PDA

Ver Versão Completa : Suzuki Vitara 93 Automático - Jaspion

tjflorindo
07/08/2013, 10:29
Apresentando meu brinquedo...

Depois de tanto procurar, encontrei a viatura em Campo Grande, comprei em Novembro/2011.
Fiz um rolo em um Honda Fit que tinha, ficando com apenas ele pra trabalho e passeio...
Sou o terceiro dono da criança, estava toda emporcalhada, encostada a quase 6 meses, com problemas na parte elétrica e um tramboio de 2 cilindros de gás natural no pequeno porta mala...

Segue a foto dele da forma que comprei...

tjflorindo
07/08/2013, 11:10
Dias depois com a viatura já em casa, primeira diversão: desmontar inteiro, lavar, fazer um sistema de isolamento térmico e acústico e montar novamente....
Ladainha foi pra arrancar os cilindros de gás natural sozinho, nada que um anos de rapel e algumas corrediças não resolveram...
Depois de desmontando, lavei inteiro, isolei e troquei a lata de um ponto de ferrugem que tinha atrás do banco do motorista, pintei todo o assoalho com zarcão, com 4 mãos, fazendo uma camada de mais de 0,5 cm.
Depois colei uma camada de uma lona isolante, usada em cobertura de casa, em todo o assoalho como nas laterais do carro. Por cima, coloquei uma manta de feltro de 1 cm, colando também no interior das portas e laterais do carro e por cima de tudo isso, o tapete original do carro....ficou espetacular.

HERICK
07/08/2013, 12:35
Parabéns pela Viatura! já tive um Vitarinha e sei o quanto esse Jipinho é forte, só me deu alegrias, passeava aonde os grandes não chegavam, um forte abraço e Boa Sorte!:palmas:

RMORELLI
07/08/2013, 16:35
Meu amigo, parabéns por sua viatura, também acabei de comprar um vitarinha, queria canvas mas meu dinheiro não dava, agora é esperar e desmontar para arrumar.

Abraços

Rodrigo

tjflorindo
07/08/2013, 18:05
Hoje ele ta bemmm diferente dessas fotos...vou tentar ir todo dia postando, até chegar na forma que ele está hoje!! vai um bom tempo.....rsrsrs

tjflorindo
07/08/2013, 18:21
Depois de montado a viatura, chegou a hora de dar um trato na lataria.
A pintura dele tava bem judiada, principalmente no capô. Na traseira tinha uma parte descascada também. Pensei em pintar, mas o custo em relação ao fato de colocar ele na trilha e arranhar tudo novamente, acabou me desanimando. Acabei comprando o adesivo para envelopar pelo Mercado Livre e empreitei para um rapaz "colar" pra mim.

Segue a foto da viatura envelopada....

F. Oliveira
07/08/2013, 18:23
Só de ver essa trabalheira, já fico cansado...ademais, não tenho destreza pra tanto. :-(

F. Oliveira
07/08/2013, 18:27
Aaaahhhh...mas foi recompensador e muito!

Caio Tessa
07/08/2013, 23:51
E ae TJ blz? Como está a vitarinha, ja testou depois dos novos up-grades?

Abraço

tjflorindo
08/08/2013, 09:21
Fala Caio, blz?
Peguei ele essa semana, só dei um "rolé" na cidade com ele....o pior, nos próximos 3 fins de semana, vou estar viajando...:(
No barro mesmo pelo jeito, só em setembro....mas a viatura ta animal...

tjflorindo
08/08/2013, 09:26
F. Oliveira, com certeza deu trabalho! Mas é muito compensador!! :)

tjflorindo
08/08/2013, 09:37
Vamos lá....continuando o processo evolutivo....
Um dia encontrei no Rolo4x4 um camarada de Jaraguá do Sul vendendo, parachoques de aço, guincho, estribos, peito de aço, proteção tanque, proteção de cambio e uns farois auxiliares...comprei depois de uma longa negociação e duas semanas depois já estavam instalados.

Troquei os amortecedores traseiros pelos Turbogás da Suprema! Carro ficou infinitamente mais estável.

Montei o som: pra que gosta de um som de qualidade, isso merece atenção, isolei os auto-falantes do painel, utilizei um Kit duas vias de 5" da MTX que tinha em casa, gera 200 wts RMS. Coube como uma luva no lugar dos auto-falantes laterais, instalei o crossver junto e o twitter na lateral tmb, só que alto, um pouco acima da altura do ouvido. Pra completar, uma caixinha selada de 12" 250 rms... tudo empurrado por um módulo de 1.200 rms...que até agora não achei um lugar fixo pra ele...

Abaixo foto do Jaspion já com os acessórios novos instalados...

tjflorindo
08/08/2013, 09:40
Na trilha desse dia, as rodas livres automáticas não acionaram! PQP!!!! tive que sair da valeta arrastado...
No outro dia comprei um para de rodas livres manuais da AVM....instaladas, acabou o problema!

tjflorindo
08/08/2013, 11:21
Próximo upgrade foi a capota do bixo...até pensei em comprar uma capota rígida, mas, juntando o fato da dificuldade em achar uma, e a esportividade da capota de lona, optei pela de lona.

