PDA

Ver Versão Completa : Bico Injetor X Desempenho X Consumo

fabiano r
19/08/2013, 13:47
Boa tarde!

Estou tentando descobrir porque minha band faz em média cidade/estrada 5,6Km/L.

Quando comprei a band usei por uns 2 meses e mandei em um bombista para limpar os bicos pois o proprietário anterior nunca tinha limpado dai fui informado que precisava trocar os bicos, até ai td blz mandei trocar. Quando peguei o jeep dei uma volta e já voltei no bombista pois estava andando muito menos mas ele me convenceu que estava td certo.

Como o consumo está extremamente alto nesse final de semana fui até um bombista aposentado que ainda faz alguns trabalhos em sua casa mesmo. Contei a história para ele dai ele já informando que ia mandar um mecanico tirar a bomba e deixar para ele revisar, foi quando ele me perguntou; está falhando ou não pega pela manhã com esses frios? eu disse que nunca fiquei na mão e que não falhava então ele disse q deveriamos revisar os bicos e foi o q fizemos então ele me disse que estava td certo com os bicos mas que algumas pessoas não aceitavam usar os bicos da Delphi (não lembro bem mas ele disse q era bico sav ou sva algo assim)pois o consumo aumentava pedi se ele tinha bosch original ele me disse q custava R$ 60,00 cada um mas como não aguento mais eles 5,5x Km/L mandei trocar.

Fiquei surpreendido com o aumento de potência a turbina enche mais com menos rotação, agora enchi o tanque e vou andar para ver se o consumo muda mas fica a dica para outros que tem o mesmo problema ou que vão trocar os bicos por favor use bosch original.

Assim que encher o tanque novamente posto o resultado.

samuelpiva1
19/08/2013, 13:52
A minha BAND esta fazendo quaze 11Km/l na estrada...

fabiano r
19/08/2013, 14:40
Samuel qual a configuração da sua band?? a minha é 81 cx seca motor 608 turbinado e iterculado e pneus 33.

Abraço!

samuelpiva1
19/08/2013, 15:40
Samuel qual a configuração da sua band?? a minha é 81 cx seca motor 608 turbinado e iterculado e pneus 33.

Abraço!

Band 81 cx sincronizada, motor 608 om314 pneus 33... não é turbinada, estou pensando em turbinar no final do ano

fabiano r
19/08/2013, 16:02
Blz Samuel vou ter que esperar agora para ver se muda algo com esses bicos pois temos praticamente a mesma configuração exceto o cambio. O dia que eu puder vou colocar cambio sincronizado..

Abraço! PS. vc não tem parentes no interior do RS?? Conheço muitos "Piva" por aqui.

Francisco Bicalho
19/08/2013, 16:08
Bombista é como o ôvo, ou está bom ou está podre. Por isso eu considero o mecânico como um clínico geral e o bombista como um cardiologista. Tem que escolher à dedo, e manter uma relação como médico de família, isso porque os maus bombistas são muitos, mas bombistas bons são raros e difíceis de achar.

samuelpiva1
19/08/2013, 18:40
Fabiano
Que eu saiba não

Renanfil
20/08/2013, 11:36
Fiz o pedido de uns bicos injetores pro meu 14b pela internet, mas já to achando que fiz mal negócio em não ter comprado Bosch...

samuelpiva1
20/08/2013, 11:47
Esses cara que cuidam da minha toyota, eles são muito bom. so trabalham com motor DIESEL
http://www.jfcomavedi.com.br/empresa.html
no parabrisa tem um adesivo deles

427158

fabiano r
20/08/2013, 13:38
Fiz o pedido de uns bicos injetores pro meu 14b pela internet, mas já to achando que fiz mal negócio em não ter comprado Bosch...

Boa tarde Renanfil! Amigo no seu lugar eu esquecia essa compra e pegava bosch para você ter uma idéia paguei R$ 60,00 cada um original e meu amigo nem parece mais meu jeep o desempenho ficou muiiito melhor só falta ver no consumo mas isso ainda preciso de mais 10 dias para saber dai posso abastecer e fazer a média pois uso no dia dia. Assim q fizer a média eu informo aqui. Abraço!

