Conectar

Ver Versão Completa : FELTRO X EVA Defender

Waldmartins
14/08/2013, 11:45
Prezados,

ontem fui fazer um orçamento para limpar/colar/trocar o forro da minha 90tinha e o capoteiro me sugeriu colocar FELTRO + cola de alta temperatura (90 graus) para reduzir o calor interno.

O serviço completo sairia por R$ 380,00.

Será que vale a pena o feltro ou é MUITO melhor colocar um EVA (ou outro material)?

Abs

Wald

petcho
14/08/2013, 12:35
Wald, não acho feltro uma boa para veículos 4x4, a primeira vez que entrar agua o feltro vai encharcar e vai ficar com um cheiro de chulé daqueles

na 110 que estou reformando só vou usar manta asfalta e EVA, talvez use feltro apenas no teto.

Abraço, Pedro

vwinit
14/08/2013, 14:14
No capô pretendo usar a manta asfáltica aluminizada autocolante.
:concordo:

Waldmartins
14/08/2013, 15:53
Wald, não acho feltro uma boa para veículos 4x4, a primeira vez que entrar agua o feltro vai encharcar e vai ficar com um cheiro de chulé daqueles

na 110 que estou reformando só vou usar manta asfalta e EVA, talvez use feltro apenas no teto.

Abraço, Pedro

Mas a idéia é usar no teto mesmo.

O que eu queria saber é se o feltro pode ser usado no teto para reduzir o calor ou não ajuda em nada?

Abs

Wald

Waldmartins
14/08/2013, 15:54

Onde vc compraria isso Hailton?

:pensativo:

Vinicimaes
14/08/2013, 16:02
Wald

Minha PUMA 2010, a Bianca, assim que saiu da concessionária foi para uma empresa chamada 100ruidos (ver www.100ruidos.com.br (http://www.100ruidos.com.br)) e lá foi desmontada completamente por dentro, feito todo o trabalho de vedação (conforme manual da propria LAND-ROVER) e na sequência instalado manta-asfática aluminizada no assoalho e portas, na sequência foi instalado feltro nas portas e reposto os forros originais. No assoalho foram feitos novos tapetes sob medida em borracha revestida com EVA autocolante. O EVA foi colado na borracha de forma que é facilmente removível para facilitar a limpeza. No teto e laterais da carroceria, foi aplicado manta asfáltica aluminizada e feltro. O resultado foi fantástico. Além de ser uma PUMA onde o ruido já é mais baixo, melhorou muito o isolamento térmico e acustico, não entra nada de água e nem poeira. Ah, foram trocadas também todas as borrachas de porta, colocando borrachas mais firmes. Em viagens por estradas de terra, quando abre-se as portas da pra ver direitinho uma linha nas borrachas de porta, denotando até onde a poeira chega. EM RESUMO, RECOMENDO. Lá no site da 100 ruidos tem fotos, mas o dono da empresa fez um DVD e me entregou onde consta todo o registro fotográfico do trabalho efetuado. Só não desmontamos na época o painel. Fica a dica.

Mas a idéia é usar no teto mesmo.

O que eu queria saber é se o feltro pode ser usado no teto para reduzir o calor ou não ajuda em nada?

Abs

Wald

renato vieira
14/08/2013, 16:06

Hailton,
Pesquisa qual manta vais colocar no capo.
O engenheiro, aqui, usou uma de obra na Railuquiz.
Aos cinco minutos, a caca derreteu e caiu sobre o motor.
Abraços

mouramares
14/08/2013, 16:38
Renato, uso a manta aluminizada, que coloquei sob meu capô e demais locais, fomos até Ushuaia e a lugares com altas temperaturas e nao tem como soltar.....comprei essas para rufos...agora quanto ao que usaram na vtr do seu amigo deve ser uma manta muito safada....rsss

abcs
joao

renato vieira
14/08/2013, 16:47
Certo, João.

Como existem boas e ruins, alertei ao Hailton para pesquisar e não cair na mesma roubada que eu.
Se puderes informar a marca da utilizada na tua, melhor.

Abraço

Waldmartins
14/08/2013, 18:32
Wald

Minha PUMA 2010, a Bianca, assim que saiu da concessionária foi para uma empresa chamada 100ruidos (ver www.100ruidos.com.br (http://www.100ruidos.com.br)) e lá foi desmontada completamente por dentro, feito todo o trabalho de vedação (conforme manual da propria LAND-ROVER) e na sequência instalado manta-asfática aluminizada no assoalho e portas, na sequência foi instalado feltro nas portas e reposto os forros originais. No assoalho foram feitos novos tapetes sob medida em borracha revestida com EVA autocolante. O EVA foi colado na borracha de forma que é facilmente removível para facilitar a limpeza. No teto e laterais da carroceria, foi aplicado manta asfáltica aluminizada e feltro. O resultado foi fantástico. Além de ser uma PUMA onde o ruido já é mais baixo, melhorou muito o isolamento térmico e acustico, não entra nada de água e nem poeira. Ah, foram trocadas também todas as borrachas de porta, colocando borrachas mais firmes. Em viagens por estradas de terra, quando abre-se as portas da pra ver direitinho uma linha nas borrachas de porta, denotando até onde a poeira chega. EM RESUMO, RECOMENDO. Lá no site da 100 ruidos tem fotos, mas o dono da empresa fez um DVD e me entregou onde consta todo o registro fotográfico do trabalho efetuado. Só não desmontamos na época o painel. Fica a dica.

