PDA

Ver Versão Completa : Compra de Engesa (ou reforma)



zenshin
25/10/2005, 21:30
Olá pessoal, tudo bom? Já acompanho esse forum a algum tempo (mais de um ano), e pesquisei muito para escolher o meu primeiro 4x4. Andei em um monte de jipe, conversei com bastante gente, já vi Land 90, Troller, Samurai, Band etc... mas acho que vou morrer num Engesão mesmo hehehe. Quero um engesa com a seguinte configuração:
Engesa F1 (ou F2, se achar)
Motor S4T Plus ou MWM 2.8 TDi
Caixa de câmbio de toyota ou engesa
T-case de toyota, com reduzida
2 diferenciais Dana 44 (Rural?)
Ar condicionado
Direção hidráulica
Capota rígida em fibra
Pneus 33´´ MTR (penso no Black Star Guyane)
Perguntas:
1 - Quanto tempo demoraria para montar um engesão destes, partindo de um, digamos, FI Álcool ou gasolina? Ficarei sem carro enquanto isso, o que é um grande inconveniente para mim.
2 - Compensa pegar tudo do zero, da Cinfel? Vi em outro tópico que com uns 8700R$ compra as ferragens completas. (chassi, carroceria, etc.)
3 - Onde poderia conseguir estes componentes, e quanto em média sairiam?
4 - Visto que o meu problema principal é tempo, prefiro, neste momento, pegar um veículo perto dessas especificações pronto já. Voces conhecem algum? Estou vendo esse do Eliseu, por 36500R$, anunciado aqui no Forum mesmo, mas moro muito longe dele, alguem conhece a viatura?
Eu já to a um ano pentelhando todo mundo desse forum com perguntas assim, mas finalmente tenho a grana para realizar esse sonho, então aguentem só mais um pouco :D
OBS: Disponho de 40000R$ para realizar esse projeto

Muito obrigado,
Marcelo Wiermann

Luiz Antonio
25/10/2005, 21:39
zenshin,

Como vc está corujando a todo esse tempo, deve ter visto, mas em todo caso aí vai, com certeza é um Engesa maravilhoso.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=13317


[]'s sem comissão :concordo:

Oswaldo
26/10/2005, 08:02
Friend,

Olá!

Aqui vai a minha opinião.

Se vc tiver tempo, grana e entender do assunto montar do zero é vantajoso, pois vc pode montar o bichão do jeito que vc quiser. Se vc não entender e dispor do tempo e mesmo assim, vc quiser montar um do zero o indicado é vc encontrar uma empresa que faça todo o trabalho e fechar o pacote. (teve um cara que montou um engesa vermelho assim, mas não disse quanto gastou)

Entretanto, já percebi que a brincadeira sai muito cara. Eu tenho um engesa que estou montando devagarzinho e já consumiu muito tempo e $$$ (quando vou fazer trilha sei que cada centavo valeu a pena) e ainda está muito longe do que gostaria, mas ainda chego lá.

Se vc não dispor do tempo ou quiser economizar a saída é comprar um já pronto. Existem várias boas opções na net, é claro que vc não vai achar o do seu sonho, mas pode chegar bem perto e então vc pode melhorá-lo.


Acho que é isso. Boa sorte e quando tiver com o brinquedo poste as fotos.


Um abraço
Oswaldo

Moreira
26/10/2005, 08:46
Marcelo

Vai aqui minha opinião.
Em fevereiro deste ano, comprei um FII todo desmontado, iniciando a restauração.Tinha motor(mandei retificar) e só.
Gostei do trabalho de garimpar todos os componentes, alguns com mais facilidade e outros mais complexos, porém, o resultado é que vc conhece veículo totalmente.
Eu gostei de reformar ele inteiro, apesar de, na época, não entender quase nada de mecânica, acho que valeu , e, hoje já entendo alguma coisa.
Se resolver reformar e quiser algumas dicas, estou à disposição.

Abraços

Moreira

zenshin
26/10/2005, 09:38
Valeu pelas respostas! Moreira, quanto tempo e grana vc gastou no seu projeto? E como ficou o engesão no final das contas? Posta ai a configuração dele!
Então...se não achar um engesa com essas configurações, to pensando em pegar um "mais ou menos" pronto msm, e ir montando ele com a grana que tenho, ainda mais pq moro longe de Sampa e achar as peças fica difícil. O meu maior medo é ter que mudar o motor + câmbio + transf + eixos, pq, pelo que vi, os componentes são meio difíceis de achar (Dana 44 de rural, S4T Plus, câmbio + t-case de toyota ou S10, etc.), e não tenho a mínima noção de quanto fica e quanto tempo leva pra por.
Por favor, alguem ai que mudou o powertrain inteiro do engesão para diesel sabe me responder essas perguntas?
[]s
MW

