PDA

Ver Versão Completa : Projeto Repouso da Guerreira



ramalho-vitoria
07/08/2013, 11:27
Sinopse do projeto:Trata-se de uma viagem, misto de aventura e turismo, que vai ao encontro do perfil de minha esposa Gloriete, a qual, finalmente vai comemorar sua aposentadoria em alto estilo em março de 2014.Nessa travessia iremos percorrer lugares que deixamos de visitar, com mais atenção em viagens anteriores, fazer coisas as quais gostaríamos de ter feito, assimilar um pouco mais a cultura local e visitar locais que sempre adiávamos a visita em viagens passadas. Nossa saída, como de hábito, ocorrerá por Foz do Iguaçu. Iremos percorrer inicialmente a região de Missiones, no Alto Paraná, com direito a um dia de saída de pesca em Ita Ibaté. Atingindo esse ponto, iremos atravessar a ponte em Corrientes e adentrar ao temido chaco argentino com suas pequenas vilas e animais através da longa reta de 504 quilômetros e enfrentar a famosa “caminera” depois da vila de Pampa Del Infierno. Prosseguindo sempre e chegando à entrada de Salta, a linda, e continuaremos até Jujuy para visitar o Walter e quem sabe fazer um tour até Humahuaca onde se tiver chance pegamos o ônibus até Iruja. Porque o ônibus ??? Porque este pequeno trecho é divertido e cultural e só será aproveitado, na sua plenitude, se convivermos com o povo das montanhas utilizando esse meio de transporte, para transportar suas cargas e bagagens, inclusive pequenos animais. Retornando a Jujuy iremos para Salta pela estrada velha e sinuosa, subimos a pré-cordilheira até Cachi e Cafayate para tomar um bom vinho, e iremos fazer um circuito ainda não conhecido, até a localidade de Tafi Del Valle e daí até San Miguel de Tucumã. O próximo ponto será um ponto de relax em Termas de Rio Hondo com parada de 1 dia por lá. Nosso próximo destino será Santiago Del Estero e daí até Catamarca com sua subida até os Altos de Portuzuelo. Depois faremos o circuito do azeite e das azeitonas, passando por Aimogasta e Chilezito chegando a La Rioja. Se houver chance iremos atravessar a Cuesta de Miranda e o vale da morte na Reserva de Talampaya.Aí a viagem irá virar festa com a passagem por San Juan e Mendoza com suas 89 vinícolas. Cabe ser ressaltado que o trecho entre essas duas cidades será feito pelas montanhas. (Pesquisem sobre a localidade de BARREAL) e iremos aproveitar para ver as estrelas no Observatorio Astronómicosituado dentro del Parque Nacional El Leoncito (http://www.argentinaturismo.com.ar/barreal/parque-nacional-el-leoncito.html). Esta estrada vai sair lá em Uspallata. Depois e só descer os Andes.
Feito esse tour enológico e gastronômico, iremos para Córdoba (nunca visitada) pelo caminho das terras altas e ficar na região por uns 3 dias. Depois de Córdoba vamos para Goya ou Esquina as margens do Rio Paraná comer um dourado na grelha.Como amante da aventura, não poderíamos deixar de passar em branco esse trecho de retorno, pela selva missioneira, na localidade de Eldorado e daí até a fronteira do Brasil em Bernardo de Irigoyen. Encerra-se assim essa aventura que terá uma grande parte em lugares não convencionais, em condições fora de estrada, com direito a saídas de pesca (2), com acomodações desde barracas a lodges de selva, com visita a pelo menos 4 termas, turismo religioso e cultural, muita empanadas, azeitunas e vinhos. Desta forma convidamos a vocês a virem a participar de uma aventura simplesmente no mínimo fantástica e que jamais estará disponível em nenhuma agência de viagem. Quanto mais planejarmos nossa viagem, iremos comprovar que mais sorte havemos de ter no decurso da mesma.Venha conhecer a natureza das matas, dos desertos, das montanhas e dos rios antes que essa maravilha da obra de Deus seja modificada pela ganância dos homens.

