PDA

Ver Versão Completa : Camper X Jeep Cherokee Sport....



Flavio Miranda
24/10/2005, 17:00
Cabras,

Estive analisando os 2 veiculos Camper e Jeep Cherokee Sport, inclusive em termos de custo x beneficio (em torno de R$ 30 mil), e gostaria de discutir as diferencas e virtudes com quem já utilizou os 2 ou pelo menos 1 deles para trilhas medias/hard....

Nem vou perguntar pos itens como melhor motor, gasol, diesel, suspensão, etc... Queria mesmo é ouvir várias opinioes...

O objetivo final da pergunta é qual o veiculo 4x4 (exceto pick-ups), para 4 pessoas, com porta-malas razoavel para viagem de asfalto e uso em trilhas...

[ ] s

wilson ghetti
24/10/2005, 17:18
Sem comparação, vá de CAMPER,



[]'s no aguardo do companheiro pra expedição

Flavio Miranda
24/10/2005, 17:26
E por que Caro Wilson ?!? :pensativo:

Uns 10 itens principais já está bom .... :lol:

[ ] s aguardando sua presença na Gincana ... :concordo: ou na quase Gincana.... :mrgreen:

hugo.morais
24/10/2005, 17:42
Flávio,

É dificil dar um opnião totalmente isenta :D Mas tentando deixar a emoção do lado vou tentar expor minha opnião.

A camper é um engesa vestido em traje de gala. Carroceria de fibra de vidro é muito resistente. As peças são fáceis de encontrar, exceto os vidros e peças da caixa de transferência e semi-eixos. Na camper anda 4 pessoas com um bom conforto e ainda se tem um bom porta malas, mas lembre-se que a camper é um jipe! Colocasse pneus 32'' nela sem necessidade de adaptação e como item de série normalmente tem DH e AC.

Mas nem tudo são flores, a carroceria de fibra é feita de forma artesanal e portanto vem com defeitos, tipo nem sempre as portas fecham certinho com a carroceria e quando chove entra água dentro, totalmente diferente de carro de série que tudo encaixa certinho. Não se faz seguro, mas em compensação tmb não é roubada, pois os ladrões não a conhecem.

Já a cherokee é um puta carro, com muito motor e conforto. Tudo que vc pensar e fazer com ela existe pronto nos EUA, mas é caro pra kct. A manutenção mecânica dela dizem não ser nenhuma absurdo, mas fora de Sampa não deve ser fácil de encontrar peças comuns de reposição. O seguro é possível de fazer, deve ser caro, mas isso vai depender do seu perfil.

Bem, se eu tivesse 30K hj para comprar um jipe e o consumo de combustível não fosse problemas eu comprava uma cherokee sport automática dos últimos modelos (dizem que é a melhor safra). Mas se o veículo que vc precisa tiver de ser diesel eu juntaria mais um $$ para comprar um camper impecável ou uma Hilux.

A camper é um carro para quem gosta de cuidar, até pq são veículos entre 15 e 10 anos de fabricação. É dificil vc encontrar uma em excelente estado de conservação, as que encontra-se nesse estado geralmente são mais caras :D A minha está comigo a mais de 2 anos e agora que ela está ficando do jeito que eu quero, mas para isso tive que pará-la na oficina por 10 meses, se contabilizar todas as adaptações. Então se vc quer um carro exclusivo, que vai precisar ser customizada logo após a aquisição, mas depois vai te dar muitas alegrias vá de camper.

Espero que minha mensagem, junto com a sua gere uma boa discursão neste tópico. Mas espero que as pessoas tentem fazer seus depoimentos sem puxar a sardinha pro lado do seu 4x4 :mrgreen:

[ ]s,

Flavio Miranda
24/10/2005, 18:18
Hugo,

Valeu pelos comentários muito lúcidos e imparciais... :concordo:
E olha que vc tem MOTIVO de sobra para puxar a sardinha para a Camper !!!! :shock: :D Está linda a sua viatura. :palmas:

Uma das coisas que eu li em algum lugar é que a Sport é monobloco ao inves de chassis... é isso mesmo !? Posso estar errado, mas este é um ponto fraco para as trilhas medias/pesadas... Dependendo do tranco que eu der ou levar de outro jipe na operação do reboque de algum atoleiro, vai comprometer a bagaça... ou estou falando merd@ ?!

[ ] s

hugo.morais
24/10/2005, 18:30
Flávio,

A Cherokee é monobloco mesmo, e isso é um problema, já a camper é chassis e com poucas adaptações vc coloca pneus 33'' nela. Agora, vc está pensando em comprar um veículo diesel ou gasolina?

[ ]s,

Flavio Miranda
24/10/2005, 19:02
Hugo,

Pensar, penso no diesel... :D mas os colegas dos anuncios não ajudam... :(

Se fosse gasolina, teria que ter GNV (que eu não gosto... :evil: ) e aí o porta-malas vai para o saco ! :cry:

[ ]s

Flavio Miranda
24/10/2005, 19:05
Hugo,

Na verdade, o ideal seria a Camper, 94, ST4 td, 4 portas, 4x4.... quantos 4´s !!! :lol:

Se tivesse bem cuidada ou bem equipada e com preço de oferta... aí é casamento para uns bons anos... :dance:

[ ] s

hugo.morais
24/10/2005, 19:09
É Flávio, uma camper diesel arrumada hj não sai por menos de 35-40K... O que vc pode fazer é isso mesmo, pesquisar, pesar prós e contras e ver o que melhor se encaixa na sua necessidade. Enquanto isso vai juntando umas latinhas e quem sabe vc não chega numa camper diesel arrumada :concordo:

[ ]s,

hugo.morais
24/10/2005, 19:14
Hugo,

Na verdade, o ideal seria a Camper, 94, ST4 td, 4 portas, 4x4.... quantos 4´s !!! :lol:

Se tivesse bem cuidada ou bem equipada e com preço de oferta... aí é casamento para uns bons anos... :dance:


Flávio,

Uma camper dessa todo mundo quer. Eu até vendia a minha pra comprar uma assim... Essa ai é mosca branca de olhos azuis e calcinha de bolinhas hehehehehe

Flavio Miranda
24/10/2005, 19:22
Hugo,

Então fica combinado assim... se vc achar uma mosca dessa, me vende a Expresso bem baradinho....!! :lol:

E o Wallace indiretamente, acaba de me fazer decidir pela Camper.... :oops:
Como quero utilizar o veiculo nas trilhas medias/pesadas tb, olha o tamanho do rombo : http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=13208 :shock: :shock: :shock:

[ ] s e vamos continuar com as informações para ajudar outros que tb fazem esta comparação ! 8)

wilson ghetti
25/10/2005, 08:22
Tá vendo Grande Flavião(capitão, hehehehe), não precisei escrever o que todos ja sabem, agora ao amigo Hugo( grande Campeiro), é só ter paciencia pra achar os vasamentos e ir passando silicone, pois a minha mesmo só entra agua quando vai lavar e os caras metem aquele jato bem em cima das janelas, aí não tem jeito.Flavião compra logo uma Camper ô cara, rsssss


[]'s e irei sim na próxima gincana

SJKCaio
25/10/2005, 10:00
Quando precisei vender a Hilux C.S 2.8 TD, foi por "precisão" mesmo senão tava na garagem, pois foi um dos melhores veiculos que eu tive: Robusta, resistente, um trator na lama, baixissima manutenção,etc....
Mas é uma moto só leva dois e sua bagagem vai meio exposta, a cabine é pequena e como toda picape com feixe atrás pula para cacete...
Depois que vc tem um 4X4 nada mais te convence em termos de veiculo versatil, ai começou a busca do 4X4 e como não existe o perfeito muitas dúvidas apareceram.
Nada contra os Suzukis mas para fazer 5km/l preferia um motor 6 cilindros, queria um pouco de conforto ,pois ia ser usado no dia-a-dia então não podia ser teto de lona, porem nada se compara a sensação de tomar um vento no rosto num dia de verão :D :D :D
Fui atrás das Cherokee, andei numa Sport 99 e a impressão foi excelente, bonita, ergonomica e luxuosa, motor de respeito, etc...
O porem foi o custo para manter esse carro que me pegou pelo pé, nós assalariados só podemos ter um carro bom em casa e esse eu comprei para esposa e o nenê, um Renault Scenic (uma das coisa mais feias que eu já comprei) excelente em termos de espaço, motor e conforto.
Precisava de algo barato de manutenção, que não precisasse de seguro (no máx um localizador/bloqueador), nacional, com certo conforto, porta-malas e que pudesse por em trilhas médias sem dó de riscar ou quebrar.
Quanto mais eu procurava mais eu caminhava para a Camper 8) 8) 8)
Troquei uma Saveiro 98 pau a pau numa Camper toda @#$%$¨% tive que investir R$4.500,00 ,2 meses de funilaria e 20 dias de férias para levantar a viatura.
Se compensou ou valeu a pena, claro que sim o prazer de vc montar seu próprio veiculo é indescritivel, ainda falta muita coisa para fazer, mas essa é a diversão.
Montar uma viatura para rodar todo dia é muito diferente daquele CJ que só sai da garagem 4 vezes por mês, vc precisa de algo que chamamos de "dispachabilidade" se o mês tem 30 dias e a viatura ficou disponivel os 30 dias= 100% de dispachabilidade :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Sai e um 2.8 turbo diesel para um 4.1 a alcool e estou muito satisfeito com o Opalão:

Confiavel
Robusto
Duravel
E pasmem economico (pensando no km rodado)

Se eu quebrar um farol da Camper na trilha :arrow: 25 reais
Um pisca :arrow: 8 reais
Escova do motor de arranque :arrow: 4 reais
O proprio motor de arranque :arrow: 120 reais
Jogo de velas :arrow: 35 e ainda sobra duas :lol: :lol:
Óleo mineralzão :arrow: 7 reais/l
Filtro :arrow: 10 reais
Pneu recap Genius 1001 com cravos laterais :arrow: 270 reais
Tapeçaria piso de Van :arrow: dois bancos da Hilux
Parachoque quebrado :arrow: 50 reais (araldite e lã de vidro)
Motor 6 canecos (mais um pouco leva o proprio Opalão com doc atrasado) :arrow: 1500 reais

(preço do cabeçote da L200, Ranger e Hilux 5000 reais :parede: :parede: )

Amizades :arrow: não tem preço
Rodar com uma viatura exclusiva :arrow: não tem preço
Subir um barranco em 1ª só no motor :arrow: não tem preço
Fazer o diabo em 4X2 na terra seca com uns pneus mais agressivos :arrow: não tem preço
Ter um Engesa embaixo do tapete :arrow: não tem preço
Ver a criançada pulando e apontando no transito :arrow: não tem preço

Acho que me empolguei.........

PS: O que me inspirou mesmo a comprar uma Camper foi a "Maria Bonita"
PS1: Ainda vou arrancar aquela maldita transferencia do FI (mais de 50km tem que usar protetor de ouvido :x :x )
PS2: Cambio 240V não aceita dúvida do motorista tem que ser decidido :twisted: :twisted:
PS3:Freios :putz: :putz: seguindo a experiencia da Hilux e descendo marcha sem dó nem piedade do cambio senão não para

Wallace
25/10/2005, 14:13
Favio, para mim Diesel e trilhas pesadas não combinam.
Porque um Samurai tem um ótimo desempenho em trilhas? Porque é leve.
O fato da Cherokee ser monobloco é uma grande vantagem, pois o peso é menor e a resistencia maior.
Não esqueça que o pessoal nos EUA faz absurdos em pedras com pneus 35 ou maiores na Cherokee sem ter problemas com o monobloco.
Também não acho que dá para comparar Cherokee e Camper pelo tamanho de pneus, pois ai certamente a Cherokee tera muito mais capacidade off-road.
Se bobear uma Cherokee com 31 é superior a uma Camper com 33.
Se comprar uma Cherokee gasta uns 1,5 mil de suspensão.
Ai vai gastar mais ou menos a mesma coisa que a camper para colocar um guincho e pneus (31 na Cherokee e 33 na camper).
Só que como foi falado, na camper pode gastar um bom dinheiro e tempo para deixar ela boa.
Na cherokee se comprar um boa não gasta nada.
Agora se for colocar pneus 33 ou maiores na Cherokee nenhuma camper deve acompanhar voce, mas certamente vai ficar mais caro.
Acho que a camper deve ter mais espaço no banco traseiro, mas o desempenho no asfalto da Cherokee deve ser melhor.
Assim como na cherokee pode ter cambio automatico e 4x4 full time que não vai ter na camper, assim como reduzida... :mrgreen:

SJKCaio
25/10/2005, 14:34
Não acho a comparação justa, são dois veiculos diferentes em relação a custo de manutenção e acabamento(indiscutivel na Cherokee).

