PDA

Ver Versão Completa : Ford Ranger 3.0



Páginas : [1] 2

alefig
26/10/2005, 11:05
Olá amigos, comprei uma Ford Ranger XLT 3.0 e quero postar aqui algumas impressões.

Eu tinha uma Ranger 2003 2.8 Power Stroke, em relação ao motor percebi que o torque é muito maior, no entanto as relações das marchas são muito longas, desta forma para perceber o torque tenho que pisar mais em relação à antiga.

Não gostei das relações de marcha, é difícil, por exemplo, andar em 4.ª marcha a 50 Km/h, em quinta, para o motor não dar socos, só depois de ums 90 Km/h.

Apesar de a Ford dizer que ela é mais econômica que a antiga é mentira. A minha 2.8 era + econômica.

Na 3.0, andando a 120 e com o ar ligado o computador de bordo registra no máximo 9.5 Km/h.

Em relação à velocidade máxima, não notei diferença, ambas acusam no velocímetro 170 Km/h, mais que isso só em descidas, ainda não verifiquei no GPS, mas a 2.8, talvez pela relação mais curta de marchas, alcançava mais rapidamente a velocidade máxima, e também era melhor nas retomadas para ultrapassagens.

A suspensão é bem melhor, um pouco mais macia, mas não acabou com o problema da Ranger sair de traseira em terrenos irregulares, continua.

Falta o CD com MP3, tenho um aqui que gostaria de colocar sem tirar o CD original da Ford do painel, mas não encontro local.

Ela é muito mais confortável de dirigir do que a outra, mais silenciosa (se bem que na cidade, em baixa velocidade, de uma hora para outra ela fica barulhenta e depois volta ao normal, não sei o que é isso), e seus bancos são bem mais confortáveis. Também percebi que o espaço traseiro aumentou um pouco.

Enfim, já tive S-10 e não gostei, já tive Toyota e não gostei (o seguro é muito caro além disso fui roubado e quase levei um tiro), gostei da Ranger, e muito mais da nova, que não tem bomba injetora.

Outro dia estava testando a confiabilidade do computador de bordo e o diesel acabou, que maravilha, é só colocar o combustível e ligar, não precisa "sangrar" pois o carro não tem bomba injetora.

Tem um outro problema que identifiquei e não sei se é só na minha: quando saio de manhã, com o motor frio, o motor fica meio que "rateando", o som não é uniforme, ele só volta ao normal depois que o motor esquenta. Ainda não levei na concessionária para ver isso pq ela está com 3.000 Km apenas, mas isso não influencia em nada no desempenho do veículo, como eu disse, só percebo quando o motor está frio.

É isso, se alguém tem algum comentário ou as mesmas impressões vamos trocar idéias.

Alex.

Walter L. L. Casitta
26/10/2005, 11:13
Eu já temia isso. A Ford optou por diferenciais ainda mais longos na 3.0. Isso vai dificultar pra quem pensa colocar pneus maiores que os originais...

Pequeno jr
26/10/2005, 11:48
Na 3.0, andando a 120 e com o ar ligado o computador de bordo registra no máximo 9.5 Km/h.

Estranho, o comentario de pessoas q compraram a nova foi d q 11 a 12km ela faz fácil dentro da cidade, sem ter q segurar o pé.




Outro dia estava testando a confiabilidade do computador de bordo e o diesel acabou, que maravilha, é só colocar o combustível e ligar, não precisa "sangrar" pois o carro não tem bomba injetora.

Alex.


Pergunta .... acho q o Walter vai saber responder.

Sera q essas novas não devem ter bomba elétrica ? como nos carros com injeção ??

Se tiver Alex, ... vc fazer isso de deixar ela sem combustivel, .. pode ter a certeza de q vai queimar a bomba e com isso pensa num trem caro. .. Sera q essa ratiada q vc comentou ja não é por causa disso ? Andar com o carro com até acabar o combustivel normalmente desrregula tdo.

verifque e informe.

ferramenteiro
26/10/2005, 13:33
Tenho uma L200 sport e quando ele está fria também faz um barulho diferente ( fica mais barulhenta) depois que aquece fica normal.

Alguém mais tem dados de consumo da RANGER 3.0, uns dizem que bebe muito outros que bebe pouco, só sei que a l200 Sport HPE bebe pá KCT.

Abraço

Homero
26/10/2005, 13:39
alefig,

Talves o unico pecado da Ranger 3.0 seja a falta de TGV.Se voce tinha uma 2.8 com TGV e mora em lugar alto ,(+500m de altitude) levando em conta quea transmissão das 2.8 é mais curta e o pico de torque chega antes , a dirigibilidade seria melhor.Ao nível do mar creio que a 3.0 levaria vantagem clara.
A hilux fria também faz barulhos engraçados.Se nosso diesel tivesse numero de cetano maior seria menos ruidosa.Esse rateado que voce se refere também ocorre na Hilux mas muito sutilmente e parece que tem a ver novamente com o numero de cetano.(alterna entre um funcionamento ruidoso e um silencioso a cada ciclo)Creio que está tudo normal.Se o número de cetano fosse 50 como uma resolução da ANP que não é respeitada(nosso diesel NC=42) frio ele se comportaria como se estivesse mais quente.

Como o Walter falou a transmissão está um pouco longa mas seu lado positivo é que na estrada em 5a o ruido fica menor e deveria beneficiar o consumo.

Quanto ao consumo ,faça a medida da forma tradicional pois o computador pode errar.Tenho um Astra que erra sistematicamente , inclusive ja fiquei sem combustível com 19km de autonomia indicada.

Acho muito bom essa pickup tanto que só escolhi a Hilux pelo cambio automatico e TGV.

Homero

alefig
26/10/2005, 13:55
Fiquei sem combustível uma vez apenas, agora procuro abastecer quando já está entrando na reserva, ou antes até.

Vou testar o consumo dela no método convencional, mas os dados que passei foram os do computador de bordo.

Realmente na estrada, em 5.ª marcha, com os vidros fechados, ar ligado, o barulho que se ouve é praticamente o do vento, e isso a 120-140 Km/h.

Como eu disse antes, acho que um dos grandes pecados da Ford, na atualidade, é não oferecer MP3 para aquele CD da Ranger, se souber de uma forma de instalar um Mp3 sem ter que tirar o CD original eu agradeço.

ALEX

cbridi
26/10/2005, 14:03
Posso estar enganado, mas acho que em algum lugar eu li que as 2006 tem MP3 de série... Bastaria trocar...

[]'s

Everton Júnior
26/10/2005, 14:13
Ferra, a sua L200 bebe muito porque é automatica. A manual é muito economica.

Stephan
26/10/2005, 14:28
Opa , tenho uma Ranger 3.0 XLT e posso te dar umas impressoes:

Quando vc fala que na cidade ele fica barulhenta de uma hora pra outra é por que a ventoinha é acionada por Gel, esquenta, começa a girar...e é barulhenta pacas mesmo!!!

pelo que entendi, a common rail tem duas bombas de combustível. uma eléttrica e outra mecânica (pela correia)

Realmete é mais silenciosa. (muito mais)

De manhã, fria a minha faz o mesmo barulho, isso porque o óleo tá grosso ainda, vai na manha até ela esquentar.

O vel marc uns 9 km a menos de vel máxima e corta a 180 (171 km reais)

A relação ficou mais longa mesmo, mas creio que tanto relação quanto o erro do vel se ajustam se usar um pneu ligeiramente maior ! Não fará tanto mal assim !


Realmente a baixas velocidades é chato dirigir...o acelerador é muito sensível! mas tente se acostumar a nova tocada...bem mais parecida com um carro a gasolina.

O computador de bordo, como sempre não funciona..já fiz 11 km/l, mesmo ele marcando 8,6!!!

fui

Walter L. L. Casitta
26/10/2005, 15:07
A bomba de combustível de alta pressão no motor eletrônico é mecânica e até um pouco parecida com a bomba injetora só que tem apenas uma saída para todos os bicos injetores (por isso o termo “commun rail”), fica na mesma posição que ficaria a bomba injetora antiga e também é acionada pela correia, corrente ou engrenagens de distribuição conforme a concepção do motor.
Assim como existe uma segunda bomba mecânica que alimenta a bomba injetora no motor convencional. Pode existir também no motor eletrônico essa segunda bomba e não posso acreditar que seja elétrica.

Homero
26/10/2005, 20:11
Na hilux é eletrica , mas trabalha com menor pressão do que trabalham as de carros a gasolina.Parece-me que é 1/2 bar contra 3 ou 4 bares das gasolina pois é só para entregar o diesel para a bomba principal.


Homero

ArthurC
26/10/2005, 20:41
Bom, eu ainda nao dirigi a 3.0, a minha é uma 2.8 modelo 2005, ou seja, com todas as alterações da suspensão. O barulho na minha é uniforme, mas alto, a 3.0 pelo que vi é realmente mais silenciosa. A velocidade final e retomada se equivalem, sei disso porque ja fiz uma viagem de 250 km ao lado de uma 3.0 de um amigo, e com pé embaixo ambas ficam na casa dos 170 km/h. Achei um pouco estranho o amigo comentar que a nova tem "muito mais torque", já que pelo menos nos números o torque aumentou em 0,5 kgfm e nova não possui TGV, que no meu ponto de vista é um fator negativo.

Abraços Picapeiros

axel
26/10/2005, 20:54
Alguém sabe se existe para vender (que não seja na Ford) os alargador de paralama da nova Ranger e se eles cabem na 2003?
obrigado.

Walter L. L. Casitta
26/10/2005, 22:26
Aqui em BH, já tem os dianteiros numa concessionária por R$115,00 cada, mas não sei como seriam fixados.

cbridi
26/10/2005, 22:40
acho que um dos grandes pecados da Ford, na atualidade, é não oferecer MP3 para aquele CD da Ranger, se souber de uma forma de instalar um Mp3 sem ter que tirar o CD original eu agradeço.


O pecado foi corrigido!
A forma é instalar o "sistema de som (http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not4829.shtml)" do modelo 2006.

[]'s

axel
27/10/2005, 09:49
Ola Walter L. L. Casitta,



Aqui em BH, já tem os dianteiros numa concessionária por R$115,00 cada, mas não sei como seriam fixados.



Estou desconfiado que o dianteiro é o mesmo pára-lama, agora os traseiros estou quase certo, pq vi uma Ranger que o cara (não sei como) arrancou do lado do motorista e dei uma olhada não vi nada de diferente.
Estou procurando pq gostei muito e tava pensando em colocar na minha.
Obrigado.

Walter L. L. Casitta
27/10/2005, 11:38
Axel, eu com certeza vou colocar na minha Ranger, porque pretendo trocar as minhas rodas por outras 8 ou 10"...

Homero
27/10/2005, 14:37
Walter L. L. Casitta,

Voce vai trocar por razões tecnicas ou estéticas?


Homero

Walter L. L. Casitta
27/10/2005, 15:34
Homero,

Pelas duas ou mais razões.
As minhas rodas são 15x7” com pneus BF33. Deveriam ter no mínimo 15x8,5”. Tenho medo que com as novas rodas, os pneus fiquem salientes pra fora além do limite dos pára-lamas o que poderia me trazer algum problema coma lei alem de que esteticamente não gosto. Se não fizer isso a outra poção será substituir as rodas de 15x7” por 16x7” da Ranger XLS quando os meus BF33 acabarem e pronto.
Ontem mesmo pela primeira vez fui parado numa blitz e um segundo policial me questionou sobra a altura da minha Ranger. Disse que eram os pneus e ao mesmo tempo fui desconversando já que falava com o policial que tinha me abordado. Em outras situações parecidas não passou de curiosidade do policial, mas ontem fique desconfiado da intenção desse um. Eles não falaram mais nada e fui liberado. Deu tudo certo.

Pela primeira vez senti a necessidade de legalizar o meu body lift...

axel
27/10/2005, 15:35
Walter L. L. Casitta,


eu com certeza vou colocar na minha Ranger


gostaria se possivel vc mi avisar-se assim que for colocar na sua onde e qual modelo vc comprou, pois nao acho na internet e nem os caras da "Fordaaa" daqui sabem falar se os da 2005/06 cabem na 2003. obrigado

Walter L. L. Casitta
27/10/2005, 16:11
gostaria se possivel vc mi avisar-se assim que for colocar na sua onde e qual modelo vc comprou, pois nao acho na internet e nem os caras da "Fordaaa" daqui sabem falar se os da 2005/06 cabem na 2003. obrigado

Axel,

Agora que tem o desenho, identifique o código das peças pelo número de referência e através do site http://www.pecas-on-line.com.br você descobre o preço e onde encontrá-las.

http://img314.imageshack.us/img314/4528/friso14sl.gif
http://img314.imageshack.us/img314/8118/friso28ab.gif
http://img439.imageshack.us/img439/3526/friso35bq.gif

Luizinho
27/10/2005, 17:53
Walter,

So para encher o saco, os alargadores da Ranger 2004 (modelo antigo, igual as nossas) são os mesmos da 2005?
Para ficar perfeito tambem tem que trocar os para-barros, não e?
Pelo visto no desenho (ainda não vi pessoalmente) tem que fazer uns "furinhos" na lata.
Seriam esses furos redondos ou quadrados (claro que depende do tipo do grampo de fixação, mas o redondo e bem mais facil)?

Estou perguntando pois tambem tenho interesse nos alargadores.

Abraço.

Walter L. L. Casitta
27/10/2005, 18:14
Luizinho,
Eu acho que são iguais sim.
Os para-barros são diferentes, mas temos que encontrar uma forma de não ter que substituí-los pra não inviabilizar o negócio... Os para-barros custam o dobro do que custa os alargadores.
Parece que tem os furinhos sim, mas antes tentaria uma outra forma de fixar pra não ter que fura nada.
Detesto aqueles grampos...

Stephan
28/10/2005, 08:12
Quem tá querendo os para barro? Tenho um jogo da 2005 3.0 zero bala. Faço 50% do valor na concessionária.

Rodolfo CLaudio dos Santo
28/10/2005, 12:31
Ola pessoal, eu tenho um ranger com BF33 e 4polegadas de body lift e até agora não fui parado nenhuma vez, moro no Paraná, em uma ocasião o guarda me parou, olhou e pediu uma carona, quando ele foi entrar disse: - Mas que caminhonete alta, se não fosse pela carona eu te multaria....

murilloaquino
22/11/2005, 22:23
revivendo o topico... :lol:
galera, ainda to me acostumando com a minha ranger...fiz uma viagem de 1000 Km cum ela novinha. So naum gostei de uma coisa...ela joga muito o fundo, assustei com ela em comparaçao com a frontier.Será q é por causa dos pneus 245?vou troca-los pelos bf 267/75!!
sobre o motor eletronico, li no manual q e normal um rangidu em baixa rotaçao...mais ta muito forte, principalmente em torno de 1200 rpm...Será q é normal mesmo?alem disse, axei a segunda dela muito fraca...
abraços galera

Walter L. L. Casitta
22/11/2005, 23:23
Isso é o efeito colateral do diferencial com track-lock.

Homero
23/11/2005, 00:06
Walter L. L. Casitta,

Não entendi , daria para dar uma explicadinha?

murilloaquino,


Da para dizer o consumo dela?


Homero

Walter L. L. Casitta
23/11/2005, 00:52
Homero,

O Track-Lock é isso ai. Ele foi feito para amenizar de modo automatico a tendência que o diferencial tem de enviar o torque pro lado mais fácil. Diga-se a roda com menor aderência. Só que apesar dele fazer isso razoavelmente bem, mas faz isso também quando não deveria, com por exemple nas curvas em alta velocidade. Ele acaba aumentado a tendência de que a roda como menos aderência durante no percurso de uma curva gire na mesma velocidade da que está com maior aderência. Isso é o que faz um veículo com a traseira leve como a Ranger rabear nas curvas. Não é o caso da minha.
O meu irmão teve um S10 2.2 CE com o famoso Positraction que é esse mesmo Track-Lock, logo em seguida outra S10 2.5TD CE sem o Positraction. Essa última apesar do torque era muito melhor nas curvas, quase sem a tendência de jogar a traseira.
A mesma coisa a minha Cherokee Sport, bastava uma chuvinha pra molhar o asfalto um pouco e tinha que engatar a tração.
Acredito que isso deve explicar o porquê de a Toyota ter optado por não adotá-lo na Hiluz.
O Track-Lock realmente só ajuda nas arrancadas mais forte para diminuir a tendência de só uma roda girar em falso, depois que a picape está em movimento ele só atrapalha.

No vídeo abaixo da pra ter uma idéia de como esse tipo de diferencial não faz milagres...

http://www.richmondgear.com/PTRAX2.wmv

Homero
23/11/2005, 02:53
Walter L. L. Casitta,

Muito bem explicado.Valeu.

Isso me fez lembrar do Gurgel que era montado na plataforma do fusca que tinha um recurso simples mas que muitas vezs funcionava que era a possibilidade de se freiar as rodas traseiras individualmente.Em um atoleiro por exemplo se uma das rodas traseiras perdesse a tração , bastava aplicar o freio nessa roda que a outra passava a tracionar , até que funcionava!!!



Homero

Ric Mac
23/11/2005, 10:07
Galera,

So para aticar os adoradores da Ranger......
Fui a um encontro do Clube do Picapeiro
2 Hilux, 1 L200, 2 SW4, 1 Frontier (eu), 1 Land e o resto Rangers desde novissimas ate 2.5 TD.
Trilha facil, passeio na roca mas foi divertido alguns trecho que eu e um amigo com uma Ranger 3.0 (zero) pudemos ander mais rapido.
No Final da trilha uma subida muito ingrime com piso de pedra. No meio, uma Ranger parada - aparentemente devido ao combustivel baixo no tanque o "pescador" nao conseguia alimentar a bomba e o motor parado.
Todos passaram por ele ate que eu quando passei resolvi ajudar (espirito de jeepeiro, sabe como e!!!)
Cordas de reboque engatadas e pronto, dava la uma Frontier salvando uma Ranger num evento da FORD!!!!! :twisted:
Ps. Uma 3.0 tentou mas nao conseguiu puxar, sera que e por causa da relacao de marcha ou braco duro mesmo

Walter L. L. Casitta
23/11/2005, 10:35
Se não engatar a reduzida, não pucha. Com a reduzida a minha Ranger que é uma 2.5 não precisa nem acelerar. É só tira o pé da embreagem.
Mesmo com um motor mais fraco tem mais força que a Nissan por ter a caixa de transferência 25% mais reduzida.
Onde a minha Ranger sobe reduzida em terceira marcha a Frontier só em segunda.

Turtle
23/11/2005, 10:55
Mestre Walter:

Eu acho que o nome Track-Loc é trademark da S-10 hein.... Mesmo antes qdo a S-10 tinha tração positiva (positraction) os fordeiros chamavam o blocante da Ranger apenas de "blocante" ou "bloqueio" mesmo..

Isso prova que a GM influencia opiniões e seus produtos ficam na cabeça dos consumidores, e são usados como referência até em outros carros 8)

hehehe abraçoss

Walter L. L. Casitta
23/11/2005, 11:33
O Positraction já era usado na picape C14 da GM na década de 70

Edintruder
23/11/2005, 18:44
Uma 3.0 tentou mas nao conseguiu puxar

Motoristas que não sabem dos "detalhes" vão dar uma de bom e aindam acabam maculando a imagem da caminhonete... :x

murilloaquino
23/11/2005, 21:14
walter...
Alem do diferencial com o ´´bloqueio`` o que faz a ranger sair mais de traseira sao a forma como os amoretecedores sao montados...Nas outras picapes(frontier, l200...) os amortecedores sao montados na parte externa do chassis, o que reduz as ocilaçoes laterais...um bom exemplo sao as f-250.Quando lançaram as CD, a ford mexeou na suspesao traseira dela, o q trouxe muito mais estabilidade.Nao entendi o fato de a ford mexer na suspensao da ranger e nao fazer uma simples mudança q ao meu ver mudaria muito o comportamendo dela nas curvas.nao tenho nada a reclamar, axo ela ate mais macia q a frontier, mais a frontier, alem da minha ser 4X2,(barra estabilizadora na traseira) a ranger tambem tem.Em estradas mal pavimentadas, precisa de correçoes todo tempo, o q nao era muito comum na minha antiga(tô me acostumando).A calibragem dela tambem é melhor.
So uma duvida: Por as ranger vir SPOA de fabrica, issu altera algo na suspençao traseira dela? É meu primeiro 4x4 legitimo e to doido pra xegar o fds pra eu testar ela. :lol: :shock:
1 comentario: Fui trocar os pneus de minha ranger por uns Bf maiores, so q aqui na minha cidade, eles disseram q a saida do pneu original dela e muito pequena!!!Por que a ford nao adotou logo os 265/70 da l200 sport?nossa, eles colocaram um pneu menor, q pela saida dele é mais caro q o maior...Pode ser por isso tambem a menor estabilidade...

Homero...
na viagem ate a minha cidade, vim cum ela com o ar ligado e na media de 130-140, ela estava 0Km e no computador de bordo marcou na faixa de 10 km/litro.Ja li na quatro rodas, que os computadores de bordo sao meio ´´eficientes`` de mediçao de consumo por que usa de parametros internos do motor, mais algum colega aqui do forum disse q ela marcou 9,1 e na realidade deu 11 km.
eu ja estava decidido a comprar uma nova Hilux igual a sua, so que, alem da lista de espera d uns 3 meses pra xegar, consequi axar ela em belo horizonte por 105 mil latinhas :) :) ao contrario da minha ranger, q paguei com desconto em torno de 82.000 uma limited.Vô deixa para a proxima troca...hehehe

Ric Mac
Com relacao as 3.0, o que pude perceber é q as marchas dela sao muito longas mesmo.O que podi ter acontecidu, e o ´´individuo`` nao ter ligado a reduzida, o q torna quase impossivel esse reboque.Com a reduzida ligada, a historia é outra.
Voce ligou a reduzida na sua frontier? por que na minha, o que eu axava curioso é o fato da 1 dela tambem ser muito longa...As vezes ela patinava a embreagem pra caramba...
abraços desde ja...

Bianor
23/11/2005, 21:39
Discordo do Walter quanto ao trac-lok fazer a pick-up perder aderencia traseira. Quando instalei na minha S-10 dirigi 250 km até a oficina e depois dirigi mais 250 km de volta para casa no mesmo dia e a diferenca em aderencia em curvas foi sensivel pude acelerar nas saídas de curva com muito mais aderencia, antes parecia que estava em ponto morto acelerava e não transmitia a potencia para o piso.
Outra coisa o positraction era um tipo de bloqueio por discos de fricção da Dana para o diferencial antigo da S-10, era bem maior e as rodas tinham outra furação, o nome trac-loc é dado pela Dana fabricante do diferencial e não pela GM, que até pode chamar de outra coisa qualquer.
Sds
Bianor

Walter L. L. Casitta
23/11/2005, 22:12
Murilo,
Uma coisa que a minha Ranger não faz é sair de traseira nas curvas, a menos que a estrada seja mal pavimentada com você relatou então eu acho que isso é normal e o problema vai desaparecendo proporcionalmente ao peso da carga na caçamba. Eu acho 100 ou 200Kg que é o que normalmente levo quando pego estradas o problema reduz bastante e inda mais um pouco graças aos pneu 33” que uso com pressão em torno de 25 libras. Eu tive um Cherokee Sport que era muito, mas muito pior.
A suspeição traseira das picapes foram dimensionadas pra cargas de 1T. Sem carga não tem como não sair quickando nas imperfeições do asfalto. Mesmo assim eu também tive a impressão de que a Frontier tem a suspensão bem mais equilibrada que a minha Ranger.

