Ver Versão Completa : Para quem instalou KIT FEIXES DA TOYOTA- Sobre Feixe de molas original X kit Toyota
POPEYE MIT
19/08/2013, 10:52
DUVIDA 1) Pessoal, infelizmente eu não tive a oportunidade de andar numa viatura com o kit da Toyota. Queria saber de quem já o instalou, com relação a porcentagem (se é que possivel de mensurar) de aumento do conforto. Diferente do kit Fess, o kit Toyota é sempre elogiado, mas eu queria saber se o que ganhamos em conforto, vale realmente cada centavo?
Óbvio que o jeep não vai se tornar um "Landau" em maciez, mas realmente vale por???
DUVIDA 2)No anuncio de uma das lojas que o vende ha a seguinte observação :"dependendo Jeep precisa alongar o chassi na parte frontal e traseira ( em média 10 a 15 cm ). Também pode ser necessário alterar o comprimento do Cardã. Devido a ser uma modificação grande de suspensão deve-se antes verificar com seu mecânico tudo que vai ser necessário para fazer a instalação do kit"
O meu é ano 82, 4cc, 4m, (todo original), portanto: A) Ele é canela fina? B)Haverá SEMPRE a necessidade de alongar meu chassi? C) o kit NUNCA é "Plug and play"? D) Esta observação de que "PODERÁ ALTERAR O COMPRIMENTO DO CARDÃ"...que situações de adaptação do kit onde terei de mexer no comprimento do cardã??
Agradeceria muito pelas opiniões
4X4GARAGE
19/08/2013, 12:32
bom vamos la,o kit não é PNP,se vc vai fazer uma modificação no chassis para a suspensao é de bom grado aumentar o entre eixo para que dai sim fique menos duro(se nao colocar mola de 1300mm atraz vai ficar duro!),vc mechendo no entre eixo tera que aumentar os cardans e seus eixas são canela grassa se forem originais.
respondido?
[]s forista!
POPEYE MIT
19/08/2013, 13:33
bom vamos la,o kit não é PNP,se vc vai fazer uma modificação no chassis para a suspensao é de bom grado aumentar o entre eixo para que dai sim fique menos duro(se nao colocar mola de 1300mm atraz vai ficar duro!),vc mechendo no entre eixo tera que aumentar os cardans e seus eixas são canela grassa se forem originais.
respondido?
[]s forista!
Valeu 4x4Garage, mas uma vez instalado o kit corretamente a diminuição de dureza(nem digo conforto pq isso não se aplica no Jeep) é gritante? Nem tanto? Melhora muito mas não vale tudo o que se gasta?
4X4GARAGE
19/08/2013, 14:03
se vc colocar as molas de 1300 melhora bem,mas o investimento nao sao as peças,inclusive é o mais barato!
duro é a instalação correta,que pode acarretar em varios problemas posteriores!
vc ja tem algum orçamento de instalação?
[]s
to interessado nessa modificação também e queria saber o custo...
POPEYE MIT
19/08/2013, 15:35
se vc colocar as molas de 1300 melhora bem,mas o investimento nao sao as peças,inclusive é o mais barato!
duro é a instalação correta,que pode acarretar em varios problemas posteriores!
vc ja tem algum orçamento de instalação?
[]s
Bem, eu tenho olhado o valor do kit que vende da Paulista e com o frete para minha cidade fica em 1.350,00. Eu tenho o azar de na minha cidade nao ter mao de obra especializada em jeep, mas tenho um amigo "mexanico"que trabalha com carros antigos, nos fins de semana eu e ele colocamos a mao na graxa e fica em conta o que ele cobra. Mas eu ainda queria saber se realmente vale o investimento? Valer, eu imagino deve valer... mas para melhorar o conforto é imprescindível??
Walter da Camper
19/08/2013, 17:18
Também tenho interesse nessa adaptação e em complemento à pergunta sobre conforto, gostaria de saber como fica o comportamento na trilha (curso da suspensão).
M-Beltrame
19/08/2013, 18:46
Se o jeep de vcs estiver bom não mexam!
O ganho de conforto é minimo algumas vezes até piora (contando que os feixes originais estejam bons).
Na trilha oque vai continuar limitando a abertura é o amortecedor, mas desconsiderando isso, o feixe da toyota grande (1,30m) melhora o curso de suspensão.
No asfalto a melhora é bem aparente, o jeep fica mais firme, pende menos na curva e balança menos.