Comprei por um bom preço de um vendedor no Ebay, de Los Angeles, ela com as janelas escuras. Chegou incrivelmente em uma semana. Capota + frete + imposto: + ou - R$ 500,00 e de ótima qualidade, preço bem inferior aos que encontrei por aqui.

Abaixo segue foto do modelo da capota..

Caio Tessa
08/08/2013, 12:27
Opa, blz ! Eita, mas pelo menos agora ja está andando né !? kkk. Não quero atropelar o seu ''passo a passo'' aqui no tópico. Mas depois diz sobre a x-crawler. Como ficou a reduzida..

Abraço

Juliano Nitsch
08/08/2013, 12:37
Bacana, vou acompanhar o tópico. Estou na mesma empreitada. O meu é um Metal 94. Ate mais.

tjflorindo
08/08/2013, 12:54
Opa, blz ! Eita, mas pelo menos agora ja está andando né !? kkk. Não quero atropelar o seu ''passo a passo'' aqui no tópico. Mas depois diz sobre a x-crawler. Como ficou a reduzida..

Abraço
Fica tranquilo meu velho...
Quase não tive tempo pra andar com ele, trabalhando de dia, dando aula a noite, não sobrou tempo ainda....mas, dei uma rodada na terra reduzido pra ver....primeiras impressões: tive impressão que as engrenagens casaram melhor que as originais, não gerou nenhum ruido.....o cambio travado em primeira, com o motor cheio, o velocimentro praticamente não mecheu.....vc chega na curva de torque maximo muito rapido!! Em 3º, com o motor cheio, deu aproximadamente 25 km/h.
Só vou ter que ir testando aos poucos, os pneus que montei, dão muita aderencia, aliado com muita redução, se forçar muito, imagino que alguma coisa não vai aguentar...
Em breve vou fazer um vídeo dela em ação e posto aqui, a primeira impressão foi ótima!

tjflorindo
08/08/2013, 13:10
Em Novembro do ano passado, com um ano com a viatura, algumas trilhas nas costas, chegou o momento que tinha que decidir se "brutalizava" ele ou partia para uma viatura maior. Se fosse pra outra, seria troller 2005 ou 2009, mas o custo da viatura, preparações e principalmente do seguro (moro a 100 km do Paraguai) invibializava qualquer investimento. Acabei decidindo investir na viatura, ela merecia.

A primeira questão era a partida, ja vinha a uns dois meses que devido a uma parte da cremalheira gasta, falhava ao dar a partida. Outra coisa era o comutador, deu problema com o antigo dono e ele adaptou em um botão. Comprei o comutador na Traçado4x4, cremalheira nova na Suzucar, bendix novo, bateria nova no Paraguai, refiz o alternador e revisei o motor de arranque........

Partida ficou 100%

tjflorindo
08/08/2013, 13:11
Valeu Juliano! Fiz muita coisa nele, mas tudo estudado e planejado antes de executar....ainda falta uns projetos, mas em breve ponho em prática!

tjflorindo
08/08/2013, 13:33
Na minha região, reinam os Willys, F-75, Rural com motores 2.8 mwm. Alguns Javali bem preparados, bands, algumas SW-4, poucos Trollers. Não conheço nenhum outro colega com um Japa...nem Vitara nem Samurai. Isso me motivou pra fazer uma viatura diferente.
Temos uma boa oficina aqui, mas, trabalham em dois irmãos apenas, e trabalham muito bem em qualquer adaptação, problema: muito jipe pra pouco mecânico...demora e não é pouco.
Depois de pesquisar bastante, ler vários tópicos nos foruns daqui e na grigolandia, cheguei nas seguintes modificações.

Como o motor ta novo (50 mil km) não quis mecher nele. Precisava elevar ele, aqui a terra é vermelha e liguenta, como o meu é menor, sempre encavalava.

Comprei um jogo de rodas 15x8 -25 e montei o 255/75 colossus max...deu quase 83 cm, mas o pneu é leve! Vendi os Mud 31" que tinha e vou montar agora um jogo 235/75 nas rodas originais pra rodar no asfalto ou viajar.
Pra usar os pneus, precisava reduzir: Comprei a X-crawler 3.2 mudando a relação da reduzida.
Pra forçar menos o conjunto, optei em bloquear o eixo traseiro, com o DifLok (Clone do Lock Right) não é o melhor, mas no custo benefício é lindo.
Teria que erguer mais a lataria, por causa dos pneus....arranquei os calços de 2" e os mecânicos mesmo fizeram um fixo que ficou muito bom, com 3.2 polegadas.
Não curto atravessar áreas alagadas e tal, mas optei em instalar um Snorkel por dois motivos, diminuir o risco de beber agua em alguma poça e estético.
Com os pneus montados outro problema: não cabia o dianteiro! Tive que cortar um pedaço da lataria, e da caixa de ar, e montar um alargador de para-lamas....
Tinha problemas na suspensão dianteira, depois de muito procurar, consegui aqui no Paraguai os KYB a gás, baratinho!! Comprei tmb os prolongadores e o caço do batente que não tinha ainda.

