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Ver Versão Completa : Duas baterias: Gerenciador.



MarceloH
12/08/2013, 00:07
Gostaria de saber se alguém utiliza duas baterias com o gerenciador Genesyz Battery Management Systeme se realmente vale a pena ou se existe algum outro mais em conta que faça a mesma coisa.
Obrigado.

scadufax
12/08/2013, 21:53
Marcelo,

o Hailton utiliza 2 baterias com isolador Warn.

veja os posts:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/90745-defender-90-1998-novato-na-area-13.html#post1599506

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/90745-defender-90-1998-novato-na-area-19.html#post1648704

vwinit
13/08/2013, 09:37
Marcelo,

Existem alguns modos para instalação de duas baterias. Vai depender do bolso e do que você precisa ...

Já vi eletricistas instalarem duas baterias apenas utilizando relés e esta é a solução mais barata. Aí alguns dizem que vicia rapidamente, outros que as duas baterias necessariamente devem ser iguais, etc.

Eu optei pela solução prática do isolador Warn. No meu caso foi pensando em custo benefício... É uma peça que recebe a carga do alternador e divide para as bateiras.
Esta peça apresenta um pouco de perda e custei para ajustar. Hoje está tudo certo e as baterias se comportam muito bem.

Esse que você comentou eu não conhecia. Vi no site a imagem e achei bem simples. Parece que é apenas o monitoramento separado delas... Eu faço isso hoje apenas com uma carga (a que sai do alternador). Tenho Amperímetro e Voltímetro instalados (reloginhos Cronomac) e pra mim tá bom já. Como comentei, custo benefício.

Existem equipamentos mais sofisticados para fazer esta configuração. Um que sempre me chamou a atenção é o da IronMan.
Para ter uma idéia do brinquedo, veja:
Kit Duplo de Bateria ? 140 amp - Baterias - Acessórios Uso Geral - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/acessorios-uso-geral/kit-duplo-de-bateria-140-amp.html)

Aí é outro nível, hein!! :concordo:

Abraço!

MarceloH
13/08/2013, 10:59
Esse gerenciador vi ele futucando o site da paddok
PM038 | Genesyz Battery Management System (http://www.paddockspares.com/pm038-genesyz-battery-management-system.html)

agora o isolador que tem no site é
BA2685 | T-Max Split Charge System (http://www.paddockspares.com/ba2685-t-max-split-charge-system.html)

mas com as baterias optima acho que não vai precisar muita monitoração pelo menos nos
primeiros 3 anos.
Sendo a bateria como um coração para carro acho que vale a pena investir um pouco,
é como dar para teu cachorro um pedaço de frango sem sal ou um pedaço de salaminho, sem
duvida vai gostar mais do segundo, vai te agradecer e vai ficar com mais energia.

Camilo JR
21/03/2014, 17:41
Cara, boa tarde.

Agora estou passando por essa fase de ajustar o isolador da Warn.

como vc ajustou ele ? pq nele ta chegando 13.8 mas na baterias ta chegando só 12,9

a perda é tao grande assim ?

abraços



Marcelo,

Existem alguns modos para instalação de duas baterias. Vai depender do bolso e do que você precisa ...

Já vi eletricistas instalarem duas baterias apenas utilizando relés e esta é a solução mais barata. Aí alguns dizem que vicia rapidamente, outros que as duas baterias necessariamente devem ser iguais, etc.

Eu optei pela solução prática do isolador Warn. No meu caso foi pensando em custo benefício... É uma peça que recebe a carga do alternador e divide para as bateiras.
Esta peça apresenta um pouco de perda e custei para ajustar. Hoje está tudo certo e as baterias se comportam muito bem.

Esse que você comentou eu não conhecia. Vi no site a imagem e achei bem simples. Parece que é apenas o monitoramento separado delas... Eu faço isso hoje apenas com uma carga (a que sai do alternador). Tenho Amperímetro e Voltímetro instalados (reloginhos Cronomac) e pra mim tá bom já. Como comentei, custo benefício.

Existem equipamentos mais sofisticados para fazer esta configuração. Um que sempre me chamou a atenção é o da IronMan.
Para ter uma idéia do brinquedo, veja:
Kit Duplo de Bateria ? 140 amp - Baterias - Acessórios Uso Geral - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/acessorios-uso-geral/kit-duplo-de-bateria-140-amp.html)

Aí é outro nível, hein!! :concordo:

Abraço!