SJKCaio
25/10/2005, 14:37
Mudança para pneu 33" :

Cherokee :arrow: US$ x.xxx,00

Camper :arrow: tarugo de Naylon e calço de cabine Scania R$xxx,00

wilson ghetti
25/10/2005, 14:40
É o que o Wallace falou é verdade, nós vemos cherokee nas trilhas pra cacete, ja perdi a conta de tanas que eu vi, ....mas pensando bem acordei e NUNCA VI CHEROKEE NA TRILHA, quem sabe um dia né????



[]'s esperando borduadas.....

Wallace
25/10/2005, 14:51
Já fiz muita trilha mais leve com a minha, que ainda usa pneu do tamanho original.
E muitas vezes sai da trilha rebocando os outros, CJ, vitara...
Assim como já fui resgatar pessoal que não saiu da trilha...
Mas eu gosto mais de passeio mesmo.
O pessoal tem usado sim, no Rio tem muitas levantadas com 31 ou maior. Tem em Brasilia, SP, RS, SC e pelo Brasil a fora.
E vou lhe dizer o seguinte, nunca estive numa trilha com Camper, só passeio, mas sei que deve ter uma ou outra fazendo... :mrgreen:

wilson ghetti
25/10/2005, 15:02
Sr. Wallace dar uma olhadinha( os outros tbem podem olharpra verem as CAMPER'S nas trilhas).

www.camper.com.br espia o pinheirinho noturno ou diurno, as fotos das viagens, e depois nos mostra as suas fotos,



[]'s no aguardo delas...

Luiz Antonio
25/10/2005, 15:08
Flavio Miranda,
Já pensou numa SW4 ?? :pensativo:

[]'S

Flavio Miranda
25/10/2005, 15:30
Ôba !!! Agora pegou no breu !!! :twisted:

Wallace, vc quer deixar a gente mais confuso ainda !??! :roll: :wink: :lol:
Depois que a gente dirige uma Sport é difícil não gostar dela... :|

Há uns 3 anos , participei de 2 eventos da Jeep em Interlagos onde pude experimentar a Gran Cherokee completa inclusive com ar condicionado eletronico individual e uma quantidade de regulagens no banco do motorista que eu desisti de acertar tamanha a qtde de combinacoes.... :lol:
O que ela faz no 4x4 tb é de impressionar devido ao tamanho do veículo... :shock: Controle total nas subidas, descidas, inclinacoes, etc.. :o

Aí fui testar o Sport Diesel que tinha acabado de ser lançado. :P Cambio manual e aquele motorzão, com o barulhinho caracteristico do diesel... :) Eu que achava o Sport feio, fiquei apaixonado pelo carro/jipe. :palmas:

Por isso, sempre presente esta vontade de ter o bicho... :)

Se a gente morasse nos EUA, certamente eu teria uma... :D

Aos demais, tb agradeço pelas opiniões (partidarias ou não) ! :concordo:

Sobre a Hilux SW, tb adoro esta SUV, mas não tenho muita coragem de colocar prá ralar... :oops: será que é besteira minha ?! :pensativo: Com uns 30 mil dá pra comprar uma diesel ? :?:

[ ] s em busca do jipe perfeito ...!!! :mrgreen:

hugo.morais
25/10/2005, 15:41
Wallace,


para mim Diesel e trilhas pesadas não combinam.
Porque um Samurai tem um ótimo desempenho em trilhas? Porque é leve.


Concordo com vc que o peso tem influência direta no desempenho em trilhas, assim como tmb acho que trilhas pesadas não combinam nem com as campers e nem com as cherokees. Sei que eles encaram trilhas pesadas numa boa, mas acho que o propósitos desse tipo de veículo é outro, passeios, viagens e trilhas leves. Deixemos as trilhas pesadas para os Willys, Samurais e afins que são bem mais leves :D


O fato da Cherokee ser monobloco é uma grande vantagem, pois o peso é menor e a resistencia maior. Não esqueça que o pessoal nos EUA faz absurdos em pedras com pneus 35 ou maiores na Cherokee sem ter problemas com o monobloco.
Também não acho que dá para comparar Cherokee e Camper pelo tamanho de pneus, pois ai certamente a Cherokee tera muito mais capacidade off-road.


Meu conhecimento técnico de monobloco e limitado, mas acredito que seja mais fácil empenar/desempenar um chassis do que um monobloco, estou certo?



Também não acho que dá para comparar Cherokee e Camper pelo tamanho de pneus, pois ai certamente a Cherokee tera muito mais capacidade off-road.


Concordo, acho que se morasse em Sampa poderia pensar em ter uma cherokee. Já tive carro importado (L200 e Nissan D21) e é complicado de arrumar as peças quando se precisa, esperei mais de 15 dias por uma bomba d'água da L200! :shock:



Se bobear uma Cherokee com 31 é superior a uma Camper com 33.
Se comprar uma Cherokee gasta uns 1,5 mil de suspensão.
Ai vai gastar mais ou menos a mesma coisa que a camper para colocar um guincho e pneus (31 na Cherokee e 33 na camper).
Só que como foi falado, na camper pode gastar um bom dinheiro e tempo para deixar ela boa.


Continuo achando que não dá pra comparar as duas. Mas, só pra contra-argumentar :mrgreen: Como o Caio falou a camper só precisa de um body lift para os 33'' ou de uma serra tico-tico e retirar os estribos. A grande vantagem da cherokee em relação a camper é que é mais fácil de encontrar uma boa, já a vantagem da camper em relação a cherokee é o custo de manutenção. Que no caso do Wallace talvez não pese tanto pois ele tem canal nos EUA.



Na cherokee se comprar um boa não gasta nada.
Agora se for colocar pneus 33 ou maiores na Cherokee nenhuma camper deve acompanhar voce, mas certamente vai ficar mais caro.
Acho que a camper deve ter mais espaço no banco traseiro, mas o desempenho no asfalto da Cherokee deve ser melhor.
Assim como na cherokee pode ter cambio automatico e 4x4 full time que não vai ter na camper, assim como reduzida... :mrgreen:

Bem, camper tmb pode ter tudo isso mas ai o dono tem gostar de mecânica e gastar um trocadinho :D A minha mesmo tem reduzida e guincho mecânico :concordo:

Só pra tentar resumir meu ponto de vista em relação aos dois veículo citados... Se vc roda pouco durante a semana, não vai fazer viagem longa e não tem paciência com oficina mecânica vá de cherokee. Se vc quer um carro para roda muito e viajar para longe, exclusivo, manutenção barata e que aceita fácil adaptações vá de camper, mas procure uma que esteja muito boa ou que esteja com preço bom e dê para vc customizá-la.

[ ]s,

Eriksom Teixeira Lima
25/10/2005, 15:54
Flavio

O Hugo disse praticamente tudo o que se deve dizer sobre uma Camper.

Para colaborar na formação de sua opinião, seguem um roteiro de perguntas:

1) suas viagens serão longas? Se sim, prefira diesel, se não, gasolina pode ser aceitável.
Tome como referência pelo menos 50 mil km rodados por ano. Muito menos do que isso, prefira gasolina, você gasta menos para comprar e não gasta tanto a mais para rodar. Palavra de quem tem dois veículos a diesel por opção, não por economia (Camper e Dodge Ram 2500)

2) trilhas pesadas?

a - é possível fazê-las com diesel, mas só se o motor de sua Camper for algo como um S4T (ou um Toyota 14B, como o Hugo e eu temos em nossas Campers). O pessoal fica chateado, mas aqueles motorzinhos de dentista MWM 2.8 não te possibilitam fazer trilhas pesadas;

b- as campers originais a diesel são muito longas, e não rendem bem em trilhas pesadas, ao contrário das campers a gasolina que rendem bem.

c- a Cherokee a gasolina é incomparável, a diesel é uma merda.

3) adaptações:
a- adaptar uma Camper exige mecânico de confiança, e, principalmente, aprender a navegar das milhares de informações contraditórias que o povo de Camper (eu incluído :wink: ) vão te passar. Você não tem idéia do que as pessoas inventam, algumas dão certo, outras ... :discordo: :putz: Lembre-se, pneus 33 numa Camper são itens essenciais, embora se você não for fazer coisas radicalíssimas, com um jogo de 31" você se virará muito bem.

b- adaptar um Cherokee exige paciência .... para juntar $$$$ para a compra do kit, pois a maior parte deles você mesmo pode montar em casa. Aqui no Rio temos um amigo o Jota, que usa míseros pneus 31 na Cherokke dele, e faz coisas que ninguém faz com coisas muito maiores.

Se você decidir comprar uma Camper, fará uma excelente escolha se comprar algo em bom estado de conservação e fizer uma manutenção preventiva total. Aqui entre nós, se eu fosse comprar uma Camper hoje, eu compraria uma caretona, com motor S4T, com câmbio normal (de preferência o 2615, embora um 240V em bom estado seja bastante bom também), e mais nada.

Troca de todos os rolamentos, todas as buchas, todas as borrachas, todos os óleos, uma boa espiadela nas coroas e pinhões, um exame detalhado nos cardãs, e PRINCIPALMENTE a escolha de um sistema decente de freios (se não tiver sido feito) são as coisas básicas para você fazer.

Na minha opinião, essa escolha ou de uma Cherokee em boas condições são boas escolhas, dependendo do que você pretenda exigir do seu veículo.

Eriksom

Flavio Miranda
25/10/2005, 18:11
Cabras,

Muito aprumadas as opiniões, hein ?! :) Descontadas as preferências dá prá aproveitar bem o conceito de cada uma delas... :wink:

Negócio é o seguinte.... eu gostaria de ter um jipe que me desse confiança em trilhas médias/pesadas, não tenho nenhum interesse de fazer Trial com ele, que caiba 4 pessoas com relativo conforto e que tenha porta malas, pois a intenção adicional é de viajar com meu pai e + 1 ou 2 amigos para pescar a 1.000 km de SP de uma a 2 vezes ao ano. 8)
Tenho carro de passeio da empresa e este seria o MEU carro/jipe for all purpose !

Ai entra os itens de manutenção simples e barata, robustez, conforto, etc para que os 30 mil não se transformem em 40 mil rapidinho... :?