Rubens Linhalis
07/08/2013, 13:17
Sinopse do projeto:Trata-se de uma viagem, misto de aventura e turismo, que vai ao encontro do perfil de minha esposa Gloriete, a qual, finalmente vai comemorar sua aposentadoria em alto estilo em março de 2014.Nessa travessia iremos percorrer lugares que deixamos de visitar, com mais atenção em viagens anteriores, fazer coisas as quais gostaríamos de ter feito, assimilar um pouco mais a cultura local e visitar locais que sempre adiávamos a visita em viagens passadas. Nossa saída, como de hábito, ocorrerá por Foz do Iguaçu. Iremos percorrer inicialmente a região de Missiones, no Alto Paraná, com direito a um dia de saída de pesca em Ita Ibaté. Atingindo esse ponto, iremos atravessar a ponte em Corrientes e adentrar ao temido chaco argentino com suas pequenas vilas e animais através da longa reta de 504 quilômetros e enfrentar a famosa “caminera” depois da vila de Pampa Del Infierno. Prosseguindo sempre e chegando à entrada de Salta, a linda, e continuaremos até Jujuy para visitar o Walter e quem sabe fazer um tour até Humahuaca onde se tiver chance pegamos o ônibus até Iruja. Porque o ônibus ??? Porque este pequeno trecho é divertido e cultural e só será aproveitado, na sua plenitude, se convivermos com o povo das montanhas utilizando esse meio de transporte, para transportar suas cargas e bagagens, inclusive pequenos animais. Retornando a Jujuy iremos para Salta pela estrada velha e sinuosa, subimos a pré-cordilheira até Cachi e Cafayate para tomar um bom vinho, e iremos fazer um circuito ainda não conhecido, até a localidade de Tafi Del Valle e daí até San Miguel de Tucumã. O próximo ponto será um ponto de relax em Termas de Rio Hondo com parada de 1 dia por lá. Nosso próximo destino será Santiago Del Estero e daí até Catamarca com sua subida até os Altos de Portuzuelo. Depois faremos o circuito do azeite e das azeitonas, passando por Aimogasta e Chilezito chegando a La Rioja. Se houver chance iremos atravessar a Cuesta de Miranda e o vale da morte na Reserva de Talampaya.Aí a viagem irá virar festa com a passagem por San Juan e Mendoza com suas 89 vinícolas. Cabe ser ressaltado que o trecho entre essas duas cidades será feito pelas montanhas. (Pesquisem sobre a localidade de BARREAL) e iremos aproveitar para ver as estrelas no Observatorio Astronómicosituado dentro del Parque Nacional El Leoncito (http://www.argentinaturismo.com.ar/barreal/parque-nacional-el-leoncito.html). Esta estrada vai sair lá em Uspallata. Depois e só descer os Andes.
Feito esse tour enológico e gastronômico, iremos para Córdoba (nunca visitada) pelo caminho das terras altas e ficar na região por uns 3 dias. Depois de Córdoba vamos para Goya ou Esquina as margens do Rio Paraná comer um dourado na grelha.Como amante da aventura, não poderíamos deixar de passar em branco esse trecho de retorno, pela selva missioneira, na localidade de Eldorado e daí até a fronteira do Brasil em Bernardo de Irigoyen. Encerra-se assim essa aventura que terá uma grande parte em lugares não convencionais, em condições fora de estrada, com direito a saídas de pesca (2), com acomodações desde barracas a lodges de selva, com visita a pelo menos 4 termas, turismo religioso e cultural, muita empanadas, azeitunas e vinhos. Desta forma convidamos a vocês a virem a participar de uma aventura simplesmente no mínimo fantástica e que jamais estará disponível em nenhuma agência de viagem. Quanto mais planejarmos nossa viagem, iremos comprovar que mais sorte havemos de ter no decurso da mesma.Venha conhecer a natureza das matas, dos desertos, das montanhas e dos rios antes que essa maravilha da obra de Deus seja modificada pela ganância dos homens.


Ramalho, vou assinar o topico! Bela viagem heim ! Tem ideia de dias total?
Que tal os vizinhos se conhecerem? Vamos marcar alguma coisa. Esse mes conheci o Paulo Fernando, que viaja com uma Hilux + camper. Encontrei com ele no parque do Pico da Bandeira. Acho que tenho seu contato (celular) em casa. Qualquer coisas te mando uma MP.

grande abraço!

ramalho-vitoria
07/08/2013, 14:23
Ramalho, vou assinar o topico! Bela viagem heim ! Tem ideia de dias total?
Que tal os vizinhos se conhecerem? Vamos marcar alguma coisa. Esse mes conheci o Paulo Fernando, que viaja com uma Hilux + camper. Encontrei com ele no parque do Pico da Bandeira. Acho que tenho seu contato (celular) em casa. Qualquer coisas te mando uma MP.

grande abraço!

