Ver Versão Completa : Lift Vitara V6 - Dúvidas [ainda]
mas.marco
06/08/2013, 16:31
Pessoal,
Já li bastante sobre as 'receitas de bolo' dos lifts aqui apresentados porém, restam algumas dúvidas.
Pra não me alongar, vou direto ao ponto, sem levantar questionamentos do que li em outros tópicos. Antes, à nível de conhecimento:
Observações sobre amortecedores atuais:
- O Vitara V6 97 está com amortecedores dianteiros Monroe (44465 e 44466) e traseiros Monroe 27333
- Nitidamente o carro parece estar mais alto
Observações sobre molas atuais:
- Não sei se são originais. Há como saber?
- Notei que, ao levantar o carro no elevador, as molas traseiras ficam soltas. Notei também que não há calços (nem para assentar as molas, nem para suspensão). Está faltando algo?
- Parece que, em trepidações, os barulhos vêm da suspensão traseira. Seriam as molas soltas, sambando, causadoras dos barulhos?
Observações gerais:
- Parece que a suspensão geral está firme (dianteira e traseira) porém, o barulho de coisa batendo passou a incomodar.
- Tenho duas opções de acordo com a ajuda do pessoal: arranco tudo e deixo 100% original OU faço o lift. Dependerá das respostas.
- Pneus 235 na traseira e 215 na dianteira (já peguei assim e só nivelarei com os 225 após definir a suspensão).
- Pneus não raspam em nada.
- O Vitara está à venda mas é provável que eu fique com ele pois já me estabilizei e tô criando uma relação simpática com o bichinho. Não há nada mais saboroso do que um motor DECENTE no Vitara.
DÚVIDAS ESPECÍFICAS
SUSPENSÃO TRASEIRA
1) Substituir os amortecedores por COFAP Turbo Gás GBL 1024 - OK
2) Substituir as molas por molas código ECHE 07 - Ok
- É necessário calço na mola (já vi que sim e que não)? Se sim, qual medida? Embaixo? Em cima? Embaixo e em cima?
- Batente?
- Alguma adaptação (já vi que sim e que não)?
SUSPENSÃO DIANTEIRA
3) É obrigatório o uso de calço? Se sim, qual medida para nivelar com a traseira, respeitando as opções acima (com ou sem calço na traseira)? Pra ficar claro: Tem calço na traseira então usar X na dianteira; Não te calço na traseira então usar Y na dianteira
- É necessário, respeitando as opções acima, fazer a cambagem?
- É necessário, respeitando as opções acima, mexer em algo além do que está relatado?
Bem, é isso.
Como eu disse, não entrarei nos detalhes em relação aos outros tópicos sobre o assunto. NÃO abordam as minhas dúvidas pois começam de um jeito e terminam de outro por N razões que não me cabem julgar. Li, reli e aproveitei o que me fora útil.
A quem puder, manter-se neste tópico, ajudando de forma clara e ao que se propõe, ficam meus agradecimentos antecipados. Realmente percorrei outros tópicos mas, sem alternativa, postei aqui minhas dúvidas.
Abraços!
mas.marco
11/08/2013, 15:34
:neutral:
Alguém com uma lanterna pra alumiar?
Rainer 89
12/08/2013, 13:11
Marco suas perguntas são bem especificas...
Eu considero q o ideal é sempre deixar as molas originais e se quiser levantar o carro colocar calços de mola e amortecedor dianteiro e substituir o traseiro por um modelo mais firme e maior curso (da suprema por exemplo). É a adaptação mais simples e corriqueira de suspensão, já foi testada em centenas de vitaras. Até onde eu sei a suspensão do V6 é a mesma do 1.6 então as molas e o kit para lift são os mesmos, não sei se o amortecedor dianteiro é igual, mas acho q é.
Se vc acha q o carro está mais alto da um verificada se ta com calço nas molas. O meu quando comprei tinha um calço de um pouco menos de 1" só na traseira. Se não tiver calço procura na internet fotos de molas originais de vitara e compara com as suas pra ver se são as originais. Se forem de outro carro eu trocaria e colocaria as originais.