Acrescentando... da Sport eu tenho medo da qtde de eletronica embarcada :cry: e do pouco espaço no porta-malas, se colocar kit Gás. Dá uma olhada nas fotos que tiramos da 1a piscina da Trilha do Condominio no FDS passado na Cantareira, no topico da 3a Etapa da Gincana... teve CJ com agua na altura do cabeçote e com pneus Guerra 3K 33"... :twisted:

E o duro é achar a tal da Camper boa por um preço bacana. :parede:

[ ] ´s e continua a saga da Camper/Sport perdida... :mrgreen:

Luiz Antonio
25/10/2005, 19:43
Flavio Miranda,

Acho que com uns R$33.000,00, vc encontra alguma SW4 1993 2.8 DIESEL, dei uma olhadinha bem rápida no web motors e no mercadolivre só pra me atualizar e achei algumas nessa media de preço qto a por pra ralar não tenho duvidas que é muito resistente e ainda de quebra a carroceria das SW4 é toda tratada contra ferrugem por no minimo 20 anos, temos colegas aqui do forum proprietários dessa beleza de SUV com mais de 250.000 km originais ainda, pra longas viagens como vc citou, só acho necessario a instalação de um turbo pq. ela é bem lerda nas subidas e ultrapassagens, ou então ter bastante paciencia e curtir a paisagem hahahahaha.
Tenho feito alguns passeios e até trilhas leves com a minha SW4, e não tenho passado nenhum apuro, vou junto com a galera sem pensar muito ela entra e sai na boa, apesar dos pneus BF AT.
Mas se seus olhos estão brilhando entre uma CAMPER ou uma CHEROKA, deixa eu dar tbm. meu palpite de novato, eu iria de "CAMPER S4T". :mrgreen:

[]'s esperando ter confundido mais do que ajudado

:concordo:

wilson ghetti
26/10/2005, 08:25
Vá de C A M P E R que não se arrepende,


Grande abraço Flavio(o capitão, rsss)


Wilson com MWM2.8TD

SJKCaio
26/10/2005, 08:29
Troca de todos os rolamentos, todas as buchas, todas as borrachas, todos os óleos, uma boa espiadela nas coroas e pinhões, um exame detalhado nos cardãs, e PRINCIPALMENTE a escolha de um sistema decente de freios (se não tiver sido feito) são as coisas básicas para você fazer.


Da lista só falta o freio, por enquanto tô usando o freio auxiliar 240V :twisted: :twisted:

Só pondo preço na lista:

Rolamentos do munhão :arrow: 27 reais cada
Buchas :arrow: todas 450 reais
Óleo :arrow: 12 o litro
Exame dos componentes :arrow: feito em casa, investimento de 48 reais (engraxadeira manual)

GH
26/10/2005, 09:58
Flavio,

Se vc faz trilha e não pretende gastar muito em manutençã, vá de Camper, sem dúvida.
Tem alguns colegas aqui em POA que, depois de me ver trilhando de Camper (já estou na segunda, uso Camper p/trilha fazem 5 anos, usei antes dois CJ, um Niva, um Vitara e duas Rural/F 75, isso em 18 anos de trilhas) resolveram comprar outras viaturas do mesmo estilo, como a própria Cherokee Sport, que admiro muito. Mas desistiram, pois a cada trilha gastavam muitos dólares, pois como vc sabe, trilha é trilha e vc não pode aliviar na hora pesada, tem que acelerar e azar do goleiro.
Pois a Camper escora no barranco e não amassa, anda na água e não queima nada, puxa bandeirantes e não entorta, pula e não quebra, etc. E lavou, tá nova. :dance:

Já se a idéia é pouca trilha e muito asfalto, tem as opções já citadas pelos amigos, como Cherokee, Hilux, etc, carros que não costumam quebrar em uso mais moderado. São mais civilizadas que a Camper, que na verdade é um jipe com outra roupa. Mas um jipe confortável, nada a ver com um CJ ou Samurai. :discordo:

Quanto à Cherokee, o Wallace elogia muito, mas tem que ver se o cara que fôr te vender uma era tão cuidadoso como ele. Pois os amigos que compraram gastaram uma nota preta para deixarem-nas em dia. Um simples reparo no setor de uma delas saiu mais de 1000 reais...
Tem as Hilux, mas tem que ver se a potência é suficiente pro seu uso, e tem que ver se vc não vai ficar na vitrine para assaltos e roubos. Que é resistente pra cacete, isso é. Mas pra esfregar nos barrancos, ainda prefiro a Camper. :palmas:

A minha, com pneus 33 e dois blocantes, não costuma pagar vale, não. :twisted:

Veja as fotos dela em meu anúncio aqui do fórum.
Mas já estou desistindo da venda :stop:

SJKCaio
26/10/2005, 10:09
Mas já estou desistindo da venda


O que vc gastou nela não é só o dinheiro é tb o tempo e o seu "saco", então isso passa de 38k.

GH
26/10/2005, 10:59
Nem é só isso.

O off-road não tem como abandonar, eu teria de ir pra outro 4x4. Meu receio é sentir saudades dela...
Meu maior descontentamento é com o seu consumo, mas vou acabr indo pro GNV e resolver essa parada.

SJKCaio
26/10/2005, 11:05
No meu caso rodo pouco, então dá para segurar só no alcool........

GNV tenho medo que fique xoxa apesar de ser 6 canecos, preciso andar numa no GNV para tirar a dúvida.

Marcos Ojeda
26/10/2005, 11:10
Se as todas Cherokee fossem a diesel não teriam comparações Acho que nem haveriam mais Camper, O unico incoveniente e o consumo de resto é só alegria, custo de manutenção é alta? nem tanto já tem muita coisa no mercado paralelo, se for em conce$$ionaria e caro, mas pouco da de manutenção, sobre a falta de Chassi, ela tem um chassi só que soldado ao monobloco, o unico incoveniente e não poder colocar calços de carroceria, mas tem Kits de 3 a 10 polegadas para aumentar a suspensão, e já tem kit feiros no Brasil bem barato, (comparado com importados) Acabamento 10, cambio auto ou mec 10. Mecanica 10, freio com e sem ABs 10, :roll: só o consumo mesmo :(
Camper tem o designer parecido e só, das 600 fabricadas tem 3 ou 4 que são 4 portas , e as outras cada uma e diferente da outra, pois o proprietario mudou algo, ou porque não estava funcionndo ou para melhorar o conforto. Camper é o Jipe que o dono quer e pode mexer, fazer alterações upgrades, por isso que alguns proprietários de CAMPER gostam tanto dela.
Cherokee a unica coisa que pode ser feito e colocar Gas, para baratear o combustivel e levantar a suspensão de resto funfa perfeito

Esse é o comentario de um proprietário de Cherokee, que antes de comprar a cherokee viu umas 10 Camper, mas nenhuma estava em perfeito estado.

GH
26/10/2005, 11:23
Ojeda,

Pena que vc não viu a minha 8)
Falando em Cherokee, quero trocar o carro de minha patroa, é uma Zafira, que costumo chamar de carro sem emoção, só razão :lol:
Pois bem, uma Cherokee com GNV poderia ser uma opção para nós, apesar que ficaria com um porta malas pequeno, mas vc sabe se esse motor vai bem com GNV?
Parece que o V6 da Ranger costuma dar problemas.

Caio: no motor 4.1 a álcool, o GNV é só alegria, devido à alta taxa de compressão. Pode ir que é quente. :dance:
A minha infelizmente é a gasolina :(

hugo.morais
26/10/2005, 11:45
Marcos,

Concordo com vc em parte, mesmo sendo proprietário de uma camper :D Acho que camper e cherokee tem propósitos diferente e só contesto a seguinte afirmação:



custo de manutenção é alta? nem tanto já tem muita coisa no mercado paralelo, se for em conce$$ionaria e caro


Este mercado paralelo é realidade em Sampa, nos outros estados isso é lenda :mrgreen: E nem estou falando de preços altos estou falando de disponibildade de peça, pois qdo tive uma L200 e precisei da bomba d'água esperei 15 dias pra ela chegar, e olhe que Mitsibishi é uma marca forte no Brasil! Encontra-se todas as peças críticas da cherokee no mercado paralelo? (tipo bomba de freio, burrinhos, pinças, bomba d'água, bomba de combustível). Para camper eu consigo encontrar tudo que eu preciso no mercado local, mas minha camper não serve como parâmetro pois eu a modifiquei para não ter esse problema :concordo:

[ ]s,
[ ]s,

Eriksom Teixeira Lima
26/10/2005, 13:18
Esse é o comentario de um proprietário de Cherokee, que antes de comprar a cherokee viu umas 10 Camper, mas nenhuma estava em perfeito estado.

Por que você acha que alguém que tem uma Camper em excelente estado vai se desfazer dela :?:

Só se for por causa de pagar resgate de sequestro
:D :D :D :D

Camper é para comprar, aprender, modificar e deixar do jeito que você precisa. Dá trabalho, por isso a gente não recomenda, mas quem passou por tudo isso COM SUCESSO, não vende :dance:

Eriksom

Marcos Ojeda
26/10/2005, 13:31
Esse é o comentario de um proprietário de Cherokee, que antes de comprar a cherokee viu umas 10 Camper, mas nenhuma estava em perfeito estado.

Por que você acha que alguém que tem uma Camper em excelente estado vai se desfazer dela :?:

Só se for por causa de pagar resgate de sequestro
:D :D :D :D

Camper é para comprar, aprender, modificar e deixar do jeito que você precisa. Dá trabalho, por isso a gente não recomenda, mas quem passou por tudo isso COM SUCESSO, não vende :dance:

Eriksom

Esse assunto não termina nunca, eu sei como é Campeiro, conheço varios.(propaganda é a alma do negócio) :concordo:

É muito mais facil vc achar 50 Cherokees em perfeito estado de conservação do que 1 Camper, caso o futuro proprietário tiver tempo para garimpar uma Camper , e depois disso ainda ter que arrumar freio, pois os originais não freiam, mandar fazer um belo acabamento em couro, isolação acustica para as Diesel, pois ninguem conversa com ela a mais de 60 km por hora, tudo isso por menos de 30 paus, Eu não tive esta paciencia e comprei a Cherokee, vi duas, comprei a segunda, mtinha mais umas 20 para ver, foi o que falei lá em cima se não bebesse tanto :parede: seria perfeita. Isso sem mexer em nada.

SJKCaio
26/10/2005, 13:36
das 600 fabricadas tem 3 ou 4 que são 4 portas


Só acertando os números 650 fabricadas, dessas 36 4 portas 8) 8)

Marcos Ojeda
26/10/2005, 13:41
Ojeda,

Pena que vc não viu a minha 8) :( Pena mesmo, eu vi a do Alexandre Reis, queria 38 paus em uma 90, bonita, mas não concordo com esse valor, compraria uma Hilux CD 98.


Falando em Cherokee, quero trocar o carro de minha patroa, é uma Zafira, que costumo chamar de carro sem emoção, só razão :lol: Pois bem, uma Cherokee com GNV poderia ser uma opção para nós, apesar que ficaria com um porta malas pequeno, mas vc sabe se esse motor vai bem com GNV?:(O pessoal do Rio todos usam a Gaz, eu não gosto como fazem as adaptações muita gambi.
Faço parte do Yahoo Groups da Cherokee, e em media se gasta 4 paus para colocar o Kit com uns 36 a 40 metros, e faz entre 6 e 8 km/m


Parece que o V6 da Ranger costuma dar problemas.:(
O Sebastian aqui do Forum tem uma Mazda NAvarro que é uma Explorer 2 portas com o mesmo motor daq Ranger, diz está muito feliz com o Gaz diz fazer até 10 km/metro

SJKCaio
26/10/2005, 13:56
Pena mesmo, eu vi a do Alexandre Reis, queria 38 paus em uma 90, bonita, mas não concordo com esse valor, compraria uma Hilux CD 98.



Tem certeza??? Rodei uns 150k com essa Hilux, conheço bem a marca e trocaria sem pestanejar :wink: :wink:


[ ]`s Ainda achando que não dá para comparar viatura nacional 90-94 com JEEP 97-00 importado

hugo.morais
26/10/2005, 15:56
Esse assunto não termina nunca, eu sei como é Campeiro, conheço varios.(propaganda é a alma do negócio) :concordo:

É muito mais facil vc achar 50 Cherokees em perfeito estado de conservação do que 1 Camper, caso o futuro proprietário tiver tempo para garimpar uma Camper , e depois disso ainda ter que arrumar freio, pois os originais não freiam, mandar fazer um belo acabamento em couro, isolação acustica para as Diesel, pois ninguem conversa com ela a mais de 60 km por hora, tudo isso por menos de 30 paus, Eu não tive esta paciencia e comprei a Cherokee, vi duas, comprei a segunda, mtinha mais umas 20 para ver, foi o que falei lá em cima se não bebesse tanto :parede: seria perfeita. Isso sem mexer em nada.

