um lugar que fui fazer graça.... o guincho me sacou fora da encrenca... se não tivesse com ele estaria com problemas. Unica falha do veiculo foi a quebra de uma solda do cano de escape que trincou exatamente onde fui querer fazer graça... de resto tudo joia. Rodei em um dia uns 170km dentro do Parque (Babilonia, Serra Branca e por ai vai....) ..... Revisa o veiculo minuciosamente e boa viagem!

73 para ttodos!

Leandro Neves
27/08/2013, 10:43
O bacana do rádio em deslocamento é a comunicação ativa do grupo. Eu recomendo SIM o uso de comunicadores em viagens quando se esta em comboio a viagem fica bem mais bacana!

Realmente a Canastra exige bastante do veiculo, mas o Jalapão deve exigir também.....

Não existe motivos para encanar com o uso de rádios e realmente, para essas viagens em grupo, é muito util e divertido.

Nunca ouvi falar de alguem que tenha sido preso ou levado uma multa pelo uso do rádio. Principalmente se vcs estiverem em comboio. Besteira se preocupar com isso. Mas eu recomendaria um rádio barato, pois para a maioria dos " mortais " o uso é muito restrito. E não compensa o grande investimento.

Por incrível que pareça, a Serra da Canastra exige muito mais dos carros e do condutor do que o Jalapão.

O Jalapão é uma grande planicie e a Serra da Canastra é Serra. "Ora bolas!"

Quando estive no Jalapão não precisei ligar nem mesmo a Traçada da L200. E dormimos alguns dias ao lado de carros "normais" no meio do Deserto.

Este roteiro por incrivel que pareça é " para iniciantes ", como dizia um amigo. Mas vale a pena conhece-lo.

Leandro

GLMedina
27/08/2013, 13:33
Mas é o que estou dizendo desde o início: é apenas um passeio. Não é lugar para colocar nossos carros à prova nem testar nossa destreza como "off-roaders", mas para curtir o que o jalapão oferece.
Considero chegar lá e voltar, pelas nossas estradas mais desafiante que andar por lá propriamente dito.

Waldmartins
27/08/2013, 13:37
Mas é o que estou dizendo desde o início: é apenas um passeio. Não é lugar para colocar nossos carros à prova nem testar nossa destreza como "off-roaders", mas para curtir o que o jalapão oferece.
Considero chegar lá e voltar, pelas nossas estradas mais desafiante que andar por lá propriamente dito.

PERFEITO Medina! :palmas:

Isso que eu também estava falando quando falaram de rádios, médicos e desfibriladores :shock:

Tão querendo transformar o "SEU" passeio num "Jalapão trophy":campeao:

Pelo que sei de amigos que foram, o maior desafio "off-road" do Jalapão é a areia, mas num é nada demais para nossas VTR.

Abs

Wald

Marado
27/08/2013, 13:44
Mas é o que estou dizendo desde o início...

Acho que naum... No inicio o que dissestes foi:

Não sou muito bom para organizar esse tipo de coisa, portanto, TODOS podem dar pitacos e ideias para irmos para o Jalapão.:parede:

Msrezende
27/08/2013, 13:45
PERFEITO Medina! :palmas:

Isso que eu também estava falando quando falaram de rádios, médicos e desfibriladores :shock:

Tão querendo transformar o "SEU" passeio num "Jalapão trophy":campeao:

Pelo que sei de amigos que foram, o maior desafio "off-road" do Jalapão é a areia, mas num é nada demais para nossas VTR.

Abs

Wald

Ta feito...

428344

Marado
27/08/2013, 13:57
...Isso que eu também estava falando quando falaram de rádios, médicos e desfibriladores

Buenas Wald, :discordo:não vou fazer um desenho agora Wald; to sem saco... De repente, outra hora...:putz:

:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

:p

Marado
27/08/2013, 14:01
428344

Blz Msrezende; Nun tem como mudar o "CAMEL" para "JALAPÃO"? Ficando então Jalapão Trophy? Ia ficar legal na lateral da viatura do Wald :euforico:

Waldmartins
27/08/2013, 15:26
Blz Msrezende; Nun tem como mudar o "CAMEL" para "JALAPÃO"? Ficando então Jalapão Trophy? Ia ficar legal na lateral da viatura do Wald :euforico:

Ou como adesivo do DESFIBRILADOR DO MARADO TB...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Msrezende
27/08/2013, 16:59
:safari-rig: :curtir:

vwinit
28/08/2013, 11:25
Agora sim ...

Marado
28/08/2013, 12:27
Radiocontrolado? bunitin o bixin... :baseado:

Waldmartins
28/08/2013, 12:28
Pronto... expedição JALAPÃO TROPHY :campeao: preparada...

428517

:chorandoderir:

Waldmartins
28/08/2013, 12:30
ah sim...esqueci de dizer que os médicos da ambulância são todos cubanos!!! :bananadança:

Marado
28/08/2013, 17:38
:offtopic:
ah sim...esqueci de dizer que os médicos da ambulância são todos cubanos!!! :bananadança:

Isso ai, comédia... Lmao...
Olha a foto ai...
428532

e o Wald estava lá na praia com a maquina na mão para os recepcionar, quando esteve no nordeste... Lmao...

428533

Já vieram até de viatura... Lmao X 3.

vwinit
28/08/2013, 17:51
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fabrício Bastos
28/08/2013, 18:02
Comédia demais esse povo!kkkkkk

Segue o adesivo que vai colado no carro!!!heheh

428541

O que 10 min atoa e uma lida no fórum não fazem!hahaha

Abraços!

Waldmartins
28/08/2013, 18:30
Comédia demais esse povo!kkkkkk

Segue o adesivo que vai colado no carro!!!heheh

428541

O que 10 min atoa e uma lida no fórum não fazem!hahaha

Abraços!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Com ou sem desfibrilador, o importante é que o Jalapão Trophy será EMOCIONANTE!!!

Marado
28/08/2013, 18:52
:offtopic:
...os médicos ... são todos cubanos!!!

Noticia que saiu na imprensa;
428544

Wald (irene? inteligência pura?) foi o primeiro a testar os seuvicius da cooperativa. Lmao X 4...

ps:Chega de :offtopic:, tá comédia D+. Ainda bem que não estamos postando no tópico do encontro... lmao

Waldmartins
28/08/2013, 19:05
Pois é...chega de :offtopic:.

Já invadimos a viagem do Medina...

Então voltando ao assunto, me interessei por esses HT que o Hailton falou. Pra mim além de ser mais prático, ACHO que posso usá-lo para outro fim.

Então, a pergunta tem a ver com o "outro fim". Esses HT pegam tanto o PY qto o talk about?

Abs

Wald

petcho
28/08/2013, 21:58
Caraca só vi esse tópico agora, to dentro com certeza!!!!!!!!

Abraço, Pedro

GLMedina
28/08/2013, 22:01
Caraca só vi esse tópico agora, to dentro com certeza!!!!!!!!

Abraço, Pedro

Tb Pedro, no "quintal" de sua casa! Não dá para perder mesmo!
Abs.

petcho
29/08/2013, 08:03
Tb Pedro, no "quintal" de sua casa! Não dá para perder mesmo!
Abs.

heheheheheheheh exatamente, a chapada dos veadeiros já fui varias vezes mas o Jalapao eu não conheço!!!!!

DiogoBH
29/08/2013, 19:35
Poooooo, tenho interesse na viagem hein!! Se puder ir vcs já resolvem o problema medico, alias, resolvem mais ou menos pq sou ortopedistas mas os traumas pode deixar comigo!

Waldmartins
29/08/2013, 22:45
Poooooo, tenho interesse na viagem hein!! Se puder ir vcs já resolvem o problema medico, alias, resolvem mais ou menos pq sou ortopedistas mas os traumas pode deixar comigo!

Tranquilo Diogo!

O que mais vamos ter é gente torcendo o tornozelo nas areias do Jalapão na tentativa de desatolar alguém :drunk:

Abs

Wald

Marado
29/08/2013, 23:23

Tá ai... Era isso que eu estava falando... Um ortopedista offroad se junta ao grupo. Havia e há esta possibilidade e ela pode se concretizar... Se acontecer, ótimo, se não, paciência. Se nada ocorrer durante o passeio, é o melhor dos mundos, mas se algo ocorrer, tipo o Wald ser abduzido, vamos ter quem o socorra... (Quem sabe uma piranha o ataque... lembrem-se que ele é biólogo e pode querer se meter com elas; LOL). Não há problema médico, mas poderá haver.
Ainda temos muito tempo, mas seja bem vindo ao grupo. Penso que o momento agora é de preparar as viaturas, sanando todos os problemas, por menor que pareçam ser.

“Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará” (Lei de Murphy).
"Murphy era otimista" (Lei de ClarK).

Waldmartins
29/08/2013, 23:33
Tá ai... Era isso que eu estava falando... Um ortopedista offroad se junta ao grupo. Havia e há esta possibilidade e ela pode se concretizar... Se acontecer, ótimo, se não, paciência. Se nada ocorrer durante o passeio, é o melhor dos mundos, mas se algo ocorrer, tipo o Wald ser abduzido, vamos ter quem o socorra... (Quem sabe uma piranha o ataque... lembrem-se que ele é biólogo e pode querer se meter com elas; LOL). Não há problema médico, mas poderá haver.
Ainda temos muito tempo, mas seja bem vindo ao grupo. Penso que o momento agora é de preparar as viaturas, sanando todos os problemas, por menor que pareçam ser.

“Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará” (Lei de Murphy).
"Murphy era otimista" (Lei de ClarK).

Nelson (vulgo Marado) eu acho que vc deve ser hipocondríaco, metódico e virginiano...

Enfim, seria bom a gente fazer uma lista de quem realmente vai (ou tem uma enorme tendência de ir). Falo isso porque muita gente aparece falando que vai, mas na verdade tem VONTADE DE IR.

Só pra ter uma idéia mesmo.

Abs

Wald

Marado
29/08/2013, 23:40
...hipocondríaco, metódico e virginiano...

Hipocondríaco naum... o resto tu acertou...
Você, o Medina e eu temos vontade de ir também. Tá muito cedo para listas. Isto é lá para Abril.

Marado
29/08/2013, 23:52
Wald, até lá tu pode realizar a pintura do teu sonho e rebatizar tua viatura:

428750

Sai "amorzao" e entra Daktari... :semideia

GLMedina
30/08/2013, 08:42
Hipocondríaco naum... o resto tu acertou...
Você, o Medina e eu temos vontade de ir também. Tá muito cedo para listas. Isto é lá para Abril.

95% de chances que vou. Só se der uma merda muito grande para eu não ir.

GLMedina
30/08/2013, 08:45
E a churrasqueira, quem vai levar?
428751

Waldmartins
30/08/2013, 10:20
Eu também tenho 95% de chances de ir. A data é uma das principais coisas que podem me impedir de ir visto que, apesar das "férias", eu dou aula em julho para o Mestrado aqui e fico 15 a 20 dias "no meio do mato". Se a data cair no meio desses dias, pode dificultar as coisas...

Enfim...

Agora tive uma notícia diferente que pode ser que saia uma lei federal obrigando as escolas (universidades inclusive) a antecipar o início das aulas por causa da Copa do Mundo. Ou seja, iniciaria no dia 15 de janeiro e terminaria por volta do dia 10 de junho. E não sei porque, o segundo semestre iniciaria no dia 13 de julho. Ou seja, ACHO que a viagem, se for em julho, TEORICAMENTE, seria melhor no início de julho (pelo menos para mim...rsrs)

Então acho que a principio temos Medina, Marado e eu.

Candidatos fortes: Petcho, Hailton

Canditos médios: Pedro, Diogo

Candidatos leves: o restante...:chorandoderir:

Abs

Wald

FabioDefender
31/08/2013, 10:08
Já definiram a data? se for nos meses de setembro ou outubro de 2014 teria uma grande chance de eu ir tambem, a gente poderia cobrar uma inscrição como alimentos e roupas usadas para a gente fazer tambem a nossa parte social.

Waldmartins
31/08/2013, 10:45
Já definiram a data? se for nos meses de setembro ou outubro de 2014 teria uma grande chance de eu ir tambem, a gente poderia cobrar uma inscrição como alimentos e roupas usadas para a gente fazer tambem a nossa parte social.

Fabio,

a data é nas férias do Medina, em julho de 2014.

Sobre sua idéia de fazer o social, é até boa, mas só lembrando que é um passeio descomplicado e simples onde o Medina falou que ia e a quem tava afim e tinha disponibilidade na mesma data, falou que ia tb...

Só o Marado que é "maluco" por organização que pensou em coisas mais complexas como levar desfibrilador :screwy: essa idéia eu vou zuar ele PRA SEMPRE...se bem que...vai que ele é cardíaco e num tô sabendo...:pensativo:), médico, helicóptero de apoio, etc...etc...etc

Abs

Wald

GLMedina
31/08/2013, 11:37
Fabio,

a data é nas férias do Medina, em julho de 2014.

Sobre sua idéia de fazer o social, é até boa, mas só lembrando que é um passeio descomplicado e simples onde o Medina falou que ia e a quem tava afim e tinha disponibilidade na mesma data, falou que ia tb...

Só o Marado que é "maluco" por organização que pensou em coisas mais complexas como levar desfibrilador :screwy: essa idéia eu vou zuar ele PRA SEMPRE...se bem que...vai que ele é cardíaco e num tô sabendo...:pensativo:), médico, helicóptero de apoio, etc...etc...etc

Abs

Wald

Não comecem a complicar o negócio não. :stop:
É só um passeio. A época é em julho/14 por causa do recesso aqui da escola (ainda não tenho o calendário 2014). Provavelmente na 2ª quinzena de julho.
Se confirmado a quantidade de pessoas, uns adesivos até rolaria. Pensei em camisetas, mas só se for em quantidade.
Rapaz, se for pensar e social, fodeu. Lá é um lugar carente de tudo. Vamos virar a Cruz Vermelha, mas nada impede de, quem quiser, levar alguma coisa para ajudar, especialmente na Mumbuca (aliás, nem precisa levar nada, basta comprar alguma coisa do artesanato de capim dourado que elas fazem lá).
E já falei, não é evento, é apenas um passeio. Não estou organizando nada! Claro, se os amigos landeiros (ou não) vierem, vai ser bem legal, mas nada que torne diversão:safari-rig: :violao: em estresse!:freaking::fight:

Waldmartins
31/08/2013, 12:09
Não comecem a complicar o negócio não. :stop:
É só um passeio. A época é em julho/14 por causa do recesso aqui da escola (ainda não tenho o calendário 2014). Provavelmente na 2ª quinzena de julho.
Se confirmado a quantidade de pessoas, uns adesivos até rolaria. Pensei em camisetas, mas só se for em quantidade.
Rapaz, se for pensar e social, fodeu. Lá é um lugar carente de tudo. Vamos virar a Cruz Vermelha, mas nada impede de, quem quiser, levar alguma coisa para ajudar, especialmente na Mumbuca (aliás, nem precisa levar nada, basta comprar alguma coisa do artesanato de capim dourado que elas fazem lá).
E já falei, não é evento, é apenas um passeio. Não estou organizando nada! Claro, se os amigos landeiros (ou não) vierem, vai ser bem legal, mas nada que torne diversão:safari-rig: :violao: em estresse!:freaking::fight:

Isso aí Medina!!! :palmas:

Só uma dúvida, vc é professor/dono de escola? rsrs É porque tem uma confusão sobre o calendário de 2014 por causa da copa. Aqui em MG, no ensino fundamental e médio na escolas públicas o calendário já foi definido e as férias do meio do ano começam dia 12/06 e terminam dia 13/07... :pensativo: :screwy:

Abs

Wald

GLMedina
31/08/2013, 13:35
Sou advogado e Diretor de Curso Profissionalizante. Como é particular, ainda não houve definição sobre o recesso.
Esse ano tivemos pouco mais de 12 dias de recesso. Ano que vem eu não sei. Mas não deve haver grande mudança por causa de Copa do Mundo. Isso é coisa de Rede Pública. Curso livre não para!

Fabrício Bastos
31/08/2013, 20:53
Dependendo da época e do número de dias... quem sabe convenço o Marcos a tirar umas férias e emburacamos tbm!
A região realmente é muito bonita e rodar com as lands nas areis deve ser show!:safari-rig:

Abraços e acompanhando a programação do Jalapão Trophy(Jalapão Adventure,... nome ainda a definir!)!hehehe

PS: Já ouvi esses boatos aqui das férias e a relação com a copa!Mas...

vwinit
02/09/2013, 10:36
Tô dentro!

Realmente é muito cedo para ter certeza absoluta de que nada vai atrapalhar a programação... mas se tudo correr bem, julho 2014 estarei presente no Jalapão Trophy - Ultra Mega Hardcore Adventure.