Eu acho que a diferença na posição dos componentes da suspensão traseira não tem tanta influencia assim e sim a calibragem deles (molas e amortecedores). A principal diferença das outras picapes que percebo na Ranger é a largura bem mais estreita do chassi e eu vejo isso como uma vantagem. Isso permitiu a Ford colocar as molas na lateral das longarinas, diferente de todas as outras que tem a mola em baixo da longarina. Por isso a Ranger pode usar o SPOA. A outra vantagem que isso trás é a possibilidade de usar pneu mais largos como os 33x12,5.

A Ford optou por pneu menor justamente porque proporcionam maior estabilidade. Pneus grandes e largos só trazem melhorias estéticas e no offroad, mas pioram o consumo, a velocidade final e ainda estressam os componentes da suspensão, transmissão e freios.

Homero
23/11/2005, 22:19
Bianor,

Parece que a crença geral de fato é essa , mas o que o Walter falou faz sentido pois em uma curva se ele tentar travar ele mais vai atrapalhar do que ajudar.

Parecido com isso , falava-se em outro tópico em se usar 4X4 no asfalto molhado para melhorar a aderencia na traseira.Eu passei a fazer isso e de fato sente-se boa melhora.
Entretanto outro dia conversando com um mecanico da toyota ele contou que um cliente se acidentou com uma SW4 descendo uma serra no molhado com 4X4 ligado.Segundo ele o cliente perdeu o controle e caiu fora da estrada´porque ao fazer curva fechada com 4x4 , a diferença de rotação das rodas fará com que uma delas pelo menos derrape e depois que começou a deslisar fica dificil segurar (atrito estático maior que o dinâmico).
Em curvas de raio maior essa diferença é menor e eu pelo menos acho que melhora..


Homero

Walter L. L. Casitta
23/11/2005, 22:22
Bianor,
O Positraction é só um nome fantasia. Tanto o antigo quanto novo o track-lock ou Positraction todos usam disco de fricção.

Ric Mac
24/11/2005, 11:58
Uma 3.0 tentou mas nao conseguiu puxar

Motoristas que não sabem dos "detalhes" vão dar uma de bom e aindam acabam maculando a imagem da caminhonete... :x

Edintruder,

Quando voce copiar uma citacao, copie-a por inteiro.

No final eu fiz uma pergunta inclusive suspentando que o problema foi o motorista do veiculo.
Em momento algum quis macular a imagem da Ranger.

Citacao correta:
"Ps. Uma 3.0 tentou mas nao conseguiu puxar, sera que e por causa da relacao de marcha ou braco duro mesmo"

Ric Mac
24/11/2005, 12:04
Murillo,

Sim eu estava com a reduzida engatada e de 1a.

abraco

murilloaquino
24/11/2005, 19:38
Homero...

Por curiosidade, voce ja mediu o Consumo de sua hilux?voce ta com os pneus originais dela ainda?

abraços...

Homero
24/11/2005, 19:49
murilloaquino,

A minha ainda está com pneu original.Em uma viagem de 2500 km ida e volta a 120/140 ela fez de 11.3 a 11.8.

O pior consumo que fiz foi 10.4 por conta de trajetos off road misturados com estrada.Não uso só em trecho urbano e não saberia dizer.

Na estrada o padrão é encher o tanque e ela roda 800 km , ai acende a luz e para encher vai uns 70 litros.(teoricamente tem 80l no tanque)
Aferido o odometro com o pneu original tendo como referencia a Castelo Branco(rodovia) ela marca 2,5% a mais que o real.Com o Gps da muito próximo a isso , mas Gps se não for no plano e reto ele pode errar.

Homero

murilloaquino
24/11/2005, 19:58
Qual o desempenho dela no off-road com pneus ´´slick``?to trocando os pirelli original da minha por uns bf, principalmente pela durabilidade,q falam q a do bf é bem maior...

abraços
Murillo

Homero
24/11/2005, 20:03
continuando,

Ela está com 12500 km e só uso para passear e geralmente dou umas voltinhas por terra entre Gonsalves , Monte Verde,Joanópilos, Campos do Jordão etc.

Creio que deve ser o mesmo consumo com as Rangers 3.0 pois a tecnologia é a mesma , alem do porte parecido.O cambio AT da Hilux para a estrada funciona quase como se eu usasse uma mecanica pois a maior parte do tempo está 4a marcha(overdrive).No off road mais pesado o cambio automatico não é o melhor para consumo , mas para conforto é imbatível.


Homero

murilloaquino
24/11/2005, 20:14
homero...
Vo medir esse fds e te falo...okz?

valeu pelas dicas... abraços

Edintruder
26/11/2005, 12:03
Edintruder,
Quando voce copiar uma citação, copie-a por inteiro.

Por quê? Se o que me interessa para responder é relativo a apenas um trecho, por que eu iria copiar o texto inteiro sabendo que isso iria confundir, e acima de tudo ocupar mais espaço no fórum tornando o tópico enfadonho?


No final eu fiz uma pergunta inclusive suspentaido que o problema foi o motorista do veiculo.
Em momento algum quis macular a imagem da Ranger.

Citacao correta:
"Ps. Uma 3.0 tentou mas nao conseguiu puxar, sera que e por causa da relacao de marcha ou braco duro mesmo

Ninguém disse isso, muito menos eu!
Eu respondi:


Motoristas que não sabem dos "detalhes" vão dar uma de bom e ainda acabam maculando a imagem da caminhonete...

RESUMINDO: BRAÇO DURO, MEIA RODA ou apenas INEXPERIENTE!

Ric Mac,
Em 1000 mensagens postadas, essa é a primeira vez que alguém diz isso para mim, será que é tão ruim assim?
[ ]'s dando pitaco! :lol:

Pequeno jr
26/11/2005, 18:17
Edintruder,
Quando voce copiar uma citação, copie-a por inteiro.

Por quê? Se o que me interessa para responder é relativo a apenas um trecho, por que eu iria copiar o texto inteiro sabendo que isso iria confundir, e acima de tudo ocupar mais espaço no fórum tornando o tópico enfadonho?


No final eu fiz uma pergunta inclusive suspentaido que o problema foi o motorista do veiculo.
Em momento algum quis macular a imagem da Ranger.

Citacao correta:
"Ps. Uma 3.0 tentou mas nao conseguiu puxar, sera que e por causa da relacao de marcha ou braco duro mesmo

Ninguém disse isso, muito menos eu!
Eu respondi:


Motoristas que não sabem dos "detalhes" vão dar uma de bom e ainda acabam maculando a imagem da caminhonete...

RESUMINDO: BRAÇO DURO, MEIA RODA ou apenas INEXPERIENTE!

Ric Mac,
Em 1000 mensagens postadas, essa é a primeira vez que alguém diz isso para mim, será que é tão ruim assim?
[ ]'s dando pitaco! :lol:

Ops .. ja vou logo sacanear ...

Sr. Edintruder, vc ainda não tem 1000 msgs ... no momento que vc respondeu este topico vc tinha 999, por isso não coloque coisas que vc realmente tenha conseguido. Huahuahauhauha...


[]'s sangue bom


Obs: .. lembrei de t perguntar uma coisa Edi, .. vc costuma dar um banho de mamona por debaixo do seu carro andando pelas areias de praia ? .. tenho um amigo q ta indo para barra grande-BA no reveion e vai pegar um bom pedaço andando pelas areias de praia e ta querendo passar mamona antes de sair daqui de BSB ... e ao retornar da viagem dele vai dar um banho no chassis para tirar a areia. O que vc acha ??

murilloaquino
08/12/2005, 18:34
galera....
to com uma duvida...sei q os fr 31 R15 cabe tranquilo na ranger....Será q os 265/75 r16 tambem cabem nela?To querendu deixa ela originalzinha, apenas trocar os pneus pra ver se ganho um pouco mais de aderencia...ela ainda ta com os originais(scorpion 245/70 A/T), será q os bf sao melhores tanto no asfalto quanto na terra?
abraços...

ArthurC
09/12/2005, 16:35
Fala Murilo, o 265/75 16 dá tranquilo na Ranger nova, experiencia propria. E eu, se fosse voce, iria de BF, que alem de melhores no off road, duram muito mais.

Abraços

Edintruder
09/12/2005, 21:11
Pequeno jr,
A idéia é boa, mas o caso não tão crítico assim, eu tenho a minha a 1 ano e meio e rodo direto na praia, por baixo nunca pulverizei óleo nenhum pois os meus cachorros dormem embaixo dela, porém arecém agora é que eu notei um ponto ferruginoso por dentro das caixas de ar, agora eu serei obrigado a pulverizar! Mas diz pro teu amigo não usar óleo de mamona pois é o mais agressivo às borrachas, diz para usar graxa preta (graxa misturada com óleo queimado, portanto mais barato) e protege bem nesse caso, sendo também mais fácil de lavar posteriormente.
Na minha apareceu isso pois eu lavo uma vez por mês ou quando chove...

Edintruder
09/12/2005, 21:14
Pequeno jr,
Agora 1037 mensagens !!!
:mrgreen:

Luiz Antonio
09/12/2005, 22:12
Pequeno jr, blza

Deixa eu dar um palpite, qdo vou encarar muita poeira ou areia de praia, costumo pulverizar a viatura com glicerina liquida, proteje bem todo o chassis e é bem facil de lavar depois, batendo agua desce tudo com muita facilidade.

:concordo:

[]'s

Pequeno jr
09/12/2005, 23:22
Pequeno jr, blza

Deixa eu dar um palpite, qdo vou encarar muita poeira ou areia de praia, costumo pulverizar a viatura com glicerina liquida, proteje bem todo o chassis e é bem facil de lavar depois, batendo agua desce tudo com muita facilidade.

:concordo:

[]'s

Edi e Luiz,

Obrigado pelas dicas. Ja achei a graxa em Spray(R$ 10,00 o tubo) que o walter havia comentado e agora irei atras dessa glicerina tbm.


************************************************** ********
Galera,

Não sei se o pessoal ta dando atenção a este topico e para não ficar abrindo um topico diferente (não sei se abro um para falar sobre isso) .. alguem aqui ja fez alguma Prancha para desatolagem caseira ?? ... Eu e este amigo q esta indo para barra grande pensamos em dois tipos:

O que vocês acham.
- 1º - Duas pranchas de 1,50Mts um pouco maior que a largura dos pneus com aquela chapa de aluminio que é usada no piso dos ônibus.

- 2º fazer duas pranchas num molde de 1,50mts e um pouco maior q a largura dos pneus com cantoneiras e chapas transversais nessa cantoneira. (sera q vcs entedem o que quero dizer ?).


O que vcs acham da ideia ? ou alguem sugere outra coisa ?

Agradeço desde ja a ajuda e vamos compartilhar as idéias.

cbridi
09/12/2005, 23:50
Não sei se o pessoal ta dando atenção a este topico e para não ficar abrindo um topico diferente (não sei se abro um para falar sobre isso) .. alguem aqui ja fez alguma Prancha para desatolagem caseira ??

Grande Pequeno!

Eu não fiz, mas neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8633 foi discutido exatamente este assunto. Passa lá...

[]'s

Pequeno jr
10/12/2005, 01:42
Não sei se o pessoal ta dando atenção a este topico e para não ficar abrindo um topico diferente (não sei se abro um para falar sobre isso) .. alguem aqui ja fez alguma Prancha para desatolagem caseira ??

Grande Pequeno!

Eu não fiz, mas neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8633 foi discutido exatamente este assunto. Passa lá...

[]'s

Obrigado Cbridi

murilloaquino
14/12/2005, 00:11
artur,
so uam duvida aqui...qual a diferença de comportamento q vc notou com ela tanto ON como OFF com os originais e depois com os bf 265/75? to cum uma duvida danada, alem de que naum gostei da aderencia desses scorpion at no asfalto...
abraços...

ArthurC
14/12/2005, 00:48
Cara, eu montei no carro pra ver se dava mas acabei nao trocando porque o cara lá nao pegou os meus pneus no negocio, aí entao eu preferi gastar bem os originais pra depois trocar.

Ja andei com esse pneu e essa medida em uma Land, e o que eu posso te dizer é o seguinte: o BF é muito superior ao Scorpion no Off road, agora no asfalto eles se equivalem, inclusive eu gosto do Scorpion no asfalto, é silencioso e freia bem no molhado, o problema é a durabilidade, 30 mil kms ja tem que trocar, coisa que nao acontece com um BF.

Abraços

amithai
31/12/2005, 18:26
Como eu disse antes, acho que um dos grandes pecados da Ford, na atualidade, é não oferecer MP3 para aquele CD da Ranger, se souber de uma forma de instalar um Mp3 sem ter que tirar o CD original eu agradeço.

ALEX



Cara faz o seguinte....vai numa loja confiavel e poe um mp3 pioneer, substitua as sofriveis caixas acusticas do " sistema de som 2006" por falantes de boa qualidade(pioneer, sony jbl...etc), poe um amplificador e vc sera mais feliz.

Gente eu odeio esse negocio de uma pequena melhora no torque ou uma razoavel melhora no torque...porque a FORD nao coloca um motor tipo o MWM 6 cil na Ranger?? Para termos torque de sobra e potencia de sobra....?

Pequeno jr
26/01/2006, 18:45
Walter, Luiz Antonio, Edintruder


Não achei o topico que falamos sobre o que pulverizar debaixo do carro (graxa liquida), mas segunda-feira 23-01-2006 um amigo acabou me fornecendo a base do 0800, um tubo de graxa liquida de Wurt.

Apliquei nos jumelos, feiche, toda a suspensão dianteira, borracha estabilizadora .. poxa .. tanto ponto que gastei o tubo completo debaixo da ranger, e olha que era daqueles tubos grandes e não aquele pequeno.

resultado .. primeiro que acabou com uma porrada de barulhos que tinha debaixo do carro .. segundo .. ou é impressão minha ou o carro ta muito mais macio.

Obrigado pela dica galera.

amithai
26/01/2006, 20:40
devo acreditar em vc? Mas na Ranger não eh tudo blindado?

Pequeno jr
26/01/2006, 23:08
devo acreditar em vc? Mas na Ranger não eh tudo blindado?

Como assim blindado ?? não entendi.

O q eu fiz foi o q a galera ai ja havia comentando q melhorava.

Nao entendi mesmo amithai

amithai
26/01/2006, 23:17
Blindado assim, não tem por onde vc ficar lubrificando....rolamentos, etc....desculpe, acho q isso esta escrito em algum canto mas vc pulverizou como?
Abs
Amithai

Pequeno jr
26/01/2006, 23:22
Blindado assim, não tem por onde vc ficar lubrificando....rolamentos, etc....desculpe, acho q isso esta escrito em algum canto mas vc pulverizou como?
Abs
Amithai


Não Ami .. rolamentos eu não mexi não .. apenas parte de suspensão (jumelos, feiche, borrachas, essas coisas assim ).

Eu fiz o seguinte, levei o carro em uma troca de oleo proximo a minha casa e pedi para o cara levantar o carro a uma determinada altura e apliquei o Spray da wurt nos cantos que falei.

amithai
26/01/2006, 23:25
eh um spray, q máximo! E melhorou os barulhos? Qto custou?

Vc viu meu topico dobre minha buzina q parou de funcionar....desculpe mas ninguem me responde....parece q eh um problema serio....ja chequei todos os reles e fusiveis...o alarme toca ela mas no volante nao vai....

Abs


Amithai

Pequeno jr
26/01/2006, 23:37
eh um spray, q máximo! E melhorou os barulhos? Qto custou?

Vc viu meu topico dobre minha buzina q parou de funcionar....desculpe mas ninguem me responde....parece q eh um problema serio....ja chequei todos os reles e fusiveis...o alarme toca ela mas no volante nao vai....

Abs


Amithai

Cara .. para mim esse spray saiu 0800 ou seja, de graça. Mas esse da Wurt é caro pacas tipo uns R$ 45,00 (pelo menos aq em BSB). Eu encontrei produtos de outras marcas por R$ 10,00.

Ami .. meu carro batia muita coisa qdo eu passava em trechos de asfalto ruim ... cara posso dizer que uns 85% dos barulhos q eu escutava no carro acabaram. Os barulhos q ainda continuam é d dentro do carro e to procurando acabar com eles tbm. Vale a pena efetuar essa lubrificação a cada 6 meses com certeza.

Vou olhar esse topico q vc esta falando.

Marvila
11/04/2006, 19:25
Aqui em Salvador tem muita gente que pulveriza a parte inferior da viatura com Texaco Antiruste (deve ser a tal graxa líquida) :wink: . Tem sido uma boa opção para enfrentar esta terrível maresia daqui, que corroe até obturação de dente (basta o cidadão dormir de boca aberta). :mrgreen:
Estou aqui imaginando uma coisa, se estou achando a Ranger 2.8 PS com as relações de marcha muito longas (comparo com a L200) imagino como deve ser a 3.0 Eletronic...5a. marcha na cidade, nem pensar... :cry:
Mais notícias sobre o consumo das 3.0 Eletronic ?
Abs
Marvila
Ranger Limited 04/04

murilloaquino
11/04/2006, 21:39
Pra ter uma noçao, a 100 km/h, temos 1.700 giros no motor!!
muito baixoo.É bom pelo lado da economia, mais e muito xato enfrentar estradas como aqui da regiao, q sao muito ruins e de pista simples...toda hora tem q reduzir.O falta q faz um tgv viu...ta doido
:P

edubelem
18/05/2006, 19:50
A questão do giro é costume, basta passar a marcha assima de 2000 giros que ta tudo bem, abaixo disso vibra e gasta mais pois o acelerador é eletrônico.
Fazendo a troca de marcha nestas condições fica bem mais facil dirigir.
O fato de andar de 3ª na cidade é relativo pois a 50 Km/h vc esta 1800 RPM de 3ª.
Depois que a gente se acostuma, fica até melhor pois não preciza ficar passando de marcha todo o tempo.
Ela não passa de 170 Km/h por causa do limitador de velocidade, que corta o combustivel a 165 Km/h, isso é uma regulagem de fabrica, se não fosse por isso o carro eu acho que passaria de 200Km/h, pois a 170Km/h ela esta com apenas 3000RPM.
Agora esse é um problema que logo vai surgir solução pois é a programação do chip, inclusive este mesmo motor é fabricado com uma configuração de chip que gera 180Cv e 42 Kgf.

murilloaquino
18/05/2006, 20:01
A diferença nao é so a configuraçao do chip nao.Alem do configuraçao do chip, esse motor com 180 cv vem com uma turbina TGV, a aumenta bastante a potencia.Alem disso , ja teve varias discurçoes ai no forum sobre o unichip, q aumenta a potencia pra aproximadamente 200 cv e com um torque d 42 kgfm com a eliminaçao do limitador(q eu axo q é uma mera propaganda).To esperandu alquem testar e se aprovar, coloca na minha!!

abraços

Marvila
19/05/2006, 00:37
murilloaquino,
li em algum lugar, aqui no Forum, que a Ranger 3.0 Eletronic não é TGV e sim TGP...ou será que preciso tomar fosfosol ? :?

A questão do giro é costume, basta passar a marcha assima de 2000 giros que ta tudo bem...
edubelem, creio que o caminho não é por aí :stop: . Afinal, de que marcha para qual marcha se elevará o giro acima de 2.000 rpm ?
Alongar marcha em viatura a diesel ? :discordo:
Peat atention...
Marvila
Ranger Limited 2.8 04/04

Canaã
19/05/2006, 09:41
Caros colegas, experimentei uma Ranger 3.0 e me decepcionei em relação ao desempenho. Sinceramente a melhor de todas as Ranger é a 2.8 com TGV, pois a 3.0 é 16 válvulas e como todo motor com essa configuração precisa trabalhar com o motor cheio (altas rotações). Portanto, não acho que o problema da nova Ranger seja a relação de marchas, mas sim o motor. Já tive Ranger 2.5, andei bastante na 2.8 tgv e a única diferença que senti em relação a 3.0 é nas velocidades acima de 130 Km/h que daí esse motor é o bicho, mas na cidade e em baixas rotações não tá com nada!

PY5KJ
19/05/2006, 10:03
pessoal, lembro-me muito bem a tempos atrás qdo lançaram a injeção eletrônica e muitos torceram o nariz. Na época achavam que iria fracassar pois as primeiras incomodaram demais. Não temo tecnologia, pois a cada dia que passa, além de aprimorarmos o existente, buscamos desenvolver novas tecnologias para melhorar nossas vidas. Isto também é aplicado ao motor da ranger. Este motor para os srs. terem uma ideia foi testado até a destruição em laboratório, e comparativamente chegou próximo a 1 milhão de quilômetros. Sua economia proporcional ao seu tamanho não tem igual, pois chega a fazer em condições normais de uso próximo de 15 km/l na estrada e na cidade dificilmente baixa de 10 km/l. Logicamente, depende muito do usuário.
O que não podemos fazer é simplesteme agir como aqueles escriturários da época talvez do século 20 que qdo chegaram os computadores, simplesmente achavam pretestos para não usá-lo. Não porque não funcionava, mas sim por não ter condições de usá-lo.
Não quero dizer que os colegas que esperimentaram a "dita" não souberam conduzí-la, mas sim tentar fazê-los entender que o propósito desta camionta talvez seja outro, deixando para andar no mato, aquelas do motorzinho que ferve, ou aquelas em que a turbina está estourando, etc.

espero ter contribuido
um grande abraço
py5kj

murilloaquino
19/05/2006, 13:14
É so uma questao de costume.Eu sai duma 2.8 sprint e fui pra esse 3.0.Sem comparaçao entre as duas.Agora axo q tem um problema de marchas sim.Na segunda por exemplo naum tem condiçao de dar akela ´´meia´´parada numa esquina e arrancar d novo.Ela trepida e as vezes apaga...Se tivesse um tgv ,ai fikaria perfeitooo.Quanto a durabilidade, a ford divulga 300m km.Pra eles divulgarem isso, eles levam em conta as piores condiçoes possiveis, o q , acho q a maioria aqui do forum com o carinh q tem com suas maquinas dificilmente levam-as ao extremo.Será facil xegar aos 500 mil
é so esperar pra ver

abraçoss

Walter L. L. Casitta
19/05/2006, 15:48
Se eu um dia comprar um Ranger 3.0 já vou colocar na conta a troca dos diferencias pra concertar essa cagada da Ford!

Marcelo R. A. da Cunha
19/05/2006, 16:08
É so uma questao de costume.Eu sai duma 2.8 sprint e fui pra esse 3.0.Sem comparaçao entre as duas.Agora axo q tem um problema de marchas sim.Na segunda por exemplo naum tem condiçao de dar akela ´´meia´´parada numa esquina e arrancar d novo.Ela trepida e as vezes apaga...Se tivesse um tgv ,ai fikaria perfeitooo.Quanto a durabilidade, a ford divulga 300m km.Pra eles divulgarem isso, eles levam em conta as piores condiçoes possiveis, o q , acho q a maioria aqui do forum com o carinh q tem com suas maquinas dificilmente levam-as ao extremo.Será facil xegar aos 500 mil
é so esperar pra ver

abraçoss

Murilo

Qual erá a pickup com o 2.8 que vc tinha?

rgds

Homero
19/05/2006, 18:02
Walter L. L. Casitta,

Concordo ,mas , cambio longo pode ter vantagem no consumo e principalmente no ruido na estrada , certamente complica para se colocar um pneu 33 , mas na minha opinião cagada mesmo não ter colocado o TGV.

