Ver Versão Completa : suspiro do diferencial?
Gostaria de saber quais os pontos do diferencial e caixa da Ranger que estão vulnerável ao atravessar um rio?
E o que posso fazer para ameniza estes problemas (se houver)??
se possivel soluçoes com fotos (acho que tou pedindo muito, hehhe).
Fica um convite aos usuários de Ranger a montar umas paginas com fotos de varias soluções para a mesma, tenho onde hospedar tudo com vídeo e fotos sem limites (de Mb).
grande abraço a todos
Walter L. L. Casitta
24/10/2005, 14:19
A Ranger já vem com os suspiros das caixas e diferenciais elevados.
Edintruder
24/10/2005, 15:03
Ao atravessar um rio o que mais sofre são os rolamentos dos esticadores de correia do motor. Os retentores dos diferenciais sempre deixam passar um pouco de água se ficar muito tempo submersos. O melhor a se fazer é ir tranquilo que o troço foi feito para agüentar esse tipo de obstáculos também, e após a trilha olhar o estado dos fluídos para serem trocados caso seja necessário.
A idéia do site é boa, mas dá uma olhada
http://www.comunidaderanger.com.br
http://www.clubranger4x4.com.ar
ola all,
Walter L. L. Casitta,
A Ranger já vem com os suspiros das caixas e diferenciais elevados.
vc saberia falar o quanto elevado? ex: posso atravesar com agua combrindo todo o diferencia?
Rodrigo Luvison
24/10/2005, 19:54
Olá pessoal
O correto é RESPIRO!
"Suspiro" é coisa de mexanico :mrgreen:
[]'s
Walter L. L. Casitta
24/10/2005, 21:05
Lo Respiro más bajo soy que él es junto a la cubierta del depósito de gasolina... :mrgreen:
Walter L. L. Casitta
24/10/2005, 21:11
O mais baixo o do dif. traseiro, fica junto a tampa do tanque de combustível... :roll:
Walter L. L. Casitta,
O mais baixo o do dif. traseiro, fica junto a tampa do tanque de combustível...
cara se for assim ta bom demais, nao tenho a pretenção de navegar com a Ranger, nao tenho esta experiencia de pilotagem, porem nao quero ficar com medo (em vericar óleo etc...) so pq combriu o diferencial.
obrigado a todo pela ajuda na duvida.
Na l200 existe o risco de entrar agua no difencial pelo respiro? E se acontecer, o que fazer?
Musch,
Todo veículo apresenta a possibilidade de entrar água no diferencial. E entra, quando o sistema fica imerso na água. Mas diferenciais são sistemas robustos. Não são assim tão sensíveis. Quanto menos tempo e quanto mais frio estiver o diferencial, menos água entra. Quanto mais quente, quanto mais profundo e quanto mais tempo ficar imerso, mais água pode entrar. Mas num vai ser uma "cachoiera". Se o carro se mantiver em movimento, o óleo vai estar aquecido, e a água em pouco tempo vai se evaporar. Se seu carro não passou a noite dentro de um rio, pode ter certeza de que ao chegar em casa, não mais vai haver água. E se houver, nada que uma ou duas trocas do óleo do diferencial não resolvam a contento.
[]´s
ola Luca,
Se o carro se mantiver em movimento, o óleo vai estar aquecido, e a água em pouco tempo vai se evaporar.
aguem teria uma ideia desta temperatura do óleo, ex rodando umas 2 horas a 50 km/h.
Walter L. L. Casitta
25/10/2005, 15:47
Nos tempos do meu Samurai troquei o óleo com água várias vezes. Mesmo com o respiro modificado a água entrava. O óleo vira uma gosma.
No Samurai trocar o óleo era tranqüilo, os diferenciai tinham 2 bujões, 1 pra esgotar o óleo e outro para completar. Fazer isso na Ranger é muito mais difícil, os diferenciais não têm o bujão pra drenagem. Tem que tirar as tampas pra isso e o da frente fica num lugar muito apartado pra mexer...
... na Ranger ... os diferenciais não têm o bujão pra drenagem. Tem que tirar as tampas ...
Ô loco :shock: . Esses caras da Ford tão de sacanagem. Walter, ranca fora as tampas, e instala um bujão prá drenagem. Depois tira umas fotos e manda prá Ford, prá eles verem :D .
