PDA

Ver Versão Completa : Problema no câmbio automático - Pajero tr4

Alexandre Carreira
17/08/2013, 09:37
Galera,

Estou precisando de uma luz a respeito de um problema que NÃO é constante...

Tenho uma TR4 08 AT (70.000km rodados) e tenho notado que as vezes estou a 60, 70Km e com o giro muito alto, perto dos 3000rpm, isso pisando leve, pq como todos nós já sabemos, se pisar o consumo vai nas nuvens... rs

Dessa forma, entendi que não houve a troca de marcha da 3a para a 4a...

Como solução de contorno, eu pressiono o botão de overdrive para deixá-lo em Off e verifico que rola uma sensível variação no giro e logo volta para onde já estava, além de acender a luz normalmente a luz de OD-OFF no painel... ok... Continuo a aceleração que estava e aperto novamente o botão de OD para ativá-lo e neste momento o giro cai para 2.000rpm, ou seja, consigo concluir que mesmo a luz de OD-OFF não estando acesa no painel, tenho a impressão de que o câmbio trava como se estivesse com essa função desativada...

Como comprei o carro a uns 5 meses e não sei como eram feitas as manutenções e troquei o óleo da caixa para ver se resolvia e não mudou muita coisa... quando abaixei o óleo não foram identificadas limalhas ou algo que justificasse desgaste excessivo das peças...

Alguém tem alguma ideia?

Apenas conferindo a troca de marcha do câmbio AT (pisando sem excessos, ou seja, trocas normais):

De 1a p/ 2a - 20km/h
De 2a p/ 3a - 40km/h
De 3a p/ 4a - 55km/h
De 4a p/ 5a - Infelizmente não existe, por mais que faça falta... rs

Obrigado.
Alexandre Carreira.

Jimmy Offroad
19/08/2013, 22:49
Tenho uma 2007 e as vezes acontece a mesma coisa.

Não tive tempo para correr atrás.

To de olho no tópico.

Abs,

Glaicon
20/08/2013, 06:44
Alexandre, já que o óleo foi trocado, você verificou o nível?
É fundamental o nível correto.
Sabes o procedimento para verificação?

pedrocssantana
22/08/2013, 21:04
Olá amigos.
Falando em cambio automático, hoje me aconteceu uma situação inusitada com a minha TR4 2011 AT: Fiz uma pequena viagem hoje, andando 220 km de asfalto e 50 km de terra. Na ida estava tudo ok com o carro, lembrando que nos asfalto andei o tempo todo em 4x2 e na terra em 4x4H. Na volta, assim que percorri os ultimos 25 km de terra, quando entrei no asfalto e tirei a 4x4H para a 4x2 o carro mudou a tracao normal, porem, ele passou a engasgar, eu acelerava e o giro subia, mas as marchas nao trocava e carro passou a ficar sem força. Lembro que nao era falha no motor, pois o mesmo nao falhava; eu acelerava, o giro subia, mas o carro nao andava, como se eu estivesse no neutro.
Quando eu percebi isso, o carro andando muito vagarosamente e sem tração nas rodas traseiras, eu parei e desliguei motor. Esperei 10s, dei na chave e saí, dai o carro voltou ao normal. Após mais uns 60 km andado o problema voltou a aparecer, daí desliguei e voltou ao normal de novo.
Acontece que ISSO NUNCA HAVIA ACONTECIDO e eu fiquei preocupado!
Alguém pode dar uma luz do que pode ser????
Muito obrigado desde já.

Pedro César

Glaicon
23/08/2013, 06:41
Olá amigos.
Falando em cambio automático, hoje me aconteceu uma situação inusitada com a minha TR4 2011 AT: Fiz uma pequena viagem hoje, andando 220 km de asfalto e 50 km de terra. Na ida estava tudo ok com o carro, lembrando que nos asfalto andei o tempo todo em 4x2 e na terra em 4x4H. Na volta, assim que percorri os ultimos 25 km de terra, quando entrei no asfalto e tirei a 4x4H para a 4x2 o carro mudou a tracao normal, porem, ele passou a engasgar, eu acelerava e o giro subia, mas as marchas nao trocava e carro passou a ficar sem força. Lembro que nao era falha no motor, pois o mesmo nao falhava; eu acelerava, o giro subia, mas o carro nao andava, como se eu estivesse no neutro.
Quando eu percebi isso, o carro andando muito vagarosamente e sem tração nas rodas traseiras, eu parei e desliguei motor. Esperei 10s, dei na chave e saí, dai o carro voltou ao normal. Após mais uns 60 km andado o problema voltou a aparecer, daí desliguei e voltou ao normal de novo.
Acontece que ISSO NUNCA HAVIA ACONTECIDO e eu fiquei preocupado!
Alguém pode dar uma luz do que pode ser????
Muito obrigado desde já.

Pedro César
Problema com o câmbio não é. Fique tranqüilo.
Sugestão: em local seguro, como uma rodovia com pouco movimento, tente arrancar de maneira forte, botando giro no motor e seguindo por alguns Km´s.
Se falhar depois de algum tempo, creio que seu filtro de combustível esteja saturado.
Ou seja, em baixo giro do motor, tipo trânsito local, não haverá falha.
Já forçando em rodovia, próximo dos 3.000 RPM´s, é que deverá dar a falha.
Depois disto, se não falhar no teste de força, então partir para sensor MAF, que regula mistura de ar/combustível.:concordo:

pedrocssantana
23/08/2013, 14:57
Problema com o câmbio não é. Fique tranqüilo.
Sugestão: em local seguro, como uma rodovia com pouco movimento, tente arrancar de maneira forte, botando giro no motor e seguindo por alguns Km´s.
Se falhar depois de algum tempo, creio que seu filtro de combustível esteja saturado.
Ou seja, em baixo giro do motor, tipo trânsito local, não haverá falha.
Já forçando em rodovia, próximo dos 3.000 RPM´s, é que deverá dar a falha.
Depois disto, se não falhar no teste de força, então partir para sensor MAF, que regula mistura de ar/combustível.:concordo:

Obrigado Glaicon pela resposta!
Só que eu acho que não é filtro de combustível, pois, como te disse, o motor não falha; quando isso ocorria parecia que o carro estava em NEUTRO só que na verdade ele estava em DRIVE, pois eu acelerava e o giro subia normalmente, porem o carro nao tinha a força nas rodas, parecendo que estava desengatado de marchas. Depois ele ficava dando uns "cutucões" e nao havia o engate da 4 marcha.
Não sei o que pode ser. Vou levar semana que vem na MIT para fazer revisão, mas queria saber de antemao o que poderia ser para que eu pudesse evitar ser "roubado" lá.
Alguma outra idéia Glaicon?
Obrigado!

Pedro

Arlei RS
23/08/2013, 15:18
Só que eu acho que não é filtro de combustível, pois, como te disse, o motor não falha; quando isso ocorria parecia que o carro estava em NEUTRO só que na verdade ele estava em DRIVE, pois eu acelerava e o giro subia normalmente, porem o carro nao tinha a força nas rodas, parecendo que estava desengatado de marchas. Depois ele ficava dando uns "cutucões" e nao havia o engate da 4 marcha.
Não sei o que pode ser. Vou levar semana que vem na MIT para fazer revisão, mas queria saber de antemao o que poderia ser para que eu pudesse evitar ser "roubado" lá.
Obrigado!

Pedro

E se vc colocar em L e depois em 2º ela arranca normal ?

Arlei RS
23/08/2013, 15:22
Galera,

Tenho uma TR4 08 AT (70.000km rodados) e tenho notado que as vezes estou a 60, 70Km e com o giro muito alto, perto dos 3000rpm, isso pisando leve, pq como todos nós já sabemos, se pisar o consumo vai nas nuvens... rs

Como solução de contorno, eu pressiono o botão de overdrive para deixá-lo em Off e verifico que rola uma sensível variação no giro e logo volta para onde já estava, além de acender a luz normalmente a luz de OD-OFF no painel... ok... Continuo a aceleração que estava e aperto novamente o botão de OD para ativá-lo e neste momento o giro cai para 2.000rpm, ou seja, consigo concluir que mesmo a luz de OD-OFF não estando acesa no painel, tenho a impressão de que o câmbio trava como se estivesse com essa função desativada...