Homero

murilloaquino
19/05/2006, 18:05
Tinha uma frontier com o mwm.Adoro esse motor, andando normal, na manha, os desempenhos sao iguais, mais quandu se da uma sticadinha a mais. fica parecendo q o mwm dá uma ´´travada`` e o 3.0 matem um desempenho mais linear.Isso se dá por uma faixa de torque e potencia mais plana.O mwm tem uma força bruta nas 1800 rpm, antes disso, é muito fraco, nem parecendo um 2.8.Nao andei ainda em uma ranger com tgv, mais acho q a maior diferença é nas baixas rotaçoes, porque nas altas o mwm ainda é melhor por ser 12V
É uma questao de costume e de adaptaçao, pricipalmente pelo acelerador eletronico.As posiçoes do acelerador sao diferentes em relaçao a velocidade...

abraços

Marcelo R. A. da Cunha
19/05/2006, 18:09
Valeu Murilo

O meu JPX esta com um MWM e acho esse motor fantastico!!! tanto na baixa quanto na alta, tudo bem que não é nenhum 229TD na lenta (de torque), mas no geral acho a curva de torque bem legal (na minha configuração (JPX)).

rgds

edubelem
19/05/2006, 18:16
edubelem, creio que o caminho não é por aí . Afinal, de que marcha para qual marcha se elevará o giro acima de 2.000 rpm ?

Marvila, se vc passar a marcha seginte abaicho de 2000 Rpm o motor vibra demais, ela tem força, mais vibra, isto vale p/ a passagem da 1-2 (25Km/h) da 2-3 (40Km/h) da 3-4 (60Km/h) 4-5(90Km/h) pois a marcha segguinte entrará com a rotação abaicho de 1500RPM

murilloaquino
19/05/2006, 18:17
Acho q é pricipalmente com relaçao as marchas.Voce conseguiu uma configuraça oq privilegia o torque e nao a velocidade.Tem u encomodo de fikar trocando de marcha direto ,ais sei q isso é uma terapia pra muitos né.Uma saida d fim de semana é excelente, agora andar todo dia igual andava, e mei complicadoo

abraçoss

PY5KJ
19/05/2006, 20:57
acho salutar relutar qto a modernidades. Só me oergunto o que vai ser daqui alguns anos: " pô cara, o reator da nave não tá legal, acho que vou por mais plutônio, ou quem sabe pego o lixo da vizinho do ap 435a, pois o da 454b é só enlatado..."

andem com uma 3.0 que vc´s irão sentir a modernidade. Agora, querem fazer trilha, comprem aquela outra, mas não esqueçam de levar umas 4 juntas de cabeçotes, só para garantir...

t+

murilloaquino
19/05/2006, 22:30
py5kj
Até pra fazer trilha é e boua tambem.Na trilha, o problema das marchas longas diminuem ao extremo com a reduzida engatada.A caixa de reduçao de 2.72 faz com q as relaçoes de marcha tornem extremamente forte.
abraços

PY5KJ
20/05/2006, 08:46
Murillo, sei disso. O problema é convencer aqueles que não enxergam desta maneira. Não comprei esta camioneta para fazer trilhas, mas para ter um veículo que ofereça a possibilidade de ir, por exemplo, a ushuaia-argentina. para quem conhece, irá perceber que é fogo, digo muito gelo. O quero dizer é que as vezes achamos pretestos para não aceitar o novo. Então...
já tive uma ranger 2.5, e já viajei com uma 2.8, e hj tenho esta 3.0, tb tive aquelas dos motorzinhos que ferve!. Creio ter um pouco de experiência apra falar. No ritmo que uso não sinto nem diferença com a 2.5, pois ando normal. Agora, dê uma "cutucada" nela que vc sentirá a força, bom vc sabe pois tem uma. Para 2007 ela virá com tgv mesmo, e até mesmo as concorrentes irão usar este motor. Aguardar para ver.
bom final de semana a todos

PY5KJ
20/05/2006, 08:48
outra coisa, ao meu ver, a forde peca em não oferecer uma ranger com câmbio automático. isto faz falta mesmo, pois iria suprir um mercado disponível para poucas.

murilloaquino
20/05/2006, 12:27
Será q vira com tgv mess?
vc tem informaçoes solidas?
se vierr, nao tera motorizaçao 4 cilindros a nivel dela...
de consumo e desempenho..
abraçoss

Canaã
20/05/2006, 14:26
Interessantes as opiniões desse PY5J, são polêmicas pra não dizer outra coisa! Só não sei a que modernidade que ele se refere que está inserida na Ranger. Logo na Ranger que é a sumidade do conservadorismo, pois seu painel e conjunto são idênticos àquele modelo que veio pro Brasil em 1995 já ultrapassado nos EUA desde 1993. Mas afinal de contas o modelo 2006 tem motor e lanternas novas. O motor pode ser novo, mas não insere nenhuma nova tecnologia como se pretende acreditar, pois motores com 4 válvulas por cilindro já existem no Brasil desde 1993 com o seu precursor Tempra 16V (inesquecível dor de cabeça), nem mesmo a bomba injetora eletrônica que roda nos caminhões por aqui desde 2000.
Mas argumenta-se ainda que o motor 3.0 é para quem quer ir até a Argentina, pois bem, então quer dizer que essa novíssima tecnologia só serve para andar acima dos 3000 giros e que comprovadamente não serve para a cidade e para trilhas, apenas estradas. Com isso, faço uma pergunta e as retomadas? Assim conclui-se que efetivamente o 3.0 não atende a necessidade da maioria do seu público, mas acredito que uma turbina com gerenciamento eletrônico virá em boa hora para melhorar o torque em baixas rotações com por exemplo a Hilux 3.0 que também é 16 válvulas, mas tem TGV.

Homero
20/05/2006, 15:25
Canaã,

Só uma correçãozinha:Bomba injetora eletronica é uma coisa , já o common rail é outra , e mesmo este , já esta na terceira geração .O das Rangers são da 3a geração com bicos piezoeletricos com até 3 injeções por ciclo :piloto,pré e principal.
A Hilux é a mesma tecnologia , com as mesmas 3 injeções porem o motor dela trabalha muito bem abaixo de 1500 rpm em grande parte divido ao TGV.
Eu ia comprar a Ranger , mas acreditava que viria com TGV , a falta dele , mais o AT me fez ir para a Hilux.

Se de fato a Ford vier a colocar o TGV a coisa vai ficar divertida pois se comparada com a Hilux , o tamanho do intercooler é enorme.Isso vai permitir um maior aumento de potencia para quem quizer alterar.Uma coisa , tanto Hilux, L200 e frontier quase que"não tem intercooler" em determinadas situações como por exemplo na trilha , em baixa velocidade pois não há ventilação natural, já as Rangers tem o ventilador sempre soprando ...

Só corrigindo , num post anterior eu disse que o motor da Hilux fazia até 5 injeções mas eu me enganei .O fabricante da injeção da Hilux(Denso) tem sistema para 5 injeções que são as tres mais duas pós para controle de emissões.Fala-se em até 7 injeções por ciclo para melhorar emissões .Essas injeções alem da principal podem ser tão pequenas quanto 1mm3.
A Hilux tem coletor vareável (fecha 4 valvulas em baixa rotação),valvula EGR e catalizador.Parece que as RAMs também .

Modernidade é bom , mas , alguem teria por exemplo coragem de colocar óleo de soja no tanque num carro desses como estão fazendo por ai com bombas mecanicas???


Homero

murilloaquino
20/05/2006, 19:45
Homero...
o motor da hilux e mais moderno q o da ranger, com coletor variavel e tgv. O que voce acha q levou a toyota a reservar só 163 cv na hilux?Questoes de marketing, de reduçao de gastos ou de ´´medo`` quanto a durabilidade?O motor da ranger sabemos q xega a 180 cv com o tgv e 41 kgfm de torque.Será apenas uma regulagem ou tem outros fatores q influenciam como: tamnho do filtro de ar, do intercooler dentre outros...principalmente em relaçao ao torque, pois potencia e mais facil de extrair do que o torque e eles sao exatamente identicos em relaçao a capacidade cúbica...

abraços

Homero
20/05/2006, 20:25
murilloaquino,

Acho que em primeiro lugar foi o controle de emissões pois esse motor é exatamente o mesmo que é vendido na europa e lá é Euro IV , daí catalizador e EGR.Em seguida certamente a durabilidade , aliado ao fato de na Europa e outras partes do mundo os consumidores usarem pickups mais como instrumento de trabalho , sendo a versão 2.5 a que mais vende de Hilux , inclusive uma versão de uns 80 cv de potencia.
Os 163 cv da 3.0 hilux é parecido com os 165 cv da Pagero Full 3.2 , assim como o motor das Rams que tem 330 cv por ai com 6 litros o que da mais ou menos 165 para 3 litros.
Talvez por isso a Ford ficou com os 163 cv mas fez a burrice de não por o TGV ou talves foi simplesmente a economia porca(bem provável) .Um eng da International me disse que TGV dá mais problemas que WG pois as aletas móveis emperram devido a carbonização causada pelo nosso diesel porco...

Acho que a Ford deve fazer alguma coisa para melhorar as vendas são fracas .O TGV e mais potencia teria feito eu comprar uma Ranger e não a Hilux.

Por outro lado , acho que as vendas estão fracas pelo fato de as XLS serem muito diferentes externamente (aparentemente mal acabadas) se comparadas com a XLT.Então ou voce compra a XLT ou LTD que são as mais caras , se quizer gastar menos acaba comprando outra marca.

Isso me ocorreu outro dia em que vi 2 S10 Advantage novinhas no estacionamento de um restaurante .Comparadas vizualmente com a Ranger XLS a gasolina esta parece mais pobre ao passo que as S10 parecem mais harmoniosas.

Homero

murilloaquino
20/05/2006, 20:30
Mais a soluçao nao seria colocar o tgv na parte fria da turbina, como nas hiluxx?assim, a fumaça nao tem contato com a parte movel.Acho q o mais provavel foi a economia mesmo(muito porca) e assim afetou a dirigibilidade da ranger.Esperamos pa ver se vai lançar.Ja teve algum caso das 2.8 com tgv de carbonizaçao?

abrass

Homero
20/05/2006, 21:10
murilloaquino,

Sim na parte fria é mais ameno , mas na parte quente , muitas vezes uma limpeza resolve e mesmo aqui no fórum nunca ouvi falar de tgv com problemas , acho que foi mais uma desculpa do eng da International quando perguntei porque a Ford tinha feito a economia de porco isso no stand da Ford no salão do automóvel de 2004.

Como tudo na vida é uma questão de compensação , com controle na parte quente a rotação da turbina fica limitada , na parte fria , a rotação pode subir bastante pois todo a gas de escape passa pela parte quente e aí a vida pode comprometer, mas a vida do conjunto da Hilux é programado para 300.000 km...

Homero

Walter L. L. Casitta
20/05/2006, 23:31
Acho que vocês estão fazendo uma grande confusão em relação as turbinas com TGV. A TGV foi criado pra melhorar o fluxo dos gases que saem do motor para o escapamento e é isso que faz o motor com TGV ser mais potente que o mesmo motor com WG. Não tem como isso funcionar na parte fria.

Em minha opinião existem mais motivos pra Ford não ter adotado o TGV que o contrário.
O primeiro deve ter sido o custo que mesmo pra Ford o TGV deve custar bem mais que o WG e tendo um motor com potência suficiente... Pra que TGV?
Segundo, a julgar pela relação de marchas, a Ford queria privilegiar o consumo e no caso o TGV atrapalha. Maior fluxo de gazes no escapamento significa mais ar entrado no motor e mais ar no motor tem que ser acompanhado de mais combustível. Isso é lei.
Terceiro, pode ter sido apenas estratégia de mercado. Assim que a Ford se sentir ameaçada o TGV pode ser uma opção.

Acho que o amigo macanudo que fala tanto de tecnologia só quer mesmo sacanear o pessoal das L200. Eu não consigo ver nada de tecnológico em nenhuma desses picapes que tem chassi de ferro, eixo rígido na traseira, feixe de molas e com a capacidade de parar incompatíveis com tamanho do motor. Já existiam veículos assim na década de 50.

murilloaquino
21/05/2006, 00:03
Nao deixam de ser utilitarios né walter.O q mais diferencia sao os ´´equipamentos´´ disponiveis...Air-bag, freios abs,e motores potentes sao algumas das evoluçoes.Na minha opiniao, a maior evoluçao q poderia ter em uma picape, e ter a suspensao independente na traseira, com a mesma resistencia de uma com feixe de molas e eixo rigido.Essa sim seria uma evoluçao aplaudivel...

abraçoss

PY5KJ
21/05/2006, 09:29
bom, depois deste bombardeio, e merecido pois fui cutucar "feras" , mas ainda bem que ninguém "das que fervem" apareceu!!.
primeiramente, acredito que um forum é para discutirmos baseados em nossas opiniões pessoais embasadas tecnicamente ou não, sem agressões ou qualquer direcionamento pessoal. Portanto, aos colegas que entenderam mal, minhas desculpas.
Mas vamos ao que interessa:
A respeito da modernidade que me refiro foi exatamente no motor, pois foi o primeiro motor com esta tecnologia desenvolvido aqui no brasil, o cabeõte principalmente. Não podemos fazer comparações com motores de ciclo otto que funcionam de maneira bem diferente. No diesel, privilegiamos a txa de compressão que sem ela não haverá uma explosão satisfatória e nem potência. Bom, vc´s sabem disso. O motor NGD 3.0 power stroke que é usado na ranger, na minha opinião é um de um grupo selecto de motores de uma nova geração. Tanto é que ele irá equipar inúmeros veículos a partir deste ano, inclusive caminhões leves, ônibus, etc. Portanto, se fosse ruim...
Já está em teste na cidade do rio de janeiro um ônibus utilizando este motor com biodiesel. Portanto, é cedo para falarmos pois para termos resultados válidos, temos que aguardar para falarmos com propriedade científica.
Bem comentado, será que 163 cv nãoé suficiente? pôxa, até alguns dias tínhamos apenas na faixa de 100cv e achávamos uma maravilha. Sinceramente, no meu modo de dirigir, não senti falta de nada, inclusive em baixas rotações como comentaram. Caixa de marchas servem justamente para compensar a velocidade e torque entregue as rodas. Uma falha grave da ford é o câmbio automático. Isto sim é um atraso. concordo plenamente.
A respeito de vendas fracas, bom, na minha região ( paraná ) estamos enfrentado uma crise na agricultura sem precedentes. o que pode estar contribuindo para estas vendas fracas.
Em relação a quesito beleza, cada um tem um gosto. Acho a toyota muito bonita, até hj não haviam lançado nenhuma camioneta com este aspecto. Mas como nós mortais podemos chegar numa concessionária toyota com outras marcas? aqui pelo menos eles nem fazem questão. 3 meses é a fila de espera, então? a frontier na minha ordem de beleza, bom apesar de mais barata, o motor ainda é aquele que está estourando a turbina.
Então senhores, para finalisar optei pela ranger por ter uma tecnologia na motorização mais avançada, por não ter conseguido comprar uma toyota. Aos colegas que não andaram com ela, por favor, primeiro vamos experimentar e tentar se adaptar com a dita.
t+

murilloaquino
21/05/2006, 13:12
O meu caso...comprei a ranger primeramente pelo preoço q paguei, e depois pq a hilux estava no auge...setembro 05..ai ou pagava-se agio ou espertava 4 meses...
fiquei com a ranger e nao arrependo..
abrass

Homero
21/05/2006, 15:56
Walter L. L. Casitta,


Só concordo com voce numa coisa, pode ter sido estratégia da Ford não ter lançado com TGV, no resto voce está viajando...

Homero

murilloaquino
21/05/2006, 16:57
mais ar so entra se voce acelerar mais.Tudo depende do pé
:P

Wallace
21/05/2006, 20:11
Pelo que saiba a TGV (turbina de geometria variavel) tem a grande vantagem de permitir uma melhor e mais rápida resposta do motor, isso não precisa significar em maior potencia bruta total, mas pode significar mais torque a baixas rotações e ai mais potencia nestas rotações.
Eu achava que era só na parte quente, mas realmente nunca parei para ver isso, mas vou estudar isso rs rs rs

murilloaquino
21/05/2006, 21:56
pois é...O q o homero dalou tem fundamento.Com a alteraçao das palhetas moveis, podi fazer uma turbina de alta rotaçao e com palhetas moveis na parte fria, aumentando ou diminuindo a rotaçao e a pressao, respectivamenteee
:P

Homero
22/05/2006, 02:13
murilloaquino,

Desculpe mas eu me enganei , o tgv da Hilux´também é na quente , é que olhando a turbina o motor que aciona as palhetas está presa na parte fria , e tem uma haste indo em direção a fria , porem soltei o conjunto e de fato a haste acaba atuando no caracol quente ,acontece que uma vez falei com um outro mec da Toyota , antes de receber a minha quando estava decididndo e ele me falou que era na fria... desculpe mas é possível , turbina de avião algumas são assim (a parte fria é chamada de compressor).

De toda a maneira O TGV no mínimo aumenta o rendimento geral do veiculo.Acaba resultando em maior potencia mas quando um motor é turbinado de fabrica normalmente ele tem a taxa de compressão diminuida em relação a mesma versão sem turbo.Quanto maior a taxa de compressão melhor o rendimento.Mas tem limite pois o esforço do motor ao comprimir gera uma perda mecanica alem de esforços e aquecimento.A pressão final na camara antes da combustão é função da pressão na admissão multiplicada pela taxa de compressão.Quando se turbina ,a pressãpo final cresce .
Então sem turbina se usa taxa de 22 com turbina original 18.(Parece que a mitsubishi não liga para isso e talves outra não)
De qualquer forma 'UM MOTOR TURBO COM TAXA 18 ENQUANTO O TURBO NÃO ENTRA TEM RENDIMENTO PIOR QUE UM MOTOR NÃO TURBO COM TAXA 22",menos torque , pior consumo e maior poluição e como poluição eles tem que satisfazer a norma , as montadoras acabam deixando uma margem de segurança grande (mistura bem pobre) para não enroscar na norma.Depois que entra a estoria é outra.
O TGV também tem um maior rendimento ou seja para uma da "potencia de compressão(pressão x fluxo) ela "entope" menos o escapamento(menor contrpressão)

Isso não é o fim do mundo mas a Ranger sem TGV anda de igual para igual com a Hilux , se tivesse TGV é provavel que deixaria a Hilux na poeira...
Quem andou na Ranger 2.8 sem Tgv e com TGV como eu fiz um tempo atras num teste drive (desci de uma e peguei a outra)jamais esquece...Depois que fiz teste drive na Hilux e senti claramente o efeito do TGV , desisti de comprar a Ranger.
Creio que se a Ford adotar o TGV , provavelmente fazer um upgrade para quem tem Ranger vai ficar facil.
De fato o TGV custa mais que o WG mas para a montadora é ridicula a diferença e isso me lembra quando diziam que com o motor eletronico a Ranger iria custar pelo menos 10% a mais .Porra nenhuma , até a Hilux saiu com preço sugerido copiado das S-10 , exeto a automática , a Hilux dado o sucesso subiu seus preços alem de ágio , ao passo que a Ranger rapidamente chegou aos 10% de desconto como era normal de sua comercialização(pelo menos em São Paulo)


Quem gostar de tecnologia visite esse link : http://www.siemensvdo.com/downloads/powertrain/gasoline/Innovative+solutions+for+gasoline+engines.htm

Apesar de ser folhetos de divulgação da para ter uma visão do que virá no futuro em termos de controle de emissões e desempenho , la se fala para motores a gasolina com turbo e injeção direta para melhorar emissões.

Esse outro é da DENSO que faz os componentes da Hilux: http://www.denso.co.jp/en/technology/product/powertrain/


Homero

Walter L. L. Casitta
22/05/2006, 07:54
Acredito que a diferença a favor da Hilux que você percebeu foi culpa da relação de marchas da Ranger e que uma relação mais curta mesmo sem TGV seria suficiente pra andar na frente ou pelo mesmo junto com a Hilux.

edubelem
22/05/2006, 10:02
Terceiro, pode ter sido apenas estratégia de mercado. Assim que a Ford se sentir ameaçada o TGV pode ser uma opção

Walter, eu acho que por ai, pois se você entrar no SITE http://www.nav-international.com.br/Motores_Menu.asp?Tipo=1&Idioma=1, verá que existe configurações deste motor que vai de 140 Cv a 180 CV e eu ví num representente international um baner de propaganda com um Power Stroke 3.0 TGV com 185 CV e 42 Kgf, e todos sabem que Power Stroke é o nome de batismo da Ford, e o dono desta representante me disse que acha que estes motores podem chegar a 220 CV.
Ai eu perguntei p/ ele da possibilidade de colocar o TGV no meu carro, se ele iria ficar com 185 Cv ele disse que não, pos iria melhorar apenas em baixas rotações, para elevar a potencia teria que alterar a programação.
Com isto eu acho que a Ford tem um bontenpo p/ jogar com cartas na manga.

Abraços

Homero
22/05/2006, 12:15
Walter L. L. Casitta,

O teste com e sem tgv que fiz foi no final de 2004 quando havia saido o modelo 2005(2.8) .Eu sempre achei mais adequado as versões mais simples(minha Ranger era XL) desde que tivesse ar condicionado.A XLS já vinha com vidros e travas eletricas , então a diferença para a XLT era de "cromados" , toca cd sem MP3 etc e o TGV.
Fiquei puto e não comprei nada , alem de o visual da XLS aparentar "mau acabamento" , estava disposto a relevar , mas o TGV com o teste ficou claro para mim que era mandatório e já havia saído numa revista (Motorshow de jun ou jul /04 que a Ranger sairia com o motor 3.0 de 180 cv e TGV).

Quando saiu a Hilux em março testei e ecomendei(abri mão da simplicidade) pois já sabia que a Ranger viria sem TGV , mais , na epoca a Hilux era modelo 05/06 , enquanto a Ranger era 05/05 .

Na epoca fiquei convencido que era estratégia de mercado da Ford para lançar o TGV depois ,mas , acho que a Ford está fazendo bobagem pois:

-Fechou 2005 disputando o ultimo lugar no ranking com a Frontier
-Na 1a quinzena de maio só vendeu mais que a Frontier(vide fenabrave)
-Essas vendas em parte ocorreram porque como muitos aqui no forum compraram Ranger porque foram tratados com profundo pouco caso pela Toyota .
-Parece que a entrega das Hilux está prestes a se normalisar e se houver a pronta entrega , mesmo que a Ranger venha ter o TGV restará a modernidade e beleza a favor da Hilux.
-Estive na Argentina em Jan/06 e na Patagonia , era irritante de tanta Hilux que vi por lá.20:1 em relação a Ranger modelo 05 em diante.


Outro dia vi num estacionamento 2 S10 advantage e me ocorreu que seu sucesso de vendas talves se deve ao fato de o aspecto externo não ser muito diferente das versões mais sofisticadas , ao passo que na Ford a XLS é nitidamente inferior externamente a XLT , o preço da versão a gasolina não é diferente das S10.


