PDA

Ver Versão Completa : Kit Multimidia com tablet

MarceloGuerra
06/08/2013, 13:34
Olá pessoal,

Vinha buscando uma solução pronta para um kit multimidia que pudesse ser conectado via 3G e rodasse Android, para que eu pudesse instalar o Waze GPS, serviço de músicas Rdio e principalmente o Torque, aplicativo que mostra infos em tempo real do veiculo.

Não achei nada pronto, então resolvi fazer. Pra quem quiser, aqui as dicas:

- Comprei uma moldura padrão 2DIN.
- Usei um tablet Samsung Galaxy Tab 2 (7 polegadas)
- Adaptador OBD2 / Bluetooth ELM327 ( China )
- Carregador veicular específico para o Galaxy Tab 2.

O legal é que consigo colocar relógios de turbo, RPM, velocidade, bateria... muitas opções pelo Torque!.

Algumas fotos:

424860
424861
424862
424863

E um videozinho aqui: https://plus.google.com/u/0/photos/113675621728915256212/albums/5909042812205312945/5909042814337237986?authkey=CNulva61nqiymwE

Os aplicativos que usei:

- TorquePro: Informações do carro (requer adaptador OBD2/Bluetooth).
- Torque Widgets: pra colocar os relógios na tela principal.
- Waze GPS
- Wheather Widget (tempo e hora)
- Rdio (streaming de musica)
- Bluetooth auto connect pra conectar tudo que preciso logo quando liga.
- LLama: automação de tarefas, estilo Tasker.
- Tablet Talk: permite atender, discar e usar seu celular pelo tablet.

O que o LLama faz:

- Quando começa a carregar, ou viro a chave (tem um carregador veicular, o fio passa por trás do painel e sai bem do lado do soquete do carro) o LLama Liga o Wifi+Bluetooth e acende a tela.
- Quando desliga o carro (para de carregar): Espera 10s, desliga a tela, desliga Wifi+bluetooth.

Conexões Bluetooth:

- Tablet: Se conecta com o adaptador OBD2 e com o rádio (coloquei um pioneer), para o som sair nele.
- Radio: Se conecta com o tablet para musica e com meu celular para chamadas.

E tudo sem cortar nenhum fio, na verdade a única conexão elétrica é o fio do tablet que passei por trás, peguei ali abaixo do porta luvas e liguei no isqueiro.

A pickup é uma Triton GLS 2013.

Bom, isso é um resumo! Dúvidas é só perguntar, posso dar as dicas detalhadas pra quem quiser fazer.

Abs!
Marcelo

MarceloGuerra
06/08/2013, 13:46
Ah, esqueci dos detalhes da pickup! É uma Triton GLS 2013. Abs!

BrunoNit
06/08/2013, 14:28
Marcelo.

Eu estava querendo fazer uma adaptação assim. Tenho uma frontier, o rádio original é muito bom, mas está ultrapassado. Ele possui disqueteira para 6 discos, toca-fitas e radio. Quero conectar algo para tocar MP3 e não consigo, não tem entrada auxiliar.

Então estava pensando em algo assim, ao invés de gastar uma grana em um central multimídia (sem conexão a internet, limitação de aplicativos,...), queria montar um tablet. Eu tenho um XOOM 2, mas acho muito grande. O ideal era uma de 7 polegadas.

Gostei da ideia.

Mas teria que colocar um rádio com bluetooth.

MarceloGuerra
06/08/2013, 21:59
Marcelo.

Eu estava querendo fazer uma adaptação assim. Tenho uma frontier, o rádio original é muito bom, mas está ultrapassado. Ele possui disqueteira para 6 discos, toca-fitas e radio. Quero conectar algo para tocar MP3 e não consigo, não tem entrada auxiliar.

Então estava pensando em algo assim, ao invés de gastar uma grana em um central multimídia (sem conexão a internet, limitação de aplicativos,...), queria montar um tablet. Eu tenho um XOOM 2, mas acho muito grande. O ideal era uma de 7 polegadas.

Gostei da ideia.

Mas teria que colocar um rádio com bluetooth.

Bruno,

A moldura padrao 2DIN é do tamanho quase exato do Galaxy Tab 2, escolhi ele por causa disso. Posso dizer que está funcionando muito bem.

Uma coisa extra que fiz foi um pequeno furo na parte de cima, bem na direção do botão power do tablet, pois se a bateria dele descarregar por ficar muito tempo parado, só apertando o botão depois de carregar um pouco.

Sobre o rádio, tirei o original que até tinha BT mas o som era ruim, coloquei esse pioneer com DVD e BT, comprei por 500,00. No total ficou mais barato que a central (trouxe o tablet de viagem).

Sem dúvida o mais legal são os indicadores. Mudei a tela agora, tenho pressão do turbo, tempertura do motor, temp do ar na admissão, tensão da bateria e combustível. Dá pra desligar o painel original se quiser rsrs

Abs
Marcelo

Nando Pires
07/08/2013, 11:58
Bruno,

A moldura padrao 2DIN é do tamanho quase exato do Galaxy Tab 2, escolhi ele por causa disso. Posso dizer que está funcionando muito bem.

Uma coisa extra que fiz foi um pequeno furo na parte de cima, bem na direção do botão power do tablet, pois se a bateria dele descarregar por ficar muito tempo parado, só apertando o botão depois de carregar um pouco.

Sobre o rádio, tirei o original que até tinha BT mas o som era ruim, coloquei esse pioneer com DVD e BT, comprei por 500,00. No total ficou mais barato que a central (trouxe o tablet de viagem).

Sem dúvida o mais legal são os indicadores. Mudei a tela agora, tenho pressão do turbo, tempertura do motor, temp do ar na admissão, tensão da bateria e combustível. Dá pra desligar o painel original se quiser rsrs

Abs
Marcelo

:curtir: Muito bom! :concordo:

BrunoNit
07/08/2013, 12:42
Marcelo.

Obrigado pelos detalhes.

rdb4602
07/08/2013, 20:06
muito bom, será que tem alguem que faça este serviço aqui em sampa? fiquei muito interessado.

spfcbrasil
07/08/2013, 23:48
esse adaptador OBD2 funciona bem na triton ? mostra tudo certo mesmo ? qual o melhor app para esses adaptadores ?

Abs!

Caíto
08/08/2013, 10:21
Posta o link desse adaptador OBD2 que você comprou. Tem algo que se aplique ao iOS?

abs

HERICK
08/08/2013, 10:40
Olá pessoal,

Vinha buscando uma solução pronta para um kit multimidia que pudesse ser conectado via 3G e rodasse Android, para que eu pudesse instalar o Waze GPS, serviço de músicas Rdio e principalmente o Torque, aplicativo que mostra infos em tempo real do veiculo.

Não achei nada pronto, então resolvi fazer. Pra quem quiser, aqui as dicas:

- Comprei uma moldura padrão 2DIN.
- Usei um tablet Samsung Galaxy Tab 2 (7 polegadas)
- Adaptador OBD2 / Bluetooth ELM327 ( China )
- Carregador veicular específico para o Galaxy Tab 2.

O legal é que consigo colocar relógios de turbo, RPM, velocidade, bateria... muitas opções pelo Torque!.