Valeu Vinicius!

Vou procurar essa manta-asfáltica aluminizada aqui e pedir pro cara fazer o mesmo. Manta asfáltica aluminizada + feltro. Por enquanto vou arrumar/isolar só o teto que tá soltando.

Não sinto tanto calor assim vindo do "túnel de transmissão" (tem um carpete lá desde quando comprei e acho que tem segurado a onda de boa...rsrs) e a entrada de água por enquanto é um charme...rsrs

Abs

Wald

marcelorfigueiredo
15/08/2013, 08:21
Prezados ,

EVA , Manta asfáltica , com certeza são barreira ao calor e ruido , mas longe de serem projetados apenas para este fim .
Hoje existem materiais que são projetados para esta finalidade , ainda não coloquei na viatura , mas achei muito interessante os produtos desta empresa : Artcustic (http://www.artcustic.com.br/) .
Tem um produto que é usado para embarcações ( casa de maquinas ) onde calor , ruido e água estão presentes .

Abraços

batiati
15/08/2013, 09:10
Isolamento térmico e vedação contra água e poeira é muito mais fácil de fazer do que o isolamento acústico.

Para se fazer um isolamento acústico, precisa estudar corretamente as fontes de som (motor e transferência) e aplicar o material correto que seja reflexivo e absorvente àquela frequência e amplitude sonora.

Se a gente sair colocando manta asfáltica e outros isolantes "de orelhada" é bem possível que se consigamos fazer um excelente isolamento apenas da cabine pra fora, mas não do motor pra dentro. Ou seja, se você colocar o som alto dentro do carro, não vamos ouvir nada do lado de fora, mas o som do motor e transmissão continuará invadindo a cabine.

Eu estou tentando fazer algo de isolamento na minha 90tinha, mas com ênfase reduzir poeira/água/calor e sons de "grilos".
Abs!

Waldmartins
15/08/2013, 10:16
A minha idéia, por enquanto, é apenas isolante térmico no teto. E pelo o que percebi, o feltro já é o suficiente. Na verdade nem sinto tanto calor assim na VTR, mas pode ser pq comprei ha pouco tempo e andei com ela de verdade só no final de abril...mas já peguei temperaturas externas na casa dos 32 graus e não "morri":chorandoderir:

Vou fazer esse serviço com feltro mesmo porque acho que o preço tá bom. Atualmente estou mais "econômico" optando por ajustes e manutenções mais funcionais na VTR. Os UPGRADE visando mais "conforto" e aproximando mais a VTR de um carro de passeio vai ficar pra mais tarde. Ainda tem algumas coisas prioritárias a ser feito nela que preciso guardar uma reserva $$$

Abs

Wald

vwinit
15/08/2013, 23:19
Wald e Renato, comprei em uma loja de ferramentas. Em materiais de construção tbm pode ser encontrado. Optei pela Vedacit.

Tem um tópico do que fiz na minha viatura.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/104173-isolamento-da-cabine-defender90-poeira-calor-agua-barulho-diy-manta-asfaltica.html

Na ocasião preguei um pedacinho dentro do cofre do motor para "testes"... Tudo certo.
Como o João já confirmou, fomos e voltamos para Ushuaia e o treco tá lá novinho!! :concordo:

renato vieira
16/08/2013, 08:37
Hailton, obrigado pela informação.

Agora sei qual a boa. A ruim já conhecia.
Para uma próxima oportunidade, já tenho a marca.
Quanto ao teu tópico, li de cabo a rabo. Parabéns pelo serviço.

Abraço

Leandro Lucio
28/08/2013, 19:03
Para o isolamento térmico no teto o feltro é suficiente e ajuda um pouco, já no capô do motor não adianta nada, seja qual material for, tanto p/ isolamento acústico como térmico, pois a parede de fogo do motor não tem forração nenhuma, já internamente qualquer forração que se usar e não removível vai acumular umidade e provocar corrosão a médio e longo prazo, este é um carro feito p/ se lavar de mangueira por dentro e por fora, por isso não tem forração interna.

Msrezende
28/08/2013, 23:36
Preciso consertar o forro da minha 90 que comecou a soltar.... Alguem indica capoteiro pra isso aqui no rj ou niteroi?

Waldmartins
03/10/2013, 09:46
Ressuscitando aqui...

o forro da parte da frente tá soltando e tenho que trocar tb. Eu fui ver com mais detalhe e vi que diferente da parte traseira, parece que na frente tem tipo uma "casca de ovo" (já li isso em algum lugar aqui...:pensativo:) ou uma espécie de isolante...não sei.

Alguém sabe me dizer o que é isso?

433534
433535

Abs

Wald

vwinit
03/10/2013, 11:03
Parece que apenas soltou o tecido da "casca de ovo". Só mandar colar no capoteiro.

