Ver Versão Completa : Roda Livre Automática: Dúvida!
PHenriqueCE
06/08/2013, 08:23
Amigos seguinte, tenho um vitara 1997 metal top 02 portas todo original.
Ando fazendo algumas trilhas leves pela praia, dunas, etc... Lá vai as dúvidas..
1 - Estou com o 4x4 engatado e saio da areia e entro no asfalto, mas logo a frente vou pegar areia denovo. Tem necessidade de voltar pro 4x2 e desengatar a roda livre automatica? Ou posso continuar com o 4x4 pelo asfalto normal, tem algum problema?
2 - No caso se referindo a ultima pergunta, posso apenas voltar pro 4x2 e não desengatar a roda livre automática?
3 - Me falaram que eu com a roda livre engata e estando no 4x2, se eu quiser mudar pra 4x4 em movimento pode. Procede?
Obrigado pela as ajudas!!!
PHenrique, a roda livre é automatica ou manual? Se for automatica, ela engata e desengata conforme a tração é engatada. Se ela for manual, ai poderia deixar ela engatada (4x4 lock) e desengatar a alavanca do 4x4 no asfalto e somente engatar a alavanca 4x4 na terra/areia. Deve-se evitar o 4x4 em terrenos com aderência, porque vai dar uma forçada no sistema, mas também nada que vá "explodir tudo" se andar na manha...
Abraços
Buno Ventura
06/08/2013, 14:34
PHenrique, a roda livre é automatica ou manual? Se for automatica, ela engata e desengata conforme a tração é engatada. Se ela for manual, ai poderia deixar ela engatada (4x4 lock) e desengatar a alavanca do 4x4 no asfalto e somente engatar a alavanca 4x4 na terra/areia. Deve-se evitar o 4x4 em terrenos com aderência, porque vai dar uma forçada no sistema, mas também nada que vá "explodir tudo" se andar na manha...
Abraços
So um detalhe a roda livre automática para desengatar tem de dar re se ela foi engatada para frente, então mesmo se ele voltar para 4x2 e não der ré ela vai permanecer engatada.
No meu eu mudo para 4x2 e permaneço com a roda livre engatada mesmo durante a trilha e volto a 4x4 diversas vezes durante o trajeto sem ocorrer avarias só desengato a roda livre quando vou aumentar a velocidade acima de 60 km/h ou no final do passeio..
Abraços
PHenriqueCE
06/08/2013, 14:53
Então no caso eu deixo a roda livre engatada no 4x2 e na hora de usar o 4x4 novamente posso passar com o carro em movimento?
mackjunqueira
06/08/2013, 15:36
Não há problemas andar com o 4x4 no asfalto. Eu tem um GV 2000 e mesmo em asfalto com chuva e costumo ligar o 4x4. Da mais aderência e segurança!
Buno Ventura
06/08/2013, 19:57
Então no caso eu deixo a roda livre engatada no 4x2 e na hora de usar o 4x4 novamente posso passar com o carro em movimento?
Não e aconselhado mas pode sim em baixas velocidades.
Buno Ventura
06/08/2013, 20:01
Não há problemas andar com o 4x4 no asfalto. Eu tem um GV 2000 e mesmo em asfalto com chuva e costumo ligar o 4x4. Da mais aderência e segurança!
O GV não tem roda livre o acionamento e pneumático mas tbm não se deve acionar com o veiculo em movimento., no asfalto com baixa aderência (fortes chuvas) pode usar a tração mas no ceco o risco de forçar o conjunto e grande....
Rainer 89
07/08/2013, 00:53
Henrique,
Se a roda livre é automática no manual diz para não engatar a tração em movimento. Acredito que depois de desligar a tração mesmo sem dar ré a roda livre pode desengatar.
PHenriqueCE
07/08/2013, 08:20
Certo, entendi. MUITO OBRIGADO.
Só tenho mais uma dúvida: No caso há algum problema eu andar com a roda livre engatada no 4x2? Pergunto isso porque pra não ter que ficar dando ré sempre que for mudar pro 4x2. Fazemos muitas trilhas mistas aqui e chegou a ter vezes que tive que dá a ré pra desengatar a roda livre umas 8 vezes... kkk
tjflorindo
07/08/2013, 09:55
Pode haver alguns problemas:
Mesmo que vc desligue a tração na alavanca de acionamento, como a roda livre está acionada, o conjunto dianteiro continua rodando...
Pra não ter problemas, não andar acima de 60 km/h com a roda livre engatada, e não andar por longos trechos assim...pra não forçar o conjunto...
tjflorindo
07/08/2013, 10:01
Eu troquei a roda livre automática por uma manual da AVM...na segunda trilha de barro aqui, quando precisei dela, a danada não acionou....
