Ver Versão Completa : Meu Bandeirante Rétro
Francisco Bicalho
11/08/2013, 16:00
Rapeize, eu pretendia postar essas imagens no "Fotos de Band" mas não encontrei a postagem, estranhamente. Afinal, onde foi parar essa postagem tão popular?
Enfim, o meu Bandeirante '89, que possuo a 20 anos sempre foi original na estética, pois acho um jipe bonito do jeito que saiu de fábrica. Isso até pouco tempo, quando descobri as rodas do Engesa que são praticamente as mesmas originais do Bandeirante, mas tem 6 furos ao invés de 4. Jamais cogitei em trocar as minhas rodas originais, até conhecer as rodas do Engesa. Sem desmerecer as originais, acho as de 6 furos mais harmoniosas.
Ao mesmo tempo consegui realizar um velho desejo de trocar a moldura da grade do radiador pela mais antiga que é toda arredondada, e isso deu um certo trabalho. Consegui duas molduras novinhas mas como elas não batem com a bitola dos faróis do '89 e menos ainda com a furação dos parafusos (a dos faróis é menor e dos parafusos maior), resolvi procurar a frente inteira para trocar. Como isso se provou ser um problema, pois todas as frentes que achei ou estavam podres ou eram caras, mas no geral as duas coisas, resolvi a parada de um outro modo. Achei um bom lanterneiro (funileiro pra galera de Sampa), e esse cara pegou as duas molduras e fez uma sob medida para a frente do '89, e não foi um trabalho fácil. Ele teve que mexer na profundidade da peça, soldando uma saia em volta de toda a extensão,inclusive nos faróis e na parte da abertura do radiador, além de mexer na bitola dos faróis e reposicionar os 4 furos que prendem a peça com parafusos.
PqP que trabalheira, mas acho que foi uma solução boa porque não tive a despesa de comprar e reformar a frente toda, e assim eu posso instalar a original, caso enjoe do visual mais antigo, o que provavelmente não vai acontecer.
Pra mim deu mais ênfase ainda ao visual 'pele de cordeiro' pois o carro branquinho com as rodas amarelo banana não poderia ter ficado mais dócil no visual.
O resto é o resto.
Abraço a todos;
Chico
Linda Band ! Visual clássico e limpo.
parabens pelo bom gosto uma das bands mais bonitas que ja vi
junior888
11/08/2013, 23:23
parabéns pela viatura... o interior dela ta como? todo original também?
hercilio.neto
11/08/2013, 23:36
Grande Chico,
Essa Band ficou do Bicalho!!!!
Gugu-Mairipa
12/08/2013, 00:15
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::p almas: Linda Bande:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palm as::palmas::palmas:
Francisco Bicalho
12/08/2013, 07:08
parabéns pela viatura... o interior dela ta como? todo original também?
Obrigado galera pelos elogios! O carro ficou simples, mas agora tem uma leve personalizada enquanto antes ele era todo original por fora. Junior não tem nada mais original da lataria pra dentro desse Bandeirante; os bancos foram trocados, tirei o banco traseiro instalei um Santo Antônio, e na mecânica, só o eixo dianteiro, o chassi, e o estepe. ainda são originais de fábrica.
Carlo Pecca
12/08/2013, 07:54
Chico
Ficou "DE MAIS+++++++".
Parabéns!!!!
Francisco Bicalho
12/08/2013, 12:17
Obrigado amigos! De fato eu estou todo pimpão, lambendo a cria porque foi uma luta achar essas rodas e preparar a moldura. Coisas bobas, mimos na verdade, mas dão aquele 'orgulho' do carro ficar personalizado, sei que todos entendem.
Agora o plano de ação é achar as mesmas rodas com a bitola de 6" (6K X 16), na verdade preciso de 3 porque uma eu já tenho. A idéia é poder instalar pneus um pouco maiores, os 265-75 que tem 32.5" um tanto maiores e sobretudo mais largos que os 245-75 que tem 30"
Se alguém souber dessas rodas do Engesa com a bitola de 6" fico agradecido pela dica.
abraços;
Chico
Francisco Bicalho
12/08/2013, 13:33
ERRATA: 265-75 R16 tem 31.5" e não 32.5.
