PDA

Ver Versão Completa : Relação 11x35 ou 12x35

cesar rsnh
09/08/2013, 22:59
Ola pessoal, sou novo aqui no forum pois descobri ele a pouco tempo, porem tenho uma band a 4 anos e so agora turbinei ela, ai me surgiu uma dúvida. Bom antes de mais nada vou apresente-la, é uma band curta ano 90 com motor 709 e caixa de 4 marchas, como faço poucas trilhas e minha idéia é fazer mais passeios gostaria de aumentar um pouco sua velocidade final para ela andar mais solta, porem tenho medo de alongar muito e ela ficar meio "frouxa", ai vem a pergunta, se alguem tem essa configuraçao e poderia me dar uma dica, desde ja agradeço!

Albieri,R.J.
10/08/2013, 09:25
Pretende turbinar ? Acho que 12X35 num motor aspirado fica xoxa

Carlo Pecca
10/08/2013, 11:24
Oi Cesar
Bem vindo ao forum, tem muita coisa a respeito de alongamento e o pessoal daqui ajuda muito. Fale um pouco mais desse turbinamento de sua Band e coloque fotos dessa instalação. Quanto a escolha de relação já foi dito que para motor aspirado a 11X35 atende e quem tem motor turbinado a 12X35 é mais radical. Tenha um pouco de paciência e leia a respeito os topicos a respeito e vc verá que tem o diabo!

cesar rsnh
12/08/2013, 08:18
E ai Carlo Pecca obrigado pela atençao, turbinei a band a pouco tempo e percebi que a danada ficou mais arisca, chegando rapido aos seus limites de velocidade, ai como gosto de usar ela para passeios gostaria de deixa-la mais solta e até com um pouco mais de velocidade! Sei que as bands não são carros para velocidade mas alguem saberia me dizer a quanto uma band alongada anda com tranquilidade? Ou mais ou menos? Estou meio verde aqui no forum, mas meu objetivo é fazer novos amigos e aprender com o pessoal, vou tirar umas fotos da "viatura" e colocar aqui! Valeu.

cesar rsnh
12/08/2013, 08:23
Oi Albieri, sim ja turbinei, porem mesmo turbinada sera que 12x35 não seria demais. Abraço!

Dimasi
12/08/2013, 08:53
Cesar,
Qual o conjunto roda/pneu que vc usa ? Se for 35", realmente a 12X35 pode ficar longa demais. Mas se forem peneus menores, essa relação fica ótima para estrada, dando para manter 120 numa boa
Abs
Fabiano

canzilao
12/08/2013, 12:40
Eu uso 12/35 com pneu 33 e na estrada ainda sinto falta de uma 5ª marcha pra poder andar mais suave, porem a toy fica um veneno e eu ando a 115 de GPS sempre sem forçar nadinha, e a minha é 364 com 4 marchas.

cesar rsnh
12/08/2013, 15:36
Ola Dimasi, o pneu q uso 33x12,5x15 nesse caso acho que ficaria boa com 12x35 né e mantendo 120 estaria ótimo, valeu pela dica!

cesar rsnh
12/08/2013, 15:42
Canzilao, essa é a mesma configuraçao da minha, com pneu 33, motor 364 e 4 marchas, assim sendo acho que ficaria legal tambem, obrigado pela atençao! abraço.

Francisco Bicalho
29/09/2013, 11:04
Ola pessoal, sou novo aqui no forum pois descobri ele a pouco tempo, porem tenho uma band a 4 anos e so agora turbinei ela, ai me surgiu uma dúvida. Bom antes de mais nada vou apresente-la, é uma band curta ano 90 com motor 709 e caixa de 4 marchas, como faço poucas trilhas e minha idéia é fazer mais passeios gostaria de aumentar um pouco sua velocidade final para ela andar mais solta, porem tenho medo de alongar muito e ela ficar meio "frouxa", ai vem a pergunta, se alguem tem essa configuraçao e poderia me dar uma dica, desde ja agradeço!

Cesar, não sei se você já decidiu entre as duas configurações, mas, lembre que a diferença entre a 11 e a 12 é muito pequena, por isso eu acho que vale a pena ir direto para a 12. Quem me convenceu disso foi o próprio Silvio da coniflex.