Como comprei o carro a uns 5 meses e não sei como eram feitas as manutenções e troquei o óleo da caixa para ver se resolvia e não mudou muita coisa... quando abaixei o óleo não foram identificadas limalhas ou algo que justificasse desgaste excessivo das peças...

Alguém tem alguma ideia?

Apenas conferindo a troca de marcha do câmbio AT (pisando sem excessos, ou seja, trocas normais):

De 1a p/ 2a - 20km/h
De 2a p/ 3a - 40km/h
De 3a p/ 4a - 55km/h

Obrigado.
Alexandre Carreira.

Qual oleo foi usado na troca, se colocar o oleo errado fode o cambio. :-|

Fabio3010
23/08/2013, 21:22

Tbm acho que pode ter relação com o óleo, tá com cara de óleo muito usado, que qndo esquenta demais causa falhas no câmbio. Outro problema pode ser em válvulas solenóide, se não me engano. Leve em alguma especializada em AT e pede pra escanear! Boa sorte e tomara que seja coisa simples!

Glaicon
24/08/2013, 09:19
Obrigado!

Pedro
Quando eu tinha a Cherokee Sport, apenas 100 ml´s de óleo acima do máximo já produzia pequenos trancos.
Explicação: óleo em excesso produz espuma, gerando rateadas (falhas) na caixa automática.
Verifique o nível e tenha certeza da quantidade de óleo.
É melhor falta meio litro do que ter em excesso.
- Motor aquecido, ligado, passar a alavanca de marcha em cada posição, parando por dez segundos em cada uma delas.
Depois, voltar a posição para P ou N (na vareta indica qual delas deve estar para a verificação), tirar a vareta, limpá-la e, aí sim, verificar o nível.
Sempre com o motor ligado.:concordo:

pedrocssantana
24/08/2013, 19:55
E se vc colocar em L e depois em 2º ela arranca normal ?

Olá Arlei.
Se eu parar o carro e sair novamente, ate a 3 marcha vai normal. Mas não acontece o problema com freqüência, na verdade, só aconteceu uma vez, mas já fiquei preocupado!

pedrocssantana
24/08/2013, 19:59
Quando eu tinha a Cherokee Sport, apenas 100 ml´s de óleo acima do máximo já produzia pequenos trancos.
Explicação: óleo em excesso produz espuma, gerando rateadas (falhas) na caixa automática.
Verifique o nível e tenha certeza da quantidade de óleo.
É melhor falta meio litro do que ter em excesso.
- Motor aquecido, ligado, passar a alavanca de marcha em cada posição, parando por dez segundos em cada uma delas.
Depois, voltar a posição para P ou N (na vareta indica qual delas deve estar para a verificação), tirar a vareta, limpá-la e, aí sim, verificar o nível.
Sempre com o motor ligado.:concordo:

Ola Glaicon! Grato por sua resposta!
Eu vi no manual como verificar e é exatamente como vc informa aqui.
Eu vou levar o carro na MIT para a revisao de 40 mil km e vou verificar isso lá. Sempre fico em cima dos mecanicos! rs
É meu primeiro carro AT, (embora meu pai há alguns anos possui Hilux sempre AT), e por isso não tenho tanto conhecimento sobre a mecanica de cambios AT como possuo em relação a mecanica de outras partes do carro.
Mantenho o amigos informados da solução. Se tiverem mais alguma sugestão sobre o que pode ser isso, eu agradeço!
Abraço!

Alexandre Carreira
31/08/2013, 09:35
Alexandre, já que o óleo foi trocado, você verificou o nível?
É fundamental o nível correto.

Meu nobre... obrigado pelo retorno... oleo original e nivel ok... e o problema ja existia antes tb... entendeu?

Alexandre Carreira
31/08/2013, 09:44

Oleo original castrol... sempre ;)

E acontece mais com o carro frio...

Na verdade, qndo identifico ja faço a gambiarra com o ODD... entendeu?

Glaicon
01/09/2013, 08:02
Meu nobre... obrigado pelo retorno... oleo original e nivel ok... e o problema ja existia antes tb... entendeu?
Entendi, Alexandre.
Bom, eu sempre parto do ponto de vista que câmbio automático não dá problema fácil, principalmente em viaturas semi-novas.
Acredito mais em problemas no entorno do câmbio, ou seja, em periféricos.
Por isso, sugiro que você levante a viatura num elevador e verifique o estado das mangueiras metálicas que fazem a saída e retorno do óleo do cárter da caixa automática.
Em algumas viaturas essas mangueiras não ficam bem protegidas e podem amassar, dificultando a circulação de óleo.
Voltando à minha Cherokee, por exemplo, o antigo dono já tinha substituído por mangueiras de alta pressão, flexíveis, tipo aquelas de ar condicionado de carro, e ainda protegidas por manta metálica.
Se o seu problema ocorre só em rotações elevadas, talvez seja exatamente pela falta de óleo, quando o motor é mais exigido.:concordo:

Alexandre Carreira
03/09/2013, 17:11
Entendi, Alexandre.
Bom, eu sempre parto do ponto de vista que câmbio automático não dá problema fácil, principalmente em viaturas semi-novas.
Acredito mais em problemas no entorno do câmbio, ou seja, em periféricos.
Por isso, sugiro que você levante a viatura num elevador e verifique o estado das mangueiras metálicas que fazem a saída e retorno do óleo do cárter da caixa automática.
Em algumas viaturas essas mangueiras não ficam bem protegidas e podem amassar, dificultando a circulação de óleo.
Voltando à minha Cherokee, por exemplo, o antigo dono já tinha substituído por mangueiras de alta pressão, flexíveis, tipo aquelas de ar condicionado de carro, e ainda protegidas por manta metálica.
Se o seu problema ocorre só em rotações elevadas, talvez seja exatamente pela falta de óleo, quando o motor é mais exigido.:concordo:

Vou levantar deitar debaixo com uma lanterna e vou verificar isso que vc está falando...

Mas olha que legal... nesse final de semana fiz uma viagem de 200km ida e 200km volta... Como a estrada tava boa, acabei dando umas esticadas legais :) ... Como o câmbio só tem 4 marchas, quando a gente precisa exigir um pouquinho mais pra passar uns 3 caminhões de uma vez ela puxa uma terceira animal kkkkk

Curiosamente, estou a 2 dias andando na cidade e não vi o problema acontecer...

Na cidade é complicado pq o trajeto que faço geralmente é muito anda e pára, e com isso, a quarta acaba sendo pouco usada... Não sei se o uso com o dono anterior era assim e se isso pode gerar essas emperradas, entende?

Glaicon
04/09/2013, 07:30
Vou levantar deitar debaixo com uma lanterna e vou verificar isso que vc está falando...

Mas olha que legal... nesse final de semana fiz uma viagem de 200km ida e 200km volta... Como a estrada tava boa, acabei dando umas esticadas legais :) ... Como o câmbio só tem 4 marchas, quando a gente precisa exigir um pouquinho mais pra passar uns 3 caminhões de uma vez ela puxa uma terceira animal kkkkk

Curiosamente, estou a 2 dias andando na cidade e não vi o problema acontecer...

Na cidade é complicado pq o trajeto que faço geralmente é muito anda e pára, e com isso, a quarta acaba sendo pouco usada... Não sei se o uso com o dono anterior era assim e se isso pode gerar essas emperradas, entende?
Bom, se não falhou na viagem, submetendo a viatura a giros elevados, acabo descartando a sugestão anterior.
Daqui pra frente é só achismo.
Aí prefiro sugerir que procures uma oficina honesta.:concordo:

Alexandre Carreira
04/09/2013, 18:23
Bom, se não falhou na viagem, submetendo a viatura a giros elevados, acabo descartando a sugestão anterior.
Daqui pra frente é só achismo.
Aí prefiro sugerir que procures uma oficina honesta.:concordo:

Quando vc falou de alguma mangueira amassada, pensei na hora em sujeira em alguma delas...

