Conectar

Ver Versão Completa : Montando um motorhome / camper sobre uma f 250 cd 4x4

Páginas : 1 [2]

constantino.carvalho
29/11/2013, 15:33
Muito bacana! Quem sabe um dia chego lá! Hoje estou construindo uma carreta baú de 4 x 2 x 2. A intenção é fazer um trailer off-road no futuro. Até lá vou fazendo devagar e acertando os detalhes.

Boa noite, usei 4 pneus nankang mudstar medida 285/75R16 em minha Ranger, e com 10mil km apenas apresentaram um bom desgaste, embora sejam barato, acredito que não durariam mais q 45 mil km.

Rubens Linhalis
29/11/2013, 15:52
Alberto,

Olha um esquema de armarios para pickup grande.

441352 441353 441354

abraços

Ricardo S. Souza
29/11/2013, 17:03
Boa idéia Ricardo.
Recebi hoje a tal barraca banheiro vendida pela Decathlon. No saco é pequena. Mas dentro da bolsa tem um manual para abrir e principalmente fechar para aque troço caber de volta na bolsa.
Pelo que percebi, se não dobrar direito, nunca mais vai entrar na bolsa... kkkkk.....:freaking:
Vou fazer um treinamento no meu quintal neste fim de semmana..... vou tentar postar fotos e/ou videos.

A minha Sumatra só minha esposa sabe dobrar, e isto depois de penarmos muito até descobrir o jeito, mas só ela consegue, eu só dou um apoio. Mas pelo menos a sua vem com instruções, a minha não, tivemos que procurar videos no youtube mostrando como dobrar as 2 seconds da decathlon, pois o esquema é o mesmo.

Alberto Granville G Paula
29/11/2013, 19:17
No feriadão de 15 a 17/11, fomos acampar em Rio dos Cedros -SC, no Ilha Camping, numa península sobre o Lago Palmeira, uma grande represa construída nos anos 50 para geração de energia. Foram 3 dias fazendo churrasco e tomando cerveja, olhado para o lago. O clima esteve excepcional. Em nossa companhia estavam os amigos Edson e esposa, no motorhome MB.
Um bom trecho da viagem foi por estrada de terra e muita subida de serra, mas F250 nem tomou conhecimento do peso que estava sobre ela.....:concordo:

441370 441371 441372

441373 441374 441375

Cesar Galeffi
30/11/2013, 10:37
Parabéns Alberto, aproveite. Preciso da tua informação preciso comprar uma bomba pressurizada de água de 2.0,outra manual para o reservatório de água potável, vaso químico e possíveis outros aparelhos de camping, pois bem, você conhece alguma loja a respeito?
Grato

Cesar Galeffi
30/11/2013, 10:44
Olá pessoal, falando sobre o chuveiro externo, não seria melhor colocar um toldo que quando aberto precisa somente colocar uma lona vertical?

Vicente Guimaraes
30/11/2013, 11:50
Alberto, vi que vcs ficaram parados sob o sol, que tal o isolamento térmico dentro da Camper?

30/11/2013, 14:43
Parabéns Alberto, aproveite. Preciso da tua informação preciso comprar uma bomba pressurizada de água de 2.0,outra manual para o reservatório de água potável, vaso químico e possíveis outros aparelhos de camping, pois bem, você conhece alguma loja a respeito?
Grato
Cesar, na internet tem um monte delas e também já encontrei muita coisa no Mercado Livre, quando estava fazendo o projeto para eu mesmo fabricar o Camper. Sugiro visitar, além do Mercado Livre, os seguintes sites (todos com vendas pela internet):
. . : : CASTELO TRAILER - Sua Liberdade Sobre Rodas : : . . (http://www.castelotrailer.com.br/index-acessorios.htm)
WebCamping.com.br (http://www.webcamping.com.br/equipamentos.htm)
Itu Trailer - Locação e aluguel de trailer, motor homes, carretas, peças para trailer e motor home, escritorio, camarim, lanchonete, carreta palco, unidade odontologica, unidade ginicologica, aluguel de trailer, trailer, motor home, motor casa, unida (http://www.itutrailer.com.br/pecas.htm)
3b Casa do Camping ? Peças para Trailer e Motor home | f Casa do Camping 79 (http://casadocamping.com.br/categoria-produto/pecas/)
1d Victória ? Motor Homes 49 ? Peças e Acessórios (http://www.victoriamotorhomes.com.br/site/pecas-acessorios/)
MaCamp | Campismo » Dicas De Acessórios (http://portal.macamp.com.br/portal-subcategoria.php?varId=5)

30/11/2013, 14:48
Alberto, vi que vcs ficaram parados sob o sol, que tal o isolamento térmico dentro da Camper?
Vicente, a isolação é show de bola.
O teto é uma estrutura de alumínio, com uma tampa de fibra e dentro do forro placas grossas de isopor. Muito leve e bem isolado do sol sobre o teto.
Para ajudar, deixei as janelas laterais da parte rígida abertas (elas têm tela mosquiteiro) e as janelas da parte de lona abertas (só na tela de mosquiteiro) e ainda deixei a claraboia do teto aberta. A porta também é dupla e tem outra com tela de mosquiteiro por dentro que eu mantinha fechada. Assim o ar que poderia aquecer internamente sia pela claraboia e pelas janelas de lona e "sugava" ar fresco nas janelas fixas mais abaixo e da porta com tela. Isso dava uma circulação de ar legal dentro do camper e durante o dia todo ele se manteve fresco.

Vicente Guimaraes
30/11/2013, 14:56
Vicente, a isolação é show de bola.
O teto é uma estrutura de alumínio, com uma tampa de fibra e dentro do forro placas grossas de isopor. Muito leve e bem isolado do sol sobre o teto.
Para ajudar, deixei as janelas laterais da parte rígida abertas (elas têm tela mosquiteiro) e as janelas da parte de lona abertas (só na tela de mosquiteiro) e ainda deixei a claraboia do teto aberta. A porta também é dupla e tem outra com tela de mosquiteiro por dentro que eu mantinha fechada. Assim o ar que poderia aquecer internamente sia pela claraboia e pelas janelas de lona e "sugava" ar fresco nas janelas fixas mais abaixo e da porta com tela. Isso dava uma circulação de ar legal dentro do camper e durante o dia todo ele se manteve fresco.

Uau show de bola heim... vc já está preparado para cruzar o Atacama e Salar de Uyuni :) !!!

30/11/2013, 18:44
Uau show de bola heim... vc já está preparado para cruzar o Atacama e Salar de Uyuni :) !!!

Já cruzei os dois com a Land, mas pode ser que eu volte lá. É muito lindo.

441462 441463

30/11/2013, 19:01
Hoje terminei de montar o tal "armário" que vou levar no lugar do banco traseiro.
Ele é bi-partido e vou colocar este móvel no lugar do de 2 lugares e deixar o de 1 lugar, caso necessite de um guia na Chapada dos Veadeiros. Estou pintando de cinza, para ficar parecido com o interior do carro. Este móvel vai ter duas gavetas no sentido da porta traseira direita e duas na direção do console, sendo que uma destas, a superior, tem um trilho, que é para a geladeira se aproximar do console central e não ficar difícil para a Janeth pegar as coisas dentro.

441464 441465

441466 441467

441468 441469

441470

Vicente Guimaraes
30/11/2013, 19:37
Com certeza, agora imagina vc acampando no meio do Uyuni com sua Camper... vendo o por do sol por lá.. dizem que é um show !!

Ficou legal esse armário!! muito boa idéia. Aumenta em muito a área útil de carga seca. Eu pensaria ainda em um espaço para levar água, talvez na parte de baixo, sob o armário.

Sobre sobre deixar um baco, eu eliminaria a necessidade de um guia... vc acha mesmo indispensável? Hoje em dia com GPS, Google Maps, etc.. eu chego em qualquer lugar sem me perder.

30/11/2013, 21:45
Com certeza, agora imagina vc acampando no meio do Uyuni com sua Camper... vendo o por do sol por lá.. dizem que é um show !!

Ficou legal esse armário!! muito boa idéia. Aumenta em muito a área útil de carga seca. Eu pensaria ainda em um espaço para levar água, talvez na parte de baixo, sob o armário.

Na parte de baixo estou levando meu gerador e os cabos elétricos, caixa que fica pesada.

Sobre sobre deixar um baco, eu eliminaria a necessidade de um guia... vc acha mesmo indispensável? Hoje em dia com GPS, Google Maps, etc.. eu chego em qualquer lugar sem me perder.

Sim, tenho todos os tracks marcados e muita informação sobre os way points, mas às vezes com um guia se ganha tempo. Mas só se for necessário.

Rubens Linhalis
02/12/2013, 16:42
No feriadão de 15 a 17/11, fomos acampar em Rio dos Cedros -SC, no Ilha Camping, numa península sobre o Lago Palmeira, uma grande represa construída nos anos 50 para geração de energia. Foram 3 dias fazendo churrasco e tomando cerveja, olhado para o lago. O clima esteve excepcional. Em nossa companhia estavam os amigos Edson e esposa, no motorhome MB.
Um bom trecho da viagem foi por estrada de terra e muita subida de serra, mas F250 nem tomou conhecimento do peso que estava sobre ela.....:concordo:

441370 441371 441372

441373 441374 441375

Show de bola o acampamento Alberto ! O conjunto ficou fantastico.

Nao vai tirar as "pernas" do Camper nao?

Vicente Guimaraes
02/12/2013, 17:15
Alberto, quais são as medidas do conjunto F-250 + Camper? já mediu? comprimento total, altura e largura?

03/12/2013, 09:30
Show de bola o acampamento Alberto ! O conjunto ficou fantastico.

Nao vai tirar as "pernas" do Camper nao?

Rubens, já tirei as pernas do camper.
Para viagens longas, principalmente em estradas de terra (onde pode escorregar no barro e ir para uma valeta ou barranco!!!) vai ter que ficar prestando atenção neles para não esbarrar em nada. Na traseira, eles ficam para trás da lanterna, ou seja, estão protegidos pelo parachoque. Mas nas laterais saem uns 12 centímetros para fora da carroceria.
Na Hilux da Duaron, o outro deste modelo que veio junto, ficou com as pernas traseiras 40 cm para trás do parachoque e nas laterais, cerca de 25 cm para fora. Além de feio, perigoso engastalhar em algo.

03/12/2013, 09:43
Alberto, quais são as medidas do conjunto F-250 + Camper? já mediu? comprimento total, altura e largura?

Vicente, bom dia.
Ontem a noite dei uma medida rápida no conjunto e ficou o seguinte:

- Altura total: 2,35m passando por cima do bagageiro de alumínio na traseira do Camper (esse aí da foto)
441786

- Largura total: 2,15 m, menor que a largura nos retrovisores que é de 2,30 m;

- Comprimento total: o mesmo da caminhonete (6,20 m) uma vez que o Camper fica completamente dentro da caçamba, praticamente alinhado com as lanternas traseiras, com o parachoque para fora, o que protege o Camper.

Vicente Guimaraes
03/12/2013, 10:38
ok Alberto obrigado pela informação.

Newton Neto
03/12/2013, 11:24
Alberto, belo conjunto! Parabéns!

O comprimento da caçamba da sua 4x4, salvo engano, é o mesmo da cabine simples 4x2, não?

Abraço!

03/12/2013, 13:45
Alberto, belo conjunto! Parabéns!

O comprimento da caçamba da sua 4x4, salvo engano, é o mesmo da cabine simples 4x2, não?

Abraço!

Newton, boa tarde.
A cabine simples 4x2 e a cabine dupla 4x4 têm a mesma caçamba.
Já a cabine simples 4x4 usa uma caçamba maior. A explicação é que todas as 4x4 usam o mesmo chassi.
Veja as medidas na tabela abaixo do desenho a medida "B".

441804

Meccano
03/12/2013, 15:44
Fala Alberto, parabens pelo conjunto da obra!!! esta realmente uma beleza e só imagino como isso vai ficar com as paisagens que voce pode COLOCAR na janela ehehehhhauaua!!!

Só acho uma pena nós brasileiros aproveitar-mos tão pouco dessa cultura do camper. cara os Argentinos vão em peso pra estrada com o que tiver na mão, pickup, van, velhas station , onibus e vale até Renault 12 bem véinho eheh!

...o barato é que lá é super seguro e tem estrutura, cara, acho que nós erramos em alguma coisa lá pra tráz... infelizmente!
mas vamos ser otimistas e isso que voce, Rubens e essa galera toda faz não deixa de ser um resgate dessa cultura agradabilíssima do bem viver...

Galerinha, menos nos carros e mais nas aventuras!!

Abração a todos entusiastas que escrevem e pensam nesse forum como um grande tratado sobre o assunto!

Newton Neto
03/12/2013, 16:01
Legal! Dá pra ter uma ideia de como ficaria o espaço de um camper na minha então!!

Abraço

Vicente Guimaraes
03/12/2013, 17:23
Vicente, bom dia.
Ontem a noite dei uma medida rápida no conjunto e ficou o seguinte:

- Altura total: 2,35m passando por cima do bagageiro de alumínio na traseira do Camper (esse aí da foto)

- Comprimento total: o mesmo da caminhonete (6,20 m) uma vez que o Camper fica completamente dentro da caçamba, praticamente alinhado com as lanternas traseiras, com o parachoque para fora, o que protege o Camper.

Alberto, estive revendo as medidas que tenho aqui em relação à container. O container de 20 pés tem 2,30 de altura (mas são 2,20 de entrada) e 6 metros de comprimento. Nesta configuração, que eu pretendia copiar não iria caber... vou ter que pensar em outra solução.

adamomatheus
04/12/2013, 02:16
Alberto, estive revendo as medidas que tenho aqui em relação à container. O container de 20 pés tem 2,30 de altura (mas são 2,20 de entrada) e 6 metros de comprimento. Nesta configuração, que eu pretendia copiar não iria caber... vou ter que pensar em outra solução.

pode murchar os pneus na hora do embarque kkkkkkk

Vicente Guimaraes
04/12/2013, 13:12
pode murchar os pneus na hora do embarque kkkkkkk

Adam, eu já pensei em tudo isso, murchar pneus, andar com 4 pneus menores no bagageiro e usa-los na hora do embarque, entrar no container sem pneus (só com as rodas), etc. etc. etc...

Rubens Linhalis
04/12/2013, 13:27
Adam, eu já pensei em tudo isso, murchar pneus, andar com 4 pneus menores no bagageiro e usa-los na hora do embarque, entrar no container sem pneus (só com as rodas), etc. etc. etc...

Talvez seja o mesmo camper, só que em um carro mais baixo. Eu acredito que a Hilux seja mais baixa. A Duaron entregou um camper dessa da FW para um camarada aqui do ES, e ele usa uma Hilux.. estou tentando contato com esse cara para trocar umas ideias. Nao tenho certeza se é exatamente o mesmo camper do Alberto, mas acredito que seja.

Edintruder
04/12/2013, 15:24
O melhor seria tentar um container HC que tem pouco mais de 2,40 de porta, porém HC só em 40" (12m).

Cesar Galeffi
04/12/2013, 16:23
Cesar, na internet tem um monte delas e também já encontrei muita coisa no Mercado Livre, quando estava fazendo o projeto para eu mesmo fabricar o Camper. Sugiro visitar, além do Mercado Livre, os seguintes sites (todos com vendas pela internet):
. . : : CASTELO TRAILER - Sua Liberdade Sobre Rodas : : . . (http://www.castelotrailer.com.br/index-acessorios.htm)
WebCamping.com.br (http://www.webcamping.com.br/equipamentos.htm)
Itu Trailer - Locação e aluguel de trailer, motor homes, carretas, peças para trailer e motor home, escritorio, camarim, lanchonete, carreta palco, unidade odontologica, unidade ginicologica, aluguel de trailer, trailer, motor home, motor casa, unida (http://www.itutrailer.com.br/pecas.htm)
3b Casa do Camping ? Peças para Trailer e Motor home | f Casa do Camping 79 (http://casadocamping.com.br/categoria-produto/pecas/)
1d Victória ? Motor Homes 49 ? Peças e Acessórios (http://www.victoriamotorhomes.com.br/site/pecas-acessorios/)
MaCamp | Campismo » Dicas De Acessórios (http://portal.macamp.com.br/portal-subcategoria.php?varId=5)
Grato pela atenção Alberto. Parabéns pelo upgrade

Vicente Guimaraes
04/12/2013, 16:42
O melhor seria tentar um container HC que tem pouco mais de 2,40 de porta, porém HC só em 40" (12m).

Daí sai muito caro, é mais vantagem usar o transporte marítimo tipo Ro-Ro roll in roll out (eu acho que isso...) onde vc entra dirigindo o veiculo no navio (ele naõ fica em container, vai em navios especiais de transporte de veiculos).

Outra opção é o container aberto (desses que transportam lanchas, tratores, etc..) onde a altura é livre. O problema é que eles vão "no topo" das montanhas de container, pegam chuva, são os primeiro que caem no mar numa tempestade.

Vicente Guimaraes
04/12/2013, 16:44
Talvez seja o mesmo camper, só que em um carro mais baixo. Eu acredito que a Hilux seja mais baixa. A Duaron entregou um camper dessa da FW para um camarada aqui do ES, e ele usa uma Hilux.. estou tentando contato com esse cara para trocar umas ideias. Nao tenho certeza se é exatamente o mesmo camper do Alberto, mas acredito que seja.

POde ser sim, Estou com um planos malucos na cabeça... depois conto pra vcs :) :-?

Acho que podíamos marcar um Encontro Nacional dos Campistas 4x4, o pessoal da Duaron podia patrocinar o encontro :) já que o Alberto tem o contato lá do dono.

05/12/2013, 09:15
Fala Alberto, parabens pelo conjunto da obra!!! esta realmente uma beleza e só imagino como isso vai ficar com as paisagens que voce pode COLOCAR na janela ehehehhhauaua!!!

Só acho uma pena nós brasileiros aproveitar-mos tão pouco dessa cultura do camper. cara os Argentinos vão em peso pra estrada com o que tiver na mão, pickup, van, velhas station , onibus e vale até Renault 12 bem véinho eheh!

...o barato é que lá é super seguro e tem estrutura, cara, acho que nós erramos em alguma coisa lá pra tráz... infelizmente!
mas vamos ser otimistas e isso que voce, Rubens e essa galera toda faz não deixa de ser um resgate dessa cultura agradabilíssima do bem viver...

Galerinha, menos nos carros e mais nas aventuras!!

Abração a todos entusiastas que escrevem e pensam nesse forum como um grande tratado sobre o assunto!

Obrigado Meccano.
O que nós erramos lá trás foi a "nova" legislação de trânsito de 2008, que chegou a exigir carteira "E" para aquelas carretinhas de camping e trailer (por analogia de veículo articulado como as carretas) e carteira "D" para motorhomes... aquilo foi um absurdo tal que fez falir todos os fabricantes de veículos de recreação e campings da época!
Mas tudo bem. Essa lei já está se recuperando.
Quanto a mais aventura e menois carros, faltam 15 dias +/- para eu colocar esse conjunto na estrada....
Como dizia um gaúcho amigo meu.... "Tô com o pé que é um leque" ....

