Ver Versão Completa : Diferencial
TcheRenato
24/10/2005, 17:18
Salve, povo engeseiro!!!
Para matar a curiosidade do Luca e do Eduardo fiz upload de algumas fotos para o álbum, inclusive da gambiarra bizarra.
Não sei de deveria ter aproveitado o mesmo tópico anterior, mas como mudou o assunto resolvi abrir outro.
Consegui descobrir o problema principal do engesa desgovernado: o pivô da ponta de direção lado esquerdo estava só o bagaço. Após passar o dia procurando em auto peças consegui encontrar um igual: D20 anterior a 87. :palmas:
Encontrei também um diferencial de rural, parece um Dana 44, mas não tenho certeza. O mesmo está parado em um ferro velho, não sei qual a relação, está completo mas com freio tambor e roda livre. O dono entrega por 1,2K. Gostaria da opinião da turma: vale a pena? Seguem as fotos que tirei [i]in natura.
hugo.morais
24/10/2005, 17:57
Renato,
Esse eixo de rural não vale 1.2K. Vc vai ter de colocar freio a disco, roda-livre e trocar a relação de diferencial. Eu não pagava mais do que R$ 600,00 nele. Procure com calma um eixo pra vc, veja quanto está custando por os eixos de toyota bandeirantes, Hilux < 95 ou troller (esse acho que só em Sampa). Na minha camper estou colocando os eixos da toyota completos e traseiro flutuante. Paguei nesses eixos 4K com nota fiscal de procedência, foi um achado mas oportunidades aparecem. Pois além do valor do eixo vc vai ter que gastar com a adaptação dos suportes.
[ ]s,
TcheRenato
24/10/2005, 18:06
Era essa minha dúvida. Valeu!!! Quase fui assaltado... :oops:
Minha idéia era pôr todo o sistema motriz da Band, mas aqui pela região de Brasília está bem difícil. Estive em uns 20 ferro-velho hoje e nada. Vou ter que acabar indo à Goiânia, daí aproveito para colocar uma capota de fibra.
[]'s
hugo.morais
24/10/2005, 18:20
Renato,
Não vou prometer nada mas... vou fazer uns contatos por aqui, se descubrir alguma coisa te aviso, blza?
[ ]s,
TcheRenato
24/10/2005, 19:51
OK. Se eu também descolar algo mais em conta, dou um alô.
[]'s
ruipedro
24/11/2005, 13:35
Pessoal sou nova na lista gostaria de uma informação esta pergunta é para todos da lista
ondo posso encontrar um conjunto de coroa e pinhão DANA 30 com a rala ão 4.27 ou seja 47x11 aqui no Brasil agradeço a ajuda
Ruipedro, o angelo tem alguma coisa.
Dê uma olhada no seguinte endereço:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6494
Atte,
Gentil Filho.
Angelo T. P.
25/11/2005, 09:57
Valeu pela indicação Kim!
Rui, ainda tenho o Dana 30. Mas a relação é 4.87, ou seja 39/8.
Nesta medida que vc esta procurando eu acho bem dificil vc achar alguma coisa aqui no brasil.
O que mais se aproxima do que vc esta querendo, é o 39/10 que saiu nos F2.
Outras opçoes que conheço são 46/13 3,54 dos Opala 4 cil. e o 43/14, 3,07 dos 6 cil.
Espero ter ajudado! :)
[]s!!
Angelo T. P.
