Ver Versão Completa : PAJERO SPORT - Dúvidas
jcdorini
18/08/2013, 20:27
Olá amigos,
Pretendo sair de uma pickup frontier SEL 2008 para uma viatura menor, porém mantendo algumas características, como altura, espaço interno, tração, potência etc.
Como não uso caçamba e após algumas pesquisas, cheguei na Pajeto Sport.
Ontem fui na concessionária e só ouvi elogios do vendedor, apesar dela ter saído de linha.
Penso numa 2010, porém como não conheço a viatura, gostaria de ouvir opiniões de proprietários.
Desde já agradeço.
Sds.
JC Dorini/SP
Silva_1982
18/08/2013, 21:40
Amigão,
Estava com uma dúvida similar a sua, no meu caso tenho uma Pajero Sport 2.8 HPE e pensava em trocar numa 2.5 2010. Todavia após pesquisar, resolvi ficar com a 2.8 HPE 2005 por causa da motorização.
jcdorini
20/08/2013, 14:54
Silva, se não me engano até 2010 o motor a diesel possui 140HP e no último ano de fabricação (2011), passou para 150HP.
Poderia me dizer seu grau de satisfação com a viatura? Já teve algum problema mais sério ou que tenha gastado muito?
O consumo é em torno de 9 a 10 km/l? Existe alguma dica ou macete a ser verificado numa compra?
Obrigado pela atenção.
JC Dorini/SP
ftr_santos
20/08/2013, 15:24
Silva, se não me engano até 2010 o motor a diesel possui 140HP e no último ano de fabricação (2011), passou para 150HP.
Poderia me dizer seu grau de satisfação com a viatura? Já teve algum problema mais sério ou que tenha gastado muito?
O consumo é em torno de 9 a 10 km/l? Existe alguma dica ou macete a ser verificado numa compra?
Obrigado pela atenção.
JC Dorini/SP
O modelo 2010 já tem 150 CV. Apesar disso, é um pouco fraca, principalmente a aceleração a partir da imobilidade. Na estrada dá para manter 120, 130 km/h tranquilamente, sem perder velocidade em subidas por exemplo. De resto é um carro excelente. Em dois anos com a minha só precisei trocar duas lâmpadas, o resto só manutenção preventiva, mas ressalto que meu carro só tem 24.000 km rodados.
Quanto ao consumo, para fazer mais de 9 por litro tem que andar muito "na manha". E a minha é manual...
[]s.
Silva_1982
20/08/2013, 21:24
Obrigado pela atenção.
JC Dorini/SP
Caro JC Dorini
A minha é uma 2.8 HPE 145cv 2005 (com egr fechada deve chegar a 151 ou 152 cv) eu comprei ela já com a EGR fechada, alias descobri isso há poucos dias. Nunca tive problema grave nenhum com ela, está com 114 mil kms e apenas cuidados com manutenção em dia como correias, oleos e filtros, terminais de direção, etc.
O consumo da minha é em torno de 10 na estrada e 6,5km/l na cidade.
Agora a 2.5 (2007 em diante creio eu) não conheço...
Abraço
Olám amigos,
adquiri recentemente uma Pajero Sport 2011 porém estou assustado com o consumo. Na cidade não dá mais que 5Km/l e na estrada fiz vários testes: andando na alta(respeitando apenas o limite do contagiros) fez 6Km/l...!! Andando em torno de 130 a 140 KM/h com ar ligado fez 6,5Km/l....a melhor média foi 8.3Km/l andando a no máximo 120Km/h...é isso mesmo? Já ouvi vários donos de pajeros semelhantes dizerem que fazem 7Km/l na cidade e 9Km/l na estrada...será que fui premiado com o motor beberão? Minha Pajero está com 35mil rodados.
obrigado
Silva_1982
16/09/2013, 21:53
Olám amigos,
adquiri recentemente uma Pajero Sport 2011 porém estou assustado com o consumo. Na cidade não dá mais que 5Km/l e na estrada fiz vários testes: andando na alta(respeitando apenas o limite do contagiros) fez 6Km/l...!! Andando em torno de 130 a 140 KM/h com ar ligado fez 6,5Km/l....a melhor média foi 8.3Km/l andando a no máximo 120Km/h...é isso mesmo? Já ouvi vários donos de pajeros semelhantes dizerem que fazem 7Km/l na cidade e 9Km/l na estrada...será que fui premiado com o motor beberão? Minha Pajero está com 35mil rodados.
obrigado
Caro Her4x4 este "andando em alta" na estrada seria +/-qto?
