PDA

Ver Versão Completa : Pneus e rodas para Jimny

Páginas : 1 [2] 3

João Pedro Silva
01/09/2014, 23:26
Bom dia João! Normalmente os MUD 215/75 não pegam em nada! Mesmo com suspensão original, parachoque original, qualquer modelo de jimny, etc...

O seu caso é parecido com o meu! Quando coloquei os MUD no meu 4ALL 2012, pegou no parachoque dianteiro! Porque o mesmo estava um pouco fora do lugar depois de uma trilha... Eu acabei puxando o parachoque, com a mão mesmo e resolveu o problema!

Certamente, se você colocar os MUD´s no seu carro, vai raspar! Então sugiro que você tente resolver o parachoque primeiro! Entre os MUD´s e o parachoque tem que ficar um espaço de mais ou menos 4 a 5 cm, para não ter problema! Mesmo com a suspensão trabalhando no limite do curso!

Boa sorte amigo!

Vlw Andre....agora to mais tranquilo. Imaginava que teria que aumentar um pouco a suspensão em 1" ou 2", mas realmente não precisa ,inclusive, hoje a tarde vi um jimny 4all com os pneu e aparentemente ele não tinha mudado nada a não ser os pneus mesmo.

Abraço !

Marcus C.
02/09/2014, 17:36
Vlw Andre....agora to mais tranquilo. Imaginava que teria que aumentar um pouco a suspensão em 1" ou 2", mas realmente não precisa ,inclusive, hoje a tarde vi um jimny 4all com os pneu e aparentemente ele não tinha mudado nada a não ser os pneus mesmo.

Abraço !

Tenho um 4all também e uso o BF Mud 215 sem mexer na suspensão. Não pega em nada, pode ficar tranquilo. No seu caso, vai precisar resolver esse problema do para-choque que você mencionou. Talvez um puxão com a mão mesmo já resolva.

Aqui ficou mais ou menos o espaço de um dedo polegar entre o cravo do pneu e o para-choque.

Abs,
Marcus

Machado
03/09/2014, 00:06
Tenho um 4all também e uso o BF Mud 215 sem mexer na suspensão. Não pega em nada, pode ficar tranquilo. No seu caso, vai precisar resolver esse problema do para-choque que você mencionou. Talvez um puxão com a mão mesmo já resolva.

Aqui ficou mais ou menos o espaço de um dedo polegar entre o cravo do pneu e o para-choque.

Abs,
Marcus

Marcus.
Com o Mud como que está o consumo na cidade? Chegou a Viajar com ele se sim faz muito barulho na rodagem e aumentou o consumo? Digo isso pois rodo em média 115 km sendo 80 asfalto e o resto terra estou na dúvida entre o Mud e o All.

Valeu

Marcus C.
04/09/2014, 12:22
Marcus.
Com o Mud como que está o consumo na cidade? Chegou a Viajar com ele se sim faz muito barulho na rodagem e aumentou o consumo? Digo isso pois rodo em média 115 km sendo 80 asfalto e o resto terra estou na dúvida entre o Mud e o All.

Valeu

Fala Felipe,

Minha média geral de consumo tá em 9,65 Km/L. Meço o consumo desde que tirei o carro da concessionária. Com esses pneus minha melhor média foi de 10,3 Km/L e a pior de 8,67 Km/L em circuito urbano.

Na última trilha, usando bastante a reduzida, a média foi de 8,9 Km/L.

Em circuito misto (cidade + estrada + 4x4) a média tá 9,97 Km/L. Essas viagens foram curtas, incluíram alguma trilha leve com uso do 4x4 em algumas ocasiões e o restante do tanque foi gasto na cidade. Amanhã vou fazer uma viagem longa. Serão 450 Km de Recife à Paulo Afonso na Bahia. Na terça eu te digo como foi.

Quanto ao ruído da rodagem, ele existe mas nunca me incomodou. No início eu até que gostava e hoje quase não noto (se bem que em velocidades baixas no uso diário não faz tanto ruído assim). Acho que me acostumei.

Abs,
Marcus

Paulo André BR
05/09/2014, 13:34
Olá Pessoal!

Sou mais um feliz proprietário de um Jimny!
Um HR 2011, com pneus Pirelli ATR 215/75-15, com 20.000Km, originais.
Pergunta: quero trocar pelos BF Mud KM2 215/75-15, o que faço com os 5 Pirelli dele? Sabem de alguma loja que compra isso? ou faz a base de troca?

Abraços, Paulo

Leo BA
05/09/2014, 21:07
Olá Pessoal!

Pergunta: quero trocar pelos BF Mud KM2 215/75-15, o que faço com os 5 Pirelli dele? Sabem de alguma loja que compra isso? ou faz a base de troca?

Abraços, Paulo

Bem vindo Paulo!
Pode começar a coleção de bagulhos do carro.
Com tempo, vc vai ter um pequeno estoque de peças semi-novas, coisas que comprou e não usou....etc,etc.
Mas sempre tem alguém interessado neste material e num escambo aqui ou ali, a gente vai se livrando de umas tralhas e adquirindo outras..
Boa diversão!
Abs

deglmann
07/09/2014, 20:59
Só para efeito de informação, meu Jimny faz 10,5 km/L com os Mud's. Com os pneus normais está fazendo a media de 12km/l.
Optei em colocar os pneus normais pelo motivo de rodar 150 Km por dia em estradas. Além da economia, é bem mais seguro.
Quando for fazer uma trilha é só colocar os Mud's que o Jipe vira trator.

Paulo André BR
08/09/2014, 23:24
Valeu, Léo

Já brinco de jeep desde 1998, quando comprei meu primeiro CJ5, o qual esta comigo desde então.
de lá pra cá, restaurei um 57, comprei uma cherokee, e não me desfiz de nenhum...
Como pode imaginar, já tenho muita tranqueira guardada, kkk
Agora, o jimny chegou como amante, e começaria pelos pneus, mas não quero guardar mais nada.
Vou dar uma pesquisada nas lojas e ver se consigo algo a base de troca.

Aproveitando o embalo, ontem fiz a primeira medição de consumo, trânsito pesado de São Paulo, 9km/l.
Por mim, ótimo!

vamos as buscas...

Ogg
09/09/2014, 10:02
Paulo

Qual é a calibragem que vc usa?

Eu uso 28 nos quatro como manda a plaqueta.

Porém ja vi alguns comentários aqui no site de que essa pressão é demasiada.

Já questionei a Suzuki sobre isso, mas até afora não tive resposta conclusiva.

Osman

Olá Pessoal!

Abraços, Paulo

Leo BA
09/09/2014, 15:21
Valeu, Léo

Já brinco de jeep desde 1998, quando comprei meu primeiro CJ5, o qual esta comigo desde então.
de lá pra cá, restaurei um 57, comprei uma cherokee, e não me desfiz de nenhum...
Como pode imaginar, já tenho muita tranqueira guardada, kkk
Agora, o jimny chegou como amante, e começaria pelos pneus, mas não quero guardar mais nada.
Vou dar uma pesquisada nas lojas e ver se consigo algo a base de troca.

Aproveitando o embalo, ontem fiz a primeira medição de consumo, trânsito pesado de São Paulo, 9km/l.
Por mim, ótimo!

vamos as buscas...

Ah............macaco velho!!!
O consumo tá dentro do padrão...
Abraço :-)

TOBATA RED
09/09/2014, 20:00
Cara, com 3" de lift os 235 casam bem melhor. O meu parece original de fábrica pra 99% das pessoas.

http://farm3.staticflickr.com/2844/9683952291_9ac7a637a2_o.jpg
Amigo, o que fez no lift 3", alterou o que? onde comprou? Valeu, obrigado!!!

Paulo André BR
10/09/2014, 08:51
OsmanGioia, bom dia

Com disse, estou com o meu a tão pouco tempo, que ainda não tive muita condição de fazer experimentos!
Eu sempre gostei de andar com pneus cheios, os meus estão com 28lb, mas não sei se isso é muito ou pouco, mas pelo que percebi dá para esvaziar um pouco, sem problemas.
Minha esposa que dirige ele durante a semana, e quando eu pego ele no final de semana, acho tudo lindo! kkk
Mas vamos lá, a melhor maneira de saber a pressão correta, é o desgaste que o pneu está tendo:
1. se tiver desgastando as bordas, é por que está com baixa pressão
2. se tiver desgastando o centro, está com muita pressão.
3. se tiver desgastando por igual, obviamente, a pressão está correta
Isso é mais fácil de ver nos pneus traseiros, que não sofrem tantas variações quanto os dianteiros (arraste em curva, alinhamento, cambagem, etc...)
Como cada pneu tem suas peculiaridades, independente das dimensões, o correto é quem dirigi sentir que o carro está legal, e ficar de olho no desgaste. Se o pneu é "zero bala" e estiver com a calibragem muito fora, com 1000Km já se nota um desgaste desigual.
Portanto, para mim, a calibragem do manual é mais um balizador que uma regra, mesmo pq o Jimny original (japa), vem com pneu 205/70-15, que tem menor banda de rodagem que um 215/75-15, portanto trabalha com pressão maior.
Cada um sabe como quer o carro, entre erros e acertos, uma hora acha e pressão desejada!

Abraço e boa sorte!

Paulo André BR
10/09/2014, 09:11
Ah............macaco velho!!!
O consumo tá dentro do padrão...
Abraço :-)

É, Leo,
...acho que posso me considerar um macaco veio... afinal, são 16 anos só andando de Jeep, nunca tive outro carro e marca, exceto agora, com o Jimny, que quebra essa tradição! A cherokee ficou com ciúmes, e na mesma semana que peguei o Jimny, ela quebrou o parabrisa, e 2 dias depois, o a lente farol... Tive que ficar um final de semana com ela para passar a ciumera, kkk

Sempre corujei o forum, mas nunca fui ativo (ui...).
O jimny sempre me convenceu, e o forum, que tem tudo sobre ele, foi mais um incentivador!
Li e reli, inúmeras vezes, e mandava os tópicos para minha esposa, que tinha certo receio e agora ela é apaixonada pelo carrinho. Ela com O Jimny e eu com A Cherokee, casal moderno!

Vamos voltar aos pneus, antes que fiquem bravo comigo!:freaking:

Ogg
10/09/2014, 09:14
Oi Paulo

Obrigado pelas considerações.

A minha dúvida é pelos seguibtes motivos:

1. Na plaqueta afixada na porta do meu HR 2009/2010 está escrito 28/28 vazio e 29/30 com carga. Mas sempre achei que podia ser menos, apesar do desgaste dos meus pneus estar normal.

2. Há alguns comentários aqui no site dizendo que essa pressão é demasiada e que a Suzuki tinha errado nas plaquetas dos HR e depois diminuiu a indicação de pressão (nunca tinha ouvido falar disso).

3. Liguei para o SAC da Suzuki e pasme, me disseram que a pressão correta era 20/20 e no estepe 44

4. Na concessionária do Recife me informaram 26/26, que é a que vou tentar agora

por isso a dúvida

Osman

thix4
10/09/2014, 10:46
Fala Tobata, coloquei lift de 2" + calços de mola e prolongadores de amortecedor. Na frente coloquei buchas excêntricas SuperPro pra corrigir o cáster em 2" e atrás os próprios prolongadores de amortecedores amenizaram o stress nas buchas dos amortecedores traseiros. Funcionou 100%. Outras coisas: linhas de freio mais longas são necessárias e barras panhard mais longas ou reguláveis é desejável pra corrigir o leve deslocamento dos eixos, mas não estritamente necessário. Eu não utilizei.

Amigo, o que fez no lift 3", alterou o que? onde comprou? Valeu, obrigado!!!

guimajc
10/09/2014, 13:55
OsmanGioia, bom dia

Com disse, estou com o meu a tão pouco tempo, que ainda não tive muita condição de fazer experimentos!
Eu sempre gostei de andar com pneus cheios, os meus estão com 28lb, mas não sei se isso é muito ou pouco, mas pelo que percebi dá para esvaziar um pouco, sem problemas.
Minha esposa que dirige ele durante a semana, e quando eu pego ele no final de semana, acho tudo lindo! kkk
Mas vamos lá, a melhor maneira de saber a pressão correta, é o desgaste que o pneu está tendo:
1. se tiver desgastando as bordas, é por que está com baixa pressão
2. se tiver desgastando o centro, está com muita pressão.
3. se tiver desgastando por igual, obviamente, a pressão está correta
Isso é mais fácil de ver nos pneus traseiros, que não sofrem tantas variações quanto os dianteiros (arraste em curva, alinhamento, cambagem, etc...)
Como cada pneu tem suas peculiaridades, independente das dimensões, o correto é quem dirigi sentir que o carro está legal, e ficar de olho no desgaste. Se o pneu é "zero bala" e estiver com a calibragem muito fora, com 1000Km já se nota um desgaste desigual.
Portanto, para mim, a calibragem do manual é mais um balizador que uma regra, mesmo pq o Jimny original (japa), vem com pneu 205/70-15, que tem menor banda de rodagem que um 215/75-15, portanto trabalha com pressão maior.
Cada um sabe como quer o carro, entre erros e acertos, uma hora acha e pressão desejada!

Abraço e boa sorte!

Osman, o que o Paulo disse acima está perfeito. O lance é acompanhar o desgaste dos pneus. Nos meus Scorpion os traseiros estão com desgaste super uniforme. Uso 28 em asfalto (rodovia - viajo pelo menos uns 1.500 km por mês); uns 24 em área urbana; e 20 na terra.

Se descuidar com o desgaste irregular pode condenar o pneu muito antes da vida útil possível...

Marcus C.
10/09/2014, 15:06
Marcus.

Valeu

Só completando o meu post anterior. Fiz a medição na viagem e a média foi de 11,56 Km/L na estrada.

Abraços,
Marcus

João Pedro Silva
13/09/2014, 14:21
477274

Boa Tarde Jimneiros !!

Coloquei hoje os pneus MUD no jimny, obrigado ao Andre e a todos que me ajudaram aii com os comentarios!...Dia 20/09 agora estarei indo pro Suzuki Adventure Extreme, aqui na Pipa/RN. Essa galera aqui do nordeste, vai comparecer ?

Abraço !

guimajc
13/09/2014, 16:20
477274

Boa Tarde Jimneiros !!

Coloquei hoje os pneus MUD no jimny, obrigado ao Andre e a todos que me ajudaram aii com os comentarios!...Dia 20/09 agora estarei indo pro Suzuki Adventure Extreme, aqui na Pipa/RN. Essa galera aqui do nordeste, vai comparecer ?

Abraço !

João, quanto pagou nessas rodas? Att.

Leo BA
14/09/2014, 00:08
477274

Boa Tarde Jimneiros !!

Abraço !

Fala Joao!
Tá subindo uma galera de SSA, com 10 viaturas.
Abs

João Pedro Silva
14/09/2014, 13:02
João, quanto pagou nessas rodas? Att.

477348477347

Guimajc,

Essas rodas foram um verdadeiros "achado", se ligue aqui na historia. Consegui com um amigo de um amigo, que tinha um amigo que tava vendendo essas rodas(Kkkkkk) e o rapaz q negocio comigo essas roda (amigo do dono da roda) tem um samurai com essas mesmas rodas e pelo menos aqui em natal ele demoro muito tempo pra conseguir as rodas pro carro dele, então pra mim que consegui em menos de uma semana, foi um verdadeiro achado. Agora sim, vamos a pergunta, ele me vendeu as rodas por R$ 600,00, mas como vc pode vê na foto elas estavam feias, então mandei pintar por R$150,00 , no final saíram por 750.

Abraço !

Obs: me baseei nessas rodas aqui - 4 Rodas originais Suzuki Vitara15x5 1/2 Preto Cadilac. - São Paulo - Peças e Acessórios - Vila Maria (http://cidadesaopaulo.olx.com.br/4-rodas-originais-suzuki-vitara15x5-1-2-preto-cadilac-iid-650426602)

thix4
15/09/2014, 12:14
João, ficaram muito bonitas as rodas. Deu outra cara pro Jimny!

Pelas fotos só parece que o offset é um pouco mais positivo que a original. Não raspa em pinça de freio nem nada?

guimajc
15/09/2014, 14:23
477348477347

Guimajc,

Essas rodas foram um verdadeiros "achado", se ligue aqui na historia. Consegui com um amigo de um amigo, que tinha um amigo que tava vendendo essas rodas(Kkkkkk) e o rapaz q negocio comigo essas roda (amigo do dono da roda) tem um samurai com essas mesmas rodas e pelo menos aqui em natal ele demoro muito tempo pra conseguir as rodas pro carro dele, então pra mim que consegui em menos de uma semana, foi um verdadeiro achado. Agora sim, vamos a pergunta, ele me vendeu as rodas por R$ 600,00, mas como vc pode vê na foto elas estavam feias, então mandei pintar por R$150,00 , no final saíram por 750.

Abraço !

Obs: me baseei nessas rodas aqui - 4 Rodas originais Suzuki Vitara15x5 1/2 Preto Cadilac. - São Paulo - Peças e Acessórios - Vila Maria (http://cidadesaopaulo.olx.com.br/4-rodas-originais-suzuki-vitara15x5-1-2-preto-cadilac-iid-650426602)

Valeu xará! Estou pensando daqui a algum tempo em montar um jogo extra com pneus MUD.

João Pedro Silva
16/09/2014, 20:01
João, ficaram muito bonitas as rodas. Deu outra cara pro Jimny!

Pelas fotos só parece que o offset é um pouco mais positivo que a original. Não raspa em pinça de freio nem nada?

thix4,

Agora vc me pego....Kkkkkk. A roda não bate nem na pinça e nem no para-choque . Acho que o offset é igual ao da roda original, pq vendo as fotos dos jimnys aqui com os pneus mud e com as roda originai, a distância entre o para-choque e o pneu são exatamente dois dedos e é a mesma distancia aqui também.

thix4
17/09/2014, 23:56
Valeu João, bom saber dessa outra opção. Um tempo atrás eu comprei um jogo de rodas do Samurai, mas modelo estrela. Serve perfeitamente no Jimny tambėm.

[ ]'s

thix4,

Agora vc me pego....Kkkkkk. A roda não bate nem na pinça e nem no para-choque . Acho que o offset é igual ao da roda original, pq vendo as fotos dos jimnys aqui com os pneus mud e com as roda originai, a distância entre o para-choque e o pneu são exatamente dois dedos e é a mesma distancia aqui também.

TOBATA RED
18/09/2014, 21:10
Amigo se eu puder ajudar... Eu tb fiz o remapeamento!!!No dinamômetro ficou com o torque de 12,5 kgm à 5121 rpm. Não sei se influencia, mas o meu tem Kit de Redução!!! Ficou bacana, bem forte!!!

João Pedro Silva
18/09/2014, 23:09
Galera,

Me deem uma dica aqui, qual a calibração que vcs usam no BF Mud KM2 215/75, na cidade e no fora de estrada ?

thix4
19/09/2014, 08:22
Eu uso 20 a 23 na frente e 26 a 29 atrás, dependendo do peso.

Na trilha metade disso.

[ ]'s

GWC
19/09/2014, 15:10
Olá pessoal.
Estou com algumas dúvidas com relação a rodas e pneus pra nossos carro, li aqui no fórum que o máximo sem prejudicar os eixos e outros componentes seria o 30", é isso mesmo? Com esse pneu será necessário a troca da roda? Eu sei que alongará a relação das marchas, será necessário uma redução para manter essa relação? Tá chegando a hora de transformar o "Camelo" e nas pesquisas por novos sapatos o Pneu Grandtrek MT1 Aro 15" | Dunlop Pneus (http://dunloppneus.com.br/pneu/grandtrek-mt1/) me agradou muito!

Abs
Wagner

hitner
22/09/2014, 13:31
Pneus grandes precisam de grande potência.
O nosso inseto não entrega. Ai vai forçar e quebrar.
Se quer ele por muito tempo faça um lift moderado e
coloque pneus não muito grandes.
Estou fazendo no meu com ajuda de um veterano, Silvério, que
vende as peças para transformar o 4all em sport.
Quando for instalar, fotografo e boto aqui para mostrar como ficou.

thix4
22/09/2014, 14:01
Depende do pé. Ainda mais com redução que aumenta muito o torque. Na minha opinião, colocar pneus 31" ou 32" com recape agressivo é pedir pra ter problemas. Vejo muitos Jimnys de competição fazendo upgrade de semi-eixos e homocinéticas por peças em aço-cromo. Dizem ser o calcanhar de aquiles do Jimny. Fora que um upgrade desse nível exige outras modificações no conjunto. Um reforço nas carcaças dos eixos, por exemplo, não poderia faltar...

Olá pessoal.
Estou com algumas dúvidas com relação a rodas e pneus pra nossos carro, li aqui no fórum que o máximo sem prejudicar os eixos e outros componentes seria o 30", é isso mesmo? Com esse pneu será necessário a troca da roda? Eu sei que alongará a relação das marchas, será necessário uma redução para manter essa relação? Tá chegando a hora de transformar o "Camelo" e nas pesquisas por novos sapatos o Pneu Grandtrek MT1 Aro 15" | Dunlop Pneus (http://dunloppneus.com.br/pneu/grandtrek-mt1/) me agradou muito!

Abs
Wagner

GWC
22/09/2014, 15:36
Valeu Hitner e Thix4...
Não sei até onde isso é confiável, mas num site de comparação de medidas a diferença que ele mostra entre as medidas 235/75 r15 e os 30"9.5 r15 não é tão grande, e como muitos usam o 235 em seus carros fiquei com essa dúvida.
A ideia é sim manter o carro por muito tempo, e este pneu me agradou muito pelo preço que encontrei numa loja, estava melhor que o 235 at da bf.
Os valores que esse site mostra estão certos?
Vlw pela força!
478182

thix4
22/09/2014, 16:07
GWC, dá pra usar 31" até, se quiser. Mas só não use recape muito agressivo que eu acho que pode ter problemas. O pneu 30" não é muito maior que o 235 mesmo, uso o Tire Size Calculator - Tire & Wheel Plus Sizing (http://www.1010tires.com/Tools/Tire-Size-Calculator) e daria pouco mais de uma polegada de diferença.

O problema é: se quer redução, a da Suzuki reduz 27% e mesmo com pneus 31" o carro na estrada vai ficar com giro muito alto. Pra trilha deve ficar excelente. Com os 235, percebi que o fender fica no limite. Pneus 30" certamente precisarão de uns talhos nos paralamas...

478194

Ressalto que não tenho experiência com pneus 30" e essa 1 polegada pode significar bastante, principalmente pra embreagem no dia-a-dia

GWC
23/09/2014, 00:25
Valeu Thix4

A medida que ele mostra lá realmente é bem próxima da do site que vc colocou! A ideia era um kit 4" (rc) com esses pneus. E mesmo assim acredito que teria que cortar algo mesmo! Vou pensar bem essa medida, por enquanto retomarei as pesquisas.

Valeu novamente!

GWC, dá pra usar 31" até, se quiser. Mas só não use recape muito agressivo que eu acho que pode ter problemas. O pneu 30" não é muito maior que o 235 mesmo, uso o Tire Size Calculator - Tire & Wheel Plus Sizing (http://www.1010tires.com/Tools/Tire-Size-Calculator) e daria pouco mais de uma polegada de diferença.

O problema é: se quer redução, a da Suzuki reduz 27% e mesmo com pneus 31" o carro na estrada vai ficar com giro muito alto. Pra trilha deve ficar excelente. Com os 235, percebi que o fender fica no limite. Pneus 30" certamente precisarão de uns talhos nos paralamas...

478194

Ressalto que não tenho experiência com pneus 30" e essa 1 polegada pode significar bastante, principalmente pra embreagem no dia-a-dia

guimajc
23/09/2014, 12:45
Valeu Thix4

A medida que ele mostra lá realmente é bem próxima da do site que vc colocou! A ideia era um kit 4" (rc) com esses pneus. E mesmo assim acredito que teria que cortar algo mesmo! Vou pensar bem essa medida, por enquanto retomarei as pesquisas.

Valeu novamente!

Parceiro, racha fora da RC4x4! Att.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
29/09/2014, 15:31
Passando pra assinar o tópico...e com idéias :twisted::twisted::twisted::twisted:

[ ]'s

Brüner
29/09/2014, 17:43
Pessoal, alguém por acaso já experimentou usar a roda 16 da Tracker no Jimny? Será que fica legal?

Pergunto pois com isso a gente eleva a altura do jipe e ganha mais opções de pneus que o aro 16 dispõem em relação ao 15.

hitner
29/09/2014, 20:09
Pessoal, alguém por acaso já experimentou usar a roda 16 da Tracker no Jimny? Será que fica legal?

Pergunto pois com isso a gente eleva a altura do jipe e ganha mais opções de pneus que o aro 16 dispõem em relação ao 15.

É uma boa ideia.

Agora você fez lift de suspensão?

Acho que o 4street original não tem espaço na caixa de roda para uma roda maior.

Agora os pneus aro 16 são mais caros e o carro vai ficar mais fraco com rodas maiores.

Faça e mostre para a gente como ficou.

um abraço

hitner
29/09/2014, 20:11
Parceiro, racha fora da RC4x4! Att.

Guimajc, poderia compartilhar conosco a sua experiência com a RC4X4?

Um abraço

Brüner
29/09/2014, 21:41
Opa Hitner,

Então não fiz lift, a grana está curta, mas está nos planos, ai pensei em mudar o jogo de rodas, mas eu não quero por pneu largo, pensei em 205/75 r16.

Com lift acho que não pega...

hitner
29/09/2014, 22:31
Opa Hitner,

Então não fiz lift, a grana está curta, mas está nos planos, ai pensei em mudar o jogo de rodas, mas eu não quero por pneu largo, pensei em 205/75 r16.

As medidas externas deste pneu é maior do que o atual?

Se for, vai pegar nos enormes pára-choques dianteiros do 4street.

Eu tenho um 4all e tem o mesmo problema.

Estou trocando os pára-choques e colocando alargadores de pára-lamas.

Acho que daí já dá para botar um pneu mais alto.

De qualquer forma também tenho planos de fazer um lift de suspensão.

Só estou em dúvida se de 2 ou 4 polegadas.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
30/09/2014, 10:02
Retirando os para-choques e os apliques laterais de plástico qual tamanho máximo de pneu que eu conseguiria colocar em um Jimny 2000 com suspensão original?

[ ]'s

thix4
30/09/2014, 10:20
Porcentagem do diâmetro em relação aos 205/70R15 originais:

-205/75R16 é 6.87% maior

-215/75R15 é 5,31% maior

-235/75R15 é 9,81% maior

Bruner, roda 16 da GV só com espaçador/alargador, senão pega na pinça.

Tem um tópico aqui de conversão do 4all pra 4sport e postei umas fotos lá do Jimny 4all com os fenders cortados.

Com essa modificação roda tranquilamente pneu 30" com suspa original ou 32" (235/85R16) com apenas 2" de lift.

em tempo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/128814-modificacao-jimny4-all-jimny4-sport-possivel-3.html#post2185974

Mais uma com pneu 32" e 2" de lift somente:

http://i161.photobucket.com/albums/t218/Gwagensteve1/DSC_0850.jpg

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
30/09/2014, 11:38
Tem um tópico aqui de conversão do 4all pra 4sport e postei umas fotos lá do Jimny 4all com os fenders cortados.

Com essa modificação roda tranquilamente pneu 30" com suspa original ou 32" (235/85R16) com apenas 2" de lift.

Thix4

Valeu pelas informações...já li por completo esse tópico da transformação do jimny...na real já li quase tudo sobre suspensão de jimny aqui no fórum...kkkk....é que eu sempre prefiro manter a suspa original, se pra por pneus maiores basta mexer na lata...

...abusando um pouco do conhecimento dos foristas...

Pneus 30" precisa colocar kit de redução né?
O kit de redução não vai deixar o Jimny muito reduzido pra viajar?

[ ]'s

Brüner
30/09/2014, 18:06
Opa Thix obrigado pelas info!

Grande abraço!

guimajc
30/09/2014, 19:28
Guimajc, poderia compartilhar conosco a sua experiência com a RC4X4?

Um abraço

Hitner, veja neste link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/137487-problemas-com-produtos-rc-4x4-bagageiro-e-protetor-t-case-jimny-3.html

Att.

thix4
30/09/2014, 22:05
Eu rodei com 29" e era tranquilo, mas passou disso não posso opinar. Deve ter alguém com 30" por aqui...

A redução fica show trilha e cidade, mas mata na estrada, mesmo com 31" acredito eu... Afinal, são 27%.

[ ]

Thix4

Valeu pelas informações...já li por completo esse tópico da transformação do jimny...na real já li quase tudo sobre suspensão de jimny aqui no fórum...kkkk....é que eu sempre prefiro manter a suspa original, se pra por pneus maiores basta mexer na lata...

...abusando um pouco do conhecimento dos foristas...

Pneus 30" precisa colocar kit de redução né?
O kit de redução não vai deixar o Jimny muito reduzido pra viajar?

[ ]'s

GWC
01/10/2014, 00:30
Olá Brüner
Não sei se ainda existe mas uma alternativa que me tentou foi essa Firestone | RADIAL | CAMIONETE | ATX-RADIAL-23 (http://www.firestone.com.br/pneus/Radial/Camionete/atx-radial-23) na medida 215/80 16"! O pneu não fica tão largo em relação ao original e eleva bastante o carro, nessa medida a diferença do diâmetro externo é de ≅ + 17 mm em relação ao 235/75 15 e vc tem 10mm de largura a mais que os originais. De qq maneira o lift ou cortes (como sugeriu o thix4) serão necessários. Ainda estou estudando as possibilidades...

Abs

Opa Hitner,

RafaBeagá
09/10/2014, 14:47
GWC,

No último Jimny Day em Campos de Jordão, conversei com três proprietários de 4Sport originais sem kit de redução que estavam usando a medida 30/9,5R15. Dois deles com MT e outro com AT. Todos informaram que essa medida não estava pegando em nada! E que não tinham maiores problemas com o alongamento da relação ou perda de torque.