Djalma Inoue
22/03/2014, 08:30
Caramba :shock: este negócio é da Nasa kkkkkk pelo preço vai precisar de um cientista para ajustar:semideia.


Cara, boa tarde.

Agora estou passando por essa fase de ajustar o isolador da Warn.

como vc ajustou ele ? pq nele ta chegando 13.8 mas na baterias ta chegando só 12,9

a perda é tao grande assim ?

abraços

CGAUER
22/03/2014, 23:11
Pesquisei muito para meu futuro projeto... Escolhi este.

Add-A-Battery Kit - 120A - Blue Sea Systems (http://www.bluesea.com/products/7650/Add-A-Battery_Kit_-_120A)

Totalmente selado, resistente a maresia e água, super inteligente, permite combinar as baterias para partida, ou desligar tudo numa emergência.

Vou usar também um painel para os acessórios, geladeira, bomba-d'água, etc...

ST Blade Fuse Block - 6 Circuits with Negative Bus and Cover - Blue Sea Systems (http://www.bluesea.com/products/5025/ST_Blade_Fuse_Block_-_6_Circuits_with_Negative_Bus_and_Cover)


Na Amazon:

Amazon.com: Blue Sea Systems 5028 ST Blade Fuse Block with Cover: Sports & Outdoors (http://www.amazon.com/Blue-Sea-Systems-Blade-Block/dp/B000K2MBPA/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1395540564&sr=8-2&keywords=Blue+sea+fuse)

Amazon.com: Blue Sea Systems 120A Add-A-Battery Kit: Sports & Outdoors (http://www.amazon.com/Blue-Sea-Systems-120A-Add-A-Battery/dp/B000RZNP5K/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1395540443&sr=8-1&keywords=Blue+sea+dual+battery+kit)

bello
23/03/2014, 18:22
Pesquisei muito para meu futuro projeto... Escolhi este.

Add-A-Battery Kit - 120A - Blue Sea Systems (http://www.bluesea.com/products/7650/Add-A-Battery_Kit_-_120A)

Totalmente selado, resistente a maresia e água, super inteligente, permite combinar as baterias para partida, ou desligar tudo numa emergência.

Vou usar também um painel para os acessórios, geladeira, bomba-d'água, etc...

ST Blade Fuse Block - 6 Circuits with Negative Bus and Cover - Blue Sea Systems (http://www.bluesea.com/products/5025/ST_Blade_Fuse_Block_-_6_Circuits_with_Negative_Bus_and_Cover)


Na Amazon:

Amazon.com: Blue Sea Systems 5028 ST Blade Fuse Block with Cover: Sports & Outdoors (http://www.amazon.com/Blue-Sea-Systems-Blade-Block/dp/B000K2MBPA/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1395540564&sr=8-2&keywords=Blue+sea+fuse)

Amazon.com: Blue Sea Systems 120A Add-A-Battery Kit: Sports & Outdoors (http://www.amazon.com/Blue-Sea-Systems-120A-Add-A-Battery/dp/B000RZNP5K/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1395540443&sr=8-1&keywords=Blue+sea+dual+battery+kit)


Esta semana eu que comprei um Warn 120A para controlar uma segunda bateria que quero instalar. Que bom que não comprei.
Se me permitir, Clemente, vou aproveitar seu trabalho de pesquisa e vou comprar este que vc está recomendando.
Abs
Sergio

fnandosp
23/03/2014, 21:40
IBS Dual Battery System
ibs-tech.ch: Dual Battery System (http://ibs-tech.ch/en/products/dual-battery-system.html)

bello
24/03/2014, 07:22
Pesquisei muito para meu futuro projeto... Escolhi este.

Add-A-Battery Kit - 120A - Blue Sea Systems (http://www.bluesea.com/products/7650/Add-A-Battery_Kit_-_120A)

Totalmente selado, resistente a maresia e água, super inteligente, permite combinar as baterias para partida, ou desligar tudo numa emergência.

Vou usar também um painel para os acessórios, geladeira, bomba-d'água, etc...