Mateus66
03/09/2013, 14:30
Pessoal, uma sugestão para quem vai ao Jalapão é subir por Dianópolis e de lá seguir para Rio da Conceição. Há uma ligação por terra de Rio da Conceição (NW) a Almas. Segue-se pela terra por volta de 15km até um entroncamento que segue em frente sentido a Almas ou a Norte sentido Ponte Alta do Tocantins. Nessa estrada encontra-se a Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Soninho e já próximo ao asfalto, a pedra furada. Esses atrativos encontram-se fora do parque estadual do Jalapão e são muito bonitos. Da até pra dar um trato nas viaturas no rio soninho. Dessa forma não é necessário voltar a Sul no roteiro. Há tracklogs desses atrativos e de vários outros no pt.wikiloc.com. Postei lá também um tracklog que liga Mateiros à Bahia direto. Há diesel comum em Ponte Alta e S50 em Mateiros. Fizemos toda trip passando por Veadeiros, Terra Ronca e Jalapão, voltado pela Bahia. Boas hospedagens (BBBs) por todo o caminho. Estradas de terra no tocantins são show. Já as dentro do parque exigem um pouco do braço e da viatura.
Grande abraço a todos e boa viagem.

Waldmartins
03/09/2013, 14:38
Pessoal, uma sugestão para quem vai ao Jalapão é subir por Dianópolis e de lá seguir para Rio da Conceição. Há uma ligação por terra de Rio da Conceição (NW) a Almas. Segue-se pela terra por volta de 15km até um entroncamento que segue em frente sentido a Almas ou a Norte sentido Ponte Alta do Tocantins. Nessa estrada encontra-se a Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Soninho e já próximo ao asfalto, a pedra furada. Esses atrativos encontram-se fora do parque estadual do Jalapão e são muito bonitos. Da até pra dar um trato nas viaturas no rio soninho. Dessa forma não é necessário voltar a Sul no roteiro. Há tracklogs desses atrativos e de vários outros no pt.wikiloc.com. Postei lá também um tracklog que liga Mateiros à Bahia direto. Há diesel comum em Ponte Alta e S50 em Mateiros. Fizemos toda trip passando por Veadeiros, Terra Ronca e Jalapão, voltado pela Bahia. Boas hospedagens (BBBs) por todo o caminho. Estradas de terra no tocantins são show. Já as dentro do parque exigem um pouco do braço e da viatura.

Valeu Mateus mas...

NADA DE LAVAR AS VIATURAS DENTRO DO RIO NÉ?:freaking:

Justamente HOJE, DIA DO BIÓLOGO, essa sugestão é totalmente NON SENSE!!!:shock:

Abs

Wald

Alexandre Tietsche
03/09/2013, 16:21
hummm....despejando fumaça de óleo Diesel até chegar lá, pode. Dar um banho com agua na viatura não? :news-coffee:

Valeu Mateus mas...

NADA DE LAVAR AS VIATURAS DENTRO DO RIO NÉ?:freaking:

Justamente HOJE, DIA DO BIÓLOGO, essa sugestão é totalmente NON SENSE!!!:shock:

Abs

Wald

Marado
03/09/2013, 16:39
hummm....despejando fumaça de óleo Diesel até chegar lá, pode. Dar um banho com agua na viatura não? :news-coffee:

:pipoca: Boa; Vamos resolver isto trocando nossas :safari-rig: por prius;

429261

GLMedina
03/09/2013, 17:40

Não vou nem comentar a ideia de lavar o carro dentro do rio Soninho!
Fala sério!
Lava quando chegar em casa!

Marado
03/09/2013, 17:45
Não vou nem comentar a ideia de lavar o carro dentro do rio Soninho!
Fala sério!
Lava quando chegar em casa!

Ou então lava do lado de fora, leve um balde...

Não vou nem comentar ...

Comenta ai Medina...

GLMedina
03/09/2013, 19:38
Ou então lava do lado de fora, leve um balde...

Comenta ai Medina...

Nem com balde!
O lugar é limpo, um paraíso. Daqui à pouco nenhum veículo vai poder chegar perto. Aí me vem um demente com uma "defecada mental" dessas!

Waldmartins
03/09/2013, 20:34

Vou considerar esse comentário como uma brincadeira...só pode né?

vwinit
03/09/2013, 21:48
Pra quem não sabe...

Carro de Expedição só se lava em casa. Fica a dica... :concordo:

O meu bagageiro tem bichos patagônicos, pelo de guanaco, etc... até hoje grudados! Não sai ...
João Moura que o diga!! hahahahhaa

Msrezende
03/09/2013, 22:22
Nem com balde!
O lugar é limpo, um paraíso. Daqui à pouco nenhum veículo vai poder chegar perto. Aí me vem um demente com uma "defecada mental" dessas!

O cara entrou agora. É o primeiro post dele... :screwy:

Waldmartins
03/09/2013, 22:24
Pra quem não sabe...

O meu bagageiro tem bichos patagônicos, pelo de guanaco, etc... até hoje grudados! Não sai ...
João Moura que o diga!! hahahahhaa

Atropelou um Guanaco!?!?! :shock:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abs

Wald

vwinit
03/09/2013, 22:41
Atropelou um Guanaco!?!?! :shock:

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abs

Wald

Ainda bem que não!

Mas os insetos...

Alexandre Tietsche
03/09/2013, 22:42
Wald, Não. É sério mesmo.
Pensa comigo:
Você roda 3000km pra chegar lá jogando monóxido de carbono a torto e a direito com um motor que polui bem como nossos 300tdi, ai ao chegar próximo a um Rio (não conheço o lugar) você não pode molhar a viatura? Não estou dizendo jogar detergente no Rio (me parece óbvio que ninguém vai sair daqui pra lavar carro lá).

e pra que serve o Snorkel ? Pra pegar ar mais fresco em cima do carro?
Se tiver um rio pra passar com a viatura você vai lembrar que sua viatura tem graxa nas cruzetas, óleo da transferência que sempre tem um pinguinho aqui outro ali, óleo do diferencial, óleo do motor e com isso vai abortar a missão pra não contaminar o Rio.

Na boa...duvido!

O discurso "eco" é bonito mas na prática ninguém larga o carro em casa, e nem nós donos de Defender trocaremos por Celtas 1.0 com selinho de baixo consumo de combustível no para-brisa. Ou vai ?

Vou considerar esse comentário como uma brincadeira...só pode né?

Alexandre Tietsche
03/09/2013, 22:46
e a água da casa com sabão vai pra onde?

Pra quem não sabe...

alberto megda
03/09/2013, 22:51
Bom que ninguem precisa de snorkel
vou nem postar minha foto atolado nas dunas do jalapao, hehehe
abraço a todos e desculpe a brincadeira

Pensa comigo:
Você roda 3000km pra chegar lá jogando monóxido de carbono a torto e a direito com um motor que polui bem como nossos 300tdi, ai ao chegar próximo a um Rio (não conheço o lugar) você não pode molhar a viatura? Não estou dizendo jogar detergente no Rio (me parece óbvio que ninguém vai sair daqui pra lavar carro lá).

Se tiver um rio pra passar com a viatura você vai lembrar que sua viatura tem graxa nas cruzetas, óleo da transferência que sempre tem um pinguinho aqui outro ali, óleo do diferencial, óleo do motor e com isso vai abortar a missão pra não contaminar o Rio.

Na boa...duvido!

O discurso "eco" é bonito mas na prática ninguém larga o carro em casa, e nem nós donos de Defender trocaremos por Celtas 1.0 com selinho de baixo consumo de combustível no para-brisa. Ou vai ?

vwinit
04/09/2013, 00:37

Nada com a água ou com o sabão...
Apenas o ritual para Expedições. :concordo:

Waldmartins
04/09/2013, 14:10
Pensa comigo:

Na boa...duvido!

Bom Alexandre,

aqui não é lugar para esse tipo de discussão e muito menos esse tópico. Só vou responder aos seus questionamentos.

1) Rodo sim (e muito) com meu 300Tdi e atualmente é mais por teste e comodidade porque aqui em Montes Claros sempre que possível vou de bike trabalhar. OBVIAMENTE não é "possível" ir a Jalapão e outros lugares de bike (não com tempo do trabalho contado...). Por isso comprei a VTR...

2) Lógico que sei que emitimos muito mais monóxido de carbono usando um 300Tdi do que um Celtinha 1.0, mas o propósito da Defender (PRA MIM) não é deslocamentos curtos e sim viagens longas, "expedições" e ir a todo lugar sem se preocupar se vai dar pra passar ou não. Digamos que o custo benefício é maior em ter uma Defender que um Celta, já que com o Celta, no meio do caminho eu teria que ligar para um reboque, ou seja, monoxido de carbono do Celta + do caminhão reboque...isso tudo SEM chegar ao destino.

3) O que eu coloquei (talvez vc não tenha entendido) um comentário sobre o que o carinha (esqueci o nome dele) falou. Que o rio "Soninho" dava pra dar um banho na VTR. Agora eu (e acho que o Medina e outros tb) interpretei que era pra LAVAR a VTR no rio. E independente de usar sabão ou não, uma coisa é atravessar um rio porque tem que se chegar do outro lado e outra coisa MUITO DIFERENTE, ao meu ver, é entrar com o carro dentro do rio "pra fazer graça"...

4) Agora sobre o discurso "eco" que vc colocou de forma tão perjorativa, desculpe meu amigo mas vc não me conhece então está "perdoado"...pois eu NÃO sou "ecologista/ambientalista/ecochato"...sou sim Biólogo, bacharel em Ecologia, Mestre e Doutor em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre...ou seja, tudo que falo a respeito de natureza/ecologia, são frutos de estudos e trabalho e não de mero sentimentalismo e movimento radical.

Claro que é impossível o desenvolvimento sustentável (e olha que eu "prego" isso), mas dá pra ajudar um pouco e se sempre que for possível, cada um ajudasse, o mundo estaria melhor. Não sou hipócrita e falo que não uso sabão e reciclo a água, mas evito de lavar minha VTR toda semana...deixo as vezes meses sem lavar e não é porque é "bonita" suja...tinha um outro carro que ficou 5 meses sem lavar e não me incomodei com isso...

A questão é...faça sua parte sem esperar que os demais façam...faça por você ou pelos seus filhos. Esse discurso de: "ahhh...todo mundo faz assim, então eu num vou fazer diferente" é algo triste de se ouvir...

É isso...Espero que não o tenha ofendido com toda essa explicação e desabafo...

Abs

Wald

Alexandre Tietsche
04/09/2013, 16:10
Talvez seja um discussão sem fim mas ao meu ver, entrar pra fazer graça e atravessar para uma expedição polui igualmente, ou seja, o fim justifica o meio ? A propósito esse tipo de expedição proposto aqui é lazer sem fins científicos logo, seja graça ou não, vai óleo do mesmo jeito pra dentro do Rio com propósito similar: Diversão.

Como um "causo" que meu sogro que trabalha na Petrobrás me contou essa semana. Uma "eco-chata" dessas que apenas repetem o discurso da moda (você estudou e deve saber diferenciar isso) disse a ele num momento em que estavam parando pra tomar um café que era um absurdo ele seguir usando copinho descartável para tomar café, que todos estavam trazendo de casa suas canecas para evitar desperdício. Ai ele comentou "Bom, inteligente é 1000 pessoas lavando sua caneca com detergente e jogando o resíduo no meio, tem razão. Reciclar o copo plástico é burrice"..

Mas enfim, como você é Dr. e eu um mero empresário, passo a bola...

Abs.

3) atravessar um rio porque tem que se chegar do outro lado e outra coisa MUITO DIFERENTE, ao meu ver, é entrar com o carro dentro do rio "pra fazer graça"...

KnuppBH
04/09/2013, 16:35
Fala pessoal! Td beleza?

Solicito que me promovam a "candidato forte" aí poxa... =]
Só não dou absoluta certeza de ir, pq vai que eu morro antes ou o carro desgraça alguma coisa... sei lá. A única coisa que dá pra ter certeza é de que vamos morrer, e eu espero demorar muito ainda pra que isso ocorra.. haeuhaeuaehae
Brincadeiras a parte, pra que eu tenha 100% de certeza de ir só precisamos fechar a data pra que eu possa marcar as minhas férias de 2014 na mesma época e ir sossegado. Tudo na tranquilidade e sem pressa ou afobamento pq afinal, eu acredito que ainda temos tempo suficiente pra conciliar datas boas pra maioria interessada poder ir.

Acho que o caso da comunicação foi superado com classe e acredito que vamos superar o caso da 'poluição' com serenidade também.

Abraço a todos.

GLMedina
04/09/2013, 17:36
:computador:
Aqui só olhando!:news-coffee:
Morrendo de rir das discussões que nosso passeio está criando!
O certo é que o Jalapão está lá nos esperando (:rally:)!
Vamos deixar de brigas :fight: e ideias idiotas :shock: e combinar os preparativos para a "expedição" e esperar as :brinde: e :drunk:!

Waldmartins
04/09/2013, 18:43
O importante COM CERTEZA é o passeio.

E Alexandre, seu exemplo foi perfeito para elucidar o que eu falei que não acreditar em desenvolvimento sustentável!

Só pra vc pensar na maluquice que é isso...

Um copo descartável de plástico demora em 200 anos para se degradar (isso depende de vários fatores como ambiente deixado, tipo do plástico, etc) :shock:

Mas o detergente jogado no rio é pior do que o efeito de quantos copos!?!?

Aí vão dizer, então vamos usar copos descartáveis de papelão...mas e o tanto de árvores que tem que ser cortadas para essa produção de papel... :putz:

Ou seja, não dá pra saber o que é pior!!!! :putz:

Agora, se se pode evitar, não acha que é o melhor a fazer? O que quero dizer é, tem uma ponte para atravessar um rio de águas clarinhas e vc vai passar DENTRO do rio só porque seu carro consegue!?!? Eu mesmo atravessei e "fiz graça" no rio Paraguassu na Chapada Diamantina. Mas tudo isso porque já era um caminho utilizado e não tem ponte para a travessia.

Se essa "ecochata" estivesse lá diria para eu dar uma volta de 150km que dava pra chegar no Poço Azul sem ter que atravessar o rio...mas e aí? E as contas de poluição do rio x emissão de CO?

Complicada essas contas...:computador:

O que EU acho é se podemos evitar, melhor...

Enfim...

Abs

Wald

Marado
04/09/2013, 19:08
...Vamos deixar de brigas :fight: e ideias idiotas :shock: ...

Não tem briga... é apenas discussão, cada um com seu ponto de vista... Agora as ideias idiotas... é legal LOL

Costuma ir para um ralinho lá no canto... LOL

... combinar os preparativos para a "expedição" ...

Ainda é muito cedo... Vamos combinar outros antes deste, ainda este ano. Tipo fim de semana; Tipo Sana; Tipo Bocaina...

FabioDefender
05/09/2013, 14:38
vcs vão ir em família ou somente os cuecas??? é pra eu preparando a dona onça por aqui, se ela for minha filha de 3 anos vai tambem, será que é de boa? (gasolina na fogueira mode ON) posso jogar as fraldas no rio? (gasolina na fogueira mode OFF)

:boxing: :fight::boxing: :fight::boxing: :fight::boxing: :fight:

GLMedina
05/09/2013, 16:20
vcs vão ir em família ou somente os cuecas??? é pra eu preparando a dona onça por aqui, se ela for minha filha de 3 anos vai tambem, será que é de boa? (gasolina na fogueira mode ON) posso jogar as fraldas no rio? (gasolina na fogueira mode OFF)

Bom, eu vou em família (mulher, cunhada e concunhado).

Marado
05/09/2013, 16:28
...posso jogar as fraldas no rio?

:chorandoderir:Parabéns Fabio; esta foi a melhor gozada do Tópico. LMAO

Marado
05/09/2013, 16:43
Depois desta; com certeza vamos ter um helicóptero acompanhando a expedição; só não vai ser UTI; vai se do IBAMA. Com esta estória de monitoramento eletrônico, o Ibama já está di olho em nóis... portanto não vamos deixar nada lá, :chorandoderir:, vamos trazer di vorta até as necessidades, já ficando incumbido disto o Wald, para que tome as devidas providências reciclando tudo. O ponto de coleta de todo este material, será a :safari-rig:viatura do Wald.:chorandoderir: Ninguém melhor que um PHd para uma tarefa tão nobre...

Alexandre Tietsche
05/09/2013, 17:01
Hehe eu tenho um de 5 e outro de 1 ano.
Um mijando no Rio e outro com fralda....kkkkkk

Sacanagem...

Mas ir numa viagem dessa com criança é meio difícil (infelizmente), depois que tive o segundo o tempo pra fazer as coisas definitivamente acabou.

Waldmartins
05/09/2013, 19:49
Depois desta; com certeza vamos ter um helicóptero acompanhando a expedição; só não vai ser UTI; vai se do IBAMA. Com esta estória de monitoramento eletrônico, o Ibama já está di olho em nóis... portanto não vamos deixar nada lá, :chorandoderir:, vamos trazer di vorta até as necessidades, já ficando incumbido disto o Wald, para que tome as devidas providências reciclando tudo. O ponto de coleta de todo este material, será a :safari-rig:viatura do Wald.:chorandoderir: Ninguém melhor que um PHd para uma tarefa tão nobre...