Engesa " AVALANCHE" 86 TDi - SP
ruipedro
26/11/2005, 19:46
agradeço a ajuda ao Kim e ao Angelo e a quem mais me reponder;
porem deixa eu contar minha historia:
Do meu engesa eu troquei o motor do opala por um motor toyota 14B alias o conjunto completo motor caixa de marcha e caixa de redução, já usei as relações 3,9 e 3,54 com o pneu 31'' ficou bom porém é que eu troquei o pneu para 33'' então focou muito longo de não conseguir nem passar a 5ª marcha, voltei para a relação original 4,88 só que ficou muito reduzido então fiz os cálculo e a ralação que é compativel com este conjunto e pneu é a relação 4,27 a qual encontrei no Brasil somente a DANA 44 e encontrei nos USA o DANA 30 também com essa relação.
preciso encontrar essa relação no Brasil
agradeço a todos
hugo.morais
27/11/2005, 08:55
Rui,
Minha camper tmb possuí a mesma configuração do seu engesa. A relação que eu usava era 3,54:1 e pneus 33''. Realmente a relação é longa, no meu caso melhorou após eu turbinar e intercoolar o motor, mas ainda fica longa pois só uso a 5ª marcha à 100 Km/h.
A duas semanas terminei de instalar os eixos da toyota com relação 10x37, o carro ficou mais esperto e ágil, mas ainda tem uma diferença para as Band's é que meu carro é turbo. Acho que pra vc a relação ideal para um uso misto (trilhas e viagens) é a 12x47m que é a relação original do Fase II. O dificil é conseguir essa relação para o eixo dianteiro.
[ ]s,
Rui e Hugo
Também tenho um Engesa com a mecânica completa 14B e uso a relação 3,54:1. É uma relação longa e a 5a só uso na estrada. Por outro lado, em trilhas, dá pra andar sempre reduzido o que facilita bastante.
Hugo, que tal o motor turbinado? Como vc fez a adaptação(qual turbo vc usou, como foi feito o coletor, etc...)? Dá uma dica pra gente, pois estou pensando a algum tempo em turbinar o meu mas estava em dúvida sobre o que fazer. Se possível coloca algumas fotos de como ficou a adaptação, ficaremos gratos. :palmas:
[ ]'s
hugo.morais
27/11/2005, 11:12
Leoni,
Não lembro agora qual foi o tópico, mas já expliquei o processo para turbinar este motor. Resumindo é o seguinte, é outro carro, o carro fica muito mais esperto e o consumo se mantem o mesmo. Hoje já existe empresas (Maxcooler e parece que Turbos Anhanguera) que possuem kit para turbinar o 14B, com coletor de escape feito em ferro fundido e tudo mais.
Como na época que turbinei ainda não existia tais Kit's fiz na marra, cortei o coletor de escape e mandei soldar o flange da turbina. Este processo tem de ser feito por uma pessoa que entenda bem de solda em ferro fundido. A turbina que usei foi a APL 240 sem válvula de alívio, original da D20. Tem de fazer um furo no carter para o retorno do óleo da turbina e o resto são as mangueiras. Ah, tem de refazer o escape (3'') e retirar o abafador do escape. COmo usei a turbina sem válvula de alívio tmb retirei a borbeta do coletor de admissão.
tem algumas fotos do turbo no tópico da minha camper, abaixo da minha assinatura. Agora mesmo turbinado para mim a relação 3,54:1 ainda é longa. Acho que o ideal é a relação 3,9:1, claro que para pneus 33''
[ ]s,
Hugo,
Valeu. :concordo:
Já tinha visto o "Expresso Polar" (tenho corujado aqui no Forum a muito tempo, sem enviar mensagens) só que não tinha notado a montagem do turbo no 14B :oops: . Voce está de parabéns, bela máquina. Não sei se será possível usar um desses kits, pois o espço disponível na Bandeirante e no Engesa são um pouco diferentes. De qualquer forma já é um bom ponto de início. Usando a turbina APL240 sem válvula, qual a pressão de trabalho que está sendo obtida? E quanto a injetora, vc alterou o débito?
Voltando ao tópico da mensagem, a relação 3,54:1 realmente é longa para o dia a dia (tb uso 33"). Quanto a 3,9:1 seria realmente ideal, só que não é muito fácil de achar. Quem sabe se no futuro ao trocar o Dana 30 (ainda resistindo bravamente...) por outro eu resolva mudar isso.
Grato novamente pela força.
