Ver Versão Completa : Preciso de ajuda!!!!!! Ranger aquecendo muito!!!!!
sagatiba
07/08/2013, 10:48
Senhores,
Preciso de ajuda, viajei no ultimo fim de semana para o interior da Bahia, uma distancia de 150km, a ida foi uma maravilha a +-110km/h mas na volta como estava com um pouco de pressa e a pista estava livre pisei fundo na viatura 150km/h com ar ligado, quando de repente percebi ela perdendo força, imediatamente verifiquei o painel e vi que a temperatura estava no canto vermelho, imediatamente parei e esperei esfriar, dei continuidade a viagem e mal andei 5 km e ela aqueceu novamente e parei novamente e foi assim por todo caminho, percebi também que o reservatório do radiador estava borbulhando mesmo com o carro frio. Já tirei a válvula termostática, fiz limpeza de radiador e continua a mesma coisa. Alguém sabe o que pode ser?
Pedro Eduardo Patussi
07/08/2013, 11:17
verifica tds mangueiras e radiador.....
inclusive reservatorio e tampa de vedação do reservatorio...provavelmente ta tendo entrada de ar no sistema...
sagatiba
07/08/2013, 12:45
Já varetei o radiador e fiz limpeza geral do sistema. O que não entendo é o carro frio e o reservatorio borbulhando.
Imperador!
07/08/2013, 13:24
Carro frio com reservatório borbulhando só significa uma coisa: ou junta do cabeçote queimada ou escapamento de compressão dos pistões para as galerias de água do cabeçote. De qualquer jeito, tem que desmontar.
Sagatiba, pode ser o que falou o imperador para ter certeza que é junta verifique o óleo do motor se estiver leiotoso é junta, mas pode ser a bomba dágua ja tive este problema, em Salvador tem a qualicar o carlinhos conhece bem destes motores é ex-indiana ele é quem mexe na minha inclusive troquei o motor semana passada com ele o meu antigo deu pau no guia da corrente de transmissão e eu tinha uma reserva zero, como já tinha rodado 300.000 resolvi colocar o novo, fone da QUALICAR 71-34317826
Daniel.Shimomoto
07/08/2013, 14:28
Carro frio com reservatório borbulhando só significa uma coisa: ou junta do cabeçote queimada ou escapamento de compressão dos pistões para as galerias de água do cabeçote. De qualquer jeito, tem que desmontar.
x2!!!!!
Cabeçote trincado, junta queimada, ou tudo junto. Se a água está sumindo misteriosamente e não está indo para o óleo, pode ser que ela esteja fugindo pelo escapamento. Já vi isso acontecer num trator Ford 6610 com motor Ford FTO4.4 (o mesmo da F-4000 motor Ford). A água sumia do radiador e não aparecia em lugar algum. Até o dia que o problema acentuou drasticamente e ficou visivel a água no escapamento.
De todo jeito, a termostática só faz o problema desaparecer se ela é a responsável pelo problema de aquecimento (travar fechada). Caso contrário, sua remoção é prejudicial.
Abraços!
EDIT: Vendo que sua Ranger é a 3.0, é provavel estarmos falando de problemas de cabeçote mesmo. Esse cabeçote tem um local crônico de trincas e quem solda cabeçote de alumínio sabe dizer direitinho o local.
Seja como for, cuide para quem retirar o cabeçote o faça com bastante carinho e cuidado e tenha bastante pratica na remoção dos bicos injetores a fim de preservar-los e você poder reaproveitar.
Guto F-1000
07/08/2013, 15:58
Minha Ex F1000 uma vez aconteceu isso, já tinha pensado em trinca do cabeçote ou furo na camisa, ainda bem que meu mecanico é honesto, a bomba dagua travou e o suspiro dela estava entupido, jogando agua pra dentro do motor,só troquei o oleo e a bomba não gastei nem R$400,00.
sagatiba
07/08/2013, 20:46
Já verifiquei o óleo e está normal, não percebi a água sumir, mas percebi os mangotes bem pressurizados, a força e o barulho dela está normal também, o problema é a temperatura que vai pro canto rápido. A bomba d'agua coloquei nova em dezembro/12, mas mesmo assim como faço pra testar a bomba d'agua?