ST Blade Fuse Block - 6 Circuits with Negative Bus and Cover - Blue Sea Systems (http://www.bluesea.com/products/5025/ST_Blade_Fuse_Block_-_6_Circuits_with_Negative_Bus_and_Cover)


Na Amazon:

Amazon.com: Blue Sea Systems 5028 ST Blade Fuse Block with Cover: Sports & Outdoors (http://www.amazon.com/Blue-Sea-Systems-Blade-Block/dp/B000K2MBPA/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1395540564&sr=8-2&keywords=Blue+sea+fuse)

Amazon.com: Blue Sea Systems 120A Add-A-Battery Kit: Sports & Outdoors (http://www.amazon.com/Blue-Sea-Systems-120A-Add-A-Battery/dp/B000RZNP5K/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1395540443&sr=8-1&keywords=Blue+sea+dual+battery+kit)



Eu lembrei que tenho um livro bem legal sobre várias modificações que podem ser feitas no Defender. Lá tem um capitulo sobre o uso de duas baterias. Eles indicam o que seria para eles o melhor sistema de gerenciamento. Adivinha qual eles recomendam? O sistema da Blue Sea. Parabéns Clemente. Vc fez bem a lição de casa.
Abs
Sergio

marcelorfigueiredo
24/03/2014, 09:23
Clemente ,

Ótima dica !

Simples , robusto e sem frescura

Meccano
24/03/2014, 11:02
Bom dia pessoal! Bela dica mesmo! uso um cópia dessa chave seletora embarcada por muitos anos e sempre em ordem.

O unico cuidado dispensado é lambusar com graxa de vez em quando e só.

Se funciona num ambiente tão hostil como o marinho, será perfeito nos nossos Defender.

Abraços...

CGAUER
24/03/2014, 12:29
Um fato importante sobre o kit Blue Sea é o fato dele incluir além da chave um relê inteligente que faz a ponte entre as baterias para que ambas sejam carregadas automaticamente quando o motor está ligado. Não precisa ficar lembrando de unir ou separa as baterias manualmente.

Acho muito importante todos os kits isoladores terem a opção de unir as baterias com máxima amperagem, para garantir uma partida segura ou eventual trabalho prolongado do guincho elétrico, sem derreter o relê; razão pela qual o kit para barcos de até 350HP vem com a chave manual, para uma sólida união das baterias, isolamento ou desligamento total numa emergência ou quando o carro fica muito tempo parado.

O IFS é legal, mas não inclui a chave e tão pouco pode ser submergido.

Assim como este devem existir outros kits, mas esta marca é referência no assunto e esta chave é mais popular que a água do oceano... Qualquer embarcação usa. Quando original, nem mesmo graxa deveria ser necessário, pois todos os materiais usados toleram salinidade.

Abs

Clemente

Waldmartins
26/03/2014, 11:47
caindo de paraquedas aqui...

Recentemente tive um problema de "arriamento de bateria" por deixar a vtr parada por uns 10 dias. Aí veio a idéia de colocar outra bateria...

O cara da autoelétrica me indicou usar o relé com chave. Enquanto a vtr estive ligada, carregaria as duas baterias e quando desligada, apenas uma funcionaria exceto se eu virasse essa chavinha.

Esse sistema que o Clemente postou faria a mesma função?

Outra coisa, o alternador original aguentaria duas baterias?

Ps. Minha bateria atual é de 110ah

Abs

Wald

Waldmartins
26/03/2014, 11:53
Pô...foi mal...não tinha visto a página 2 onde o Clemente explica parte das minhas perguntas...rsrs

Mas essa idéia do cara da autoelétrica funciona tão bem quanto esse blue sea?

Outra dúvida. Posso usar uma bateria de menor amperagem (tipo a do Honda Fit 50Ah) por ela ser mais fina e encaixar melhor no compartimento de baterias?

Abs

Wald

Meccano
26/03/2014, 12:47
Fala Wald, bateria sem fuga não descarrega em dez dias véi! De uma verificada nos contatos ok?

E o guincho da barraca??
Abss!

CGAUER
26/03/2014, 14:00
Wald, quando está tudo ok, mesmo com um alarme (de marca boa), a bateria deveria agüentar até uns 6 meses...

Tem fuga aí, como bem observou o Meccano.

Quanto ao isolador, sim, o sistema da sua autoelétrica funciona... Mas não tem a inteligência e robustez que um sistema adequado tem.

Veja os detalhes e como funciona:

Automatic Charging Relay - An Alternative to Multiple Output Charging Systems - Blue Sea Systems (http://www.bluesea.com/resources/57/Automatic_Charging_Relay_-_An_Alternative_to_Multiple_Output_Charging_System s)

Automatic Charging Relay (ACR) Explained - Blue Sea Systems (http://www.bluesea.com/resources/1366/Automatic_Charging_Relay_%5BACR%5D_Explained)

http://assets.bluesea.com/files/resources/instructions/990170140.pdf


Quanto ao tamanho da bateria, imagine ela sendo uma caixa d'água e o alternador sendo uma bomba d'água. Se você acrescentar uma caixa nova, mesmo que de outro tamanho, maior ou menor, o que muda vai ser o tempo que vai levar para encher a caixa. Ou seja, tudo que muda é o tempo para carregar as baterias, vai demorar mais.