Marcos,

Você e o Eriksom estão falando a mesma coisa só que um com a ótica de dono de cherokee e outro com a ótica de dono de camper :D.

A idéia do tópico é uma discursão em linhas gerais sobre vantagens e desvantagens dos dois carros CamperxCherokee. Volto a bater na tecla que suas afirmações estão corretas, mas elas correspondem a realidade de Sampa. Aqui em Recife aparece no máximo uma cherokee sport a venda no jornal de domingo... e demora pra vender :mrgreen:

Os pontos fracos e fortes da camper, no meu ponto de vista são:

1. Custo de aquisição (Fraco)
2. Liquidez, se vc quiser vender uma camper hoje possivelmente não irá encontrar um comprador imediato. (fraco)
3. Freios (fraco)
4. Estrutura forte (Forte)
5. Manutenção barata e facilidade de peças de reposição(forte)
6. Não é visada para roubo (forte)

Ja os pontos fracos e fortes da cherokee, no meu ponto de vista, são:

1. consumo (fraco)
2. Necessidade de mão-de-obra especializada para manutenção, imagino se eu tivesse uma automática aqui em Recife e precisasse reparar o câmbio, não tem que faça. (Fraco) :pensativo:
3. Custo de manutenção, afinal estamos falando de um carro 98 pra baixo (Fraco)
4. Acabamento (forte)
5. Conforto (forte)
6. Itens de série (ABS, Câmbio automático, etc...) (forte)
7. Preço (forte)

Claro que existem outros pontos fortes e fracos para cada um dos veículos...e agora quem é melhor? :pensativo: Vai depender da sua aplicação, para grande maioria das pessoas a cherokee é a melhor opção, até financeiramente falando, para um minoria uma camper será a melhor opção, pois ela será customizada e se tornará um carro perfeito na ótica de seu dono :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s,

wilson ghetti
26/10/2005, 16:23
Bem, amigo Hugo, vou discordar de um item seu, se eu quiser vender minha Camper hoje, eu tenho comprador pra ela, agora, se vc referiu a um preço que não condiz com a realidade tudo bem, mas pelo menos aki em SP, vou dar o exemplo do Fabio que vendeu a Maria bonita, pelo que sei, quando ele decidiu vende-la, foi jogo rápido, e tbem tenho um amigo, que é o Silvio, tem uma, porem 4x2 diesel S4T, mas ele tem pessoas interessadas, não fechou negocio aindo por questões de chegar a um acordo no desconto, mas se quisesse vender, ja teria vendido.Porém essa é a minha visão.


E quando eu for na Chesf vou tomar um café aí com vc.


[]'s pernambucanos

hugo.morais
26/10/2005, 17:01
Grande Wilson,

Na hora que vier por aqui é só avisar que o café é por minha conta :concordo: Realmente tem o lance do valor de mercado, mas uma camper como a minha qual seria o valor de venda justo para ela? Para facilitar as contas, segue a ficha técnica:

- Mecânica da bandeirantes mais nova: motor, caixa, redução, eixos (traseiro flutuante), etc...
- turbo diesel intercooler
- Acabamento interno em alumínio
- Pneus 33''
- Guincho Mecânico da Toyota
- Duas caixas de ar condicionado (dianteira e traseira)
- estribo, bagageiro, suporte de estepe, parachoques personalizados de ferro, etc...

[ ]s, querendo saber o valor da viatura...

wilson ghetti
26/10/2005, 17:10
Sem dúvidas acima de 41 latas,



[]'s pelo café

GH
26/10/2005, 17:17
Hugo,

Ofereceram 32 pela minha, mas não vendo de jeito nenhum.
Falei pro cara que o mínimo eram os 38 do anúncio.
E acho que nem pelos 38 vendo mais.

hugo.morais
26/10/2005, 18:06
Heck e Wilson,

Eu concordo com vocês com relação aos valores, mas sei tmb que é muito dificil achar alguem disposto a pagar essa grana nas nossas camper's. Acho que gastei próximo a isso que vocês disseram 35K-38K, mas acho que o valor justo para minha camper seria algo por volta de 32K-35K, isso se eu estivesse pensando em vendê-la, claro! :mrgreen:

Portanto, tem de rodar nela para amortizar o investimento e ai quando for vendê-la ela chegou no valor que eu falei :concordo:

[ ]s,

NeRo
26/10/2005, 21:36
Como parece que esse assunto ainda não terminou. :roll:
Flávio. Vai de Camper, e tem que comprar boa, comprar detonada pra arrumar é perda de tempo e dinheiro.
Ou então compra um Cheroka e monta um CJ só pra trilha média/pesada. (faria dessa a minha opção)
Manter um Engesa/Camper já é caro. Preparar uma Cheroka pra trilha pesada vai te lascar inteiro.

Eduardo Valaretto
27/10/2005, 00:16
Acho que a Camper não é um veículo para qualquer um, tem que gostar de mecânica e fazer adaptações para corrigir defeitos de projeto (entrada de água, freios, ar condicionado deficiente, etc...).
Para as pessoas normais que rodam pouco creio que a Cheroka seja melhor, mas quem quer fazer viagens mais longas não deve nem pensar, é Camper na cabeça.
Atualmente moro em Ilhéus-Ba e tenho dificuldade em encontrar um bom torneiro, imagine um bom mecânico, simplesmente após 12 anos morando em diversas cidades do Nordeste ainda não conheci nenhum. Já cansei de ver carro importado de incautos que vem passar férias no nordeste e voltam de guincho.
Com a Camper o mexânico sou eu e, se precisar uma oficina de caminhão resolve alguma bronca.
Resumindo: Depende de cada um, mas gostei tanto de Camper que ano passado comprei outra para a esposa.
Como disse alguma mensagem anterior, vender Camper customizada só se for para pagar sequestro

Eduardo.

Marcelo Carvalhal
27/10/2005, 00:36
É o que o Wallace falou é verdade, nós vemos cherokee nas trilhas pra cacete, ja perdi a conta de tanas que eu vi, ....mas pensando bem acordei e NUNCA VI CHEROKEE NA TRILHA, quem sabe um dia né????



[]'s esperando borduadas.....


ENTÃO TOMA!!!!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11803&postdays=0&postorder=asc&&start=280


http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11803&postdays=0&postorder=asc&&start=280

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11803&postdays=0&postorder=asc&&start=40

Flavio Miranda
27/10/2005, 01:27
Cabras,

Vão todos judiar do cachorro que aguenta porrada sem reclamar... :x :lol:

1 dia que tive que viajar e vcs já confundem + ainda a situação !!! :? Ô bando de malacabados...!!! :)

Amigos,

Agradeço mesmo o interesse pelo tópico e confesso que já me ajudou muito... :wink:
Cada comentário me faz validar uma e outra situação e assim vou chegando na opção (em tese) mais adequada para mim. :roll:
Olha que coisa mais louca para terminar de complicar... :P
Eu moro em apto e estou procurando uma casa... e por quê ?! :?: Para ter 2 cachorros (boxer e dobermann) e .. uma OFICINA !!! :D Além dos churras com os amigos jipeiros e tal... :dance:

Então já me vejo com pedaço de jipe desmontado para todo lado e a porta da garagem lacrada durante o dia... :twisted: aí vou começar a chamar cada um dos colegas para parpitar e .. por que não .. ajudar a montar o bixo com a experiência adquirida. :concordo:

Nero, meu querido amigo, justamente por não querer continuar com 2 viaturas é que estou procurando a união dos mundos... :oops: Do contrário, ficou com o Sportage que é 2 dono e completo e já viajei carregado com motor de popa e porta-malas cheio para Votuporanga, na MEDIA de 140 km/h.
Para as trilhas... vc conhece o HB .... :twisted: :mrgreen:

Uma penca de [ ] 's aos amigos das Camper, Cherokaa e D+s ... 8)

GH
27/10/2005, 09:07
Eduardo: na minha Camper atual, a 94, não entra água. :stop: Na 92 entrava. :putz:

Marcelo: tendo dólares no bolso, dá p/fazer trilha até de Porsche Cayenne :wink:

SJKCaio
27/10/2005, 09:22
Eduardo: na minha Camper atual, a 94, não entra água. Na 92 entrava.



Heck,

A entrada de ar da minha estava lacrada com massa de calafetar resolvi mexer e agora em chuva pesada parada está entrando água do lado do passageiro, tem alguma dica??????

SJKCaio
27/10/2005, 09:26
comprar detonada pra arrumar é perda de tempo e dinheiro.



Agora já era Nero :x :x :x :x :x

GH
27/10/2005, 09:46
Caio,

Nunca mexi em nada, pois nunca entrou agua.
Na 92 entrava pela borracha do porta malas.

Flavio Miranda
27/10/2005, 10:54
Rapaiz .... e não é que eu fui dar uma olha nas Hilux SW4 e até parece uma boa para incluir nesta comparação !!! :P

Com uns 25-27 mil vc compra uma Gasolina 93/94 ... :) com uns 30-33 compra uma Diesel... :D
E Toyota dispensa comentários em relação à custoXbenefício, né.... 8)

Agora... o que tá difícil é entender as várias combinações de motor, combustivel por ano de fabricação !! :roll: :pensativo: Tem horas que aparece 2.4 gas, 3.0 gas, 2.8 diesel, 3.0 diesel...... :pensativo: :roll:
E a suspensão traseira é helicoidal ou feixe...? :pensativo: Tb não consegui chegar a uma conclusão na pequisa via Google... :oops:
Toyoteiros Hiluxenses de plantão... ajuda aí... :wink:

[ ] s

Eriksom Teixeira Lima
27/10/2005, 11:03
Eu moro em apto e estou procurando uma casa... e por quê ?! :?: Para ter 2 cachorros (boxer e dobermann) e .. uma OFICINA !!! :D Além dos churras com os amigos jipeiros e tal... :dance:

Então já me vejo com pedaço de jipe desmontado para todo lado e a porta da garagem lacrada durante o dia... :twisted:


Eu conheço uma certa garagem numa casa recém-comprada, próxima a esquina da Bandeirantes com Ricardo Jafet, onde você poderá encontrar Campers sendo montadas e desmontadas, eixos sendo adaptados, onde você poderá saber tudo que sempre quis saber sobre Campers, e onde se reúnem quase todos os dias e todos os finais de semana pelo menos 3 donos de Campers que adoram desmontar e montar, um deles atende pelo nome de Presidente e dois dos outros por M baixo e M alto. Até câmbios automáticos da ZF soube que eles vão consertar.
:D :D

Tem também uma outra na Zona Norte, onde você encontra Campers e outros carros, no meio de pequenos infantes com olhinhos rasgados e sotaque greco-italiano, com direito a churrasqueira e tudo o mais.

Assim, serei gentil, comprarei como presente de natal para você, uma chave de boca 14, pois tenho certeza que, depois da oficina, você vai comprar uma Camper.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Eriksom

hugo.morais
27/10/2005, 11:16
Assim, serei gentil, comprarei como presente de natal para você, uma chave de boca 14, pois tenho certeza que, depois da oficina, você vai comprar uma Camper.


Flávio,

Seguindo a idéia do Eriksom, se comprar a camper meu presente de natal será a chave 13, que é muito útil tmb :mrgreen:

[ ]s

alfreis
27/10/2005, 13:35
ET,

Tem outros malucos que de vez em quando aparecem por lá também!!!