EU SOU MIL!
digo, mil postagens.
brincando, brincando, é um marco!
Na minha opinião é a frente mais bonita para a Band.
Parabéns Chico.
hercilio.neto
12/08/2013, 23:26
ERRATA: 265-75 R16 tem 31.5" e não 32.5.
EU SOU MIL!
digo, mil postagens.
brincando, brincando, é um marco!
Não é nada, não é nada... não é nada mesmo. Rarará.
Brincadeirinha.
helder.dir
13/08/2013, 00:10
Essa numeraçao de posts é facil facil....kkkkkkkkkk
Eu chego lááá!!!!!
kkkkkkkkkkkkkkk
Pois e... "o Classico nunca perde o estilo"
Linda Band cumpade!!! :)
Francisco Bicalho
13/08/2013, 10:16
Pois e... "o Classico nunca perde o estilo"
Linda Band cumpade!!! :)
obrigado MRCLGV, O Bandeirante é 'O' clássico dos 4x4 na minha opinião, e eu tenho muito orgulho de ser dono de um. Inclusive não troco por nenhum carro no mundo. Pode me oferecer Land Rover, Mitsubishi, Hilux novinho na troca que eu recuso.
abraço;
Chico
marcvale
13/08/2013, 11:41
Caro Chico.
É sempre um colírio para os nossos olhos, a imágem de seu belíssimo jipe.
Mas, como você se tornou um expert em se tratando da furação das "rodas", segue esta foto que copiei pro seu arquivo. Como vc pode obervar, existem rodas com 2 (de um suposto Bandeirante 1979), 4 e as do Engesa com 6 furos.
425940
Um abraço.
Renanfil
13/08/2013, 14:35
Muito linda sua Bandeirante, Francisco! Adoro toyotas originais, tanto é que mantenho até hoje a minha o mais original possível tbm.
Sua Band tá um brinco!
Francisco Bicalho
13/08/2013, 14:50
Caro Chico.
É sempre um colírio para os nossos olhos, a imágem de seu belíssimo jipe.
Mas, como você se tornou um expert em se tratando da furação das "rodas", segue esta foto que copiei pro seu arquivo. Como vc pode obervar, existem rodas com 2 (de um suposto Bandeirante 1979), 4 e as do Engesa com 6 furos.
Um abraço.
Márcio, 'moléstia aparte', durante essa minha busca maluca pelas rodas do Engesa, principalmente vasculhando ferros-velhos, eu vi de um-tudo, inclusive essas rodas com apenas dois furos, e aprendi que existem rodas do Bandeirante com bitola de 6" na mesma medida que estou procurando as do Engesa; 6K X 16. Aliás tem algumas variações no aro dessas rodas, observe o corte longo entre as duas bolas, e o aro que tem um certo ângulo em direção a borda, é surpreendente o número de desenhos diferentes para esses aros.
um abraço;
Chico
Francisco Bicalho
13/08/2013, 14:53
Muito linda sua Bandeirante, Francisco! Adoro toyotas originais, tanto é que mantenho até hoje a minha o mais original possível tbm.
Sua Band tá um brinco!
Obrigado Renan. Uma das coisas mais legais do nosso Bandeirante é que, com o passar do trempo, cada uma vai ficando com a cara do dono e no fim não existem mais duas iguais. A minha já foi mais 'original', inclusive havia uma época que ela era toda original. Mas hoje eu quero dar esse 'look rétro' que me agrada.
abraço pra ti;
Chico
Olá Francisco,
Parabéns pela tua Band ! Ficou muito legal.
Também sou fã da band, saudades de uma que eu utilizava no meu trabalho para acessar torres de transmissão.
Olha ela aí:
427570
Um abraço,
Edu
Francisco Bicalho
22/08/2013, 17:46
A longa é um luxo!
