Ver Versão Completa : Tranco na transmissão automática Pajero.
dvilela74
20/08/2013, 18:12
Boa NOite,
Comprei uma Pajero full diesel 2008 automática e estou sentindo uma falha quando acelero acima de 80Km/h.
O carro parece que entra no neutro por 1 seg o giro do motor aumenta , depois " dá um tranco" e anda normalmente.
Isto só acontece quando eu estou no Drive e em 5 marcha e preciso que reduza para 4 marcha.
Se acelero do zero até a última marcha (do automático) não acontece o problema.
Já troquei o oleo da caixa automática , limpei o filtro da mesma.
Alguém tem uma ideia do que eu posso tentar ?
Conhece um mecânico que possa me indicar aqui no RJ?
Na Mitsubishi me cobraram um absurdo para fazer a revisão.
Obrigado,
hsrsilva
21/08/2013, 19:31
Seu problema é simples de resolver.
Se você trocou o óleo do câmbio fora da MIT, provavelmente usou o óleo DexonIII, porque toda oficina acha que ele pode ser utilizado na Full. O problema é que não pode. Além disso, creio que devem ter colocado o óleo abaixo ou acima do nível.
Recomendação: o óleo para esse câmbio consta do manual do carro, é o Castrol TQM-SPIII. Caso não queira o castrol, use outro óleo, desde que com essa especificação (que é difícil de ser encontrado).
O nível do óleo tem de estar na medida! Caso esteja abaixo ou acima vai acarretar exatamente o problema que está relatando. O câmbio possui um sensor (inibidor) que coloca em neutro, automaticamente, se verificar a possibilidade de dano no equipamento. Então ele faz a leitura e verifica o erro, coloca em neutro. Como o erro deve ser o nível, rapidamente o nível volta ao normal e ele volta a engrenar e fica nisso....
Boa sorte.
hsrsilva
21/08/2013, 19:33
Lembrando que embora a troca do óleo na MIT custe cerca 800 reais, lembre-se que ele pode só será trocado a cada 80 mil quilômetros.... você estará gastando 100 reais para rodar 10 mil quilômetros. É mais barato que o câmbio. :P
Boa NOite,
Comprei uma Pajero full diesel 2008 automática e estou sentindo uma falha quando acelero acima de 80Km/h.
O carro parece que entra no neutro por 1 seg o giro do motor aumenta , depois " dá um tranco" e anda normalmente.
Isto só acontece quando eu estou no Drive e em 5 marcha e preciso que reduza para 4 marcha.
Se acelero do zero até a última marcha (do automático) não acontece o problema.
Já troquei o oleo da caixa automática , limpei o filtro da mesma.
Alguém tem uma ideia do que eu posso tentar ?
Conhece um mecânico que possa me indicar aqui no RJ?
Na Mitsubishi me cobraram um absurdo para fazer a revisão.
Obrigado,
Tenta o Everaldo na Gilka Machado - Recreio
dvilela74
23/08/2013, 11:33
Muito obrigado. Vou trocar na MIT.
Abs,
pedrocssantana
23/08/2013, 15:08
Seu problema é simples de resolver.
Se você trocou o óleo do câmbio fora da MIT, provavelmente usou o óleo DexonIII, porque toda oficina acha que ele pode ser utilizado na Full. O problema é que não pode. Além disso, creio que devem ter colocado o óleo abaixo ou acima do nível.
Recomendação: o óleo para esse câmbio consta do manual do carro, é o Castrol TQM-SPIII. Caso não queira o castrol, use outro óleo, desde que com essa especificação (que é difícil de ser encontrado).
O nível do óleo tem de estar na medida! Caso esteja abaixo ou acima vai acarretar exatamente o problema que está relatando. O câmbio possui um sensor (inibidor) que coloca em neutro, automaticamente, se verificar a possibilidade de dano no equipamento. Então ele faz a leitura e verifica o erro, coloca em neutro. Como o erro deve ser o nível, rapidamente o nível volta ao normal e ele volta a engrenar e fica nisso....
Boa sorte.
Olá!
Estou com um problema parecido com a minha tr4 11 AT. Só que o oleo de cambio dela nunca foi mexido. O que poderia ser? Na TR4 há esse mesmo sistema de proteção do cambio como na Full??
Estou com medo do cambio está com problema....
Grato desde já pela ajuda.
pedrocssantana
23/08/2013, 15:13
Muito obrigado. Vou trocar na MIT.
Abs,
O problema resolveu com a troca?
Ruimar Do Nascimento Silv
27/11/2015, 00:07
Boa noite!
Voltando o tópico, estou com esse problema, ela entra no N estando no D, e às vezes ficam ambos acesos no painel, com a troca do óleo resolve?
Seu problema é simples de resolver.