05/12/2013, 09:17
Legal! Dá pra ter uma ideia de como ficaria o espaço de um camper na minha então!!

Abraço

Se a sua é 4x2, a caçamba é igual a da minha!!!

05/12/2013, 09:22

Vicente, a minha caminhonete é mais alta porque é F250 4x4. A 4x2 é bem mais baixa e acho que o conjunto não chegaria aos 2,20 m. De qualquer modo, ^no meu caso com eixo rígido na frente, é possível tirar lâminas nas molas e compensar a suspensão com bolsas pneumáticas de suspensão a ar (tem para vender específico para caminhonetes e tem gente adaptando de caminhões). Aí, para entrar no conteiner, é só soltar o ar, e baixa-la bem, que vai dar. Ao sair, enche-se novamente as bolsas pneumáticas.

05/12/2013, 09:30

Rubens, se é uma FWC que estava aqui, ela é modelo Fleet (a minha é Hawk), A Fleet é mais estreita e mais comprida, sobrava na Hilux do Ari da Duaron uns 45 cm para fora da traseira. Não gostei muito daquela configuração... e realmente, o conjunto nela ficou muito mais baixo que o meu, pois além da caminhonete muito mais baixa, a suspensão dela "desceu" um monte. Abredito que tenha ficado com pouco mais de 2,0 m.

Vicente Guimaraes
05/12/2013, 11:05
Vicente, a minha caminhonete é mais alta porque é F250 4x4. A 4x2 é bem mais baixa e acho que o conjunto não chegaria aos 2,20 m. De qualquer modo, ^no meu caso com eixo rígido na frente, é possível tirar lâminas nas molas e compensar a suspensão com bolsas pneumáticas de suspensão a ar (tem para vender específico para caminhonetes e tem gente adaptando de caminhões). Aí, para entrar no conteiner, é só soltar o ar, e baixa-la bem, que vai dar. Ao sair, enche-se novamente as bolsas pneumáticas.

Putz ..grande idéia... não tinha pensado nisso ! Valeu Alberto ! mais uma opção no mar de opções :)

Vicente Guimaraes
05/12/2013, 11:45
O incrível é que pesquisando na internet achei nos EUA conjuntos usados de Camper + Pickup diesel (f450 com motor 6,7L diesel, 4x4) por US$ 35 mil !!! os preços de lá realmente são muito mais baratos....

Edintruder
05/12/2013, 12:46
Vicente, o RO RO é roll on roll out. O ruim desse sistema é que quem dirige os veículos são os estivadores ou tripulação, e tem que tirar tudo o que poderá ser roubado de dentro do veículo, pois o pessoal mexe sem dó! Vai reclamar apara quem??? Em rotas internacionais um navio é um pequeno país aonde o comandante é o presidente, e esse tipo de coisa acaba ficando por isso mesmo... Por isso o uso do container é muito mais seguro, pois é lacrado e ninguém mexe exceto autoridades portuárias.

Alberto, vi um comentário teu que o teu frigobar é 110, 12v ou à glp. Sabes como é feita a modificação para funcionar com GLP?
Andei vendo valores de frigobar 12v e custam um absurdo comparado a um 110v. Só na diferença compensa colocar um banco de baterias e um inversor, e sobra muito $$$ ainda!

06/12/2013, 10:23
Putz ..grande idéia... não tinha pensado nisso ! Valeu Alberto ! mais uma opção no mar de opções :)

Além disso esqueci de dizer, o pneu faz grande diferença na altura total:
A minha está alta também devido aos pneus 315R75x16 ( 35"). Em relação ao pneu original da F250, que é 265, isso dá 4 cm a mais de altura no carro.
Em relação as Hilux, que o pneu é 31", isso dá 5 cm a mais na altura somente devido ao pneu.

Granville

06/12/2013, 10:39
Vicente, o RO RO é roll on roll out. O ruim desse sistema é que quem dirige os veículos são os estivadores ou tripulação, e tem que tirar tudo o que poderá ser roubado de dentro do veículo, pois o pessoal mexe sem dó! Vai reclamar apara quem??? Em rotas internacionais um navio é um pequeno país aonde o comandante é o presidente, e esse tipo de coisa acaba ficando por isso mesmo... Por isso o uso do container é muito mais seguro, pois é lacrado e ninguém mexe exceto autoridades portuárias.

Alberto, vi um comentário teu que o teu frigobar é 110, 12v ou à glp. Sabes como é feita a modificação para funcionar com GLP?
Andei vendo valores de frigobar 12v e custam um absurdo comparado a um 110v. Só na diferença compensa colocar um banco de baterias e um inversor, e sobra muito $$$ ainda!

Edi, para funcionar com GLP a geladeira é totalmente diferente. O sistema chamado de "absorção" não tem compresssor e funciona circulando amônia, que é aquecida numa torre, sobe e chega na região do freezer, expande e resfria, roubando o calor. Ou seja, não dá para adaptar um refrigerador comum para gás. A Consul fazia estes aparelhos até poucos anos, para uso rural (grandes) e para motorhomes (pequenos). Hoje não sei se faz mais, mas é possível encontra-los usados em lojas que vendem este tipo de material para motorhomes ou no mercado livre. Tem novos pra vender da marca Dometic, mas são bastante caros (me disseram que o do tamanho do meu (3 pés/cúbicos - aprox. 1 m3) é quase 7000 reais aqui. Paguei nele, vindo no conjunto 1200 dolares (cerca de 2.600 reais). Mas a geladeira da Elber é muito boa e gasta pouco mas não há opção do gás, que particularmente acho espetacular para ficar acampado alguns dias na beira do rio, no mato, etc, sem tomadas por perto.. Existe 2 opções para Elber: ou compra-se uma pronta de 80 ou 120 litros e paga-se entre 2500 a 3000 reais ou faz como um amigo meu fez: ele já tinha o frigobar e mandou para a Elber e ela trocou a máquina para 12V e cobrou 1200 reais e ficou ótimo. A mesma geladeira antes ligada no inversor e este ligado na bateria, comiam juntos a bateria rapidinho, pois o inversor é "voraz" (o dele era de 1000W). Já ela ligada sozinha na bateria, esta dura muitas vezes mais, segundo ele.
Vc também pode comprar um frigobar novo de 80 ou 120 litros por 600 a 800 reais e gastar mais 1200 na Elber, que ainda vai ganhar 1000 reais nesta, porque aí o imposto dela é só de "serviços" e não de IPI, por isso sai mais barato.

Pelagio
06/12/2013, 10:58
O sistema de alimentação por energia solar não segura a carga para o frigobar ?

Vicente Guimaraes
06/12/2013, 11:00

Edi, não sei, pelo que entendi é o dono do veículo que entra dirigindo e depois lacra... se não for isso realmente é complicado.

Sobre a geladeira, depende o uso, se for um uso eventual tipo uma viagem longa por ano e alguns finais de semana, vale a pena uma geladeira comum com inversor. Mas se for usar muito vale mais a pena a de 12V mesmo sendo muito cara.

Vicente Guimaraes
06/12/2013, 11:07
Além disso esqueci de dizer, o pneu faz grande diferença na altura total:
A minha está alta também devido aos pneus 315R75x16 ( 35"). Em relação ao pneu original da F250, que é 265, isso dá 4 cm a mais de altura no carro.
Em relação as Hilux, que o pneu é 31", isso dá 5 cm a mais na altura somente devido ao pneu.

Granville

Então isso é verdade, a questão do tamanho dos pneus, acho que para uma viagem longa o ideal seriam os pneus originais da f250.

Se usar pneus maiores, ou for uma viatura maior (uma f4000 por exemplo) uma das coisas que pensei foi em colocar no bagageiro 1 conjunto de 4 rodas com pneus bem pequenos (o menor possível) e usar estes para entrar e sair do container... ou murchar os pneus... ou fazer um teto escamoteável.

06/12/2013, 14:16
Então isso é verdade, a questão do tamanho dos pneus, acho que para uma viagem longa o ideal seriam os pneus originais da f250.

Se usar pneus maiores, ou for uma viatura maior (uma f4000 por exemplo) uma das coisas que pensei foi em colocar no bagageiro 1 conjunto de 4 rodas com pneus bem pequenos (o menor possível) e usar estes para entrar e sair do container... ou murchar os pneus... ou fazer um teto escamoteável.

O ideal, para viagens por longo tempo e para fora do país, é usar pneus iguais ou próximos da medida dos originais. Neste caso, se está buscando não a beleza do conjunto, mas praticidade, durabilidade e facilidade de reposição. Usando-se medidas convencionais para caminhonetes ou caminhões leves, vc encontra reposição em toda parte, mesmo que vc fique com marcas diferentes, misturadas em algumas rodas. Os antigos pneus 7.50 x 16 diagonais, que eram usados nos MB608 tem por todo lado aqui na Am. Sul.
Mas agora existem os radiais para caminhões leves, de marcas internacionais que podem ser encontrados também em qualquer país.

A questão de levar pneus é muito problemática, uma vez que são grandes, pesados, desajeitados, podem ser interpretados como contra-bando em fronteira de países. Na Land eu sempre andei com um jogo novo, inclusive o step e ainda o o step original no teto, todos da mesma medida. Não acho necessário 4 novos + 4 rodas. Os aros destes carros não quebram ou entortam facilmente. É mais fácil um estrago na suspensão que nas rodas. Mais para frente, vou fazer um suporte de step atrás e vou colocar mais 1 (2 steps).

Cesar Galeffi
06/12/2013, 16:23

Olá Edin como tem passado? Apreciando o blog de Alberto, por sinal muito atencioso com todos, talvez possa ajudar nos teus quesitos, viagem de navio, vejam a empresa Grimaldi line e conversão de 12v de geladeiras pela Elber. Se comprar um inversor e baterias para funcionar em 110 ou 220 vai ficar mais caro.
Abraço

07/12/2013, 09:31
O sistema de alimentação por energia solar não segura a carga para o frigobar ?

Pelagio, depende da potência da geladeira e do seu painel solar.
Por exemplo: minha geladeira, quando no 12V, consome 150W. O meu painel solar é de 90W bruto, mas tem que levar em consideração perdas, e colocar um rendimento de 85%. Logo ele é de 90x0,85= 76W líquido. Só aí já da pra ver que o meu painel produz a metade do consumo da minha geladeira.
Dá pra calcular também por amperagem:
Meu painel fornece 76W líquidos em 12V, ou seja, 76/12=6.3 amp. Meu controlador de carga é para 6 amp/h.
Minha geladeira é 150W em 12V, ou seja, 150/12= 12,5 amp. Em 1 hora ela consome 12,5 amperes e o carregador solar repõe (a pleno sol) 6 amp por hora.
Logo, o consumo final é de 6,5 amperes por hora. Minha bateria é de 185 amp/h. Só posso esgotar a metade (50%), ou seja 95 amperes, o que ocorreria em 14,6 horas, ou seja, pouco mais que a metade de um dia, se não houver outros consumos como iluminação, etc
Então, para aguentar a minha geladeira, só no painel solar, eu teria que ter (12,5 amp x 12V) /0,85 rend. = 177 w no mínimo.
Assim, no meu caso, 2 painéis de 90W ainda não dariam pois com rendimento de 85% dão 153 w os dois. Logo, eu teria que colocar mais 2, que vai dar 90x3 = 270 x 0,85%= 230 w e daria para o consumo da geladeira 150W e ainda sobraria 80w para reposição da bateria devido ao consumo de iluminação, etc. a noite. Além de colocar os painéis complementares vai ter que trocar também o controlador de carga para a nova amperagem 230W / 12V = 19 amp/h (deve ser um de 20 amp/h).
Mas no meu caso, o maior painel solar que a FWC colocava era este de 90W. Então optei pela geladeira com gás, pois aí quando não estou ligado à rede, coloco ela no gás e o painel consegue repor o que está sendo ou foi gasto em iluninação, que por sinal é toda em LED.

Será que consegui explicar???? :screwy:

Edintruder
07/12/2013, 10:22
Grande Cesar! Tenho acompanhado o tópico há bastante tempo. Eu quase fiz um camper antes de iniciar a construção do meu trailer. Desisti pela burocracia entre Inmetro, detran e polícias rodoviárias. É muita burocracia para beneficiar esses empresários ligados à política! Coisa de Brasil. Por isso parti para o trailer pois tem mais brechas na legislação.

Pelo que eu tenho lido sobre as geladeiras, acho que vou ter que partir para o mini-frigobar de 50 litros. Estou pesando a colocação de 2 deles e ligar os 2 somente quando for necessário... O esquema do inversor está quase descartado!

Para repor a carga das baterias rapidamente, eu vou botar um motor à gasolina pequeno para virar um alternador de 75Ah. 2 horas do motor é suficiente para segurar um dia de baterias.

Cesar Galeffi
07/12/2013, 14:30
Grande Cesar! Tenho acompanhado o tópico há bastante tempo. Eu quase fiz um camper antes de iniciar a construção do meu trailer. Desisti pela burocracia entre Inmetro, detran e polícias rodoviárias. É muita burocracia para beneficiar esses empresários ligados à política! Coisa de Brasil. Por isso parti para o trailer pois tem mais brechas na legislação.

Pelo que eu tenho lido sobre as geladeiras, acho que vou ter que partir para o mini-frigobar de 50 litros. Estou pesando a colocação de 2 deles e ligar os 2 somente quando for necessário... O esquema do inversor está quase descartado!

Para repor a carga das baterias rapidamente, eu vou botar um motor à gasolina pequeno para virar um alternador de 75Ah. 2 horas do motor é suficiente para segurar um dia de baterias.

Olá Edin, ainda persiste o sistema de capitanias hereditárias, enquanto o mundo se abre para novidades aqui premiam se burrocratas parasitas.
Sorte também com o seu trailer e muita perseverança.
Ontem recebi as 2 baterias estacionárias freedom 165h, agora falta a bomba shurflo 3.0gpm e o vaso químico.
Na próxima semana serão providenciados assim como a instalação do novo parabrisa da f250 e logo irei
deparar-me com o detran na vistoria anual do licenciamento.
Desculpa Alberto por estar usando teu espaço.

Pelagio
07/12/2013, 20:00
Melhor impossível, estou avaliando essa opção para a minha kombinet que ficará pronta em fevereiro. Abs.

Pelagio, depende da potência da geladeira e do seu painel solar.
Por exemplo: minha geladeira, quando no 12V, consome 150W. O meu painel solar é de 90W bruto, mas tem que levar em consideração perdas, e colocar um rendimento de 85%. Logo ele é de 90x0,85= 76W líquido. Só aí já da pra ver que o meu painel produz a metade do consumo da minha geladeira.
Dá pra calcular também por amperagem:
Meu painel fornece 76W líquidos em 12V, ou seja, 76/12=6.3 amp. Meu controlador de carga é para 6 amp/h.
Minha geladeira é 150W em 12V, ou seja, 150/12= 12,5 amp. Em 1 hora ela consome 12,5 amperes e o carregador solar repõe (a pleno sol) 6 amp por hora.
Logo, o consumo final é de 6,5 amperes por hora. Minha bateria é de 185 amp/h. Só posso esgotar a metade (50%), ou seja 95 amperes, o que ocorreria em 14,6 horas, ou seja, pouco mais que a metade de um dia, se não houver outros consumos como iluminação, etc
Então, para aguentar a minha geladeira, só no painel solar, eu teria que ter (12,5 amp x 12V) /0,85 rend. = 177 w no mínimo.
Assim, no meu caso, 2 painéis de 90W ainda não dariam pois com rendimento de 85% dão 153 w os dois. Logo, eu teria que colocar mais 2, que vai dar 90x3 = 270 x 0,85%= 230 w e daria para o consumo da geladeira 150W e ainda sobraria 80w para reposição da bateria devido ao consumo de iluminação, etc. a noite. Além de colocar os painéis complementares vai ter que trocar também o controlador de carga para a nova amperagem 230W / 12V = 19 amp/h (deve ser um de 20 amp/h).
Mas no meu caso, o maior painel solar que a FWC colocava era este de 90W. Então optei pela geladeira com gás, pois aí quando não estou ligado à rede, coloco ela no gás e o painel consegue repor o que está sendo ou foi gasto em iluninação, que por sinal é toda em LED.

Será que consegui explicar???? :screwy:

poliesterinc
09/12/2013, 19:02
Boa noite para vcs. Dem um olhiar no site Celulas y cabinas camper habitables para pick up. Wohnkabinen. Cellule per pick up. (http://www.uro-camper.com)

Nos proximos dias vou abrir um topico resumen das diferentes camper do mundo.

10/12/2013, 11:21
Boa noite para vcs. Dem um olhiar no site Celulas y cabinas camper habitables para pick up. Wohnkabinen. Cellule per pick up. (http://www.uro-camper.com)

Nos proximos dias vou abrir um topico resumen das diferentes camper do mundo.

Muito legal este fabricante. Já tinha vista alguma coisa sobre ele.
O Duaron é muito parecido, mas não abre o teto.
Quando fui buscar meu Four Wheel, vi um protótipo lá exatamente como o Cubic deste fabricante.
Na realidade, o Ari da Duaron estava fazendo uma experiência, cortando um camper de linha dele, deixando com o teto bem mais baixo e colocou uma tampa que se abre exatamente como da Uro-Camper. Ainda estava sem a lona.
Acredito que deva ser algum projeto para futuro, algo como um "Camper Duaron off-road".

poliesterinc
10/12/2013, 11:42
Muito legal este fabricante. Já tinha vista alguma coisa sobre ele.
O Duaron é muito parecido, mas não abre o teto.
Quando fui buscar meu Four Wheel, vi um protótipo lá exatamente como o Cubic deste fabricante.
Na realidade, o Ari da Duaron estava fazendo uma experiência, cortando um camper de linha dele, deixando com o teto bem mais baixo e colocou uma tampa que se abre exatamente como da Uro-Camper. Ainda estava sem a lona.
Acredito que deva ser algum projeto para futuro, algo como um "Camper Duaron off-road".

Nos meus planos de futuro e fabricar eses camper no Brasil. Tenho uma grande amistade com Uro-Camper.

Vicente Guimaraes
10/12/2013, 19:12
Nos meus planos de futuro e fabricar eses camper no Brasil. Tenho uma grande amistade com Uro-Camper.

Boas notícias. Acho que seria a única empresa a produzir Campers Off Road no Brasil !!

Olhei o site, achei os modelos interessantes, achei os modelos muito pequenos, será que existe algum com banheiro interno?

Sfranco
10/12/2013, 22:47
Boas notícias. Acho que seria a única empresa a produzir Campers Off Road no Brasil !!

Olhei o site, achei os modelos interessantes, achei os modelos muito pequenos, será que existe algum com banheiro interno?

Esse é a perfeição em 4 rodas:

Land Cruiser HZJ79 + Uro-Camper Xplora ? Uro-Camper. Líderes en células vivienda pick up. (http://www.uro-camper.com/web/es/land-cruiser-hzj79-uro-camper-xplora/)

Vejam que interessante, para atender a Euro 5 um fabricante alemão consegue manter a bomba injetora, fazendo alterações somente no escape.

