Ver Versão Completa : dificuldade em desengatar a marcha da tração
cadomichel
08/08/2013, 18:08
Boa tarde pessoal!
Gostaria de saber se alguém já teve esse mesmo problema, desengatar a marcha da tração depois do uso. Tenho uma band curta motor 14B ano 99 e quando quero desengatar a tração, tenho que "brigar" com a manopla e ficar tentando algum tempo, às vezes dando uma ré para ajudar no desengate.Como num passe de mágica, depois de várias tentativas ela fica livre e tranquila de se mudar.
Tem alguma sequência a ser feita, tipo primeiro vou na roda desengatar e depois na marcha, ou inverso?
Ricardo.
junior888
08/08/2013, 19:51
É por ai mesmo, o jeito é ir mexendo a band pra frente e pra trás até desengatar.
jipeirodesdepequeno
08/08/2013, 20:06
O bom é engatar/desengatar a alavanca com "soquinhos", e dar uma rézinha pra desengatar mais fácil
hercilio.neto
08/08/2013, 20:48
Os calços mais altos na carroceria deixam a alavanca baixa. No meu jipe pega um pouco na lata e acaba prejudicando na hora de engatar e desengatar a tração.
Estou com a mesma dificuldade. Cada vez tenho de deitar embaixo da viatura e auxiliar o guia com uma chave de fenda. Aí solta fácil.
O problema, na minha minha Band, é devido ao desgaste do pino. O torneiro já se propôs a fazer um novo, mas ainda não tive de tempo de levar o jipe na oficina.
Amadeus_band
09/08/2013, 18:48
É relativamente normal ficar difícil de desengatar pois quando se anda com o carro em 4x4 as engrenagens ficam "tensionadas". Procure dar ré e subir em alguma coisa (meio fio, pedra, toco, pé da sogra, etc) com um dos pneus traseiros, costuma facilitar bem, pois assim o eixo traseiro vai girar mais que o dianteiro e aliviar a tensão das engrenagens.
Abraço!
Carlo Pecca
09/08/2013, 19:57
No meu caso para soltar, eu primeiro desaclopo as rodas dianteiras e depois engato uma primeira e soldo devargarinho e dou um leve soco na alavanca, pronto fica solta.
ThgVieceli
09/08/2013, 20:26
Amigos tambem estou passando por isso com minha sr5, começou depois que troquei todo o cambio pois tinha quebrado o eixo piloto, eixo carretel e a engrenagem da primeira, ai troquei todo o cambio num desmanche ate a reduzida, e começou a enroscar a alavanca do 4x4 e quando estou na pista pra trocar de uma marcha pra outra parece que dá uma prendida na alavanca tambem. Mas pelo que andei vendo me parece normal essa enroscada principalmente da alavanca do 4x4, solta andando um pouquinho ai ela fica macia de novo... Abçs
hercilio.neto
09/08/2013, 23:29
Amigos tambem estou passando por isso com minha sr5, começou depois que troquei todo o cambio pois tinha quebrado o eixo piloto, eixo carretel e a engrenagem da primeira, ai troquei todo o cambio num desmanche ate a reduzida, e começou a enroscar a alavanca do 4x4 e quando estou na pista pra trocar de uma marcha pra outra parece que dá uma prendida na alavanca tambem. Mas pelo que andei vendo me parece normal essa enroscada principalmente da alavanca do 4x4, solta andando um pouquinho ai ela fica macia de novo... Abçs
Agroboy,
De Hilux eu não entendo, mas gostei do nome da sua cidade. (rs)
ThgVieceli
09/08/2013, 23:37
buenas hercilio... esse nome tem potencia rsrs
cadomichel
12/08/2013, 15:17
Essa "tática" de elevar um pouco a traseira ainda não havia tentado. Será a próxima. Obrigado.
cadomichel
12/08/2013, 15:21
[QUOTE=junior888;1981350]É por ai mesmo, o jeito é ir mexendo a band pra frente e pra trás até desengatar.[/QUOT
valeu júnior, vou continuar tentando e agora mais tranquilo sabendo que não algo muito complicado $$$$$$. Obrigado.
cadomichel
12/08/2013, 15:23
O bom é engatar/desengatar a alavanca com "soquinhos", e dar uma rézinha pra desengatar mais fácil
Jipeiro, já dei vários soquinhos e até já saí da band para relaxar, tomar um ar, curtir a paisagem e voltar a batalha. Obrigado.
cadomichel
12/08/2013, 15:24
Os calços mais altos na carroceria deixam a alavanca baixa. No meu jipe pega um pouco na lata e acaba prejudicando na hora de engatar e desengatar a tração.
Obrigado Hercílio, fico mais tranquilo sabendo que não é nada de anormal.
cadomichel
12/08/2013, 15:26
Estou com a mesma dificuldade. Cada vez tenho de deitar embaixo da viatura e auxiliar o guia com uma chave de fenda. Aí solta fácil.
O problema, na minha minha Band, é devido ao desgaste do pino. O torneiro já se propôs a fazer um novo, mas ainda não tive de tempo de levar o jipe na oficina.
OK pp5gas, ainda não cheguei nesse ponto da chave de fenda ( e espero não chegar ), mas fico mais tranquilo sabendo que é aparentemente normal o que está acontecendo. Obrigado.
cadomichel
12/08/2013, 15:28
É relativamente normal ficar difícil de desengatar pois quando se anda com o carro em 4x4 as engrenagens ficam "tensionadas". Procure dar ré e subir em alguma coisa (meio fio, pedra, toco, pé da sogra, etc) com um dos pneus traseiros, costuma facilitar bem, pois assim o eixo traseiro vai girar mais que o dianteiro e aliviar a tensão das engrenagens.
Abraço!
Certo Amadeus, ainda não tinha testado elevar a traseira para facilitar o desengate. Será a próxima tentativa. Obrigado.
cadomichel
12/08/2013, 15:32
No meu caso para soltar, eu primeiro desaclopo as rodas dianteiras e depois engato uma primeira e soldo devargarinho e dou um leve soco na alavanca, pronto fica solta.
Ok Carlo, já fiz todas as combinações possíveis entre desacoplar primeiro, depois, engatar ré, frente e ainda não cheguei a conclusão, pois como mencionei no post, do nada ela se solta.. Vou tentar a dica do Amadeus de elevar a traseira. Obrigado.
cadomichel
12/08/2013, 15:39
Agroboy, acho que as dicas acima possam ajudar tbém na sua sr5. Abraço e concordo com o Hercílio quanto a sua cidade.
advocaciamartins
15/08/2013, 14:23
Pessoal,
é só tensão no sistema. Levante uma das rodas dianteiras e abaixe na sequência. Ela vai girar sozinha quando estiver fora do chão. Depois basta entrar na viatura que vai desengatar facilmente. Tenho uma Band onde já fiz isso e resolveu e um Niva que não queria desengatar o bloqueio, bastou levantar uma roda dianteira, ela girou sozinha, e baixar a viatura que estava tudo resolvido.