Renanfil
20/08/2013, 14:23
Boa tarde Renanfil! Amigo no seu lugar eu esquecia essa compra e pegava bosch para você ter uma idéia paguei R$ 60,00 cada um original e meu amigo nem parece mais meu jeep o desempenho ficou muiiito melhor só falta ver no consumo mas isso ainda preciso de mais 10 dias para saber dai posso abastecer e fazer a média pois uso no dia dia. Assim q fizer a média eu informo aqui. Abraço!
Onde vc encontrou os bicos do 14b nesse preço???
Abraço!

fabiano r
20/08/2013, 14:41
Remanfil o meu é motor 608, os bicos comprei com um bombista aposentado que ainda faz alguns serviços em sua casa.

samuelpiva1
20/08/2013, 14:43
Remanfil o meu é motor 608, os bicos comprei com um bombista aposentado que ainda faz alguns serviços em sua casa.

Fabiano o seu motor e turbinado? vale a pena turbinar esse motor ficou mais rapida? o que você pode me diser a respeito

fabiano r
20/08/2013, 15:30
Fabiano o seu motor e turbinado? vale a pena turbinar esse motor ficou mais rapida? o que você pode me diser a respeito

Samuel turbinar sempre vale a pena carro fica muito mais potente anda sobrando motor.. Antes de turbinar veja os tópicos sobre o assunto eu tenho uma turbina garret 42.48 mas assim que puder pretendo colocar uma k16.

Sim minha band é turbo e intercooler.

samuelpiva1
20/08/2013, 16:07
Samuel turbinar sempre vale a pena carro fica muito mais potente anda sobrando motor.. Antes de turbinar veja os tópicos sobre o assunto eu tenho uma turbina garret 42.48 mas assim que puder pretendo colocar uma k16.

Sim minha band é turbo e intercooler.

eu estava lendo, mas a K16 muito caro

fabiano r
20/08/2013, 17:30
eu estava lendo, mas a K16 muito caro

Samuel vale o investimento se você pegar uma turbina comum vai pagar 1/3 da k16 e depois toda x q vc pisar no acelerador e ver o manometro marcando menos de 1k vai ficar se lamentando e dai para trocar a turbina além do custo da peça vai ter q adaptar o escape e já vai mais grana então aguarda juntar a grana e coloca algo q vc não vai se arrepender.

fabiano r
23/08/2013, 13:21
Boa tarde! Primeira média após substituir os bicos injetores "C.A.V. Delphi" por "Bosch original"

Médias anteriores 5,46 km/l 5,87 km/l 5,28 km/l
Média de hoje 6,46 km/l

Média misto cidade e estrada sendo o mesmo trecho das médias anteriores sem mecher na bomba nem levantar o pé.

Vou fazer um teste fechando um pouco a bomba assim que puder.

Está ai uma dica para quem tem band beberrona.

Abraço!

titanium
23/08/2013, 17:28
Boa tarde! Primeira média após substituir os bicos injetores "C.A.V. Delphi" por "Bosch original"

Média de hoje 6,46 km/l

Média misto cidade e estrada sendo o mesmo trecho das médias anteriores sem mecher na bomba nem levantar o pé.

Abraço!

rapaz........ A minha fez 8,7 km/L na estrada.... Mas eu ando com pé no porão 100% do tempo...
Mas a minha nao é turbo.

sera que se eu turbinar melhora?
vou fazer uma preparação arisca (nao vou usar k16 nao)..
Com direito a bicos do 366 turbo.

alguem tem uma configuração parecida?
minha band é um pouco mais pesada por ser cabine dupla..

alguem sabe indicar o código dos bicos?
mestre Felippe falou uma vez os Delphi estavam melhores que os Bosh...

fabiano r
23/08/2013, 17:41
Titanium não sei lhe dizer se turbinando melhora o consumo eu nunca peguei estrada p fazer média ando muito na cidade e interior (estrada de terra trechos curtos) agora quanto aos bicos eu te garanto que com os bosch ficou muito melhor o além de aumentar 1km/l na média ficou andando muito mais a resposta é muito mais rápida eu acho q o turbo é um excelente investimento problema é para legalizar a viatura com turbo.

hercilio.neto
23/08/2013, 17:46
Mas 6,46 km por litro ainda não é uma boa média. Talvez seja necessário regular a bomba.

Dimasi
23/08/2013, 18:00
Mas 6,46 km por litro ainda não é uma boa média. Talvez seja necessário regular a bomba.