Homero

Wallace
22/05/2006, 13:32
Pelo que pesquisei a RAM não tem TGV apesar da boa potencia especifica.

Homero
22/05/2006, 15:37
Wallace,

Alem da potencia e torque enormes, 6 cilindros se comportam bem melhor em baixa do que os 4 ,minha argumentação acho que ainda vale , mas nesse caso somente talves pela eventual menor emissões pois pela performance não seria o caso

Não tinha chegado perto de uma Ram , até outro dia que um sujeito que mora na mesma rua comprou uma .De perto é realmente impressionante não só pelo tamnho ,mas tambem pela beleza.Agora o que me deixou com água na boca foi o ronco do motor em marcha lenta.

Homero

murilloaquino
22/05/2006, 17:31
O barulho do 6 canecos e indescritivel.Andei em uma unica q tem aqui na minha cidade, e o torque disponivel é impressionante...A 1500 rpm, quando aperta o acelerador, temos a impressao ´´quase`` de estarmos em um carro turbinado a gasosa, devido a ´´empuxo´´ gerado!!
abraçoss

Marvila
23/05/2006, 17:58
Pois é, estive na "Morena" (concessionária Ford) para ver se tinha chegado a F-250 4x4. Não tinha. Em compensação, fiz test-drive na Ranger 3.0 eletronic. Olha, não achei que a TGV faz falta ali... :discordo: . Ao menor toque no acelerador e ela já está quase empinando :mrgreen: . Achei a embreagem um pouco dura :pensativo: . Os bancos (essa não!) ou eu não soube regular (e o vendedor também não) ou então estão apresentando o mesmo problema da L200 - o escosto da cabeça fica longe da cabeça (entendeu?)...pelo menos na Limited. Quando retornei à concessionária verifiquei que na XLT isto não acontecia...
Quase não conseguia "segurar" na 4a. marcha a 60 km/h. A 5a. somente acima de 75 km/h.
Creio que os pneus deviam estar muito cheios pois achei que "pula" mais que a minha, além de aparentar ter a suspensão mais "dura"...ou será que a minha está mais "pesada" por conta dos acessórios e quica menos ? :|
O propulsor é bem mais silencioso :palmas: . O design parece deixá-la mais gostosa para dirigir...
Mas o precinho, ó...
Abs
Marvila
Ranger Limited 2.8 04/04

murilloaquino
23/05/2006, 18:08
Nossa...voce falou sou uma coisa q eu mais gosto na ranger e acho mais confortavel, q sao os bancos.
Na limited, tem ate regulagem lombar, o que se tiver paciencia pra achar a posiçao certa, fica muito confortavel...
abraços

parafango
25/05/2006, 17:41
afinal srs. vale a pena trocar uma 2.8 com tgv por uma 3.0 ???

murilloaquino
25/05/2006, 17:59
Se tiver a grana possivel, eu trocaria.As novas ja sao eletronicas, e principalemente em relaçao ao nivel de ruido e conforto de rodagem.Se viajas muito, na estrada a 3.0 da um banho.Na cidade, tem um periodo curto de adaptaçao.Nada com umas 2 semanas e ja estara acostumado com uma direçao parecida com carro a gasolinaa!!
abraçoss

Pequeno jr
25/05/2006, 18:31
Senhores,

Apenas querendo ajudar com as informações no tópico.

Algumas informações são bem velhas, perto da êpoca que o Homero foi no Salão do Automóvel de 2004 outras obtive trocando emails com a Territorio e outras nas autorizadas da Ford aqui em bsb.

- Sobre o Motor da Ranger 3.0 com ou sem Tgv. A International na epoca achou de bom tamanho este motor pois conseguiu os seus 163Cv sem TGV e outras coisas que a Toyota havia colocado na recem lançada Hilux. Dessa forma, o Marketing do Motor mais forte da categoria era por essa questão;

- Alguem perguntou se em 2007 vem Ranger com TGV, na verdade com os testes que estão sendo feitos entre o Edu Piano (Território 4x4), Garret e Ford nas provas de Rally é bem certo que venha sim. Agora resta saber se ja vem com a Nova RAnger (que vai mudar junto com a Americana) ou se vem ainda esse ano. Sobre a Nova Ranger, nos estados Unidos comenta-se para o Final de 2007 para o Lançamento dela e bem como aqui no Brasil tbm. Mesmo mudando a Ranger para o modelo americano no proximo ano, a Ford esta estudando manter este modelo que existe hoje mas so com preparações para competições e expedições estilo L-200 savana e L-200 RS e etc, isso vai vir de acordo com o Feed-back que a Territorio esta dando para a Ford sobre a Ranger RT.

Por falar em ranger RT da Territorio, ela continua com o motor Original em competições.

Acho que o erro crucial foi a do câmbio. Acertaram-no muito bem para o Off-Road pois sua relação é com certeza uma das melhores, mas para o dia-a-dia demora-se um pouco para acustumar com a relação dela com trocas de marchas entre 1900 para 2100rpm. Depois que se acostuma vira brinquedo de gente grande.

Todas as grandes marcas estão colocando a vida útil de seus motores em 300.000km ... so depende do uso de cada um. Não sei quem comentou aqui, sobre o motor 3.0 destruído onde na verdade o motor travou próximo aos 900.000 em testes da International.

Ou ajudei ou atrapalhei tdo agora

[]'s a todos

Walter ... dia 24/06 devo estar passando ai por BH por volta das 6:30 para as 7:30. Estarei indo para a formatura do meu irmão no Rio de Janeiro. Retorno para Bsb dia 27 após o Almoço.

edubelem
25/05/2006, 22:11
parafango,


afinal srs. vale a pena trocar uma 2.8 com tgv por uma 3.0 ???


Não há comparação, é outro carro, imagina vc andar a 150 Km/h conversndo com outra pessoa como se estivesse em um carro a gasolina silencioso.
O TGV não fais falta pois é só comparar a curva de torque no site da international, que verá que tem força mesmo em baixa rotação.
Sem contar qu de terceira vc vai bem de 30 km/h ha 110 Km/h, tamanha é a elasticidade do motor.

Edintruder
25/05/2006, 22:26
110 em 3a? Na 2.5 a terceira mal vai a 80 a 4000 rpm...

parafango
25/05/2006, 23:13
andei numa 3.0 achei que na arrancada a 2.8 com tgv sai na frente. alguem ja comparou?.a 3.0 pra mim so comecou a fazer diferença la pelos 2800 rpm.
preciso de ajuda quero( e preciso) trocar os amortecedores diant. da ranger 2.8 alguem sabe onde encontro uns ranchos ?
obrigado

Homero
26/05/2006, 11:11
edubelem,


O TGV não fais falta pois é só comparar a curva de torque no site da international

Precisa lembrar que as curvas do motor são válidas ao nível do mar que é o seu caso , ai a diferença entre com e sem TGV fica menor , agora , para quem mora em local mais alto tipo São Paulo a uns 800 m acima do nível do mar a diferença é bastante clara.

Pequeno jr,

Um conhecido que trabalha na Ford que ha tempos não encontro me disse que estavam testando colocar os amortecedores traseiros do lado de fora do chassis o que melhora a estabilidade , assim como foi feito nas F250 .Isso deverá sair na modelo 2007.Atéentão(uns 6 meses atras) não sabia nada de TGV , ele trabalhava com testes dentro da Ford.

Walter L. L. Casitta
26/05/2006, 13:40
Eu não acredito em ninguém da Ford do Brasil. Ela é feita na Ford da Argentina...

edubelem
26/05/2006, 14:09
Ela é feita na Ford da Argentina...

Mais é desenvolvida no brasil.
O motor já é Brasileiro e muitas pessas são americanas e brasileiras, poucas são argentinas. Ou seja o carro é apenas montado lá.

Pequeno jr
26/05/2006, 15:35
Ela é feita na Ford da Argentina...

Mais é desenvolvida no brasil.
O motor já é Brasileiro e muitas pessas são americanas e brasileiras, poucas são argentinas. Ou seja o carro é apenas montado lá.

Walter é por ai mesmo.

Existem algumas revistas que falaram, na epoca do lançamento da Ranger em 2004, isso q o camarada Edubelem fala. O projeto é Brasileiro, com diversas peças fabricadas aqui, EUA e Argentina. Agora apenas a Montagem do carro é feita lá por questões de custo.

Pelo menos muitas informações que obtive com o povo da Ford seja em feiras, apresentações, e-mails e etc foram satisfatorias (tirando é claro o clube do picapeiro com aquela famosa resposta - Favor levar seu veiculo a um distribuidor Ford).

Se não me engano, a Hilux é montada la tbm ou estou errado ??

murilloaquino
27/05/2006, 18:07
Em algum forum atras, eu ja tinha comentado sobre a montagem do amortecedor do lado de fora do chassis!!
A maior distancia entre os amortecedores diminuiram muiiito o efeito alavanca q acontece com a ranger.A calibraçao da susp traseira da ranger é muito boua, mais a distancia entre os amortecedores atrapalha um pouco o trabalho da susp.Se isso ocorrer, melhorará muito a pick-up em aspecto de dirigibilidade em curvas...
Quanto maior a distancia, melhor o ´´controle`` sobre as ocilaçoes laterais e longitudinais da roda...

abraços

bird
01/06/2006, 12:57
Caros,

a minha Ranger 3.0 tem um comportamento estranho em baixas rotações e em ladeiras (parece que o motor falha). O acelerador é muito sensível, não parece ter nada que compense uma pisada ou tirada brusca e como resultado o carro engasga ou "pula".

será que o motor 16v perde tanto torque em baixa?

A autorizada (diz) que fez todos os testes e que é assim mesmo... que tem um diferencial muito longo, etc.

vcs sentiram algo parecido

abs,

bird
01/06/2006, 13:00
Caros,

a minha Ranger 3.0 tem um comportamento estranho em baixas rotações e em ladeiras (parece que o motor falha). O acelerador é muito sensível, não parece ter nada que compense uma pisada ou tirada brusca e como resultado o carro engasga ou "pula".

será que o motor 16v perde tanto torque em baixa?

A autorizada (diz) que fez todos os testes e que é assim mesmo... que tem um diferencial muito longo, etc.

vcs sentiram algo parecido?

abs,

RABUGENTO
10/06/2006, 08:20
Acabei de adquirir uma RANGER. Devo pegar semana que vem. Frequentarei este forum sempre que puder para aprender o que for possivel.

Estou realizando um sonho de consumo. Sempre ouvi dizer que os veículos a Diesel eram mais duráveis, econômicos etc... Devo estrear a pick up numa viagem de SP até a BA. Contarei depois minhas impressões.

Boa sorte a todos
_________________

Pequeno jr
10/06/2006, 12:36
Galera,

No Final de Semana anterior ao Rally dos Sertões em Goiânia, o Clube do Picapeiro está preparando uma grande festa para os amantes das picapes. Lembrando que o evento a livre para qualquer proprietário de camionetes sem questão de marcas ou etc.

Quem mora em Goiania ou próximo e participou do Ranger Day pode ter certeza que vai ser muito melhor do que aquele evento.

Assim que obtiver mais informações do passeio postarei aqui no forum um tópico falando do evento.

OBS: Quem ainda não foi ao prólogo na abertura do Rally dos sertões em Goiania, tente ir ... é uma festa inesquecível ... e sempre com um grande show no Final. Pena q é durante a semana.

[]'s

Edintruder
10/06/2006, 14:52
RABUGENTO,
Com certeza vais te apaixonar pela Ranger assim como todos os proprietários que valorizam uma boa caminhonete.

egonsuek
10/06/2006, 15:12
Como o tópico diz respeito às impressões sobre a "Nova Ranger", lá vai:
Eu comprei a minha no começo do mês de maio. É uma XLT 4x2 3.0 06/06. Sei que o pessoal vai xingar por ela ser 4x2; mas ninguém me convence que tem alguma vantagem comprar 4x4 no meu caso. Só uso ela no asfalto - para ir ao trabalho e em viagens (e mesmo com chuva, se não abusar, não me venham com essa que é necessário usar 4x4 para a chuva...acho q não é necessário não - é só não querer fazer curva a 150 km/h q não dá pra sentir perda de tração; não em situações normais, digo, dirigindo com segurança e responsabilidade e olha q antes eu viajava com um 307, q tem excelente estabilidade).
À época, como dei como parte de pagamento um 307 2005 então não consegui comprar a Ranger por menos de R$ 89.720,00(paguei caro né?). A 4x4 custaria pelo menos 9 mil a mais e não tinha preta (cor q eu queria - para mim a prata é muito apagada; esse modelo novo, digo, maquiado, combina com cores escuras), além de que o seguro aumentava.
O computador de bordo tem acusado 10.7km/l e tenho abastecido na argentina (o pessoal da ford disse q dava para usar sem problemas). A ranger tá com 2600 km e realmente a única coisa q enche o saco é o buraco q tem entre a 3ª e a 4ª marcha; qdo se passa por uma lombada eletrônica de 60km/h a redução para essa velocidade em 4ª já começa a trepidar no ínicio da retomada.
Não sei se a estabilidade dela melhorou porque eu coloquei tampão elétrico de fibra, protetor de caçamba (q vergonha não vir de fábrica, né?) e o kit limited vendido na ford (estribo e santantonio cromados); talvez o peso extra tenha deixado ela menos arisca (não gosto de usar lastro na carroceria). Mas realmente acho que ela transmite relativa sensação de segurança. É óbvio q nunca vai se equiparar a um veículo com suspensão bem acertada, mas dá pra viajar com tranquilidade sim. E como disse um colega aqui neste tópico, é incrível o silêncio dentro da cabine durante viagens (120-140). A retomada também achei muito boa; é só não ter preguiça de reduzir marchas! que, se não me engano, servem para isso mesmo. Quem tem preguiça de trocar marcha economiza e compra uma hilux ou uma sport-utilily automática.
Um abraço ao pessoal e parabéns pelo fórum de excelente nível!

PY5KJ
12/06/2006, 09:08
amigo da fronteira
Primeiro parabéns pela aquisição. Realmente, quem não precisa e não gosta de 4x4, terá a mesma opinião q vc e temos que respeitar. Agora, na hora da revenda vc irá perceber a diferença pois a curva de depreciação da 4x4 é menos acentuada.
Este vazio existente, vc tem que se acostumar a cambiar e tudo ficará correto. É uma pena ela não vir com cambio automático. Tenho feito normalmente num trecho diário entre dois vizinhos e pato branco 10,8km/l medindo quilometragem x litros no tanque, pois a minha não tem o computador de bordo. Fiz numa viagem ao litoral 12 km/l. Foi a mais econômica de nossa viagem ( a minha ranger 05/05 - ranger 01/01 2.5, e hilux 2.8 aí de foz ). as duas fizeram na casa de 10,5 km/l.
Levei um tempo para me adaptar. Hj sou apaixonado pelo carro. Boa sorte

edubelem
12/06/2006, 15:19
PY5KJ,
è isto aí, também não uso a 4X4 com freqüência, porem eu me arrependi, em não ter comprado a minha antiga ranger com 4X4, agora retifiquei o meu erro, pois várias vezes ao longo de 5 anos eu me arrependi, e principalmente na hora da venda.

egonsuek,


e mesmo com chuva, se não abusar, não me venham com essa que é necessário usar 4x4 para a chuva...acho q não é necessário não - é só não querer fazer curva a 150 km/h q não dá pra sentir perda de tração

A tração é para ser usada apenas em terrenos arenosos e escorregadios, nunca p/ ganho de estabilidade no asfalto, mesmo molhado.Se usar no asfalto, quebra.

RABUGENTO
12/06/2006, 20:09
Como sou o mais novo por aqui, pergunto:

Mesmo que tenhamos comprado a pick up 4x4 por pura vontade, será que o certo seria usar a tração periodicamente assim como se deve ligar o ar condicionado pelo menos uma vez por semana? O uso do 4x4 periódico ajudaria na lubrificação? Naõ?

Grato pelas respostas :) :dance: :D :wink:

Jera
13/06/2006, 01:16
fala galera!

ae....notei q a minha ranger esta um pouco inclinada. medi a parte traseira e deu uma diferença de 2cm do chao ate o para barro. será q isso é normal?? acho q nao né.
dêem uma olhada na rangers de vcs e vejam se ela tb tem essa diferença.
qnd tiver tempo levarei a minha na ford pra eles analisarem.

murilloaquino
13/06/2006, 21:19
Cofira a pressao dos pneus.Muita gente esqueci disso e faz uma diferença doidaa...
abraços

Walter L. L. Casitta
14/06/2006, 08:24
É só ajustar a barra de torção...

Joao Carlos Portela
14/06/2006, 09:34
TENHO UMA RANGER 3.0 SÓ QUE TENHO MAIS SAUDADE DA TGV DA MINHA 2.8.
EU ACHO QUE OS "INGINHEIROS" DA FORD ESTRAGARAM A BOA RELAÇAO DE MARCHAS DA RANGER. VOU CHIPAR A MINHA, TEM UMA EMPRESA NO PARANÁ QUE JA DESENVOLVEU O CHIP PARA A 3.0, FICA COM 44,5 KG DE TORQUE ENTRE 1600 A 2200 RPM E A POTENCIA SOBE PARA 193 CV . O SITE DA EMPRESA É www.injebras.com.br.

Walter L. L. Casitta
14/06/2006, 09:49
Chipar a Ranger não resolve o problema da relação de marchas...

murilloaquino
14/06/2006, 12:36
Melhora o desempenho nas estradas....(ultrapassagens)Na minha opiniao, o q melhoraria era a adoçao do tgv.

Walter L. L. Casitta
14/06/2006, 13:21
A TGV também não resolve o problema da relação de marchas... :roll:

murilloaquino
14/06/2006, 13:35
Walter ,a sei se voce vai convordar comigo, mais acho q as relaçoes de marcha da ford é apenas uma questao de opçao e nao de defeito.Eu comparo a conduçao da ranger com a de um carro a gasolina 1.6 pra cima.Tem lugares q na ranger 2.8 vc esta d 3ª, na 3.0 vc anda de 2 numa boua.Acho mais questao de costume.O que pega bastante, é por exemplo quando o motor está em 1200 pra 1600rpm, ai , numa subida por exemplo, ele trepida um pouco, mais vai.
Essa diferença seria sanada pela tgv!!!

abraçoss

Walter L. L. Casitta
14/06/2006, 13:54
Eu considero isso como um defeito e grave na Ranger 3.0. Nada disso resolveria ou amenizaria esse problema. Tem que trocar a relação coroa e pinhão e isso deve ficar até mais barato que chipar ou trocar a turbina.

j.sebastian
14/06/2006, 14:00
Qual a relação de diferencial original da 3.0? E da 2.8?

Seba
curioso... :)

edubelem
14/06/2006, 14:52
j.sebastian,


Qual a relação de diferencial original da 3.0? E da 2.8?


3,75 e 4,10 repectivamente.

murilloaquino,


em 1200 pra 1600rpm, ai , numa subida por exemplo, ele trepida um pouco


A trepidação que nos sentimos, eu acho que no cardã, pois o volante deste motor é bem mais leve.

murilloaquino
14/06/2006, 15:19
será q é?pode ser um problema cronico q acompanha a rangerr...
so como comparaçao, o cardan da frontier era bem mais fino no diametro q o dá ranger.Mais me parece q era de ferro e nao de aluminio!!
a minha, as vbezes quando vo arrancar, da tipo um estralinho bem pequeno, parecendo de uma folguinha do cardan.
A sua tambem ocorre isso?

abraços

edubelem
14/06/2006, 15:28
Ocorre; e o barulho é mais exatamente na folga do diferencial, tenta mexer o cardam, girando pra frente e pra traz e ouvirá o barulho em escala menor.

Homero
14/06/2006, 21:20
edubelem,


Acho que voce está enganado , a relação da 3.0 é 3,54 ,essa eu sei porque a Hilux mec é 3,58, a da 2,8 não tenho certeza mas deve ser 3,75 ou 3,78 .As primeiras Ranger 2.5 eram 4,56 ,

Teoricamente a Ranger a 100 km/h reais em 5a deveria estar a 1810 rpm , em 4a ficaria com 2450 rpm o que é parecido com o que fazia a ranger 2.5 , então sugiro para quem tem Ranger tentar andar a 100km/h em 4a .Com a Hilux AT eu fiz teste semelhante (2500 rpm em 3a) por ter esquecido a alavanca em 3 ao inves de D e só percebi porque o barulho começou a encomodar.


Homero

Walter L. L. Casitta
15/06/2006, 09:17
A Relação do dif da 2.8 é de 3.73 e da 3.0 de 3,54.

edubelem e murilloaquino, De onde o barulho vem não importa. O que causa o barulho sim.

edubelem
15/06/2006, 10:25
Agora eu não sei mais nada olha o que dis o manual.

edubelem
15/06/2006, 10:31
Eu acho que a unica maneira de saber realmente é abrir a tampa e contar o nº de dentes da coroa e pinhão. :shock:

No site da spicer dis que o da 2,8 te 45 por 11 que é = 4,0909090909090909090909090909091
http://www.affinia1.com.br/produto.php?Bopc=4&Bmarca=Spicer&idioma=&Btipo=Veiculos+de+Passeio+%26+Pick-ups&Bmont=FORD&Bveic=Ranger&Bano=2005&Bsegm=Todos&Bprod=&Bmod=Cab.+Dupla&Bmot=2.8+HS+MAXION&Bcom=Diesel&Bpos=Traseiro

O da 3.0 ainda não esta disponível.

Walter L. L. Casitta
15/06/2006, 11:50
Não é pra entende mesmo. No catálogo de peças Ford existe duas relações de dif traseiro para a 2.8 de 4.09 e 3,73. Para a 3.0 só 3,54 mesmo.

Walter L. L. Casitta
15/06/2006, 11:53
A minha sujestão pra quem tem Ranger 3.0: Trocar o C&P de 3.54 pelos de 4,09 ou 4,56 se for colocar pneus de 33".

Edintruder
15/06/2006, 19:31
Ocorre; e o barulho é mais exatamente na folga do diferencial, tenta mexer o cardam, girando pra frente e pra traz e ouvirá o barulho em escala menor.


A minha fazia isso e com o tempo começou a vibrar com o aumento da velocidade. O culpado era a cruzeta do cardan traseiro. Quanquer estala que aparece pode ir direto pois é a peça mais vulnerável de desgaste pela km.

Homero
15/06/2006, 19:48
Uma pergunta para quem tem Ranger 3.0:

Algum de voces sentiu alguma dificuldade para sair em 1a na subida com alguma carga?

murilloaquino
16/06/2006, 16:43
Já coloquei 500kg de carga mais 3 passageiros.
a subida da minha garagem é beem puxada, mais quando tinha a minha frontier, era bem mais dificil de arrancar.Num tive muita dificuldade nao, uma meeeeiia embreagemzinha, depois sobe blz!!

abraços

edubelem
16/06/2006, 17:38
Walter L. L. Casitta,

Vc viu o manual? (foto)

Espacifica que é 4,10, com certeza esta errado.



A minha sujestão pra quem tem Ranger 3.0: Trocar o C&P de 3.54 pelos de 4,09 ou 4,56 se for colocar pneus de 33".


não vejo necessidade, pois ela tem MUITO mais força, mesmo com este diferencial de 3,54:1, em qual quer cituação em relação a 2.5 que tinha anteriormente.