hugo.morais
26/10/2005, 11:06
Marcelo,

Se vc olhar os meus carros no frota 4x4 vai ver que eu curto é reforma o carro. Se vc for reformar um engesa vc vai conhecer cada pedaço do carro, todos os defeitos e todas as qualidades. Mas, a brincadeira saí muito mais cara e se vc tem o $$ (o mais difícil :D) é melhor comprar um pronto e não ter aborrecimentos com mecânicos, funileiros, pintores e eletricistas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Meu conselho: Pesquise bem antes de comprar a viatura, se vc não entende de mecânica leve um amigo ou mecânico que entenda bem, pois um engesa tem algumas particularidades que um leigo pode não perceber.

Nessa faixa de preço (40K) vc ainda tem a opção das camper's que são um engesa com roupa de gala e fechado :D No site da camper (www.camper.com.br) tem várias a venda, inclusive com motor MWM 2.8. Se vc se interessar pela camper tem um colega de Sampa vendendo um Show de bola e no preço que vc pode pagar. Ela tem motor MWM 2.8 TDI, freios re-dimensionados, rancho com controle interno, BF 33'' e outras frescuras mais, se ele não desistiu de vender é uma excelente opção :concordo:

[ ]s,

Cesar Rocha
28/10/2005, 20:53
Marcelo, eu tambem já andei dando uma olhada nas peças que a Cinfel tem, o preço já não é mais esse, já tá quase em 10k, mas eu acho que vale a pena, se eu tivesse esse dinheiro que voce tem nem pensava duas vezes, começava do zero, eu só gostaria de saber mais sobre o chassis que a Cinfel faz, se é realmente igual ao dos Engesas. Mas existem otimas opções já prontas, o que pode poupar bastante tempo.

Abraço

zenshin
24/11/2005, 21:13
Pessoal, to vendo de comprar mesmo um Engesa reformado, ou pelo menos parcialmente reformado. No entanto, agora esbarrei em outra dúvida: sempre viajo com 3 ou 4 pessoas no carro, viagens longas (600 a 2000km), e surgiu a questão do espaço interno. No caso do F1, não existe espaço para bagagem, então preciso de um bagageiro. A questão é: da para adaptar (isto é, fica decente) algum bagageiro de teto nas capotas de fibra com o molde Pissoletro? As Envemo são muito difíceis de achar, é a que eu queria (acho o Engesão mais bonito com ela :D ),e sei que para ela tem bagageiro.
Como vcs de F1 fazem com a bagagem? Não gosto daqueles bagageiros que ficam em cima do estepe. Outra coisa: da para carregar 4 pessoas no dia a dia e umas 3 em uma viagem longa dentro do F1? Pergunto pois seu comprimento é menor que o de um Ford Ka. Em comparação com um Palio 2p, por exemplo? Pergunto pois andeis apenas em um F3 aqui da minha cidade (é bem grande), e não tenho noção do F1.

[]s
Marcelo W.

Eliseu
25/11/2005, 07:51
Olá, Marcelo. VC viu pelas fotos que o meu tem capota Envemo, e uso um bagageiro de fabricação própria. Dá para levar motorista + 3 pessoas no dia a dia ou viagem. Quatro, só se for criança, pois ele é estreito na traseira (o banco fica entre os paralamas, limitando à duas pessoas e lugar para os pés também só para dois(tem uma espécie de "buraco" quadrado entre os bancos após o túnel da caixa. Bagagem, quando viajo mais longe e por mais tempo, vai no bagageiro de teto (pretendo comprar um "Tortu-Bag" para fixar no teto para estas ocasiões). Dentro, só umas duas bolsas pequenas sobre os paralamas. Mas garanto que vc vai se divertir muuuuuito mais com um FI do que de Pálio ou Ka. Abraços!

zenshin
25/11/2005, 10:49
Pô ja estava quase comprando um Ford Ka...ia fazer um lift e colocar uns MTR 35´´, ia ficar animal :mrgreen:
Mas valeu pelo insight Eliseu...realmente, a meta é viajar com 3 nego dentro do carro, e 4 só em pequenos deslocamentos do dia-a-dia, de vez em quando (tipo, pegar a galera pra ir no bar 8) ) Então, mas o seu Engesa é um achado, capota da Envemo é meio difícil de achar por aqui (já é difícil achar Engesa hehehe).
Na verdade, acho o F1 o mais bonito e prático dos 3, justamente por ter esse visual "kinder ovo" :D Estou vendo um F2 aqui perto de casa, ta sem capota, caixa de D20 5 marchas(aquela da ZF, com 5a overdrive, alguem opina sobre ela?), reduzida de Toyota e S4TPlus. O problema é que esse ai vai ter que passar muito tempo no estaleiro para ficar do jeito que quero :( (Dana 44 na frente, capota rígida, freio disco nas 4, AC, BAGAGEIRO, etc.) O ideal era partir para um F1 ou F2 já prontinhos (no caso um F1, visto que F2 mais ou menos bom aqui custa o seu apartamento mais um rim, além de ser difícil de achar).
Mas e ai, quanta bagagem vai nesse teto ai Eliseu? Sei que nos Troller o bagageiro é fixo no Santo antônio, através da capota de fibra, é assim no seu também?)