Olá a todos
Eu estava com esse problema da agua sumir e aquecer o motor, no meu caso foi a pastilha do bloco, troquei e usei só fluido, fica quase 1 ano sem abaixar o nível agora. Vc pode observar elas nas laterais do motor se esta umidas, n vai pingar pq o calor do motor evapora, Mas se perdeu potência... queimou a junta do cabeçote.
Espero estar errado e desejo-lhe sorte
NGDaniel
07/08/2013, 21:33
Senhores,
Preciso de ajuda, viajei no ultimo fim de semana para o interior da Bahia, uma distancia de 150km, a ida foi uma maravilha a +-110km/h mas na volta como estava com um pouco de pressa e a pista estava livre pisei fundo na viatura 150km/h com ar ligado, quando de repente percebi ela perdendo força, imediatamente verifiquei o painel e vi que a temperatura estava no canto vermelho, imediatamente parei e esperei esfriar, dei continuidade a viagem e mal andei 5 km e ela aqueceu novamente e parei novamente e foi assim por todo caminho, percebi também que o reservatório do radiador estava borbulhando mesmo com o carro frio. Já tirei a válvula termostática, fiz limpeza de radiador e continua a mesma coisa. Alguém sabe o que pode ser?
Verifique a bomba d´agua.
sagatiba
08/08/2013, 07:32
Como faço pra testar se a bomba d'agua está jogando água suficiente para o motor?
Daniel.Shimomoto
08/08/2013, 07:50
Em alguns carros, retirando a termostática.
Você retira a termostática e a bomba dágua trabalha com menos esforço. E ai o motor que ferve a todo instante, simplesmente para de ferver e não esquenta. Esse teste é relativamente comum e o motor não deve esquentar. Por isso que mecanico menos esclarecido simplesmente arranca a válvula termostática quando o veiculo começa a ferver, do nada.
Agora se você mencionou que o sistema está borbulhante, mesmo com o motor frio (e essas bolhas são muitas), e o motor superaquece, pode ser junta do cabeçote e ai o motor acaba mandando compressão para o sistema de arrefecimento.
Abraços
Imperador!
08/08/2013, 10:39
Pessoal, a Ranger com bomba dágua quebrada só aquece em alto esforço (marcha reduzida) ou condução acima de 120km/h.
A bomba dágua pode estar até desgastada e ser o caso de troca, mas 100% de certeza que ela não tem nenhuma relação com o aquecimento do veículo, mangueiras pressurizadas e borbulhas no reservatório.
E outra, pra você estar com o carro com força e desempenho aparentemente normal, acredito que seja escapamento de compressão do cilindro mesmo, como ocorreu já comigo com minha atual Ranger.
Meu relato foi feito no fórum, mas não estou encontrando. Na época gastei R$ 2.500,00 entre retífica, troca de válvulas, retentores, juntas e mão-de-obra. A única coisa que não botei novo e original no cabeçote foram os bicos que saíram perfeitos :euforico:
Guto F-1000
08/08/2013, 11:23
Em menos de um ano 2 bombas dagua da F1000 foram pro brejo isso que foram originais MWM. A Sillverado do meu Véio tb estava borbulhando, ele não me deu atenção, retirou o cabeçote, trocou as juntas, e continuou o problema, resultado, bomba da gua denovo, hehehe.
Douglas Souza
08/08/2013, 12:22
tive problema semelhante, e estava entrando ar pela conexão da mangueira de agua com o sistema de ar quente interno do veiculo., mas a minha não borbulhava. Experimenta liga ela fria com a tampa do reservatório de agua aberta para ver se é junta de cabeçote.
sagatiba
08/08/2013, 14:30
Se for detectado um problema no cabeçote que possa ser retificado, por mais bem feito que seja o trabalho o motor volta a funcionar como antes e com confiabilidade? Alguém já teve essa experinência?
Imperador!
09/08/2013, 18:09
Se for detectado um problema no cabeçote que possa ser retificado, por mais bem feito que seja o trabalho o motor volta a funcionar como antes e com confiabilidade? Alguém já teve essa experinência?
Se a retífica for bem feita, com peças originais e com mecânico bom, fica exatamente como novo.
Fiz o este serviço de retífica na minha Ranger há 50.000km e até hoje está perfeita.