Agora vou almoçar, a tarde posto o final!! rs

tjflorindo
08/08/2013, 18:40
Continuando o processo evolutivo:

A peça mais difícil: O lendário docinho de aço do diferencial dianteiro. Procurei, procurei, até achei o da tracker, mas só o eixo completo! Achei umas pechinchas nos EUA, mas, não enviam peças usadas. Acabei achando um camarada no RIo Grande do Sul, trocando os eixos do Samuca por eixos de Rural, salgado mas valeu a pena.

Com as peças todas na mão, o problema foi a oficina! Hoje deve ter aproximadamente uns 40 jipes lá, para manutenção e reforma.....foi internado em fevereiro, na lista de espera até maio, e mais um pouco de enrrola enrrola, ficou pronto no dia 01/08! Se fosse pré-maturo, estaria nascendo!

A viatura pronta, outro problema: quem disse que pegava?
Parte elétrica funcionando, motor rodando, mas a parte eletrônica nem sinal de vida!
Arrastei pra outra oficina especializada na área, após rodar o raster, todas as lampadas queimadas, sensores, e uma pane no módulo:putz:! O danado entrou em curto, muito possivelmente, solda!

A parte boa: Módulo recuperado, zerado e mapeado novamente, lampadas e sensores novos. A viatura mudou da agua para o vinho. Não sei se meu módulo estava bichado, ou no mapeamento, conseguiram tirar um "proveito" a mais do motor....mesmo com pneus maiores, meu jipe mudou e muito, principalmente em arrancadas ou retomadas....ficou bem mais esperto....

tjflorindo
08/08/2013, 19:04
Fotos do Jaspion

tuna
08/08/2013, 22:30
Bela viatura, o massacre da motosserra ficou show tb...
[]´´s

Caio Tessa
08/08/2013, 23:37
Realmente está ficando animal o Jaspion ! Parabéns TJ

Estou pensando em comprar a X-crawler. Mas teria que aumentar os pneus, pois uso os 235 e com essa redução o ''jipinho'' não sai do lugar kkk. Se precisar de velocidade esquece, ainda mais com o cambio AT que não passa de 3ª

tjflorindo
09/08/2013, 00:52
Realmente está ficando animal o Jaspion ! Parabéns TJ

Estou pensando em comprar a X-crawler. Mas teria que aumentar os pneus, pois uso os 235 e com essa redução o ''jipinho'' não sai do lugar kkk. Se precisar de velocidade esquece, ainda mais com o cambio AT que não passa de 3ª

Pois é Caio, no computador da loja tenho uma planilha de calculo de força (torque) gerado no pneu....quando muda a relação da redução pra 3.2 (x-crawler) o ganho de torque é fenomenal.
Mas o meu raciocinio foi exatamente esse, precisava elevar mais a viatura, e como a x-crawler reduz muito, a solução era entrar com pneus com alta tração, de tal forma que a viatura patine o mínimo possível, possibilitando rodar com alto torque em baixa velocidade, sem patinar....ai que entra o bloqueio traseiro....não patinar...
To estudando um bloqueio dianteiro.....o problema são as poucas opções disponíveis, o que há, demanda um R$ muito alto....Mas, bloquear um eixo dianteiro + x-crawler + pneus de alta tração: tenho certeza que as "bichinéticas" iriam pedir água...

Caio Tessa
09/08/2013, 12:23
Concerteza, mas tenta trocar uma ideia com o Mauricio do Vitara Monstrim aqui do forum. Da uma olhada no tópico dele. Fala sobre esse problema : http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/70767-vitara-98-x-zuki-monstrim.html

RMORELLI
09/08/2013, 13:10
Pois é Caio, no computador da loja tenho uma planilha de calculo de força (torque) gerado no pneu....quando muda a relação da redução pra 3.2 (x-crawler) o ganho de torque é fenomenal.
Mas o meu raciocinio foi exatamente esse, precisava elevar mais a viatura, e como a x-crawler reduz muito, a solução era entrar com pneus com alta tração, de tal forma que a viatura patine o mínimo possível, possibilitando rodar com alto torque em baixa velocidade, sem patinar....ai que entra o bloqueio traseiro....não patinar...
To estudando um bloqueio dianteiro.....o problema são as poucas opções disponíveis, o que há, demanda um R$ muito alto....Mas, bloquear um eixo dianteiro + x-crawler + pneus de alta tração: tenho certeza que as "bichinéticas" iriam pedir água...