Prezado Vizinho,

Moro aqui no Jardim da Penha, próximo do Bicho Guloso.

Respondendo por etapas:

Tudo começa com um sonho e algum planejamento. Se você e outros parceiros do Forum tiveram a paciência de ler, em letra miúda o descritivo do projeto, antecipadamente dou parabéns pela paciência.

Seriam tantos os lugares a serem vistados nessa pequena viagem (11.000 km - 7000 km em território argentino) que fui obrigado a fazer um condensado da viagem sem no entanto abrir mão da observação em detalhes da maravilha da estrada que por si só é a maior atração do projeto.

Abri mão por exemplo das Termas de Caimancito e do Parque Calilegua que fica próximo de Libertador San Martin na província de Jujuy. Eu teria que mudar um pouco o trajeto e passar pela Ruta 81 em vez de vir pela Reta do Chaco. Só nisso ai e estadia nas termas demandariam mais 2 dias. Nessas termas tem uma lama vulcânica, que deixa a pele igual e " bunda de criança" por uma semana.

A estrada de Salta até Cachi é cênica, com destaque no Parque dos Cardones e reta de Tin Tin. Iremos volver a esse trecho. De Cachi até Cafayate e dai até Taffi del Valle é um deslumbre só pela Ruta 40 em sua parte norte. A descida das Yungas na Quebrada de Sosa é fantástica até chegar em Tucumam. Se o projeto parasse por ai e voltasse para o Brasil a viagem já estaria de bom tamanho.

Não vou continuar a narrativa dos demais trechos pois seria abusar da paciência dos senhores, mas quando eu chegar em San Ruan e visitar várias bodegas e comprar azeite, irei novamente subir os Andes e ir para um lugar perdido chamado Barreal (faça uma pesquisa e veja as fotos). Dai vou andando, andando pelo rípio até chegar em Uspallata pelo outro lado não conhecido por muitos. Daí desço para Mendoza, e vou para Córdoba pela estrada mais difícil e mais linda ( túneis e Altas Cumbres ).

Voltando para o Brasil paro em Esquina para uma saída de pesca no Rio Paraná e bato até Bernardo de Irigoyen onde entro no Brasil.

Isso deve durar de 30 a 40 dias dependendo das circunstâncias de belezas de cada região.

Minha viagens são econômicas. Não tenho grana mas tenho estilo.

Este roteiro é flexível. Teriam uns 4 check points que dá para algum participante retornar ao Brasil abrindo mão dos trechos seguintes, o que seria uma pena.

A viagem está programada para março, época de baixa temporada e baixo custo.

Na fase de pesquisa em que me encontro, estou na fase de pesquisa dos vinhos e azeites que serão comprados.

Fique a vontade em perguntar o que quiser, pois aí vou detalhes mais explicitados.

Vamos nos falando.

feitosac
08/08/2013, 00:05
Pessoal,

" Minha viagens são econômicas. Não tenho grana mas tenho estilo. "

Isso é verdade, já tive oportunidade de viajar com Ramalho e Gloriete excelentes pessoas de alto astral, meu momento atual não permite 30-40 dias fora, senão faria esta linda viagem.

Sucesso na empreitada.
Abs.

ramalho-vitoria
08/08/2013, 07:02
Feitosa,

Agradeço o comentário, mas você está muito próximo né amigão ...

O que tenho percebido é que com o passar dos anos tenho desacelerado no meu ritmo, mas melhorado muito nas observações dos lugares em que vou passando. Aquelas loucuras que fazíamos de bater 1000 km em um dia está começando a virar história do passado.

Pretendo nessa viagem exercitar mais os meus dotes de fotógrafo e de cineasta do que de motorista.

Dentro dessa linha, irei de quando em quando postar aqui no forum vídeos (de terceiros) de alguns lugares que já passamos em viagens anteriores e lugares que iremos passar. Vou sempre postar 3 vídeos para não sobrecarregar a paciência dos parceiros. No meu retorno, eu colocarei os que eu fizer.