Penso que com a 12x35, mesmo que o carro fique um pouco molenga, é sempre um incentivo para você dar uma incrementada no motor, tipo, mudar a vazão da descarga para 3" e instalar uma marmita turbão, mexer na BI com bicos de maior vazão, ajeitar a admissão com um filtro mais moderno como o K&N que o Tounda instalou, adicionar um intercooler da 8-150, entende?

À partir de alongar, você tem uma série de medidas relativamente simples para tirar mais força do motor (inclusive digo tudo isso porque você tem o 364), e o carro ficará alongado direito, sem aquele 'meio termo'. Liga para a Coniflex e conversa com o Silvio.

abraço,
Chico

sergioband83
29/09/2013, 20:46

Oi Cesar,
a maioria opta por 12x35, mas como vc vai usar pra estrada, se for de 11x35, tb manterá os 120km/h pretendido e terá melhor retomada, muito importante em ultrapassagens em pista simples,

Francisco Bicalho
30/09/2013, 09:40
Oi Cesar,
a maioria opta por 12x35, mas como vc vai usar pra estrada, se for de 11x35, tb manterá os 120km/h pretendido e terá melhor retomada, muito importante em ultrapassagens em pista simples,

Sergio, com todo o respeito, com a 11x35 e 4 marchas não dá pra ficar rodando em cruzeiro a 120 km/h.

Talvez com pneus de 37", mas mesmo assim vai na linha vermelha.

Inclusive, nem com o 12x35 e 4 marchas dá pra ficar andando a 120.

junior888
30/09/2013, 11:22
Bom... minha band OM-364 4 marchas com 10x37 e pneus 35 anda a 100km/h a 2500rpm... agora se o conta giros está marcando certo eu não sei, hehehe...

Dimasi
30/09/2013, 11:54
Pela planilha, com pneu 33" e relação 11 X 35 a 120, o motor vai estar com 2439 RPM, com a 12 X 35 2236 RPM. Ou a planilha está errada ou é perfeitamente possível manter essa velocidade. A Band do Sérgio mantém tranquilamente essa velocidade ou até mais.
Fato verificado im loco hehehehe.
Abs

Francisco Bicalho
30/09/2013, 12:55
Pela planilha, com pneu 33" e relação 11 X 35 a 120, o motor vai estar com 2439 RPM, com a 12 X 35 2236 RPM. Ou a planilha está errada ou é perfeitamente possível manter essa velocidade. A Band do Sérgio mantém tranquilamente essa velocidade ou até mais.
Fato verificado im loco hehehehe.
Abs

Se é a planilha do Rodrigo Moraes do Toyoteiros (Velotoyota) é bonitinha mas totalmente furada. Eu acho que na prática as coisas são totalmente diferentes. No meu caso, o carro tem 5 marchas 12x35 com pneus de 30.5" (245-75-16), e a 120 km/h tem que ficar com o pé afundado demais no acelerador pro meu gosto. E o velocímetro é muito bem aferido.

Agora, com pneus de diâmetro grande a final cresce muito, mas, devo lembrar que pneus de 33, 35" colaboram para broxar mais o carro em aceleração e retomada quando a gente já tem a relação alongada.

cesar rsnh
01/10/2013, 11:32
Ola pessoal, pois é ainda não decidi qual relação colocar, até por questão financeira vou dar um tempo, mas fico satisfeito com as opiniões da galera que entende da "coisa", pelo que pude ver se alongar perdemos aquela força brutal da band, por outro lado ganhamos mais velocidade, como uso ela mais em passeios e não em trilhas acho que seria interessante alongar ou então deixar assim e fazer os passeios em velocidade reduzida, tipo noventinha. Assim que tiver novidades vou postar ai, desde já agradeço a todos pelas dicas! abraço.

sergioband83
01/10/2013, 13:39
Chico, realmente pra 4 marchas, 11x35, não roda a 120km/h em cruzeiro.
oFabiano, comentou da minha Band porque fizemos juntos o nordeste e consegue manter boa velocidade cruzeiro pelo cambio de 5 + Motor c/ componentes do OM366LA. A relação 11x35 ajuda muito nas retomadas.

