PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas Diversas, Fusca.



Gustavo Braga
11/08/2013, 17:50
Boa tarde pessoal, já tive um fusca de trilha com mecânica toda original 1500, mas o vendi a uns 2 anos. Agora resolvi montar outro, comprei um fusca 80 e poucos na sexta, motor 1500 a alcool ( o que provavelmente irei trocar para um a gasolina ), assim que um AP bom de preço aparecer, abraço ele. Enfim, o fusca estava parado a 8 anos e tem bastante coisa para fazer nele. Veio até com manual do proprietário, triangulo, extintor... rsrs.

Minhas dúvidas são as seguintes:
- Sobre a relação, qual a mais curta possível que seja "plug and play", só trocar pela original, sem refurar ou algo assim? 8x39? Ou tem que mecher em algo para a troca?
- Redução de roda de kombi, o semi eixo do fuca entra na extremidade da redução, só encaixar? Ou tenho que usar o semieixo da kombi e adaptar na caixa do fusca? ( ja procurei bastante no forum, mas não ficou claro pra mim essa parte. Sei que vou ter de colocar espaçador, soldar os facões, adicionar uma mola pra não pular tanto etc. )
Lembrando que velocidade final pouco importa pra mim, tem é que ficar reduzido ao extremo.
- Vou ter que inverter coroa e pinhão, correto? Eu tiro-as, e recoloco virado? Simplesmente girar e montar virado?

Obrigado.

mali9ski
12/08/2013, 11:26
Boa tarde pessoal, já tive um fusca de trilha com mecânica toda original 1500, mas o vendi a uns 2 anos. Agora resolvi montar outro, comprei um fusca 80 e poucos na sexta, motor 1500 a alcool ( o que provavelmente irei trocar para um a gasolina ), assim que um AP bom de preço aparecer, abraço ele. Enfim, o fusca estava parado a 8 anos e tem bastante coisa para fazer nele. Veio até com manual do proprietário, triangulo, extintor... rsrs.

Minhas dúvidas são as seguintes:
- Sobre a relação, qual a mais curta possível que seja "plug and play", só trocar pela original, sem refurar ou algo assim? 8x39? Ou tem que mecher em algo para a troca?
- Redução de roda de kombi, o semi eixo do fuca entra na extremidade da redução, só encaixar? Ou tenho que usar o semieixo da kombi e adaptar na caixa do fusca? ( ja procurei bastante no forum, mas não ficou claro pra mim essa parte. Sei que vou ter de colocar espaçador, soldar os facões, adicionar uma mola pra não pular tanto etc. )
Lembrando que velocidade final pouco importa pra mim, tem é que ficar reduzido ao extremo.
- Vou ter que inverter coroa e pinhão, correto? Eu tiro-as, e recoloco virado? Simplesmente girar e montar virado?

Obrigado.

bem vindo ao forum amigo....

bem vamos esclarecer....

a relação mais reduzida para a caixa do fusca é a 8x35 mas tem que ''gabaritar a caixa'' ou seja desmontar toda ela para trocar....

as da kombi 7x36 e 8x39 sendo a primeira mais reduzida e ambas frageis, precisa tornear a caixa satelite....

as reduções da kombi (minhas favoritas) existem dois tipos, as com cruzetas (mais novas) e com pontas de eixo ''tipo do fusca'' ambas é preciso usar a massa cinzenta para adaptar sem pular, no forum tem muita informação de como fazer mas não é só tirar e por.....

a com cruzeta é possivel usar uma caixa do gol ap e as reduções, mas para não pular tem que fabricar uma suspenção com bandejas o que dá um bom trabalho....

a redução de kombi ''tipo do fusca'' é ''mais simples'' e da pra usar os eixos de torção original, mas para não pular tem que fazer uma mancão para o facão trabalhar em cima do canudo e um tirante no lugar original do amortecedor para segurar tudo....

na caixa do fusca inverter é simples só tirar as tampas e virar a caixa satelite....

isto é o certo no casa de uma tipo do fuque

amigo da uma bos lida neste topico que tem tudo o que vc precisa saber sobre redução da kombi o que é errado e o que é certo

http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/86656-gaiola-com-eixo-e-caixa-reduzida-de-kombi-5.html


425768

boa sorte

Gustavo Braga
12/08/2013, 13:31
Muito obrigado. Sanou várias dúvidas que eu tinha.
Vou providenciar a compra das reduções de roda da kombi com os facões.
A caixa da kombi é mais resistente, valeria apena comprar a caixa + as reduções? Ou a mão de obra de adaptar a caixa da kombi no fuca é maior a de inverter a relação?
Não intendo muito de mecânica, vou pra baixo do fuca, desmonto tudo, e fico mexendo nas peças como criança, até encaixarem haha'.
Pretendo fazer o seguinte, cortarei os facões (kombi e fusca ), e os soldarei um no outro, um pouco abaixo do original do fuca. Aí faço um tirante com um pino em cada ponta pra dar algum movimento, prendendo no chassi do fuca e a outra ponta no parafuso do amortecedor ali na redução.
Depois subo junto ali um amortecedor pra sima, ou faço uma bandeja e coloco uma mola, o que eu achar primeiro aqui.
Coloco um espaçador de uns 3,5cm entre a redução e o facão.
Pra esse espaçador, to pensando em usar um tubo de ferro, dos quadrados, ou fazer um de ferro. Será que um espaçador de tecnil ficaria bom?
A redução tem que vir acompanhada dos cubos da kombi correto? O que eu teria de refurar minhas rodas pra 5 furos, certo? Vou usar 4 rodas 16 com pneus que eu usava no meu niva.
Pra ligar o semi eixo do fusca na redução, qual a adaptação? Cortar um pouco aquele "eixo de fora/capa" do semi eixo pra que entre na redução?
O freio traseiro vou ter que isolar, correto?

Muitas perguntas haha', mas quero estar preparado pra fazer a adaptação correta.
Desculpe as perguntas ignorantes rsrs.