S.K. Handels GmbH - Euro 5-Umrüstung (http://sk-handels-gmbh.de/sk-technik-center/euro-5-umruestung)

Vicente Guimaraes
11/12/2013, 01:17
Esse é a perfeição em 4 rodas:

Land Cruiser HZJ79 + Uro-Camper Xplora ? Uro-Camper. Líderes en células vivienda pick up. (http://www.uro-camper.com/web/es/land-cruiser-hzj79-uro-camper-xplora/)

Perfeito pode ser mas custa muito caro... o preço segundo a Uro é de 105.000 euros .... cerca de R$ 300.000 Reais !!! (ESSE PREÇO É PARA O VEÍCULO LÁ NA ESPANHA E SEM IMPOSTOS!)

Dá para comprar uma Hilux 0km colocar uma Camper Americana igual a essa do Alberto Granville, gastando uns R$ 200.000

11/12/2013, 08:18
A verdade é que o negócio é complicado e para ter melhor preço teria que ser fabricado no Brasil.
Mas apesar disso, tudo que vai dentro dele é importado e a importação dos itens em separado do produto final, acaba ficando mais caro.
No Brasil, as resinas e as mantas de fibra são importadas, a geladeira ( se for a gás), o inversor, a bomba dágua, o painel solar e controlador, o conversor/carregador, claraboia, janelas, etc. No final, acaba sendo brasileira apenas a mão de obra de montagem!
Como o mercado de RV's morreu no Brasil após 1988, e os campings também se acabaram e foram transformados em condomínios nas praias, vai levar tempo para essa industria se recuperar. O próprio Ari da Duaron me falou das dificuldades de se conseguir componentes. Ou ele importa tudo diretamente (mas não tem demanda ainda para isso), ou tem que garimpar no mercado brasileiro geladeiras Elber, fogão Cooktop Fischer, comprar bombas e peças de importadores independentes e no final pagar muito caro e encarecer o produto devido a isso.
Mas virão tempos melhores, pois o interesse nos RV's está crescendo muito.

Edintruder
11/12/2013, 08:24
O Brasil ainda tem muito a caminhar nesse ramo. Quem faz qualquer coisa nessa linha cobra os olhos da cara tornando inacessível para o cidadão comum, forçando o pessoal a fazer cada gambiarra para realizar o seu humilde sonho. E para piorar o governo tranca tudo o que pode para dificultar ainda mais!

Se alguém vender só o casco do camper como opção a um custo bem realista, com certeza o camper se popularizaria mais facilmente. Cobrar 30.000,00 por um camper ao meu ver é absurdo. Entendo que parte do problema é o elevado valor dos acessórios para trailers e campers no Brasil, mas ainda assim, o cara em casa faz um camper com cerca de 8.000,00, se colocar mo especializada e material de qualidade, acredito que tem como ficar na casa dos 20.000,00! Mas daí para 30.000,00 é muita diferença. Com 30.000,00 eu compro um ônibus e transformo em MH!

Rubens Linhalis
11/12/2013, 09:54
O Brasil ainda tem muito a caminhar nesse ramo. Quem faz qualquer coisa nessa linha cobra os olhos da cara tornando inacessível para o cidadão comum, forçando o pessoal a fazer cada gambiarra para realizar o seu humilde sonho. E para piorar o governo tranca tudo o que pode para dificultar ainda mais!

Se alguém vender só o casco do camper como opção a um custo bem realista, com certeza o camper se popularizaria mais facilmente. Cobrar 30.000,00 por um camper ao meu ver é absurdo. Entendo que parte do problema é o elevado valor dos acessórios para trailers e campers no Brasil, mas ainda assim, o cara em casa faz um camper com cerca de 8.000,00, se colocar mo especializada e material de qualidade, acredito que tem como ficar na casa dos 20.000,00! Mas daí para 30.000,00 é muita diferença. Com 30.000,00 eu compro um ônibus e transformo em MH!

Edin..

Se fosse 30 mil, eu ja teria comprado..rs

Fiz um orçamento por email na Duaron.. os preço começam em 48 mil (cabine dupla) e vão ate 55 mil (F250) só com o "basico", se colocar placa solar, toldo lateral, etc.. aumenta o preço.

E detalhe, esses preços são para 2013.. para 2014 haverá um reajuste de 8% a 10%..

Realmente é muito, muito dinheiro.

Visto que se preparar um carro, tipo uma Land Rover Defender 110 com armários, cozinha e barraca de teto.. acho que nao sai por 10..13 mil tudo.

O conforto, praticidade, segurança de um camper sobre um Land Rover preparado é muito maior.. mas a distancia desses 50 mil reais, afasta os potenciais compradores.

Rubens Linhalis
11/12/2013, 09:56

Acho que peca bastante em nao ter banheiro para banho interno.. pois o vaso porta potti tem..

Vicente Guimaraes
11/12/2013, 11:26
~Edintruder, o problema da montagem caseira é a documentação para regularização... ainda não conheço uma brecha para contornar este problema... E é isso que segura o preço dos campers e motorhomes lá no alto.. um MH todo velho, detonado, sem nada por dentro não sai por menos de 30.000 no MErcado Livre... esse é praticamente o preço do chassis documentado...

~Rubens, eu também fiz um orçamento na Duaron e desanimei... Mas qUer ver um absurdo, leva uma f4000 para montar um motorhome na Vitoria ou Santo Inácio.. a montagem não fica por menos que 200.000. Pagar esse preço é economicamente inviável para quem quer um veiculo para viajar... mesmo que seja uma viagem de 3 ou 4 anos em volta do mundo.. Só vale se for para morar o resto da vida.

Cesar Galeffi
11/12/2013, 12:13
Olá a todos, nadamos contra correnteza, mas chegaremos lá. Estou finalizando o meu projeto e espero desfrutá lo em breve. Ainda aguardo a adaptação do novo parabrisa para depois me apresentar ao detran e espero não ter surpresas. Falando em números cálculo que gastei uns R$ 20 mil contando tudo, placas solares, controlador de carga, baterias estacionárias, vaso químico, bomba pressurizada e manual e ferramentas como máquina de solda, furadeira etc sem contar com a estrutura da van. Excluo o valor da van R$ 29 mil, na verdade vou aliar trabalho com lazer (gastronomia itinerante e viagens).
Continuando com os componentes, pretendo agora fabricar as pranchas para desatolar em aço e comprar um guincho da Warn VR12000.
Tenho dúvida sobre os macacos Hi lift, alguém sabe se existem genéricos, porque vi diferenças entre metade de preço.
Grato

Cesar Galeffi
11/12/2013, 13:41
[
Fiz isso, comprei um freezer /conservador da Electrolux 140L e foi transformado em 12V pela Elber ainda mantendo o mesmo sistema.
QUOTE=Alberto Granville G Paula;2053163]Edi, para funcionar com GLP a geladeira é totalmente diferente. O sistema chamado de "absorção" não tem compresssor e funciona circulando amônia, que é aquecida numa torre, sobe e chega na região do freezer, expande e resfria, roubando o calor. Ou seja, não dá para adaptar um refrigerador comum para gás. A Consul fazia estes aparelhos até poucos anos, para uso rural (grandes) e para motorhomes (pequenos). Hoje não sei se faz mais, mas é possível encontra-los usados em lojas que vendem este tipo de material para motorhomes ou no mercado livre. Tem novos pra vender da marca Dometic, mas são bastante caros (me disseram que o do tamanho do meu (3 pés/cúbicos - aprox. 1 m3) é quase 7000 reais aqui. Paguei nele, vindo no conjunto 1200 dolares (cerca de 2.600 reais). Mas a geladeira da Elber é muito boa e gasta pouco mas não há opção do gás, que particularmente acho espetacular para ficar acampado alguns dias na beira do rio, no mato, etc, sem tomadas por perto.. Existe 2 opções para Elber: ou compra-se uma pronta de 80 ou 120 litros e paga-se entre 2500 a 3000 reais ou faz como um amigo meu fez: ele já tinha o frigobar e mandou para a Elber e ela trocou a máquina para 12V e cobrou 1200 reais e ficou ótimo. A mesma geladeira antes ligada no inversor e este ligado na bateria, comiam juntos a bateria rapidinho, pois o inversor é "voraz" (o dele era de 1000W). Já ela ligada sozinha na bateria, esta dura muitas vezes mais, segundo ele.
Vc também pode comprar um frigobar novo de 80 ou 120 litros por 600 a 800 reais e gastar mais 1200 na Elber, que ainda vai ganhar 1000 reais nesta, porque aí o imposto dela é só de "serviços" e não de IPI, por isso sai mais barato.[/QUOTE]

Vicente Guimaraes
11/12/2013, 14:06
Olá a todos, nadamos contra correnteza, mas chegaremos lá. Estou finalizando o meu projeto e espero desfrutá lo em breve. Ainda aguardo a adaptação do novo parabrisa para depois me apresentar ao detran e espero não ter surpresas. Falando em números cálculo que gastei uns R$ 20 mil contando tudo, placas solares, controlador de carga, baterias estacionárias, vaso químico, bomba pressurizada e manual e ferramentas como máquina de solda, furadeira etc sem contar com a estrutura da van. Excluo o valor da van R$ 29 mil ....

Fazer por conta não é o problema, o problema disso é como legalizar. Como vc vai fazer com a documentação para motorhome?

Edintruder
11/12/2013, 14:17
48.000,00!!!
com esse preço compro esse ônibus aí e colocos móveis pré-moldados dentro e sobra troco!

Ônibus O 371 - Ano 1989 - 100000 km - no MercadoLivre (http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-523945187-nibus-o-371-_JM)

Se é para ter quase 50.000 parados na garagem para usar nas férias, então é só ocupar um pouco mais de espaço e tirar férias com mias estilo!!!

Cesar Galeffi
11/12/2013, 14:21
Fazer por conta não é o problema, o problema disso é como legalizar. Como vc vai fazer com a documentação para motorhome?

Te respondo nos próximos dias.

Cesar Galeffi
11/12/2013, 14:29
48.000,00!!!
com esse preço compro esse ônibus aí e colocos móveis pré-moldados dentro e sobra troco!

Ônibus O 371 - Ano 1989 - 100000 km - no MercadoLivre (http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-523945187-nibus-o-371-_JM)

Se é para ter quase 50.000 parados na garagem para usar nas férias, então é só ocupar um pouco mais de espaço e tirar férias com mias estilo!!!
Caro Edin, conversamos sobre isso e a resposta tá no meu fórum, sintetizando : as dificuldades crescem de acordo com o tamanho do veículo.
Aproveitando os teus conhecimentos, poderias responder a questão do Hi lift?
Grato e abraço

Edintruder
11/12/2013, 15:36
Então, os Hi-lifts até aonde eu sei são todos importados. As diferenças entre marcas creio ser apenas na qualidade, sendo que a pior delas não tendo nada de errado ou que justifique muita diferença para uma marca mais cara.
O que difere nos hi-lifts é apenas a altura da barra, podendo variar de 0,80 a 1,60m. Parece bobagem, mas 5cm fazem muita diferença. O meu hi-lift de 1,20m não tira as rodas traseiras do chão se eu precisar levantar a traseira toda em um piso plano. Porém com os acessórios, podemos levantar diretamente cada roda.

Acho um investimento muito bom, assim como um guincho, o hi-lift faz muita diferença em uma trilha ou passeio. É a diferença entre passar horas cavando ou tirar uma roda de um buraco em 2 minutos!

Cesar Galeffi
11/12/2013, 15:57
[muito bem, onde comprou o teu? . Grato pela dica

QUOTE=Edintruder;2055831]Então, os Hi-lifts até aonde eu sei são todos importados. As diferenças entre marcas creio ser apenas na qualidade, sendo que a pior delas não tendo nada de errado ou que justifique muita diferença para uma marca mais cara.
O que difere nos hi-lifts é apenas a altura da barra, podendo variar de 0,80 a 1,60m. Parece bobagem, mas 5cm fazem muita diferença. O meu hi-lift de 1,20m não tira as rodas traseiras do chão se eu precisar levantar a traseira toda em um piso plano. Porém com os acessórios, podemos levantar diretamente cada roda.

Acho um investimento muito bom, assim como um guincho, o hi-lift faz muita diferença em uma trilha ou passeio. É a diferença entre passar horas cavando ou tirar uma roda de um buraco em 2 minutos![/QUOTE]

11/12/2013, 16:52
~Edintruder, o problema da montagem caseira é a documentação para regularização... ainda não conheço uma brecha para contornar este problema... E é isso que segura o preço dos campers e motorhomes lá no alto.. um MH todo velho, detonado, sem nada por dentro não sai por menos de 30.000 no MErcado Livre... esse é praticamente o preço do chassis documentado...

~Rubens, eu também fiz um orçamento na Duaron e desanimei... Mas qUer ver um absurdo, leva uma f4000 para montar um motorhome na Vitoria ou Santo Inácio.. a montagem não fica por menos que 200.000. Pagar esse preço é economicamente inviável para quem quer um veiculo para viajar... mesmo que seja uma viagem de 3 ou 4 anos em volta do mundo.. Só vale se for para morar o resto da vida.

Vicente, se não me engano, é vc que quer montar um camper numa F4000, não é?
Um cara aqui de SC montou um Camper nacional Taithi sobre o chassi da F1000 e ficou razoável. Apoiou o camper diretamente na "cama" da carroceria. Na época ele documentou como motor-casa. Se bobear ele ainda deve estar a venda por aí......Um trailer destes se acha por 15 a 20K completo e em bom estado.

442969 442970

442971 442972

442973

Dá pra fazer também com um trailer usado. É só fechar as caixas das rodas, fazer os suportes fixando chassi com chassi , pintar tudo e pronto. Uma solução completa e super barata, pois um trailer 320 deve estar na faixa dos 8 a 10K completo e funcionando tudo. Muito mais barato e espaçoso que a solução anterior. Veja em
MaCamp | Equipamentos » Truck Homes (http://portal.macamp.com.br/portal-subcategoria.php?varId=45)

Mas continua o problema da documentação.

Uma coisa que me passou pela cabeça, quando fiz o meu projeto inicial de fabrica-lo, era de tentar convencer algum fabricante a me dar a documentação para legaliza-lo, claro, mediante a pagamento dos impostos da NF que ele teria que tirar e ainda um pro-labore, para ele concordar em me dar a documentação para levar ao GAVA e Detran usando o nome da empresa dele. Seria uma grana que ele ganharia "limpinha", sem trabalho algum......
Para quem tem produto próprio, como a Duaron, talvez não colasse, mas empresas como a Victória, que trabalham sob pedido e projeto personalizado (tem várias outras pelo país), talvez foi viável e o cara aceitasse. Quem sabe até pedir para ele "colocar" o trailer sobre o chassi e fazer a documentação como motorcasa, como se ele tivesse construido tudo?
É claro que isso encarece, mas não tem outro jeito, de graça ninguém faz nada, mas daria para partir de um F4000 chassi/cabine bem novo,de uns 80.000 reais, mais 10 mil do trailer, mais uns 10 mil da montagem, NF, acessórios....
Por isso acho que dá pra fazer com 100.000 um equipamento muito legal e confiável, pra quem quer morar dentro como vc e de maneira bem econômica... mas tem que achar a empresa certa, que esteja disposta a te ajudar.....

Vicente Guimaraes
11/12/2013, 17:03
Te respondo nos próximos dias.

Opa !!!! que bom!!! :curtir: :cool:

Vicente Guimaraes
11/12/2013, 17:15

:curtir: eu mesmo :) ou f4000 (que eu transformaria para 4x4) ou uma f250 4x4 cab simples.

Dá pra fazer também com um trailer usado. É só fechar as caixas das rodas, fazer os suportes fixando chassi com chassi , pintar tudo e pronto. Uma solução completa e super barata, pois um trailer 320 deve estar na faixa dos 8 a 10K completo e funcionando tudo. Muito mais barato e espaçoso que a solução anterior. Veja em

Essa realmente é uma das opções mais em conta. Para ter idéia, um trailer novo feito pela APOLO TRAILER de 4,5 Metros custa R$ 45 mil (com eixos e rodas).

Uma coisa que me passou pela cabeça, quando fiz o meu projeto inicial de fabrica-lo, era de tentar convencer algum fabricante a me dar a documentação para legaliza-lo, claro, mediante a pagamento dos impostos da NF que ele teria que tirar e ainda um pro-labore, para ele concordar em me dar a documentação para levar ao GAVA e Detran usando o nome da empresa dele. Seria uma grana que ele ganharia "limpinha", sem trabalho algum......
Para quem tem produto próprio, como a Duaron, talvez não colasse, mas empresas como a Victória, que trabalham sob pedido e projeto personalizado (tem várias outras pelo país), talvez foi viável e o cara aceitasse. Quem sabe até pedir para ele "colocar" o trailer sobre o chassi e fazer a documentação como motorcasa, como se ele tivesse construido tudo?
É claro que isso encarece, mas não tem outro jeito, de graça ninguém faz nada, mas daria para partir de um F4000 chassi/cabine bem novo,de uns 80.000 reais, mais 10 mil do trailer, mais uns 10 mil da montagem, NF, acessórios....
Por isso acho que dá pra fazer com 100.000 um equipamento muito legal e confiável, pra quem quer morar dentro como vc e de maneira bem econômica... mas tem que achar a empresa certa, que esteja disposta a te ajudar.....

Sim Alberto, vc acertou na mosta. Se nada mudar na legislação essa seria a solução que eu adotaria hoje..

Rubens Linhalis
11/12/2013, 17:35
Um cara aqui de SC montou um Camper nacional Taithi sobre o chassi da F1000 e ficou razoável. Apoiou o camper diretamente na "cama" da carroceria. Na época ele documentou como motor-casa. Se bobear ele ainda deve estar a venda por aí......Um trailer destes se acha por 15 a 20K completo e em bom estado.

442969 442970

442971 442972

442973

MaCamp | Equipamentos » Truck Homes (http://portal.macamp.com.br/portal-subcategoria.php?varId=45)

Descobri esses dias que esse conjunto F4000 e camper Larturist era de um conhecido aqui de Vila Velha - ES. Hoje ele tem uma Hilux CS com o camper Duaron..

Rubens Linhalis
11/12/2013, 17:58
Aaaa.. cada hr eu penso uma coisa..

Vou é comprar uma Kombi Safari pra mim..rs

442985

Vicente Guimaraes
11/12/2013, 18:37
Pior que é uma boa... só não vai onde um 4x4 vai....

Fora isso tem manutenção baratíssima, mecânica confiável, se encontrar uma em bom estado é uma boa pedida.

poliesterinc
11/12/2013, 19:05
Claro que tem... a Xplora... Mais, a posibilidade e fazer sobre medida. Todos os modelos son feitos em exclusiva para cada cliente.

Sfranco
11/12/2013, 21:11
Pior que é uma boa... só não vai onde um 4x4 vai....