Francisco Bicalho
01/10/2013, 14:49
Chico, realmente pra 4 marchas, 11x35, não roda a 120km/h em cruzeiro.
oFabiano, comentou da minha Band porque fizemos juntos o nordeste e consegue manter boa velocidade cruzeiro pelo cambio de 5 + Motor c/ componentes do OM366LA. A relação 11x35 ajuda muito nas retomadas.

Oi Sergio

Acho que a diferença nas retomadas entre a 11 e a 12 deve ser muito pequena. Quando você muda da 10x37 para a 11x35 ou a 12x35 essa diferença de 1 dente deve passar quase despercebida, comparada com a mudança sensível da 10x37.

helder.dir
01/10/2013, 23:37
Pessoal, aproveitando o assunto, voces sabem quais os tipos de relaçao originais que sairam nas bands e em quais anos?

junior888
01/10/2013, 23:56
Se não me engano a bands com motor MB saíram todas com 10x37, já as 14B 9x37...

Sergioporto
02/10/2013, 08:50
Isto mesmo !!Na minha toy com a relaçao 10x37 ,5 marchas consigo 120 com 2.300 rpm,se esticar vai à 130.

MarcioNatal
02/10/2013, 09:13
Com 33x12,5, correto? Confortavelmente, sem roncar muito, qual a velocidade usual em viagens? Obrigado.

Márcio Humberto

Sergioporto
02/10/2013, 10:44
Com 33x12,5, correto? Confortavelmente, sem roncar muito, qual a velocidade usual em viagens? Obrigado.

Márcio Humberto
Correto márcio .mantenho entre 100 e 110 para nao elevar muito o giro do motor senao o MB baba em tudo quanto é canto heheh .Como uso barra panhard na dianteira onde firma muito a oscilaçao lateral em curvas entao ando sempre nesta média.Vou colocar panhard tambem na traseira e mudar relaçao para 12x35 ai vai ficar o cao.
Nao pretendo velocidade final e sim baixar giros e poupar motor e economizar diesel.
Abs

junior888
02/10/2013, 11:01
Uma pergunta... será que não é possível fazer trilhas com relação 12x35? será que a band ficaria muito longa?

Sergioporto
02/10/2013, 11:12
E a reduzida ??1ª reduzida quase nem mexe do lugar !!

junior888
02/10/2013, 11:17
E a reduzida ??1ª reduzida quase nem mexe do lugar !!
Também acho que é perfeitamente possível fazer trilha com uma band com diferencial alongado... Nosso amigo felippe aqui do fórum usa 12x35 e faz trilha perfeitamente com a band dele...

MarcioNatal
02/10/2013, 12:16
Correto márcio .mantenho entre 100 e 110 para nao elevar muito o giro do motor senao o MB baba em tudo quanto é canto heheh .Como uso barra panhard na dianteira onde firma muito a oscilaçao lateral em curvas entao ando sempre nesta média.Vou colocar panhard tambem na traseira e mudar relaçao para 12x35 ai vai ficar o cao.
Nao pretendo velocidade final e sim baixar giros e poupar motor e economizar diesel.
Abs

Valeu Sergio. É o que pretendo fazer também. Só que uso 285x75x16, cambio é de 5, OM-314 turbo/intercooler. Vou logo para 12x35. Vamos ver no que vai dar!!

Márcio Humberto

Leo.BH4x4
02/10/2013, 21:51
Aê pessoal, meu caso é o inverso do colega. Minha band tem motor 314 turbinado e intercoolado. Ta com picos de 0,6bar de pressão. Rodando com pneus 35. Viajo nela tranquilamente a 120km/h, mas tem o problema das retomadas e nas trilhas e arrancar em subidas. Sinto ela frouxa e força demais a embreagem. Não sei ao certo qual a relação que esta montada, mas pretendo encurtar um pouco. Prefiro características off-road do que on-road. Lembrando que minha toy é 4 marchas assim como a do colega.

hercilio.neto
02/10/2013, 22:16
Aê pessoal, meu caso é o inverso do colega. Minha band tem motor 314 turbinado e intercoolado. Ta com picos de 0,6bar de pressão. Rodando com pneus 35. Viajo nela tranquilamente a 120km/h, mas tem o problema das retomadas e nas trilhas e arrancar em subidas. Sinto ela frouxa e força demais a embreagem. Não sei ao certo qual a relação que esta montada, mas pretendo encurtar um pouco. Prefiro características off-road do que on-road. Lembrando que minha toy é 4 marchas assim como a do colega.
Que ano é sua Band, Leo?