Algumas fotos:

424860
424861
424862
424863

E um videozinho aqui: https://plus.google.com/u/0/photos/113675621728915256212/albums/5909042812205312945/5909042814337237986?authkey=CNulva61nqiymwE

Os aplicativos que usei:

- TorquePro: Informações do carro (requer adaptador OBD2/Bluetooth).
- Torque Widgets: pra colocar os relógios na tela principal.
- Waze GPS
- Wheather Widget (tempo e hora)
- Rdio (streaming de musica)
- Bluetooth auto connect pra conectar tudo que preciso logo quando liga.
- LLama: automação de tarefas, estilo Tasker.
- Tablet Talk: permite atender, discar e usar seu celular pelo tablet.

O que o LLama faz:

- Quando começa a carregar, ou viro a chave (tem um carregador veicular, o fio passa por trás do painel e sai bem do lado do soquete do carro) o LLama Liga o Wifi+Bluetooth e acende a tela.
- Quando desliga o carro (para de carregar): Espera 10s, desliga a tela, desliga Wifi+bluetooth.

Conexões Bluetooth:

- Tablet: Se conecta com o adaptador OBD2 e com o rádio (coloquei um pioneer), para o som sair nele.
- Radio: Se conecta com o tablet para musica e com meu celular para chamadas.

E tudo sem cortar nenhum fio, na verdade a única conexão elétrica é o fio do tablet que passei por trás, peguei ali abaixo do porta luvas e liguei no isqueiro.

A pickup é uma Triton GLS 2013.

Bom, isso é um resumo! Dúvidas é só perguntar, posso dar as dicas detalhadas pra quem quiser fazer.

Abs!
Marcelo
Marcelo meus Parabéns! Ficou um luxo! Uma idéia seria você postar no Fórum Geral pra todo mundo ter acesso à essas informações, muito obrigado pela contribuição!

MarceloGuerra
08/08/2013, 15:54
Mostra banstante coisa, turbo, temperatura de entrada de ar, da admissão, do motor, tensao de bateria, posição do acelerador.. nem descobri ainda tudo que tem. Mas já vi que umas infos não tem também, tipo o consumo em tempo real está lá mas não consegui fazer funcionar.

O melhor app é o Torque, sem dúvida!

Abs

MarceloGuerra
08/08/2013, 15:55
Marcelo meus Parabéns! Ficou um luxo! Uma idéia seria você postar no Fórum Geral pra todo mundo ter acesso à essas informações, muito obrigado pela contribuição!

Herick,

Tranquilo, vou fazer isso e colocar o link do adaptador que usei.

Abs
Marcelo

Walter L. L. Casitta
09/08/2013, 22:33
Já testei um monte de apps OBD e ainda não encontrei um que mede o consumo da Triton corretamente. No máximo algum que permite ser calibrado para o uso na estrada, mas ficando impreciso na cidade e vice versa. Nenhum deles consegue ler a posição do acelerador da Triton que é indispensável para essa função.

Quem quiser usar Android na Tritom, em minha opinião, tem os Andriod car Player da Positron ou M1 que já vem com Android, permitem conexão 3G e instalar os mesmos apps dos smarts e tablets.

Eu atualmente uso um buracrático Pioneer AppRadio 2 tanto com um iPhone quanto com um Galaxy com ARLiberator. É uma bosta, não recomendo, nem compara se compara um Android Car Player.

MarceloGuerra
12/08/2013, 18:48
Já testei um monte de apps OBD e ainda não encontrei um que mede o consumo da Triton corretamente. No máximo algum que permite ser calibrado para o uso na estrada, mas ficando impreciso na cidade e vice versa. Nenhum deles consegue ler a posição do acelerador da Triton que é indispensável para essa função.

Quem quiser usar Android na Tritom, em minha opinião, tem os Andriod car Player da Positron ou M1 que já vem com Android, permitem conexão 3G e instalar os mesmos apps dos smarts e tablets.

Eu atualmente uso um buracrático Pioneer AppRadio 2 tanto com um iPhone quanto com um Galaxy com ARLiberator. É uma bosta, não recomendo, nem compara se compara um Android Car Player.

Walter,

Realmente ele nao le a posição do acelerador, mas tem info de consumo calculado pelo timming de injeção, o qual também nao sei se está certo pois ainda nao testei.

Sobre as centrais com Android, cuidado!! Elas rodam uma versão customizada de android, não permitem instalar apps pois seu processador e RAM sao super limitados, além disso nao tem bluetooth pra conectar o OBD2.

Abs
Marcelo

Walter L. L. Casitta
13/08/2013, 09:22
Walter,

Realmente ele nao le a posição do acelerador, mas tem info de consumo calculado pelo timming de injeção, o qual também nao sei se está certo pois ainda nao testei.

Sobre as centrais com Android, cuidado!! Elas rodam uma versão customizada de android, não permitem instalar apps pois seu processador e RAM sao super limitados, além disso nao tem bluetooth pra conectar o OBD2.

Abs
Marcelo

Você tá engado. já pesquisei isso muito pelo fóruns. Existem sim os com Android customizado que você só pode usar os apps do próprio fabricante. São aqueles produzidos para o mercado americano. Ex.: Parrot Asteroid e Clarion. Eles têm que atender as normas de segurança do USA, que proíbe o uso do teclado virtual por exemplo. Entrada de texto só se for por reconhecimento da fala.

O tamanho da RAM todos tem o suficiente pra rodar um navegador e se tem pra rodar um navegador tem pra qualquer outro app.

Já os de origem genérica como os que encontramos no Brasil, Apesar da versão do Android ser o 2.3, permitem instalar os apps sim, tem Bluetooth, Wifi e alguns como a da Pósitron que é nacionalizado ainda vem com um modem 3G. Só não vi ainda com TV SDBT, mas ainda dá pra colocar por fora.

MarceloGuerra
13/08/2013, 16:54
Você tá engado. já pesquisei isso muito pelo fóruns. Existem sim os com Android customizado que você só pode usar os apps do próprio fabricante. São aqueles produzidos para o mercado americano. Ex.: Parrot Asteroid e Clarion. Eles têm que atender as normas de segurança do USA, que proíbe o uso do teclado virtual por exemplo. Entrada de texto só se for por reconhecimento da fala.

O tamanho da RAM todos tem o suficiente pra rodar um navegador e se tem pra rodar um navegador tem pra qualquer outro app.

Já os de origem genérica como os que encontramos no Brasil, Apesar da versão do Android ser o 2.3, permitem instalar os apps sim, tem Bluetooth, Wifi e alguns como a da Pósitron que é nacionalizado ainda vem com um modem 3G. Só não vi ainda com TV SDBT, mas ainda dá pra colocar por fora.

Estava me refererindo aos que temos aqui no Brasil, estes são genéricos e não rodam. Já o tablet roda qualquer coisa, com vantagens. Para a TV estou usando agora um tuner Wifi (Tivizen), tem o app instalado no tablet, ficou ótimo. Além disso, o teclado funciona normalmente e o android é o 4.1.1, nem dá pra comparar com o obsoleto 2.3.

Sobre a RAM, esses que vc citou tem apenas 512MB de ram, o Galaxy tem 1GB.

