Conectar

Ver Versão Completa : Como transformar caçamba da Hilux em porta malas?

Hilux_VV
11/08/2013, 10:27
Confrades, bom dia.

Antes de ter a minha Hilux venho do mundo dos sedans médios.

Comprei minha pickup despreocupado com porta malas, pois espaço é o que não falta. Achei que com capota marítima, meus problemas deixariam de existir, visto que a tampa traseira tem chave.

Pois bem, descobri que a tampa não veda e a poeira e um pouco de água entram na caçamba! Talvez o próximo carro seja uma SW4, mas perco o efeito "caminhão" de vez em quando levar uma carga...

Deixando de lado o papo, quais as soluções no mercado de peças e acessórios para ter um porta malas na hilux? Baú, sacola? Utra coisa? O que vocês tem em suas pickups e o quão satisfeitos estão? O debate é para escolher bem o que vou instalar!

guilhermeabreu
11/08/2013, 10:34
Confrades, bom dia.

Comprei minha pickup despreocupado com porta malas, pois espaço é o que não falta. Achei que com capota marítima, meus problemas deixariam de existir, visto que a tampa traseira tem chave.

Pois bem, descobri que a tampa não veda e a poeira e um pouco de água entram na caçamba! Talvez o próximo carro seja uma SW4, mas perco o efeito "caminhão" de vez em quando levar uma carga...

Deixando de lado o papo, quais as soluções no mercado de peças e acessórios para ter um porta malas na hilux? Baú, sacola? Utra coisa? O que vocês tem em suas pickups e o quão satisfeitos estão? O debate é para escolher bem o que vou instalar!

HILUX_VV

Nada que vc faça irá acabar com a poeira na caçamba , tenho 3 irmãos que tem a picape e fizeram uma expedição a Ushuaia e falaram que as malas ficavam cheia de poeira e como eles foram em dois carros e 4 pessoas , acabaram colocando as malas no banco traseiro e olha que eles foram criteirosos , eles tem capota alta de fibra e vedaram de todas as formas e entrava poeira a balde , é que a poeira entra pela tampa traseira que não tem como vedar pois tem a articulação para abrir e fechar e alí não tem como vedar a entrada de poeira , é por isto que tenho SW4 a 11 anos e não saio dela de jeito algum .

Se quer espaço para tranqueira vai de picape com poeira , e se não quer poeira vai de SW4 .

Mas se mesmo assim vc precisa de picape a única solução e vc não abrir a tampa traseira da carroceria e vendar por dentro com estas fitas adesivas a caçamba e ter a capota de fibra alta e só abrir a tampa da capota , aí acredito que vc minimizará a entrada de poeira , mas fica limitado na abertura da traseira só com a tampa da capota .

Abraço

André Cajarana
12/08/2013, 17:30
Para acabar com a pueira na caçamba da camionete só há um jeito: Colocar um tampão de fibra envolvente (Kit porta-malas), veja no link seguinte: :: Capotas Procópio :: Cabine Dupla, Tampão de Fibra, Capotas de Fibra, Fibra de Vidro, Tapeçaria em Couro, Tunning, Camionetes (http://www.capotasprocopio.com.br/produtos.php) - Abç

André Cajarana
12/08/2013, 17:46
Esqueci do video: CAPOTAS PROCÓPIO - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=EPan9enc04o)

guilhermeabreu
12/08/2013, 17:47
ANDRÉ CAJARANA

Muito bonito o trabalho deles , nem sabia que existia isto , sei que existe a TROPICAL que tb faz trabalhos semelhantes , é mais uma bela opção

André Cajarana
12/08/2013, 19:38
Caro Dr Guilherme, para quem reside por aí (Sul, Sudeste e centrooeste) fica um pulo a cidade de Cianorte, PR. Tenho um amigo em Campo Grande, MS, que fez um belo serviço na sua camionete há três anos na Procópio.

André-4WD
13/08/2013, 20:31
HILUX_VV,
eu tenho capota de fibra na minha hilux e não tem escapatória, sempre entra poeira. Água felizmente consegui vedar. Para a poeira adotei algumas medidas quando viajo nas expedições que faço:
1) comprei um baú para instalar na caçamba entre as caixas de roda. Com isso as coisas que estão no baú ficam livres da poeira (e se for caso, da água também). No baú, eu coloco as malas.. para garantir que vou ter roupa limpa para colocar.
2)Para demais materiais (tralhas de camping, alimentos etc..) eu uso caixas organizadoras c/ tampa para acomodar. Também funciona.