Assistam então:

Turismo en Salta, Argentina - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=xcrwte2pY1o&feature=share&list=PL30ED624162C05B2B)

Circuito Valles Calchaquíes - Tucumán - Argentina - YouTube (http://youtu.be/cgzcxeyueYE)


Bajada caracoles a Villavicencio,Las Heras Mendoza Argentina - YouTube (http://youtu.be/H7GycRcUJOM)

Vamos nos falando ...

titanium
08/08/2013, 07:31
Belíssimo projeto, sr. Ramalho!!!!

ahhhhhhh se eu pudesse..........

vou acompanhando de longe.
abraços

ramalho-vitoria
08/08/2013, 08:52
Belíssimo projeto, sr. Ramalho!!!!

ahhhhhhh se eu pudesse..........

vou acompanhando de longe.
abraços


Dizem que a criança tem tempo, tem saúde, mas não tem dinheiro;

O homem de negócios tem saúde, tem dinheiro, mas não tem tempo;

O velho tem dinheiro, tem tempo, mas não tem saúde.

Como explicar então os viajantes, que não tem tempo, não tem dinheiro e não tem saúde e vivem com um pé na estrada.

Estou te mandando mais 3 vídeos de onde iremos visitar:

Saltos de Mocona
MISIONES - Saltos del Mocona 2 - YouTube (http://youtu.be/qPnLFoYjxwc)


Noroeste
Quebrada de Humahuaca, paisajes - YouTube (http://youtu.be/NX8sQq5KeS0)

Talampaya
"Parque Nacional de Talampaya" [La Rioja - ARG] - YouTube (http://youtu.be/0QOB7INQr4g)
Vamos nos falando

jeisonk
08/08/2013, 09:01
Passando aqui pra acompanhar.

Boa sorte no planejamento mano.

Abraços

ramalho-vitoria
08/08/2013, 11:07
Tenho em você, Jyoti, Oswaldo, Jonca e a todos os outros do grupo de Viajantes 4x4 um estímulo para essas travessias.

Antigamente eu era só um motorista que gostava de viajar. Planejamento de viagens aprendi com vocês. Não é por menos que hoje você faz parte da equipe de apoio, sempre a disposição de quem está chegando no forum.

Aproveitando a oportunidade, posto aqui mais 3 vídeos por onde iremos passar.

La Rioja
Video Institucional - La Rioja Argentina 2011 - YouTube (http://youtu.be/yjirwcgAWkI)

Entre Tafi del Valle e Amaicha del Vallle
El Infiernillo - entre Tafi del Valle y Amaicha del Valle - YouTube (http://youtu.be/6U4l-kGmvqY)

Rosário
Presentación Institucional - YouTube (http://youtu.be/WrLp29bv8K8)

vamos nos falando

André-4WD
09/08/2013, 11:26
Ramalho:
Vou acompanhar o tópico, a amostra é de deixar a boca cheia de água!! O meu problema é que março é um mês dificil para ficar fora 30-40 dias!
abraço
andre

ramalho-vitoria
09/08/2013, 12:32
Ramalho:
Vou acompanhar o tópico, a amostra é de deixar a boca cheia de água!! O meu problema é que março é um mês dificil para ficar fora 30-40 dias!
abraço
andre

Prezado André,

Pelo Princípio da Inércia do Viajante , similar a um princípio jurídico muito conhecido, o responsável pelo tópico deverá, de boa norma, responder a todos que acessam o mesmo.

Aqueles que me conhecem sabem que faço um diário de bordo, dia após dia, de nossas travessias.

Lá eu posto as " pingas que tomo, bem como os tombos que levo" .

Desta vez eu prometo fazer uma coisa mais resumida para caber no espaço reservado no forum e ir dando notícias.
Grande abraço.

André-4WD
09/08/2013, 17:54
Ramalho,
Hoje assisti mais uns videos postados. Show mesmo..
Vou fazer as contas (do tempo, o fazer com o trabalho e $$)!
abraço
andre

rcofreitas
09/08/2013, 21:29
Grande Ramalho!

Também estou assinando este belíssimo projeto para não perder nada.

um grande abraço,

Ricardo

ramalho-vitoria
09/08/2013, 22:48
Grande Ramalho!

Também estou assinando este belíssimo projeto para não perder nada.

um grande abraço,


Ricardo,


Ricardo

Você não está viajando para aquele lado dentro em breve ???

feitosac
09/08/2013, 23:47
Feitosa,

Agradeço o comentário, mas você está muito próximo né amigão ...