Fora isso tem manutenção baratíssima, mecânica confiável, se encontrar uma em bom estado é uma boa pedida.

Compre uma sprinter (ou similar, mas MB é MB) e monte vc mesmo.

Documente como veículo misto e rode sem se preocupar...

Vicente Guimaraes
12/12/2013, 08:25

Oi Franco, vc mora aonde? é estrangeiro?

Em primeiro lugar seja bem vindo ao fórum, sua intenção de fabricar campers no Brasil é muito bem vinda, talvez eu me torne seu cliente :)

Sobre a sua afirmação: "Documente como veículo misto e rode sem se preocupar" A legislação no Brasil para veículos de recreação é muito complicada, pelo que eu saiba não existe esta opção de veículo misto. Tem que ser documentado como motorhome, no caso de Pickup + Camper a pickup tem que ser documentada como "carroceria intercambiável"

Para mudar a documentação de um veículo (microonibus, perua, van, pickup) para motorhome ou carroceria intercambiável é necessário um laudo do INMETRO. Tal laudo somente pode ser fornecido caso a empresa que o construiu ou modificou possua uma licença para isto... o chamado CAT.

Sfranco
12/12/2013, 10:00
Estrangeiro? Mais ou menos...

Quem quer fabricar é o poliesterinc.

Para furgões pequenos não vejo problemas de rodar como veículo misto (carga e passageiros). Há previsão na legislação.

Inclusive conheço quem tem motorhome assim há vários anos e nunca se incomodou.

Dá uma olhada neste site dos espanhóis:

Indice de furgos "Gran Volumen" camperizadas (+ de 200!!!) (http://www.furgovw.org/index.php?topic=152159.0)

Gosto particularmente desta montagem (feita em casa):

Historia de una camperizacion desde 0 (y sin pajolera idea) [Mercedes Sprinter] (http://www.furgovw.org/index.php?PHPSESSID=u8kjerefp6i1or5ovg9lqebfq4&topic=182498.0)

Prefiro as furgos teto baixo, facilita muito na hora de andar pela cidade e na estrada vc sente o rendimento melhor (menor arrasto e barulho).

As teto alto são melhores para quem vai viver (literalmente) na furgo:

Our Home (http://sprinterlife.com/our-home)

Aqui tem várias inclusive com uma preparação fora de estrada (pneus, guincho, proteções):

Sprinter RV ? US-made Sprinter RV and RV conversion info (http://www.sprinter-rv.com/)

Claro que a opção do 4x4 é a melhor, mas mesmo nos EUA e Europa o kit de conversão para as Sprinter é bem $$$$$.

Oi Franco, vc mora aonde? é estrangeiro?

Em primeiro lugar seja bem vindo ao fórum, sua intenção de fabricar campers no Brasil é muito bem vinda, talvez eu me torne seu cliente :)

Sobre a sua afirmação: "Documente como veículo misto e rode sem se preocupar" A legislação no Brasil para veículos de recreação é muito complicada, pelo que eu saiba não existe esta opção de veículo misto. Tem que ser documentado como motorhome, no caso de Pickup + Camper a pickup tem que ser documentada como "carroceria intercambiável"

Para mudar a documentação de um veículo (microonibus, perua, van, pickup) para motorhome ou carroceria intercambiável é necessário um laudo do INMETRO. Tal laudo somente pode ser fornecido caso a empresa que o construiu ou modificou possua uma licença para isto... o chamado CAT.

Rubens Linhalis
12/12/2013, 10:23

Tem bloqueio de diferencial para sprinter?

Colocar um bloqueio e um guicho, da pra ir a muito lugar..

Sfranco
12/12/2013, 10:29
Tem bloqueio de diferencial para sprinter?

Colocar um bloqueio e um guicho, da pra ir a muito lugar..

Pesquisei sobre isso e não encontrei..o Dana da Sprinter é o 60 ou 70?

Na conversão para 4x4, nos EUA utilizam o 60 no eixo dianteiro.

FAQs | Mercedes-Benz Sprinter 4x4 Van Conversions (http://whitefeather4x4conversions.com/faqs/)

quintaes
12/12/2013, 11:42
Falando sobre Sprinter, encontrei na 1º feira de fabricantes de motorhome, achei perfeita porem o custo do conjunto de tração 4x4 é salgado, se não me engano algo em torno de 15.000 euros, mas acho o conjunto perfeito.443084443084

Vicente Guimaraes
12/12/2013, 12:19
15.000 euros? caro mesmo = 45.000 reais.... fora a mão de obra?

Amostardeiro
12/12/2013, 12:24
Vejam a vtr que esta a venda São Leopoldo, RS.

FORD F-4000 TROPICAMPO CD 3.9 PRATA 2010, 17878 - Pesados Revenda SAO LEOPOLDO/RS - Autocarro - Revendas Veículos Carros Motos Particulares Lojistas Compra Venda Cotação Fipe. (http://autocarro.com.br/autocerto/anuncio/ford-f4000-tropicampo-cd-3-9-2010-prata/17878)

Abs

Rubens Linhalis
12/12/2013, 13:17
Uma opcao boa, mas muito rara de encontrar é o Iveco 4x4..

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=JbvLrSJFHSM

443098

Ou entao o Matra:

443099 443100

Ambos em : viagens 4x4 (http://viagens4x4.blogspot.com.br/)

Rubens Linhalis
12/12/2013, 13:24
E olha que preço bom:

Toyota picape matra 4x4 2003 - Mariana - Caminhões - Ônibus - Vans - São Sebastião (http://mariana.olx.com.br/toyota-picape-matra-4x4-2003-iid-559576498)

Cesar Galeffi
12/12/2013, 13:39
Estrangeiro? Mais ou menos...

Quem quer fabricar é o poliesterinc.

Para furgões pequenos não vejo problemas de rodar como veículo misto (carga e passageiros). Há previsão na legislação.

Inclusive conheço quem tem motorhome assim há vários anos e nunca se incomodou.

Dá uma olhada neste site dos espanhóis:

Indice de furgos "Gran Volumen" camperizadas (+ de 200!!!) (http://www.furgovw.org/index.php?topic=152159.0)

Gosto particularmente desta montagem (feita em casa):

Historia de una camperizacion desde 0 (y sin pajolera idea) [Mercedes Sprinter] (http://www.furgovw.org/index.php?PHPSESSID=u8kjerefp6i1or5ovg9lqebfq4&topic=182498.0)

Prefiro as furgos teto baixo, facilita muito na hora de andar pela cidade e na estrada vc sente o rendimento melhor (menor arrasto e barulho).

As teto alto são melhores para quem vai viver (literalmente) na furgo:

Our Home (http://sprinterlife.com/our-home)

Aqui tem várias inclusive com uma preparação fora de estrada (pneus, guincho, proteções):

Sprinter RV ? US-made Sprinter RV and RV conversion info (http://www.sprinter-rv.com/)

Claro que a opção do 4x4 é a melhor, mas mesmo nos EUA e Europa o kit de conversão para as Sprinter é bem $$$$$.
Gostei da explicação do uso misto na documentação. Vou labutar nos próximos dias com o Detran de Salvador e essa informação ajudará muito. Grato

quintaes
12/12/2013, 14:14
15.000 euros? caro mesmo = 45.000 reais.... fora a mão de obra?
Vicente, o conjunto é usado nas Sprinter lá fora que já saem de fabrica equipada com 4x4, este preço é somente do conjunto fora os impostos que se torna impraticável....
Abraços,
Marcos Quintaes

13/12/2013, 08:51
Estamos na mídia....:computador:

Camper Duaron » Four Wheel Campers em solo brasileiro. (http://camperduaron.com.br/2013/?p=8285)

13/12/2013, 08:54
Vicente, o conjunto é usado nas Sprinter lá fora que já saem de fabrica equipada com 4x4, este preço é somente do conjunto fora os impostos que se torna impraticável....
Abraços,
Marcos Quintaes

Quintaes, só para ilustrar, para a Sprinter existe a opção de bloqueio Kaiser no site deste fabricante.
Andei verificando essa possibilidade também.

Eriksom Teixeira Lima
13/12/2013, 09:04
Grande GV

e estará muito mais, especialmente quando NÓS começarmos a fazer juntos viagens como aquelas da Travessias Fotográficas.

E no meu MH haverá banho quente, o que te ajudará a convencer a Doutora a morar sobre 4 rodas.

Eriksom

13/12/2013, 15:13
No meu também tem banho quente Eriksom, só não tem o box. Mas comprei um Quetua 2 seconds para tomar banha do lado de fora!
:banho:

Rubens Linhalis
16/12/2013, 10:01
Prezados, deixem me apresentar, sou um antigo bisbilhoteiro do fórum, mas nunca me cadastrei anteriormente por não possuir ainda uma viatura 4X4. Adquiri recentemente uma kombinet da Victoria, deverá ficar pronta no início de 2014. Como tenho vontade de trilhar certas estradas mais difíceis, encomendei reforço especial sob o chassi de placas de alumínio. Meu interesse neste tópico começou com o assunto da instalação do bloqueio do diferencial. Pergunto aos especialistas: seria viável algo semelhante na kombi ? Abs.

Bom dia Pelagio,

Me passa seu contato fazendo favor. Não consegui enviar email a você aqui pelo site

rubenslfilho@gmail.com

abraços

Rubens

Pelagio
16/12/2013, 12:48
Oi Rubens, me email é pelagio@ig.com.br, mas nos dias úteis favor enviar para pelagio@bb.com.br

Bom dia Pelagio,

Me passa seu contato fazendo favor. Não consegui enviar email a você aqui pelo site

rubenslfilho@gmail.com

abraços

Rubens

17/12/2013, 11:08
Rapazes, tenho um monte de fotos pra postar e estou meio sem tempo. Além disso, meu Windows do PC de casa deu pau ontem.
No sábado caio na estrada, em direção a Goiás. Passo o Natal em Goiania na casa de um cunhado e sigo depois para o Parque Terra Ronca e na virada do ano, vou estar na Chapada dos Veadeiros.
A F250 já está carregada até o talo, a geladeira ligada e cheia de cerveja gelada, o armário no lugar do banco traseiro já está instalado (e cheio de tranqueiras, inclusive ferramentas e gerador), uma segunda geladeira (Cooler) instalado dentro para uso durante os deslocamentos, Hi-lift pendurado na lateral direita do Camper (no lugar das pernas), prancha de desatolagem no bagageiro do Camper, etc.....
O caminhão fica me olhando, só esperando a hora da largada.....:rally:

Prometo que durante as férias, tiro mais fotos das adaptações feitas e de toda a aventura para postar aqui ano que vem!

Se eu não entrar mais aqui este ano, abraços a todos os companheiros de forum, um feliz Natal e um ótimo 2014 a todos e que todos estes nossos projetos loucos e mirabolantes sejam realizados.

:brinde:

Vicente Guimaraes
17/12/2013, 11:15
No sábado caio na estrada, em direção a Goiás. Passo o Natal em Goiania na casa de um cunhado e sigo depois para o Parque Terra Ronca e na virada do ano, vou estar na Chapada dos Veadeiros.

Show !!!! Boa viagem e não esqueça das fotos :) :curtir:

rfdex
19/12/2013, 09:54
Precisando de algo aqui em Brasília, à disposição. Saudações

Vicente Guimaraes
25/12/2013, 12:11
Pensando....

Todos estes apetrechos que usamos em trilhas (eu me incluo nessa turma) como guincho, pneus maiores e cravudos, parachoques de aço, alargadores de paralamas, bagageiro de teto, etc. etc. afetam o desempenho do veículo na estrada.

Então para veículo estradeiro ou de expedição é dificil achar um meio termo entre desempenho off road e "on road".

Por exemplo, estou preparando meu engesa para viagens longas, Hoje ele está com molas mais altas e pneus 285x75x16 AT (mas é um AT "quase" mud da Kuhmo). Para expedições (90% asfalto, 9,9% rípio/terra em bom estado, 0,1% de enrosco) o melhor seriam molas um pouco menores (un 5cm a menos), amortecedores com dureza selecionável (como os Racho) e pneus de estrada, menores e mais finos como um 31" aro 15, ou até um 235x85x16. Essa combinação traz melhor dirigibilidade, conforto (menor ruído) e menos consumo, gosto muito do BF LONG TRAIL para esse propósito, ou o Maxxis S/T.

Isso pode parecer bobagem mas em uma viagem de 15.000Km faz muita diferença transitar a 100Km/h em vez de ir a 80Km/h de média... Outra é no consumo, um consumo de 10Km/Litro numa viagem dessa dá uma baita economia sobre um consumo de 8km/l ou 7km/l.

Sobre o bagageiro, como o meu engesa é muito grande (foi alongado em 1 metro e tem 4 portas) tem muito espaço interno. Vou tentar não usar bagageiro para tentar melhor a aerodinâmica "caixa de sapato" do Engesa ;)

Nesse sentido, o Camper Pop-up tem grandes vantagens como o menor peso e menor arrasto aerodinâmico... isso deve gerar um impacto danado numa viagem longa ;)

Outra coisa importante é o ar-condicionado, além do conforto (=maior segurança em longas viagens) ele ajuda a reduzir o consumo de combustível, como ???? Um caso ilustra e é interssante, no livro Mundo Por Terra, o casal de viajantes Roy e Michele contam que optaram por não ter arcondicionado no carro para reduzir o consumo de combustível, assim andavam o tempo todo com vidros abertos no calor. Estavam errados e passaram calor à toa :) Já foi comprovado que um veículo a mais de 60KM/H será mais econômico se tiver as janelas fechadas e ar-condicionado ligado, isso porque as janelas abertas aumentam o arrasco aerodinamico e aumentam o consumo de combustível. Então acima de 60Km/H o aumento do consumo do AR é mais do que compensado pela ECONOMIA de consumo dos vidros fechados.

Frederico Mendes
28/12/2013, 19:06
Homem cria casa móvel transportada por triciclo para qualquer lugar - Notícias - LUGARCERTO (http://estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia/noticias/2013/12/27/interna_noticias,47758/homem-cria-casa-movel-transportada-por-triciclo-para-qualquer-lugar.shtml)

Homem cria casa móvel transportada por triciclo para qualquer lugarArtista tem percorrido o mundo com a própria moradia nas costas

Notícia
Foto

Joana Gontijo (joanagontijo.mg@diariosassociados.com.br) - Lugar Certo
Publicação: 27/12/2013 09:00 Atualização: 26/12/2013 16:29

http://imgsapp.estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia_128576568202/2013/12/27/47758/20131226162612310839o.jpg

O artista Kevin Cyr, baseado em Boston, nos EUA, poderia ser comparado a animais como a tartaruga ou talvez o caramujo. Não pela pronunciada lentidão, mas por levar sua morada nas costas aonde quer que vá. Ele criou uma casa que pode ser transportada sobre rodas, e já há cinco anos habita a sua, que leva em longas viagens.

A Camper Bike é um projeto caseiro que consiste em um pequeno trailer adaptado a um triciclo. Servindo perfeitamente como uma forma de moradia, não importa o percurso ou o destino final, a invenção inclui dormitório, despensa e cozinha equipada com fogão elétrico.

O veículo é livre de emissões de carbono e parece ser ideal para pessoas desprendidas que não se ligam a conceitos materiais, em busca de experimentar aventuras. O criador é o próprio exemplo. Desde 2008, Cyr leva um estilo de vida nômade, percorrendo o território norte-americano e outras partes do mundo no modelo próprio, fabricado com metade das dimensões convencionais, que lhe serve de residência.

Depois que várias melhorias chegaram ao desenho final, a querida engenhoca ajuda o artista nas incursões por diferentes países, quando ele inventa casas ambulantes e recria automóveis abandonados encontrados pelo caminho, garantindo, não importa a ocasião, a cama quentinha a tiracolo.

http://imgsapp.estadodeminas.lugarcerto.com.br/app/noticia_128576568202/2013/12/27/47758/20131226162622566927e.jpg

Pelagio
02/02/2014, 17:17
Alberto vai acampar no carnaval?

Rubens Linhalis
03/02/2014, 08:40
Acho que ele saiu para uma voltinha de final de ano e nao volta mais.. rs. Deve ta bem complicado essa vida de acampamento em camper e f250 4x4..rs

Pelagio
03/02/2014, 12:57
E você vai?

Rubens Linhalis
03/02/2014, 13:22
E você vai?

Vou ... ainda nao sei pra onde..

10/02/2014, 13:36
Alberto vai acampar no carnaval?

Cara, nem me fale nisso!
Nos 26 dias que passei na estrada, dormi 23 dentro do Camper, show de bola.
Aí cheguei e queria estar acampando é todo dia e todo final de semana.
Nos primeiros fins de semana a patroa queria ficar em casa. Final de semana retrasado eu convenci ela a acampar por aqui por perto, onde tem um camping maravilhoso na beira de um rio (em Blumenai). Chegamos lá a noite na sexta e demos com a cxara na porta. A dono fechou o camping até março por conta de umas reformas que ela está fazendo. Por lá antigamente ainda tinha outros campings mas estavca tudo fechado. Para o litoral, apesar de perto, eu não queria ir, pois nessa época SC fica tudo lotado. Aí, como moramos numa chácara, que também tem rio, piscina de água natural ( e de fibra), cachoeirinha, rancho pra churrasco, local para fogueira e muito gramado, resolvemos voltar para casa e acampar lá. E ssim fizemos. Acampamos perto da piscina. A proposta era o seguinte: não estávamos em casa, e teríamos que passar o fim de semana sem entrar em casa, só com o que tínhamos na geladeira e nos armários. Acabou que foi legal pra cacete, fizemos churrasco, a noite queijos e vinhos, etc, dormimos sexta e sábado no Camper e só abrimos a casa na noite do domingo.

Agora no Carnaval pensei então em tirar a forra e ir para algum camping legal na serra (fresquinho), talvez para os lados do Rio Grande do Sul.... aí vem a patroa e me pediu para comprar passagens para ir a Vitória (ES) para visitar a mãe dela que mora lá e vai fazer 80 anos, BEM NO MEIO DO FERIADÃO DO CARNAVAL. Não é foda? Já estragou meu acampamento!!!!!

:slap:

10/02/2014, 16:17
Fotos do "acampamento" no quintal de casa .....

450386 450388 450389

Pelagio
10/02/2014, 16:39
Ô vida mais ou menos.
Durante o carnaval vai ter o 2º acampamento da galera do MACAMP em São Lourenço, pena cocê não vai.

Rubens Linhalis
10/02/2014, 17:09
Fotos do "acampamento" no quintal de casa .....

450386 450388 450389

Muito legal isso Alberto.. realmente nao precisamos ir muito longe para viver o acampamento.

Gande esse camaroes ai heim ! Fizeram a f250 ficar pequena...kkkkk

No carnaval devo esticar por algum lugar, ou RJ ou MG.. se minha esposa estiver de plantao, vou ter que procurar acampar em lugar com internet (3G)..

Se eu ficar por aqui (Vitoria-ES), marcamos de tomar uma.