Também estava na dúvida entre um jogo de rodas extras com os BF 235/75R15 ou com os Dunlop MT1 30/9,5R15. Mas como eu uso os Dunlop AT3 225/70R15 no dia-a-dia e tenho adorado esses pneus pela estabilidade, aderência, conforto e durabilidade, acho que vou de Dunlop MT1 até porque também tem preços melhores...

Preciso apenas vender meu jogo de 4 pneus BF 215/75R15 que estão novíssimos, tem até cabelo na banda de rodagem...

Abraço.

GWC
09/10/2014, 21:42
Rafa muito bom saber disso!
Boa sorte com os pneus aí e se trocar diga pra gente as impressões dele no carro!
Abraços!

GWC,

No último Jimny Day em Campos de Jordão, conversei com três proprietários de 4Sport originais sem kit de redução que estavam usando a medida 30/9,5R15. Dois deles com MT e outro com AT. Todos informaram que essa medida não estava pegando em nada! E que não tinham maiores problemas com o alongamento da relação ou perda de torque.

Também estava na dúvida entre um jogo de rodas extras com os BF 235/75R15 ou com os Dunlop MT1 30/9,5R15. Mas como eu uso os Dunlop AT3 225/70R15 no dia-a-dia e tenho adorado esses pneus pela estabilidade, aderência, conforto e durabilidade, acho que vou de Dunlop MT1 até porque também tem preços melhores...

Preciso apenas vender meu jogo de 4 pneus BF 215/75R15 que estão novíssimos, tem até cabelo na banda de rodagem...

Abraço.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
10/10/2014, 10:47

Opaa...esses BF são Mud?

[ ]'s

RafaBeagá
10/10/2014, 11:54
GWC, obrigado. Assim que achar um jogo de rodas baratinho para o Jimny, eu posto as primeiras impressões com os Dunlop MT1. Aliás, foi ótimo saber pelos companheiros, que alguns modelos de rodas dos Samurais e Vitaras, não sei se todos, servem também nos Jimnys...

Chuck, os pneus são os BF Mud sim! Tenho um anúncio deles no Mercado Livre com várias imagens. Rodei muito pouco com eles, estão zerados!!! Como "ganhei" eles na negociação da compra do meu 4Sport 0km e como ando muito mais em rodovias, o meu perfil está mais para os pneus AT. Segue o link:

Pneus Bfgoodrich 215/75r15 Mud-terrain Km2 R$ 508,00 Cada ! - R$ 508,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-594944513-pneus-bfgoodrich-21575r15-mud-terrain-km2-r-50800-cada--_JM)

Abraço a todos...

jorgeffn
10/10/2014, 12:18
RafaBeagá....

dá uma olhada lá na seção de Classificados... tem um anuncio de rodas (Vitara/Samurai) que servem no Jimny e o anunciante é de BH, "Supercharger" o usuário....

abs!

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
10/10/2014, 12:36
A furação do Jimny é a mesma dos jipe willys, Rural, F-75, F-1000 Tracker, FEROZA, Dodge RAM 1500/2500, GALAXIE / LANDAU / LTD, Sportage, F-100, Peugeot 504, Aero WIllys, etc...então tem bastante coisa no mercado...só tem que ver o peso da roda e o off-set

Chuck, os pneus são os BF Mud sim! Tenho um anúncio deles no Mercado Livre com várias imagens. Rodei muito pouco com eles, estão zerados!!! Como "ganhei" eles na negociação da compra do meu 4Sport 0km e como ando muito mais em rodovias, o meu perfil está mais para os pneus AT. Segue o link:

Pneus Bfgoodrich 215/75r15 Mud-terrain Km2 R$ 508,00 Cada ! - R$ 508,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-594944513-pneus-bfgoodrich-21575r15-mud-terrain-km2-r-50800-cada--_JM)

Vou olhar lá RafaBeagá...vlww :concordo:

[ ]'s

RafaBeagá
10/10/2014, 14:44
Valeu Jorge, vi que você é de BH. Obrigado pela dica! Vou dar uma olhada... Espero achar um jogo logo porque se Deus quiser daqui um tempo irá começar a chover e vou precisar dos Muds! Hehehe...

Valeu Chuck, são várias opções hein! Dá um olhada lá, se animar dá um toque! O problema pode ser o frete pro Sul...

Ivo Paris
14/10/2014, 08:07
Se fizer $440 vou buscar aí em SP.

Ivo
S Carlos

Supercharger
21/10/2014, 09:02
Bom dia pessoal, tenho um jogo destes anunciado, no fórum apropriado (classificados).

junior medeiros Jimny
27/10/2014, 17:24
Boa tarde, estou namorando com umas rodas de liga leve para o meu jimny. uso os pneus BF ALL 215/75/15 e gostaria de colocar uma roda um pouco mais larga q a original, porem algumas pessoas me disseram q perderia muito o rendimento. alguém aqui usa? notaram muita diferença?

GWC
27/10/2014, 18:08
Junior vc só quer as rodas mais largas, ou vai mexer no diâmetro dos pneus? Claro que pneus mais largos tem mais arrasto mas quase não dá diferença no consumo, agora se alterar o diâmetro dos pneus ai vai perceber um pouco de acordo com esse aumento...

Boa tarde, estou namorando com umas rodas de liga leve para o meu jimny. uso os pneus BF ALL 215/75/15 e gostaria de colocar uma roda um pouco mais larga q a original, porem algumas pessoas me disseram q perderia muito o rendimento. alguém aqui usa? notaram muita diferença?

junior medeiros Jimny
27/10/2014, 18:22
Quero mexer só nas rodas. quero colocar as rodas de 8'' com os pneus 215/75/15, mas queria saber se o rendimento do carro vai cair muito, se vai ficar mais morto ao subir nas dunas.

Rafael Fabiano
28/10/2014, 18:11
Amigo se eu puder ajudar... Eu tb fiz o remapeamento!!!No dinamômetro ficou com o torque de 12,5 kgm à 5121 rpm. Não sei se influencia, mas o meu tem Kit de Redução!!! Ficou bacana, bem forte!!!

Tobata Red, vi em sua assinatura que possui bloqueios dianteiro e traseiro da kaiser. Estou pensando em coloca-los na minha viatura. Qual a sua opnião sobre eles? Incomoda muito no asfalto?

Abraço

arfan
05/11/2014, 21:57
Boa noite Pessoal!

Gostaria de saber se alguém tem experiencia com rodas 16 no jinmy.
E qual seria medida ideal dos pneus, com suspensão original ou com pequeno lift.

Obrigado
ARFAN

Rodrigo Koerich
06/11/2014, 13:51

Olá Tobata!
Onde vc fez o remapeamento?Custo?
Valeu!

lucenajunior
07/11/2014, 17:21
Coloquei o pneu BF 215/75 no meu jimny e ele fica encostando quando giro o volante, principalmente quando vou fazer baliza. Existe alguma solução
?

hitner
07/11/2014, 17:35
Algumas soluções:

1 - Puxa a pota do para-choque dianteiro com as mãos.
2 - Tira um pedaço do para-choque
3 - coloca um calço de suspensão
4 - Faz lift de suspensão.

Não necessariamente nesta ordem. ;)

Coloquei o pneu BF 215/75 no meu jimny e ele fica encostando quando giro o volante, principalmente quando vou fazer baliza. Existe alguma solução
?

GWC
07/11/2014, 18:22
Olá lucenajunior
Já li relatos aqui no fórum que um puxão no para-choque seria o suficiente pra não pegar em nada...

?

TOBATA RED
10/11/2014, 12:08
Rafael, quando comprei o carro, negociei na concessionária e eles mesmo colocaram os bloqueios, ou seja, nunca andei sem bloqueio. Estou super satisfeito, mas se um dia eu tiver problema com o traseiro( danificar) eu colocaria um selecionável, tipo ARB. O carro de vez em quando da uns estalos, bem altos, parece que vai quebrar tudo, mas continua normal. No asfalto, as vezes, estala também. Para fazer curvas e manobras é diferente, vc precisa se acostumar senão ele pula. O dianteiro não tem problema, pois só usamos na trilha. Já rodei 16000 km, a maioria fazendo trilhas, pois comprei esse carro com esse fim e nunca tive problemas, só alegria!!!!. Resumindo: Caso a grana dê, coloca kaiser na frente, e ARB na traseira, será um carro mais "NORMAL". O meu tem Kit de Redução, chipado (100 cv), Filtro K&N e brevemente colocarei o escape dimensionado (+8 cv).
Abraços,
Gilberto

Tobata Red, vi em sua assinatura que possui bloqueios dianteiro e traseiro da kaiser. Estou pensando em coloca-los na minha viatura. Qual a sua opnião sobre eles? Incomoda muito no asfalto?

Abraço

TOBATA RED
10/11/2014, 12:12
https://candottipowerchip.wordpress.com/
Ficou show, agora é só esperar o coletor redimensionado. Custou R$ 1000,00
Abraços,
Gilberto

Olá Tobata!
Onde vc fez o remapeamento?Custo?
Valeu!

Rodrigo Koerich
14/11/2014, 07:19
Abraços,
Gilberto

Olá Gilberto! Sei que motor do Jimny não é assunto deste tópico. Não posso enviar MP. Podes entrar em contato via rj.koerich@hotmail.com para conversarmos sobre o teu motor?
Abs
Rodrigo

felippetti
14/11/2014, 14:49
1000 no coletor + chip? ou só no coletor?

Abraços,
Gilberto

sandro-natal
28/11/2014, 15:11
Mexer em motor do Jimny? Ô beleza!!!

Vamos papear lá no tópico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/92308-preparacao-em-motor-do-jimny.html

Gustavocastanharo
11/01/2015, 22:17
Colegas, estou pensando em sair da Tr4 e pegar o Jimny 4Sport 2015... Que vêm com o pneu off road ... No entanto diariamente rodo em asfalto...casa trabalho casa... Nos fins de semana estrada de chão...e trilhas... Esse pneu eh muito barulhento, aumenta o consumo, gasta rápido, perde balanceamento rapido? Se alguém puder me informar agradeço.... Abracos

leo_queiroz
14/01/2015, 17:16
Colegas, estou pensando em sair da Tr4 e pegar o Jimny 4Sport 2015... Que vêm com o pneu off road ... No entanto diariamente rodo em asfalto...casa trabalho casa... Nos fins de semana estrada de chão...e trilhas... Esse pneu eh muito barulhento, aumenta o consumo, gasta rápido, perde balanceamento rapido? Se alguém puder me informar agradeço.... Abracos

Eu tenho um 4sport 2015 com pneu MUD Scorpion MTR 215/75 R 15.

É o meu daily car, ou seja, assim como você eu o utilizo durante a semana na cidade, viajo em rodovias com ele e pego terra e/ou trilhas somente aos fds's.
Estou apenas a dois meses com o carro, mas já rodei quase 4.000 km e posso dizer que os pneus são muito satisfatórios. Não acho que trepida muito e nem que faça muito barulho. O meu veio razoavelmente bem balanceado de fábrica, portanto vou aguardar os 5.000 para fazer um balanceamento especializado e ver se melhora. Algumas pessoas dizem que costuma aparecer um shimi (trepidação) aos 60km/h quando não bem balanceado. Isso não acontece comigo, mas tenho a impressão que trepida um pouco aos 40km/h. Só vou ter certeza quando fizer um balanceamento em local especializado aos 5.000 km.

Pelo que pesquisei sobre o pneu, espero rodar de 50.000 a 60.000 km com ele.

Sobre o consumo, ele aumenta sim. Além de ser um pneu com banda de rodagem maior e ser mais pesado, o que exige mais do motor para a rotação, ele utiliza calibragem inferior, ou seja, roda um pouco mais "murcho" do que um pneu normal. Tudo isso contribui para um consumo mais elevado.
Na prática, vejo proprietários de Jimny dizendo que fazem 10 na cidade e 12/13 na estrada. Eu ainda não amaciei o carro, mas não passo de 9 na cidade e 10,5 na estrada. Mas espero que essas médias melhorem após os 10.000 km, sobretudo na estrada.
OBS: Não esqueça que utilizando pneu mud vc precisa acrescer 5% no hodômetro, para obter o consumo real do carro. Ou seja, se o carro marca 100 km rodados, significa que você rodou 105 km, porque o pneu é 5% maior (205 pneu normal - 215 pneu mud).

Outra desvantagem do pneu mud é a perda de potência do carro. O Jimny já não prima pela potência, e usando pneu mud, maior, mais pesado e cravado, certamente o carro perde um pouco de potência, se comparado aos Jimnys com pneus normais. No começo eu me assustei com a baixa força do carro. Mas aos poucos ele está melhorando bem, tanto na potência quanto no consumo, à medida em que é amaciado. Entretanto, de fato o mud exige mais do carro e faz ele andar um pouquinho a menos. Creio que na ordem de 5%.

Apesar disso tudo, o MUD tem vantagens insuperáveis: esteticamente, deixa o carro muito mais bonito e agressivo. Na terra/lama/pedra/subidas, o desempenho é fantástico!

Ou seja: pra quem gosta de terra, que se f*&%$ o consumo e a perda de potência moderada, o que importa é brilhar na trilha!!

Espero ter ajudado,

Abs.,

ddiegooo
12/03/2015, 12:08
Pessoal,

Em relação a custo x beneficio, qual pneus vocês indicam?

Meu jimny é o HR 2011 100% original.

Pretendo primeiro entrar com um pneu 215/75/15. Por enquanto ainda não me vi em necessidade de fazer o lift de uma polegada.

Abs

Ogg
12/03/2015, 12:26
Pessoal,Meu jimny é o HR 2011 100% original. AbsO meu também é HR (2009/2010) e já veio com lift de 1" e Pirelli Scorpion AT 215/75 15 de fábrica

caique
18/03/2015, 10:59
Pessoal, minha viatura 4all veio com os pirelli 205/70/15, quero mudar pros BF AT 215/75/15 e fazer um lift. Mas considero que o desemprenho com o 205 é muito bom, as respostas do acelerador são rápidas assim como o consumo, e é sabido que pneus maiores dão mais final mas prejudicam na arrancada. Os 215 causam muita diferença no desempenho e consumo?

grato.

hitner
18/03/2015, 11:10
Pessoal, minha viatura 4all veio com os pirelli 205/70/15, quero mudar pros BF AT 215/75/15 e fazer um lift. Mas considero que o desemprenho com o 205 é muito bom, as respostas do acelerador são rápidas assim como o consumo, e é sabido que pneus maiores dão mais final mas prejudicam na arrancada. Os 215 causam muita diferença no desempenho e consumo?

grato.

Sim, pneus maiores, mais pesado e com maior aderência, geram mais resistência e maior consumo.

O carro parece ficar mais lento e mais fraco, além de diminuir a estabilidade e reduzir muito a capacidade de frenagem em asfalto molhado.

O original é o melhor pneu para o dia a dia e fazer trilhas leves em pisos de areia ou pedras.

Os pneus fora de estrada são para lama. Se você não entra em lama não coloque.

Se entra, coloque e seja feliz. 8--)

Mas, saiba do custo e das limitações impostas pela escolha.

Um abraço

jorgeffn
18/03/2015, 11:17

grato.

Caique, como a mudança será para um pneu de uso misto (BF/AT) e não totalmente offroad e a diferença de tamanho não é tão grande, vai sim existir uma diferença.. mas bem pequena. Creio que em arrancadas assim não chega a ser nem percebível... O consumo também altera pouco... E o seu ganho no fora de estrada com um BF/AT vale essa pequena alteração no comportamento no asfalto...

abs!

leo_queiroz
20/03/2015, 10:12

grato.

Eu uso o Pirelli Scorpion MTR 215/75/15. Nunca dirigi um Jimny com 205/70/15, mas só pelos relatos de desempenho e consumo que eu leio eu tenho certeza que existe uma diferença considerável desses fatores qdo se opta pelo pneu mud ou off road (nada mais natural, tendo em vista que, como dito pelo colega acima, os pneus são maiores, mais pesados e com maior aderência).

Fora a diferença do hodômetro, na ordem de 5% (os pneus mud são 5% maiores que os pneus "originais").

De acordo com o meu chutômetro (rs), eu arriscaria dizer que, enquanto o hodômetro se altera na ordem de 5% com os pneus mud, o consumo sobe e o desempenho cai na ordem de 5 a 10% também (no máááximo).

Meu uso é diário e predominantemente no asfalto, e tenho tido muito cuidado com os pneus (alinhamento, balanceamento e rodízio a cada 5 k, além de vistorias frequentes), porque quero continuar usando essa opção.

Portanto, como dito, você deve sopesar seu perfil, suas pretensões e as limitações de sua escolha.

O que posso dizer é que, apesar dos pesares, o pneu mud é um monstro na terra e deixa o carro mais robusto também!

jorgeffn
20/03/2015, 11:35
Eu uso o Pirelli Scorpion MTR 215/75/15. Nunca dirigi um Jimny com 205/70/15, mas só pelos relatos de desempenho e consumo que eu leio eu tenho certeza que existe uma diferença considerável desses fatores qdo se opta pelo pneu mud ou off road (nada mais natural, tendo em vista que, como dito pelo colega acima, os pneus são maiores, mais pesados e com maior aderência).

Fora a diferença do hodômetro, na ordem de 5% (os pneus mud são 5% maiores que os pneus "originais").

De acordo com o meu chutômetro (rs), eu arriscaria dizer que, enquanto o hodômetro se altera na ordem de 5% com os pneus mud, o consumo sobe e o desempenho cai na ordem de 5 a 10% também (no máááximo).

Meu uso é diário e predominantemente no asfalto, e tenho tido muito cuidado com os pneus (alinhamento, balanceamento e rodízio a cada 5 k, além de vistorias frequentes), porque quero continuar usando essa opção.

Portanto, como dito, você deve sopesar seu perfil, suas pretensões e as limitações de sua escolha.

O que posso dizer é que, apesar dos pesares, o pneu mud é um monstro na terra e deixa o carro mais robusto também!

Existe uma diferença entre um pneu MUD (BF ou Pirelli) e um pneu realmente voltado para o offroad (a maioria deles remold), esses sim bem mais pesados, o Mud é um pneu misto... não é totalmente offroad e é sim mais pesado que o original (claro). E o que o colega citou foi um Pneu 215 BF/AT... um pneu tranquilo para o uso misto também, porém menos "agressivo" que o Mud... E volto a dizer que a diferença de um 215 para o original existe (óbvio) mas não é tão significante, tendo em vista ainda o ganho no fora de estrada.

abs!

caique
20/03/2015, 11:43
isso, mesmo, quero o BF AT, e não MUD. Minha dúvida é em relação ao tamanho (205 para 215) e a influencia disso no desempenho e consumo. Gosto da retomada do jimny com esses originais, vc pisa e ele responde de imediato. Isso muda muito com os 215? Meu consumo médio é de 10 km/l na cidade e 12/13 na estrada, considero muito bons, principalmente em comparação com a ex TR4!

leo_queiroz
20/03/2015, 14:17
Existe uma diferença entre um pneu MUD (BF ou Pirelli) e um pneu realmente voltado para o offroad (a maioria deles remold), esses sim bem mais pesados, o Mud é um pneu misto... não é totalmente offroad e é sim mais pesado que o original (claro). E o que o colega citou foi um Pneu 215 BF/AT... um pneu tranquilo para o uso misto também, porém menos "agressivo" que o Mud... E volto a dizer que a diferença de um 215 para o original existe (óbvio) mas não é tão significante, tendo em vista ainda o ganho no fora de estrada.

abs!

Você está certo, o que a Pirelli e a BF chamam de "MUD" e classificam como 80% terra 20% asfalto é um pneu misto, apesar de que as duas marcas têm o "All Terrain", que é o misto de verdade, classificado com 50% 50%.

Realmente não dá para confundir esse pneu MUD com o verdadeiro pneu offroad, que é aquele "biscoitão" que não dura nada no asfalto.

Caique, meu consumo com o "MUD" Pirelli 215 é de 8.5 na cidade e 10,5/11 na estrada, muito difícil fugir disso. Já vi vários proprietários com médias de 10 na cidade e 12/13 na estrada, NENHUM deles com pneu MUD. Já vi vários Jimnys com pneu MUD que fazem a mesma média que eu, portanto, creio que essa seja a diferença real de consumo entre os dois pneus.
Como eu disse, gira em torno dos 10% sim.
Creio que a perda de potência também seja nessa ordem (entre 5% - 10%).

Na minha humilde opinião, 10% quando se trata de consumo e desempenho é significante. Mas eu concordo com o Jorge que o ganho fora de estrada vale a pena!

Abs!

leo_queiroz
20/03/2015, 14:21
E claro, como bem lembrado pelo Jorge, o pneu que você quer é o AT, portanto, vai consumir menos e perder menos portência do que o MUD, por ser menos pesado e menos aderente, apesar de também ser 5% maior que o 205!

Marcus C.
20/03/2015, 14:45
isso, mesmo, quero o BF AT, e não MUD. Minha dúvida é em relação ao tamanho (205 para 215) e a influencia disso no desempenho e consumo. Gosto da retomada do jimny com esses originais, vc pisa e ele responde de imediato. Isso muda muito com os 215? Meu consumo médio é de 10 km/l na cidade e 12/13 na estrada, considero muito bons, principalmente em comparação com a ex TR4!

Caique, meu consumo médio com os 215 mud é entre 9,5 e 9,7 km/L na cidade. Na estrada vai pra 11,3 km/L. Rodei duas semanas com os 205 e quando mudei pra 215 percebi uma queda de rendimento, realmente, mas pequena. Rapidinho você se acostuma.

Marcus

jorgeffn
20/03/2015, 16:01
Léo, realmente 10% no desempenho do Jimny é muita coisa... tendo em vista que ele não é um primor de desempenho...
mas a questão é se a perda é tanta.... isso que tenho dúvida... Já dirigi um Jimny todo original durante um curto trecho, e não percebi tanta diferença, mas claro que isso não é base, tem que rodar mais para poder sentir.
Essas porcentagens de % de terra e % de asfalto não vejo muito sentido, mas aí é uma outra discussão... heheheh

sobre o consumo, é isso... coisa na casa dos 9km/l... mas é um assunto que cabe muita discussão, existem algumas outras variáveis que influenciam no consumo... como por exemplo agora uma teor maior de álcool.......
Caique, procure alguém com um Jimny com os 215 e dá uma voltas... as vezes num jipe clube perto de voce aí??

abs!

tchemario
25/03/2015, 00:30
Amigos, sou feliz proprietario de um novo Jimny4All 2015. Estou muito feliz com o carrinho, era tudo que eu esperava.
Pesquisei um pouco no forum mas tem muita informacao entao peco desculpas se ja foi respondido.

Gostaria de usar pneus Scorpion MTR 225/75R15 mas estou ciente de que ele toca no parachoque dianteiro. Pensei em comprar um kit de suspencao da carroceria de 1 polegada. Sera que resolve este problema?

jorgeffn
25/03/2015, 10:58
Amigos, sou feliz proprietario de um novo Jimny4All 2015. Estou muito feliz com o carrinho, era tudo que eu esperava.
Pesquisei um pouco no forum mas tem muita informacao entao peco desculpas se ja foi respondido.

Gostaria de usar pneus Scorpion MTR 225/75R15 mas estou ciente de que ele toca no parachoque dianteiro. Pensei em comprar um kit de suspencao da carroceria de 1 polegada. Sera que resolve este problema?

Primeiro, existe diferença entre um kit de suspensão e um kit para levantar a carroceria (body lift), o primeiro são calços ou a própria troca de molas e amortecedores, o segundo calço para a carroceria, instalados entre o chassi e a carroceria. De qualquer forma, com 1 polegada é provável que o pneu ainda pegue no parachoque, existe opção de trocar o parachoque ou ajusta-lo (rebatendo) para resolver.... deve ter algo no fórum a respeito... tem que pesquisar.

abs!!

GWC
25/03/2015, 20:38
Olá tchemario
Parabéns pela aquisição, é um excelente 4x4!
Não conhecia essa medida do scorpion mtr, mas se você não quer alterar muito o carro recomendo você ir atrás dos 215/75 15 que vão caber sem nenhum problema, muitos aqui no fórum usam e gostam!
Só pra vc ter uma ideia uso no meu jimny os 235/75 15 (*15 mm a mais de diâmetro e 10mm de largura) e precisei aumentar em 4" a suspensão + 1" de carroceria e ele ainda pega em algumas situações no parachoque que continua original. Em Jimny 4 sport já vi gente usando 225/75 15 e até os 235/75 15 sem problemas, mas eles tem os parachoques e os paralamas diferentes.

Abs
Wagner

Be Trindade
26/03/2015, 13:28
Boa tarde galera, comprei pneus 235/85/16, e estou precisando comprar as rodas 16". Não acho as 16x7 por nada, ou qnd acho, elas estão mt caras. Será que uma 16x8 é demais?
vou levantar 4", trocar os parachoques, acertar os fenders e colocar uma redução...
valeu!

LFC
26/03/2015, 14:06
Boa tarde galera, comprei pneus 235/85/16, e estou precisando comprar as rodas 16". Não acho as 16x7 por nada, ou qnd acho, elas estão mt caras. Será que uma 16x8 é demais?
vou levantar 4", trocar os parachoques, acertar os fenders e colocar uma redução...
valeu!

Tem um colega aqui do Forum, Executor, que mora em Campos e está vendendo as rodas de liga do Tracker. E tem rodas na Marisco 16x7.
Abs,
LFC

Be Trindade
26/03/2015, 19:46
Fala LFC, então, eu falei com o Executor, mas as rodas da Tracker tem o offset 0 e eu preciso de offset -20... queria umas rodas mais baratas que as do marisco, mas nao vai ter jeito. Vou comprar as dele mesmo!
Valeu pela dica!

LFC
27/03/2015, 09:38
Fala LFC, então, eu falei com o Executor, mas as rodas da Tracker tem o offset 0 e eu preciso de offset -20... queria umas rodas mais baratas que as do marisco, mas nao vai ter jeito. Vou comprar as dele mesmo!
Valeu pela dica!

As rodas de liga do Tracker têm tala 7 e offset +5. Ao menos é o que está escrito nelas.
Veja: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/37295-qual-pneu-para-tracker-sem-modificacao-no-veiculo-49.html

Vai no Marisco que ele é legal, mas o offset das rodas de lá se não me engano é -25.
Abs,
LFC
LFC

GWC
27/03/2015, 18:07
Olá
Be Trindade
Não sei de onde você é, mas de repente essa pode ser uma boa solução:
http://loja.rodabrasrodas.com.br/pick-up/
As rodas do jimny tem furação 5x139,7mm as vzs aqui tem alguma que agrada!
Abs
Wagner

valeu!

Be Trindade
27/03/2015, 18:45
Fala GWC, eu tinha visto essa loja, mas o problema é que demora 30 dias pra entregar.. A ansiedade mata um aqui!!!
Mas o Rodrigo, da RC, disse que vai conseguir um jogo pra mim, pra semana que vem. Vamos rezando!
abs!

GWC
27/03/2015, 19:21
Depois que estiver pronto conte pra nós as impressões! Eu pensei em fazer essa configuração tbm mas como uso mais no dia a dia do que no off road!
Abs

Fala GWC, eu tinha visto essa loja, mas o problema é que demora 30 dias pra entregar.. A ansiedade mata um aqui!!!
Mas o Rodrigo, da RC, disse que vai conseguir um jogo pra mim, pra semana que vem. Vamos rezando!
abs!

ddiegooo
30/03/2015, 14:53
O meu também é HR (2009/2010) e já veio com lift de 1" e Pirelli Scorpion AT 215/75 15 de fábrica

Vim saber que o meio também veio assim só a poucos dias.

JimnyRV
30/03/2015, 20:07
Pessoal, o pneu Dunlop Grandtrek MT1 de 30" é muito para o Jimny? Dizem que o 30" é equivalente a um 235x75.

Vi um Jimny com um desses anteontem no Jimny day e achei interessante, mas gostaria de saber se não forçaria muito o conjunto de transmissão.

Mauro B
30/03/2015, 20:46
M
Pessoal, o pneu Dunlop Grandtrek MT1 de 30" é muito para o Jimny? Dizem que o 30" é equivalente a um 235x75.

Vi um Jimny com um desses anteontem no Jimny day e achei interessante, mas gostaria de saber se não forçaria muito o conjunto de transmissão.

O 30" tem 14mm a mais que o 235/75R15 de altura (28 mm no diâmetro). Se for 30"x9,5 tem 6mm a mais na largura.

NelsonB
02/04/2015, 17:31
Prezados,
voltando ao fórum depois de muito tempo: Estou decepcionadíssimo com a Michelin ter descontinuado o LTX AT2 nas medidas 215 75 r15, as originais da versão HR. Uma vizinha tá chegando aos 100mil Km com eles. Meu Scorpion está escamando aos 50mil. O Latitude cross da Michelin é apenas 30%off road (ver site michelin Chile). Alguém já usou? Alguém teve desempenho semelhante com algum outro AT? Será que consigo estas medidas no Uruguay ou Argentina?
Saudações!

NelsonB
02/04/2015, 17:33
Prezados,
voltando ao fórum depois de muito tempo: Estou decepcionadíssimo com a Michelin ter descontinuado o LTX AT2 nas medidas 215 75 r15, as originais da versão HR. Uma vizinha tá chegando aos 100mil Km com eles. Meu Scorpion está escamando aos 50mil. O Latitude cross da Michelin é apenas 35%off road (ver site michelin Chile). Alguém já usou? Alguém teve desempenho semelhante com algum outro AT? Será que consigo estas medidas no Uruguay ou Argentina?
Saudações!