Sobre o consumo, testei ontem e mede perfeitamente, em Km/L ou L/100Km, em tempo real ou até a média acumulada.

Enfim, o foco do post não é discutir opinião, mas sim apresentar uma solução barata, viável e com funções inexistentes nas centrais android brasileiras. Se prefere a central, ótimo. Eu prefiro o tablet. :)

Abs
Marcelo

Caíto
13/08/2013, 17:37
Um iPad mini ia ficar sensacional hein?!

diogo222
17/08/2013, 19:51
Estava me refererindo aos que temos aqui no Brasil, estes são genéricos e não rodam. Já o tablet roda qualquer coisa, com vantagens. Para a TV estou usando agora um tuner Wifi (Tivizen), tem o app instalado no tablet, ficou ótimo. Além disso, o teclado funciona normalmente e o android é o 4.1.1, nem dá pra comparar com o obsoleto 2.3.

Sobre a RAM, esses que vc citou tem apenas 512MB de ram, o Galaxy tem 1GB.

Sobre o consumo, testei ontem e mede perfeitamente, em Km/L ou L/100Km, em tempo real ou até a média acumulada.

Enfim, o foco do post não é discutir opinião, mas sim apresentar uma solução barata, viável e com funções inexistentes nas centrais android brasileiras. Se prefere a central, ótimo. Eu prefiro o tablet. :)

Abs
Marcelo

Marcelo,

Parabens pela post.Teria algum email para falar com vc? Abs!

Amatinho
18/08/2013, 20:57
Um iPad mini ia ficar sensacional hein?!

Aparelho incrível ,funcionamento ótimo , mas vai ser difícil encontrar um APP que converse com o carro, apesar que pelo pouco que lí , no ANDRÓIDE , apesar de ter, não funciona com exatidão.

Mas vou acompanhar essa discussão , estava querendo colocar uma CENTRAL na minha PAJERO SPORT , mas pelo custo , um Tablet pode ser mais interessante, sem falar que deve funcionar muito melhor

Silva_1982
18/08/2013, 21:49
Fiquei interessadíssimo, resta saber como "comunicar" o tablet com carros mais antigos (não eletronicos) como a Pajero Sport 2.8 HPE 2005. Imagino se fosse possivel uma especie de computador de bordo neste carro, ia ser show. Se os mestres tiverem dicas de funcionamento agradecemos.

L A G O
19/08/2013, 23:19
Marcelo,

Posta pra galera o link de onde voce comprou o adaptador!

Sabe se esse funciona nos carros a diesel???

Scanner Automotivo Obd2 Bluetooth Mini - Pronta Entrega!!! - R$ 48,80 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501076632-scanner-automotivo-obd2-bluetooth-mini-pronta-entrega-_JM)

jeep4x4podre
20/08/2013, 00:17
comprei ontem esse bluetooth mini. se não servir na minha l200 diesel, tô na roça... mas devo visitar a terra do tio sam em outubro e vou trazer um wi-fi e um outro bluetooh. assim que chegar eu testo com o aplicativo torque que vou baixar no cel android. gostei muito da adaptação feita, mas como minha pckp já veio com multimidia da clarion, não vou adaptar no painel. parabéns pelo trabalho !

IGORFROTA
23/08/2013, 09:35
Já comprei o ODB2 e estou esperando chegar.
Quero colocar o mesmo Tablet em uma Pajero Full 2004.
Vou tentar colocar no local do "computador de bordo", usando a moldura padrão do carro.
Ainda não comprei o tablet, pois quero antes fazer um teste de tamanho para garantir que caberá.
Pensei em tablets mais baratos, mas tenho receio do desempenho.

Posto o andamento.

Briquezi
23/08/2013, 14:43
Bom Galera , o meu odb II acabou de chegar, como o carro está no meca trocando velas e correia, não fiz muitos testes.
Mas funcionou quase tudo instalei no tablet o dash view e o torque, esse ultimo não consegui testar direito ainda.
Meu carro é uma 2004 3.8 6V e blzinha agora vou tentar fazer algum esquema de instalar no painel o tablet....
Assim que fizer mais alguns testes eu posto aqui

Abs

Amatinho
23/08/2013, 23:34
Bom Galera , o meu odb II acabou de chegar, como o carro está no meca trocando velas e correia, não fiz muitos testes.
Mas funcionou quase tudo instalei no tablet o dash view e o torque, esse ultimo não consegui testar direito ainda.
Meu carro é uma 2004 3.8 6V e blzinha agora vou tentar fazer algum esquema de instalar no painel o tablet....
Assim que fizer mais alguns testes eu posto aqui

Abs

Da mais informações , Qual marca , modelo e comprou onde , ME ou EBay?

estou cada vez mais tentado a instalar o Tablet na minha SPORT , só que aí será o iPad Mini , pq tenho vários APPs em outros aparelhos.

Briquezi
24/08/2013, 09:55
Da mais informações , Qual marca , modelo e comprou onde , ME ou EBay?

estou cada vez mais tentado a instalar o Tablet na minha SPORT , só que aí será o iPad Mini , pq tenho vários APPs em outros aparelhos.

Parceiro, comprei via mercado livre mesmo, depois posto o link, aqui e sobre os teste essa semana acho q pego o carro de volta no mecânico e faço um video, mas ja vi que teve leitura de todos os sensores. Por enquanto estou usando em um TABLET, só que de 7 polegas que é um pouco grande, como tenho um DVD da pionner instalado , ainda não sei o que vou fazer rsrsrs... pois no DVD acho que não tem como instalar android ele é um pouco antigo.

Abraços

Silva_1982
24/08/2013, 21:10
Parceiro, comprei via mercado livre mesmo, depois posto o link, aqui e sobre os teste essa semana acho q pego o carro de volta no mecânico e faço um video, mas ja vi que teve leitura de todos os sensores. Por enquanto estou usando em um TABLET, só que de 7 polegas que é um pouco grande, como tenho um DVD da pionner instalado , ainda não sei o que vou fazer rsrsrs... pois no DVD acho que não tem como instalar android ele é um pouco antigo.

Abraços

Blz amigo também estarei acompanhando, pergunto aos mais entendidos se funciona na full 2005, funciona na sport 2005 diesel?

Abraço

Amatinho
28/08/2013, 07:32

Abraços

A idéia do MarceloGuerra de utiliza o Galaxy Tab é ótima.

Após começar a orçar preços e ver as especificações , principalmente , pude notar que o IPAD MINI não é das melhores escolhas, ele custa mais do que o dobro e na categoria é um dos maiores, 7.9 pol.

O Galaxy Tab 3 além de muito mais barato ( uns 1000 reais a menos ) deve encaixar quase como luva , tem quase as mesmas dimensões do 2DIM e ainda é um pouco menor do que o TAB 2 , fora o fato de ter memória expansível

Na minha Sport , ja tenho utilizado o IPhone de forma parecida, com GPS e som , ligado via auxiliar, o aparelho de CD que tenho não esta muito bom e ja não tenho usado discos nele, fora que a saída USB pifou.