Concordo. A minha com a BI arregaçada faz entre 8,5 e 9,5. Andando com o pé embaixo faz 8,0.

Titanium,
É provavel que seu consumo melhore, vc vai pisar bem menos para o mesmo desempenho. Mas se vc se empolgar e começar andar mais....

Renanfil
23/08/2013, 18:32

Média de hoje 6,46 km/l

Abraço!
A sua é 14b?

titanium
24/08/2013, 00:24
Titanium não sei lhe dizer se turbinando melhora o consumo eu nunca peguei estrada p fazer média ando muito na cidade e interior (estrada de terra trechos curtos) agora quanto aos bicos eu te garanto que com os bosch ficou muito melhor o além de aumentar 1km/l na média ficou andando muito mais a resposta é muito mais rápida eu acho q o turbo é um excelente investimento problema é para legalizar a viatura com turbo.

Justamente.... Se vou ter problemas com qualquer turbo, melhor colocar logo uma mini usina! Kkkkkkkk

logo logo vem aí uma preparação arisca ByFelippeTounda!!
kkkkkkk

titanium
24/08/2013, 00:26
Dimasi e Fabiano, estou pensando em em breve mandar regular e revisar a Bi, trocar os bicos e instalar um turbo e Intercooler. Espero que a minha fique com bom desempenho e mais econômica!

o pé é complicado....... Ele pesa muito! Rsrsrsrs..

fabiano r
24/08/2013, 09:10

Bom dia Hercilio! Longe da média que espero fazer isso é apenas uma melhora, lembrando que essa média é feita boa parte na cidade e cidade pequena cheia de sinaleiras, quebra-molas etc.. e ainda chego em casa guardo na garagem e saio novamente depois deixar a filha na escola muitas vezes tem fila de carros e lá fico eu com o motor funcionando sem sair do lugar...... então penso eu que não está das piores essa média......quanto a regular a bomba aqui um bombista não presta o outro é um Sr. aposentado que me orientou sobre os bicos ele mesmo disse que o carro pega td dia até quando estamos com temperaturas negativas e não falha nada então não devo tirar a bomba que só vou gastar sem necessidade...

já fiz alguns testes em que com a bomba mais aberta gastou menos e como estou com a bomba fechada vou abrir um pouco para testar até ia fazer isso hj mas de ontem para hoje choveu 122mm e não para affffff vai ficar p semana q vem o ideal para mim era chegar em uns 8km/l na cidade e uns 10km/l na estrada então a "saga continua" vamos aguardar os próximos capítolos......

fabiano r
24/08/2013, 09:26
Renanfil parece ser o mb 608 vulgo OM314

João Eduardo
26/09/2013, 19:49
Pessoal,

Estou querendo verificar qual a marca do bico injetor da minha Band Motor 14B. Se não for original vou trocá-los pelo Denso (original), R$ 110,00 cada.

Para quem já encarou e trocou o eixo traseiro pelo flutuante e a relação para 12x35, tudo isto em minha casa e sem ajuda de ninguém, estou acreditando que não deva ser mais difícil.

Motivo: A pressão da turbina não passa de 0,6Kg/cm2.

Alguém já fez isto? É complicado? Ou não vale a pena.

fabiano r
27/09/2013, 08:03
Pessoal,

Estou querendo verificar qual a marca do bico injetor da minha Band Motor 14B. Se não for original vou trocá-los pelo Denso (original), R$ 110,00 cada.

Para quem já encarou e trocou o eixo traseiro pelo flutuante e a relação para 12x35, tudo isto em minha casa e sem ajuda de ninguém, estou acreditando que não deva ser mais difícil.

Alguém já fez isto? É complicado? Ou não vale a pena.

Bom dia João Eduardo!

Bico injetor não é apenas troca-lo, tem que regular medir a pressão, meu amigo vai em um bombista de confiança ou oficina especializada e pede para trocar, não devem cobrar mais que R$ 100,00 de mão de obra. Abraço!

fabiano r
27/09/2013, 08:05
Outra coisa qual a turbina que você usa?

dudu83
27/09/2013, 08:50
Renanfil parece ser o mb 608 vulgo OM314

OM314 vulgo 608 (608 é um caminhao!)