NelsonB
02/04/2015, 17:41
Prezados,
voltando ao fórum depois de muito tempo: Estou decepcionadíssimo com a Michelin ter descontinuado o LTX AT2 nas medidas 215 75 r15, as originais da versão HR. Uma vizinha tá chegando aos 100mil Km com eles. Meu Scorpion está escamando aos 50mil. O Latitude cross da Michelin é apenas 35%off road (ver site michelin Chile). Alguém já usou? Alguém teve desempenho semelhante com algum outro AT? Será que consigo estas medidas no Uruguay ou Argentina?
Saudações!

Leo BA
02/04/2015, 19:25
Prezados,
Saudações!

Nelson;
Estou usando o AT Yokohama Geolandar 215/70/15. Note que é 70 e não 75.
Saí dos BF MUD já com 50 mil rodados e meia vida ainda, mas muito ruidosos devido ao desgaste.
Estou satisfeito com o Yokohama. Fantástico no asfalto e dunas e bem razoável na lama.
Abs

NelsonB
03/04/2015, 00:20
Leo,
vc acha os Yokohama AT superior em duração que os BF? Não preciso de MUD. Tenho uma péssima experiência com os Pirelli de longa data: no palio adventure, duravam 25mil km, os goodyear duravam 50mil! Agora, estão escamando...

Leo BA
03/04/2015, 06:31
Minha experiencia com Pirelli é ruim também. Michellin excelente.
Nao acredito que o Yoko dure mais que o BF, que nao acaba nunca.
O Yoko é japones...

Ogg
03/04/2015, 07:46
Gozado

Os meus são Pirelli Scorpion AT 215/75-15 e comigo estão durando muito. Troquei somente um aos 70.000 (e coloquei o estepe que era novo para rodar) e os outros dois estão no carro desde a fábrica e somente agora, com 90.000 Kms. rodados, é que estão chegando no limite. Além disso, nunca rasgou nenhum e furam pouquíssimo. Além de considerá-los ótimos no asfalto (principalmente em frenagens bruscas), são ótimos na areia também. Só deixam a desejar na lama.

Ogg
03/04/2015, 07:51
Leo

Duas perguntas:

Moro no Recife, mas tenho casa na Linha Verde aí na Bahia, e quando estou por aí, nas poucas vezes em que precisei, levei o carro na Suzuki, porque não conheço nenhum mecânico especializado. Vc leva teu carro aonde? Outra coisa, sabe de alguém que faça ou venda snorkel por aí?

Leo BA
03/04/2015, 07:59
Fala Osman;
Tu é quase baiano...rssss...
Faço quase tudo em casa.
Mas recomendo Adriano 71-9914-0772. Ele faz e instala um snorkel bem legal.
Abs

Ogg
03/04/2015, 10:09
Fala Osman;Tu é quase baiano...rssss...Faço quase tudo em casa.Mas recomendo Adriano 71-9914-0772. Ele faz e instala um snorkel bem legal.AbsLegalMuito obrigado pela dica.Ja tinha ouvido falar que tinha alguem em Salvador que fazia Snorkel mas nao sabia quem era.Quando for a Massarandupio, de um toque. Minha casa fica la e tem muitas dunas e rios para atravessar, alem de na maré baixa, dar para ir pela praia ate as duas cidades vizinhas (Sauipe e Subauma) e no inverno as estradas e trilhas ficarem todas enlameadas!!!!Abs

Leo BA
03/04/2015, 10:35
Oh....amigo!
Vivo em Massara....:-)
Qap- 146.480 mhz.
Abs

Leo BA
03/04/2015, 11:02
Aliás....amanhã tá indo um comboio pra lá!

Ogg
03/04/2015, 14:17
Aliás....amanhã tá indo um comboio pra lá!Que pena, nessa semana santa fiquei por aqui pelo Recife mesmo.

NelsonB
03/04/2015, 21:05
Leo,
vejo muita gente elogiando os BF devido a visual. Tenho muita dúvida se no asfalto, em poças, não seria (BFG AT) mais sujeito a aquaplanajem, que também acontece direto com os Scorpions AT. Pra mim, que pego muita estrada à noite e a vista véia tá cansando, isso é uma m. Digo, pq os BF AT, não tem nenhum sulco continuo. Como ficam os BF AT e os Yokohama Geolandar nesse quesito?

NelsonB
03/04/2015, 21:07
Estranho mesmo Osman. Pode ser algo na minha forma de dirigir, mas essa coisa de escamar, aconteceu em 3 jogos do Pirelli da Palio Adventure também e duraram metade dos goodyear. Pena que a goodyear não tenha os wrangler na medida 215x 75 r15.... aliás, estou descobrindo que este é um pé no saco da versão HR...

zé dedão
04/04/2015, 12:09
Nelson.
tenho uma XJ com BF AT há 30mil km. Nunca aquaplanei com ela. Óbvio que eu sempre ando dentro dos limites aceitaveis de velocidade para um jeep de 1.5ton.

NelsonB
17/04/2015, 20:54
Obrigado Zé Dedão! Na verdade, os LTX já eram, não se encontra mais e pararam de fabricar. Sobrou os BF AT KO, os Yokohama Geolandar A-T/S (quase o dobro do preço dos BF) e talvez o Goodyear Wrangler AT, se eu conseguir em Rivera (Uruguay), pois no Brasil não tem 215. Em tempo, pagar os BF KO e saber que tem um KO2 20% mais resistente nos EUA é punk, né?
https://www.youtube.com/watch?v=SU_HWvKtKhA

pedropedreiro
19/04/2015, 01:38
Obrigado Zé Dedão! Na verdade, os LTX já eram, não se encontra mais e pararam de fabricar. Sobrou os BF AT KO, os Yokohama Geolandar A-T/S (quase o dobro do preço dos BF) e talvez o Goodyear Wrangler AT, se eu conseguir em Rivera (Uruguay), pois no Brasil não tem 215. Em tempo, pagar os BF KO e saber que tem um KO2 20% mais resistente nos EUA é punk, né?
https://www.youtube.com/watch?v=SU_HWvKtKhA

Em dia de chyva o meu Jimny com Scorpion ATR sai muito fácil de traseira. Já tomei vários sustos mesmo rodando 35-40km/h.

MATOSWR
19/04/2015, 11:18
Meu Jimny é HR é eu usei bastante o Scorpion ATR e sempre gostei do desempenho dele na chuva. Mas com 60mil km eu substitui ele pelos Pneu Bridgestone 205/70R15 Dueler A/T.(que são a medida original do Jimny). Gosto bastante do desempenho na estrada e tenho um jogo reserva de BF MUD que uso para brincar fora do asfalto.
Ter dois jogos de pneus foi a melhor solução que encontrei para andar bem no dia-a-dia (trabalho) e para andar bem na lama (diversão)

NelsonB
20/04/2015, 23:27
MatosWR, o meu tbém é a HR e veio com os scorpions 215. Sempre escorregou em poças das BRs, mas com nossas estradas, não sei se algum pneu passa incólume. MAS eles escamaram e duraram menos do que esperava. Como não há mais os Michelin LTX AT na medida, e depois de consultar o "Reclame aqui", com diversas reclamações de várias marcas, praticamente desisti de ir ao Uruguai e provavelmente vou ficar com os BF AT KO.

leo_queiroz
29/04/2015, 09:47
MatosWR, o meu tbém é a HR e veio com os scorpions 215. Sempre escorregou em poças das BRs, mas com nossas estradas, não sei se algum pneu passa incólume. MAS eles escamaram e duraram menos do que esperava. Como não há mais os Michelin LTX AT na medida, e depois de consultar o "Reclame aqui", com diversas reclamações de várias marcas, praticamente desisti de ir ao Uruguai e provavelmente vou ficar com os BF AT KO.

Nelson, como foi essa "descamação" do scorpion 215? Com quantos km vc precisou substituir?

Tenho um 4sport 14/15 que veio com o scorpion MTR 215/75/15, atualmente com 10.200 km

Acabei de fazer a primeira revisão e nesse momento está em uma oficina para fazer o 2º alinhamento/balanceamento/rodízio (estou fazendo a cada 5k).

Fiquei ligeiramente preocupado ultimamente porque os gomos externos dos pneus dianteiros estão apresentando um desgaste um pouquinho maior do que os demais gomos dos outros pneus. Digo, os pneus traseiros estão perfeitos e praticamente novos, com 10k. Já os dianteiros, que supostamente eram traseiros quando eu fiz o 1º alinh/balanc/rod (supostamente pq fiquei na dúvida se o cara realmente fez o rodízio...), estão apresentando esse leve desgaste nos gomos externos.

Eu consigo constatar esse desgaste porque cada gomo do MTR tem uma listra/rajado, e nesses gomos essa listra está desaparecendo, sendo que em todos os demais gomos de todos os pneus ela continua visível.

Meu medo é que esse desgaste se acentue e me obrigue a trocar de pneus antes de 50k, que era meu plano inicial, nem conservador nem muito otimista, pelo que pesquisei. Se eu tiver que trocar de pneus antes dos 50k pode-se considerar que minha opção por pneus mud, PARA MEU USO PREDOMINANTEMENTE URBANO, será frustrada...

E o que piora a situação é o quanto nós, consumidores, estamos perdidos nas mãos dos profissionais que existem por aí. A concessionária não faz alinh/balanc/rodiz de pneus MUD. Esse lugar que eu levei, supostamente especializado em 4x4, me deixou com a pulga atrás da orelha agora.... Primeiro pq eu fiz o serviço lá aos 5k e agora constato esse pequeno desgaste diferente nos gomos externos dianteiros. Segundo pq o cara veio me falar agora, qdo deixei o carro lá, que rodízio só se faz aos 30 mil km (???), e que esse desgaste poderia ser cambagem (já dando a entender que queria me empurrar um serviço, que eu definitivamente não vou contratar, não sem antes ouvir outro profissional). Mandei o cara seguir o manual e fazer o rodízio nos conformes.

Enfim, a pergunta é: Como está sendo a experiência de quem usa esses pneus no 4sport (Scorp MTR 215)? Vocês acham que esse desgaste relatado pode ter relação com o fato de que, nos pneus dianteiros, usa-se uma calibragem menor (o pneu acaba formando uma barriga e forçando os gomos externos)? Será que essa empresa que estou levando pisou na bola no serviço dos 5k e essa é a causa desse desgaste? Ou será que esse desgaste pode ter uma causa mais séria?

Desculpem pelo longo texto e pelo interrogatório... rs

Mas essa questão dos pneus MUD continua sendo extremamente delicada para mim no Jimny, porque além do consumo elevado e da perda de potência, que eu assumo conscientemente, eu não gostaria mesmo de ter prejuízo com substituição prematura..

Valeu, abs.

pedropedreiro
29/04/2015, 10:18
Leo, pelo que eu pesquisei (alguém experiente complemente), não dá pra fazer cambagem no jimny:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/66096-jimny-2010-compensa-138-print.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/139533-meu-primeiro-jimny.html

503!
29/04/2015, 10:30
Nelson, como foi essa "descamação" do scorpion 215? Com quantos km vc precisou substituir?

Tenho um 4sport 14/15 que veio com o scorpion MTR 215/75/15, atualmente com 10.200 km

Acabei de fazer a primeira revisão e nesse momento está em uma oficina para fazer o 2º alinhamento/balanceamento/rodízio (estou fazendo a cada 5k).

Fiquei ligeiramente preocupado ultimamente porque os gomos externos dos pneus dianteiros estão apresentando um desgaste um pouquinho maior do que os demais gomos dos outros pneus. Digo, os pneus traseiros estão perfeitos e praticamente novos, com 10k. Já os dianteiros, que supostamente eram traseiros quando eu fiz o 1º alinh/balanc/rod (supostamente pq fiquei na dúvida se o cara realmente fez o rodízio...), estão apresentando esse leve desgaste nos gomos externos.

Eu consigo constatar esse desgaste porque cada gomo do MTR tem uma listra/rajado, e nesses gomos essa listra está desaparecendo, sendo que em todos os demais gomos de todos os pneus ela continua visível.

Meu medo é que esse desgaste se acentue e me obrigue a trocar de pneus antes de 50k, que era meu plano inicial, nem conservador nem muito otimista, pelo que pesquisei. Se eu tiver que trocar de pneus antes dos 50k pode-se considerar que minha opção por pneus mud, PARA MEU USO PREDOMINANTEMENTE URBANO, será frustrada...

E o que piora a situação é o quanto nós, consumidores, estamos perdidos nas mãos dos profissionais que existem por aí. A concessionária não faz alinh/balanc/rodiz de pneus MUD. Esse lugar que eu levei, supostamente especializado em 4x4, me deixou com a pulga atrás da orelha agora.... Primeiro pq eu fiz o serviço lá aos 5k e agora constato esse pequeno desgaste diferente nos gomos externos dianteiros. Segundo pq o cara veio me falar agora, qdo deixei o carro lá, que rodízio só se faz aos 30 mil km (???), e que esse desgaste poderia ser cambagem (já dando a entender que queria me empurrar um serviço, que eu definitivamente não vou contratar, não sem antes ouvir outro profissional). Mandei o cara seguir o manual e fazer o rodízio nos conformes.

Enfim, a pergunta é: Como está sendo a experiência de quem usa esses pneus no 4sport (Scorp MTR 215)? Vocês acham que esse desgaste relatado pode ter relação com o fato de que, nos pneus dianteiros, usa-se uma calibragem menor (o pneu acaba formando uma barriga e forçando os gomos externos)? Será que essa empresa que estou levando pisou na bola no serviço dos 5k e essa é a causa desse desgaste? Ou será que esse desgaste pode ter uma causa mais séria?

Desculpem pelo longo texto e pelo interrogatório... rs

Mas essa questão dos pneus MUD continua sendo extremamente delicada para mim no Jimny, porque além do consumo elevado e da perda de potência, que eu assumo conscientemente, eu não gostaria mesmo de ter prejuízo com substituição prematura..

Valeu, abs.

Leo, pneu com desgaste maior nas extremidades é sinal de baixa calibragem.

Note que apesar de o fabricante indicar o uso de 23psi nos pneus dianteiro e 26psi nos traseiros, tal padrão se refere aos pneus originais do Jimny japonês (Bridgestone Dueler H/T, 205/70R15), retirado e trocado pelos Pirelli pelo grupo Souza Ramos ainda na fábrica.

Temos por exemplo o caso dos Jimny HR*, nos quais os pneus diferenciados (Pirelli Scorpion ATR 215/75R15) foram também colocados pelo fornecedor brasileiro, tendo sido designados novos valores de calibragem.

Salvo engano, há na porta do motorista dos Jimny HR, além do adesivo original das libras dos pneus originais (205), um outro adesivo com "Dealer Option" especificando a calibragem de 28psi para os 4 pneus Pirelli (215).

Não sei se no seu caso há tal adesivo na porta indicando outra calibragem - no manual acredito que constará apenas a informação do pneu original entregue pela Suzuki global (205).

Sugiro que você aumente a calibragem do eixo dianteiro para evitar o desgaste prematuro após o próximo rodízio – que, inclusive, ouço ser corretamente feito de 10 em 10 mil km.

Quanto à resistência dos pneus, acredito que é incontestável a altíssima durabilidade dos BFGoodrich A/T, que chegam a durar, segundo relatos do fórum, 80.000km.

São bons para asfalto (melhores que o MUD ou que o Pirelli MTR) e excelentes no uso misto (topam areia e lama sem problemas). Perdem, por óbvio, dos Bridgestone H/T – que ficam feios e xoxos no Jimny 4sport, diga-se de passagem. O consumo não aumentará praticamente nada, posto que as medidas são iguais ao seus atuais, e talvez mais leves por não ter os gomos altos típicos dos Mud.

*Exceto a remessa final que teve os calços de carroceria e os pneus Scorpion retirados, resumindo-se à pintura dos parachoques e ao adesivo lateral.

guimajc
29/04/2015, 13:26
Eu uso o scorpion e está com 53 mil km. Creio que ainda rodará mais uns 15 a 20 mil km. Uso 28 psi no asfalto e 20 na terra. Rodízio a cada 10mil km. Realmente os dianteiros tendem a gastar mais... Mas de maneira uniforme, desde que esteja alinhado, balanceado e calibrado adequamente...

NelsonB
29/04/2015, 14:51
Léo Queiroz e demais comparsas,
Olha só, rodei 50milkm com a calibração recomendada pros HR que é uma roubada (28lbs). Hj, na medida 215/75 a Szk recomenda (apenas para os MUDS) 20psi. Não diz em que terreno é. Liguei pro sac, elogiei a nova ccs de Caxias do Sul (Alpino,) que me atendeu superbem, mas a resposta (que não respondeu) foi que não fariam um recall da plaquinha de calibração e que as recomendaçõe sera (e repetiam as da minha placa e as novas). Ou seja, se eximem. como geatei mais o meio d abanda, resolvi reduzir, primeiro pra 24 e agora pra 20 e o caro tá muito bem.

A escamação. O Shimy foi aumentando aumentando até que se tornou insuportável. estou aguardando peças, mas o fato é que em todas as lojas que eu fui, disseram que do jeito que está não adianta, tem que trocar o pneu. Pelo desgaste , seguraria mais 10milkm, mas com estremo desconforto.

Mas os meus eram Scorpion AT e não MTR. No seu caso, provavelmente vai durar menos, lamento. Acho que vc deveria usar 20psi.

Por fi, teho sérias dúvidas se em alguma revisão que eu fiz anteriormente, as ccs fizeram qualquer rodízio. Na última vez, o atendente disse que faria balanceamento e eu disse que se precisasse, ok. (afinal, deveri a medir pra ver se precisaria), o cara me deu ok, COmo o balanceamento é tercerizado pela ccs e pra fazer um diagnóstico seria complicado pra eles, não fizeram e eu fiz uma viagem tri desconfortável de 3mil km com o shimy + parkson! Por isso gostei muito da abertura da nova concessionária do RS, a Alpino em Caxias do Sul. Mas pra saber se fizeram o rodízio, só marcando roda ou como olho do dono engordando o gado.

leo_queiroz
29/04/2015, 16:44
Leo, pneu com desgaste maior nas extremidades é sinal de baixa calibragem.

Note que apesar de o fabricante indicar o uso de 23psi nos pneus dianteiro e 26psi nos traseiros, tal padrão se refere aos pneus originais do Jimny japonês (Bridgestone Dueler H/T, 205/70R15), retirado e trocado pelos Pirelli pelo grupo Souza Ramos ainda na fábrica.

Temos por exemplo o caso dos Jimny HR*, nos quais os pneus diferenciados (Pirelli Scorpion ATR 215/75R15) foram também colocados pelo fornecedor brasileiro, tendo sido designados novos valores de calibragem.

Salvo engano, há na porta do motorista dos Jimny HR, além do adesivo original das libras dos pneus originais (205), um outro adesivo com "Dealer Option" especificando a calibragem de 28psi para os 4 pneus Pirelli (215).

Não sei se no seu caso há tal adesivo na porta indicando outra calibragem - no manual acredito que constará apenas a informação do pneu original entregue pela Suzuki global (205).

Sugiro que você aumente a calibragem do eixo dianteiro para evitar o desgaste prematuro após o próximo rodízio – que, inclusive, ouço ser corretamente feito de 10 em 10 mil km.

Quanto à resistência dos pneus, acredito que é incontestável a altíssima durabilidade dos BFGoodrich A/T, que chegam a durar, segundo relatos do fórum, 80.000km.

São bons para asfalto (melhores que o MUD ou que o Pirelli MTR) e excelentes no uso misto (topam areia e lama sem problemas). Perdem, por óbvio, dos Bridgestone H/T – que ficam feios e xoxos no Jimny 4sport, diga-se de passagem. O consumo não aumentará praticamente nada, posto que as medidas são iguais ao seus atuais, e talvez mais leves por não ter os gomos altos típicos dos Mud.

*Exceto a remessa final que teve os calços de carroceria e os pneus Scorpion retirados, resumindo-se à pintura dos parachoques e ao adesivo lateral.

Realmente faz sentido que o desgaste relatado seja por conta da calibragem, Filipe.

Eu realmente estava usando 24 psi na frente e 26 atrás, não apenas pela especificação da porta do veículo, que como você disse se refere aos pneus originais, mas também por alguns comentários que vi aqui no fórum. Então se os comentários batiam com o que a etiqueta previa, eu segui essa orientação.

Mas vou rever essa calibragem para asfalto. Daqui 10k veremos o resultado!

Tks, abs.

jorgeffn
29/04/2015, 18:15
Realmente faz sentido que o desgaste relatado seja por conta da calibragem, Filipe.

Eu realmente estava usando 24 psi na frente e 26 atrás, não apenas pela especificação da porta do veículo, que como você disse se refere aos pneus originais, mas também por alguns comentários que vi aqui no fórum. Então se os comentários batiam com o que a etiqueta previa, eu segui essa orientação.

Mas vou rever essa calibragem para asfalto. Daqui 10k veremos o resultado!

Tks, abs.

Léo... essa calibragens não são motivos para o desgaste lateral... você está andando até com os pneus com calibragem acima do que o pessoal costuma andar com MUD... eu mesmo uso 20 psi no máximo no asfalto. E uso a mesma calibragem em todos os 4 pneus. Não sei se isso é comum, mas as vezes pneus com "garras" maiores tendem a ter um desgaste desigual nas laterais (coisa pouca) se usado muito em asfalto... da última vez que fiz rodízio dos pneus, meu mecânico comentou do desgaste maior nas laterais dos pneus traseiros (uso BF/MUD), mas pouca coisa... perceptível aos olhos mais treinados, disse que é normal e até me explicou o motivo (que não me recordo tão bem)... fez o rodízio e pronto. Não sei se é o caso dos Pirelli... mas pneus mais macios tendem a ter um desgaste mais rápido no asfalto....

abs!!!

leo_queiroz
07/05/2015, 10:25
Léo... essa calibragens não são motivos para o desgaste lateral... você está andando até com os pneus com calibragem acima do que o pessoal costuma andar com MUD... eu mesmo uso 20 psi no máximo no asfalto. E uso a mesma calibragem em todos os 4 pneus. Não sei se isso é comum, mas as vezes pneus com "garras" maiores tendem a ter um desgaste desigual nas laterais (coisa pouca) se usado muito em asfalto... da última vez que fiz rodízio dos pneus, meu mecânico comentou do desgaste maior nas laterais dos pneus traseiros (uso BF/MUD), mas pouca coisa... perceptível aos olhos mais treinados, disse que é normal e até me explicou o motivo (que não me recordo tão bem)... fez o rodízio e pronto. Não sei se é o caso dos Pirelli... mas pneus mais macios tendem a ter um desgaste mais rápido no asfalto....

abs!!!

Pois é Jorge, talvez não se trate de desgaste anormal, mas de desgaste natural, que uma hora ou outra irá de fato fazer desaparecer todas as ranhuras/listras que existem nos gomos/garras. Fiz o alinhamento/balanc + rodízio. Vou rodar 10k e me atentar para o desgaste. De qualquer forma, como teste, estou usando 27 psi nos quatro por um tempo no asfalto.

Alguém vê algum problema nisso?

pedropedreiro
11/05/2015, 11:01
Pessoal,

Pra quem não leu, segue avaliação de alguns All Terrain: http://expeditionportal.com/where-the-rubber-meets-the-road/

Barros
11/05/2015, 12:30
Fiz o alinhamento/balanc + rodízio. Vou rodar 10k e me atentar para o desgaste. De qualquer forma, como teste, estou usando 27 psi nos quatro por um tempo no asfalto. Alguém vê algum problema nisso?
A recomendação da Suzuki para pneus MUD 215/75 R15 é:
a) sem carga: 20 libras nos dianteiros e nos traseiros;
b) com carga: 20 libras nos dianteiros e 23 libras nos traseiros.
Normalmente, eu uso 20 libras na terra e 23 no asfalto em todos os pneus. Com isso, eu consigo boa aderência na terra e boa desenvoltura no asfalto. Vou fazer o primeiro rodízio (com balanceamento e rodízio) agora, com cerca de 10.000 km; dependendo do desgaste, eu mantenho essa calibragem ou passo a usar 20 libras também no asfalto. Acho que 27 libras para esse tipo de pneu é muito, até mesmo para os pneus originais (205/70 R15) do Jimny, para os quais são recomendados:
a) sem carga: 23 libras nos dianteiros e 26 libras nos traseiros;
b) com carga: 23 libras nos dianteiros e 29 libras nos traseiros.

Ogg
25/05/2015, 07:11
Bom dia a todos

Estou com uma dúvida: Qual a melhor configuração de pneus 215/75-15 AT para o Jimny?

Meu Jimny HR, com calço de 1' na carroceria, está atualmente com 4 Scorpions 215, preciso trocar somente 2 pneus e gostaria de experimentar os BF.

Será que dá certo colocar 2 BF novos atrás e ficar com 2 Scorpions quase novos na frente?

Na minha idéia, além de experimentar os BF, eu ficaria com uma melhor tração traseira na terra (onde tenho lido que o BF é melhor) e continuaria a ter bom desempenho na areia e melhor tração dianteira no asfalto (onde tenho lido que o Scorpion é melhor)

Ou é melhor comprar 2 Scorpions e continuar com pneus iguais nas 4 rodas?

Sugestões são bem vindas

Leo BA
25/05/2015, 07:27
Pneus iguais sempre!
👍

Barros
25/05/2015, 09:56
Também acho que não se deve misturar modelos e marcas de pneus; esta matéria explica bem por quê:

https://www.itaro.com.br/dicas/2014/12/descubra-e-possivel-usar-pneus-de-marca-modelo-ou-medida-diferentes/

Ogg
25/05/2015, 15:37
Pois é, já mudei de ideia também. Li vários artigos sobre o assunto e cheguei à`mesma conclusão.

O único problema é que o Scorpion 215 está cada vez mais difícil de achar. Acho que nenhum carro de série brasileiro usa mais ele.

Acho que somente os Jimny HR da geração do meu é que vinham com calço de 1' e Scorpion 215 de fábrica.

Mas felizmente consegui direto com o distribuidor.

Chegam na semana que vem

Agradeço ao Barros e ao Leo pelos comentários.

Alias, Leo, falei com o cara que faz Snorkel aí em Salvador, mas o molde dele é para o Jimny novo. Ele disse que dá para adaptar mas fica um pouquinho mais alto que o paralama do meu, que é japonês.

Como o preço é o mesmo dos que vendem em SP, quando colocar vou pegar um original do meu mesmo.

NelsonB
25/05/2015, 19:56
Pedro,
muito obrigado, acho que é o melhor comparativo de pneu que já li, recomendo.
Pena que poucas marcas disponíveis por aqui....se achasse, iria com o Cooper fácil... Muito interessante neste comparativo é o baixo desempenho dos BF AT KO que muitos idolatram aqui! Infelizmente, não
compararam os Michelin LTX Force ou Yokohama. Hj, passei numa Jonas pneu em POA e pude comparar os BF AT KO com os MIchelin LTX Force, pensando até em deixar o HR com os 205 70 r15 e LTX, mas os BF tem 15mm de sulco contra 13 dos Michelin. Difícil acreditar que posam durar mais, embora pareçam se sair bem melhor no asfalto com chuva, o que aliás, foi avaliado como péssimo nos BF, no comparativo enviado pelo Pedro! A característica associada ao desenho de gomo dos BG e General Grabler, é bão escorregarem de lado no barro!

Mas com isso desisti de achar goodyear no Uruguay (mal avaliado no comparativo) e devo ir de BF mesmo.... Scorpion to passando longe!

abraços

Ogg
25/05/2015, 21:21
Scorpion to passando longe!

abraços

Oi Nelson

Por que o comentario tão negtivo sobre o Scorpion?

Os meus duraram 90.000 Kms e são ótimos na areia e asfalto molhado. Só não gosto muito deles na lama.

Leo BA
25/05/2015, 22:33
Osman;
É verdade! O molde dele é do 13 em diante.
Abs

pedropedreiro
26/05/2015, 13:28
Oi Nelson

Os meus duraram 90.000 Kms e são ótimos na areia e asfalto molhado. Só não gosto muito deles na lama.

Cara, eu me arrependo de ter optado pelos Scorpion ATR e não pelos BF AT na época da compra do carro. O desempenho geral na cidade e estrada dos Scorpion é bom, mas muito fraco para trilhas leves e médias (principalmente aqui na região do DF e Goiás, onde as trilhas e estradas de terra tem muita pedra). Já tive que fazer vulcanização por furo na lateral em três pneus (em um deles 2 vezes), e os pneus tem só 22.000 km. Já furou até com raspadinha lateral em guia de calçada. Nem o Goodyear GPS do meu Clio é fraco desse jeito.

Ogg
26/05/2015, 15:11
Pedro, obrigado pelos comentários.

Minha experiência é diferente da sua, nunca rasguei nenhum e comigo duraram muito. Moro em região de estradas de terra e pedras e ando muito em dunas e beira de praia (na areia são ótimos) e nunca tive problemas.

Só acho eles ruins na lama.

Pensei em comprar o BF, que me parece melhor na lama, mas como só preciso de 2, achei melhor continuar com Scorpion e ficar com os 4 iguais.

pedropedreiro
26/05/2015, 16:55
Pedro, obrigado pelos comentários.

Minha experiência é diferente da sua, nunca rasguei nenhum e comigo duraram muito. Moro em região de estradas de terra e pedras e ando muito em dunas e beira de praia (na areia são ótimos) e nunca tive problemas.

Só acho eles ruins na lama.

Pensei em comprar o BF, que me parece melhor na lama, mas como só preciso de 2, achei melhor continuar com Scorpion e ficar com os 4 iguais.

OsmanGioia,

Na areia são realmente bons. Acabei de voltar do Jalapão, e nem tentando eu consegui atolar lá com o Jimny usando os Scorpion, hehehe. Mas tem que considerar que, pra areia, quanto mais liso, melhor, vide os pneus de Bugue. Nesse terreno os pneus de asfalto vão melhor que qualquer pneus Mud ou Misto.