A minha geralmente ando a 110 km/h no asfalto e fico sempre na faixa de 10 km/l (sujeito a pequenas variações). Lembrando que a minha é a 2.8 HPE 2005. Quanto a 2.5 nunca andei com ela, quase comprei uma a questão de pouco tempo atrás mas trocando experiencias com amigos aqui do forum cheguei a conclusão que era melhor ficar com a minha, penso que se for para trocar só saio para uma pajero full, dakar ou toy sw4.
Abraço
Abraço,
Silva bom dia, na alta entre 150Km/h e 160Km/h só respeitei o contagiros prá não ir na faixa vermelha.....a melhor média foi segurando o carro a 120Km/h, e mesmo assim a média não foi lá essas coisas. Será que tem o que fazer nela, tipo regulagem, etc. A revisão está em dia, filtros novos, etc.....esperava melhor autonomia do carro. Obrigado
ftr_santos
17/09/2013, 11:54
Silva bom dia, na alta entre 150Km/h e 160Km/h só respeitei o contagiros prá não ir na faixa vermelha.....a melhor média foi segurando o carro a 120Km/h, e mesmo assim a média não foi lá essas coisas. Será que tem o que fazer nela, tipo regulagem, etc. A revisão está em dia, filtros novos, etc.....esperava melhor autonomia do carro. Obrigado
Qual o motor da Pajero? V-6 Flex, ou 2.5 diesel? Câmbio AT?
Na velocidade que você andou, entre 150 e 160, vai beber mesmo... na cidade varia muito, mas depende principalmente do peso do pé.
Lembre-se que é um carro de quase duas toneladas, com aerodinâmica de SUV (pouco melhor que um paralelepípedo...), portanto não tem milagre, o consumo vai ser alto, principalmente se não tiver dó do acelerador.
[]s.
SergioMedeiros
17/09/2013, 22:43
Se for a gasolina tá normal... se for a Diesel não. Se bem que se for a Diesel, desse ano (motor 2.5), não se preocupa, pq andando nessa velocidade e rotação você vai perder o motor rapidinho... aí o novo talvez faça uma média de 9 a 10Km/l. hehe
ftr_santos bom dia, obrigado pelas informaçãoes....o carro é diesel, manual...realmente eu imaginava um consumo alto em alta velocidade mas algo em torno de 7,5Km/l, menos mal que se estiver normal o consumo, não tenho que me preocupar em procurar algo errado no carro, é maneirar o pé e entender que o veículo é assim mesmo, mas a 120Km/l o consumo também não foi lá essas coisas.... 8,2Km/l, vamo que vamo, obrigado.
SergioMedeiros bom dia, obrigado pelas opiniões, pois é se a diesel não está normal, perdendo o motor ou não, não deveria então ter um consumo tão alto....acho! Além disso se eu perder um motor de um carro desse valor, que tenha andado em rotações abaixo da região critica do contagiros sempre, com as revisões em dia na autorizada, é sinal que a montadora precisa rever os conceitos de tecnologia dela, vc não concorda? Ou pelo menos encolher a escala do velocimetro dela prá 120Km/h!! Mas se vier a quebrar o motor tem um jeito fácil de resolver, ela tá valendo mais sendo paga pelo seguro do que vendida no mercado, dou um jeito rapidinho nisso.....valeu!
SergioMedeiros
18/09/2013, 10:56
Amigo, independente do valor do carro, motor Diesel é motor Diesel.... você já teve carro Diesel antes? Manter a rotação acima de 3.000 RPM por longos períodos é pedir pra fazer motor com menos de 50.000km....
Outra, mesmo a Pajero sendo cara, o motor dela é bem meia boca.... não ache que tá com um motor top de linha não... ele é do século passado.