Cara, o cambio vai aguentar, comprei um vitarinha para montar bem como o seu, mas tenho medo do cambio.

abraços

Rodrigo

tjflorindo
09/08/2013, 14:40
Pois é Caio, muita coisa que fiz foi inspirada no Monstrin e no Cabrito! Eu vou andar um pouco com ele na configuração atual pra ver como se sai.....mas a condição aqui é uma só: plano, sem pedras, e terra vermelha argilosa= barro, muito barro e liso!!
Da uma olhada no vídeo pra ver:
https://www.facebook.com/photo.php?v=392569977519560&set=vb.100002996846215&type=2&theater

Sobre o Cambio, procurei muita coisa sobre o TH-180, é resistente para um cambio hidramático, de fácil manutenção e baixo custo....vamos ver no que dá....

Caio Tessa
09/08/2013, 23:20
A sim ! Mas não consigo ver o video..

tjflorindo
12/08/2013, 14:37
A sim ! Mas não consigo ver o video..
Bah, não tinha visto que a publicação estava restrita. Esse não tem postado no youtube, mas é só pensar: a terra aqui é como se fosse um varjão: na seca não tem trilha e quando chove, patina as 4 rodas e não sai do lugar...

tjflorindo
12/08/2013, 14:56
A viatura hoje....quase no jeito! Mas cheio de coisa pra fazer, os protetores do motor, cambio ta tudo batendo, tem que reapertar tudo, mas estarei viajando nos 2 próximos fim de semana, chave pra cima só em setembro praticamente :\

Próximos upgrades:
Ir no Paraguai e montar um jogo de pneu 235x75x15 nas rodas originais.
Montar um "tampão" fixo na traseira dele, sem os bancos, dividindo a traseira em dois andares. Cortar a capota velha pra fazer a cobertura apenas do teto do motorista e passageiro, fazer um "vidro" traseiro de acrílico, ficando como se fosse uma pick-up. No tampão vou fazer os suportes pra carregar os pneus em pé, igual as pick-up de rally!
Aqui sempre tem evento nas cidades aqui perto, mas sempre de 100 km pra mais de distancia, então toda vez iria depender de alguém pra levar o 2º jogo de pneus.
Ví isso em uma Sidekick grindo....vou deixar o tampão fixo, com a lona normal. Quando tiver que viajar, troco a capota e travo os pneus em cima!

rodrigo.hoffman
12/08/2013, 23:28
Tá ficando top...

Em vez dos 235 eu partiria direto pros 31.. Como vc ja cortou os para-lamas e tá usando 255 recapado, creio que nao dar problema de raspar em nada.. Talvez de uma raspada nas longarinas do chassis pelo lado de dentro por causa dos off-set das rodas originais.

Uma pergunta.. Qts metros de material usou pra envelopar ele todo??

Abraços

tjflorindo
13/08/2013, 09:22
Tá ficando top...

Em vez dos 235 eu partiria direto pros 31.. Como vc ja cortou os para-lamas e tá usando 255 recapado, creio que nao dar problema de raspar em nada.. Talvez de uma raspada nas longarinas do chassis pelo lado de dentro por causa dos off-set das rodas originais.

Uma pergunta.. Qts metros de material usou pra envelopar ele todo??

Abraços

Fala Rodrigo,
Então, antes eu tinha um jogo de BF Mud 31" nele nas rodas originais, ficavam parecendo um balão.....rsrsrs
o que pensei foi o seguinte: achava os 31" muito pesado pra andar na cidade, viajar, pensei em colocar os 235x75 por causa disso, perde em "estética" mas como vou ficar com o outro jogo pra trilha, o fato de serem menor daria mais agilidade no dia-a-dia e pra viajar.....mas to analisando ainda....

Rapaz, faz tempo que comprei, mas procurei no meu e-mail, eu comprei 20 metros, mas sobrou um monte, deve ter usado uns 12, 13 metros, mas vale lembrar que o meu é canvas, não tem teto, usa menos que o fechado.

Abraços,

Augusto Schimidt
06/09/2013, 22:12
Rodrigo,

já testou os pneus colossus max na trilha? Como se saíram? São bons mesmo como dizem?

Vou colocá-los no meu Vitara também e gostaria de ouvir a opinião de quem tem. Vou de 31" que é 1/2 cm mais alto que os 255.

Esta semana estive na Colossus em Curitiba e conheci o Nava, gente boa demais, e quase fechei mas aí a razão falou mais alto e resolvi consultar a dona patrôa primeiro.....kkkkkkk.

Quanto a x-crawler, onde vc comprou? Pode dizer quanto pagou? Não estou encontrando para comprar.

Abraço.

tjflorindo
09/09/2013, 14:06
A X-crawler comprei na sob-performance. Paguei R$ 1.800,00, mas acessei agora pra ver, de acordo com o site, não estão tendo.
Kit de Redução - Vitara / Sidekick (http://www.sobperformance.com.br/index.php/vitara/kit-de-reducao.html)

Os pneus fiz pouco uso! Tava muito seco, agora que está voltando a chover. Mas fiz uns testes com ele....faz o que promete que é dar tração, e limpa muito bem (testei em um varjão, argila). No barro virei fã, agora tem que controlar o pé quando ta reduzido, ainda mais se for em algum terreno que da muita tração....trava mesmo....fiquei com receio de apertar e as "bichanéticas" abrirem o bico....os meus estão montados em rodas tala 8, não pegam em nada.