P.S.
Não é uma boa usar a tração do carro com medidas diferentes de pneu na dianteira e traseira, pois o vitara não tem diferencial central e o a diferença de medida pode forçar a caixa de redução.
Espero ter ajudado em alguma coisa.
Boa sorte!
mas.marco
13/08/2013, 11:35
Fala Rainer, valeu pelas informações!
Essa receita 'de bolo' eu já tô ligado. E existem itens aí dentro que não ficaram claro, como eu expliquei (nas dúvidas) pois cada um seguiu outras adaptações e é igual a história do AP no Samurai. É receita de bolo mas não há UMA SEQUER exposta do início ao fim. Sabe pq? Pq no meio do caminho muita coisa foi mudada. Normal... o 'feio' da história é que ninguém volta pra contar e detalhar cada processo. Aí fica uma sopa de receita de bolo, com N ingredientes e N formas de fazer porém, nenhuma com o be-a-bá.
A suspensão do V6 não é a mesma do Sidekick.
Os amortecedores dianteiros também são diferentes.
Ainda de acordo com o que relatei, não há calços nas molas do meu Vitara. O lift existente (já que nitidamente a suspensão, comparada a um original, está elevada) provavelmente está só nas molas e nos amortecedores - que relatei quais modelos.
Eu teria que, de cara, comprar as molas originais - já que não sei de qual carro é a atual PORÉM não é isso que pretendo de imediato. E sim, trabalhar com o conjunto OPALA/OMEGA na traseira. Só que pra isso, tenho as dúvidas relatadas no início do tópico.
Sobre a tração (diferente medidas de pneus), estou ciente e, de acordo com o peso final de cada pneu e suas medidas, tenho certeza de que não força absolutamente nada. Tem gente aí usando pneus monstruosos com a relação original, homocinética original... etc. A diferença de tamanho é mínima e o peso, idem. Mas agradeço também por essa dica.
Enfim, o lance é aparecer alguém que melhore essa 'receita de bolo'.
De imediato, vou revestir as molas traseiras com uma borracha (pra sanar o barulho) e colocar um calço de medida exata, a modo de fixar as molas no local. Evitando, assim, de ficarem soltas, na hora de colocar o carro no elevador.
Por enquanto, é isso.
mas.marco
15/08/2013, 14:33
Bem,
Comprados amortecedores + molas traseiras. Se houver necessidade de algum outro item para essa etapa, solucionarei na hora.
Pra parte dianteira, vou resolver depois de mudar a traseira e testar os amortecedores dianteiros.
A) Se a traseira ficar (muito) mais alta: Cortar alguns elos OU colocar calços de 1,5" na frente.
B) Se a traseira ficar numa altura boa: Deixar a frente como está (apenas testar os amortecedores).
Mais uma vez, necessitando de cambagem, coifas, etc... volto aqui pra relatar.
Alex Style
18/08/2013, 23:23
Mas.Marco. Onde comprou esse amortecedor e mola? Foi no Rio? Não encontro em lugar nenhum , só encontro os bl 1024 a óleo. Se puder me ajudar agradeço. Esse motor deve ser mto bom mesmo, já pensei em comprar uma gv 6cc tb! Desde já agradeço.
mas.marco
19/08/2013, 11:08
Salve Alex!
Após peregrinação e uma espera de 3 semanas, chegou na Nafil (NAFIL Auto-Peças (http://www.nafil.com.br)).
Tem os GBL e os BL.
Vai na fé!
Abração.
Alex Style
19/08/2013, 13:39
Blz, eu sempre vejo lá mais nunca tem. Vou ver agora! Obrigado e abraço.
mas.marco
21/08/2013, 16:04
Alex,
Mesmo constando como 'disponível' fui informado, somente hoje, de que não havia em estoque.
Após soltar os pitbulls, ficaram de estornar o valor (mas recusaram-se a informar o prazo). Vou aguardar 48hrs.