Waldmartins
27/03/2014, 02:49
Clemente e Meccano,

então, eu fui na autoelétrica pra ver isso e não foi encontrada nenhuma fuga. PODE SER que a bateria esteja velha tb. Só comigo já tem um ano e não sei ha qto tempo o antigo dono tinha ela...

Mas seis meses sem dar partida e a bateria pegar num seria um pouco exagerado não!?!?! :shock:

O cara da loja de baterias me disse que a bateria no carro sem dar partida deveria aguentar uns 12 dias... talvez seis meses é aquelas novinhas sem ter sido usadas...:cool:

Bom, se o sistema da autoelétrica funciona, acho que vou optar por ele...com 140 doletas eu consigo comprar a outra bateria de boa...rsrsrs Mas isso são planos futuros para a Expedição para Patagônia no final de 2015

Meccano, desisti do guincho da barraca. Tava forçando demais o bagageiro e consequentemente as calhas onde ele fica preso! Agora uso guincho humano! Chamo meus estagiários para literalmente me darem uma forcinha...rsrsrs

Abs

Wald

CGAUER
27/03/2014, 17:32
Meu deus! 12 dias? O cara não entende nem com o que trabalha....

Sim, meu Defender já ficou parado 4 meses, e pego de primeira. Meu Jimny sempre ficava parado por mais de um mês e sempre pegou de primeira, isso com a bateria dele de 30A, quase bateria de moto...

Um Defender sem alarme, só tem o relógio e ou odômetro para levar. Irrisórios. Antes de 99, era só o relógio. Um bom alarme, como Positron, não consome nem 10mA...

Em resumo, mesmo com a autodescarga natural da bateria, um Defender sempre deveria pegar de primeira. Se a bateria estiver ok.

Abs

Clemente


Clemente e Meccano,

então, eu fui na autoelétrica pra ver isso e não foi encontrada nenhuma fuga. PODE SER que a bateria esteja velha tb. Só comigo já tem um ano e não sei ha qto tempo o antigo dono tinha ela...

Mas seis meses sem dar partida e a bateria pegar num seria um pouco exagerado não!?!?! :shock:

O cara da loja de baterias me disse que a bateria no carro sem dar partida deveria aguentar uns 12 dias... talvez seis meses é aquelas novinhas sem ter sido usadas...:cool:

Bom, se o sistema da autoelétrica funciona, acho que vou optar por ele...com 140 doletas eu consigo comprar a outra bateria de boa...rsrsrs Mas isso são planos futuros para a Expedição para Patagônia no final de 2015

Meccano, desisti do guincho da barraca. Tava forçando demais o bagageiro e consequentemente as calhas onde ele fica preso! Agora uso guincho humano! Chamo meus estagiários para literalmente me darem uma forcinha...rsrsrs

Abs

Wald

marcelorfigueiredo
27/03/2014, 17:50
Wald ,

Tira os escorpião do bolso e compra uma Optima Yellow . kkkk

Já dá o primeiro passo para utilizar o dispositivo indicado pelo Clemente .


Tractor Battery | Forklift Battery | YELLOWTOP® | OPTIMABATTERIES (http://www.optimabatteries.com/en-us/products/yellowtop/)

Abraço

Airton R
27/03/2014, 20:47
Wald, seu carro deve estar com fuga de corrente sim!

fiquei aproximadamente 35 dias sem ligar minha defender e quando retornei de viagem ela pegou de primeira sem ratear. Detalhe, minha bateria tem 4 anos e 8 meses!

quando tinha uma band coloquei uma bateria nova, rodei alguns dias e depois fiquei uns 10 dias sem ligar o carro. Quando tentei ligar o carro a bateria havia descarregado, levei a um eletricista e ele descobriu fuga de corrente em uma chave para ligar os faróis de milha. Após o conserto cheguei a ficar mais de 4 meses sem ligar o carro durante uma reforma de lataria e após a montagem ele pegou de primeira.

abraço e troque de eletricista, Aírton.