Um conhecido montou em um Troller 3.0 aqui, depois que viu os meus.....na primeira trilha moeu uma cruzeta....é aquela, o pneu dá tração, não patina, se apertar o pé, alguma coisa abre o bico!

Abraços,

Augusto Schimidt
09/09/2013, 15:39
A X-crawler comprei na sob-performance. Paguei R$ 1.800,00, mas acessei agora pra ver, de acordo com o site, não estão tendo.
Kit de Redução - Vitara / Sidekick (http://www.sobperformance.com.br/index.php/vitara/kit-de-reducao.html)

Os pneus fiz pouco uso! Tava muito seco, agora que está voltando a chover. Mas fiz uns testes com ele....faz o que promete que é dar tração, e limpa muito bem (testei em um varjão, argila). No barro virei fã, agora tem que controlar o pé quando ta reduzido, ainda mais se for em algum terreno que da muita tração....trava mesmo....fiquei com receio de apertar e as "bichanéticas" abrirem o bico....os meus estão montados em rodas tala 8, não pegam em nada.

Um conhecido montou em um Troller 3.0 aqui, depois que viu os meus.....na primeira trilha moeu uma cruzeta....é aquela, o pneu dá tração, não patina, se apertar o pé, alguma coisa abre o bico!

Abraços,

Obrigado pelas respostas, era isso mesmo que achava do pneu, acho que esta semana vou buscar os meus!

Eu sou bem tranquilo para andar, ando na manhã mesmo, pois sei que "bichanéticas" são frágeis mesmo, inclusive quando comprei me carro o vendedor me falou que uma delas estava ruim e me deu a que ele tinha comprado para trocar e só fui trocar depois de 6 meses de trilhas pesadas, pelo menos 3 vez por mês.

A x-crawler está em falta em tudo qualquer lugar que procurei, inclusive na SOB.

Vamos ver como ficar sem x-crawler, se não ficar muito fraco vou tocando assim durante um tempo.

Mais uma vez obrigado pelas respostas.

Abraço.

tjflorindo
10/09/2013, 08:18
Hummm....
Antes de "monstrificar" ele, rodava com BF Mud 31"...sem x-crawler...o torque cai lá em baixo....mas o meu é automático, um pouco mais alongado no diferencial do que o mecânico....

Você já montou bloqueio no seu?? Dentre as mudanças que fiz, acho que foi a de melhor custo benefício, paguei R$ 600,00 no DifLoc. Blocado passo em lugar que só andava 4x4...

Augusto Schimidt
10/09/2013, 11:28
O bloqueio também está na lista das coisas à fazer mas vai ficar um pouco mais para frente, acredito que no final do ano já consiga comprar, é só pagar o pneus que já dá. Cotei na RC e está R$ 600,00 e uns quebradinhos + frete.

A intenção é pneus, bloqueio e x-crawler, o que acha desta ordem? Devo mudar algo?

Pensei nos pneus primeiro para poder dar mais altura no diferencial e não enroscar em qualquer pedrinha, como ocorre hoje, e se calçar por baixo não tem bloqueio e nem x-crawler que tire do lugar.

Abraço.

tjflorindo
10/09/2013, 17:02
Pois é...eu tmb parti pra eles por questão de altura......
Eu acredito que se fosse em ordem, partiria primeiro para a x-crawler...por que na trilha, o motor vai sentir o colossus 31"! Depois bloqueio e por ultimo trocaria os pneus....a idéia é forçar menos o conjunto....nisso o bloqueio ajuda e muito.

Acabei de montar um jogo de 255x75x15 Pirelli (nada de off road) nas rodas originais e coloquei na viatura pra andar na cidade, sinceramente ficou horrívellllllll........... comparado a antes, parece que está com um jogo de pneu aro 13"! Mas na direção agradou e muito...... um mal necessário....rsrs

Augusto Schimidt
10/09/2013, 18:42
O pneu que tenho hoje é exatamente na mesma medida de um 255/75 , muito baixo para trilhas. Hoje o grande problema é encontrar uma x-crawler a venda, tá em falta geral!

Putz agora já não sei mais se compro os pneus, o pior é que já falei na Colossus que amanhã estaria indo buscar os 31" Colossus Max.....e o duro é ficar esperando por uma x-crawler e não aparecer, e aí não ponho nem pneu maior, nem x-crawler e nem bloqueio...kkkkk....

Valeu pelo comentário tjflorindo, amanhã eu posto aqui qual foi minha decisão sobre os pneus.

Uma dúvida, medindo na trena o 31'' com recape max dá quase da altura de um 33'', o seu também dá quase isso?

Abraço.

