Ver Versão Completa : Motor Para Niva
Alex mello
27/10/2005, 00:00
Ola Galera sou de sampa. tenho um niva 91 pois esta com motor ruim.
Estou querendo colocar um motor 1.7 a alcool mais nas casas convencionais de manut. de niva esta em torno de 2500 reais pois alguem conhece alguem que faz este servico em mecanico pouco mais barato..
Caso alguem nao conheca pode ser ate mesmo retificar o meu mesmo.
Obrigado
vc pode retifica-lo usando os pistões do chevette, que dariam um resultado de aprocimandamente 1,7 litros.
no serviço vc ja pode taxar mais o cabeçote, otimizando muito o desempenho pro alcool.
conheço um Niva q está com o motor assim e e resultado foi muito posistivo.
Alex mello
27/10/2005, 10:54
Ola Dollis Sabe aonde faz isto e quem fez.. como ficou..
MANFREDI
27/10/2005, 11:49
Meu Niva está com essamodificação para alcool mas com os pistões do fusca - veja esse link
http://www.nivasite.com/framemundo0500.html
Faz 5 km com litro de alcool. Só que o alcool tá 1,10 reais. Assim 10 km por litro se comparado com o preço da gasolina.
Você vai gostar da modificação.
Não te digo onde foi feito pois só sei que foi em Sorocaba mas não sei a oficina.
Grande abraço
mande um e-mail pro Roberto França yarobertofs@yahoo.com.br
ele fez um desses, depois turbinou.
agora o maluco ta montando um motor de chevete tb turbinado.
parece q ele tb ta com um projeto de um motor Ford 2.3 tb turbinado.
a casa do cara parece uma retifica, tem motor e pedaço de motor espalhado pra todo lado.
ele ja desenvolveu várias receitinhas interessantes.
se vc pedir, ele te da detalhes técnicos com medidas, fotos e orientações pro mecanico, pro torneiro e pro retificador.
christian govastki
29/10/2005, 00:33
Dollis
Onde fica a oficina do Roberto aqui em Gyn?
Um abrxs
Christian,
O Roberto não tem oficina, ele só tem problemas psicológicos e por isso fica transformando motores.
O Niva dele, assim como o meu, fica na oficina do Kbça, no Bairro Campinas.
Hoje vou lá visitar meu carro na UTI, onde passa por uma transformação radical.
O Niva do Roberto com motor Vaz, retificado com pistões de chevette, turbinado e com intercooler está lá encostado pra colocar motor e cambio de chevette, inclusivo o cambio dele está sendo transferido pro meu Niva.
Se tu quizer ir lá comigo, me liga no 8406-6405
Eu não sei explicar direito o endereço, mas fica entre a Castelo Branco e a Anhanguera, bem próximo da Praça A.
marcelocolle
03/11/2005, 17:41
Boa tarde a todos, gostaria de uma opniao, pelo q vi todos buscam mais desempenho para o niva correto, alguem poderia comentar como o proprio motor do niva se comportaria com uma turbina? ou ainda... para transformala a alcool quais as dicas?
abraço a todos.
o mesmo Roberto turbinou o motor do Niva usando compoentes do Gol Turbo e da L200, mas como o motor ja apresentava problemas de compressão, não durou muito.
aogra ele ta fazendo um motor de chevette com o mesmo kit turbo.
com relação a conversão pra alcool;
é uma conversão relativamente simples...
1 - Aumentar a compressão, trabalhando o cabeçote. O Niva tem baixa compressão (9,5), deve se pensar em algo próximo a 11
2 - Substituir o carburador por um que seja niquelado e com venturis e ciclagem adequadas pro alcool, o recomendado é usar o W460 usado nos Ford Escort. (depois posto os numeros de venturis e cliclagem
3 - Reconfigurar o ponto do motor
4 - É recomendavel aposentar a ventoinha original e usar uma alétrica, acionada por cebolinha, pois do contrário o motor fica muito frio.
Salve Camaradas!!
A oficina em Sorocaba que faz essas modificações se chama Mac Lada... O nome do proprietário é Marcos (o cara manja da bagaça...) consulte o site www.maclada.com.br ou pelo fone (15) 3221 1982.