Vou tentar passar um scanner pra ver se acho algum erro... se voltar a acontecer, se não, vou deixar quieto! kkkk

E o nosso camarada que tava de olho no fórum com o mesmo problema na tr4 dele? Contribui com alguma informação?

Jimmy Offroad
05/09/2013, 01:39
Alexandre.

Continua igual a sua, tem hora que acontece e hora não. Acontece com motor frio ou quente.

Qdo ocorre uso a técnica do botão overdrive. Eu tava meio encucado, pois a minha tem 130mkm e achei que o câmbio estava indo pro espaço.

Por enquanto é isso.

Abs,

Jimmy

Quando vc falou de alguma mangueira amassada, pensei na hora em sujeira em alguma delas...

Vou tentar passar um scanner pra ver se acho algum erro... se voltar a acontecer, se não, vou deixar quieto! kkkk

E o nosso camarada que tava de olho no fórum com o mesmo problema na tr4 dele? Contribui com alguma informação?

ACS208
08/09/2013, 06:49
Pessoal estou com problema identico...vcs conseguiram resolver ou explicação do que esta ocorrendo?

cebolaxxx
20/09/2013, 13:38
Pessoal tenho uma Pajero TR4 06/07 Auto a gasolina 60.000 Km rodados e tem acontecido o seguinte problema:

As vezes (principalmente com motor frio) venho em certa velocidade e sou obrigado a frear bruscamente e parar totalmente o carro, quando vou sair, tiro o pé do freio e a primeira não entra, fico preso no neutro, se pisar no acelerador o giro sobe mas o carro não sai. quando isso acontece resolve de 2 formas: 1ª piso no freio e coloco a carro em P, solto o freio, piso no freio denovo e coloco em D ai ele sai. 2ª espero mais um tempo sem o pé no freio e ele da um tranco quando entra a primeira.

Um outro problema que também esta acontecendo de vez em quando, venho rodando rápido e tenho de frear bruscamente (um corte, etc) mas sem para por completo só dar aquela diminuída forte, quando volto a acelerar o carro fica preso na primeira, acelero mas o carro não desenvolve e não muda de marcha. Pra resolver isso tenho de parar o carro por completo, por em P e voltar pra D ai ele passa.

Recentemente Troquei o Reparo do cilindro mestre e o hidrovacuo (servo freio), mas antes dessa troca esse problema ja acontecia e depois continuou.

Alguém ai faz ideia do que pode estar acontecendo?

neilsonhenriques
20/09/2013, 14:40
Um outro problema que também esta acontecendo de vez em quando, venho rodando rápido e tenho de frear bruscamente (um corte, etc) mas sem para por completo só dar aquela diminuída forte, quando volto a acelerar o carro fica preso na primeira, acelero mas o carro não desenvolve e não muda de marcha. Pra resolver isso tenho de parar o carro por completo, por em P e voltar pra D ai ele passa.

Já trocou o óleo do câmbio ? Eu faria isso, mas numa concessionária Mit. Pague mais caro. Fazer o serviço em qualquer lugar e perder o conjunto vai sair muitíssimo mais caro.

Peça para ver também se sai alguma limalha junto com o óleo. Se sair, o buraco é mais embaixo.

Esse câmbio da TR4 é uma merda, mas é muito robusto.

Alexandre Carreira
21/09/2013, 10:44
Pessoal estou com problema identico...vcs conseguiram resolver ou explicação do que esta ocorrendo?

ACS... faz tempo que não vejo o problema acontecer... eu troquei o óleo, andei uns 4 mil km e andei pegando bastante estrada, serra... Quando sinto que o giro está ficando alto e não passa a 4a, eu só alivio um pouco o acelerador e ele passa...

A única diferença que tenho feito ao pilotar, é usar mais o câmbio... como assim???

Se vejo que vou ficar um tempo subindo uma ladeira, jogo pro 2 ou desligo o OD... se é engarrafamento e não vou sair da 1a marcha, jogo pro 1... coisas do tipo...

Acho que esse problema pode ser um vicio dos donos anteriores (2 mulheres rsss), onde a galera dificilmente usa o cambio automatico como se deve usar.. acham que é só pisar e ele faz tudo... q não precisa trocar óleo da caixa... coisas do tipo...

A viatura está com 76 mil km... Troquei o óleo da caixa com 72 mil mais ou menos... quando for fazer a revisão de 80 mil, vou trocar novamente o óleo e dessa vez, trocar também o filtro...

Vou mantendo vcs informados sobre a reincidência do problema pra ver se ajuda a galera tb com o mesmo problema...

Abraços,
Alexandre Carreira.

pedrocssantana
27/09/2013, 15:40
Ressuscitando o tópico......

Conforme disse me post anterior, a minha TR4 ontem voltou a apresentar o problema. Quando fui fazer revisao de 40 mil na MIT, o mecanico me informou que poderia ser um aquecimento na caixa de cambio e o mesmo entra num modo de proteção que não deixa as marchas engatarem. Porem, vi no manual que quando acontece o aquecimento do cambio, a letra N do neutro pisca no painel, e isso indicaria o aquecimento. Mas no meu caso, isso nao acontece! No painel não há qualquer aviso de irregularidade com o carro.
Foi verificado o oleo do cambio e tambem está OK. Não sei o que pode ser. O problema aparece muito de vez em quando. Ontem viajei 150 km e nos ultimos 20 km da viagem o problema apareceu. Quando eu desligo o carro, o cambio volta ao normal por algum tempo, e depois volta a apresentar o defeito. Segundo o mecanico da MIT, o fato de eu desligar o carro "RESETA" o cambio e por isso ele volta ao normal.
Mais sugestões amigos para tentarmos descobrir o que é isso, please!
Valeu!!!

Alexandre Carreira
28/09/2013, 09:16
Pois eh... mas se fosse aquecimento n aconteceria com o carro frio, concordam???
E o meu acontece mais de manhã. .. depois q faça o macete do od n acontece mais.... e agora so de tirar o pe do acelerador ja tem resolvido... alguma dica?

pedrocssantana
28/09/2013, 18:39
Agora um detalhe: Quando estive na MIT, na revisão, o mecanico não passou o scanner para verificar a parte eletronica. Talvez possa ser uma falha eletronica que pode ser reparada sem peças, concordam? Ou talvez sensores, não sei. O problema é que o defeito aparece de forma intermitente. Na cidade, por exemplo, nunca aconteceu e sim somente algumas vezes em rodovias. Não acredito em aquecimento, pois certa vez o problema aconteceu debaixo de uma forte chuva, donde a temperatura externa (que também influencia) estava em 21 graus.....

ACS208
29/09/2013, 11:57
Efetuei a toca do oleo do cambio e melhorou, mas de vez em quando ainda acontece este problema....conversei com o pessoal da CCS ...e um rapaz comentou que a L200 automatica para efetuar a troca tinha que aliviar um pouco o acelerador...achei estranho mas realmente acaba efetuando a troca para a quarta marcha...vcs tem ciencia disto? é fato o caso da L200?

Marcelo Magalhães
29/09/2013, 16:57
Pessoal, esse câmbio tem uma função que reduz a marcha atual quando vc pisa no acelerador até o assoalho do carro. Vejam na pág 5-14 do manual...

Será que não é isso que está acontecendo com vocês?

antoniogeo
29/09/2013, 20:59
Concordo com o colega acima....
Acho que o que estão relatando diz respeito apenas a uma característica destes carros.... se você aperta o pé, o câmbio entende que você quer marcha mais forte (a terceira, no caso).... se alivia o pé um pouco, entra a quarta.... na minha TR4 era o mesmo comportamento, nunca me passou pela cabeça que tivesse algo errado... acho que é questão de "entender" como funciona esse câmbio....

Inté!!!!

pedrocssantana
30/09/2013, 09:36
Pessoal, esse câmbio tem uma função que reduz a marcha atual quando vc pisa no acelerador até o assoalho do carro. Vejam na pág 5-14 do manual...