Bom, te digo que tanto o bau quanto as caixas organizadoras roubam um espaço. Nesse sentido, o melhor esquema que vi foi um sacolão do tamanho da caçamba, todo com ziper, feito em goiânia. Eu anotei o telefone em algum lugar só não sei onde. Se tiver interesse, procure pelo DILEMON aqui no fórum , pois foi na picape dele que vi este sacolão.
abraço
andre

Freitag
13/08/2013, 21:57
Também estou bolando algo para aproveitar bem a caçamba e guardar todas as tralhas de forma organizada.

guilhermeabreu
13/08/2013, 23:38
Caro Dr Guilherme, para quem reside por aí (Sul, Sudeste e centrooeste) fica um pulo a cidade de Cianorte, PR. Tenho um amigo em Campo Grande, MS, que fez um belo serviço na sua camionete há três anos na Procópio.

AMIGO ANDRÉ

Realmente fiquei encantado com o trabalho deles .

Hilux_VV
14/08/2013, 06:19
Olá pessoal.

Realmente estou chegando à conclusão que realmente é complicado. Mesmo com a fibra, a causa do problema é a tampa traseira original, que não tem borracha, e é por ali mesmo que a poeira vai continuar a entrar.

Pessoalmente vi até que colocasse um tipo de espuma sintética (daquelas em spray) nos vãos da tampa traseira, mas reaplicar toda hora que abrir, haja paciência! Mas funciona... Talvez se tivesse como abrir a capota marítima sem a necessidade de abrir a tampa, seria uma boa!

A ideia do baú e boa mas os que encontrei até agora ficam posicionados do eixo traseiro á cabine. Ainda procuro um que fique posicionado do eixo traseiro para a tampa...

E foi nessa posição que encontrei o mochilão em lona. Muito bacana, mas verifiquei que eles precisam "furar" a estrutura do carro para instalar e isso eu não faço mesmo. Ainda mais morando numa cidade de litoral. Isso é ferrugem na certa a longo prazo, pois tira a proteção natural na zona furada.

Neste fim de semana adotei minha estratégia novamente: um rolo de saco de lixo de 200 litros de qualidade , 2 deles devidamente colocados ao redor das malas (ou as malas dentro deles, para ser mais didático) devidamente descartados ao chegar no destino. Atesto: não é ecológico (desculpem-me naturebas) mas funciona.

HERICK
14/08/2013, 07:36
Esqueci do video: CAPOTAS PROCÓPIO - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=EPan9enc04o)

André uma solução muito bem feita, o sistema já conta com a tampa traseira incorporada feita em fibra de vidro, eliminando a tampa original traseira da pick-up, ainda tendo o comando de abertura interna, simplesmente Show!!! A empresa Capotas Procópio está de Parabéns!!!:palmas:

Clandio
14/08/2013, 08:38
Nunca parei pra pensar numa solução pra entrada de poeira na caçamba. Vocês falaram que entra pela tampa traseira. em se tratando só de poeira, não seria possível fazer uma moldura de espuma, dessas que se compra em casas que vende material pra estofaria. Imagino que recortando em tamanho/formato adequado e fixando essa espuma na tampa, ao fechá-la iria comprimir a espuma e vedaria a poeira. Mas se o caso é entrada de água, aí complicou.
É só uma ideia.

Freitag
14/08/2013, 09:44
Particularmente não gostei da caçamba da pick-up. Primeiro porque acabou com a sua finalidade e segundo aquele santo antônio não serve para nada, apenas enfeite. Mas como essas pick-up's atuais não deixam de ser são carrinhos de plástico com caçamba e que não prestam para o seu propósito, acabam se tornando carros de cidade para um grande público que apenas quer ostentar dizer: "tenho uma pick-up" e sequer usa, usou, ainda vai usar ou até mesmo sabe usar uma tração, apesar de nessas supostas caçambas de plástico ser comandada tão somente por uma chave seletora, diga-se de passagem. Estas são minhas considerações e humilde opinião e nada contra o público que gosta delas.

EduQxQ
14/08/2013, 10:11
HILUX_VV,
1) comprei um baú para instalar na caçamba entre as caixas de roda. Com isso as coisas que estão no baú ficam livres da poeira (e se for caso, da água também). No baú, eu coloco as malas.. para garantir que vou ter roupa limpa para colocar.
abraço
andre

Bom dia pessoal,
André, estou interessado em instalar um baú na minha vtr. Qual o fornecedor deste teu baú?
Um abraço,
Edu

André Cajarana
15/08/2013, 15:35
Particularmente não gostei da caçamba da pick-up. Primeiro porque acabou com a sua finalidade e segundo aquele santo antônio não serve para nada, apenas enfeite. Mas como essas pick-up's atuais não deixam de ser são carrinhos de plástico com caçamba e que não prestam para o seu propósito, acabam se tornando carros de cidade para um grande público que apenas quer ostentar dizer: "tenho uma pick-up" e sequer usa, usou, ainda vai usar ou até mesmo sabe usar uma tração, apesar de nessas supostas caçambas de plástico ser comandada tão somente por uma chave seletora, diga-se de passagem. Estas são minhas considerações e humilde opinião e nada contra o público que gosta delas.