Abraços
Robertux
19/08/2013, 19:48
Eu pensei, pensei, pensei e não instalei! Mantive a suspensão original na frente para evitar problemas de alinhamento.
Na traseira, coloquei molas helicoidais do VW Golf juntamente com o feixe original (tirando algumas lâminas), tipo kit Fess, mas melhorado e substituí os 4 amortecedores pelos da Ford Ranger. Acabou o problema de deitar nas curvas, ficou bem macio, principalmente não joga mais a gente pra cima. Na trilha aumentou um pouco o curso, porque o amortecedor da Ranger é um pouco mais longo, e ficou muito barato. Não penso mais em mexer na suspensão.
Todo mundo que anda no meu Jeep fica surpreso com a macies da suspensão. (claro, quem está acostumado com Jeeps).
Concordo com o M Beltrame. Se a suspensao estiver boa nao mexa. Nao pense que ficará mais macia, pois nao vai ficar. Primeiro pois o feixe novo esta com o aço novo e com maior resistencia. Ate ficar mole como seu feixe velho vai demorar. Segundo, a instalação nao é tão simples comomparece, tem que ter cuidado para manter a distancia entre-eixo, alinhamento, cabo de direçao as vezes pega, o raio de giro pode ficar menor pois o pneu se 12,5 pega no feixe de mola. O carda nao fica curto se instalar corretamente. Sugiro mudar o ponto de fixação do amortecedor para ficar mais vertical (isso no trazeiro, pois o dianteiro já é bem vertical). Se for "tiver que trocar" entao troque pelo da Toy band. Nao pense em trocar para buscar mais maciez, mas para mais estabilidade compensa muito, o jeep nao "entorta mais".
POPEYE MIT
19/08/2013, 21:21
Eu pensei, pensei, pensei e não instalei! Mantive a suspensão original na frente para evitar problemas de alinhamento.
Na traseira, coloquei molas helicoidais do VW Golf juntamente com o feixe original (tirando algumas lâminas), tipo kit Fess, mas melhorado e substituí os 4 amortecedores pelos da Ford Ranger. Acabou o problema de deitar nas curvas, ficou bem macio, principalmente não joga mais a gente pra cima. Na trilha aumentou um pouco o curso, porque o amortecedor da Ranger é um pouco mais longo, e ficou muito barato. Não penso mais em mexer na suspensão.
Todo mundo que anda no meu Jeep fica surpreso com a macies da suspensão. (claro, quem está acostumado com Jeeps).
Acho que é isso algo que eu queria ler. É unanime que ha melhora com o kit da Toy, mas, então é possivel ter menos desconforto com um acerto diferenciado sobre os feixes originais. Conforto também é algo relativo qdo se trata de veiculos com aptidão para off road. Eu estava trocando minha triton Diesel por uma Flex e no test drive era muito engraçado. O cara entrou numa rua com ondulações e tentava me mostrar que a 2013 tem um sistema muito mais confortavel que as antigas, mas ele não conseguia conversar comigo pq a voz do cara não saia por causa das ondulações( "ta ta ta pe pe pe pe per si si si si si ce ce ce ce ce ben ben do ki ki ki ki ki a sus sus sus sus sus pen pen pen são é é é é é mmmmmm uuito ma ma ma is is is ma m a ma m acia"). Pensava eu ( mais macia um caralho), a bicha pula igual toda caminhonte. Será então que eu é que sou possuidor de uma bunda insensível?? Porra, afinal de contas ando de caminhonete há mais de 20 anos e sei o que é um carro duro de um macio !!!
Robertux, tem como por uma fotos do seu esquema pra gente?
vavarusso
19/08/2013, 23:02
É Robertão(Betão), põe umas fotos aí.
4X4GARAGE
20/08/2013, 09:10
la vem outro "kit FES" hahahahhaha,acho que a solução é para agradar a gregos e troyanos,portanto se nao vai usar severamente ou constantemente coloque molas novas originais fabrini com jumelinhos mais altos um pouco e amortecedores de ranger e pronto,dai se vc achar necessario coloque as molas auxiliares helicoidais.