Ledo engano Nelson (Marado)

quem tem "PhD" só MANDA e o restante obedece... :pular:

Depois te mando uma imagem de "árvore hierárquica"...

Cagar e mijar no rio pode!!! :mrgreen: (material/recurso alóctone para espécies animais e vegetais no rio) Só não pode lavar o "fiofó" com sabonete! :odedo:

Abs

Wald

Mateus66
11/09/2013, 17:03
Outro ponto interessante é que a Cachoeira da Velha no Rio Novo está localizada em uma propriedade do governo do estado de Tocantins que pertencia ao cumpadre Pablo Escobar e foi incorporada pelo governo na ocasião de sua morte matada na Colômbia. Esta propriedade inclui um prédio que atualmente pode ser utilizado como pousada. Há camas, cozinha e banheiro com chuveiro que podem ser utilizados pelos frequentadores do local. Uma boa pedida já que não é permitido pernoitar na cachoeira e também pela distancia que separa a localização dos tradicionais pontos de parada (Ponte Alta e Mateiros). Detalhe, a pousada não cobra estadia, apenas uma contribuição voluntária de quem desejar. A pousada encontra-se a 6km da cachoeira e da praia do Rio Novo se não me engano.

Marado
23/09/2013, 16:38
...me programando para ir em Julho de 2014 pois terei uns 20 dias de férias.

Julho ou Junho? Como está o calendário escolar do ano que vem?

Marado
08/10/2013, 17:27
DEVERES E DIREITOS DO ZEQUINHA

Fonte: Revista Fora de Estrada, ed.21 Adaptado por Mossoró Jeep Amparo Off Road Clube DO Jeep (https://www.facebook.com/amparooffroad.clubedojeep?directed_target_id=0)

CARGO: ZEQUINHA
DURAÇÃO: Paciência do Piloto

DEVERES:
• Obedecer às ordens do piloto;
• Ser voluntário para pagar a conta no posto de gasolina;
• Providenciar comida e bebida para o piloto;
• Encher o galão com água;
• Dar opinião apenas quando for questionado;
• Não tocar em nenhuma botão do painel, exceto com autorização do piloto;
• Em caso de atolamento, providenciar cintas e cabos para o reboque, bem como prendê-los no jeep;
• Acionar a roda livre manual quando necessário;
• Pagar a taxa de inscrição da trilha para o piloto;
• Quando estiver entre os jipeiros, elogiar a perícia e ousadia do seu piloto, bem como o desempenho do jeep;
• Se houver travessia de rios e lagoas, tomar a iniciativa de atravessá-lo a pé verificando a profundidade;
• Arrumar e organizar uma maleta com ferramentas, as com roupas limpas, toalha, sabonete, tênis, desodorante, para uso do Piloto;
• Ao chegar em casa lavar cuidadosamente o jeep;
• Não tocar no PX e GPS, salvo autorização expressa do piloto;
• Ir ao posto mais próximo e pagar para lubrificar o jeep;
• Pode tirar fotos desde que nela apareça o jeep e o piloto;
• Ser sempre voluntário para abrir trilhas com picaretas, pás e facões, bem como abrir e fechar todas as porteiras, sem que o piloto necessite dar estas ordens;
• Se houver churrasco no fim da trilha, providenciar rapidamente espetinhos para o piloto;
• Abastecer a churrasqueira com carvão e carne para que não falte;
• É vetado ao Zequinha sentar no banco do piloto;
• Ë vetado ao Zequinha chamar mais de cinco (5) Santos sob o risco do Jeep não agüentar o excesso de peso.

DIREITOS
• Não há nenhum direito significativo.
Obs: Sugerimos que estas normas sejam amplamente divulgadas, evitando desta forma ter que mandar o Zequinha executar tarefas tão simples.

ps: O Wald sempre será zequinha, mesmo tendo viatura... LOL :bananadança:

marcelorfigueiredo
06/02/2014, 17:30
Já estive no Jalapão e minha base é Goiânia .

Os que forem e precisarem de uma modesta dica e apoio por aqui é só falar .

Tem um atalho depois de Alvorada para chegar mais rápido em Ponte Alta , obvio que por estrada de chão .

Abraço

vwinit
07/02/2014, 01:56
Junho tem Fenajeep ...
Prefiro Julho.

Waldmartins
08/02/2014, 00:03
Junho tem Fenajeep ...
Prefiro Julho.

Também prefiro...mas tem que ser depois do dia 15...

GLMedina
09/02/2014, 19:08
Bom, já que ressuscitaram o tópico, vou no final de junho e início de julho. Devo encontrar com o pessoal do CXT por lá.

Waldmartins
09/02/2014, 22:50
Bom, já que ressuscitaram o tópico, vou no final de junho e início de julho. Devo encontrar com o pessoal do CXT por lá.

CXT? Clube do X-terra?!?!? :shock:

vwinit
10/02/2014, 10:32

Devo ir para a Fenajeep e provavelmente nos desencontraremos...

Não deixe de postar aqui as dicas e as fotos!!!

GLMedina
10/02/2014, 18:21
CXT? Clube do X-terra?!?!? :shock:

É, deve ser só Nissan mesmo!:screwy:
CXT é Clube XT 600, afinal, também ando de moto, mas dessa vez vou de Land.

Waldmartins
10/02/2014, 20:52
Devo ir para a Fenajeep e provavelmente nos desencontraremos...

Não deixe de postar aqui as dicas e as fotos!!!

Verdade. Se puder mandar o track depois, vai que rola uma "expedição Wald & Hailton" no Jalapão mais pro final de julho...rsrs

Abs

Wald

eduardopks
17/02/2014, 13:42
Olá Marcelo! Tudo bem?

Teria dicas de camping ou hospedagens alternativas? Quero ir no carnaval e, aparentemente, está difícil de conseguir um teto...rs

Abraços!

Já estive no Jalapão e minha base é Goiânia .

Os que forem e precisarem de uma modesta dica e apoio por aqui é só falar .

Tem um atalho depois de Alvorada para chegar mais rápido em Ponte Alta , obvio que por estrada de chão .

Abraço

EduBolsoni
17/02/2014, 14:18
Boa dia a todos!

Estou pensando em ir ao Jalapão no feriado de 18 a 21 de abril. Quem já foi para lá e puder me dar algumas dicas agradeço. Vou eu e a namorada. O que é melhor ir a Mateiros direto ou primeiro ir a Ponte Alta e depois ir a Mateiros? Outra coisa, nesse feriado é melhor reservar antes e sendo assim onde devo ficar mais dias em Mateiros ou Ponte Alta? Como está a estrada entre Mateiros e Ponte Alta? Se tiver mais informações dos colegas do Fórum ficarei imensamente grato.
Abraços.

marcelorfigueiredo
17/02/2014, 18:38
Direto ao ponto

Os atrativos perto de Ponte Alta , Eu não fui desta forma não posso ajudar muito , apenas Pernoitei e no dia seguinte parti para Mateiros .

No caminho para Mateiros , tem três atrativos imperdíveis : Sussuapara , Cachoeira da velha / Praia do Rio Novo .

Na saída deste pontos pode pegar um atalho ( logo depois da construção do " Pablo Escobar " ) por uma estrada de areia e desta forma evitar as costelas de vacas .

Fiz base em Mateiros e desta forma deslocamentos para os pontos de interesse : Mumbuca , Formiga , Fervedouro , Dunas .

No mumbuca tem um rio que acabei não indo por tempo que parece ser interessante pelo que nos informaram

Pousada em Mateiros que fiquei : Santa Helena .

A estrutura para alimentação em Mateiros é bastante simples sem muitas opções .

Fizemos todas as nossa refeições no Restaurante da Valda ( comida simples porém muito boa e muito atenciosa )

Tem um Camping na Formiga que e um depois já em direção a São Felix .

Provavelmente tenha outros mas não me recordo e nem visitei para checar a estrutura !!!!

Fiz a volta toda no Jalapão saindo em Novo Acordo , o qual não aconselho a não ser que tenha tempo disponível .

Quando fui a estrada estava péssima com muitas crateras depois de São Felix e gastei um dia inteiro .

A catedral é interessante mas se pudesse voltar no tempo teria ficado mais um dia no Formiga e ou Dunas .

Para terem uma ideia de tempo , já que não tive muito .

1 dia de deslocamento de Goiânia para Ponte Alta

1 dia de deslocamento de ponte Alta para Mateiros , passando por Sussuapara , Cachoeira da velha / Praia do Rio Novo , cheguei em Mateiros as 23 hs , pois ficamos maravilhados com Cachoeira da velha / Praia do Rio Novo e optamos por ficar até o final da tarde para aproveitar o máximo

1 dia Fervedouro e Povoado Mumbuca ( Não tinha ninguém no fervedouro e ficamos sozinhos por mais de 4 horas , conversando com o Dono do Local , showwww )
Quando está muito cheio máximo 15 minutos .

1 dia Formiga , local indescritível

1 dia dunas e estrada para Novo Acordo .

Espero poder ter ajuda qq detalhe é só pedir !

Abraços

451555451556451557

Trajeto Realizado " Dono do Fervedouro" Pousada Santa Helena
451558

Restaurante da Valda

Pablo.pinto2007
18/02/2014, 05:10
É um sonho poder fazer o Jalapão... estou coletando já informações sobre trajetos, dicas onde conhecer, onde ficar... sendo que eu chegarei por cima, pois moro em Fortaleza, então prentendo vir pelo Maranhão, já conhecendo outro paraíso que é Carolina (que já conheço mas a família não), parque das Mesas, lindas cachoeiras... Já vi pelos relatos que diesel não é problema e gasolina seria? pois estou levando pra casa essa semana uma cherokee (antiga) bebedora... então é sempre bom previnir!!!

Abraços e só não vou me aventurar esse ano porque tenho outros planos!!!

Pablo

EduBolsoni
18/02/2014, 11:34
Bom dia Marcelorfigueiredo,

Muito obrigado pelas informações. Essas dicas são de muita valia e vão se juntar a outras informações que estou buscando sobre o Jalapão. Se puder me esclarecer um pouco mais ficarei grato. Se chegar por Ponte Alta e depois ir a Mateiros, saindo de Mateiros para retorno a Brasília, esse trecho de volta é de estrada melhor do que a estrada até Ponte Alta?
Desde já agradeço a atenção.
Abraço

paulosergio
18/02/2014, 18:19
Acompanhando o topico e dispertando muito interesse.

marcelorfigueiredo
18/02/2014, 21:34
Edu
Vou ficar te devendo esta pois entrei por Ponte Alta e sai por Novo Acordo
Abraço

EduBolsoni
19/02/2014, 10:08
Mesmo assim muito obrigado pelas dicas Marcelorfigueiredo.
Abraços

Satomcz
19/02/2014, 16:45
Blz Marcelo
Vc acha que de duster 4x4 da para rodar em tudo no jalapao
Obrigado

marcelorfigueiredo
19/02/2014, 17:24
Tranquilo .

Principalmente se já está acostumado a andar em locais com areia .

Como falei , em alguns trecho você desvia da estrada de chão e anda na areia para evitar as costelas de vaca .

Bem mais fácil que as areias de duna e praia .

Abraço

eduardopks
06/03/2014, 12:18
Xará, eu fui agora no carnaval, e te digo o seguinte:

A estrada de Ponte Alta a Mateiros é bastante cansativa, com terrenos variados. Ora tem pedras, ora areia, e por fim lama. Isso exige uma atenção constante na direção. Cuidado com pontos de erosão nas bordas da pista.

Pegamos um camping, em razão do horário (já era bem tarde) denominado Rio Novo, que fica mais ou menos no meio do caminho. O bom é que, em razão da localização, deu para evitar rodar muito no caminho para mateiros a noite, o ruim é que fica mega isolado e longe de combustível (tem posto em mateiros e ponte alta com gasolina e diesel). Depois nos hospedamsos numa casa alugada em Mateiros (vulgo casa do Quico - recomendo aliás, saiu a R$ 40/dia por pessoa, no caso eramos 4 - era simples mas tinha chuveiro quente, 2 quartos com camas - uma casal e duas de solteiro, além de geladeira).

Meu carro é um GV III 4x4, sem lift e com pneu 100% asfalto e conseguiu ir aos atrativos na boa, tirando que arrastou fundo algumas vezes - no que se destaca a trilha para as dunas, muito escavada por carros maiores(uma boa proteção é fundamental) - e alguns trechos da citada estrada, que contam com valas, areiões e buracos na lama. Note que choveu bastante no carnaval, apesar do tempo abrir, graças a Deus, na maior parte das atrações (tirando a Serra do Espirito Santo, onde começou a chover quando estava no topo rs).

De toda forma, pelas informações que colhi, o caminho de Ponte Alta para Mateiros é o melhor acesso para quem vem de Brasilia. Indo por Pindorama se pega mais uma estrada de terra de uns 70km porém razoavelmente regular, evitando longos kms até Porto Nacional.

Boa dia a todos!

Estou pensando em ir ao Jalapão no feriado de 18 a 21 de abril. Quem já foi para lá e puder me dar algumas dicas agradeço. Vou eu e a namorada. O que é melhor ir a Mateiros direto ou primeiro ir a Ponte Alta e depois ir a Mateiros? Outra coisa, nesse feriado é melhor reservar antes e sendo assim onde devo ficar mais dias em Mateiros ou Ponte Alta? Como está a estrada entre Mateiros e Ponte Alta? Se tiver mais informações dos colegas do Fórum ficarei imensamente grato.
Abraços.

EduBolsoni
10/03/2014, 08:27
Bom dia Eduardopks!

Muito obrigado pelas informações, elas serão muito útil em minha viagem. Ainda não fechei questão quanto a ir no feriado da semana santa, mas estou na expectativa. Gostaria de mais uma informação, se não for lhe incomodar. No feriado do carnaval estava muito cheio lá, e as atrações era possível curtir com tranquilidade ou estava muito concorrido de gente.
Desde já agradeço as informações.

Abraços

eduardopks
10/03/2014, 11:16
Segundo o pessoal de lá, estava "cheio". Mas ainda assim achei bem tranquilo. Algumas atrações talvez você possa ter alguma dificuldade se tiver muita gente: Fervedouro e cachoeira da formiga por exemplo. Só que há diversos fervedouros abertos ao público, alguns com mais pressão outros com menos, mas imagino que todos são bem divertidos. Então é só escolher um não tão popular. Eu fui no da Mumbuca (aproveitei para almoçar lá e a comida estava ótima), e só ficamos os quatro que viajamos juntos lá pelo tempo que queriamos ficar. Depois passamos em outro, acho que o do Alecrim, mas teriamos que aguardar os outros grupos para ficarmos só 15 minutos, daí desistimos.

O interessante do Tocantins, incluindo o Jalapão, é que você vê pouca gente nos lugares em geral. Então acho que não precisa se preocupar viu? Onde vi mais gente foi subindo a Serra do Espírito Santo no escuro para ver o sol nascer. Ele não nasceu, já que as nuvens encobriram e ainda descemos sob chuva, mas não me arrependo! Foi bem divertido e tem uma visão sensacional lá de cima.

Quanto as dunas, a dica é chegar mais pro final da tarde, umas 16h30 (atente que só se entra até 18h), já que a areia está mais fresca e o visual é bonito. Não vi o sol se por de novo por causa das nuvens. O bom é que deu para curtir todas as atrações, já que as chuvas não eram permanentes e normalmente ocorria nos trajetos, tirando o episódio que falei.

No que eu puder ajudar, é só perguntar!
Abraços!

Bom dia Eduardopks!

Muito obrigado pelas informações, elas serão muito útil em minha viagem. Ainda não fechei questão quanto a ir no feriado da semana santa, mas estou na expectativa. Gostaria de mais uma informação, se não for lhe incomodar. No feriado do carnaval estava muito cheio lá, e as atrações era possível curtir com tranquilidade ou estava muito concorrido de gente.
Desde já agradeço as informações.

Abraços

Leandrot
10/03/2014, 20:08
Mais um acompanhando o tópico... Julho é bom pra mim... tenho uma SW4 00-01, será que rola? Tem mais alguém aí com uma?

Valeu

eduardopks
11/03/2014, 07:43
SW4? Tranquilamente. Se o GV III, qe é baixo, deu conta... mas me alertaram do seguinte: Nos meses de seca, a estrada fica mais perigosa. Isso porque a poeira e a areia cobriria algumas armadilhas da pista, como buracos e erosões. Ou seja, calma e atenção naquela estrada, tente andar por onde outros carros já passaram e no mais é curtir a viagem!

EduBolsoni
11/03/2014, 10:17
Bom dia Eduardopks!