Pelo menos os cunhados não vão mais pedi-la para carregar a Geladeira Kelvinator.

Freitag
15/08/2013, 16:52
Pelo menos os cunhados não vão mais pedi-la para carregar a Geladeira Kelvinator.

Isso é verdade André, mas temo de saber dizer não. Em contrapartida a caçamba leva equipamentos de resgate, entre outros etc...

Grassmann
15/08/2013, 17:01
Não precisa furar...
Eu instalei na minha Ranger essa sacola em lona. Ao invés de furar a lataria, usei o trilho da capota marítima.
Prendi as 4 tiras de lona com parafusos que correm dentro do trilho.
Fácil e rápido. E mantém minhas bagagens secas e limpas.

E foi nessa posição que encontrei o mochilão em lona. Muito bacana, mas verifiquei que eles precisam "furar" a estrutura do carro para instalar e isso eu não faço mesmo. Ainda mais morando numa cidade de litoral. Isso é ferrugem na certa a longo prazo, pois tira a proteção natural na zona furada.

Juarez Pontes
25/08/2013, 17:19
Confrades, bom dia.

Amigos, esse problema de entrada d’agua e poeira realmente é um problemão. Principalmente quando se faz um grande percurso intercalando estradas de asfalto, terra, e o famigerado rípio da Patagônia. Fiz em 2006 viagem à Ushuaia na argentina/Chile e Deserto do Atacama norte do Chile. Minha viatura à época era uma L200 GLS/HPE 03, em alguns trechos tive a companhia de uma Hilux CD – só com um casal, que sofreu muito na hora de tirar e guardar suas malas e bagagens. Tinham capota marítima e já andavam com uma vassoura atrás pra tirar o excesso de poeira, areia e coisas do tipo. Posso afirmar que em momento algum tive esse tipo de infortúnio, éramos quatro na L200, portanto a carroceria estava cheia até o teto. Teto porque instalei em POA, no início da viagem uma capota fechada de fibra (grande decisão), com janelas laterais e tampa de vidro atrás da marca “Cabral”. Mas antes disso, ainda em Brasília, mandei fazer serviço de vedação em toda a caçamba da caminhonete, foi retirado o protetor, todos os orifícios vedados (e são muitos) com silicone preto (não lembro se era isso ou outro tipos de vedante), na tampa traseira foi colada uma borracha macia e oca que ao fechá-la esta ficava comprimida junto à carroceria. O único porem é que se tinha de fazer um pouco mais de pressão pra fechar a tampa, só. Importante também manter a carroceria com bastante aperto entre ela a borracha de vedação e o perfil metálico da carroceria. Uma vistoria interessante quanto à qualidade da vedação é vc entrar na carroceria, fechá-la e em dia claro ou com luz direta de fora, observar entrada de luz por dentro, se entra luz por alguma brecha, entra poeira e água, vá lá e vede com silicone ou outro material, ou aperte mais a capota. Bom, todo o tempo que passei com a viatura e após muitas outras viagens grandes, inclusive ao deserto do Jalapão em TO, nunca tive problemas com infiltração de água ou entrada de poeira, sempre estava tudo limpo e seco em todos os percursos feitos. A loja onde fiz tal vedação chama-se Estrela acessórios em Brasília – DF. Segue o link, eles podem esclarecer outras dúvidas. http://www.estrelaacessorios.com.br (http://www.estrelaacessorios.com.br/)
Espero ter contribuído.

Troller-a-vista
28/08/2013, 21:38
pra mim é basicamente como o amigo de cima falou:

vede todos os orifícios, retire os trilhos da marítima, vede tudo com silicone ou EVA , compre uma borracha de porta e coloque uma ou duas tiras entre a lataria e a tampa traseira (devidamente coladas claro), simples, barato e funcional, de quebra ainda deixa ela mais silenciosa. não tem o que temer. carinho e cuidado, em algumas horas tudo resolvido.

basicamente é a mesma coisa que fazem nos SUVs , vedam td, colocam uma borracha de porta envolva da tampa e resolvido.