Sergioporto
27/09/2013, 16:42
Pessoal,

Alguém já fez isto? É complicado? Ou não vale a pena.Joao ,esta pressao é com a turbina que voce trocou ???Mexer com bico nao é assim nao meu amigo.É o que o colega falou ,tem que calibrar !!
A minha chega sómente à 0,5 .
Abs

Renanfil
28/09/2013, 00:39
Essa semana aconteceu uma coisa engraçada comigo... Comprei os bicos injetores Denso pro meu 14b, levei numa oficina especializada em motores diesel e pedi pra que fosse feita a troca. Quando voltei pra pegar o jipe, o mecânico veio me dizer que os bicos eram falsos e estavam com defeito de fabricação. O fato é que o corpo do bico e a agulha são cerca de 1mm menores do que os bicos que já estavam no motor (segundo ele, Bosch), e que se fosse pra instalar os Denso, não garantia o serviço pq necessitaria de muitos calços, o que poderia comprometer o rendimento do motor.
Nunca ouvi falar em problema de instalação de bicos Denso. Muitas pessoas usam sem problemas e acho que comigo não poderia ser diferente. Vou levar em outra oficina daqui pra ver o que me falam...

João Eduardo
28/09/2013, 05:24
Bom dia João Eduardo!

Bico injetor não é apenas troca-lo, tem que regular medir a pressão, meu amigo vai em um bombista de confiança ou oficina especializada e pede para trocar, não devem cobrar mais que R$ 100,00 de mão de obra. Abraço!

Valeu Fabiano, vou fazer isto. A turbina é a Turbo Biagio .50 - Aut 917 50/48 Rotor 53,5 x Eixo 52 mm, com refluxo.

Joao ,esta pressao é com a turbina que voce trocou ???Mexer com bico nao é assim nao meu amigo.É o que o colega falou ,tem que calibrar !!
A minha chega sómente à 0,5 .
Abs

Olá Gaúcho,

É isto mesmo, a turbina é a nova.
Há uns 6 meses levei a Band num bombista pois havia um vazamento no eixo de aceleração. Ele tirou o vazamento e testou se havia perda de pressão nas mangueiras. Nada encontrou.
Como sabemos, agora é "levar" a bomba para a bancada, aí você já sabe: R$ 2 a R$ 4 mil, depende da "cara do freguês.
Então pensei, gastar R$ 2.000,00 ou mais na Bomba Injetora? Somente após atualizar a turbina, é o que fiz.
Agora, algo me diz que o meu problema é no bico. Já li muito sobre isto aqui no fórum, antes de chegar a esta conclusão. Já aumentei o débito e nada. Agora só resta-me pensar no bico.
Ah! O ganho de pressão com a nova turbina foi desprezível. A nova chega mais fácil nos 0,6Kg/cm2 que a anterior.

Essa semana aconteceu uma coisa engraçada comigo... Comprei os bicos injetores Denso pro meu 14b, levei numa oficina especializada em motores diesel e pedi pra que fosse feita a troca. Quando voltei pra pegar o jipe, o mecânico veio me dizer que os bicos eram falsos e estavam com defeito de fabricação. O fato é que o corpo do bico e a agulha são cerca de 1mm menores do que os bicos que já estavam no motor (segundo ele, Bosch), e que se fosse pra instalar os Denso, não garantia o serviço pq necessitaria de muitos calços, o que poderia comprometer o rendimento do motor.
Nunca ouvi falar em problema de instalação de bicos Denso. Muitas pessoas usam sem problemas e acho que comigo não poderia ser diferente. Vou levar em outra oficina daqui pra ver o que me falam...

Então Renanfil,

Tem um cara no mercado livre vendendo o bico Denso.
Não deixe de postar aqui o resultado, vou esperar você verificar isto para comprar o meu.
Agora, bico da Bosch no motor 14B? Qual o código? A qualidade á a mesma do Denso?
No mercado livre vendem uns bicos importados, sei lá a qualidade. Aqui em BH ainda não encontrei os da Denso. Alguém aqui postou que colocou uns "xing ling" e o problema é semelhante ao meu.

fabiano r
28/09/2013, 09:16
Como postei no inicio deste tópico eu estava usando bicos da marca Delphi como o consumo estava alto troquei por bosch original e tive ganho de potencia e a turbina melhorou o desempenho além de ter uma pequena melhora no consumo(agora que troquei o cambio seco por um sincro eu ando com muito menos rotação no motor agora acredito que vou ganhar uns km/l), sendo assim eu recomendo usar bicos injetores bosch por experiencia própria.