10/02/2014, 18:42
Muito legal isso Alberto.. realmente nao precisamos ir muito longe para viver o acampamento.

Gande esse camaroes ai heim ! Fizeram a f250 ficar pequena...kkkkk

No carnaval devo esticar por algum lugar, ou RJ ou MG.. se minha esposa estiver de plantao, vou ter que procurar acampar em lugar com internet (3G)..

Se eu ficar por aqui (Vitoria-ES), marcamos de tomar uma.

Vou estar na casa da sogra, com cara de palhaço....... Kkkkkk
A casa dela é no Jardim Camburi. Vc fica longe, Rubens?

10/02/2014, 18:54
Aqui vai algumas fotos do conunto F250/Camper nas férias.....

1) Itirapina SP, perto de Brotas. Este Camping é muito bom: Pousada e Camping Paraíso das Águas.

450435 450436 450437

450438 450439 450440

10/02/2014, 19:17
2)Parque Estadual Terra Ronca (PETER) - Goiás: O maior conjunto de Cavernas do Brasil, a maioria ainda sendo estudada e mapeada. Aí estive acampado. Choveu pra cacete e as estradinhas ficaram "em bunda" !
Bem naqueles dias que deu enchente no Espírito Santo....

450441 450443

450444 450445

450446 450447

10/02/2014, 21:23
Depois do Terra Ronca fomos pra São Domingos (50 km) de estradinhas de terra estreitas e lamacentas. Ao chegar lá ficamos sabendo que a outra estrada de terra melhor para a Chapada dos Veadeiros, estava interditada por conta de uma ponte que havia ficado submersa devido a enchente num rio e o ônibus que ali passava já fazia 3 dias que estava parado esperando o rio baixar e ver se ainda havia ponte. Nos disseram que ou voltávamos ou seguíamos para Campos Antos, por estradinhas de fazenda pois era a única que estava passando "ainda".... teríamos que passar por um lugar chamado "Porteiras". Acabamos de passar por este povoado e 1 km a frente encontramos um enorme atoleiro, com mais de 100 m de comprimento e toda a largura da estrada. Com fé, tração e reduzido, mandei ver, pois já eram mais de 14 horas de domingo e ainda faltavam mais de 150 km de estradas de terra com lama.
Pisei fundo e no meio do atoleiro escutei um estrondo e o carro parou (e morreu). Dentro do atoleiro haviam pedras enormes que foram colocadas para desatolar caminhões e uma prendeu o eixo dianteiro. Não fosse isso, ela passaria no embalo. A sorte que este eixo é de caminhão (Dana 70) e aparentemente nada sofreu. Mas foi uma senhora porrada!
Não havia onde amarrar o guincho. Depois de cavar um pouco para livrar os estribos e fazer um canal para as rodas para sair para trás (com a ajuda de um rapaz que apareceu ali - 2 horas de trabalho) e com as pranchas de desatolar, ela saiu sozinha.

450449 450450

450452 450453

450455 450456

450457 450468

Depois disto tudo, eu e o guri que me ajudou, cortamos a facão os arbustos que tinha na lateral esquerda do atoleiro e eu consegui passar com duas rodas esquerdas em um terreno mais firme a as da direita no atoleiro, mas foi o suficiente para desviar das pedras e conseguir tração. O guri que me ajudou a cavar trabalhou muito (devia ter uns 17 ou 18 anos), e ganhou uma caixa de bombom e 50 pilas. Inclusive lavou as pranchas e a pá num riacho e me entregou semi-limpo.

450469

Tentei postar um video aqui dela saindo do atoleiro mas não consegui.
Não deu para filmar tudo, pois a gente atolava até o joelho e a Janeth só saiu do carro quando eu já havia desatolado a F250.
Um carro com quase 4 toneladas , achei que ela é muito guerreira e boa de barro. Acho que sem as pranchas a história seria outra.
Ali sim, "O SISTEMA ERA BRUTO" !

Vicente Guimaraes
10/02/2014, 23:40
Legal esse relato, uma baita aventura, se a f250 não fosse valente teria deixado cacos de metal pelo caminho :)

Para essas horas são importantes o peito de aço e protetores de diferencial :)

Rubens Linhalis
11/02/2014, 09:13
Vou estar na casa da sogra, com cara de palhaço....... Kkkkkk
A casa dela é no Jardim Camburi. Vc fica longe, Rubens?

Nao.. é bem perto lá de casa.. uns 5 km. Eu moro em Jardim da Penha.. Vou ver como vai ficar meu carnaval e nos falamos..

Rubens Linhalis
11/02/2014, 09:20
Vendo essas imagens.. ainda bem que sexta-feira eu saio pra acampar, se nao já iria entrar em parafuso.. Ainda nao peguei atoleiros com a Tracker.. to doido pra passar um "cagasso" desses.. Nao atolo desde a época de jipe willys..rs

abraços!

Vicente Guimaraes
11/02/2014, 10:48
to doido pra passar um "cagasso" desses.. Nao atolo desde a época de jipe willys..rs

abraços!

Hahahahaha isso que é espirito de jipeiro !! :)

11/02/2014, 11:33
Vocês estão brincando????
Atolar um caminhão destes com 4 ton, sem ninguém pra ajudar e sem lugar para amarrar o guincho não é brinquedo!
Pensei que ia passar minha noite de ano novo naquele atoleiro.....
Mas para minha surpresa, saímos fácil e também conseguimos, depois de "limpar" uma lateral do mato e arbustos no facão, também consegui passar com certa facilidade....
Tudo ajudou, os pneus novos bem agressivos, o bloqueio traseiro, 2 rodas fora do atoleiro, a força descomunal deste motor, o braço do piloto....
E principalmente as pranchas (imitação das Maxttrax australianas feitas em SC), que resolvi comprar na ultima semana antes de viajar e recebi na 5a a noite e viajei no sábado de manhã....
Sorte de jipeiro!

:palmas:

11/02/2014, 11:40
Essas são as pranchas de que estou falando.
Bem melhores no atrito que as metálicas, não entortam e pesam somente 3,5 kg cada.
Não arranham (nem o carro), não precisam suporte metálico para levar. Amarrei com cintas no bagageiro do Camper.
As metálicas que tenho (aço) que levava na Land pesam 18 kg cada uma!

Prancha de Desatolagem HGF amarela - Resgate - Resgate - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/resgate/pranchas/prancha-de-desatolagem-hgf-amarela.html)

Rubens Linhalis
11/02/2014, 11:49
Essas são as pranchas de que estou falando.
Bem melhores no atrito que as metálicas, não entortam e pesam somente 3,5 kg cada.
Não arranham (nem o carro), não precisam suporte metálico para levar. Amarrei com cintas no bagageiro do Camper.
As metálicas que tenho (aço) que levava na Land pesam 18 kg cada uma!

Prancha de Desatolagem HGF amarela - Resgate - Resgate - Equipamentos para Off-Road - Armazem 4x4 (http://www.armazem4x4.com.br/resgate/pranchas/prancha-de-desatolagem-hgf-amarela.html)

Alberto,

Comprou com o fabricante ou com a Armazem mesmo ?

11/02/2014, 11:51
Tentei com o fabricante após descobrir que ele é de Biguaçu - SC, mas eles me informaram que não vendem direto para não fazer concorrência com os clientes deles.....

Vicente Guimaraes
11/02/2014, 12:11
Muito legal mas.... putz.... 890 $mingaus ? prefiro as metálicas mesmo :)

Amostardeiro
11/02/2014, 12:21
Parabéns Alberto

Beleza de viagem, lindas fotos; sobre as pranchas, excelentes mas o precinho, salgado não ?

Abs

11/02/2014, 14:07
Parabéns Alberto

Beleza de viagem, lindas fotos; sobre as pranchas, excelentes mas o precinho, salgado não ?

Abs

Concordo, mas na pick-up com o camper a gente fica meio sem opção de local para levar as metálicas, que inclusive já tenho.
O único lugar que me veio à mente seria embaixo do parachoque trazeiro, mas também seria o primeiro lugar a apoiar na lama num atolamento, o que dificultaria a retirada.
No bagageiro do Camper não daria, pois seriam 36 kg a mais pra levantar o teto no feijão, apesar da ajuda da mola-gás. Mas ela fica bem para frente e a parte traseira do teto para levantar é um pouco mais pesada.
Tem na net fotos destas pranchas metálicas presas verticalmente em suportes metálicos traseiros articuláveis fixados no parachoque e lateral da caçamba onde é o batente da tampa traseira. Mas é mais uma tranqueira pra fabricar, gastar dinheiro, atrapalhar a entrada no camper e a sua retirada e atrapalhar a colocar o tampão da caçamba caso queira retirar o Camper.

450545 450546

No meu caso ela ficou bem acomodada no bagageiro do Camper, não pesou o teto no levantamento manual dele, não arranha nada e nem faz barulho com a vibração. Fixei ela lá com 2 esticadores de cinta com catraca, daqueles de fixar moto em carreta. Outra coisa: ficou bem discreto para não chamar atenção dos "amigos do alheio".
Dá pra ver a pontinha amarela delas lá em cima....

450547

Rubens Linhalis
11/02/2014, 14:33
Concordo, mas na pick-up com o camper a gente fica meio sem opção de local para levar as metálicas, que inclusive já tenho.
O único lugar que me veio à mente seria embaixo do parachoque trazeiro, mas também seria o primeiro lugar a apoiar na lama num atolamento, o que dificultaria a retirada.
No bagageiro do Camper não daria, pois seriam 36 kg a mais pra levantar o teto no feijão, apesar da ajuda da mola-gás. Mas ela fica bem para frente e a parte traseira do teto para levantar é um pouco mais pesada.
Tem na net fotos destas pranchas metálicas presas verticalmente em suportes metálicos traseiros articuláveis fixados no parachoque e lateral da caçamba onde é o batente da tampa traseira. Mas é mais uma tranqueira pra fabricar, gastar dinheiro, atrapalhar a entrada no camper e a sua retirada e atrapalhar a colocar o tampão da caçamba caso queira retirar o Camper.

450545 450546

No meu caso ela ficou bem acomodada no bagageiro do Camper, não pesou o teto no levantamento manual dele, não arranha nada e nem faz barulho com a vibração. Fixei ela lá com 2 esticadores de cinta com catraca, daqueles de fixar moto em carreta. Outra coisa: ficou bem discreto para não chamar atenção dos "amigos do alheio".
Dá pra ver a pontinha amarela delas lá em cima....

450547

É.. paga-se o preço pela leveza e praticidade. O problema é que no Brasil não temos muita opção, então não tem concorrência para trabalhar no preço (entre outras coisas).

Um amigo esta usando outra alternativa: Comprou um pedaço de borrachão de esteira industrial. Deve ter uns 8mm de espessura, uns 50 cm de largura e 1,2 m de comprimento. De uma lado o borrachao é liso e do outro é bem áspero. E é bem barato, deve custar uns R$ 100,00. Só não dar pra usar como "ponte".

Alberto, duas perguntas:

1- E essas pas e machado ao lado do camper. Fixou no camper ou na pick-up? Como fez? Coloca mais detalhes ai.

2- Peso: Ja relatou que a F250 nao sentiu o peso do camper. Mas chegou a pesar antes e depois? Quanto que o fabricante declara o peso do camper cheio e vazio? O conjunto esta com 4 toneladas mesmo?

Sexta-feira devo estar com o carro montado e totalmente carregado, vou ver se peso na hr do almoço. Acho que chega nas 2ton..

abraços

Amostardeiro
11/02/2014, 17:16
Alberto/ Rubens

Na verdade o problema são os preços das coisas aqui no Brasil, um modelo de pranchas plásticas custam na Argentina +- 860,00 argentinos +- R$ 258,00 por unidade, muito mais em conta.

Planchas de desatasco (http://shopping4x4.com.ar/product_info.php?cPath=21&products_id=371&osCsid=4162722634908976fdc935bdfab523b9)

Faz uns 3 anos comprei nesta loja um compressor de ar duplo e um Hi- Lift de 1,20 m, na época custaram os 2 produtos mais barato que só o Hi-Lift aqui no Brasil, o saco foi carregar o macacão no Buquebus, heheheh.

Abs

quintaes
11/02/2014, 20:48
Vendo essas imagens.. ainda bem que sexta-feira eu saio pra acampar, se nao já iria entrar em parafuso.. Ainda nao peguei atoleiros com a Tracker.. to doido pra passar um "cagasso" desses.. Nao atolo desde a época de jipe willys..rs

abraços! Já sei aonde vou colocar a sua viatura para colar o fundo, espere....hehehe....,
Abraços!!....

11/02/2014, 21:25
É.. paga-se o preço pela leveza e praticidade. O problema é que no Brasil não temos muita opção, então não tem concorrência para trabalhar no preço (entre outras coisas).

Um amigo esta usando outra alternativa: Comprou um pedaço de borrachão de esteira industrial. Deve ter uns 8mm de espessura, uns 50 cm de largura e 1,2 m de comprimento. De uma lado o borrachao é liso e do outro é bem áspero. E é bem barato, deve custar uns R$ 100,00. Só não dar pra usar como "ponte".

Alberto, duas perguntas:

1- E essas pas e machado ao lado do camper. Fixou no camper ou na pick-up? Como fez? Coloca mais detalhes ai.

2- Peso: Ja relatou que a F250 nao sentiu o peso do camper. Mas chegou a pesar antes e depois? Quanto que o fabricante declara o peso do camper cheio e vazio? O conjunto esta com 4 toneladas mesmo?

Sexta-feira devo estar com o carro montado e totalmente carregado, vou ver se peso na hr do almoço. Acho que chega nas 2ton..

abraços

Realmente o grande lance é a leveza e praticidade.
Mas também não dá para usar como ponte pois são flexíveis. Por outro lado essa flexibilidade é ótima na areia, barro, pedra...
Essa do borrachão eu conheço. Inclusive tinha um cara aqui na Fenajeep vendendo ela, fabricadas "artesanalmente". Achei pesadas pra cacete e elas têm que ser transportadas enroladas, o que dá rolos de quase 50 cm de diâmetro. Não é prática para transportar.
A melhor prancha deste tipo é da marca australina Maxtrax
(veja maxtrax - YouTube (http://www.youtube.com/results?search_query=maxtrax&sm=1) )

1) Na lateral da caminhonete aparece uma pá e um Hi-lift de 1,20 m. num suporte que eu fiz e fixei no local de fixação dos macacos/pés do camper

450667 450671

2) O peso devia estar algo parecido com isto:

- F250 = 3000 kg
- Camper seco = 397 kg
- água 80 litros = 80 kg
- Bateria estacionária 185A = 50 kg
- Gás = 8 kg
- Guincho + suporte = 50 kg
- Hi-Lift = 30 kg
- Gerador com tanque cheio = 30 kg
- pranchas = 7 kg
- KIT DO GUINCHO (2 patescas, cintas, cabos, manilhas, etc) = 35 kg
- dois tripulantes somados = 140 kg
- Porta Potti com 20 litros de água = 25 kg
- caixas com cabos, mangueiras, compressor duplo, mesa e cadeiras out-door, churrasqueira, acessórios do hi-lift, pá, machado, malas de roupas, geladeiras cheias (tinha outra dentro do carro de 45 lts, armários cheios de comida, louça, 5 garrafas de vinho, muita cerveja, água e sucos, equipamento fotográfico (3 máquinas, uma go pro e muitos acessórios e lentes), Notebook, livros, guias, uma porradas de CD de músicas, etc, etc, que eu chuto tudo em torno de uns 150 kg ou mais.....
Somando= no mínimo 4002 kg!

Eriksom Teixeira Lima
12/02/2014, 20:49
Prezado Albertinho

não entendi, você escreveu que saiu do atoleiro graças ao braço do piloto.

como você foi o responsável por atolar, quem estava pilotando? aquele garoto não deve ser, logo deve ter sido Doutora Janeth, correto? :rally:

Viva a Doutora! Essa é pilota, cinegrafista, fotógrafa e, de quebra, ainda paciente com suas braçadas e atoladas!

Newton Neto
14/02/2014, 15:19
Alberto, vc poderia me passar mais informações à respeito do guincho que vc instalou na F250?? O suporte vc comprou pronto ou mandou fazer?

Obrigado!!!

Abraço

17/02/2014, 15:03
Alberto, vc poderia me passar mais informações à respeito do guincho que vc instalou na F250?? O suporte vc comprou pronto ou mandou fazer?

Obrigado!!!

Abraço

Newton, o suporte eu fizna serralheria de um amigo, em 2 sábados, porque eu queria acompanhar o processo e dizer como eu queria. A idéia era não ter berço para frente do parachoque pra polícia não encher o saco e nem colocar grade pois acho a frente da F250 muito bonita.
Primeiro tirei a medida da profundidade que eu tinha útil que eu tinha entre o radiador e o parachoque, bem como a altura dentro do parachoque e a largura entre as longarinas.
Depois procurei um guincho que fosse no mínimo 12000 lb (ou mais) que coubesse ali. Medi ele na largura, altura e profundidade para não comprar errado. Essas medidas eu não tenho mais, mas me parece que a profundidade é 18 cm entre o radiador e a face interna do parachoque.
Depois comprei uma viga "U" reforçada de 5" de alma com abas de aprox 2". A espessura da alma deve dar uns 10 mm (3/8").
Soldei 2 cantoneiras 5" x 1/4" nas pontas desta viga U de modo que ela entrasse justo entre as longarinas e se apoiasse sobre a cabeça da longarina, nos mesmos furos de fixação do parachoques. Ajustamos a altura da viga U (horizontal) nas duas cantoneiras (verticais) fixadas nas longarinas, com o guincho sobre a viga U (u virado para baixo) e marcamos nela onde seriam feitos os furos para fixação do guincho neste "berço". Para fazer toda essa medição e ajustes, o conjunto era sempre montado com pontos de solda, que foram retirados e novamente colocados até dar certo. O parachoque também foi tira e colocado várias vezes até que os ajustes no berço fizeram com que o guincho ficasse dentro dele, justinho. Essa parte deu muito trabalho.
Depois de tudo certo, tudo foi desmontado para fazer as soldas definitivas e pintura. O guincho foi montado e a caixa do relé foi transferida para a longarina esquerda (atrás do parachoque) e a tomada fêmea do guincho, onde se liga o cabo, foi transferida da caixa dos relés para uma chapinha fixada no buraco do olhal esquerdo de reboque no parachoque.
Deu muito trabalho, mas ficou ótimo e o berço não é soldado no carro, apenas parafusado nos pontos de fixação do parachoque e este entre por cima, montando-se tudo com parafusos mais longos que os originais. Se um dia eu quiser vender o carro, posso retirar tudo que o carro fica original.
Outra coisa, o parachoque avançou devido a espessura da cantoneira onde ele apoia 1/4" (aprox mm), Depois para dar uma peque na folga, coloquei arruelas grandes entre o parachoque e esta cantoneira, e assim o parachoque no final avançou no máximo 1,5 centímetros, o que ficou praticamente imperceptivel, tanto de frente quanto de lado. Neste tópico, em páginas anteriores, tem algumas fotos de como ficou.
Os roletes da guia ficaram do lado de fora da "boca" do parachoque. Aí eu comprei um suporte de placa na "Mão na Roda 4x4" que encaixa sobre os roletes e aí escondeu tudo. Ninguém percebe que tem guincho.