Clemente e Meccano,

então, eu fui na autoelétrica pra ver isso e não foi encontrada nenhuma fuga. PODE SER que a bateria esteja velha tb. Só comigo já tem um ano e não sei ha qto tempo o antigo dono tinha ela...

Mas seis meses sem dar partida e a bateria pegar num seria um pouco exagerado não!?!?! :shock:

O cara da loja de baterias me disse que a bateria no carro sem dar partida deveria aguentar uns 12 dias... talvez seis meses é aquelas novinhas sem ter sido usadas...:cool:

Bom, se o sistema da autoelétrica funciona, acho que vou optar por ele...com 140 doletas eu consigo comprar a outra bateria de boa...rsrsrs Mas isso são planos futuros para a Expedição para Patagônia no final de 2015

Meccano, desisti do guincho da barraca. Tava forçando demais o bagageiro e consequentemente as calhas onde ele fica preso! Agora uso guincho humano! Chamo meus estagiários para literalmente me darem uma forcinha...rsrsrs

Abs

Wald

Waldmartins
27/03/2014, 21:48
Pois é galera...

acho que vou em outro eletricista mesmo... ou minha bateria realmente já deu! :(

Olha o teste (com fotos que fiz hj pela manhã após antes da primeira partida):

456713
Bateria 12 horas parada. Carga: 12,67v

456714
depois de ligar a chave (aí vem o "show" de luzes do watchdog, etc...) carga cai para 11,88v e vai subindo lentamente

456715
Depois da partida (sem acelerar!): 12,59v

456716
Depois que acelera (só uma vez e tira o pé): 14,07v... aparentemente o alternador e a bateria estão bons, correto? Ou só o alternador....

Como testar essa fuga de bateria?

Abs

Wald

Waldmartins
27/03/2014, 21:54
Wald ,

Tira os escorpião do bolso e compra uma Optima Yellow . kkkk

Já dá o primeiro passo para utilizar o dispositivo indicado pelo Clemente .


Tractor Battery | Forklift Battery | YELLOWTOP® | OPTIMABATTERIES (http://www.optimabatteries.com/en-us/products/yellowtop/)

Abraço

Marcelo,

o escorpião se chama CASAMENTO!!! kkkkkkkkkkkkkk

Não dá pra gastar muito agora em melhorias. Tenho que gastar o básico para andar na vtr. Mas entre uma optima e comprar duas baterias novas e fazer o esquema do relé, eu ACHO que é melhor a segunda opção. mais seguro e mais barato...rsrs

Abs

Wald

marcelorfigueiredo
28/03/2014, 09:20
Wald ,

Fica tranquilo que depois vem a escola dos filhos . kkkk

Abraço

Waldmartins
01/04/2014, 02:05
alguém já usou isso?

https://www.expeditionexchange.com/antigravity/

CGAUER
01/04/2014, 11:23
É um booster. Dá um carguinha e só...

Esquema é ter duas baterias, de preferência de ciclo profundo, ao menos a dos acessórios.

Abs

Clemente


alguém já usou isso?

https://www.expeditionexchange.com/antigravity/

Waldmartins
01/04/2014, 12:01
É um booster. Dá um carguinha e só...

Esquema é ter duas baterias, de preferência de ciclo profundo, ao menos a dos acessórios.

Abs

Clemente

De fato, com o preço que pagaria nesse booster, dá pra comprar outra bateria e fazer o esquema de relé que falei...

abs

Wald

Djalma Inoue
02/04/2014, 09:06
Wald não aconselho usar o relé, eu coloquei um relé dos parrudos e fiquei com medo pois, o mesmo esquenta para caramba e fiquei com medo de pegar fogo não sei o que acham os entendidos em eletricidade mas eu amarelei e retirei o bicho de lá.




De fato, com o preço que pagaria nesse booster, dá pra comprar outra bateria e fazer o esquema de relé que falei...

abs

Wald

Waldmartins
02/04/2014, 10:03
Wald não aconselho usar o relé, eu coloquei um relé dos parrudos e fiquei com medo pois, o mesmo esquenta para caramba e fiquei com medo de pegar fogo não sei o que acham os entendidos em eletricidade mas eu amarelei e retirei o bicho de lá.

Djalma,

sinceramente eu não sei...pq esse relé que me falaram é muito usado por esse "boyzinhos" que tem o som automotivo mais caro que o carro....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Acho que esquentar é normal...eu acho...vamos esperar o universitários falarem a respeito.