Sobre a durabilidade ("gastação"), o pneu é bom. Os meus estão com 22K km, mas ainda bem pouco gastos. Acho de duram até uns 60K Km ou mais (isso se não chegar uma hora que algum rasgo condene eles, :P ).

Minhas críticas são mais sobre a resistência dos pneus (aguentar tranco). Talvez eu tenha tido azar, ou os caras da revendedora de pneus que eu fiz jogo nos originais Dueller tenham me sacaneado com Pneus problemáticos, ou eu esteja submetendo os pneus a uma utilização mais severa do que deveria... não sei. Mas minha experiência nesse ponto não tem sido boa com os Scorpion não.

Barros
26/05/2015, 17:06
Voltando à questão do rodízio, o manual do Jimny agora prevê recomendação de rodízio de pneus MUD/MTR em paralelo, sem inversão do sentido de rodagem (ou seja, os pneus de trás vão para a frente e os pneus da frente vão para trás, mantendo o mesmo lado). No manual do meu Jimny, que eu comprei no ano passado, não há essa distinção, contendo apenas a recomendação, no caso de rodízio sem utilização do estepe, de que os pneus de trás vão para a frente em paralelo e os pneus da frente vão para trás de forma cruzada. Fica aí a dica para quem, assim como eu, está com o manual desatualizado (aliás, acho que a Suzuki deveria disponibilizar o manual atualizado de todos os seus veículos no seu site, alertando os seus clientes de qualquer alteração).

jorgeffn
26/05/2015, 17:28
Voltando à questão do rodízio, o manual do Jimny agora prevê recomendação de rodízio de pneus MUD/MTR em paralelo, sem inversão do sentido de rodagem (ou seja, os pneus de trás vão para a frente e os pneus da frente vão para trás, mantendo o mesmo lado). No manual do meu Jimny, que eu comprei no ano passado, não há essa distinção, contendo apenas a recomendação, no caso de rodízio sem utilização do estepe, de que os pneus de trás vão para a frente em paralelo e os pneus da frente vão para trás de forma cruzada. Fica aí a dica para quem, assim como eu, está com o manual desatualizado (aliás, acho que a Suzuki deveria disponibilizar o manual atualizado de todos os seus veículos no seu site, alertando os seus clientes de qualquer alteração).

Essa recomendação é a que sempre ouvi dos mecânicos... e acho que nem tem a ver com eles serem MUD/MTR

abs!!!

Barros
26/05/2015, 17:38
A recomendação geral que a gente acha por aí é a seguinte:

Barros
26/05/2015, 17:38
E, pelo que me consta, o BF Mud não é unidirecional. Tanto que pode ser montado com o letreiro branco para dentro ou para fora.

jorgeffn
26/05/2015, 17:42
Não me expressei bem, a recomendação que ouvia dos mecânicos era a da imagem que você postou.
desculpe-me

abs!

hitner
27/05/2015, 13:45
Na etiqueta do meu carro diz 23 libras.

No original eu uso isso, no MUD 20 na estrada e na areia 10 libras.

Um abraço

leo_queiroz
28/05/2015, 18:05
A recomendação geral que a gente acha por aí é a seguinte:

Pois é, eu tenho feito o rodízio de forma cruzada, conforme 1ª imagem.

E agora, com essa suposta recomendação da Suzuki para pneus MUD/MTR (rodízio em paralelo)?

Alguém tem alguma informação técnica relevante para auxiliar na melhor escolha?

Barros
28/05/2015, 18:44
Essa recomendação da Suzuki para rodízio de pneus MUD/MTR consta expressamente do novo manual do Jimny (veja no arquivo anexo, que me foi encaminhado pelo SAC da Suzuki). A explicação que eu obtive de um funcionário da Proauto/SP é de que os cravos do pneu MUD/MTR se ajustam ao sentido de rodagem. Segundo ele, com a inversão do sentido de rodagem, o pneu apresenta um desgaste maior e pode escamar ou descascar. Ele disse que é como se você penteasse o cabelo para um lado e resolvesse pentear para o outro lado. Assim como os fios rebeldes prejudicam o assentamento do novo penteado, os cravos já adaptados ao sentido original de rodagem prejudicam o desempenho e a durabilidade do pneu em seu novo sentido de rodagem. Pelo sim, pelo não (sem trocadilho com os pelos do couro cabeludo), fiz o rodízio dos pneus BF MUD do meu Jimny em estrita consonância com a orientação do novo manual.

NelsonB
01/06/2015, 03:00
Oi Nelson

Osman,

meus scorpions serão aposentados aos 60mil. Mas semprea aquaplanaram em rodovias empoçadas, já deixaram de aderir em ladeira de asfalto um ouquinho mais ingreme e o desempenho off road foi modesto! tenho um histórico de bronca com os Pirelli desde o tempo dos citynet do palio adventure (foram 4jogos que duraram pouquíssimo...).

BOAS NOTÍCIAS: está para abrir um representante d aGeneral Tre em Porto Alegre (na av. Sertório) e em contato com a Cooper Tyre, me retornaram que já tem um importador em SP (Segue telefone de contato (11) 5562-7086 e (11) 5565-2470
Ricardo Santos Super Tire Comercial Importadora e Exportadora Ltda. Tel.: (11) 3294-9296). Infelizmente, não têm medida 215 pro Jimny!

Kal-EL
19/06/2015, 12:35
Pessoal, é o seguinte, como já tinha comentado, comprei meu Jimny 4Sport 14/15 com 8 mil km rodados, mas como vou fazer apenas trilhas leves e andar na cidade e campo, vcs acham que compensa trocar os Pneus 215/75 pelos 205/70, já que me beneficiaria em consumo e frenagem, fui na loja e um amigo me passou o preço do Dunlop http://dunloppneus.com.br/pneu/grandtrek-at3/ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fdunloppneus.com.br%2Fpneu%2 Fgrandtrek-at3%2F), disse que é o melhor custo beneficio.

O que vcs acham, vale a pena trocar, e se esse pneu é realmente bom, quais os prós e contra dessa troca. Obrigado a todos.

RICARDO RJ
19/06/2015, 15:30
Olá pessoal!Coloquei os pneus bf Mud 215/75 no meu Jimny,em substituição aos scorpions originais 201/70, estou gostando muito,apesar do aumento do consumo.Na trilha é outra experiencia,muito superior,o carrinho fica muito mais valente.No asfalto não é ruim,não achei nem muito barulhento,e diminui um pouco o desempenho como era de se esperar.Calibrei com 20 libras,mas achei pouco para asfalto então coloquei 24 e me pareceu bem melhor.Qual a calibragem que vcs preferem?Ab a todos!

RICARDO RJ
19/06/2015, 15:38
Pessoal, é o seguinte, como já tinha comentado, comprei meu Jimny 4Sport 14/15 com 8 mil km rodados, mas como vou fazer apenas trilhas leves e andar na cidade e campo, vcs acham que compensa trocar os Pneus 215/75 pelos 205/70, já que me beneficiaria em consumo e frenagem, fui na loja e um amigo me passou o preço do Dunlop http://dunloppneus.com.br/pneu/grandtrek-at3/ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fdunloppneus.com.br%2Fpneu%2 Fgrandtrek-at3%2F), disse que é o melhor custo beneficio.

O que vcs acham, vale a pena trocar, e se esse pneu é realmente bom, quais os prós e contra dessa troca. Obrigado a todos.
Kal-El acho que no seu caso mesmo usando o carro mais em trilhas leves e cidade,vale a pena manter os pneus que já vieram no seu JIMNY,pois além de estarem ainda bem novos,os 215/75 são bons na cidade e até mesmo bem razoáveis no asfalto.Mais tarde vc poderia trocar para os 205/70,lembrando que os Scorpions não parecem ser os melhores AT,de acordo com as postagens que lemos aqui no fórum.Os BF,sim parecem ser os melhores.Ab e divirta-se com o Jimny.

Kal-EL
19/06/2015, 17:12
No meu caso, seria pouco investimento pois consigo trocar os pneus na própria loja, sai por 300 reais cada e o estepe pelo preço normal já que não tem uso, então gastaria cerca de 70 reais pelos 4 pneus e o estepe não teria gasto a mais.

Dutrafcd
21/06/2015, 16:34
Alguém já usou General Grabber AT2 225/75r15 nas rodas originais do jimny? O 225/75 requer alguma alteração acima de 2"?

GWC
23/06/2015, 00:31
Alguém já usou General Grabber AT2 225/75r15 nas rodas originais do jimny? O 225/75 requer alguma alteração acima de 2"?

Dutrafcd
Uso no meu Jimny S os bf all terrain 235/75 r 15 e ele, com kit de 4" e mais 1" de carroceria, raspa no parachoque em algumas situações, porém já vi relatos aqui no fórum de gente usando esse pneu sem problemas e sem kit, mas nos 4 sport. Acho que com 2" não deve ter problemas.

Abs
Wagner

jimyjimy
24/06/2015, 11:08
Pessoal, após chegar a conclusão que os pneus 215/75 - MUD ou AT - não raspam nos novos Jimnys 4all e 4sun (espero que ninguém diga o contrário), gostaria de saber se alguém teve problema de shimmy ao trocar os 205/70 originais pelos 215/75. Atualmente não tenho shimmy e, na verdade, gostaria de saber se é a troca por um pneu maior que pode causar isso ou se é simplesmente a troca de um pneu por qualquer outro.

Abraços!

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
24/06/2015, 13:15
Tenho 2 amigos...um com Jimny 2013 4sport e um com jimny 2014 4all...ambos com bf 215 e nenhum deles tem problema com shimmy...o problema pode ser a convergência das tuas rodas...dá uma verificada...abs

Barros
24/06/2015, 13:58
Outras possíveis causas de shimmy:
http://www.clubedesaopaulooffroad.com.br/dicas/shimmy/shimmy.htm

RICARDO RJ
24/06/2015, 16:33
No meu caso, seria pouco investimento pois consigo trocar os pneus na própria loja, sai por 300 reais cada e o estepe pelo preço normal já que não tem uso, então gastaria cerca de 70 reais pelos 4 pneus e o estepe não teria gasto a mais.
Sendo assim,talvez valha a apena trocar pelos 205/70,pois ganhará em consumo e desempenho.

Barros
24/06/2015, 16:56
Eu não trocaria. O 4Sport é a versão mais aventureira do Jimny e já vem com para-lamas recortados justamente para comportar pneus maiores. A meu ver, não combina com pneus 205/70, que vão deixar o jipe com menos altura e menor capacidade off-road; nesse caso, teria sido melhor comprar o Jimny 4All, que tem uma proposta mais urbana e lhe atenderia melhor naquilo que vc pretende (economia de combustível e espaço de frenagem).

jimyjimy
24/06/2015, 17:05
Se quiser trocar com meus Scorpions ATR 205/70R15 com menos de 1000 kms (carro 0 com 2 semanas), podemos combinar e eu te voltava algum valor. Pode me explicar melhor o que a concessionária te ofereceu?

Kal-EL
24/06/2015, 17:38
Na verdade a loja do amigo meu em São João del Rey, ele pegaria os meus e me passaria aqueles Dunlop AT. Mas o que vc teria em mente, podemos ate ver isso, pois vou andar em maior parte na cidade e em poucas estradas de terra.

jimyjimy
24/06/2015, 17:52
Não posso te enviar mensagem privada. Acho que você já pode me enviar. Se puder, me envia seus contatos para conversar melhor.

Na verdade a loja do amigo meu em São João del Rey, ele pegaria os meus e me passaria aqueles Dunlop AT. Mas o que vc teria em mente, podemos ate ver isso, pois vou andar em maior parte na cidade e em poucas estradas de terra.

Kal-EL
24/06/2015, 17:59
Não consigo te enviar mensagem jimyjimy (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/98970-jimyjimy/)

, mas faz o seguinte, me adiciona no whatsapp

guilhermejcp
18/07/2015, 18:36
Troquei hoje os pneus do Jimny. Coloquei BF All Terrain 215/75r15. Parece que estes pneus foram criados pensando no Jimny. Encaixaram perfeitamente.

507516507518

NelsonB
22/07/2015, 02:42
Breaking News,
os Novos BF AT KO2 já estão nas lojas. Vi um hj na Auto K (CCS Michelin/BF em Caxias do Sul)! Só não tem ainda do tamanho do jimny, mas nos EUA tem! Tô na torcida, com os pirelli no osso, doido pra se aposentarem....

NelsonB
30/07/2015, 12:12
Ombro dos Scorpions 215 75 r 15 com 58mil. Exatamente onde os novos BFG AT KO2 são mais fortes. Infelzimente o SAC da BF não sabe se trarão a medida 235 que existe nos EUA...

508405508405508406

jimyjimy
04/10/2015, 11:58
Pessoal

Sei que o pneu original do Jimny é o 205/70R15 e seu odômetro é calibrado com base nele. Vejo todos falando que a correção do odômetro quando se troca para o pneu 215/75R15 é de 5%. Gostaria de confirmar com vocês se o correto é 5% ou 5,3%, uma vez que o diâmetro do 215/75R15 é 5,3% maior que o diâmetro do 205/70R15. Ou seja, se o odômetro marcar 100kms, na verdade teria andado 105,3kms.

https://www.tacomaworld.com/tirecalc?tires=205-70r15-215-75r15

Abraços

Leo BA
04/10/2015, 12:21
A minha experiência, é do velocimetro marcar 5% a mais no 205 original HT e fechar correto com a indicação do gps, no 215 75 15 MUD.
Atualmente estou de AT 215 70 15 e o velocimetro marca 3% a mais que o gps.

jimyjimy
04/10/2015, 16:08
Olá Leo. E o odômetro? Mas minha dúvida é no 0,3%. Queria saber se estou fazendo a conta certa.

A minha experiência, é do velocimetro marcar 5% a mais no 205 original HT e fechar correto com a indicação do gps, no 215 75 15 MUD.
Atualmente estou de AT 215 70 15 e o velocimetro marca 3% a mais que o gps.

Leo BA
04/10/2015, 16:30
Deculpa, tava falando do velocímetro.
Velocímetro e odômetro não se entendem...
Sempre tomando por base o gps, o odômetro tende a marcar um pouco menos e o velocímetro um pouco mais que o real, não sei extamente quanto, pois perdi a confiança nele e faço a troca de óleo e passagem pelos radares, sempre pelo gps.
Abs

guimajc
06/10/2015, 11:25
No meu com o Scorpion 215 a velocidade do velocímetro bate exatamente com a do GPS. Agora a distância do odômetro do carro fica uma pouco abaixo da distância real.

Barros
06/10/2015, 18:03
Sei que o pneu original do Jimny é o 205/70R15 e seu odômetro é calibrado com base nele. Vejo todos falando que a correção do odômetro quando se troca para o pneu 215/75R15 é de 5%. Gostaria de confirmar com vocês se o correto é 5% ou 5,3%, uma vez que o diâmetro do 215/75R15 é 5,3% maior que o diâmetro do 205/70R15. Ou seja, se o odômetro marcar 100kms, na verdade teria andado 105,3kms.
https://www.tacomaworld.com/tirecalc?tires=205-70r15-215-75r15
O correto é 5,3%, uma vez que o diâmetro (e, consequentemente, a circunferência, que é o diâmetro multiplicado por pi) do pneu 215/75R15 é 5,3% maior que do pneu 205/70R15. E o seu exemplo está corretíssimo.

jimyjimy
06/10/2015, 21:55
Ola Barros! Obrigado pela resposta.

Acho que já entendi o motivo da confusão. Apesar do 215/75 ser 5,3% maior do que o 205/70, o 205/70 é 5% menor que o 215/75. Mas bom saber. Dá uma reduzida no consumo observado! Abracos

O correto é 5,3%, uma vez que o diâmetro (e, consequentemente, a circunferência, que é o diâmetro multiplicado por pi) do pneu 215/75R15 é 5,3% maior que do pneu 205/70R15. E o seu exemplo está corretíssimo.

guimajc
16/10/2015, 14:22
O BF Mud está por R$ 388,96 no site do Extra:

http://www.extra.com.br/automotivo/PneusRodasCalotas/Pneus/Pneu-BFGoodrich-Mud-Terrain-T-A-KM2--215-75R15-100-97Q--3160685.html

Sassagudo
17/10/2015, 23:20
Sei que o pneu original do Jimny é o 205/70R15 e seu odômetro é calibrado com base nele. Vejo todos falando que a correção do odômetro quando se troca para o pneu 215/75R15 é de 5%. Gostaria de confirmar com vocês se o correto é 5% ou 5,3%, uma vez que o diâmetro do 215/75R15 é 5,3% maior que o diâmetro do 205/70R15. Ou seja, se o odômetro marcar 100kms, na verdade teria andado 105,3kms.[/COLOR]
https://www.tacomaworld.com/tirecalc...0r15-215-75r15 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=https%3A%2F%2Fwww.tacomaworld.com%2Ftire calc%3Ftires%3D205-70r15-215-75r15)

Acho que a informação acima sobre o ajuste do velocímetro e odômetro está errada. Ambos são programados para o pneu de maior diâmetro homologado e quando novo sem desgaste. Ou seja o 215/75 MTR. Com um pneu menor, o 205/70 a velocidade indicada e a distância percorrida são maiores que a real. Já conferi isso com um GPS de alta precisão no meu Jimny que tem o ATR 205/70. Inclusive, talvez, dando impressão que o consumo é melhor, mas disso ainda não estou certo.
E existe uma razão para ajustá-lo assim: multas por excesso de velocidade. Quando pneu se desgasta diminuindo seu diâmetro para o mesmo número de giros ele terá percorrido uma distância menor no mesmo tempo. Então a velocidade aparente será MAIOR conforme o pneu se desgasta. Se o motorista tira o pé mantendo o limite pelo painel estará ABAIXO do limite real.
Já andei estudando a fiação elétrica do painel e acho que é possível ajustar isso pelo conector OBD. Acredito que o ScanTool oficial da Suzuki possa fazer isso, assim como resetar o odômetro totalizador. Na pior hipótese um circuitinho eletrônico na saída do sensor de velocidade localizado na caixa de transferência resolveria.

Barros
19/10/2015, 11:25
O BF Mud está por R$ 388,96 no site do Extra:
http://www.extra.com.br/automotivo/PneusRodasCalotas/Pneus/Pneu-BFGoodrich-Mud-Terrain-T-A-KM2--215-75R15-100-97Q--3160685.html
Agora, está por R$ 562,00.

guimajc
27/10/2015, 12:34
Meu Jimny é HR é eu usei bastante o Scorpion ATR e sempre gostei do desempenho dele na chuva. Mas com 60mil km eu substitui ele pelos Pneu Bridgestone 205/70R15 Dueler A/T.(que são a medida original do Jimny). Gosto bastante do desempenho na estrada e tenho um jogo reserva de BF MUD que uso para brincar fora do asfalto.
Ter dois jogos de pneus foi a melhor solução que encontrei para andar bem no dia-a-dia (trabalho) e para andar bem na lama (diversão)

MatosWR, o que está achando dos dueler AT? Consumo? Desempenho em off? É pelo menos razoável? Att.

JimnyRV
27/10/2015, 19:08
Apenas deixando uma informação, comprei os bf mud na Pneustore no dia 09/10 e ainda não chegaram...

dersonpg
10/11/2015, 09:05
O meu 4Sport veio de fábrica com pneus Pirelli ATR, já que ando mais no asfalto do que em estrada de chão. Pelo que li aqui no tópico parece que o BF Goodrich apresenta melhor relação custo benefício, correto? E a marca Dunlop é boa?

Achei os preços dos Pirelli ATR muito "salgado". Tem lojas em que esse pneu custa R$ 750 dilmas; o menor preço que encontrei foi de R$ 599...

Bob_Solar
15/11/2015, 23:27
Pessoal, é impressão minha ou está quase impossível conseguir muds 215/75/15 pro jimny?

guimajc
16/11/2015, 09:46
Pessoal, é impressão minha ou está quase impossível conseguir muds 215/75/15 pro jimny?

Um mês atrás estavam em promoção no site Extra.

Barros
16/11/2015, 11:30
Na Guaporé Pneus, de Londrina, tem; para pagamento à vista no boleto, o preço é R$550 (mais frete).
http://www.guaporepneus.com.br/2-pneus-camionete-suv/aro-15/pneu-21575r15/pneu-21575r15-bf-goodrich-mud-terrain-km2-100q-saveiro-strada

Bob_Solar
17/11/2015, 09:28
Na Guaporé Pneus, de Londrina, tem; para pagamento à vista no boleto, o preço é R$550 (mais frete).
http://www.guaporepneus.com.br/2-pneus-camionete-suv/aro-15/pneu-21575r15/pneu-21575r15-bf-goodrich-mud-terrain-km2-100q-saveiro-strada

Barros, a Guaporé é confiável?

Abs, Ricardo

Barros
17/11/2015, 13:11
Não sei dizer, Ricardo; nunca comprei deles. Apenas quis ajudá-lo a encontrar o pneu pretendido. Mas talvez seja melhor procurar uma alternativa mais conhecida e próxima de você, inclusive para baratear o frete. Um abraço e boa sorte! :concordo:

jimyjimy
17/11/2015, 13:32
Pessoal, procurei e não achei.

O pneu 235 cabe num 4all com parachoque de aço e 1,5" de calço da suspensão? Meu receio é raspar nos fenders.

Abraços!

Bob_Solar
18/11/2015, 11:36
Valeu Barros! Acho que será necessário tentar comprar deles. Apesar das reclamações, em todos os casos os clientes garantem que foi devolvido o dinheiro. Aqui perto não tem de jeito nenhum!!

Estopa
23/11/2015, 13:43
Boa tarde, meus caros!!
Li nesse fórum que o manual do jimny mudou quanto ao rodízio dos pneus mud, certo? Antes orientavam a fazer o rodízio cruzado, mas agora orientam a fazer o rodízio paralelo.

Ocorre que eu tenho os pneus 2015/75 BF MUD km2 que foi instalado com o escrito branco para a parte de dentro. Agora, próximo aos 10.000km, vou fazer o rodízio, mas quero aproveitar e virar a parte escrita em branco para o lado de fora. Aí eu pergunto: nesse caso, devo fazer o rodízio cruzado? Ficaria agradecido com a ajuda de vocês!

Abraço a todos.

Barros
23/11/2015, 18:28
Entendo que sim, pois assim vc estará mantendo o sentido de rotação dos pneus, ao mesmo tempo que estará alternando os dianteiros com os traseiros. Já os próximos rodízios seriam efetuados em paralelo, conforme nova recomendação constante do manual.

Estopa
23/11/2015, 18:41
Barros,
O que pensei foi exatamente para manter o sentido de rotação dos pneus. Valeu.
Outras manifestações também são bem vindas

Bob_Solar
26/11/2015, 11:27
Valeu Barros! Acho que será necessário tentar comprar deles. Apesar das reclamações, em todos os casos os clientes garantem que foi devolvido o dinheiro. Aqui perto não tem de jeito nenhum!!

Pessoal, os pneus chegaram perfeitamente e sem atrasos! Desta forma, baseado na minha experiência, posso recomendar a loja.

Abs

Barros
26/11/2015, 12:05
Ainda bem que deu tudo certo, meu caro; se não, eu iria ficar com um pouco de remorso pela indicação. Abraço!

Cleo
27/11/2015, 09:28
Estou precisando trocar os 4 pneus do meu jipe, estava querendo colocar os BF AT 215/75 15 mas não estou encontrando, achei os Michellin Latitude Cross 215/75, mas estou na dúvida, é um bom pneu? Uso maior no asfalto e trilhas de médias para leve.

guimajc
29/11/2015, 20:57
Estou precisando trocar os 4 pneus do meu jipe, estava querendo colocar os BF AT 215/75 15 mas não estou encontrando, achei os Michellin Latitude Cross 215/75, mas estou na dúvida, é um bom pneu? Uso maior no asfalto e trilhas de médias para leve.

Cleo,

Acabei de trocar os meus, porém como rodo muito em asfalto optei por colocar o Yokohama Geolandar G012. Porém coloquei na medida original do jimny: 205/70 r15. Paguei R$ 465,00 em cada um instalado.

Meu pneu anterior era o Pirelli Scorpion 215/75 r15. Acho que reduziu um pouco o consumo de combustível, e melhorou a retomada.

Claro que ficou um pouco mais baixo. Deve ter perdido cerca de 1,5 cm de altura livre nos diferenciais...

O LeoBA daqui do forum usa o Yoko, porém na medida 215/70. Ele faz trilhas puxadas e falou muito bem dos pneus.

Att.

guimajc
29/11/2015, 21:32
Cleo,

Acabei de trocar os meus, porém como rodo muito em asfalto optei por colocar o Yokohama Geolandar G012. Porém coloquei na medida original do jimny: 205/70 r15. Paguei R$ 465,00 em cada um instalado.

Meu pneu anterior era o Pirelli Scorpion 215/75 r15. Acho que reduziu um pouco o consumo de combustível, e melhorou a retomada.

Claro que ficou um pouco mais baixo. Deve ter perdido cerca de 1,5 cm de altura livre nos diferenciais...

O LeoBA daqui do forum usa o Yoko, porém na medida 215/70. Ele faz trilhas puxadas e falou muito bem dos pneus.

Att.

Esqueci: é o AT

NelsonB
30/11/2015, 18:26
Cleo,
continue procurando, ligue pro 0800 da BF goodrich/Michelin (a BF Goodrich hj é submarca da Michelin no mundo todo). Eu troquei os Scorpions ATR 215 pelos BF AT KO e estou muito satisfeito, mas rodo em terra também.
Na época fui ver o latitude cross mas não levei fé, procurava o LTX AT2 que foi descontinuado na medida. Em seguida, saiu o Michelin LTX Force, mas só tamanho 235. Acho que seria o ideal para vc. Meu cunhado calçou no r16 do palio adventure e está muito satisfeito. Eu não entendo porque o BFG AT KO2 não saiu na medida 215. Parecem ainda melhores que o AT KO. Sendo o jimny o 4x4 mais barato do mercado, deveria ser estratégia para atrair os neófitos.

Link de review do BFG AT KO2.

http://expeditionportal.com/nmbrs-long-term-bfgoodrich-ko2-review-15000-mile-report

Cleo
01/12/2015, 17:04
Depois de avaliar as valiosas informações e opiniões dos companheiros e outras pequisas decidi pela compra do Michelin Latitude Cross 215/75 15 103 T. É esperar chegar, instalar e informar minhas avaliações.

Estopa
11/12/2015, 16:28
Boa tarde! Fiz rodízio dos pneus e consequentemente mandei alinhar e balancear! Fizeram aquele balanceamento local. Só q colocaram aqueles chumbos do balanceamento do lado de fora! Achei feio! Liguei lá na via natsu e me informaram q a suzuki recomenda colocá-los do lado de fora mesmo , quando esse balanceamento é local! Alguém sabe confirmar isso? O de alguém aqui tb ficou c o chumbo pra fora?

Estopa
11/12/2015, 16:41
Boa tarde! Fiz rodízio dos pneus e consequentemente mandei alinhar e balancear! Fizeram aquele balanceamento local. Só q colocaram aqueles chumbos do balanceamento do lado de fora! Achei feio! Liguei lá na via natsu e me informaram q a suzuki recomenda colocá-los do lado de fora mesmo , quando esse balanceamento é local! Alguém sabe confirmar isso? O de alguém aqui tb ficou c o chumbo pra fora?

NelsonB
11/12/2015, 21:03
Não, até onde sei, chumbo deveria ser adesivado em roda de liga leve, mas muita empresa coloca no aro interno e dizem que até de fáabrica vem assim. Do lado de fora, deve ficar feio mesmo.

dersonpg
12/12/2015, 15:18
O meu veio de fábrica assim, com os chumbos do lado de fora.

Estopa
13/12/2015, 00:59
Pois é, li em outros sites q tem carro/ moto q vem de fábrica assim. Pensei em reclamar, mas o alinhamento e balanceamento ficaram bons, sem trepidar a direção. Ainda mais c os pneus mud. Aí pode ocorrer o seguinte: eu reclamo, fazem novamente, não fica bom e eles vão falar q a recomendação da suzuki no balanceamento local é p colocar do lado de fora! Dúvida cruel

dersonpg
13/12/2015, 10:00
Mania de perfeccionismo é assim mesmo heheheheh. Também sou assim, mas nesse caso é melhor deixar do jeito que está. "Time que está ganhando não se mexe".

Estopa
13/12/2015, 16:26
Isso aí, dersonpg!! Vou deixar assim mesmo! Valeu por avisar q o seu 2016 já veio assim!!!
abraço

NelsonB
14/12/2015, 18:50
Alguém saberia dizer que raios de medida de pneu é esse no Japão? (Roda T55, pneus Yokohama MT 6,50R R-16). Os penus mais finos (mais altos?) ficaram tri, aliás, como a suspa e todo o resto. Me parece que podem ser mais eficientes na lama e mais economicos também. NO Brasil, parece que o mais próximo seria o 195x80 r15 Yokohama geolandar AT...mas dái o carro aproximaria um cadim do chão.....

https://www.youtube.com/watch?v=bSmg4hdj3E8

dersonpg
14/12/2015, 19:17
Alguém saberia dizer que raios de medida de pneu é esse no Japão? (Roda T55, pneus Yokohama MT 6,50R R-16). Os penus mais finos (mais altos?) ficaram tri, aliás, como a suspa e todo o resto. Me parece que podem ser mais eficientes na lama e mais economicos também. NO Brasil, parece que o mais próximo seria o 195x80 r15 Yokohama geolandar AT...mas dái o carro aproximaria um cadim do chão.....

Entrei no site da Yokohama aqui do Brasil e não encontrei nada parecido. Esses pneus são show de bola!! Não acredito que no mercado brasileiro não tenha nenhum pneu semelhante...