Juliano Nitsch
10/09/2013, 20:33
Ola pessoal. Aproveitando o tópico vou perguntar pra quem já esta usando. Estou fazendo o lift do meu Vitara e só com os calcos de 3" de carroceria os pneus BF 31" que eu já tinha, entraram na boa. Sera que vai pegar na trilha ? Tenho o kit 2" de suspensão pra instalar, mas estava pensando se der para andar com os 31" sem o kit de suspensão é melhor, pois as homocineticas vao trabalhar na posição original. Oque vcs acham ? Fico aguardando.

Juliano Nitsch
11/09/2013, 10:30
Outra coisa, tem alguma dica para a alavanca do 4x4. Com o body lift de 3" a alavanca ficou la embaixo.

mairo
11/09/2013, 13:17
Outra coisa, tem alguma dica para a alavanca do 4x4. Com o body lift de 3" a alavanca ficou la embaixo.

não tem jeito, tem que aumentar! alguns soldam um pedaço, outros fazem no torno uma conexão com rosca!

tjflorindo
11/09/2013, 14:01
Na alavanca do meu fiz um prolongador dela no torno com rosca....o que não resolvi até hoje é a coifa dela, a minha já estava rasgada, tenho que mandar fazer uma e arrancar aquele monte de plástico pra trocar....

Juliano, eu acho que o problema pode ser de enrroscar os pneus traseiros, dependendo do tipo de roda que vc usar....se for as originais, acho bem difícil por que o pneu entra na lataria....quando usava Mud 31, com lift 2" + 2" e rodas originais, tive que rebater as abas internas do paralama traseiro que pegava no pneu, quando a suspensão trabalhava na trilha...

Juliano Nitsch
11/09/2013, 23:51
Ok Mairo e Florindo. Como já comprei o kit de suspensão acho melhor monta-lo para evitar surpresas. Segue uma foto do meu Vitara para vcs verem como ficou só com o body lift. Obrigado pelas dicas... ate mais.

tjflorindo
12/09/2013, 08:39
Ok Mairo e Florindo. Como já comprei o kit de suspensão acho melhor monta-lo para evitar surpresas. Segue uma foto do meu Vitara para vcs verem como ficou só com o body lift. Obrigado pelas dicas... ate mais.

Essas rodas são offset -12? Pela foto, parece que os pneus saíram um pouco pra fora....eu tive problemas com a PRF, tive que colocar um alargador daqueles de borracha.....se for rodar bastante na BR, recomendo montar um...

O meu é da mesma cor do seu....mas como a pintura estava muito ruim, plotei ele de um azul mais claro!

Abraços

Augusto Schimidt
12/09/2013, 19:39
Tjflorindo,

resolvi seguir seu conselho e vou deixar o pneu por último, afinal, pneu já tenho o que me falta é altura...hehehe. Consegui encontrar a x-crawler mas o preço de 2mil com frete ficou complicado neste momento, vou de bloqueio RC, só estou aguardando o Rodrigo me enviar o valor do frete para fechar, já enviei 2 e-mails mas até o momento não recebi retorno, vamos aguardar.

O seu bloqueio dif-lock veio com as planetária ou vc teve aproveitar as suas originais?

Abraço.

Juliano Nitsch
12/09/2013, 21:12
Essas rodas são offset -12? Pela foto, parece que os pneus saíram um pouco pra fora....eu tive problemas com a PRF, tive que colocar um alargador daqueles de borracha.....se for rodar bastante na BR, recomendo montar um...

O meu é da mesma cor do seu....mas como a pintura estava muito ruim, plotei ele de um azul mais claro!

Abraços
Ficou pra fora sim. Na frente as rodas são tala 7 e atrás 8. Eram as rodas que eu tinha no Samurai. Resolvi aproveitar para não gastar com isso agora. Porém se incomodar muito eu tenho um jogo de roda com off set menor e tala 8. Ate mais.

Juliano Nitsch
12/09/2013, 21:20
Tjflorindo,

resolvi seguir seu conselho e vou deixar o pneu por último, afinal, pneu já tenho o que me falta é altura...hehehe. Consegui encontrar a x-crawler mas o preço de 2mil com frete ficou complicado neste momento, vou de bloqueio RC, só estou aguardando o Rodrigo me enviar o valor do frete para fechar, já enviei 2 e-mails mas até o momento não recebi retorno, vamos aguardar.

O seu bloqueio dif-lock veio com as planetária ou vc teve aproveitar as suas originais?

Abraço.
Te enviei MP. Se puder me ajudar agradeço. Ate mais.

Augusto Schimidt
12/09/2013, 22:15
Te enviei MP. Se puder me ajudar agradeço. Ate mais.

MP respondida.

tjflorindo
13/09/2013, 01:03
Tjflorindo,

Abraço.

O que comprei veio sem, usei as originais mesmo. O meu bloqueio comprei na sigma4x4, na época, com frete saiu por R$ 700,00. Já comprei na RC4x4, demoram mesmo....na ultima vez comprei por telefone.
A x-crawler quando comprei (janeiro) tinha na tecnotrilha R$ 1.890,00, sobperformance R$ 1.800,00.

