Ver Versão Completa : Funcionamento dos Guinchos - pergunta de iniciante mesmo!
Eu já andei em muitas viaturas, e estou a procura da minha ainda,
fiz castelhanos numa pajero full 2012 e numa defender 2008, ambas
do meu velho, porém nunca entendi o funcionamento dos guinchos!
o elétrico eu acho que eu entendo, é um cabo, um gancho, e um motor
elétrico, sem segredos né?
mas e o hidráulico e o mecanico ?
todos guinchos tem controle interno ?
O guincho serve pra puxar o carro sozinho, pra fora de um atoleiro? Ou ele "ajuda" (ou
seja, tenho que ativar o guincho e ao mesmo tempo acelerar pra sair?
o que eu devo procurar num guincho, na hora de comprar?
aonde diabos o guincho é preso?
Willian Del Piero Rocha
11/08/2013, 09:06
Mike,explicando o básico....o elétrico é como vc falou ,é só ligar direto na bateria,é mais barato,mais facil de instalar,tem diversos modelos,capacidades,preços,qualidade,etc.
O hidraulico é acionado por uma bomba hidraulica,portanto é necessario ter essa bomba hidraulica instalada no veiculo,com suas conexões,etc.não tem tantos fabricantes e é mais caro que o elétrico.
O mecânico,tem que ligar na caixa de transferencia,instalar cardãs para levar a força até o guincho,uma instalação um pouco mais complexa,com poucos fábricantes. e completo instalado é o mais caro.
Como o mecânico é ligado direto a cx de transferencia,enquanto o motor estiver funcionando ele estará trabalhando,por bastante tempo....
O hidraulico também precisa do motor funcionando para trabalhar,não sei se pode trabalhar direto por muito tempo,aí deixo para quem tem responder...
O elétrico funciona com o motor desligado,,,mas por pouquissimo tempo,vai ficar sem bateria com certeza,e também não deve ser usado direto,tem que acionar um pouco e deixar parado outro pouco,acionar um pouco e parar novamente,,o motor esquenta com o funcionamento direto.Não é aconselhado usar com motor desligado,somente para tirar de um sufoco e por pouquissimo tempo(bateria).
O elétrico e o hidraulico,se puder,ajude com o motor(tração) para tirar o carro do enrosco ,com o mecãnico,não é posivel.
De todos o mais violento é o mecãnico.
Como disse,são informações básicas,existem tópicos sobre guinchos com amplas discussões .
Bom dia;
Como eu acho que a maioria das perguntas já foram respondidas vou ser bem breve... Hehehe
O controle do guincho depende do tipo dele, ou seja: o eletrico tem o controle com fio, ligado direto na central do guincho, mas pode ter um controle wireless. O hidraulico é direto no guincho, ou seja, la na frente. Ja o guincho mecanico, voce tem uma alavanca de cambio dentro da viatura para aciona-lo!
A fixação do guincho é um ponto essencial! Ele deve ser muito bem fixado ao chassis do veiculo!
O forum é pra isso mesmo! Tirar duvidas!
-abracao!!!
hercilio.neto
11/08/2013, 22:56
O guincho mecânico é o sonho de consumo de muitos aqui, eu inclusive, hehe, mas é o mais caro. Guinhco + cabo + PTO não sai por menos de 4 mil reais (isso o modelo mais barato), e a instalação é complicada não é em qualquer CT dá certo.
O guincho hidráulico é aquele usado nos caminhões plataforma para puxar o carro para cima, se voce já foi socorrido pela seguradora pôde presenciar o funcionamento, rarará.
O guincho elétrico é o mais simples e popular, porém é o menos eficiente porque o seu uso depende da bateria. Muita gente tem mesmo como um item decorativo, mas na encrenca é melhor do que não ter nenhum.
georgevalle
14/08/2013, 08:10
Tudo já foi respondido, só discordo do funcionamento do mecânico (pelo menos nos willys) ele pode ser utilizado simultaneamente com a tração inclusive ajuda quando as rodas ganham aderência novamente, pois o funcionamento dele é feito pelo acionamento da PTO que é instalado na saída da caixa de marchas e assim permite que a reduzida trabalhe normalmente, desligamos a tração pela reduzida quando vamos utilizar o guincho como apoio para outros carros mas nos atoleiros não é regra.
georgevalle
14/08/2013, 08:13
Mais um detalhe, o hidraulico é o mais caro, pois precisa instalar também uma boa bomba no motor e também as válvulas de controle, quando comprei o meu (faz tempo acho que em 2008) e foi algo em torno de 4,5k a ekron tinha também hidráulicos e era na casa dos 8k.
hercilio.neto
14/08/2013, 09:54
Mais um detalhe, o hidraulico é o mais caro, pois precisa instalar também uma boa bomba no motor e também as válvulas de controle, quando comprei o meu (faz tempo acho que em 2008) e foi algo em torno de 4,5k a ekron tinha também hidráulicos e era na casa dos 8k.
Nossa!
Não imaginava que o hidráulico fosse tão caro assim.
Errado, hidráulico também pode ter o controle dentro do veículo, tudo depende de onde você instalar o comando.
O hidraulico é direto no guincho, ou seja, la na frente.
Só complementanto, nos eletricos vc pode instalar um controle remoto que ajuda muito. Custa de 10 a 15 obamas na China.
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georgevalle
15/08/2013, 10:15
Também achava que era mais em conta, mas na época comentando com o Junior da Ekron ele falou que o guincho em si é praticamente o mesmo valor que o mecânico mas precisa de uma bomba só para ele ou maior como nos caminhões e aí é que encarece e ainda tem o comando hidráulico, etc e tal, lembro que comente que vi um que utilizava a bomba da direção do jeep e ele disse que não tem como funcionar direito e fui perguntar ao amigo que tem e realmente não funciona, ele relatou que até funciona um pouco mas logo perde força, comentei com ele se não valia a pena colocar um radiador de óleo e ele falou que não valia a pena mexer naquilo...
QUOTE=hercilio.neto;1984833]Nossa!
Não imaginava que o hidráulico fosse tão caro assim.[/QUOTE]
E se usar um sistema de bateria a parte pro guincho elétrico, daqueles que tem gente
que usa pra som, com bateria de gel e tudo mais..?
georgevalle
16/08/2013, 07:58
O problema é o consumo do motor do guincho que é muito grande (é equivalente ao motor de arranque) então mesmo com uma bateria reserva esta vai precisar ser carregada pelo alternador (exatamente como é nos sistemas de som) sendo assim não há necessidade pois no som a previsão é de utilização constante e a bateria reserva serve suprir somente o equipamento de som e quando esta estiver com pouca carga e for necessário fazer funcionar o motor a bateria do carro terá carga normal para fazer o motor funcionar, já no caso do guincho normalmente o motor estará em funcionamento pois a ideia é de socorrer apenas o veiculo ou algum companheiro ou seja pouco uso ou seja não se justifica um investimento destes (bateria de gel e diodos), já para servir de apoio em trilhas o ideal é um guincho mecânico (ou hidráulico) que embora precise do motor funcionando o tempo todo não estraga com o funcionamento por longo tempo.
Errado, hidráulico também pode ter o controle dentro do veículo, tudo depende de onde você instalar o comando.
Nao sabia... Hehehe...
na verdade nunca vi um assim...
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