[]´S
Walter L. L. Casitta
25/10/2005, 21:39
Não sei se a culpa é só da Ford, uma vez que o dif traseiro é Viston e dianteiro Dana. Alem deles tem a caixa de transferência Borg Warner que também não tem dreno.
Devem estar armando um complô contra o bujão de dreno... :D
Edintruder
25/10/2005, 22:33
Os engenheiros da Ford acreditam que eles são os mestres em fabricação de veículos que não necessitam de manutenção e nem trocas de óleo. :roll: Os diferenciais recebem o óleo na fábrica e daqui a 100 anos o óleo estará igual como foi colocado. :palmas: Isso é o que os engenheiros da Ford acreditam. :mrgreen:
:putz:
Walter L. L. Casitta
25/10/2005, 22:58
Pois é! A verdade verdadeira é que hoje os óleos de caixa e diferencial a menos que estejam contaminados com água por exemplo, não precisam ser substituídos e só completados e quem quiser trocar, que se $$ferre...
Um usuário comum nunca se lembra desses óleos e muito provavelmente também, não terá problemas... Se tiver não adianta reclamar porque o fabricante já está resguardado desde o momento em que criou o “$$plano de manutenção programado”. Mais uma vez, quem não quiser se $$preocupar é só seguir o “$$plano de manutenção programado” ou, que se $$ferre.
Tudo muito $$simples. :D
Walter e all,
Até ler o post acima eu estava di$po$to a seguir o $$plano de manutenção e trocar o óleo dos diferencias, CT e câmbio, apesar do "complô contra o bujão de dreno". Eu mesmo executaria o serviço, mas agora estou em dúvida se a troca realmente é necessária.
O manual recomenda a troca aos 120.000 Km, no momento estou com 117.800 Km, já abri os bujões de abastecimento para verificar e, aparentemente, não há contaminação por água e o nível está certinho.
Qual a sugestão dos mestres? Compro a junta líquida, me enfio embaixo da pickup, arranco as tampas dos diferenciais e troco o óleo ou deixo tudo como está? E a CT como é que faz? Tem que remover para conseguir drenar?
Lembrando que pretendo rodar mais uns 80.000 Km com ela...
[]'s
Edintruder
26/10/2005, 07:33
A troca do óleo do if traseiro é barbada se comparada ao dianteiro. no traseiro é tirar o estepe e trabalhar de cócoras :mrgreen: , e o dianteiro tem que trabalhar deitado comendo areia nos olhos. :|
Walter L. L. Casitta
26/10/2005, 09:12
É exatamente como o Edi disse!
Já a CT, eu levei num “centro automotivo” onde sempre troco o óleo do motor e o cara com jeitinho, usou uma máquina que sugou o óleo da CT e pronto. Infelizmente essa estratégia não funcionou com os diferenciais...
... é tirar o estepe e trabalhar de cócoras :mrgreen: , e o dianteiro tem que trabalhar deitado comendo areia nos olhos. :|
Eu continuo preferindo colocar no elevador e trabalhar em pé... :lol:
Beleza, das dificuldades eu estou consciente... É que fiquei em dúvida se há necessidade de trocar ou não depois de ler o que o Walter escreveu:
A verdade verdadeira é que hoje os óleos de caixa e diferencial a menos que estejam contaminados com água por exemplo, não precisam ser substituídos e só completados e quem quiser trocar, que se $$ferre...
Já a CT, eu levei num “centro automotivo” onde sempre troco o óleo do motor e o cara com jeitinho, usou uma máquina que sugou o óleo da CT e pronto.
Então neste caso vou usar da mesma estratégia... E a caixa de câmbio? Não verifiquei se ela tem bujão de escoamento, dá para usar a mesma técnica da CT?
[]'s cheios de dúvidas e agradecendo pela paciência
Walter L. L. Casitta
26/10/2005, 10:29
E a caixa de câmbio? Não verifiquei se ela tem bujão de escoamento, dá para usar a mesma técnica da CT?