Juliano Nitsch
16/09/2013, 20:38
MP respondida.Já comprei a minha Augusto. Muito obrigado pela dica. Só tem mais uma lá acho melhor vc comprar, pois pneu vc encontra a hora que quiser, já a X-crawler... Oque acha TJ ?

Augusto Schimidt
16/09/2013, 21:51
Legal Juliano,

agora é montar e aproveitar a x-crawler. Neste momento não consigo comprar, vou ficar apertado sem necessidade, vou deixar para comprar mais para frente mesmo, mas talvez não encontre para comprar. Valeu o toque.

Abraço.

Juliano Nitsch
17/09/2013, 18:09
Desculpe estar usando seu tópico para tirar as duvidas TJ, mas é que estamos todos no mesmo "barco" ou melhor no mesmo Jipe... rsrsrs Entendi Augusto, mas vai achar sim... caso não ache a X-crawler tem a opção gringa, vai ficar um pouco mais caro mas vai funcionar também. Ate mais.

tjflorindo
17/09/2013, 18:55
Que isso Juliano, a ideia do post é pra isso mesmo!
Temporariamente pode ser que não ache a x-crawler, mas isso é uma questão apenas de tempo....rapidinho aparece nos estoques novamente....
Tá é difícil de andar com o Jipe depois das modificações....trabalhando de dia, dando aula a noite....e me preparando pra participar de uma seleção de mestrado daqui a dois meses...no ritmo que vai, andar mesmo só de dezembro em diante....

tjflorindo
17/09/2013, 19:00
Depois que mudei os lift de 2 para 3", troquei os amortecedores dianteiros, ta um nhek nhek quando a suspensão trabalha....tanto na dianteira quanto na traseira...vou ter que dar uma olhada, acho que os calços não estão bem encaixados nas molas!
Ontem ao abastecer, percebi uma porca da roda traseira frouxa...fui ver, o borracheiro fdp*#%* colocou a porca torta e apertou com aquelas parafusadeiras a ar....resultado...expanou a porca e o prisioneiro!!

tjflorindo
19/09/2013, 18:53
Dia de manutenção!!
Prisioneiro da roda traseira trocado.
Como mexi nos diferenciais, cambio e t-case esses dias, achei proveniente trocar todos os óleos novamente....
Assim foram óleos motor, cambio, diferenciais, t-case, fluido do radiador, filtros e engraxados os terminais de direção ( vou testar o de ar da K&N).
A cruzeta do diferencial, blindada, alguém já teve problema?
Sinto uma falta de lubrificar ela....rsrsrs

Juliano Nitsch
19/09/2013, 23:43
Tive problema uma vez com a do meu Samurai, mas não quebrou, começou a fazer barulho, justamente por falta de lubrificação. Para substituir coloquei a cruzeta pequena do cardan dianteiro da L-200, da certinho e tem engraxadeira. Custou em torno de R$ 70,00. Ate mais.

tjflorindo
20/09/2013, 08:55
Tive problema uma vez com a do meu Samurai, mas não quebrou, começou a fazer barulho, justamente por falta de lubrificação. Para substituir coloquei a cruzeta pequena do cardan dianteiro da L-200, da certinho e tem engraxadeira. Custou em torno de R$ 70,00. Ate mais.

Boa Juliano,
Vou ver se acho pra trocar....aquele trem no barro direto, agua direto e sem lubrificar? acho que não foi projetada pra isso....rsrsrs

tjflorindo
17/01/2014, 09:30
Testando os pneus na areia!

Onde moro é terra vermelha e muito argilosa, nunca tive a oportunidade de rodar com os Colossus max na areia. No reveillon fui passear na fazenda de uns colegas a 100 km daqui, uma areia fina, quer serviria pra reboque sem peneirar!:euforico:
Essa trilha na verdade é um passador de gado, então fica muito fofo.
Nas recomendações, seria pra andar com a mesma calibragem na areia, mas não teve jeito! Dava muita tração e ao patinar só cavucava! Foi só muchar os pneus e só alegria!!

O problema que na hora de ir embora, foi quando tive problema na roda esquerda, escapou a trava do cubo da roda e o pneu caiu, sorte que estava devagar.

https://www.youtube.com/watch?v=h27wito_1nM&feature=share

zé dedão
25/07/2014, 16:57
Estava vendo este vídeo. Por que vc só rodou em 4x2?fez para tentar a capacidade da viatura?

tjflorindo
31/10/2014, 15:49
Estava vendo este vídeo. Por que vc só rodou em 4x2?fez para tentar a capacidade da viatura?
Desculpa a demora pra responder, só agora que ví a msg....foi exatamente isso..

tjflorindo
31/10/2014, 16:13
Hoje cheguei no fim de uma novela!
Há dois meses atrás um carro desgovernado bateu com meu Vitara parado na calçada, a sorte que o carro era novinho e tinha seguro!! A sorte que os estribos do vitara seguraram o impacto e os danos não foram tão grandes, apenas na porta do motorista, paralamas e na roda dianteira do lado do motorista.
Hoje consegui chegar em um acordo com a seguradora para poder reformar ele e vamos para Up-grades!