A idéia é utilizar a área do radio para o GALAXY e comprar um BOM radio e colocar em um espaço PORTA TRECO que existe na parte inferior do console. Acho que tudo vai sair o preço do iPad Mini ( custa por volta de 1800 )

Ja tenho vários APP no iPhone e IPad , mas acho que vale a pena tentar outra plataforma.

Fico aguardando o link do OBD

Walter L. L. Casitta
29/08/2013, 10:10
Pessoal, eu testo OBD na Triton diesel desde que comprei em 2010. Até agora nenhum funcionou direito. Nenhum consegue medir a posição do acelerador da Triton e sem esse parâmetro não tem com obter uma a medida de consumo de combustível por exemplo.

Tenho tanto scanner de mão igual ao que os mecas usam, testei vários Apps tanto com sensor Bluetooth quanto WIFI Android e IOS. Nenhum ainda funcionou bem com a Triton diesel.

Comprei um TurboGauge que permite criar funções específica para veículo que são fora do padrão e mesmo assim não consegui encontrar as informações para acessar os códigos da Triton. O TurboGauge ainda permite estimar o consumo, desde que se indique a quantidade em litros a cada abastecimento, mas isso é muito chato de fazer e fica impreciso quando se alterna a forma de uso do veículo (estrada e cidade por exemplo)

Então, para testar se o OBD funciona direito com a Triron é só procurar o parâmetro TPS. Ele deve mostrar a posição do acelerador. Se não, não vai medir o consumo e só vai servir de enfeite no painel.

Outra coisa prefiram os dongle Bluetooth. O Wifi só pra quem usa Iphone e Ipad. Nem é preciso dizer que para esse tipo de aplicação o Android muito melhor e mais barato...

Bom que tem muita gente interessada, assim fica mais fácil encontrar o que funciona com a Triton diesel.

Walter L. L. Casitta
29/08/2013, 13:46
Blz amigo também estarei acompanhando, pergunto aos mais entendidos se funciona na full 2005, funciona na sport 2005 diesel?

Abraço

Só funciona em motores diesel common rail

MarceloGuerra
29/08/2013, 22:15
Pessoal, eu testo OBD na Triton diesel desde que comprei em 2010. Até agora nenhum funcionou direito. Nenhum consegue medir a posição do acelerador da Triton e sem esse parâmetro não tem com obter uma a medida de consumo de combustível por exemplo.

Tenho tanto scanner de mão igual ao que os mecas usam, testei vários Apps tanto com sensor Bluetooth quanto WIFI Android e IOS. Nenhum ainda funcionou bem com a Triton diesel.

Comprei um TurboGauge que permite criar funções específica para veículo que são fora do padrão e mesmo assim não consegui encontrar as informações para acessar os códigos da Triton. O TurboGauge ainda permite estimar o consumo, desde que se indique a quantidade em litros a cada abastecimento, mas isso é muito chato de fazer e fica impreciso quando se alterna a forma de uso do veículo (estrada e cidade por exemplo)

Então, para testar se o OBD funciona direito com a Triron é só procurar o parâmetro TPS. Ele deve mostrar a posição do acelerador. Se não, não vai medir o consumo e só vai servir de enfeite no painel.

Outra coisa prefiram os dongle Bluetooth. O Wifi só pra quem usa Iphone e Ipad. Nem é preciso dizer que para esse tipo de aplicação o Android muito melhor e mais barato...

Bom que tem muita gente interessada, assim fica mais fácil encontrar o que funciona com a Triton diesel.

Walter, o consumo funciona sim, mas não é medido pelo TPS e sim pelo timming de injeção do commom rail. Uso na minha, consumo em Km/l ou L/100Km funcionam 100% em tempo real ou média.

TPS nao funciona mesmo, mas nao vejo uso pra ele na prática.

Abs
Marcelo

MarceloGuerra
29/08/2013, 22:20
A idéia do MarceloGuerra de utiliza o Galaxy Tab é ótima.

Após começar a orçar preços e ver as especificações , principalmente , pude notar que o IPAD MINI não é das melhores escolhas, ele custa mais do que o dobro e na categoria é um dos maiores, 7.9 pol.

O Galaxy Tab 3 além de muito mais barato ( uns 1000 reais a menos ) deve encaixar quase como luva , tem quase as mesmas dimensões do 2DIM e ainda é um pouco menor do que o TAB 2 , fora o fato de ter memória expansível

Na minha Sport , ja tenho utilizado o IPhone de forma parecida, com GPS e som , ligado via auxiliar, o aparelho de CD que tenho não esta muito bom e ja não tenho usado discos nele, fora que a saída USB pifou.

A idéia é utilizar a área do radio para o GALAXY e comprar um BOM radio e colocar em um espaço PORTA TRECO que existe na parte inferior do console. Acho que tudo vai sair o preço do iPad Mini ( custa por volta de 1800 )

Ja tenho vários APP no iPhone e IPad , mas acho que vale a pena tentar outra plataforma.

Fico aguardando o link do OBD

AMatinho,

O ODB2 que comprei foi esse: Newest Elm327 Bluetooth V1.5 OBD2 OBD II Auto Diagnostic Scanner Mini Adapter : Amazon.com : Automotive (http://www.amazon.com/gp/product/B009F4JHHO/ref=oh_details_o02_s00_i01?ie=UTF8&psc=1)

Uma ultima mudança que fiz foi ligar o som pela saída de fones do tablet na entrada auxiliar do rádio, a qualidade fica bem melhor que via Bluetooth!!!

No mais, estou usando Rdio pra streaming de musicas, Waze como GPS, tudo rodando 100%.

Abs
MArcelo

Chickcoria
30/08/2013, 13:55
Sera que da pra fazer isso na TR4 2010/2011?

jeep4x4podre
31/08/2013, 14:12
Estou usando o adaptador OBD mini com o torque free no celular. Percebi que é meio complicado, mas o que eu devo fazer para funcionar o consumo da Triton diesel 2010 ? É uma das informações mais importantes. Será que preciso do programa pago, de um outro programa ou até mesmo um outro adaptador ? Ou uma configuração diferente ? Thanks !

IGORFROTA
04/09/2013, 11:22
Só funciona em motores diesel common rail

Puxa vida !!!
Comprei pra usar na minha Full 2004 3.2 DID, ma não consegue encontrar o protocolo.
Estranho quer na oficina eles conseguem usar a ODB2 e verificar vários detalhes do funcionamento.
Walter L. L. Casitta, sabes qual o protocolo usado neste carro ?

Tchiari
04/09/2013, 12:10
Como o Walter comentou, evitem iOS e OBD Wifi. O problema é que iOS (iPhone / iPad) só suporta conexão de dados OBD por Wifi e os transmissores são ruins, comprei um de uma das melhores marcas e mesmo assim fica caindo e algumas vezes se recusa a conectar de primeira. Já mechi em tudo quanto é parametro de DHCP, mascara de rede, etc e não tem uma solução definitiva (transmissor PLX Kiwi Wifi).

Marcelo, o som você ligou por P2 no Pioneer ou Blutooth? Pergunto porque o Clarion original para tocar música por Blutooth é uma verdadeira porcaria, o audio fica com qualidade similar a uma radio AM.