De qqr forma, minha bateria atual voltou ao normal. Então vou pesquisar um pouco mais a respeito antes de investir em uma nova. Aliás, num tô podendo investir em nada agora pq a muié ficou brava... diz que não quero saber do casamento...só da Land...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkk

Abs

Wald

ander100
02/04/2014, 13:24
Wald, responde ai se o camarada for solteiro CASA OU COMPRA UMA LAND ? rsrs


Djalma,

sinceramente eu não sei...pq esse relé que me falaram é muito usado por esse "boyzinhos" que tem o som automotivo mais caro que o carro....kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Acho que esquentar é normal...eu acho...vamos esperar o universitários falarem a respeito.

De qqr forma, minha bateria atual voltou ao normal. Então vou pesquisar um pouco mais a respeito antes de investir em uma nova. Aliás, num tô podendo investir em nada agora pq a muié ficou brava... diz que não quero saber do casamento...só da Land...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkk

Abs

Wald

Waldmartins
02/04/2014, 18:21
Wald, responde ai se o camarada for solteiro CASA OU COMPRA UMA LAND ? rsrs

O lance é fazer o que eu fiz...assim que terminei um namoro, a primeira coisa que fiz foi trocar meu carro "do ano" numa Land! Fazer o que eu fiz com a mulher do lado é praticamente impossível! Ela vai reclamar eternamente na sua cabeça do desconforto (gostoso...rsrs) de uma Defender....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Agora, com a Defender em mãos, vc pode escolher a mulher que aceite sua outra paixão...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abs

Wald

CGAUER
03/04/2014, 00:05
Relê de partida não pode operar em tempo integral...


Existem outros relês que podem, mas geralmente são de até 40A.

Por isso acho importante ir para um kit de qualidade, como o Blue Sea...

Todo cuidado com a parte elétrica é pouco!

Abs

Clemente


Wald não aconselho usar o relé, eu coloquei um relé dos parrudos e fiquei com medo pois, o mesmo esquenta para caramba e fiquei com medo de pegar fogo não sei o que acham os entendidos em eletricidade mas eu amarelei e retirei o bicho de lá.

Waldmartins
03/04/2014, 12:58
Relê de partida não pode operar em tempo integral...


Existem outros relês que podem, mas geralmente são de até 40A.

Por isso acho importante ir para um kit de qualidade, como o Blue Sea...

Todo cuidado com a parte elétrica é pouco!

Abs

Clemente

Uma pergunta rápida. (de quem tá com preguiça de ler o topico inteiro e ler os links do Blue sea...rsrs

Apenas esse blue sea e mais uma outra bateria é o suficiente ou tem que instalar mais coisas? Lembrando que minha idéia é ter uma bateria reserva para partida, principalmente no caso de uma expedição (usar inversor pra carregar bateria de câmera, celular, pilha recarregável e quem sabe o guincho, se for preciso...)

Abs

Wald

CGAUER
03/04/2014, 15:03
Wald,

para isso aí você pretende fazer não precisa que coisa alguma, a bateria original (100A) segura sem problemas.

Aliás, eu tenho uma geladeira ARB que foi e voltou para o Chile ligada continuamente a -2˚C 24h/7 na bateria original. Em momento algum sequer ameaçou a carga da bateria.

Importante mesmo é ter uma boa bateria e em bom estado.

Ainda assim para ter uma geladeira é recomendável sim ter uma segunda bateria, mas a paciência para investir num sistema duplo está curta...

Abs

Clemente


Uma pergunta rápida. (de quem tá com preguiça de ler o topico inteiro e ler os links do Blue sea...rsrs

Apenas esse blue sea e mais uma outra bateria é o suficiente ou tem que instalar mais coisas? Lembrando que minha idéia é ter uma bateria reserva para partida, principalmente no caso de uma expedição (usar inversor pra carregar bateria de câmera, celular, pilha recarregável e quem sabe o guincho, se for preciso...)

Abs

Wald

Djalma Inoue
03/04/2014, 19:13
Clemente eu tenho um frigobar será que aguenta ficar a noite toda ligado tenho duas baterias mas fiquei com medo de deixar ligado a noite toda qualquer dia vou ligar o frigobar e deixar ligado para ver se aguenta.




Wald,

para isso aí você pretende fazer não precisa que coisa alguma, a bateria original (100A) segura sem problemas.

Aliás, eu tenho uma geladeira ARB que foi e voltou para o Chile ligada continuamente a -2˚C 24h/7 na bateria original. Em momento algum sequer ameaçou a carga da bateria.