Jaspion vai ganhar eixos rígidos da Hilux 93 japonesa, suspensão 4 link!!
Provavelmente continuará com cambio auto + t-case x-crawler e relação 5,71, pneus 285x75x16

Ou...(to procurando no PY)
Cambio manual ou aut da hilux e tcase hilux antiga (engrenagem) e dai que venham os 315x75!

Na terça que vem a seguradora vai liberar e ele vai pra oficina....

Aliás, vou ter um monte de peças pra vender dele, na semana que vem posto a lista, mas os eixos, semi eixos, diferencial, C&PP, focinho do Samurai, lift da suspensão, roda livre, Pneus colossus dentre outras coisas....

Augusto Schimidt
31/10/2014, 18:40
Vai ficar show!

Como dizem, "tem males que bem para o bem...rsrsrsrs".

Boa sorte na nova empreitada do Jaspion e vai mandando notícia, com fotos de preferência.....kkkkkk.

[]'s.

Caio Tessa
02/11/2014, 15:32
Vai ficar animal !! Boa sorte no novo projeto

tjflorindo
19/12/2014, 01:00
Mudança de planos! Projetos futuros fizeram repensar a reforma....como praticamente não posso fazer trilha pelos próximos 4 anos, não fazia muito sentido essa preparação....razão x emoção...rsrsrs
Desmontei toda a suspensão, peças novas compradas....para-lama comprado....e talvez até o fim do ano ta rodando....

Devo montar com rodas aro 16 (vendi as negativas aro 15) de liga, pneu 265 ou 285/75 16, e pintar do azul do novo fiesta.
Hoje saiu o molde do novo suporte para o estepe....copiado de um modelo da Warn, a porta estava empenando...

Kteto
05/02/2015, 16:27
Florindo, primeiramente parabéns pelo Vitara. Ja morei em Dourados e atualmente estou em Corumbá. Comprei o meu primeiro Vitara (JLX 97) para andar aqui pelo Pantanal. Vou usar sua experiencia e relatos aqui do fórum para melhorar o meu também. Caso pretenda fazer uma trilha no Pantanal avise, estamos montando uma turma boa de japa aqui.
Vi também que voce esta vendendo algumas peças...mas não achei mais o post....tem ainda o focinho de aço?
Abraços.

tjflorindo
16/02/2015, 15:17
Opa Kteto, tudo beleza?
Vi as fotos do seu Vitara esses dias quando postou no fórum, linda viatura.
Acabei alterando a reforma e vou continuar usando o eixo original com o focinho do samuraí, o que tenho aqui por enquanto de peças que sobraram são os bancos e as rodas de liga leve.
Estive ai em Corumbá em agosto passado, mas com a Tr4, passei na estrada parque mas a região do porto da manga estava embaixo d´agua.
Ai na Bolívia, acha peça fácil para o Vitara?

O meu estou reformando ele, a passo de lesma....rsrs...pelo jeito ainda demora um tempo para ficar pronto.

abraços

Kteto
18/02/2015, 08:21
Quanto as peças, tem bastante coisa na Bolivia e bem barato. o que nao tiver na hora, eles encomendam de Sta Cruz e chega aqui em 2 dias. Comprei algumas peças do motor e amortecedores originais. (100R$ cada).

Estou comprando uns pneus 31 da Genius (sem fronteira mais). Sabe me dizer se entra na viatura somente com o lifty de 2" ou terei q fazer BL e ainda rebater o paralamas?

tjflorindo
19/02/2015, 10:27
Kteto, eu usei o Max da colossus 31, tem fotos nas primeiras paginas do tópico.
O offset da roda que vai usar influenciar tudo.....eu usava 15x8 com offset -25. (na roda original vira um balão e vai pegar em tudo,tala 5,5 off set +5)
O meu tem 2" na suspensão + 3 de lift, precisei apenas cortar os paralamas dianteiros.
Por causa de 3" de lift, não precisei rebater os paralamas.
Sem lift "acho" que não entra, a traseira fica bem justa.
Se não pretende colocar o lift, iria de 235/75/15.

Quando fui ai em Puerto Quijarro, ví uns Vitaras usando uma calha de plastico no vidro, aquelas para abrir um pouco o vidro na chuva, sem entrar água.
No Brasil já procurei e não tem, será que tem ai? Estou precisando tmb dos quebra-sol!

Qualquer coisa, me envia e-mail: tjflorindo@gmail.com

abs

Quanto as peças, tem bastante coisa na Bolivia e bem barato. o que nao tiver na hora, eles encomendam de Sta Cruz e chega aqui em 2 dias. Comprei algumas peças do motor e amortecedores originais. (100R$ cada).

Estou comprando uns pneus 31 da Genius (sem fronteira mais). Sabe me dizer se entra na viatura somente com o lifty de 2" ou terei q fazer BL e ainda rebater o paralamas?