Este é uma material duro e bem leve. Na reforma do meu carro teve que tirar tudo do lugar, lixar, passar um produto líquido, lixar novamente e assim ficou "novo" de novo a "casca de ovo".
Depois o cara trocou todo o tecido e colou (parece cola de sapateiro).
Bastou montar e parecia que tinha comprado outro carro da cabeça pra cima! rsrsrsrrsrss

Se o tecido aí estiver novinho, só colar novamente.

*Mas veja se não tem infiltração. Se for o caso, vai encharcar e estragar aos poucos a "casca".

Waldmartins
03/10/2013, 12:26
Hum...

algumas dúvidas Hailton:

1) como sabe se tem infiltração? Tem que tirar o tecido todo?

2) Em todos os capoteiros que fui, disseram que tem que trocar esse tecido pq ele "encolheu" e não dá mais pra colar...

3) essa casca de ovo é isolante térmico ou preciso colocar uma manta asfáltica aluminizada ou um feltro (por exemplo) tb nessa parte?

Abs

Wald

vwinit
03/10/2013, 14:55
Esta casca é um acabamento. Todos os carros praticamente utilizam algo semelhante.

Para isolar o calor por exemplo, pode aproveitar e colar manta asfáltica no teto.

Para saber se tem infiltração é só passar a mão ali e saber se está molhando numa chuva por exemplo.

Tem um parafuso no teto solar que costuma fazar. Se for o caso, resolva primeiro antes de reformar o tecido.

De qualquer forma não deve ficar caro tirar tudo e recolocar novinho. O cara troca inclusive presilhas quebradas se existirem...

Abraço!

maxrabelo
26/11/2013, 18:12
Pessoal, estou pensando em melhorar a vedação da defender, ja comecei a retirar a tapeçaria que o dono antigo fez, em vinil parecido com o que o Vinit fez neste topico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/104173-isolamento-da-cabine-defender90-poeira-calor-agua-barulho-diy-manta-asfaltica.html

Porém observei que haviam muitos pontos de entrada de agua e poeira, pois o vinil foi colocado direto sobre a carroceria, sem nenhum isolamento por baixo.

Mesmo o vinil eu imagino que dificulte a limpeza, pois diversas partes ficam coladas à carroceria.
Conheci um produto chamado Poliuréia, que é aplicado quente na forma spray, e forma uma proteção plástica aderida sobre a lataria, com isolamento térmico, acustico e melhorando a vedação. Penso em utiliza-lo no interior de toda carroderia, abaixo da linha das janelas.
Existe uma empresa em Goiânia que faz este serviço, o site deles é o http://www.customlinings.com.br (http://www.customlinings.com.br/).

Para facilitar a limpeza, penso em colocar apenas tapedes de eva 10mm com borracha 1mm colada por cima, formando peças facilmente removiveis.

Alguem conhece este produto?
Apenas o revestimento em poliureia e os tapedes de EVA+Borracha garantem bom isolamento acústico?

Antes de aplicar a poliuréia vou desmontar tudo aplicar removedor de ferrugem e lixar os pontos de ferrugem. Qual tinta pode ser aplicada sobre os lugares lixados, para evitar a proliferação da ferrugem?

Abçs

Max

batiati
27/11/2013, 08:26
Alguem conhece este produto?
Apenas o revestimento em poliureia e os tapedes de EVA+Borracha garantem bom isolamento acústico?

Antes de aplicar a poliuréia vou desmontar tudo aplicar removedor de ferrugem e lixar os pontos de ferrugem. Qual tinta pode ser aplicada sobre os lugares lixados, para evitar a proliferação da ferrugem?
Max

Oi Max,
Eu quase apliquei um produto similar, o Rhino Linings Rhino Linings Brasil (http://www.rhinolinings.com.br/)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/112435-alguem-usa-rhino-linings-na-defender.html

Fui conhecer mais sobre o produto e li diversos relatos que quem usou, tanto lá fora quanto no Brasil.

O negócio parece ser realmente muito bom, resistente e com ótimo acabamento. O único problema que me fez desistir foi exatamente a principal vantagem dele: Uma vez aplicado não tem como tirar, não volta atrás! Imagine se no futuro eu quisesse desmontar a lata toda pra uma reforma geral, ou até mesmo a troca de alguma parte por conta de um acidente qualquer (toc toc ... bate na madeira). Ou seja, na minha opinião pra aplicar em peças "mono-bloco" como uma caçamba de pickup é muito bom. Mas pra aplicar num conjunto como no interior da Defender, não me pareceu bom negócio.

Eu optei por repintar o assoalho da defender, lixando os pontos de ferrugem (onde é aço como quadro de portas e nos pés no do motorista e carona) e tratando com fundo galvanizador. Depois foi a tinta.
O isolamento me concentrei apenas contra poeira e algo contra calor; isolamento acústico me pareceu utopia!
Todos os isolamentos que estou aplicando estão sendo feito de fora pra dentro, colado no assoalho não vai ter nada justamente para facilitar a manutenção.