[]s
MW

Eteval
25/11/2005, 13:13
Para os meus dois F1 também mandei fazer bagageiro, e desculpe a falta de modestia, ficou muito bom, firme e com ótima capacidade de carga: :wink:


MUSGÃO: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=13317

brucutu: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14229

Eliseu
26/11/2005, 15:26
Mas valeu pelo insight Eliseu...realmente, a meta é viajar com 3 nego dentro do carro, e 4 só em pequenos deslocamentos do dia-a-dia, de vez em quando (tipo, pegar a galera pra ir no bar 8) ) Então, mas o seu Engesa é um achado, capota da Envemo é meio difícil de achar por aqui (já é difícil achar Engesa hehehe).

Mas e ai, quanta bagagem vai nesse teto ai Eliseu? Sei que nos Troller o bagageiro é fixo no Santo antônio, através da capota de fibra, é assim no seu também?)

[]s
MW[/quote]
Se aí um Engesa é um achado, imagina aqui...com ou sem capota Envemo, simplesmente não tem! :( Existem bem poucos no RS, mais são FII. Qto á fixação, é direto na fibra, com parafuso passante, em 6 pontos, vedados com silicone, por baixo da forração interna. Não sei o peso limite, mas já levei muita coisa, até uns 4 marmanjos de um Jeep quebrado retornaram de uma trilha comigo sentados ali. O volume vc que define, em função da aerodinâmica (também nada preocupante com um motorzinho de 140 cv e torque pra lá de Bagdá he, he, he...). :concordo:

zenshin
26/11/2005, 15:55
Hmmm...interessante. Voce sabe de alguem ai que ta vendendo algum F2?
Outra coisa: estava vendo umas fotos de umas revistas antigas, analisando o Engesa. Em algumas delas aparece uma versão "luxo", com capota de AÇO. Ai comecei a pensar seriamente em fazer uns desenhos baseados nas fotos em medidas do jipe, mandar dobrar e cortar as chapas e fazer uma capota de aço mesmo. Acho que sai até mais barato que achar uma Envemo para comprar. O que vocês acham? Não parece ser nenhuma engenharia de foguetes (o perfil reto e quadrado ajuda muito nesse tipo de serviço). Pedi uma opinião com o pessoal da Cinfel, que já tem certa experiência em fazer ferragens para Engesa, e talvez faça com eles mesmo.

[]s
Marcelo Wiermann

Eliseu
27/11/2005, 11:26
Ô Marcelo, vc é um cara de sorte! :D Já que o meu momentaneamente não está à venda, aqui vai o tel de um dos Classificados de hoje da Zero Hora: 51 36961028. Ano 86 c/capota. Não sei mais nada sobre ele. Abraços!! :concordo:

caducouto
30/11/2005, 01:24
Caro Marcelo, compre pronto porque apesar de todo esse papo de curtir e montar do seu jeito, é muita raiva e muita dor de cabeça.
Tô montando o meu há 1 ano. motor V6 da F250,Dana44 na frente, pneus 35, bloqueio traseiro ensimec,bead lock, DH, Bancos concha, guincho, escape,painel personalizado, etc, etc,etc.
Já gastei 35 pilas e não tem capota nem portas rsrsrs.
Compre pronto que vale à pena. tem alguns no www.webmotors.com.br
o do Paulo Soutello parece ser muito bom.
Boa sorte.

Eliseu
11/12/2005, 16:44
Olá, pessoal. Depois de comprar e usar o Engesa por 2 anos, :D resolvi promover uma "pequena" reforma no meu bruto. Revisei a caixa, com troca dos sincronizados, alternador, motor de partida, guincho, reforma do radiador, do ar condicionado, polimento das rodas e pintura geral, incluindo chassis. Iniciei tirando a carroceria de cima, separação dos paralamas e frente, facilitando o serviço de solda e pintura, e também a retirada dos demais componentes que seriam revisados. Troquei os dois parachoques e substitui dois suportes da carroceria no chassis. Eis algumas fotos. Já começou a pintura. Em duas semanas deve ficar pronto. :dance: