Ver Versão Completa : Regeneração troller 3.2 TGV
GPBarbosa
10/08/2013, 15:12
Pessoal,
tenho praticamente certeza de que nenhum 3.2 indica que a regeneração está em andamento, conforme está no manual, foto anexa.
mas para ter certeza resolvi criar esta enquete.
POR FAVOR, gostaria de contar com a colaboração de vcs para manter este tópico organizado (isso aqui ñ é sala de bate papo).
ESTE TÓPICO / ENQUETE É SOBRE A REGENERAÇÃO...
se vc TEM um 3.2 vote (sim ou não),
se vc NÃO tem um 3.2 mas tem uma duvida ou uma informação importante sobre o tema NÃO vote, mas deixe seu comentário
se vc quer falar do lag no acelerador visite http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/113934-problema-troller-2013-a.html
se vc está insatisfeito e quer protestar visite http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/121214-troller-2013-compradores-insatisfeitos.html
se vc está satisfeito http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/117129-troller-2013-compradores-satisfeitos.html
se vc quer falar sobre o TR.-X ou seja lá q nome o novo TROLLER ou sobre algum outro tem q NÃO seja REGENERAÇÃO procure antes se sair escrevendo a mesma coisa em todos os tópicos do troller Troller (http://www.4x4brasil.com.br/forum/troller/)
Portanto meus amigos vamos tentar manter a questão da regeneração organizada.
alguem já removeu o filtro? Alguem já teve de fazer a estacionária?
obrigado...
GPBarbosa
10/08/2013, 15:19
Pessoal a enquete ñ deu certo... Enviei uma notificação ao moderador, se não for possível incluir eu vou criar outro...
Olá Barbosa, o meu está com 5500km e percebi 3 vezes (andando) que a rotação aumenta, o T4 fica mais "nervoso" e qdo estaciono sinto cheiro forte de chapa muito quente, não acende nada no painel, tb não sei se isso é a regeneração automática. A estacionária até agora não foi requerida.
Abços.
Regeneração no Troller 3.2 TGV? No meu nunca vi. De vez enquando um cheiro de Chapa super aquecida e nada mais. Nunca acendeu nenhuma luz. Antes da reprogramação tentei fazer manualmente mas nada aconteceu.
andreprz
11/08/2013, 18:09
Barboza...blz.
De tudo que li ate o momento e ja verifiquei na minha viatura a regeneração ocorre entre a cada 400 e 500 kilometros....ai junto com ela vem o leg no acelerador....a regeneracao deve de durar cerca de uns 10 minutos....mas depende muito da aceleracao que se mantenha...depois volta tudo ao normal....percebe-se claramente que é regeneracao, pois o escape fica extremamente quente e cheira queimado......isso ocorre desde que comprei o carro...atualmente esta com 19000 km....nunca acendeu qualquer luz no painel....a cc trilha eurocar de curitiba teve a capacidade de dizer que isso nao e regeneração...mas e so ver em outro topicos e observar que as caracteristicas do que ocorre so pode ser regeneracao...esta semana estou querendo levar o carro novamente para a CC reclamar, resolvem ou nao esse problema, estou marcando de quando em quando o problema ocorre.
Quanto ao filtro pensei em mexer nele para ver o que dá, mas fiquei com receio....teria que descobrir primeiramente como que funciona aqueles sensores, quais os parametros de funcionamento....se basta eles estarem ligados ou desligados, ou existe um meio termo....desligados nao funciona, pois ja tentei desligar ai acende a luz de injeção...talvez ligado, terei que ver, ou se eles funcionam em meio termo....pois observe que sao so dois fios e me falaram se for so dois fios ele funciona ligado ou desligado, ou seja bastaria desligar ele...isso nao funciona....então a outro hipotese seria unir os dois fios, onde entao o sensor ficaria ligado como se estivesse tudo normal junto a ECU...o problema é se ele funcionar por parametros ai é so mexendo na ECU.
Barboza, entrie em contato com a UNICHIP...e falaram para procurar o PANZZA em Curitiba...fica ali proximo ao carrefour para ver sobre a possibilidade de chipar o 3.2.
Outro lance nao seria chipar, mas achar algum lugar que ao menos consiga entrar na ECU e desabilitar os benditos sensores.
Pensei em conversar com o pessoal da NASCAR em São Bernardo do Campo...Barboza por acaso conhece.
Forte abraço
John1532Jr
11/08/2013, 19:48
Barboza...blz.
De tudo que li ate o momento e ja verifiquei na minha viatura a regeneração ocorre entre a cada 400 e 500 kilometros....ai junto com ela vem o leg no acelerador....a regeneracao deve de durar cerca de uns 10 minutos....mas depende muito da aceleracao que se mantenha...depois volta tudo ao normal....percebe-se claramente que é regeneracao, pois o escape fica extremamente quente e cheira queimado......isso ocorre desde que comprei o carro...atualmente esta com 19000 km....nunca acendeu qualquer luz no painel....a cc trilha eurocar de curitiba teve a capacidade de dizer que isso nao e regeneração...mas e so ver em outro topicos e observar que as caracteristicas do que ocorre so pode ser regeneracao...esta semana estou querendo levar o carro novamente para a CC reclamar, resolvem ou nao esse problema, estou marcando de quando em quando o problema ocorre.
Quanto ao filtro pensei em mexer nele para ver o que dá, mas fiquei com receio....teria que descobrir primeiramente como que funciona aqueles sensores, quais os parametros de funcionamento....se basta eles estarem ligados ou desligados, ou existe um meio termo....desligados nao funciona, pois ja tentei desligar ai acende a luz de injeção...talvez ligado, terei que ver, ou se eles funcionam em meio termo....pois observe que sao so dois fios e me falaram se for so dois fios ele funciona ligado ou desligado, ou seja bastaria desligar ele...isso nao funciona....então a outro hipotese seria unir os dois fios, onde entao o sensor ficaria ligado como se estivesse tudo normal junto a ECU...o problema é se ele funcionar por parametros ai é so mexendo na ECU.
Barboza, entrie em contato com a UNICHIP...e falaram para procurar o PANZZA em Curitiba...fica ali proximo ao carrefour para ver sobre a possibilidade de chipar o 3.2.
Outro lance nao seria chipar, mas achar algum lugar que ao menos consiga entrar na ECU e desabilitar os benditos sensores.
Pensei em conversar com o pessoal da NASCAR em São Bernardo do Campo...Barboza por acaso conhece.
Forte abraço
André,
Você não pode simplesmente desabilitar os sensores. O catalizador do Troller possui um filtro de material particulado que retém as partículas da combustão do diesel, e com o tempo o filtro vai entupindo. Se você desabilitar os sensores na ECU, com o tempo o filtro entupirá e você poderá até fundir o motor por aumento da temperatura dos gases de exaustão.
O processo de regeneração é que faz a limpeza do filtro removendo as partícular retidas, e permitindo ao mesmo ter a vazão correta dos gases de exaustão.
Se você quer desabilitar os sensores, terá tambem que assegurar a passagem dos gases pelo escapamento, furando o filtro de partículas (o DPF - Diesel Particulate Filter)
Boa sorte...
Após rodar 2800 km, nunca percebi nada. Nada acendeu no painel, relativamente à regeneração. Já senti o cheiro de "chapa quente". O vendedor, na "otorizada", me disse que não há falar em regeneração antes de 150.000 km. Abraço.
GPBarbosa
12/08/2013, 02:28
Nota do manual quanto regeneração estacionaria
425730
Após rodar 2800 km, nunca percebi nada. Nada acendeu no painel, relativamente à regeneração. Já senti o cheiro de "chapa quente". O vendedor, na "otorizada", me disse que não há falar em regeneração antes de 150.000 km. Abraço.
Esse "energumeno" está confundindo as coisas - 150.000Km é a durabilidade do DPF, depois disso prepare o bolso...
A regeneração é normalmente feita entre 500 e 1500Km, dependendo do motor.
O odor de "chapa quente" é normal em veículos com EGR.
Conclusão: cuidado com os jumentos de plantão nas css...
Pessoal, tem uma informação sobre o DPF, que é o seguinte: a regeneração manual existe porque, em algumas situações, o tempo entre o filtro estar sujo e entupido é curto demais para ativar a regeneração automática, ocasionando perda de potência e o famigerado "lag" (atraso) na aceleração. O entupimento do filtro pode impossibilitar a partida do motor, e em alguns casos dano permanente no filtro.
Durante a regeneração estacionária pode sair fumaça branca do escapamento - isso é normal.
Os docs abaixo ilustram o funcionamento do DPF, não são específicos do Troller, mas de outras marcas e OEM:
http://www.fmitrucks.com/DPFv2_slide_presentation.pdf
http://am.delphi.com/pdf/global/parts/diesel-particulate-filters.pdf
Pessoal, tem uma informação sobre o DPF, que é o seguinte: a regeneração manual existe porque, em algumas situações, o tempo entre o filtro estar sujo e entupido é curto demais para ativar a regeneração automática, ocasionando perda de potência e o famigerado "lag" (atraso) na aceleração. O entupimento do filtro pode impossibilitar a partida do motor, e em alguns casos dano permanente no filtro.
Durante a regeneração estacionária pode sair fumaça branca do escapamento - isso é normal.
Os docs abaixo ilustram o funcionamento do DPF, não são específicos do Troller, mas de outras marcas e OEM:
http://www.fmitrucks.com/DPFv2_slide_presentation.pdf
http://am.delphi.com/pdf/global/parts/diesel-particulate-filters.pdf
Muito bonito e bem esplicado mas no meu 3.2 nunca acendeu nenhuma luz de regeneração. Simplesmente o filtro entupia e o motor entrava em modo de segurança. Não sei o que eles fizeram depois da reprogramação.... se a regeneração acontece eu não sei, só sei que no meu carro não acende luz nenhuma como diz o manual.
GPBarbosa
12/08/2013, 21:46
Hj eu abri um protocolo no 0800 solicitando explicações sobre essa divergência entre o manual e como o jipe funciona.
Muito bonito e bem esplicado mas no meu 3.2 nunca acendeu nenhuma luz de regeneração. Simplesmente o filtro entupia e o motor entrava em modo de segurança. Não sei o que eles fizeram depois da reprogramação.... se a regeneração acontece eu não sei, só sei que no meu carro não acende luz nenhuma como diz o manual.
O manual está correto, o problema, aparentemente, é que a eletrônica não funciona corretamente - ou os parâmetros do mapeamento do EGR não estão bem feitos, ou há falha em algum componente, que não responde como esperado.
Quando a regeneração auto é acionada, deveria acender a luz verde (hest). Quando a luz do dpf acende (amarela), deve-se fazer a regeneração manual.
Mas o problema mesmo é que o povo das concessionárias vive em outro planeta - vai ver se alguém sabe o que é EGR...
GPBarbosa
12/08/2013, 22:25
O manual está correto, o problema, aparentemente, é que a eletrônica não funciona corretamente - ou os parâmetros do mapeamento do EGR não estão bem feitos, ou há falha em algum componente, que não responde como esperado.
Quando a regeneração auto é acionada, deveria acender a luz verde (hest). Quando a luz do dpf acende (amarela), deve-se fazer a regeneração manual.
Mas o problema mesmo é que o povo das concessionárias vive em outro planeta - vai ver se alguém sabe o que é EGR...
Sim o manual está correto mas a programação não.
as luzes são verde e a âmbar intermitente e ñ apenas verde.
cpinsdorf
12/08/2013, 22:35
Hj eu abri um protocolo no 0800 solicitando explicações sobre essa divergência entre o manual e como o jipe funciona.
JA MANDEI EMAIL PARA mwM SOBRE A REGENERACAO MAS NAO ENTRARAM EM CONTATO.
MEU CARRO ESTA COM 9 MIL KM. DE 450 EM 450 KM RODADOS ELE FAZ A REGENERACAO AUTOMATICA: SEM LUZ ALGUMA, AUMENTO DE TEMPERATURA DO FILTRO NITIDA, FUMACA BRANCA PELO ESCAPE, CHEIRO DE QUEIMADO E LAG NO ACELERADOR PERDENDO FORCA ABAIXO DE 2000 RPM. MARCHA LENTA NAO SE ALTERA.
EM TOPICOS ANTERIORES RELATEI UMA VEZ EM QUE ACELEREI EM 2200 RPM POR UNS 5 MINUTOS E TERMINEI A REGENERACAO COM O CARRO PARADO. ESTA SEMANA FUI FAZER ESTE PROCEDIMENTO MAS O CARRO ENTROU EM MODO DE SEGURANCA, ACENDE LUZ DA INJECAO NAO PASSA DE 1800 RPM (PARADO). AO ANDAR A LUZ APAGOU E FICOU NORMAL, MAS NAO CONSEGUI FAZER A REGENERACAO PARADO.
APERTAR O BOTAO DA REGENERACAO, PARADO E COM PEDAL DA EMBREAGEM PISADO OU NAO APENAS ACENDE LUZ VERDE QUE SE APAGA AO SOLTAR O BOTAO. MESMO DURANTE O PERIODO DE REGENERACAO.
QUANTO A DESABILITAR OS SENSORES, FAZER UM JUMP OU QUALQUER OUTRA COISA CONSIDERO SUICIDIO. O FILTRO VAI SATURAR E ENTUPIR. SE FOR MEXER EM SENSORES O FILTRO DEVE SER RETIRADO.
JQUANTO A DESABILITAR OS SENSORES, FAZER UM JUMP OU QUALQUER OUTRA COISA CONSIDERO SUICIDIO. O FILTRO VAI SATURAR E ENTUPIR. SE FOR MEXER EM SENSORES O FILTRO DEVE SER RETIRADO.
É complicado retirar o dpf - em veículos com egr, se mexer no escape, tem que refazer o mapeamento da ignição, e alterar toda a programação do motor para ignorar os sensores. Fora que o veículo fica ilegal.
Sim o manual está correto mas a programação não.
as luzes são verde e a âmbar intermitente e ñ apenas verde.
Olá Barbosa, os caras conseguem complicar algo que deveria ser simples p/ motorista.
Só a Troller para desvendar esse mistério.
Ótima sua iniciativa de promover a informação sobre esse assunto - o desconhecimento desse sistema (egr/dpf) sem dúvida é fonte de problemas para muita gente. Continuo insistindo que as css tem a obrigação de conhecer e orientar corretamente os clientes.
Vinicius.goncalvesmoreira
13/08/2013, 14:31
Meu carro está funcionando como descrito pelo amigo cpinsdorf. Na média a cada 500 km sinto a falta de resposta do acelerador e força em rotação abaixo de 2000rpm e cheiro de queimado vindo do sistema de escapamento. Depois de +/- 2000rpm o carro vira um monstro e é nítida a melhora na performance (pelo que andei lendo isso é devido o aumento de injeção de diesel para elevar a temperatura do escapamento e realizar a queima no DPF). Já me acostumei e sei bem como reagir quando ele está em processo de regeneração.
Consegui realizar a regeneração manual apenas 1 vez, e o carro estava com aproximadamente 500km. Depois disso nunca mais consegui.
Se você acelerar o veículo em 2200rpm e manter o botão da regeneração pressionado, depois de alguns segundos ele entra em modo de segurança automaticamente! Basta desligar e religar o veículo para voltar ao normal.
O carro está se comportando muito bem! ele está com 10600km e sinto que o motor está muito mais solto e desenvolvendo bem melhor. Na estrada andando na faixa de 100 a 110 km/h ele faz na faixa de 11 km/l. Na cidade fica na faixa de 9,5km/l andando de boa. Se passar disso o bicho consome diesel com farinha, kkkk.
Do resto, só os "defeitos normais" do Troller: água nas lanternas traseiras( coloquei um peixe Beta pra nadar dentro dela, ficou bem louco), ruídos diversos (instalei um rádio, módulo e auto falantes bem fortes) que não me incomodam, pois o carro me dá muito mais prazer!!. Como li em outro post, nos casamos com uma prostituta e não podemos exigir que ela seja virgem, kkkk. Se tivesse comprado um sedan de tiozão iria reclamar, rsrs
Tirando as brincadeiras, estou satisfeito com o branquelo! Juntando uma grana pra colocar uns sapatos novos no bicho!
Abraço a todos!
O meu até hoje também nunca acendeu luz nenhuma de regeneração. Legs na aceleração já ocorreu umas 4 vezes com espaçamento médio de uns 20 dias entre cada um. Meu bugão já está com uns 6500 km. No memento está um canhão (tudo ok). Já tentei fazer a regeneração estacionária e nada acontece.
marchiume
13/08/2013, 23:17
Engraçado...no meu tbem com cerca de 400km sinalizou o pedido de regeneracao...fiz...dai começou problemas...css trocou turbina...acho q reprogramou...agora esta com 1800km...tudo belezinha....satisfeitissimo com a vtr e pronto pra começa as trilhas....depois disso não pediu mais e se faz nem percebo..acho que os acertos de reprogramacao são exatamente para equilibrar sensores, emissores...motor não tem nenhum problema...eh o mais moderno da mwm no BR...a programação dele com o conjunto foi o que apresentou problemas em alguns...e pelo,que percebo cada vez menos casos e com soluções mais rápidas...sinceramente agora estou mais preocupado em me incomodar desatolando o trem...sabe aquele ditado...quem procura acha..kkkkk
Engraçado...no meu tbem com cerca de 400km sinalizou o pedido de regeneracao...fiz...dai começou problemas...css trocou turbina...acho q reprogramou...agora esta com 1800km...tudo belezinha....satisfeitissimo com a vtr e pronto pra começa as trilhas....depois disso não pediu mais e se faz nem percebo..acho que os acertos de reprogramacao são exatamente para equilibrar sensores, emissores...motor não tem nenhum problema...eh o mais moderno da mwm no BR...a programação dele com o conjunto foi o que apresentou problemas em alguns...e pelo,que percebo cada vez menos casos e com soluções mais rápidas...sinceramente agora estou mais preocupado em me incomodar desatolando o trem...sabe aquele ditado...quem procura acha..kkkkk
Bem! se ha uma uma luz que é pra acender e dizer que a regeneração está ocorrendo e a mesma não acende, alguem tem esplicar isso.
GPBarbosa
14/08/2013, 05:49
Bem! se ha uma uma luz que é pra acender e dizer que a regeneração está ocorrendo e a mesma não acende, alguem tem esplicar isso.
Eu já abri o meu chamado no 0800, sugiro aos colegas fazerem o mesmo...
Vinicius, boa tarde.
Desculpe-me pela curiosidade. Gostaria de saber como você procede quando ele está em processo de regeneração para adotar o mesmo comportamento. Vi que o seu tá muito econômico. O meu tá fazendo 9.7 Km/L - percurso misto. Ainta tá com 2900 km, amaciando portanto.
Abraço.
Meu carro está funcionando como descrito pelo amigo cpinsdorf. Na média a cada 500 km sinto a falta de resposta do acelerador e força em rotação abaixo de 2000rpm e cheiro de queimado vindo do sistema de escapamento. Depois de +/- 2000rpm o carro vira um monstro e é nítida a melhora na performance (pelo que andei lendo isso é devido o aumento de injeção de diesel para elevar a temperatura do escapamento e realizar a queima no DPF). Já me acostumei e sei bem como reagir quando ele está em processo de regeneração.
Consegui realizar a regeneração manual apenas 1 vez, e o carro estava com aproximadamente 500km. Depois disso nunca mais consegui.
Se você acelerar o veículo em 2200rpm e manter o botão da regeneração pressionado, depois de alguns segundos ele entra em modo de segurança automaticamente! Basta desligar e religar o veículo para voltar ao normal.
O carro está se comportando muito bem! ele está com 10600km e sinto que o motor está muito mais solto e desenvolvendo bem melhor. Na estrada andando na faixa de 100 a 110 km/h ele faz na faixa de 11 km/l. Na cidade fica na faixa de 9,5km/l andando de boa. Se passar disso o bicho consome diesel com farinha, kkkk.
Do resto, só os "defeitos normais" do Troller: água nas lanternas traseiras( coloquei um peixe Beta pra nadar dentro dela, ficou bem louco), ruídos diversos (instalei um rádio, módulo e auto falantes bem fortes) que não me incomodam, pois o carro me dá muito mais prazer!!. Como li em outro post, nos casamos com uma prostituta e não podemos exigir que ela seja virgem, kkkk. Se tivesse comprado um sedan de tiozão iria reclamar, rsrs
Tirando as brincadeiras, estou satisfeito com o branquelo! Juntando uma grana pra colocar uns sapatos novos no bicho!
Abraço a todos!
0800 da Troller ou da MWM?
Da Fod eu já desisti. Eles nunca retornaram uma ligação minha. Aliás, numa das vezes pediram para não ligar mais.
15/08/2013, 10:46
Vinicius, boa tarde.
Desculpe-me pela curiosidade. Gostaria de saber como você procede quando ele está em processo de regeneração para adotar o mesmo comportamento. Vi que o seu tá muito econômico. O meu tá fazendo 9.7 Km/L - percurso misto. Ainta tá com 2900 km, amaciando portanto.
Abraço.
O que eu faço é manter o giro do motor bem alto para agilizar o processo de regeneração do dpf e reduzir o lag do acelerador (fico sempre acima de 2500rpm). Nessa rotação o lag é bem reduzido e o processo todo dura menos de10 minutos. Ultrapassagens eu faço normal durante o processo, sempre com o motor cheio.
Sobre a autonomia, acredito que seja pelo meu motor já estar amaciado.
Hoje após rodar 430km voltou a apresentar o aumento na aceleração e ficar mais nervoso. Não acendeu nada no painel. Estava rodando na cidade e após 15 min voltou ao normal. Qdo cheguei no destino percebi o mesmo cheiro de chapa bem quente. Já questionei isso na ccs e disseram que não é a regeneração, então o que será??? Acho que eles tb não sabem !!!
GPBarbosa
15/08/2013, 21:17
Hoje após rodar 430km voltou a apresentar o aumento na aceleração e ficar mais nervoso. Não acendeu nada no painel. Estava rodando na cidade e após 15 min voltou ao normal. Qdo cheguei no destino percebi o mesmo cheiro de chapa bem quente. Já questionei isso na ccs e disseram que não é a regeneração, então o que será??? Acho que eles tb não sabem !!!
É UMA VERGONA!!!!
até hj não responderam o meu pedido... empresa de Me%d@ não respeita ninguém...
20/08/2013, 13:29
Apenas para esclarecer, acho que fui um dos únicos que conseguiu realizar o processo de regeneração estacionária do Troller. Foi uma única vez por aproximadamente 12 minutos, porém posso garantir que o cheiro e a temperatura do escapamento é o mesmo de quando o carro apresenta o lag, logo o veículo está SIM sob o processo de regeneração!
Com certeza o pessoal da concessionária também não tem todas as informações sobre esse motor!
Apenas para esclarecer, acho que fui um dos únicos que conseguiu realizar o processo de regeneração estacionária do Troller. Foi uma única vez por aproximadamente 12 minutos, porém posso garantir que o cheiro e a temperatura do escapamento é o mesmo de quando o carro apresenta o lag, logo o veículo está SIM sob o processo de regeneração!
Com certeza o pessoal da concessionária também não tem todas as informações sobre esse motor!
Pessoal, o problema não é o motor. Simplesmente ele recebe um sinal que tem de entrar em modo de segurança e entra.
Quanto ao recall que estão falando, pra mim só vai valer quando ficar esclarecido o funcionamento da regeneração.
cpinsdorf
20/08/2013, 19:43
Em que ocasiao o T4 mostrou que precisava da regeneracao? Qual luz acendeu?
Como conseguiu fazer o procedimento?
Qual o modelo , 12/13 ou 13/13?
Já é reprogramado, ou seja, as luzes verde e amarela acendem e apagam rapidamente ou ainda com programacao antiga, luzes verde e amarela apagam junto com a bomba de combustivel?
21/08/2013, 07:42
Já é reprogramado, ou seja, as luzes verde e amarela acendem e apagam rapidamente ou ainda com programacao antiga, luzes verde e amarela apagam junto com a bomba de combustivel?
Meu modelo é 12/13 e ele não informou que precisava da regeneração, ou seja, nenhuma luz acendeu no painel.
O carro tinha aproximadamente 500km e senti pela primeira vez o lag. Cheguei em casa e resolvi fazer o procedimento de regeneração descrito no manual para ver se o problema era resolvido. Tentei 2 vezes e na terceira o carro aceitou e acelerou para 2200rpm. Ficou assim até o processo terminar que durou aproximadamente 12 minutos.
A temperatura no escapamento se eleva MUITO ao ponto de nem conseguir passar a mão perto. Se não me engano o Abreu fez um vídeo onde colocava uma folha de papel na saída do escap e ela pegava fogo na mesma hora.
Olha, que eu saiba não fizeram a reprogramação no meu veículo pois ele ainda apresenta o lag a cada 500 km (não reparei nas luzes). No início me incomodava bastante, mas já estou "acostumado".
Abraço
O meu é 13/13. Cronometrei. As luzes verde/amarela apagam em 4 segundos. A bomba de combustível continua funcionando. A propósito, acho que ela demora demais para parar de funcionar. No 12/13 elas só apagam com a parada da bomba? Eu acho que não tem isso, não. Sei lá. Se as luzes permanecem acesas até o final do barulhinho da bomba, o meu tá diferente. Abraços. Em tempo: com 3300 km rodados, já senti cheiro de chapa quente 3 vezes. Nenhuma luz acendeu no painel.
Reinaldo sardinha
03/09/2013, 16:17
O meu é 13/13. Cronometrei. As luzes verde/amarela apagam em 4 segundos. A bomba de combustível continua funcionando. A propósito, acho que ela demora demais para parar de funcionar. No 12/13 elas só apagam com a parada da bomba? Eu acho que não tem isso, não. Sei lá. Se as luzes permanecem acesas até o final do barulhinho da bomba, o meu tá diferente. Abraços. Em tempo: com 3300 km rodados, já senti cheiro de chapa quente 3 vezes. Nenhuma luz acendeu no painel.
Eu não concordo com este processo de regeneração, voce estando em uma estrada e em algum estante, "Tenho que parar o carro esta precisando regenerar" entào vc para faz a regeneração e segue viagem, outra coisa se vc esta em uma competiçào e tem que parar também, acho que este processo deveria ser totalmente automático e imperseptivél.
Se estou errrado, por favor me expliquem melhor sobre isto.
Obrigado.
telles0808
03/09/2013, 18:59
Eu não concordo com este processo de regeneração, voce estando em uma estrada e em algum estante, "Tenho que parar o carro esta precisando regenerar" entào vc para faz a regeneração e segue viagem, outra coisa se vc esta em uma competiçào e tem que parar também, acho que este processo deveria ser totalmente automático e imperseptivél.
Obrigado.
Caro Reinaldo, concordo plenamente.
Sandrãobh
03/09/2013, 20:46
Obrigado.
Reinaldo, pelo que parece e já li, este é um problema em alguns (muitos?) 3.2 mas não pelo sistema de regeneração em si! O carro com este sistema quando na estrada, não deveria parar a qualquer instante para regeneração, pois estando em alta rotação por vários minutos seguidos, a regeneração se faz automaticamente, ela (regeneração ) estacionária só deveria ser necessária quando o filtro saturasse (trânsito urbano/rotações baixas) e a luz da regeneração acendesse, não a de injeção ou outra qualquer (sem modo de segurança)...Prova da eficácia do processo de regeneração automática são os relatos de proprietários sobre o cheiro de chapa quente e a não perda de potência, pelo contrário alguns dizem que o carro fica mais nervoso...Pelo pouco que entendo este seria o comportamento correto !! Essa de parar na estrada é uma bela c@g@da mesmo!!!Já imaginou parar a noite, no meio de uma BR, num fim de mundo e ficar lá por 15 minutos????!!!
abç.
Obrigado.
Andei tendo ums aulas sobre esse sistema EGR e talvez possa ajudar um pouco.
O EGR é automático e não deveria, em tese, precisar de acionamento manual.
A mudança de comportamento durante a regeneração é NORMAL. Retardo na aceleração, perda de potência e calor são consequências desse sistema.
Isso é mais perceptível a giros baixos pois, aparentemente, o sistema EGR se "fecha" quando você aplica maior força na aceleração (pisa mais fundo). Durante a regeneração, podemos perceber que não há perda de potência em altas rotações.
Caso a regeneração de problemas você pode até estourar sua turbina.
Esse sistema acaba tirando um pouco a potência dos carros naturalmente. Se trocarmos o filtro inteiro por uma peça vazia (e driblarmos os sensores e programação) o carro ganharia certa potência.
Pra quem lê em inglês, tá aí um site que fala sobre tirar o sistema EGR e o porquê de fazer isso: EGR Valve Problems? EGR Removal Service (http://www.ecuflash.co/egr-removal/)
Tradução rápida: a válvula da egr (aquela que fecha ou abre mais de acordo com sua aceleração) pode travar aberta, fechada ou meio termo, causando vários problemas. Os sintomas podem variar: motor sem resposta, "pulos" na aceleração, luz indicatória de problemas acendendo no painel, bastante fumaça e velocidades baixar (não sei se traduzi certo essa). Caso não solucionados, podem acarretar danos ao sistema turbo (ie: explodir uma turbina).
Os trollers andam tendo problemas com o sistema EGR extremamente cedo, esses problemas listados deveriam acontecer com o desgaste do sistema OU problemas eletrônicos..
Mais um site sobre o funcionamento do sistema: EGR Systems - how it works (http://www.fordscorpio.co.uk/egr.htm)
Andei conversando com um dono de uma Dodge Ram (das novas) e ele disse ter os mesmos problemas durante a regeneração da dodge (que não avisa quando ocorre), porém estes sumiram quando ele instalou um daqueles "tuning box" piggyback (vulgo: chip). Tem um sujeito tentando vender um desses da Pro-bitz no mercado livre que diz funcionar com o troller (o que é possível, já que é só passar algumas informações sobre o carro para a pro-bitz eles programam no box; funciona com qualquer diesel comon rail)
Sugiro quem souber inglês dar uma pesquisada nos fóruns gringos. Eles já usam esse sistema tem muitos anos e ensinam a limpar, identificar problemas, fazer manutenção, etc.. Inclusive, tem muita gente que "tira" o sistema e ganha potência no carro. É relativamente fácil quando já existe uma programação da ECU que funcione ignorando o EGR. Basta fechar a válvula ou trocar o filtro por uma peça oca.
Não entendo muito de mecânica. Espero ter ajudado em alguma coisa com as informações que recebi (grande maioria de um sujeito que entende bem desse sistema e me explicou o funcionamento inteiro, não que eu tenha entendido tudo..)
PS: Desculpem, escrevi EGR ali em cima em lugares que era pra ser "regeneração"
A regeneração é automática*
Você pode tirar somente a regeneração ou eliminar o sistema EGR inteiro..
John1532Jr
05/09/2013, 16:32
Andei tendo ums aulas sobre esse sistema EGR e talvez possa ajudar um pouco.
O EGR é automático e não deveria, em tese, precisar de acionamento manual.
A mudança de comportamento durante a regeneração é NORMAL. Retardo na aceleração, perda de potência e calor são consequências desse sistema.
Isso é mais perceptível a giros baixos pois, aparentemente, o sistema EGR se "fecha" quando você aplica maior força na aceleração (pisa mais fundo). Durante a regeneração, podemos perceber que não há perda de potência em altas rotações.
Caso a regeneração de problemas você pode até estourar sua turbina.
Esse sistema acaba tirando um pouco a potência dos carros naturalmente. Se trocarmos o filtro inteiro por uma peça vazia (e driblarmos os sensores e programação) o carro ganharia certa potência.
Pra quem lê em inglês, tá aí um site que fala sobre tirar o sistema EGR e o porquê de fazer isso: EGR Valve Problems? EGR Removal Service (http://www.ecuflash.co/egr-removal/)
Tradução rápida: a válvula da egr (aquela que fecha ou abre mais de acordo com sua aceleração) pode travar aberta, fechada ou meio termo, causando vários problemas. Os sintomas podem variar: motor sem resposta, "pulos" na aceleração, luz indicatória de problemas acendendo no painel, bastante fumaça e velocidades baixar (não sei se traduzi certo essa). Caso não solucionados, podem acarretar danos ao sistema turbo (ie: explodir uma turbina).
Os trollers andam tendo problemas com o sistema EGR extremamente cedo, esses problemas listados deveriam acontecer com o desgaste do sistema OU problemas eletrônicos..
Mais um site sobre o funcionamento do sistema: EGR Systems - how it works (http://www.fordscorpio.co.uk/egr.htm)
Andei conversando com um dono de uma Dodge Ram (das novas) e ele disse ter os mesmos problemas durante a regeneração da dodge (que não avisa quando ocorre), porém estes sumiram quando ele instalou um daqueles "tuning box" piggyback (vulgo: chip). Tem um sujeito tentando vender um desses da Pro-bitz no mercado livre que diz funcionar com o troller (o que é possível, já que é só passar algumas informações sobre o carro para a pro-bitz eles programam no box; funciona com qualquer diesel comon rail)
Sugiro quem souber inglês dar uma pesquisada nos fóruns gringos. Eles já usam esse sistema tem muitos anos e ensinam a limpar, identificar problemas, fazer manutenção, etc.. Inclusive, tem muita gente que "tira" o sistema e ganha potência no carro. É relativamente fácil quando já existe uma programação da ECU que funcione ignorando o EGR. Basta fechar a válvula ou trocar o filtro por uma peça oca.
Não entendo muito de mecânica. Espero ter ajudado em alguma coisa com as informações que recebi (grande maioria de um sujeito que entende bem desse sistema e me explicou o funcionamento inteiro, não que eu tenha entendido tudo..)
Parolin,
O EGR e o DPF são sistemas distintos e envolvem peças completamente diferentes.
O EGR (Exhaust Gas Recirculation) é um sistema com válvula que permite a recirculação dos gases do motor (no cabeçote) com o objetivo de reduzir a emissão de NOx (um gás) resultante da combustão. Esta recirculação dos gases entre a admissão e escape faz com que a temperatura da explosão no cilindro abaixe para menos de 2.500ºC reduzindo a emissão de NOx.
Já o DPF (Diesel Particulate Filter) é um filtro de partículas que está no escapamento do veículo, após o catalisador e cuja função é reter as partículas sólidas emitidas pela combustão do diesel.
O processo de regeneração ocorre no filtro DPF, e não tem nada a ver com o EGR.
John1532Jr
05/09/2013, 16:49
Corrigindo: não é 2.500ºC, e sim 2.500ºF.
Parolin,
O EGR e o DPF são sistemas distintos e envolvem peças completamente diferentes.
O EGR (Exhaust Gas Recirculation) é um sistema com válvula que permite a recirculação dos gases do motor (no cabeçote) com o objetivo de reduzir a emissão de NOx (um gás) resultante da combustão. Esta recirculação dos gases entre a admissão e escape faz com que a temperatura da explosão no cilindro abaixe para menos de 2.500ºC reduzindo a emissão de NOx.
Já o DPF (Diesel Particulate Filter) é um filtro de partículas que está no escapamento do veículo, após o catalisador e cuja função é reter as partículas sólidas emitidas pela combustão do diesel.
O processo de regeneração ocorre no filtro DPF, e não tem nada a ver com o EGR.
Eu vi depois que escrevi que coloquei tudo "EGR" onde era pra falar sobre a regeneração também (no DPF).
Porém, esses sistemas se afetam, tentei falar sobre o porque do lag em baixa rotação devido ao EGR quando o DPF regenera (que já toma força do motor). No fim, deixei tudo mais confuso.
Enfim, da pra tirar o DPF do carro e reprogramar (ninguém fez um programa burlando os sensores ainda), assim como tirar o EGR também. Os americanos tiram os 2 juntos porque são sistemas que interferem demais no funcionamento normal do motor. (o que deixa o carro ilegal e perderia a garantia)
Dando uma olhada nos problemas do troller, esses 2 sistemas parecem estar apresentando mal funcionamento. (talvez pelo mal funcionamento da regeneração DPF apenas?)
Aproveitando já pergunto, como é o sistema de regeneração no troller? Ele somente incinera quando o filtro fica carregado demais? O sistema EGR não deveria ser fechado automaticamente na regeneração pra aumentar a temperatura dos gases que saem do motor e assim ajudar na incineração no DPF?
Pelo que entendi o DPF vai se regenerando sozinho com a temperatura dos gases que passam por ele e quando isso não é suficiente ocorre a regeneração em si, que não sei como é no troller.. Alguns carros aumentam a temperatura dos gases, outros até usam um sisteminha de incineração elétrica por resistências..
Ok, reuni mais informações sobre o EGR e o DPF.
Os 2 sistemas afetam-se diretamente.
Primeiro: funcionamento da regeneração
A regeneração não é bem uma "limpeza" e sim a queima das partículas retidas pelo filtro. O DPF nada mais faz do que acumular partículas nos seus filtros, e estas vão entrando em combustão com a temperatura dos gases do escape.
Existem 2 tipos de regeneração: a passiva e a ativa.
A passiva acontece naturalmente em uso pesado e velocidades maiores, já que o motor elimina muito mais temperatura pelo escape, as partículas vão queimando normalmente. Essa é a regeneração que tecnicamente deveria ser a grande responsável pela limpeza do filtro. Ela ocorre mais ou menos a partir de 70km/h. Com essa velocidade (ou mais) constante o filtro deve ficar limpo em 10 minutos.
A ativa ocorre quando a passiva não é suficiente para limpar o filtro e o mesmo chega a mais ou menos 40-45% de sua capacidade de armazenamento. Pelo que entendi, a injeção muda o comportamento para o motor gerar mais temperatura e, aparentemente, (por favor, não consegui entender direito essa parte porque vi tudo em inglês, correções são bem vindas) chega a jogar um pouco de diesel no DPF para aumentar a temperatura lá dentro e forçar as partículas a entrarem em combustão.
A regeneração ativa deve ocorrer a cada 482km (300 milhas) caso a passiva não esteja dando conta.
Pois bem, definida a regeneração ativa e passiva, temos que entender que a regeneração ativa não deveria, em tese, aparecer frequentemente e seria usada pela ECU em regime de exceção.
Esse sistema DPF pressupõe um uso de trabalho pesado ou em longas distâncias constantes. O "acelera e para" da cidade contribui para o acumulo precoce de partículas no filtro e a cada 482km a ECU vai realizar a regeneração ativa para limpar o mesmo. O grande problema é: se, em quanto você estiver no processo de regeneração ativa, continuar dirigindo no "acelera e para, esta pode ser interrompida. Tecnicamente você deve tentar manter o giro acima de 2 mil para não dar problema.
Portante, se o seu troller está realizando a regeneração ativa a cada mais ou menos 500km, tem algum problema acontecendo.
A regeneração passiva é completamente "mecânica" e independe de de central ou qualquer programação. Simplesmente em alta velocidade ou trabalho pesado (como trilhas), as temperaturas dos gases aumentam e as partículas vão queimando. 10 minutos são o suficiente para limpar um filtro. Se você usa seu troller só em cidade e é daqueles que anda mais calmamente e gosta de economizar combustível, isso gera entupimento precoce do filtro
A ativa é acionada eletronicamente e pode ser interrompida por "acelera e para" do carro ou dar algum mal funcionamento devido a problemas do sistema do carro..
Até agora da pra concluir que, se o troller tem um problema na ECU, isso influenciaria na regeneração ativa e não na passiva.
Mas provavelmente muitos trollers que vão direto para trilhas e pegam frequentemente estradas tem apresentado o "problema na regeneração" e o entupimento do DPF...
PS: a regeneração ativa ocorre em torno de 45% da capacidade do filtro. em 75% o carro vai provavelmente entrar em estado de emergência e o não é mais possível a regeneração tanto ativa quanto passiva, necessitando de uma limpeza verdadeira em algum mecânico.
Onde entra o EGR em tudo isso?
O EGR é um sistema que re-circula gases, esfria-os, e joga no motor junto com o ar em rotações mais baixas para baixar a temperatura interna da combustão e diminuir o tal do NOX (Que eu nem sabia que existia).. (correções são aceitas).
Só que ele aumenta o nível de PM (Particulate matter - partículas que o DPF retém...) nos gases.
O EGR atua em consonância com o DPF. Em baixa rotação, o EGR joga ar no motor e diminui o NOX mas aumenta as PM, aí o DPF segura as PM. Em alta rotação o EGR se fecha (ele é inversamente proporcional à sua aceleração), produz menos PM, a temperatura dos gases aumentam (pelo trabalho maior) e queimam as PM do filtro.
Só que um EGR com problema pode causar alguns problemas. Ele pode não fechar a sua válvula direito (ou travar inteira aberta, ou quem sabe ser acionada quando não deveria) jogando os gases dele no motor toda hora, o que causa aumento nas PM, mistura ruim de diesel (Queima pior) e diminuição na temperatura dos gases que vão para o DPF, não conseguindo realizar tanto regeneração ativa quanto passiva, entupindo tudo e parando o carro.
Além de que, um EGR defeituoso pode causar graves danos a turbina, comportamento estranho do carro, pulos de giro, buracos na aceleração e alguns outros danos..
Um EGR pode ter mal funcionamento devido ao acúmulo de PM nele mesmo (trava a válvula) ou por problemas elétricos e de ECU.
Quando um carro lá fora entope frequentemente o DPF, os mecânicos limpam o EGR e reprogramam o carro. (isso se o tal RE-FLASH que eles falam é colocar um programa novo.. posso estar errado)
Enfim, tentei reunir informações que a troller não passa para nós. Um carro com sistema DPF exige um jeito de dirigir diferente, tal qual não é informado aos compradores daqui...
Lá fora tem mil reportagens explicando que esse sistema não é para todos devido a necessidade de direção diferenciada..
Segue uns bons links pra entender como funciona o DPF e seus problemas:
diesel particulate filter (dpf) | AA (http://www.theaa.com/motoring_advice/fuels-and-environment/diesel-particulate-filters.html) (sugiro ler este)
Are diesel particulate filters more trouble than help? | Car Blogs | Car Magazine Online (http://www.carmagazine.co.uk/Community/Car-Magazines-Blogs/Chris-Chilton-Blog/Are-diesel-particulate-filters-more-trouble-than-theyre-worth/) (questionando sobre a utilidade do DPF)
How a DPF Works (http://www.dpfcleanteam.co.uk/page4.html) (funcionamento e problemas, resumido)
Understanding Diesel DPF Regeneration - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=fNO-oUHmKXU) (ótima video aula)
DPF Cleaning | EGR | Diesel Engine Problems | BG Products UK (http://www.bgprod.co.uk/EGR/Talking%20bout%20Regeneration.htm) (mais sobre)
Um ótimo caso documentado por um mecânico sobre um EGR que prejudicava a regeneração ativa e passiva: DPF fault fixed (http://www.aftermarketonline.net/Technical/2012/28065-/DPF-fault-fixed#sthash.EvEY0Oko.dpbs)
E meu preferido: DPF: The Time Bomb Under Your Diesel - Diesel Power Magazine (http://www.dieselpowermag.com/tech/1107dp_dpf_the_time_bomb_under_your_diesel/) (DPF, uma bomba relógio)
Infelizmente é tudo em inglês. Achei BEM difícil encontrar informações decentes sobre o DPF em portugês.
Espero ajudar alguém a tirar alguma dúvida e informar os motoristas dos trollers um pouco sobre ter que dirigir diferente seus jipes.. (basicamente: mais trilhas = melhor. haha)
Por favor, corrijam quaisquer erros. Se possível, alguém poderia reunir mais sobre a necessidade de condução diferenciada e cuidados a serem tomados com esses 2 sistemas. Eu achei particularmente difícil aprender um pouco sobre eles e ninguém de uma CCS sabe informar direito sobre regeneração e como proceder...
telles0808
06/09/2013, 08:41
A regeneração não é bem uma "limpeza" e sim a queima das partículas retidas pelo filtro. O DPF nada mais faz do que acumular partículas nos seus filtros, e estas vão entrando em combustão com a temperatura dos gases do escape.
A passiva acontece naturalmente em uso pesado e velocidades maiores, já que o motor elimina muito mais temperatura pelo escape, as partículas vão queimando normalmente. Essa é a regeneração que tecnicamente deveria ser a grande responsável pela limpeza do filtro. Ela ocorre mais ou menos a partir de 70km/h. Com essa velocidade (ou mais) constante o filtro deve ficar limpo em 10 minutos.
A ativa ocorre quando a passiva não é suficiente para limpar o filtro e o mesmo chega a mais ou menos 40-45% de sua capacidade de armazenamento. Pelo que entendi, a injeção muda o comportamento para o motor gerar mais temperatura e, aparentemente, (por favor, não consegui entender direito essa parte porque vi tudo em inglês, correções são bem vindas) chega a jogar um pouco de diesel no DPF para aumentar a temperatura lá dentro e forçar as partículas a entrarem em combustão.
A regeneração ativa deve ocorrer a cada 482km (300 milhas) caso a passiva não esteja dando conta.
Pois bem, definida a regeneração ativa e passiva, temos que entender que a regeneração ativa não deveria, em tese, aparecer frequentemente e seria usada pela ECU em regime de exceção.
Esse sistema DPF pressupõe um uso de trabalho pesado ou em longas distâncias constantes. O "acelera e para" da cidade contribui para o acumulo precoce de partículas no filtro e a cada 482km a ECU vai realizar a regeneração ativa para limpar o mesmo. O grande problema é: se, em quanto você estiver no processo de regeneração ativa, continuar dirigindo no "acelera e para, esta pode ser interrompida. Tecnicamente você deve tentar manter o giro acima de 2 mil para não dar problema.
Portante, se o seu troller está realizando a regeneração ativa a cada mais ou menos 500km, tem algum problema acontecendo.
A regeneração passiva é completamente "mecânica" e independe de de central ou qualquer programação. Simplesmente em alta velocidade ou trabalho pesado (como trilhas), as temperaturas dos gases aumentam e as partículas vão queimando. 10 minutos são o suficiente para limpar um filtro. Se você usa seu troller só em cidade e é daqueles que anda mais calmamente e gosta de economizar combustível, isso gera entupimento precoce do filtro
A ativa é acionada eletronicamente e pode ser interrompida por "acelera e para" do carro ou dar algum mal funcionamento devido a problemas do sistema do carro..
Até agora da pra concluir que, se o troller tem um problema na ECU, isso influenciaria na regeneração ativa e não na passiva.
Mas provavelmente muitos trollers que vão direto para trilhas e pegam frequentemente estradas tem apresentado o "problema na regeneração" e o entupimento do DPF...
PS: a regeneração ativa ocorre em torno de 45% da capacidade do filtro. em 75% o carro vai provavelmente entrar em estado de emergência e o não é mais possível a regeneração tanto ativa quanto passiva, necessitando de uma limpeza verdadeira em algum mecânico.
O EGR é um sistema que re-circula gases, esfria-os, e joga no motor junto com o ar em rotações mais baixas para baixar a temperatura interna da combustão e diminuir o tal do NOX (Que eu nem sabia que existia).. (correções são aceitas).
Só que ele aumenta o nível de PM (Particulate matter - partículas que o DPF retém...) nos gases.
O EGR atua em consonância com o DPF. Em baixa rotação, o EGR joga ar no motor e diminui o NOX mas aumenta as PM, aí o DPF segura as PM. Em alta rotação o EGR se fecha (ele é inversamente proporcional à sua aceleração), produz menos PM, a temperatura dos gases aumentam (pelo trabalho maior) e queimam as PM do filtro.
Só que um EGR com problema pode causar alguns problemas. Ele pode não fechar a sua válvula direito (ou travar inteira aberta, ou quem sabe ser acionada quando não deveria) jogando os gases dele no motor toda hora, o que causa aumento nas PM, mistura ruim de diesel (Queima pior) e diminuição na temperatura dos gases que vão para o DPF, não conseguindo realizar tanto regeneração ativa quanto passiva, entupindo tudo e parando o carro.
Além de que, um EGR defeituoso pode causar graves danos a turbina, comportamento estranho do carro, pulos de giro, buracos na aceleração e alguns outros danos..
Um EGR pode ter mal funcionamento devido ao acúmulo de PM nele mesmo (trava a válvula) ou por problemas elétricos e de ECU.
Quando um carro lá fora entope frequentemente o DPF, os mecânicos limpam o EGR e reprogramam o carro. (isso se o tal RE-FLASH que eles falam é colocar um programa novo.. posso estar errado)
Enfim, tentei reunir informações que a troller não passa para nós. Um carro com sistema DPF exige um jeito de dirigir diferente, tal qual não é informado aos compradores daqui...
Lá fora tem mil reportagens explicando que esse sistema não é para todos devido a necessidade de direção diferenciada..
diesel particulate filter (dpf) | AA (http://www.theaa.com/motoring_advice/fuels-and-environment/diesel-particulate-filters.html) (sugiro ler este)
Are diesel particulate filters more trouble than help? | Car Blogs | Car Magazine Online (http://www.carmagazine.co.uk/Community/Car-Magazines-Blogs/Chris-Chilton-Blog/Are-diesel-particulate-filters-more-trouble-than-theyre-worth/) (questionando sobre a utilidade do DPF)
How a DPF Works (http://www.dpfcleanteam.co.uk/page4.html) (funcionamento e problemas, resumido)
Understanding Diesel DPF Regeneration - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=fNO-oUHmKXU) (ótima video aula)
DPF Cleaning | EGR | Diesel Engine Problems | BG Products UK (http://www.bgprod.co.uk/EGR/Talking%20bout%20Regeneration.htm) (mais sobre)
Um ótimo caso documentado por um mecânico sobre um EGR que prejudicava a regeneração ativa e passiva: DPF fault fixed (http://www.aftermarketonline.net/Technical/2012/28065-/DPF-fault-fixed#sthash.EvEY0Oko.dpbs)
E meu preferido: DPF: The Time Bomb Under Your Diesel - Diesel Power Magazine (http://www.dieselpowermag.com/tech/1107dp_dpf_the_time_bomb_under_your_diesel/) (DPF, uma bomba relógio)
Infelizmente é tudo em inglês. Achei BEM difícil encontrar informações decentes sobre o DPF em portugês.
Espero ajudar alguém a tirar alguma dúvida e informar os motoristas dos trollers um pouco sobre ter que dirigir diferente seus jipes.. (basicamente: mais trilhas = melhor. haha)
Por favor, corrijam quaisquer erros. Se possível, alguém poderia reunir mais sobre a necessidade de condução diferenciada e cuidados a serem tomados com esses 2 sistemas. Eu achei particularmente difícil aprender um pouco sobre eles e ninguém de uma CCS sabe informar direito sobre regeneração e como proceder...
Vai para o Blog, eternizado nas suas palavras!
Esqueci de falar que a queima das PM (regeneração) produz cinzas. E elas ficam lá até tomarem conta e você ter que trocar tudo ou limpar (demora uns 150kkm)
Como Funciona um FAP/DPF | Interescapes (http://filtroparticulas.com/?page_id=25)
Ta aí, em português!
PS: tecnicamente o DPF deveria ficar mais perto do motor, também.
PS2: esqueci de falar também que o comportamento normal do carro seria acender uma luz no painel indicando quando o filtro esta começando a ficar cheio e quando estiver quase entupido
telles0808
06/09/2013, 15:31
Complementado no blog.
Definitivamente, o sistema não é para mim, pois saio de casa cedo, e chego ao trabalho antes mesmo do motor esquentar, e o principal uso é na cidade, com forte congestionamento (horário de pico).
Agora pergunto, onde está tudo isto no manual do Troller? Quem nos avisou a respeito disto?
Se são esses mesmo os requisitos para se ter o sistema do Troller funcionando perfeitamente, não terá cura, a não ser retirar o sistema completamente e substituí-lo por outro melhor.
Infelizmente a brincadeira da Ford foi muito sem graça, e agora tudo faz sentido, o carro se comportando de forma estranha, minha rotina em trânsito intenso e em muitos dias com trajetos curtos (Só estava indo passear no sítio em finais de semana, justamente quando os maiores problemas aconteciam, na BR).
E agora? Se a Ford insistir, só irá perder tempo, então, temos salvação?
Foi a melhor explicação sobre regeneração que já li. Agora está explicado por que o meu troller entrou em modo de segurança pela primeira vez. Peguei um engarrafemento de 6 horas na tamoios ( 76 km de anda para ) e quando entrei na Dutra mais alguns km's o carro entrou em modo de segurança. Fiquei acelerando mesmo com o modor em segurança, o mesmo deu uns trancos e voltou ao normal. Depois da primeira revisão o motor voltou a entrar em modo de segurança e só foi resolvido com a reprogramação da ECU. Hoje estou indo para a segunad revisão sem nenhum problema.
Eu sempre conduzo o troller mantendo sempre a rotação proxima de 2000 rpm, para evitar problemas.
É isso aí parolim, informação como essa que estamos precisando.
Complementado no blog.
Definitivamente, o sistema não é para mim, pois saio de casa cedo, e chego ao trabalho antes mesmo do motor esquentar, e o principal uso é na cidade, com forte congestionamento (horário de pico).
Agora pergunto, onde está tudo isto no manual do Troller? Quem nos avisou a respeito disto?
Se são esses mesmo os requisitos para se ter o sistema do Troller funcionando perfeitamente, não terá cura, a não ser retirar o sistema completamente e substituí-lo por outro melhor.
Infelizmente a brincadeira da Ford foi muito sem graça, e agora tudo faz sentido, o carro se comportando de forma estranha, minha rotina em trânsito intenso e em muitos dias com trajetos curtos (Só estava indo passear no sítio em finais de semana, justamente quando os maiores problemas aconteciam, na BR).
E agora? Se a Ford insistir, só irá perder tempo, então, temos salvação?
telles eu rodo muito na cidade. Dá pra vc rodar com rotação próximo de 2000rpm. Ex: passar para quinta marcha só com vlocidade acima de 80 km/h, e terceira para quarta quando a rpm estiver passando de 2000. Vai gastar mais combustivel mas acretido que não terá problema com o motor entrando em modo de segurança.
Eu vi depois que escrevi que coloquei tudo "EGR" onde era pra falar sobre a regeneração também (no DPF).
Porém, esses sistemas se afetam, tentei falar sobre o porque do lag em baixa rotação devido ao EGR quando o DPF regenera (que já toma força do motor). No fim, deixei tudo mais confuso.
Enfim, da pra tirar o DPF do carro e reprogramar (ninguém fez um programa burlando os sensores ainda), assim como tirar o EGR também. Os americanos tiram os 2 juntos porque são sistemas que interferem demais no funcionamento normal do motor. (o que deixa o carro ilegal e perderia a garantia)
Dando uma olhada nos problemas do troller, esses 2 sistemas parecem estar apresentando mal funcionamento. (talvez pelo mal funcionamento da regeneração DPF apenas?)
Aproveitando já pergunto, como é o sistema de regeneração no troller? Ele somente incinera quando o filtro fica carregado demais? O sistema EGR não deveria ser fechado automaticamente na regeneração pra aumentar a temperatura dos gases que saem do motor e assim ajudar na incineração no DPF?
Pelo que entendi o DPF vai se regenerando sozinho com a temperatura dos gases que passam por ele e quando isso não é suficiente ocorre a regeneração em si, que não sei como é no troller.. Alguns carros aumentam a temperatura dos gases, outros até usam um sisteminha de incineração elétrica por resistências..
Não se pode somente enganar os sensores. Aliás não precisa fazer nada com eles. Faça um tubo de aço inox com as juntas v-band e neste tubo faça as buchas para os sensores. Pronto, simples assim!
Não faz fumaça, não fica barulhento e aparentemente so se percebe o carro um pouco mais solto. Não regenera nunca mais!
Fazendo uma peça bem feita fica plug-in-play e pra trocar uma pela outra depois de pronta são uns 20 minutos de serviço. Quando for fazer a revisão é so voltar o catalizador pro lugar. Não há como provarem nada, aliás, ninguém olha essa peça mesmo.
Segundo informações ha um ganho de 19 hp.
Não se pode somente enganar os sensores. Aliás não precisa fazer nada com eles. Faça um tubo de aço inox com as juntas v-band e neste tubo faça as buchas para os sensores. Pronto, simples assim!
Não faz fumaça, não fica barulhento e aparentemente so se percebe o carro um pouco mais solto. Não regenera nunca mais!
Fazendo uma peça bem feita fica plug-in-play e pra trocar uma pela outra depois de pronta são uns 20 minutos de serviço. Quando for fazer a revisão é so voltar o catalizador pro lugar. Não há como provarem nada, aliás, ninguém olha essa peça mesmo.
Segundo informações ha um ganho de 19 hp.
Vc conhece quem faz esse serviço?
Olá Tibery,
Vc está rodando com essa modificação? Basta instalar os sensores nas buchas do novo tubo, colocar no lugar do catalisador e rodar?
Grato.
Olá Tibery,
Vc está rodando com essa modificação? Basta instalar os sensores nas buchas do novo tubo, colocar no lugar do catalisador e rodar?
Grato.
Pessoal, sim estou rodando e hoje identifiquei uma situação.
Quando se atinge nível de alta carga (rotações de 3200-3800 giros de 4ª e 5ª marcha) a luz de irregularidades do motor acende. Gera um código de erro P2002 que é referente ao filtro de partícula. A peça é um protótipo e o engenheiro que a desenvolveu já sabe o motivo (é referente a diferença de pressão gerada por turbulência dentro do tubo). Será feito algumas modificações para corrigir isso sem que se elimine os sensores.
É importante dizer que apesar da luz acender o carro não entra em módulo de segurança e continua rodando normalmente. Após desligá-lo a luz se apaga. As famosas regenerações causando "buracos" na aceleração também não ocorrem mais.
Depois de feita as modificações e testar volta a trazer informações para os colegas.
Abraços.
Marquinho.
Pedro Rocha
08/09/2013, 20:24
Parabéns ao Parolin pelas informações, e ao Tibery pelo pioneirismo!
Esses 19hp provavelmente são em função da saída mais livre, é mais ou menos o ganho que se tem quando se coloca um escape mais livre (tubo retos e abafador de inox) no 3.0 então tá bem coerente.
Só uma curiosidade...
Tibery, vc sentiu alguma perda em baixa com o escape mais livre?!
abs!
Parabéns ao Parolin pelas informações, e ao Tibery pelo pioneirismo!
Esses 19hp provavelmente são em função da saída mais livre, é mais ou menos o ganho que se tem quando se coloca um escape mais livre (tubo retos e abafador de inox) no 3.0 então tá bem coerente.
