Ver Versão Completa : Estalo ao freiar sw4 98
bombacha
09/08/2013, 16:05
Boa tarde senhores, estou com um problema na minha sw4.
Ao andar na mesma tenho percebido um estalo sempre que aciono o freio.
Parece um "Tec" andei pensando em suspensão.
Levei a nega em uma especializada suspeitando dos pivos e ficou constatado que eles estão OK.
As bieletas estavam com folga ai apertei e não parou.
Retirei as rodas dianteiras para observar o conjunto de freios dianteiros e está tudo nos conformes, (aparentemente).
Não sei o que pode ser isso, será que alguém já passou por esse problema?
Olá Bombacha,
Consegue identificar se o estalo vem de fora ou de dentro do carro?
Se vier de dentro pode estar relacionado ao pedal ou lubrificação deste.
Tive um carro que fazia este estalo, e a origem era no pedal. Se não me falha a memória uma lubrificação quebrou o galho.
Espero ter te ajudado.
Um bom findi
Edu
bombacha
09/08/2013, 17:42
Olá Bombacha,
Consegue identificar se o estalo vem de fora ou de dentro do carro?
Se vier de dentro pode estar relacionado ao pedal ou lubrificação deste.
Tive um carro que fazia este estalo, e a origem era no pedal. Se não me falha a memória uma lubrificação quebrou o galho.
Espero ter te ajudado.
Um bom findi
Edu
Cara o maldito barulho vem de fora do carro... :(
Bombacha
A minha Hilux CD 2002 tinha um barulho tipo estalo, mas quando passava num quebra mola ou buraco e as vezes quando freiava. Descobri deitando embaixo do carro e verificando com as mãos que tinha um batente da balança inferior daqueles de borracha frouxo. Foi só apertar e pronto.
Não sei se ajuda, mas é um depoimento que talvez direcione a solução do problema.
Abraços
Clandio
bombacha
09/08/2013, 19:48
Bombacha
A minha Hilux CD 2002 tinha um barulho tipo estalo, mas quando passava num quebra mola ou buraco e as vezes quando freiava. Descobri deitando embaixo do carro e verificando com as mãos que tinha um batente da balança inferior daqueles de borracha frouxo. Foi só apertar e pronto.
Não sei se ajuda, mas é um depoimento que talvez direcione a solução do problema.
Abraços
Clandio
Clandio obrigado pela atenção amanha mesmo vou verificar e posto o resultado.
bombacha
12/08/2013, 11:58
É os batentes estão todos OK. Não perece ser isso.
Continuo a busca...
Bombacha.
Tu disse que é sempre quando freia. Isso tanto pra frente quanto em marcha a ré? Se sim, vou te dar um relato. Comprei um fiesta zero em 2009 e o carro veio fazendo isso: um tec (barulho metálico) quando se freiava, tanto pra frente quanto em marcha a ré. A solução da CSS Ford foi fazer um "enchimento" com silicone nas pastilhas de freios (dianteira). Disseram que os carros estavam vindo assim e essa era a solução que estavam adotando. Resultado: acabou o barulho até hoje.
Já não tinha gostado do carro. Depois dessa "solução", Ford, nunca mais.
Abraços
Clandio
AlfredoB
12/08/2013, 12:52
na minha o banco do passageiro esta solto, e acontecia este tec, parecendo ser de fora. Pode ser o coxim da caixa também.
bombacha
13/08/2013, 10:05
Vou dar uma olhada nas sugestões e posto algo.
Não sei se é só comigo, mas gosto de descobrir os problemas antes de levar o carro para o mecânico.
Muito obrigado pela ajuda de todos.
Emerson Höpner
13/08/2013, 12:21
Não podem ser as buchas da suspensão (bandeja)?
bombacha
13/08/2013, 14:39
Clandio obrigado pela atenção amanha mesmo vou verificar e posto o resultado.
Não podem ser as buchas da suspensão (bandeja)?
Emerson fui até uma especializada em suspensão e as buchas estão ok. :(
Olá! Eu tentaria isolar a origem do ruído. Com a ajuda de alguém no banco do carona, eu acionaria os freios e tentaria descobrir se o ruído vem da dianteira ou traseira do veiculo. Lado esquerdo ou direito? Como vc já verificou a suspensão, tenho um palpite que já ocorreu em um carro que possui. Não me lembro qual foi. As sapatas traseiras são presas por duas chavetas (pino achatado na ponta que é pressionado por uma mola, que é fixado em uma chapinha com furo transversal, que vc introduz e gira 90 graus para travar) que no meu caso devido a desgaste se soltou e cada vez que eu acionava os freios a sapata se chocava com o tambor de freio e dai vinha o ruído.