Daniel.Shimomoto
09/08/2013, 21:54
X2 no Imperador! !!!!!!!!
Tranquilissimo! Se o mecanico/retifica que fizer o serviço deixar o cabeçote sem trincas e, mais do que tudo, proceder o correto assentamento de válvulas correto, o motor volta a ser um motor novo novamente!
Grande Abraço
Imperador!
10/08/2013, 11:25
E acrescentando.. vejam que a minha tá reprogramada (235cv - isso depois da retífica) e não ando aliviando o pé em estrada não...
NGDaniel
11/08/2013, 18:39
Pessoal, a Ranger com bomba dágua quebrada só aquece em alto esforço (marcha reduzida) ou condução acima de 120km/h.
x2... bomba d´agua so aquece em 5a marcha a mais de 120...
sagatiba
12/08/2013, 07:50
Pessoal,
Sábado levei a viatura para avaliação nos mecânicos da região. 1°(ex-concessionaria) Detectou que a junta estava queimada e o valor seria R$800,00 só da mão a obra de retirar e montar o cabeçote. 2°(Desconhecido) Detectou que a junta estava queimada e o valor seria R$300,00 só da mão o obra de retirar e montar o cabeçote. 3°(ex-concessionaria só trabalha com ranger) Detectou que a junta estava queimada e o valor seria R$650,00 só da mão de obra de retirar e montar o cabeçote.
Conclusão: Vou relizar com o terceiro mecânico o qual passou mais confiança. Mas uma dúvida ainda ficou no ar, se a bomba d’água está boa, a embreagem viscosa funcionando normalmente, radiador estava limpo e com água, e o sistema sem válvula termostática como queimou a junta do cabeçote?
lincolnjb
12/08/2013, 08:38
Já varetei o radiador e fiz limpeza geral do sistema. O que não entendo é o carro frio e o reservatorio borbulhando.
Pode mandar desmontar pois tem compressão do motor indo parar no sistema de arrefecimento (como citado pelo amigo Imperador). Vamos pensar positivo e acreditar que o problema é so de junta mesmo.
Abraços
Pessoal,
Sábado levei a viatura para avaliação nos mecânicos da região. 1°(ex-concessionaria) Detectou que a junta estava queimada e o valor seria R$800,00 só da mão a obra de retirar e montar o cabeçote. 2°(Desconhecido) Detectou que a junta estava queimada e o valor seria R$300,00 só da mão o obra de retirar e montar o cabeçote. 3°(ex-concessionaria só trabalha com ranger) Detectou que a junta estava queimada e o valor seria R$650,00 só da mão de obra de retirar e montar o cabeçote.
Conclusão: Vou relizar com o terceiro mecânico o qual passou mais confiança. Mas uma dúvida ainda ficou no ar, se a bomba d’água está boa, a embreagem viscosa funcionando normalmente, radiador estava limpo e com água, e o sistema sem válvula termostática como queimou a junta do cabeçote?
E ai Sagatiba esteve no Carlinhos? para saber se a bomba ta jogando agua é só retirar a mangueira que joga a agua para o aquecedor de ar quente fica no fundo motor é esta do tubo que sai de cima da bomba e tem um suporte para tirar o motor junto corre o tubo do vácuo .
sagatiba
12/08/2013, 10:40
PAPA,
Antes de mais nada, eu quero te agradecer pela sua atenção, mas não deu pra ir lá no carlinhos,pois o sábado foi muito corrido e acabei fechando com o Paulo que tem uma oficina lá em Paripe, ele só trabalha com ranger, inclusive quando cheguei lá tinha 5 na fila ele vai pegar a minha depois de amanhã.
abraço!!!
PAPA,
Antes de mais nada, eu quero te agradecer pela sua atenção, mas não deu pra ir lá no carlinhos,pois o sábado foi muito corrido e acabei fechando com o Paulo que tem uma oficina lá em Paripe, ele só trabalha com ranger, inclusive quando cheguei lá tinha 5 na fila ele vai pegar a minha depois de amanhã.
abraço!!!
É o Paulo Nicodemus? já ouvi falar dele.
sagatiba
12/08/2013, 11:03
É o Paulo Nicodemus? já ouvi falar dele.