[]`s
é bom lembrar que qq retifica pode fazer o serviço.
esse motor das fotos q postei foi feito pelo próprio Roberto.
P.S.: agora esse motor ta indo pro meu Niva.
Denis Paulo
11/11/2005, 07:58
Só pra lembrar, segundo o programa Auto Esporte da globo, o motor turbinado dura 60% menos do que deveria durar se fosse original, portanto deve-se preparar o bolso $$$ antes de pensar nisso!!!
christian govastki
11/11/2005, 14:22
A questão de motor turbinado durar menos, depende do nível de preparação e quão pesado é o pé direito do motorista. Meu pai "herdou" um Tempra Turbo do meu irmão e o carro já está com quase 170k km e está perfeito.
Se a pressão for moderada, usar componentes de boa procedência e qualidade, o serviço bem feito, o motor vai durar mais ou menos a mesma coisa que o original, agora se colocar 2 kg de pressão, andar arregaçando, usar óleo e gasolina vagabunda, montar o motor com um monte de sucata tirada de outros carros, sem o mínimo critério, ai sim não dura nada.
Abrxs e sonhando com um Duratec 2.0 16V com 0,6 kg de pressão...
existem alguns mitos relacionados ao turbo.
O turbo não faz milagres, não vai fazer o Niva andar na frente das Pajeros, mas vai aumentar a potencia e aproveitar melhor o desempenho do motor.
A durabilidade não tem uma relação direta com a instalação da turbina que apenas aumenta o volume de admição de mistura e por consequencia a pressão interna do motor.
Se o aumento de potencia e principalmente de rotação for muito grande, logicamente alguns componentes mais exigidos terão a vida util diminuida, mas não é esse tipo de preparação que se faz em um motor de Niva.
Uma turbina pequena, com 0,5 ou 0,6 vai apenas manter o motor mais cheio e consequentemente manter o torque nas situações onde o motor é mais exigido.
Um carro turbinado deve receber o dobro de cuidados preventivos.
santiagoniva
12/11/2005, 12:42
Mas voves nao acham que compensa mais no motor do niva um compressor do tipo blower (supercharger) ja que ele aumentaria a potencia de forma significatica com muitos menos giros dos que prezisa um turbo .
O problema do Niva e manter o torque e recuperar rotacao do motor. Estou fazendo meu laboratorio num motor Niva original, vamos a ver em que termina e mando para voces.
MANFREDI
14/11/2005, 09:44
Santiago, explica melhor esse "supercharger". Aumentar potência sem danificar motor é o ideal.
Sou totalmente leigo nesse tópico, mas interessado nessa alteração.
Grande abraço
domingues74
15/11/2005, 16:06
Olá Niveiros!
Pretendo transformar meu Niva a alcool, e alem da troca do carburador e aumento de compresão, gostaria de saber sobre a partida. Como funciona a partida a frio?
a partida a frio nada mais é do q uma injeção de gasolina diretamento no carburador.
vc precisa apenas monta um reservatório de gasolina, com uma bominha elétrica que injetaria o combustivel diretamente no carburador, acionada por um interruptor no painel.
além disso, é aconselhevel o uso de uma valvula termostática e da veontionha eletrica, pra manter a temperatura um pouco mais alta.
domingues74
16/11/2005, 07:49
Dollis
Sou novo pelo forum, valeu pelas dicas :mrgreen:
santiagoniva
17/11/2005, 17:30
Manfredi;
tem uma materia na pagina de www.blower.com.br bem completo do assunto,
Sds Santiago
MANFREDI
18/11/2005, 09:11
Valeu Santiago
Grande abraço e obrigado
Fala pessoal.
Realmente a ideia de colocar um blower é muito mais negócio do que um turbo. O turbo começa a trabalhar depois dos 3.000 giros (varia de carro pra carro), logo, temos que andar esticando as marchas pra CORRER, afinal este é o intuito do turbo, VELOCIDADE.