Sergio, ainda não havia tido carro à Diesel, confesso que até então estou decepcionado, pode ser que eu mude de opinião. Não acredito que sendo diesel (Mit, ou qualquer outro desses veiculos atuais), não possa ser usado acima de 3000rpm, caso contrário isso estaria no manual, ou mesmo o contagiros estaria sinalizado nessa faixa de giro e não em 5000rpm. Mas acho que vc tem razão a julgar pela tecnologia que tem na Pajero, o motor não deve ser lá essas coisas. Vamos ver no que dá isso informo no forum depois, Valeu.
Sergio, ainda não havia tido carro à Diesel, confesso que até então estou decepcionado, pode ser que eu mude de opinião. Não acredito que sendo diesel (Mit, ou qualquer outro desses veiculos atuais), não possa ser usado acima de 3000rpm, caso contrário isso estaria no manual, ou mesmo o contagiros estaria sinalizado nessa faixa de giro e não em 5000rpm. Mas acho que vc tem razão a julgar pela tecnologia que tem na Pajero, o motor não deve ser lá essas coisas. Vamos ver no que dá isso informo no forum depois, Valeu.
amigo,
sem querer desanimá-lo, procure um pouco mais de informações à respeito deste motor, seja no google ou aqui no fórum mesmo...é um motor concebido na década de 70 com 74cv e com algumas mudanças mágicas do SR (Souza Ramos) - propriotário da Mit Brasil e notadamente conhecido pela baixa ou falta de qualidade de seus produtos, veio, ao longo dos anos, ganhando potência até chegar aos atuais 150 cv.
é, realmente, um carro robusto, forte, eu acho bonito e até estou interessado em comprar um, mas estou ciente que o se o dono anterior não tiver feito o motor, eu farei...o 4D56 (código deste motor) é "mundialmente" conhecido por "chaleirinha", do tanto que esquenta, especialmente entre 2006 - 2008, época em que deram mto problema, até que fosse lançado o "kit gelo".
sobre o consumo, achei razoável...achei que andando normal - 120/130, faria uma média de 9 ou mais e cidade ficasse no mínimo em 7 km/l...talvez reveja meus conceitos e enfie mais $$ pra pegar uma triton ou desça um ano e pegue uma triton...afinal, o 3.2 é inegavelmente de confiança, em tese duradouro, mas certamente não esquenta e não funde como os 2.5 bichados e de péssima qualidade.
abs
SergioMedeiros
18/09/2013, 23:24
E complementando, alto giro existe para ultrapassagens, situações que precisa momentaneamente de mais velocidade ou força. Qualquer, repito, qualquer carro a Diesel não pode andar em regime de alta rotação por muito tempo. Isso não tá no manual, mas também não diz no manual que não se pode puxar o freio de mão a 100Km/h... ou diz?
Enfim, não sou eu que estou falando... é sabido por todos, ou quase todos os proprietários... Por isso sempre ouve-se por aí que precisamos "aprender a tocar um carro a Diesel"...
Então qual a vantagem? Torque!!!
Dificilmente um motor a gasolina chega perto do torque de um motor a Diesel... e se chegar é com a rotação lá na casa do c....
Além de que a eficiencia de um motor a Diesel é muito superior a um a gasolina... pois a compressão é muito maior... e não existe "queima" do combustível pela vela.. e sim explosão... motivo esse que faz com que alta rotação não combine com esse combustível.
Cheroka bom dia, obrigado pelas informações, realmente o cunsumo em condições normais de condução não estão bons....provavelmente caracteristica do produto. Tem muito dono desses motores que afirmam que o carro faz 10Km/l na estrada e 7 ou 8 na cidade, podem estar equivicados. Melhor esperar e quando surgir uma grana extra pular prá uma Triton. Valeu.
SergioMedeiros bom dia, desculpe mas não podemos comparar a falta de informação de que um produto ou veículo não possa ser usado em determinada condição, com uma ação de se puxar um freio de mão a 100Km/h, até porque o freio de mão na verdade é um freio de estacionamento, e antes de ser uma atitude perigosa, é um uso inadequado para o fim a que se destina, aí sim manual nenhum informará isso. Quanto ao rendimento de motores ciclo diesel ou Otto(gasolina, alcool,..), realmente o diesel rende um pouco mais que o Otto, mas isso se deve ao fato de que a taxa de compressão é muito maior e o rendimento de motores termodinamicamente falando é função dessa taxa de compressão, e não do fato de haver queima ou não. Discordancias à parte, realmente é aprender a tocar o carro a Diesel, e só alegria. Valeu.
