Conectar

Ver Versão Completa : Caixa de ar Vitara

WOT
25/10/2005, 20:03
Antes de começar a quebrar, queria tirar a caixa de ar do meu Vitara, dá p/ tirar, o que tem por trás?
ps: já conheço a caixa de ar de metal da Leles, não estou interessado em colocar, vou colocar estribo mais tarde.
Valeu
Abraço

AlemãoRS
25/10/2005, 22:47
Pode tirar, é só desparafusar, tem lata...só que ao invés de quebrar vai amassar direto a lataria.

Joselito
26/10/2005, 06:46
All

Ou muito me engano ou a caixa de ar é algo que não se consegue tirar, pois ela é incorporada a lataria do veiculo, o que pode ser tirado são os protetores plasticos da caixa de ar, ou não..??? Alguem mais pode esclarecer isto.??

Inclusive na primeira trilha que fiz com meu Sidekick amassei a caixa de ar, falta de estribo, e para minha surpresa quando retirei os protetores as caixas de ar estavam com buracos de ferrugem, que estavam mascarados embaixo das proteções.

[]s

Joselito
Sidekick 1993/94
Barão Vermelho

rbrunato
26/10/2005, 09:44
All

Ou muito me engano ou a caixa de ar é algo que não se consegue tirar, pois ela é incorporada a lataria do veiculo, o que pode ser tirado são os protetores plasticos da caixa de ar, ou não..??? Alguem mais pode esclarecer isto.??

Inclusive na primeira trilha que fiz com meu Sidekick amassei a caixa de ar, falta de estribo, e para minha surpresa quando retirei os protetores as caixas de ar estavam com buracos de ferrugem, que estavam mascarados embaixo das proteções.

[]s

Joselito
Sidekick 1993/94
Barão Vermelho

É verdade Joselito.
O pessoal estava se referindo apenas às "proteções" de plástico.
Se retirarmos as caixas de ar de uma carro, o mesmo se abre pois a caixa é a parte que liga (juntamente com o teto e o assoalho) a parte traseiro do veículo à dianteira.
É uma peça estrutural que não pode ser removida.
Mesma coisa quando vc faz uma gangorra. Em hipotese alguma vc pode abrir as portas, pois neste momento elas passam a fazer parte da estrutura do carro e a reforçam para não deixar o carro se dobrar sobre o morro.

EduPuga
26/10/2005, 10:06
rbrunato,

Geralmente o chassis apoia o carro qdo faz a gangorra no caso o sidekick acontece direto por ser mais longo, antes de passar é bom analisar o terreno senão os protetores vao pro saco.

Joselito
26/10/2005, 10:28
Foi o que aocnteceu comigo... fez o apoio ao passar por uma pedra e detonou a caixa de ar... que inclusive apos a constatação dos podres, estou pensando em mandar fazer ela lisa, sem os suportes das proteções plasticas e ai colocar os estribos, que estão sendo feitos com tubos com paredes de 2,5 MM

Joselito
Sidekick 1993/1994
Barão vermelho

Gasoso
26/10/2005, 11:29
All

[]s

Joselito
Sidekick 1993/94
Barão Vermelho

É isso mesmo... não se tira a caixa de ar naum .... O nome dela deveria ser caixa problemas e ferrugem.... :mrgreen:
A melhor solução que já vi foi arrancar os protetores plasticos refazer tudo com chapa um pouquinho mais grossa.... pra poder RASPAR a vontade... para pancadas acho naum tem jeito naum....
Naum aconselho usar chapa muito grossa.... não existem grandes estruturas para fixar estas chapas... se elas forem muito grossas o que vai empenar é o assoalho e aí o prejuízo é maior....
Para evitar esta porcaria de amassar o melhor mesmo é levantar a viatura e desviar de possíveis problemas.... :wink:

[]s a todos...

WOT
26/10/2005, 12:48
Valeu pesoal, pelo jeito o que aconteceu foi mesmo uma falta de clareza.
Logo estarei tirando as proteções da caixa de ar e colocando o estribo
Obrigado
Abraço

rbrunato
27/10/2005, 07:48
Ontem tirei as minhas "proteções" das caixas de ar e... surpresa!!!
Havia algo com o desenho mais ou menos assim:
___/-------\____ :mrgreen: :mrgreen:

Minha caixa de ar está um meia - lua! :mrgreen:

Lado positivo:
Pelo menos agora eu sei qual o estado dela! rsrsrs

mir000
27/10/2005, 10:52
To só ajuntando a grana pra fazer a lanternagem e colocar a proteção da Leles mesmo... :evil:

Saca só: :parede:

rallgayer
27/10/2005, 12:02
Tendo as caixas de ar amassadas, não tanto quanto as do Rafael, gostaria de saber se é possivel desamassá-las e de que maneira?

