Conectar

Ver Versão Completa : Vitara 4 portas 1995 - o que analisar antes de comprar

Ricardo Piovan
14/08/2013, 00:11
Pessoal, minha prima esta comprando um Vitara 4 portas 1995, e me pediu ajuda para avaliação. Tenho certa experiencia com 4x4, mas nunca tive um Suzuki, e como cada vtr tem suas particularidades, gostaria de saber o que analisar fora os itens padrões antes da compra para essa vtr em específico. É um Vitara que nao era usado em trilhas, e sim na cidade. Está 100% original.

Abraço a todos

Rainer 89
14/08/2013, 19:27
Ricardo,

Fora o básico de se avaliar num veiculo de passeio, e as particularidades de todo 4x4, verificar se a tração funciona, se engata com facilidade, etc.
Acho uma boa verificar como esta o sistema de arrefecimento, esses motores 16v tem tendencia a super aquecer. Verifica o fluido do radiador, se esta limpo e no nível. Se puder tire a tampa do radiador e ligue o motor, se jogar água pra sima é que tem algum defeito na junta do cabeçote ou outra parte do sistema de arrefecimento.

Boa sorte!

Dioclecio
14/08/2013, 21:42
Ricardo eu tive um vitara 95, só que 2 portas.
Eu verificaria, além dos itens básicos de qualquer veículo e também 4x4, o câmbio porque se for automatico que é sabido tem manutenção de maior custo. As vezes ao experimentar um veículo para comprar pode passar despercebido algum problema nele.
Abraço

bymarc
14/08/2013, 22:03
Cara,

Tive um sidekick 95 por 5 anos, o que aconselho olhar na viatura é verificar se a luzinha do painel do "check engine" está funcionando, pois quando a injeção tem algum problema tem gente que desliga a lâmpada pra disfarçar o problema. No meu as válvulas sempre apresentavam o barulho típico de requerer ajuste.
Na lataria, a travessa da parte externa do assoalho onde apoia o coxim que fica bem em baixo dos pedais de freio/acelerador tende a apodrecer e o assoalho começa a baixar. Atrás dos plásticos de acabamento da caixa de ar (abaixo das portas) a tendência é apodrecer a lata.

No mais, tenho saudades do jipinho...

Abraço
Marcelo

prgaviaop
15/08/2013, 10:53
Ricardo,

Vou com o Rainer e o Dioclecio no geral e com o Marcelo na Check Engine. Depois de algumas semanas andando no meu foi que notei a falta de acendimento desta lâmpada. Investigando, descobri que ela havia sido retirada e, ao pôr uma no lugar, "nunca mais apagou" por meses até que eu conseguisse sanar o defeito relacionado ao MAP que a viatura tinha.

Ar condicionado funcionando e acabamento em geral também são coisas importantes se sua prima quer um carro pro dia a dia, pois mesmo que pareçam de simples solução, nem sempre o são. As pestanas do 3 portas, por exemplo, só importadas e podem custar mais de mil reais. Não encontramos ainda substituto genérico pra elas. Caso os vidros estejam arranhando quando sobem ou descem, a solução mais barata será trocar o insulfilme com maior frequência.

Estando bom, é uma excelente viatura!

Boa sorte à sua prima

Ricardo Piovan
15/08/2013, 13:47
Obrigado a todos pelas informações !

Vou repassar para minha prima.

Abraços

Ricardo Piovan
15/08/2013, 13:56
Eu achava que o Vitara 95 era carburado. Então é injetado .....

Rainer 89
15/08/2013, 22:58
Todos os 4 portas 1.6 são 16v com injeção multiponto.
O meu é 93 e a injeção é praticamente igual ao dos mais novos.