Ou seja, 'projeto' de suspensão PARALISADO.
Os amortecedores que vc está usando são do Grand Vitara. O fato de as molas estarem sambando indica que os amortecedores são maiores, o que faz sentido, pois acho que os amortecedores do GV são mesmo maiores. Sugiro que vc ligue para o Edvaldo da Suzucar ou para o Josemar da alternativa 4x4 para conferir. Como sugestão adicional, vc poderia usar as molas com 1 polegada a mais que a Alternativa está vendendo. Acho que com isso vc consegue manter os pneus 235/75.
Acho que o seu problema são advém dos calços das molas, mas se vc quiser experimentar, use o calço de mola do Opala, aquele em formato de meio carretel, na parte superior (v. no site da Nafil). Verifique tb se a mola "casa" com o alojamento (veja aquelas fotos que postei no "Mais um Tracker para Trilhas"). Se não casarem, as molas não são originais.
Veja e me diga depois.
Abs,
LFC
manodecarvalho
11/10/2013, 18:14
Ola amigos, tenho mum VITARA 97-98 e as buchas do Link estâo estragadas, encontri as do Traker bem mais baratas que as da Suzucar só não sei as medidas se são iguais, alguem pode me ajudar? Grato a todos.
Pessoal,
Já li bastante sobre as 'receitas de bolo' dos lifts aqui apresentados porém, restam algumas dúvidas.
Pra não me alongar, vou direto ao ponto, sem levantar questionamentos do que li em outros tópicos. Antes, à nível de conhecimento:
Observações sobre amortecedores atuais:
- O Vitara V6 97 está com amortecedores dianteiros Monroe (44465 e 44466) e traseiros Monroe 27333
- Nitidamente o carro parece estar mais alto
Observações sobre molas atuais:
- Não sei se são originais. Há como saber?
- Notei que, ao levantar o carro no elevador, as molas traseiras ficam soltas. Notei também que não há calços (nem para assentar as molas, nem para suspensão). Está faltando algo?
- Parece que, em trepidações, os barulhos vêm da suspensão traseira. Seriam as molas soltas, sambando, causadoras dos barulhos?
Observações gerais:
- Parece que a suspensão geral está firme (dianteira e traseira) porém, o barulho de coisa batendo passou a incomodar.
- Tenho duas opções de acordo com a ajuda do pessoal: arranco tudo e deixo 100% original OU faço o lift. Dependerá das respostas.
- Pneus 235 na traseira e 215 na dianteira (já peguei assim e só nivelarei com os 225 após definir a suspensão).
- Pneus não raspam em nada.
- O Vitara está à venda mas é provável que eu fique com ele pois já me estabilizei e tô criando uma relação simpática com o bichinho. Não há nada mais saboroso do que um motor DECENTE no Vitara.
DÚVIDAS ESPECÍFICAS
SUSPENSÃO TRASEIRA
1) Substituir os amortecedores por COFAP Turbo Gás GBL 1024 - OK
2) Substituir as molas por molas código ECHE 07 - Ok
- É necessário calço na mola (já vi que sim e que não)? Se sim, qual medida? Embaixo? Em cima? Embaixo e em cima?
- Batente?
- Alguma adaptação (já vi que sim e que não)?
SUSPENSÃO DIANTEIRA
3) É obrigatório o uso de calço? Se sim, qual medida para nivelar com a traseira, respeitando as opções acima (com ou sem calço na traseira)? Pra ficar claro: Tem calço na traseira então usar X na dianteira; Não te calço na traseira então usar Y na dianteira
- É necessário, respeitando as opções acima, fazer a cambagem?
- É necessário, respeitando as opções acima, mexer em algo além do que está relatado?
Bem, é isso.
Como eu disse, não entrarei nos detalhes em relação aos outros tópicos sobre o assunto. NÃO abordam as minhas dúvidas pois começam de um jeito e terminam de outro por N razões que não me cabem julgar. Li, reli e aproveitei o que me fora útil.