Fe_jipeiro
23/08/2013, 19:32
Chicão ...
Sua band tá linda assim cara... parabens !!!!
Abração
Francisco Bicalho
24/08/2013, 07:22
Chicão ...
Sua band tá linda assim cara... parabens !!!!
Abração
Obrigado Felippe! Já estou me aprontando para levar no mecânico e fazer um monte de coisinhas, inclusive trocar a turbina pela APL que você me vendeu a tantos anos. Vai ganhar um belo upgrade inclusive porque eu vou trocar os bicos para dar um reforço a mais no empurrão do motor. A combinação dessas mudanças e as coisas que fiz na suspensão vão dar uma transformada no velho Bandeirante, sem falar que agora ele tem uma carinha ainda mais mansa com essa pinta de velhinho...
abraço;
Chico
luisrief
24/08/2013, 07:41
Bom dia senhores,
Segue ai minha contribuicao a causa!!!
Na rua cidade bagda numero 900 fica na vl. sta catarina em sp zona sul. Tem um galpao de um senhor que so vende rodas antigas usadas, deve ter mais de 500 la jogadas. Eu comprei 5 originais para minha rural por R$ 80,00 cada.
Nessa mesma rua tem 3 lojas de pecas antigas la se encontra, volante de opala ss, carbura 446, rodas cruz de malta, pecas mecanicas etc...
Inclusive esse senhor tem la para venda uma veraneio diesel 2.5hs 4x4 com caixa engesa para venda.
Ate mais...
junior888
24/08/2013, 12:19
Obrigado Felippe! Já estou me aprontando para levar no mecânico e fazer um monte de coisinhas, inclusive trocar a turbina pela APL que você me vendeu a tantos anos. Vai ganhar um belo upgrade inclusive porque eu vou trocar os bicos para dar um reforço a mais no empurrão do motor. A combinação dessas mudanças e as coisas que fiz na suspensão vão dar uma transformada no velho Bandeirante, sem falar que agora ele tem uma carinha ainda mais mansa com essa pinta de velhinho...
abraço;
Chico
Se não estou enganado, sua band tem motor OM-364LA, certo? se for isso mesmo, qual a turbina original desse motor?
Francisco Bicalho
25/08/2013, 11:10
Se não estou enganado, sua band tem motor OM-364LA, certo? se for isso mesmo, qual a turbina original desse motor?
Oi Junior
A Mercedes instalava a turbina Schwitzer .42/.63 nos modelos OM364-A (MB-912) e OM364-LA (MB-914); não é uma turbina que dê muita pressão, mas é uma turbina burro de carga que leva peso e não dá muito trabalho de manutenção. não sei qual é turbina do OM364-LA do MB-710. Curiosamente devo trocar a minha Schwitzer pela APL .42/.48 que o Felippe me vendeu anos atrás em um ou dois meses. Em teoria é para andar mais. Veremos.
Oi Junior
A Mercedes instalava a turbina Schwitzer .42/.63 nos modelos OM364-A (MB-912) e OM364-LA (MB-914); não é uma turbina que dê muita pressão, mas é uma turbina burro de carga que leva peso e não dá muito trabalho de manutenção. não sei qual é turbina do OM364-LA do MB-710. Curiosamente devo trocar a minha Schwitzer pela APL .42/.48 que o Felippe me vendeu anos atrás em um ou dois meses. Em teoria é para andar mais. Veremos.
uma vez troquei do MB 710 e mme lembro que foi garret, amanha vou dar uma olhada no meu onibus pra ver qual é a original...
Francisco Bicalho
27/08/2013, 15:39
Obrigado, femo.
chico
junior888
27/08/2013, 17:28
Oi Junior
E esta turbina é valvulada?
Francisco Bicalho
28/08/2013, 08:44
E esta turbina é valvulada?