O que tenho percebido é que com o passar dos anos tenho desacelerado no meu ritmo, mas melhorado muito nas observações dos lugares em que vou passando. Aquelas loucuras que fazíamos de bater 1000 km em um dia está começando a virar história do passado.

Pretendo nessa viagem exercitar mais os meus dotes de fotógrafo e de cineasta do que de motorista.

Dentro dessa linha, irei de quando em quando postar aqui no forum vídeos (de terceiros) de alguns lugares que já passamos em viagens anteriores e lugares que iremos passar. Vou sempre postar 3 vídeos para não sobrecarregar a paciência dos parceiros. No meu retorno, eu colocarei os que eu fizer.

Assistam então:

Turismo en Salta, Argentina - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=xcrwte2pY1o&feature=share&list=PL30ED624162C05B2B)

Circuito Valles Calchaquíes - Tucumán - Argentina - YouTube (http://youtu.be/cgzcxeyueYE)


Bajada caracoles a Villavicencio,Las Heras Mendoza Argentina - YouTube (http://youtu.be/H7GycRcUJOM)

Vamos nos falando ...


É Ramalho, voce esta certo, espero em 3 ou 4 anos poder viajar com mais tempo e tranquilidade, é a coisa certa a ser feita, muitas vezes passamos voado em lugares que mereciam mais atenção, aprendemos com o tempo, esses seus videos estão enjoados (no bom sentido) estou babando direto ... obrigado por compartilhar conosco.
Lembranças a Gloriete.
Abs.

fraenkel
10/08/2013, 20:36
Olá Ramalho!

Excelente roteiro e planejamento. Ótima escolha dos vídeos para mostrar os lugares visitados e os que visitará.

abraço!

ramalho-vitoria
11/08/2013, 05:38
Aberto o tópico, coloquei os highligths de alguns pontos que iremos trilhar.

Coloquei alguns vídeos de trechos já percorridos anteriormente e trechos a percorrer, mas admito que nos dias de hoje, dedicar 30 a 40 dias em uma travessia é um limitador para a maioria das pessoas nos dias de hoje.

Desta forma, ao montar o roteiro tentativa, preví 3 pontos de escape para um retorno ao Brasil. Foi como que montar 3 roteiros distintos que se interligam em um roteiro completo. Senão vejamos:

1.o Parte: Roteiro do Noroeste da Argentina e Vale Calchaquis onde ao longo de séculos, se pode perceber o espírito dos Calchaquíes. O legado dos seus ancestres Cacán e Incas combinadas com algumas características espanholas. Esta rica mistura agora faz parte da cultura popular do noroeste da Argentina. Os verdes oasis banhados pelo Rio Calchaqui proporcionaram a cultura da uva Torrontes, considerado o melhor vilho branco do mundo.

Até esse ponto, saindo de Foz e com retorno ao Brasil, seriam em torno de 3971 km em território argentino. Dá 15 dias de viagem a um custo de uns 2900 pesos argentinos de combustível.

2.o Parte: Roteiro dos azeites, vinhos e trafegando pelos planalto dos andes ( Barreal até Uspallata ) até retornar em Mendoza. Trata-se de um roteiro mais inóspito um pouco, diferente do roteiro turístico anterior. varios pontos da região do Cuyo, com seus parques natrurais, termas, olivais, vinhos finos de la Rioja serão contemplados.

Serão em torno de mais uns 1500 km até Mendoza por estradas não muito convencionais e conhecidas pelo público. Isso implica num custo de combustível de 1200 pesos argentinos para esse trecho. Serão mais uns 8 dias.

3.o Parte: Roteiro das vinicolas de Mendoza e da Fé em Córdoba com suas igrejas e mosteiros. Desnecessário tecer maiores comentários das atrações e atividades a serem desenvolvidas nesse último trecho.

Um grande abraço a todos e Feliz DIA DOS PAIS.
Desta forma

ecoperegrino
18/08/2013, 11:26
Parabéns Ramalho pela sua volta a ativa! Admiro sua criatividade espírito de intrépido aventureiro. Vida longa para voces desfrutarem a merecida aposentadoria da Gloriete! Vou acompanhar atentamente se tópico. Eu teria interesse na aventura, desta vez sozinho na viatura, e apenas para percorrer a parte "amena" : Mendoza, vale del Cuyo e suas vinicolas....he he he

Daniel Engelbrecht
18/08/2013, 23:24
Ramalho,

esse roteiro que planeja inclui muitos trechos de offroad? É passível de ser feito em veículo 4x2 sem prejuízo de algumas atrações?
Recentemente comecei a cogitar de ir para essa região e estava querendo chegar a uma conclusão sobre se é melhor ir de jipe ou se não faria muita diferença em termos de aproveitar os locais ir de carro comum (vantagem de maior conforto).