SergioMedeiros
19/09/2013, 10:51
Voce leu o que eu escrevi????
"Além de que a eficiencia de um motor a Diesel é muito superior a um a gasolina... pois a compressão é muito maior... e não existe "queima" do combustível pela vela.. e sim explosão... motivo esse que faz com que alta rotação não combine com esse combustível."
Eficiencia - maior - compressão.....
E o que talvez deva ter te confundido depois... vou explicar melhor.... Por ter explosão, ou seja, comprime-se o combustível até explodir, sem velas, temos um motor com taxas de compressão altíssimas, o que faz com que não seja legal ficar andando em altas rotações ok? Ah, e não precisa colocar entre parenteses o que é um ciclo Otto...
Então ao invés de discordar, entenda primeiro o que eu falei ok?
Sr. Sergio Obrigado pela respostas.....eu entendi sim o que vc havia dito, só reforcei que sobre o fato d e que o rendimento maior no diesel não está ligado ao fato de ter queima ou não de combustivel e sim a maior compressão, que foi o que havia dito antes. Sem ofensa, acho que o sr. se altera por pouca coisa, pelo visto o sr. é um grande entendido de automoveis, principalmente diesel, e eu não. Coloquei uma dúvida no forum apenas para me certificar quanto ao comportamento do meu carro, e não para disputar com alguém sobre conhecimentos automobilisticos. Coloquei entre parenteses o que é ciclo otto apenas em carater elucidativo, não entendi porque o sr. demonstrou estar ofendido, se pensou que duvidei se sabia o que era otto ou não, se enganou, não foi essa a intensão. Mais uma vez agradeço sua atenção, e suas observações, mas não gostaria de mais de falar sobre esse assunto principalmente com vc. Tenho certeza que no forum há outras pessoas com pouco conhecimento em automoveis como eu, mas que estão aqui para cordialmente trocar informações. Att.
dbernardi
06/11/2013, 23:29
Pessoal, depois de ler o tópico e as polêmicas, vamos la a minha experiência.
Adoro 4x4, tenho um Willys 1960, BF161, Cambio 3 Marchas, não vendo troco é sodó.
Em 2010 queria um 4x4 para viagem, troquei meu carro 307, por uma Pajero Sport 2.5 Diesel 09/10, na época com 91mil.
Hoje elá está com 113mil, praticamente 1 ano depois da compra, gastei até agora só nas revisões periódicas 100mil e 110mil, para mim uma excelente relação custo/benefício.
Troquei os pneus originais Pirelli ATR por novos Hankook ATM, estou gostando muito dos pneus, já rodei com eles 10mil km aprox. o consumo não mudou com a troca dos pneus.
Consumo em viagem 10km/l rodando a 110km/h de média.
Faço trilhas medias com a esposa que atualmente está grávida e a pajero sport para mim é o carro ideal.
Na semana passada fizemos a Trilha da Balança - São Bendo do Sapucaí para Gonçalves MG, lugar maravilhoso.
No próximo vamos para Castelhanos, na ultima vez que fomos lá estava um tapete, vamos ver agora.
Como podem ver pelo relato, ela me atende 90% do tempo, só em trilhas radicais que uso o Willus,
Acho ela muito bonita, design que adoro, principalmente as lanternas traseiras, bem gosto é gosto, fazer o que.
Abraços a todos
jcdorini
07/11/2013, 17:39
Pessoal, depois de ler o tópico e as polêmicas, vamos la a minha experiência.
Adoro 4x4, tenho um Willys 1960, BF161, Cambio 3 Marchas, não vendo troco é sodó.
Em 2010 queria um 4x4 para viagem, troquei meu carro 307, por uma Pajero Sport 2.5 Diesel 09/10, na época com 91mil.
Hoje elá está com 113mil, praticamente 1 ano depois da compra, gastei até agora só nas revisões periódicas 100mil e 110mil, para mim uma excelente relação custo/benefício.
Troquei os pneus originais Pirelli ATR por novos Hankook ATM, estou gostando muito dos pneus, já rodei com eles 10mil km aprox. o consumo não mudou com a troca dos pneus.