Walter, sobre o consumo o pouco que me lembro é que o Rev e o Dashcommand do iPhone mostravam normal e inclusive batiam com o computador de bordo do painel (uso o iPhone para visualizar). Eu resetei uma vez para testar e fiz o cálculo iverso porque os apps mostravam em L/100km.

Walter L. L. Casitta
05/09/2013, 00:56
Puxa vida !!!
Comprei pra usar na minha Full 2004 3.2 DID, ma não consegue encontrar o protocolo.
Estranho quer na oficina eles conseguem usar a ODB2 e verificar vários detalhes do funcionamento.

Você sabe dizer se a sua Full é common rail?, Se for com bomba injetora eletrônica não é OBDII e você não deve encontrar alguma dificuldade.

Walter L. L. Casitta
05/09/2013, 01:15
Como o Walter comentou, evitem iOS e OBD Wifi. O problema é que iOS (iPhone / iPad) só suporta conexão de dados OBD por Wifi e os transmissores são ruins, comprei um de uma das melhores marcas e mesmo assim fica caindo e algumas vezes se recusa a conectar de primeira. Já mechi em tudo quanto é parametro de DHCP, mascara de rede, etc e não tem uma solução definitiva (transmissor PLX Kiwi Wifi).

Marcelo, o som você ligou por P2 no Pioneer ou Blutooth? Pergunto porque o Clarion original para tocar música por Blutooth é uma verdadeira porcaria, o audio fica com qualidade similar a uma radio AM.

Walter, sobre o consumo o pouco que me lembro é que o Rev e o Dashcommand do iPhone mostravam normal e inclusive batiam com o computador de bordo do painel (uso o iPhone para visualizar). Eu resetei uma vez para testar e fiz o cálculo iverso porque os apps mostravam em L/100km.

O Rev eu não sei dizer. O Dashcommand já testem a versão windows com um NoteBook só pra ver como era e também não bateu com o CB da Triton.

Curioso que tudo que ligo no Honda Fit funciona que é uma maravilha. Da pra saber até quantos litros tem no tanque. Já na Triton ainda não encontrei nada que funcione bem. Gostaria por exemplo de acompanhar a temperatura do câmbio AT já que uso a Triton rebocando com frequência.

Vários APPs que testei aceitam customizar os PIDs específicos do veículo que está conectado. O problema é que não encontro as essas informações referentes a Triton em lugar nenhum...

MarceloGuerra
05/09/2013, 10:12
O Rev eu não sei dizer. O Dashcommand já testem a versão windows com um NoteBook só pra ver como era e também não bateu com o CB da Triton.

Curioso que tudo que ligo no Honda Fit funciona que é uma maravilha. Da pra saber até quantos litros tem no tanque. Já na Triton ainda não encontrei nada que funcione bem. Gostaria por exemplo de acompanhar a temperatura do câmbio AT já que uso a Triton rebocando com frequência.

Vários APPs que testei aceitam customizar os PIDs específicos do veículo que está conectado. O problema é que não encontro as essas informações referentes a Triton em lugar nenhum...

Estranho... O que uso hoje, sem qualquer problema e dou 100% de certeza que funciona no app torque com o OBD2:

- Pressão do Turbo
- Velocidade (do carro, se quiser tem a do GPS também)
- RPM
- Temperatura da agua
- Temperatura do ar na admissão (pós intercooler)
- Combustível no tanque (%)
- Consumo instantâneo em Km/L
- Potência instantânea do motor (em %)

Abs
Marcelo

Rbastos
05/09/2013, 16:14
Marcelo,

Esse adaptador é igual ao seu?

2013 Latest Version Mini ELM327 OBDII OBD2 V1.5 Bluetooth Car Auto Diagnostic Scanner Tool Adapter-in Diagnostic Tools from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/2013-Latest-Version-Mini-ELM327-OBDII-OBD2-V1-5-Bluetooth-Car-Auto-Diagnostic-Scanner-Tool-Adapter/969653527.html)

Abrs,
Rodrigo

AMatinho,

O ODB2 que comprei foi esse: Newest Elm327 Bluetooth V1.5 OBD2 OBD II Auto Diagnostic Scanner Mini Adapter : Amazon.com : Automotive (http://www.amazon.com/gp/product/B009F4JHHO/ref=oh_details_o02_s00_i01?ie=UTF8&psc=1)

Uma ultima mudança que fiz foi ligar o som pela saída de fones do tablet na entrada auxiliar do rádio, a qualidade fica bem melhor que via Bluetooth!!!

No mais, estou usando Rdio pra streaming de musicas, Waze como GPS, tudo rodando 100%.

Abs
MArcelo

Alberto Granville G Paula
05/09/2013, 16:22
Puxa vida !!!

Rapazes boa tarde.
Venho acompanhando o tópico, que é muito interessante e resolvi também comprar um scanner para minha F 250 2009 motor Cummins Maxi Power eletrônico. A tomada OBD dela tem os pinos 4,5 7 e 16 e pelo que vi em todos os anúncios de scanner, esta pinagem corresponde ao protocolo ISO 9141-2 & KPW, que é um dos indicados como suportados para todos os Scanners com chip ELM 327. Ou seja, pelas informações que estão nos sites de vendas dos scanners ele deveria servir na minha F 250!
Comprei no ML um Scanner mini, aquele pequeno, azulzinho (que outros já usaram aqui com sucesso!) Scanner Automotivo Obd2 Bluetooth Mini - Pronta Entrega!!! - R$ 59,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-507480992-scanner-automotivo-obd2-bluetooth-mini-pronta-entrega-_JM) e mesmo com o vendedor não dando certeza que funcionaria no meu caso, eu resolvi arriscar, pois pelo protocolo da pinagem deveria funcionar. O Scanner chegou, instalei, consegui parear o Bluetooth, mas o Torque não consegue achar o protocolo do carro e pergunta se eu tenho certeza se a chave está ligada.... já fiz de tudo, com carro ligado também, etc e ele fica checando todos os protocolos e diz que não há retorno da ECU e volta perguntar se a ignição está ligada. Os led verde até pisca, mostrando que ele e o Galaxy S4 estão trocando informações, na checagem dos protocolos. Ou seja, não funcionou!
Relendo outros posts em outros foruns estrangeiros, existem comentários que muitas vezes estes scanners podem não funcionar direito, pois são "xinglings", que a maioria é fabricado em massa sem teste final e este azulzinho mini estrá na lista dos não recomendados por apresentarem defeitos (parece que aqui neste tópico também tem um link sobre isso) e que existem alguns mais recomendados que outros.... Sendo assim, estou pensando em comprar outro, de outra marca/modelo e testar tudo de novo. O meu grande interesse neste scanner nem é pelo painel ficar legal com todas aquelas informações, mas sim porque anualmente faço viagens tipo expedição para áreas remotas na América do Sul, em países com pouco recurso para manutenção de motores eletrônicos, como Bolívia, Peru, etc e uma ferramenta destas seria de grande ajuda. Antes eu viajava com uma Land Rover com motor diesel mecânico, que dá pra consertar com chiclete e arame, mas esses motores eletrônicos, o buraco é mais embaixo.
Logo, peço ajuda aos amigos, com sugestões de como fazer o Torque funcionar, se tem algum macete que ainda não fiz, se realmente este scanner pode estar com problema, qual outro modelo mais confiável eu poderia tentar, enfim, qualquer sugestão que pudesse resolver meu problema seria muito vinda. Agradeço a todos de ante-mão.