Obrigado pelas dicas e se tiver mais alguma dúvida contarei com sua ajuda, se não for incomodo nenhum. Do mais é só esperar e curtir essa viagem.

Um grande abraço.

Mathias
12/03/2014, 18:53
Pessoal,

Estou acompanhando o tópico... pretendo ir em Outubro

Irei com a família... Mulher, filho de quase 6 anos e a nossa companheira de viagem a Toy Hilux cd 96 japinha.

Abraço a todos

Mathias

Leandrot
14/03/2014, 19:25
SW4? Tranquilamente. Se o GV III, qe é baixo, deu conta... mas me alertaram do seguinte: Nos meses de seca, a estrada fica mais perigosa. Isso porque a poeira e a areia cobriria algumas armadilhas da pista, como buracos e erosões. Ou seja, calma e atenção naquela estrada, tente andar por onde outros carros já passaram e no mais é curtir a viagem!

Tranquilo, Eduardopks. Vou sempre com calma..... (se bem que nossas rodovias estaduais e federais também são cheias de armadilhas!!!)

Gadelha
18/03/2014, 01:07
Pretendo ir em julho também. É a época mais movimentada. Nesse período não chove. Já fui 2 vezes.
Pra quem não conhece a Chapada dos Veadeiros vale a pena passar por lá, ficar uns 2 ou 3 dias. Tem muitos atrativos. Sou da região (Brasília). Tem também Azuis-TO no caminho. Acho que o terceiro menor rio do mundo. Muito bonito.

Lendo o tópico todo, gostaria de dar algumas dicas soltas do que me lembro, se me permitem: :-)

- Leve repelente de mosquito. Se bem que mutucas (tem muitas nessa época) não tem medo disso...
- É bom ter rádio (PY). Serve para alertar sobre buracos (quem estiver na frente). Também para manter contato dependendo do tamanho do comboio. Em julho a poeira é grande, tem que ter espaçamento entre os carro senão haja filtro de ar.
- Não é necessário conhecimento offroad, exceto no caminho para as dunas. O terreno da região judia com o carro nessa época (pós chuvas).
- Entre Dianópolis e Mateiros, indo pela Garganta, assim que termina o asfalto tem um canion muito bonito. Pare para as fotos.
- Se o carro tiver constantes crises de aquecimento, resolva isso antes.
- Entre Mateiros e Ponte Alta existe um camping do seu Antônio. É uma boa base já que tem gente pra vigiar as barracas quando sair para passeios.
- Antes de Ponte Alta tem o Lajeado. Vale a pena.

Tenho o tracklog saindo de Dianópolis, indo para Mateiros pela Garganta, passando por todos atrativos e voltando por Ponte Alta - Dianópolis novamente. Vou deixar aqui durante a semana. :-)

T+:-)

GLMedina
18/03/2014, 14:48
Estou começando a ajeitar a viatura para ir em Julho (provavelmente na 2ª quinzena). No entanto, como se trata de um lugar isolado, estou com dúvidas do que levar como suporte ao carro. Que peças sobressalentes levar, que podem (e pela Lei de Murphy, vai acontecer) quebrar? Ferramentas sempre carrego comigo. Não farei uma expedição, mas em alguns lugares por onde passei da última vez, se quebrar alguma coisa, fodeu!
Vou acampando, mas se rolar uma pousada pelo caminho, posso aproveitar.

Gadelha
18/03/2014, 15:38
Estou começando a ajeitar a viatura para ir em Julho (provavelmente na 2ª quinzena). No entanto, como se trata de um lugar isolado, estou com dúvidas do que levar como suporte ao carro. Que peças sobressalentes levar, que podem (e pela Lei de Murphy, vai acontecer) quebrar? Ferramentas sempre carrego comigo. Não farei uma expedição, mas em alguns lugares por onde passei da última vez, se quebrar alguma coisa, fodeu!
Vou acampando, mas se rolar uma pousada pelo caminho, posso aproveitar.

Eu sempre levo:

- 2 cruzetas. Semi-eixo dianteiro e cardã
- Veda escape
- Tubo/cano de ferro. Já partiu o escape no Atacama e Jalapão. Assim segura até encontrar solda. :-)
- Fio de cobre grosso. Prender escape etc.
- Cubo de roda
- Durepoxi
- Bomba dágua
- Silicone alta temperatura
- Fusíveis
- Diversos parafusos e porcas
- Alguma solução para pneu furado, além do estepe claro...
- Correia de acessórios (motor)
- Ferramentas diversas
- Equipamento de resgate (manilhas, cinta, luvas etc)

GLMedina
19/03/2014, 17:31
Eu sempre levo:

- 2 cruzetas. Semi-eixo dianteiro e cardã
- Veda escape
- Tubo/cano de ferro. Já partiu o escape no Atacama e Jalapão. Assim segura até encontrar solda. :-)
- Fio de cobre grosso. Prender escape etc.
- Cubo de roda
- Durepoxi
- Bomba dágua
- Silicone alta temperatura
- Fusíveis
- Diversos parafusos e porcas
- Alguma solução para pneu furado, além do estepe claro...
- Correia de acessórios (motor)
- Ferramentas diversas
- Equipamento de resgate (manilhas, cinta, luvas etc)

Piotrek
22/03/2014, 14:44
Pretendo ir em julho também. É a época mais movimentada. Nesse período não chove. Já fui 2 vezes.
Pra quem não conhece a Chapada dos Veadeiros vale a pena passar por lá, ficar uns 2 ou 3 dias. Tem muitos atrativos. Sou da região (Brasília). Tem também Azuis-TO no caminho. Acho que o terceiro menor rio do mundo. Muito bonito.

Lendo o tópico todo, gostaria de dar algumas dicas soltas do que me lembro, se me permitem: :-)

- Leve repelente de mosquito. Se bem que mutucas (tem muitas nessa época) não tem medo disso...
- É bom ter rádio (PY). Serve para alertar sobre buracos (quem estiver na frente). Também para manter contato dependendo do tamanho do comboio. Em julho a poeira é grande, tem que ter espaçamento entre os carro senão haja filtro de ar.
- Não é necessário conhecimento offroad, exceto no caminho para as dunas. O terreno da região judia com o carro nessa época (pós chuvas).
- Entre Dianópolis e Mateiros, indo pela Garganta, assim que termina o asfalto tem um canion muito bonito. Pare para as fotos.
- Se o carro tiver constantes crises de aquecimento, resolva isso antes.
- Entre Mateiros e Ponte Alta existe um camping do seu Antônio. É uma boa base já que tem gente pra vigiar as barracas quando sair para passeios.
- Antes de Ponte Alta tem o Lajeado. Vale a pena.

Tenho o tracklog saindo de Dianópolis, indo para Mateiros pela Garganta, passando por todos atrativos e voltando por Ponte Alta - Dianópolis novamente. Vou deixar aqui durante a semana. :-)

Bacana, Gadelha!

Vou no feriado de 1 de maio - é curto, eu sei, mas é o que tenho.

Vou querer teu tracklog; pq vou com certeza via Dianópolis - garganta - Mateiros. Vi fotos lindas da região!

[]s

guilhermejcp
01/04/2014, 21:54
Bacana, Gadelha!

Vou no feriado de 1 de maio - é curto, eu sei, mas é o que tenho.

Vou querer teu tracklog; pq vou com certeza via Dianópolis - garganta - Mateiros. Vi fotos lindas da região!

[]s

To indo pro Jalapão agora na Semana Santa. Não passarei por Ponte Alta pois vou ficar uma manhã em Terra Ronca e depois passar no Rio Azuis. Vou dia 17 até terra ronca e dia 18 vou para Jalapão. Se alguém tiver fazendo esse caminho podemos ver se não encontramos. Pretendo comprar um radio pra ir mas ainda não consegui por essas bandas um do jeito que quero.

Alex Sander
01/04/2014, 22:35
Estarei indo para o Jalapão em Junho. Tenho uma Duster 4x4. Será que ela aguenta a região?

guilhermejcp
02/04/2014, 00:21
Estarei indo para o Jalapão em Junho. Tenho uma Duster 4x4. Será que ela aguenta a região?

Pelo que vejo no youtube do pessoal andando de Duster aguenta sim.

Tem um amigo que foi de Uno. Como ele diz: "Deu muito mais trabalho, mas fui e voltei com carro inteiro". Se tiver sozinho não pode é arriscar muito a andar fora das estradas. Acho que um guia pode ter levar a todos os lugares sem muito risco.

Gadelha
02/04/2014, 11:03
To indo pro Jalapão agora na Semana Santa. Não passarei por Ponte Alta pois vou ficar uma manhã em Terra Ronca e depois passar no Rio Azuis. Vou dia 17 até terra ronca e dia 18 vou para Jalapão. Se alguém tiver fazendo esse caminho podemos ver se não encontramos. Pretendo comprar um radio pra ir mas ainda não consegui por essas bandas um do jeito que quero.

Guilherme, você vai passar por Brasília então, certo? Estou pensando em sair nesse dia, ou 18, direto pra Dianópolis ou Mateiros. Tem notícias se a estrada TO pra Azuis já está boa? Estava péssima, tanto que o pessoal estava indo pro Jalapão pela BR, sentido Luis Eduardo.

T+

guilhermejcp
02/04/2014, 13:18
Guilherme, você vai passar por Brasília então, certo? Estou pensando em sair nesse dia, ou 18, direto pra Dianópolis ou Mateiros. Tem notícias se a estrada TO pra Azuis já está boa? Estava péssima, tanto que o pessoal estava indo pro Jalapão pela BR, sentido Luis Eduardo.

T+

Tudo bem Gadelha,

vou sair dia 17 depois do almoço. Não vou passar por Brasília para evitar o transito. Vou por uma estrada paralela até Formosa e de lá pego a BR 020 até Posse onde vou dormir. Nosso plano é passear por alguma caverna de manha e sair antes de meio dia para Mateiros fazendo uma paradinha rápida em Azuis e chegando em Mateiros por volta das 23h.

Não to sabendo se a estrada tá boa não. Mas se realmente estiver ruim vou conversar com o pessoal para ir direto para Luis Eduardo e chegar mais cedo em Mateiros e na volta passamos por Azuis. Você tem rádio de comunicação? Qual seu plano?

guilhermejcp
02/04/2014, 13:33

T+

Só para não deixar passar. No caso de uma passeio deste, estrada péssima é relativo. Uma Rodovia Bandeirantes de Brasília ao Jalapão seria uma estrada péssima. rsrs

Gadelha
02/04/2014, 14:47
Só para não deixar passar. No caso de uma passeio deste, estrada péssima é relativo. Uma Rodovia Bandeirantes de Brasília ao Jalapão seria uma estrada péssima. rsrs

Também acho. :-) Mas até o Ministério Público entrou no rolo. Coisa estava, ou está, feia.

Eu devo dormir em Dianópolis na quinta e chegar pro almoço em Mateiros na sexta. Onde pretende ficar? Pousada mesmo ou camping? Devo ficar no Cardoso (prefiro) ou Panela de Ferro. Vai com família?

guilhermejcp
02/04/2014, 19:39
Também acho. :-) Mas até o Ministério Público entrou no rolo. Coisa estava, ou está, feia.

Eu devo dormir em Dianópolis na quinta e chegar pro almoço em Mateiros na sexta. Onde pretende ficar? Pousada mesmo ou camping? Devo ficar no Cardoso (prefiro) ou Panela de Ferro. Vai com família?

Não consegui nem um nem outro. Estava tudo lotado. Acabei alugando uma casa. O mato mais perto que as mulheres daqui de casa chegam são os jardins dos shoppings. Vou com mais 3 amigos da empresa.

Obrigado pela dica, vou olhar a questão desta estrada mesmo. A gente se encontra por lá então. Depois fala em qual pousada ficou que eu passo lá pois ainda não sei onde é a casa que vamos ficar.

Vai de Cherokee? Será que precisa levar gasolina reserva? Minha autonomia não passa de 350km na terra e os outros carros são diesel. Não dá nem pra pedir emprestado.

Gadelha
02/04/2014, 21:21
Guilherme, nem reservei nada. Qualquer coisa ficarei acampado.
Não precisa levar gasolina. Do último posto, perto de Dianópolis, até Mateiros não dá nem 300 Km.
Em Mateiros tem gasolina. Se a sua base for lá ida e volta dos passeios dá tranquilo. Minha Cherokee faz mais ou menos isso na terra. Já fui 2 vezes e nunca passei aperto de pane seca. :-)

guilhermejcp
05/04/2014, 20:52
Guilherme, nem reservei nada. Qualquer coisa ficarei acampado.
Não precisa levar gasolina. Do último posto, perto de Dianópolis, até Mateiros não dá nem 300 Km.
Em Mateiros tem gasolina. Se a sua base for lá ida e volta dos passeios dá tranquilo. Minha Cherokee faz mais ou menos isso na terra. Já fui 2 vezes e nunca passei aperto de pane seca. :-)

Estamos mudando os planos, vamos dormir em Posse e sair cedo direto para o Jalapão. Devemos subir por Luis Eduardo para ganhar tempo e chegar mais cedo em Mateiros. Na volta passamos no Rio Azuis. Talvez a gente se encontre no caminho então. Comprei um radio HT UHF/VHF. Você está levando algum?

EduBolsoni
07/04/2014, 08:46
Bom dia Guilhermejcp! Respondi a você no outro tópico. Bom, vou acabar deixando para outra data com medo de não achar hospedagem. Como minha namorada não acampa e para não ser um sofrimento para ela e estragar o passeio vou em outra data onde eu possa reservar local para ficar. Desejo a você e aos que irão nesse feriado que aproveitem bastante e depois se puderem relatar como estão as estradas, hospedagens, passeios, etc, eu ficarei imensamente grato.
Desejo uma boa viagem e um excelente passeios para vocês todos.
Um grande abraço.

eduardopks
08/04/2014, 10:03
EduBolsoni,

Acho que se você ligar para as pousadas e perguntar por casa para alugar é capaz de arrumar. Todos se conhecem por lá.
Alugamos a casa do Quico e achei muito boa. Fica em Mateiros, próximo ao posto de gasolina, era limpa, tinha 2 quartos e chuveiro elétrico. Só que, como não fui eu quem providenciou, não tenho o número em mãos, mas se quiser posso tentar ver com quem arrumou.

Mathias
08/04/2014, 10:21
EduBolsoni,

Acho que se você ligar para as pousadas e perguntar por casa para alugar é capaz de arrumar. Todos se conhecem por lá.
Alugamos a casa do Quico e achei muito boa. Fica em Mateiros, próximo ao posto de gasolina, era limpa, tinha 2 quartos e chuveiro elétrico. Só que, como não fui eu quem providenciou, não tenho o número em mãos, mas se quiser posso tentar ver com quem arrumou.

Pessoal,

por forças maiores terei de mudar minhas férias para o meio do mes de junho/14 e pergunto aos conhecedores do Jalapão
Como fica o tempo nesta época entre junho a julho, chove , não chove...faz calor ????

abraço a todos e aguardando as informações.

Mathias

guilhermejcp
14/04/2014, 18:33
Boa noite,

Alguém saberia dizer quanto está o preço da gasolina lá no Jalapão? Imagino uns R$5,00/l.

Piotrek
17/04/2014, 11:32
Pessoal,

por forças maiores terei de mudar minhas férias para o meio do mes de junho/14 e pergunto aos conhecedores do Jalapão
Como fica o tempo nesta época entre junho a julho, chove , não chove...faz calor ????

Mathias

Mathias, vejo que vc não é do Centro-Oeste. Em junho não chove praticamente nada. Aliás, é seco pra burro. O ápice costuma ser setembro. São 3 a 4 meses com quase nada de chuva. Seca brava. Li relatos de a areia das estradas no Jalapão ficar bem fofa e de difícil tráfego, mas nada que um 4x4 ou mesmo um carro normal não passe (neste último caso provavelmente com pneus mais baixos).

Vou no feriado de maio: em 15 dias. Provavelmente estará na transição entre chuva e seca. Já era pra ter parado de chover, mas tem chovido bastante em Brasília; ainda bem - pq a seca é dura demais.

[]s

TiagoTM
24/04/2014, 00:33
Ai galera vi que aqui no topico tem alguns participantes de BSB, eu estou vendo a possibilidade de ir para o Jalapão no período da copa, a cidade vai ficar uma m...(pelo menos no meu ponto de vista hehehe).

provavel roteiro é BSB - Cavalcante (vao do moleque) -terra ronca - jalapao.

se mais alguém estiver pensando em ir, podemos ir dialogando,

por hora é só uma ideia ainda!

nos falamos

Mathias
25/04/2014, 21:48
Mathias, vejo que vc não é do Centro-Oeste. Em junho não chove praticamente nada. Aliás, é seco pra burro. O ápice costuma ser setembro. São 3 a 4 meses com quase nada de chuva. Seca brava. Li relatos de a areia das estradas no Jalapão ficar bem fofa e de difícil tráfego, mas nada que um 4x4 ou mesmo um carro normal não passe (neste último caso provavelmente com pneus mais baixos).