A caixa do câmbio felizmente tem os dois bujões...
pessoal alguém conhece o aditivo "GA Bardal"?
já tinha falado em outro tópico que iria trocar o retentor da roda traz. (“BG1T/ 1177/A” obrigado Walter) estou esperando os cara da Ford pedirem, tive que encomendar já que já tem na cidade, mas ate que ele é barato 17,00R$.
bom, mas estou pensando em não trocar o óleo, mas só em completar com este aditivo “GA Bardal”, então o que vcs acham?
João Pedro
27/10/2005, 03:52
Certo! Certo! Agora vamos falar realmente de piacape. :mrgreen:
Algum dos senhores sabe a altura segura para uma S10 atravessar?
A frente dela, tecnológicamente mais baixa (deve haver um excekente motivo para isto) já leva o tubo do aspirador de ar do filtro para mais baixo. Mas, como ela é a mais baixa (certamente tem também um excelente motivo tecnológico) leva-se a crer - por lógica - que TUDO nela é mais baixo.
Então? Que até que profundidade abissal posso submergir com minha "poderosa"?
Luizinho
27/10/2005, 09:57
João Pedro,
Acho que voce ficou preocupado com a chuva de segunda-feira (24/10/05)!
Fica tranquilo que se a coisa continuar neste ritmo, nem de S-10, nem de Ranger ou de Barco voce passa.
Abraço.
João Pedro
27/10/2005, 12:23
Não adianta! Vcs não me levam a sério, mesmo eu tendo uma picape tão superior :mrgreen:
Com certeza minha S10 já vem de fábrica com capacidade anfíbia.
Luizinho
27/10/2005, 17:42
Mas infelizmente eu falei serio!
Abraço, torcendo para não chover.
Pequeno jr
27/10/2005, 17:52
Não adianta! Vcs não me levam a sério, mesmo eu tendo uma picape tão superior :mrgreen:
Com certeza minha S10 já vem de fábrica com capacidade anfíbia.
Ow João ... vê se tira umas fotos da "Poderosa" e coloca no seu album aq do 4x4brasil !!! ... bateu a curiosidade para ver a pick-up superior. rs
Sobre a chuva, rs !! ... pelo q vi na TV, vc pode encomendar um anfíbio pq a coisa ai foi feia. hehehehe !!! e qdo chegar Janeiro deve ser do mesmo jeito.
João Pedro
27/10/2005, 23:15
Ow João ... vê se tira umas fotos da "Poderosa" e coloca no seu album aq do 4x4brasil !!! ... bateu a curiosidade para ver a pick-up superior. rs
Tá bom Little Jr. ! Já entendi.
Cês tão tirando sarro de mim né?!
Cês vão ver só!
A sorte de vcs é que ainda ñ comprei uma dessas maravilhas tecnológicas digitais para forgrafia (pelo jeito ainda estou no tempo do daguerreótipo), mas um amigo tem uma e vou postar as fotos da minha "máquina mortífera".
Mas, uma coisa! Não adianta babarem e tentar comprar.
Só aceito troca (dou volta) se for por um pastel de carne e um copo de caldo de cana. :mrgreen:
O engraçado é que NINGUÉM me disse até que altura de linha d'água posso ir com minha "super-máquina" :pensativo:
Walter L. L. Casitta
28/10/2005, 09:55
O engraçado é que NINGUÉM me disse até que altura de linha d'água posso ir com minha "super-máquina" :pensativo:
João Pedro,
Acontece que essa não é uma ciência muito exata. Então se você entrar na água devagarzinho pra não fazer ondas e água não alcançar o filtro de ar, e a água não ultrapasse a altura dos pneus, você vai conseguir chegar do outro lado com certeza. Acho que isso vale pra qualquer picape.
j.sebastian
28/10/2005, 10:31
Walter,
Alem deles tem a caixa de transferência Borg Warner que também não tem dreno.
A B&W1354 tem bujão de dreno sim!
Fica escondido atrás daquela "roda" de metal (que serve para diminuir vibrações)
Walter L. L. Casitta
28/10/2005, 10:44
Hummm! O velho truque do bujão escondido atrás do batente de vibração!
Valeu J.
j.sebastian
28/10/2005, 11:16
Hummm! O velho truque do bujão escondido atrás do batente de vibração!
Hehehe!