[]s
Tambem fiz essa modificação em meu 77 e concordo com as melhoras que obtive ficou melhor
POPEYE MIT
20/08/2013, 11:14
Pra justificar meu topico com relação se vale cada centavo investido num kit da Toy: http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/126187-pensa-numa-suspensao-dura.html
Nosso colega de forum (Willian) relata: "Quanto a susp. toyota,tenho no meu jeep e digo que ja andei em jeep com suspensão original e achei igual a minha."
chinelao4x4
20/08/2013, 12:30
minha opnião depois de ter trocado
com esse kit, tem melhorias sim... inclusive o SHIMMY , adeus a palmas na frente do jeep , e se bem instalado ( angulo ideal do jumelos) vc vai sentir a diferença em tudo . recomendo sim...
e eu ainda na traz. fiz os suportes pra lateral do chassis , alguns dizem que não fica bom pra trilha , eu achei melhoria em curvas e nos teste de torção que fiz, não tive problemas , então tambem reomendo.
abrçs
pedro bonadio
20/08/2013, 13:48
Um dos melhores Up Grades que já fiz.
POPEYE MIT
19/09/2013, 14:46
QUE BOS...A !!! Desmontando ontem a noite o feixe de molas traseiro... tudo lenhado, no ponto quebra! Fininha que dá pra ver do outro lado de tão gasta. Parafuros que fixam os jumelos...tudo gasto. Olhando na net, o feixe de molas do Jeep CJ5 varia de uns 350 a 450 pratas. E nem desmontei o da frente. Acho que vou partir pro kit da Toy. Todos os Jeeps tem de alongar para caber o kit Toy?
POPEYE MIT
02/02/2015, 17:16
Galera hoje ja ha algum tempo rodando com o kit da toy e amortecedores da ranger turbo gáscofap... recrecomendo a todos. Estou amando. Mudou de nota 3 original para 9 para a aadaptação. Recomendo mesmo!
Nélio Carrara
13/02/2015, 12:28
Galera hoje ja ha algum tempo rodando com o kit da toy e amortecedores da ranger turbo gáscofap... recrecomendo a todos. Estou amando. Mudou de nota 3 original para 9 para a aadaptação. Recomendo mesmo!
Popeye, vc precisou alongar ou foi só solda?
saudações
Omilio Santos Souza
13/02/2015, 14:16
Ei Popaye, vc colocou canela grossa ou fina?
Jumelo alto ou baixo?
Quanto ficou com os amortecedores?
Manda uma fotita aí pra gente!!!
NayCordeiro
13/02/2015, 16:16
Meus amigos,
a cada tópico que eu leio neste fórum, mais eu me certifico que o jeep original é o suficiente para qualquer coisa. Pode-se pensar "ahhh, não! Duvido o original passar por dentro de um mangue ou subir uma parede como os mexidos fazem usando o guincho não sei das quantas ai", mas esquecem da função precípua do carro, para que este tipo de veículo foi desenvolvido. Se assim pensassem, veriam também que hoje procuramos problemas com as adaptações estrambólicas e extravagantes, na maioria das vezes baseadas em testes de fundo de quintal, desprezando toda a tecnologia, cálculos e afins despendidas para a criação do lendário Jeep.
Sendo assim, em nada se diferencia o que hoje fazem com o Jeep de eu modificar um GM Celta para fazê-lo andar debaixo d´água ou flutuar sobre ela, ao mesmo tempo em que digo que o GM Celta original não presta. Vejam que existem duas propostas diferentes, apesar de uma única certeza: o desvio de finalidade.
O que querem exigir hoje do Jeep é a superação de obstáculos intransponíveis para este tipo de veículo. Já pensaram se o mercado lançar, por exemplo, o Kit T-90S para adaptação no Jeep? Por que não? Isso faria com que seu jeep esmagasse outro carro, como fazem os tanques de guerra T-90S, produzidos pela empresa russa Uralvagonzavod. Podem até fazer, mas nunca foi a proposta do Jeep se parecer com o tanque, nem com as habilidades nem com os defeitos e especificidades desse tipo de blindado.
Pouca gente percebe, no entanto, que é isso que fazem no extenso mercado, meio de vida, do mundo 4x4, envolvendo os Jeeps também. Criam-se as necessidades e vendem as soluções. Cansei disso por ver que, nos 18 anos que possuo o mesmo jeep, as modificações nunca compesaram no quesito custo-benefício, apenas no "agoooooooora simmm!!". São pneus absurdamente maiores, bancos tipo concha, motor com 500cv, câmbio automático, pontas de eixo reforçadas pela Axle Center do Brasil, bloqueios, e outra série de "melhoramentos" ofertados por ai. Entrar nesse mundo significa, automaticamente, a criação de um novo carro desprovido de qualquer coerência, um Frankenstein apelidado de Jeep.