A minha fazia isso e com o tempo começou a vibrar com o aumento da velocidade. O culpado era a cruzeta do cardan traseiro. Quanquer estala que aparece pode ir direto pois é a peça mais vulnerável de desgaste pela km


Sei do que vc esta falando, por que ja tive o mesmo problema, porem o carro já estava com 160.000Km e este esta com 7500

Me diceram na cocecionária que este ruido é normal.

Provavelmente pelo motor ser mais silencioso ele é mais notado, porem eu acredito realmente que seja normal, pois eu andei em outra ranger 3.0 que o ruido era igual.

Porem verificarei com mais cautela, por que meu irmão esta trocando a sua L-200 por uma ranger (ficou mais sábio he he he)

Homero,


a 100km/h em 4a .


De 4ª (releção 1:1), com 2000 RPM, no GPS marca 85Km, por sinal muito parecido com o da Blazer V6.

Homero
16/06/2006, 18:17
murilloaquino,


Se sai bem em 1a com carga, provavelmente o diferencial está razoavelmente adequado pelo menos para o pneu original.

Parece que existe um "buraco" entre 3a e 4a , aí tenho certeza que um TGV resolveria.O diferencial longo certamente ajuda para um melhor consumo em estrada principalmente , também o baixo ruido em velocidades mais altas.(também aliado ao a 5a longa 0,74)

Quanto mais se discute aqui para mim fica mais claro que a ranger foi desenvolvida para usat TGV e uma estratégia de marketing adiou seu lançamento...


Homero

murilloaquino
16/06/2006, 18:56
homero, pelo q eu sei, eles alongaram a 4 e a 5 e encurtaram a 1.
Estou com pneus 275/70/16, pokim maior q os originais e mesmo assim nao mudou o comportamento em arrancadas!!
abraçoss...

edubelem
18/06/2006, 18:14
De 4ª (releção 1:1), com 2000 RPM, no GPS marca 85Km, por sinal muito parecido com o da Blazer V6.

Retificando 77Km e não 85Km

abraços...

edubelem
19/06/2006, 14:37
murilloaquino,


Estou com pneus 275/70/1


Suas rodas são as origináis?

murilloaquino
19/06/2006, 17:04
sao...
troquei e ficou melhor q o esperado...
to usando os yokohama.Ia colocar os bf, mais gostei mais do desenho do yokohama.Meu uso é 85% asfalto e 15% terra.
Visualmente, por ser assimetrico, a expulsao de agua parece ser mais eficiente...
e to gostando do resultado.Ja rodei 10 mil km e nao percebi nenhum desgaste anormal com eles ainda...
abraçoss

bird
22/06/2006, 10:21
a minha Ranger 3.0 eletrônica tem um comportamento estranho em baixas rotações e em ladeiras (parece que o motor falha).

outra coisa é que acelerador é muito sensível, não parece ter nada que compense uma pisada ou tirada brusca e como resultado o carro engasga ou "pula".

será que o motor 16v perde tanto torque em baixa?

A autorizada (diz) que fez todos os testes e que é assim mesmo... que tem um diferencial muito longo... papo duvidoso. (alguém aí já sentiu firmeza em concessionária?)

um mecanico me disse que os motores eletronicos engasgam mesmo em baixa pois não podem emitir fumaça preta.

vcs sentiram algo parecido?

abs,

Renato
Ranger 3.0

edubelem
22/06/2006, 12:38
É Renato, é isto mesmo, abaicho de 1200 RPM este motor não tem muita força mesmo.

Este motor iria ficar realmente bom era com um cambio AT.

j.sebastian
22/06/2006, 15:39
Este motor iria ficar realmente bom era com um cambio AT.


Alias, L200 e Hilux já têm... Faltava a Ranger ter tbem, né?

Seria um powertrain de respeito!! :)

Seba

Homero
22/06/2006, 16:53
SemTGV cambio AT não fica bom (L200 e Hilux tem tgv) a não ser um com 5 ou 6 marchas ou ainda um motor muito forte como é o caso das RAM.

Walter L. L. Casitta
22/06/2006, 19:16
TGV não resolve esse problema.
Esses motores têm muito torque e faixa de rotação muito estreita. Com TGV o torque seria maior ainda dentro da mesma faixa de rotação (apesar desse motor ir de 800 a 3800RPM, na verdade só é usável entre 1000 a 3000RPM).

O que resolveria o problema seria um câmbio manual de 6 marchas ou mesmo um câmbio AT de 4 marchas (o câmbio AT funciona como se a relação das marchas fosse variável devido ao conversor de torque).

O que a Ford tem feito é só alongar o diferencial e reduzir as primeiras marchas e isso só funcionaria bem em motores a gasolina que chegam até 6000RPM, mas nos motores diesel acabam ficando buracos entres as marchas como acontece na Ranger e acredito que quase a mesma coisa acontece com a Hilux manual embora tem relação dos diferenciais um pouco mais reduzidos. A Ranger também deveria sim ter um ralação dos diferênciais mais reduzida. Muito pior que a Ranger é a Frontier com aquele motor MWM que tem a curva de torque nada plana.

murilloaquino
22/06/2006, 22:03
O tgv ajuda só no quesito da faixa de torque...Compara a da ranger com a da hilux...a diferença é gritante...

:P

Homero
28/06/2006, 22:59
Walter, se tem uma coisa que não aparece no motor da Hilux é buraco.O torque aparece bem cedo e vai até o fim da faixa util do motor.
Eu só senti um atraso para aparecer torque uma vez , mas aí percebi que estava a 3000 metros de altura subindo o "Caracoles" no chile .Foi só manter o motor acima de 2000 rpm que o buraco desapareceu.
Acho que a Ford usou transmissão longa em 5a para ter bom consumo na estrada.
De fato a Frontier consegue ter a 1a longa e a 5a meio curta (se comparada com as relações da S10 que usa o mesmo motor).


Algumas coisas que ouvi sobre a Ranger:

Em 2009 entra em vigor nova faze do Proconve(EuroIV) e parece que a Ford vai usar um motor importado 3.2 e mais de 200 cv.

Mudança de estilo para 2011 , até la só pequenos retoques.

TGV deve sair mas não necessáriamente para 2007, mas é possivel.

Amortecedor pelo lado de fora do chassis parece que só para modelo 2008

Homero

aqsantos
28/06/2006, 23:39
Salve salve galera.... pra turma da nova Hilux não ficar se sentindo abandonada vai aí minha puteza com as pastilhas da Ranger que se desmancharam com 20.000km!?!?!?!? Custo? R$ 270,00 instaladas!!!! Revisão dos 20??? R$622,00 pra não perder a garantia..... no mais rodei no Norte de Minas quase divisa com a Bahia 600km de areia e buraco na semana passada e a viatura aguentou bem... o único senão continua sendo a barulhada no painel... o carrinho pra fazer barulho no painel... no mais continua só alegria e revisões caríssimas.... em tempo se rodo mais 200km no mato ficava ferro no ferro!!!!

Walter L. L. Casitta
29/06/2006, 08:08
Homero,

Leia de novo... Era da manual que eu estava falando. A automática tenho certeza que é perfeita.

aqsantos,

A minha Ranger não bate nada depois de 5,5 anos de uso e 115000Km nem andando na pior das estradas. Do contrário eu já tinha vendido.
Manda a concessionária resolver esse problema também.

murilloaquino
29/06/2006, 13:24
Agsantos...
passou aki na minha sofrida regiaozinha né?
viu as condiçoes de estrada? hahaha
Com relaçao ao motor eletronico, homero, no proprio site da international diz a esse 3.0 já esta em fase final de adaptaçao para o Euro IV.Acho meio dificil a ford trocá-lo por outro importado...
Abraços

MarBO
29/06/2006, 13:37
Ela é muito mais confortável de dirigir do que a outra, mais silenciosa (se bem que na cidade, em baixa velocidade, de uma hora para outra ela fica barulhenta e depois volta ao normal, não sei o que é isso



Isto deve ser o barulho da turbina TGV turbo de geometria variavel em acao quando em baixa rotacao a turbina fica menor enchendo mais rapidamente e quando vai aumentando a rotacao progressivamente vai aumentando a turbina

Abracos Marcelo

Homero
29/06/2006, 19:34
Walter,

Realmente na automática fica dificil prceber buraco , mas , o motor consegue levar a Hilux em subidas leves a 80km/h em 4a com o conversor bloqueado a 1500 rpm .

Aqsantos,

Acho que voce inverteu pois 270,00 deveria ser a revisão e as pastilhas 6XX,00 , se bem que parece que a Toyota baixou o preço das pastilhas para uns 300,00.

Na minha eu comprei as pastilhas na Argentina e paguei 270 pesos(R$200,00) e troquei em casa com 34000 km e ainda tinha uns 2 mm , o mais dificil é tirar a roda porque trocar a pastilha é muito simples .A revisão de 20000 km eu fiz na Argentina e paguei 160 pesos.


murilloaquino,

Quanto a Ranger,eu conversei com um funcionário amigo meu .Algumas coisas de prazo maior podem modificar , quanto ao motor certamente a International vai ter EuroIV mas a Ford provavelmente deve ter uma extratégia de resultados globais e pode ser mais conveniente importar não do Brasil , ainda mais se o dolar continuar baixo o que faz o motor feito no Brasil eventualmente mais caro .Se esse motor vier do Mexico que me parece também seria importado sem imposto ,então pode fazer sentido a informação pois seria a mesma extratégia do FUSION ,do Honda Accord e também das Rams que vem do mexico.


Homero

freitasjr
29/06/2006, 20:11
SemTGV cambio AT não fica bom (L200 e Hilux tem tgv) a não ser um com 5 ou 6 marchas ou ainda um motor muito forte como é o caso das RAM.

Caro colega Homero, o TGV pode ajudar, mas um bom desempenho em um carro automático depende muito mais, acredito eu, do casamento perfeito do câmbio, motor e de uma boa relação dos diferenciais.

Digo isso pois discordo um pouco de vc na sua msg anterior, pois as Pajeros a Diesel AT(ref. apenas como exemplo) que possuem bomba injetora mecânica, Não possuem TGV, são de 4 marchas e nem possuem um motor tão forte quanto as Rams(se comparado a relação peso/Pot), no entanto, tem um bom desempenho com o câmbio não necessitando-se reduzir manualmente p/ marchas menores(3º,2º ou Low) p/ se subir uma ladeira longa e íngrime ou fazer ultrapassagens.

Geralmente necessito reduzir manualmente em trilhas p/ atravessar alagados(+ por segurança), grandes atoleiros com lamas ou p/ subir Dunas mais íngrimes.

Um abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

murilloaquino
29/06/2006, 22:46
Homero, o que a ford pode levar em conta tambem é a concorrencia.Normalmente, o uso de motores ´´nacionais`` pela s-10, q eu acho a principal concorrente da ranger, faz com ela possa manter o international, pela facilidade de encontrar peças, alem de possuir uma ampla rede de assistencia tecnica da propria fornecedora d motores...

Walter L. L. Casitta
30/06/2006, 05:15
Parece difícil de acreditar que a Ford encontre melhores opções de motores que esses da International fora do Brasil, ou melhor, Argentina onde é fabricado. Uma opção de motor que acredito seria os da Iveco. O boato que se ouve na fábrica é que a Iveco vai entrar nessa briga de motores HSD e que próximo veículo a utilizar esses motores é o Troller.

cbridi
30/06/2006, 14:11
Ô Walter, tenho notícia que os Iveco que foram instalados nos primeiros Renault Master (atualmente é motor eletrônico francês da própria Renault) estão trincando e até quebrando o bloco. Já ouviste algo do tipo? Parece que quebra junto à fixação no chassis.

[]'s fugindo do assunto do tópico...

Minhocas
30/06/2006, 14:35
Quanto a questão da falta de MP3 no som da ranger é realmente muito chato, eu dei uma olhada no site da Ford Brasil a alguns dias a atras e vi que eles disponibilizam o som que equipa a nova F-250 (com MP3) por quase 1.000,00 reais, realmente inviável. Fiquei muito nervoso com isso e fui no site da Ford USA para ver o que tinha lá nas Rangers e encontrei bastante coisa interessante em questão a sonorização, mas o que ganhou de disparada foi o pacote TREMOR. Fiquei muito intusiasmado e resolvi ligar na Ford lá (trabalhar com telecom tem umas vantagens incriveis com telefonia!!) para ver se era possivel importar o sistema para instalar na minha Ranger. Me informaram que isso não era possivel, pois não estava nos planos estratégicos da empresa, e que como os mercados, Brasil e USA, eram muito diferenciados a Ford não permitia esse tipo de coisa. Nem mesmo o modelo do rádio eles me passaram. Fiquei chateado com o atendimento, liguei depois aqui no Brasil e também disseram a mesma coisa....

Quem quiser checar os pacotes, é só visitar: http://www.fordvehicles.com/trucks/ranger/features/

Depois fui no site da e-Bay para ver se encontrava rádios originais da ranger lá (USA) e encontrei uns com MP3 por 100 doletas... deu vontade de comprar e trazer para cá, o negócio é que não sei as implicações que esse tipo de importação pode trazer.

Mas fiquei realmente chateado com essas coisas.... Vou usar um iPod ligado ao som mesmo...

murilloaquino
30/06/2006, 15:06
Nos ano-modelo 06 já vinha com esse mesmo MP3, q ta disponivel tanto pras f-250 como pras rangers e ecosport...
É isso mesmo, o preço desse aparelho com mp3 tá por ai na faixa de 1000!!!
caro d++
abraços

Homero
30/06/2006, 16:10
Freitasjr,
O que voce disse sobre o casamento do cambio e motor é correto.Não sabia da pagero que não tem TGV .Via de regra a Mitsubishi usa relações curtas em seus veiculos principalmente nas L200 e parece que na pagero sport também o que disfarça eventual falta de torque em baixa.Em teste drive com L200 AT me incomodou a 4a que mesmo a 100/h se pisar um pouco mais ele reduz e a rotação vai la para cima .Na L200 AT(e parece que na pagero sport) a 4a é 1;0,688 contra 1;1 da 3a , nas Hilux a 4a é 1:0,705 e a3a 1;1 mas se consegue pisar a 80/h com 1500 rpm com o conversor de torque bloqueado ou seja tanto a Mitsubishi como a Toyota tem o motor e cambio bem casados mas a diferença de comportamento dos motores se traduz diretamente na dirigibilidade.(alem da diferença de potencia)

Minha preferencia é por transmissão longa e torque em baixa:

-Transmissão longa desde que não atrapalhe sair em 1a carregado , para a outras marchas voce sempre pode reduzir.Ela priviegia o consumo , como pode ser visto por relatos de se fazer 12,5km/l com a Ranger o que é respeitável.Uma desvantagem seria a dificuldade de se colocar pneu maior.

-Torque em baixa.

Num motor a gasolina existe uma escolha no acerto entre torque em baixa ou em alta(diagrama do comando de válvulas por exemplo).Num motor turbo diesel com TGV se consegue mais torque desde mais baixas rotações até mais altas em relação a não TGV alem de um menor "efeito rolha"no escapamento(o turbo obstrue a saida dos gases).
Então não me parece inteligente não colocar TGV em um motor diesel.

Minha preferencia por torque em baixa tem 2 motivos :dirigibilidade e consumo.
Dirigibilidade é só dirigir uma Hilux por exemplo que vai sentir .Consumo é mais complexo:

-Os motores nasceram com baixo desempenho,foram evoluindo no desempenho mas continuaram gastões e poluidores .
-Custo de combustível em parte e principalmente controle de emissões tornaram os motores menos agradáveis de dirigir.Um exemplo recente seria o caso dos Vectras GSI 2.0 16v com 150 cv sendo o Vectra cd 98 2.0 16v e 136 cv.(teve o 97 com 140 cv mas com problemas).Esses motores são quase os mesmos , comando e posição de válvulas diferentes (o diametro das válvulas não me lembro).O primeiro era mais economico e andava bem mais , o segundo tinha claramente falta de torque em baixa.
Outras fábricas adotaram comando e coletor de admissão vareáveis tudo para se conseguir melhor torque em baixa.(e consumo)
Me parece que o melhor motor a gasolina que tem no Brasil é o do Corolla muito economico e com uma dirigibilidade fenomenal graças ao comando vareável de amplitude grande e posições intermediárias(no Marea por exemplo tem somente 2 posições:baixa e alta)que ajusta o comando de acordo com a progressão da rotação e solicitação.
O resultado é que ao se pisar no acelerador o carro pula para frente de tanto torque em baixa e se mantem até o final , o resultado disso é um ótimo consumo alem da boa peformance.
Não gosto do Corolla , mas, gosto do motor.Tenho um Marea AT 2.4 que tem muito bom torque em baixa e excelente em alta , anda mais que o corolla pois alem de mais potente em alta é tão bom quanto , mas na saída o corolla da trabalho e no consumo é muito melhor.(torque em baixa deve ser o motivo)

Tudo isso para justificar que para mim motor diesel tem que ter TGV assim como a gasolina multiválvulas tem que ter comando vareável pelo menos.
A Ranger sem TGV ainda da para aceitar , mas a GM no vectra 2.4 AT que segundo teste de revista tem dirigibilidade e consumo pior que o 2.0 , significa para mim que o mercado deveria ser mais exigente...


Walter,

O que é motor melhor para a Ford ? O que der melhor resultado financeiro globalmente.
Com o dolar baixo muita coisa é possivel.Alguem sabe dizer se na Argentina alguem fabrica motor diesel que pudesse ser usado na Ranger ?

Murilloaquino,

Acho que a Ford não liga para a facilidade de peças de motor para nos usuários .Ela prefere vender atraves de sua rede com lucro, de mais a mais o motor é o que menos da manutenção durante sua vida .Oleo , filtro de oleo , de ar e combustível não costuma ser tão caro.Ja carroçaria(batidas), suspenção , trnsmissão voce acaba tendo de cair nas concessionárias.

A s10 é a primeira em vendas , ja a Ranger é a 4a que concorre é com a Frontier pelo ultimo lugar.Acho injusta essa posição , infelizmente , mesmo que coloque o TGV não deve mudar muito esse desempenho em vendas ,e , pior, assim como voce ,muitos compram a Ranger porque foram estupidamente maltratados pelos revendedores Toyota ao tentar comprar a Hilux.
No jornal de domingo sai anunciado Ranger 06/06 LTD por 88900,00 e assim mesmo as vendas são fracas.Não consigo entender...

Homero

Pequeno jr
30/06/2006, 16:26
Quanto a questão da falta de MP3 no som da ranger é realmente muito chato, eu dei uma olhada no site da Ford Brasil a alguns dias a atras e vi que eles disponibilizam o som que equipa a nova F-250 (com MP3) por quase 1.000,00 reais, realmente inviável. Fiquei muito nervoso com isso e fui no site da Ford USA para ver o que tinha lá nas Rangers e encontrei bastante coisa interessante em questão a sonorização, mas o que ganhou de disparada foi o pacote TREMOR. Fiquei muito intusiasmado e resolvi ligar na Ford lá (trabalhar com telecom tem umas vantagens incriveis com telefonia!!) para ver se era possivel importar o sistema para instalar na minha Ranger. Me informaram que isso não era possivel, pois não estava nos planos estratégicos da empresa, e que como os mercados, Brasil e USA, eram muito diferenciados a Ford não permitia esse tipo de coisa. Nem mesmo o modelo do rádio eles me passaram. Fiquei chateado com o atendimento, liguei depois aqui no Brasil e também disseram a mesma coisa....

Quem quiser checar os pacotes, é só visitar: http://www.fordvehicles.com/trucks/ranger/features/

Depois fui no site da e-Bay para ver se encontrava rádios originais da ranger lá (USA) e encontrei uns com MP3 por 100 doletas... deu vontade de comprar e trazer para cá, o negócio é que não sei as implicações que esse tipo de importação pode trazer.

Mas fiquei realmente chateado com essas coisas.... Vou usar um iPod ligado ao som mesmo...

Minhoca

Nas 2006 q o Murilo comenta além do Mp3 tem Tbm DVD de teto estilo aquele do Picasso... basta saber o preço q deve ser bem carinho.

murilloaquino
30/06/2006, 17:26
A s-10 é primeira por que vende mais a advantage...Nas versoes a diesel e com traçao 4x4, se nao me engano a ranger fica atras das hilux e das l-200(sport e quadrada).É esse o nincho q a ford dá mais enfase, tanto q so existem as Limited com traçao.A GM oferece hoje, a s-10 executiva sem a 4x4, o q eu acho q descaracteriza como versao top d linha...
abraços

Walter L. L. Casitta
30/06/2006, 17:28
tenho notícia que os Iveco que foram instalados nos primeiros Renault Master (atualmente é motor eletrônico francês da própria Renault) estão trincando e até quebrando o bloco. Já ouviste algo do tipo? Parece que quebra junto à fixação no chassis.

Quando comprei a minha Ranger muitos falaram que o HSD 2.5 também era um motor ruim. Então eu não acredito que exista algum motor ruim hoje em dia.
A Renault sempre fabricou motores diesel na Argentina com fama muito pior aqui no Brasil e que também são bons motores. Pelo menos os usados nos GrandVitaras são.

cbridi
30/06/2006, 18:05
Certo Walter! Eu não quis dizer que o motor é ruim, já dirigi por muitos kms uma Ducato e achei muito bom, não sei quanto a manutenção e durabilidade mas qto a torque e potência é nota 10. Só sei que no caso da Renault Master já vi 3 com o bloco quebrado, quero dizer, eu não vi, mas meu irmão que é CoTech da Renault viu. E é sempre próximo do calço que prende ao chassis. Acho que não testaram suficientemente a adaptação do motor ao chassis da Master...
Ah, o GrandVitara/Tracker usa motor da Peugeot... certo?

[]'s

Walter L. L. Casitta
30/06/2006, 18:57
Ah, o GrandVitara/Tracker usa motor da Peugeot... certo?

Então de deve ser a Peugeot que tem a fábrica na Argentina e não a Renault. Sebre misturo essas marcas...

freitasjr
30/06/2006, 23:54
Freitasjr,
O que voce disse sobre o casamento do cambio e motor é correto.Não sabia da pagero que não tem TGV .Via de regra a Mitsubishi usa relações curtas em seus veiculos principalmente nas L200 e parece que na pagero sport também o que disfarça eventual falta de torque em baixa.Em teste drive com L200 AT me incomodou a 4a que mesmo a 100/h se pisar um pouco mais ele reduz e a rotação vai la para cima.


Huummm não fiz teste na L200 Sport AT, fiz apenas na quadradona MT, porém isso não acontece com a Pajero Sport; a 100 Km/h em 4ª marcha p/ se reduzir p/ 3ª, tem que se pressionar o pedal "com gosto de gás"... aliais ela acerta as reduções e passagens de marchas melhores que a TR4 AT a gasolina que eu tinha.



Na L200 AT(e parece que na pagero sport) a 4a é 1;0,688 contra 1;1 da 3a , nas Hilux a 4a é 1:0,705 e a3a 1;1 mas se consegue pisar a 80/h com 1500 rpm com o conversor de torque bloqueado ou seja tanto a Mitsubishi como a Toyota tem o motor e cambio bem casados mas a diferença de comportamento dos motores se traduz diretamente na dirigibilidade.(alem da diferença de potencia)


As relações das marchas na Pajero AT são um pouco diferentes da L200 AT, são elas: 1ª 2,842 - 2ª 1,495 - 3ª 1,000 e 4ª 0,731 e as da L200 Sport que vc pôs, estão corretas, vou colocar todas só pra ilustrar um pouco a diferença - L200 : 1ª 2,703 - 2ª 1,493 - 3ª 1,000 e 4ª 0,688.
Veja que a relação é igual apenas na 3º marcha e possuem uma diferença um pouco significativa principalmente na 1º e 4º marcha.