Quanto aos suspiros/respiros, eu elevei dos dois diferenciais, da tcase e do câmbio auto, tudo com mangueira para gasolina, transparente, para ver se não há qualquer contaminação ou vazamento.
Juntei todos, menos do dif dianteiro, com conexões T plásticas e levei, por dentro da cabine, até a altura do teto (exagerado, hehe..)
Tem que lembrar de deixar uma folga para a articulação da suspensão e verificar que as mangueiras não encostem em nada quente ou em movimento, que as estrague...
Sebastian
pessoal alguém conhece o aditivo "GA Bardal"?
bom, mas estou pensando em não trocar o óleo, mas só em completar com este aditivo “GA Bardal”, então o que vcs acham?
É exatamente como o Edi disse!
Já a CT, eu levei num “centro automotivo” onde sempre troco o óleo do motor e o cara com jeitinho, usou uma máquina que sugou o óleo da CT e pronto. Infelizmente essa estratégia não funcionou com os diferenciais...
Walter,
Posso estar falando a maior besteira do mundo mas vamos lá. levei a charanga numa troca de óleo aqui no Rio e um senhor com muita boa vontade me mostrou que existe sim um dreno da CT. o problema é que ele fica escondido atrás de uma peça redonda e pesada que eu não sei o que é. Ele arrancou os parafisos da peça e surgiu o famigerado bujão de dreno da CT e com isso a troca do óleo foi bem mais fácil. Do diferencial não teve jeito tive que arrancar as tampas para colocar o 80W90 e o aditivo da Bardhal.
Quanto aos suspirs eu achei os mesmos tampados por um tampão de fábrica e estão localizados na tampa do combustível (veja pela roda traseira dentro do para barro). O dianteiro fica pertinho da bateria preso numa mangeurinha.
Abraços,
Ramade
Walter L. L. Casitta
28/11/2008, 16:02
Walter,
Posso estar falando a maior besteira do mundo mas vamos lá. levei a charanga numa troca de óleo aqui no Rio e um senhor com muita boa vontade me mostrou que existe sim um dreno da CT. o problema é que ele fica escondido atrás de uma peça redonda e pesada que eu não sei o que é. Ele arrancou os parafisos da peça e surgiu o famigerado bujão de dreno da CT e com isso a troca do óleo foi bem mais fácil. Do diferencial não teve jeito tive que arrancar as tampas para colocar o 80W90 e o aditivo da Bardhal.
Quanto aos suspirs eu achei os mesmos tampados por um tampão de fábrica e estão localizados na tampa do combustível (veja pela roda traseira dentro do para barro). O dianteiro fica pertinho da bateria preso numa mangeurinha.
Abraços,
Ramade
Ramade, não sei se reparou, essa duvida eu tinha foi a 3 anos atrás. Você chegou um pouco atrasado, mas de qualquer forma obrigado assim mesmo.
Com relação aos diferenciais. Troquei pela primeira vez o óleo do dianteiro a uma semana atrás. O cara simplesmente com a ajuda de uma máquina feita pra isso sugou o óleo velho colocou o novo. Não precisou desmontar nada.
Já o respiro, não pode se tapado. Originalmente tem uma mangueira que vai até a altura do capô.
Marco Aurélio R Guimarães
28/11/2008, 19:34
Aquilo nos respiros não é tampa, é válvula! O que ocorre com o diferencial e outros componentes, é que a temperatura interna do diferencial, por exemplo', está alta e quando se entra em uma área alagada, a inversão térmica faz com que o ar seja literalmente puxado para dentro. Estando dentro da água, lógico que entra água e não ar. Alguns modelos de veículos tem os respiros bem elevados, normalmente no cofre do motor ( Troller e Defender, p.ex). Como na Ranger a coisa não está tão elevada assim, existe essa valvulazinha. Quando há inversão térmica abrupta, ela fecha!
Abração!
Marcelo-HPE
29/11/2008, 08:46
Salve Amigos !!
Na chuvarada aqui . passei em ruas alagadas em tonto de 60cm de água durante uns 5min . fiquei com receio deter entrado água no diferêncial
Vcs saberiam me dizer até onde vai os suspiros dos diferenciais e CT da L 200.
Ollhei por baixo dela mas não consegui identificar .