Consumo em viagem 10km/l rodando a 110km/h de média.
Faço trilhas medias com a esposa que atualmente está grávida e a pajero sport para mim é o carro ideal.
Na semana passada fizemos a Trilha da Balança - São Bendo do Sapucaí para Gonçalves MG, lugar maravilhoso.
No próximo vamos para Castelhanos, na ultima vez que fomos lá estava um tapete, vamos ver agora.
Como podem ver pelo relato, ela me atende 90% do tempo, só em trilhas radicais que uso o Willus,
Acho ela muito bonita, design que adoro, principalmente as lanternas traseiras, bem gosto é gosto, fazer o que.
Abraços a todos
Pois é, virou polêmica e desisti de continuar perguntando.
Obrigado pela opinião. Vou pesquisando, pois pretendo trocar minha TR4 2009/MT por uma Sport 2010 só após o carnaval.
Sds.
JC Dorini/SP
Tenho uma pajero sport a gasolina, exelente motor, forte e confiavel, consumo um pouco alto, mas nada fora do normal por ser um V6 rsrsrs!!! O que mais me incomoda e a folga na direcao, parece que o carro esta bebado, de resto muito satisfeito!
Abraco a todos!!
tiagosapucaia
08/11/2013, 15:14
Olá amigos,
Pretendo sair de uma pickup frontier SEL 2008 para uma viatura menor, porém mantendo algumas características, como altura, espaço interno, tração, potência etc.
Como não uso caçamba e após algumas pesquisas, cheguei na Pajeto Sport.
Ontem fui na concessionária e só ouvi elogios do vendedor, apesar dela ter saído de linha.
Penso numa 2010, porém como não conheço a viatura, gostaria de ouvir opiniões de proprietários.
Desde já agradeço.
Sds.
JC Dorini/SP
Amigo JC Dorini, vou dar meu pitaco - afinal o modleo que vc almeja é quase igual a que eu tenho
Em outro tópico houve um debate parecido com o que vi por aqui. Eu creio que alguns usuários adquirem um veículo diesel com certa expectativa e depois ficam um pouco decepcionados com certas características que tais veículos possuem.
A PS é um belo carro, eu estou muito feliz com ela. A minha está fazendo na estrada entre 9 e 10 km/liro. Na cidade, em torno de 7,5 a 8,0. Para mim, nota dez.
Porém, há de se dizer: se você procura um veículo com muita ESPORTIVIDADE, acho que vc vai se decepcionar. Não é o canal. É um veículo bom, robusto e de bom porte (o porta-malas é muito grande, já levei uma máquina de lavar nele, tranquilo). É um carro para vc colocar 4 passageiros e fazer uma boa viagem em velocidade MODERADA.
Não é uma VeraCruz ou Sorento (a gasolina) que vc pisa e quase levanta voo...
Aí depende de você. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estamos aí!
jcdorini
09/11/2013, 11:53
Amigo JC Dorini, vou dar meu pitaco - afinal o modleo que vc almeja é quase igual a que eu tenho
Em outro tópico houve um debate parecido com o que vi por aqui. Eu creio que alguns usuários adquirem um veículo diesel com certa expectativa e depois ficam um pouco decepcionados com certas características que tais veículos possuem.
A PS é um belo carro, eu estou muito feliz com ela. A minha está fazendo na estrada entre 9 e 10 km/liro. Na cidade, em torno de 7,5 a 8,0. Para mim, nota dez.
Porém, há de se dizer: se você procura um veículo com muita ESPORTIVIDADE, acho que vc vai se decepcionar. Não é o canal. É um veículo bom, robusto e de bom porte (o porta-malas é muito grande, já levei uma máquina de lavar nele, tranquilo). É um carro para vc colocar 4 passageiros e fazer uma boa viagem em velocidade MODERADA.
Não é uma VeraCruz ou Sorento (a gasolina) que vc pisa e quase levanta voo...
Aí depende de você. Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estamos aí!
Obrigado Tiago pelo seu pitaco. Ajudou sim.
Nesse meio tempo algumas decisões mudaram.
Minha esposa, que possui a Nissan Frontier SEL decidiu por um veículo menor e optou pelo Suzuki Grand Vitara. Já esta pesquisando. Pretende adquirir uma seminova entre 2011 e 2012.