Abs,
Jorge Alexandre
Bombacha, minha Japa está com o mesmo problema. O meu eu identifico que o "tec" vem da dianteira direita. Não faz sempre, só de vez em quando. sempre freando. Normalmente andando para a frente, que as freadas são mais intensas, mas já fez para traz tb. Já olhei, meu mecânico examinou e nada. Parece ser uma peça mal apertada que mexa um pouquinho para frente ou para traz na freada, isto porque quando faz o tec, em seguida não faz mais, só vai fazer depois que eu andar um tanto. Pensando agora, pode ser pastilha ou alguma outra coisa no freio.
Como postei antes, comprei um fiesta zero e veio com esse barulho. Era uma "folga" no tamanho das pastilhas de freio.
Sei que já olharam a suspensão. O pessoal falou em buchas das balanças. Mas olharam também as bieletas da barra estabilizadora (acho que é esse o nome)?
Amigo, verifique se as pinças estão bem fixas e se as pastilhas estão com a travinha de metal, um ferrinho bem fininho.
bombacha
20/08/2013, 20:05
Bombacha, minha Japa está com o mesmo problema. O meu eu identifico que o "tec" vem da dianteira direita. Não faz sempre, só de vez em quando. sempre freando. Normalmente andando para a frente, que as freadas são mais intensas, mas já fez para traz tb. Já olhei, meu mecânico examinou e nada. Parece ser uma peça mal apertada que mexa um pouquinho para frente ou para traz na freada, isto porque quando faz o tec, em seguida não faz mais, só vai fazer depois que eu andar um tanto. Pensando agora, pode ser pastilha ou alguma outra coisa no freio.
Cara meu problema ocorre exatamente nas situações que você descreveu.
Ainda estou buscando uma solução mas até agora nada. :(
Obrigado pela atenção..
bombacha
20/08/2013, 20:06
Como postei antes, comprei um fiesta zero e veio com esse barulho. Era uma "folga" no tamanho das pastilhas de freio.
Sei que já olharam a suspensão. O pessoal falou em buchas das balanças. Mas olharam também as bieletas da barra estabilizadora (acho que é esse o nome)?
Também pensei nisso, mas as bieletas estão bem reguladas.
bombacha
20/08/2013, 20:07
Amigo, verifique se as pinças estão bem fixas e se as pastilhas estão com a travinha de metal, um ferrinho bem fininho.
Ao desmontar novamente vou verificar qual a situação dessa travinha.
bombacha
02/09/2013, 15:42
Senhores encontrei o maldito estalo, eram os pistões da pinça do freio dianteiro.
Por falta do retentor externo um deles estava encravado, sempre que pisava no freio o mesmo saltava, com alta pressão, provocando o estalo.
Desmontei todo o sistema de freio, limpei os pistões com uma lixa 2500 e montei novamente.
Ainda estou rodando sem os retentores externos, o sistema de freios ficou OK.
Essa semana compro eles, desmonto novamente e vou deixar o sistema pronto para a lama.
Muito obrigado pela ajuda dos companheiros do 4x4brasil.
Senhores encontrei o maldito estalo, eram os pistões da pinça do freio dianteiro.
Por falta do retentor externo um deles estava encravado, sempre que pisava no freio o mesmo saltava, com alta pressão, provocando o estalo.
Desmontei todo o sistema de freio, limpei os pistões com uma lixa 2500 e montei novamente.
Essa semana compro eles, desmonto novamente e vou deixar o sistema pronto para a lama.
Uma coisa simples que dá no saco, ainda bem que resolveu, boa sorte!
Show de bola amigo, ainda bem que solucionou a pane. A melhor coisa é vc mesmo meter a mão, vai fazer com zelo e bem feito. parabéns.
A minha não tive tempo de desmontar ainda, mas valeu o toque, vou começar por ai!
EvandroSTM
03/09/2013, 20:08
Boa noite, a minha as vezes faz esse estalo, vou aproveitar que quando freio ela está puxando pra esquerda quando freio e desmontar e matar dois burros com uma manutenção só.
bombacha
12/09/2013, 19:52
Boa noite, a minha as vezes faz esse estalo, vou aproveitar que quando freio ela está puxando pra esquerda quando freio e desmontar e matar dois burros com uma manutenção só.
Meu amigo, verifique também qual é a situação das buchas das balanças.
Se as buchas estiverem ruins e os freios pegando em uma roda só, ela vai puxar.
Hoje troquei as 4 buchas das balanças da minha e ficou melhor, aos poucos vou melhorando a nega.
Semana que vem chegam os reparos dos freios, ai vai faltar pouco para ficar com a frente zerada.
E tome $$$$... huauhauhauh