Conectar

Ver Versão Completa : Respiros Bf 161

gpolachini
12/08/2013, 16:50
Pessoal,

Procurei por diversos tópicos porem nenhum conseguiu esclarecer minhas duvidas.

Quantos respiros de oleo tem o Bf 161?
Tem o respiro da tampa de valvula de escape, o respiro da tampa de oleo, existe mais algum?
Em tempo, o meu respiro de oleo da tampa de valvula de escape está na tampa que fica mais perto da parede corta fogo, pelo que vi nas fotos o certo é na tampa que fica mais perto da bomba de gasolina. Isso muda alguma coisa, ou posso manter onde está?
Logo abaixo do carburador, tem um cano que fica sugando ar. O que é esse cano, eu percebi que se eu tampar esse cano o motor morre, sendo assim, acredito que seja uma tomada de ar para o motor, não seria necessário instalar um filtro de ar ali tambem?

OBrigado.

CJ 60
12/08/2013, 21:30
Pessoal,

Procurei por diversos tópicos porem nenhum conseguiu esclarecer minhas duvidas.

Quantos respiros de oleo tem o Bf 161?
Tem o respiro da tampa de valvula de escape, o respiro da tampa de oleo, existe mais algum?
Em tempo, o meu respiro de oleo da tampa de valvula de escape está na tampa que fica mais perto da parede corta fogo, pelo que vi nas fotos o certo é na tampa que fica mais perto da bomba de gasolina. Isso muda alguma coisa, ou posso manter onde está?
Logo abaixo do carburador, tem um cano que fica sugando ar. O que é esse cano, eu percebi que se eu tampar esse cano o motor morre, sendo assim, acredito que seja uma tomada de ar para o motor, não seria necessário instalar um filtro de ar ali tambem?

OBrigado.

Tem o do motor tbm !! e do lado do coletor de escape vai ver q tem um cano saindo pra baixo..

gpolachini
12/08/2013, 22:54
Tem o do motor tbm !! e do lado do coletor de escape vai ver q tem um cano saindo pra baixo..

Esse que tem um cano é o da tampa de valvula de escape. Isso que está me gerando duvidas, se só tem esses dois respiros ou se tem mais algum.

Obrigado.

antonio umino
12/08/2013, 23:23
Bom !!!
Este que vc tampa e o motor morre.... e fica sugando o ar. se for no carburador (parte do carburador pé de ferro) é por onde se faz a entrada de vácuo do avanço do motor pelo distribuidor....
Tem mais um no cabeçote, que é por onde é ligado o motor do limpador de parabrisa, com motor a vácuo, ou usado para instalar o hidrovácuo.......
Fora estes não tem nenhum respiro ou orificio, além da tampa com respiro e da tampa lateral de válvulas de escape...

Ok.
até...

gpolachini
13/08/2013, 00:00
Bom !!!
Este que vc tampa e o motor morre.... e fica sugando o ar. se for no carburador (parte do carburador pé de ferro) é por onde se faz a entrada de vácuo do avanço do motor pelo distribuidor....
Tem mais um no cabeçote, que é por onde é ligado o motor do limpador de parabrisa, com motor a vácuo, ou usado para instalar o hidrovácuo.......
Fora estes não tem nenhum respiro ou orificio, além da tampa com respiro e da tampa lateral de válvulas de escape...

Ok.
até...

Amigo,

É justamente esse do cabeçote, no meu jeep não tem nem limpador a vacuo nem hidrovacuo, sendo assim como faço com ele? Devo colocar alguma coisa ali para filtrar o ar?

Obrigado.

Jacimar
13/08/2013, 05:54
Amigo,

É justamente esse do cabeçote, no meu jeep não tem nem limpador a vacuo nem hidrovacuo, sendo assim como faço com ele? Devo colocar alguma coisa ali para filtrar o ar?

Obrigado.

Bom dia prezados ! pelo que entendi, você tem que colocar um tampão nessa entrada do cabeçote, pois ela é uma entrada falsa de ar, o motor morre porque foi regulado para funcionar com esse excesso de ar . . . se tiver fotos ajudaria a entender se é isso mesmo, um abraço à todos !

eliasFerreira
13/08/2013, 08:27
Na segunda foto, repare que o duto vai lá pra dentro da parede corta fogo, até o limpador a vácuo de parabrisa, que é o meu caso. Ou vai pro hidrovácuo, pra quem tem servofreio. Exatamente como nossos colegas Antônio e o Jacimar disseram.