Abraços

maxrabelo
28/11/2013, 12:42
Batiati, também pensei muito nisso que você falou...
Várias peças do assoalho são rebitadas, aí realmente poderia ser um problema..
As partes que são parafusadas, ou possiveis de serem retiradas eu aplicaria o produto individualmente

Fico com receio de somente a pintura ser muito frágil, susceptível a riscos e necessitar de manutenção em pouco tempo.
E aquele produto que o pessoal chama de batida-de-pedra? Em uma futura manutenção seria removido com menor dificuldade ( o que não seria propriamente fácil, kkk)

A chapa do assoalho dos bancos de trás eu também vou colocar manda asfaltica aluminizada autocolante. Também penso em colocar na parede corta fogo, uns 5 cm acima do nível do assoalho.

Manta em todo assoalho eu não animo muito não...

Não sabia que o pessoal chamava esse produto de Rhino Linings, o nome da empresa que aplica o produto.
Me pareceu que quem aplicou gostou. Será que em uma futura manutenção não tem jeito mesmo de tirar o produto?

Vamos pensando, help please, rsrs

Oi Max,
Eu quase apliquei um produto similar, o Rhino Linings Rhino Linings Brasil (http://www.rhinolinings.com.br/)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/112435-alguem-usa-rhino-linings-na-defender.html

Fui conhecer mais sobre o produto e li diversos relatos que quem usou, tanto lá fora quanto no Brasil.

O negócio parece ser realmente muito bom, resistente e com ótimo acabamento. O único problema que me fez desistir foi exatamente a principal vantagem dele: Uma vez aplicado não tem como tirar, não volta atrás! Imagine se no futuro eu quisesse desmontar a lata toda pra uma reforma geral, ou até mesmo a troca de alguma parte por conta de um acidente qualquer (toc toc ... bate na madeira). Ou seja, na minha opinião pra aplicar em peças "mono-bloco" como uma caçamba de pickup é muito bom. Mas pra aplicar num conjunto como no interior da Defender, não me pareceu bom negócio.

Eu optei por repintar o assoalho da defender, lixando os pontos de ferrugem (onde é aço como quadro de portas e nos pés no do motorista e carona) e tratando com fundo galvanizador. Depois foi a tinta.
O isolamento me concentrei apenas contra poeira e algo contra calor; isolamento acústico me pareceu utopia!
Todos os isolamentos que estou aplicando estão sendo feito de fora pra dentro, colado no assoalho não vai ter nada justamente para facilitar a manutenção.

Abraços

batiati
28/11/2013, 13:21
As partes que são parafusadas, ou possiveis de serem retiradas eu aplicaria o produto individualmente

Fico com receio de somente a pintura ser muito frágil, susceptível a riscos e necessitar de manutenção em pouco tempo.
E aquele produto que o pessoal chama de batida-de-pedra? Em uma futura manutenção seria removido com menor dificuldade

Cara pelo que li, o produto não risca nem "esfarela", pode ser usado em caçambas que vão receber cargas com atrito como pedras e madeira. Mas é lógico, depende da espessura aplicada, se não me engano tinha 3 opções de espessura disponível, outros colegas aqui do fórum que aplicaram poderão falar melhor (inclusive sugiro continuar esse assunto lá no outro tópico de Rhino Linnings)

Nos casos de insatisfação que ouvi falar, cheguei à conclusão que foi por "orelhada" do aplicador. Onde o plástico começava a se desgrudar da peça, por falta de limpeza prévia talvez. Um risco que podemos correr também.

O fato é que a aplicação é sem volta, e mesmo que descasque e se solte nunca será removido 100%, a única manutenção viável depois é a reaplicação do produto novamente.

Se você confia na empresa que vai aplicar e não se incomoda em vulcanizar as peças arrebitadas numa só parte, vai fundo, pois o acabamento e praticidade são realmente animal. Principalmente sobre alumínio que não tem risco de ferrugem e o plástico protege ele do contato nocivo com o aço.

As dicas que levantei foram:

- Veja como eles preparam a peça: Métodos químicos ou mecânicos (lixadeira) ... dê preferência à lixadeira
- Existe a aplicação à quente e à frio ... dê preferência à quente
- Procure um instalador com experiência no serviço que você procura ... se o cara é expert em caçambas, o interior do veículo poderá ser um desafio e tanto pra ele.
- O quanto mais desmontado você levar o veículo, melhor e mais rápido o serviço fica ... remova bancos, painel, plásticos, etc.

Algumas coisas que andei vendo na época:

Rhino line floors ? Good idea or bad idea? - Jeep Wrangler Forum (http://www.wranglerforum.com/f290/rhino-line-floors-good-idea-or-bad-idea-127131.html)
rhino liner OR line-X bedliner? - Topix (http://www.topix.com/forum/city/rolla-mo/TQ3SBBP19D38V1I1P)
Say NO to Rhino Liner, or you will regret it - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=yTCUXpTcfwE)

Abraços

GLMedina
30/11/2013, 21:59
Comecei a isolar a viatura com a manta asfáltica aluminizada. Está ficando bom, parece. Desmontei o painel todo e coloquei na parede corta fogo. Agora estou isolando o assoalho.
Comprei a manta em uma loja de material de construção (150 pratas um rolo de 45 cm x 10 mts). Estou pensando em usar tb no teto. No motor não. O barulho dela não me incomoda, pelo contrário!