Importante mesmo é ter uma boa bateria e em bom estado.

Ainda assim para ter uma geladeira é recomendável sim ter uma segunda bateria, mas a paciência para investir num sistema duplo está curta...

Abs

Clemente

abbraun
30/04/2014, 13:38
Bom dia,

Eu uso a uns 18 meses o gerenciador da Ironman, o modulo é lacrado tb, ja devidamente testado, rs, e esta tudo ok, nunca deu problema.

Ironman 4x4 Dual Battery Kits 140amp (http://www.ironman4x4.com/html/140amp.html)

Abraços

bruno

olem leoj
29/05/2014, 21:42
senhores boa noite pergunto : usando esse sistema blue sea systems posso colocar duas baterias de fabricante e corrente diferentes?

fico no aguardo e agradeço o retorno

VSayegh
04/06/2014, 23:33
Pessoal,
A bateria yellow de 55A substitue a original de 100A?
Abs,
Sayegh








Wald ,

Tira os escorpião do bolso e compra uma Optima Yellow . kkkk

Já dá o primeiro passo para utilizar o dispositivo indicado pelo Clemente .


Tractor Battery | Forklift Battery | YELLOWTOP® | OPTIMABATTERIES (http://www.optimabatteries.com/en-us/products/yellowtop/)

Abraço

agricio
12/09/2018, 17:59
Boa tarde.
Você sabe informar se esse kit de 140A é o limite para as duas baterias?
Ou seja, a soma das duas baterias tem que ser 140A.?
Ou 140A é o máximo da bateria auxiliar que eu posso instalar?



Bom dia,

Eu uso a uns 18 meses o gerenciador da Ironman, o modulo é lacrado tb, ja devidamente testado, rs, e esta tudo ok, nunca deu problema.

Ironman 4x4 Dual Battery Kits 140amp (http://www.ironman4x4.com/html/140amp.html)

Abraços

bruno

rtomita
04/05/2019, 10:52
Amigos,

tenho feito algumas modificações na parte elétrica da minha Def110 e encontrei valiosas informações aqui.

Espero contribuir com as coisas que eu aprendi lendo, pesquisando e instalando na minha viatura:

1) A observação do Gauer é muito importante: Relé de partida não foi projetado para uso contínuo. Explico: Os relés de partida suportam uma corrente elétrica (amperagem) alta, porém por poucos segundos, o suficiente para dar a partida no motor. São parrudos, mas não devem ficar ligados por muito tempo sob risco de aquecimento e, dependendo de onde estiver instalado, princípio de incêndio na viatura;

2) O sistema da BlueSea é excelente e um pouco caro na minha opinião. Mas reitero, é excelente.

3) Pode-se usar um relé de uso contínuo de alta amperagem. Encontrei um fabricante nacional DNI que possui a peça: DNI8189 (https://www.dni.com.br/pt/produtos/dni8189---rele-auxiliar-de-uso-continuo-100a---12v.html) . Esse relé, também chamado de Solenóide, é projetado para uma corrente de trabalho de até 100A e para uso contínuo. Tem 4 bornes: 2 para o sinal e dois para as conexões. Optei por esse relé para conectar e desconectar as baterias (automotiva e estacionária) que possuo. A estacionária alimenta minha casa e a automotiva é só para a partida do veículo. O sinal vem da posição ACC do comutador de chave. Fiz o teste e acontece o seguinte: virando a chave no estágio 1, o relé já é acionado. Mas quando se vira mais ainda a chave para a partida do veículo, o ACC é cortado e a corrente para partida vem exclusivamente da bateria automotiva. Depois da partida, que a chave volta para a posição anterior, o relé é acionado e as baterias são conectadas. Vale notar que, estando o alternador funcionando, este mandará carga para ambas baterias. Caso não esteja funcionando corretamente, a parte elétrica do carro consumirá carga das duas baterias.

3) Em relação a qual bateria usar, notei que o mais importante para a partida do veículo é o CCA. Esse valor está discriminado nas etiquetas das baterias e indica a corrente elétrica de pico que a bateria é capaz de prover. O que manda numa bateria de partida é o CCA e não a carga total (que é medida em Ampère-Hora = Ah). Existem baterias de 100Ah que possuem uma CCA insuficiente para a partida dos maxion 2.5. E existem baterias de 70Ah com CCA superior à 600A o que deve ser suficiente para nossas viaturas. Instalei recentemente uma Heliar SL70 (70Ah de carga, CCA 630A) e ela dá conta tranquilamente. O CCA é a grande diferença também entre as baterias de linha "Frota" e as de linha "Automotiva". As "Frota" são desenvolvidas, em geral, para motores com inércia maior, ou seja, que necessitam de correntes de partida no motor de arranque maiores.