Será que não é isso que está acontecendo com vocês?

Ola Marcelo!
Não é isso. Tenho conhecimento que isso existe, "kick down", onde ao pressionar fundo o acelerador o carro reduz uma marcha e só troca para a próxima num giro alto do motor, pois o cambio assim entende que carro necessita de força/torque, para fazer uma ultrapassagem, por exemplo. Isso é comum na grande maioria dos carros com cambio AT. No meu caso é justo o contrário: o carro nao tem força, fica dando uns cutucões como se o cambio quisesse engatar mas nao consegue, ficando sem tração nas rodas. O problema só resolve quando paro o carro e desligo. Aí ligo novamente e o problema desaparece por um tempo e depois volta, coisa de uns 15 min depois. Pensei que pudesse ser falha, como combustível ruim por exemplo, so que nao é, pois eu acelero o motor responde na hora, o giro sobe, mas o carro nao vai, as vezes se comportando como se estivesse em neutro, mesmo estando em D a 100 km/h.......

Marcelo(Natal-RN)
30/09/2013, 11:57
Tenho uma Full e to muito decepcionado com o carro,manutencao abusiva e agora,6 meses depois que comprei o carro,ha 15 dias estou a pé,caixa de marcha pro saco!E olha que quando comprei,1ª ida dela foi na oficina revisar geral,trocado todos os oleos,inclusive o de caixa,peguei o carro com 137 mil km e agora esta com 144 mil rodados e da essa bronca besta,por aqui nao tenho achado uma caixa pra venda,cheguei até comprar uma da 2013 pensando ser a msm caixa,mas muda tudo,ao menos por fora,muda conexoes,tamanho,até conversor de torque muda...ja tive outra Mit,uma L200 HPE quadrada,essa tinha manutencao simples,mas nada de conforto,a Pajero é o oposto,mas to muito triste com o carro.

ACS208
01/10/2013, 19:47
Concordo com o colega acima....
Acho que o que estão relatando diz respeito apenas a uma característica destes carros.... se você aperta o pé, o câmbio entende que você quer marcha mais forte (a terceira, no caso).... se alivia o pé um pouco, entra a quarta.... na minha TR4 era o mesmo comportamento, nunca me passou pela cabeça que tivesse algo errado... acho que é questão de "entender" como funciona esse câmbio....

Inté!!!!

Eu possuo 03 carro automatico e acredito que não estou conseguindo passar o que esta ocorrendo...vamos dizer que estou parado e quando inicio a aceleração de forma um pouco mais forte, o carro vai trocando as marchas porem quando chega nas terceira marcha ele atinge os 4.300 giros e não entra a quarta, sendo que as demais entram com a rotação em torno de 2.500 a 3.000 giros..e hoje percebi que isto ocorre quando a pista esta em declive ....pois em aclive ou plano acredito que esteja normal...e fiquei pensando e acredito que seja normal, pois desta forma ela fica mais firme....vcs ja repararam se acontece o mesmo com a de vcs?

pedrocssantana
02/10/2013, 10:49
Eu possuo 03 carro automatico e acredito que não estou conseguindo passar o que esta ocorrendo...vamos dizer que estou parado e quando inicio a aceleração de forma um pouco mais forte, o carro vai trocando as marchas porem quando chega nas terceira marcha ele atinge os 4.300 giros e não entra a quarta, sendo que as demais entram com a rotação em torno de 2.500 a 3.000 giros..e hoje percebi que isto ocorre quando a pista esta em declive ....pois em aclive ou plano acredito que esteja normal...e fiquei pensando e acredito que seja normal, pois desta forma ela fica mais firme....vcs ja repararam se acontece o mesmo com a de vcs?

Sim. Isso se chama freio motor. A TR4 (pelo menos a minha), em declive ela segura na 3 marcha, mas isso é o freio motor. É normal.
Abs.

ACS208
02/10/2013, 15:46
Sim. Isso se chama freio motor. A TR4 (pelo menos a minha), em declive ela segura na 3 marcha, mas isso é o freio motor. É normal.
Abs.

Pedro,

fico mais tranquilo, se eh normal....pois confesso que na primeira vez que aconteceu fiquei preocupado, pois estava a quase 4.500 giros e não entrava a quarta marcha...muito obrigado.

Um adendo, antes de efetuar a troca de oleo do cambio, este problema era muto mais acentuado...hoje somente em declive que ocorre e quando vc aperta um pouco mais o acelerador.

BinoTR4
06/10/2013, 21:54
Cebolaxxx: Tive o mesmo problema há um tempo atrás na minha TR4. Era o nível do fluido da transmissão automática. Parece bobagem. Eu mesmo não acreditei...Mas é verdade. No total, minha transmissão estava operando com 1,5 litros a menos. Foi só completar que o problema sumiu. Eu colocava 250 ml por dia até atingir o nível ideal. Isso pq o excesso de fluido tb é prejudicial e se colocar demais é muito difícil retirar. Procedimento para aferir o nível do fluido: Motor aquecido, ligado, passar a alavanca de marcha em cada posição, parando por dez segundos em cada uma delas.
Depois, voltar a posição para P ou N (não lembro direito, veja o manual), tirar a vareta, limpá-la e, aí sim, verificar o nível. Quem me ajudou a resolver o problema foi o GLAICON aqui do fórum. Ele certamente tb poderá te ajudar.

Glaicon
07/10/2013, 06:32
Cebolaxxx: Tive o mesmo problema há um tempo atrás na minha TR4. Era o nível do fluido da transmissão automática. Parece bobagem. Eu mesmo não acreditei...Mas é verdade. No total, minha transmissão estava operando com 1,5 litros a menos. Foi só completar que o problema sumiu. Eu colocava 250 ml por dia até atingir o nível ideal. Isso pq o excesso de fluido tb é prejudicial e se colocar demais é muito difícil retirar. Procedimento para aferir o nível do fluido: Motor aquecido, ligado, passar a alavanca de marcha em cada posição, parando por dez segundos em cada uma delas.
Depois, voltar a posição para P ou N (não lembro direito, veja o manual), tirar a vareta, limpá-la e, aí sim, verificar o nível. Quem me ajudou a resolver o problema foi o GLAICON aqui do fórum. Ele certamente tb poderá te ajudar.
Bino, se ele fizer tudo que você falou, passo a passo, provavelmente estará com o problema resolvido.
Além, é claro, da troca completa do óleo, pois a Km total da viatura está a indicar esse procedimento.:concordo:

Alexandre Carreira
15/11/2013, 09:41
Apenas para informar...

O problema está aparecendo cada vez menos...

Acho q era falta de dono mesmo...

Agora com óleo em dia e pisando moderadamente, usando sempre, dificilmente está ocorrendo...

Vou trocar o óleo novamente na proxima revisão, pois esse que troquei deve ter servido para limpar a crosta que o outro deixou...

Vou mantendo vcs informados sobre o problema.

teco.jr
08/01/2014, 11:33
Apenas para informar...

O problema está aparecendo cada vez menos...

Acho q era falta de dono mesmo...

Agora com óleo em dia e pisando moderadamente, usando sempre, dificilmente está ocorrendo...

Vou trocar o óleo novamente na proxima revisão, pois esse que troquei deve ter servido para limpar a crosta que o outro deixou...

Vou mantendo vcs informados sobre o problema.

Desenterrando!

Estou com o mesmo problema amigos!
Troquei o óleo e nada de melhorar. Pra piorar a gambiarra do O/D ora funciona ora não.
Um mecanico sugeriu a solenoide. O que acham?

Um abraço e obrigado!

teco.jr
14/02/2014, 21:37
Desenterrando!

Estou com o mesmo problema amigos!
Troquei o óleo e nada de melhorar. Pra piorar a gambiarra do O/D ora funciona ora não.
Um mecanico sugeriu a solenoide. O que acham?

Um abraço e obrigado!

E ai amigos, alguem?