Newton Neto
18/02/2014, 08:59
Newton, o suporte eu fizna serralheria de um amigo, em 2 sábados, porque eu queria acompanhar o processo e dizer como eu queria. A idéia era não ter berço para frente do parachoque pra polícia não encher o saco e nem colocar grade pois acho a frente da F250 muito bonita.
Primeiro tirei a medida da profundidade que eu tinha útil que eu tinha entre o radiador e o parachoque, bem como a altura dentro do parachoque e a largura entre as longarinas.
Depois procurei um guincho que fosse no mínimo 12000 lb (ou mais) que coubesse ali. Medi ele na largura, altura e profundidade para não comprar errado. Essas medidas eu não tenho mais, mas me parece que a profundidade é 18 cm entre o radiador e a face interna do parachoque.
Depois comprei uma viga "U" reforçada de 5" de alma com abas de aprox 2". A espessura da alma deve dar uns 10 mm (3/8").
Soldei 2 cantoneiras 5" x 1/4" nas pontas desta viga U de modo que ela entrasse justo entre as longarinas e se apoiasse sobre a cabeça da longarina, nos mesmos furos de fixação do parachoques. Ajustamos a altura da viga U (horizontal) nas duas cantoneiras (verticais) fixadas nas longarinas, com o guincho sobre a viga U (u virado para baixo) e marcamos nela onde seriam feitos os furos para fixação do guincho neste "berço". Para fazer toda essa medição e ajustes, o conjunto era sempre montado com pontos de solda, que foram retirados e novamente colocados até dar certo. O parachoque também foi tira e colocado várias vezes até que os ajustes no berço fizeram com que o guincho ficasse dentro dele, justinho. Essa parte deu muito trabalho.
Depois de tudo certo, tudo foi desmontado para fazer as soldas definitivas e pintura. O guincho foi montado e a caixa do relé foi transferida para a longarina esquerda (atrás do parachoque) e a tomada fêmea do guincho, onde se liga o cabo, foi transferida da caixa dos relés para uma chapinha fixada no buraco do olhal esquerdo de reboque no parachoque.
Deu muito trabalho, mas ficou ótimo e o berço não é soldado no carro, apenas parafusado nos pontos de fixação do parachoque e este entre por cima, montando-se tudo com parafusos mais longos que os originais. Se um dia eu quiser vender o carro, posso retirar tudo que o carro fica original.
Outra coisa, o parachoque avançou devido a espessura da cantoneira onde ele apoia 1/4" (aprox mm), Depois para dar uma peque na folga, coloquei arruelas grandes entre o parachoque e esta cantoneira, e assim o parachoque no final avançou no máximo 1,5 centímetros, o que ficou praticamente imperceptivel, tanto de frente quanto de lado. Neste tópico, em páginas anteriores, tem algumas fotos de como ficou.
Os roletes da guia ficaram do lado de fora da "boca" do parachoque. Aí eu comprei um suporte de placa na "Mão na Roda 4x4" que encaixa sobre os roletes e aí escondeu tudo. Ninguém percebe que tem guincho.

Então, Alberto... Eu vi as fotos e o excelente trabalho, por isso me interessei! Estava me lembrando aqui esses dias que vi no final do ano uma 250 com o bocal do guincho andando aqui pelo litoral do Paraná, e quando me lembrei se tratar de uma CD, prata até imaginei que pudesse ser o amigo!
Na ocasião achei genial a idéia, ficou muito bonito mesmo! A única diferença da que vi com relação à sua é que aquela tinha a placa fixada embaixo dos roletes!
A informação da caixa de relês é bem importante, pois eu estava vendo um em que ela é embutida no guicho... Aliás..... qual a marca e modelo do seu? Por um acaso vc tem fotos da construção do suporte?

Muito obrigado,

Grande abraço

Newton

18/02/2014, 09:55
Então, Alberto... Eu vi as fotos e o excelente trabalho, por isso me interessei! Estava me lembrando aqui esses dias que vi no final do ano uma 250 com o bocal do guincho andando aqui pelo litoral do Paraná, e quando me lembrei se tratar de uma CD, prata até imaginei que pudesse ser o amigo!
Na ocasião achei genial a idéia, ficou muito bonito mesmo! A única diferença da que vi com relação à sua é que aquela tinha a placa fixada embaixo dos roletes!
A informação da caixa de relês é bem importante, pois eu estava vendo um em que ela é embutida no guicho... Aliás..... qual a marca e modelo do seu? Por um acaso vc tem fotos da construção do suporte?

Muito obrigado,

Grande abraço

Newton

O meu guincho deve ser de origem chinesa. Mas funciona bem e é muito robusto.
Ele é importado e distribuído no Brasil pela Bremen, antigo fabricante de implementos agrícolas. O legal é que eles também trouxeram peças de reposição, que também são vendidas pelos revendedores.
Não é um 15.000 lbs como seria ideal para tirar a bruta dum buraco, mas o 12000 já ajuda enormemente e este Bremen tem um ótimo custo benefício. Funciona direitinho e custa mais barato que os famosos.
Comprei da Landparts aqui de Corupá - SC, um amigo que já faz muito tempo me fornece peças de reposição para minha Defender.
Dá uma olhada, lá tem preço e fotos

Guincho Elétrico Bremen 12.000lbs - Guinchos elétricos - Acessórios e Equipamentos 4x4 (http://www.landparts.com.br/acessorios-e-equipamentos-4x4/guinchos-eletricos/guincho-eletrico-bremen-12-000lbs-4.html)

Newton Neto
18/02/2014, 15:34
O meu guincho deve ser de origem chinesa. Mas funciona bem e é muito robusto.
Ele é importado e distribuído no Brasil pela Bremen, antigo fabricante de implementos agrícolas. O legal é que eles também trouxeram peças de reposição, que também são vendidas pelos revendedores.
Não é um 15.000 lbs como seria ideal para tirar a bruta dum buraco, mas o 12000 já ajuda enormemente e este Bremen tem um ótimo custo benefício. Funciona direitinho e custa mais barato que os famosos.
Comprei da Landparts aqui de Corupá - SC, um amigo que já faz muito tempo me fornece peças de reposição para minha Defender.
Dá uma olhada, lá tem preço e fotos

Guincho Elétrico Bremen 12.000lbs - Guinchos elétricos - Acessórios e Equipamentos 4x4 (http://www.landparts.com.br/acessorios-e-equipamentos-4x4/guinchos-eletricos/guincho-eletrico-bremen-12-000lbs-4.html)

Muito interessante! Vou dar uma pesquisada com a Ekron aqui de Curitiba também... É de lá o guincho que vi com as solenóides/relés embutidos no próprio guincho!

Valeu pelas informações, Alberto! Se tiver mais fotos da instalação e puder publicá-las agradeço também!

Grande abraço e muitos Km com esse conjunto nota 10!

Edintruder
18/02/2014, 16:12
Na Femil fiz exatamente isso. A diferença é que o suporte do meu guincho fiz todo soldado no chassis. A mesa foi montada em pranchetas de 2" por 1/4 de espessura soldadas conforme o espaço. O parachoque foi recortado para manusear a trava do guincho e passar os roletes, e encaixou como uma luva. O meu também é de 12000 lbs e tenho mais uma patesca para os serviços mais pesados. Mas as vezes que eu usei, o 12000 deu conta do recado.

Vicente Guimaraes
18/02/2014, 16:18
Edintruder quando vai colocar uma camper nessa caçamba da FEMIL ?

Rubens Linhalis
21/02/2014, 10:06
Alberto,

Qual o consumo da F250 ? Estrada/cidade..

((( não sei se ja perguntei isso antes..rs)))

abraços

Rubens

21/02/2014, 15:34
Nos testes das revistas na época do lançamento da Cummins era 9,5 na estrada e 7,5 na cidade.
Na prática eu estava conseguindo 8,5 a 9 na estrada (depende do pé!) e 7 na cidade.
Na ultima viagem com o Camper na garupa, ela estava fazendo 6,5 na estrada (100 a 120 km/h). Na cidade e estradas de terra o mesmo.
Ou seja, cai bastante a km/l. Acredito não ser só o peso, mas também a aerodinâmica que fica prejudicada.
Entretanto, eu estava andando na mesma média de velocidade que andava vazio e praticamente não dá pra notar o peso na caçamba e nem piora a estabilidade. O que piorou foi só o consumo.

Vicente Guimaraes
21/02/2014, 16:23
O consumo varia muito com a velocidade. A resistência do ar aumenta exponencialmente em relação à velocidade. Assim a resistência do ar andando a 120Km/h pode ser o dobro de 90Km/h. Isso é ainda mais verdade em nossas viaturas grandonas.

A dica, principalmente em viagens longas e sem pressa, é ir a 80km/h o que pode gerar uma economia de até 30% no consumo da viatura.

Por exemplo, no meu carro de passeio andando a 100km/h na estrada eu faço 13km/l. Se eu fizer uma média de 120km/h já vai para 10km/l;

Rubens Linhalis
21/02/2014, 17:32
Nos testes das revistas na época do lançamento da Cummins era 9,5 na estrada e 7,5 na cidade.
Na prática eu estava conseguindo 8,5 a 9 na estrada (depende do pé!) e 7 na cidade.
Na ultima viagem com o Camper na garupa, ela estava fazendo 6,5 na estrada (100 a 120 km/h). Na cidade e estradas de terra o mesmo.
Ou seja, cai bastante a km/l. Acredito não ser só o peso, mas também a aerodinâmica que fica prejudicada.
Entretanto, eu estava andando na mesma média de velocidade que andava vazio e praticamente não dá pra notar o peso na caçamba e nem piora a estabilidade. O que piorou foi só o consumo.

Blz Alberto.

Sobre o arrasto, acho que o tamanho dos pneus tem mais impacto do que o arrasto no seu caso, seu camper é bem aerodinâmico (comparada a barraca de teto e Duaron). E pra caminhão, 6,5 ta bom. rs

abraços

RenataAbdala
09/04/2014, 12:09
Alberto, agradeço as respostas. Muito boa idéia ratear as despesas de frete, mas a carga de impostos é simplesmente assustadora...por não ter nada igual no mercado, isto é, não haver fabricantes nacionais de pop-up campers, veja se vc não consegue solicitar isenção de taxa de importação devido à "não existência de similar nacional"...pode colar este pedido junto à alfândega e assim talvez diminuir muito os custos finais abrangendo a internação do produto. Parabêns mais uma vez pela riqueza de informação e das fotos sendo postadas.

Bom Dia,

Gostaria de solicitar uma ajuda para conseguir iniciar uma pesquisa na importação de um motorhome.

Tenho uma cunhada com deficiência, o que atualmente a impossibilita de sair de casa, meu irmão, acabou por conhecer as facilidades do motor home e gostaria de iniciar uma pesquisa para importação do produto, estou fazendo algumas pesquisas, mas estou encontrando bastante dificuldade sobre o assunto, dessa forma gostaria de saber se poderiam me ajudar com alguma informação e principalmente com a classificação fiscal do produto (NCM).

Desde já agradeço pela atenção.

andersonmatematica
09/04/2014, 19:48
Cara, estou surpreso, olha como este mundo é pequeno.
Acredito que te vi na Chapada dos Veadeiros em Janeiro com sua F-250, não me lembro o nome do lugar, tinha umas piscinas térmicas no lugar, eu estava com a Roberta (F-1000 cabine estendida com MWM 6 cil. Sprinter). Confesso que fiquei com um pouco de inveja de sua F-250 (se era mesmo você).

Abraço e boas aventuras futuras!

rfdex
09/04/2014, 22:40
Cara, estou surpreso, olha como este mundo é pequeno.
Acredito que te vi na Chapada dos Veadeiros em Janeiro com sua F-250, não me lembro o nome do lugar, tinha umas piscinas térmicas no lugar, eu estava com a Roberta (F-1000 cabine estendida com MWM 6 cil. Sprinter). Confesso que fiquei com um pouco de inveja de sua F-250 (se era mesmo você).

Abraço e boas aventuras futuras!

O modelo do seu motor é MWM SPRINT. Sprinter é o furgão da Mercedes-Benz! Abraço

andersonmatematica
10/04/2014, 00:01
Isso Raphael, grato pela correção!
Sprint 6.07.

andarilho tricolor
14/04/2014, 11:28
Para quem quiser...e puder!
A Iveco importa a pedido (cabine simples ou dupla), por intermédio de seus concessionários o modelo Daily 4x4, o que seria uma excelente opção para quem pretende montar um motorhome que não se limita a ir em lugares comuns.
Quem quiser maiores informaçoes deve ir a uma concessionária da marca em qualquer lugar do Brasil. Essa é uma informação que recebi da fábrica da Iveco no Brasil.

rfdex
14/04/2014, 19:45
Muito bacana! Sou fã da Iveco, em todos os seus segmentos.

leodbc
15/04/2014, 01:08
Para quem quiser...e puder!
A Iveco importa a pedido (cabine simples ou dupla), por intermédio de seus concessionários o modelo Daily 4x4, o que seria uma excelente opção para quem pretende montar um motorhome que não se limita a ir em lugares comuns.
Quem quiser maiores informaçoes deve ir a uma concessionária da marca em qualquer lugar do Brasil. Essa é uma informação que recebi da fábrica da Iveco no Brasil.

Notícia bem interesante, eu sempre vi no Brasil os Iveco mas 4x2, 4x4 só na Europa!

Valeu, Abraço!

Rubens Linhalis
15/04/2014, 08:43
Notícia bem interesante, eu sempre vi no Brasil os Iveco mas 4x2, 4x4 só na Europa!

Valeu, Abraço!

Interessante é o preço.. ja me falaram, mas nao lembro. Só lembro ser um absurdo..

Mas que a ideia é boa, isso é.

andarilho tricolor
15/04/2014, 10:03
Interessante é o preço.. ja me falaram, mas nao lembro. Só lembro ser um absurdo..

Mas que a ideia é boa, isso é.

Realmente o preço deve ser aquelaaaaaaa coisa, tanto que se negaram de maneira muito firme em revelar, usando mil desculpas e dizendo que isso é algo para se definir nas concessionárias.
Quem achar que não é possivel tal importação, vai ai mais uma fonte...blog da Iveco...é só pesquisar no Google e lá tambem consta essa informação da possibilidade da importação.

MARCAO_CUPIM
15/04/2014, 15:30

Valeu, Abraço!

leodbc ... RARÍSSIMOS .... Porem temos alguns exemplares Brasileiros .. O Preçinho é De Acordo.

Iveco daily campo 4x4 2007 - Governador Valadares - Caminhões - Ônibus - Vans (http://governadorvaladares.olx.com.br/iveco-daily-campo-4x4-2007-iid-586478963)

leodbc
15/04/2014, 16:15
leodbc ... RARÍSSIMOS .... Porem temos alguns exemplares Brasileiros .. O Preçinho é De Acordo.Iveco daily campo 4x4 2007 - Governador Valadares - Caminhões - Ônibus - Vans (http://governadorvaladares.olx.com.br/iveco-daily-campo-4x4-2007-iid-586478963)Poxa Marcao, legal bagario!!!! E o preço, tendo em conta que nao existe almoço gratis, ta bem interessante sim!! Baita achado!Abraço!

leodbc
15/04/2014, 19:59
leodbc ... RARÍSSIMOS .... Porem temos alguns exemplares Brasileiros .. O Preçinho é De Acordo.

Iveco daily campo 4x4 2007 - Governador Valadares - Caminhões - Ônibus - Vans (http://governadorvaladares.olx.com.br/iveco-daily-campo-4x4-2007-iid-586478963)

Marcao, da uma olhada neste video de motorhomes Iveco! https://www.facebook.com/photo.php?v=10152051563177712&set=vb.19690512711&type=2&theater

Abraço!

sportster
16/04/2014, 11:24
Belo video!!!

Bibinha
16/04/2014, 14:57
Alberto,

Puxa! Que tópico bacana esse. Era o que eu estavaprocurando. Pretendo, daqui a aproximadamente dois anos, quando me aposento, começaras minhas viagens de aventura com uma Camper, de preferência com esse modelo
“ Four Whell” .

Parabéns pelo tópico (não o li na integra ainda, mas o fareiaos poucos) e obrigada por dedicar um pouco do seu tempo
para passar essas informações tão valiosas para os amantes desse tipo de aventura.

Ficarei por aqui seguindo as suas viagens, enquanto aguardo a minha vez....rsrsrsr.

Boa sorte em suas aventuras e siga sempre com a proteção Divina.

Abraços

Bibinha Rocha

Bibinha
16/04/2014, 15:04
Andarilho, Boa tarde!

Você sabe dizer se esse modelo Daily é só 4x4 ou tem também a reduzida?

Grata

Abraços

andarilho tricolor
16/04/2014, 21:13
Andarilho, Boa tarde!

Grata

Abraços

Nesse link abaixo, tá tudo esclarecido e mastigadinho...dá uma olhada

Soluções destinadas a missões todo-o-terreno (http://web.iveco.com/portugal/produtos/pages/daily_4x4_caixa_de_velocidades_e_suspensao.aspx)

As imagens das viaturas, são de babar e sonhar......, mas quanto ao preço, embora eu tenha fuçado inclusive sites europeus, não consegui descobrir o preço de um zero km 2014 , mas na média, creio que lá...na Europa, vai sair por algo entre 35.000 a 45.000 euros..isso é chute baseado em viaturas usadas que vi anunciadas em sites europeus...uma estimativa!

Bibinha
17/04/2014, 07:32
Nesse link abaixo, tá tudo esclarecido e mastigadinho...dá uma olhada

Soluções destinadas a missões todo-o-terreno (http://web.iveco.com/portugal/produtos/pages/daily_4x4_caixa_de_velocidades_e_suspensao.aspx)

As imagens das viaturas, são de babar e sonhar......, mas quanto ao preço, embora eu tenha fuçado inclusive sites europeus, não consegui descobrir o preço de um zero km 2014 , mas na média, creio que lá...na Europa, vai sair por algo entre 35.000 a 45.000 euros..isso é chute baseado em viaturas usadas que vi anunciadas em sites europeus...uma estimativa!

Andarilho,

Muito obrigada pela atenção.

Eu pensava em adquirir uma camionete Toyota usada para
implantar a Camper pela confiabilidade e durabilidade dos
veículos da respectiva montadora.

Como eu não conheço ninguém que tenha veículos da marca
Iveco, será que é uma marca confiável?

Bem, como eu ainda tenho mais ou menos dois anos para
iniciar o meu "projeto"....rsrsrsr, vou me informando ao
longo desse tempo para que a minha decisão
sobre qual veículo escolher quanto ao custo
benefício seja a melhor.

Mais uma vez, obrigada e tenha um ótimo feriado.

Bibinha Rocha

andarilho tricolor
17/04/2014, 08:53
Andarilho,

Muito obrigada pela atenção.