A quem puder, manter-se neste tópico, ajudando de forma clara e ao que se propõe, ficam meus agradecimentos antecipados. Realmente percorrei outros tópicos mas, sem alternativa, postei aqui minhas dúvidas.
Abraços!
mas.marco
11/10/2013, 20:28
Os amortecedores que vc está usando são do Grand Vitara. O fato de as molas estarem sambando indica que os amortecedores são maiores, o que faz sentido, pois acho que os amortecedores do GV são mesmo maiores. Sugiro que vc ligue para o Edvaldo da Suzucar ou para o Josemar da alternativa 4x4 para conferir. Como sugestão adicional, vc poderia usar as molas com 1 polegada a mais que a Alternativa está vendendo. Acho que com isso vc consegue manter os pneus 235/75.
Acho que o seu problema são advém dos calços das molas, mas se vc quiser experimentar, use o calço de mola do Opala, aquele em formato de meio carretel, na parte superior (v. no site da Nafil). Verifique tb se a mola "casa" com o alojamento (veja aquelas fotos que postei no "Mais um Tracker para Trilhas"). Se não casarem, as molas não são originais.
Veja e me diga depois.
Abs,
LFC
Opa irmão...
Então, já tinha trocado uns emails com o Edvaldo.
As molas casam sim com os alojamentos. Elas estão sambando pois o calço que existia ali (pequeno, de borracha) foi pro céu. Há vestígios dessa borracha pois está agarrada (aos trapos) no alojamento. Eu comprei 2 calços de mola do opala (na época, junto com os amortecedores e molas na Nafil) porém, com o comunicado de não existir as peças em estoque (após ter pago) eu solicitei o reembolso integral. Nesse tempo, circulei aqui a região atrás de novos calços de borracha, apenas para segurar a mola no lugar e ver o comportamento porém, não achei NENHUM até o momento. É meio ridículo comprar um par desses na Nafil e pagar o triplo do valor com o frete. Por essa razão, tô procurando nas lojas aqui.
Além disso, não tenho certeza de que estes calços do Opala casarão nessas molas. Vai que eu compro e não dá certo... Por isso, queria ver algo aqui, 'fisicamente', entende?
Sempre agradecido.
mas.marco
11/10/2013, 20:29
Carvalho, ACHO que são iguais sim.
Já li sobre isso aqui.
cassio xanxerê
11/10/2013, 22:55
mas.marco
tenho um vitara v6 97 adoro o carro anda bem pra caramba e show bom pra paseio off road
quando comprei o carro as molas traseiras estava cansada dava fim de curso em qualquer lugar, troquei pelas dianteiras do chevette ficou bom mas pra andar sozinho, caregado com quantro adulto voltou a dar fim de curso foi quando resolvi colocar as dianteiras do opala 4cc, isso na traseira e com amortecedor da kombi e um calço de nailon de 1,5 na parte superior para asentar bem .
coloquei o mesmo calço na dianteira 1,5 com tudo o resto original ficou show.
mas.marco
12/10/2013, 11:55
mas.marco
tenho um vitara v6 97 adoro o carro anda bem pra caramba e show bom pra paseio off road
quando comprei o carro as molas traseiras estava cansada dava fim de curso em qualquer lugar, troquei pelas dianteiras do chevette ficou bom mas pra andar sozinho, caregado com quantro adulto voltou a dar fim de curso foi quando resolvi colocar as dianteiras do opala 4cc, isso na traseira e com amortecedor da kombi e um calço de nailon de 1,5 na parte superior para asentar bem .
coloquei o mesmo calço na dianteira 1,5 com tudo o resto original ficou show.
Fala Cassio!
Então, esse conjunto opala/gbl eu já tô por dentro... o lance mesmo é o assentamento da molas.
Por exemplo, cortarei 1 ou no maximo 2 elos (farei testes) da mola pois não quero com 2" e sim com 1,5". Tenho certeza de que o conjunto atual não está com 100% de vida útil (deve rodar bem por mais 1 ano, no máximo).
