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Ver Versão Completa : Freelander SE 2005 - Boa opção ou mico?



MAJIN
14/08/2013, 11:53
Prezados,

Sou um neófito em matéria de 4x4 mas pretendo ingressar no seleto grupo dos senhores. Para tanto, tenho paquerado insistentemente com uma Freelander 2005 SE que possui míseros 42 mil km. Minha esposa tem me enchido o saco, dizendo que é uma furada, que carro velho só dá trabalho e todo tipo de ladainha que os senhores já devem estar carecas de tanto ouvir...:freaking:

Minha mulher buzinando no meu ouvido é a menor das minhas preocupações. Gostaria de saber o que os senhores acham dessa aquisição. Alguns pontos para serem levados em consideração:

a-) Não pretendo cair em trilhas hardcore. O uso principal seria para a cidade, com algumas idas ocasionais a Cachoeiras cujo trajeto já fiz até de Polo, então não vai exigir demais da Freelander. Quando muito, pegar uma terra batida como atalho até o trabalho. Será que atende?

b-) Quero um caso de amor, não um casamento à moda antiga...rsrsrs! Dito isso, como vocês avaliam o mercado? Acham que seriam extremamente difícil vendê-la no futuro (em 2-4 anos)? Até porque, a tendência a médio prazo seria subir de padrão e pegar uma máquina mais robusta...

c-) SE x HSE. Qual a diferença afinal? Essa Freelander é SE, mas possui teto-solar. O que as demais têm que ela não? E nesse caso, quão difícil seria achar acessórios originais, como sensor de estacionamento, multimídia compatível, etc.?

d-) Qual a periodicidade das revisões? Vi informações que apontam ser a cada 20 mil. Alguém tem informações a respeito de mão-de-obra especializada em Brasília? (Não que seja um empecilho, qualquer coisa tiro 5 dias de férias e percorro mil km até o The Specialist, com o maior prazer).

e-) Alguns detalhes específicos que eu deveria levar em conta e observar antes de comprá-la? Há possibilidade da quilometragem estar adulterada? Se sim, como faria para checar?

Forte abraço a todos e desde já agradeço pela ajuda!!

mouramares
14/08/2013, 12:17
Amigo....cuidado.....eu nao compraria, veja os topicos sobre o veiculo, tenho amigo que tem uma e esta ficando louco....
abcs
joao

Neto1
14/08/2013, 13:06
É mico. Pesquise na Internet por:

Freelander head gasket

MAJIN
14/08/2013, 14:46
Acabei de conhecê-la pessoalmente. Está realmente bem conservada. Com exceção de algumas manchas no banco de couro beje e o sistema de som (CD "engasgado"), ela parece estar em ordem. Também tive a surpresa de constatar que ela é da versão HSE (teto solar, sensor de estacionamento e roda aro 18). Mas não deu pra fazer o test-drive, agendei para sábado.

Neto1, quanto ao problema da junta do cabeçote, valeu pela dica! Mas pelos depoimentos parece ser um problema comum nos motores 1.8L, enquanto que essa Freelander é 2.5l. Ou viajei?

mouramares, obrigado pela força! Pesquisei bastante no fórum antes de me cadastrar e o problema é que vejo depoimentos positivos e negativos...se bem que com vc e o Neto1, já são 2 os que falam pra eu pular fora....

Valeu pela atenção, rapaziada!!

Curotto
14/08/2013, 15:01
qual preço dela?

neilsonhenriques
14/08/2013, 15:32
a-) Não pretendo cair em trilhas hardcore. O uso principal seria para a cidade, com algumas idas ocasionais a Cachoeiras cujo trajeto já fiz até de Polo, então não vai exigir demais da Freelander. Quando muito, pegar uma terra batida como atalho até o trabalho. Será que atende?


Tive um Freelander HSE 2006 por 70.000 km que rodou em dunas, gelo, lama e asfalto. Na minha opinião é um carro confiável e extremamente prazeroso de dirigir.

Tive dois problemas resolvidos na garantia: bomba da direção hidráulica que quebrou por forçar demais a direção no batente durante as manobras e a válvula termostática, detonada durante um passeio em dunas. Em nenhuma das duas situações voltei de guincho pra casa.

Se você se conscientizar que não é um Defender e fizer as manutenções direitinho, não deve ter maiores problemas.

Meu FL1 foi trocado no final de 2008 quando andei num Discovery 3 e não resisti a tentação. Hoje ele deve estar com mais de 170.000 km rodados. Da última vez que troquei mensagens com o atual dono (há uns 4 meses atrás), ele não me falou de nenhuma manutenção excepcional.



b-) Quero um caso de amor, não um casamento à moda antiga...rsrsrs! Dito isso, como vocês avaliam o mercado? Acham que seriam extremamente difícil vendê-la no futuro (em 2-4 anos)? Até porque, a tendência a médio prazo seria subir de padrão e pegar uma máquina mais robusta...