Leo.BH4x4
02/10/2013, 22:33
Ela é 89. Já coloquei nela 140km/h mas não aconselho e não tenho coragem de fazer isso mais. Ainda mais com pneus 35...Um perigo.

hercilio.neto
02/10/2013, 22:38
Olha só, eu tive um jipe Band 64 com motor OM314 do antigo (sem bomba de vácuo). Por uma fatalidade o motor fundiu e eu coloquei outro motor OM314 mais novo (com bomba de vácuo).
Incrivelmente parecia que havia sido mexido na relação. O motor era mais elástico, atingia maior velocidade mas claramente era mais xôxo, na trilha tinha que usar mais a embreagem.
Na época, abri esse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/57886-motores-608-existem-varios-tipos-2.html
Concluí que existem diferenças sim.

Leo.BH4x4
02/10/2013, 22:46
O ex dono alongou demais por ter colocado pneus 35 e turbinado ela. Ficou igual carro de passeio. Mas retomada é horrível e em uso off-road 4x4hi esquece!!! Frita o conjunto de embreagem e não sai do lugar. E não peguei trilha nela ainda não. Se hora ou outra pegar um lugar travado ou ela frita tudo, ou quebra. A solução é encurtar. Uns dizem para aumentar pressão de turbina e mexer em bicos, melhorando desempenho, mas tem o lado da economia que vai pro espaço e o quebra-quebra de eixos e pontas de eixo, rodas livres, etc...

junior888
02/10/2013, 23:18
Faço trilha com minha band com pneus 35 e nunca chegou nem perto de faltar força nas trilhas, já arranquei em subidas com muito barro em 2ª reduzida e sobrou motor...

Francisco Bicalho
03/10/2013, 07:02

Leo, é 99% certo que a relação do seu carro é a 10X37. Se você não quiser a despesa maior de mandar fazer um jogo de coroa/pinhão mais curto (a Coniflex faz na medida que você quiser), a sua única opção é a 9X37 original do Bandeirante, que saiu de fábrica nas picapes M-B e acho que em todas as versões do 14B. Inclisive é bem possível que você consiga fazer uma permuta com alguém que tenha a 9X e queira dar uma ligeira alongada para a 10X. Lembrando que a diferença entre a 9X37 e a 10X37 é maior do que a a 11X35 e a 12X35 e é bem possível que essa pequena encurtada resolva a sua questão. Eu partiria para ver se tem lguém interessado numa troca, e depois se você achar que ainda está longa, ligue para o Silvio da Coniflex

Francisco Bicalho
03/10/2013, 07:11
O ex dono alongou demais por ter colocado pneus 35 e turbinado ela. Ficou igual carro de passeio. Mas retomada é horrível e em uso off-road 4x4hi esquece!!! Frita o conjunto de embreagem e não sai do lugar. E não peguei trilha nela ainda não. Se hora ou outra pegar um lugar travado ou ela frita tudo, ou quebra. A solução é encurtar. Uns dizem para aumentar pressão de turbina e mexer em bicos, melhorando desempenho, mas tem o lado da economia que vai pro espaço e o quebra-quebra de eixos e pontas de eixo, rodas livres, etc...

Leo, se o seu carro está tão fraco assim em trilhas com a reduzida acionada, eu também acho que você tinha que dar uma olhada na BI, e ver se tira mais alguma coisa da turbina. Não faz sentido o 314 não ter força em reduzida mesmo com pneus de 35"; tem coisa errada no seu motor. Mesmo que não fosse turbinado era pra rodar direito em trilha com 4X4 + reduzida. Será que não tem nenhum vazamento de ar na linha do interdooler?