Só uma curiosidade...
Tibery, vc sentiu alguma perda em baixa com o escape mais livre?!
abs!
Cara, não senti perda alguma.
Ah! ja estamos estudando a eliminação da EGR que segundo informações se é possível conseguir mais uns 30 hp. Assim que finalizarmos a eliminação do catalizador passamos para a EGR. Posto tudo para os amigos.
Se isso realmente der certo, terminada a garantia, gostaria de entrar nesta parada.
Tibery, isso fica caro?
Tem algum "entendido" na parada?
Ah! ja estamos estudando a eliminação da EGR que segundo informações se é possível conseguir mais uns 30 hp. Assim que finalizarmos a eliminação do catalizador passamos para a EGR. Posto tudo para os amigos.
Opa, pelo que pesquisei, os americanos e britanicos só substituem por peças ocas (tanto egr quanto dpf) e modificam a ECU do carro.
O sistema EGR seria facilmente fechado se tiramos o plug da vávula dele, mas isso exigiria modificar a ECU também.
Como vocês pensam em fazer com a válvula que regula entrada dos gases no motor?
De onde você é, Tibery? Tenho interesse em ajudar nos testes com meu troller.
Esse 3.2 sem o EGR+DPF vai ser um ótimo motor. Vai se tornar um procedimento comum no futuro eliminar essas coisas..
O grande problema é que não é só o troller que virá com esse sistema a partir de agora. Não é obrigatório para todos os EURO V?
Quem colocou isso no motor foi a MWM. A cagada da ford foi pedir um ECU diferente e esse ter vindo com mal funcionamento...
Tecnicamente a regeneração ativa sozinha seria capaz de limpar o filtro por muitos e muitos kkm.
Alias, ainda acho que é o EGR que está com defeito eletrônico.
MarceloM
09/09/2013, 13:08
Parabens ao Parolin e Tibery
Somente para contribuir.
Meu 3.2 ainda não apresentou problema algum de perda de potencia ou lag. Acendeu a luz da injeção 2 vezes em transito lento. Uma com 200 km e outra com 5.900 km, em ambas não notei nenhuma alteração em seu comportamento. Hoje está com 7.000 km. As luzes de regeneração nunca acenderam e também nunca fiz regenarações manuais. As vezes sinto o cheiro de chapa quente.
Acho que muitos, inclusive eu, estamos interessados na eliminação destes filtros/problemas.
Mais uma vez, parabens pela dedicação e pionerismo.
Marcelo, vc passou o scanner nele?
Na revisão vc vai relatar o ocorrido?
Um mecânico amigo aconselhou relatar o ocorrido por escrito, na revisão, para que num futuro próximo a autorizada não alegue que o defeito nunca foi mencionado.
Alguma dica a respeito do tema?
Parabens ao Parolin e Tibery
Somente para contribuir.
Meu 3.2 ainda não apresentou problema algum de perda de potencia ou lag. Acendeu a luz da injeção 2 vezes em transito lento. Uma com 200 km e outra com 5.900 km, em ambas não notei nenhuma alteração em seu comportamento. Hoje está com 7.000 km. As luzes de regeneração nunca acenderam e também nunca fiz regenarações manuais. As vezes sinto o cheiro de chapa quente.
Acho que muitos, inclusive eu, estamos interessados na eliminação destes filtros/problemas.
Mais uma vez, parabens pela dedicação e pionerismo.
cpinsdorf
09/09/2013, 16:03
Semana retrasada fiz a revisao de 10 mil km, com 1 ano de uso.
Meu carro sempre teve o lag de 500 em 500 km, durando cerca de 50 km.
Reclamei deste fato na Navesa, SP.
O consultor falou nao poder fazer nada, e que os casos de remapeamento nao foram feitos la. Diz que os carros foram levados para outro local e retornaram.
Levaram 2 dias inteiros para fazer uma revisao, deixei o carro 8 da manha de terca e busquei as 17 h da quarta.
As luzes da regeneracao permanecem exatamente iguais.
Curiosamente ja andei uns 600km e nao mais tive o lag de acelerador.
Nao sei se regenerou na estrada de Sp ate Bauru e nao percebi ou se houve alguma modificacao.
Vou continuar de olho, qualquer novidade posto no forum.
A proposito,entrei em contato com M. Reiko e ele diz nao ter nenhum programa para remapear os tgv, inclusive diz aguardar a Ford resolver os problemas inerentes do projeto. O buraco deve ser fundo mesmo...............
cpinsdorf, boa noite.
No seu caso, as luzes da regeneração apagam em que momento? No meu, são 4 segundos para apagar. Apagadas, o barulhinho continua, no meu caso, é claro.
Boa sorte.
Semana retrasada fiz a revisao de 10 mil km, com 1 ano de uso.
Meu carro sempre teve o lag de 500 em 500 km, durando cerca de 50 km.
Reclamei deste fato na Navesa, SP.
O consultor falou nao poder fazer nada, e que os casos de remapeamento nao foram feitos la. Diz que os carros foram levados para outro local e retornaram.
Levaram 2 dias inteiros para fazer uma revisao, deixei o carro 8 da manha de terca e busquei as 17 h da quarta.
As luzes da regeneracao permanecem exatamente iguais.
Curiosamente ja andei uns 600km e nao mais tive o lag de acelerador.
Nao sei se regenerou na estrada de Sp ate Bauru e nao percebi ou se houve alguma modificacao.
Vou continuar de olho, qualquer novidade posto no forum.
A proposito,entrei em contato com M. Reiko e ele diz nao ter nenhum programa para remapear os tgv, inclusive diz aguardar a Ford resolver os problemas inerentes do projeto. O buraco deve ser fundo mesmo...............
Parolin,
Para os que moram em SP capital teriam problemas para passar no controlar, controle anual de inspeção veicular e emissão de poluente.
Talvez montar o sistema original para o dia da inspeção, ou se rolar $$$ melhor ainda.
Opa, pelo que pesquisei, os americanos e britanicos só substituem por peças ocas (tanto egr quanto dpf) e modificam a ECU do carro.
O sistema EGR seria facilmente fechado se tiramos o plug da vávula dele, mas isso exigiria modificar a ECU também.
Como vocês pensam em fazer com a válvula que regula entrada dos gases no motor?
De onde você é, Tibery? Tenho interesse em ajudar nos testes com meu troller.
Esse 3.2 sem o EGR+DPF vai ser um ótimo motor. Vai se tornar um procedimento comum no futuro eliminar essas coisas..
O grande problema é que não é só o troller que virá com esse sistema a partir de agora. Não é obrigatório para todos os EURO V?
Quem colocou isso no motor foi a MWM. A cagada da ford foi pedir um ECU diferente e esse ter vindo com mal funcionamento...
Tecnicamente a regeneração ativa sozinha seria capaz de limpar o filtro por muitos e muitos kkm.
Alias, ainda acho que é o EGR que está com defeito eletrônico.
Tabeladosk
14/09/2013, 00:17
Graças aos amigos estamos dando os primeiros passos para a solução desse problema.parabens amigos,espero que de tudo certo com o projeto.para que possamos usufruir de seus esforços.
Pedro Rocha
14/09/2013, 02:50
Desculpem-me o off toppic
Descobri há pouco que uma solução mais barata e ambientalmente mais apropriada seria a injeção de etanol na combustão do diesel...dai a tecnologia egr ou scr poderiam ser deixadas de lado...pelo que li funcionara como um intercooler químico...quem sabe um dia!...mais potência, menos poluição e menores taxas de compressão nos motores diesel...
Pessoal,
vi esse post interessante em outro tópico mas achei melhor comentar neste da regeneração pois esta mais próximo ao tema
também ouvi falar disso recentemente, apesar de ser uma tecnologia que já era utilizada na segunda guerra!
o metanol aumenta a octanagem e melhora a combustão e a água evita a pré detonação, e diminui a temperatura na camara de combustão. A separação das moléculas de hidrogênio e oxigênio tb libera uma certa quantidade de energia. E ainda gera menos material particulado resultante da queima.
Pesquisando vi que essa tecnologia vem se popularizando ultimamente nos EUA onde existem kit´s para injeção de água e metanol em motores diesel e gasolina com ganhos significativos de potência e torque, e ainda: economizando combustível, poluindo menos, e baixando EGT!!! ainda tô pesquisando sobre o assunto, mas aparentemente só vantagens como foi colocado...
ainda tô me familiarizando tb com os sistemas do maxxforce 3.2 (EGR, DPF), e apesar das encrencas, tenho interesse nesse motor, pois considero a concepção mecânica boa.. pelo que eu entendi a redução de emissões é feita através dos sistemas EGR e do DPF, e aí somente um kit desses (de injeção de água e etanol) diminuiria a quantidade de particulas no DPF e consequentemente a necessidade de regeneração, e ainda, com mais potência, torque, e EGT mais baixa. E acredito eu, mas ainda não tenho certeza, pois ainda tô verde no assunto, sem necessidade de alteração da central.
Lá fora já existem kit´s para eliminação do DPF e EGR dos duramax, powerstroke e cummins, mas não vi nada para maxxforce. A eliminação do DPF também traz mais uns cavalos só em função da diminuição da restrição conforme já falado acima.
Segue o link pra quem quiser dar uma olhada, tb tem os sistemas de injeção water e methanol
Parleys Diesel Performance: DPF Delete & EGR Delete Off-Road Racing Parts (http://www.parleysdieselperformance.com/t/categories/dpf-delete-and-egr-delete)
Aqui graças ao pioneirismo do colega Tibery as coisas já vem se desenvolvendo nesse sentido..
Talvez seja possível num futuro próximo passar numa inspeção veicular (emissões) com o kit de injeção de água e etanol mesmo com a retiratada dessa parafernália ..., e aí sim, o 3.2 estaria totalmente ALFORRIADO!!! E INDIGNADO !!!! IMAGINA SÓ A CAVALARIA do 3.2 TGV REMAPEADO, SEM EGR, DPF, escape livre e kit de injeção água e etanol...!!
Só a título de curiosidade em alguns estados dos EUA (como a California) esses kit de injeção de água e metanol só é permitido para veículos de competição.. só não sei pq..? se alguém souber a resposta..
tô pesquisando pra ver se há algum kit que seja específico pro 3.0 ngd ou algum universal que sirva... no meu caso o foco é: maior torque e potência com EGT mais baixo. O resto é lucro. .. assim que me retornarem as consultas, posto aqui, ou melhor em tópico específico pra não tumultuar...
abs!
MarceloM
15/09/2013, 15:32
Marcelo, vc passou o scanner nele?
Na revisão vc vai relatar o ocorrido?
Um mecânico amigo aconselhou relatar o ocorrido por escrito, na revisão, para que num futuro próximo a autorizada não alegue que o defeito nunca foi mencionado.
Alguma dica a respeito do tema?
Kitola
Não passei o scanner nele. Obrigado pela recomendação. Vou fazer a revisão de 1 ano e vou relatar o ocorrido.
Marcotroller1
19/09/2013, 10:57
Pessoal, vou dar meu relato, pode ser útil pra todos, ocorreu no último final de semana. Postei também no tópico compradores insatisfeitos:
Eu estava indo para Cabo Frio, tinha acabado de abastecer no mesmo posto de sempre, na Av. Brasil, 9 km depois, a velha luz da injeção acendeu o motor entrou em modo de segurança.
Fiquei p. da vida pois ia perder o passeio com o pessoal nas dunas.
Voltei pra casa, desliguei a bateria, entrei embaixo do carro e retirei os dois sensores que ficam na entrada e na saída do catalizador, prendi eles com abraçadeira plástica, deixei os buracos abertos, liguei a bateria e liguei o carro. Luz apagada e motor normal.
Meu carro está com 5.300 km e nunca tinha feito uma regeneração, já tinha tentado fazer manualmente várias vezes.
Segui viagem, após rodar 100 km, a luz da injeção acendeu novamente e o motor entrou em modo de segurança. Parei o carro num posto, desliguei, entrei no bar, fui ao banheiro, comprei uma água, voltei pro carro, liguei e....
luz apagada, motor normal.
Segui viagem, fizemos o passeio nas dunas, atolei numa poça de água/areia bem funda, desatolamos, nos devertimos bastante, fiz todo o passeio, carro normal.
Voltei pro Rio, cheguei em casa a noite, sem problemas.
No dia seguinte, estava indo pra praia, quando a luz âmbar da regeneração acendeu. Segui até a praia, lá chegando fiz o procedimento da regeneração e pra minha surpresa, tudo funcionou no automático, o carro levou 14 min e 34 segundos para regenerar, mas no final a luz não apagou, caguei pra ela, desliguei o carro e fui pra praia.
Depois da praia, voltei pra casa com a luz da regeneração ainda acesa, carro funcionando normalmente, parei no posto, e enchi o tanque do carro.
Chegando em casa, recoloquei os sensores no lugar e fiz novamente o procedimento para regeneração, tudo funcionou automaticamente e ao final, a luz se apagou. O carro agora está perfeito.
No catalizador, existem 3 sensores, um na entrada, um no meio e outro na saída, o do meio não retirei.
Agora estou rodando com os sensores no lugar e o carro normal. Se acender novamente a luz do modo de segurança, farei a mesma coisa.
Fica o relato, tirem as suas conclusões, tenho quase certeza que o problema do motor entrar em modo de segurança está relacionado com o sistema de exaustão.
Marco - Troller Prata 3.2 TGV (Aos trancos e barrancos..., mas funcionando)
Pessoal, vou dar meu relato, pode ser útil pra todos, ocorreu no último final de semana. Postei também no tópico compradores insatisfeitos:
Eu estava indo para Cabo Frio, tinha acabado de abastecer no mesmo posto de sempre, na Av. Brasil, 9 km depois, a velha luz da injeção acendeu o motor entrou em modo de segurança.
Fiquei p. da vida pois ia perder o passeio com o pessoal nas dunas.
Voltei pra casa, desliguei a bateria, entrei embaixo do carro e retirei os dois sensores que ficam na entrada e na saída do catalizador, prendi eles com abraçadeira plástica, deixei os buracos abertos, liguei a bateria e liguei o carro. Luz apagada e motor normal.
Meu carro está com 5.300 km e nunca tinha feito uma regeneração, já tinha tentado fazer manualmente várias vezes.
Segui viagem, após rodar 100 km, a luz da injeção acendeu novamente e o motor entrou em modo de segurança. Parei o carro num posto, desliguei, entrei no bar, fui ao banheiro, comprei uma água, voltei pro carro, liguei e....
luz apagada, motor normal.
Segui viagem, fizemos o passeio nas dunas, atolei numa poça de água/areia bem funda, desatolamos, nos devertimos bastante, fiz todo o passeio, carro normal.
Voltei pro Rio, cheguei em casa a noite, sem problemas.