O sobrenome dele eu não sei, mas devia ser ranger, rsrsrsr. Tinha um monte de ranger lá, algumas prontas e outras aprontando. Sei que ele trabalhou na ford por muito tempo e alguns amigos me recomendou, vamos ver se é isso tudo mesmo.
É isso tenho informação de uma Paulo Nicodemus de Paripe que manja muito de sacar bicos de Ranger encravados, depois de noticias do resultado de seu serviço.
Douglas Souza
12/08/2013, 12:01
Vai pelo conselho do PAPA, vai num cara que saiba tirar os bicos, se levar na concessionaria vão condenar tudo seus bicos, ai a coisa vai pegar em R$! Abraço
sagatiba
13/08/2013, 07:04
Uma dúvida ainda ficou no ar, se a bomba d’água está boa, a embreagem viscosa funcionando normalmente, radiador estava limpo e com água, e o sistema sem válvula termostática como queimou a junta do cabeçote?
Imperador!
13/08/2013, 08:45
Uma dúvida ainda ficou no ar, se a bomba d’água está boa, a embreagem viscosa funcionando normalmente, radiador estava limpo e com água, e o sistema sem válvula termostática como queimou a junta do cabeçote?
Possivelmente por estar sem VT.
A VT as pessoas se confundem não serve apenas para controlar a passagem de água conforme determinada temperatura. Ela serve também para controlar a vazão de água. Se não há esse controle de vazão, pode passar água demais ou de menos.
lincolnjb
14/08/2013, 09:11
A VT as pessoas se confundem não serve apenas para controlar a passagem de água conforme determinada temperatura. Ela serve também para controlar a vazão de água. Se não há esse controle de vazão, pode passar água demais ou de menos.
Se tirou a válvula termostática é porque tava aquecendo não é? Se tava aquecendo pode muito bem ter afetado todo vedamento do motor. Inclusive as juntas.
abraços
Pequeno jr
14/08/2013, 11:38
além disso, se ela estava sem a VT, poderia estar mascarando um problema. O cabeçote já poderia estar com algum problema anterior e deixaram sem a VT. (suposição)
sagatiba
14/08/2013, 14:29
Pessoal,
Quando ela aqueceu na estrada, eu parei e retirei a VT e continuei a viajem e ela continuou esquentando.
Daniel.Shimomoto
14/08/2013, 18:55
Pessoal,
Quando ela aqueceu na estrada, eu parei e retirei a VT e continuei a viajem e ela continuou esquentando.
Que jeito você tirou a VT? Quebrou ela? Porque ela e a tubulação que sai do motor é uma peça única.
ABs!
miguelcps
14/08/2013, 19:31
Que jeito você tirou a VT? Quebrou ela? Porque ela e a tubulação que sai do motor é uma peça única.
ABs!
Isto eu sei, pois fiz na minha 06 para facilitar a limpeza do sistema que qdo comprei estava muito sujo, após retirar a tampa, basta empurra-la pra baixo e rodar que ela desencaixa da carcaça e sai apenas a Valvula Termostatica.
lincolnjb
15/08/2013, 05:12
ABs!
Ela sai sim..... mas tem que ter as manhas..... né Miguel?????
sagatiba
15/08/2013, 16:54
ABs!
Eu tirei aqueles dois parafusos de 10mm e cortei as molas com um alicate e ela começou a desmontar, ficou somente uma haste metálica parecido com um palito de dente onde a válvula ficava presa.
Daniel.Shimomoto
15/08/2013, 20:19
Sagatiba;
Entendi! Imaginei que tivesse quebrado ela mesmo! Porque eu também nao sabia que ela era removivel. Achei que só quebrando.
Agora, se ela esta esquentando, dê uma olhada na bomba de água e na junta do cabeçote.
Abs!!!
sagatiba
15/08/2013, 21:08
Coloquei hoje na oficina de Paulo Nicodemus, ele é bem falado aqui em salvador, ele vai tirar o cabeçote, parece que a junta está queimada, ele está tirando os bicos(problemáticos) já tirou 2,estou torcendo pra sair o resto. Posto mais noticias assim que tiver.