LDA? É sim.
junior888
28/08/2013, 11:47
Não sabia que o OM-364LA tinha LDA de fábrica... É possível eu botar LDA no meu OM-364? melhoraria o desempenho do motor ou só ficaria mais econômico?
thefranca
13/09/2013, 09:32
Parabéns Chico!! Definitivamente seu carro está perfeito.
Forte abraço!!
Rapeize, eu pretendia postar essas imagens no "Fotos de Band" mas não encontrei a postagem, estranhamente. Afinal, onde foi parar essa postagem tão popular?
Enfim, o meu Bandeirante '89, que possuo a 20 anos sempre foi original na estética, pois acho um jipe bonito do jeito que saiu de fábrica. Isso até pouco tempo, quando descobri as rodas do Engesa que são praticamente as mesmas originais do Bandeirante, mas tem 6 furos ao invés de 4. Jamais cogitei em trocar as minhas rodas originais, até conhecer as rodas do Engesa. Sem desmerecer as originais, acho as de 6 furos mais harmoniosas.
Ao mesmo tempo consegui realizar um velho desejo de trocar a moldura da grade do radiador pela mais antiga que é toda arredondada, e isso deu um certo trabalho. Consegui duas molduras novinhas mas como elas não batem com a bitola dos faróis do '89 e menos ainda com a furação dos parafusos (a dos faróis é menor e dos parafusos maior), resolvi procurar a frente inteira para trocar. Como isso se provou ser um problema, pois todas as frentes que achei ou estavam podres ou eram caras, mas no geral as duas coisas, resolvi a parada de um outro modo. Achei um bom lanterneiro (funileiro pra galera de Sampa), e esse cara pegou as duas molduras e fez uma sob medida para a frente do '89, e não foi um trabalho fácil. Ele teve que mexer na profundidade da peça, soldando uma saia em volta de toda a extensão,inclusive nos faróis e na parte da abertura do radiador, além de mexer na bitola dos faróis e reposicionar os 4 furos que prendem a peça com parafusos.
PqP que trabalheira, mas acho que foi uma solução boa porque não tive a despesa de comprar e reformar a frente toda, e assim eu posso instalar a original, caso enjoe do visual mais antigo, o que provavelmente não vai acontecer.
Pra mim deu mais ênfase ainda ao visual 'pele de cordeiro' pois o carro branquinho com as rodas amarelo banana não poderia ter ficado mais dócil no visual.
O resto é o resto.
Abraço a todos;
Chico
Francisco Bicalho
16/09/2013, 07:20
Parabéns Chico!! Definitivamente seu carro está perfeito.
Forte abraço!!
Obrigado thefranca, não diria que está perfeito, longe disso, mas está ficando arrumado. Você fica onde em Petrópolis? Tem um amigo chamado Thiago Schwarc lá na serra que comprou um Bandeirante '92 a um ano atrás e está dando um trato no jipe como poucas vezes vi alguém fazer com um Bandeirante recém comprado. De cara ele instalou uma caixa de 5 marchas, turbinou, intercoolou, instalou DH, 4 pneus BF 33", e um monte de outras coisas menores, o carro chegou caretinha e está ficando muito bom.
Um abraço;
Chico
thefranca
16/09/2013, 18:20
Oii Chico, Thiago Schwarc e thefranca é uma pessoa só. É que o meu nome aqui esta como thefranca. Rs ... Já tentei mudar mas não encontrei como. No meu ainda tem muuuuita coisa pra fazer .... Mas chego lá!!!!
Abraco, Thiago Schwarc!, rs
Francisco Bicalho
17/09/2013, 07:18
Oii Chico, Thiago Schwarc e thefranca é uma pessoa só. É que o meu nome aqui esta como thefranca. Rs ... Já tentei mudar mas não encontrei como. No meu ainda tem muuuuita coisa pra fazer .... Mas chego lá!!!!