Eu pensava em adquirir uma camionete Toyota usada para
implantar a Camper pela confiabilidade e durabilidade dos
veículos da respectiva montadora.

Como eu não conheço ninguém que tenha veículos da marca
Iveco, será que é uma marca confiável?

Bem, como eu ainda tenho mais ou menos dois anos para
iniciar o meu "projeto"....rsrsrsr, vou me informando ao
longo desse tempo para que a minha decisão
sobre qual veículo escolher quanto ao custo
benefício seja a melhor.

Mais uma vez, obrigada e tenha um ótimo feriado.

Bibinha Rocha

A IVECO, é a empresa do grupo FIAT, que trabalha com a chamada linha pesada e comercial, ou seja utilitários e caminhoes.
Diferentemente da marca de automóveis, são veiculos bastante robustos e realmente feitos para uso pesado.
Não fique temerosa, pois são de alta qualidade, e no caso do veiculo em questão há de se considerar que as exigências dos europeus não permitem que se coloque no mercado produtos "mais ou menos". O buraco lá é mais encima...bem mais encima!
Para se montar um motorhome agil e bom de encarar desafios, creio que é uma viatura de excelente nivel, mas quanto a instalar um camper, fica minha dúvida da viabilidade. Para um camper eu optaria pela Toyota ou até por uma Ford, ou similares.

Bibinha
17/04/2014, 14:28
A IVECO, é a empresa do grupo FIAT, que trabalha com a chamada linha pesada e comercial, ou seja utilitários e caminhoes.
Diferentemente da marca de automóveis, são veiculos bastante robustos e realmente feitos para uso pesado.
Não fique temerosa, pois são de alta qualidade, e no caso do veiculo em questão há de se considerar que as exigências dos europeus não permitem que se coloque no mercado produtos "mais ou menos". O buraco lá é mais encima...bem mais encima!
Para se montar um motorhome agil e bom de encarar desafios, creio que é uma viatura de excelente nivel, mas quanto a instalar um camper, fica minha dúvida da viabilidade. Para um camper eu optaria pela Toyota ou até por uma Ford, ou similares.

Obrigada pela informação.

Eu vejo muitos caminhões e principalmente utilitários rodando aqui pelas ruas de Sampa, mas sinceramente eu não sabia
ou pelo menos não me lembrava que era do grupo Fiat.

Vi um vídeo da Iveco, que postaram logo acima, aliás, belíssimo. Uma mistura de gente, animais, paisagens e máquinas.
Dá até vontade de estar dentro daquele ambiente....rsrsrsr

Por enquanto, fico por aqui sonhando......

Como bem disse Victor Hugo: " Não há nada como o sonho para criar o futuro".

Abraços

Amostardeiro
17/04/2014, 17:33
Andarilho, Boa tarde!

Grata

Abraços

Bibinha

A Daily tem reduzida e bloqueio selecionável nos dois diferenciais. Anexo o folder em pdf da vtr que foi vendida no Brasil, há em Minas, além da cabine dupla, duas cabine simples a venda :concordo: , pena que a Iveco não esta importando no momento.

Abs

Bibinha
17/04/2014, 19:33
Bibinha

A Daily tem reduzida e bloqueio selecionável nos dois diferenciais. Anexo o folder em pdf da vtr que foi vendida no Brasil, há em Minas, além da cabine dupla, duas cabine simples a venda :concordo: , pena que a Iveco não esta importando no momento.

Abs

Amostardeiro,

Obrigada por sua atenção.

Eu vi vários motorhomes Iveco na feira em Jundiaí, mas
nenhum era 4x4 (com reduzida).
Ter essa opção pra mim é imprescindível, ou seja,
eu me sinto mais segura sabendo que
posso contar com esse recurso quando
necessário....rsrsrsr.

Bom feriado pra você.

Abraços

Nilton J
31/07/2014, 13:55
GV,

Veja este "overseas link", post # 702:

Camper and Truck Photos - Page 71 - Expedition Portal (http://www.expeditionportal.com/forum/threads/41259-Camper-and-Truck-Photos/page71)

Saúde!

Sotopietra
01/08/2014, 16:30
472786

Boa Tarde

Passei para acompanhar e trocar algumas informações

Na foto projeto que rodamos o Brasil esse ano 11200km

Opção por Hilux pela disponibilidade de peças em toda América e mundo....

Edintruder
06/08/2014, 19:59
Alberto, andasses por Gramado nesse final de semana passado?

Passei por uma F250 CD 4x4 com um camper igualzinho ao teu estacionando perto de um parque de Gramado. Só não parei pois não tinha como retornar.

Marcelo Valverde Zanotti
07/08/2014, 21:39
Eriksom e foristas que estão acompanhando este tópico, vejam como consegui esconder o guincho dentro do para-choque!
A idéia era não colocar uma grade, pois além de eu achar muito bonita esta frente, em alguns lugares, como a Argentina, tem guardas rodoviários implicando com isso. Também não queria instalar o guincho num berço pendurado na frente, pois além de anti-estético, também fica perigoso (para os outros). A Warn nos USA tem um kit para enfiar o guincho dentro do parachoque, mas eles "puxam" o para-choque um pouco para frente. Eu consegui colocá-lo lá apenas com calços de 10 mm entre o para-choque e o suporte, que praticamente não aparece no visual final.

425919425921425922425928

amigo tenho uma f250 mwm 4x2 tenho muita vontade de ter um guincho assim, voce sabe onde posso adquirir um igual?
obrigado

Perambulante
02/01/2015, 23:56
Acompanhando o tópico. Muito interessante.

amigo tenho uma f250 mwm 4x2 tenho muita vontade de ter um guincho assim, voce sabe onde posso adquirir um igual?
obrigado

lincoln38
04/01/2015, 16:42

Boa tarde amigo Alberto Granville G Paula você chegou a mexer no tanque para aumentar a litragem para longas viagens pois estou querendo fazer isso

Vicente Guimaraes
05/01/2015, 11:47
E aí Alberto ?

Tudo bem? Anda sumido.... sua última postagem foi em Fevereiro de 2014....

Alguma novidade? Como anda a Camper?

AAssis
08/01/2015, 17:50
Alguem sabe onde encontro este modelo de camper para colocar na f250 ??

441370 441371 441372

441373 441374 441375

Rubens Linhalis
08/01/2015, 18:01
Alguem sabe onde encontro este modelo de camper para colocar na f250 ??

Abel,

É a Camper Duaron que esta importando ele para revender aqui no BR..

Camper Duaron » Four Wheel Campers ? Modelos (http://camperduaron.com.br/2013/?page_id=10590)

Camper Duaron » Proprietário da Four Wheel estará no Brasil (http://camperduaron.com.br/2013/?p=6962)

Esse cara é aqui de Vitoria, tive a oportunidade de conhecer ele e camper no dia da despedida..rs

Camper Duaron » Projeto na Toca pelos cinco continentes está na sede da Camper Duaron (http://camperduaron.com.br/2013/?p=8759)

AAssis
08/01/2015, 18:29
Muito show !!! Num eh rubens ??

Aqui vai algumas fotos do conunto F250/Camper nas férias.....

1) Itirapina SP, perto de Brotas. Este Camping é muito bom: Pousada e Camping Paraíso das Águas.

450435 450436 450437

450438 450439 450440

Rubens Linhalis
09/01/2015, 09:16
Muito show !!! Num eh rubens ??

Se é ! rs..

agricio
14/01/2015, 15:52
Aos amigos que passaram por La Paz, Uyuni, salar e foram até San Pedro do Atacama, tendo entrado por Copacabana.
Podem me informar as rotas e condições das carreteiras?
Já estive em La Paz em 2013 mas não fui até o Uyuni, pretendo ir no mês de junho de 2015.
Estou em Manaus-AM.
Saída prevista para dia 30 de maio de 2015.
Chegada a Lá Paz prevista para o dia 6 de junho de 2015.
Pretendemos passar pela Carretera da Morte que vai de La Paz a coroico.
Os amigos podem nos fornecer mais informações ?
De San Pedro vamos rumar para Buenos Aires e Montevideo via passo Jama.

Temos uma certa experiencia em expedições pela América do Sul.
Também temos um blog com algumas informações para viajantes, ta meio desatualizado.
http://estraderos.webnode.com
estraderos_w@hotmail.com
Viajamos em um mitsubishi savana 2010.
Desde já agradeço a todos pelas informações que possam nos enviar.
Um abraço a todos e bons ventos ...

Amostardeiro
14/01/2015, 16:54
Encontrei na Argentina uma F250 cabine dupla brasileira com um "baú" em madeira, acho que o cara fez um camper em casa, não deu para fotografar já que nos cruzamos nos Andes, era algo parecido com este, só que encaixado dentro da caçamba original.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/443097d1386861323-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-f1000-4x4.jpg

Abs

Vicente Guimaraes
15/01/2015, 10:59
Aos amigos que passaram por La Paz, Uyuni, salar e foram até San Pedro do Atacama, tendo entrado por Copacabana.
Podem me informar as rotas e condições das carreteiras?
Já estive em La Paz em 2013 mas não fui até o Uyuni, pretendo ir no mês de junho de 2015.
Estou em Manaus-AM.
Saída prevista para dia 30 de maio de 2015.
Chegada a Lá Paz prevista para o dia 6 de junho de 2015.
Pretendemos passar pela Carretera da Morte que vai de La Paz a coroico.
Os amigos podem nos fornecer mais informações ?
De San Pedro vamos rumar para Buenos Aires e Montevideo via passo Jama.

Temos uma certa experiencia em expedições pela América do Sul.
Também temos um blog com algumas informações para viajantes, ta meio desatualizado.
http://estraderos.webnode.com
estraderos_w@hotmail.com
Viajamos em um mitsubishi savana 2010.
Desde já agradeço a todos pelas informações que possam nos enviar.
Um abraço a todos e bons ventos ...

Olá amigo eu fiz de carro Sucre - Potosí - Uyuni (asfalto de boa qualidade, estrada nova )

De Uyuni eu fui até a Laguna Verde (fronteira com o Chile) da Laguna até o Atacama são 30Km de estrada asfaltada.

Este trecho (entre Uyuni e Laguna Verde) tem alguns trechos bem complicados (mas cerca de 99% é transitável por 4x2) mas é belíssimo, passa pelo Salar, Laguna Colorada, Arbol de Piedra, Geisers, etc.. Tem muito detalhe e informação no meu blog. O caminho é transitável mas precisa de um bom GPS e 4x4 para alguns trechos.

Vicente Guimaraes
15/01/2015, 11:02
Encontrei na Argentina uma F250 cabine dupla brasileira com um "baú" em madeira, acho que o cara fez um camper em casa, não deu para fotografar já que nos cruzamos nos Andes, era algo parecido com este, só que encaixado dentro da caçamba original.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/443097d1386861323-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-f1000-4x4.jpg

Abs

Muito legal. E mais ou menos isso que quero fazer... um Camper Duaron completo está na faixa dos 70 mil :-?

No exterior não precisa documentação pra camper nem mudar documentação da pickup. No Brasil a viatura tem que estar como "carroceria intercambiável".

agricio
15/01/2015, 16:11
Boa tarde Vicente.
Obrigado por responder.
Viajamos em um mitsubishi savana 4x4.
Minha dúvida é se precisamos contratar um guia no Uyuni para nos levar até a fronteira com o chile em nossa viatura ou podemos cruzar sozinhos o salar.
Utilizamos dois GPS garmin montana 650 para navegar e mapas impressos.
Viajo somente eu e minha esposa.
Precisamos de informações das rotas e lugares interessantes para conhecer os quais devemos passar.
Quanto tempo vamos precisar?
Qual o seu blog?
Desde já nosso muito obrigado pelas informações.

Olá amigo eu fiz de carro Sucre - Potosí - Uyuni (asfalto de boa qualidade, estrada nova )

De Uyuni eu fui até a Laguna Verde (fronteira com o Chile) da Laguna até o Atacama são 30Km de estrada asfaltada.

Este trecho (entre Uyuni e Laguna Verde) tem alguns trechos bem complicados (mas cerca de 99% é transitável por 4x2) mas é belíssimo, passa pelo Salar, Laguna Colorada, Arbol de Piedra, Geisers, etc.. Tem muito detalhe e informação no meu blog. O caminho é transitável mas precisa de um bom GPS e 4x4 para alguns trechos.

Vicente Guimaraes
16/01/2015, 11:26
Boa tarde Vicente.
Obrigado por responder.
Viajamos em um mitsubishi savana 4x4.
Minha dúvida é se precisamos contratar um guia no Uyuni para nos levar até a fronteira com o chile em nossa viatura ou podemos cruzar sozinhos o salar.
Utilizamos dois GPS garmin montana 650 para navegar e mapas impressos.
Viajo somente eu e minha esposa.
Precisamos de informações das rotas e lugares interessantes para conhecer os quais devemos passar.
Quanto tempo vamos precisar?
Qual o seu blog?
Desde já nosso muito obrigado pelas informações.

Fala Agricio

Numa Savana 4x4 dá pra ir na boa, ,o ideal é ter pneus AT porque o terreno tem muitas pedras.

Eu fui sem guia... eu fiz meu roteiro usando o meu GPS e rotas que baixei da internet, principalmente no WIKILOC (eu tenho um programa que transforma o mapa baixado do wikiloc para uso no Garmin). No meu caso prefiro assim. Se vc conseguir se orientar bem e tiver experiência com navegação não precisa de guia. Mas quando fui todos me recomendaram ir com guia. Aí é uma opção pessoal. Com certeza um guia vai te dar mais segurança e te levar em lugares que não pude conhecer.

De Uyuni para o Chile vc segue à Sudoeste, para o Salar segue par OESTE. Então, nos primeiros 2 dias em Uyuni eu fui ao Salar e voltei à Uyuni (não cruzei o Salar) no 3º dia segui a direção do Chile (SUDOESTE) rumo à Reserva Eduardo Avaroa (onde ficam as lagunas).

De Uyuni ao Atacama (indo pelo caminho que fui, sem passar pelo Salar) o ideal são dois dias, para ir parando, tirando fotos. Ficamos num hotel no deserto (Tayka do Desierto) tem infos no meu blog.

No blog fiz um lista dos 10 lugares para se conhecer em UYUNI.

Segue o link: http://www.viagensaamericadosul.blogspot.com.br/

http://www.viagensaamericadosul.blogspot.com.br/

agricio
16/01/2015, 11:49
Bom dia Vicente.
Usamos pneus BF 265/70/16.
Vou continuar estudando as rotas para decidir se levamos o guia.
Mas creio que vai ser mais seguro ir com o guia até a fronteira.
No uyuni vou tentar encontrar um confiavel.

Muito obrigado.

Fala Agricio

Numa Savana 4x4 dá pra ir na boa, ,o ideal é ter pneus AT porque o terreno tem muitas pedras.

Eu fui sem guia... eu fiz meu roteiro usando o meu GPS e rotas que baixei da internet, principalmente no WIKILOC (eu tenho um programa que transforma o mapa baixado do wikiloc para uso no Garmin). No meu caso prefiro assim. Se vc conseguir se orientar bem e tiver experiência com navegação não precisa de guia. Mas quando fui todos me recomendaram ir com guia. Aí é uma opção pessoal. Com certeza um guia vai te dar mais segurança e te levar em lugares que não pude conhecer.

De Uyuni para o Chile vc segue à Sudoeste, para o Salar segue par OESTE. Então, nos primeiros 2 dias em Uyuni eu fui ao Salar e voltei à Uyuni (não cruzei o Salar) no 3º dia segui a direção do Chile (SUDOESTE) rumo à Reserva Eduardo Avaroa (onde ficam as lagunas).

De Uyuni ao Atacama (indo pelo caminho que fui, sem passar pelo Salar) o ideal são dois dias, para ir parando, tirando fotos. Ficamos num hotel no deserto (Tayka do Desierto) tem infos no meu blog.

No blog fiz um lista dos 10 lugares para se conhecer em UYUNI.

Segue o link: http://www.viagensaamericadosul.blogspot.com.br/

http://www.viagensaamericadosul.blogspot.com.br/

Vicente Guimaraes
16/01/2015, 14:37
Agricio...

O que vc pode fazer é combinar com os motoristas de Uyuni que fazem os passeios das agencias de turismo e ir seguindo-o. Assim vc economiza bastante, porque um guia exclusivo te cobrará uma boa grana (eu cotei à época e o valor era de US$ 80 por dia) , e provavelmente vc terá que pagar o retorno dele da Fronteira Chile/Bolivia até Uyuni.

agricio
16/01/2015, 23:16
Boa noite Vicente.
Você tem razão, vai ser um valor considerável perto desse que vc falou.
Mas se não tiver outro jeito vou ter que pagar.
Estive pensando nessa possibilidade de seguir alguma agencia.
O porém é a velocidade que esses caras costumam andar.
Eles metem o pé sem pena naquelas toyotas e nossa velocidade pode ser menor.
O que vc acha????

Agricio...

O que vc pode fazer é combinar com os motoristas de Uyuni que fazem os passeios das agencias de turismo e ir seguindo-o. Assim vc economiza bastante, porque um guia exclusivo te cobrará uma boa grana (eu cotei à época e o valor era de US$ 80 por dia) , e provavelmente vc terá que pagar o retorno dele da Fronteira Chile/Bolivia até Uyuni.

Loiro
16/01/2015, 23:31
Anda passeando pelo Cassino amigo? Vi uma 250 com um camper, provavelmente o mesmo que o Edin viu em Gramado, pelas bandas. Se vir a mensagem e precisar de alguma coisa manda uma MP!
[]'s

Vicente Guimaraes
30/01/2015, 16:25
Boa noite Vicente.
Você tem razão, vai ser um valor considerável perto desse que vc falou.
Mas se não tiver outro jeito vou ter que pagar.
Estive pensando nessa possibilidade de seguir alguma agencia.
O porém é a velocidade que esses caras costumam andar.
Eles metem o pé sem pena naquelas toyotas e nossa velocidade pode ser menor.
O que vc acha????

Fala Agricio

Desculpe a demora é que desmarquei o acompanhamento deste tópico (já que o dono do tópico sumiu.... kkkk)

Realmente eles correm bem... mas quando eu fui estava com um Susuki Jimny que é baixo... e tinha que ir devagar porque entrava nas valetas das trilhas de pneus e o meio era alto e com muitas pedras... as vezes eu tinha que sair das valetas. Como as Toyotas são mais altas eles andavam bem mais rápido sem pegar nada no fundo.

A melhor opção é essa: ir seguindo... em segundo lugar: contratar um guia (mas vc terá que pagar a volta dele... pois vc seguirá pra San Pedro). Por isso optei por ir sem guia. Se quiser te dou umas coordenadas GPS e vc consegue se encontrar facilmente sozinho. Este caminho que fiz é o mesmo que os guias fazem e portanto sempre tem movimento. tem um trecho de 30Km mais complicado o resto é fácil.

agricio
02/02/2015, 13:40
Bom dia Vicente.
Se você puder nos enviar as coordenadas, lhe agradeço.
Usamos dois garmins montana 650.
Email: agricio70@hotmail.com
Queremos ir pela rota mais conhecida sem inventar nada, pois irei somente eu e meu navegador(esposa).
Vamos pelos locais mais conhecidos, por onde as agencias costumam passar.
Pretendemos sair de Manaus-AM dia 30 de maio de 2015.