No dia seguinte, estava indo pra praia, quando a luz âmbar da regeneração acendeu. Segui até a praia, lá chegando fiz o procedimento da regeneração e pra minha surpresa, tudo funcionou no automático, o carro levou 14 min e 34 segundos para regenerar, mas no final a luz não apagou, caguei pra ela, desliguei o carro e fui pra praia.
Depois da praia, voltei pra casa com a luz da regeneração ainda acesa, carro funcionando normalmente, parei no posto, e enchi o tanque do carro.
Chegando em casa, recoloquei os sensores no lugar e fiz novamente o procedimento para regeneração, tudo funcionou automaticamente e ao final, a luz se apagou. O carro agora está perfeito.
No catalizador, existem 3 sensores, um na entrada, um no meio e outro na saída, o do meio não retirei.
Agora estou rodando com os sensores no lugar e o carro normal. Se acender novamente a luz do modo de segurança, farei a mesma coisa.
Fica o relato, tirem as suas conclusões, tenho quase certeza que o problema do motor entrar em modo de segurança está relacionado com o sistema de exaustão.
Marco - Troller Prata 3.2 TGV (Aos trancos e barrancos..., mas funcionando)
Marco, fiquei louco pra testar essa de tirar os sensores e fazer a regeneração estacionária. Estava só esperando chegar perto da KM que supostamente iria regenerar mas não deu tempo. O carro acendeu a luz da injeção, levei na CCS e vai ficar lá pra uma provável solução definitiva.
Enfim, minha teoria é de que o EGR esteja maluco e acionando demais, aumentando o tanto de fumaça, diminuindo a temperatura dos gases e impedindo o filtro de regenerar.
O filtro chegando em 75% da capacidade aciona o modo de segurança ou para o carro. Nesse nível dizem não ser mais possível regenerar sozinho e precisa fazer uma limpeza manual.
Parabéns pela coragem de desconectar os sensores e procurar uma solução!
Eder Bonesi
19/09/2013, 19:01
Olá Pedro, pra reforçar o já anunciado aparelho para baixar o novo SW, resolvendo o tema do LEG, isso será divulgado aos poucos e em algumas cidades.
Haverá prioridade onde os reclamões / AZEDOS se encontram. Recomendo ir ao Facebook da Troller de descarcar estes picaretas.
Prometerão respostas, mas tem "gente" para orientar o povo do 0800 / Face, a não confirmar nada. Eles nunca sabem de nada.
Pressão na Ford, Troller e bichada MWM, causadora desta confusão.
André Sinhorini
30/01/2014, 10:25
Alguma mudança na regeneração após o recall? Alguém já viu alguma das luzes acenderem conforme mostra o manual?
30/01/2014, 10:53
Alguma mudança na regeneração após o recall? Alguém já viu alguma das luzes acenderem conforme mostra o manual?
Não, e as luzes só acendem quando a regeneração não é automática ( ou seja, quando não é feita pela central do motor).
Consegui realizar a regeneração manual apenas 1 vez, quando o carro tinha apenas 500km e aí sim a luz verde ficou acessa! Fora isso as luzes não acendem mesmo!
Abraço
GPBarbosa
30/01/2014, 19:51
O meu acendeu no meio de uma trilha bem fechada com muito mato.
o dia estava muito seco decidi ñ incendiar a fazenda e ñ fiz a regeneração, depois a luz apagou e nunca mais acendeu novamente.
Engº Gil
30/01/2014, 21:22
O meu acendeu no meio de uma trilha bem fechada com muito mato.
o dia estava muito seco decidi ñ incendiar a fazenda e ñ fiz a regeneração, depois a luz apagou e nunca mais acendeu novamente.
Fala Barbosa
O meu faz fez a regeneração 04 vezes é esta com 12MilKm.
Tenho um vídeo completo da regeneração mas não sei como postar, mando no teu e-mail.
Segue uma foto;
GPBarbosa
30/01/2014, 21:33
Grande Gil!!!!!!
uma duvida a luz verde acendeu durante a regeneração?
primeiro foi a laranja?
Engº Gil
30/01/2014, 21:47
Isso,
Primeiro acende a LARANJA.
Pare o carro, escolha um bom lugar, limpo sem nada atrás.
Puxe o freio de mão, e em ponto morto, aperte o botão no lado esquerdo do painel por 3 segundo com o pé pisado na embreagem.
Quando a rotação começar a subir solte ao mesmo tempo o botão e a embreagem.
O RPM vai subir ate 1800RPM por alguns minutos e a luz VERDE ficara acessa.
Após alguns minutos o RPM sobre para 2000RPM.
Depois de aproximadamente 12 minutos a rotação volta ao normal 800 a 900RPM e as duas luzes apagam.
Talvez a luz do modulo de segurança acenda, devido a alta temperatura do DPF.
Assim e so desligar e ligar novamente.
Meu amigo o carro fica um foguete, forte, muito bom, mas conforme vai passando o tempo fica manco, ai vem a próxima regeneração, e tudo volta ao normal, bom fique bem claro normal do TROLLER ai você já sabe.
Espero ter ajudado.
Isso,
Puxe o freio de mão, e em ponto morto, aperte o botão no lado esquerdo do painel por 3 segundo com o pé pisado na embreagem.
Depois de aproximadamente 12 minutos a rotação volta ao normal 800 a 900RPM e as duas luzes apagam.
Meu amigo o carro fica um foguete, forte, muito bom, mas conforme vai passando o tempo fica manco, ai vem a próxima regeneração, e tudo volta ao normal, bom fique bem claro normal do TROLLER ai você já sabe.
Espero ter ajudado.
Você é o primeiro caso de regeneração estacionária que eu vi!
Na verdade o carro se regenera automaticamente andando, geralmente, aí ninguém vê. (ou você mesmo "regenera" dando pau)
Bom saber que esse dispositivo funciona.
Tenho falado com uns reprogramadores e pelo jeito ninguém vai tirar o EGR e DPF da ECU do carro.. (que é o certo)
Alguém já conseguiu falar com o Reiko? Achar o contato dele é tarefa impossível..
cpinsdorf
31/01/2014, 13:58
Tenho falado com uns reprogramadores e pelo jeito ninguém vai tirar o EGR e DPF da ECU do carro.. (que é o certo)
Alguém já conseguiu falar com o Reiko? Achar o contato dele é tarefa impossível..[/QUOTE]
Consegui contato atraves do facebook, fiz uma pergunta e respondeu prontamente. infelizmente a pergunta nao teve a resposta desejada. Na epoca , antes do recall, perguntei sobre reprogramacao mas me respondeu que nao iria mexer em nada ate a ford resolver os problemas. depois disso nao entrei mais em contato
31/01/2014, 15:36
Alguém já conseguiu falar com o Reiko? Achar o contato dele é tarefa impossível..
Consegui contato atraves do facebook, fiz uma pergunta e respondeu prontamente. infelizmente a pergunta nao teve a resposta desejada. Na epoca , antes do recall, perguntei sobre reprogramacao mas me respondeu que nao iria mexer em nada ate a ford resolver os problemas. depois disso nao entrei mais em contato
Falei com ele no começo da semana... já mandaram uma ECM pra Alemanha e estão trabalhando nela! Ainda não tem data pra ficar pronto, mas disse que me avisa assim que....
Se souber de alguma coisa posto aqui!
GPBarbosa
31/01/2014, 21:24
Isso,
Espero ter ajudado.
Valew Gil
Você é o primeiro caso de regeneração estacionária que eu vi!
Na verdade o carro se regenera automaticamente andando, geralmente, aí ninguém vê. (ou você mesmo "regenera" dando pau)
Bom saber que esse dispositivo funciona.
Eu já percebi a automática varias vezes.
A ultima foi na praia, paramos cerca de 24 jipes para fazer uma foto, e o meu subiu bem a temperatura da região do escapa e soltou bastante fumaça branca.
Velociraptor
21/03/2014, 11:03
E aí galera ...... Alguma notícia sobre reprogramação do Reiko? Fiquei sabendo através da internet que já tem alguns removendo o catalizador.
E aí galera ...... Alguma notícia sobre reprogramação do Reiko? Fiquei sabendo através da internet que já tem alguns removendo o catalizador.
Remover é fácil! só por uma peça direta com espaço pros sensores! Reza a lenda que o último sensor você deve isola-lo.
Enfim, o "Italiano" aqui de Curitiba (recomendo ele de reprogramados, por sinal) também mandou uma ECM pra alemanha no final do ano passado!
Resultado? Nenhum. Acharam muito dificil desbloquear. Pelo visto a Ford economizou em tudo e decidiu comprar uma central com tecnologia digna de foguete da nasa! Ou o futuro de reprogramar/chipar os carros está perdido! Se não conseguem mexer num troller...
Infelizmente não existe ninguém no Brasil que reprograme verdadeiramente uma ECU. Lá fora o comum é o cara abrir a sua ECU e fazer uma programação própria. Eles odeiam quem "copia e cola" um programa.
Aqui é só na base do "copia e cola". Ainda por cima, esse motor não é usado em lugar nenhum, então não há real interesse dos programadores de fora em mexer nessa central.
Comentário geral é que "é muito difícil desbloquear".
Como eu disse: ou usaram a melhor central do mundo ou os programadores lá de fora não estão afim de investir tempo nisso.
E aqui não tem ninguém que realmente faça isso. Se tem, odeia o troller! haha
Velociraptor
02/04/2014, 21:56
O problema maior e quando estes catalisadores começarem a dar problema (de todos os carros e não só do troller ..... Pois tem uma vida útil) pois dizem que os preços são um absurdo ...... coisa de R$ 12 a R$ 20 mil.
alemãoguaruja
26/06/2014, 18:54
Pessoal blz sou novo no forum
E ha uns 5 meses atrás comprei um TGV 2012 e logo que eu peguei o veículo parou de subir a rotação do motor, aí foi pra navessa e lá ficou por quase dois meses, além do recall dos bicos também deu problema Na tal da famosa válvula EGR... enfim o carro está meio amarrado e frio parece á álcool, Está uma merda!
Após ver um anúncio No site Meu Jipe, ví que tem um cano que substitui o catalisador, e uma junta que é colocada na saída do tubo de admissão(após a valvula EGR) que bloqueia á válvula.
Liguei nessa loja e conversei Com um cara que pareçe entender bem do assunto, me garantiu que bloqueando a válvula o motor vai funcionar normalmente e ganhando potencia. Não vai acender nada no painel ??? gostaria de saber se alguém ja instalou o cano e bloqueou a válvula? estou louco pra tirar o meu catalisador eliminar aquele fedo quando eu funciono ele aqui no prédio...
JOPADOIDAO
27/06/2014, 16:11
Tenho um 12/13 - 3.2 - TGV.
Está com 11.000 Km e nada de regeneração até o momento, nem automática.
Apenas para constar, que esforcei MUITO o motor nos primeiros 2000 KM para amaciá-lo.
A automática você nem percebe! A única que perceberia seria se o carro pedisse a regeneração manual (forçada).
De resto, você vai andando e nem vê a mágica acontecendo! haha
Alemão, bloquear a válvula egr é simples e não acende luz alguma! Só veja quantos mm tem a junta e de qual material é feito! Tem que aguentar temperatura alta.. Pega de uns 3mm pra garantir! Inox ou alumínio (se bem me lembro..)
Nem tire o catalisador! Sério, sai MUITA fumaça e o fedor de diesel queimado é GRANDE! No meu prédio já estavam reclamando de não ficar habitável a garagem depois que eu passava...
Pra você ter uma idéia, deixei o carro ligado por uns 3 minutos com o escape virado pra porta de uma loja (a porta era perto) e vieram extremamente irritado comigo mandando desligar porque ENCHEU de fumaça o lugar...
Sério mesmo, eu me sentia mal de ficar com o carro ligado perto de crianças! Em drive thru eu tinha que desligar o jipe porque ficava insuportável ficar parado de janela aberta..
Acho que consigo evacuar um shopping inteiro se colocar o carro na porta e forçar a regeneração (só quem já fez uma sem o catalisador sabe o TANTO DE FUMAÇA que aquilo solta!).
Enfim, não aconselho tirar o catalisador pra carro urbano por pena dos outros! Imagine o quanto de mal não deve fazer pra uma criança =/
neto_5462
11/07/2014, 11:54
Alemão, bloquear a válvula egr é simples e não acende luz alguma! Só veja quantos mm tem a junta e de qual material é feito! Tem que aguentar temperatura alta.. Pega de uns 3mm pra garantir! Inox ou alumínio (se bem me lembro..)
Nem tire o catalisador! Sério, sai MUITA fumaça e o fedor de diesel queimado é GRANDE! No meu prédio já estavam reclamando de não ficar habitável a garagem depois que eu passava... =/
Parolin,
Pelo que eu olhei aqui no fórum, vc deve ser o único com um 3.2 que bloqueou o EGR e retirou o DPF. (me corrija se tiver errado!)
Além disso vc aumentou pra 220cv? Como vc fez isso? Piggyback, remapeou, reprogramou??
Tô pensando em fuçar no meu 3.2 mas já ouvi muito em outros tópicos sobre Reiko e SFI, mas nada muito concreto sobre os 3.2, sempre se fala de 3.0.
Me dá umas dicas aí...
Parolin,
Pelo que eu olhei aqui no fórum, vc deve ser o único com um 3.2 que bloqueou o EGR e retirou o DPF. (me corrija se tiver errado!)
Além disso vc aumentou pra 220cv? Como vc fez isso? Piggyback, remapeou, reprogramou??
Tô pensando em fuçar no meu 3.2 mas já ouvi muito em outros tópicos sobre Reiko e SFI, mas nada muito concreto sobre os 3.2, sempre se fala de 3.0.
Me dá umas dicas aí...
Na real deu uns 230cv! Ganha uns 10cv de tirar o DPF e uns 40-50 do piggyback! Não achei nenhuma reprogramação =(
Mas eu arranquei tudo fora! Dava muito problema pra ficar usando de dia a dia..
Cortava aceleração na BR, o carro desligava quando baixava a velocidade, modo de segurança direto, o sistema achava que o DPF tava cheio depois de uns 700-800km e tinha que levar na troller..
O troller ficou ANIMAL! Mas eu acabei tirando tudo e deixando original pra andar no dia a dia =/ (até porque não confio nesses piggybacks pra usar toda hora, o meu tava sempre desligado)
A dica é comprar um scaner ou um troller 3.0 =/ Se alterar qualquer coisa no 3.2 a eletrônica declara guerra à você.. Precisa de paciência!
Siceramente! Não vejo necessidade de fazer alguma mudança no meu 3.2 pós reprogramação. A regeneração faz no automático. eu noto pelo barulho na descarga do motor e uma fumaça branca. O carro vai 80 a 160km/h numa boa sem forçar. Com a reduzida o 3.2 vira um verdairo trator. O único problema, e que acho que é com todos troller'S, é o espaço na frenagem e mesmo e assim teve um Celta que se acabou (perda total), batendo minha trazeira.
eduardodesaa
14/07/2014, 19:24
Prezados, boa noite.