Abraco, Thiago Schwarc!, rs
hahahahauahuahua!!! como é que eu poderia adivinhar? 'thefranca'? eu achei que era o Pierre que tem aquele TB com a gaiola e cheio de caixas de plástico no teto, sabe quem é?, o carro parece que está eternamente disputando o "Camel Trophy". Figuraça. A mulher não gostava do Toyota e adivinha quem dançou? só sei que vejo ele sempre de Bandeirante... gente fina mesmo, foi quem me recomendou o Jorge, e sabe muito de Bandeirante.
Estava no Jorge admirando o seu carro e admirando aquele suporte de AC original em ferro fundido que papai-do-céu deu de presente pra você junto com o carro, mas que não prende nada, fica ali fazendo pose de bacana dentro do baú. Sem ofender... a frase 'deus dá pérolas aos porcos' se aplica a esse caso direitinho, não que você seja porco, muito pelo contrário parece ser uma pessoa adepta aos bons modos e higiene, é que você é petropolense, e não precisa de um ar condicionado! Mas não vende esse suporte, pelamordedeusa!
Thiago, estou pra responder o seu e-mail, mas eu ando atolado com as 4. Subo hoje, desço na sexta. Qualquer coisa me liga; a obra está quase acabando.
Um abraço;
Chico
thefranca
18/09/2013, 08:02
hahahahauahuahua!!! como é que eu poderia adivinhar? 'thefranca'? eu achei que era o Pierre que tem aquele TB com a gaiola e cheio de caixas de plástico no teto, sabe quem é?, o carro parece que está eternamente disputando o "Camel Trophy". Figuraça. A mulher não gostava do Toyota e adivinha quem dançou? só sei que vejo ele sempre de Bandeirante... gente fina mesmo, foi quem me recomendou o Jorge, e sabe muito de Bandeirante.
Estava no Jorge admirando o seu carro e admirando aquele suporte de AC original em ferro fundido que papai-do-céu deu de presente pra você junto com o carro, mas que não prende nada, fica ali fazendo pose de bacana dentro do baú. Sem ofender... a frase 'deus dá pérolas aos porcos' se aplica a esse caso direitinho, não que você seja porco, muito pelo contrário parece ser uma pessoa adepta aos bons modos e higiene, é que você é petropolense, e não precisa de um ar condicionado! Mas não vende esse suporte, pelamordedeusa!
Thiago, estou pra responder o seu e-mail, mas eu ando atolado com as 4. Subo hoje, desço na sexta. Qualquer coisa me liga; a obra está quase acabando.
Um abraço;
Chico
hahahahaua, verdade, não tinha como você adivinhar. Mas o Pierre, não conheço pessoalmente, mas já vi o carro dele lá no JL estava fazendo alguns serviços. rs
Então, aquele suporte vale ouro mesmo, está incompleto, mas é facil acertar. Acredita que quase tirei ele e joguei fora, quando revisei a bomba injetora. rsrsrs .... daí me deu um estalo e falei para não mexer e deixar do jeito que estava pois iria instalar o ar condicionado no futuro. E Pretendo colocar ar condicionado nela mesmo, mas depois. Primeiro vou acertar outras coisas que acho mais importantes. Petropolis é na serra, mas tem dias que a temperatura tem ficado alta e está começando a incomodar, ar condicionado faz falta lá sim, não como no Rio, que estava na segunda, 38ºC .... e nem chegamos no verão. Hoje de manhã já está bem quente, acredito que deve chegar aos 40ºC. kkk
Tenho ficado no RJ a semana toda, por conta da minha avó. Talvez hoje eu vá a Petropolis, mas só no final do dia. Se conseguir vou até o JL ver como esta a instalação da turbina e intercooler. rs
Depois nos falamos.
Um abraço,
Thiago Schwarc
Francisco Bicalho
18/09/2013, 19:41
Hoje aqui no vale foi muito agradável, teto baixo, uma bruma e a temperatura não passou dos 15 graus, vou dormir de cobertor.
Sergio c
12/01/2014, 19:11
Minha Band tem motor da 710, com essa turbina schwitzer e intercooler garret e posso garantir, empurra mesmo heheheheheh