[]'s

Alexandre
São Paulo - SP
CJ5 (S.Anita) e Camper (Vampira)

Flavio Miranda
27/10/2005, 13:48
Eu moro em apto e estou procurando uma casa... e por quê ?! :?: Para ter 2 cachorros (boxer e dobermann) e .. uma OFICINA !!! :D Além dos churras com os amigos jipeiros e tal... :dance:

Então já me vejo com pedaço de jipe desmontado para todo lado e a porta da garagem lacrada durante o dia... :twisted:


Eu conheço uma certa garagem numa casa recém-comprada, próxima a esquina da Bandeirantes com Ricardo Jafet, onde você poderá encontrar Campers sendo montadas e desmontadas, eixos sendo adaptados, onde você poderá saber tudo que sempre quis saber sobre Campers, e onde se reúnem quase todos os dias e todos os finais de semana pelo menos 3 donos de Campers que adoram desmontar e montar, um deles atende pelo nome de Presidente e dois dos outros por M baixo e M alto. Até câmbios automáticos da ZF soube que eles vão consertar.
:D :D

Tem também uma outra na Zona Norte, onde você encontra Campers e outros carros, no meio de pequenos infantes com olhinhos rasgados e sotaque greco-italiano, com direito a churrasqueira e tudo o mais.

Assim, serei gentil, comprarei como presente de natal para você, uma chave de boca 14, pois tenho certeza que, depois da oficina, você vai comprar uma Camper.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Eriksom


OPA, OPA, OPA !!! Para tudo !!! :shock: :stop:

Garagem cheia de Campers, com jipeiro metendo a mão na massa e ... CHURRAS !!! :dance:
E ainda GRUDADO em casa (Est. Conceicao do Metro, prox. Av. do Café ) !!! :concordo:

Eriksom, quanto é a "jóia" que tem de pagar para entrar neste clube... 8) além de comprar a Campesina... :D as chaves 13 e 14 eu vou ganhar mesmo... :mrgreen:

[ ] s

GH
27/10/2005, 13:58
Flavio,

As Hilux SW não usam feixes de molas nem na traseira :palmas: .
Os motores das 93 a 95: 2.4 EFI 4 cil gasol, 3.0 V6 Auto gasol e 2.8 diesel (77 cv :evil: ).
As 3.0 a diesel só no modelo novo, 97 p/cima, mas veja aqui no fórum as dores de cabeça que elas trazem junto.
De 97 p/cima vinham também com 2.7 4 cil gasol (152 cv :twisted: ) e 3.4 V6 Auto ( :twisted: :twisted: .)

Flavio Miranda
27/10/2005, 14:30
Gustavão,

Bobeei ontem... :putz: estava em POA e poderia ter combinado contigo para conhecer a sua viatura ...! :mrgreen:

Valeu pelas infos sobre as Niponicas... :concordo: Saberia dizer a velocidade final do Diesel 2.8 e o consumos dos motores gasolina 2.4 e o 3.0 V6 ? Não tem um papo de 8 e 16 várvas !!!?? :pensativo:

Off-topic = rapaz ... POA está um parque de diversoes depois das chuvas hein, :o a beirada do Guaiba parece o Pantanal, vista de cima...!!! :shock: Imagina se já não imaginei nóis lá com as viaturas... :twisted: Vedação nos distriba e snorkel nos filtroso e vamos nessa !!! :wink:

[ ] s animados com as idéias....! :D

PS.: ah se o Gustavo topasse um acordão na Camper dele.....!!! :roll: :oops:

GH
27/10/2005, 14:39
Flávio,

Não sei ao certo a final das 2.8, mas creio que seja em torno de 130 km/h.
Também não sei o consumo delas, mas sei que a V6 Auto bebe bstante...
E sim, tem umas que são 16v, mas também não sei quais :pensativo:

Poxa, pena vc não ter me procurado mesmo, fica pra próxima. :concordo:

Hoje tá chovendo de novo, claro que seri obrigado a dar umas voltas pelas beiras do Guaíba e Lagoa dos Patos :twisted:

Luiz Antonio
27/10/2005, 14:40
Flavio Miranda,
De cabeça pra baixo e de pé furando o assoalho, consegui 140 km/h :twisted: acho que ela iria um pouco mais mas não tive coragem hahahaha, se não me engano a SW4 do Luca aqui do forum tem feixe de molas atrás :pensativo: , parece que é uma série especial, sei lá.


[]'s esfumaceados e bem lennnnnnntossssssssss

Luiz Antonio
27/10/2005, 14:43
Ah...
Quanto a consumo 9km/l dentro de sampa, 10.5km/l na estrada com ar ligado e pé nela.

[]'s

SJKCaio
27/10/2005, 14:55
Garagem cheia de Campers, com jipeiro metendo a mão na massa e ... CHURRAS !!!
E ainda GRUDADO em casa (Est. Conceicao do Metro, prox. Av. do Café ) !!!


Fui buscar um parabrisa dianteiro novo lá a uma 04 semanas 8) 8) 8)

Eriksom Teixeira Lima
27/10/2005, 17:08
OPA, OPA, OPA !!! Para tudo !!! :shock: :stop:

Garagem cheia de Campers, com jipeiro metendo a mão na massa e ... CHURRAS !!! :dance:
E ainda GRUDADO em casa (Est. Conceicao do Metro, prox. Av. do Café ) !!! :concordo:

Eriksom, quanto é a "jóia" que tem de pagar para entrar neste clube... 8) além de comprar a Campesina... :D as chaves 13 e 14 eu vou ganhar mesmo... :mrgreen:

[ ] s



TSC TSC TSC

Falou em pagar por quê? Se você olhar a msg acima, de um tal de ALFREIS, você terá o caminho das pedras. :concordo:

Como ele também é conhecido por Abdul, :pensativo: creio que ele irá te cobrar o ingresso, a jóia, as caixas de cervejas iniciais, as 12 primeiras anuidades, a taxa para pedia audiência ao Presidente, a taxa para auxiliar as obras sociais da Primeira Dama, a taxa de banquinho para falar com o M. Alto, a taxa de conexão para falar com o M. Baixo, a taxa Severina, a taxa de inscrição no Clube da Camper, a taxa para marcar audiência com o Presidente, a taxa de melhorias do Clube, a taxa Abdul ...... :twisted: ... e finalmente o ingresso, válido por três horas

Eu nunca paguei nenhuma porque moro no Rio. Na última vez em que estive aí minha Dodge Ram não coube na garagem que é feita apenas para Camper. Como eu tenho Camper, mas estava com a Dodge Ram levando parachoques de Camper, semi-eixos de Camper, pitman de Camper, sei lá o quê de Camper, e tenho um espaço reservado lá para abrigar meu parabrisa e janelas de Camper, me deixaram estacionar na porta, só com a bundinha ... bundinha da Ram, veja bem ... para dentro.

Aliás, creio que você terá mais duas taxas a pagar, :parede: a taxa por ainda não ter Camper e a taxa por ter pensado em ter uma Cherokee.

Será que esqueci alguma, caro Abdul, ilustre piloto da VAMPIRA, e, creio, que vizinho do Flavio?

Eriksom

alfreis
27/10/2005, 17:41
ET,

Acho que por hora essa pequena quantidade de taxas será suficiente...Hahahaha

Realmente eu moro bem perto do Flavio e provavelmente ele já deve ter visto a minha camper rodando por lá...


Flavio,

Falando sério, comprar camper para fazer é bem complicado...Tem a vantagem de ficar 100% do seu jeito (as vezes!!!), mas é um buraco sem fundo de tanto que suga o seu dinheiro e ainda vai ter que ficar um pusta tempo sem carro...Sinceramente, eu não aconselho!!!

[]'s de quem ficou quase um ano esperando o término da obra (minha camper),

wilson ghetti
27/10/2005, 21:49
É o que o Wallace falou é verdade, nós vemos cherokee nas trilhas pra cacete, ja perdi a conta de tanas que eu vi, ....mas pensando bem acordei e NUNCA VI CHEROKEE NA TRILHA, quem sabe um dia né????



[]'s esperando borduadas.....


ENTÃO TOMA!!!!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11803&postdays=0&postorder=asc&&start=280


http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11803&postdays=0&postorder=asc&&start=280

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11803&postdays=0&postorder=asc&&start=40

wilson ghetti
27/10/2005, 21:57
Bem grande Marcelo, espero ver mais fotos de cherocas, pois só duas e ainda subindo uns barranquinhos, isso eu faço de puma rebaixado, de uma olhada em www.camper.com.br, e de uma olhada só num tópico, pinheirinho noturno, aí vc irá ver o que é trilha. um grande abraço.
Esse seu palavriado : então toma, deve ser uma cervejinha né?

Flavio Miranda
28/10/2005, 00:53
Alexandre,

Ainda não tive o prazer de descobrir onde fica o estaleiro, mas certamente vou dar uma passada por lá assim que me derem a localização...
Tem uma Camper que de vez em quando cruzo de manhã prox. a Leonardo da Vinci.... Será que é a sua ?!?!?!?

Para meu uso misto de 60% trilhas e 40% viagens, acho que a Camper pode ser a melhor escolha....

Agora basta achar uma Diesel e 4x4 por um preço razoável....

Prá colocar a tração numa 4x2 o que vcs recomendam ? Onde fazer o serviço em SP ? Quanto deve custar ?

[ ] s

Marcos Ojeda
28/10/2005, 07:36
deem uma olhada http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6972, quando eu parar com o Trial vendo o Coyote, e monto minha Cherokee assim.

wilson ghetti
28/10/2005, 08:28
Grande Flávio(o capitão), fica tranquilo quanto ao mecanico, e se vc quiser bater um papo com ele sem compromisso, será um enorme prazer te levar até ele.


[]'s convencendo mais um

GH
28/10/2005, 08:56
Flávio,

Na próxima vinda a Porto alegre, tente fazê-lo num findi, daí te mostro o que uma Camper é capaz de fazer. :shock:

Flavio Miranda
28/10/2005, 09:58
Grande Flávio(o capitão), fica tranquilo quanto ao mecanico, e se vc quiser bater um papo com ele sem compromisso, será um enorme prazer te levar até ele.


[]'s convencendo mais um

Wilson,

Só prá eu entender.... :pensativo: o mecanico é o mesmo que o Alexandre tá falando, aqui perto de casa ?!?!? :?: :roll:
Vamos combinar um dia sim !!! :concordo:

Gustavo,

Eu tenho um princípio de não passar mais que um dia em POA.... :discordo: do jeito que tem mulher linda... :P eu não voltaria para SP.... :twisted:
E agora com a cheia do Guaíba então !!!! :palmas:
E quando for possível... vou te cobrar esse "passeio" de Camper, hein ?! :wink:

All,

Dia 02/Nov vcs estão convidados a participar conosco do churrasco que estamos promovendo no sitio do Luiz Akium, em Atibaia - SP. :dance:
A idéia é relembrar um pouco do Ibira e juntar o máximo de jipeiros possível. Tb queremos arrecadar um dinheirinho para ajudar a Campanha do Natal que estamos promovendo. :concordo:
Dá uma olhada em Eventos que tem os detalhes e uma penca de palhaçadas da galera... :mrgreen:

-----
Ontem no Pacaembu tinha 3 Campers, 1 branca, 1 vinho e 1 cinza escura... como tinha que acertar uns assuntos com o povo acabei não chegando para conversar... vai que era um dos 6 ! :D

[ ] ´s

alfreis
28/10/2005, 10:09
Flavio,

É provável que seja a minha mesmo, pois estou sempre na Leonardo da Vinci...

Lá fica o meu apto e o lava rápido que eu deixo o meu carro!!!

De novo, montar camper eu acho muito complicado...

O Eriksom seria melhor que eu para fazer contas, mas vamos lá:

Camper em bom estado: 20-25 mil;
Motor diesel 12 mil;
Docs: 2 mil;
Pneus 33: 3 mil;
Freio: 1,5 mil;
Rancho: 2 mil;
etc...