Gostaria de saber como eh o comportamento do troller quando ocorre a regeneração automática.
O meu ocorre a cada 500km, e fica meio "xucro", demora uns 10 minutos, após isso ele fica mt solto.
Esta correto??
Abraço.
cpinsdorf
14/07/2014, 21:06
mais ou menos isso mesmo. Comigo leva em torno de 50 km. Na estrada parece que anda mais solto. Na cidade fica meio bobo em baixo rpm e da um pulo apos 2000rpm. Nao vejo saida de fumaça mas fica um cheiro de queimado no escape.
14/07/2014, 21:14
mais ou menos isso mesmo. Comigo leva em torno de 50 km. Na estrada parece que anda mais solto. Na cidade fica meio bobo em baixo rpm e da um pulo apos 2000rpm. Nao vejo saida de fumaça mas fica um cheiro de queimado no escape.
Exatamente como no meu... perde um pouco do torque em baixa rpm e depois de 2000rpm parece que tem 2 motores empurrando.
O acelerador fica bem sensível e qualquer leve encostada faz o giro subir bastante.
Acontece a cada 500km aproximadamente. No meu não solta fumaça também porém cheira bastante a queimado.
eduardodesaa
14/07/2014, 21:24
cpinsdorf e Vinicius.goncalvesmoreira
Bem isso que ocorre no meu, baixa rotação fica meio "bobo" e passa dos 2mil rpm, parece 2 motores empurrando.
Então esse comportamento eh "normal".
Abraço!!
Boa noite Eduardo,
O comportamento do meu tb é bem parecido com os relatos acima, parece ser normal já que ocorre com todos.
Algumas vezes fica esgasgando um pouco. Em nenhuma delas acendeu qq indicativo no painel.
Um dia desses começou a fazer já chegando em casa, então tive a curiosidade de tentar fazer manualmente; segui o procedimento e entrou na regeneração estacionária. Foi somente nessa situação que acendeu a indicação verde no painel, a rotação ficou em 2000 rpm, saiu um pouco de fumaça branca e ficou muito quente na região do filtro de particulas.
Após 10 min voltou ao normal.
eduardodesaa
08/09/2014, 20:35
Galera, e realmente está certo esse comportamento?
Não tenho mais paciência acontecer isso a cada 500km.
Alguém tem uma solução? Tentaram remover o DPF e alterar reprograma-lo?
Minha viatura vai pra revisão dos 20mil km, acho que vou pedir pra olharem isso... Talvez reprogramar....
Abraço
Ola Eduardo,
Eu percebo quando meu carro faz a regeneração automática pelo "barulho" do motor.. sempre ando com uma fresta na janela só pra escutar a turbina hehe..
No dia-dia a turbina assobia muito e quando esta regenerando, muda.. fica aquele assovio mais baixinho, mais abafado.. no entanto, a potência pra mim não muda nada...
Se a temperatura do motor ainda não atingiu o ideal de trabalho (ou seja se recem liguei o carro), da a impressao do motor estar com a mistura mais rica, perceptivel em baixa rotacao, por exemplo, caso voce queira andar devagar com marcha alta.. mas após poucos minutos ja para.. e depois que ele atinge a temperatura de trabalho, o carro se comporta igual ao "normal" dele..
A real é que se o carro esta com o motor quente, ou voce esta rodando na estrada.. eu não percebo diferença nenhuma.. fazia uns 4000km que nem lembrava que ela existia..
OBS: atualmente está fechando 17.000km
Abraço!!
Baron
eduardodesaa
09/09/2014, 09:04
Ola Eduardo,
Eu percebo quando meu carro faz a regeneração automática pelo "barulho" do motor.. sempre ando com uma fresta na janela só pra escutar a turbina hehe..
No dia-dia a turbina assobia muito e quando esta regenerando, muda.. fica aquele assovio mais baixinho, mais abafado.. no entanto, a potência pra mim não muda nada...
Se a temperatura do motor ainda não atingiu o ideal de trabalho (ou seja se recem liguei o carro), da a impressao do motor estar com a mistura mais rica, perceptivel em baixa rotacao, por exemplo, caso voce queira andar devagar com marcha alta.. mas após poucos minutos ja para.. e depois que ele atinge a temperatura de trabalho, o carro se comporta igual ao "normal" dele..
A real é que se o carro esta com o motor quente, ou voce esta rodando na estrada.. eu não percebo diferença nenhuma.. fazia uns 4000km que nem lembrava que ela existia..
OBS: atualmente está fechando 17.000km
Abraço!!
Baron
Baron, blz
Então, o meu em marcha lenta ou baixa rotação(menos de 2mil rpm) fica bem bobo, dai quando passa de 2mil rpm parece que tem 2 motores empurrando ele.
Isso me incomoda pois no meio urbano fica horrível de dirigir...
Acho que vou pedir pra reprograma-lo na revisão.
Abraço!!
neto_5462
09/09/2014, 09:47
Boa noite Eduardo,
O comportamento do meu tb é bem parecido com os relatos acima, parece ser normal já que ocorre com todos.
Algumas vezes fica esgasgando um pouco. Em nenhuma delas acendeu qq indicativo no painel.
Um dia desses começou a fazer já chegando em casa, então tive a curiosidade de tentar fazer manualmente; segui o procedimento e entrou na regeneração estacionária. Foi somente nessa situação que acendeu a indicação verde no painel, a rotação ficou em 2000 rpm, saiu um pouco de fumaça branca e ficou muito quente na região do filtro de particulas.
Após 10 min voltou ao normal.
A questão da regeneração automática, tenho percebido os mesmos sintomas já mencionados.
Então, a pesar de ser um saco o bugão ficar chucro de tempos em tempos, vamos ter que viver com isso.
Mas a minha dúvida é com relação à regeneração estacionária.
Eu tentei seguir os procedimentos da estacionária, mesmo sem ter a luz acesa, e não entrou de jeito nenhum.
Só dá pra fazer a estacionária quando ele sinaliza com a luz no painel ou à qualquer momento?
Abs
Boa noite Neto,
Conforme meu relato até hoje não acendeu nenhuma sinalização no painel sobre a regeneração. Fiz a estacionária porque percebi pelo comportamento que estava fazendo automaticamente, então estacionei em casa e fiz o procedimento. Tentei fazer em outra situação a estacionária (sem estar acontecendo a automática) e não funcionou. A única vez que acendeu no painel a indicação foi qdo provoquei conforme relato acima.
Abs.
eduardodesaa
09/09/2014, 19:25
A questão da regeneração automática, tenho percebido os mesmos sintomas já mencionados.
Então, a pesar de ser um saco o bugão ficar chucro de tempos em tempos, vamos ter que viver com isso.
Mas a minha dúvida é com relação à regeneração estacionária.
Eu tentei seguir os procedimentos da estacionária, mesmo sem ter a luz acesa, e não entrou de jeito nenhum.
Só dá pra fazer a estacionária quando ele sinaliza com a luz no painel ou à qualquer momento?
Abs
Neto, eu nunca tentei fazer a estacionária, vou tentar fazer isso amanhã.
Cara, eu acho que to ficando meio louco com a viatura, desde ontem quando to andando acima dos 70km/h, começa um barulho grave dentro da viatura... creio que não seja nada com o motor pois em baixa velocidade o barulho some, e quando acelero parado tbem não apresenta o barulho....
neto_5462
10/09/2014, 08:48
Boa noite Neto,
Conforme meu relato até hoje não acendeu nenhuma sinalização no painel sobre a regeneração. Fiz a estacionária porque percebi pelo comportamento que estava fazendo automaticamente, então estacionei em casa e fiz o procedimento. Tentei fazer em outra situação a estacionária (sem estar acontecendo a automática) e não funcionou. A única vez que acendeu no painel a indicação foi qdo provoquei conforme relato acima.
Abs.
Interessante, Helio!
Qndo eu tentei fazer a estacionária, não rolou mesmo, mas vou tentar seguir o seu procedimento.
Qndo eu perceber que ele tá fazendo a automática, vou parar e tentar fazer a estacionária.
Vou prestar atenção pra ver se a luz acende no painel nessa situação.
Valew!
Abs
neto_5462
10/09/2014, 08:53
Neto, eu nunca tentei fazer a estacionária, vou tentar fazer isso amanhã.
Cara, eu acho que to ficando meio louco com a viatura, desde ontem quando to andando acima dos 70km/h, começa um barulho grave dentro da viatura... creio que não seja nada com o motor pois em baixa velocidade o barulho some, e quando acelero parado tbem não apresenta o barulho....
Eduardo,
O barulho pode ser mil coisas. Desde alguma coisa mal apertada, acessório mal montado ou mesmo uma ressonância.
Toda peça/material vibra em uma frequência diferente, por isso que o seu barulho sempre aparece na mesma velocidade, pois é quando vc atinge aquela frequência de vibração. Se entrar em ressonância, o barulho amplifica.
Pra vc ter uma idéia, eu tava com uma vibração tosca de peça plástica no painel que só acontecia no meio da segunda marcha. Quando eu engatava terceira, parava. Eu fui encostando com a mão em todas as peças plásticas até o barulho sumir nessa frequência. Era a porra da a tampa do painel de fusíveis que tava com um dos parafusos solto...
Só olhando mesmo o carro.
Abs
eduardodesaa
10/09/2014, 18:45
Eduardo,
O barulho pode ser mil coisas. Desde alguma coisa mal apertada, acessório mal montado ou mesmo uma ressonância.
Toda peça/material vibra em uma frequência diferente, por isso que o seu barulho sempre aparece na mesma velocidade, pois é quando vc atinge aquela frequência de vibração. Se entrar em ressonância, o barulho amplifica.
Pra vc ter uma idéia, eu tava com uma vibração tosca de peça plástica no painel que só acontecia no meio da segunda marcha. Quando eu engatava terceira, parava. Eu fui encostando com a mão em todas as peças plásticas até o barulho sumir nessa frequência. Era a porra da a tampa do painel de fusíveis que tava com um dos parafusos solto...
Só olhando mesmo o carro.
Abs
Neto, o barulho eu notei que não é motor, pq deixei ele em ponto morto(ligado) descendo a ladeira e o barulho foi observado aos 60km/h e vai aumentando a medida que pega mais velocidade... Será se é rolamento?? Se bem que na revisão de 20mil km eles engraxam né...
Abraço
PPS_Recife
10/09/2014, 21:33
Pessoal, boa noite.
Somente para registro, estou com 1 mês de Troller 3.2. Peguei zero e agora está com +/- 2.300 km.
Até agora nada de regeneração percebida.
Abraços,
eduardodesaa
10/09/2014, 22:18
Pessoal, boa noite.
Somente para registro, estou com 1 mês de Troller 3.2. Peguei zero e agora está com +/- 2.300 km.
Até agora nada de regeneração percebida.
Abraços,
Realmente em alguns carros a regeneração é meio imperceptível... No meu caso o carro fica chucro acima de 2mil rpm e abaixo disso fica meio bobo...
Abraço
eduardodesaa
27/09/2014, 17:17
Galera, meu carro foi pra revisão dos 20mil km, e reclamei sobre a regeneração, dai o responsável disse que é normal ele ficar meio bobo abaixo dos 2mil rpm, porém quando fui pegar meu carro ele limpou o EGR e verificou que a válvula TBI tava suja e possivelmente danificada, por fim trocaram o TBI.
Achei que o carro ia ficar bom, porém hoje ocorreu o de sempre... ficou bobão e xucro... kkkkk tá um saco isso!!!
Alguém pode mostrar bem especificamente, se tiver foto melhor ainda, onde eu bloqueio o EGR, pra ver se ameniza essa situação...
Sei que tenho que colocar uma chapa em formato de triângulo...
Valeu!!
Abraço!!
Reinaldo sardinha
09/10/2014, 08:57
O meu esta com 11500 km e nunca percebi a regeneracao, o chefe da mecanica tambem me disse que se vc usar sempre um diesel de procedencia, a regeneracao leva muito tempo para acontecer, sei la,mas nunca percebi nada no meu carro.
Galera, meu carro foi pra revisão dos 20mil km, e reclamei sobre a regeneração, dai o responsável disse que é normal ele ficar meio bobo abaixo dos 2mil rpm, porém quando fui pegar meu carro ele limpou o EGR e verificou que a válvula TBI tava suja e possivelmente danificada, por fim trocaram o TBI.
Achei que o carro ia ficar bom, porém hoje ocorreu o de sempre... ficou bobão e xucro... kkkkk tá um saco isso!!!
Alguém pode mostrar bem especificamente, se tiver foto melhor ainda, onde eu bloqueio o EGR, pra ver se ameniza essa situação...
Sei que tenho que colocar uma chapa em formato de triângulo...
Valeu!!
Abraço!!
Eu tenho umas fotos do meu EGR sendo tapado mas não sei colocar direito no fórum!
É bem fácil achar a válvula do egr, é a única VERDE no motor! Fica colada na admissão..
Você tira, entre ela e a admissão tem uma junta, aí usa a junta como modelo!
Faz uns 3mm de alumínio (não faça menos que isso) ou uns 1,5~2mm de inox. Alumínio é mais fácil de vedar, inox não testei.
Vai num torneiro e pede pra fazer! Só precisa de uma chave em "L" 13 e mais nada.
Andei mais de 6kkm assim e nunca deu problema. (Aliás, vendi o carro com isso e esqueci que estava lá, tive que ligar pro novo dono e explicar)
Quanto ao DPF, não existe reprogramação pra tirar. (se achar alguma, postem e avisem a galera). Eu tirei o meu mas ele tem um "timer" na central que continua "enchendo" o DPF no sistema. Depois de um tempo ele acende a luz pra regenerar (aí você pode realizar a regeneração estacionária, fumacear o mundo inteiro e mesmo assim não vai adiantar), passa mais uns km e a luz começa a piscar, depois entra em modo de segurança e só sai levando na ccs ou recolocando o DPF e andando por uma hora.
PS: se passar de 140 ou andar MUITO no pau o carro entra em modo de segurança.
Ainda não vi ninguém tentar colocar resistores nos sensores pra engana-los, mas pelo que li, isso só atrasa o processo e não presta muito. (fonte: fóruns americanos)
Dicas: Algumas coisas contribuem pra evitar a regeneração automática. O DPF se "limpa" tocando fogo nas partículas e para isso ele aumenta a temperatura dos gases do escape. Você pode naturalmente fazer isso evitando a regeneração.
- Andando em BR. Parece que 10 minutos constantes acima de uns 80km/h você limpa totalmente seu DPF
- "dando pau". Isso atrasa o entupimento do DPF, não tanto assim.. Também quem anda "no pau" aciona menos o EGR, que quando acionado produz mais fumaça e entope mais o DPF.. Tapando o EGR você atrasa o entupimento para uns 700-800km.