Lembro-me que um colega do forúm reclamava que na sua L200 Sport AT ela só passava a 4ª marcha no plano sempre depois de 70 Km/h mesmo que ele saisse pisando devagar e sem muita pressão no acelerador; já na Pajero no plano se vc liberar um pouco o pé ao chegar aos 60 km/h ela já passa a 4ª.

Tb p/ efeito de comparação a 80 Km/L se na Hilux se anda a 1500 rpm na Pajero Sport a 80 se anda com o contagiros beirando quase 2000(entre 1900 e 2000 rmp).



Minha preferencia é por transmissão longa e torque em baixa:
-Transmissão longa desde que não atrapalhe sair em 1a carregado , para a outras marchas voce sempre pode reduzir.Ela priviegia o consumo , como pode ser visto por relatos de se fazer 12,5km/l com a Ranger o que é respeitável.Uma desvantagem seria a dificuldade de se colocar pneu maior.


Bem a minha preferência é parecida com a sua, ou seja, transmissão longa e torque em baixa, porém transmissão longa apenas da 3ª em diante; pois a 1ª e 2ª prefiro curta pois assim se tem mais força no Off-Road.



-Torque em baixa.
Num motor a gasolina existe uma escolha no acerto entre torque em baixa ou em alta(diagrama do comando de válvulas por exemplo).Num motor turbo diesel com TGV se consegue mais torque desde mais baixas rotações até mais altas em relação a não TGV alem de um menor "efeito rolha"no escapamento(o turbo obstrue a saida dos gases).
Então não me parece inteligente não colocar TGV em um motor diesel.


Bem acho que não me fiz entender direito na minha Msg anterior, eu Não disse que Não se deve colocar TGV em carro a diesel e sim que em determinados casos(no da Ranger que se debate aqui) a colocação do TGV por se só melhoraria, porém não resolveria por completo o "buraco" da 3ª marcha em diante e sim principalmente com a adoção de relações de marchas e/ou diferenciais mais acertados. No caso da Frontier e X-Terra por exemplo acontece algo parecido como o da Ranger, só que com a 1ª marcha que é longa demais(essa característica com a 1ª marcha em certos carros me incomoda).
Acho que agora ficou mais claro.



Minha preferencia por torque em baixa tem 2 motivos :dirigibilidade e consumo.
Dirigibilidade é só dirigir uma Hilux por exemplo que vai sentir .Consumo é mais complexo...


Cheguei a fazer teste drive na Hilux e tb gostei muito da dirigibilidade dela, tá muito bem acertado motor e câmbio, pena q no Off-Road pude testar quase nada :(

Já o teste com a Ranger foi ao contrário, bem mais no Off-Road, porém pouco no On-Road, durante pouco tempo e sem tráfego, logo não pude sentir tanto esse desconforto do tal "buraco" relatado por alguns colegas do forúm que a possue.



...Tudo isso para justificar que para mim motor diesel tem que ter TGV assim como a gasolina multiválvulas tem que ter comando vareável pelo menos.
A Ranger sem TGV ainda da para aceitar , mas a GM no vectra 2.4 AT que segundo teste de revista tem dirigibilidade e consumo pior que o 2.0 , significa para mim que o mercado deveria ser mais exigente...


Concordo, contudo(não sei se vc compartilha da mesma opinião) acho que o uso do TGV serve mais p/ deixar a faixa de torque mais plana(o que é ótimo), porém a solução p/ o aparecimento de certos incovenientes nas passagens das marchas se deve mais a uma relação mais acertada das mesmas ou dos diferenciais.

Um abraço, cordialmente Francisco de Freitas...

Homero
01/07/2006, 13:59
Freitasjr,

Antes de mais nada , minha critica à falta de TGV é dirigida a Ranger.Não quero criticar a Pagero por exemplo , nunca andei e portanto não saberia falar alem do que a solução de motor dela já existe a algum tempo , diferente da Ranger que lançou a novidade quase em 2006 e critico nem tanto pelo fato de não ter colocado TGV , mas , por ter "tirado o TGV da proposta original da International".

Tinha uma Ranger 2.5 com WG 1 volta apertada e o óleo da ordem de 1 volta.Ela fumaçava até o turbo entrar , mas depois limpava e andava bastante bem.
Uma vez , considerando trocar por uma nova , fui fazer um teste drive e testei num mesmo dia e local uma 2.8 XLT com TGV e uma 2.8XLS sem.
Depois da XLT fui andar com a sem TGV e a impressão que tive é que tinha voltado para a minha 2.5.De verdade a 2.8 era um pouco mais forte (a minha 2.5 estava bem forte) mas o torque aparecia pelos 2000 rpm ao passo que na com tgv ele aparecia quando pisava no acelador.Isso em São Paulo a uma altitude de 800 m , ao nivel do mar essa diferença fica menor.

Como tinha intensão de comprar a XLS (a minha 2.5 era XL) desisti pois a diferença achei pequena em performance se comparada ao dinheiro que deveria desembolsar.
Considerei colocar TGV na minha e aí fiquei irritado pois num distribuidor de peças uma turbina nova original da 2.5 custava 890,00 e a original com TGV 1180,00 .Se para mim a diferença era menos de 300,00(não ficaria só nisso pois teria que trocar o coletor e o tubo de saída que na autorizada saia quase pelo preço da turbina) , para a Ford essa diferença seria muito menor e para ter TGV na nova a diferença de preço era da ordem de 9000,00 e era obrigado a levar todo o pacote da XLT .As rangers 2002 tinham TGV mesmo na XL mas a Ford tirou.

Desse dia em diante ficou claro para mim que minha proxima pick-up teria TGV.Quando saiu a Hilux fiz o teste drive e encomendei uma.Ja sabia que a Ranger viria sem TGV na 3.0.

Com relação ao seu ultimo paragrafo , o que eu gosto do TGV é o fato de o torque aparecer rapidamente , a curva de torque mais plana é mais mérito ao meu ver mais da eletronica pois a Ranger 2.8 com tgv tinha a curva de torque nada plana , nas 3.0 a curva é plana de 1600 a 2400 sem tgv , nas Hilux é plana de 1400 a 3200 , então o tgv ajuda desde q

Homero
01/07/2006, 14:00
Freitasjr,

Antes de mais nada , minha critica à falta de TGV é dirigida a Ranger.Não quero criticar a Pagero por exemplo , nunca andei e portanto não saberia falar alem do que a solução de motor dela já existe a algum tempo , diferente da Ranger que lançou a novidade quase em 2006 e critico nem tanto pelo fato de não ter colocado TGV , mas , por ter "tirado o TGV da proposta original da International".

Tinha uma Ranger 2.5 com WG 1 volta apertada e o óleo da ordem de 1 volta.Ela fumaçava até o turbo entrar , mas depois limpava e andava bastante bem.
Uma vez , considerando trocar por uma nova , fui fazer um teste drive e testei num mesmo dia e local uma 2.8 XLT com TGV e uma 2.8XLS sem.
Depois da XLT fui andar com a sem TGV e a impressão que tive é que tinha voltado para a minha 2.5.De verdade a 2.8 era um pouco mais forte (a minha 2.5 estava bem forte) mas o torque aparecia pelos 2000 rpm ao passo que na com tgv ele aparecia quando pisava no acelador.Isso em São Paulo a uma altitude de 800 m , ao nivel do mar essa diferença fica menor.

Como tinha intensão de comprar a XLS (a minha 2.5 era XL) desisti pois a diferença achei pequena em performance se comparada ao dinheiro que deveria desembolsar.
Considerei colocar TGV na minha e aí fiquei irritado pois num distribuidor de peças uma turbina nova original da 2.5 custava 890,00 e a original com TGV 1180,00 .Se para mim a diferença era menos de 300,00(não ficaria só nisso pois teria que trocar o coletor e o tubo de saída que na autorizada saia quase pelo preço da turbina) , para a Ford essa diferença seria muito menor e para ter TGV na nova a diferença de preço era da ordem de 9000,00 e era obrigado a levar todo o pacote da XLT .As rangers 2002 tinham TGV mesmo na XL mas a Ford tirou.

Desse dia em diante ficou claro para mim que minha proxima pick-up teria TGV.Quando saiu a Hilux fiz o teste drive e encomendei uma.Ja sabia que a Ranger viria sem TGV na 3.0.

Com relação ao seu ultimo paragrafo , o que eu gosto do TGV é o fato de o torque aparecer rapidamente , a curva de torque mais plana é mais mérito ao meu ver mais da eletronica pois a Ranger 2.8 com tgv tinha a curva de torque nada plana , nas 3.0 a curva é plana de 1600 a 2400 sem tgv , nas Hilux é plana de 1400 a 3200 , então o tgv ajuda desde que tenha eletronica.


Homero

RABUGENTO
01/07/2006, 19:20
Uai! A minha veio com MP3 de fábrica...

freitasjr
02/07/2006, 00:58
Freitasjr,
Antes de mais nada , minha critica à falta de TGV é dirigida a Ranger.Não quero criticar a Pagero por exemplo , nunca andei e portanto não saberia falar alem do que a solução de motor dela já existe a algum tempo


Eu sei Homero eu já tinha entendido o seu ponto de vista, afinal o tópico é sobre a Ranger, eu citei a Pajero apenas p/ tentar mostrar que dar p/ se ter uma boa relação de marchas bem casada com o motor sem o uso do TGV(com isso Não estou desmerecendo o TGV, pois sei q é importante); poderia ser qualquer outro carro, citei no caso a P. Sport apenas por conhece-la.



..., diferente da Ranger que lançou a novidade quase em 2006 e critico nem tanto pelo fato de não ter colocado TGV , mas , por ter "tirado o TGV da proposta original da International".


Entendo, e suspeito que a Ford tenha feito isso por uma questão de economia no preço final da picape... afinal motor novo, o carro poderia sair mais caro e talvez quisessem um preço mais competitivo em relação as concorrentes; sei que é economia porca, mas a gente vê outras piores; como por exemplo em alguns carros de passeio que tem apenas uma luz de ré, em outros não tem tomada de 12volts e por aí vai... Ora se uma pessoa tem 25 mil reais por exemplo p/ dar em um carro popular vai deixar de pagar 25 mil e alguns poucos reais por conta de uma lâmpada ou tomada ou acendedor de cigarro ???!!! mas vai se entender a cabeça deles... ou então pode ser jogada de Marketing, p/ lança-la depois com TGV com o intuito de aumentar um pouco as vendas.



...Considerei colocar TGV na minha e aí fiquei irritado pois num distribuidor de peças uma turbina nova original da 2.5 custava 890,00 e a original com TGV 1180,00 .Se para mim a diferença era menos de 300,00(não ficaria só nisso pois teria que trocar o coletor e o tubo de saída que na autorizada saia quase pelo preço da turbina) , para a Ford essa diferença seria muito menor e para ter TGV na nova a diferença de preço era da ordem de 9000,00 e era obrigado a levar todo o pacote da XLT .As rangers 2002 tinham TGV mesmo na XL mas a Ford tirou.


Já vindo de fábrica essa diferença não seria grande; porém colocar por fora, já viu né; concessionária mete a faca mesmo, nas mais simples coisas e te obriga a levar outras do qual vc não deseja em pacotes já pré-determinados, como vc relata.
Uma vez um vendedor me relatou que o que segura uma concessionária no que diz respeito a pagamento de funcionários, custos e despesas é a oficina e venda de peças; a venda dos carros dar apenas p/ cobrir parte do lucro, ou seja, é mais p/ trazer o cliente p/ a loja. Feito isso, aí o resto ta garantido.




Com relação ao seu ultimo paragrafo , o que eu gosto do TGV é o fato de o torque aparecer rapidamente , a curva de torque mais plana é mais mérito ao meu ver mais da eletronica pois a Ranger 2.8 com tgv tinha a curva de torque nada plana , nas 3.0 a curva é plana de 1600 a 2400 sem tgv , nas Hilux é plana de 1400 a 3200 , então o tgv ajuda desde que tenha eletronica.


Bem, nisso daí tou contigo, concordo, trabalham casados um ajudando o outro.

Abs, Atenciosamente, Francisco de Freitas...

Homero
07/07/2006, 16:29
Há um tempo atras eu usei o aditivo Bardahl Power Diesel.
Fazia tempo que não usava e ontem enchi o tanque e coloquei um.De novo ficou claro que a performance aumenta e o ruido diminui consideravelmente.Apesar de o custo beneficio ser ruim (nas outras vezes não notei melhora do consumo) pois custa 25,80 para 80l , o que significa 0,32 por litro de aumento de preço.Paguei 1,82 o diesel Petrobras em um posto muito bom , o que equivale a a quase 18% de aumento.(da para achar diesel a 1,75 por são Paulo).

A melhora de performance eu noto no geral , inclusive parece que o torque aparece mais em baixa.O ruido tambem diminui geral e quando frio fica notadamente diferente.

Se alguem que tem Ranger 3.0 e sente algum buraco na aceleração ou falta de torque em baixa , ou ainda ruido estranho quando frio(que é normal) , estivesse disposto a "torrar" uns 25,00 ou 30,00 com esse aditivo e contar pra gente o resultado , acho que seria divertido.
Um problema é que ele é meio dificil de achar , aqui em São Paulo achei por esse preço na VOLI .


Homero

murilloaquino
07/07/2006, 21:16
Tenho ate interesse...
Semana q vem, provavelmente estou indo com meu pai a BH e vamo dar uma passadinha la na turbotech, pra instalar o unichip.Se der td certo, posto aqui no forum as ´´mudanças``.
Negociei por 2500 em 5 vezes.o Q vcs acham?
é esse o preço mesmo?
abrass

j.sebastian
07/07/2006, 23:56
Eu fiz o chip para gnv do meu V6 Ford na Gogastech (www.gogastech.com.br (http://www.gogastech.com.br)), aqui em Sampa, e eles me falaram q estão fazendo o chip de potencia para trollers 3.0 com muito sucesso... como é o mesmo motor que a ranger pode ser uma boa cotar com eles, né?

Se não me engano falaram em 600 ou 700 reais...

Seba

abreu
10/07/2006, 20:02
Nossa, que "topicão"!
Kkkkkkk...

Então, eu tb sou um feliz propietário da Ranger 3.0 XLT...
A minha veio com MP3 original, mas já tirei e botei meu Cd-Player (sou apaixonado por som automotivo e o original não atende minhas espectativas).

Eu sai de um carro a gasolina para ela, então não tenho muitos parametros.
Mas eu ADORO o carro, estranhei um pouco no inicio, mas tambem, sai de um Focus a gasolina para uma Ranger a diesel tinha mesmo que estranhar.

Quanto ao consumo, é bem estranho mesmo! A minha é extremamente economica. Chega a fazer 11,5Km/l em estrada sem ar mantendo a mais ou menos 100km/h. Com ar, faz uns 10,5Km/l mantendo a mesma velocidade.
Na cidade cai para uns 9,8Km/l.
Para um carro 3.0 com 163Cv e pesado, é extremamente economico.
(meu focus fazia 7Km/l na cidade)

No off-road é sem comentários. Sobe morro que até deus duvida.
(tenho umas boas filmagens para postar depois)
O angulo de entrada é meu maior problema com ela, a minha bate muito a frente e isso está quebrando meu parachoques.

Quanto a estabilidade, fiz teste drive em todas as pick-ups do mercado, nenhuma com a estabilidade da Ranger. A L200 Sport é a que chega mais proximo. A S10 achei a pior, balança muito, a Hilux tem a frente muito mole.
A Ranger só tem aquele velho problema da barra de torção, não absorde muito bem impactos repentinuos, mas de resto é excelente.

Ah, esqueci da relação de marchas.
Então, eu gostei da nova relação. No off-road com o carro reduzido ficou muito bom.
Mas realmente ela requer mais reduções de marcha do que a 2.8.
Quando vamos em comboio, que geralmente anda entre 70 e 80Km/h, tenho que andar de 4ª, pois a quinta só vai bem acima de 80Km/h, caso contrario o carro vibra muito. Mas acho que isso é questão de costume. Eu já estou 100% familiarizado.

Quanto ao barulho interno, nossa, isso melhorou MUITO.
A 120Km/h é mais silenciosa que muito carro a gasolina!

É isso!

Abraços.

murilloaquino
10/07/2006, 21:39
So tenho uma ressalva com relaçao a suspençao traseira da ranger...
Os engenheiros encontraram a melhor CALIBRAGEM entre as camionetes nacionais.Mais tem um porem q acho logo-logo será resolvido.A posiçao dos amortecedores muito proximos entre si e distantes da roda aumenta e muito o efeito ´´alavanca´´.Alquem ai já fez curvas com a ranger passando transversalmente com uma pequena ondulaçao?Joga muito...Tudo bem estou em uma camionete, com eixo rigido traseiro e tals tals...mais eu sai d uma frontier, e nesse aspecto, nas mesmas condiçoes e ate piores(mais velocidade)ela nao quicava a traseira.Pode se perceber claramente essa mudança bem vinda nas F-250.A partir d 2003, quando os amortecedores passaram do lado interno para o externo, mais proximo das rodas, a inclinaçao lateral, longitudinal e vertical diminuiu bastantee...Quem anda em uma f-250 e faz curvas, parece muito com diversos carros pequenos,(guardadas as devidas proporçoes).Esperava a mudança nas modelo 07, mais a ford, teimosa, nao colocou nessa ´´nova´´ ranger.Se puder, faço ate uma up-grade na minhaa...
abraçoss

Robram
17/07/2006, 11:13
é possivel fazer alguma mudança na suspençao traseira para ela pular menos quando passa por irregularidades no piso?
amortecedores e feixes de mola....
Grato.

murilloaquino
17/07/2006, 11:24
Os feixes de mola, na minha opiniao sao os mais bem calibrados entre todas as camionetes nacionais.O problema é a posiçao dos amortecedoress....
abraçoss

Walter L. L. Casitta
17/07/2006, 11:34
é possivel fazer alguma mudança na suspençao traseira para ela pular menos quando passa por irregularidades no piso?
amortecedores e feixes de mola....
Grato.
O problema dessa suspensão são os amortecedores que são calibrados para que a Ranger consiga transportar até 1T com segurança. Então você poderia tentar trocando os amortecedores por outros mais macios, se é que existem. Talvez os da Ranger gasolina 2/3 de tonelada.

murilloaquino
17/07/2006, 16:04
Walter, nao sei se voce ja andou nas 05, mais a calibragem dos amortecedores a gas, na minha opiniao está entre o meio termo entre a dureza e a maciez.Se trocar por outros mais macios, a perca em estabilidade será muito grande...
abrass

Walter L. L. Casitta
18/07/2006, 08:58
murilloaquino,

As suspensões são exatamente iguais, tanto das 2001, quanto a das 2005. Eu achei o comportamento da 2005 um pouco pior que o da minha que é 2001 em algumas situações. Talvez por causa do torque do motor, do diferencial bloqueado ou dos pneus.
A 2005 é sempre melhor nas curvas que a milha 2001, mas pior se o asfalto for irregular. A 2005 solta a traseira com mais facilidade que a minha que é 2001 com BL e 33” com 23 libras de pressão.

Se a traseira pula com as irregularidades é porque os amortecedores são duros de mais.

murilloaquino
18/07/2006, 09:28
Na geometria, digo q sim, a maior diferença sao os batentes e os amortecedores mais macios.É verdade q as 2005 saem com mais facilidade,com relaçao aos pneus, coloquei mais largos e diminuiu um pouco a tendencia d sair de traseira.
A sua pode ter um ganho de estabilidade devido a largura dos pneus, q faz toda diferença e a diminuiçao das vibraçoes por conta da altura dos mesmos...
abraços

abreu
18/07/2006, 12:34
Walter, eu tambem não sei o que mudou, mas que mudou, mudou.
Nota-se diferença na suspensão da 2.5 para a 2.8, e a maior diferença vem na 3.0... Não sei te dizer o que fizeram nela, acho que deram uma recalibrada geral na suspensão.

A 3.0 está muito estável, faz curvas no asfalto como eu nunca tinha visto em qualquer outra Pick-up.
Até então não tinha notado essa facilidade da trazeira de "pular" e sair um pouco de lado, mas pude notar ontem com 30lbs nos pneus trazeiros e sem minha caixa de som (trio na caçamba). Quando a trazeira passa em buracos, ela realmente tende a pular e jogar um pouco de lado.
Acho que eu nunca tinha notado isso pois ando com 26lbs nos pneus trazeiros e uma caixa de som que pesa uns 60Kg na caçamba.

kkkk, a dica está dada! Para resolver este problema vocês precisa de:
- 26lbs nos pneus trazeiros
- Caixa de som com 2 woofers de 15", 2 cornetas e 2 super-tweeters

Abraços!

edubelem
20/07/2006, 15:10
Abreu, na minha eu coloco 26 na frente e 26 lbs atrás e diminui muito esta "pulada" de traseira.

abreu
20/07/2006, 19:24
Edu, vc não acha pouco 26Lbs na frente?
Os pneus ficam um pouco baixos, isso pode gerar um desgaste maior neles.
Eu mantenho a frente com 30Lbs. Em viagens, boto 33Lbs.
Atraz mantenho com 26Lbs, em viagens passo para 28Lbs.

Abraços.

Edintruder
20/07/2006, 21:54
Eu uso 24 lbs parelho. Só coloco 30 nos 4 quando ando em viajem e 40 na traseira se carregar muito peso +500kg. Na cidade pressão costuma desgastar as buchas e pivôs prematuramente devido ao impacto ser sempre menos absorvido pelos pneus. Isso é uma boa técnica usada por vendedores de automóveis, pois pressão mais baixa esconde muitos ruidos no veículo. Quando comprei a minha estava com 18lbs nas 4 rodas, mas tive a sorte de estar tudo justinho.

edubelem
21/07/2006, 08:10
Para o uso na cidade é tranquilo, mais p/ estrada é melhor seguir o manual, o Edintruder, usa 24, mais poderia usar ate menos, pois o pneu dele é bem mais largo que os nossos originais, que são os 245.

Pequeno jr
21/07/2006, 09:09
A discursão sobre calibragem é uma velha questão aqui no forum. Lembro que quando comecei a acessar, comentei uma vez que eu usava na Ranger 35Lbs para uso diário na cidade e vazia, Lembra-se WAlter ?

Ai, o Walter, Igor, Arturc entre outros falaram da calibragem que utilizavam em seus carro, todos utilizavam ou 30Lbs ou abaixo disso, como por exemplo o Walter e seus Pneus 33.

Naquela êpoca, eu não me importava muito com a traseira vez e outra querendo passar na frente do carro, mas resolvi fazer o teste e abaixar a calibragem para 30Lbs e sinceramente o carro ficou outro. Macio, e sem sustos.