Fazendo só essa conta, considerando o valor mínimo de uma camper 4x4, já teríamos 40,5 mil...

Conselho???

Compra uma pronta e vai passear feliz!!!

[]'s moradores da Vila Guarani,

Flavio Miranda
28/10/2005, 10:47
deem uma olhada http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6972, quando eu parar com o Trial vendo o Coyote, e monto minha Cherokee assim.

Ojeda,

Vc são sabe brincar não !??!? :evil:
Onde já se viu, com uma dúvida cruel dessas que estou entre as viaturas e vc acha este tópico com esta maravilha do Jeferson !!! :oops:
Vou te falar uma coisa prá vc .. viu !!! :roll: :lol:

Aí é que está.. como é que a gente consegue vender um sonho desse depois que termina ?!?! Não dá, não .... :discordo:


Vizinho Alexandre,

Com estas contas vc me desanima, rapaz..... :cry:
E o contrário ? :P Achar uma Diesel 4x2 e colocar o 4x4 ? :?: Qto ficaria esta conta ? :?: :?:

Gustavo,

Quantos kms/lts faz a sua Camper na cidade e na estrada ? :pensativo:
O GNV roubaria mais que 1/3 do porta malas ?! :roll: Autonomia de uns 200 kms ?! :roll:

All,

Quando vai ser o próximo "encontro" na super mecanica da Vila Guarani ?! Eu levo as brejas.... :concordo:

[ ] ´s

Marcos Ojeda
28/10/2005, 11:07
deem uma olhada http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6972, quando eu parar com o Trial vendo o Coyote, e monto minha Cherokee assim.

Ojeda,

Vc são sabe brincar não !??!? :evil:
Onde já se viu, com uma dúvida cruel dessas que estou entre as viaturas e vc acha este tópico com esta maravilha do Jeferson !!! :oops:
Vou te falar uma coisa prá vc .. viu !!! :roll: :lol:

Aí é que está.. como é que a gente consegue vender um sonho desse depois que termina ?!?! Não dá, não .... :discordo:


[ ] ´s
Desculpe-me "mestre das Cabras", só quis lhe mostrar uma Super Cheroka para ver o seu comportamento hehe, não quero nem um pouco denegrir as Campers, mas se as Cherokee fossem todas a Diesel :roll:

Como falei, Camper perfeita não existe, mas existe em exelente estado é só Garimpar e pagar o que o Dono está pedindo, isso se chama lei de oferta e procura.

Estou estudando instalar Gas e converter o motor a Alcool, pois o unico despraser da Cherokee e passar o cartão de credito no posto, :cry:

No Alccol hj, uma vez que fiz teste fez 4km/l, sem modificação nenhuma, se colocar Chip deve ficar melhor.

Sobre sonho, ele é maravilhoso enquanto voce tiver T por ele, se isso acabar eu vendo esse e parto para outro, que sabe uma Camper :mrgreen:

Flavio Miranda
28/10/2005, 11:30
Ojeda,

6 que são entendidos nesta arte das modificações... 8) e colocar outros motores Diesel nas Cherokas ? :roll:

Vi que o Diesel original é o mesmo da Dakota, mas e os demais Maxxion, International, MWM ?!? :roll: :?:
Até mesmo aquele entulho da Sportage, sei lá.... :?

Talvez valesse o investimento.... :pensativo:


Quanto ao T.. vc está certo... :( Agora ficar sem 4x4 acho impossível !!! :discordo:

[ ] s

Eriksom Teixeira Lima
28/10/2005, 11:34
Ontem no Pacaembu tinha 3 Campers, 1 branca, 1 vinho e 1 cinza escura... como tinha que acertar uns assuntos com o povo acabei não chegando para conversar... vai que era um dos 6 ! :D



É, Camper Cinza, pilotada por um cara com 1,90 de altura, SEMPRE de camisa Pólo com emblema do Clube da Camper ..... você perdeu excelente oportunidade de conhecer o Presidente :D Não se acanhe, se a pilota de Camper for Loura, é a Primeira Dama, basta fazer uma reverência e se apresentar " - Senhora, eu quero comprar uma Camper" :dance:

Mas, fique tranquilo, o Alê é tesoureiro oficial e todas as taxas arrecadas vão pro caixa único. :P

Quanto à sua pergunta sobre 4x2, o problema maior que vejo é coprar uma camper a gasolina e trocar para diesel. É possível, mas dá um trabalho ....... :evil:

Eu gosto de motores maiores como o S4T ou como o meu Toyota 14B (só existem 3 Camper com esse motores). Tenho TODAS as restrições aos motores 2.5 (antigas S-10, Land e que tais). O MWM 2.8 é um bom motor, embora PARA MEU GOSTO seja pequeno, mas é bom motor. Procure comprar algo com uma dessas opções S4T ou MWM 2.8.

Na minha opinião, dependendo do estado do veículo, do estado do motor, do estado de sua originalidade ou ...... do que estiver como eixo dianteiro, do que estiver como sistema de freios, ou seja, PRINCIPALMENTE, da qualidade das adaptações realizadas, os preços de uma boa Camper a Diesel 4x4 podem variar entre 30k e 40k.

Se você quiser comprar a do Hugo Morais, uma das que está equipada com motor Toyota Band 14B, mais caixa Band de 5 marchas e diferenciais flutuantes da Band (ou seja, como tudo o que há de bom numa Band), e chegar com 55k, ... :pensativo: .... ele vende, pois assim ele recupera os investimentos feitos e ainda não amortizados.

Mas esse é o preço para pegar uma Camper sem problemas de um cara que não precisa vender .... ou seja, ... preço para forçar ele a vender sem ter sido sequestrado :D

Mas que não é preço de quem quer vender (ou precisa), não é :concordo:

Na próxima 5ª, procure o Presidente descrito acima. Para os mais chegados ele responde com RF :dance:

Eriksom

Marcos Ojeda
28/10/2005, 11:39
Ojeda,

6 que são entendidos nesta arte das modificações... 8) e colocar outros motores Diesel nas Cherokas ? :roll:

Vi que o Diesel original é o mesmo da Dakota, mas e os demais Maxxion, International, MWM ?!? :roll: :?:
Até mesmo aquele entulho da Sportage, sei lá.... :?

Talvez valesse o investimento.... :pensativo:


Quanto ao T.. vc está certo... :( Agora ficar sem 4x4 acho impossível !!! :discordo:

[ ] s

Fui atrás de colocar diesel na Cherokee, ia gastar no conjunto todo Motor cambio e tcase por volta de 14 paus, mais M.O e mais pecinhas de monte, venderia o da Cherokee por uns 7 paus, teria que esperar no minimo um mes para rodar, depois disso teria que parar denovo para corrigir eventuais erros, no final das contas gastaria uns 12 a 15 mil, com este valor eu compro uma Cherokee diesel ou outros SUV 4x4 Diesel, o Diesel devagar esta perdendo o subsodios e já custa hj 1,80, Como disse meu amigo fabio Rosa, o Km rodado de um Diesel é bem semelhante ao de Um Gas, e a vantagem do Gas e que vc consegue conversar na estrad :mrgreen: .

Foi o que já disse, se é para sofrer montando o Carro ideal, e vc não gostar de por a mão na massa, já saberá a escolha.

j.sebastian
28/10/2005, 11:52
Fala, Marquinhos!


o Diesel devagar esta perdendo o subsodios e já custa hj 1,80, Como disse meu amigo fabio Rosa, o Km rodado de um Diesel é bem semelhante ao de Um Gas

Pelo que vi, tem postos com até 1,90... assim, na estrada, o km no diesel custa +-R$0,18

No GNV, que abasteço por R$0,99/m3, ando 9 ou 10km/m3, assim o custo por km, na estrada é de uns R$0,11...

O custo inicial tbem é bem menor para conversão...

Claro que não são apenas flores, tem contras:
-espaço perdido no porta-malas
-peso extra do(s) cilindro(s)
-autonomia no gnv menor (eu tenho uns 350km+-)
-não tem posto em qualquer lugar deste Brazilsão

Mas:
-IPVA cai, em SP, de 4 para 3% (no RJ cai de 4 para 1%!!)
-o motorzão gasolina, silencioso e potente continua lá
-se precisar, SOMA-SE a autonomia na gasolina (+-800km no meu caso)
-como eu rodo uns 300 dias por ano em lugares com gnv, com certeza, é lá q eu faço a economia!

Seba, feliz como gnv há 4 anos...

Flavio Miranda
28/10/2005, 11:53
1,80 o Diesel ... 1,40 o alcool.... 1,10 o GNV.... 2,50 a gasosa... Assim não dá !!! :evil: :discordo:

E o que me dizem de : Camper Diesel S4T 4x2 vs Camper Gasolina 4.1 4x4 ?!

Ouvi dizer que gastaria uns 2 mil do 4x2 para o 4x4 ?! É isso !?!

[ ] ´s

Eriksom Teixeira Lima
28/10/2005, 11:53
Como disse meu amigo fabio Rosa, o Km rodado de um Diesel é bem semelhante ao de Um Gas, e a vantagem do Gas e que vc consegue conversar na estrad :mrgreen: .

Foi o que já disse, se é para sofrer montando o Carro ideal, e vc não gostar de por a mão na massa, já saberá a escolha.

Marcos

Eu adoro ouvir Blues em viagens. O motor da minha Dodge Ram é um Cummins B5.9T, e olhe que ela é 1995. Faz menos barulho dentro da cabine do que em uma Cherokee.

Você vai dizer "é original". Tá certo, mas o motor da minha Camper é um Toyota 14B, bastante silencioso. Tudo é questão da adaptação feita. :concordo:

Conheço a Camper que foi do Fábio, foi um bom trabalho de adaptação.

Porém, era muito motor para uma Camper. Muito motor em comprimento = modificações na parede corta-fogo para caber e muita potência para um pobre Dana 30 original.

Aliás, aqui entre nós, o motor a gasolina da Cherokee também é muito potente para os pobres Dana 35 originais :parede: Pergunte ao Tannuri o que ele acha.

Só concordo com você (aliás, eu e o Alexandre) é que Camper tem de gostar, porque a primeira coisa que se faz é uma revisão completa.

Mas que ambas - Camper e Cherokee - são excelentes escolhas dependendo do uso, ninguém discorda.

Eriksom

hugo.morais
28/10/2005, 12:15
Se você quiser comprar a do Hugo Morais, uma das que está equipada com motor Toyota Band 14B, mais caixa Band de 5 marchas e diferenciais flutuantes da Band (ou seja, como tudo o que há de bom numa Band), e chegar com 55k, ... .... ele vende, pois assim ele recupera os investimentos feitos e ainda não amortizados.


Bem, por esse valor que o Eriksom sugeriu ainda vai com frete grátis!! :mrgreen: Não estou pensando em vender minha camper, mas pra mim um preço justo para ela seria algo entorno de 35K-40K.

Flávio,

Para converter uma camper 4x2 para 4x4 vc vai precisar de um eixo dianteiro + um caixa de transferência, pelo menos. Pois existem campers 4x2 diesel(ST4 Plus) com caixa clark 2205!! :shock:

Então a conta pra você fazer da conversão é a seguinte:

Eixo dianteiro completo (freio, suportes, etc): 2K
Caixa de marchas + Transferência: 3.5K
Cardan dianteiro: 0.5K
Mão-de-obra: 1K

Claro que esses valores pode mudar se vc conseguir encontrar um eixo dianteiro original ou não precisar da caixa de marchas só da transferência, etc, etc...

[ ]s,

Marcos Ojeda
28/10/2005, 12:33
Ouvi dizer que gastaria uns 2 mil do 4x2 para o 4x4 ?! É isso !?!