João Eduardo
28/09/2013, 10:03
Como postei no inicio deste tópico eu estava usando bicos da marca Delphi como o consumo estava alto troquei por bosch original e tive ganho de potencia e a turbina melhorou o desempenho além de ter uma pequena melhora no consumo(agora que troquei o cambio seco por um sincro eu ando com muito menos rotação no motor agora acredito que vou ganhar uns km/l), sendo assim eu recomendo usar bicos injetores bosch por experiencia própria.

Também estou de acordo que produtos da Bosch são de boa qualidade.
A minha dúvida ainda persiste se existe bico injetor da Bosch para o motor 14B. A sua tem motor 608.

Se alguém aqui puder fornecer o código do Bico Bosch fico agradecido. É melhor que comprar o da Denso falsificado, como o Rananfil está suspeitando.

Abç

fabiano r
28/09/2013, 10:31
João realmente não encontrei aqui o bosch para o 14B você tem contato com algum bombista para perguntar?

Sergioporto
28/09/2013, 14:51
Também estou de acordo que produtos da Bosch são de boa qualidade.
A minha dúvida ainda persiste se existe bico injetor da Bosch para o motor 14B. A sua tem motor 608.

Se alguém aqui puder fornecer o código do Bico Bosch fico agradecido. É melhor que comprar o da Denso falsificado, como o Rananfil está suspeitando.

Abç
joao,deixa de ser teimoso e tira fora o silencioso original e coloca o turbao como te falei.Vai ter um ronco esportivo sem muito barulho !!Pode ser restriçao no escape.Antes de substituir bicos eu faria esta alteraçao ,talvez nao precise nem em mexer nos bicos.
Abs

João Eduardo
28/09/2013, 17:20
joao,deixa de ser teimoso e tira fora o silencioso original e coloca o turbao como te falei.Vai ter um ronco esportivo sem muito barulho !!Pode ser restriçao no escape.Antes de substituir bicos eu faria esta alteraçao ,talvez nao precise nem em mexer nos bicos.
Abs

Gaúcho,

Há 1 ano a minha já está com descarga direta, sem nenhum abafador.
O diâmetro é 2 1/2", seria trocar pelo de 3"?

Abç

João Eduardo
28/09/2013, 17:46
Abs

Gaúcho,

Já ia me esquecendo, não é teimosia e sim "pão duragem de mineiro", é inerente a todo nós(mineiros), sabe como é! rsrsrsrsrsrs!

O problema é que o bom bombista, aquele que dá garantia do serviço quer "jogar" a bomba na bancada. Aliás, é o correto.
Se a Band estivesse apresentando algum problema não perdia tempo, já mandava fazer.
Aí a gente sabe como é, têm que trocar os bicos, retificar a bomba, etc.....

Valeu pelas dicas.

Abç!

Sergioporto
29/09/2013, 09:39
Gaúcho,

Já ia me esquecendo, não é teimosia e sim "pão duragem de mineiro", é inerente a todo nós(mineiros), sabe como é! rsrsrsrsrsrs!

O problema é que o bom bombista, aquele que dá garantia do serviço quer "jogar" a bomba na bancada. Aliás, é o correto.
Se a Band estivesse apresentando algum problema não perdia tempo, já mandava fazer.
Aí a gente sabe como é, têm que trocar os bicos, retificar a bomba, etc.....

Valeu pelas dicas.

Abç!
Seria o correto tirar a bomba e bicos e conferir na bancada.A minha está chegando em 0.5 e já tentei sem filtro de ar,desconectei intercooler ,só nao desconectei escapamento porque ai a mao de obra é muita.Moral: Vou deixar assim por ora.nAO VOU AUMENTAR MAIS O DÉBITO SENAO VAI VIRAR UMA MARIA FUMAÇA HHEHEHHE.
Abs

luciano ajv
04/08/2014, 11:41
pessoal!

afinal, alguma sugestão de onde comprar bico para o 14b da denso ou da bosch com preço bom?

agradeço!

Dimasi
04/08/2014, 12:01
Vê na Americas em Ponta Porâ