Qdo. ela fizer isso, vai sobrar espaço na garagem e, aí pretendo trocar minha TR4 2009/MT pela PS.
Penso numa flex, talvez 2010, porém me deparo com opiniões contraditórias sobre o consumo dela no etanol. Já li de 3.5 km/l até 8.0 km/l. Preciso pesquisar mais, pois se for 3.5 km/l estou fora, mas por volta de 7.0 km/l que é consumo médio da TR4, está bom.
Grande abraço,
JC Dorini/SP.
Ipiabas/RJ
11/11/2013, 15:43
Vou colaborar com a minha experiência, com relação a PS HPE-2.5 - diesel, cambio manual. Comprei a minha aproximadamente há 1 ano. Sempre ouvi a respeito sobre aquecimento do motor. (O que gerou a minha maior preocupação). Entretanto, já rodei aproximadamente 30.000 km com ela e o ponteiro da temperatura nunca saiu do normal. Com relação ao consumo, entre cidade e estrada, sua média é de 9.6 km/l. Só na estrada já consegui a média de 12 km/l, andando na faixa de 110 km (com a/c ligado). No mais é só alegria! Linda e confortável. Só saio dela por outra mais nova.
abraços.
Obrigado Tiago pelo seu pitaco. Ajudou sim.
Nesse meio tempo algumas decisões mudaram.
Minha esposa, que possui a Nissan Frontier SEL decidiu por um veículo menor e optou pelo Suzuki Grand Vitara. Já esta pesquisando. Pretende adquirir uma seminova entre 2011 e 2012.
Qdo. ela fizer isso, vai sobrar espaço na garagem e, aí pretendo trocar minha TR4 2009/MT pela PS.
Penso numa flex, talvez 2010, porém me deparo com opiniões contraditórias sobre o consumo dela no etanol. Já li de 3.5 km/l até 8.0 km/l. Preciso pesquisar mais, pois se for 3.5 km/l estou fora, mas por volta de 7.0 km/l que é consumo médio da TR4, está bom.
Grande abraço,
JC Dorini/SP.
Com relação a PS flex, possou uma Triton Flex, mesmo motor e cambio. Na cidade faz 3km/l no etanol fácil, com transito lento. Na rodovia faz entre 6 e 7km/l na gasolina, nunca usei etanol na rodovia.
jcdorini
13/11/2013, 11:57
Com relação a PS flex, possou uma Triton Flex, mesmo motor e cambio. Na cidade faz 3km/l no etanol fácil, com transito lento. Na rodovia faz entre 6 e 7km/l na gasolina, nunca usei etanol na rodovia.
Com esse nível de consumo não dá. Desisto.
Minha TR4 2009/MT faz 5.5 km/l no trânsito de São Paulo e 7.0 km/l na estrada com etanol. Não uso gasolina nela.
Li alguns relatos em que a PS flex, chegava a ser mais econômica que a TR4 no etanol, mas parecer não ser verdade.
Obrigado pela sua ajuda.
Sds.
JCDorini/SP.
Dorini
tiagosapucaia
13/11/2013, 12:16
Com esse nível de consumo não dá. Desisto.
Minha TR4 2009/MT faz 5.5 km/l no trânsito de São Paulo e 7.0 km/l na estrada com etanol. Não uso gasolina nela.
Li alguns relatos em que a PS flex, chegava a ser mais econômica que a TR4 no etanol, mas parecer não ser verdade.
Obrigado pela sua ajuda.
Sds.
JCDorini/SP.
Dorini
Pois é amigo JCDorini, infelizmente quando a questão foge do diesel fica complicada mesmo.
Todos estes veículos pesados (como as PS, as SW4, etc) consomem muito com motor a gasolina. Eu diria que é um uso quase proibitivo, a menos que vc seja completamente desapegado a esta questão.
E uma a diesel, não lhe agrada?
artur ricardo fleck
13/11/2013, 16:48
Minhas primeiras experiências(3 semanas) com uma Sport HPE 2009 V6 no quesito consumo. Tem feito 8,5 Km/l andando muito tranquilamente em rodovias de pista simples. Quando faço 30% urbano e o resto em rodovia, cai para 7Km/l. Se não é econômica, também acho que não pode assustar ninguém.