[ ] ´s

Acho que gasta mais, terá ue comprar no minimo, tcase uns 1.000,00 min, um eixo dianteiro , se for de Rural Dana 44, 500 + relação igual ao de Camper, a se for de Camper Dana 30 acho que será mais caro, mais mão de obra, por baixo bem baixo 2000

wilson ghetti
28/10/2005, 13:27
Flavião, boa tarde, o mecanico é outro, ele mora aki em Itap. ele é um prof. pardal, faz todas a adaptações em nossos jeep´s , sendo engesa(ele tem um tbem), cj, camper, e outros, qualquer coisa num fim do dia nós marcamos na oficina/casa dele sem problemas e podemos fazer a conta certinho de quanto vc gasta pras fazer 4x2 virar 4x4.



[]'s no aguardo

GH
28/10/2005, 14:15
Flavio,

Ela faz 5 no trânsito truncado de Porto Alegre.
Na estrada fazia 6,5 antes de ter overdrive, agora já não sei quanto tá fazendo.

Mas se eu morasse em SP não ia pro diesel, não, ia pro álcool, pois até onde sei, custa em torno de 1 real por litro, confere?
Aqui custa 1,80!!

E a Camper é muito facil de converter pro álcool, pois o motor 4.1 moderno já vinha com os pistões planos iguais aos do motor a álcool, bastaria um leve aumento na taxa de compressão, acerto de giclagem (o 3E já é niquelado) e distribuidor e sistema de partida a frio.
Talvez até aqui valha a pena, pois a gasolina tá por 2,75 :evil:
Fora isso, o motor 4.1 taxado rodando no álcool é o capeta :twisted:
Nem vou defender muito o motor pra não virar em briga, mas que é fantástico, isso é. :dance:

Qto. ao GNV, não creio que ocupe 1/3 do portamalas, um cilindro de 25m.

Flavio Miranda
28/10/2005, 14:18
Cabras,

Por falar em Jipes e Mecanicos....

Estou de SACO CHEIO de levar o Samuca em "mecanicos" e sair de lá igual com a recomendação de ... " anda um pouco com o jipe e vê como ficou.. qualquer coisa volta aí....! " :evil:

Como se eu não fizesse nada da vida (alem de postar no forum !!! :lol: ) e que o $$$ caísse da jabuticabeira que tem na casa de meus pais... :x

Sei que recomendar meca é uma merd@ mas vai que vcs já descobriram um "iluminado" que gosta do que faz, é perfeccionista, não é brimo e ainda entende de jipes...!! :roll: :mrgreen:

Perceberam que eu estou cheio das "causas impossíveis"... :lol: é que hoje é dia de São Judas...!!!

--------

Ficou uma pequena duvida no papo do 4x4... :pensativo: uma T-case pede um cambio novo ou no minimo uma flange para a adaptação ou é plug-and-play na caixa de marchas. !? :roll:

[ ] s

wilson ghetti
28/10/2005, 14:44
Flavião,

Infelizmente tem que trocar o cambio, pois na 4x2 não tem a 1º bem reduzida, mas vou me informar se da pra colocar uma cx. reduzida no cambio da 4x2(eu acho que dá), aí vira o bicho.


[]'s atrás das informações.

hugo.morais
28/10/2005, 15:17
Ficou uma pequena duvida no papo do 4x4... uma T-case pede um cambio novo ou no minimo uma flange para a adaptação ou é plug-and-play na caixa de marchas. !?


Flávio,

Como vc já percebeu as campers não são padronizadas, eles montavam o carro com o que tinha na fabrica. Já ví colegas com campers diesel 4x2 com câmbio 2215, 240V e 2615. Se a caixa for uma 240V ou 2615 só vai precisar da Caixa de transferência, se for a 2215 vai precisar trocar a caixa. Mas ai tem dois pontos o primeiro é que a caixa é boa, pra rodar em motor botar AP :twisted:, e por isso tem um bom comércio. Já o segundo o ponto é que só existe kit para colocar redução de willys nesse câmbio, que não é recomendado para os motores diesel com alto torque.

[ ]s,

SJKCaio
28/10/2005, 16:02
Fora isso, o motor 4.1 taxado rodando no álcool é o capeta
Nem vou defender muito o motor pra não virar em briga, mas que é fantástico, isso é.



Eu estou no meio dessa revisão toda para por a viatura pra rodar, sinceramente não fica barato, mas eu tenho andado muito em oficina (e até trabalhado :x :x ) e o custo de manutenção de um GM 4.1 não assusta, pelo contrario.
Vi vários motores de Ranger aberto com cabeçote queimado, motivo instala-se gás e o "animal" quer o mesmo desempenho da gasolina, afundando o pé.
Resultado por trabalhar mais quente que a gasolina e em condições forçadas de giro , queima :parede: :parede:
Ai lá vai 4000 reais de cabeçote, vi uma L-200 mesma situação pé pesado...........
No bom e velho Opalão veja os preços:

Vávula termostática 35,00 (tava sem :x )
Bobina 38,00( Bosch)
12 tuchos hidraulicos 150,00 (ficou pra próxima , só regulei........)
Revisão motor de arranque 50,00 (com troca do automático)
08 Velas 38,00 (não vende só 6 , sobrou 02 para próxima)
Correias 25,00

É um motor de concepção antiga, pode ser, mas não troco por um AP 8) 8) 8)

Marcos Ojeda
28/10/2005, 16:24
Mais um pouquinho, quase está original.

hugo.morais
28/10/2005, 16:34
Opa!!!

Aquele barrigudo da última foto que o Marcos postou eu conheço... :pensativo: É o Paull Lyra, certo Eriksom?? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[ ]s,

Eriksom Teixeira Lima
29/10/2005, 11:45
Hugo

Perguntei a ele, pois o achei meio magro :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

De uma coisa eu tenho certeza, o cara da Cheroka está destruindo seus pneus. Você reparou no queimado do pneu dianteiro da última foto :?:

Eriksom

paulohflyra
29/10/2005, 23:34
Hugo

Perguntei a ele, pois o achei meio magro :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

De uma coisa eu tenho certeza, o cara da Cheroka está destruindo seus pneus. Você reparou no queimado do pneu dianteiro da última foto :?:

Eriksom

Salve Tiiioooooo !!!!

Putz..

1. Casei mas não to tão magro assim hhehehehehehehe
2. Ambos conhecem a tartaruga e ela passava em 4x2
3. Cansei de poeira.. que diabos eu estaria fazendo ali ??

Meus caros.. vou de Camper com S4T + 240V e estou muitoooo satisfeito.. é rubusta e só faço coloca óleo e trocar o botão do ar de vez por outra.. ainda falta reformar por dentro que tá aquela zona.. mas é um tanque ! Hugo e Tio conhecem bem ;)

[]'s Paulo Lyra

NeRo
30/10/2005, 13:09
Aproveitando que os Campeiros estão todos aqui.
Tem uma adaptação de freio do Marco Mendonça que o Caio me mostrou, que gostaria muito de usar aqui no fórum, no projeto de organização de conteúdo que estamos praticando. Seria possível alguém me passar o email dele para que eu obtenha a autorização?
Em tempo: Caio... você recebeu mais alguma MP minha?

Eriksom Teixeira Lima
30/10/2005, 13:16
Adaptação boa é a que existe na Camper do Paulo Lyra. :palmas:

Eriksom

samukanvas
30/10/2005, 20:41
Fala Pessoal,

Acho que não pode existir comparação entre o veículo original e sua cópia.

O troller é melhor que o wrangler?

O porche réplica é melhor que o porche original?

O cobra de fibra é melhor que o shelby original?

Então.... cherokee num tem comparação com camper.

Camper é um veículo de fibra, feito praticamente a mão (bem feito), com uma mecânica robusta e tudo que vc quiser fazer nela (suspensão e adaptações) deverá fazer por vc mesmo, já que não se tem um histórico grande de modificações devido número de exemplares. Pra comprar é muito difícil. Vender, mais ainda... supervalorizada.

Cherokee é um veículo que existe a 1000 anos. Derivado do famooooso cj. Mecânica mais que testada e aprovada. É um dos 4x4s que possuem maior quantidade de opcionais (suspensão e adaptações) disponíveis no mercado. Um dos off-roads preferido nos eua (briga feia com wranglers, cjs e samucas) muito confortável, super motor, super câmbio, super ct. Melhor custo benefício na casa dos 30k e pode fazer seguro, diferente da camper que salvo 1 ou 2 seguradoras 2ª linha fazem...

Peças são fáceis de achar e oficinas trabalham bem na XJ. Não tem muito mistério...

Eu compro a XJ de olho fechado.... assim o fiz!

[]'s "ajudativos"

Foto abaixo só pra ajudar no acervo do marcos :concordo:

Eriksom Teixeira Lima
30/10/2005, 21:09
Falou coisa sem sentido, a única coisa em comum entre uma Camper e uma Cherokee é a aparência da carroceria, mais nada. :parede:

A suspensão é completamente diferente, e a da Camper original é melhor que a original da Cherokee (se é mais versátil é melhor).

Quanto ao kitzinho dessa "Cherokee" :?: :?: ... pelo valor que se gasta para ter um desses, provavelmente é possível fazer coisa igual, afinal ele custa quase o preço da própria. Mas para tal é preciso conhecer muita mecânica ..... mas, na boa, para que eu preciso de tudo isso? :wink:

Não confundindo as coisas, pois todas têm os seu valor desde que usadas para aquilo que foram feitas e que realmente atende suas necessidades. :twisted:

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
30/10/2005, 21:20
Entre nós, você prefere os Dana 35 da Cherokee ou esses adaptados em uma Camper. Dá para colocar igual por quanto?

E não leve à sério, só estou de sacanagem :twisted:

Ah, sim, essa Camper existe, é a minha. Motor Toyota band 14B, diferenciais de Band, traseiro flutuante, caixa 2615 e NP-205 como transferência e outras coisinhas que só depois de vistoria no Inmetro posso falar :dance:

Eriksom

Marcelo Carvalhal
30/10/2005, 22:23
:pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:


Me desculpe, mas realmente gostaria de alguem provasse que é apenas coincidencia a aparencia dos dois carros :?:

Alguem tem a origem do carro com base nos seus criadores :pensativo:




So pra deixar CAMPER no devido lugar :mrgreen: :mrgreen:


O carro debaixo está todo original :palmas: :palmas:

Eriksom Teixeira Lima
31/10/2005, 08:10
Eu só falo sobre o que conheço ..... uma Camper original faz igualzinho :concordo:

Gente, parem de querer comparar coisas ...... ninguém que tenha uma Camper a compara com uma Cherokee, até porque são dois projetos distintos.

Quanto a plágio na carroceira ..... bem a única coisa original que conheço é o Ford Bigode ... eu já dirigi um. Aliás, quem já pilotou um Chevrolet 30 e poucos tem exata noção de quanto os carros involuiram. As soluções de suspensão daquela época eram muiiiiiiitttttooo melhores.

Eriksom

SJKCaio
31/10/2005, 09:35
A minha opção pela Camper foi pelo custo de manutenção, hoje manter dois carros fica pesado........

Fiz uma revisão no carburador ,ajustei valvulas e instalei o aquecimento do coletor/carbura ficou em 150,00. Talvez tenha que fazer isso com uma certa frequencia mas ainda justifica o investimento na viatura.