Barros
14/12/2015, 21:41
Alguém saberia dizer que raios de medida de pneu é esse no Japão? (Roda T55, pneus Yokohama MT 6,50R R-16)...
No site da Yokohama no Japão, não existe pneu Geolandar M/T+ com essa medida:
http://www.yokohamatire.com/tires/detail/geolandar_m_t_plus

Acho que essa informação que aparece no vídeo está errada.

GWC
14/12/2015, 22:15

A um tempo atrás pesquisei bastante sobre essa possibilidade e na época pensei em trocar as rodas por 16 com pneus
firestone 23 atx na medida 215/80 r16, mas pelo custo mantive as rodas originais com pneus BF 235/75 r15 16mm menor.
http://loja.bridgestone.com.br/Imagens/produtos/65/1265/1265_Detalhes.jpg

Cleo
15/12/2015, 10:46
Pessoal instalei os Michelin Latitude Cross 215/75 15 e ficou show.

guilhermejcp
16/12/2015, 21:27
Bem pessoal,

eu testei muito os pneus BF 215/75R15 em casa e em nenhum momento raspou (tem uma rampa que coloco o carro até tirar uma roda do chão). Porém, no domingo andando mais forte na terra percebi que a roda traseira esquerda pegava de leve quando passava mais rápido por um "quebra molas".

Devido a isso, estou colocando o calço de 25mm da suzuki na carroceria. Depois posto se vai continuar esbarrando.

mario de paula pinto
23/12/2015, 15:36
Boa tarde,tenho um 4sport ,adquirido no final de 2013.Hoje já esta com 50k.Comprei na via natsu da av. nossa senhora do carmo.Pneus bf mud 215. Sempre tive problemas com trepidação do volante na faixa entre 70/80km/h. Apenas de uns meses para cá é que o problema foi sanado(tomara). A via natsu faz o balanceamento numa oficina na nossa senhora do carmo que fica na quadra abaixo da concessionaria.Fica a dica :vai direto lá .Eles já estão expert em balanceamento dos mud 215...Agora;balanceamento com a roda no local ;comigo é assim que já deu certo.De certa feita ,tava rodando lá pras bandas do norte de minas ,vacilei e plaft ,cai num tremendo buraco a uns 90km/h numa estrada tipo cascalhão.O alinhamento foi pro saco ,claro.Em Januaria ,um garoto alinhou e na hora do balanceamento eu queria até deixar pra lá ,pois já tinha feito o passeio todo com o problema na faixa 70/80km/h.O garoto ,com toda segurança me disse que ia balancear e se desse o chimbe eu não pagava.Ficou perfeito.Balanceou com as rodas no lugar e claro,chumbo externo.
Aproveito para perguntar aos colegas dos 4sport se de fato posso por os pneus bf mud 235 sem mais nenhum lift .Pelo que li nos posts anteriores parece que a resposta é sim ,gostaria apenas de uma confirmaçao e se o problema do balanceamento piora.
Abraços

mario de paula pinto
23/12/2015, 20:41
Ola,perdão pela ignorância,esse calço de 25mm é a suzuki que fabrica?

guilhermejcp
24/12/2015, 16:00
Ola,perdão pela ignorância,esse calço de 25mm é a suzuki que fabrica?

Não sei se fábrica mas é vendido na caixa da suzuki como peça original.

mario de paula pinto
27/12/2015, 22:06
boa noite,Será que o jimny 4sport já vem com este calço?

marceldan
28/12/2015, 08:33
Boa tarde,tenho um 4sport ,adquirido no final de 2013.Hoje já esta com 50k.Comprei na ...
Ficou perfeito.Balanceou com as rodas no lugar e claro,chumbo externo....

Abraços

Bom dia amigo

Eu procurei fazer uma marcação no lado interno da roda e no cubo de rodas, para garantir que ao retirar a roda e colocar novamente, ela fique no local correto. O problema do balanceamento no local, é que se vc tirar a roda (com o pneu, claro) do carro e ao colocar novamente não colocar na mesma posição (não falo roda traseira com dianteira, ou direta com esquerda, e sim o válvula de ar coincidindo com o mesmo parafuso do cubo) o balanceamento se perde, e aí volta a vibrar o volante!
Comigo já aconteceu, por isso agora marquei.

Abraço

NelsonB
28/12/2015, 13:02
Barros,

o link me remete par ao site da Yokohama México (?!). Quanto aos pneus, a medida 185 85 r16 está disponivel na Yokohama Brasil, para o AT, mas não para o MUD (o que pra mim não seria problema, pois uso ATs). A medida representaria uma pequena vantagem na elevação mas uma vantagem razoável na redução da largura. Outro ponto, numa dessas empreas japas, há as rodas sugeridas na legenda em inglês do video e fazem sugestão do pneu em relação a altura do lift: http://global.rakuten.com/en/store/suzysports/item/10002111/?s-id=borderless_recommend_item_en veja no box item information.

Alguem já tentou aro 16 no jimny?
bçs

No site da Yokohama no Japão, não existe pneu Geolandar M/T+ com essa medida:
http://www.yokohamatire.com/tires/detail/geolandar_m_t_plus

Acho que essa informação que aparece no vídeo está errada.

Tcostasp
28/12/2015, 16:02
Troquei hoje os pneus do Jimny. Coloquei BF All Terrain 215/75r15. Parece que estes pneus foram criados pensando no Jimny. Encaixaram perfeitamente.

507516507518

Guilherme, só vi o post hoje ... Também tenho um Jimny 4all que veio com pneus Scorpion ATR 205/70r15. Esses BF All Terrain que você colocou 215/75r15 precisou de alguma alteração? raspou alguma coisa?

Obrigado.

guimajc
28/12/2015, 20:50
Guilherme, só vi o post hoje ... Também tenho um Jimny 4all que veio com pneus Scorpion ATR 205/70r15. Esses BF All Terrain que você colocou 215/75r15 precisou de alguma alteração? raspou alguma coisa?

Obrigado.

Tcostasp, qual a calibragem que a Suzuki recomenda para o scorpion At 205?

Att.

Brüner
28/12/2015, 21:39
Opa Nelson,
Eu já ví uma foto do Jimny com aro 16 dos primeiros Grand Vitara V6, a roda é uma estrela bem parecido com o desenho da original do nosso Jimny, porém era uma 4Sport, não sei se nas versões HR/4Street/4all caberia sem pegar.
Roda: http://www.webmotors.com.br/comprar/suzuki/grand-vitara/2-5-v6-24v-gasolina-4p-automatico/4-portas/1996-1997/12923647
Eu tenho a mesma opinião de você, se for substituir os pneus não quero colocar pneus largos. Se caso fosse manter a medida da roda original, pensei nos Kumho KL 71 195/80 MUD, mas penso em aumentar o aro para ganhar altura em relação ao solo.
Deixa aproveitar e tirar uma dúvida, o que está achando do kit "Old Man Emu"? se importaria em dizer quanto gastou com o Murilo(Todo terreno)?

guimajc
28/12/2015, 23:51
Opa Nelson,
Eu já ví uma foto do Jimny com aro 16 dos primeiros Grand Vitara V6, a roda é uma estrela bem parecido com o desenho da original do nosso Jimny, porém era uma 4Sport, não sei se nas versões HR/4Street/4all caberia sem pegar.
Roda: http://www.webmotors.com.br/comprar/suzuki/grand-vitara/2-5-v6-24v-gasolina-4p-automatico/4-portas/1996-1997/12923647
Eu tenho a mesma opinião de você, se for substituir os pneus não quero colocar pneus largos. Se caso fosse manter a medida da roda original, pensei nos Kumho KL 71 195/80 MUD, mas penso em aumentar o aro para ganhar altura em relação ao solo.
Deixa aproveitar e tirar uma dúvida, o que está achando do kit "Old Man Emu"? se importaria em dizer quanto gastou com o Murilo(Todo terreno)?

Fala Bruner,

Tudo joia?

Troquei os meus a pouco tempo e coloquei na medida original 205/70 r15. Optei pelo Yokohama Geolandar AT.
Como rodo muito em rodovia, optei pela medida original para não prejudicar muito o desempenho em rodovia...

Infelizmente perdi um pouco de altura nos diferenciais em relação ao pneu original (o meu é HR, original com Scorpion 215/75), mas não tem como só ganhar...

Abraço,

Tcostasp
29/12/2015, 16:34
Tcostasp, qual a calibragem que a Suzuki recomenda para o scorpion At 205?

Att.

Guilherme, a calibragem recomendada é de 23 psi.

NelsonB
29/12/2015, 19:04
Oi Brüner, e D+,

por partes: conversei e troquei email com o setor técnico da Yokohama (Thiago) e colo aqui a resposta, que julgo bastante positiva:

Boa tarde, Sr. Nelson!

Agradeço pelo contato através do 0800-704-0606 e pelo envio do link com o vídeo. São realmente muito interessantes as alterações feitas no Jimny no Japão.

Estarei encaminhando sua sugestão ao Setor responsável para apreciação e verificação quanto a possibilidade de importação da medida.

Para sua informação, em catálogo oficial Yokohama, somente consta, como menor medida no aro 16", LT225/75R16 103/100S, nunca importada ao Brasil. Segue link deste catálogo.

http://global.yokohamatire.net/mediacenter/downloads/2013Passenger_Car_Tire_Catalogue_Asia_Oceania.pdf

Entretanto, em pesquisas na internet, encontrei os referidos pneus Geolandar M/T+ 6,50R16, conforme mostra no vídeo.

Buenas, teríamos ainda que correr arás da roda aro 16 ideal para este pneu 6,5 (Segundo ele, seria próximo de um 165 100:pensativo: r16!). Deve ser leve (não ferro) e atender essas paradas de off set que não entendo nada, rsrsrsrs. Além de um possível melhor desempenho em lama, pode ser mais econômico (no asfalto mesmo, que o mesmo pneu, mais largo), e em sendo mais leve, diminuir os problemas de shimmy etc, apesar de melhorar altura em relação ao solo.

Caras, não comprei a suspa na Todo Terreno, comprei na Tecmin! e Com o carro cheio, não deu mais fim de curso (comprei as molas mais duras), além do carro ficar mais confortável de forma geral e não piorou estabilidade. Mas apesar de ter rodado um bocado já (Se fosse pra molar cair, acho que já teria caído, rsrsrsrsrs), faz uns barulhos (Clun-clunc) quando esterça que me incomoda, mas ainda não tive tempo de ver o que é. Não sei se pode ser a borracha entre a mola e a carroceria, se trocando por poliuretano poderia melhorar.... ACEITO DICAS!!!
E como estou no RJ, neste asfalto da cidade maravilhosa:freaking:, é bem desconfortável, mas acho que o é para qualquer carro, principalmente com este tipo de eixo! Em São João Del Rei, se portou bem:cool:. Se for comprar, tem um bizu: AS molas são diferentes do modelo para volante tipo inglês, onde as molas da frente tem tamanho diferente, bem menores do lado do motora:screwy:. Preço em pvt, mas foi antes da disparada do USD$ E FOI $$$ALGADO!

SUGESTA: VAMOS INCOMODAR O SETOR TÉCNICO DA YOKOHAMA!!! Mandem emails!

bração!
Nelson

Opa Nelson,

Brüner
31/12/2015, 22:00
Fala Bruner,

Tudo joia?

Troquei os meus a pouco tempo e coloquei na medida original 205/70 r15. Optei pelo Yokohama Geolandar AT.
Como rodo muito em rodovia, optei pela medida original para não prejudicar muito o desempenho em rodovia...

Infelizmente perdi um pouco de altura nos diferenciais em relação ao pneu original (o meu é HR, original com Scorpion 215/75), mas não tem como só ganhar...

Abraço,

Opa GuimaJC, tudo e com você?

Lembro de quando estive atrás dos parachoques conversei com você e comentou sobre os pneus!
Realmente os Yokohamas são uma das melhores opções porém quando eu for trocar os Bridstone, quero ver se enconto uma media maior para levantar um pouco o carro.
E seu Jimny, muitas alegrias?

Brüner
31/12/2015, 22:08
Oi Brüner, e D+,

por partes: conversei e troquei email com o setor técnico da Yokohama (Thiago) e colo aqui a resposta, que julgo bastante positiva:

Boa tarde, Sr. Nelson!

Agradeço pelo contato através do 0800-704-0606 e pelo envio do link com o vídeo. São realmente muito interessantes as alterações feitas no Jimny no Japão.

Estarei encaminhando sua sugestão ao Setor responsável para apreciação e verificação quanto a possibilidade de importação da medida.

Para sua informação, em catálogo oficial Yokohama, somente consta, como menor medida no aro 16", LT225/75R16 103/100S, nunca importada ao Brasil. Segue link deste catálogo.

http://global.yokohamatire.net/mediacenter/downloads/2013Passenger_Car_Tire_Catalogue_Asia_Oceania.pdf

Entretanto, em pesquisas na internet, encontrei os referidos pneus Geolandar M/T+ 6,50R16, conforme mostra no vídeo.

Buenas, teríamos ainda que correr arás da roda aro 16 ideal para este pneu 6,5 (Segundo ele, seria próximo de um 165 100:pensativo: r16!). Deve ser leve (não ferro) e atender essas paradas de off set que não entendo nada, rsrsrsrs. Além de um possível melhor desempenho em lama, pode ser mais econômico (no asfalto mesmo, que o mesmo pneu, mais largo), e em sendo mais leve, diminuir os problemas de shimmy etc, apesar de melhorar altura em relação ao solo.

Caras, não comprei a suspa na Todo Terreno, comprei na Tecmin! e Com o carro cheio, não deu mais fim de curso (comprei as molas mais duras), além do carro ficar mais confortável de forma geral e não piorou estabilidade. Mas apesar de ter rodado um bocado já (Se fosse pra molar cair, acho que já teria caído, rsrsrsrsrs), faz uns barulhos (Clun-clunc) quando esterça que me incomoda, mas ainda não tive tempo de ver o que é. Não sei se pode ser a borracha entre a mola e a carroceria, se trocando por poliuretano poderia melhorar.... ACEITO DICAS!!!
E como estou no RJ, neste asfalto da cidade maravilhosa:freaking:, é bem desconfortável, mas acho que o é para qualquer carro, principalmente com este tipo de eixo! Em São João Del Rei, se portou bem:cool:. Se for comprar, tem um bizu: AS molas são diferentes do modelo para volante tipo inglês, onde as molas da frente tem tamanho diferente, bem menores do lado do motora:screwy:. Preço em pvt, mas foi antes da disparada do USD$ E FOI $$$ALGADO!

SUGESTA: VAMOS INCOMODAR O SETOR TÉCNICO DA YOKOHAMA!!! Mandem emails!

bração!
Nelson

Opa Nelson,

Sobre a Yokohama, tenho um amigo que trabalha na empresa e já conversei sobre uma medida diferente, ele disse que até existe a possibilidade de trazer, porém o custo passado ficou fora da realidade...

Então sobre a suspensão é um projeto para 2016, vou fazer contas, pesquisar os valores, porém eu penso em levantar logo 3", mas ai o correto acho que seria a substituição dos braços.

Pela dificuldade talvez fique com aro 15 mesmo. Eu estive no Uruguai em 2014, fui com o Jimny, andei sapiando para ver se encontrava um jogo de roda aro 16, mas consegui...

Veja a questão do barulho na suspensão, mesmo com lift não pode fazer barulho...

Um grande abraço e um ótimo 2016 a todos!

mario de paula pinto
02/01/2016, 19:07
Valeu Marcelo.Grande dica.Feliz 2016

NelsonB
04/01/2016, 14:17
Brüner,
legal!(menos a parte dos custos do pneu, rsrsrsrsrs)
qual roda aro 16 conseguiu? onde? medidas?
bração,

Nelson

Brüner
04/01/2016, 22:24
Opa Nelson,

Então, desculpe eu escrevi errado, "eu não encontrei" um jogo de rodas aro 16.

Cleo
05/01/2016, 08:53
Pessoal eu tinha pneus 205,70 15, medidas originais, que estavam bem gastos principalmente os dianteiros. Troquei pelo Michelin Latitude Cross 215/75 15, alinhei e balanciei e calibrei com 23 lbs cfe. o anterior, mas agora o carro começou a dançar a dianteira, o que pode ser?

Barros
05/01/2016, 10:31
Pode ser shimmy (dê uma olhada no link abaixo). Uma possível solução é fazer o balanceamento das rodas no próprio local, sem tirá-las do carro.

http://www.clubedesaopaulooffroad.com.br/dicas/shimmy/shimmy.htm

Cleo
05/01/2016, 10:36
Valeu Barros, mas não é shimmy. A impressão que eu tenho é de como estivesse dirigindo em uma estrada cheia de "rieiras", entendeu?

jorgeffn
05/01/2016, 12:02
Valeu Barros, mas não é shimmy. A impressão que eu tenho é de como estivesse dirigindo em uma estrada cheia de "rieiras", entendeu?

Cleo, seu pneu pode estar deslocado...... pode ser defeito de fabricação.... leve onde você comprou para dar um conferida....

abs!

Cleo
05/01/2016, 12:07
Para essas medidas atuais qual seria a calibragem certa na opinião de vocês?

Barros
05/01/2016, 13:38
A Suzuki recomenda 23(d)/26(t) para pneus 205/70 originais e 20(d)/20(t) para pneus Mud 215/75 (sem carga).