Walter L. L. Casitta
07/09/2013, 01:08
Rapazes boa tarde.
Venho acompanhando o tópico, que é muito interessante e resolvi também comprar um scanner para minha F 250 2009 motor Cummins Maxi Power eletrônico. A tomada OBD dela tem os pinos 4,5 7 e 16 e pelo que vi em todos os anúncios de scanner, esta pinagem corresponde ao protocolo ISO 9141-2 & KPW, que é um dos indicados como suportados para todos os Scanners com chip ELM 327. Ou seja, pelas informações que estão nos sites de vendas dos scanners ele deveria servir na minha F 250!
Comprei no ML um Scanner mini, aquele pequeno, azulzinho (que outros já usaram aqui com sucesso!) Scanner Automotivo Obd2 Bluetooth Mini - Pronta Entrega!!! - R$ 59,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-507480992-scanner-automotivo-obd2-bluetooth-mini-pronta-entrega-_JM) e mesmo com o vendedor não dando certeza que funcionaria no meu caso, eu resolvi arriscar, pois pelo protocolo da pinagem deveria funcionar. O Scanner chegou, instalei, consegui parear o Bluetooth, mas o Torque não consegue achar o protocolo do carro e pergunta se eu tenho certeza se a chave está ligada.... já fiz de tudo, com carro ligado também, etc e ele fica checando todos os protocolos e diz que não há retorno da ECU e volta perguntar se a ignição está ligada. Os led verde até pisca, mostrando que ele e o Galaxy S4 estão trocando informações, na checagem dos protocolos. Ou seja, não funcionou!
Relendo outros posts em outros foruns estrangeiros, existem comentários que muitas vezes estes scanners podem não funcionar direito, pois são "xinglings", que a maioria é fabricado em massa sem teste final e este azulzinho mini estrá na lista dos não recomendados por apresentarem defeitos (parece que aqui neste tópico também tem um link sobre isso) e que existem alguns mais recomendados que outros.... Sendo assim, estou pensando em comprar outro, de outra marca/modelo e testar tudo de novo. O meu grande interesse neste scanner nem é pelo painel ficar legal com todas aquelas informações, mas sim porque anualmente faço viagens tipo expedição para áreas remotas na América do Sul, em países com pouco recurso para manutenção de motores eletrônicos, como Bolívia, Peru, etc e uma ferramenta destas seria de grande ajuda. Antes eu viajava com uma Land Rover com motor diesel mecânico, que dá pra consertar com chiclete e arame, mas esses motores eletrônicos, o buraco é mais embaixo.
Logo, peço ajuda aos amigos, com sugestões de como fazer o Torque funcionar, se tem algum macete que ainda não fiz, se realmente este scanner pode estar com problema, qual outro modelo mais confiável eu poderia tentar, enfim, qualquer sugestão que pudesse resolver meu problema seria muito vinda. Agradeço a todos de ante-mão.

Alberto, se a F250 tiver PBT acima de 3500Kg, esta numa categoria fora da legislação brasileira que obriga o uso do padrão OBDII.

Walter L. L. Casitta
07/09/2013, 01:36
Estranho... O que uso hoje, sem qualquer problema e dou 100% de certeza que funciona no app torque com o OBD2:

- Pressão do Turbo
- Velocidade (do carro, se quiser tem a do GPS também)
- RPM
- Temperatura da agua
- Temperatura do ar na admissão (pós intercooler)
- Combustível no tanque (%)
- Consumo instantâneo em Km/L
- Potência instantânea do motor (em %)

Abs
Marcelo

Vou testar o Torque pro com mais cuidado. Depois que o meu Nexus atualizou pra 4.3 ele parou de funcionar.

Também descobri porque o TPS não funciona na Triton e que não é problema de compatibilidade. Acontece que o que o TPS mede é a posição da borboleta no coletor de admissão e não a posição do acelerador. Essa borboleta no motor da Triton e motores diesel em geral não abre proporcionalmente ao acelerador como nos motores a gasolina. Na Triton ela tem praticamente 3 ou 4 posições de abertura que se alternam de acordo com outros parâmetros e não da posição do pedal do acelerador.

rdb4602
07/09/2013, 10:07
vc's acham que este obd2 aqui é mais confiavel e aceitavel na triton diesel?

Scanner Icar Iv350 Elm327 Bluetooth Obdii Obd2 Fiat Gm Vw - R$ 199,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-503789185-scanner-icar-iv350-elm327-bluetooth-obdii-obd2-fiat-gm-vw-_JM#questionText)

e outra, se não for muito incomodo alguém mais expert no ramo poderia fazer um tutorial para auxiliar os mais novatos?

07/09/2013, 22:49
Alberto, se a F250 tiver PBT acima de 3500Kg, esta numa categoria fora da legislação brasileira que obriga o uso do padrão OBDII.

Mas na tampinha da tomada está escrito "OBD" e a tomada é 16 pinos no formato da OBDII....
Não poderia ser a versão do Android? A minha é 4.2.2 e alguém disse aí que após a atualização do Android 4.3 o Torque parou de funcionar. Estou usando o Torque Free para testes...Será que é isso?

Walter L. L. Casitta
08/09/2013, 00:07
Mas na tampinha da tomada está escrito "OBD" e a tomada é 16 pinos no formato da OBDII....
Não poderia ser a versão do Android? A minha é 4.2.2 e alguém disse aí que após a atualização do Android 4.3 o Torque parou de funcionar. Estou usando o Torque Free para testes...Será que é isso?

A F350 2011 e a Ranger 2001 ambas com motor é 100% mecânico e tem a mesma tomada OBD e não tem nada de OBD. A Ford usa essa mesma tomada pra acessar outros dispositivos eletrônicos do veículo com velocímetro e controle da tração 4x4 por exemplo.

Experimenta em outro veículo para ver se tá funcionando ok. Também tem um monte de outros Apps OBDII no Google Play que você pode experimentar...

09/09/2013, 08:49
A F350 2011 e a Ranger 2001 ambas com motor é 100% mecânico e tem a mesma tomada OBD e não tem nada de OBD. A Ford usa essa mesma tomada pra acessar outros dispositivos eletrônicos do veículo com velocímetro e controle da tração 4x4 por exemplo.

Experimenta em outro veículo para ver se tá funcionando ok. Também tem um monte de outros Apps OBDII no Google Play que você pode experimentar...