Nenhum Land Rover é fácil de ser vendido. Talvez o Defender tenha mais liquidez, mas o mercado dos outros é sempre mais complicado. Engraçado porque entreguei o FL1 numa agência em setembro e em outubro o carro já estava vendido, inclusive o novo dono me achou na Internet e mandou um e-mail perguntando do histórico de manutenção, se a km era aquela mesmo e etc.



d-) Qual a periodicidade das revisões? Vi informações que apontam ser a cada 20 mil. Alguém tem informações a respeito de mão-de-obra especializada em Brasília? (Não que seja um empecilho, qualquer coisa tiro 5 dias de férias e percorro mil km até o The Specialist, com o maior prazer).


A Land Rover recomenda que sejam feitas a cada 12.000 km.

Recomendo que nesse meio tempo você importe todas as peças que serão trocadas, com isso o valor da manutenção é absurdamente menor.

Não deve ser difícil achar mão-de-obra especializada em BSB, mas não conte com esse negócio de levar o carro em SP. Na primeira vez vai ser legal, mas na segunda você já vai ficar puto.



e-) Alguns detalhes específicos que eu deveria levar em conta e observar antes de comprá-la? Há possibilidade da quilometragem estar adulterada? Se sim, como faria para checar?


Os pneus da HSE custam, em média, R$ 1.400 cada um. Realmente é o olho da cara. Recomendo que você verifique-os com carinho.

Em primeiro lugar, procure saber se há um mecânico que ENTENDA de Land Rover e tenha os equipamentos necessários para manutenção nesses carros. Se não encontrar um mecânico, não compre o carro. Se encontrar, leve o carro para ele dar uma olhada. Vale a pena pagar a hora técnica deste profissional para ouvir sua opinião.

Um abraço e boa sorte na escolha ! :concordo:
Neilson

Neto1
14/08/2013, 16:16
Neto1, quanto ao problema da junta do cabeçote, valeu pela dica! Mas pelos depoimentos parece ser um problema comum nos motores 1.8L, enquanto que essa Freelander é 2.5l. Ou viajei?


Pesquise por:

Freelander KV6 head gasket

MAJIN
14/08/2013, 16:24
qual preço dela?

40 pratas. Um pouco acima do preço da tabela FIPE, é verdade. Mas assim como o meu carro, que vai ser envolvido na negociação.


Os pneus da HSE custam, em média, R$ 1.400 cada um. Realmente é o olho da cara. Recomendo que você verifique-os com carinho.

Em primeiro lugar, procure saber se há um mecânico que ENTENDA de Land Rover e tenha os equipamentos necessários para manutenção nesses carros. Se não encontrar um mecânico, não compre o carro. Se encontrar, leve o carro para ele dar uma olhada. Vale a pena pagar a hora técnica deste profissional para ouvir sua opinião.

Um abraço e boa sorte na escolha ! :concordo:
Neilson

Neilson, valeu pela força meu chapa! Quanto aos pneus, os 2 dianteiros são novos e foram trocados recentemente, já os traseiros e estepes ainda são os originais.

Conversei com um colega que possui uma Discovery e ele me passou algumas dicas. Tentarei levá-la na Caltabiano, que é a revendedora oficial da Land Rover em Brasília, para os caras darem uma olhada!

Abraços e obrigado pelas dicas, galera!!!

Land Danger
15/08/2013, 22:14
Pessoal, estou de olho em uma Free Lander HSE 2006 2° dono e com 70.000km no PR mas ainda não a conheço pessoalmente, moro no RS.
Quais itens básicos deveriam ser inspecionados antes da compra?
Obrigado!!

Miklos
29/08/2013, 14:46
Boa tarde MAJIN.
Fiz como você, entrei por aqui, fucei e resolvi comprar minha HSE 2005 prata.
Paguei 35.000 e com isso teria uns 5.000 pra gastar no que fosse necessário.
Moro em São José dos Campos, e lá tem o Alex, manja tudo de Land.
Desmontou cambio, arrefecimento e suspensão...
Trocadas algumas juntas, 1 bobina e feito alguns reapertos , estou eu com essa jóia...maravilha de carro, não baixa 1 mm do liquido de arrefecimento ( problema cronico desses carros...).
Gastei 2.800 e só...mecanico de qualidade e honesto.
Na minha opinião não é mico...só como observação, desde 48 quando fez rodar seu primeiro até hoje, 75% das Land Rovers estão rodando..
Grande abraço e boa sorte..