Cleo
05/01/2016, 15:10
O pneu que instalei no Jimny foi este http://www.4x4brasil.com.br/forum/image/jpeg;base64,/9j/4AAQSkZJRgABAQAAAQABAAD/2wCEAAkGBxMTEhUUExQWFhUWGB0bGRYXGRobHRwdGhcYHBkdGh 4cICgiGx4lHxgcITEiKCkrLi4uGB8zODMsNygtLisBCgoKDg0O FxAQGCwcHBwsLCwsLCwsLCwsLCwrLCwsLCwsLCwsLCwsLCwsLC wsLCwsLCwsLCwsLCwsLCwsLDcsLP/AABEIAOEA4QMBIgACEQEDEQH/xAAcAAACAgMBAQAAAAAAAAAAAAAABQQGAgMHAQj/xABGEAABAwIEAgYFCQUIAgMBAAABAgMRAAQFEiExQVEGEyIyYX EjgZGhsQcUQlJicrLB0TNzwuHwFSQ0Q4KSovFjsxaD0lP/xAAXAQEBAQEAAAAAAAAAAAAAAAAAAQID/8QAGxEBAQEBAAMBAAAAAAAAAAAAAAERMSFBcQL/2gAMAwEAAhEDEQA/AO40UUUBRRRQY0UUUBRUTFsRbt2VvOGEoEnmeQHiToPOuKY10u uLpZKlKCDoGkqIQByMd4 MH1VcTXVsX6Y2luSlTmdY i32vVPdB8zVSxL5U1J1bYSAOC1EqPqEAe qCJPeIHht/P4VFxZ1IZVkUnhITHEjeria69006XLaatlWqknrwVhUA9gBPPT dY9lVFfTu/wDrn1IbqoWalFRaSogJSDMA6ngJ0qSq2PFaz6wPwimGrCvpze//ANlj/wCtP5CrNYdM1LwgvB1KrrtIGqUqJ6zKFZfu9rbnXN12QymAokg xJUdY03IpVaZWMmcwATPGDB/Ohq0f/LcTBOW4IHicx9RUmtD3TW aAC7l2OGqCfhm99ILvG0qORkhSj9JRypHj2jrUjDMLCe2s9Y4f pbgfd/WiacJ UDEOLriB9ZxI/JH51Nb6cXxTreCOYS2PfBqqYpimVQaa7ThPDgfdJ862IwJABzy pStSZAgxw4c6Grph/wApV0gZVONPeKgAr/iQk 6rRgvynMOEJeQW1c0nMPZuPVNck6x9jvDrWuYEKT5imDNw26jO gBYjbSZ5a7GmLrv9jiDTyczTiVj7Jn2jhUmvnmxvlNrzNLWhY8 woe3ce0GuxdBekfzxg5465s5VjnPdUByPxBqYurJRRRUV6K9rw V7QFFFFAUUUUBRRRQFFFFBjRRWq6uEtoUtZhKAVKJ4ACTQc3 WHHgEptEnUwtw8h9BPmTr6hXNbVMp0Jjw09pr3pRiq7l9b65Jc VKU/ZGiAPICozNqVjtqMfUToPWeNaZtZuPtg5QMy SBnPtOg9dar5t2ElTYCVGMqTK9ddgI4cKZWzOUQgJQPAT7dpqN jLZHVStSiXU6GAOPACjNS/mCVqzLSVCABBgjnxHhWX9lpGxfR5LJHxNQ2FPOLcHW9UhKtOyJ PiCfKtowhCu t92eaoHnpAj10GN7LaCU3apAMJVkJJ4CImtWGtZg11ye1rIV4A 6kHSakXuFsIZcIaSk5DqdVDThM6 utlmj0jYB gqPYnhVIku26SO0lJH20j4jSq/iVqhTnVWyQl2JUUrOUDTQeOvKmOPYsGElKCC6rQBJOk8Sn4CsO jWFFsZ3P2q BJBAJ4czxPsoXyiWWEusytlaHVEdpJEHxAnXfyqQ3j6YUktLS4 ndA203nl7K39I8RDTfNxXdChqnmqRy NYWmDNKazOJUha06rkyNJknYTxmh8bLdy5VBCUIB11M 0J51HXhTwX1jam0K4xmCVee4 FRmrh6xUEOjrGT3VD HkfCrMXc7YWwQqRICp1HKdwfOhPJeLgHsPoyL4T3T4oV/0abdEsaNlfNlRPVudhZP1VHQnxSqDPKaVMYi2s9W4nq18W3Bv5 cFeYg1pxK0ISU6lP0Z1IMd2eI5TruKix9I0VTfkt6SfO7QJWZd YhC53IjsK9YEHxSauVZbeiva8Fe0BRRRQFFFFAUUUUBRRRQY1z n5T kqSlVk3mzqKesVoAExmKefInwrob7oQlSlGEpBJPIASTXzljGI ddcPOzGdajrwBnT2QKsSl9ynMqQOyNEjyraLdwiS4EDwH51pkk gAwBx5eXjQ9ijaISmXF8hqfWf0qstww f81xXkf10qKbZIebSHJggkKUDBHDTieVb2LS4fPpVdU39RB7R8 z/AF5V6/gjDTjICVdsqHeOpABE/wAoqokKubhLjnVNBxOkyYIMcKwOOqT 2YfT4jUe4CnVsye8FbnaJ200rx58oHbU2PEnL vsouFrPSGzVMkA8QpJ/Q1BvLU3SGsignQnUHhAO1bMZxezWhSTlWtQgZRMc4URv41Ow5s IW2hMhKUK8fq76eNEK2OjTrautt30LV9tPt111mt7uN3LIi5tw U7Z07fmPhViLU9qJn6bZg scdhzqv3F4Li7DGUutonMIAlW0q2EJnw1oZhbgyRdXPWvKSmO4 g8YOgE7gfGrqoK4yDzTqDuNQduf50qxLoyw8kBHoXEiE rgRsd9waQM4ndNFVut1IiQHFa93QhKuPr2ocWy66oJKH8gQrxg ecHUGeImqsi8Fk76J1LzCzqncj Y58YqbhPR9txKXnXC6Va6khP 4ayPH2U awdhAIDLcEahYkHWRC9ePPWh1kAzctgkJW2raeBjbNuk BqI9ZKbHVqUVNr0QpXeQqJCFc YPhHKsF4KppzrLNXVqPeYX3FcdNx/W4qWzdC4QppSS06AAW1fR5FJ4pmPLyNRYWdG kDuH3Cnm0pUSkoWhUgHUHcbagH1mvojD7tLrTbqe64hKh5KAP5 183YijMnORCx2VjxH671175JMfL9sphSQFWuVAIPeSU9knkdCP VUrUXsV7QKKiiiiigKKKKAooooCiiigq/yj3nV2DsbrKUf7lCfcDXCGGs6oJgBRKvADjXXvlhfhhhE956fU lJ/NQrj9uTl0 kTm5wDIHlPwrUZqPeguLIByI4xufAU0srRKBDaAnxO58 NQi2oHsplR1HIedZmzvTs4hPr/AJVWacJtlKEdYofdgerY0vv7IIuLeCsklUlSlK2T4nT1Vqawy9 nW4SkeZ/MVjhzFyq8SHSXA0Cc4gpAIIG2gk8N6DPDsGu3goF5TKEqIyjeN 9wdtedSm ilqkjrFrdV4qJ23nJsPOp F4jaoceQ 4lK tJAWogRlSB9ngaf20qT6INhMAA5gfZkkERwkeqoZFdxDD2W7dx SbcJSEyeylJIkcZzbVss2ibhOXT0So48Ub09vsL61taHHFQoEQ gAaR4yZ9dVHGMTdZLNwwjrEqQQTlUpMHKd07HSipvSm9Fs0VZc rq ygpOhPEkcYk7jlrWjongvVM51pJW5qSJzJHDbXzjWq63dH5yh/E0upSdUJyEDQ6dkwQnjoNa6DZ3ttca27yM0bJIB4d5Bg8P51U9 kvSDEQzbqVmS5OiAsDMFRvtw31ANeYFhqH7ZLb7QSSOzqcytJz j7Uk8 M0sem/vo7zTGkpBIMHUxqTJ89E NXpxsFAAQHG9o0kQCNJ48OBEmh1zxC3sLfyqlbC/eOY5KHEcatr3pWSq1cCVKEpI2PmNvdUq4smrhpTayVp00VotBi RuJB1G/vqlWdw5h7xYflTKjKVDSJ kk8PtCf5jhha9Iciuqu0dSudymW1eMfR8wYp7dMZ0ocQfSIEoV MyOKZ kk 2sLhKHU5VJDqTwUBm8xsD5j2mltlbm0UChSlWylapOpaJ4 U6H jRU6 ZQ4jrUjvJg Y4HxGutP/ka7F3do s02r/apYP4qgXNkEZig9hwTl8frJ/OmnyZgJv1c125A/0uJPwqVXVxXteCvay0KKKKAooooCiiigKKKKDmPyyOdq0T 8V7kCuUpVlCY lM QPCul/LE5/eWB9VlZ/3E/8A5rmzBkJJ2QNfEkmAPP8AWtRmtrT6phCcyuMmEjzP5CmziwhO ZxwJHPu/GZpAX3CerYSM30lHupn4mp9t0bakLunS6rkTCfUNz/WlVlijG sUUWjPWqH01TlHt/lWWH4bfG8bU8pCSRJhQHYB7SYA1/rWrG1cpaSEtW7igNAltvKP WUeuoqrpar5hTjRaCGnTC1I2OUToYGsDfjQZCysll3r2kglxUK WlUqypE5FRrqD2QfVWgdCrVRJtLhxpUA jczCDsSJmD50 sseYTbNOOvNpzIBPaEydxA1mq7edK7NaslvauXCxIhCMo1OswJ 31nL40Vhf2mK2zalJuUvoAjVPb1IAyggyZPOmXRu36v5s0sLSp LCycmuXtI3GskTyI1pdiJxZ9kzbpZalIKSqXD2kxqSTMxyqyMQ LxEqyRbr1gR 0bGsjb2UQwyqWk5w3ctHikCYn6QkpUYM6RttVG6T9F7Vx5tqzS W7hUqIkpShCRupJEpkwBEbk61eMYuk27Sn30xkAPWNK7xgpCYO upMQQRqNdKpXQzB3Lx5V/cBa 12UpVlO0CNtBpEEbTRGgt3OEpQeoDjSky6v7ROwUO5AgaiDVmw vHLS4Qp1DgbUkSsEhKgPtDZQ8daeNuK1yLDiPpNugpWlJTzO40 2UOJ10rm7vRoXJVeWbCeqDhysE6OBIGYpg9mTmgbbeRDPG m6VuZLVrMvZLhBzH7qRqR5 ytbdpd3Ssl4EpSQYScqVJVwUgAaxxE7E8dpnRDEbdZcbDSWHVE koIzBYnY5tQU8gRz8m1 ciTnEIHOVo//AEn4DxoTyqdvdu2Sg1cJKmp7C07p 6f4auVmUvIBSoLSoRmHHwVyV40uKkuI4LQqNFdtJ8lcPI6 VR8NsjbOdbbzk/zGCeHNPlv fCizwcWiltJUw6CcoJaXGhTxSeRHwp10HMX7Pihwe6aj3rnWN9 YgykgyPV7iDW3oiqL238S4Paio062KK8Fe1loUUUUBRRRQFFFF AUUUUHHvlcVN4kfVtj JX61Qy2crQSN0zA tzPq91Xn5UBN8vwt/0/Wqbbo6sJO8ozE8pGgHmR7q0yj9e20PSKyidhMnXcxrUhvpjaI2 Sr1JSNvXWLTTCSFu5cyjuvWTySD VWZoIjsszH2An2ZomqyVWnTy1PB3/aD8DXrGIs31 z1cqQlpYJUniRuAeVNrgoaBW582ZH1lDNm5x3T8ZqvdEb 1GJHqUBQd7DakgoCez2jkPAx/U0D3ol0FsilanE9epLi0SuQOyY7swYOk FXMC3t05EhtsCIQgAHUwmEpEmSYECqdb2mLsqeVbBhxkvOEMrI zaqkkKEQTO2bSs7XpuLYxe4e9bmZLiU9YmYAnMddtNCaqHHSVx btq6lpl1QGU505U6JWlSsoUoKkAHhuKX2WJobuwq6ysBTCwnrV p1GdvQx2RoDpJpsemlg8w4pF03 zVoo5Fd0juqgkzyqsXPR9N9bWJfKw4piS9MJSAU5s3ZIntCNp5 ioFN9cHGLsW9slSbRtWdZ1APArI2TOoA0OpO 3QvmiGUpSUFsICQl1rlMduRoNeMjXwpM/8AJ660htWGXimYRsdUuTrmURoZ8UkAbUuf6X4lYQMQtQtEwH2y ACY01Epk8oSfChxp UTFlBDdo2UOvPx6RIGYImOG2bUSDsFaCnfRPo0qyalv0ilhOdJ MHlKZMDeYO8b1Xegdj85uV3dwtKXnpU0jScugKkpO4Gidth410 B1Bkdck6EkPN5pEbZgASkEHmRodtKoo3TXo0Lj 82oKLlGq2 6pUcfvCNxoedLcAx/5wgtvJClgQpOxI4mDueY0I5Vfr111kZnIcbCR6UQFDeSoTBEAG U PZrmXS5y1W8HrV9KXplWWcp072aIB4HnUHruDutFTlk5KDqphf wg/nB8acdF8YQ6vqlpLbqf8tQ9uTiRzTy2qDg2LpuE6/tEjUbKHinSFDw8xrNMl4eHgkkw4k jeGikqB0CtBGunLy0ovw7ewxTK1BCh1SwSUHgeBT8K39GxF3an/wAih/xFRsNxQXA6t4ZX2p02kbZhzHMVuwYw/an/AM49/wD1UadgFe0CistCiiigKKKKAooooCiig0HG/lDM37/gyB CqLcXWYJA2QhInxiPj dXnp9/jbs8mk/w/pVIxVoJUlKBqEJMD6xQCSa0zR86YtglSzmdPLVR8B9UVOReYjc 6Mtptmz9NzveoEfl6614RhwRC0pCnFburOv8ApEHQctKtLbKju 8f9ISNOM76 IiqyX4R0FZzZ7la7lw/X7vqG/vqdh7DDGKZUNNNoFqXFEJAgpXEg8Ozv5VMV0fYdjrA4sCdC64R rzGbWkdzhrTF6 2whLaf7OdJSnmVDU8Z0FCrng2GONtAsv9l3M7C0BQBdJWMsFJH egyTPhUwXNwJDjCVApn0awRInMDnyzwjTjBjc0jC/lBfdZabssPddWlCUqUTDYKUgd4DXbiU1J/sDGbv/ABN2i1Qf8tgSqOUgj8RoPPlAwfDQyVKbabfUpEBBShwgrSFdkb 9kncGKe4fblm9abZAyt2ZSEKURoHWxvBg7axrFVzFOgVhZsF5Y ddWHG5WpyFGXEgwBA4nn51ZkW bEO8pJFqqFJJEHrkeojwOlAzbS2P2avmzmUKU2oDLABmUyMwAk FSSNhyFc6T0gOI4ijMyHLJkqTJJDYJBBeXI5aJSfrDWTNTvlFx t15ScLYKVuOKHWLA1SncJUIhJ2JgnQDbNVq6NYQm0t0ItihwCM 6dMxM9o5pACt9FDhGlDpV0n T23uwlxhwsuoSA2tCpRCe7oDp5pI9dVu16YX2HufNsQZLqo9Et JEr4J7Wy0k6ToocZq74liTFs04/nUyUBRU0rXMoq2CCYJKtiggduap3RBr 1l3Ll9brKXAkoXJCEISSEtt PeOYeO2kikWM4TiN6 fniupaGvEtpkSAAOP2lHfjtW9noqxbwS2Xxv1gM/8Bp7Jr3EmbnBrkqzLftXTuSSdoAJOzgAjkoD2OnCl5ou2ygCoS kjRJP2k7TwOk0SK9i AodPXWyg26NezoCfGO6f6NbcExtWcNXKerd2Ctkr8 HrHuqM1jwz9XdpLLw2cHdUJ0PL4jU05ct0uoyugKSe64I05H7J 8RofDaopzeMJK23MkkHvDcTx8RwNGGL9JbnlcJ/i/SkGG3jraw04CpMkJUOE8D4fCmlk5q0eT6P4qNO40UCistCiiig KKKKAooooCiiig4z03M3N6eSUD/kv9KqTjJZWrMc6sszzkgJSP6 FWvpiJuL3/AEj3uVU8SvA4slIJ4R5c RPKtsVqPR1x3L1z6tfoI0A9u/sqQegFvxedGk6lGw33TUsWLiurU66obHI2cqR4FXeV7ayv kNhbggkOKGuVPb1G2pkJ18aJiJb9EGEzku354FAUqDwnqx7t6m fJtaFrEnkvPBawhSBnzBbklJJyq10CdQTNYWuLYjeA/NWk2yD/mODU RIj1gGpHQjo243iSvnL d5tHWiATnCpSSVHaJ2ohv0Y6e2TSV27qw04l13dOVvVxWWCmQn SJmKtlsFXCc4uElskaMEEZRGnWCFAkgzEaGBzNfw5Flc2/8AfW2cxW6fSIyGOtUAUKIBIiNUk NQrr5L2kKK7G5etVjglRUPXqFe0mirTiOCMC3ezNhZyLUVOdtZ IEjtntaZRGukCqD0iu70i2vLRYbU4yApOYT6RQIAzCDJiOMitu LP47bNKbWWrhtYydaAnMM/ZGnZOsxqD50 wewKXbRhQSl1izzBcBcKK0IIAPITqIOu8bkU7BLxODPBd3bvOO Oplb4GiSoyUpKoCzxJzAzXRcLx2yvTnt7iHdNAooXCTMLQqAsb jUHQmCKYC706u6bSnNAnVbSpHElICdREK5jU1zzpv0Qsl3LTFo lLVy4CtWVUNpQAYJTzUdgmOJoqLiT7mMXmQq/udqogqQlXbIOqoEmSOWyZPGunsANso bJSttOmVJgwCAcp2ka6GNtxXOTfXOCltItustMgzuDcrJlSpHc 5AKGvOrpgV/aXoL9m7kc/wAwJSkKkxo6gjXbRQ8YOpoRuv3GLptbSgFbhbSoChBjUbjXY RFcjvrV/CnjkJVbOHeJjwPJQ58Yqz9P nrAX1Vunrn0SnrUkgIJjMElOq9UiR3dOMVTw3iF4czy/RzqhRAT5ZE/nRD94tPoHWJSpCtUq1UnzBiUHzilzOHO2sqt1Fxr6TKtTHEoPH 4 dLyy/YGR6W3V3h9X9PPY8asmD3SHU52VSOKOXhH0T7vjRXlpcJdyqQY g6j4g1MYMJSeTqfdNLnsPS26FpJRJ1A2M8COFTGVeiT 8H5VGnfEnSvawZPZHkPhWdZaFFFFAUUUUBRRRQFFFFBxfpQqX7 w/bj2Z6quNFDTizAASdEpG5J2A51Z8e/a3f70/xfrVe YhCit1UqTJk7I1Oo5nSZrbFL7nDbi4hV051TZ2aRvH2jz9vqp3 hOG2TEFtrMr6xSVqn6snRKvDSKRXfSm3Cx1bSnCndR3MeJk1Jb UJtJ7TLg9Y/OKIuLuMLRARavuE/VCABHMlVKW8UdTd3jymyy4nDyUpJSsiFiCY09XhWOH/KBaESoOoHMoJHtTNeYfcIv727DCuyuyLYURpOZOsbxrQrqFmgK ZbzAGW0zPigTVVxrF8Ms5l4NLAAKGFnMSJylSUbkTpm0jeRVbw vopiF40kXGIqDCZQENmSQglJkiAdQRrm2qxYb0Hw2zGYtpWpMS t45zJMJ7OwJOggUFYxrpq7fthm2s3i0Vol9QP0VgjujKJjn6qt r5b fjrRKRa7wez6dImRqnz4Vr6T3qnbVYtUOKCVohxvLkhDiCopIV JAgjQcDUg3LbeIkOLQibTTOQJ9LJ38BREjGMY Y26nnFh5oABOYpzlWwSISErkga79461SehPRdVyv58/HW5w4ls6IG5SCBsOI5QNDrWl9X9rX2RkEWbCirUnKtfFUHRIPg Ntd1Vfg22MjS0llxOUIWmNTP0FxBkiClQ4xGtAyav0L9E8kIUq RkXqlcGOySAFgggxvrtvXKelHRhIu3v7LDoLSQHktkhAK5ltCh qCRuNQJFWzpx0hXZ2/VKCHXnpSzsSZMZloiNARqNCqNBUH5P8Aoyu2l1by1LWntok5c5 Mkn6xHM8SaHSHo4qxcfULdpVu8hIAbdAVOUdrTcKB3gjnzFT8T gEqcSUEf5iDp6yNfUoRW/wCUHox1hF1bSh9GpjTNHH73xpJg PpukFDsByIUk6BXAkfmOFKsbxcEpkEOIPFO/jI2UfKNtqgowQZuttVdWsHVP0THBST3fh4VAucIeYWV2q9DqWl flOh9x8am4PjzalhD6Sy7zOgPr5eelAyYxcFWR1ORZ0GmhNZoV 6PyWPiBUy ZPeBEjedZH5VASPRr8Fj8SajTv9oZQg/ZHwFbqj4cfRN/cT EVIrLQooooCiiigKKKKAooooOKYx 1uf3yvy/Wk JBDhgiUkjTgYJOvMa02xEy7ceLqv4Krj2Hgu5T2kyJKiSTMaDk N9q2wn32JMJWhCCDsIbSSB/tEVMFxOzaleYjX/Vw8RSzpDjVswUpzJlIEoRrEcNNB66Uf8AyW6e0trcgfXX/OB8aItwtApKs7LKUEQrMYkcTIG3nB8qSdAL9pm/cZabQQ4VBLiFq0SkFUAGZBjwqPadGHX5N68pU7JSrQeqMo9lNe iVg1bXj7SEghLIcStXeTJgieUcaFeWnSW9sElt20LluFrh1omR K1E6iRoSd4pzgPS/C3lBWcIeJmbjvzAAhZkbAAQa24BdOMWyEOsuaZlSiFSCtStdsp gzHHhJ0rXfYJh17mORtSgQCtPYUZ2IIjMDqJ1GhHCqi1Yk8Dbu kGQWlwQZHcNc6xDA/nzFiClanFMpl2TokRmKifPQbk 2oWOdDVWjSlM3byWFEJW0SqCFqCfokAjXiKsFkG2rlDK1ejbtQ E5lEQesAJBEZSQN9OVBGusHxKxIVh5bWylIBZyiTxJVOqieYI8 qkYb8prC5ZxBhTCvpSkqQY5gjMNuR86srFw43Gb0qOyMwnrBpE lKQc/AyIO lVDppjFpc3TNqvugy4sIleZQIQ0NJGpkjyFBB6OWq7y5VdlJ4h hClGENpO8mY3gbiVHgKvKHg52EFbLqAYSQSIChOmiXEnTYzCtw TVPxvBr22Wm4slmEoCVMaEBKeGX6Q1J5yTrTPAel9repyPpDTy ASUrMbCSpte49xEeugZXOJqScj6cpMw4ICFQRH0iUEgjQ8jBNc 66bWLSXA60tCXZkokdrxjn8aldJulr10ssWgKW9is6KWOeuyT7 TSW1wBCT6VRKp2OgPkdjUOp2E4kHU9kwsd5CpP 0k6D2xTxhhp4ZHkjwB/hP6VWMQwbULZORxPidf0NMcE6RBJ6q6QUH6xHZPj/ADHuov1LaZdZXlQ4Cgnuq5cx41uR zc 8PxpqVcIQvaFAHTWYjxqE2r0bvmPcsVGn0DhBlhr92n8IqXUDA VTbMn/AMaPwip9ZaFFFFAUUUUBRRRQFFFFBxC8X23z/wCRR96Kr1yl17iWmzqV/SI yOA8TT58y49 8V NNQ78uJSgtJzLypABIAnmddq2xSx7Bbdgp6ppSj9dwbn/AFbeoRU5LjnBIHDU7eOm49/lSjGv7TzAuFqeAT/OoIxS/R3mkqHgP0NEWlbt3oGwwBxKis wCKSXvWdZe9YpJX8z1KAUjvCIkk17bdK1pBLtuoAblKhp6jHxo wm7ReXNwRIQ4wEeOhHvoOlC5QhtKlqSlISJKiANhxNVLGunFgD CW/nLkZRlSDodwFEbeU0mwvoc2 lLjrzq29QhuYgJJTuZjbhFWa0tbW1BDaEJIiQkZlmduajNFV6 xDEbtKQ40i3titHfMKMKGWSo5t44CrGy/lvVHKVD5vrGpA60axx8hrULpI6t63UG0EpCknMTl0QsFRCTrwO 8bV4cXaYuwt1YSlTEBWpE553HhRDDHcWTZ25daVObsIaVmIzCR 2ZMpiNRt2dtar/Q/DZJccX6ZSs YxmKzuRmEKAkjzPAilrrqsRu86U5W0zk09q1cz/IVcUKShKWnEwgZQlYzRObQk7oVmg78d6Bs1iZRAeEbw4kHL3tM w1yaEakxodaonSaxZvLl0MdWktCFLBErXOuUbEDY8yaZ9K8XXb NhptWZx2Qg650gnUkycwAMA6bcaWdFsHQ3DgEqAICjxnvEeHAe vnRGi2xjO91Ny2ht1ICULbGUGNxPidY24RUi9KkgzC0xrIg/ofdXnSjCOuGYaLGxHH dJsLxkkdU8YWnQE8fPxordaXCFz1aoI3Sf0PDy509s8qklLyAU 8yJT7d0 Ziqze4UhZzIORXBSdv68ql4dd3bHeSHkcx3h/XiKBhcYaltUjPlnQpJMcgY4eNZtdxz vpCt9vjbSjBlE7Zhp7qxCf2o8P4hUad46N/wCEt/3SPwimVLejf EY/dI/CKZVloUUUUBRRRQFFFFAUUUUHCnFdt88lK/Gmlhvsqk5kmNDpBJGhEAammM ke81fjTURhsF1tRG2UewD8xW2GPSTEFKWn0KwDxVlGnlNLw6o7 J9p489OHvqV0zxdlCwkvJcUnfLBO 0DQVVHOkSjo03J5nX3Cias4CyDOTLEEKkjxPD2e lnR29Um5W2gILairVKRpAMQeA8JqCmzdfT6VahPAwAOUAfnUzA mgy440BJACgvz4RQbP7cuLMdWUB1gEwoSnckmFjTcmmmE9KLNZ 1ltZM l1MkR3yTwAG/CtGDXyEspSs5SJ0VpIKjETuPKvb7ALd2ZQEnmjT3be6gsd88Cw 4QQR1atRr9E1UHLMvMW6YBBQNZGkbwOJiNdh47UuucCVbiQ8ep JAUntDvGNQNDTe2ShLwBEpDMbExCxrpqPOg03 FXDKg5aqUISAUpMjT7JGo9tSML6bwcl03HDOgSP8AUncf1pTJK 1ojKc6ORPaGvCB2tDx1040qx5xlamwcoUTKlnQhI4GeZ4HkaIX 2SFXD6nIjPJA2CWwdAI2nbTmTwq15goBOrahOWJ0ykd0wAobae 6qjfF1haXmpAIAKTqkgbA8v57mnuG4o1cIMgBSdVJV9HxB5eNF iRcXKkGHBprDg24RmH0dDvtpVW6SJaJzBYDg5bn2VsxnHVukts kpQNM3FXlxqGxhYRqoT7/b/ACmidbMMvUqOU9lfMfS/U1bMIWobgnxT m/smqjdYehwaEBQ4j86Y4Rf3LOi2 tR9Yb 39aLD 4tDOdASZMlKviDwP8AWlYIP7b7p/EK1jG50DSzPKK9QdXvuH8SajTvPRv/AAlv 6R EUypZ0Z/wlv 6R EUzrLQooooCiiigKKKKAooooOCtq9I9/r/GmoT H5 rDq1EOBJyJ7CQFRoojtH2ipTP7R/wAl/wDsTWF24oJZUW1LAQjRImR/Mc62wV9J8Ht2VBKEoiNkwB8ZPrJpU04hOggDkB/WtM leNIUoTbvMwNlt5fZGlJGr5tWyh69PjRPCcb9tOilankFH4Co6 VBarhaSdGRr3ecnWDw99b0GoTqMzyxzbAoVZykEQQCI I1qFcvNNSS51c7gHUkbGNST8eMxSS4 dOnKhcIGmbQT6xM qtlt0cQNXFFZ9g/U0G28xxNxDLSVGSDmP2TO3qpgy6evkAH0WxMfS4VFvGEIbhICR mTOXQ94TrW8QXeyQk9Xw1 kImagYMqTGZs5I1UkiBtxHDzHKqyg/OHipWgUdPBKdhrz/M1Ox657IRELUYn7PEzv4R4mvMKQEozFOi49Q4SOXH11UMy9AKX QCk6ZtMpEbEE6f9VXb 0CHFdXqkQJ8TrlPMba NO3bjqmyoHMkDQHfiIB48BB5UpwkKUSFapAkjhKif5 6i1us7hLklKUpWBlKSJ0899f0r1enNPlqn XupbfW6mXAtO3DxH1TU9u7S4nQ78OPiKEoBnXveKeHv8A6irDg cx2VA BBB/r1VTnbFxBzNq/rx4GmeH4u4nsuNhXjsfYaGrLeWEnMFFCjvlgg oj9KiIOrv3FfiTWH9rKMBLRI55qxbPac 4r4io0790VP8Ac7f90j8IprSjoif7lbfukfhFN6y0KKKKAoooo CiiigKKK8NBwOzV6R4naFf wVgwEqcQN9RoeWkacory37z/ANxX/sFaihSnGghWU5UaxMHKnX VbYHTvD2w5AQAI2GlUt7DEHaR7x7/ANaunTW3cStOd3NoJ7IE/GquZ50TEUsFKPRgZhOxPa5aHQRW7DGlqzOKGo7JiNOUjcH1VsK QNSqBz2qNbW/pC5KY1iT2jPGOXnFA1wtQDSfI/iNb/nM90ZtYnh4667UiuHXgc7clB5Ae8Ctlr0hGzifWP0P60NMb5Cl oVJAG8D7Ou/qqH88yEOJSTI1E8N/bU350haFZVA9k6cdjw3pe1a58jc5TAmeX5nwoNTR612VmJ8eHB Kf6508KCnu7fV9fAzp8KXYjgSiJbMx9FX6/rUKzxFxpWRwH7qt/UeVE4kYs8CcoEAdpQ5ngPPj6xUu1YCUJCtFEzMfSJHH1AVCs7c uOdrbvKPMzoB5fkKbFJG4zJ9p9Y4/9UWNLzZUCleoPHj4eR8qSIQppZEZk8RzHPzp04MuqSMsbE6b8D w8vLalN7iKVdlIJJ47f90KYNqBggxPOY9U/lTrD1HZSNOY1H6 6qg1craPaSSk8PiRPwq1YLdNq7jkfZJHwOtCVJfw VZm1lPgQCPZuKjtDtOfdV VSn8SQg5ScyuSRWlkdtz7ivyqNO79Df8Dbfuk/CnNJuhv Btv3SfhTmstCiiigKKKKAooooCvDRRQfP9tu/wDcV/7BWWG99v7yfyoorbDZ8oP7QeVU2iilEfFP2S/JP4qww3jRRRPZnhf7NPl ZpJ0m/aDyr2iiVrwL9oPX8DTVPeP3P400UUJxYWaRdJt2vvH4UUUW8ac M/aI8j8Kdq2ooqLCTpB3P9QpXg/7YeRooq mP100xb9n/qFK2O KKKF6tNnx9XwqW333PuKooqOju/Qz/A237pPwpzRRWWhRRRQFFFFB/9k= 215/75 15 e estou usando 22 lb nos quatro, acho que vou colocar 21 lbs pra ver se melhora.