[ ]'s brevemente turbinados.
hugo.morais
28/11/2005, 08:21
Leoni,
Obrigado pelos elogios :concordo:
Não sei se será possível usar um desses kits, pois o espço disponível na Bandeirante e no Engesa são um pouco diferentes. De qualquer forma já é um bom ponto de início. Usando a turbina APL240 sem válvula, qual a pressão de trabalho que está sendo obtida? E quanto a injetora, vc alterou o débito?
Essa pergunta vc só vai saber na prática, no meu caso mesmo tive de fazer a adaptação da turbina de maneira diferente, pois todas as band's colocam a turbina abaixo do coletor de escape, como se fosse na junção entre o coletor de escapamento e o cano de descarga. No meu caso tive de colocá-la de lado, por causa do espaço, outra opção seria colocá-la acima do coletor, mas tem de ver se não ia pegar no capô :mrgreen:
Não sei a pressão de trabalho da minha turbina, mas estimo entre 0.6 - 0.8 bar, (não tenho o relógio) pois quando ela saiu da oficina o cara tinha aberto um pouco a bomba, o carro andava muito mas tmb bebia bem. Então pedi para ele voltar pra regulagem original. Na turbina sem válvula a regulagem da pressão do turbo é feita com a abertura da bomba injetora, quanto mais aberta a bomba mais pressão na turbina ;)
Voltando ao tópico... Acho que só vale a pena trocar o diferencial do seu engesa se ele quebrar. É um serviço caro e arriscado, o mecânico tem de ser bom para fazer a adaptação bem feita. Eu troquei os meus por que meu projeto para a camper era deixá-la o com a mecânica 100% da Band o que eu acabei de conseguir :dance: Mas o trabalho é grande e tem de ser bem executado. Esta relação dianteira (10x39) é realmente complicada. A dica que eu te dou para vc procurar é com quem tem engesa fase II e tá transformando para diesel/6cc opala, ou então nos desmanches de Alfa Romeu antigos, sei que tem um diferencial do Alfa que dá certinho no fase I, os carros que me lembro que usaram dana 30 são: Opala, chevette, Pampa 4x4, Alfa Romeu antigos e Gurgel.
[ ]s,
Eriksom Teixeira Lima
28/11/2005, 12:02
....
compativel com este conjunto e pneu é a relação 4,27 a qual encontrei no Brasil somente a DANA 44 e encontrei nos USA o DANA 30 também com essa relação.
preciso encontrar essa relação no Brasil
Rui,
Você assina com um RR :pensativo: na fronteira com os venezuelanos. Do lado de lá tem de tudo. Tente localizar aqui no Fórum um cara que assina "Jipeiro RR", é o Elmer, seu vizinho, e pode te dar boa ajuda para localizar o que você precisa :concordo:
Eriksom
ruipedro
28/11/2005, 17:58
Eriksom,
obrigado pela dica mas eu conheço o Elmer, e já fui na venezuela e eles não tem DANA 30, alias tem mas não essa com configuração, porém eu continuo na busca no brasil se por acaso alguém encontrar este diferencial me comunique a todos obrigado.
Pessoal
Só mais uma ideia. A relação do Dana 30 realmente é mosca branca e tb só resolve metade dos problemas, que é a relação certas. A outra metade do problema é que o Dana30 brasileiro continua fraco, suficiente para resistir ao 4 cil GM original, mas um Diesel 14B ou equivalente realmente é sofrível.
Então, só completando o tópico, ideal mesmo seria aproveitar o 13, deixar os presentes pra familia de lado e enriquecer o ENGESA com um belo Dana44. Tem algumas vantagens e claro desvantagens tb (tipo ser expulso de casa).... que acho que ja estão bem discutidas.
Sem querer vender meu peixe, mas ja tem pontas de eixo T-Rex para o uso como homocinética no Dana44 dianteiro na produção. Isto vai facilitar a vida de quem sofre com quebras consecutivas de pontas de eixo dianteiras e facilita achar relações identicas (tras/frente)pro ENGESA, alem de poder instalar discos diversos.