4) Ressalto que o sistema Add a Battery da BlueSea é muito superior à este solenóide pois ele tem outras funções como o atraso para conectar as baterias e corte das baterias em casos específicos. Ele possui um controlador que analisa todos esses detalhes e propicia uma segurança, ou melhor, uma preocupação a menos. E ainda acompanha a chave manual para desconectar todas as baterias e isola tudo, muito prático mesmo.

Espero ter contribuído com essa minha experiência.

Abraços

fnandosp
13/05/2019, 23:00
Amigos,

tenho feito algumas modificações na parte elétrica da minha Def110 e encontrei valiosas informações aqui.

Espero contribuir com as coisas que eu aprendi lendo, pesquisando e instalando na minha viatura:

1) A observação do Gauer é muito importante: Relé de partida não foi projetado para uso contínuo. Explico: Os relés de partida suportam uma corrente elétrica (amperagem) alta, porém por poucos segundos, o suficiente para dar a partida no motor. São parrudos, mas não devem ficar ligados por muito tempo sob risco de aquecimento e, dependendo de onde estiver instalado, princípio de incêndio na viatura;

2) O sistema da BlueSea é excelente e um pouco caro na minha opinião. Mas reitero, é excelente.

3) Pode-se usar um relé de uso contínuo de alta amperagem. Encontrei um fabricante nacional DNI que possui a peça: DNI8189 (https://www.dni.com.br/pt/produtos/dni8189---rele-auxiliar-de-uso-continuo-100a---12v.html) . Esse relé, também chamado de Solenóide, é projetado para uma corrente de trabalho de até 100A e para uso contínuo. Tem 4 bornes: 2 para o sinal e dois para as conexões. Optei por esse relé para conectar e desconectar as baterias (automotiva e estacionária) que possuo. A estacionária alimenta minha casa e a automotiva é só para a partida do veículo. O sinal vem da posição ACC do comutador de chave. Fiz o teste e acontece o seguinte: virando a chave no estágio 1, o relé já é acionado. Mas quando se vira mais ainda a chave para a partida do veículo, o ACC é cortado e a corrente para partida vem exclusivamente da bateria automotiva. Depois da partida, que a chave volta para a posição anterior, o relé é acionado e as baterias são conectadas. Vale notar que, estando o alternador funcionando, este mandará carga para ambas baterias. Caso não esteja funcionando corretamente, a parte elétrica do carro consumirá carga das duas baterias.

3) Em relação a qual bateria usar, notei que o mais importante para a partida do veículo é o CCA. Esse valor está discriminado nas etiquetas das baterias e indica a corrente elétrica de pico que a bateria é capaz de prover. O que manda numa bateria de partida é o CCA e não a carga total (que é medida em Ampère-Hora = Ah). Existem baterias de 100Ah que possuem uma CCA insuficiente para a partida dos maxion 2.5. E existem baterias de 70Ah com CCA superior à 600A o que deve ser suficiente para nossas viaturas. Instalei recentemente uma Heliar SL70 (70Ah de carga, CCA 630A) e ela dá conta tranquilamente. O CCA é a grande diferença também entre as baterias de linha "Frota" e as de linha "Automotiva". As "Frota" são desenvolvidas, em geral, para motores com inércia maior, ou seja, que necessitam de correntes de partida no motor de arranque maiores.

4) Ressalto que o sistema Add a Battery da BlueSea é muito superior à este solenóide pois ele tem outras funções como o atraso para conectar as baterias e corte das baterias em casos específicos. Ele possui um controlador que analisa todos esses detalhes e propicia uma segurança, ou melhor, uma preocupação a menos. E ainda acompanha a chave manual para desconectar todas as baterias e isola tudo, muito prático mesmo.

Espero ter contribuído com essa minha experiência.

Abraços

Olá rtomita!
O DNI8189 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fwww.dni.com.br%2Fpt%2Fprod utos%2Fdni8189---rele-auxiliar-de-uso-continuo-100a---12v.html) esquenta muito? Qual a bitola utilizada na fiação? Você instalou as duas baterias na caixa sob o banco?
Se puder insira umas fotos do sistema instalado.