PDA

Ver Versão Completa : Capacidade volumétrica do radiador da Defender



ricardolm
25/10/2005, 09:07
Ola All :concordo:

Alguem sabe quantos litros vao no radiador da Defender? Pergunto isso porque eu tenho um JPX e queria colocar um intercooler, achei em um desmanche um radiador da Defender e achei a solucao muito boa ter o radiador (de agua), o intercooler e o trocador de calor juntos, pensei em adaptar no meu jota, mas estou em duvida a capacidade de refrigeracao, pois este é um dos maiores problemas do JPX (super aquecimento :? ), o meu radiador cabe 13 litros, alguem sabe qtos litros cabem no radiador da Defender??

[]s pensando em colocar este conjunto no meu Jota!! :twisted: :twisted:

Ricardomkz
25/10/2005, 17:00
Amigo, no meu defender one ten a capacidade do radiador e de 11,1 litros
agora se voce vai intercular o seu jota a possibilidade de superaquecer será maior!!!!
sds, ricardo

ricardolm
25/10/2005, 17:54
Ola Ricardo, bele?

Porque? o intercooler nao é usado para esfriar o ar e consequentemente o motor? Veja an nota abaxo que tirei do site www.intercooler.com.br

"O intercooler é o melhor aliado da turbina de um sistema de motores turbo alimentados, pois é ele que elimina o maior mal desse sistema: o de empurrar ar quente para dentro da admissão do motor.

O ar entrando quente, ele entra pobre em oxigênio e com a massa expandida, ocupando, por isso, maior espaço na câmara de explosão e sem condições de propiciar uma queima ideal do combustível.

Porém, quando o ar quente da turbina passa por um sistema que o refrigera (intercooler), ele se condensa e se enriquece de oxigênio, o que permite mais massa de ar por cilindro e uma perfeita queima do combustível na câmara de explosão, gerando mais potência, maior torque e menor consumo de combustível.

O Intercooler, em resumo, é o ar condicionado para o motor, dando-lhe, além das vantagens acima mencionadas, maior vida útil"

[]s agora com muitas duvidas :pensativo: :pensativo:

ricardolm
25/10/2005, 17:56
alias, conta tb no site o seguinte:

PRINCIPAIS VANTAGENS DO USO DO INTERCOOLER:

AUMENTO DE ATÉ 20% NA POTÊNCIA
AUMENTO DE ATÉ 30% NO TORQUE.
MAIOR ACELERAÇÃO
MENOR CONSUMO

MENOR EMISSÃO DE POLUENTES
MAIOR DURABILIDADE DO MOTOR
MENOR TEMPERATURA DE TRABALHO DO MOTOR

Seria propaganda enganosa? :roll:

Ricardomkz
26/10/2005, 10:00
Amigo, concordo com quase tudo acima, a importancia do intercooler ou aftercooler é de resfriar o ar, consequentemente o ar ficando mais denso a turbina consegue "enfiar" mais ar no motor gerando melhor queima e aumentando a potencia e consumo.
O detalhe é que com o aumento da potencia devido ao aumento do volume comprimido isto "deve" gerar mais calor!!!!
Alguem discorda :?: :?: :?: :?:
sds, ricardo

Ricardomkz
26/10/2005, 10:05
em tempo, antes que me corrijam :!:
A potencia aumenta, e o motor fica mais economico :!: :!: :!:
sds, ricardo

Celsogvs
26/10/2005, 16:14
Ricardo, o radiador de seu JPX já é o de maior capacidade? voce sabe a capacidade dos 2 radiadores do JPX?

[]'s tentando ajudar.

ricardolm
27/10/2005, 03:49
Ola Celso,

o novo sei que sao 13 litros, se nao me engano o antigo tem 8 litros....

Ricardo, veja outra explicacao do intercooler:

O intercooler nada mais é do que um "radiador" por onde passa o ar que sai da turbina antes de ser aspirado pelo motor. Como o ar mais frio é mais denso, o intercooler favorece uma melhor queima do combustível, gerando mais potência e torque, além de minimizar a tendência de superaquecimento, uma vez que o ar admitido pelo motor com este acessório é cerca de 40º C mais frio do que o admitido diretamente do turbo.

[]s

Ricardomkz
27/10/2005, 09:48
Xará, espero não estar falando bobagem!!! :? :?
Concordo que o ar passado pelo intercooler ou aftercooler é mais frio, mas devido a maior compressão gerando maior potencia "DEVE" gerar uma troca maior de calor!!!
sds, ricardo

_portela
08/11/2005, 13:56
Ricardo,

No radiador do Defender, especificamente, não sei quantos litros cabem. Acredito que mais ou menos entre 7 e 8 litros. Em todo os sistema de arrefecimento são 11,10l.

[]s

ricardolm
08/11/2005, 19:10
Valeu Portela, mas eu fiz algumas medicoes e o radiador infelizmente nao cabe no cofre do jota :cry:

[]s