Tudo isso pra dizer que prefiro o original, restaurado ou novo.
Willian Del Piero Rocha
13/02/2015, 21:46
NayCordeiro ,concordo contigo em partes , em meu Jeep só troquei ,modifiquei o que já não servia mais , ,feixes de mola estavam só o resto , ,coloquei de Toyota ,freio à disco já estava nele ,direção hidráulica já estava nele (se for aconselhar alguém eu digo para não colocar, fica leve demais) ,pneus coloquei melhores que os que estavam ,mas não alterei o tamanho ,meu motor é original ,BF 161 ,a cx é original 3 marchas ,todo mundo manda eu colocar AP ,GM , , mas não abro mão do motor original ,não pode andar em alagados ,tudo bem ,não foi feito para isso , ,mandam eu isolar distribuidor ,etc ,não faço ,se é para andar dentro d'água ,compro um à diesel , ,é até legal parar em um posto e alguém perguntar ; é motor de que ? e eu respondo : de Jeep , ,e o cara fica olhando sem entender.. Agora , ,se é para subir aquele barranco impossível , ,vencer aquele atoleiro que segura até cavalo , ,, ,eu compro um trator e pronto , ,bora fazer trilha de trator.
antonio umino
13/02/2015, 21:53
NayCordeiro ,concordo contigo em partes , em meu Jeep só troquei ,modifiquei o que já não servia mais , ,feixes de mola estavam só o resto , ,coloquei de Toyota ,freio à disco já estava nele ,direção hidráulica já estava nele (se for aconselhar alguém eu digo para não colocar, fica leve demais) ,pneus coloquei melhores que os que estavam ,mas não alterei o tamanho ,meu motor é original ,BF 161 ,a cx é original 3 marchas ,todo mundo manda eu colocar AP ,GM , , mas não abro mão do motor original ,não pode andar em alagados ,tudo bem ,não foi feito para isso , ,mandam eu isolar distribuidor ,etc ,não faço ,se é para andar dentro d'água ,compro um à diesel , ,é até legal parar em um posto e alguém perguntar ; é motor de que ? e eu respondo : de Jeep , ,e o cara fica olhando sem entender.. Agora , ,se é para subir aquele barranco impossível , ,vencer aquele atoleiro que segura até cavalo , ,, ,eu compro um trator e pronto , ,bora fazer trilha de trator.
É isto aí.....
Modificar, para mais segurança, conforto mas não deixar de ser jeep... este é o lema.
Motor original... ainda dá para melhorar.....
abraços.
Marcos ET
20/02/2015, 17:17
Meus amigos, isso parece uma conversa antiga daqui do Fórum, onde o assunto começava com adaptações, depois vinha as novas soluções para as velhas adaptações, depois vinha a saudade do jeep "como estava", e depois a ideia final de ter dois jeeps: "um original e outro para fazer trilha"... kkkk Isso é um ciclo vicioso que nao acaba nunca!
NayCordeiro, acho que além do mercado, nós também criamos as necessidades... necessidade de "fuçar" no jeep para ver o velho amigo ficar melhor (ainda que na maioria das vezes fique pior... rs).
No meu caso, a uns dez anos atrás instalei o "kit eu fiz" (FES made "by myself") e postei minhas impressões:
:putz: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz:
instalei o meu próprio "kit eu fiz", bom, agora tenho somente 6 lâminas em cada feixe (calma, já verifiquei, nao tá havendo rotação no eixo!) mais as molas do helicoidais traseiras do Corsa... resultado? as inclinações laterais acabaram! ficou igual carro normal... sem "deitar" nas curvas (rotatórias podem ser feitas a mais de 40Km/h com pneus 255x85x16" sem "medo") sabem por que o jeep nao deita mais? simples... PORQUE O CURSO DA SUSPENSAO FICA INCRÍVELMENTE LIMITADO!!!! é gente! isso mesmo.... perde-se muuuuito curso de suspensao! além do mais, ao "forçar" uma travessia transversal, quem torce é o chassis.... já que as molas nao permitem muita compressao...
logo: quem quer andar com o jeep na rua, sem muito curso de suspensao.. vai fundo!
grande abraço!
ah! claro, posso ter feito alguma merd... posso ter montado algo errado, ou mal-dimensionado tudo! quem sabe? tou simplesmente contando oq aconteceu com o MEU jeep! hoje estou querendo tirar tudo e colocar as laminas da Toyota Bandeirantes........