DarkMan
29/08/2013, 15:06
Miklos,

Onde fica o Alex?

Abs,

Randolpho

dodezaine
29/08/2013, 15:28
Eu tive uma 2005 SE, sentia falta do computador de bordo. Fiquei 2 anos com o carro, gastei em, média, R$ 7 mil por ano de manutenção preventiva, o que olhando hoje e comparando com um C4 Pallas é um absurdo. O combustível tb era pesado, 65 litros para fazer 400km é de chorar. Fiz 50.000km nesse meio tempo, importei peças, comprei no Brasil, levei em cc e em mecânico de confiança. O seguro era pesado.

Nada acima importa, foi o carro que me trouxe mais felicidade.

Te dá a sensação de exclusividade, poder econômico, mesmo para um carro de 40.000,00, afinal, quem dirige land rover é a família real do UK. Além disso, mesmo ouvindo piadas de donos de 90 e 110 nunca fiquei para trás, por exemplo, fui com ela a praia dos castelhanos em ilha bela - SP, calçando pneus aro 18.

Vendi em 35 dias, no dinheiro, a vista, pelo preço da tabela FIPE, comparando com um 307 que tive, vendi 180 dias mais rápido.

Hj penso seriamente em comprar um discovery 3, com uma ressalva, ter segundo carro, pq quando land rover vai para oficina, fica em média 5 dias.

Abraço e boa compra.

DarkMan
29/08/2013, 16:07
Agora...
hei de discordar do preço dos pneus...
aqui no RJ encontrei Maxxis com medidas originais por R$450,00 e Continental por R$800

Miklos
02/09/2013, 08:33
Miklos,

Onde fica o Alex?

Abs,

Randolpho

Bom dia .
Portimus Mecanica Automotiva
Antonio Constantino 12
12 3308 4050
Fale com o Alex, atendimento e serviço nota 10!
Abraço.

DarkMan
03/09/2013, 00:57
Valeu Jovem!!!

DeaeStan
04/11/2013, 14:31
Eu teria outra vez !!

Foi o melhor carro que já tive. A minha era 2003, verde com interior bege. Gastei uma nota pra ajustar pequenos detalhes do carro. Acho que uns 15 mil em pouco menos de 2 anos. Valeu cada centavo.
Comprei por 38 e vendi por 35.
Demorei 6 meses para vender,mas recusei 26 ofertas (ainda tenho os e-mails com as propostas na Webmotors).
Se fosse para me livrar do carro seria fácil.
O atual proprietário também é apaixonado pelo carro. Temos contato até hoje.
Comprei com 68 e vendi com 82 mil km. Hoje deve estar com uns 90 sem ir para oficina.
Uma vez, na estrada, completaram meio tanque de álcool e não percebi. O carro andou uns 300 km e começou a engasgar e perder força. Foi meio assustador, mas não parou. Após 500 km começou a piorar, com motor quase morrendo e fazendo barulhos de tec tec tec. Liguei pro meu mecânico e ele disse: Pode ser o sensor de MAP ou MAF (não lembro), mas continua andando que o carro aguenta numa boa. Ele errou o diagnóstico por falta de detalhes que eu não soube explicar, mas me tranquilizou para seguir viagem. Levei numa oficina na Tijuca-RJ e o chefe de mecânica disse: GASOLINA RUIM OU ÁLCOOL. Gasta todo o tanque contaminado e põe Podium. Tem acontecido direto isso com outros carros. Não deu outra, foi mesmo a gasolina, que certamente foi álcool misturado ou puro. Depois de muitas aventuras, minha viagem foi perfeita.
Tive muita história boa com este carro. Poucas histórias tristes. Uma vez, acendeu alerta de avaria no câmbio F4. Levei no meu mecânico, na Specialist e ele me disse que se for câmbio, só na css e deve custar entre 20 e 40 mil. Morri, mas morri antes da hora. Era um defeito no interruptor da luz de freio, que acusava no painel. R$ 170,00 o conserto. Ufa...

Hoje tenho uma Freelander 2. Pretendo trocar por outra Freelander 2 ou uma Discovery 4. Mas quero ficar com a minha por mais uns 2 anos. Se um dia, o atual proprietário quiser me vender minha ex-Freelander, é possível que eu compre outra vez, se estiver em excelente estado, do jeito que a vendi.

Realmente o problema do cabeçote enche o saco. A água do arrefecimento some e não sei se vaza ou se entra no motor. É bem chatinha essa questão. Tem que ter muito cuidado e completar frequentemente.

Abçss
Stan