Fe_jipeiro
03/10/2013, 15:20
Opaaa ... ando sumido daqui ...

Leo.BH4x4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/16388.html)

Como o Junior falou, a minha band é 12x35 com 5M e pneus 35" ... Se o motor estiver bem preparado, não faltará força em nenhuma situação ...

140km/h na band, a minha anda lisa nessa velocidade, verifique alinhamento e componentes ...

Essa band é q que estava no WebMotors para vender ? Com gaiola interna e talz? Muito bonita... parabéns !!

Abs

Leo.BH4x4
04/10/2013, 16:41
Leo, é 99% certo que a relação do seu carro é a 10X37. Se você não quiser a despesa maior de mandar fazer um jogo de coroa/pinhão mais curto (a Coniflex faz na medida que você quiser), a sua única opção é a 9X37 original do Bandeirante, que saiu de fábrica nas picapes M-B e acho que em todas as versões do 14B. Inclisive é bem possível que você consiga fazer uma permuta com alguém que tenha a 9X e queira dar uma ligeira alongada para a 10X. Lembrando que a diferença entre a 9X37 e a 10X37 é maior do que a a 11X35 e a 12X35 e é bem possível que essa pequena encurtada resolva a sua questão. Eu partiria para ver se tem lguém interessado numa troca, e depois se você achar que ainda está longa, ligue para o Silvio da Coniflex Certo, vou verificar aqui. Vou ter uma viagem pra fazer com a patroa e logo após isso eu tiro o miolo do dif. pra conferir e posto qual é a relação que está nela. Valeu pela dica.

Leo.BH4x4
04/10/2013, 16:45
Leo, se o seu carro está tão fraco assim em trilhas com a reduzida acionada, eu também acho que você tinha que dar uma olhada na BI, e ver se tira mais alguma coisa da turbina. Não faz sentido o 314 não ter força em reduzida mesmo com pneus de 35"; tem coisa errada no seu motor. Mesmo que não fosse turbinado era pra rodar direito em trilha com 4X4 + reduzida. Será que não tem nenhum vazamento de ar na linha do interdooler? Agora eu fiquei sem saber, pois li a pressão máxima e ela atingiu 0,6bar. O que eu to achando é que a relação dela tá a mais longa possível pra ficar frouxa. Presumo que mais longo que 10x37. E sobre a bomba injetora eu digo que a minha band não esfumaça nada. Parece que a bomba ta fechada demais. Tem o tal de LDA que não sei qual função é. Mas ela ta muito econômica. Isso é fato, mas tá bem fraquinha sem força.

Leo.BH4x4
04/10/2013, 16:50
Opaaa ... ando sumido daqui ...

Leo.BH4x4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/16388.html)

Como o Junior falou, a minha band é 12x35 com 5M e pneus 35" ... Se o motor estiver bem preparado, não faltará força em nenhuma situação ...

140km/h na band, a minha anda lisa nessa velocidade, verifique alinhamento e componentes ...

Essa band é q que estava no WebMotors para vender ? Com gaiola interna e talz? Muito bonita... parabéns !!

Abs Exato, essa é a própria. Tem gaiola maceral, e uma parafernália de acessórios. Motor dela é novo feita na Solo 4WD. Tudo novo e turbinada recentemente também. Ta com intercooler. To com leve impressão que tá faltando é injeção de Diesel, tá muito magra. Por isso o "porquê" da pressão estar com pico de 0,6. Ela não passa disso. Ta rodando com pouca injeção de diesel resultando em menor pressão pra dentro dos cilindros, muito Oxigênio e pouco combustível. E somado com os diferenciais alongados.

Francisco Bicalho
06/10/2013, 11:33
E sobre a bomba injetora eu digo que a minha band não esfumaça nada. Parece que a bomba ta fechada demais. Tem o tal de LDA que não sei qual função é. Mas ela ta muito econômica. Isso é fato, mas tá bem fraquinha sem força.

Leva num bombista bom e peça para ele abrir o débito. Normalmente é feito em minutos e se o cara for do bem, não te cobra nada.