Vou no feriado de maio: em 15 dias. Provavelmente estará na transição entre chuva e seca. Já era pra ter parado de chover, mas tem chovido bastante em Brasília; ainda bem - pq a seca é dura demais.

[]s

Piotrek,

grato pelas informações mas as férias estão pendendo para novembro conforme o humor do chefe mas vamos lá.

verifiquei na sua assinatura uma Full/05 o que diz sobre o carro ? pretendo trocar minha hilux japa 96 por uma viatura mais nova.. tipo uma Full 2p

Abraço a todos

Mathias
Férias é que nem maré ela vai e vem....rss

LeandroCHT
30/04/2014, 10:47
Pessoal,

Mathias

Estou querendo ir no meio de Junho também, tem mais pessoas interessadas para programarmos uma expedição conjunta ?

TiagoTM
30/04/2014, 11:56
Galera segunda feira to levando o fumaça pra mexer no motor! previsão de 15 dias internado! se o prego não for tão grande eu to dentro dessa. Neste fim de semana estou definindo as provaveis datas e posto aqui.

voces partirão de onde para lá? a depender tem coisas legais para fazer no caminho que não somente guiar as viaturas! hehe

LeandroCHT
02/05/2014, 14:34
Galera segunda feira to levando o fumaça pra mexer no motor! previsão de 15 dias internado! se o prego não for tão grande eu to dentro dessa. Neste fim de semana estou definindo as provaveis datas e posto aqui.

voces partirão de onde para lá? a depender tem coisas legais para fazer no caminho que não somente guiar as viaturas! hehe

Eu vou sair de São Paulo, quanto a data ainda tenho um pouco de flexibilidade para agendar minhas férias, no entanto preciso avisar com um mê de antecedência.

sgrul1
02/05/2014, 22:41
Eu vou sair de São Paulo, quanto a data ainda tenho um pouco de flexibilidade para agendar minhas férias, no entanto preciso avisar com um mê de antecedência.
Ola tb sou de SP. Ainda não to confirmado, mas pretendo ir, se possível, junto com voces. Minha vtr um jimny com pneu ht...como é seco, creio q seja ate melhor um pneu mais liso p areia, certo? Bom sigo acompanhando o topico.

AndrePhMCR
04/05/2014, 14:00
Opa! É uma boa data!
Sou novato, posso ir com vcs? :oops:
Isto é, se arrumar uma vtr a tempo... (tô entre uma A-20 dupla e uma Galloper)

Abraços!

Gadelha
04/05/2014, 15:54

Eu acabei adiando...
Estou querendo ir em junho também. Quando tiver uma data avise, talvez possamos sair juntos.
Já fui 2 vezes. Tem muita coisa legal pra fazer por lá. 5 dias ou 1 semana dá pra fazer tudo com calma aproveitando bem.

TiagoTM
05/05/2014, 01:57
Galera a data ainda não confirmei será entre 12 de junho e 13 de julho, vejam o roteiro prévio que fizemos até o momento (falta definir lugares para visitar a ordem, e mais algumas coisas basicas hehe), mas para quem estiver se animando já da pra vizualizar um pouco:
1° DIA
TRECHO: Brasília – Camping Macaquinho (Alto Paraiso/GO)
DISTANCIA: 215 km asfalto e 28 de terra;
· Acampar
· Trilhas a pé, definir no local as diversas opções;
2° DIA
Permanecemos no camping Macaquinho

3° DIA
TRECHO: Macaquinho (Alto Paraíso) – Quilombo/Engenho (Cavalcante/GO)
DISTANCIA: 125Km asfalto e 70 de terra
· Casa do Vilmar? – ou acampar no Quilombo
· Trilha de carro
· Cachoeira Santa Barbara
4° DIA
TRECHO: Engelho/Quilombo (Cavalcante) – Terra Ronca/GO
DISTANCIA: 40 Km de terra e 240 Km asfalto
Definir ainda onde ficar em Terra Ronca, quais grutas visitar,
5° DIA
Permaneceremos em Terra Ronca

6° DIA
TRECHO: Terra Ronca/GO – Ponte Alta do Tocantins (489km) ou Mateiros (569Km) – a distância entre as duas cidades é de aproximadamente 150Km.
Definir locais de visitação, definir locais onde ficar (camping pousadas etc)
Permanecer 5 dias no jalapão?
ONDE FICAR:

Locais de visitação no Jalapão
· Pedra furada
· Serra da catedral
· Rio do Sono
· Morro Vermelho
· Quilombo Mumbuca
· Mirante da Serra
· Serra do Espirito Santo
· Dunas
· Praia do Rio Novo
· Cachoeira da Formiga
· Cachoeira da Velha
· Fervedouro

Sou novato por aqui também, cf falei em outro post, amanhã começo a preparar a viatura, tomara que o motor não consuma todo meu $! por acaso conheci uns caras do jeep clube daqui de sobradinho, talvez tenha mais um ou dois para irem juntos.

este roteiro é bem previo! se alguém tiver sugestão, por vavor fiquem a vontade!

abraço

LeandroCHT
05/05/2014, 08:49
Galera a data ainda não confirmei será entre 12 de junho e 13 de julho, vejam o roteiro prévio que fizemos até o momento (falta definir lugares para visitar a ordem, e mais algumas coisas basicas hehe), mas para quem estiver se animando já da pra vizualizar um pouco:
1° DIA
TRECHO: Brasília – Camping Macaquinho (Alto Paraiso/GO)
DISTANCIA: 215 km asfalto e 28 de terra;
· Acampar
· Trilhas a pé, definir no local as diversas opções;
2° DIA
Permanecemos no camping Macaquinho

3° DIA
TRECHO: Macaquinho (Alto Paraíso) – Quilombo/Engenho (Cavalcante/GO)
DISTANCIA: 125Km asfalto e 70 de terra
· Casa do Vilmar? – ou acampar no Quilombo
· Trilha de carro
· Cachoeira Santa Barbara
4° DIA
TRECHO: Engelho/Quilombo (Cavalcante) – Terra Ronca/GO
DISTANCIA: 40 Km de terra e 240 Km asfalto
Definir ainda onde ficar em Terra Ronca, quais grutas visitar,
5° DIA
Permaneceremos em Terra Ronca

6° DIA
TRECHO: Terra Ronca/GO – Ponte Alta do Tocantins (489km) ou Mateiros (569Km) – a distância entre as duas cidades é de aproximadamente 150Km.
Definir locais de visitação, definir locais onde ficar (camping pousadas etc)
Permanecer 5 dias no jalapão?
ONDE FICAR:

Locais de visitação no Jalapão
· Pedra furada
· Serra da catedral
· Rio do Sono
· Morro Vermelho
· Quilombo Mumbuca
· Mirante da Serra
· Serra do Espirito Santo
· Dunas
· Praia do Rio Novo
· Cachoeira da Formiga
· Cachoeira da Velha
· Fervedouro

Sou novato por aqui também, cf falei em outro post, amanhã começo a preparar a viatura, tomara que o motor não consuma todo meu $! por acaso conheci uns caras do jeep clube daqui de sobradinho, talvez tenha mais um ou dois para irem juntos.

este roteiro é bem previo! se alguém tiver sugestão, por vavor fiquem a vontade!

abraço

Minha sugestão de data seria no final de Junho dia 19 (quinta) é feriado para quem vem de São Paulo poderíamos usar o dia 19 e 20 para nos deslocar com calma para Brasilia e dia 21 (sábado) para partir de Brasilia sentido Jalapão.

LeandroCHT
05/05/2014, 08:54
Pelo que conversei com um colega que foi duas vezes ele falou que é tranquilo para Vtr originais, desde que não queira fazer graça (sair fora da estrada etc..) também vou com minha viatura original (Triton).

Piotrek
05/05/2014, 09:25
Manggini: voltei ontem do Jalapão. Fiz um roteiro que poucos fazem. Achei espetacular o visual.

Subi de Brasília até Iaciara. (passei na volta em Alto Paraíso e Rio dos Couros - mas acho que Macaquinhos é mais bacana). Vc pode escolher subir ou descer via Chapada dos Veadeiros. A subida via Iaciara, passando em seguida por Terra Ronca, é sensacional. Eu faria isso de novo. E voltaria pelo tapetão central, via Arraias e aí Alto Paraíso, pq já estarão todos cansados. Mas na ida, vale mto a pena subir pelo extremo oeste de GO e TO, beirando um chapadão lindo, que divide os Estados com a Bahia.

Dps de Iaciara começa terra. Vc vê gente a cavalo tocando gado, vilarejos, tucanos, araras, tatus, siriema e todo tipo de bicho do Cerrado nessas estradas de terra. Passei por Estiva, São Vicente, São Domingos, Divinópolis de Goiás, Porteira, Novo Alegre-TO, Lavandeira, Aurora do TO, Taguatinga, Pte. Alta do Bom Jesus, Boa Vista de Belém, Novo Jardim, Dianópolis (na verdade 4,5Km antes, pegar à direita, para passar pela Garganta da serra), entrando pela Bahia, nas plantações de milho, algodão e soja, para então chegar em Mateiros. São uns 900Km no total e uns 300Km de terra. Em geral a terra é boa. Dá pra fazer em alguns trechos longos 80Km/h. Noutros, 60Km/h. Mas tem um trecho perto de São Domingos que é ruim. Uns 40Km ruins que tem de ir a uns 30-40Km/h. Entrando em TO vira alftalto, mas tem umas crateras tipo do nosso Satélite natural. Tem de ir bem devagar. Mas o visual é tão lindo que com paciência vale muito a pena!!!

Depois de Dianópolis tem uns Km de alfalto ótimo e aí saindo da Garganta (formações rochosas tipo época Jurássica ou sei lá), aí vira terra. Seguindo pela parte da esquerda, é tapetão de terra batida (e muito pó) e preparada por tratores. Dá pra ir a 100Km/h (de farol ligado, pq às vezes passam uns caminhões carregados de soja etc). É lindo. Aí tudo vira Cerrado e chão arenoso, a uns 60Km de Mateiros. Visual incrível.

Como tive pouco tempo (4 dias), fiz o que considero o principal: os fervedouros. Tem MUITO MAIS do que relatam na Internet. São vários! O mais bacana é do Ceiça, também conhecido como das Bananeiras ou do Mumbuca. É um só, com nomes diferentes. Tem pressão da água bem forte e é lindo. Tem uns 4 fervedouros bem próximos. Afora os mais pra cima, na região já de São Félix (para onde não fui).

Subir a Serra para ver o sol nascer diz que é bacana. Eu estava cansado e não fui. Acampei num posto de fiscalização e no dia seguinte, ao nascer do sol, fui para as Dunas, onde fiquei por umas 3h tirando fotos e caminhando pelo rio. As palipalãs (chuveirinho) estavam começando a florir. Lindo demais! Geralmente o pessoal faz no pôr-do-sol. Fui à praia dos Crentes, passando a ponte do Rio Novo e virando à dir. depois de um vilarejo, 10Km adiate, pra dentro da estrada principal. Achei meio bizarro o lugar. Cheguei no escuro. Aí voltei e acampei no posto de fiscalização.

O top da viagem inteira é a paisagem. Animais (tem de prestar atenção: vimos até um casal de araras azuis - a que está ameaçada de extinção). E mini flores lindas nos percursos à pé. Depois os fervedouros e as Dunas. Mas a paisagem e as estradas de terra são o top da viagem. Com minha Full e pneus Geolandar AT 285/70, dá pra fazer tipo rally. Como tem umas pedras, coloquei proteção de frente, cárter, diferencial e transmissão. Aí dá pra ir a 80Km/h sem preocupação. Não tive qquer pneu furado. Rodei 2.200 Km.

Vou organizar fotos e aí tento postar link aqui.

Junho/julho estará super seco. Difícil chover. Poeirão tremendo. Chove de novembro até abril.

Em julho, se tudo der certo, quero subir via Xingu, dps BR-163 até Santarém e Alter do Chão. Ficar lá descansando e aí seguir de volta via Trans-Uruará, estrada aberta por madeireiros no meio da floresta, até chegar na Transamazônica, voltando por Tocantins. Se alguém animar, diz aí!

Ah, quase não se usa 4x4 pro Jalapão. Só os 4Km pra chegar nas Dunas precisa, tanto pela areia fofa, como pelo facão bem alto que forma (carro baixo não passa). No mais, 4x2 faz fácil -- desde que seja alto.

abs!

TiagoTM
05/05/2014, 13:29
Piotrek muito obrigado pela rica descrição! certamente vamos rever o roteiro em cima das tuas dica,obrigado mesmo; To pensando em deixar Terra Ronca de fora, pois vou c minha filha de 2 anos, e, na maioria das cavernas não da pra ela entrar (na verdade em nenhuma eu acho), mas ainda estamos vendo estas possibilidades, da mesma forma campings e pousadas eu preciso verificar, é muito melhor a pousada c cça, mas como estamos com pouca $ não da pra gastar demais nisto!

O Macacão e Macaquinho é um dos poucos lugares da chapada (do que é mais convencional é claro!) que ainda não fui, e ali é uma boa opção para a volta na verdade para um "descanso" já proximo de casa, ou entao pra começar a viagem bem relaxado hehehe, mas a volta por ali é uma boa pedida

To meio corrido esses dias no trampo pra ir revendo estes pontos no mapa, tu por acaso gravou teu trajeto em GPS? (falando nisso, esses GPS de celular funcionam nesses picos?)

grande abraço
Tiago

Gadelha
05/05/2014, 13:51
Manggini, o GPS de celular funciona normalmente. O que você precisa é ter um mapa off-line. Google Maps não vai funcionar já que é preciso fazer download dos mapas enquanto movimenta.

Você que vai com criança não esqueça do repelente!

T+

TiagoTM
07/05/2014, 01:18
com certeza gadelha!! repelente e uma caralhada de coisas necessárias para criança! hehehe

falamos!

Piotrek
07/05/2014, 10:09
Não tem sinal de celular, de jeito nenhum. Então precisa GPS ou mapa offline, como disse o Gadelha, ou mapa impresso mesmo.

Todos disseram que teria mto inseto. Geralmente levo repelente com 30% de DEET - que é usado pelo exército. Chama-se exposis. Estive nos EUA noutro dia e comprei um com 100% de DEET. Precisei usar só uma vez. Estava bem tranquilo de inseto. Mas se for acampar no mato, aí precisa, sim. Tinha mais inseto aqui próximo, nos Couros, da Chapada dos Veadeiros, por incrível que pareça. Mas leve, sim. Pq cada picadinha fica coçando por uns 10 dias.

Gravei a ida em GPS. Tbm estou atribulado. Ontem saí às 23h do trampo... tentarei organizar fotos e GPS até domingo ou asap e posto aqui.

Este mapa que montei é mais light. Ao invés de pegar grande parte de terra e seguir beirando um Chapadão lindíssimo, na divisa com Bahia, ele vai ao invés via Alto Paraíso e somente mais pra cima pega pelo Leste. Se vc tiver menos tempo e/ou não tiver paciência para subir direto pelo Leste, use esta rota: https://maps.google.com/maps/ms?msid=206285572039134672805.0004ef07d66672ad4c4d 6&msa=0

Se tiver disposição em seguir por terra, passe por Formosa, depois de ter passado por Sobradinho. Siga pela 020 até Alvorada do Norte e aí pegue a GO-112 até Iaciara. Siga então pela GO-110 sentido norte passando ao lado da Terra Ronca, até São Domingos. Continue até Divinópolis de Goiás. Aí siga para Novo Alegre, já em TO. A partir daí vira asfalto - mas é pior que terra, pq tem crateras bem grandes e profundas. Tem de ter muita paciência. Fiquei p da vida por 2x nessa rota. Uma pra baixo de São Domingos e outra chegando em TO. Tive de ir bem devagar. Mas depois de fazer o trajeto inteiro, eu e minha namorada éramos só sorrisos. Valeu MUITO a pena. A paisagem é lindíssima. Muito mais linda se comparada com o tapetão com olhos de gato (peguei à noite a volta) passando por Alto Paraíso e voltando pelo centro do TO e do GO.

Resumo: se curtir paisagem e tiver paciência e tempo, suba pelo lado Leste. E volte pelo centro, pq é bem mais rápido e curto o trajeto. Foi o que fiz e faria de novo.

Aproveitem a terra enquanto existe. Foi incrível.

Gadelha
07/05/2014, 10:28
Piotrek, como estão as estradas em Tocantins? Acho que TO-040 e TO-110... Dá pra rodar legal? Estavam terríveis...

A única coisa que não consegui me livrar com nenhum repelente é a MUTUCA! Tem umas de quase 2 cm. Bicho danado...

Piotrek
07/05/2014, 17:00
Estão ruins, Gadelha, conforme mencionei acima. Mesmo assim, vale a pena. Entendo que faz parte da aventura. E a paisagem é deslumbrante. Encontra-se vilarejos no caminho. Algo que está sumindo com o passar dos anos. Além disso margeia-se uma chapadona na divisa com BA.