Josiel Nunes
19/11/2013, 19:53
Amigo Ramalho!! quanto tempo... estivemos juntos em vitoria ..eu havia acabado de comprar uma frontier prata e vc fez um test drive pra mim...depois me presenteou com o tecom 10, que passei a usar desde entao ... meses depois tambem nos vimos em arraial do cabo nos preparativos da expedicao passos de magalhaes II...

como estao vc e gloriette ? fico feliz em reencontra-lo em plena atividade... depois de 20 anos redescobri o prazer de andar de moto e la se vao 2 na garagem...uma custom e uma big traill... estou pensando , enquanto tenho disposicao, em fazer um trajeto internacional de moto...e vc , claro, é minha referência para o trajeto e planejamento... gostaria de reencontra-los...

a frontier continua comigo , agora com a companhia de uma Gran Blazer...lembra que eu disse que queria comprar e vc afirmou que seria excelente para viajar???


grande abraco!

Josiel Nunes

ramalho-vitoria
19/11/2013, 22:45
Amigo Ramalho!! quanto tempo... estivemos juntos em vitoria ..eu havia acabado de comprar uma frontier prata e vc fez um test drive pra mim...depois me presenteou com o tecom 10, que passei a usar desde entao ... meses depois tambem nos vimos em arraial do cabo nos preparativos da expedicao passos de magalhaes II...

como estao vc e gloriette ? fico feliz em reencontra-lo em plena atividade... depois de 20 anos redescobri o prazer de andar de moto e la se vao 2 na garagem...uma custom e uma big traill... estou pensando , enquanto tenho disposicao, em fazer um trajeto internacional de moto...e vc , claro, é minha referência para o trajeto e planejamento... gostaria de reencontra-los...

a frontier continua comigo , agora com a companhia de uma Gran Blazer...lembra que eu disse que queria comprar e vc afirmou que seria excelente para viajar???


grande abraco!

Josiel Nunes

Prezado Josiel,

O Projeto Repouso da Guerreira foi transferido de rota. Estamos partindo em março de 2014 para fazer uma rota de leste a oeste pelo território americano e obviament de oeste para leste. Serão 11.000 km saindo de Miami e chegando a Las Vegas passado por lugares incríveis e retornado pela mítica Ruta 66.

Um grande abraço.

Marcos_sc
20/11/2013, 00:22
Essa viagem, pelo território norte americano, é um sonho de consumo! Vais abrir tópico específico para ela? Pretendo assinar....

ramalho-vitoria
20/11/2013, 07:16
Essa viagem, pelo território norte americano, é um sonho de consumo! Vais abrir tópico específico para ela? Pretendo assinar....

Prezado Marcos,

Minhas 4 últimas viagens foram: A Interoceanica saindo do Brasil pelo Acre e chegando ao pacífico. A viagem pela Costa Oeste, fazendo um périplo Los Angeles, San Diego, Gran Canion, Las vegas, Parques Nacionias, San Francisco, Monterrey. A viagem pelo Canada em sua parte leste, Niagara, Toronto, Montreal, Quebec. E a última ao Alaska percorrendo a estrada da morte até Coldfoot que fica depois do Círculo Polar Artico.


Como em nenhuma delas me utilizei de um veículo 4x4, não pude colocar detalhes, dicas, impressões dessas 4 viagens que posso te assegurar que foram fantásticas, principalmente a viagem do Alaska ( nada que eu tenha vivenciado antes ).

Dessa vez, se eu tiver condições, vou alugar um veículo 4x4 e passar as informações de pelo menos 16 cidades (mais importantes) que irei passar.

Aguarde então o tópico. irei colocar hoje.

Grande abraço.

Zani
22/11/2013, 09:22
Ramalho, parabéns pelo projeto, é realmente inspirador.
Vou acompanhar e como sempre aprender.
Estou planejando e anotando todos os detalhes, para em meados 2014, sair na minha empreitada.
Sucesso e sorte na viajem.
Abraço.