Cleo
05/01/2016, 15:11
http://www.4x4brasil.com.br/forum/image/jpeg;base64,/9j/4AAQSkZJRgABAQAAAQABAAD/2wCEAAkGBxQTEhQUEhQVFBQVFRoaFhgYFxYXGBoYGB8aHhgYHR obHCggGRslHhgaITEiJikrLi4uGB8zODMsNygtLisBCgoKDg0O FBAPFywcHBwsLCwsLCwsMSssLCwsLCwsLCwsLCwsLCw1LDQsLC wsLiwsLDcsLDcsOCwsNywsLCw3OP/AABEIAQEAxAMBIgACEQEDEQH/xAAcAAABBQEBAQAAAAAAAAAAAAAAAwQFBgcCAQj/xABEEAACAQIEAgcECAMHAwUBAAABAgMAEQQSITEFQQYTIlFhcY EyUpGhBxQjQmKxwfBygtEkM0OSouHxFVOyY3Ojs9JE/8QAFgEBAQEAAAAAAAAAAAAAAAAAAAEC/8QAGREBAQEBAQEAAAAAAAAAAAAAAAERAkFh/9oADAMBAAIRAxEAPwDcaKKKAooooCiiigKKKKAorl5ABckAd5N qjMV0hhTTMWP4QT/xQStFVXE9Nol 6QNrm p7hYG58K4XpXI20aoOWZgW/wAuYW PpQW2iqNP071KxoXZd7DsqdNGa9hv8jXUPSSZhcyJ/Iot5XNzQXeiqknShh7WW/y/fwpaLphHsw9Qf0NBZ6KjsBxqGXRHF 46H/f0qRoCiiigKKKKAooooCiiigKKKKAooooCiivCaAJqu8Q6VRgs sLIzL7RJtbyG7bjw1qI6Q9JOsk6iJsg3uwID/wAPvbbaeuwrGNRXJ9p2H IzMCv8JW3 mw76CS4lxKR7nrXGu7WK QQ6jyuKheKcUaNcxs4bRFIYMW5AKL338OW9ITTMoDJJnCizPKM wsN7FbXY6baetNuF2l 1mu0h0QKH7C GX2Se8nuoJDCYbMVkkzNNyFhZAfuqri3rvvSWJ4jK7tDC RUt1jkDQ 4Cmn/FNeKO4yxI0iF73zsrAJsTcksN97il8FhRClhmIJJLo7NcnmQLf K 1A7wVoVCWKhfvEKwJ5sXUc 82pTFTAa6ZiN1uCR39zeXypEygLmWRiP5XA8CLZvnUawJJOgvq wG3g6/qP2QXGLJNifI8iDsR4HUHuIrtdiDc J3vy/IeovSQjv4MNfA04QAC nmf3rQBmIF/dNxbusbj4E/Krb0d6XsjKkxLIbgNuykW Itc QqrJih3OfID9aOvjbRwU1G4y/MaWtprbzqDZopAwDKQQRcEbEV3WfdDuMtDJ1ErXicAxtyDbEeA OhtyvfnWg1QUUUUBRRRQFFFFAUUUUBRRRQFVLphxwA/V0Y5z7QXQ7E5bnQaC51/pVg4vjupiZ7XI0UXAux2Gv70rMuL4gkIWuuIZiyrdWYnnty532 FAhj5Lrec7WCqubRuWUnV28reVReIaREvKRIAdI2OVyD7KnKpz t4bee9LmUXMj3eS VY1Gqk30VToc3Nj47Wrlvs1eeaxcDQXOVL7IvMEnTNz8qBr1px MvVNGY447M4JBY6DKpy7DWn2K6yJC dGRBtIgB8AGQi3d7NMuD4JsptNaR2LShMme52FyDbTw570jxfD xq8UdmZy6s7SuzBUG5vmsB5WGnjQeYG4k62WQpI69klcyqhPsh iMoO3OpZlk360HxMYP/AIkUmeJwgWM8TD Jf0NN4MKhucLKFO5UNnjPml7jzW1AYsMxVjYN9yRNVNvusO7wJ I7jevYB3DS/s93fbw/TyrpWZjsFf76Xup7mHf577d1iqdbaZTz25UHnLw7u/wAK8vrrqfkKSkk5jkDYeA3NcYiUq2SPtNfwNtr txUofA6As1gbc8u9MlxZ1Fza/PUfA3vXaobDlYC9rE3/AIja/pcUxeEDmR52b421HwoJXB4rKbWuvNRt5p3HX2eett7HUeiPFOu hAY3dAAT7ym R/UD4g1jkTkaHY7VZ hnF pnAY9k3B8jv89fMH3qDWKKKKoKKKKAooooCiiigKKKRxc RGY8hf lBTOnPE5A1kKhEsCxUsVZiLta9jbQa86q8xjw6tJcu7W7R1lkJ 9lRpYg30C2A7qdcSxwRJGxLrIGNh2QGJa/ZGUtmY8tqh4UCMrYi940PV5u0oB30H3ztfzA5Xg8n7KGTEMRIx FhGdVJ9mNeZbvve9M3hkklhjlYsMudk7Ow5sw0OthpvT7CQu8n XSqynaGM7ovvX2LnuOwpthMskkrGXIXbKmUhGshsQCe87276of cTwUB7U4jS33s2RvRgQaY4DDEr1gQy5j/iNclPu7g3sO/el8fhYsPEz9UGc9lWN5GLHbVu1XWHx0UUah51zKoDDs6HuKqND 4eFB0uNiZshsj8ldQD6ciPKu8Zg4wgaWIBi3ZdBqD5izD5j8qa S8ZwcnZkkjZb/eVrfG2nnSroEFoXMsBGiFw4F/cfu/CflQdJGCM2a5 6Ra/9POkpm2HNv8AxFdxIthkvrod9xuSPeHjrTHEy3zEc yvkNzQcu5zBlAI1VR5gjb98qkMLAI1ue0x1PMt/tSGAUtlstzfKijdif3 dS8zw4X 9Xr5z7S3PVIeSkgEsfSw1qCOmxDWBCjxF9RTGWW 4sf3zqYg6YBlfrcHEqoA1gqEFCQt1caGxPLxo4twuKWMzYO5yq GeE3LBTrmW pHh/wAVBWWkynvBP7Pn fnT GXYg6ixBH6VE577/vxpfAS65T /wDr6nuqjeOjPEevw0cnO1m8xp/v61KVQfo3x4DywDYgOvp2X/T4VfqoKKKKAooooCiiigKr3THEMI1RCQzG mXULy17zb4VYao/S7EOZuyRlUAEFLjvPa5b86CpYKBXb6wzGSUkr9pp1evsKBohG3 eabRynETGxJghJW4/xH2P8SLtpubb1xiz9pKkbFEkCiTKAerdt7W0uy6/8iuuIgoseEw9ldwLEG4jj5yA7gnUa7k/EGmLmOWbqZmEKWDM4DKDexWNib3GngO8VL4HhafV0iaIMuXUPY 6nU6gb356Uy4xw9Viw GiFg0igg6NkTtPcbMb638TUhNweV2ImxEixfdSFerFuQZxdyfh QRz8MRZ0hQyMAhfqy5Matsu9yPK9PUxaR9mRRAx1IYLlJ2vmXT W25tSXAsKi4yaPCqiokaZm7TkuTzYtc6X57ipzGCwtIYz35tB8 70DTDhibqqSIBrrbTwvdT8vOof6zFmJydVrciwUeANuzf505XA IFaTDuYWvY9UymM DJt62pvA5Ldpbk6ZlBy o3X108aDrFy2DsOQsvm239PWouVO0EHKw9TvT/HN/dr IufJdB Vc8KwmeQXNtLsfdGpY ign0qDvFcWiwMaFywknBVGS2eGE9lsQARqxbYcwptVTfE4oCTD MwbE4VcyH2hPh7XzAnVmVCHU31QkbqK56cnrJWxIuFICZfcRdI wO4AWB8Tfmaa9c74VMRE1sRw91sw3OHduwfHq5Da3uyW2FWDjg vSEkvFN2opwA U5Srg3R1toW0tqNezfQaWxuKvhsYDCezGqKh0KyRgCzX2IbU HmKonSLDIHSaEZYsSvWoo2RrkSxA/gcMB4Fe rHhDni5XVBMlvdcsJ19JVdwOQD99BYOlmAVSmJhFoZ XJJPvJ4A7j17qrxaxBH7/e3rVs6NTriopsGTq6Xi8JU1Xyvt5XqokHbY/MGgtvQ/HiLEwyE/fCHuyvcE/MH0rbq deEMCQD4 h5fD9K33gmL63DxSHdkUnzt2vneoHtFFeVR7RRRQFFFFB4Tasn 4/LNJIyJIiMzE5wpzZDf2dfa0/OtP4nJlikPch215b1k/HrKExCZT1bdojTsNo1xzsbH41AkIosLh3OW6AEvm9tnPvE7sTb X4UYJZIYRNIIwWXNKraADkMxuQbWvuL8udIcQbr54ob/AGcQ62Q2v/7an11Ph8acYlPrOKWCwMUIEky37LyH 7T4XYjw9aoTwKtiMWrSL1cUUbmMFsxbNlBa40C66a1MrhJI9YZ SygXyS3ZbDuf2vz8qY8BbPisdISAiuiDP7K5FGbS9hvXXGOPwt HJFAz4iZkZR1QLIpItcsLLb1O1EIcF4ajovWSG8jmU9W5USEk9 i5F2XTUU6xfRnCDM31UMRqdbn4FqmuFcGU4SON7giMA2OoNtfD e9ReL4diIVOSbrE92QZv1BHxI8KKg8VgsHGqlYerkvvkkRreBG/oaUweIQK2U3NrnUE0lxDHOygSRFMunvofHky/C3nXuEmDBVA3Ki4IYEX7/60DfG 2491UT1Op/I04XGQQxE4mQxDEN1KSBcwU2uWYb5LKFJH/c8zTIvmYn3pGPw0FcdIuEw40R4WOXJjYELpG1gsolAYqp9/KqG3dbxqBrxzhLR3jlAKyL2XU5kdTsytzGtVLofjFixPVzm0Mo eCbwSQFWPodfC1P i/SU4Utg8crthcxDKf7zDvzeO otzXY6 sb0v4M2GxDAkPFMOshlXVJY21zKfM6jkfQmhZcKww Kw0n97gps459ksIZwPDN1Lfympjgc VcGxXMP7XGR7yoI5sn82d1/nNeIOs4jETtxDBKG/jmgMbf/NHm8694N7PCLf4uOlPp/ZkP6/Cgk jGEaCeV83Zw7aP73ND/Mtj5NTjplhgmLdk9iYLMlu6UXP rNUHh LTYmPD4aNbZIkRwo1ZkGXMT/CFGvceVW3phhLYbBsSC0atA5Guq2ZB8C1EVnCvZvW/wC/ifhW3fR3is Ete SRhe1vas 389YYDqP3 961z6KcUSsynuRhtr7QPyCioq/0UUVQUUUUBRRRQRfSOcpA1r3JA0133057VmnFcXFFDIZNVa4yg 5szMLZAp7QJ7uVXrp3KRAAtsxbskkgAgcyO 9tazbhmHWVxiZCzsLhVa1oSN7KPEb/APNA44XN1MbrICJY1BNhq gy d7BfMHanfRfAmKI9YPtZmMkimw1bYKe9RYW7 7emPEZ2kxcEK2BVWeVrA/Z7BfJjy8qdY3iMiKYh1by5bxhnsTbTMDuQNe46bneiEui/DIcRBIZVEgkxEkgVtiQxGttSNPnUj0mlEGClRIgmderQR5QpZ9 ALaEc XLemnAeGRrhIkdu0pazbHMWN7Dfnysa74nhyxw6STdkzqyBlJY suoW 4/mv50EoOJ4TDQxrK6GVI1VgqmSQEAA3ygsDcc 6oLiHSNZB9jhsSwvvYRr6XYVY8HhkILrHHnaxk11D II0IFR3SCZlCjJfXky/DW1FVuXEs5uY5I9R7RUn5MTTnMAVIGysx9AbflUficUxc9m2vM//AJBHzpR2IWQtuITzv7RA38jQI4ZDZAN8vza5/Wo76YejLYTGLPEzESIj3vZkdLIMpGwGVSDuCasfR DNiYV/HEPgVv8Akan/AKaoAVwzEXB6xT4g5D hqQZfKo4xCXAA4nAl2AAH1uJfvAD/ABl7huPQKj0PmGNgbhkpFzeTAu3 HOASY78kk7u/xtVek63B4lWjYpJGVeNuYB1W/poR5irH0oiVzhuJ4X7NcRIOtVf8HFoQzAeDWzjyPfVDpOHyxYj geYWkDhCLHZMUxA1A2DkehqY4ngI8Pxfh DhN48Gryte1wWMk7A22sqp6Wqy8Pn/6hjBj1jLxYKIrEBp1mIykuFvuAWsDte3jUR0L6Lz9disbxQGJp o5F7RClRILSOb woXsqDsL9wqCC jRSkTMzFTO2RBzbqVzSEeA61dvGrdx6K/D5R/25onH810P/AJVTuEYtMRxKCPCgjC4SKRYr7suVs8rfikdgf8u1X3HR3wuKXv gLeqFWH5URnB5VpH0TTHrmW2hibW/MMpGnLc1m7DT4VefotlIxai4swYW5 yT8NKqtjryvaKAooooCiiigqnT5rLEb27TDfXW3LntWeYZuqxJ W9lm7akbZ19oW8Rr6Grv9IyZjECLgq19Ljly/pWe8YkH2UYP2hdTFztl3J52tcG/fQOejjZziMQ1rzPZQdPs49BY8jpf0G29I8KfNFi8WwJMiyLGdy saAhfK5GvkK84lii2GKxA53 zCc1b7w8CoB Rp1jlEeDkRdkgZQdj7NtfM/n61USXAJCMJCzsq/ZLmdjrsNyfzJphicdHPisKIGaURSMztZsg7Olj7J17qMLw2OSK AyJnyxrlBJsNBy2JrjjbjrMHHGCh68NYDL2VHa20I1qEWHivB8 1mjkeNhroSd99b3t628KgeMSYlQMzCS3fb8xb8jUxj IYaC4eQK3uKWLf5V1 VV3ivES4BihlK 8xyD0zNf5UVHrM97ldTyVgfztSuIc5Jr75FHxZf6UhBe9zlH8w NdYuS4ltzZPzP8ASgmuBYjqphLZWyMzWZsikqrWBaxyi9tbGpf pdjZuIRxKkMQKSZjbExNcWtbUL4Un0JSNpwJMhW7lg9ipFiBcH Tdqlen3BsGcODFDADn1Maop2tuvnUGX8f6B46SQMMGzjLbMs0F ybk7ZzfcU54N0VxceA4hFLA6BhC0ayMi/ao/tq17Ds7632GtVXAZ48Q/UO8QDHsxWLWFwbZjvp860Hofx3M0uEmeeZjKoCzEuersxIYXK3 OQ3A01oJviPSbDcGwWHjQGZipCKOznYavIxt2VLNfQH2hbvrL mXTLFY NTKwSIm/VJ2U8L31fXv87Vp/S3gcfEEEOfIwfMHy5ipW4YWuL3GYb1HcJwWB4YyytHcobCWW8j i19UUCyn EetNFd6L4X6hGvWqRisWoYIdGjw6MLZuatI9jbuj771YjxS4Zb e0jKfJlNc8RbAcSnGIw NVMSIsipIrIjWLFb5gCDdrXF WlI9EujeMxGeSZBFGqEi 5b3Rr3XoKryq2/Rnb67CdbgsB3ao1waqY9n0q2fRs4GMjHMt8RlO1UbdRRRQFFFF AUUUUFC lGWQCLqyLrmaxAs211vyJG3jVE4bh0/vgS7yD223A938NtvStC kp0RYWdsupG2mtuew9aziD7KZo79iW7x92b76 u4FB6k7Ni2VLALGDJ4ufYF Rtz7qU43KzxPGF 0cZTdgCFO7HXUDwv6U36PjN10pt9pKbfwpotvnTOGQtFiMTc5n DiM9yIOzbu1HyoixYQARRsrW7C AOny9QaSxVzPC7lbokuVeb3A232t89q84YxeKMmxJRSWPiNfX4 UzxsgOLw2Rs USBrW7NwLeVUWWPCxRjsRAC979k6nU86g PSXN7G3mv8AWl8ZhpQbwykC57Lc7m 9reG1Q3EXl 8Fv4Hf9 VKEIgxPcPCxr2fTOPxL8iaSiYnu Z/SvZ9M47svyqKs3RPhLYhmjjkMDur2kCq9srxt7LaG9iPWpDpJw/FYJUMr4bFhrgZ4Ap08Abc vPoyJ tJe1ssoB5/dNqkfpa4isb4fObIiuz TWX12NZzVnWMwxPGsE0hGJ4UtwdXw8kiG 97Cw/wBVXforFw94TiIFkj6uYF uN3UsoUa3NxY7396sXmmkxE5yKxaV7Ii3vroq277Wq8T8QHDVg wUR6yZJVxGNKscpZbf2YWOq5b3vpe3M6asRoOM4theHLGJjlDv lBA52N2IGyjna9riorj/A5cWgbDSKWyt1RzXQh7ahhcctDXn0mdBTjo4sTgmDOkdhGW0kj PaUoSbBteehFtRYXoPCOkk/C51UZiNDNA1wv4rA w99jbzvUwTnB iXEMLN1ksF1Vbs6lJATcb2JO3hyrW8B0rSTDuStmVNhsb6em9Z b0q45jGxMsmGnl6ibDwy4dQxCZGyhgUPZzXSUEeNPeivHGkhxS zJllEQNwLA2IOvwpKK4y6Dyq2/RyP7XCO9j8kY/pVWcVbvoyjvjI/AOf8ASR tBsdFFFUFFFFB5XtFFBUvpDgzRIbXW7BuY7QGhB0I0rKuOKqxq oOVgy9VbUhhtbnoN78q1n6RsEJcLqSMrghgbFTrZgfA2rJcHFm kYy3aePQg8h91lHcd9Od6D2bGf2eTILOo6vJb2XPZXL4ai3h61 0uGC4UxjlEQfPKb39TTbibWmhCWEj3zHkUXv9bW5il5cboQ6lX sQBcdr FjofLfwqo94ZhxLh4sxawQdlTa g35GuOLWjEHVDIevW9tGK2OYXOpFJ8KSRYUCkZluGBBsSD38vg aOISM/VZxkKSg3Jup3Fgdr dBM4mZVF2YgeLG3zP5VEY7Eq62RWa27WIHzp40Ke0VuWAOutvK 9N8fJ2LBbDwsB8L0EfB4m3lqf0r2dr5z3j8iKSiW/MeO/wDSu5Tqbe7 /wAqirP0Hxy4eTr3JyIJC4AJOVY3Y2HM2WqT0z6SzcZxgEET5bB YohYsQCTncjQe132HfzqzdG1UsubZmCHvyyDqz8nNQHFOksGDi fDcOTJcZZJTYyNbQ5n7/wAI0HyqQNp54 FKUhZZeIMLSSjVMODuie8/ef8Ainf0W8FDTfXcUcuHR8oZ7nrZnNgO9gCcxP8AvaK4B0TLxH GY5mgwY1zW 0mPuxLub 9tr6h/geLtj8fg4lXqMJDIOriU9lI07Tux 85Cm58bd96LrheN4jD4PiEOGZWfhsxyqwzf2YOwt/Kqn0WueNcPi43w1cZEgTGRqwsN2ZNWhPvAjtLfUXHebw/0WcYTr8biJwcmMxEcIGhu JeVrHwC3J86ruAxkmFwL9WSHw3Fo2XW1ysUo fV2PnUEx0IxYkwSodTDOwU/wDpyLnA/wA c tWSCILDiXtp1YHqxtUfwDh6rPjWT 6eZXj7gsiCUAeQlA9Kn OKI8CAN5Zf9K3/UfOieqUdeVXr6KIb4hm92JvmVH9ao6j5CtL iXD9mZ/BF bE/pRWh0UUVQUUUUBRRRQRHSuAvhJlVipy3BFrixB56HasX4hhpCB JZeujNuzosqbkW 6TuByI8a3rFR5kZfeUj4isHx2JlDNDl 1sbPYZSt/aAOxHMHQb60DLB/aytONVyBEB9oc3uO 5I79KTJ6zEkHVIVAtyzvqf8ATYa VKvg3iAeNsxVPtFY9l1GtweTC /OuODOjAlWu8jZ2UkZu1tpzFrVdR7wmYZZBIxtHIw7RO1zYeVrU nxTGLLH9mrlUYOXAsoC72vvpScFknxAdSV7LWyltwL6edSEmJS SGTq2WQCNrrex2Oh7vhUHsuFzDMkjKXAO9 Wmh28qYywSgW65GHigv8jS2AxAEMXZzMU7hf41xIs73sFjHj2m G1DDSJSNzc/D5Uoy2K6W0/rSMaZSbEs3Pv/ANhSrAjU99FOuFNbMQLsoup7iutPMXguH4TEPKI2xeIkbrQJQB h4RLd1AQaykBhvp5Go/AaPbxqR4pgesXDyn2Y1aKU8vsjdSfNXt5Iazbk1rji99Tmeq10 445JOv2rFmcjfQBV1so2AvbQUy6P/AGGDxmKOjMn1WH OcHrCPKMN6kVH8axrYvEARgsLhIlG5ubCw72J/KpviWDEs H4cjgQ4RWOJlHsh/axc19iEC5F7yg96rzbZNO5J1ZzdhThIMQ4TANGkxK4qQeDuscH hGbycU04w39mxRH3 KuR/Ikt/8A7R8accG4kJ JJOwyRo4kVeSQ4dcyJ/LHGB6GpDovwpZY4BMwTsSSBiLj6zim xJHO0cIk FVla EYZosPDcqwMSAMpzKcqKtrjmMtvSlunkuUwwj/Djuf4m3/I/Go36NsLNHiJMJKOxH2mB1AKkWI89Kb9Icd12Ike hY2/hXQfEC9RIjk2N62L6NMNlwmb35Cf8oC/mprHU5edb10Yw3V4WBToerBPm3aPzNFSlFFFUFFFFB5XtFFAVj nTjBEYp0K5DnzQyDUAsL5W5i 3cfOtjqjfSPhyuSa11sVewuRbUG3MWvcb6elBlnEcUWglXLaXR GQbgvoSO9SLkEV7xKCNILsgJjUBCNGDbLZh4mvZT18oeEHsKbS EMBf7o/EPDuJ2584yXrikTgxydYpdTexC63VtmBNvHSgQwpaGWIMQ/WKwza3DC1wTfW m/dUtiOGxydp1Aa3tLdWHf2ha9MOkkVkWTnFIpP8J0PjzpX/polOeR3lB1yZsqDwyjf1NA04O8nV2C5yrFW7VjYE2IPPelpccd Q HmI8AHH/lXEMITFskfYVolNgLWIJGgIty dOsXjkTQszN7qgMT6AUESshJ0jaNfxAD/SDSx1Btcgc6TxBkc3K9Wv4jdz6A9n412pJGmijny9O g9jbUH96b1LzYYzwT4YdkzIGiAP LHcov84zJ5yLUKD8j8jUth5roupzKTa29uZvytYGoKvgT9QhGJ OmKmUjBpbtIraNiiNwbXWPvN21tXGNjGBwrYf/APpxAH1j/wBNBqsHnsz/AIso 6asPGoGEzY6NGnxTZRZiuSBwLdcATdrgdhbWQ5u5apP/TMRNKFKO0zuALg3Ytfn4bnwuaoe9HIj1cpF7yjqEsLmz2MxA3J EYy cyjnVhxEhMyxINIrlrbGQ2BAI3VFVYwfwE/erzEYL6jFEo1ndWytawiW5ztvfrWPKwydke0otO/R3wMyFpZBlhX7x0BC7 neeVX6lWjFzfV8I0x0mnVUXvtY6 gJPwqgManOk/FxiZuzpHGMsY205t62 AFQUza X7/fnWYp7wHCGbERx 6r6E6/AX FfQSi1ZP9FnDM2JMh2iS/876AfDNWs0BRRRVBRRRQFFeV7QFRfSXAmbDuq6MBmXS q67c76j1qUooMHxCGO5ykLc5lGuXvZRuV5lSLjW3jHPGJp76PG iZQb3BLWLba7ZfgauXT3hksEhMOXqmOY5gWMYPu2Psg8je3ltV YMCyAFHzMQM2YDI 5G2q7mxF9 dAxxMT5 oRzIGS5WSzZRfQZ9yDY9/s13wqKOaMNlZZFOVirFXBU21YWzete4DEoWeV wWOUFr5bKbWzWtyvrvem/1fLiJFOfq5QHshIObW47JvrYnfmKDni6mKWJnlD3BQ5squqm5u StrjxtT9WVB2InUfhQG/jcE39da5 rQGOSONUBdToBlkJ5Ehu0TfvpHhWOHUx3MhbLlyqubbTkvhzNA ljJM yTHwKlR63sPjSa3Nr2vbXW4H9ac4jrWv2VhXvds7W/hByj4mmkMI1F2tuWO7eHh8Ld1ApYem1L4J8pBP3Tr8/wB lJC3lyru1j4HQ B5H9 NSiawDa6W205hl90jn /CpDA4KPMTG/VHKy2cBvaFjaSxe3OxI8b1BjEZVA 9e48KkYMarWLaG 45 BtzqB1D0WwqpGJ5wyRg2VLsxubnUDS5/wCa84/x8FBBCnVQgWCjdgNr20A8PjTHEYJre2T5328r03kjCjXUj960D Ii2vPlSK7i 3M/G39f K7xMvM g/fL8/KpDgvCmlnjiGpYjN4ak/lrVGq/R1w7qsKHYWaZi58tlH6 tWmk4IgiqqiyqAAPAaClKoKKKKAooooCiiigKKKKCI6S8KE8Rt 7a3KEb IHn3bGwvWQ4 DqLsturBOZbgAHmVvoNfu/C3Pdaz/p50WVm sJGpP3wRceo7tN9weRBtQZ9wRVECgG4UdrUHXne2ljuO8WqH pt9XE6DLKp6wW0GW5JXL3W19AKnuJhckhylJEjYi2jWANtvaX4 iksMXSJS1iFS5uSrAAa3JuG VAmeJwOiM5DZlBCZc5/yqCd6i8IermKgPFFM32ZZQOVyMp2F7AX VK8Il6tzGnYSQlo sXQ7XUEMLW9dqd8ZjkePRLsjB1KsGFx4tY7X2vQK9U26zJbwjB/Jqj8TaMhndmYnsiwFz FRqT4m9vCl4cYZlzGURqdLAAPfn2mNh6CvFgiX2HjzHdixdiPE 3ufjQJqDtbtMLn8I7r/u9LqoYH4Hz5Gubdk7gXvcizMdhp3bD8q8jfKe8/eHK3dUHlidPvLy7x/UflXUT21DWuP2DTiWIOAQdRsf60zkIJ7fYbvt2T4nuPiNKgcrj tNR8CR8tRTebF32HxN/ltXRwrsBlAYd6kEfI1wMLYgOQt V8zf5RrVHfU2Yg9pmG/cb6k grSfou4RbPOw0HYQ97ffb09nzzDlVP4Nwp5ZVjjBDuRvqVW/akcjnYGw5HvNq2rhmBWCJIoxZUUAd/mfEnU dA6oooqgooooCiiigKKKKAooooCuXUEEEXB3FdUUGb9Neh7G7R kmLcgAF077E/dO1UjicJWGQKcyhCtjowuLAab77WBrf6q3SHoVDiLsvYc8tch9 OXp8KDIMVh0lgVDdLKpQm4ykDQ32 d6S4ZjHlUhpHVkOVhGqkG2l75SeW4sKsnSXo1iokZerLA6Zh2k tzN1sQPMCq3xTDKkasrGN0AVGUk3/CRfUG21AnLlw0geNuw/ZkBOYgkkh7XvuTUkcYzW6tWf8R zT4kZj6A01hm6wCOVirle0gy2OmtswOYeV7VwCcO1lBaJreJRt AABcdnb97g4eBrhnIYjYAZUXxJOrHx QpKaG3Ox1JJ0JA1ZvDkAKcxYgyAMmVVOxOp Atb4mvTGBzve1yedtr25D3QPXU3BnBIVtYb/cOwUbk NqciVGHa0Fr2bu5G9JzRA6H/AHI3sfM9o9wFeRx3YG lwdefu gHa9RUHbYGDUtl05Zj Vr04wmXPkgju2o0FyT3LzJJ09DpSvA BTYlgY0LXOa50Ue7mPKw1tvdvCtT6J9EY8GoJPWTW1e2g78o5c 9d9TQHQro39Uiu/ancDrG3tzKg917nzPlVkooqgooooCiiigKKKKAooooCiiigKKK KAooooCo3H8Bw02ssMbH3soDa6HtCx dSVFBTeJfRrgpRa0iC9 y99f5w1MX i MG6YmUfxLGfyC1oFFBmMn0Takpi8t9SOp0PmOs/K1cp9Fkw2xiX5nqGv8AOWtQooM9w30Zf93Fuw7ljVPzLVP4DoV hI94zKe Q5v8ATovyqx0UHKIALKAANgNBXVFFAUUUUBRRRQFFFFAUUUUBR RRQFFFFAUUUUBRRRQFFFFAUUUUBRRRQFFFFAUUUUBRRRQFFFFA UUUUBRRRQf//Z