Joao Sergio
03/04/2014, 21:10
Isso aconteceu exatamente igual no TR4 2007/2008 do meu pai, o defeito era do botão, parece defeito que vai e volta, se você não esbarrar no botão, fica funcionando um bom tempo direito, mas se esbarrar o defeito volta, com o botão apertado de overdrive a 4a. marcha tem que entrar mas para confirmar o defeito no botão, basta encostar e empurrar ele para trás, e o mau contato acontece e para voltar a funcionar direito é só empurrar encostando o polegar no botão e empurrar para a frente. Se entrar a 3a. marcha mesmo estando a 80 Km/h apenas empurrando o botão para trás (sem apertar On/Off), certeza do defeito ser nele, tem que comprar outro botão que vem com a moldura e custa R$ 200,00, depois que troquei, a 4a. marcha não falha mais e entra sempre o que não estava acontecendo apesar da luz de overdrive apagada.

rdassis
04/04/2014, 00:03
Em minhas andanças aqui pelo forum, para decidir entre Tracker e TR4, percebo que a TR4 é mais chatinha no quesito manutenção, peças caras, não aceita substitutas, e o proprio pessoal da TR4 chia muito pelo consumo de combustível, notei também que o pessoal da SUZUKI esta aqui mais pra discutir trilhas, passeios preparações etc... já pessoal da MIT troca ideia pra resolver pipino nos carros... bom, posso estar enganado mas esta foi a impressão que tive de um simples leitor(imparcial) interessado no mundo 4x4.

Alexandre Carreira
15/04/2014, 17:51
Isso aconteceu exatamente igual no TR4 2007/2008 do meu pai, o defeito era do botão, parece defeito que vai e volta, se você não esbarrar no botão, fica funcionando um bom tempo direito, mas se esbarrar o defeito volta, com o botão apertado de overdrive a 4a. marcha tem que entrar mas para confirmar o defeito no botão, basta encostar e empurrar ele para trás, e o mau contato acontece e para voltar a funcionar direito é só empurrar encostando o polegar no botão e empurrar para a frente. Se entrar a 3a. marcha mesmo estando a 80 Km/h apenas empurrando o botão para trás (sem apertar On/Off), certeza do defeito ser nele, tem que comprar outro botão que vem com a moldura e custa R$ 200,00, depois que troquei, a 4a. marcha não falha mais e entra sempre o que não estava acontecendo apesar da luz de overdrive apagada.

BATATA!!!

Esses dias comecei a estudar mais o problema...

Estava a bastante tempo sem dar problema... depois que usei a alavanca na posição 2, voltou a dar o problema...

Me atentei que poderia ser algum problema na alavanca...

Deixei o problema acontecer de novo e fui mexendo na alavanca para tentar identificar o mal contato...

QUANDO MEXI NO BOTÃO DO OD... PASSOU para a 4a!!!

Forcei o problema no próprio botão e fiz novamente o teste...

Como fiquei feliz!!! kkkk

Tava pensando q era problema na caixa de marcha!!!

Vou largar um limpa contato e se não resolver, não vou mexer não... :)

Obrigado a todos pela ajuda!!!

Alexandre Carreira
15/04/2014, 17:51
Em minhas andanças aqui pelo forum, para decidir entre Tracker e TR4, percebo que a TR4 é mais chatinha no quesito manutenção, peças caras, não aceita substitutas, e o proprio pessoal da TR4 chia muito pelo consumo de combustível, notei também que o pessoal da SUZUKI esta aqui mais pra discutir trilhas, passeios preparações etc... já pessoal da MIT troca ideia pra resolver pipino nos carros... bom, posso estar enganado mas esta foi a impressão que tive de um simples leitor(imparcial) interessado no mundo 4x4.

Sem dúvidas TR4!!!

Espero que essa tenha sido tua escolha... :)

NilsonR
20/04/2014, 18:21
BATATA!!!

Esses dias comecei a estudar mais o problema...

Estava a bastante tempo sem dar problema... depois que usei a alavanca na posição 2, voltou a dar o problema...

Me atentei que poderia ser algum problema na alavanca...

Deixei o problema acontecer de novo e fui mexendo na alavanca para tentar identificar o mal contato...

QUANDO MEXI NO BOTÃO DO OD... PASSOU para a 4a!!!

Forcei o problema no próprio botão e fiz novamente o teste...

Como fiquei feliz!!! kkkk

Tava pensando q era problema na caixa de marcha!!!

Vou largar um limpa contato e se não resolver, não vou mexer não... :)

Obrigado a todos pela ajuda!!!

Oi Alexandre, olá amigos de TR4,

Tenho uma TR4 AT 2006 e com um problema idêntico ao da sua, mas só empurrar o botão do OD não resolve, empurro ele para a frente passa para a quarta e quando solto volta à terceira novamente. Quero abrir a manopla e consertar o contato do botão do OD, mas gostaria de ter um esquema de montagem do mesmo. Algum dos senhores sabe dizer como ou onde se consegue este esquema.

Desde já agradeço.

Grande abraço.

Nilson

NilsonR
27/04/2014, 12:39
Boas, senhores.

E aí Alexandre, o limpa contatos funcionou?

Não encontrei ainda um esquema que detalhe a montagem da manopla do câmbio automático, até encontrei um esquema do câmbio aqui mesmo no fórum, mas não tem detalhes suficientes da manopla, então ainda não consertei o problema do contato do botão do OD.

Grande abraço.

andresolino
06/05/2014, 11:27
Boas, senhores.

E aí Alexandre, o limpa contatos funcionou?

Não encontrei ainda um esquema que detalhe a montagem da manopla do câmbio automático, até encontrei um esquema do câmbio aqui mesmo no fórum, mas não tem detalhes suficientes da manopla, então ainda não consertei o problema do contato do botão do OD.

Grande abraço.

Pessoal,

comprei uma TR4/08 recentemente e observei o mesmo problema. Ocorre raramente o problema de não passar a 4ª marcha. Quando ocorre, empurro levemente o botão do OD e a 4ª entra. Sem pressionar o botão, apenas empurrando levemente para frente e para trás, consegui ativar e desativar o OD, mas sem acender a luz OD OFF no painel, afinal não apertei o botão.

Alexandre Carreira, gostaria de saber se o limpa contatos funcionou? Qual utilizou?

Joao Sergio, caso não funcione o limpa contatos, onde você comprou o botão?

Abraços

teco.jr
28/05/2014, 17:34
Amigos,

Realmente o problema era o botão. Taquei o limpa contato, mas infelizmente não resolveu. Nem pesquisei na concessionaria o preço da manopla nova com o botão (a peça é inteira, nao achei nenhuma forma de desmonta-la), achei a alavanca inteira no mercadolivre e realizei a troca. Bem facil por sinal.

Tentarei postar fotos com um mini tutorial ok?

Abs a todos!

andresolino
29/05/2014, 10:50
Amigos,

Realmente o problema era o botão. Taquei o limpa contato, mas infelizmente não resolveu. Nem pesquisei na concessionaria o preço da manopla nova com o botão (a peça é inteira, nao achei nenhuma forma de desmonta-la), achei a alavanca inteira no mercadolivre e realizei a troca. Bem facil por sinal.

Tentarei postar fotos com um mini tutorial ok?

Abs a todos!

Teco.jr, você poderia passar o link com o produto e vendedor do mercado livre? Se fizer o tutorial será de grande valia para mim.

Abraços,

teco.jr
29/05/2014, 12:28
Teco.jr, você poderia passar o link com o produto e vendedor do mercado livre? Se fizer o tutorial será de grande valia para mim.

Abraços,

Andresolino,

Segue link com um modelo identico ao que comprei, a venda no MercadoLivre. Vale lembrar que somente precisará da manopla que inclui o botão do OD e o da trava do cambio, pois todo o resto seria inútil. Assegure-se do ano do veiculo que a peça foi retirada pois quanto mais novo, menor a possibilidade de ter problema. Tentarei postar o tuto esse fds.