O da ranger vai até o bocal do tanque de combustível né, e o da L 200 ?
Grato.
Olá pessoal
O correto é RESPIRO!
"Suspiro" é coisa de mexanico :mrgreen:
[]'s
Ué, Suspiro não é aquele docinho branquinho crocante?
Salve Amigos !!
Na chuvarada aqui . passei em ruas alagadas em tonto de 60cm de água durante uns 5min . fiquei com receio deter entrado água no diferêncial
Vcs saberiam me dizer até onde vai os suspiros dos diferenciais e CT da L 200.
Ollhei por baixo dela mas não consegui identificar .
O da ranger vai até o bocal do tanque de combustível né, e o da L 200 ?
Grato.
Boa Pergunta.:pensativo:
Pequeno jr
30/11/2008, 22:05
Walter e all,
Até ler o post acima eu estava di$po$to a seguir o $$plano de manutenção e trocar o óleo dos diferencias, CT e câmbio, apesar do "complô contra o bujão de dreno". Eu mesmo executaria o serviço, mas agora estou em dúvida se a troca realmente é necessária.
O manual recomenda a troca aos 120.000 Km, no momento estou com 117.800 Km, já abri os bujões de abastecimento para verificar e, aparentemente, não há contaminação por água e o nível está certinho.
Qual a sugestão dos mestres? Compro a junta líquida, me enfio embaixo da pickup, arranco as tampas dos diferenciais e troco o óleo ou deixo tudo como está? E a CT como é que faz? Tem que remover para conseguir drenar?
Lembrando que pretendo rodar mais uns 80.000 Km com ela...
[]'s
Cbiri ... tai um serviço que ja fiz três vezes e preferi levar na concessionária. Trocando oleo motor + filtro oleo + filtro Diesel + oleos da CT + Caixa + diferenciais e mais umas verificações e gastei na ultima vezes se não to errado R$ 350,00. Se aumentou, deve estar na casa de uns R$ 400,00 e olhe lá.
Muito melhor do que ficar como o edin na posição de guerra ou ficar comendo terra. Enquanto o serviço é executado, vou vendo e fico é degustando umas geladas que levo na bag frezeer.
:dance::dance::dance::dance:
Cbiri ... tai um serviço que ja fiz três vezes e preferi levar na concessionária. Trocando oleo motor + filtro oleo + filtro Diesel + oleos da CT + Caixa + diferenciais e mais umas verificações e gastei na ultima vezes se não to errado R$ 350,00. Se aumentou, deve estar na casa de uns R$ 400,00 e olhe lá.
Muito melhor do que ficar como o edin na posição de guerra ou ficar comendo terra. Enquanto o serviço é executado, vou vendo e fico é degustando umas geladas que levo na bag frezeer.
Pequeno jr,
Desenterraram o tópico, faz 3 anos que troquei os óleos... ;-)
[]'s
dudas_308w
01/12/2008, 14:29
ressuscitando o topico dos bujoes...
Jah andei pensando no assunto, quando encontrei as mangueiras de respiro, tirando o tanque para resolver o item "pescador".:pensativo:
Uma ideia que eu gostaria de pesquisar mais, seria trabalhar com pressao positiva dentro dos conjuntos. Isso poderia ser conseguido com um pequeno compressor de ar soprando para dentro dos respiros. O compressor poderia ser desses pouco profissionais, que tem em qualquer loja de bugingangas importadas.
A pressao nao precisa ser grande, uma vez que 1 atm positiva dentro do diferencial seria o suficiente para manter a agua pra fora ateh 3m de profundidade. E ninguem esta querendo construir um submarino...rs.rs..:lol:
as duvidas seriam as seguintes:
- o ar saindo seria forte o suficiente para expulsar o oleo?
- teria que ter a 2a tomada de ar em cada diff para equalizar a pressao nos 2 semi-eixos?
- precisaria de uma valvula para regular a pressao..?
- a tomada de ar pro compressor, e o compressor, deveriam ser fixados aonde?
- pressurizo o tanque tambem?
- periga o ar aumentar algum desgaste? e talvez almentar as folgas? Por que com toda certeza escaparia ar pelos lados dos tubos.
pensem ae, e mandem uns palpites...rs..rs...
Abs