Agora vcs estão falando q estão usando 26Lbs ou menos em pneus que devem ser perto da mesma medida que o meu. Dai fico aqui pensando, os pneus que estão no meu carro, os GoodYear AT/s rodaram 100.000km e ainda tem borracha para rodar ainda mais, so que fico com receio de baixar ainda mais a calibragem e o desgaste dos pneus ser rápido, pois quero vender a Ranger daqui a alguns meses e os meus pneus da forma que está, qualquer comprador vai gostar.

Com certeza irei fazer este teste, mas será na próxima viatura.

Homero
21/07/2006, 10:48
Não creio que o desgaste será significativamente maior ao se usar pressão mais baixa.(24 ao inves de 30)
A pressão ideal para determinada carga é aquela que promove um desgaste uniforme em toda a banda de rodagem.Com pressão acima da ideal o desgaste fica mais pronunciado no centro da banda , com pressão menor o desgaste fica maior nas bordas pois o flanco do pneu se apoia sobre as bordas.Então com pressão excessiva o pneu pode ter a vida encurtada pois o centro da banda chegará ao fim antes das bordas.
Para complicar essa relação depende da borracha usado no pneu e portanto dois pneus de uma mesma medida podem ter pressão ideal diferentes se a borracha for diferente.
O que realmente causa desgaste excessivo é desalinhamento , basicamente a convergencia:se tiver aberta o desgaste ocorrerá na borda interna e fechado na borda externa.
Pressão maior diminui o aquecimento do pneu e como o atrito de rodagem fica menor deve melhorar o consumo , mas principalmente na traseira a aderencia piora pois pula mais.Muitos acidentes no inicio com as Hilux novas podem ter tido a contribuição da pressão alta na traseira, a minha veio com 50 lbs e incomodava de tanto que pulava.
A especificação da Hilux é 28 lbs nas 4 rodas e uso 28 dianteira e 26 traseira .Com 24 na traseira melhora a aderencia no molhado porem em alta velocidade aparenta menor estabilidade.


Homero

Pequeno jr
21/07/2006, 11:37
Homero,

Não sei se é isso, mas verifico o Alinhamento da Ranger direto. No meu seguro tenho alguns serviços gratuitos e outros com desconto. O alinhamento para vc ter idéia fica em R$ 15,00, ou seja ... muito barato ..

Duas razões para meu pneu ter aguentado ate agora são os alinhamentos e faço o Rodizio dos Pneus a cada troca de Oleo.

[]'

murilloaquino
21/07/2006, 11:39
Na minha, com pneus 275/70, uso normalmente 28 nas quatro...tá saindo um pouco de traseira, mais fico com medo de reduzir e desgatar d mais.Sempre viajo com malas ,mais d 3 a 4 pessoas no carro...só ai da na media d 300 a 400 kg, o q na minha opniao ta compativel....
Será q posso diminuir mais um pouco a traseiraa?

abraços

abreu
21/07/2006, 12:27
Murillo e outros com pneus maiores, como vocês conseguiram!?
Eu fui trocar os pneus da minha pelos BF 265/75 e não deu!
O pneu ficou a 1 dedo do paralamas dianteiro, isso pq minha Ranger já está com a torção levantada!
Que pneu 275/70 é esse que vc usa Murillo?

"Helpem-me!"

Homero
21/07/2006, 14:32
Pequeno jr,

Concordo que sua preocupação com alinhamento e rodizio são fundamentais para a durabilidade do pneu.Creio também que voce provavelmente deve dirgir racionalmente (não necesárimente devagar) com relação a araanques e freiadas.
Qual a medida do teu pneu?Quanto maior o pneu mais ele dura realmente pois para uma mesma distancia cada trecho da banda de rodagem passa menos vezes no solo , se bem que o velocímetro mede na realidade o numero de rotações do eixo e a distancia varia com o diãmetro do pneu.

De qualquer maneira teu desgaste está muito bom!!!

Murilloaquino,

Como a pressão é Força/Area , supondo o veiculo parado, o pneu se achata na região en contato com o solo .Ele se "achata" até que que a área retangular formada, devido a pressão resulte numa força que suporte o peso sobre aquela roda.Esse achatamento se dá no sentido longitudinal , pois no sentido do eixo a banda é plana.Então se eu uso 28lbs com um pneu 255 , como seu pneu é 275 que equivale aproximadamente 7% a mais , se voce usar 26 lbs (que equivale 7%) seu pneu apresentaria uma deformação longitudinal igual a que ocorre no meu veiculo.(supondo o mesmo peso).
Isso não é exato mais creio que da para afirmar que se usar 25/26 lbs , não deve haver maiores problemas.
Um detalhe que aparece ao se baixar a pressão é uma sensãção de menor estabilidade direcional pelo fato de o pneu ficar menos rigido .Com pneu 275 creio que seria mais adequado uma roda de 8 " de tala e pressão mais baixa.

Homero

edubelem
21/07/2006, 14:53
Na minha, com pneus 275/70, uso normalmente 28 nas quatro...tá saindo um pouco de traseira, mais fico com medo de reduzir e desgatar d mais.Sempre viajo com malas ,mais d 3 a 4 pessoas no carro...só ai da na media d 300 a 400 kg, o q na minha opniao ta compativel....
Será q posso diminuir mais um pouco a traseiraa?
Murillo,
O calculo é simples, basta vc verificar a pressão indicada pelo fabricante Ranger 245/70 16= 30 lbs, no seu caso a largura é 275, por tanto o seu pneu é quase 13% mais largo que o original, certo? ai vc subtrai 13 % da pressão original e vc terá a pressão apropriada p/ o seu pneu que no seu caso = 26,1 ou 26 Lbs, sendo que o fabricante de pneus dizem que o veículo pode rodar com até 6 lbs abaixo do indicado.
Por tato basta subtrair 13%, as pressões indicadas no manual.

murilloaquino
21/07/2006, 16:02
Homero
Nao se esqueça q a ranger é quase 200 kg mais pesada q a hilux.Ela pesa 2000 kg de fabrica, fora os acessorios q eu coloquei, como santo-antonio, capota maritima, estribos e parachoque de impulsão.Se ela pesasse em torno d 1800 kg, com certeza andava com a pressao d 26, mais fiquei meio receioso por conta do peso.
Será q to certo?

Abreu
Eu tava extremamente inclinado a comprar os bf, ja tinha até feito o pedido.Só q meu uso é 70% asfalto e 30% terra.Estou usando os yokohama geolandar A/T.Visualmente, os sulcos dele sao mais assimetricos, o q na teoria expulsa melhor a agua do asfalto em alta velocidade(100 km/h),e isso influencia muito devido a largura do pneu.Como meu objetivo maior era aumentar a largura e um pouco a altura, decidi por esse pneu.Outro motivo foi pelo medo de nao caber no meu carro os 265/75.Estou usando os 275/70 e entrou como uma luva.No momento q eu coloquei, dei uma volta com o rapaz da revenda e fizemos muitos movimentos bruscos, ate descemos d uma meio fio alto, com o volante esterçado pra ver se pegava.Nao pegou em nada e ja rodei com eles 15000 km e até agora, so alegria.O desgaste está normal e estou muito satisfeito com a aderencia do pneu...

abraçoss

dalmolin
21/07/2006, 21:17
Eu não estou simpatizando muito com os motores eletronicos, pois( não sei se vcs vão concordar), nos motores mecanicos quando vc quer arrancar, ou retomar a velocidade para uma ultrapassagem, vc mete o pé no fundo a bomba mete diesel, dá uma fumaceira , mas também a camionete decola. Já nos eletronicos, ele procura queimar sempre bem o diesel, o que resulta em perdas nas arrancadas e retomadas.
Mas tenho que concordar que é um sistema mais estável, o que dá ganho de potencia, não de torque, a diferença de torque dos 2,8 mecanicos para os 3.0 eletronicos é de apenas 0,5 Kg.

outra coisa comparativo de camionete se faz em subidas, em retas e decidas até bicicleta anda.

Walter L. L. Casitta
21/07/2006, 21:59
Eu não estou simpatizando muito com os motores eletronicos, pois( não sei se vcs vão concordar), nos motores mecanicos quando vc quer arrancar, ou retomar a velocidade para uma ultrapassagem, vc mete o pé no fundo a bomba mete diesel, dá uma fumaceira , mas também a camionete decola. Já nos eletronicos, ele procura queimar sempre bem o diesel, o que resulta em perdas nas arrancadas e retomadas.
Mas tenho que concordar que é um sistema mais estável, o que dá ganho de potencia, não de torque, a diferença de torque dos 2,8 mecanicos para os 3.0 eletronicos é de apenas 0,5 Kg.

outra coisa comparativo de camionete se faz em subidas, em retas e decidas até bicicleta anda.

:putz::parede::parede::parede:

abreu
22/07/2006, 01:25
Eu não estou simpatizando muito com os motores eletronicos, pois( não sei se vcs vão concordar), nos motores mecanicos quando vc quer arrancar, ou retomar a velocidade para uma ultrapassagem, vc mete o pé no fundo a bomba mete diesel, dá uma fumaceira , mas também a camionete decola. Já nos eletronicos, ele procura queimar sempre bem o diesel, o que resulta em perdas nas arrancadas e retomadas.
Mas tenho que concordar que é um sistema mais estável, o que dá ganho de potencia, não de torque, a diferença de torque dos 2,8 mecanicos para os 3.0 eletronicos é de apenas 0,5 Kg.

outra coisa comparativo de camionete se faz em subidas, em retas e decidas até bicicleta anda.

Dalmolin, mas não existe essa "perda de arrancadas e retomadas não".
Pelo contrario, existe uma grande otimização da queima, gerando assim um torque mais plano e em uma maior faixa de rotação, melhorando as arrancadas e retomadas.

Realmente a diferença de torque é pequena, mas na 3.0 os 38,7Kgfm estão disponiveis em uma ampla faixa de rotação, que vai de 1600 a 2200 giros.
Já a 2.8 tem 38,2Kgfm, mas esse é um pico máximo atingido apenas a 1500Rpm.

Andando nas 2 você sente uma clara diferença, principalmente no off-road (subida de morros).

O que falta no 3.0 que tem na 2.8 é apenas o TGV, esse sim faz falta...

Abraços.

abreu
22/07/2006, 01:37
Só acrescentando, a Eletronica ainda tem a facilidade de se mexer na bomba de forma eletronica, ou seja, atravez de chips remapeados.
É a mesma coisa de abrir a bomba nas mecanicas, só que de forma eletronica.

Este motor tem "apenas" 163Cv para poder atender as normas EURO3 de poluição.
A mistura dele é EXTREMAMENTE pobre, por isso a pouca fumaça gerada.
É tão pobre ao ponto de precisar de uma sonda-lambda especial, pois as comuns nem pegam a mistura dele.

Usando o Chip para abrir a bomba, no caso o Unichip da Dastek, o 3.0 passa a ter por volta de 196Cv e 42Kgfm de torque, o que é suficiente para faze-la andar na frente de muitos "esportivos" do mercado (Palio 1.8R, Focus 2.0, Astra 2.0, Vectra 2.4, A3 1.8T 150Cv e uma extensa lista...)
A Ranger citada é de um amigo de Recife, andei, fiquei MALUCO, e vou instalar na minha, esperando apenas folgar um pouco o bolso pois o mesmo custa por volta de R$2500.

Abraços.

Jera
22/07/2006, 10:48
fala galera!!!

ae.....essa semna fiz uma viagem com a ranger....tá com 9000km.....na ida andando a 110-120km/h, ela economizou q uma beleza...fez 12,7km/l. já na volta, vim um pouco mais rapido, andei o tempo todo à 140-150km/h e a bixa fez 8,3km/l....olha q preju! em um tanque andei quase 900km e nesse somente 600km. fico pensando no cara da pagero sport nova a gasolina q me acompanhou por quase metade do caminho o quanto q ela bebeu!
mas é isso ae! só pra deixar registrado a media de consumo desse novo motor!

flwssssss

Jera
22/07/2006, 10:53
ahhh....alem disso o conforto e o silencio a essa velocidade nao incomoda. na verdade nem escutei o barulho do motor. a 140 os giros estao a +- 2500 rpm.

dalmolin
22/07/2006, 11:54
Abreu, vamo troca uma idéia , a ranger em vel média de 140 150 tá fazendo 8,5 por litro, eu não acho pobre para um 3.0, mas tudo bem vamos supor que com o chip ela faça 6 por litro , e vai fumacear pois terá ar para queimar todo combustível, eu não acredito que melhore tanto em potencia e torque.

que tem mwm mecanico de 6 ou 4 bocas sabe que ele deve ser trabalhado acima de 2000 giros, ou não teria sprint escrito motor. por ex a 250 que tem a 1ª bem curta, vc junta ela no acelerador sobe o giro e dai pra frente é só trocar as marchas em 3000-3400 rpm que o giro cai para 2200 2400 e vc não desgruda do banco. tudo bem, se o rpm caiu para 1500, baixa uma marcha e volta pro embalo , nem precisa de TGV (não seria uma TV mexicana) brincadeira. rs

Só para constar fiz um rach, quer dizer comparativo de desempenho com uma hilux cabine dupla novinha, numa pista dupla com uma leve subida , o cara tomo um pau de uma camionete e meia, depois na reta ele fico até com vergonha de chega perto. eu tava de 250 com 140000 Km.

abreu
22/07/2006, 13:20
Abreu, vamo troca uma idéia , a ranger em vel média de 140 150 tá fazendo 8,5 por litro, eu não acho pobre para um 3.0, mas tudo bem vamos supor que com o chip ela faça 6 por litro , e vai fumacear pois terá ar para queimar todo combustível, eu não acredito que melhore tanto em potencia e torque.

que tem mwm mecanico de 6 ou 4 bocas sabe que ele deve ser trabalhado acima de 2000 giros, ou não teria sprint escrito motor. por ex a 250 que tem a 1ª bem curta, vc junta ela no acelerador sobe o giro e dai pra frente é só trocar as marchas em 3000-3400 rpm que o giro cai para 2200 2400 e vc não desgruda do banco. tudo bem, se o rpm caiu para 1500, baixa uma marcha e volta pro embalo , nem precisa de TGV (não seria uma TV mexicana) brincadeira. rs

Só para constar fiz um rach, quer dizer comparativo de desempenho com uma hilux cabine dupla novinha, numa pista dupla com uma leve subida , o cara tomo um pau de uma camionete e meia, depois na reta ele fico até com vergonha de chega perto. eu tava de 250 com 140000 Km.

Então, a mistura pobre da Ranger vem acima de 3000Rpm. De 3000 a 4000Rpm uma sonda-lambda comum se apaga, não consegue ler os gases da mistura. Isso por conta das normas Euro3 de poluição. Quando se enriquece essa mistura, o carro dá um salto de potencia grande (consequentemente, passa a poluir mais tambem).
A Ranger citada foi vista por mim, em cima do dinamometro antes e depois do Unichip. Antes, marcou 167Cv, depois, 196Cv. Andei, e aprovei 100%, o carro ficou muito brabo.

O TGV faz uma faltinha... Na 3.0 tambem não pode deixar a rotação cair a baixo de 1600Rpm, pq ai o carro perde força e vibra muito.
Já a 2.8 com o TVG consegue andar melhor nessa faixa de rotação.

Eu tambem já fiz este "comparativo" com a Hilux. Cabine dupla, SRV automática. A Ranger some na frente da Hilux, some literalmente.
Seu carro dá para entender bem! Afinal é um motor 6 cilindros de 4,2L contra um 3.0 4 cilindros.

Mas é isso, faz uns teste-drive em alguns carros com esses novos motores.
É uma inovação que veio para melhorar e não piorar o desempenho do carro.

Abraços!

murilloaquino
23/07/2006, 21:57
Com o UNICHIP, ela nao passa a consumir mais na mesma rotaçao.O que acontece é q ela injeta mais diesel se vc apertar o acelerador todo.Pela logica, ela so bebe mais se voce andar mais.Se manter 140 com ela normal ela fizer 9, com o unichip vai manter os mesmos 9...
abraçoss

edubelem
24/07/2006, 09:38
Só acrescentando, a Eletronica ainda tem a facilidade de se mexer na bomba de forma eletronica, ou seja, atravez de chips remapeados.
É a mesma coisa de abrir a bomba nas mecanicas, só que de forma eletronica.



Abreu,
Houve uma conversa no fórum da F250, em que foi comentado sobre o aumento de potencia na ranger e que este sistema já esta mapeado p/ o aumento de potencia, e inclusive com uma afirmação do engenheiro da Ford, dizendo que tem gente rodando com ranger de 185 Cv trocando apenas a turbina, colocando uma TGV, o meu carro ainda não tem 20000 Km porem quando fizer, vou meche na WG e aumentar a pressão, teoricamente vai aumentar a potencia se não aumentar vai acender a luz do sistema de ejeção.
Por tanto o envenenamento pode ser bem mais fácil do que nós imaginamos.

freitasjr
24/07/2006, 10:39
Com o UNICHIP, ela nao passa a consumir mais na mesma rotaçao.O que acontece é q ela injeta mais diesel se vc apertar o acelerador todo.Pela logica, ela so bebe mais se voce andar mais.Se manter 140 com ela normal ela fizer 9, com o unichip vai manter os mesmos 9...
abraçoss


Eu usei o Unichip na minha TR4, e na prática o carro fica até um pouquinho mais econômico, coisa de 0,5 Km/L.

O que é feito é + ou - como o que o Murilo Aquino disse, se injeta + combustível procurando o ponto ideal da mistura ar/combustível e tb desloca-se a faixa de torque p/ que a mesma se apresente em rotações mais baixas.

Logo, como vc vai andar com o pé + em cima do que anteriormente não há aumento do consumo, na maioria das vezes ah até uma pequena economia. Agora se apertar o pé com gosto de gás vai consumir igual como em qualquer situação.

Abs, Francisco de Freitas...

murilloaquino
24/07/2006, 23:54
Abreu...
so uma pergunta aqui...
O barulho da ranger quando liga a ventuinha me lembra o da f-250.Tenhu a impressao q ela perde um pouco de desempenho.
Na sua acontece isso tambem?ou é impressao minha?
abraçoss

abreu
25/07/2006, 01:41
Abreu...
so uma pergunta aqui...
O barulho da ranger quando liga a ventuinha me lembra o da f-250.Tenhu a impressao q ela perde um pouco de desempenho.
Na sua acontece isso tambem?ou é impressao minha?
abraçoss
Acontece sim.
Quando liga, parace um motor V12 funcionando! O barulho fica show!
A perda de potencia sensivel mesmo, afinal é um ventilador ENORME ligado direto ao motor!

Eu tenho alguns problema com ela, pois nem sempre ela aciona na hora certa. As vezes a temperatura chega a 3/4 e ela não dispara, ai tenho que ou parar o carro e ficar esperando ela disparar, ou virar o carro e andar contra o vento.
Vou ver com o pessoal da Ford o porque disso. Isso não acontece sempre, as vezes a temperatura passa um cabelinho de sapo do meio e ela já aciona.

Assim que ela é acionada, não leva mais de 10s até que a temperatura volte ao normal e logo ela se desliga novamente.

Eu ouvi falar que o que dispara a ventoinha é um tal gel de não sei o que...
Acho que o meu está com algum defeito.

Abraços.

edubelem
26/07/2006, 20:09
Eu tenho alguns problema com ela, pois nem sempre ela aciona na hora certa. As vezes a temperatura chega a 3/4 e ela não dispara, ai tenho que ou parar o carro e ficar esperando ela disparar, ou virar o carro e andar contra o vento.
Vou ver com o pessoal da Ford o porque disso. Isso não acontece sempre, as vezes a temperatura passa um cabelinho de sapo do meio e ela já aciona
Abreu, isto é a embreagem viscosa, e cinto te dizer que vc foi sorteado, pois isto normalmente não dá problema, a minha nunca chegou no meio, fica estática um pouco abaixo, a ventoinha aciona antes de começar a subir a temp. e eu não cinto perda de potencia, talvez a sua já tenha vindo c/ problema.

edubelem
26/07/2006, 20:18
Abreu,

me esqueci, vc anda em muita lama certo, por tanto uma dica toda vez que vc sair das trilhas pare e de um jato d'água na aletas da ventoinha (peça de alumínio que fica na base)e no alternador, o seu problema com a ventoinha pode ser este, pois se esta peça estiver protegida do calor ela não esquenta e por conseqüência não dispara.
OK.

rodrigocockpit
27/07/2006, 17:52
[QUOTE=AbreU]

Eu tenho alguns problema com ela, pois nem sempre ela aciona na hora certa. As vezes a temperatura chega a 3/4 e ela não dispara, ai tenho que ou parar o carro e ficar esperando ela disparar, ou virar o carro e andar contra o vento.
Vou ver com o pessoal da Ford o porque disso. Isso não acontece sempre, as vezes a temperatura passa um cabelinho de sapo do meio e ela já aciona.
QUOTE]
Ahám, então não é só L200 que ferve não né?
ah!! peguei vcs rangeiros!!!!!!!!!
Hora que vcs forem lá no tópico falarem mal das l200, não se esqueçam desta, ok?
Ah, e a minha num ferve não, falou?
Fui!!!!!!!!!!!!!

abreu
28/07/2006, 02:23
Ahám, então não é só L200 que ferve não né?
ah!! peguei vcs rangeiros!!!!!!!!!
Hora que vcs forem lá no tópico falarem mal das l200, não se esqueçam desta, ok?
Ah, e a minha num ferve não, falou?
Fui!!!!!!!!!!!!!

Kkkkkkkkkk...
Problema resolvido!
Um mangote do meu radiador estava "esmagado", não deixando a água passar.
Simples, foi só trocar por outro e a ventoinha voltou a disparar normal!

Hehehehe, Ranger não ferve não Rodrigo!
Kkk, para encher o saco:
A Ranger, mesmo com um mangote esmagado, tinha que passar uns 5 minutos levango kcete GRANDE, para poder chegar a temp a 3/4... A L200 com 10 segundos, isso mesmo, 10 segundos de pé dentro nas dunas fervia de cuspir fora toda a água do radiador :P

Abraços.

rodrigocockpit
28/07/2006, 08:24
KKKKk, é Abreu, tá certo!
Mas deixa a sua Ranger na minha mão, que eu faço ela ferver, hehehe!
Abraços!
Fui!!!!!!!!

rodrigocockpit
28/07/2006, 08:29
Ah, Abreu, estou vendo que vc é de Natal, tenho um grande amigo meu que mora aí, ele faz parte do jeep clube daí, é o advogado Rodrigo Falconi, conhece? Ele tem um jipinho antigão, daqueles cara de cavalo, e um troller!

conder
30/07/2006, 13:58
Kkkkkkkkkk...
Problema resolvido!
Um mangote do meu radiador estava "esmagado", não deixando a água passar.
Simples, foi só trocar por outro e a ventoinha voltou a disparar normal!

Hehehehe, Ranger não ferve não Rodrigo!
Kkk, para encher o saco:
A Ranger, mesmo com um mangote esmagado, tinha que passar uns 5 minutos levango kcete GRANDE, para poder chegar a temp a 3/4... A L200 com 10 segundos, isso mesmo, 10 segundos de pé dentro nas dunas fervia de cuspir fora toda a água do radiador :P

Abraços.

fala serio quem tem L200, se já não trocou o cabeçote vai ter de trocar, é a lei!!! e lei se cumpre não se questiona. hehehehe!!!

rodrigocockpit
30/07/2006, 20:50
Só se for aí em São Luis!
Por essas bandas de cá, por enquanto não se usa fazer isto não, aí não tem mecânico bom não? heheehe!

edubelem
31/07/2006, 12:44
Hoje eu voltei de Salinas e vim a 140 a 150 é uma L-200 sport, de um amigo, tentou me acompanhar depois de 30 minutos ela desistiu, preocupado telefonei pra ele, e me disse que tinha diminuído a marcha e desligado o ar pro motor respirar ?