Pequeno jr
16/08/2013, 18:15
Coloquei hoje na oficina de Paulo Nicodemus, ele é bem falado aqui em salvador, ele vai tirar o cabeçote, parece que a junta está queimada, ele está tirando os bicos(problemáticos) já tirou 2,estou torcendo pra sair o resto. Posto mais noticias assim que tiver.
Boa sorte Sagatiba.
Na torcida de ser besteira.
sagatiba
19/08/2013, 13:46
Boa sorte Sagatiba.
Na torcida de ser besteira.
Foi besteira não pequeno jr. O cabeçote da ranger normalmente tem uma altura que varia de 125,900mm a 126,100mm. O cabeçote da minha já está com 126,000 e com empeno de 000,150mm. Resumindo: O cabeçote está condenado, não pode ser retificado senão ficaria com 125,850mm, agora tenho que providenciar um cabeçote.
sagatiba
20/08/2013, 07:39
Sagatiba, pode ser o que falou o imperador para ter certeza que é junta verifique o óleo do motor se estiver leiotoso é junta, mas pode ser a bomba dágua ja tive este problema, em Salvador tem a qualicar o carlinhos conhece bem destes motores é ex-indiana ele é quem mexe na minha inclusive troquei o motor semana passada com ele o meu antigo deu pau no guia da corrente de transmissão e eu tinha uma reserva zero, como já tinha rodado 300.000 resolvi colocar o novo, fone da QUALICAR 71-34317826
PAPA,
Você vai fazer o que com o motor que retirou?
PAPA,
Você vai fazer o que com o motor que retirou?
Sagatiba estou levando o cabeçote para o Paulo retirar um bico que esta cravado, depois vou remontar e deixar na reserva, por agora não penso em vender mas acho que o Carlinhos da Qualicar pode te arranjar um cabeçote.
Agora tem o seguinte: existem juntas de cabeçote de varias alturas segundo li em um manual técnico, será que uma junta mais incorpada não salva este cabeçote?
sagatiba
20/08/2013, 09:58
PAPA,
O cabeçote já está na tolerancia minima se for compensar na junta vai ficar fraca demais.
PAPA,
O cabeçote já está na tolerancia minima se for compensar na junta vai ficar fraca demais.
Rapaz depende quanto custa um cabeçote, se ficar fraca coloca um chip acho que fica mais em conta se bem que tem de levar em conta a retifica enfim analise os custos.
sagatiba
20/08/2013, 16:47
PAPA,
Um cabeçote usado está em torno de R$1800 a R$2000. Eu acho que se colocar chip com o cabeçote "meia boca" vai ficar um négocio armengado rsrs.
sagatiba
20/08/2013, 17:03
427215427218427221427226
Está é a situação do cabeçote da minha ranger, fora o empeno que tem
Daniel.Shimomoto
20/08/2013, 22:13
427218
Está é a situação do cabeçote da minha ranger, fora o empeno que tem
Parece corrosão galvanica. A água do sistema de arrefecimento tinha aditivo?
Outra coisa, parece que havia perda de água pelo sistema de escapamento. É impressão minha ou tem uma válvula com marca de ferrugem na foto que deixei na sua citação?
Não tem jeito não, tem que trocar, independente do empeno.
Abs!!!
sagatiba
20/08/2013, 22:26
Outra coisa, parece que havia perda de água pelo sistema de escapamento. É impressão minha ou tem uma válvula com marca de ferrugem na foto que deixei na sua citação?
Abs!!!
Daniel,
Acho que o ultimo dono não ligava pra nada, quando comprei a 9 meses atrás, a água do reservatório estava sem aditivo e não sei se estava assim há tempos, quando comprei coloquei logo o aditivo, o que deve ter agravado a situação.
sagatiba
20/08/2013, 22:30
Abs!!!
Daniel,
Completando, a válvula estava mesmo enferrujada, devia está passando água pro cilindro e talvez influenciando no rendimento
Rapaz este cabeçote foi roido pelo ratão e pela água clorada com certeza, não tinha jeito não a água tava entrando no cilindro, ainda bem que vç levou logo ao mecanico podia acabar com o motor em um calço hidraulico, eu só uso água de chuva com aditivo no sistema, vou postar as fotos do estado do meu cabeçote que tirei do motor velho que troquei porque quebrou o guia da corrente de transmissão, alias já que esta com o motor parado é melhor avaliar o sistema de transmissão e se pudre tirar a caixa e fazer o isolamento com silicone conforme matéria já citada aqui no forum para evitar o defeito de penetração de água atraz da caixa de transmissão.