Waldmartins
01/12/2013, 16:48
Galera,

Várias dúvidas.

Achei EVA aqui na cidade onde moro por R$ 20,00 o metro (largura 1,20m). É isso mesmo? Tá caro? Tá barato? Não faço a menor idéia do preço disso.

Outra coisa, quantos metros seria necessário para cobrir o teto da VTR (90tinha)?

Será que para isolamento térmico é melhor EVA ou Manta asfáltica aluminizada?

Valeu!

Abs

Wald

batiati
01/12/2013, 18:07
Será que para isolamento térmico é melhor EVA ou Manta asfáltica aluminizada?

Wald,
Eu fiz a seguinte salada:

Para isolamento térmico da parede corta-fogo eu tirei o painel e usei uma manta térmica aluminizada. Tem um produto similar em lojas de camping. Eu comprei numa loja especializada em tecidos, plásticos e espumas.

Forro Manta Térmica Aluminizada Valor Por M² - R$ 20,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-519739884-forro-manta-termica-aluminizada-valor-por-m-_JM)
Isolante Termico Eva Aluminizado - R$ 20.53 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/3202/33/338/isolante-termico-eva-aluminizado)

Por dentro do capô, é melhor outro produto mais resistente como o feltro aluminizado ou a manta asfáltica, mas pra fazer um serviço 100% bom ali teria que desmontar tudo que vem rente à parede... ainda estou estudando isso.

Forro Manta Térmica E Acústica Valor Por M² - R$ 50,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-520353536-forro-manta-termica-e-acustica-valor-por-m-_JM)

O EVA puramente não é pra isolamento térmico, só contra entrada de poeira. Eu usei ele como amortecedor para evitar grilos entre peças aplicando sob a fixação dos bancos por exemplo.

A manta asfáltica ela não é tão boa no isolamento térmico, ela é aluminizada o que impede troca brusca de calor entre os lados, mas a camada asfáltica não é tão boa quanto a manta térmica própria pra isso. O ponto positivo dela é a resistência e rigidez que confere à peça onde está aderida sendo ideal para o teto, além é claro da facilidade de instalação (aquilo é viciante).
Eu usei manta asfáltica de fora pra dentro tampando todos os furos da carroceria, dentro das portas e pretendo usar no teto logo logo.

Abraços

Troller-a-vista
01/12/2013, 18:53
Vou dar meus 2cents sobre o causo... Se ajudar ótimo, senao...

No mundo do som automotivo, usamos muito todos os materiais expostos: manta, eva, espuma, feltro, entre outros. Cada um tem sua utilização e resultado final.

A manta: a manta é utilizada para duas finalidades básicas: controlar a temperatura geral e aumentar a rigidez da lataria. Explico: a lata vibra e cada vez que vibra tende a aumentar drasticamente todos os barulhos e a reverberar, ou seja, quanto mais rígida ela for melhor, como não podemos soldar placas de aço , então a idéia é amortecer essas vibrações ou ondas de propagação, como a manta é meio maleável e meio dura, ela aumenta a rigidez e acaba por amortecer essas ondas vibratórias, amenizando o barulho. No caso do som automotivo, ela tb é usada pra vedar buracos e nao deixar a lataria estufar com as batidas do auto falante. A manta aluminizada é térmica, desde que em contato com o calor, como ela está longe do motor e abafada pela lateria a temperatura é um fator secundário, ainda que existente. Se ela for colocada no cofre do motor voltada para o motor, ou sobre o teto (e isso ninguém faria obviamente) esse controle de temperatura seria de fato ocorrido, na prática diferença é pouca.

O feltro: o feltro é um ótimo material isolante de ruídos, por ser felpudo e cheio de ar, cria uma barreira natural para ruídos e consequentemente, para a temperatura do motor. O resultado é abafar o som em volume. Mas é grosso e muitas vezes ineficiente.

O EVA: o EVA é um excelente material isolante sonoro e em grande quantidades da pra fazer uma barreira térmica. Só que quando aquece ele se torna um propagador de temperatura, ou seja, eqto esta frio é muito bom, quando aquece ele continua esquentando um bocado de tempo...

Pq então usam todos juntos?

A manta tem diversas gramaturas, em geral, abaixo dos 0.4 ou 0.5 cm, pesa pra caramba, uma boa isolação precisa de ao menos 0.6cm pra surtir um efeito drástico, mas usar 0.6cm requer além de muito dinheiro, muito peso extra, ninguém quer peso extra no carro, em especial nas portas e no teto, onde vc altera o centro gravitacional do carro, isso pode ser perigoso. Por isso, usamos a manta em quantidade nas colunas e no assoalho. Já em portas normalmente o pessoal usa uma ou duas folhas de manta na chapa interna e mais uma folha de manta na chapa externa (perto do forro da porta) pra vedar os buracos existentes. No teto, usa-se normalmente uma manta de gramatura 0.3 para não pesar tanto.