- Fazendo trilhas pesadas e longas. Isso exige do motor e aumenta a temperatura dos gases. Quer jeito melhor?
- evitando só andar em trajetos pequenos na cidade. (o que é o mais comum de se fazer)
PS: Se você nunca viu a luz de regenerar é porque o carro está fazendo tudo certinho . (caso contrário iria entrar em modo de segurança e parar rapidinho.)
15/10/2014, 14:53
Eu tenho umas fotos do meu EGR sendo tapado mas não sei colocar direito no fórum!
É bem fácil achar a válvula do egr, é a única VERDE no motor! Fica colada na admissão..
Faz uns 3mm de alumínio (não faça menos que isso) ou uns 1,5~2mm de inox. Alumínio é mais fácil de vedar, inox não testei.
Vai num torneiro e pede pra fazer! Só precisa de uma chave em "L" 13 e mais nada.
Andei mais de 6kkm assim e nunca deu problema. (Aliás, vendi o carro com isso e esqueci que estava lá, tive que ligar pro novo dono e explicar)
Quanto ao DPF, não existe reprogramação pra tirar. (se achar alguma, postem e avisem a galera). Eu tirei o meu mas ele tem um "timer" na central que continua "enchendo" o DPF no sistema. Depois de um tempo ele acende a luz pra regenerar (aí você pode realizar a regeneração estacionária, fumacear o mundo inteiro e mesmo assim não vai adiantar), passa mais uns km e a luz começa a piscar, depois entra em modo de segurança e só sai levando na ccs ou recolocando o DPF e andando por uma hora.
Ainda não vi ninguém tentar colocar resistores nos sensores pra engana-los, mas pelo que li, isso só atrasa o processo e não presta muito. (fonte: fóruns americanos)
Dicas: Algumas coisas contribuem pra evitar a regeneração automática. O DPF se "limpa" tocando fogo nas partículas e para isso ele aumenta a temperatura dos gases do escape. Você pode naturalmente fazer isso evitando a regeneração.
- Andando em BR. Parece que 10 minutos constantes acima de uns 80km/h você limpa totalmente seu DPF
- "dando pau". Isso atrasa o entupimento do DPF, não tanto assim.. Também quem anda "no pau" aciona menos o EGR, que quando acionado produz mais fumaça e entope mais o DPF.. Tapando o EGR você atrasa o entupimento para uns 700-800km.
- Fazendo trilhas pesadas e longas. Isso exige do motor e aumenta a temperatura dos gases. Quer jeito melhor?
- evitando só andar em trajetos pequenos na cidade. (o que é o mais comum de se fazer)
PS: Se você nunca viu a luz de regenerar é porque o carro está fazendo tudo certinho . (caso contrário iria entrar em modo de segurança e parar rapidinho.)
Parolin, quais foram os benefícios que vc percebeu em tapar a EGR??? Aumentou potência??
Gostaria de ver essas fotos !! Vou te mandar uma MP com meu email, se puder me enviar eu agradeço!
Abraço!
eduardodesaa
15/10/2014, 19:02
Parolin, blz parceiro...
Então realmente ainda não há recursos e soluções pra remoção da DPF né.... Se alguém tiver a solução vai ficar rico hehe
Bem o que vc falou, sobre "dar pau" na viatura, quando eu ando devagar, tipo desfilando ele regenera mais cedo, daiii quando eu fico puto da cara, com essa regeneração e começo a andar mais rápido ele demora mais...
Vou descrever o passo-a-passo de como anexar imagem, quando vc está digitando algum post, na barrinha encima de onde vc digita, tem umas opções, contando da esquerda pra direita, é a opção 13, que é um quadrado com uma arvore dentro, clicando ali, vai abrir uma janela pra selecionar a foto no seu computador.
To mt curioso pra ver essa foto, pq pelo o que eu olhei o motor, o formato da chapa de vedação que eu vi no site meujipe.com.br parece que não fica mt certinho ali...
Se houver algum impedimento que não der de postar a foto aqui e se por gentileza quiser me enviar, vou enviar meu email por mensagem privada.
Abraço
tacoforte
20/03/2015, 01:28
alguém sabe informar como desativar a regeneração, pois tirei o catalizador dai tem mais necessidade de fazer a regeneração.
cpinsdorf
20/03/2015, 13:39
alguém sabe informar como desativar a regeneração, pois tirei o catalizador dai tem mais necessidade de fazer a regeneração.
Boa tarde, infelizmente acho que nao vai dar certo a retirada do DPF. O motor parece ter um relogio inteno que aciona a regeneracao de tempos em tempos, mesmo que nao haja entupimento do filtro. Desta forma, sem DPF vai acabar entrando em modo de seguranca. Existem relatos sobre a necessidade de reprogramar a central eletronica mas ninguem estudou o TGV ainda. Tem um outro post sobre um difusor de escape reversivel. Desta forma deve ser mais provavel que funcione, desde que se use o DPF de 500 em 500 km, permitindo zerar o sistema.
De qualquer forma mantenha-nos informados sobre o que acontece com a retirada do DPF, sonho de qualquer proprietario de TGV.
eduardodesaa
20/03/2015, 14:29
Dae blz,
Vc tirou o catalizador do Troller? Deu algum problema? Pode postar fotos?
Abraço
tacoforte
27/03/2015, 21:24
Parolin, blz parceiro...
Então realmente ainda não há recursos e soluções pra remoção da DPF né.... Se alguém tiver a solução vai ficar rico hehe
Bem o que vc falou, sobre "dar pau" na viatura, quando eu ando devagar, tipo desfilando ele regenera mais cedo, daiii quando eu fico puto da cara, com essa regeneração e começo a andar mais rápido ele demora mais...
Vou descrever o passo-a-passo de como anexar imagem, quando vc está digitando algum post, na barrinha encima de onde vc digita, tem umas opções, contando da esquerda pra direita, é a opção 13, que é um quadrado com uma arvore dentro, clicando ali, vai abrir uma janela pra selecionar a foto no seu computador.
To mt curioso pra ver essa foto, pq pelo o que eu olhei o motor, o formato da chapa de vedação que eu vi no site meujipe.com.br parece que não fica mt certinho ali...
Se houver algum impedimento que não der de postar a foto aqui e se por gentileza quiser me enviar, vou enviar meu email por mensagem privada.
Abraço
gostaria de isolar ou desativar a regeneração automática pois ja ate tirei meu catalizador e ainda continua fazendo
tacoforte
27/03/2015, 21:36
nao deu nenhum problema nao ta normal o problema e que quando ocorre a regeneração sai muita fumaça, ja andei uns 5.000 km
tacoforte
27/03/2015, 21:37
Boa tarde, infelizmente acho que nao vai dar certo a retirada do DPF. O motor parece ter um relogio inteno que aciona a regeneracao de tempos em tempos, mesmo que nao haja entupimento do filtro. Desta forma, sem DPF vai acabar entrando em modo de seguranca. Existem relatos sobre a necessidade de reprogramar a central eletronica mas ninguem estudou o TGV ainda. Tem um outro post sobre um difusor de escape reversivel. Desta forma deve ser mais provavel que funcione, desde que se use o DPF de 500 em 500 km, permitindo zerar o sistema.
De qualquer forma mantenha-nos informados sobre o que acontece com a retirada do DPF, sonho de qualquer proprietario de TGV.
nao deu nenhum problema nao ta normal o problema e que quando ocorre a regeneração sai muita fumaça, ja andei uns 5.000 km
eduardodesaa
28/03/2015, 20:11
Tacoforte, blz
Então vc colocou um cano reto no lugar do DPF e colocou os sensores que estavam no DPF nesse caso reto certo?
Posta uma foto. ..
Abraço vlw
GabrielPNobrega
10/05/2016, 12:00
eu achei um vídeo no youtube que explica bem direitinho a regeneração!. eu gostei. deem uma olhada só pre ver e sanar as sua dúvidas. Como fazer a regeneração do filtro do Troller - YouTub (https://www.youtube.com/watch?v=Ii1vUWvWvOQ)
gustavo25
10/05/2016, 18:56
eu achei
http://3.bp.blogspot.com/-d0Ig_EMIz44/UKVrIZmUgBI/AAAAAAAABcM/LTYfshY1J1g/s1600/rolleyes.png
Boa noite amigos Jipeiros. Inicialmente, gostaria de parabenizar este fórum e as pessoas que contribuem, estou muito agradecido em dizer que ele sempre me ajudou muito, mesmo quando ainda sonhava em ter um 4x4, e acredito deve ser útil para milhares de outros amantes 4x4 pelo Brasil afora. Li inúmeros tópicos sobre o Troller antes de me decidir pelo modelo que iria adquirir, e acabei optando há uns 20 dias atrás pelo 3.2 TGV por alguns fundamentos pessoais... Comprei um 12/13, com 43 mil rds, revisões e dia e recall realizado com 13.000 km, sem quaisquer históricos de problemas anteriores ou posteriores ao recall (consegui acesso e a impressão dos históricos na revenda). Contudo, por sorte de principiante ou nova experiência (digamos assim), ao realizar uma pequena viagem próximo da capital ES (150 km), já na ida ele ascendeu a luz de injeção e entrou no modo de segurança, limitando o giro a 2000. Deu um certo constragimento, mas como já conhecia dos riscos não me aborreci... Como a ccs era pelo caminho foi relativamente fácil, mudei o trajeto, retornei um pouco, e já parti para reconhecer a estrutura, pois já havia estado por lá antes da compra para conhecer melhor... Fui muito bem atendido, eles passaram o aparelho na mesma hora, e foi detectado um problema no bico #4. Ao verificar o histórico do carro o técnico disse que poderia ser um erro de leitura da ECU, ressaltando que conhecia o proprietário e sabia que o veículo ficava muito tempo parado na garagem (o antigo dono trabalhava fora do Estado e quase não utilizava o veículo). Perguntou se eu havia reabastecido e sobre a qualidade do diesel, contudo não descartou a possibilidade de realmente ser um problema surgido no bico. Reiniciou a ECU e disse que se ocorresse novamente eu teria que, provavelmente, trocar o bico... Voltei para a viagem e até hoje nada mais ocorreu... Estou em alerta. Agora, lendo mais a fundo e pesquisando na internet sobre a questão do EGR e DPF, encontrei uma empresa que "deleta" ambos e faz a reprogramação da ECU (strike brasil), alguém conhece? já fez? funcionou? Existe um vídeo deles disponível no You Tube... Abraços para todos.
gustavo25
30/12/2016, 14:55
não sou mãe Diná, mas prevejo que alguém vai tomar um ban...
Eduardo Alemão
15/02/2017, 08:35
Passando para assinar o tópico.... Esotu com o problema do "lag" na minha Ranger 3.2 Duratorq... O acelerador tá meio amarrado, demora a responder em baixa rotação. Além disso com motor frio ele falha de montão, parece que está s´ø com 4 cilindros....
VOVÔ DO TROLLER
15/02/2017, 14:19
não sou mãe Diná, mas prevejo que alguém vai tomar um ban...
Kkkkkkk......
VOVÔ DO TROLLER
15/02/2017, 14:23
Passando para assinar o tópico.... Esotu com o problema do "lag" na minha Ranger 3.2 Duratorq... O acelerador tá meio amarrado, demora a responder em baixa rotação. Além disso com motor frio ele falha de montão, parece que está s´ø com 4 cilindros....
Boa tarde amigo. O motor 3.2 TGV 4 cilindros do Troller, do qual se trata esse tópico, não tem nada a ver com o motor Ford 3.2 5 cilindros. Acredito que seja mais produtivo você colocar lá no tópico dá Nova Ranger pois o pessoal que tem essa Ranger nova, dificilmente vai passar por aqui.Abs
Eduardo Alemão
15/02/2017, 17:35
Boa tarde amigo. O motor 3.2 TGV 4 cilindros do Troller, do qual se trata esse tópico, não tem nada a ver com o motor Ford 3.2 5 cilindros. Acredito que seja mais produtivo você colocar lá no tópico dá Nova Ranger pois o pessoal que tem essa Ranger nova, dificilmente vai passar por aqui.Abs
Caraca! jurava que Troller e Ranger compartilhavam o mesmo motor! De qualquer forma, os sintomas que a camioneta vem apresentando são semelhantes aos descritos aqui.
abz
VOVÔ DO TROLLER
15/02/2017, 18:21
Caraca! jurava que Troller e Ranger compartilhavam o mesmo motor! De qualquer forma, os sintomas que a camioneta vem apresentando são semelhantes aos descritos aqui.
abz
Olá Eduardo. Troller e Ranger compartilharam o mesmo motor até 2012. Aí eram os bons e não problemáticos 3.0 MWM Internacional NGD. Abs
P.s. os dois motores 3.2, para a sua sorte, não tem nada comum. Um é 3.2. 4 cilindros e o outro 3.2 5 cilindros de fabricantes diferentes. Lá no tópico dá Nova Ranger , o pessoal vai te ajudar. Pista lá a mesma pergunta. ABS e boa sorte. Valter
Eduardo Alemão
15/02/2017, 18:35
Olá Eduardo. Troller e Ranger compartilharam o mesmo motor até 2012. Aí eram os bons e não problemáticos 3.0 MWM Internacional NGD. Abs
P.s. os dois motores 3.2, para a sua sorte, não tem nada comum. Um é 3.2. 4 cilindros e o outro 3.2 5 cilindros de fabricantes diferentes. Lá no tópico dá Nova Ranger , o pessoal vai te ajudar. Pista lá a mesma pergunta. ABS e boa sorte. Valter
Me rachou o bico essa informação! ehehhehe MAs ok, lá pelos tópicos de Ranger já rola esses assuntos. E mais ainda nos foruns argentinos. Sintomas iguizinhos ao meu.
abz
VOVÔ DO TROLLER
16/02/2017, 00:03
Me rachou o bico essa informação! ehehhehe MAs ok, lá pelos tópicos de Ranger já rola esses assuntos. E mais ainda nos foruns argentinos. Sintomas iguizinhos ao meu.
abz
Rachou o bico? Não entendi.
Eduardo Alemão
16/02/2017, 07:28
Rachou o bico? Não entendi.
Tipo, dei muita risada!
Murilo Alvim
17/02/2017, 00:49
Troller 12/13 3.2
Tive o problema do modo de segurança como o descrito pelo ECK O, queria saber se alguem ja fez o procedimento de retirar o dpf e reprogramar a ecu e caso sim, se realmente o problema foi resolvido.
Obrigado
TGV 2013
TGV 2013 alguém já entrou na justiça contra a Troller por conta dessa queima de bico contínua? Favor me incluir no grupo whatsapp (21) 964046221
Troller 3.2 TGV