Qto a relação, no meu Engesa protótipo (sem documento até então) usei dois eixos especias, baseados no Ford 9", relação 11/43 da Richmond. Uso Grabber 33", motor 2.8 Turbo-intercoolado e cambio da Ranger diesel 5 marchas. Realmente é um pouco longa na arrancada, mas depois deita o cabelo; o empuxo é impressionante.
cabe ai a velha regra-> qto mais torque disponível, mais longa deve ser a relação. :concordo:
TcheRenato
29/11/2005, 14:25
Franco,
Quanto custa este kit de adaptação?
Quais discos de freio ventilados e pinças poderiam ser colocadas?
[]'s
TcheRenato
29/11/2005, 15:20
PessoALL, como diria Jack, "O Estripador": vamos por partes...
1) As fotos deste tópico referem-se a um eixo Dana 30 ou Dana 44? 2) Como distinguir?
3) O que é necessário para colocar freio a disco em um Dana 44 montado com tambor, como este das fotos?
4) Existem eixos Dana 44 novos? Ainda são fabricados? Procuro há um mês aqui em Brasília e confesso: tarefa impossível. Tentei também encontar um eixo de Band: não achei nem mesmo a carcaça.
5) Vi em uma Band um sistema de transmissão com cruzetas, no lugar das homocinéticas. É original? Mais resistente? Não dá problema de desgaste prematuro em função da excessiva exposição ao barro e poeira? É adaptável em Dana 44?
[]'s tentando abraçar um Dana 44... :-D
Renato
Especificamente a adaptação do eixo Rural Dana44 com todos os suportes para o sistema de suspenção do Engesa, normalmente é feita localmente por um serralheiro com um pouco de habilidade para copiar as peças com precisão. O kit dos semi-eixos dianteiros para homcinética da Toyota custa R$ 1250,00 a prazo + as homocinéticas, que não estão inclusas.
Quanto ao freio a disco, estava me referindo as diversas opções de disco disconível para o Jeep ou Rural ou F75 que são iguasi entre sí e são oferecidos por SBD, ou Berga ou etc.....preços ai ja não tenho mas pergunte ao Giovanni, ele estava revendeno os kits do Berga ( aquele com duas pinças).
Eu particularmente gosto de um disco de mercado, que é barato e feito em massa. Um disco muito funcional é o da F1000 4x4, ventilado, barato e facil de arrumar. Ai vai uma pinça de Opala mesmo, se faz quatro calços para alargá-la e um suporte em chapa de aço. Precisa pouca usinagem e fica bom.
A adaptação do eixo é feita com certa frequencia pela JeepSul(051-3365-8822). Procura na net. O André (mui amigo) de repente tem até ja um eixo pronto ou voce manda um para ele e ele faz as modificações necessárias, sei lá. Ta´a dica, basta soltar a grana :twisted: .
Renato,
Na minha Camper troquei o Dana 30 original pelo Dana 44 do Troller moderno (2002 em diante).
Recomendo, pois além de ser 44 e ter variedade de relações no mercado (qualquer relação de Jeep, Rural, Maverick, Galaxie etc. vc pode usar) tem o grande lance de usar homocinéticas (de Band) e vir com freio decente, diferentemente do original Engesa/Camper.
TcheRenato
30/11/2005, 12:03
Concordo contigo, Gustavo. Realmente o Dana 44 do Troller viria muito bem a calhar, mas aqui por Brasília é 99% certo que não vou acha-lo. Só por curiosidade, quanto pagastes pelo teu? Veio completo? Como relamente eu não estou preocupado com relação coroa/pinhão, eu dava preferência para um diferencial de Band, pois já tem as homocinéticas mais reforçadas, mas nem na autorizada em Goiânia eu encontrei. Alguém tem alguma dica de um eixo de Band completo aí por Sampa?
[]'s
Paguei 4 paus :dance: pelos dois eixos, completos, em São Paulo.
Mas isso foi há um ano.
Hoje, pedem por volta de 7 paus :pensativo: os dois eixos.