O feltro é relativamente barato e sabendo usar, não irá deixar o carro uma bigorna, mas ainda assim acrescenta peso ao mesmo. Por isso é muito usado em portas e no teto (mais no teto pra ser sincero) e também usado entre o painel e o corta fogo pois o feltro é facil de ser empurrado pra dentro (a manta é horrivel de aplicar e o EVA se cair vai ficar trepidando e judiando dos fios).

O EVA é um material um pouco mais caro, pesado e dificil de encontrar em placas finas (usa-se abaixo de 0.3cm), normalmente colocado entre as camadas de feltro e espuma, pois o peso dele aperta o feltro ou entre a manta e o feltro. Dificilmente usa-se EVA nas portas ou no teto por causa do peso e pelo preço. Usa-se placas de eva normalmente no assoalho (e nao no tunel central pois sua moldagem é complicada, deixaria o visual do carpete feio).

Por fim, coloca-se uma finissima camada de espuma, simples, dessas de tapeceiro antes de completar com o carpete. A espuma além de nivelar todo enchimento, ajuda no som e na temperatura mas como é muito fina, o resultado disso muitas vezes é contestável. A grande vantagem na minha opinião é vc entrar no carro, colocar os pés e sentir que o chão está macio, parece besteira mas não é. Dá sensação de carro de nível de BMW, mercedes,rolls royce etc. É um mimo barato de fazer e que te da um bom resultado.

POr fim, coloca-se o revestimento original.

A soma disso tudo, além de aumentar bem o peso do carro é literalmente isolar os ocupantes do resto do mundo. Isso é perigoso pois voce não vai ouvir o som de fora, por exemplo de motos, carros, ambulancias, pedestres, nada. Fica muito silencioso, uma delicia por exemplo na chuva é empolgante se isolar do mundo mas perigoso tb. Por outro lado, vc elimina chateação, calor, barulho etc, pode ser um excelente anti-stress no transito! Quem coloca adora!

Pra finalizar, um bom servico tb é feito colocando-se espuma ou manta nos forros das portas pra evitar barulhos e rangidos, além de recobrir fios do painel e do som com carpete, assim eles nao ficarão raspando . Idiotice? Frescurite? Que nada! Se vc agora vai ter silencio, qualquer barulhinho vai parecer uma banda de heavy metal ! Aquilo que vc nunca ouviu antes pq era abafado pela rodagem, motor, etc, agora vai aparecer e com um volume absurdo! Então é aquilo, vai fazer, faz direito.

Waldmartins
02/12/2013, 00:20
Wald,
Eu fiz a seguinte salada:

Para isolamento térmico da parede corta-fogo eu tirei o painel e usei uma manta térmica aluminizada. Tem um produto similar em lojas de camping. Eu comprei numa loja especializada em tecidos, plásticos e espumas.

Forro Manta Térmica Aluminizada Valor Por M² - R$ 20,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-519739884-forro-manta-termica-aluminizada-valor-por-m-_JM)
Isolante Termico Eva Aluminizado - R$ 20.53 na LojadoMecanico (http://www.lojadomecanico.com.br/produto/3202/33/338/isolante-termico-eva-aluminizado)

Por dentro do capô, é melhor outro produto mais resistente como o feltro aluminizado ou a manta asfáltica, mas pra fazer um serviço 100% bom ali teria que desmontar tudo que vem rente à parede... ainda estou estudando isso.

Forro Manta Térmica E Acústica Valor Por M² - R$ 50,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-520353536-forro-manta-termica-e-acustica-valor-por-m-_JM)

O EVA puramente não é pra isolamento térmico, só contra entrada de poeira. Eu usei ele como amortecedor para evitar grilos entre peças aplicando sob a fixação dos bancos por exemplo.

A manta asfáltica ela não é tão boa no isolamento térmico, ela é aluminizada o que impede troca brusca de calor entre os lados, mas a camada asfáltica não é tão boa quanto a manta térmica própria pra isso. O ponto positivo dela é a resistência e rigidez que confere à peça onde está aderida sendo ideal para o teto, além é claro da facilidade de instalação (aquilo é viciante).
Eu usei manta asfáltica de fora pra dentro tampando todos os furos da carroceria, dentro das portas e pretendo usar no teto logo logo.

Abraços

Batiati,

deixa eu ver se eu entendi...rsrs

Estou querendo usar algo como isolante térmico (APENAS) no teto da minha 90tinha. Vc usou manta asfáltica adesiva aluminizada em algum lugar ou só essa manta térmica?

Se usou a manta asfáltica adesiva aluminizada, poderia me dizer se é fácil de manusear e quantos metros vc utilizou para o teto da sua 90tinha?

Valeu!

Abs

Wald

batiati
02/12/2013, 07:58
Estou querendo usar algo como isolante térmico (APENAS) no teto da minha 90tinha. Vc usou manta asfáltica adesiva aluminizada em algum lugar ou só essa manta térmica?

Se usou a manta asfáltica adesiva aluminizada, poderia me dizer se é fácil de manusear e quantos metros vc utilizou para o teto da sua 90tinha?