Uso da seguinte forma, chego na trilha, travo as borboletas da roda em 4x4, e durante a trilha mudo várias vezes de 4x2 para 4x4, sempre não passando de 50 km/h; para ligar ou desligar a tração, paro o caro, coloco no neutro e aciono a alavanca.
Rainer 89
07/08/2013, 12:06
Pode haver alguns problemas:
Mesmo que vc desligue a tração na alavanca de acionamento, como a roda livre está acionada, o conjunto dianteiro continua rodando...
Pra não ter problemas, não andar acima de 60 km/h com a roda livre engatada, e não andar por longos trechos assim...pra não forçar o conjunto...
Na verdade não tem problema andar com a roda livre engatada...
A roda livre serve apenas para poupar o sistema de eixos dianteiros de desgaste desnecessário já que na maior parte do tempo não está sendo usado. Também diminui a resistência ao deslocamento do veiculo já que, com a roda livre desengatada, o sistema de eixos dianteiros não gira.
De fato é melhor desengatar a roda livre para um trecho longo sem tração. Mas quanto a velocidade não vejo problemas.
P.S.
Tava lendo o manual agora e descobri uma informação conflitante.
Na seção "utilizando a alavanca de transferência" diz o seguinte:
"Se o veículo for equipado com rodas-livres de acionamento automático, certifique-se de parar completamente o veículo antes de efetuar mudanças entre 2H e 4H."
Mas na seção "Roda Livre de Acionamento Automático" tem um item que diz o seguinte:
"Quando as rodas de acionamento automático estiverem acionadas, você poderá alternativamente operar em 4x2 ou 4x4, posicionando a alavanca de transferência em "2H" ou "4H" com o veículo em movimento, se estiver em trajetória retilínea."
Agora não sei mas de nada... rsrsrsrs
Eu troquei a roda livre automática por uma manual da AVM...na segunda trilha de barro aqui, quando precisei dela, a danada não acionou....
Uso da seguinte forma, chego na trilha, travo as borboletas da roda em 4x4, e durante a trilha mudo várias vezes de 4x2 para 4x4, sempre não passando de 50 km/h; para ligar ou desligar a tração, paro o caro, coloco no neutro e aciono a alavanca.
Dando o meu pitaco, tive um Vitarinha 94 com Roda Livre Automática que nunca me deixou na mão, agora na minha ex Hilux 98 2.8TD, em locais de baixa aderência, fazia igual à você deixava as borboletas travadas e trocava direto na alavanca de 4x2 para 4x4 e vice-versa, não tem problema algum e quando terminava o passeio/trilha eu parava a vtr, destrava a borboleta, a alavanca para 4x2 e andava em sentido inverso, até escutar um "Click", agora para usar a reduzida não precisa a borboleta "Lockar" pode engatar direto na alavanca de tração.:curtir:
eu tbm já percebi esse conflito de informação no manual do prop., eu sempre mudo a tração com o carro parado, mesmo que a roda livre já esteja engatada.Aproveitando o tópico, no meu vitara 93 toda vez que desengato o 4x4 e dou ré para desengatar a roda livre escuto o estalo do desengate, porém ao passar primeira e andar para frente algumas vezes escuto o estalo novamente, como se estivesse engatando a roda livre, isso é normal? Abraço!
mas.marco
08/08/2013, 00:05
eu tbm já percebi esse conflito de informação no manual do prop., eu sempre mudo a tração com o carro parado, mesmo que a roda livre já esteja engatada.Aproveitando o tópico, no meu vitara 93 toda vez que desengato o 4x4 e dou ré para desengatar a roda livre escuto o estalo do desengate, porém ao passar primeira e andar para frente algumas vezes escuto o estalo novamente, como se estivesse engatando a roda livre, isso é normal? Abraço!
Alex,
Esse estalo que todo mundo diz que acontece mas ninguém esclarece, é exatamente quando você anda um pouquinho, no sentido contrário ao do desacoplamento. Ex.: à frente. parou, desengatou, deu ré por uns 2 metros (rodas livres), andou à frente e aí sim fará o estalo. Mesma coisa ao tracionar para a ré: parou, desengatou, passou a 1a por uns 2 metros (rodas livres), engatou a ré e aí sim, novamente, o estalo.
É um 'pec' bem baixinho.
Tá tudo certo com sua tração. Se seu carro for manual, na dúvida, basta dar uma patinada (embreagem) na terra pra ver qual tá girando.
Abraços!
Chucho Melo
10/12/2019, 13:35
Sempre tive essa dúvida com relação a deixar a roda livre manual acionada no 4x2. É muito chato ficar descendo toda hora para acionar.