jorgeffn
05/01/2016, 15:36
O pneu que instalei no Jimny foi este http://www.4x4brasil.com.br/forum/image/jpeg;base64,/9j/4AAQSkZJRgABAQAAAQABAAD/2wCEAAkGBxMTEhUUExQWFhUWGB0bGRYXGRobHRwdGhcYHBkdGh 4cICgiGx4lHxgcITEiKCkrLi4uGB8zODMsNygtLisBCgoKDg0O FxAQGCwcHBwsLCwsLCwsLCwsLCwrLCwsLCwsLCwsLCwsLCwsLC wsLCwsLCwsLCwsLCwsLCwsLDcsLP/AABEIAOEA4QMBIgACEQEDEQH/xAAcAAACAgMBAQAAAAAAAAAAAAAABQQGAgMHAQj/xABGEAABAwIEAgYFCQUIAgMBAAABAgMRAAQFEiExQVEGEyIyYX EjgZGhsQcUQlJicrLB0TNzwuHwFSQ0Q4KSovFjsxaD0lP/xAAXAQEBAQEAAAAAAAAAAAAAAAAAAQID/8QAGxEBAQEBAAMBAAAAAAAAAAAAAAERMSFBcQL/2gAMAwEAAhEDEQA/AO40UUUBRRRQY0UUUBRUTFsRbt2VvOGEoEnmeQHiToPOuKY10u uLpZKlKCDoGkqIQByMd4 MH1VcTXVsX6Y2luSlTmdY i32vVPdB8zVSxL5U1J1bYSAOC1EqPqEAe qCJPeIHht/P4VFxZ1IZVkUnhITHEjeria69006XLaatlWqknrwVhUA9gBPPT dY9lVFfTu/wDrn1IbqoWalFRaSogJSDMA6ngJ0qSq2PFaz6wPwimGrCvpze//ANlj/wCtP5CrNYdM1LwgvB1KrrtIGqUqJ6zKFZfu9rbnXN12QymAokg xJUdY03IpVaZWMmcwATPGDB/Ohq0f/LcTBOW4IHicx9RUmtD3TW aAC7l2OGqCfhm99ILvG0qORkhSj9JRypHj2jrUjDMLCe2s9Y4f pbgfd/WiacJ UDEOLriB9ZxI/JH51Nb6cXxTreCOYS2PfBqqYpimVQaa7ThPDgfdJ862IwJABzy pStSZAgxw4c6Grph/wApV0gZVONPeKgAr/iQk 6rRgvynMOEJeQW1c0nMPZuPVNck6x9jvDrWuYEKT5imDNw26jO gBYjbSZ5a7GmLrv9jiDTyczTiVj7Jn2jhUmvnmxvlNrzNLWhY8 woe3ce0GuxdBekfzxg5465s5VjnPdUByPxBqYurJRRRUV6K9rw V7QFFFFAUUUUBRRRQFFFFBjRRWq6uEtoUtZhKAVKJ4ACTQc3 WHHgEptEnUwtw8h9BPmTr6hXNbVMp0Jjw09pr3pRiq7l9b65Jc VKU/ZGiAPICozNqVjtqMfUToPWeNaZtZuPtg5QMy SBnPtOg9dar5t2ElTYCVGMqTK9ddgI4cKZWzOUQgJQPAT7dpqN jLZHVStSiXU6GAOPACjNS/mCVqzLSVCABBgjnxHhWX9lpGxfR5LJHxNQ2FPOLcHW9UhKtOyJ PiCfKtowhCu t92eaoHnpAj10GN7LaCU3apAMJVkJJ4CImtWGtZg11ye1rIV4A 6kHSakXuFsIZcIaSk5DqdVDThM6 utlmj0jYB gqPYnhVIku26SO0lJH20j4jSq/iVqhTnVWyQl2JUUrOUDTQeOvKmOPYsGElKCC6rQBJOk8Sn4CsO jWFFsZ3P2q BJBAJ4czxPsoXyiWWEusytlaHVEdpJEHxAnXfyqQ3j6YUktLS4 ndA203nl7K39I8RDTfNxXdChqnmqRy NYWmDNKazOJUha06rkyNJknYTxmh8bLdy5VBCUIB11M 0J51HXhTwX1jam0K4xmCVee4 FRmrh6xUEOjrGT3VD HkfCrMXc7YWwQqRICp1HKdwfOhPJeLgHsPoyL4T3T4oV/0abdEsaNlfNlRPVudhZP1VHQnxSqDPKaVMYi2s9W4nq18W3Bv5 cFeYg1pxK0ISU6lP0Z1IMd2eI5TruKix9I0VTfkt6SfO7QJWZd YhC53IjsK9YEHxSauVZbeiva8Fe0BRRRQFFFFAUUUUBRRRQY1z n5T kqSlVk3mzqKesVoAExmKefInwrob7oQlSlGEpBJPIASTXzljGI ddcPOzGdajrwBnT2QKsSl9ynMqQOyNEjyraLdwiS4EDwH51pkk gAwBx5eXjQ9ijaISmXF8hqfWf0qstww f81xXkf10qKbZIebSHJggkKUDBHDTieVb2LS4fPpVdU39RB7R8 z/AF5V6/gjDTjICVdsqHeOpABE/wAoqokKubhLjnVNBxOkyYIMcKwOOqT 2YfT4jUe4CnVsye8FbnaJ200rx58oHbU2PEnL vsouFrPSGzVMkA8QpJ/Q1BvLU3SGsignQnUHhAO1bMZxezWhSTlWtQgZRMc4URv41Ow5s IW2hMhKUK8fq76eNEK2OjTrautt30LV9tPt111mt7uN3LIi5tw U7Z07fmPhViLU9qJn6bZg scdhzqv3F4Li7DGUutonMIAlW0q2EJnw1oZhbgyRdXPWvKSmO4 g8YOgE7gfGrqoK4yDzTqDuNQduf50qxLoyw8kBHoXEiE rgRsd9waQM4ndNFVut1IiQHFa93QhKuPr2ocWy66oJKH8gQrxg ecHUGeImqsi8Fk76J1LzCzqncj Y58YqbhPR9txKXnXC6Va6khP 4ayPH2U awdhAIDLcEahYkHWRC9ePPWh1kAzctgkJW2raeBjbNuk BqI9ZKbHVqUVNr0QpXeQqJCFc YPhHKsF4KppzrLNXVqPeYX3FcdNx/W4qWzdC4QppSS06AAW1fR5FJ4pmPLyNRYWdG kDuH3Cnm0pUSkoWhUgHUHcbagH1mvojD7tLrTbqe64hKh5KAP5 183YijMnORCx2VjxH671175JMfL9sphSQFWuVAIPeSU9knkdCP VUrUXsV7QKKiiiiigKKKKAooooCiiigq/yj3nV2DsbrKUf7lCfcDXCGGs6oJgBRKvADjXXvlhfhhhE956fU lJ/NQrj9uTl0 kTm5wDIHlPwrUZqPeguLIByI4xufAU0srRKBDaAnxO58 NQi2oHsplR1HIedZmzvTs4hPr/AJVWacJtlKEdYofdgerY0vv7IIuLeCsklUlSlK2T4nT1Vqawy9 nW4SkeZ/MVjhzFyq8SHSXA0Cc4gpAIIG2gk8N6DPDsGu3goF5TKEqIyjeN 9wdtedSm ilqkjrFrdV4qJ23nJsPOp F4jaoceQ 4lK tJAWogRlSB9ngaf20qT6INhMAA5gfZkkERwkeqoZFdxDD2W7dx SbcJSEyeylJIkcZzbVss2ibhOXT0So48Ub09vsL61taHHFQoEQ gAaR4yZ9dVHGMTdZLNwwjrEqQQTlUpMHKd07HSipvSm9Fs0VZc rq ygpOhPEkcYk7jlrWjongvVM51pJW5qSJzJHDbXzjWq63dH5yh/E0upSdUJyEDQ6dkwQnjoNa6DZ3ttca27yM0bJIB4d5Bg8P51U9 kvSDEQzbqVmS5OiAsDMFRvtw31ANeYFhqH7ZLb7QSSOzqcytJz j7Uk8 M0sem/vo7zTGkpBIMHUxqTJ89E NXpxsFAAQHG9o0kQCNJ48OBEmh1zxC3sLfyqlbC/eOY5KHEcatr3pWSq1cCVKEpI2PmNvdUq4smrhpTayVp00VotBi RuJB1G/vqlWdw5h7xYflTKjKVDSJ kk8PtCf5jhha9Iciuqu0dSudymW1eMfR8wYp7dMZ0ocQfSIEoV MyOKZ kk 2sLhKHU5VJDqTwUBm8xsD5j2mltlbm0UChSlWylapOpaJ4 U6H jRU6 ZQ4jrUjvJg Y4HxGutP/ka7F3do s02r/apYP4qgXNkEZig9hwTl8frJ/OmnyZgJv1c125A/0uJPwqVXVxXteCvay0KKKKAooooCiiigKKKKDmPyyOdq0T 8V7kCuUpVlCY lM QPCul/LE5/eWB9VlZ/3E/8A5rmzBkJJ2QNfEkmAPP8AWtRmtrT6phCcyuMmEjzP5CmziwhO ZxwJHPu/GZpAX3CerYSM30lHupn4mp9t0bakLunS6rkTCfUNz/WlVlijG sUUWjPWqH01TlHt/lWWH4bfG8bU8pCSRJhQHYB7SYA1/rWrG1cpaSEtW7igNAltvKP WUeuoqrpar5hTjRaCGnTC1I2OUToYGsDfjQZCysll3r2kglxUK WlUqypE5FRrqD2QfVWgdCrVRJtLhxpUA jczCDsSJmD50 sseYTbNOOvNpzIBPaEydxA1mq7edK7NaslvauXCxIhCMo1OswJ 31nL40Vhf2mK2zalJuUvoAjVPb1IAyggyZPOmXRu36v5s0sLSp LCycmuXtI3GskTyI1pdiJxZ9kzbpZalIKSqXD2kxqSTMxyqyMQ LxEqyRbr1gR 0bGsjb2UQwyqWk5w3ctHikCYn6QkpUYM6RttVG6T9F7Vx5tqzS W7hUqIkpShCRupJEpkwBEbk61eMYuk27Sn30xkAPWNK7xgpCYO upMQQRqNdKpXQzB3Lx5V/cBa 12UpVlO0CNtBpEEbTRGgt3OEpQeoDjSky6v7ROwUO5AgaiDVmw vHLS4Qp1DgbUkSsEhKgPtDZQ8daeNuK1yLDiPpNugpWlJTzO40 2UOJ10rm7vRoXJVeWbCeqDhysE6OBIGYpg9mTmgbbeRDPG m6VuZLVrMvZLhBzH7qRqR5 ytbdpd3Ssl4EpSQYScqVJVwUgAaxxE7E8dpnRDEbdZcbDSWHVE koIzBYnY5tQU8gRz8m1 ciTnEIHOVo//AEn4DxoTyqdvdu2Sg1cJKmp7C07p 6f4auVmUvIBSoLSoRmHHwVyV40uKkuI4LQqNFdtJ8lcPI6 VR8NsjbOdbbzk/zGCeHNPlv fCizwcWiltJUw6CcoJaXGhTxSeRHwp10HMX7Pihwe6aj3rnWN9 YgykgyPV7iDW3oiqL238S4Paio062KK8Fe1loUUUUBRRRQFFFF AUUUUHHvlcVN4kfVtj JX61Qy2crQSN0zA tzPq91Xn5UBN8vwt/0/Wqbbo6sJO8ozE8pGgHmR7q0yj9e20PSKyidhMnXcxrUhvpjaI2 Sr1JSNvXWLTTCSFu5cyjuvWTySD VWZoIjsszH2An2ZomqyVWnTy1PB3/aD8DXrGIs31 z1cqQlpYJUniRuAeVNrgoaBW582ZH1lDNm5x3T8ZqvdEb 1GJHqUBQd7DakgoCez2jkPAx/U0D3ol0FsilanE9epLi0SuQOyY7swYOk FXMC3t05EhtsCIQgAHUwmEpEmSYECqdb2mLsqeVbBhxkvOEMrI zaqkkKEQTO2bSs7XpuLYxe4e9bmZLiU9YmYAnMddtNCaqHHSVx btq6lpl1QGU505U6JWlSsoUoKkAHhuKX2WJobuwq6ysBTCwnrV p1GdvQx2RoDpJpsemlg8w4pF03 zVoo5Fd0juqgkzyqsXPR9N9bWJfKw4piS9MJSAU5s3ZIntCNp5 ioFN9cHGLsW9slSbRtWdZ1APArI2TOoA0OpO 3QvmiGUpSUFsICQl1rlMduRoNeMjXwpM/8AJ660htWGXimYRsdUuTrmURoZ8UkAbUuf6X4lYQMQtQtEwH2y ACY01Epk8oSfChxp UTFlBDdo2UOvPx6RIGYImOG2bUSDsFaCnfRPo0qyalv0ilhOdJ MHlKZMDeYO8b1Xegdj85uV3dwtKXnpU0jScugKkpO4Gidth410 B1Bkdck6EkPN5pEbZgASkEHmRodtKoo3TXo0Lj 82oKLlGq2 6pUcfvCNxoedLcAx/5wgtvJClgQpOxI4mDueY0I5Vfr111kZnIcbCR6UQFDeSoTBEAG U PZrmXS5y1W8HrV9KXplWWcp072aIB4HnUHruDutFTlk5KDqphf wg/nB8acdF8YQ6vqlpLbqf8tQ9uTiRzTy2qDg2LpuE6/tEjUbKHinSFDw8xrNMl4eHgkkw4k jeGikqB0CtBGunLy0ovw7ewxTK1BCh1SwSUHgeBT8K39GxF3an/wAih/xFRsNxQXA6t4ZX2p02kbZhzHMVuwYw/an/AM49/wD1UadgFe0CistCiiigKKKKAooooCiig0HG/lDM37/gyB CqLcXWYJA2QhInxiPj dXnp9/jbs8mk/w/pVIxVoJUlKBqEJMD6xQCSa0zR86YtglSzmdPLVR8B9UVOReYjc 6Mtptmz9NzveoEfl6614RhwRC0pCnFburOv8ApEHQctKtLbKju 8f9ISNOM76 IiqyX4R0FZzZ7la7lw/X7vqG/vqdh7DDGKZUNNNoFqXFEJAgpXEg8Ozv5VMV0fYdjrA4sCdC64R rzGbWkdzhrTF6 2whLaf7OdJSnmVDU8Z0FCrng2GONtAsv9l3M7C0BQBdJWMsFJH egyTPhUwXNwJDjCVApn0awRInMDnyzwjTjBjc0jC/lBfdZabssPddWlCUqUTDYKUgd4DXbiU1J/sDGbv/ABN2i1Qf8tgSqOUgj8RoPPlAwfDQyVKbabfUpEBBShwgrSFdkb 9kncGKe4fblm9abZAyt2ZSEKURoHWxvBg7axrFVzFOgVhZsF5Y ddWHG5WpyFGXEgwBA4nn51ZkW bEO8pJFqqFJJEHrkeojwOlAzbS2P2avmzmUKU2oDLABmUyMwAk FSSNhyFc6T0gOI4ijMyHLJkqTJJDYJBBeXI5aJSfrDWTNTvlFx t15ScLYKVuOKHWLA1SncJUIhJ2JgnQDbNVq6NYQm0t0ItihwCM 6dMxM9o5pACt9FDhGlDpV0n T23uwlxhwsuoSA2tCpRCe7oDp5pI9dVu16YX2HufNsQZLqo9Et JEr4J7Wy0k6ToocZq74liTFs04/nUyUBRU0rXMoq2CCYJKtiggduap3RBr 1l3Ll9brKXAkoXJCEISSEtt PeOYeO2kikWM4TiN6 fniupaGvEtpkSAAOP2lHfjtW9noqxbwS2Xxv1gM/8Bp7Jr3EmbnBrkqzLftXTuSSdoAJOzgAjkoD2OnCl5ou2ygCoS kjRJP2k7TwOk0SK9i AodPXWyg26NezoCfGO6f6NbcExtWcNXKerd2Ctkr8 HrHuqM1jwz9XdpLLw2cHdUJ0PL4jU05ct0uoyugKSe64I05H7J 8RofDaopzeMJK23MkkHvDcTx8RwNGGL9JbnlcJ/i/SkGG3jraw04CpMkJUOE8D4fCmlk5q0eT6P4qNO40UCistCiiig KKKKAooooCiiig4z03M3N6eSUD/kv9KqTjJZWrMc6sszzkgJSP6 FWvpiJuL3/AEj3uVU8SvA4slIJ4R5c RPKtsVqPR1x3L1z6tfoI0A9u/sqQegFvxedGk6lGw33TUsWLiurU66obHI2cqR4FXeV7ayv kNhbggkOKGuVPb1G2pkJ18aJiJb9EGEzku354FAUqDwnqx7t6m fJtaFrEnkvPBawhSBnzBbklJJyq10CdQTNYWuLYjeA/NWk2yD/mODU RIj1gGpHQjo243iSvnL d5tHWiATnCpSSVHaJ2ohv0Y6e2TSV27qw04l13dOVvVxWWCmQn SJmKtlsFXCc4uElskaMEEZRGnWCFAkgzEaGBzNfw5Flc2/8AfW2cxW6fSIyGOtUAUKIBIiNUk NQrr5L2kKK7G5etVjglRUPXqFe0mirTiOCMC3ezNhZyLUVOdtZ IEjtntaZRGukCqD0iu70i2vLRYbU4yApOYT6RQIAzCDJiOMitu LP47bNKbWWrhtYydaAnMM/ZGnZOsxqD50 wewKXbRhQSl1izzBcBcKK0IIAPITqIOu8bkU7BLxODPBd3bvOO Oplb4GiSoyUpKoCzxJzAzXRcLx2yvTnt7iHdNAooXCTMLQqAsb jUHQmCKYC706u6bSnNAnVbSpHElICdREK5jU1zzpv0Qsl3LTFo lLVy4CtWVUNpQAYJTzUdgmOJoqLiT7mMXmQq/udqogqQlXbIOqoEmSOWyZPGunsANso bJSttOmVJgwCAcp2ka6GNtxXOTfXOCltItustMgzuDcrJlSpHc 5AKGvOrpgV/aXoL9m7kc/wAwJSkKkxo6gjXbRQ8YOpoRuv3GLptbSgFbhbSoChBjUbjXY RFcjvrV/CnjkJVbOHeJjwPJQ58Yqz9P nrAX1Vunrn0SnrUkgIJjMElOq9UiR3dOMVTw3iF4czy/RzqhRAT5ZE/nRD94tPoHWJSpCtUq1UnzBiUHzilzOHO2sqt1Fxr6TKtTHEoPH 4 dLyy/YGR6W3V3h9X9PPY8asmD3SHU52VSOKOXhH0T7vjRXlpcJdyqQY g6j4g1MYMJSeTqfdNLnsPS26FpJRJ1A2M8COFTGVeiT 8H5VGnfEnSvawZPZHkPhWdZaFFFFAUUUUBRRRQFFFFBxfpQqX7 w/bj2Z6quNFDTizAASdEpG5J2A51Z8e/a3f70/xfrVe YhCit1UqTJk7I1Oo5nSZrbFL7nDbi4hV051TZ2aRvH2jz9vqp3 hOG2TEFtrMr6xSVqn6snRKvDSKRXfSm3Cx1bSnCndR3MeJk1Jb UJtJ7TLg9Y/OKIuLuMLRARavuE/VCABHMlVKW8UdTd3jymyy4nDyUpJSsiFiCY09XhWOH/KBaESoOoHMoJHtTNeYfcIv727DCuyuyLYURpOZOsbxrQrqFmgK ZbzAGW0zPigTVVxrF8Ms5l4NLAAKGFnMSJylSUbkTpm0jeRVbw vopiF40kXGIqDCZQENmSQglJkiAdQRrm2qxYb0Hw2zGYtpWpMS t45zJMJ7OwJOggUFYxrpq7fthm2s3i0Vol9QP0VgjujKJjn6qt r5b fjrRKRa7wez6dImRqnz4Vr6T3qnbVYtUOKCVohxvLkhDiCopIV JAgjQcDUg3LbeIkOLQibTTOQJ9LJ38BREjGMY Y26nnFh5oABOYpzlWwSISErkga79461SehPRdVyv58/HW5w4ls6IG5SCBsOI5QNDrWl9X9rX2RkEWbCirUnKtfFUHRIPg Ntd1Vfg22MjS0llxOUIWmNTP0FxBkiClQ4xGtAyav0L9E8kIUq RkXqlcGOySAFgggxvrtvXKelHRhIu3v7LDoLSQHktkhAK5ltCh qCRuNQJFWzpx0hXZ2/VKCHXnpSzsSZMZloiNARqNCqNBUH5P8Aoyu2l1by1LWntok5c5 Mkn6xHM8SaHSHo4qxcfULdpVu8hIAbdAVOUdrTcKB3gjnzFT8T gEqcSUEf5iDp6yNfUoRW/wCUHox1hF1bSh9GpjTNHH73xpJg PpukFDsByIUk6BXAkfmOFKsbxcEpkEOIPFO/jI2UfKNtqgowQZuttVdWsHVP0THBST3fh4VAucIeYWV2q9DqWl flOh9x8am4PjzalhD6Sy7zOgPr5eelAyYxcFWR1ORZ0GmhNZoV 6PyWPiBUy ZPeBEjedZH5VASPRr8Fj8SajTv9oZQg/ZHwFbqj4cfRN/cT EVIrLQooooCiiigKKKKAooooOKYx 1uf3yvy/Wk JBDhgiUkjTgYJOvMa02xEy7ceLqv4Krj2Hgu5T2kyJKiSTMaDk N9q2wn32JMJWhCCDsIbSSB/tEVMFxOzaleYjX/Vw8RSzpDjVswUpzJlIEoRrEcNNB66Uf8AyW6e0trcgfXX/OB8aItwtApKs7LKUEQrMYkcTIG3nB8qSdAL9pm/cZabQQ4VBLiFq0SkFUAGZBjwqPadGHX5N68pU7JSrQeqMo9lNe iVg1bXj7SEghLIcStXeTJgieUcaFeWnSW9sElt20LluFrh1omR K1E6iRoSd4pzgPS/C3lBWcIeJmbjvzAAhZkbAAQa24BdOMWyEOsuaZlSiFSCtStdsp gzHHhJ0rXfYJh17mORtSgQCtPYUZ2IIjMDqJ1GhHCqi1Yk8Dbu kGQWlwQZHcNc6xDA/nzFiClanFMpl2TokRmKifPQbk 2oWOdDVWjSlM3byWFEJW0SqCFqCfokAjXiKsFkG2rlDK1ejbtQ E5lEQesAJBEZSQN9OVBGusHxKxIVh5bWylIBZyiTxJVOqieYI8 qkYb8prC5ZxBhTCvpSkqQY5gjMNuR86srFw43Gb0qOyMwnrBpE lKQc/AyIO lVDppjFpc3TNqvugy4sIleZQIQ0NJGpkjyFBB6OWq7y5VdlJ4h hClGENpO8mY3gbiVHgKvKHg52EFbLqAYSQSIChOmiXEnTYzCtw TVPxvBr22Wm4slmEoCVMaEBKeGX6Q1J5yTrTPAel9repyPpDTy ASUrMbCSpte49xEeugZXOJqScj6cpMw4ICFQRH0iUEgjQ8jBNc 66bWLSXA60tCXZkokdrxjn8aldJulr10ssWgKW9is6KWOeuyT7 TSW1wBCT6VRKp2OgPkdjUOp2E4kHU9kwsd5CpP 0k6D2xTxhhp4ZHkjwB/hP6VWMQwbULZORxPidf0NMcE6RBJ6q6QUH6xHZPj/ADHuov1LaZdZXlQ4Cgnuq5cx41uR zc 8PxpqVcIQvaFAHTWYjxqE2r0bvmPcsVGn0DhBlhr92n8IqXUDA VTbMn/AMaPwip9ZaFFFFAUUUUBRRRQFFFFBxC8X23z/wCRR96Kr1yl17iWmzqV/SI yOA8TT58y49 8V NNQ78uJSgtJzLypABIAnmddq2xSx7Bbdgp6ppSj9dwbn/AFbeoRU5LjnBIHDU7eOm49/lSjGv7TzAuFqeAT/OoIxS/R3mkqHgP0NEWlbt3oGwwBxKis wCKSXvWdZe9YpJX8z1KAUjvCIkk17bdK1pBLtuoAblKhp6jHxo wm7ReXNwRIQ4wEeOhHvoOlC5QhtKlqSlISJKiANhxNVLGunFgD CW/nLkZRlSDodwFEbeU0mwvoc2 lLjrzq29QhuYgJJTuZjbhFWa0tbW1BDaEJIiQkZlmduajNFV6 xDEbtKQ40i3titHfMKMKGWSo5t44CrGy/lvVHKVD5vrGpA60axx8hrULpI6t63UG0EpCknMTl0QsFRCTrwO 8bV4cXaYuwt1YSlTEBWpE553HhRDDHcWTZ25daVObsIaVmIzCR 2ZMpiNRt2dtar/Q/DZJccX6ZSs YxmKzuRmEKAkjzPAilrrqsRu86U5W0zk09q1cz/IVcUKShKWnEwgZQlYzRObQk7oVmg78d6Bs1iZRAeEbw4kHL3tM w1yaEakxodaonSaxZvLl0MdWktCFLBErXOuUbEDY8yaZ9K8XXb NhptWZx2Qg650gnUkycwAMA6bcaWdFsHQ3DgEqAICjxnvEeHAe vnRGi2xjO91Ny2ht1ICULbGUGNxPidY24RUi9KkgzC0xrIg/ofdXnSjCOuGYaLGxHH dJsLxkkdU8YWnQE8fPxordaXCFz1aoI3Sf0PDy509s8qklLyAU 8yJT7d0 Ziqze4UhZzIORXBSdv68ql4dd3bHeSHkcx3h/XiKBhcYaltUjPlnQpJMcgY4eNZtdxz vpCt9vjbSjBlE7Zhp7qxCf2o8P4hUad46N/wCEt/3SPwimVLejf EY/dI/CKZVloUUUUBRRRQFFFFAUUUUHCnFdt88lK/Gmlhvsqk5kmNDpBJGhEAammM ke81fjTURhsF1tRG2UewD8xW2GPSTEFKWn0KwDxVlGnlNLw6o7 J9p489OHvqV0zxdlCwkvJcUnfLBO 0DQVVHOkSjo03J5nX3Cias4CyDOTLEEKkjxPD2e lnR29Um5W2gILairVKRpAMQeA8JqCmzdfT6VahPAwAOUAfnUzA mgy440BJACgvz4RQbP7cuLMdWUB1gEwoSnckmFjTcmmmE9KLNZ 1ltZM l1MkR3yTwAG/CtGDXyEspSs5SJ0VpIKjETuPKvb7ALd2ZQEnmjT3be6gsd88Cw 4QQR1atRr9E1UHLMvMW6YBBQNZGkbwOJiNdh47UuucCVbiQ8ep JAUntDvGNQNDTe2ShLwBEpDMbExCxrpqPOg03 FXDKg5aqUISAUpMjT7JGo9tSML6bwcl03HDOgSP8AUncf1pTJK 1ojKc6ORPaGvCB2tDx1040qx5xlamwcoUTKlnQhI4GeZ4HkaIX 2SFXD6nIjPJA2CWwdAI2nbTmTwq15goBOrahOWJ0ykd0wAobae 6qjfF1haXmpAIAKTqkgbA8v57mnuG4o1cIMgBSdVJV9HxB5eNF iRcXKkGHBprDg24RmH0dDvtpVW6SJaJzBYDg5bn2VsxnHVukts kpQNM3FXlxqGxhYRqoT7/b/ACmidbMMvUqOU9lfMfS/U1bMIWobgnxT m/smqjdYehwaEBQ4j86Y4Rf3LOi2 tR9Yb 39aLD 4tDOdASZMlKviDwP8AWlYIP7b7p/EK1jG50DSzPKK9QdXvuH8SajTvPRv/AAlv 6R EUypZ0Z/wlv 6R EUzrLQooooCiiigKKKKAooooOCtq9I9/r/GmoT H5 rDq1EOBJyJ7CQFRoojtH2ipTP7R/wAl/wDsTWF24oJZUW1LAQjRImR/Mc62wV9J8Ht2VBKEoiNkwB8ZPrJpU04hOggDkB/WtM leNIUoTbvMwNlt5fZGlJGr5tWyh69PjRPCcb9tOilankFH4Co6 VBarhaSdGRr3ecnWDw99b0GoTqMzyxzbAoVZykEQQCI I1qFcvNNSS51c7gHUkbGNST8eMxSS4 dOnKhcIGmbQT6xM qtlt0cQNXFFZ9g/U0G28xxNxDLSVGSDmP2TO3qpgy6evkAH0WxMfS4VFvGEIbhICR mTOXQ94TrW8QXeyQk9Xw1 kImagYMqTGZs5I1UkiBtxHDzHKqyg/OHipWgUdPBKdhrz/M1Ox657IRELUYn7PEzv4R4mvMKQEozFOi49Q4SOXH11UMy9AKX QCk6ZtMpEbEE6f9VXb 0CHFdXqkQJ8TrlPMba NO3bjqmyoHMkDQHfiIB48BB5UpwkKUSFapAkjhKif5 6i1us7hLklKUpWBlKSJ0899f0r1enNPlqn XupbfW6mXAtO3DxH1TU9u7S4nQ78OPiKEoBnXveKeHv8A6irDg cx2VA BBB/r1VTnbFxBzNq/rx4GmeH4u4nsuNhXjsfYaGrLeWEnMFFCjvlgg oj9KiIOrv3FfiTWH9rKMBLRI55qxbPac 4r4io0790VP8Ac7f90j8IprSjoif7lbfukfhFN6y0KKKKAoooo CiiigKKK8NBwOzV6R4naFf wVgwEqcQN9RoeWkacory37z/ANxX/sFaihSnGghWU5UaxMHKnX VbYHTvD2w5AQAI2GlUt7DEHaR7x7/ANaunTW3cStOd3NoJ7IE/GquZ50TEUsFKPRgZhOxPa5aHQRW7DGlqzOKGo7JiNOUjcH1VsK QNSqBz2qNbW/pC5KY1iT2jPGOXnFA1wtQDSfI/iNb/nM90ZtYnh4667UiuHXgc7clB5Ae8Ctlr0hGzifWP0P60NMb5Cl oVJAG8D7Ou/qqH88yEOJSTI1E8N/bU350haFZVA9k6cdjw3pe1a58jc5TAmeX5nwoNTR612VmJ8eHB Kf6508KCnu7fV9fAzp8KXYjgSiJbMx9FX6/rUKzxFxpWRwH7qt/UeVE4kYs8CcoEAdpQ5ngPPj6xUu1YCUJCtFEzMfSJHH1AVCs7c uOdrbvKPMzoB5fkKbFJG4zJ9p9Y4/9UWNLzZUCleoPHj4eR8qSIQppZEZk8RzHPzp04MuqSMsbE6b8D w8vLalN7iKVdlIJJ47f90KYNqBggxPOY9U/lTrD1HZSNOY1H6 6qg1craPaSSk8PiRPwq1YLdNq7jkfZJHwOtCVJfw VZm1lPgQCPZuKjtDtOfdV VSn8SQg5ScyuSRWlkdtz7ivyqNO79Df8Dbfuk/CnNJuhv Btv3SfhTmstCiiigKKKKAooooCvDRRQfP9tu/wDcV/7BWWG99v7yfyoorbDZ8oP7QeVU2iilEfFP2S/JP4qww3jRRRPZnhf7NPl ZpJ0m/aDyr2iiVrwL9oPX8DTVPeP3P400UUJxYWaRdJt2vvH4UUUW8ac M/aI8j8Kdq2ooqLCTpB3P9QpXg/7YeRooq mP100xb9n/qFK2O KKKF6tNnx9XwqW333PuKooqOju/Qz/A237pPwpzRRWWhRRRQFFFFB/9k= 215/75 15 e estou usando 22 lb nos quatro, acho que vou colocar 21 lbs pra ver se melhora.

Cleo... uma pequena variação de lbs na calibragem não altera tanto assim o carro.... como eu disse, daria uma olhada se um dos pneus dianteiros não estão deslocados...

abs!

Brüner
05/01/2016, 21:13
Cleo,

Além da calibragem, acredito que vale a pena checar o estado dos amortecedores, você já efetuou alguma troca?

Se está trocando os pneus pela primeira vez, seu Jimny deve estar próximo de 50 mil km, essa já é hora de verificar eles.

Cleo
06/01/2016, 11:59
Cleo,

Além da calibragem, acredito que vale a pena checar o estado dos amortecedores, você já efetuou alguma troca?

Se está trocando os pneus pela primeira vez, seu Jimny deve estar próximo de 50 mil km, essa já é hora de verificar eles.

Ele está com 55 K e 3 anos de uso, mas os amortecedores aparentemente estão perfeitos. Hoje vou levar para conferir o balanceamento e alinhamento feitos na troca dos pneus, 10 dias +/-.

Brüner
06/01/2016, 20:59
Mas peça para desmontar para ver se ainda estão firmes, as vezes eles perdem a pressão sem apresentar vazamento.

Verifique se existe folga na haste do amortecedor tb...

Cleo
07/01/2016, 09:29
Ontem refiz o balanceamento e o alinhamento. O balanceamento estava errado nas 4 rodas, segundo o alinhador pode ter sido em virtude do pneu não ter bem assentado na montagem e o alinhamento estava ok. Fiz um percurso de 70 km e o shimi melhorou 95%. Mas mesmo assim verificarei os amortecedores cfe. dica do Brüner.

luizrodrigo77
07/01/2016, 10:02
Bom dia!
Peguei o bonde andando.....
Vocês tiveram algum problema de vibração no volante?
Abraços.
Luiz Rodrigo.

Cleo
07/01/2016, 10:12
Luizrodrigo77, post #476 em diante.

Led
07/01/2016, 10:32
Ele está com 55 K e 3 anos de uso, mas os amortecedores aparentemente estão perfeitos. Hoje vou levar para conferir o balanceamento e alinhamento feitos na troca dos pneus, 10 dias +/-.

O meu está com 160K e os amortecedores ainda estão ok. Toda revisão eu acho que vou trocá-los por causa da quilometragem, mas eles ainda continuam lá!! Ê jipinho bão!!!

Cleo
07/01/2016, 13:31
Fico feliz e aliviado em saber,kkkkkkk

NelsonB
13/01/2016, 19:39
Um Serviço bem legal e gratuito, ´eo Schock test, disponibilizado pela Magnetti Marelli nas lojas da Cofap! Fiz na de POA e foi batata, 3 amortecedores condenados aos 50k, devido a recomendação de calibragem excessiva que veio nos HR made in jp, para 28-30lbs. Mas, nenhum tinha vazamento!

Braços
Nelson

Mas peça para desmontar para ver se ainda estão firmes, as vezes eles perdem a pressão sem apresentar vazamento.

Verifique se existe folga na haste do amortecedor tb...

Cleo
14/01/2016, 09:13
Aqui na roça a gente só conhece esse teste por ouvir dizer, kkkkkkkkkkk

NelsonB
17/01/2016, 20:26
Cleo, como eu não achasse, liguei pro escritório da Magnetti Marelli e eles me falaram a loja que tinha. Acho que nas capitais têm!

Aqui na roça a gente só conhece esse teste por ouvir dizer, kkkkkkkkkkk

Tcostasp
18/01/2016, 10:47
Caros colegas,

Preço a ajuda de vocês para meu caso. Tenho um Jimny 4all e vou precisar trocar os pneus. Decidi pela manutenção da medida original (205/70 r15) e utilizar pneus de uso misto (ATRs), porque uso +/- 50/50 e só faço trilha leve. Atualmente uso um Pirelli Scorpion ATR. Depois de pesquisar, estou com as seguintes opções:

1. Manter o Pirelli Scorpion ATR;
2. Goodyear Wrangler Adventure;
3. Yokohama Geolander G12;
4. Bridgestone Dueler AT;
5. Michelin LTX Force.

Imaginando que o preço fosse o mesmo para todos eles, qual vocês escolheriam?

Agradeço a opinião de vocês.

Abs

Roger_RJ
18/01/2016, 11:37
1. Manter o Pirelli Scorpion ATR;
2. Goodyear Wrangler Adventure;
3. Yokohama Geolander G12;
4. Bridgestone Dueler AT;
5. Michelin LTX Force.

Minha escolha seria, pela ordem:

1. BF Goodrich All-Terrain, mas teria que mudar para 215/75;
2. Yokohama Geolandar G12, se quiser mesmo manter o 205/70.

NelsonB
18/01/2016, 19:56
ROGER,

DEPENDE DE ALGUMAS COISAS MAIS do seu uso:

O Michelin LTX force, é uma atualização do AT2 (uma vizinha tem um com 100mil KM!:euforico: Foi desenvolvido para a América do Sul, e parece ser muito bom em situações de aquaplanagem (ver video promocional:pensativo:: https://www.youtube.com/watch?v=yqSzO0C4v6s). Nunca usei, mas meu cunhado está usando num pálio e está gostando! A michelin abriu uma fábrica nova em Resende e isso traz mais benefícios para o país e também consumidores (maior certeza de itens).

BFG - AT KO (o ko2 só tem a partir de 235 :freaking:, ajudem reclamando disso no SAC da BFG!) é uma submarca da Michelin, dificílimos de furar/rasgar, muito bons fora de estrada e até lama (obviamente, não como os MUDS!). Em asfalto aquaplana bem! Tem que ir na manha! Duram muito também, um amigo com um defender tá fazendo 98mil km!:palmas:.

Yokohama AT, um amigo que opera turismo 4x4 em Cambará do Sul (e roda pacas em péssimas condições) recomenda, mas no RS custa quase o dobro dos BFG na medida 215:shock:. Parecem ser melhores de asfalto e tecnológicos. Tem a medida 195 80 r15 que deve ser boa de lama (PARA UM AT, calma aê gente!:angel:. mas o carro fica um pouco mais baixo....melhor se truxessem as medidas que disponibilizam no japão. Mas confesso que se não fosse o $$$ eu ia tentar um destes mais fininhos....

Goodyear Wrangler adventure: Tive num palio adventure e duraram 50mil, contra 25 mil dos Pirellis!(3 jogos!)Não tem na medida 215...

Bridgestone Dueller: Um amigo subiu uma porrada de montanhas virgens acima de 5mil metros na Bolivia indo de Jimny simplizim calçado com este pneu 205. Mas talvez, fosse com qq um....não sei preço nem detalhes.

Pirelli: São os homologados pela SZB Brasil, o que pode depender de muitos fatores mais comerciais que técnicos. Os meus duraram 50mil no Jimny, esbagaçados e ombros rasgados. No Pálio Adventure, tive uma bolha enorme em um pneu, sem motivo aparente. Na terra, muito inferiores aos BF e no asfalto inferiores aos Goodyear (experiência com o palio adv). Duram menos que os Michelin e BFG. Escamaram sempre no Palio e escamaram no Jimny já aos 3 e poucos mil.
Eu dificilmente volto a comprar esta marca....

braços,

Nelson

Minha escolha seria, pela ordem:

1. BF Goodrich All-Terrain, mas teria que mudar para 215/75;
2. Yokohama Geolandar G12, se quiser mesmo manter o 205/70.

Roger_RJ
18/01/2016, 20:21
Excelente análise Nelson.

Tenho uma TR4 (com um bendito aro 17) e quero trocar os pneus Pirelli Scorpion ATR, que são excelentes para se passear em shopping. A (rara) opção seria o Yokohama citado, que tem nas dimensões da TR4. Tô pensando seriamente em trocá-lo por um Jimny 4Sport, pela maior facilidade de customização do carro, a começar pelos pneus. Por isso tenho xeretado bastante esse forum aqui. ;)

Abs

Cleo
19/01/2016, 13:07
Coloquei o Michelin Latitude Cross 215/75 15 e estou muito satisfeito em todos os tipos de piso, agora esperar a durabilidade prometida.