Passei por cima de umas pedras, aí amassou tudo (caixa e proteção).

WOT
27/10/2005, 12:17
A galera descobrindo o estado das suas caixas de ar agora, hehehehe
Tô até com medo de tirar a minha
Abraço

equipeminas4x4
27/10/2005, 13:45
Se ainda pretende usar o carro em trilhas, desencana. Essa mérdia amassa só de olhar. Ainda não vi um estribo q consiga proteger isso. Se usa só pra ir no shop´s :mrgreen: :mrgreen: manda numa boa oficina de lanternagem ou funilaria ou sei lá como vcs chamam, q os caras arrumam.

[]´s

mir000
27/10/2005, 15:38
Fala Marcel... Blz?

O problema é que vai forçando a porta pra cima... Aí eu mesmo dava umas pancadas de cima pra baixo pra liberar mais a porta... Agora tá entrando poeira e água por alí... hehe :parede:

O jeito vai ser fazer o serviço completo... Lanternagem + proteção...

[s]

equipeminas4x4
27/10/2005, 16:02
é Rafael,

Neste caso, vai ter q arrumar mesmo. Mas colocar esses estribos que vendem por ae e nada é a mesma coisa. Aquela proteção do Leles parece ser melhorzinha, mas tb tá longe de ser a solução definitiva.

[]´s

mir000
27/10/2005, 16:51
Proteger ali realmente é complicado...

O da Leles com o tempo e com as pancadas, precisa retirar os rebites e colocar uns maiores... Até o dia que os buracos chegarem na porta!!! :mrgreen:

O de tubo acho que perde um pouco do ângulo central (entre-eixos)...

Já vi muito vitarinha preso pelo meio do estribo...

O que acha, o que vc fez pegava muito??? Detalhe que não penso em colocar calço de carroceria... Pelo menos num futuro próximo... hehe. Antes disso vem o calço de 2" na suspensão...

[s]

equipeminas4x4
27/10/2005, 17:10
Até hoje aquele que eu tinha feito foi o que mais deu proteção. Pra vc ter uma idéia foram 2 anos de trilha sem precisar mexer naqueles acabamentos plásticos.

[]´s

mir000
27/10/2005, 18:16
Mas ela era própria pro calço de carroceria de 1,5", não?

Será que sem o calço vai pegar muito???

Não corre o risco de fazer uma alavanca que forçar muito a porta pra cima não??? Já vi um estribo quebrar um daqueles 2 suportes da porta de um vitarinha...

O Luiz deve conseguir fazer um igual, né???

Tem direitos autorais??? hehe :mrgreen:

[s]

equipeminas4x4
28/10/2005, 12:09
Rafael,

Eu fiz depois q os calços estavam instalados. Fiz sobre medida para a altura que tinha lá. MAs dá pra fazer com a carroceria na posição original, só vai ficar o estribo mais baixo um pouco. Não tem direitos autorais não, com certeza o Luiz faz igual, é só levar as fotos pra ele. Postei elas num link um tempo atrás, se não achar, olha no meu álbum que vc acha elas.

[]´s

mir000
29/10/2005, 14:11
Bla, Marcel!

Já encaminhei as fotos pra ele... Valeu

Outra coisa que pensei foi em modificar a proteção da leles...

Ao invez de rebitar em cima e em baixo na caixa de ar, rebita em cima (perto da porta) e leva a chapa até no chassis e fixa lá mesmo... Acho que deve segurar mais...

[s]

equipeminas4x4
31/10/2005, 09:32
De um jeito ou de outro fica preso na caixa de ar o que acaba não resolvendo muita coisa. Mas acho q estas 2 soluções do estribo e dessa proteção resolvem de vez o problema.

[]´s

Brunonofre
30/03/2023, 21:11
Prezados, peço ajuda pia recentemente comprei um vitara 4 portas 97 e fiz cagada. Entre vários problemas de suspensão e diferencial apareceu um que me incomoda mais. A caixa de ar está muito danificada por ferrugem. Muito podre por baixo daqueles apliques plásticos. Entendo que o conserto correto seria comprar e trocar toda a caixa de ar, algo que sairia muito caro e trabalhoso... Pensei em cortar a caixa de ar e soldar um tubo por toda a estrutura e levar braços desse tubo até o chassis. Funcionaria como um rockslider diretamente embaixo da porta. Pergunto: será que daria certo? Quais os possíveis prejuízos ao carro fazendo isso? Alguma outra sugestão para solucionar o problema?

Grato pela atenção