Então, como o colega confirmou no post anterior com excelentes detalhes, a manta asfáltica faria MAIS efeito se fosse aplicada EM CIMA DO TETO :confused: coisa que obviamente ninguém faria ... por dentro do teto o feltro aluminizado é mais eficiente, mas (sempre tem um mas) a manta asfáltica dá uma rigidez incrível ao teto do Land, acaba com aquele barulho de teto-de-barraca-de-feira quando está na estrada. Então eu não coloquei ainda, mas vou colocar manta (a de 0.3) ... se aplicar os dois juntos aí sim deve dar um resultado legal :pensativo:

Por dentro das portas eu usei a manta também, também com objetivo aumentar a rigidez. É bom considerar o peso extra antes de sair aplicando a manta, ela é realmente bem pesada.

A manta que precisa de fogo pra grudar é ruim de trabalhar, mas a auto-adesiva é muito fácil de aplicar (como disse é viciante), só cuidado pra não aplicar errado pois pra tirar só molhando com querosene. Quanto à metragem, tem que medir pra ter certeza. A manta se compra por metro linear em rolos com largura de 10cm, 15cm, 20cm, 30cm, 50cm, 80cm, etc ... pro teto vou procurar maior largura possível pra melhorar a rigidez.

Abraços

Waldmartins
02/12/2013, 09:11
Então, como o colega confirmou no post anterior com excelentes detalhes, a manta asfáltica faria MAIS efeito se fosse aplicada EM CIMA DO TETO :confused: coisa que obviamente ninguém faria ... por dentro do teto o feltro aluminizado é mais eficiente, mas (sempre tem um mas) a manta asfáltica dá uma rigidez incrível ao teto do Land, acaba com aquele barulho de teto-de-barraca-de-feira quando está na estrada. Então eu não coloquei ainda, mas vou colocar manta (a de 0.3) ... se aplicar os dois juntos aí sim deve dar um resultado legal :pensativo:

Por dentro das portas eu usei a manta também, também com objetivo aumentar a rigidez. É bom considerar o peso extra antes de sair aplicando a manta, ela é realmente bem pesada.

A manta que precisa de fogo pra grudar é ruim de trabalhar, mas a auto-adesiva é muito fácil de aplicar (como disse é viciante), só cuidado pra não aplicar errado pois pra tirar só molhando com querosene. Quanto à metragem, tem que medir pra ter certeza. A manta se compra por metro linear em rolos com largura de 10cm, 15cm, 20cm, 30cm, 50cm, 80cm, etc ... pro teto vou procurar maior largura possível pra melhorar a rigidez.

Abraços

Esse MAS a mais sempre me deixa na dúvida...rsrsrs

Pela facilidade (por causa da minha pouca prática com DIY) eu iria de manta com feltro, MAS por essa rigidez, eu iria de manta asfáltica... :pensativo:

Eu odeio o teto balançando (o meu balança só o lado direito e com a janela do carona fechada e a minha aberta) e isso está pendendo na decisão. Mas estou imaginando a posição "ingrata" de se fixar isso no teto sem a chance de erro...ou melhor, podendo errar mas com o peso de errar e ter um trabalho dobrado pra retirar.

Uma outra pergunta.

A parte da frente do teto da minha VTR tem um "acabamento" (sei lá o que é) embaixo do forro. Tipo que não aparece o teto da VTR igual na parte de trás. A sua tem isso? Sabe o que é aquilo? Dá pra tirar ou mando a manta asfáltica por cima daquilo?

Uma foto...tá ruim...se precisar tiro outra melhor.

441573

Valeu!

Abs

Wald

petcho
02/12/2013, 09:28
Wald, tanto a 90 como a 110 aqui de casa tem esse material ao longo de todo o teto, é só tirar as presilhas que ele sai sim,

pq você nao coloca uma camada de manta asfáltica pra aumentar a rigidez e depois uma camada de feltro pra isolamento térmico??

Abraço, Pedro

batiati
02/12/2013, 09:40
Wald,
Isso tá parecendo a famosa casca-de-ovo. O tecido é colado nela, mas às vezes se desprende e viram peças separadas.
Você tem que tirar ele sim e aplicar a manta diretamente sobre a chapa.

Pra mim o isolamento térmico é secundário nesse caso, pois as janelas deixam passar bastante calor, não sei na prática se teríamos uma diferença perceptível aplicando feltro no teto. Mas quando eu for fazer, vou ver se é possível aplicar apenas algumas faixas de manta em pontos estratégicos (para reduzir o peso mas mantendo a rigidez) e fazer um sanduíche de feltro entre o teto e a casca de ovo; Assim teria o melhor dos dois mundos.

Pra colar esse tecido de volta na casca de ovo tem a tal da cola de contato Spray da 3M, é cara pra burro e difícil de achar mas faz de você um verdadeiro profissional da tapeçaria. Cuidado pra não enrugar tudo.

Abraços.

batiati
02/12/2013, 09:47
Segue o link que me inspirei pra fazer o trabalho no interior do 90
Australian Land Rover Owners - View Single Post - Around Australia Touring Defender Build (http://www.aulro.com/afvb/1693726-post1.html)

Esse cara é bom, tem várias coisas dele nesse site
Abs

petcho
02/12/2013, 09:53
Wald,
Isso tá parecendo a famosa casca-de-ovo. O tecido é colado nela, mas às vezes se desprende e viram peças separadas.

Pra mim o isolamento térmico é secundário nesse caso, pois as janelas deixam passar bastante calor, não sei na prática se teríamos uma diferença perceptível aplicando feltro no teto. Mas quando eu for fazer, vou ver se é possível aplicar apenas algumas faixas de manta em pontos estratégicos (para reduzir o peso mas mantendo a rigidez) e fazer um sanduíche de feltro entre o teto e a casca de ovo; Assim teria o melhor dos dois mundos.

Pra colar esse tecido de volta na casca de ovo tem a tal da cola de contato Spray da 3M, é cara pra burro e difícil de achar mas faz de você um verdadeiro profissional da tapeçaria. Cuidado pra não enrugar tudo.

Abraços.

Batiati,

acredito que a diferença é sim perceptível principalmente pra quem tem o teto de cor escura (não é nosso caso),

tenho um conhecido que transformou a 90 dele em pick-up e não achou essa casca de ovo original pra colocar no teto, cara o teto dele é branco e vc nao imagina o forno que ficava dentro em dias quentes, ai ele colocou a manta e depois feltro com um tecido por cima, nossa a diferença e muito grande

Abraço

Waldmartins
02/12/2013, 10:30
Wald,

Abraços.

Pois é Pedro e Batiati,

acho que o calor na parte da frente do carro é secundário, não por causa da janela, mas acho que o calor maior vem do chão. Fora que com teto solar, eu tenho que usar boné dependendo da hora do dia pra não queimar a careca :chorandoderir:

Estou pensando no custo benefício tb (no meu caso)

Achei um cara que cobra R$ 400,00 para trocar esse forro na frente, limpar e arrumar o traseiro e ainda colocar feltro no teto inteiro. :pensativo: Talvez valha a pena pagar...

Trocar o forro da frente eu não teria essa habilidade e material pra fazer isso. Então eu teria que levar nesse cara. Eu mesmo poderia colocar a manta asfáltica no teto, mas pelos meus cálculos, eu vou gastar em torno de R$ 200,00 que é quanto o cara cobra para colocar o feltro. Ou seja, não seria economia nenhuma...só seria pelo prazer de fazer. Mas no meu caso, tempo é dinheiro e eu iria demorar alguns dias fazendo isso... :cry:

Sem contar que no momento minha VTR é o único carro aqui em casa e não posso me dar ao luxo de ficar dias sem ele...

Vou lá nesse capoteiro conversar com ele e ver algumas alternativas (tipo se eu colocar a manta asfáltica atrás, ele me dá um desconto...algo assim)

Valeu demais galera!

Abs

Wald

Troller-a-vista
02/12/2013, 10:43
Nao conheco a land pra dizer se da pra retirar facil ou nao. Mas de qualquer forma, terá que retirar, seja na espatula ou arrancando com os dedos ehehhe

A manta deve estar em contato direto com a lata, preferencialmente sem nenhum residuo entre as duas, portanto, o que nao conseguir sair tente rasgar, esfoliar, arrancar sei la.

A manta asfaltica depois de aplicada se torna rígida, especialmente as aplicadas com fogo ficam realmente duras, mas nao recomendo usar o fogo no carro, é muito complicado, pode destruir a pintura, incendiar ... etc. etc. etc. Utilize as auto colantes. A aplicação é bem facil, retira o filme plastico, cola e passa um rolo por cima (existem rolos especificos pra isso, mas brasileiro é criativo e compra rolo de pintar parede, e retira todo feltro ficando soh o rolo de metal ou plastico e usa assim mesmo.. nao é igual claro, pois o rolo correto vc aperta as reentrancias, os vincos etc, deixando o mais natural possivel mas a gambiarra do rolo de pintar ajuda bem, arrume tb um pedaco de pau pra apertar lugares complicados).

A manta autocolante tem uma cola muito forte, mas é possivel corrigir imperfeicoes rapidamente, sem maiores problemas, mas tendo carinho é quase impossivel realizar grandes cagadas, em alguns lugares terá que corta-la pra preencher espacos ou ter um acabamento melhor.

No caso do teto tremendo, nao tem jeito, terá que por a manta, provavelmente pelo menos 0.5cm de manta ou 0.4 ...

Lembre-se de demarcar todos os buracos obrigatorios onde vao as presilhas , porcas, parafusos, pq refurar uma manta dá trabalho... Portanto, esses lugares tem que ficar expostos.

No teto eu recomendo fortemente o feltro e espuma , pois com o nivel de ruido baixo que vai resultar aquela forracao de papelao e tecido que quase todos os carros tem no teto fica vibrando, roçando, raspando, trepidando e da muita raiva, entao o esquema é deixar sem espaços vazios, assim o forro do teto fica bem preso e sem barulho. No caso das Lands onde o teto é muito plano e sensivel, eu usaria a manta sem receios tb.