Pessoal como não entendo muito quero tirar uma duvida. Eu posso misturar o aditivo do sistema de arrefecimento? Sempre que eu faço revisão os caras enchem até a boca, passando muito da marca indicada. E estava olhando e esta abaixo do mínimo. Quero saber se posso completar com outro de qualquer marca?
Daniel.Shimomoto
21/08/2013, 11:16
Daniel,
Completando, a válvula estava mesmo enferrujada, devia está passando água pro cilindro e talvez influenciando no rendimento
Sagatiba;
A água sai pelo escapamento e vai esvaziando o sistema de arrefecimento e você caça, caça e caça e não acha qualquer furo porque ela sai na forma de vapor. E ao mesmo tempo não desce água para o óleo.
Só quando a sangria de água para o cilindro é muito grande que ai vê-se a água saindo pelo escape. Vivi isso em um Ford FTO4.4L de um trator que tive.
Abs!!!
Pessoal como não entendo muito quero tirar uma duvida. Eu posso misturar o aditivo do sistema de arrefecimento? Sempre que eu faço revisão os caras enchem até a boca, passando muito da marca indicada. E estava olhando e esta abaixo do mínimo. Quero saber se posso completar com outro de qualquer marca?
É sempre bom colocar água desmineralizada e sem cloro, tipo água de chuva limpa que é a melhor, e o mesmo aditivo, não é bom misturar aditivos acho que seu caso é bom completar com água e pesquisar porque esta baixando.
Daniel.Shimomoto
21/08/2013, 15:30
É sempre bom colocar água desmineralizada e sem cloro, tipo água de chuva limpa que é a melhor, e o mesmo aditivo, não é bom misturar aditivos acho que seu caso é bom completar com água e pesquisar porque esta baixando.
Não é só a agua clorada que causa corrosão. A estática formada pelo movimento das peças moveis e a água em circulação formam a chamada "corrosão galvânica", venenosíssima para cabeçotes e em alguns casos, até camisas.
Os primeiros MWM D-229 sofreram demais com esse problema. Simplesmente desaparecia água, misturava com o óleo e na verificação de compressão do motor, cabeçote e válvulas estava tudo aparentemente em ordem. O problema é que essa corrosão furava a camisa e a contaminava com água e só a desmontagem completa do motor era capaz de achar o problema. A solução desse problema é o fluido anticorrosivo da MWM, vendido em qualquer loja e deve ser adicionado na água (1L serve para 30L de água)
O correto mesmo é a adição de 50% de aditivo e 50% de água desmineralizada. E nunca mudar a marca.
No caso da Ford, os sistemas com fluido vermelho são iguais ao Havoline XLC. E o azul (Ranger), o Wurth AZUL!!!!
Abraços
Beleza pessoal. Obrigado pela explicação. Vou procurar esse da Wurth (azul), e procurar saber pq esta sumindo o liquido.
sagatiba
05/09/2013, 21:53
Pessoal,
Peguei a viatura hoje na oficina, andei uns 20 km até minha casa e ela está ótima,temperatura no meio do marcador,fumaçando menos,mais silenciosa e acho que até mais disposta.Só que percebi que antes do reparo ela fazia aquele barulho "show" parecendo motor de carreta e agora esse barulho sumiu só escuto o assobio da turbina. O mecânico disse que não fez nada além do serviço do cabeçote, Alguém sabe o porquê ?
Rodrigo Wolpert
09/09/2013, 18:10
Pessoal,
Peguei a viatura hoje na oficina, andei uns 20 km até minha casa e ela está ótima,temperatura no meio do marcador,fumaçando menos,mais silenciosa e acho que até mais disposta.Só que percebi que antes do reparo ela fazia aquele barulho "show" parecendo motor de carreta e agora esse barulho sumiu só escuto o assobio da turbina. O mecânico disse que não fez nada além do serviço do cabeçote, Alguém sabe o porquê ?