Já o blower é muito mais negocio , ou Supercharger. è o mesmo sistema usado no Fiesta Supercharger, que consiste em um aparato para dar torque ao motor, ou seja, entregar potência a partir de 1.500 giros (varia de motor pra motor). Saiu na quatro rodas deste mes um projeto de um golf que usará um blower+Turbo, com motor 1.6 conseguirá uns 260 cv..
Eu penso seriamente , depois que pegar meu niva (em muito breve), instalar um blower.. no motor AP deve casar muito bem, agora no 1.6 russo original nao sei como deve ficar...
abraços
tb sou simpatisante do blower e até planejo trocar meu fiesta por um manis novo supercharger, mas faço uma resalva para o conjunto do niva.
o motor do niva apresenta torque em altas rotações.
o cambio e os diferernciais do niva foram projetados pra operaram com giro mais alto do motor.
as trocas de marchas no niva devem ser feitas em 3500 rpm, proporcionando alem de melhor desempenho, maior economia de combustivel.
aumentarmos o torque em baixa rotação não necessáriamente vai significar aumento de desempenho e pode até gerar um esforço maior do que o desejado no sistema de transmissão.
vejam como ficam os nivas com motor diesel VW, o carro fica com bom torque em baixa e não desenvolve em alta, o resultado é um carro enforcado e ruim de trilha.
pensando no uso do blower, devemos cuidar pra q o torque em baixa não seja exagerado e q o motor não perca potencia em alta rotação pela própria compressão.
Albertosiano
25/11/2005, 13:14
Dominques,
o lance da partida a frio é o seguinte, em lojas de auto peças vc compra o kit pronto, reservatorio, bomba e a chave de acionamento que vc coloca em baixo do painel.
Eu ja vi essa modificaçao para o alccol e gostei.
Aqui em Campinas o niva que vi com esta adaptaçao não abaixou o cabeçote trocou apenas o seguinte:
1- carburador
2- velas
3- se possivel colocar ignicao eletronica
4- regular o ponto
Eu estou disposto a fazer esta adaptação também, mais gostaria de saber
se o carburador W460 do Escort é a melhor opçao e se deve ser duplo ou simples
Alberto
Niva - 91 Chimbica
Campinas
o W460 é um carburador de corpo duplo.
o modelo q vinha nos Escorts é o melhor.
alem das trocas de peças e regulagem do ponto, é extremamente aconselhavel o trabalho no cabeçote, pois o motori original tem taxa de compressão de 8.5 , portanto inadequada pro alcool.
o ideal é elevar essa taxa a pelo menos 10.5
com o motor pouco taxado, vai ser consumido muito alcool e o desempenho não vai ser correspondente.
santiagoniva
26/11/2005, 12:28
E certo pessoal deve ser feita una adequada avaliacao , antes de pensar no blower. Ja que transmisao, embriagem e diferencial podem presizar de mudancas. Mas para quem prezisar de potencia acho melhjor que turbo. Mas vamos concordar que para trilha + torque a poucos giros e bom negocio, quando que com um motor russo original serian 73 CV com blower podemos pensar no minimo em 150 , e em altas rotacoes tambem inevitavelmente existiram melhoras de performance.
Antonio Marcos Borges
14/12/2005, 22:10
Bem , galera, gostaria de saber se apenas a troca do motor basta, ou deverei trocar ítens da suspensão, no caso de um motor AP 2.0, devido ao peso.
Abraços,
Antonio Marcos
christian govastki
15/12/2005, 11:24
Dollis, se vc está querendo comprar um Fiesta Superchager antecipe sua compra, pois com o lançamento do 1.0 Flex o SC vai sair de linha (mais uma vez a Ford regredindo em relação a motorização, porque não o SC com flex... como tiraram o 1.8 16V do Focus em relação ao RoCam 1.6, já imaginou o 1.8 16V com balancins roletados...)
O problema do SC (ou blower) para o Niva é o seguinte. Onde arrumar um que seja compatível com a capacidade do motor, pois, em geral os que existem por ai são para motores V8 (para lá de 5 litros) e o do Fiesta não dá vazão para o 1,6 do Niva (o estrangulamento devido a capacidade do SC vai anular o aumento de pressão causado pela sobre-alimentação, resumindo, o ganho vai ser mínimo (e com muito trabalho....).
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