Radames Menegaz
09/09/2014, 09:36
se colocar uma relação 12x35 tenho que alterar alguma coisa na relação 4x4?

Carlo Pecca
09/09/2014, 21:26
Radames Menegaz,
vc troca as duas transmissões (coroa e pinhão), dianteira e traseira para poder usar o 4X4, as relações tem que serem iguais.

Nilson Clemente de Meneze
28/02/2021, 16:23
Boa tarde pessoal, alguém sabe me dizer onde eu compro essa coroa e pinhão da toyota bandeirante 11x35?

laranginha
28/02/2021, 23:22
Boa tarde pessoal, alguém sabe me dizer onde eu compro essa coroa e pinhão da toyota bandeirante 11x35?

Boa noite Nilson, acabei de comprar um par da 12x35 da Coniflex. Eles mesmo fabricam, e são indicados por várias outras pessoas neste fórum. Pode entrar no site deles(Engrenagens Conicas Coniflex Ltda (https://www.coniflex.com.br/)), ou mandar email (coniflex@uol.com.br) para mais informações. O conjunto ficou R$1.650 cada, mais os parafusos (70) e frete.

CAPT GOTTLIEB
26/10/2021, 22:07
Alonguei meu ONÇA com 11x35 e ficou ótimo. O motor OM-314 com turbina .42.48 ainda tem força de sobra para esta transmissão mais longa. Viajo a 80-90 Km/h e o motor fica aproximadamente a 2.600 rpm. Não berra mais!

Relação do câmbio 4 marchas sincronizado (1982-1992):
1ª marcha - 4,92 : 1
2ª marcha - 2,64 : 1
3ª marcha - 1,52 : 1
4ª marcha - 1,00 : 1
Diferencial 10x37 (motor Mercedes-Benz OM-314)

Relação do câmbio 5 marchas: (1993 até 2001)
1ª marcha - 4,92 : 1
2ª marcha - 2,64 : 1
3ª marcha - 1,52 : 1
4ª marcha - 1,00 : 1
5ª marcha - 0,86 : 1
Diferencial 10x37 (motor Mercedes-Benz OM-364)
Alongando-se o diferencial de 10x37 (3,7) para 11x35 (3,18) há um alongamento da transmissão da ordem de 15 a 16%. Vejamos como era o câmbio de 4 marchas sincronizadas com diferencial relação 3,7 e como ficou com a relação 3,18:

Cambio 4M Sinc + diferencial relação 3,7:
1ª marcha - 4,92 x 3,7 = 18,20
2ª marcha - 2,64 x 3,7 = 9,76
3ª marcha - 1,52 x 3,7 = 5,62
4ª marcha - 1,00 x 3,7 = 3,7

Câmbio 4M sinc + diferencial relação 3,18:
1ª marcha - 4,92 x 3,18 = 15,64
2ª marcha - 2,64 x 3,18 = 8,39
3ª marcha - 1,52 x 3,18 = 4,83
4ª marcha - 1,00 x 3,18 = 3,18

A 5ª Marcha no diferencial original de relação 3,7 é: 5ªM 0,86 x 3,7 = 3,18

Então a 4ª Marcha do meu ONÇA ficou igual à 5ª marcha dos câmbios de 5 marchas. Por outro lado a 1ª marcha do ONÇA ficou 15% mais longa e perdeu um pouco a força, mas como ela é muito curta acredito que não causou nenhum transtorno. Nas 2ª e 3ª marchas as diferenças são menos notáveis.
Na terra e nas trilhas sempre restará o recurso de se usar a tração 4x4 e a Reduzida, caso necessário.
No asfalto pode-se fazer o mesmo, mas com as rodas livres desligadas.

O ONÇA ficou bem melhor para rodar na estrada e a 80 Km/h o motor está a 2.600 rpm. A primeira marcha perdeu um pouco de força, quase imperceptível. Sobe qualquer ladeira bem íngreme sem precisar reduzida. Acredito que a relação 12x35 com motor turbinado ficaria muito bom também. Os motores Mercedes-Benz OM-314 e OM-364 turbinados tem muito torque em baixa rotação e suportam muito bem estes alongamentos de diferenciais.
577493 577494