Sagatiba, se a Ranger está aquecendo menos, já que o problema do cabeçote foi resolvido, então o ventilador deve permanecer inativo por mais tempo, logo, aquele barulho bruto que o motor faz quando o acoplamento viscoso coloca o ventilador pra girar deve sumir.
Aproveitando, acompanhei a informação que postou sobre a recuperação do cabeçote, e estou curioso, ficou bom, 100%? A Ranger voltou a ser o que era antes de apresentar o problema?
sagatiba
10/09/2013, 16:41
Sagatiba, se a Ranger está aquecendo menos, já que o problema do cabeçote foi resolvido, então o ventilador deve permanecer inativo por mais tempo, logo, aquele barulho bruto que o motor faz quando o acoplamento viscoso coloca o ventilador pra girar deve sumir.
Aproveitando, acompanhei a informação que postou sobre a recuperação do cabeçote, e estou curioso, ficou bom, 100%? A Ranger voltou a ser o que era antes de apresentar o problema?
Rodrigo,
Minha ranger fazia aquele barulho o tempo todo, ou seja, fria ou quente era aquele barulho de scania rsrsrs, depois do serviço o barulho sumiu, quem gostou foi a patroa, pq o carro ficou mais silencioso.
Quanto ao cabeçote, ficou show de bola, fumaçando menos,mais silenciosa e acho que até mais disposta, mas pra minha tristeza depois de tudo pronto, o primeiro cilindro começou a minar agua no "pé do bico", mas não alterou em nada no carro, só tinha que ficar esperto no nivel da água.Fui ao cara da retifica hj e retiramos o bico e vimos um buraquinho minusculo no cabeçote, perto do acentamento da arruela do bico, colocamos Silicone Alta Resistencia Preto 598 Loctite no corpo do bico, montamos deixamos secar por 1 hora. Peguei estrada com a viatura, andei uns 50km e está sem vazamento, se continuar assim eu me dei bem rsrsrsr.
Cachoeira
10/09/2013, 18:09
Não é só a agua clorada que causa corrosão. A estática formada pelo movimento das peças moveis e a água em circulação formam a chamada "corrosão galvânica", venenosíssima para cabeçotes e em alguns casos, até camisas.
Os primeiros MWM D-229 sofreram demais com esse problema. Simplesmente desaparecia água, misturava com o óleo e na verificação de compressão do motor, cabeçote e válvulas estava tudo aparentemente em ordem. O problema é que essa corrosão furava a camisa e a contaminava com água e só a desmontagem completa do motor era capaz de achar o problema. A solução desse problema é o fluido anticorrosivo da MWM, vendido em qualquer loja e deve ser adicionado na água (1L serve para 30L de água)
O correto mesmo é a adição de 50% de aditivo e 50% de água desmineralizada. E nunca mudar a marca.
No caso da Ford, os sistemas com fluido vermelho são iguais ao Havoline XLC. E o azul (Ranger), o Wurth AZUL!!!!
Abraços
Oi pessoal,
Depois de 3 anos de uso, troquei o fluido de arrefecimento de minha ranger 3.0 09/10. Foi feito em 4 partes:
-drenagem do bloco
-drenagem do reservatorio
-drenagem do radiador
-drenagem na mangueiras do ar quente.
Já que foi tudo drenado e limpo, resolvi colocar o fluido cor de rosa que vem em galão de 5 litros com rótulo da própria MWM já diluído (e não aquele esverdeado que vem de fábrica). Pretendo utilizar de agora para frente somente este da MWM (adequado ao bloco de alumínio). Vocês veem algum problema nesse procedimento?
Sds.
Lanfredi
10/09/2013, 20:43
Boa noite amigo. Te garanto que seu problema é a Bomba Dágua. Já tive esse problema com esse motor e quebrei a cabeça até descobrir. O rotor da bomba se solta do eixo. Ou seja, ele não roda e não faz a água circular... Boa sorte !!!
sagatiba
11/09/2013, 22:21
Boa noite amigo. Te garanto que seu problema é a Bomba Dágua. Já tive esse problema com esse motor e quebrei a cabeça até descobrir. O rotor da bomba se solta do eixo. Ou seja, ele não roda e não faz a água circular... Boa sorte !!!
Lanfredi,
Leia todo o post e vc vai ver o que aconteceu, de repente até aprende mais sobre ranger.
abraço