Um abraço

Alavanca Manopla Câmbio Automático Pajero Tr4 Flex 07 À 12 - R$ 110,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-559477912-alavanca-manopla-cmbio-automatico-pajero-tr4-flex-07-12-_JM)

andresolino
02/06/2014, 10:29
Andresolino,

Segue link com um modelo identico ao que comprei, a venda no MercadoLivre. Vale lembrar que somente precisará da manopla que inclui o botão do OD e o da trava do cambio, pois todo o resto seria inútil. Assegure-se do ano do veiculo que a peça foi retirada pois quanto mais novo, menor a possibilidade de ter problema. Tentarei postar o tuto esse fds.

Um abraço

Alavanca Manopla Câmbio Automático Pajero Tr4 Flex 07 À 12 - R$ 110,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-559477912-alavanca-manopla-cmbio-automatico-pajero-tr4-flex-07-12-_JM)

Valeu Teco.jr. Muito obrigado!

Alexandre Carreira
02/07/2014, 17:18
Hey!!!

Peço desculpas pela demora.

Nem cheguei a tentar o limpa contatos...

Fiquei tão tranquilo por não ser problema no câmbio, que desencanei...

Quando não passa, encosto no câmbio e passa, sem problemas...

Quando agravar muito, já sabendo o que é, fica fácil de resolver!!!

Caso eu consiga arrumar um jeito de desmontar a manopla, posto fotos e o passo a passo.

Abraços!

Rodrigo Belorte
19/01/2015, 13:08
Hey!!!

Peço desculpas pela demora.

Nem cheguei a tentar o limpa contatos...

Fiquei tão tranquilo por não ser problema no câmbio, que desencanei...

Quando não passa, encosto no câmbio e passa, sem problemas...

Quando agravar muito, já sabendo o que é, fica fácil de resolver!!!

Caso eu consiga arrumar um jeito de desmontar a manopla, posto fotos e o passo a passo.

Abraços!

Tenho uma TR4 08/09 AT a um mês e esta com o mesmo problema! De 80 a 100 km/h parece um motor 1.0 a 150 km/h . Barulho infernal, como se precisa de mais marcha. Como faço para resolver esse problema?Abraço.

ADRIANO MAGALHÃES
06/03/2015, 12:32
Boa tarde, tenho uma 2004 a 2 meses, e já peguei com esse problema de não entrar a 4ª marcha nem dar alteração no OverDrive ele nem acende no painel. Alguem sabe se possui rele ou fusivel pra esse sistema?

Dassoler
15/06/2015, 13:46
Minha Tr estava com esse mesmo problema do over drive, vez ou outra era como se estivesse ligado e o carro voltava para a terceira marcha... Fui dar uma volta e fiquei testando o botão, percebi que quando eu fazia uma leve pressão empurrando o botão para baixo (em direção ao assoalho) o carro passava para a quarta marcha, soltava o botão e voltava para a terceira, isso por várias vezes, então o problema era folga no botão e o contato la dentro encostava sem querer... Pesquisei na internet e vi que ninguém falava como abrir a manopla para arrumar, diziam que precisaria comprar outra, fui para casa e eu e meu pai começamos olhar a manopla vendo alguma possibilidade de abrir (muito, muito simples mesmo). Basta tirar os dois parafusos que ficam na parte de trás dela. tirar também o console para poder soltar os fios que ligam as luzes e o botão do over drive, agora a manopla já está na sua mão e fora do carro... com a ajuda de uma faca, coloque ela onde tem o acabamento dos botões e vá desencaixando até que ele saia, pronto, tire o encaixe do botão do over drive e resolva o problema, no meu caso o encaixe estava folgado e ficava fazendo isso.... Infelizmente não tirei fotos, mas espero ter ajudado, não gastei nada e está resolvido o problema.

andresolino
28/08/2015, 13:43
Boa tarde,

poderia me ajudar um pouco mais? Na foto abaixo indiquei os dois parafusos, o acabamento do botão overdrive e gostaria de saber se a indicação do console está certa e como fazer para remover o mesmo.

Obrigado!!!!

510551

Minha Tr estava com esse mesmo problema do over drive, vez ou outra era como se estivesse ligado e o carro voltava para a terceira marcha... Fui dar uma volta e fiquei testando o botão, percebi que quando eu fazia uma leve pressão empurrando o botão para baixo (em direção ao assoalho) o carro passava para a quarta marcha, soltava o botão e voltava para a terceira, isso por várias vezes, então o problema era folga no botão e o contato la dentro encostava sem querer... Pesquisei na internet e vi que ninguém falava como abrir a manopla para arrumar, diziam que precisaria comprar outra, fui para casa e eu e meu pai começamos olhar a manopla vendo alguma possibilidade de abrir (muito, muito simples mesmo). Basta tirar os dois parafusos que ficam na parte de trás dela. tirar também o console para poder soltar os fios que ligam as luzes e o botão do over drive, agora a manopla já está na sua mão e fora do carro... com a ajuda de uma faca, coloque ela onde tem o acabamento dos botões e vá desencaixando até que ele saia, pronto, tire o encaixe do botão do over drive e resolva o problema, no meu caso o encaixe estava folgado e ficava fazendo isso.... Infelizmente não tirei fotos, mas espero ter ajudado, não gastei nada e está resolvido o problema.

Pajerotr4x4
19/01/2016, 11:28
Hola tenho uma tr4 2005 e está com o mêsmo problema no botão over driver as vezes passa para 4 marcha e as vezes fica bloqueado na 3 marcha aí aperto botão ODD a marcha entra na 4 solto o botão a marcha volta pra 3 fui fazer uma viagem e tive q fazer 200 km segurando o botão pra andar mas de 80 km/h alguém resolveu esse problema do botão. ..sem ter q comprar outra manopla.

chuckskin
20/01/2016, 08:08
bom dia senhores, tenho uma tr4 09/09 at, e esta acontecendo um probleminha, li o post inteiro e nao vi relatos sobre, mas tambpem eu nao tenho certeza se é do cambio automatico, tenho medo de levar no mecanico e o cara me enrolar!

entao vamos lá, o relato é com o carro andando em 4x2 posição do cambio em "D":

bom saindo do 0km/h, acelerando a pajero, ela anda normal até 150km/h, sem problema algum tanto para acelerar quanto para reduzir, as trocas de marchas o correm normalmente!

Porém, em qualquer velocidade q eu esteja, se eu tirar o pé do acelerador totalmente, e depois dar uma pisadinha leve para voltar a acelerar, eu escuto um "clanc" nao muito alto, mas é bem perceptivel.

minha duvida é, esse barulho na retomada seria do cambio ou da corrente da caixa de transferência?

Será que crio um tópico para esta postagem? ou deixo aqui mesmo?

Glaicon
21/01/2016, 08:16
bom dia senhores, tenho uma tr4 09/09 at, e esta acontecendo um probleminha, li o post inteiro e nao vi relatos sobre, mas tambpem eu nao tenho certeza se é do cambio automatico, tenho medo de levar no mecanico e o cara me enrolar!

entao vamos lá, o relato é com o carro andando em 4x2 posição do cambio em "D":

bom saindo do 0km/h, acelerando a pajero, ela anda normal até 150km/h, sem problema algum tanto para acelerar quanto para reduzir, as trocas de marchas o correm normalmente!

Porém, em qualquer velocidade q eu esteja, se eu tirar o pé do acelerador totalmente, e depois dar uma pisadinha leve para voltar a acelerar, eu escuto um "clanc" nao muito alto, mas é bem perceptivel.

minha duvida é, esse barulho na retomada seria do cambio ou da corrente da caixa de transferência?