Pra se livrar de mutuca é preciso repelente Exposis com 30% de DEET - ou levar um mega power como fiz, com 100% de DEET - mas tem de tomar mto cuidado pq é bem tóxico.

TiagoTM
09/05/2014, 00:27
Beleza Piotrek... certo que eu vou te xaropar bastante aqui fazendo perguntas, ainda mais sobre o link do mapa só que eu preciso arrumar um GPS e aprender a mexer nele antes ahaha!

não a passeio mas a trabalho ja andei um pouco por perto destas bandas que vc passou ai no GO na sua ida (nova roma, alvorada, flores, etc... ), de fato os lugares os locais onde o cerrado ainda esta em pé resistindo são fantásticos!

Nos falamos

abraço

Andre Martins
09/05/2014, 18:31
Vendo vocês se animando para ir ao Jalapão, chega a me dar comichões!! O lugar é belíssimo mesmo. Ainda tem alguns lugares que eu quero explorar e outros que eu quero voltar. Falando das mutucas me lembrei dos momentos em que estava em "paz" nos fervedouros.... Putz... que inferno eram elas.... quase me matava afogado só para não por a cabeça para fora...eheheh. Das duas vezes que fui, o que posso dizer é que agora em maio é um ótimo momento para ir.... pouco depois das chuvas, sem poeira, com a areia compactada, cerrado verdinho, pouco calor e o melhor de tudo, quase sem ninguém... ficava nos fervedouros, cachoeiras, se não sozinho, quase que sozinho o tempo todo...a parte ruim é que quando eu procurava algum lugar para comer... era aquele desespero... não tinha praticamente nenhuma opção(estava em Mateiros). Quanto às pousadas, fora de temporada isso não é problema... sempre tem alguma funcionando e a da dona BIBI (pousada Paraíso) tem até Wireless e com direito a ar-condicionado. O café da manhã não é nenhuma brastemp, mas dá para o gasto.

Beleza Piotrek... certo que eu vou te xaropar bastante aqui fazendo perguntas, ainda mais sobre o link do mapa só que eu preciso arrumar um GPS e aprender a mexer nele antes ahaha!

não a passeio mas a trabalho ja andei um pouco por perto destas bandas que vc passou ai no GO na sua ida (nova roma, alvorada, flores, etc... ), de fato os lugares os locais onde o cerrado ainda esta em pé resistindo são fantásticos!

Nos falamos

abraço

TiagoTM
10/05/2014, 10:56
Massa André! então se tiver outras dicas passa pra gente ir organizando as paradas por aqui!!

aquele abraço

LeandroCHT
11/05/2014, 01:03
Pessoal qual o caminho mais rápido para ir de Brasilia direto para o Jalapão ? Obrigado

FAUSTO BRANCO
11/05/2014, 18:27
Boa, Medina!
Tenho muito interesse nesta viagem mas é preciso ter um roteiro definido (paradas programadas, hospedagem, etc.).
Julho/2014, 20 dias (aproximadamente) - TÁ ÓTIMO !:euforico:
Nunca fiz esta viagem, mas sei que são próximos de 2.000Km. daqui.
Moro no Rio; meu carro::safari-rig: PAJERO TR4 flex 4x4 (2012).
Vamos nos comunicando e realizar esta parada.
Abraços,
Fausto.

TiagoTM
11/05/2014, 18:54
Leandro acho q o caminho mais curto é indo pela br 020 passando por Posse/GO. De Brasília para lá da em torno de 1000km.

Na real não sei se é o caminho mais curto mas a estrada ali ta boa.

Eu quero ver bem o lance das pousadas pois a depender dos valores nossa opcao serao os campings.

Abraco

Pessoal qual o caminho mais rápido para ir de Brasilia direto para o Jalapão ? Obrigado

LeandroCHT
11/05/2014, 20:10
Leandro acho q o caminho mais curto é indo pela br 020 passando por Posse/GO. De Brasília para lá da em torno de 1000km.

Na real não sei se é o caminho mais curto mas a estrada ali ta boa.

Eu quero ver bem o lance das pousadas pois a depender dos valores nossa opcao serao os campings.

Abraco

Valeu Manggini, como vou apenas eu e meu irmão vou dar preferência por camping, pela aventura e contato com a natureza.

Gadelha
11/05/2014, 20:49
Valeu Manggini, como vou apenas eu e meu irmão vou dar preferência por camping, pela aventura e contato com a natureza.

O melhor camping é o do Seu Antônio. Não fica na cidade, fica um pouco depois das dunas, saindo de Mateiros, perto de onde filmaram Survivor. Acho bom porque é possível deixar as barracas por lá sem preocupação. E tem um bom espaço e infra básica. Tem até almoço e janta mas ele capricha no preço. A diária do camping era razoável (15/pessoa acho. depende da época).

Piotrek
12/05/2014, 21:09
Pessoal, aqui vão algumas fotos: https://plus.google.com/photos/111839201354111143516/albums/6012677604515784705?authkey=CP2M6bn5zI3kLw

EduBolsoni
15/05/2014, 11:22
Valeu Piotrek, bonitas fotos! Realmente esse lugar é muito bonito. Se der tudo certo esse ano ainda vou conhecer o Jalapão. Um grande abraço.

FAUSTO BRANCO
16/05/2014, 13:37
Boa, Medina!
Tenho muito interesse nesta viagem mas é preciso ter um roteiro definido (paradas programadas, hospedagem, etc.).
Abraços,
Fausto.

cezarsantiago
17/05/2014, 17:41
Pessoal, aqui vão algumas fotos: https://plus.google.com/photos/111839201354111143516/albums/6012677604515784705?authkey=CP2M6bn5zI3kLw

Parabéns,Belas fotos!

Como foi abastecer o carro no jalapão? você levou disel S10, lá tem ou usou disel comum .

Abraço

Piotrek
18/05/2014, 23:06
Como foi abastecer o carro no jalapão? você levou disel S10, lá tem ou usou disel comum .

Cezar, abasteci sempre com diesel S10, sem problemas. Praticamente todos os postos no caminho (mesmo no percurso alternativo que fiz, margeando a Bahia, subindo por GO e TO) tinham S10. Em mateiros tem um posto que tbm tem S10, apesar de ser caro: R$ 3,15 em maio/2014.

[]s

Silvério Cardoso
18/05/2014, 23:41
Amigos...
boa noite..
como anda a programação da viagem...
Moro em Goiânia e animei ao ver o tópico...
Aguardo resposta..

troller 3.0 tdi chipado 07/07
pajero tr4 flex 4x4 13/13

cezarsantiago
19/05/2014, 22:31
Cezar, abasteci sempre com diesel S10, sem problemas. Praticamente todos os postos no caminho (mesmo no percurso alternativo que fiz, margeando a Bahia, subindo por GO e TO) tinham S10. Em mateiros tem um posto que tbm tem S10, apesar de ser caro: R$ 3,15 em maio/2014.

[]s

Valeu Piotrek! Obrigado pela informação! ( tava escrevendo disel s10, kkkkk) lei-se: DIESEL.

TiagoTM
20/05/2014, 00:26
Galera! eu não to desanimando da viagem.. só não sei se a viatura vai ficar pronta a tempo, e do jeito que ta indo talvez não sobre $ pra fazer a trip!

Espero essa semana ter a previsao de data de retirada da oficina, já que tive a amarga noticia que o bloco foi pro saco! vou ver as alternativas para então ter a noção dos valores e possível data pra colocar ele a rodar!

Vamos nos falando, caso alguém queira eu cheguei a fazer mais um roteiro prévio além daquele que postei anteriormente considerando algumas informações postadas aqui.

grande abraço

LeandroCHT
20/05/2014, 12:34
Galera! eu não to desanimando da viagem.. só não sei se a viatura vai ficar pronta a tempo, e do jeito que ta indo talvez não sobre $ pra fazer a trip!

Espero essa semana ter a previsao de data de retirada da oficina, já que tive a amarga noticia que o bloco foi pro saco! vou ver as alternativas para então ter a noção dos valores e possível data pra colocar ele a rodar!

Vamos nos falando, caso alguém queira eu cheguei a fazer mais um roteiro prévio além daquele que postei anteriormente considerando algumas informações postadas aqui.

grande abraço
Manggini eu tenho interesse no roteiro.

Piotrek
20/05/2014, 15:30
Manggini e demais; segue vídeo que fiz da minha viagem de 4 dias: Brasília - Jalapão maio 2014 on Vimeo (http://vimeo.com/95811030)

O foco, como podem ver, foi o trajeto em si, dando prioridade ao percurso de terra / pedra / areia, de Brasília a Mateiros, na base leste do Jalapão.

Espero que tua caranga fique boa rápido, Manggini!!! -- fiquei sem a minha por 1 mês e meio e sei como é chato isso; mas logo passa e será tudo alegria de novo ;-)

Pablo.pinto2007
20/05/2014, 16:25
Manggini e demais; segue vídeo que fiz da minha viagem de 4 dias: Brasília - Jalapão maio 2014 on Vimeo (http://vimeo.com/95811030)

O foco, como podem ver, foi o trajeto em si, dando prioridade ao percurso de terra / pedra / areia, de Brasília a Mateiros, na base leste do Jalapão.

Espero que tua caranga fique boa rápido, Manggini!!! -- fiquei sem a minha por 1 mês e meio e sei como é chato isso; mas logo passa e será tudo alegria de novo ;-)

Muito bom o vídeo... vi que rodou alguma coisa a noite... mas acampou em lugares já sabidos ou foi nas cegas? vou parar aqui e acampar?

Pablo

Piotrek
20/05/2014, 20:53
Muito bom o vídeo... vi que rodou alguma coisa a noite... mas acampou em lugares já sabidos ou foi nas cegas? vou parar aqui e acampar?

Pablo: saí com atraso de Brasília. Ia sair às 5:30h da matina. Perdi a hora e saí apenas às 7:30h. Como eu ia percorrer 900Km, dos quais metade de terra, eu tive de descer lenha no trajeto. Eu queria fazer isso em 14h ininterruptas (com pequenas e breves paradas). Como foi minha primeira expedição, eu não sabia usar direito o GPS Montana. Tava com mapa de gringo, ruinzinho. Agora instalei o Track Source, feito de forma colaborativa por usuários. Beeeem melhor. Resultado: me perdi na entrada da Bahia, justo à noite... no meio da plantação de algodão, soja etc. E peguei o braço da estrada pro lado direito, ao invés de ter entrado pelo lado esquerdo. Me ferrei. Tinham vários entroncamentos. Já era 22h da noite. Dormi no Panamby, tipo de base de moradores que trabalham nos silos da região.

No dia seguinte segui e cheguei em Mateiros. Eu ia dormir no camping do Vicente, perto da cachoeira do formiga, uns 30km pra cima de Mateiros. Mas tivemos um stress e não fiquei lá. Aí fiz os fervedouros e eu ia dormir na praia dos Crentes, à margem do Rio Novo. Duas pessoas indicaram como sendo área ampla e boa. Fomos até a ponte do Rio Novo e pegamos à direita, por mais 10 Km no escuro já (aquela parte onde tem mato baixo no facão da pista). Chegamos lá e o lugar era BEM SINISTRO. Bizarro. Casa abandonada e sinistro. Desistimos. Era apenas eu e minha namorada. Distante 10km da estrada de terra principal. Aí no caminho de volta pra Mateiros tinha um posto de fiscalização de animais, com uma torre alta de madeira. Paramos lá e os caras foram bem gentis em oferecer pra montarmos a barraca lá. Do contrário teríamos mais 1 hora e meia até Mateiros e já era tarde. Foi ótimo. Acordamos com passarinho e logo fomos pras Dunas cedinho no primeiro horário de abertura.

TiagoTM
20/05/2014, 23:12
Leandro, eu to pensando em ir devagar, mas a principio seria o seguinte trajeto

Brasilia - Mambaí/GO (lá tem mais de 130 cavernas catalogadas) passar um dois dias.

Mambaí - taguatinga/TO - passar no tal do rio azuis (que era o menor do mundo) ver o que mais tem na regiao, isto ainda nao pesquisei. La tenho um local para ficar e caso tenha mais gente é tranquilo, tanto para acampar no sitio de um amigo quando para dormir nas redes da varanda hehehe!

Taguatinga - Mateiros/TO - lá ficar uns 5 dias fazer os passeios já descritos aqui (fervedouros, dunas...) ainda to tentando contato com uns esquemas por lá... mas nada certo por enquanto

Retornar por alto paraíso/GO e passar mais dois dias no vale do macacão e macaquinho para dar uma despressurizada antes de voltar pra selva de pedra!

previsão entre 10 e 12.. irei com criança pequena, mas vamos tentar ficar em camping por conta dos custos.

por enquanto é isso...

TiagoTM
20/05/2014, 23:16
Valeu o apoio moral Piotrek, to criando coragem pra ir no Makoto amanha conversar sobre a história do Bloco!

massa o video, e a trilha sonora!! é bom q dá uma animada na gente! hehehe

aquele abraço

Ah. tu participa de algum jepp clube daqui de BSB? tenho ido em sobradinho as quintas à noite

FAUSTO BRANCO
28/05/2014, 00:44
Não sou muito bom para organizar esse tipo de coisa, portanto, TODOS podem dar pitacos e ideias para irmos para o Jalapão. A única vantagem é que fui no ano passado, mas de moto é diferente.
Abs.

Boa, Medina!
Tenho muito interesse nesta viagem mas é preciso ter um roteiro definido (roteiro, paradas programadas, hospedagem, etc.).

Já tem uma data?

Se possível podemos nos encontrar aí em TERÊ ; é só marcar.

Meu E-mail: faustoccb@yahoo.com.br

Abraços,
Fausto.

FAUSTO - PAJERO TR4 FLEX 2012 - 4X4

Piotrek
28/05/2014, 19:06
Oi Manggini: não tenho ido a nenhum clube do jipe, não. E vc?

TiagoTM
28/05/2014, 21:18
To indo no CJ5 de sobradinho quintas feiras a noite na quadra 16 onde é a sede. Conheci a galera a pouco mas são gente bacana... é só chegar lá! entre 19:30 e 20hs, rola um churrasquinho, na semana retrasada foi um esquenta para uma trilha noturna que fizeram no dia seguinte!

qualquer coisa me avisa se tiver a fim de aparecer por lá, amanhã devo ir!

abraço

dasvirgens
02/06/2014, 08:39
Bom dia, também estou com planos de ir ao Jalapão. Meus planos são de sair d3 Natal RN e encontrar com o grupo por lá. Alguém mais de Natal?Joaquim - Def 90

Vasco999
17/06/2014, 19:29
Oi pessoal !

Sou novíssimo aqui , más não em idade.
Peço ajuda para vocês , por favor , por pretender ir para Jalapão agora em meio de julho . Só que tenho duvidas ,porque pelo GPS posso ir até lá via Bahia passando pela cidade de Luiz Eduardo Magalhães e de lá subindo até Mateiros e todos vocês recomendam ir Ponte Alta do Tocantins . Pela lógica , por LEM é mais perto e rápido .

O que faço eu ???

Obrigado.

Vasco999

Vasco999
17/06/2014, 19:31
Esqueci estou saindo de São Paulo, capital em direção a Mateiros.

Vasco999

Gadelha
18/06/2014, 10:25
Oi pessoal !

Peço ajuda para vocês , por favor , por pretender ir para Jalapão agora em meio de julho . Só que tenho duvidas ,porque pelo GPS posso ir até lá via Bahia passando pela cidade de Luiz Eduardo Magalhães e de lá subindo até Mateiros e todos vocês recomendam ir Ponte Alta do Tocantins . Pela lógica , por LEM é mais perto e rápido .

O que faço eu ???

Obrigado.

Vasco999

Vindo pela BR-020?
Tem lógica sim, até porque o asfalto é melhor. Subindo para LEM, basta ir para a esquerda olhando no mapa.
Não é mais perto, é mais rápido. :-)

T+

luis figueira
18/06/2014, 12:23
Oi pessoal !

O que faço eu ???

Obrigado.

Vasco999
Meu caro,
Estamos indo pra la na semana proxima, saindo de Niteroi. O trajeto que faremos (pode nao ser o melhor mas inclui bom pedaco de chao na br 135) eh Montes Claros, Januaria, Montalvania, Sta Maria da Vitoria, Barreiras, LEM, Dianopolis, Garganta, Mateiros. Retorno por POnte Alta de Tocantins, Ch dos Veadeiros.

Vasco999
18/06/2014, 23:27
Oi , Luiz .

Obrigado pela dica importante . O caminho é esse que você descreveu mas saindo de São Paulo . A partir de Dianópolis que me preocupa pois no mapa não tem estrada nem de chão assinalado nesse mapa da Quatro rodas que eu tenho. Só no GPS e no Google maps é que há assinalado isso. De qualquer forma obrigado e boa viagem .