PS: Depois do ajuste das valvulas e do bura encontrei os 2.0 que faltava do "4.1" :shock: :shock:

Wallace
31/10/2005, 11:20
A suspensão é completamente diferente, e a da Camper original é melhor que a original da Cherokee (se é mais versátil é melhor).Oppsss.... negativo, a suspensão da Cherokee é showww, até que é estavel no asfalto e tem bom curso no fora de estrada. Se tirar ou se colocar uma quick discontec (que é barata) fica com um curso de suspensão animal.

samukanvas
31/10/2005, 12:45
Erikson,

Num tenho a menor pretensão de julgar o melhor desses dois excelentes carros.... :mrgreen: aquilo que falou "Não confundindo as coisas, pois todas têm os seu valor desde que usadas para aquilo que foram feitas e que realmente atende suas necessidades" é exatamente o que eu penso. Fui mais adiante, porque um kit bom, não aquele da foto (3.500,00 doletas), mas um de 1500,00 ou 3 conto e uns quebrados de reau, deixa uma xj ignorantemente melhor que a original com os eixos originais (d30 e d35 por ex) que vão bem com um 32". Na camper, o que vc fez: eixos, ct, cambio, motor, etc..... quanto vai custar? mais que 3 conto e uns quebrados com certeza.... :parede: sei disso porque estou pesquisando pra fazer um cj. :dance:

Agora, que essa sua camper deve tá uma coisa de doido, deve.... :mrgreen: pela fotinha ví grabber 33", calço na mola, eixo, molas, buchas etc.... quanto marcou no RTI dessa foto? :concordo:

Eriksom Teixeira Lima
31/10/2005, 18:00
Eixos Toyota Bandeirantes = R$ 2.000, hoje se acha por R$3.000 (já comprei com o dianteiro)
Caixa NP-205 = R$ 1.200 (ninguém mandou vocês não olharem Anúncios aqui no Fórum :dance: )
Calços de carroceira = sei lá, ERAM de nylon, 10 cm
Mão de Obra = R$ 3.000,00 (estou dando um chute calibrado, pois fiz muito mais coisas)

Logo, o custo para trocar = R$ 8.000 (tirei a NP-205 e botei mais R$1.000 na mão de obra).

O que mais gostei foi = estou livre dos semi-eixos originais da engesa, estou livre da caixa de transferência engesa, estou livre de molas arqueadas que saltam fora (a de um amigo saltou), estou livre de um chassis frágil (oops .... cancelem essa informação :twisted: )

Preços atuais para diferenciais = o Hugo Morais está terminando a colocação de diferenciais Toyota na Camper dele (o motor já é, as caixas já são). Mas no Nordeste as coisas são mais baratas e mais bem feitas. :concordo:

RTI

No dia da rampa, o amortecedor dava batente 2 polegadas antes de acabar o curso. Depois troquei por amortecedores traseiros de MB1113 e aumentou muiitttoooo. A medida ... sei lá :pensativo: ... 0.950 faz sentido? A foto tem anos. Ela abria pouca coisa a menos do que a do Wanderlei da Work aí de SP. Acho que a dele era .975, a minha .950 ou coisa pouco menor. Não lembro.

Hoje, os Grabber continuam 35, não tem mais calços de molas (foram mudados os suportes), os olhais dos tensores foram reposicionados inclinados para baixo, os amortecedores dianteiros foram trocados (são todos 1113), a panhard está paralela ao eixo, a caixa agora é de d-40 com pitman idem (monstro) também lá embaixo, paralelo ao eixo.

Ainda não medi como ficou. Espero poder fazer isso daqui a uns 15 dias .... se a porra da chuva parar para terminar o serviço. :cry:

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
31/10/2005, 18:06
Oppsss.... negativo, a suspensão da Cherokee é showww, até que é estavel no asfalto e tem bom curso no fora de estrada. Se tirar ou se colocar uma quick discontec (que é barata) fica com um curso de suspensão animal.


Realmente, dei um chute calibrado, mas ainda fico na dúvida. Se trocar os amortecedores da Camper por um de MB1113, acho que a Camper abre muito mais. Não se esqueça, o Engesa dá batente de amortecedores.

Eriksom

Wallace
01/11/2005, 12:07
A minha Cherokee original, mas com as quicks dá uns 850 ou mais de RTI.
O mais interessante com as quicks e que não para de subir na rampa mesmo com roda no ar e sem bloqueio (fora o original que pouco ajuda).

Com a estabilizadora e suspensão dianteira fica meio travada mesmo (acho que fica com uns 550 de RTI), mas da uma menor rolagem de carroceria na estrada:

http://paginas.terra.com.br/negocios/Sigma/trilhas/MOV02201.MPG

Sem a estabilizadora atuando poderia varar a rampa, veja como ambas as suspensões trabalham muito mais, mesmo sé tendo desconectado a barra estabilizadora dinateira.

http://paginas.terra.com.br/negocios/Sigma/trilhas/MOV02202.MPG

Veja como tirou a roda do chão e ainda anda normalmente (com a quick):

http://paginas.terra.com.br/negocios/Sigma/trilhas/MOV02177.MPG

Se tiverem problemas com os links deve ser limitação do Terra.

GH
01/11/2005, 22:20
Ok,

A Cherokee normalmente é mais estável que a Camper...
Mas grande parte disso deve-se ao fato que a maioria das Cherokee que vemos e testamos por aí ainda estão com a altura (e pneus) original e com todas as estabilizadoras, também.
Se a Camper receber uma estabilizadora dianteira, como a do Engesa, por exemplo, a estabilidade melhora substancialmente.
Mas o almoço não é grátis: perde-se um pouco do curso de suspensão. aproximando-se do curso da Cherokee, por exemplo.
Claro que o quick-disonect seria o ideal, mas como a maioria ou usa no off ou no on road, cada um na sua...
Temos um colega na lista de Camper que tem multa de radar a 182 km/h de Camper... :twisted:
Tem outro que faz o trecho São Paulo-Ibiraquera(SC) em tempo de fazer muito dono de esportivo corar as bochechas :lol:
A minha? Nem pensar! Joguei ela pra cima e saquei fora a estabilizadora, tudo em prol do offroad.
Até rodo na estrada sem stress, mas não tiro racha, não, e nem penso em passar dos 120, que julgo sua velocidade de cruzeiro. Não a culpo por não me fazer chegar antes.
Mas é como dizia um adesivo no Jota de um amigo:
-No asfalto ocê me aperta, mas lá na trilha nóis se acerta 8)

Quanto aos upgrades: sim, eles existem!!
E é outro grande lance da Camper: vc faz ela como vc achar melhor.
Na minha, 4x4 original, eu tinha alguns problemas:
-a constante preocupação de não forçar o Dana 30 dianteiro, famoso pela fragilidade quando usado em conjunto com motor 4.1 ou outro motor forte;
-a facilidade com que a água entrava no mesmo eixo;
-o freio traseiro a tambor, que pifava na trilha devido à sujeira, ficava arrastando as rodas depois da lavagem por inchar as lonas de tão molhadas e que chiava sem frear depois que as mesmas secavam;
-o histórico de acidentes devido à perda da roda traseira, principalmente nos Engesa dos amigos (dois capotaram inclusive).

Então depois de pesquisar as opções, que seriam troca do eixo dianteiro pelo de Rural ou Toyota e adaptação de sistema flutuante com freio a disco no traseiro, acabei optando pela solução que resolvia tudo de uma só vez: os eixos de Troller moderno.
Pronto, resolvi TODOS os problemas que me atrapalhavam, no meu uso.

O freio a disco traseiro é muito forte, diferente do kit superbreak, por que no Troller as pinças não são de Kadett, são de Ford Thunderbird :twisted: , segundo me disseram.
Até o freio de mão é forte!! Ajuda muito nisso a alavanca de freio de mão de Scenic, bem maior que a original, do Opala...

A roda agora só cai se esquecer solta: é flutuante... :palmas:

E o eixo dainteiro agora é um Dana 44, robusto como o da Rural, mas já com freios fortes e homocinéticas muuuuito vedadas (de Bandeirante)

O traseiro já veio com Trac-lock, o dianteiro recebeu um também, pra não ficar diferente :lol:

Pronto: tá pronta a criatura.
Para mim, ficou show. :concordo:

Ah, esqueci: ficou um pouco reduzida, pois o troller usa 4,09 de diferenciais, ela usava antes 3,54.
Então coloquei câmbio com overdrive da SRV e pronto. Resulta em final de 3,48:1.
E tem uma redução fantástica, de 2,40:1. E com acionamento sincronizado!! 8)

Wallace
02/11/2005, 15:51
E gastou bastante né... estou fazendo algo similar com os eixos da Cherokee, mas são os Dana 44 do Troller a gasolina com relação 4,88 para usar pneus 35 na Cherokee.

gnecchi
02/11/2005, 19:26
instalei o aquecimento do coletor/carbura ficou em 150,00.


Vc instalou o coletor aquecido original, ou mandou trabalhou melhor o aquecimento do coletor? Qual bura vc está usando?

Depois que encontrei um senhor que acertou o meu carburador H34SEIE o meu 4.1 a álcool ficou show de bola. Não tem coisa pior que carburador falhando.


[]'s

SJKCaio
03/11/2005, 08:39
O meu motor é alcool original , então o coletor já tinha as galerias para água quente, depois que eu descobri o macete do retorno fazendo um "T" (acho melhor por minusculo :shock: :shock: ) "t" na mangueira do pé do radiador ficou muito bom.
Tava sem a termostatica tb :x :x , por isso não andava direito frio, demorava para esquentar.
O carburador é o 3E , mas estava muito judiado, e com várias roscas espanadas, 2º estagio na mola de Fusca e cheio de arame...........
Depois da revisão ficou show, de manhã é só esperar uns 5 min para a água circular na base do carburador e sair.
Ainda não medi consumo (tô sem nada de marcadores) mas deve estar na casa dos 6km/l.

GH
03/11/2005, 08:44
Wallace,

Concordo, gastei muito, mas gastei direito. :wink:

SJKCaio
03/11/2005, 08:55
Se a Camper receber uma estabilizadora dianteira, como a do Engesa, por exemplo, a estabilidade melhora substancialmente


A minha foi instalada um triangulo oscilante no lugar das Panhard e melhorou bem, só acho que essa viatura pelo peso e altura não foi feita para rodar a mais de 140km/[/b][/quote]

Wallace
03/11/2005, 13:30
Já acharia 100 km/h muito...

Eriksom Teixeira Lima
04/11/2005, 15:22
Wallace,

Como a outra camper que eu tinha (e que está em BSB atualmente), eu rodava a 140km/h nas estradas, e testei até 180km/h (marcado no GPS) e ela andava tranquilamente.

O maluco que a comprou foi dirigindo do Rio para BSB a 170km/h direto, pois entendeu que ela marcava no velocimetro 15% a mais e não 15% a menos, e ele firmou o pé com o velocimetro na casa dos 140/150 kmh. Estabilidade total.

Na minha Camper muito mais longa, viajo na casa dos 120km/h, atinjo 140km/h, e ela está estável. Os eixos são de Bandeirantes e uso Grabber 35", ou seja, nada original. A questão fundamental é a qualidade da adaptação. Tem gente que adapta com cáster enfiado pro chão, barra panhard quase de pé etc e tal, lógico que ela fica instável.

Quanto a sua Cherokee, porque você não adapta aquele eixo que está anunciado pelo Azad lá no site dele? É o tal do AMC. Não cabe?

Eriksom

Wallace
04/11/2005, 19:46
A minha Cherokee da mais de 180 km/h, mas isso não quer dizer que seja algo seguro.
Com seguro não quero dizer que o veiculo esta jogando, balançando ou qualquer outra coisa.
Seguro é poder desviar de um obstaculo ou frear com segurança num imprevisto.
Espero que vocês nunca precisem, pois podem ter certeza que se precisarem certamente poderam sofrer ou causar um acidente andando nessas velocidades.
Eu tenho um outro veiculo, que é espotivo, bem socadinho no chão (original), mais estavel que 99% dos carros que exitem no Brasil, e nem com ele ando nestas velocidades no Brasil, simplesmente porque não é seguro.

Para que diabos eu iria querer aqueles eixos se os danas 44 que tenho são originais de Cherokee e posso deixar eles muito mais fortes.