Será que crio um tópico para esta postagem? ou deixo aqui mesmo?
Pode ser a cruzeta do eixo traseiro com folga ou o eixo dianteiro tentando engatar sozinho.
Se for folga precisa erguer a viatura e balançar o eixo.
Já a segunda hipótese acontecia com a minha ex Sportage, pois o sistema de acoplamento era à vácuo, e com a perda de pressão, começava a querer engatar o eixo, dando esse barulho característico (clanc).
Leve ao mecânico e peça para olhar diretamente essas duas hipóteses, diminuindo a chance de ser enrolado.:concordo:

marcun
21/01/2016, 11:32
Dassoler (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99248-dassoler/)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/statusicon/user-offline.png
UsuárioEntrada15/06/2015LocalNatal/RNPosts1

rafa2rfl
27/01/2016, 13:41
Boa tarde, a minha tr4 2009 apresentou esse mau contato no O/D semana passada e eu já havia lido este post anteriormente, arrumei no Domingo mesmo. Retirei apenas o interruptor do O/D e calcei a folga que estava provocando o mau contato.

rafa2rfl
27/01/2016, 13:44
Hola tenho uma tr4 2005 e está com o mêsmo problema no botão over driver as vezes passa para 4 marcha e as vezes fica bloqueado na 3 marcha aí aperto botão ODD a marcha entra na 4 solto o botão a marcha volta pra 3 fui fazer uma viagem e tive q fazer 200 km segurando o botão pra andar mas de 80 km/h alguém resolveu esse problema do botão. ..sem ter q comprar outra manopla.

Conseguiu resolver ???

Marcusrique1
17/02/2016, 13:50
Comprei a minha tr4 at. Finalmente. 08 flex. Mas não entra a terceira marcha. Vi o tópico mas não vejo o botao. Alguém pode por uma foto???? Nítida do botao? Minha alavanca tem a trava de segurança, tem o botao do bloqueio do diferencial mas não tem um botao entre eles. Agradeço toda ajuda se não achar vou ter que comprar uma sociedade num posto de combustíveis!!!! Mas não vendo o carro de jeito nenhum :-)

eriknm
17/02/2016, 21:08
onde a galera dificilmente usa o cambio automatico como se deve usar.. acham que é só pisar e ele faz tudo... q não precisa trocar óleo da caixa... coisas do tipo...

A viatura está com 76 mil km... Troquei o óleo da caixa com 72 mil mais ou menos... quando for fazer a revisão de 80 mil, vou trocar novamente o óleo e dessa vez, trocar também o filtro...

Vou mantendo vcs informados sobre a reincidência do problema pra ver se ajuda a galera tb com o mesmo problema...

Abraços,
Alexandre Carreira.

Pessoal, boa noite! Sempre tive veículos hatch MT, e agora vou finalmente partir para uma viatura 4x4 AT. A questão é que meus conhecimentos em mecânica são limitados, apesar de amar automóveis. Sinceramente, não sei dirigir um carro automático e sempre achei que bastava acelerar e brecar. :drool:

Me indicam algum tópico para estudar a condução de um carro automático, especialmente 4x4?
Minha ideia é aadquirir uma TR4 nos próximos meses. Estou saindo de um Fiat Punto 1.6 e a Pajero será meu único carro, tanto para cidade quanto para as escapadas em trilhas leves em Joaquim Egídio.

Abraços

Marcusrique1
19/02/2016, 17:59
Pessoal, boa tarde! Minha tr4 apresentou o defeito no botão do over-drive. Alguém que conseguiu consertar pode postar fotos. Agradeço demais. marcusrique@yahoo.com.br; marcusrique1gmail.com. Estou com esse problema, o consumo está elevado e não tenho ninguém na cidade que faça esse serviço.

netoxt
18/04/2016, 08:24
Tbm sou de João Pessoa, vou levar minha TR4 em um mecanico que confio e falar pra ele desse problema relatado da manopla e caso ele tenha exito em reparar eu te aviso!

Pessoal, boa tarde! Minha tr4 apresentou o defeito no botão do over-drive. Alguém que conseguiu consertar pode postar fotos. Agradeço demais. marcusrique@yahoo.com.br; marcusrique1gmail.com. Estou com esse problema, o consumo está elevado e não tenho ninguém na cidade que faça esse serviço.

luciano_queiroz
13/09/2016, 17:35
A minha é uma 2012 e estava com o mesmo problema... aqui um video de como solucionei:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/157692-tr4-com-dificuldade-de-engatar-4-a.html

(http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/157692-tr4-com-dificuldade-de-engatar-4-a.html)YouTube (https://youtu.be/myt3wmWLp4Y)
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/157692-tr4-com-dificuldade-de-engatar-4-a.html)

R-Mendes
06/12/2016, 22:54
A minha é uma 2012 e estava com o mesmo problema... aqui um video de como solucionei:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/157692-tr4-com-dificuldade-de-engatar-4-a.html

(http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/157692-tr4-com-dificuldade-de-engatar-4-a.html)YouTube (https://youtu.be/myt3wmWLp4Y)
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/157692-tr4-com-dificuldade-de-engatar-4-a.html)

Amigo, o vídeo tá fora do ar.

Tenho um Grand Vitara 2002, cujo câmbio é o mesmo da TR4. O problema acontece, já levei em oficina de câmbio AT, não tinha problema, conferiram óleo, conferiram sujeira, nada.

A questã é que a manopla do GV é um pouco diferente do TR4, apesar de ter os mesmo 2 botões.

Amanhã vou tentar tirar pra ver se é sujeira como é o caso explicado aqui. Senão, quinta tomo uma facada de R$ 600,00 pra trocar a solenóide do câmbio. Segundo o meca, pode ser isso...

Arildo MT
07/12/2016, 02:30
Mendes, eu achava q o cambio da gv era o mesmo do opala, como nos vitaras.

R-Mendes
07/12/2016, 07:08
Mendes, eu achava q o cambio da gv era o mesmo do opala, como nos vitaras.

Eu nem sabia que era o mesmo da TR4, fiquei pesquisando na WEB por dias mas as informações do GV são em menor quantidade.

Ontem, levando em outra oficina, o cara entrou debaixo querendo saber se era o câmbio de um carro que não me recordo ou da TR4. Quando confirmou que era da TR4, a noite resolvi procurar e encontrei esse tópico.

Não tem aquela moldura que envolve os 2 botões, se puxar o botão, sai só ele. Dei uma mexida lá e hoje pela manhã não aconteceu, o que era quase frequente. Vou tentar desmontar hoje a tarde e ver se consigo observar sujeira.

luciano_queiroz
07/12/2016, 07:12
Pajero TR4 AT 2012- Limpeza do Botão Overdrive - YouTube (https://youtu.be/7d80KdbipE8)

R-Mendes
07/12/2016, 08:39
Pajero TR4 AT 2012- Limpeza do Botão Overdrive - YouTube (https://youtu.be/7d80KdbipE8)

Opa, valeu demais.

Vou tentar desmontar o do GV pra ver como é.

R-Mendes
12/12/2016, 14:28
Tentei mas... Não funfou. É diferente. Tem 2 parafusos apenas, mas ao puxar a manopla, tem 2 fios que não tem por onde desconectar. Alguém pode dar uma luz? Ou conhece alguém que pode dar uma luz?

pedromcwagner
29/03/2017, 07:15
Galera,

Alguém tem alguma ideia?

De 1a p/ 2a - 20km/h
De 2a p/ 3a - 40km/h
De 3a p/ 4a - 55km/h

Obrigado.
Alexandre Carreira.

Também estou com este mesmo problema, minha Pajero TR4 2011 4x4 automática, ela está com 63 mil KM e nunca foi trocado o óleo do cambio. Alexandre como você resolveu seu problema?

DiegoAoki
29/03/2017, 07:42
Pedro, bom dia.

Faça o seguinte teste, aperte o botão do overdrive sentido o assoalho do carro (por cima) e verifique se o giro do motor cai, se cair o problema é o botão (o que normalmente acontece)

pedromcwagner
30/03/2017, 12:55
Pedro, bom dia.

Faça o seguinte teste, aperte o botão do overdrive sentido o assoalho do carro (por cima) e verifique se o giro do motor cai, se cair o problema é o botão (o que normalmente acontece)

OK muito obrigado pelo retorno, vou fazer o teste, pq o giro está ficando normalmente mil acima e com isso a quarta marcha não está passando.