Q Q isso precisa pegar AR????????:shock: :shock:

Não aguentou 1 horinha num ritmo moderado?

Voltando de fortaleza eu passei foi 9 horas rodei 1000 Km e o ponteiro nem meche, era estático.

Depois vem dizer que ranger aquece, logo quem!:putz:

abreu
31/07/2006, 13:50
Hoje eu voltei de Salinas e vim a 140 a 150 é uma L-200 sport, de um amigo, tentou me acompanhar depois de 30 minutos ela desistiu, preocupado telefonei pra ele, e me disse que tinha diminuído a marcha e desligado o ar pro motor respirar ?

Q Q isso precisa pegar AR????????:shock: :shock:

Não aguentou 1 horinha num ritmo moderado?

Voltando de fortaleza eu passei foi 9 horas rodei 1000 Km e o ponteiro nem meche, era estático.

Depois vem dizer que ranger aquece, logo quem!:putz:

É um Relato interessante Edu.
Mas eu que já tive L200 Sport posso afirmar que na estrada ela não esquenta.
Já fui de Natal a João Pessoa com pé dentro, inclusive topando o ponteiro do carro 8 vezes no caminho (180Km/h)... Andei bem forte, acima de 150km/h quase sempre e a temperatura não subiu nenhuma vez.

O problema da L200 é quando não há ventilação frontal.
Ou seja, atoleiros, dunas de areia muito pesada, engarrafamentos (sim, a minha chegou a esquentar no congestionamento, tendo que desligar o carro por algumas vezes!) e etc.

Abraços.

murilloaquino
31/07/2006, 17:27
Vo atiçar um pouquinho aqui.

Abreu...
Ranger X L200-Sport...

fla um pouquinho ai...

hehe
abraços

rodrigocockpit
31/07/2006, 18:02
Eduard, não dá nem para comparar o motor da ranger, pra mim o melhor nacional da atualidade, apesar de não ter informações suficientes para compara-lo com o da nova Hilux.
Mas em questão de desmpenho, posso te afirmar que o da l200 é muito bom, viajo com ela com médias bem mais altas doque esta, ela nem sente, já tive uma ranger 2.5 que não tinha a final da l200 de jeito nenhum!
Agora, vc tem que avaliar aí, no caso do seu colega, se o defeito não esta naquela pecinha que fica logo ali atrás do volante, hehehe!
Creio que a l200, pelo menos no meu caso , que a minha é de 121cv, não dê pra fazer frente com a Ranger, mas do tanto que ela anda, imagino a hpe de141cv! Acho que já dá pra dar uma pressão boa, apesar de te dizer que aposto na Ranger, mas a l200 não faz feio não, pode crer!
O mal do Brasileiro é generalizar! Quando eu tinha Ranger, escutava direto, que a tração dela era uma m....., e eu já tive 4, e nenhuma delas me deu nenhum problema, principalmente na tração!
estou na minha 3ª l200, e tb, não tive problema nenhum de superaquecimento, apesar de escutar isso desde a minha primeira!
Tem que ter uma certa cautela, antes de sair metendo o pau em tudo por aí!
Senão ninguem comprava mais Tipo, ou será que todos pegaram fogo?
Não estou aqui defendendo l200´por que tenho não, troco de carro, igual troco de roupa, e comprei a minha consciente, tenho vários colegas que tem, alguns até não gostaram, como tebho colegas tb que tem s-10 e detestam ranger, vai entender!
Agora que o carro é show, isto é, como tb adoro a Ranger, fico sempre alternando ranger com l200, mas cada uma tem a suas particularidades, tipo desempenho e conforto, sou ranger, resistencia e desempenho off road, sou l200, e não se discute, nesses quesistos uma não faz frente com a outra, de jeito nenhum, então eu acho que essa discussão vai longe, falou?
Um forte Abraço!!!!!!!!!!!!!
Ps: daqui uns tempos a gente pode trocar de picape, rssss...

murilloaquino
31/07/2006, 18:59
Concordo com vc rodrigo...
Estava praticamente comprando uma l-200 no final do ano passado.Uma 2004 estava em torno d 80 mil, completa e hpe.Mais surgiu uma proposta MUITO boa, pra receber a frontier q eu tinha e comprar a ranger.Por isso, estou feliz.
A vantagem da l-200 e ter cum comportamento dinamico d uma carro de passeio.Até por causa do peso.Mais, como comparaçao, olha a estrutura e a lataria da ranger...Num é por acaso q ela pesa 2000 kg e a l-200 1750.Tem os pros e os contras né...
Mais estamos felizes com a ranger...

:P

rodrigocockpit
31/07/2006, 21:10
Murillo, me fale aí sobre a frontier?
É boa? lata, motor, suspensão?
trocou por outra por que?

murilloaquino
31/07/2006, 22:50
A frontier, é na minha opiniao, uma das mais bonitas pick-ups...Na verdade, o q peca mesmo é o espaço interno e a dificuldade de encontrar peças de acabamento.Moro no interior d minas, e aqui nao tinha a concessionaria.Pra nao perder a garantia,sempre fazia as revisoes ai na Misaki.Ja tive alguns problemas q acho q sao normais em fabricas ´´primarias´´, pois a frontier e a primeira da nissan no brasil, do tipo: 1º semana, o vidro eletrico nao funcionava.Bastou abrir a porta e dar uns toquinhos na caixa da central.Voltou a funcionar e nunca mais deu problema.Levei-a pra trocar toda a travessa frontal, pois por falta de adaptaçao e vibraçao(motor original V6 a gasosa) trincou toda a frente e dava um barulho seco.No mais, vamo começar os elegios.É uma pick-up extremamente estavel.Fazia curvas quase igual ao antigo vectra d meu pai.Nossa, estabilidade era boua.Os freios sao igual aos d carro de passeio.Peso correto e atuaçao do abs na medida.Outro motivo, foi pa era 4x2 e camionete 4x2, aiai, ja passei varios sufocos, pricinpalmente pq nao tem pelo menos os semi-bloqueio do eixo traseiro...
No mais, é uma boua camionete.Se fosse pra min, solteiro e sem filhos, com certeza ficaria com uma dessas mais novas.Mais pra familia, nao é uma boa escolha.
O barulho interno tambem era muito alto.a 140, cv dentro do carro em tom normal era dificil...

Quase comprei uma l-200...
fale um pouquinho sobre ela aii...
abraços

edubelem
01/08/2006, 09:52
É um Relato interessante Edu.
Mas eu que já tive L200 Sport posso afirmar que na estrada ela não esquenta.
Já fui de Natal a João Pessoa com pé dentro, inclusive topando o ponteiro do carro 8 vezes no caminho (180Km/h)... Andei bem forte, acima de 150km/h quase sempre e a temperatura não subiu nenhuma vez.

Certo Abreu, não exagerei nada, foi verdade, só que ontem eu esta voltando de um balneário no final de férias, como vocês dizem por aí, pense numa estrada de mão dupla lotada, foi muita redução e esticadas de 3ª e 4ª, e o Maurício ( dono da L-200) me disse que nestas condições as vezes aquece porem em estrada vazia não dá problema e a dele é a HPE manual.
O meu irmão tinha uma GLS 2001 e tinha o mesmo problema.

já tive uma ranger 2.5 que não tinha a final da l200 de jeito nenhum!



Rodrigo vc tem que comparar os carros com o seu respectivo ano de fabricação MIT 2001 com as outras pickups 2001 também, nisto a ranger sempre andou na frente de todas as pickups a L-200 sempre disputou a lanterna com a Hilux e agora ta perdendo feio p/ todas.

Como eu já disse anteriormente L-200 é um excelente carro porem eles pecam demais no motor, como já disseram anteriormente, "motor não é tudo no carro", porem, eu acho que o que faz andar.

Homero
01/08/2006, 13:57
[I][B]
"motor não é tudo no carro", porem, eu acho que o que faz andar.

Parece que todos concordam que a L200 é boa no off road , já imaginou uma L200 com motor 3.0 de Ranger!!!ou Hilux? que não esquenta e com melhor consumo? (com relações do cambio convenientes).


Pior ao meu ver é o tratamento que se recebe da Mitsubishi:

-Manutenção carissima , aparentemente custa 3 vezes mais que custaria Ranger ou Toyota .Essa é a conclusão que se tira ao ler o tópico da L200 outdoor.(revisóes na concessionária no periodo de garantia , depois , oleo filtros etc do paralelo não teria diferença das outras)

-Vendedores muito bem treinados... para mentir.Por exemplo o Ibama não aceitou 143 cv , ou então o motor eletronico levando os menos atentos a confundir com common rail ou então 12 km/l na cidade como foi dito ao Bruno.Sem contar que procuram fazer voce se sentir como que estão te fazendo um favor de lhe dar o privilégio de voce possuir um Mitsubishi .Me lembro ao fazer o test drive quando saiu a automatica e reclamei que estava entalado entre o volante eo banco a vendedora disse:"Doutor, mas é como estar sentado numa Pajero Sport" ou seja não importa que esteja ruim o que importa é o Status.


A verdade é qualquer que seja o veiculo que se compre , estamos levando uma grande parte de "porcaria" , parece que a maioria dos que compram Mitsubishi acredita que foram escolhidos pelos deuses e compraram uma maravilha acreditando nos vendedores e não admitem que se fale mal de seus veiculos.

Voltando ao motor da L200 , creio que o pior serão as Pajero Sport que pesam 1900kg e por curiosidade fui olhar o motor da Pajero de um vizinho que tem a 2.8 importada e a aparencia desse motor é de mais robustes.Se a L200 esquenta , as Pajeros serão piores.

Parece que o motor da L200 vem do japão com 87cv (pode ser mentira da vendedora que me falou) e no Brasil faz-se o ajuste para os 100 cv ou os 141 , o japones jamais faria esse motor com 141 ou 143 cv sabendo que pode esquentar .Jamais faria um desenvolvimento somente para o Brasil devido a baixa demanda.Conforme foi dito em outro tópico o motor da L200 nova (que é parecida com a Hilux) é um 2.5 com common rail e perto de 130 cv , nunca os japoneses gastariam tempo desenvolvendo um motor com bomba injetora para 143 cv que em breve não atenderá a proxima fase do CONAMA.
Japones faz bobagem como o cabeçote das Hilux 3.0 tdi (antigas , espero que as novas não) que trincam entre os cilindros 3 e 4 devido ao calor irradiado pela turbina por estar muito proxima.O produto morreu sem solução(o land prado ainda usa esse motor no Brasil) , mas foi um erro e eles são dificeis de corrigir ou mesmo reconhecer o problema , mas dificilmente fazem uma bobagem conscientemente , isso é coisa de brasileiro.
Trabalhei por algum tempo na Sharp do Brasil que a semeljhança da Mitsubishi também era 100% nacional e onde só havia acordos comerciais para a compra de componentes e subconjuntos , mas as picaretagens quem fazia eram os Eng. brasileiros .Depois que a Sharp do Brasil faliu só produtos impotados da marca Sharp , nem importador oficial tem e olha que a Sharp chegou a ser lider de mercado de televisores.
O mercado que a mitsubishimotors trabalha é muito diferente mas a "picaretagem é a mesma"

Tenho Hilux e se alguem quizer falar mal , esteja a vontade , tinha Ranger e gostava muito ,mtambém pode falar mal que não ligo , somos no forum muito poucos frente ao mercado de quase 50000 pickups anuais .Se alguem for comprar pickup , olhar no forum e concluir por determinada marca e o fizer sabendo que realmente escolheu a "menos pior" que lhe satisfaça, já foi muito proveitosa essa diversidade de opiniões.


Mas não se engane quem for comprar L200 , que é muito provavel que pelo menos alguma vez vai ter que aliviar o pé para evitar superaquecimento.


De fato , motor não é tudo , mas...


Homero

RABUGENTO
01/08/2006, 17:57
Parece que todos concordam que a L200 é boa no off road , já imaginou uma L200 com motor 3.0 de Ranger!!!ou Hilux? que não esquenta e com melhor consumo? (com relações do cambio convenientes).


Pior ao meu ver é o tratamento que se recebe da Mitsubishi:

-Manutenção carissima , aparentemente custa 3 vezes mais que custaria Ranger ou Toyota .Essa é a conclusão que se tira ao ler o tópico da L200 outdoor.(revisóes na concessionária no periodo de garantia , depois , oleo filtros etc do paralelo não teria diferença das outras)

-Vendedores muito bem treinados... para mentir.Por exemplo o Ibama não aceitou 143 cv , ou então o motor eletronico levando os menos atentos a confundir com common rail ou então 12 km/l na cidade como foi dito ao Bruno.Sem contar que procuram fazer voce se sentir como que estão te fazendo um favor de lhe dar o privilégio de voce possuir um Mitsubishi .Me lembro ao fazer o test drive quando saiu a automatica e reclamei que estava entalado entre o volante eo banco a vendedora disse:"Doutor, mas é como estar sentado numa Pajero Sport" ou seja não importa que esteja ruim o que importa é o Status.


A verdade é qualquer que seja o veiculo que se compre , estamos levando uma grande parte de "porcaria" , parece que a maioria dos que compram Mitsubishi acredita que foram escolhidos pelos deuses e compraram uma maravilha acreditando nos vendedores e não admitem que se fale mal de seus veiculos.

Voltando ao motor da L200 , creio que o pior serão as Pajero Sport que pesam 1900kg e por curiosidade fui olhar o motor da Pajero de um vizinho que tem a 2.8 importada e a aparencia desse motor é de mais robustes.Se a L200 esquenta , as Pajeros serão piores.

Parece que o motor da L200 vem do japão com 87cv (pode ser mentira da vendedora que me falou) e no Brasil faz-se o ajuste para os 100 cv ou os 141 , o japones jamais faria esse motor com 141 ou 143 cv sabendo que pode esquentar .Jamais faria um desenvolvimento somente para o Brasil devido a baixa demanda.Conforme foi dito em outro tópico o motor da L200 nova (que é parecida com a Hilux) é um 2.5 com common rail e perto de 130 cv , nunca os japoneses gastariam tempo desenvolvendo um motor com bomba injetora para 143 cv que em breve não atenderá a proxima fase do CONAMA.
Japones faz bobagem como o cabeçote das Hilux 3.0 tdi (antigas , espero que as novas não) que trincam entre os cilindros 3 e 4 devido ao calor irradiado pela turbina por estar muito proxima.O produto morreu sem solução(o land prado ainda usa esse motor no Brasil) , mas foi um erro e eles são dificeis de corrigir ou mesmo reconhecer o problema , mas dificilmente fazem uma bobagem conscientemente , isso é coisa de brasileiro.
Trabalhei por algum tempo na Sharp do Brasil que a semeljhança da Mitsubishi também era 100% nacional e onde só havia acordos comerciais para a compra de componentes e subconjuntos , mas as picaretagens quem fazia eram os Eng. brasileiros .Depois que a Sharp do Brasil faliu só produtos impotados da marca Sharp , nem importador oficial tem e olha que a Sharp chegou a ser lider de mercado de televisores.
O mercado que a mitsubishimotors trabalha é muito diferente mas a "picaretagem é a mesma"

Tenho Hilux e se alguem quizer falar mal , esteja a vontade , tinha Ranger e gostava muito ,mtambém pode falar mal que não ligo , somos no forum muito poucos frente ao mercado de quase 50000 pickups anuais .Se alguem for comprar pickup , olhar no forum e concluir por determinada marca e o fizer sabendo que realmente escolheu a "menos pior" que lhe satisfaça, já foi muito proveitosa essa diversidade de opiniões.


Mas não se engane quem for comprar L200 , que é muito provavel que pelo menos alguma vez vai ter que aliviar o pé para evitar superaquecimento.


De fato , motor não é tudo , mas...


Homero

Homero,
Muito boas suas observações. Realmente os/as vendedores Mitsubishi só falam nas Pajero e os da Nissan nas Painthfinder... Os da Toyota te olham de lado se apareceres montado num Uno Mille ou num Pálio....
Antes de comprar a minha 4x4, pensei muito, pesquisei bastante e procurei um bom custo/benefício.
Na Toyota queriam 25% de agio e ainda 4 meses de espera > parece que hoje tem para pronta entrega...
O concessionário Nissan de Campinas-SP não tinha veículos porque estavam trocando os proprietários da empresa e, na Mitsubishi achei muito cara, sem potencia e mal acabada internamente a L200 Sport que me ofereciam no momento, além de todas as reclamações sobre aquicimento que eu já tinha lido aqui no forum. Optei pela Ranger LTD/Limited na qual ainda me deram algum "desconto" sobre o preço sugerido pela fábrica.
A Pick-up está com quase 9 mil km em 40 dias de uso... Já rodei por diversos tipos de estrada e descobri que é muito mais confortavel e silenciosa que o Civic LXL 2005 que eu tinha e vendi pro filho :)
Rodamos por Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Ainda sou completamente inexperiente no uso desse tipo de veículo, mas adorei!

edubelem
01/08/2006, 18:52
Homero,
Muito boas suas observações. Realmente os/as vendedores Mitsubishi só falam nas Pajero e os da Nissan nas Painthfinder... Os da Toyota te olham de lado se apareceres montado num Uno Mille ou num Pálio....
Antes de comprar a minha 4x4, pensei muito, pesquisei bastante e procurei um bom custo/benefício.
Na Toyota queriam 25% de agio e ainda 4 meses de espera > parece que hoje tem para pronta entrega...
O concessionário Nissan de Campinas-SP não tinha veículos porque estavam trocando os proprietários da empresa e, na Mitsubishi achei muito cara, sem potencia e mal acabada internamente a L200 Sport que me ofereciam no momento, além de todas as reclamações sobre aquicimento que eu já tinha lido aqui no forum. Optei pela Ranger LTD/Limited na qual ainda me deram algum "desconto" sobre o preço sugerido pela fábrica.
A Pick-up está com quase 9 mil km em 40 dias de uso... Já rodei por diversos tipos de estrada e descobri que é muito mais confortavel e silenciosa que o Civic LXL 2005 que eu tinha e vendi pro filho :)
Rodamos por Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Ainda sou completamente inexperiente no uso desse tipo de veículo, mas adorei!

Parabéns Rabugento, vc comprou carro que não te decepcionará seja na cidade, no campo ou na estrada, como parece que vc viaja muito, a sua decisão foi acertada, pois em espaço interno, potência e silencio, ela é melhor que muito carro de luxo por ai.

Homero
01/08/2006, 19:29
Aqui por São Paulo , por exemplo na marginal do tiete o asfalto é cheio de irregularidades e de pickup se fica mais a vontade do que de carro.Creio que a Ranger nesse aspecto é superior a Hilux que tem a traseira mais dura.Também no meio do trafego intenso de caminhões , com a pickup voce se sente menos ameaçado.
Em viagens com pickup a altura é maior e tambem a visibilidade a frente que alem de melhorar a segurança fica mais agradavel também aos passageiros.Também consegue-se andar 700/800 km por tanque que alem de economico é conveniente.


Homero

murilloaquino
01/08/2006, 22:06
So um comentario...A ranger é muito silenciosa em altas velocidades, como a hilux deve ser tambem.É até meio perigoso, posi com os vidros fexados, engana um pouco sobre a velocidade, tamanho o conforto.E, nao podemos esquecer, q apesar d todos os melhoramentos, ainda estamos em CAMIONETES, com peso acima d 1500 kg e com o mais arcaico tipo de suspensap, com eixo rigido e feixe de molas...As vezes parece um ´´burro brabo`` em alta velocidade, tamanho as saidas d traseira em pisos muito irregulares e em costelas d vaca.Principalmente pra quem sai de carros pequenos com suspensoes independentes na traseira ou semi-independentes....
abraços

RABUGENTO
03/08/2006, 13:07
Ah! Por causa disso eu já coloquei o bip a 120kmh. Nos asfalto não se percebe mesmo em que velocidade se está :)

edubelem
03/08/2006, 17:54
Ah! Por causa disso eu já coloquei o bip a 120kmh. Nos asfalto não se percebe mesmo em que velocidade se está :)

Também não é assim tão inseguro em pista boa coloque em 140 pois a média de 130 é uma ótima velocidade para es carro. acima de 140 é que pode ocorrer alguns sustos.:concordo:

conder
03/08/2006, 18:02
So um comentario...A ranger é muito silenciosa em altas velocidades, como a hilux deve ser tambem.É até meio perigoso, posi com os vidros fexados, engana um pouco sobre a velocidade, tamanho o conforto.E, nao podemos esquecer, q apesar d todos os melhoramentos, ainda estamos em CAMIONETES, com peso acima d 1500 kg e com o mais arcaico tipo de suspensap, com eixo rigido e feixe de molas...As vezes parece um ´´burro brabo`` em alta velocidade, tamanho as saidas d traseira em pisos muito irregulares e em costelas d vaca.Principalmente pra quem sai de carros pequenos com suspensoes independentes na traseira ou semi-independentes....
abraços

Bem lembrado,

Esta nova geração com motores eletronicos são muito silenciosos, porem um bom motorista tem que saber sentir seu carro e em periodos regulares acompanhar o estado da maquina no painel de controle, afinal ele esta lá é pra isso; ou não?!?!?!?

rodrigocockpit
03/08/2006, 18:15
Rodrigo vc tem que comparar os carros com o seu respectivo ano de fabricação MIT 2001 com as outras pickups 2001 também, nisto a ranger sempre andou na frente de todas as pickups a L-200 sempre disputou a lanterna com a Hilux e agora ta perdendo feio p/ todas.

Como eu já disse anteriormente L-200 é um excelente carro porem eles pecam demais no motor, como já disseram anteriormente, "motor não é tudo no carro", porem, eu acho que o que faz andar.[/QUOTE]
Eduard, "abaixa a bola", o seu carro é bom, mas não é assim também não!:discordo:
Ou será que entre 2000 a 2002, a ranger não comeu poeira pra s-10 2.8 sprint?
tive ranger 2000, não anda com s-10 2.8 não meu amigo!
Ranger é otima, mas não reina sozinha não!
:parede:

edubelem
03/08/2006, 19:02
Rodrigo
Ou será que entre 2000 a 2002, a ranger não comeu poeira pra s-10 2.8 sprint?
tive ranger 2000, não anda com s-10 2.8 não meu amigo!
Ranger é otima, mas não reina sozinha não!
:parede:
Em 2002 a Ford laçou o 2.8 PS obs: 3 meses após eu ter adquirido uma 2.5 fiquei P da vida.:parede:

Eu tenho plena consciência das limitações do meu carro, porem estas limitações não incluem motor.

Citei apenas a sua comparação entre uma L-200 2005 e uma ranger 2001, apesar de que eu já coloquei na minha antiga ranger 180 no velocímetro em duas ocasiões, apesar de eu ter aberto cerca de 3 voltas o limitador do cabo (parafuso c/ contra-porca que fica em cima da bomba injetora, oposta à marcha lenta), mais eu não sei se isto influenciou. Este mesmo parafuso eu aperto nas sprinter do escritório e funciona, pois os motoristas não passam de 120 e o carros ficam bem econômicos.