Walter e demais colegas: testei ontem o scanner mini que comprei no carro da minha patrou e funcionou perfeitamente. É um Sonic 2013. Até quantos litros tem no tanque mostra.
Testei também o Mini na F250 com Android mais antigo e também não funcionou...:(
Logo cheguei as seguintes conclusões:
- o Scanner está funcionando bem;
- não é a questão de versão do Android;
- a tal tomada escrito na tampa "OBD" não deve ser OBD ou a ECU da F250 não deve trabalhar nos protocolos suportados por estes scanners;

Me lembrei que uma vez acendeu a luz da injeção e levei num bombista e ele colocou um scanner e descobriu que era o pedal do acelerador eletrônico. Mas ele não ligou nesta tomada OBD. A F250 tem uma outra tomada fêmea atrás da tampa do painel que esconde a caixa de fusíveis, de formato redondo com uns 8 pinos.
Acho que teria que encontra um scanner para ligar aí, ou um cabo adaptador desta para OBDII....

diegopompeu
29/12/2013, 23:36
Walter e demais colegas: testei ontem o scanner mini que comprei no carro da minha patrou e funcionou perfeitamente. É um Sonic 2013. Até quantos litros tem no tanque mostra.
Testei também o Mini na F250 com Android mais antigo e também não funcionou...:(
Logo cheguei as seguintes conclusões:
- o Scanner está funcionando bem;
- não é a questão de versão do Android;
- a tal tomada escrito na tampa "OBD" não deve ser OBD ou a ECU da F250 não deve trabalhar nos protocolos suportados por estes scanners;

Me lembrei que uma vez acendeu a luz da injeção e levei num bombista e ele colocou um scanner e descobriu que era o pedal do acelerador eletrônico. Mas ele não ligou nesta tomada OBD. A F250 tem uma outra tomada fêmea atrás da tampa do painel que esconde a caixa de fusíveis, de formato redondo com uns 8 pinos.
Acho que teria que encontra um scanner para ligar aí, ou um cabo adaptador desta para OBDII....

Pessoal, comprei uma Flex 12/13 com 15900km, como todos sabem a partir de 2011 a Mit fez uma c@g@d@ e tirou o CB.

Estou tentando utilizar um adaptador ELM Bluetooth para ler as informações da Central e tentar superar a falta do CB com um android e um software de leitura.

Apos alguns testes percebi que obtenho varias informações, como RPM, Temp, Acelerador, Voltagem da bateria, mas NÃO CONSIGO MEDIR O CONSUMO.

Será que alguem já conseguiu medir o consumo nas L200 mais novas? Qual o software ou dica?

Obrigado,

saulo_borges
30/12/2013, 19:24
Alberto Granville,

Melhor consultar alguém que possua o mesmo veículo e certificar se conseguem utilizar. Do contrário arrisco dizer que seu caso é semelhante ao meu com a Mit TR4 05. A ECU possui um protocolo não suportado pelos scanners. OBD2 significa On Board Diagnostic e é m adrão somente do conector. Protocolos existem vários. Todo carro possui também o conector no cofre do motor para as análises de oficina e estes não seguem este padrão de conector.

Faça isto, certifique-se de que alguém já conseguiu com este modelo específico. no Caso das TR4 é somen nas versões 05 e 06. Todas as demais funcionam com qualquer scanner.

Loras
30/12/2013, 21:52
Vale lembrar que o padrão OBD2 é apenas o "formato físico" do conector.

Se a pinagem é diferente (vide Trollers por exemplo), não funciona.

Precisa fazer um adaptador que corrija essa diferença dos pinos. A melhor saída é procurar alguém com um equipamento profissional de injeção eletrônica para checar por onde ele acessa (no caso da F250).

Abs.

Abs.

Felipe_Augusto
31/12/2013, 11:41
muito bom, será que tem alguém que faça este serviço aqui em Recife? fiquei muito interessado.

josé eduardo da silva
16/02/2014, 13:51
ola amigo voce poderia postar a configuração do llama que voce usou tenho uma triton igual a sua mas não estou conseguindo configurar o llama

MarceloGuerra
28/02/2014, 12:08
Olá

Vou tirar uma foto da tela dele e posto aqui!

Abs

ola amigo voce poderia postar a configuração do llama que voce usou tenho uma triton igual a sua mas não estou conseguindo configurar o llama

erickfinzi
02/03/2014, 12:06
453281 Na imagem e possivel ter ideia do que estou pensando em fazer em meu Focus GLX.

Olá Marcelo, muito bacana isso que você fez. Não sei o porque os instaladores de som não fazem esse tipo de coisa.
Preferem vender centrais multimideas com pouquissimos recursos por R$2700,00. Eu estou pensando em fazer algo parecido
também. Peguei varias dicas com sua solução e tenha outras também para contribuir para a comunidade interessada como pode ser visto na imagem que eu enviei.
Tenho algumas dúvidas também em relação a sua solução. Vamos a essas dúvidas:

1) Qual o Adaptador OBD2 / Bluetooth ELM327 que você comprou? Qual que funciona com o meu carro: Focus 2012 GLX.2.0.?
Costumo compra no Deal Extreme, gostaria de saber o fabricante e modelo exato para que eu não tenha surpresas desagradaveis.

2) As conexoes bluetooth do tablet com o OBD2 e com o rádio Pionner funcionam juntas. Ou ficam apenas emparelhadas por
bluetooth e você precisa conectar uma ou outra de cada vez? Resumindo o som sai ao mesmo tempo que você monitora os dados do carro?

3) A conexão do tablet com o celular também é por bluetooth certo? Também funciona junto? Durante a chamada toca no som do carro ou apenas no som do seu celular? Após atender a chamada é utilizado o microfone do tablet ou do celular?

4) No software LLama tem opção de desligar total o tablet? Pois assim evita que a bateria se descarregue completamente quando ficar muito tempo sem ligar o carro. É claro que fica o incoveniente de toda hora que liga o carro o tablet precisa ligar e isso demora um pouco :(.

5) A unica coisa que não achei ninguem comentando é a respeito de instalar camera de ré no tablet. Não encontrei nenhum tablet com entrada de video. Até meu gps de 7 polegada midi japan tem entrada para video. Será que não existe alguma solução. Será que soldar diretamente na entrada de video da tela do tablet através de algum chaveamento? Para que hora veja imagem da camera de ré e outra hora veja a tela normal do tablet?

RValle
02/03/2014, 23:04
Confrades, vi todos os relatos e achei estranho alguns não conseguirem conexão em carros relativamente novos.

Pasmem, tenho uma GLS-B 3.5 1999 e o Torque funcionou perfeitamente, com o OBD2 comprado no DealeXtreme - Cool Gadgets at the Right Price - DX Free Shipping Worldwide (http://www.DX.com) por 9 dólares. Não precisei ajustar absolutamente nada no protocolo.

Usei meu Sony Xperia ZQ com Android atualizado.

Simplesmente adorei a idéia de usar um tablet, só estou estudando como fazer isso na Pajero GLS-B 99... quem sabe naquele local que tem a bússola, inclinômetro e o altímetro...

Só que tem o seguinte: tem um monte de gente que tá usando a versão GRÁTIS do Torque, porém ele dá um aviso em inglês de que o chip ELM327 não é o original, mas sim um ching ling... eu usei a gratuíta e a porcaria não conectava nem a pau.
Arrisquei e comprei a versão paga. Funcionou na hora. São 12 pila, gente... não vai doer no bolso. :bye:

Se na minha 99 funcionou, por que não funcionaria numa 2005?

Agora, não achem que o Torque vai ser a salvação. Ele é um software de telemetria, e só. Vai mostrar o que tá acontecendo, dependendo de quantos sensores teu carro vai ter e mostrar erros que possam existir... aquele erro da luz do Air Bag acesa? Esquece, ele não mostra erros de luz de painel, salvo alguma coisa que apareça se a luz de injeção acender no painel, mas nada específico.