Muito obrigado

Fala Agricio

Desculpe a demora é que desmarquei o acompanhamento deste tópico (já que o dono do tópico sumiu.... kkkk)

Realmente eles correm bem... mas quando eu fui estava com um Susuki Jimny que é baixo... e tinha que ir devagar porque entrava nas valetas das trilhas de pneus e o meio era alto e com muitas pedras... as vezes eu tinha que sair das valetas. Como as Toyotas são mais altas eles andavam bem mais rápido sem pegar nada no fundo.

A melhor opção é essa: ir seguindo... em segundo lugar: contratar um guia (mas vc terá que pagar a volta dele... pois vc seguirá pra San Pedro). Por isso optei por ir sem guia. Se quiser te dou umas coordenadas GPS e vc consegue se encontrar facilmente sozinho. Este caminho que fiz é o mesmo que os guias fazem e portanto sempre tem movimento. tem um trecho de 30Km mais complicado o resto é fácil.

Vicente Guimaraes
02/02/2015, 15:29
Segue as coordenadas

Uyuni (pegar a 701)

Cidadezinha de San Cristóbal
-21.156561, -67.162892

Cidadezinha de Villa Alota
-21.400513, -67.597829

Saída da 701 (pega estradinha de terra)
-21.403952, -67.982701

inicio de trecho sinuoso em subida (usar 4x4). A partir deste ponto até a Laguna Colorada a estrada não é definida, existem apenas marcas de pneu.
-21.411165, -67.998110

Pequena laguna seca
-21.447762, -67.997153

Laguna Canapa
-21.501145, -68.007488

Laguna Hedionda (Hotel los Flamencos)
-21.575820, -68.040601

Laguna Honda
-21.622161, -68.058566

Meio do Caminho para a Laguna Colorada
-21.715326, -68.029350

Hotel Tayka Del Desierto (onde me hospedei)
-21.844111, -68.040044

Arbol de Piedra
-22.045838, -67.888903

Laguna Colorada (portal da Reserva Eduardo Avaroa)
-22.173497, -67.818412

Mirante 1 Laguna Colorada
-22.168476, -67.824760

Mirante 2 de Laguna Colorada
-22.212847, -67.799416

Depois da Laguna Colorada até a Laguna verde (rumo sul) a estrada é bem marcada.

agricio
03/02/2015, 09:55
Muito obrigado Vicente.
Essas coordenadas serão de grande utilidade.
Você pode informar quais mapas vc utilizou?

Segue as coordenadas

Uyuni (pegar a 701)

Cidadezinha de San Cristóbal

-21.156561, -67.162892

Cidadezinha de Villa Alota

-21.400513, -67.597829

Saída da 701 (pega estradinha de terra)

-21.403952, -67.982701

inicio de trecho sinuoso em subida (usar 4x4). A partir deste ponto até a Laguna Colorada a estrada não é definida, existem apenas marcas de pneu.

-21.411165, -67.998110

Pequena laguna seca

-21.447762, -67.997153

Laguna Canapa

-21.501145, -68.007488

Laguna Hedionda (Hotel los Flamencos)

-21.575820, -68.040601

Laguna Honda

-21.622161, -68.058566

Meio do Caminho para a Laguna Colorada

-21.715326, -68.029350

Hotel Tayka Del Desierto (onde me hospedei)

-21.844111, -68.040044

Arbol de Piedra

-22.045838, -67.888903

Laguna Colorada (portal da Reserva Eduardo Avaroa)

-22.173497, -67.818412

Mirante 1 Laguna Colorada

-22.168476, -67.824760

Mirante 2 de Laguna Colorada

-22.212847, -67.799416

Depois da Laguna Colorada até a Laguna verde (rumo sul) a estrada é bem marcada.

Vicente Guimaraes
03/02/2015, 11:39
Essas coordenadas eu peguei no Google Maps.

O mapa que usei como base que usei foi um do WIKILOC... Esse caminho é mais bonito que passa por mais lagunas e num vale de vulcões.... É o caminho feito pelas operadores de turismo de Uyuni.

Eu segui pela 701 até a Villa Alota, mais pra frente no ponto indicado acima (GPS) segui ao sul. Da Ruta 701 para o Sul eu fiz a mesma rota deste mapa abaixo. ATENÇÃO, só da 701 para o sul...
http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=7740515

Já lei meu blog? tem muita informação lá

Sobre este trecho da viagem veja no blog
http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/#!/2014/03/viagem-uyuni-e-bolivia-5-dia-rumo-aos.html

fabianowithoeft
29/04/2015, 14:21
[QUOTE=Alberto Granville G Paula;1983989]Eriksom e foristas que estão acompanhando este tópico, vejam como consegui esconder o guincho dentro do para-choque!
A idéia era não colocar uma grade, pois além de eu achar muito bonita esta frente, em alguns lugares, como a Argentina, tem guardas rodoviários implicando com isso. Também não queria instalar o guincho num berço pendurado na frente, pois além de anti-estético, também fica perigoso (para os outros). A Warn nos USA tem um kit para enfiar o guincho dentro do parachoque, mas eles "puxam" o para-choque um pouco para frente. Eu consegui colocá-lo lá apenas com calços de 10 mm entre o para-choque e o suporte, que praticamente não aparece no visual final.

425919425921425922425928[/QUOTE

boa tarde Sr. Alberto

muito show a sua f250! o Sr. sabe qual modelo e dimensões deste guincho, é que pesquisei na Warn e tem um monte de tamanhos e modelos? outra coisa o pneu 315/75 raspa na proteção de plástico ou no chassis?

grato
Fabiano

Edintruder
29/04/2015, 23:17
Pelas fotos parece um guincho chinês da Winch. Eu tenho um igual na minha F1000 há alguns anos. É muito bom e forte.
Não aguenta puxar um carro direto do outro pois ele aquece, ms já me tirou de alguns enroscos sem nenhum problema.
Olha na gama4x4.com.br, mas evita comprar com eles pois são muito enrolados.

fabianowithoeft
30/04/2015, 08:23
Pelas fotos parece um guincho chinês da Winch. Eu tenho um igual na minha F1000 há alguns anos. É muito bom e forte.
Não aguenta puxar um carro direto do outro pois ele aquece, ms já me tirou de alguns enroscos sem nenhum problema.
Olha na gama4x4.com.br, mas evita comprar com eles pois são muito enrolados.

ok muito obrigado pela atenção!

AAssis
07/07/2015, 13:00
ainda da tempo de acompanhar ? rs

Edintruder
07/07/2015, 21:45
Abel, do jeito que esse tópico parou, acho que só acompanharemos teias de aranha por aqui...

RAFRONTERA
15/02/2016, 10:02
Bom dia Alberto!
Conheci o Camper do Eduardo e da Lú "Na Toca pelos Cinco Continentes", aqui em Sant'Ana do Livramento - RS, onde moro. A partir daí passei a pesquisar sobre o assunto e encontrei teu projeto com a F 250, minha paixão. Fiquei "babando" pra conhecer. Gostaria de fazer contato contigo, por telefone. Seria possível? Se puderes faz contato no 55 9644 9080.
Parabéns pelo projeto!
Grande abraço,
Rafael Macedo.

guimajc
21/04/2016, 20:25
Prezados, estou lendo esse tópica (ainda na página 10), e estou gostando muito.

Essa ideia de um MH em um 4x4 muito me interessa. Em minhas pesquisas gostei muito do Iveco Daily 4x4. Infelizmente não vendem no Brasil há muito tempo.

Edintruder
21/04/2016, 23:16
Guima, dá uma olhada no fórum Arquivo Fóruns - MaCamp - Guia Camping e Campism (http://www.macamp.com.br/forum)

Edintruder
21/04/2016, 23:17
Guima, dá uma olhada no fórum Arquivo Fóruns - MaCamp - Guia Camping e Campism (http://www.macamp.com.br/forum)

guimajc
22/04/2016, 20:46

Edin, vou conferir. Acabei de ler todos os posts. Tem muita informação boa. Pena (pra nós) que o Alberto sumiu... Deve estar curtindo o camper por aí.

Edin, em janeiro fui até o Uruguai. Na volta percorri o cassino da barra do Chuí até Rio Grande. Que passeio bacana.

Gostei muito também da região da Serra do RS e de SC.

cros_rs
05/06/2016, 17:09
Não sei se alguém já mencionou, mas segue...

Resolução CONTRAN 594/2016
Art. 7º Fica proibida a fabricação de veículo artesanal do tipo ônibus, micro- ônibus, motor-casa e caminhão, e de reboque e semirreboque com Peso Bruto Total (PBT) superior a 750 kg.”

sidnei gross
02/09/2016, 22:58
Melhor impossível, estou avaliando essa opção para a minha kombinet que ficará pronta em fevereiro. Abs.
bom pelo que estou lendo o consumo dessa geladeira esta muito alto quantos litros ela tem?porque ate onde eu sei o consumo da geladeira 12 v e de 2,5 a 6 amperes hora o que e bem tranquilo pra um painel de 150 w

sidnei gross
02/09/2016, 23:03
uma coisa que fiz acho que ficou bom fiz uma camper eu mesmo e encaixei ela dentro da carroceria da minha caminhoneta que e de madeira 340 x 198 ate agora unica vez que fui parao o guarda me perguntou oque eu estava carregando ou seja ela e carga nao mexe nos doc
eu respondi uma camper ele disse que legal vc que fez eu respondi que sim me deu os doc e eu fui embora
agora ja sei ta dentro da carroceria e carga o resto e bobagem

Edintruder
03/09/2016, 07:53
Sidnei, não é bem assim. Esse guarda é gente fina, pois a maioria não são. Se passar para fora da carroceria já podem complicar. Se o teu camper ficou completamente dentro da carroceria, está tranquilo.

Cesar Galeffi
03/09/2016, 15:18
Olá pessoal, criei um blog nesse site "casa Artesanal Ford Ibiza" estou na estrada a 4 meses, acredito que tenha respostas para algumas dúvidas. Caso interesse vejam no Facebook e Instagram "sonhoveromundo". Grato Cesar Galeffi

Edintruder
04/09/2016, 13:27
Cesar, tens um link para o blog?
Eu não tenho FB e nem Instagram.

Cesar Galeffi
04/09/2016, 21:15
Olá Ed. Favor diga seu whatsup

FábioBananal
06/09/2016, 09:30
Bom dia! Desculpe minha ignorância! Mas perguntar não ofende:

- o que caracteriza um motorhome??
*se eu comprar uma vam de 16 lugares, retirar 10 assentos e por um colchão e um banheiro quimico no lugar. O guarda me para estão todos sentados com cinto, ele pode encrencar???

Vlw.

Walter da Camper
06/09/2016, 09:53
Dentro de uma interpretação lógica da lei, não haveria problema algum (lembrando que nem toda autoridade faz uma interpretação lógica da lei).
Retirar bancos não é alteração das características originais de um veículo (vide as milhares de kombis que rodam há 40 anos sem um ou mais bancos traseiros). Carregar objetos no lugar dos bancos retirados, também não é infração (vide as kombis...).
É claro que se você fizer uma transformação radical do interior e ele ficar parecendo com uma casa, alguém poderá dizer que você fez alterações definitivas na destinação do veículo sem a devida regularização do documento para motor-home.
Apenas como exemplo, retirei 2/3 do banco traseiro do meu Troller para usar o espaço como porta-malas, isso já faz mais de um ano e rodei por vários estados sem qualquer problema.

Bom dia! Desculpe minha ignorância! Mas perguntar não ofende:

- o que caracteriza um motorhome??
*se eu comprar uma vam de 16 lugares, retirar 10 assentos e por um colchão e um banheiro quimico no lugar. O guarda me para estão todos sentados com cinto, ele pode encrencar???

Vlw.

Cesar Galeffi
06/09/2016, 15:05
Ok pessoal passei por tudo isso. Transformei minha ibiza num Motorhome. No Inmetro foi legalizada como veículo de trabalho, com capacidade para duas pessoas (motorista e passageiro ao lado). Motorhome só pode com a execução de uma empresa especializada nacional. O que facilitou no meu caso foi a chapa para grelhare um Freezer /conservador de 140l, o fogão de 2 bocas estava em casa ainda. No dia da vistoria do inmetro o teto estava abaixado, talvez teria tido algum impecilho se estivesse levantado. Como mencionei, estamos na estrada há 4 meses cerca, fomos parados pela polícia federal2 vezes, sem problemas. Caso queiram mais detalhes acessem a nossa página "sonhoveromundo" no face e Instagram e blog:http//andrademaria11.wixsite.com/sonhoveromundo

Cesar Galeffi
06/09/2016, 15:07
Ed consegui colocar o endereço por aqui, veja a resposta adiante. Abraço

Cesar Galeffi
06/09/2016, 15:10
Grande Walter, como tem passado amigo? Pois é após longo silêncio terminei a ibiza, gostaria que visitasse a nossa página, o endereço está logo na resposta anterior. Abraço e grato pela tua participação no meu blog : casa Artesanal Ford Ibiza.

Edintruder
07/09/2016, 22:27
Num ônibus, pode retirar os bancos também, mas se montar um leito em definitivo é considerado motorhome. É muita lei para um país sem lei, aonde os despachantes cobram 10.000,00 para emplacar um ônibus como Motorhome sem nem fazer vistoria alguma. Leis que favorecem os espertos e punem o cidadão trabalhador que tenta realizar seus sonhos.

NGDaniel
08/09/2016, 09:58
Num ônibus, pode retirar os bancos também, mas se montar um leito em definitivo é considerado motorhome. É muita lei para um país sem lei, aonde os despachantes cobram 10.000,00 para emplacar um ônibus como Motorhome sem nem fazer vistoria alguma. Leis que favorecem os espertos e punem o cidadão trabalhador que tenta realizar seus sonhos.

Exatamente, meu querido! Até para um advogado, como é o meu caso, já está dando...

Sinceramente, estou ficando farto desse país!

mnishio
26/09/2016, 12:54
Amigos, para aqueles que querem encarar a empreitada para construir um motorhome, mas já perceberam das dificuldades para documentar depois de pronto, estou vendendo um Furglaine 82 montado sob F-2000 motor MWM JÁ DEVIDAMENTE DOCUMENTADO!

Com tempo e paciência, da para montar por conta própria sem depender depois da ajuda de empresas para estar dentro da lei.

Ford F-2000 Mwm 229d 3.9, Doc Ok Consta Motorcasa, Motorhome - Ano 1982 - 999999 km - em Mercado Livre (http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-795953092-ford-f-2000-mwm-229d-39-doc-ok-consta-motorcasa-motorhome-_JM)

Se alguém tiver realmente interesse, sou flexível quanto ao valor.

Simples canal
10/02/2018, 09:32
Você pode fazer seu próprio trailer ou motorhome no Brasil? Eu não tenho certeza, mas procurei algumas maneiras de fazer meu próprio motor-casa. Algumas proibições e normas estão presentes e devem ser observadas. Também você deverá ter bom senso quanto a segurança e também bom gosto. Visto que nossa legislação restringe muito as alterações que você pode fazer num veículo eu procurei maneiras de realizar o sonho do motorhome sem precisar recorrer a grandes alterações no veículo escolhido. Você não pode alterar o veículo, mas você pode transportar coisas e pessoas. Acredito que o segredo está na modularidade. Mas o que é isso? É a possibilidade de você fazer sua casa móvel ser carregada pelo veículo sem alterá-lo. Você pode tentar fazer um tipo de baú-casa que será transportado como carga por exemplo na carroceria de um caminhão, no baú de um caminhão ou até mesmo numa carretinha. Nossas leis prezam pela segurança nas vias públicas, mas ao mesmo tempo restringem bastante a possibilidade de você mesmo fazer seu próprio motor-casa. Também existe as empresas autorizadas a fazer esses tipos de motorhome que por sua vez cobram caro pelos seus produtos. Quando você compra dessas empresas, você não está pagando só pelo requinte e bom gosto, além da segurança é claro. Mas você estará pagando pelo monopólio que essas empresas detêm sobre a produção dos motorhomes. Eu não sou especialista mas observo a dificuldade nas informações que são escassas e dúbias. Para mais informações acesse o twitter em @motorhome2018; instagram motorhome caseiro; tumblr motorhomecaseiro2018. Espero aprender com vocês também.<br>
<br>
<br>

Stuntman Rafael
16/02/2018, 12:22
Esse camper pop up e aquelas barracas de teto maggiolina são meus sonhos de consumo

Stuntman Rafael
16/02/2018, 12:29
Pois é companheiros. Eu já sou um viajante de longa data. Já tenho 55 anos e desde novo minhas grandes curtições sempre foram o off-road e viajar. Principalmente juntando os dois, ou seja, fora as trilhas de jipe, viajar por terra, acampando, enfim, aventura. Sempre tive uma mulher parceira, que sempre me acompanhou em tudo e sempre me deu força ( e foi junto) nessas loucuras. Ainda namorados, no inicio dos anos 80 viajávamos por terra desta forma. O problema é que na época não existiam veiculos 4x4 que fossem bons para grandes viagens, só para trilhas ou fazendas. Tive vários jipes Willys, F75, Gurgel, etc, mas comecei a realizar as "grandes viagens" quando, em 82, comprei o meu primeiro carro a diesel: era uma pick-up D10, com a cabine modificada modelo "Blazer", turbinada. Era linda e com ela rodei todo o sudeste, centro-oeste e nordeste em várias viagens de 30 dias quando em férias. Tirei o banco de trás, coloquei nela um colchão de casal, a bagagem por cima da cama e a noite a bagagem ia para os bancos da frente. Dormiamos na maioria das vezes dentro do carro. Naquela época haviam mais campings no Brasil, mas dormir no carro em postos de gasolina era viável, não havia o perigo que há hoje. Na época viajamos por todo o Pantanal, e essa foi nossa Lua de Mel por 37 dias, por estradas de terra (estrada velha), dormindo nas fazendas, dentro da D10, bem equipada para camping. Esse foi meu primeiro carro de expedição.

Boa tarde amigo, lendo sua história li algo a respeito de voce ter sido proprietário de uma D10 Blazer em 82... Eu como sou fã da Sulam (que acredito ter sido pioneira nas transformações em Blazer) não deixei passar batido e queria saber mais sobre ela, se era uma Sulam mesmo, se ela ainda roda por aí e também se você tem alguma foto para dividir.

Agradeço a atenção, abs!!

Perambulante
07/06/2018, 02:56
Registrando a passagem.

Marcio Maldonado F250
15/04/2020, 09:44
Bom dia Meu amigo. Vi em outro fórum, que infelizmente não localizei agora que você montou o kit da marca excel. Onde consigo comprar esse também. tem contato para me passar por favor ?