Então, por hora, meu foco são os calços. Esse seu mandou fazer, certo? Atentou-se para o assentamento calço/mola, como relatou o LFC? Isso pra mim é FUNDAMENTAL por duas razões: barulho e segurança.
Esse carrinho é muito gostoso mesmo. Uma pena que no auge da sua comercialização por aqui, os donos e mexânicos tenham feito muita cagad@, fazendo deles um 'monstro' assustador que ninguém quer nas garagens.
Motor justo pro peso e dimensão do carro.
Agora, sobre esse amortecedor de kombi... conte-me mais sobre isso. Já que sua dianteira está original (com os calços), qual a altura final da dianteira e traseira? Com peso, essa traseira aguenta?
cassio xanxerê
12/10/2013, 21:17
marco
esta chovendo bastante aqui mas se limpar o tempo amanha tiro umas fotos (o meu carro fica fora da garagem exposto ao tempo) do amortecedor traseiro dele que e da Kombi e meço a altura do carro dianteiro e traseiro, quanto a peso algumas vezes carrego aparelho de solda compressor e mais fermentas no porta mala aguenta valendo, as molas que uso na traseira e as dianteiras do opala sem corta nada elas originais.
mas.marco
13/10/2013, 19:42
marco
esta chovendo bastante aqui mas se limpar o tempo amanha tiro umas fotos (o meu carro fica fora da garagem exposto ao tempo) do amortecedor traseiro dele que e da Kombi e meço a altura do carro dianteiro e traseiro, quanto a peso algumas vezes carrego aparelho de solda compressor e mais fermentas no porta mala aguenta valendo, as molas que uso na traseira e as dianteiras do opala sem corta nada elas originais.
Você chegou a usar/testar esses amortecedores de kombi na dianteira?
cassio xanxerê
13/10/2013, 20:33
marco
não teste porque os meus estavam bons e estão bons ainda
mas acho que ñ serve quando precisar vou recondicionar aqui na região
tem um recondicionar de primeira ele recupera e ate alonga se precisar
que for de amortecedor diferente de camionetes importadas ele da um jeito
a outro amortecedor que acredito sirva na traseira do vitara e o da s10 partir de 2005
aqueles amarelos.
deixa te perguntar uma coisa o meu começou fazer um barulho acredito ser na corrente de comando
já trocou a do seu?
mas.marco
15/10/2013, 12:59
deixa te perguntar uma coisa o meu começou fazer um barulho acredito ser na corrente de comando
já trocou a do seu?
Sim, todas as correntes são novas.
São 3 + guias e sapatas (além de tensionadores).
Isso foi o antigo dono quem trocou. Assim que vendeu o carro.
cassio xanxerê
15/10/2013, 22:25
Marco
o meu vitara começou um barulho em marcha lenta que acho que seja o conjunto de corrente mas e so na lenta aumentando a rotação desaparece parece uma lata vibrando. me diz ai isso pode me deixar na mão?
mas.marco
16/10/2013, 09:56
Marco
o meu vitara começou um barulho em marcha lenta que acho que seja o conjunto de corrente mas e so na lenta aumentando a rotação desaparece parece uma lata vibrando. me diz ai isso pode me deixar na mão?
Depende do barulho, né?
Aumentando a rotação desaparece por o motor esquentar? Por simplesmente não conseguir ouvir?
Pode ser casquilho, biela (ou bronzina)... ou ainda uma guia 'empenada' causando trepidação e, em consequência, algum mal funcionamento.
Difícil opinar.
mas.marco
23/01/2014, 18:16
marco
esta chovendo bastante aqui mas se limpar o tempo amanha tiro umas fotos (o meu carro fica fora da garagem exposto ao tempo) do amortecedor traseiro dele que e da Kombi e meço a altura do carro dianteiro e traseiro, quanto a peso algumas vezes carrego aparelho de solda compressor e mais fermentas no porta mala aguenta valendo, as molas que uso na traseira e as dianteiras do opala sem corta nada elas originais.
Cassio, esquece d'eu não.
E os amortecedores da kombi? Estão dando conta? Que modelo é?
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