Se vc não tem nenhum dos dois, então vc tem que fechar, como foi dito, essa entrada de ar, e regular novamente o carbura.
Salvo engano, vc vai precisar de um parafuso/tampão de rosca cônica (NPT) de 1/4. Nossos amigos podem confirmar.

gpolachini
13/08/2013, 11:28
Na segunda foto, repare que o duto vai lá pra dentro da parede corta fogo, até o limpador a vácuo de parabrisa, que é o meu caso. Ou vai pro hidrovácuo, pra quem tem servofreio. Exatamente como nossos colegas Antônio e o Jacimar disseram.

Se vc não tem nenhum dos dois, então vc tem que fechar, como foi dito, essa entrada de ar, e regular novamente o carbura.
Salvo engano, vc vai precisar de um parafuso/tampão de rosca cônica (NPT) de 1/4. Nossos amigos podem confirmar.
É isso mesmo amigo, nesse caso vou tampar essa entrada. E quanto aos respiros do motor são apenas os dois já ditos mesmo?
Obrigado

rochagrola
13/08/2013, 13:32
No meu está tapado. Até onde sei são só esses dois mesmo, se tiver algum gostaria de saber.

Jacimar
13/08/2013, 17:47
É isso mesmo amigo, nesse caso vou tampar essa entrada. E quanto aos respiros do motor são apenas os dois já ditos mesmo?
Obrigado

Boa tarde prezados ! no meu BF também são só 2 respiros, o da tampa de válvulas e o da lateral do bloco . . . o de cima tem uma pequena tela que deve ser lavada ( com querosene ou similar ) e é por ele que o ar "limpo" entra no bloco, o de baixo tem uma forma e posição que quando o Jeep está em movimento há uma pequena sucção através dele, com o Jeep parado a sucção é promovida pela hélice do motor . . . esse é o sistema que era utilizado pelos motores americanos antes do advento do VPC ( ventilação positiva do cárter ), abraço à todos !

gpolachini
13/08/2013, 21:07
Boa tarde prezados ! no meu BF também são só 2 respiros, o da tampa de válvulas e o da lateral do bloco . . . o de cima tem uma pequena tela que deve ser lavada ( com querosene ou similar ) e é por ele que o ar "limpo" entra no bloco, o de baixo tem uma forma e posição que quando o Jeep está em movimento há uma pequena sucção através dele, com o Jeep parado a sucção é promovida pela hélice do motor . . . esse é o sistema que era utilizado pelos motores americanos antes do advento do VPC ( ventilação positiva do cárter ), abraço à todos !
Amigo,
Qual é esse respiro da lateral? Tem como tirar uma foto do local ?

Obrigado

Jacimar
14/08/2013, 08:05
Amigo,
Qual é esse respiro da lateral? Tem como tirar uma foto do local ?

Obrigado

Bom dia prezado ! tirei as fotos mas não estou conseguindo envia-las pelo fórum . . . se puder, me passe seu e-mail que te envio, abraço !

gpolachini
14/08/2013, 08:35
Bom dia prezado ! tirei as fotos mas não estou conseguindo envia-las pelo fórum . . . se puder, me passe seu e-mail que te envio, abraço !

Amigo,

Passe para esse email que eu coloco no forum gpolachini@yahoo.com.br

Obrigado

gpolachini
14/08/2013, 14:03
Caros,

Seguem as fotos que nosso amigo Jacimar tirou do motor do jeep dele:
Como podemos ver nad fotos, temos duas tomadas de vacuo: uma no pé do carburador e outra no cabeçote;
E dois respiros, sendo uma na tampa de oleo do motor, e outra na tampa de valvula de escape.
Sendo assim, duvidas resolvidas.
Obrigado a todos.

Ricardo MG
14/08/2013, 18:39
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/426166d1376498496t-respiros-bf-161-img_20130814_064107.jpg

Quando tinha o BF 161 instalado no meu CJ, eu "virei" o respiro lateral(foto do forista Jacimar) para cima e coloquei uma válvula antichamas ligado no filtro de ar, desta forma eu passava em alagados sem muita preocupação.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/426172d1376498424t-respiros-bf-161-img_20130814_064032.jpg
...para não acontecer de ficar "oleado" na tampa de válvulas eu soldei um tubo na tampa de abastecimento de oleo e "liguei" tb no filtro de ar, melhorou uns 90%...

Fazendo essas mudanças o cheiro de oleo diminuiu quase a zero no interior do CJ.

Abraços