Tem um mundaréu de sensores sem nome lá, o que faz o usuário buscar na tentativa e erro para ver se funciona. Muitos lá não faço idéia o que medem. O bacana é pegar alguém fera que fizesse um arquivo ".cfg" para já nos deixar com as opções pré selecionadas e aparecer o que é mais padrão... sonho com isso :-|

Vi um confrade falando da temperatura do câmbio. Realmente tem esse sensor... mas ele mostra EXATAMENTE a mesma temperatura do motor, quando eu fiz a medição. Não sei se vai te servir, amigo.

Mas é um brinquedo legal de ter. Eu o deixo no porta luvas e uso de vez em quando pra ver se o meu alternador está carregando, essas coisas.

MarceloGuerra, quais leitores você deixou ativo e que fucionam? Lista para nós?

Abração!

saulo_borges
03/03/2014, 19:37
RValle,

TR4 2005 tem ECU com protocolo que ELM/Torque Pro e ScanGauge II não "conhecem". Já desisti.

Cheguei a trocar mensagens com o fabricante do ScanGauge e nada. Desconhecem o produto.

Tem jeito não...

Moipessoa
03/08/2014, 15:48
Olá

Vou tirar uma foto da tela dele e posto aqui!

Abs

desenterrando o tópico...

Marcelo,

você conseguiu sincronizar a virada da chave de ignição do motor com o ligar do tablet? essa seria uma das condições, outra seria ligar no botão power do aparelho direto no "dedão". e desligar no manual (dedão) ou passados tanto X de minutos em que a viatura esteja desligada.

tem como fazer com o taske ou outro aplicativo?

vlw

PauloJ
09/10/2014, 18:09
Sensacional a adaptação do tablet no painel. Como ele não é um produto pensado para uso automotivo, sob sol, calor, trepidação etc., fica uma dúvida sobre durabilidade. Agora que já faz mais de um ano, posso perguntar Herick se deu algum problema no tablet?

Abraços,

Paulo

cogmax
09/10/2014, 22:28
Ola,
acabei de adquirir uma triton hpe flex 2014/15. Procurei a porta obd2 e ainda não encontrei. Vocês teriam como me ajudar e informar aonde fica localizada a porta obd2.
Grato por qualquer ajuda.

Amatinho
24/07/2015, 19:32
Boa noite

desenterrando o tópico.

Esse se coneccao com Android também funciona via Wi-Fi ou só Bluetooth?

PauloLimited
24/07/2015, 21:13
O torque pro tem pra Ipad tb ?

Amatinho
25/07/2015, 09:38
O torque pro tem pra Ipad tb ?

Torque, acho que não, mas tem uma lista grande de Aplicativos. Só procurar "OBD"

fabiosurf
14/09/2015, 17:12
Boa tarde pessoal.. acompanhei o topico e comprei o OBD II e baixei o Torque. O problema que me deparei é q o APP nao funciona corretamente com Moto Maxx. Ele funciona até vc tentar mudar a tela para qq lado e o aplicativo trava. Li alguns comentarios no aplicativo do Google Play sobre essa falhar. É aguardar uma nova att ou trocar de aparelho mesmo...

RValle
15/09/2015, 13:01
Boa noite

desenterrando o tópico.

Esse se coneccao com Android também funciona via Wi-Fi ou só Bluetooth?

Amatinho, vai depender do adaptador. Geralmente usam conector Wi-Fi para os iPhone, pois o Bluetooth para esses modelos é bem restrito. Eu sugiro usar um Android (meu tablet é Android) que é mais barato e pode usá-lo como GPS também.

Moipessoa
16/01/2016, 15:36
desenterrando o tópico II

aos entendidos de rede, vai a pergunta:
tenho o conector instalado no carro, mas o meu tablet só tem rede wifi, ja tentei e o conector não parelha com o tablet. tenho um samsung que tem os dois, wifi e bluetooth. a pergunta é: se eu deixar as duas ativas (se isso for possível no samsung) e parelhar os 3 aparelhos (ELM327 -> smartfone -> tablet), é possível?

lfpimenta
11/01/2017, 19:01
Reativando a discussão, a minha Pajero Sport 2.5 VGT-I 2011 possui dois conectores: um OBDII e outro de 12 pinos. Quero comprar um scanner OBDII bluetooth para usar com os apps, mas no Mercadolivre todos os que olhei fala que não funciona com motores a diesel....
Para fazer funcionar um scanner OBDII Bluetooth e fazer as leituras nos Apps do meu carro, é necessário obter informações das duas conexões (a de 12 pinos e a de 16 - padrão J1932)?

Se positivo, é necessário um adaptador? (como esse que encontrei no aliexpress: conector do tubo Picture - More Detailed Picture about Autel Maxisys MS908 MS908P For MITSUBISHI HYUNDAI 12+16 Pin Male To OBD2 16pin OBD Connector Free Shipping Picture in Car Diagnostic Cables & Connectors from NEW HORIZON | Aliexpress.com | Alibaba Group (https://www.aliexpress.com/item-img/Autel-Maxisys-MS908-MS908P-For-MITSUBISHI-HYUNDAI-12-16-Pin-Male-To-OBD2-16pin-OBD-Connector/32723058596.html?spm=2114.10010108.1000017.2.B7B7r b#) )

Ao final, alguém do Fórum já comprou / testou um scanner OBDII bluetooth que funcione numa Pajero Sport diesel?

adriano84
24/08/2018, 16:25
Reativando a discussão, a minha Pajero Sport 2.5 VGT-I 2011 possui dois conectores: um OBDII e outro de 12 pinos. Quero comprar um scanner OBDII bluetooth para usar com os apps, mas no Mercadolivre todos os que olhei fala que não funciona com motores a diesel....
Para fazer funcionar um scanner OBDII Bluetooth e fazer as leituras nos Apps do meu carro, é necessário obter informações das duas conexões (a de 12 pinos e a de 16 - padrão J1932)?

Se positivo, é necessário um adaptador? (como esse que encontrei no aliexpress: conector do tubo Picture - More Detailed Picture about Autel Maxisys MS908 MS908P For MITSUBISHI HYUNDAI 12+16 Pin Male To OBD2 16pin OBD Connector Free Shipping Picture in Car Diagnostic Cables & Connectors from NEW HORIZON | Aliexpress.com | Alibaba Group (https://www.aliexpress.com/item-img/Autel-Maxisys-MS908-MS908P-For-MITSUBISHI-HYUNDAI-12-16-Pin-Male-To-OBD2-16pin-OBD-Connector/32723058596.html?spm=2114.10010108.1000017.2.B7B7r b#) )

Ao final, alguém do Fórum já comprou / testou um scanner OBDII bluetooth que funcione numa Pajero Sport diesel?

Ta ai uma coisa difícil, já tive um cliente que testou o TurboGauge sem sucesso na Pajero Sport Diesel. Tem um aplicativo chamado HobDrive que possui um Perfil para o motor mitsubishi 4D56T no entanto sei que em outros países este motor foi modernizado e não sei se é para estes casos. Uso este aplicativo em minha TR4 2006 e funciona que é uma beleza.