Vasco999

Scarabelli
26/06/2014, 11:32
Vasco, pretendo passar pelo mesmo caminho, uma vez que visitarei a Chapada Diamantina antes. Porém quando chegar em Barreiras, em vez de seguir para LEM, subirei para Formosa do Rio Preto e depois Mateiros.

Alguém já passou por esse caminho ?

Luiz, aí vai uma dica: se der tempo perto de Januária, mais precisamente em Itacarambi, existe o PARNA Carvenas do Peruaçu, que dizem ser um lugar belíssimo.

Abraços

TiagoTM
27/06/2014, 13:08
scarabeli vc vai quando pra chapada? fez algum roteiro lá? tipo onde montar a base, pousadas/campinhs etc?

aos que estava dialogando anteriormente... a viatura ainda não esta pronta já virou lenda hehehe... mas assim q estiver ok vamos botar o pé na estrada, só estou inclinado a ir à chapada diamantina, depois jalapao, e ai na volta passar na chapada dos veadeiros (se tiver pique ainda)..

vamos nos falando

Piotrek
02/07/2014, 17:27
Oi , Luiz .

Obrigado pela dica importante . O caminho é esse que você descreveu mas saindo de São Paulo . A partir de Dianópolis que me preocupa pois no mapa não tem estrada nem de chão assinalado nesse mapa da Quatro rodas que eu tenho. Só no GPS e no Google maps é que há assinalado isso. De qualquer forma obrigado e boa viagem .

Vasco999

Vasco, é tranquilo, mas nem GPS ajuda direito, a não ser que seja GPS Montana, que aceita vc incluir teus próprios mapas baixados de gente que já foi.

Passei por lá às 22h da noite. Me perdi e dormi na vila de Panamby.

Mas não tem erro, se vc seguir minhas dicas -- espero que vc ainda não tenha saído.

De Dianópolis, siga pela direita, um pouco antes de chegar na cidade. O pessoal te diz qual é a estrada pra Mateiros, via Bahia.

Depois de passar pela Garganta, linda, cenário jurássico, vc entrará nas plantações e estrada de terra.

Em determinado terá uma bifurcação no formato de um Y. No google maps isso é bem claro. Pode seguir pela direita (mais reto) ou pela esquerda. Eu peguei o caminho ERRADO. Fui pela direita e me dei mal. Tinham várias bifurcações, tinha escurecido e me perdi.

Na volta, saindo de Mateiros pra Brasília, fiz certo. A estrada da ESQUERDA (pra quem sobe do sul) é a CORRETA.

É terra mas caminhão vai a 80Km/h e eu fui a 110km/h. Chão batido e tratado por tratores. Ótima estrada. E mto bacana cruzar por caminhões nesta época, pq eles lançam poeira a beça. Tem de tomar mto cuidado ao cruza-los, mas é uma aventura e tanto.

Aqui vai o video de minha viagem: com cenas no final desse exato trecho que descrevo acima Brasília - Jalapão maio 2014 on Vimeo (http://vimeo.com/95811030)

abs

luishenrique.slima
03/07/2014, 17:33
Pessoal estou pensando em ir para o Jalapão dia 18/07 ate o dia 29/07.

Vou sair de São José dos Campos e passar em Altos do Paraíso para uma parada na chapada.

Sem muito planejamento por enquanto. Já fiz essa viagem com uns amigos em 2007 e agora vou com minha esposa.

Estamos indo sozinhos por enquanto em um Jimny.

Alguém indo para lá nessa época?

Abraços

Scarabelli
04/07/2014, 09:44
scarabeli vc vai quando pra chapada? fez algum roteiro lá? tipo onde montar a base, pousadas/campinhs etc?

aos que estava dialogando anteriormente... a viatura ainda não esta pronta já virou lenda hehehe... mas assim q estiver ok vamos botar o pé na estrada, só estou inclinado a ir à chapada diamantina, depois jalapao, e ai na volta passar na chapada dos veadeiros (se tiver pique ainda)..

vamos nos falando

Manggini, desculpe-me pela demora, correria tá demais!

Eu abri um tópico para pedir sugestões e criticas ao meu roteiro: http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/139839-jeri-com-cara-e-com-coragem.html .

Depois dá uma olhada. Pretendo passar pela Chapada Diamantina, Jalapão e Lençois Maranhenses com destino final Jericoacoara. Próximo passo é pesquisar detalhadamente cada região. Estou pretendendo realizar esta viagem em novembro agora. Abraços !

TiagoTM
05/07/2014, 23:30
Beleza Scarabeli. eu ainda estou mexendo na viatura, mas nessa época já vou ter me mudado do cerrado.. a trip é justamente uma despedida do centro-oeste que me acolheu tão bem durante 12 anos.

cf já postei anteriormente estou com o zuki na oficina ainda, a promessa é que fique pronto esta semana que se inicia, se isto acontecer pretendo sair dia 25 de julho, mas estou revendo o roteiro inicial que haviamos feito.

vamos nos falando!

grande abraço

GustavoR
15/07/2014, 16:15
Galera, estarei indo ao Jalapão entre 27 deste mês e 01 de agosto. Sairei de Brasília e pernoitarei em Dianópolis. Seguirei até mateiros. Pretendia voltar pelo caminho entre Ponte Alta e Pindorama! Alguém tem informação sobre este caminho ? Vou postar meu roteiro aqui, se alguém quiser consultar. Estou dando um geral na viatura hoje!

Vitara JLX metal top 1.68v.

TiagoTM
20/07/2014, 17:58
fala gustavo, faz tempo q estou me organizando pra ir para lá e enfim vai dar certo, por uma questõa de agenda ainda não sei se sairemos dia 26 ou dia 29... em principio inicio a viagem pela chapada.. com mais tempo posto aqui o roteiro e a data definitiva...

vai ser legal se ao menos a gente se encontre por lá!

vamos nos falando

TiagoTM
26/07/2014, 10:45
Pessoal estou partindo dia 30, para lá, inicio o roteiro por mateiros, e volto por cavalcante/GO e alto paraiso (chapada dos veadeiros)...

assim q fechar bem o roteiro posto aqui, mas permaneco lá ate o dia 7, e ai iniciamos o retorno rumo a cavalcante!

vamos nos falando, se alguém se habilitar, ou estiver por lá nesse periodo me avise!

ate!

TiagoTM
27/07/2014, 23:15
Meus caros, enfim segue o novo roteiro que faremos:

1° DIA 30/07
TRECHO: Sobradinho/DF – Posse/GO – Guarani de Goiás/GO – TERRA RONCA
DISTANCIA: 400 Km
ONDE FICAR: Pousada Terra Ronca (http://pousadaterraronca.com.br/)
O QUE FAZER: Visitar a Gruta Terra Ronca, e dormir

2° DIA 31/07
TRECHO: Guaraní de Goiás/GO – Luis Eduardo Magalhães/BA – Mateiros/TO
DISTANCIA: 660 Km
ONDE FICAR: Camping Cachoeira da Formiga
O QUE FAZER: Montar acampamento

3° DIA 01/08 e 4° DIA 02/08
ONDE FICAR: camping da cachoeira da Formiga
Dunas, Fervedouros, encontro dos rios etc.

5° DIA 03/08 e 6° DIA 04/08
ONDE FICAR: camping survivor de hotel aguas do jalapão
O QUE FAZER: cachoeira da velha, do lajeado, sussuapara (canion), cachoeira da Fumaça, rio das balsas e lago do caldeirão

7° DIA 05/08
TRECHO: Ponte Alta/TO – Aurora do Tocantins/TO
DISTANCIA: 450 KM
ONDE FICAR:
O QUE FAZER: rio azuis

8° DIA 06/08
TRECHO: Aurora do Tocantins/TO – Cavalcante/GO – Quilombo Kalunga
DISTANCIA: 205 KM (+ uns 50 até o quilombo)
ONDE FICAR: Quilombo Kalunga
O QUE FAZER:

12° DIA 10/08
TRECHO: Cavalcante/GO – Sobradinho/DF
DISTANCIA: 310KM

previsão de aproximadamente 2500 km rodados

Gadelha
28/07/2014, 11:13
Meus caros, enfim segue o novo roteiro que faremos:

5° DIA 03/08 e 6° DIA 04/08
ONDE FICAR: camping survivor de hotel aguas do jalapão
O QUE FAZER: cachoeira da velha, do lajeado, sussuapara (canion), cachoeira da Fumaça, rio das balsas e lago do caldeirão

previsão de aproximadamente 2500 km rodados

Manggini, que camping é esse? É aquele do Seu Antônio onde filmaram Survivor?

Rio Azuis vale a pena. Se puder, coma uma galinhada no restaurante que fica antes do rio, não aquele na margem.
Muito bom, pra quem come bicho. :-)

T+

TiagoTM
28/07/2014, 21:01
ô valeu a dica!! acho que deve ser esse camping mesmo! o roteiro de lá eu não fiz bem ao certo porque como estarei com criança as vezes as coisas são mais lentas... e não temos um rigor...

bicho morto sempre tem algum pra gente repor as proteinas!! to levando um espeto, e uma grelha, vai que.... hahahaha

nos falamos
até!

Helmo 44
09/08/2014, 17:11
Abs.

Boa tarde. Acompanhei a programação de vocês, gostaria de saber se foi dentro das expectativas que vocês esperavam, se realmente precisaram do rádio PY ou HT?

GustavoR
13/08/2014, 00:05
Manggini,

Acabou que não pude ir. Sofri um pequeno acidente de moto! Pretendo ir na primeira semana de outubro! Como foi? Atolou alguma vez, como foi o comportamento do vitara? Aguentou o tranco na boa? E a condição das estradas?

Pergunto tudo isso porque nunca fui e tem muitas e muitas informações dúbias na net! Conto somente com o meu hi lift para me salvar de encrencas!

TiagoTM
26/08/2014, 21:13
entao galera, desculpem o sumiço eu mudei do DF e ainda estou organizando a casa nova etc (na real ainda procuro casa) hehehe.

A viatura foi na boa, a unica vez q atolou foi quando a patroa tava guiando mas só ligamos o 4x4h e saiu de boa. Utilizei a reduzida pouquissimas vezes e por precaução.

é bom rodar com os pneus mais murchos, ajuda bastante.

eu não uso rádio, nem tenho GPS e não me fez falta na viagem.

o roteiro que optei foi passando por terra ronca, depois passei no rio azuis e seguimos para mateiros pela garganta (ultimo municipio é dianópolis).

to super na pressa agora, qualquer coisa escrevam mensagem particular. Assim que der eu posto algumas fotos.

Mathias
29/08/2014, 18:57
entao galera, desculpem o sumiço eu mudei do DF e ainda estou organizando a casa nova etc (na real ainda procuro casa) hehehe.

A viatura foi na boa, a unica vez q atolou foi quando a patroa tava guiando mas só ligamos o 4x4h e saiu de boa. Utilizei a reduzida pouquissimas vezes e por precaução.

é bom rodar com os pneus mais murchos, ajuda bastante.

eu não uso rádio, nem tenho GPS e não me fez falta na viagem.

o roteiro que optei foi passando por terra ronca, depois passei no rio azuis e seguimos para mateiros pela garganta (ultimo municipio é dianópolis).

to super na pressa agora, qualquer coisa escrevam mensagem particular. Assim que der eu posto algumas fotos.

Pessoal,

Novembro estarei por lá... em resumo o roteiro sera SBC - Jalapão - Chapada Diamantina - Sul da Bahia - SBC

Alguem tem mais informações sobre o que encontro pelo caminho entre Dianóplis - Ponte Alta.

Abraço a todos

Mathias
Xterra em preparação...

sptracker
05/09/2014, 11:34
Minha dica:
Fui no Jalapão semana passada. Na minha opinião a melhor opção é dar a volta começando por Novo Acordo > São Felix > Mateiros > Ponte Alta do Tocantins em 3 dias. Esse é um roteiro muito utilizado pelo pessoal da região, foi dica de um amigo que já trabalhou em consultoria ambiental no Jalapão. Infelizmente não fiz essa rota e ficou muita coisa para trás que eu não tive coragem de fazer por conta da estrada que cansa, principalmente Ponte Alta Mateiros > Mateiros, que foi por onde eu iniciei. Meu passeio lá durou apenas dois dias e corri para Cavalcante-GO.
Ressaltando que parti de Brasília, iniciando por Ponte Alta.

Quem se aventurar partindo de Ponte Alta, saia cedo, faça um passeio rápido no Canion do Sussuapa e Cachoeira do Lajeado, depois ir para Cachoeira da Velha. E lá preparar um almoço, depois cair de volta para estrada e ir para as dunas, depois Mateiros. Lembrando que essa estrada tem muita "costela de vaca", cansa muito e não rende, velocidade média é abaixo dos 40 km/h, quando muito anda a 60km/h em alguns trechos.

Fui num grupo com meu Tracker, um Jimny e um Toyota SW4, a aventura é muito boa. Tração é importante e manter o giro alto nas vias secundárias de areias indo para dunas/cachoeiras principalmente.

TiagoTM
05/09/2014, 15:19
Mathias, eu comecei a viagem por mateiros, mais precisamente pela cachoeira do formiga (lá tem um camping a R$ 30,00 a diária) não tem muita infra-estrutura mas no bar tem bebida gelada!!

fiquei lá na formiga por uns dias fazendo os fervedouros, quilombo etc... ai quando sai da região de mateiros já foi rumo a ponte alta onde passei pelas dunas, cachoeira da velha etc etc.

uma dica se vc for nas dunas bem cedo para ver o sol nascer por lá da tempo de ir na cachoeira da velha e na praia do rio do sono.. no caminho desses dois pontos tem um camping que é uma boa alternativa. Se estiver cansado da ate pra ficar mais um dia, as praias do rio do sono são muito boas.

no meu caso eu fui nas dunas pegar o por do sol e sai de lá já noite (e como estava sozinho e com criança) optei em dormir na frente das dunas mesmo, ali existe um bar da dona Benita - gente boa demais - eu pedi para acampar no quintal da casa dela, foi super tranquilo.

agora como vc esta propondo dianápolis e ponte alta, tem a cachoeira da fumaça e a cachoeira do cavalo queimado, ambas muito bonitas.. depois o roteiro é o mesmo ate mateiros.

boa sorte!!

Gadelha
05/09/2014, 15:30
Mathias, eu comecei a viagem por mateiros, mais precisamente pela cachoeira do formiga (lá tem um camping a R$ 30,00 a diária) não tem muita infra-estrutura mas no bar tem bebida gelada!!

fiquei lá na formiga por uns dias fazendo os fervedouros, quilombo etc... ai quando sai da região de mateiros já foi rumo a ponte alta onde passei pelas dunas, cachoeira da velha etc etc.

uma dica se vc for nas dunas bem cedo para ver o sol nascer por lá da tempo de ir na cachoeira da velha e na praia do rio do sono.. no caminho desses dois pontos tem um camping que é uma boa alternativa. Se estiver cansado da ate pra ficar mais um dia, as praias do rio do sono são muito boas.

no meu caso eu fui nas dunas pegar o por do sol e sai de lá já noite (e como estava sozinho e com criança) optei em dormir na frente das dunas mesmo, ali existe um bar da dona Benita - gente boa demais - eu pedi para acampar no quintal da casa dela, foi super tranquilo.

agora como vc esta propondo dianápolis e ponte alta, tem a cachoeira da fumaça e a cachoeira do cavalo queimado, ambas muito bonitas.. depois o roteiro é o mesmo ate mateiros.

boa sorte!!

Entre Dianópolis e Ponte Alta tem a Pedra Furada e um lago que esqueci o nome.
Entre Ponte Alta e a Cachoeira da Velha tem a Lageado (vale a pena) e o Brejo da Cama (acho que é isso... não vale a pena).

Mathias
09/09/2014, 09:32
Entre Dianópolis e Ponte Alta tem a Pedra Furada e um lago que esqueci o nome.
Entre Ponte Alta e a Cachoeira da Velha tem a Lageado (vale a pena) e o Brejo da Cama (acho que é isso... não vale a pena).

Pessoal,

Como vou do jalapão para a chapada diamantina, iniciarei o roteiro por ponte alta, acamparei no meio do caminho e seguirei para mateiros saindo para chapada por coaceral.

Pretendo realizar este roteiro do jalapão sem pressa, minha idéia inicial é ficar 1 ou 2 dias em ponte alta + 2 descançando bem no acampamento da fazenda progresso e mais 1 ou 2 em mateiros.

Vejo que todos que para lá vão fazem o roteiro muito rápido, não curtem muito o passeio!!! quero ficar na prainha do rio novo até ficar aparecendo um maracujá de gaveta, todo enrrugado rsss.

estou contando os dias e aos poucos fazendo a preventiva da vtr e arrumando as tralhas do acampamento.