Se você trocou o óleo do câmbio fora da MIT, provavelmente usou o óleo DexonIII, porque toda oficina acha que ele pode ser utilizado na Full. O problema é que não pode. Além disso, creio que devem ter colocado o óleo abaixo ou acima do nível.
Recomendação: o óleo para esse câmbio consta do manual do carro, é o Castrol TQM-SPIII. Caso não queira o castrol, use outro óleo, desde que com essa especificação (que é difícil de ser encontrado).
O nível do óleo tem de estar na medida! Caso esteja abaixo ou acima vai acarretar exatamente o problema que está relatando. O câmbio possui um sensor (inibidor) que coloca em neutro, automaticamente, se verificar a possibilidade de dano no equipamento. Então ele faz a leitura e verifica o erro, coloca em neutro. Como o erro deve ser o nível, rapidamente o nível volta ao normal e ele volta a engrenar e fica nisso....
Boa sorte.
HS, pelo que vc falou não preciso usar necessariamente o Castrol TQM SPIII, posso usar outro SPIII como o Lubrax ou outro de boa marca? Posso misturar os 2, tipo, na troca, sempre sobra um pouco do anterior, tipo se eu mesmo for trocar , iria retirar a tampa, trocar a junta e o filtro e colocar o oleo novo. Teria problema usar outro oleo mas com a mesma SPIII? Obrigado
RobsonSB
15/08/2018, 09:53
Muito obrigado. Vou trocar na MIT.
Abs,
Caro amigo dvilela74.... sei que faz bastante tempo seu post. Mas você teria como nos responder se a concessionário resolver o seu problema? Estou com problema muito semelhante.
Agradeço desde já. Abraço!
Opa.. Tem de ser o TQM SP III e nao misture os oleos.. Aproveite para uma boa troca inclusive do filtro da caixa de marcha...
RobsonSB
16/08/2018, 14:21
Opa.. Tem de ser o TQM SP III e nao misture os oleos.. Aproveite para uma boa troca inclusive do filtro da caixa de marcha...
Caro amigo djalmab.... foi informado que as concessionárias não estão mais usando o óleo da Castrol, mas sim um da Lubrax. Minha caminhonete está com 177000km, e na revisão dos 160000 fiz a troca de todos os fluídos, incluindo o óleo da transmissão. Contudo, agora, após 17.000km, estou sentindo uma vibração durante o processo de LOCK do conversor de toque. Percebi também que, quando verifico o nível do óleo quando o motor está quente, o óleo apresenta muitas bolhinhas, além de estar meio escuro como um café preto. Não há cheiro de queimado, e pelo que a própria concessionária me falou em contato telefônico que tive com eles, essa cor é originada por não terem trocado o filtro do óleo, e também pq sempre fico uma parte do óleo no conversor de torque. Enfim.... tem alguma coisa que eu possa fazer para eliminar as bolhas de ar do óleo? Você tem algum outra sugestão de como resolver meu problema sem ter que levar a oficina? O nível do óleo sei que está correto. Já li bastante sobre como medir, e creio estar fazendo certo. No aguardo de sua ajuda. Abraço!
erick almeida
11/02/2020, 16:17
Só encontro o Lubrax ATF TA que na embalagem serve para direção e transmissão automáticas, pode usar esse também na
pajero full 2008 3.2?
Caro amigo djalmab.... foi informado que as concessionárias não estão mais usando o óleo da Castrol, mas sim um da Lubrax. Minha caminhonete está com 177000km, e na revisão dos 160000 fiz a troca de todos os fluídos, incluindo o óleo da transmissão. Contudo, agora, após 17.000km, estou sentindo uma vibração durante o processo de LOCK do conversor de toque. Percebi também que, quando verifico o nível do óleo quando o motor está quente, o óleo apresenta muitas bolhinhas, além de estar meio escuro como um café preto. Não há cheiro de queimado, e pelo que a própria concessionária me falou em contato telefônico que tive com eles, essa cor é originada por não terem trocado o filtro do óleo, e também pq sempre fico uma parte do óleo no conversor de torque. Enfim.... tem alguma coisa que eu possa fazer para eliminar as bolhas de ar do óleo? Você tem algum outra sugestão de como resolver meu problema sem ter que levar a oficina? O nível do óleo sei que está correto. Já li bastante sobre como medir, e creio estar fazendo certo. No aguardo de sua ajuda. Abraço!
Só encontro o Lubrax ATF TA que na embalagem serve para direção e transmissão automáticas, pode usar esse também na
pajero full 2008 3.2?
Pelas recomendações anteriores, o óleo tem especificação bem definida.
Quando troquei o da minha Full 2008 em 2016, na concessionária, pedi para marcarem o tipo de óleo.
Segue abaixo.
Não se arrisque com outros tipos, sob pena de futuramente precisar fazer nova troca.:concordo:
571035
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.