DiegoAoki
30/03/2017, 18:48
Pedro, se não está entrando a quarta provavelmente é o botão mesmo.. deixa ele como se estivesse desligado (a luz no painel apagada) e aperta ele bem em cima do botão.. vai ver que a coisa vai melhorar kkkk

pedromcwagner
31/03/2017, 10:14
Muito obrigado Diego, funcionou, desliguei o controle de tração andei com o carro, quando cheguei a 90 km/h estava com quase 4 mil giros, apertei o controle de tração o giro caiu para 2 mil e normalizou, liguei hoje de manhã estava com o giro normalizado, muito obrigado pela ajuda.

DiegoAoki
31/03/2017, 13:48
Pedro, disponha, precisando estamos a disposição.

O que eu fiz na minha que melhorou bastante isso acontecer, eu comprei limpa contato na auto peças e passei o limpa contato pelo vão do botão e melhorou uns 60%.. pode fazer isso na sua tb..

Abraços e boa sorte

dldonega
13/09/2017, 16:56
AMIGO ESTE PROBLEMA É SIMPLES,RETIRE O BOTÃO DO OVERDRIVE (MUITO SIMPLES) PASSE UM AR E LIMPA CONTATO E AR DE NOVO, ACONTECEU O MESMO COMIGO E RESOLVEU,QUANDO A ROTAÇÃO CHEGAR AS 4000 NA RETA VC TIRA E PÕE O PÉ NO ACELERADOR E A ROTAÇÃO ABAIXA...

Alguém tem alguma ideia?

De 1a p/ 2a - 20km/h
De 2a p/ 3a - 40km/h
De 3a p/ 4a - 55km/h

Obrigado.
Alexandre Carreira.[/QUOTE]

hviana
17/09/2017, 07:50
Bom dia!
Também resolvi o problema da minha TR4 AT 2008 retirando o botão do overdrive e aplicando o limpa contato. Já faz alguns meses e não voltou o problema. Muito simples e fácil.

Rafaell
13/01/2020, 20:20
Tinha postado em outro tópico, mas como esse tem mais respostas vou postar aqui...

Pra quem desmontou o botão: O pino é meio torto mesmo? Eu apliquei limpa contato sem tirar o botão, tirando apenas a parte plástica toda da manopla, como tem um vídeo no YouTube ensinando, mas não resolveu. Então desmontei o botão mesmo, mas não está mais “clicando”. Será que tem solução caseira ainda ou só um botão novo?

Monegatti
28/06/2021, 15:17
Boa tarde a todos, estou com problema com minha tr4. Onde a marcha a ré só engata quando subo a rotação e vem com tranco.
Alguém poderia me dar uma luz. O restante funciona normalmente . O problema está somente na ré

Glaicon
29/06/2021, 06:16
Boa tarde a todos, estou com problema com minha tr4. Onde a marcha a ré só engata quando subo a rotação e vem com tranco.
Alguém poderia me dar uma luz. O restante funciona normalmente . O problema está somente na ré
Qual o ano da viatura, qual a Km atual, qual o nível e côr do óleo e, há Km´s fez a última troca de óleo da caixa?:pipoca:

Monegatti
29/06/2021, 14:26
2003, 160 mil km. Óleo trocado há 3 meses.

Glaicon
30/06/2021, 05:58
2003, 160 mil km. Óleo trocado há 3 meses.
O problema começou após a troca de óleo ou já tinha antes?
Se foi depois, sugiro verificar o nível do óleo, pois, quando acima do nível máximo ele faz espuma, gerando falhas no engate.
A falha mais comum são pequenos trancos quando parado em sinaleira e a alavanca em Drive.
Mas, também pode gerar o problema relatado por você.
O nível se verifica com a viatura aquecida, em local plano, passandp a alavanca por cada posiçãodo câmbio desde o P, parando dez segundos em cada uma delas, voltando ao P.
Aí limpa a vareta e verifica o nível.
Se houver excesso de óleo, é o caso de se retirar.
Outra pergunta: sabes se é a primeira troca de óleo dela?
Na Mitsubishi se faz a troca a cada 80.000 Km´s, e a sua já está com o dobro da Km.
Se foi a primeira troca, aí já é outra preocupação. E mais grave, infelizmente.

Monegatti
30/06/2021, 11:27
Vou verificar o nível conforme dito . Sobre as trocas eu sou 3 dono não tenho o histórico preciso do carro. Agradeço a atenção

Edintruder
30/06/2021, 12:33

Essa caixa costuma durar muito, mas o mito de não trocar óleo acaba com qualquer caixa. Quando o óleo foi trocado, a pessoa que fez a troca relatou alguma coisa sobre o estado do óleo que foi retirado? O diagnóstico começa pelo estado do óleo que foi retirado há 3 meses atrás, infelizmente. Dependendo do ano da tua TR4, pode ser uma solenóide trancada dentro da caixa como pode ser válvula travando. Se colocares a alavanca em Lo (1a manual), ela entra de boa? Pergunto pois essa caixa compartilha a 1a manual com a ré se não estou enganado.

Edintruder
30/06/2021, 13:07
Independente, tem muita coisa que pode estar causando esse problema, como freio 3, embreagem da marcha direta, problema da roda livre da sobre marcha ou ainda baixa pressão em uma dessas 3 linhas.

Vou ver se tem alguém pra te ajudar na tua região.
11 94704 0872 - Moysés
11 95207 6756 - Reginaldo
11 95238 1694 - Aristeu
11 95587 7755 - Mariomatic
11 96218 7847 - Eduardo
11 96743 0334 - Luiz Felipe
11 97304 1487
11 97368 7312
11 98859 1650

Todo esse pessoal é muito bem qualificado e tem equipamentos para mexer em câmbios automáticos com excelentes referências. No teu caso, vais ter que buscar alguém especializado para não ter erro.

Edintruder
30/06/2021, 13:27
Galera,

Alguém tem alguma ideia?

De 1a p/ 2a - 20km/h
De 2a p/ 3a - 40km/h
De 3a p/ 4a - 55km/h

Obrigado.
Alexandre Carreira.

Embora a pergunta feita seja de 2013, vou responder a título de pesquisas. Nessa caixa existe uma válvula que controla a mudança de 3a para 4a marcha, e na seqüencia dessa válvula tem uma esfera de retenção. Por vezes a esfera causa um desgaste na sua placa de alojamente e gera vazamento de pressão, e aos poucos começa a dificultar essa passagem de marchas, funcionando melhor com a caixa ainda fria e depois que esquenta começa a falhar.

Edintruder
30/06/2021, 17:15
O Moysés, primeiro da lista está em São Bernardo, aí no lado de Santo André. Pode dizer que foi o Eduardo do grupo da GS que indicou.

Glaicon
01/07/2021, 06:34
Ótimas orientações, Edintruder.:palmas:

Edberto Dornelas
22/02/2023, 11:48
Pessoal, Tudo Bem?
Tenho uma TR4 Automática 13/14 com 150 mil KM, sempre fiz as manutenções, porém, nunca troquei o óleo, pois a concessionária sempre informava que não tinha necessidade no momento.

Porém, ao engatar a a marcha ré, o engate sempre vinha com uns trancos fortes, e de repente, um dia, a.marcha ré simplesmente parou de engatar, o carro não sair do lugar. E logo em seguida, as marchas de velocidade, passavam, porém, .alta velocidade, parecia que caiam em ponto morto. Ao acelerar retomava a marcha, mas se tirasse o pé do acelerador, o giro caia.

Alguém tem idéia do que se trata? O a caixa de.marcha, foi condenada? Ou pode haver algum solução?

CaioLahmann
01/02/2024, 09:45
Bom dia Guerreiros, estou um pouco preocupado, pois meu mecânico ja tem um tempo e nao encontra o que esta acontecendo, todas as marchas entram normal, porem a Ré as vezes ela entra no painel mas nao engata no carro, parece que fica no neutro.
Meu mecanico trocou o fusível e limpou os outros com limpa contato e ela voltou a funcionar normal, porem agora ela parou novamente. Alguem tem sugestão ou ideia do que seja?