Agora eu ando com molas da Band, troquei tem uns oito anos e nao me arrependo! melhorou incrivelmente! o Jeep continuou firme, entretanto a suspensão trabalha muito mais (mesmo com amortecedores do jeep, só que reposicionados). Antes era comum levantar uma roda na hora do "X" nas trilhas, agora o jeep passa o tempo todo com os quatro pneus no chão.
Acho que sempre vamos querer melhorar os jeeps, mesmo de desprezando os cálculos "perfeitos" dos engenheiros da Bantan, da Willys, da Ford... Acho que os feixes de molas originais atendem perfeitamente a demanda, mas não posso esquecer que nestes últimos sessenta anos, muitas opções melhores apareceram, resultado do avanço da tecnologia e, se feitos com critério, acrescentam muito aos velhos companheiros de trilha... A mesma coisa vale para os freios a disco e até mesmo os santoantônios, inexistentes à época.
É como o Antonio falou "modificar, para a segurança, conforto mas não deixar de ser jeep, este é o lema"!
Grande abraço!
POPEYE MIT
20/02/2015, 20:38
Popeye, vc precisou alongar ou foi só solda?
saudações
Olá Nelio, desculpe me a demora em responde-lo. Não precisei alongar nada. O kit que comprei foi do tamanho certinho das originais
POPEYE MIT
20/02/2015, 20:40
Ei Popaye, vc colocou canela grossa ou fina?
Jumelo alto ou baixo?
Quanto ficou com os amortecedores?
Manda uma fotita aí pra gente!!!
Olá Omilio, o diametro de meu eixo é de 75mm ( acho que é canela grossa). Os jumelos que vieram no kit sao altos. Amortecedores gastei 600 com frete
POPEYE MIT
20/02/2015, 20:43
É isto aí.....
Modificar, para mais segurança, conforto mas não deixar de ser jeep... este é o lema.
Motor original... ainda dá para melhorar.....
abraços.
Acho legal quem preserva o original, como diz o famoso filosofo offroader Platão... " se original fosse bom, mulher não usava maquiagem". kkkkkkkkkk
Willian Del Piero Rocha
20/02/2015, 22:46
Omilio ,quando vc pergunta : se o Popeye Mit colocou canela grossa ou fina , , vc está se baseando nas descrições dos kits das lojas ,correto ?? canela grossa o fina é o nome que dão aos eixos dos Jeep ,até um determinado ano saiu com eixos com um diâmetro e depois saiu com um diâmetro maior ,por isso ,,canela grossa ou fina . A diferença dos kits é somente os grampos que prendem os eixos aos feixes .Vc é que tem que saber qual o seu eixo .Se não me engano um é 2" e o outro 3" de diâmetro. Abraços.
Willian Del Piero Rocha
20/02/2015, 22:59
Omilio ,o canela grossa(tubo dos eixos com diâmetro maior) saiu a partir de 1969 ,se não me engano.
Mas tem que conferir ,jeep todo mundo modifica ,para terem trocado os eixos do seu não duvide ,confira antes.
Ian Jeep
08/03/2015, 23:52
Olá Nelio, desculpe me a demora em responde-lo. Não precisei alongar nada. O kit que comprei foi do tamanho certinho das originais
Boa noite Popeye,
Onde vc comprou o seu kit?
As molas da toyota eram do mesmo tamanho das originais willys?
['] pensando em mexer nos feixes
Abraços
Nélio Carrara
10/03/2015, 14:07
Obrigado Popeye! Vou fazer o mesmo no meu, mas pretento colocar jumelos baixos pra não interferir muito na diribilidade.
abraços
POPEYE MIT
22/03/2015, 07:27
Boa noite Popeye,
Onde vc comprou o seu kit?
As molas da toyota eram do mesmo tamanho das originais willys?
['] pensando em mexer nos feixes
Abraços
Ian, comprei na Paulista.Mas aconselho ligar antes para ver se te pronta entrega, pois , num Jeep de um amigo que está colocando tambem, no site escrevia "disponibilidade" e depois deconfirmar a compra disseram que nao tinha e o cara ficou mais de 30 dias esperando
Décio Rocha
23/03/2015, 08:47
BLZ galera.
sou novo no mundo do Jeep, estou reformando um cj5 1968, quero colocar pneus 33', já comprei a carroceria nova e os calços de 2', oque vcs me indicam em relação de suspensão e amortecedores, vou fazer trilha e andar no asfalto.
abraço galera.