Faltam 54 dias.

abraço

Mathias
Xterra em transformação

Gadelha
09/09/2014, 11:03
Pessoal,

Como vou do jalapão para a chapada diamantina, iniciarei o roteiro por ponte alta, acamparei no meio do caminho e seguirei para mateiros saindo para chapada por coaceral.

Pretendo realizar este roteiro do jalapão sem pressa, minha idéia inicial é ficar 1 ou 2 dias em ponte alta + 2 descançando bem no acampamento da fazenda progresso e mais 1 ou 2 em mateiros.

Vejo que todos que para lá vão fazem o roteiro muito rápido, não curtem muito o passeio!!! quero ficar na prainha do rio novo até ficar aparecendo um maracujá de gaveta, todo enrrugado rsss.

estou contando os dias e aos poucos fazendo a preventiva da vtr e arrumando as tralhas do acampamento.

Faltam 54 dias.

abraço

Mathias
Xterra em transformação

Mathias, concordo com você sobre a pressa de alguns. Pra mim entre 5 e 7 dias está de bom tamanho. Falar que em 2 dias dá pra fazer o Jalapão é coisa de agoniado. Não aproveita. Fiquei 2 dias só no camping da fazenda, à toa, descendo o rio na bóia, caminhando etc.
É bom fazer um planejamento mas sem muita preocupação. Afinal é pra se divertir.

Mathias
09/09/2014, 13:35
Mathias, concordo com você sobre a pressa de alguns. Pra mim entre 5 e 7 dias está de bom tamanho. Falar que em 2 dias dá pra fazer o Jalapão é coisa de agoniado. Não aproveita. Fiquei 2 dias só no camping da fazenda, à toa, descendo o rio na bóia, caminhando etc.
É bom fazer um planejamento mas sem muita preocupação. Afinal é pra se divertir.

Gadelha,

Ja separei 3 bóias para ficar no rio, agora me diz uma coisa, na fazenda só tem luz via gerador até às 09:00hs
vou me previnir e levar um lampiãozinho de led (tempos modernos)para nao ficar no breu.

Na fazenda tem refeições básicas: cafezinho da manhã, cerveja, refrí, almoço e janta, porque pelo que fiquei sabendo la ta longe de tudo, até de Deus !!!

A prainha que tem na fazenda segundo informaram muito boa para curtir o dia inteiro.

abraço

Mathias

Gadelha
09/09/2014, 14:39
Gadelha,

Ja separei 3 bóias para ficar no rio, agora me diz uma coisa, na fazenda só tem luz via gerador até às 09:00hs
vou me previnir e levar um lampiãozinho de led (tempos modernos)para nao ficar no breu.

Na fazenda tem refeições básicas: cafezinho da manhã, cerveja, refrí, almoço e janta, porque pelo que fiquei sabendo la ta longe de tudo, até de Deus !!!

A prainha que tem na fazenda segundo informaram muito boa para curtir o dia inteiro.

abraço

Mathias

Essa prainha é muito boa. Foi uma locação do programa americano Survivor. :-)

Eu levei lampião à gás, fogão 2 bocas e churrasqueira. Nem almocei por lá.

GustavoR
09/09/2014, 16:56
Pessoal, estou indo no dia 06/10.

Segue o roteiro:

Se alguém puder dar alguma sugestão, agradeço muito!

1o Dia: Trecho Brasília - Dianópolis.

2o Dia: Trecho Dianópolis - Mateiros. Passar na cachoeira do Formiga, ir no fervedouro do Buritis e visitar a comunidade Mumbucas, onde há o fervedouro dos mumbucas e o encontro do rio do sono com o rio das formigas, fervedouro da glorinha, fervedouro do soninho.

3o Dia: Ir para a cachoeira da velha e após prainha do rio novo e ver o pôr do sol nas dunas e dormir em Mateiros - Lembrar de, à noite, colocar todas as coisas no carro, perguntar caminhos e solicitar guias, se necessário.

4o Dia: Serra do Espírito Santo (Procurar guia e informações no local). Lembrete: Sair 4:30 da manhã - há uma "escalacaminhada" de, ao menos, 50 min. Seguir para Ponte Alta do Tocantins, passar pela gruta do sussuapara e após, ir à Cachoeira da Pedra Furada. Procurar fervedouros na área.

5o DIA. Saída pela BR 130? Ir no morro da pedra furada ver o nascer do sol. Depois ir no rio do soninho e ir na cachoeira da fumaça e pernoitar em Pindorama ou na Chapada da Natividade.

6o Dia. Voltar pra casa.

Gostaria de informações acerca das condições de rodagem das estradas no local! Alguém que foi recentemente sabe informar? Dá pra ir sozinho mesmo se estivermos em época de chuva. Vou eu, namorada e duas amigas! A viatura está pronta, revisada, pneus bons!

Estou levando um hi lift, fita para reboque, cordas, compressor de ar e estepe. Alguma outra sugestão?

sptracker
16/09/2014, 16:58
Pessoal, estou indo no dia 06/10.

Segue o roteiro:

Se alguém puder dar alguma sugestão, agradeço muito!

1o Dia: Trecho Brasília - Dianópolis.

2o Dia: Trecho Dianópolis - Mateiros. Passar na cachoeira do Formiga, ir no fervedouro do Buritis e visitar a comunidade Mumbucas, onde há o fervedouro dos mumbucas e o encontro do rio do sono com o rio das formigas, fervedouro da glorinha, fervedouro do soninho.

3o Dia: Ir para a cachoeira da velha e após prainha do rio novo e ver o pôr do sol nas dunas e dormir em Mateiros - Lembrar de, à noite, colocar todas as coisas no carro, perguntar caminhos e solicitar guias, se necessário.

4o Dia: Serra do Espírito Santo (Procurar guia e informações no local). Lembrete: Sair 4:30 da manhã - há uma "escalacaminhada" de, ao menos, 50 min. Seguir para Ponte Alta do Tocantins, passar pela gruta do sussuapara e após, ir à Cachoeira da Pedra Furada. Procurar fervedouros na área.

5o DIA. Saída pela BR 130? Ir no morro da pedra furada ver o nascer do sol. Depois ir no rio do soninho e ir na cachoeira da fumaça e pernoitar em Pindorama ou na Chapada da Natividade.

6o Dia. Voltar pra casa.

Gostaria de informações acerca das condições de rodagem das estradas no local! Alguém que foi recentemente sabe informar? Dá pra ir sozinho mesmo se estivermos em época de chuva. Vou eu, namorada e duas amigas! A viatura está pronta, revisada, pneus bons!

Estou levando um hi lift, fita para reboque, cordas, compressor de ar e estepe. Alguma outra sugestão?

Fui recentemente, olha meu relato na página anterior.

Se você for manter esse roteiro, pense em diversificar, tem muitos fervedouros na sua lista e acho que vai ser pouco produtivo. Cachoeira da velha e prainha deixa para ir quando tiver saindo de Mateiros ruma a Ponte Alta, pois a estrada está muito ruim.

Você dispõe de muito tempo, eu acho que você poderia fazer a volta completa Brasília > Palmas > Novo Acordo > São Félix > Mateiros > Ponte Alta > Brasília. Conheceria mais, com mais qualidade e cansaria menos nesse vai e volta.

Dá para viajar sozinho, só tomar cuidado com a entrada dos caminhos para os atrativos que possuem muita areia. Manter um giro que evite atolar.

GustavoR
22/09/2014, 19:07
Fui recentemente, olha meu relato na página anterior.

Se você for manter esse roteiro, pense em diversificar, tem muitos fervedouros na sua lista e acho que vai ser pouco produtivo. Cachoeira da velha e prainha deixa para ir quando tiver saindo de Mateiros ruma a Ponte Alta, pois a estrada está muito ruim.

Você dispõe de muito tempo, eu acho que você poderia fazer a volta completa Brasília > Palmas > Novo Acordo > São Félix > Mateiros > Ponte Alta > Brasília. Conheceria mais, com mais qualidade e cansaria menos nesse vai e volta.

Dá para viajar sozinho, só tomar cuidado com a entrada dos caminhos para os atrativos que possuem muita areia. Manter um giro que evite atolar.

Valeu a dica! Vou alterar sim o nosso "roteiro" de viagem.

Não achei em nenhum lugar os atrativos que tem na parte "de cima" do parque do Jalapão, em São Félix e em Novo acordo! O que tem de legal por lá?

Gadelha
23/09/2014, 08:49

Não achei em nenhum lugar os atrativos que tem na parte "de cima" do parque do Jalapão, em São Félix e em Novo acordo! O que tem de legal por lá?

Essa área não é parte do parque estadual do Jalapão.

T+

GustavoR
25/09/2014, 11:36
Essa área não é parte do parque estadual do Jalapão.

T+

Sim! Disso eu sei, mas são as cidades que ficam acima do parque, não é? Lá tem tantos atrativos turísticos quanto no circuito Mateiros/Ponte Alta?

sptracker
26/09/2014, 19:51

Morro da Catedral, Cachoeira da Jalapinha (na verdade são corredeiras do Rio Sono, com algumas quedas, bom para o raffiting, mas tem que contratar antes o serviço), tem a cachoeira das Araras próxima. Em São Félix tem o fervedouro do Alecrim e próximo tem a praia do Alecrim. Descendo para Mateiros tem a Comunidade do Prata e a Cachoeira do Prata (não fui por falta de tempo). Basicamente tem isso na parte de cima.

Dimasi
29/09/2014, 18:27
Para esse lado tem tb o Morro do Gorgulho, uma interessante formação rochosa.

Fabio_Roberto
01/10/2014, 22:10
Pessoal

Estarei saindo de SP capital com destino Jalapao dia 26/12, segue roteiro que vou fazer....

26/12 - SP a Caldas Novas fico uma semana lá (exigência da patroa)
02/01 - Caldas novas para Jalapao, com uma parada no caminho para dormir.
08/01 - Jalapao para Lençóis Maranhenses no caminho tem parada também..
12/01 - Saída Lençóis com destino Jericoacoara
16/01- Rumo para fortaleza e despacha o jipe via cegonha dia 17/01....

se se alguém estiver por lá ou quiser acompanhar podemos combinar... Abraço!!!!

TiagoTM
03/10/2014, 00:04
Olá Fabio, nao querendo me meter, tenta negociar uns 2 dias de caldas para passar pela chapada dos veadeiros! não vai se arrepender, e pra quem vai rodar "só isso" é praticamente no caminho!

Bom passeio vocês vão curtir muito o Jalapa não é nem mais nem menos que tantos outros locais belos de nosso país, mas para mim foi bastante diferente do que estou acostumado!

abraço!

GustavoR
03/10/2014, 01:28
Olá Fabio, nao querendo me meter, tenta negociar uns 2 dias de caldas para passar pela chapada dos veadeiros! não vai se arrepender, e pra quem vai rodar "só isso" é praticamente no caminho!

Bom passeio vocês vão curtir muito o Jalapa não é nem mais nem menos que tantos outros locais belos de nosso país, mas para mim foi bastante diferente do que estou acostumado!

abraço!

Vale muito a pena a esticada na Chapada, mesmo!!! É um sem número de locais bonitos, bem preservados e que merecem a vista! Eu estou indo pro Jalapão, finalmente, daqui três dias! Obrigado a todos pelas dicas!!!

Fabio_Roberto
03/10/2014, 09:07

abraço!

Valeu a dica, eu acho muito tempo em Caldas, mas lá é pacote de reveillon, não da para ser menos tempo... assim não vai sobrar tempo para os Veadeiros, vou tentar mudar a rota ao invés de subir por Goiás, subo por Brasilia e durmo um dia pelo menos lá...

Valeu a dica!!

Fabio_Roberto
03/10/2014, 09:08
Vale muito a pena a esticada na Chapada, mesmo!!! É um sem número de locais bonitos, bem preservados e que merecem a vista! Eu estou indo pro Jalapão, finalmente, daqui três dias! Obrigado a todos pelas dicas!!!

OOO Beleza heim..

Bom passeio Gustavo!!
Abraço!

GustavoR
03/10/2014, 14:13
OOO Beleza heim..

Bom passeio Gustavo!!
Abraço!

Se você conseguir, desvie a rota um pouco (uns 70km contando ida e volta), e durma em São Jorge. Estão terminando o asfalto até a cidade, mas é um vilarejo pequeno, bem gostoso. No caminho pra lá tem o vale da Lua, que é uma paisagem bastante única. Um pouco antes tem o poço do São Bento e a cachoeira das Almécegas. Se não quiser pegar o desvio para São Jorge, dentro de Alto Paraíso tem um complexo de pequenas cachoeiras e poços, bonitos, chamado Loquinhas! São todos passeios rápidos em localizações fáceis, que não irão te tomar muito tempo!

Mathias
08/10/2014, 10:19
Pessoal,

Faltam 24 dias para a viagem inciar, quase tudo ok com a VTR e com as tralhas de acampamento.

Iniciarei o roteiro deste ano fazendo o seguinte: Saida SBC até Formosa_GO (dormir hotel)seguir até Dianópolis (dormir pousada ou hotel)no outro dia seguir para ponte Alta já curtindo os atrativo da região e chegando em Ponte Alta a tarde (dormir pousada)seguir para a fazenda progresso e por lá ficar uns 2 dias sem fazer nada, só ficar brincando de bóia no rio (Camping ) seguir para Mateiros e ficar por lá no Camping do Sr. Vicente por mais uns 2 dias. Após isso sigo para a Chapada Diamantida provavelmete indo "por cima" passando Rio São Francisco / Xique Xique visitar Gruta dos Brejões e adjacências Morro do Chapeu etc.. trecho o qual não conheço e não sei se valera a pena desviar o roteiro até a chapada. Na Chapada fico uns 2 ou 3 dias para ir em locais que não fui no ano passado. Depois seguirei para o litoral OU Barra Grande (camping do Badaró) ou para Cumuruxatiba ( camping do final da principa "Dinara"). Fim

Alguem estara no Jalapão entre os dias 03/11 - 08/11 estarei testando a VTR nova Xterra Cinza e só piscar o farol para tormarmos uma ( que calor ).

Sujestões no trajeto.... opiniões vamos lá.

Abraço

Mathias
Xterra

Fabio_Roberto
08/10/2014, 10:48
Pessoal,

Faltam 24 dias para a viagem inciar, quase tudo ok com a VTR e com as tralhas de acampamento.

Iniciarei o roteiro deste ano fazendo o seguinte: Saida SBC até Formosa_GO (dormir hotel)seguir até Dianópolis (dormir pousada ou hotel)no outro dia seguir para ponte Alta já curtindo os atrativo da região e chegando em Ponte Alta a tarde (dormir pousada)seguir para a fazenda progresso e por lá ficar uns 2 dias sem fazer nada, só ficar brincando de bóia no rio (Camping ) seguir para Mateiros e ficar por lá no Camping do Sr. Vicente por mais uns 2 dias. Após isso sigo para a Chapada Diamantida provavelmete indo "por cima" passando Rio São Francisco / Xique Xique visitar Gruta dos Brejões e adjacências Morro do Chapeu etc.. trecho o qual não conheço e não sei se valera a pena desviar o roteiro até a chapada. Na Chapada fico uns 2 ou 3 dias para ir em locais que não fui no ano passado. Depois seguirei para o litoral OU Barra Grande (camping do Badaró) ou para Cumuruxatiba ( camping do final da principa "Dinara"). Fim

Alguem estara no Jalapão entre os dias 03/11 - 08/11 estarei testando a VTR nova Xterra Cinza e só piscar o farol para tormarmos uma ( que calor ).

Sujestões no trajeto.... opiniões vamos lá.

Abraço

Mathias
Xterra

Fala Mathias

Estarei chegando lá dia 04 e saio dia 08, vou ficar em uma pousada em Mateiros, depois fico 4 dias em Lençóis Maranhenses e mais 4 em Jericoacoara..

Vamos tomar uma gelada lá.. com certeza... aqui a viatura... se encontrar (que não deve ser dificil) por favor, estamos as ordens..rs
479847

OPS... Agora que vi.. vc vai o próximo mês... eu vou na virada do ano... Falha nossa...kkk

Mathias
09/10/2014, 09:15
Pessoal,

Faltam 23 dias. Ninguem com informação sobre o roteiro saindo de Mateiros e ir para Gruta dos Brejões / Morro do Chapeu seguindo para Lençõis ?

No aguardo.

Oh ! ansiedade que mata.

Chega logo to aguniado.

Mathias

Mathias
14/10/2014, 09:07
Pessoal,

Faltam 23 dias. Ninguem com informação sobre o roteiro saindo de Mateiros e ir para Gruta dos Brejões / Morro do Chapeu seguindo para Lençõis ?

No aguardo.

Oh ! ansiedade que mata.

Chega logo to aguniado.

Mathias

Pessoal,

Me ajuda aí !!!

Faltam 18 dias. Ninguem com informação sobre o roteiro saindo de Mateiros e ir para Gruta dos Brejões / Morro do Chapeu seguindo para Lençõis ?

No aguardo.