PDA

Ver Versão Completa : Preciso de uns toques, no bom sentido!!!



Patton
24/10/2005, 12:21
Olá cambada, eu enchendo o saco de novo

Se tiver Raid da meia noite mes que vem eu pretendo participar, dei uma boa lida nos topicos do Técnica de Condução Off-Road, vi que vcs ja passaram por varios apuros, aprenderam, riram com tudo q ja aconteceu.

Só fiz um passeio em terra seca para a pedra grande até agora, terra seca, nunca andei em atoleiro, resumindo, cabação total.

Vou no Raid com o objetivo apenas de me divertir e completar a prova mas nao pretendo capotar, virar, nem me machucar e muito menos machucar quem estiver no meu jeep e nos jeeps em volta.

Tenho um Jeep Ford 1975, motor bf161, reduzida willys, e pareço uma velha no volante e acho q agressividade no volante nao eh comigo, entao se vcs puderem me ajudar dando uns toques como andar numa erosão seca ou com lama, alguma atitude q devo tomar de acordo com a inclinação ou até mesmo peças que costumam quebrar no meio da trilha ou engenharias de emergencia (gambiarras) que possa ser feita caso precise na trilha.

Valeu cambada

Abraços

Polvora
24/10/2005, 13:28
Tenho um Jeep Ford 1975, motor bf161, reduzida willys, e pareço uma velha no volante e acho q agressividade no volante nao eh comigo, entao se vcs puderem me ajudar dando uns toques como andar numa erosão seca ou com lama, alguma atitude q devo tomar de acordo com a inclinação ou até mesmo peças que costumam quebrar no meio da trilha ou engenharias de emergencia (gambiarras) que possa ser feita caso precise na trilha.

Patton,

Primeiro de tudo tenha sempre na viatura um isopor grande pra gelar as brejas. :mrgreen:

Brinceira hahahaha...

Eu diria pra ir tranquilo sem achar que tem um super carro e que você é um super piloto acho que se tiver isso em mente você tá no caminho certo. A viatura tem que estar em dia com a manutenção, claro que às vezes acontece um problema que vc nem imaginava que tinha. Toma cuidado pra não molhar o distribuidor se molhar o menino para então tem que secar.
Na lama/barro se ver que o jipe tá patinando (não esquece de ligar o 4x4) tente sair em segunda marcha ajuda muito, mas lembres-se não force o jipe tem que saber dosar o pé.

Levar uma caixa de ferramentas no jipe é bom assim como ter um "WD40" fazendo uma analogia esse óleo pro jipe é o mesmo que aquele liquido que o preparador físico passa no jogador de futebou que acabou de sofre uma contusão :shock: e sai andando normal depois disso. :mrgreen:

Seria bom fazer uma trilhazinha com o menino pra perder o receio aqui no Fórum a galera sempre tá marcando trilhas e normalmente não é nada radical di tipo camel, cachorro loco etc...

Acho que é isso ai.

[]

Abraço

Patton
24/10/2005, 14:14
Polvora,



Primeiro de tudo tenha sempre na viatura um isopor grande pra gelar as brejas.

hehe isso eu bem q queria mas nessa trilha nao, trampar o dia todo e virar a noite na trilha e depois pegar estrada acho q nao seria uma boa ideia hehehe.

O distribuidor falaram para eu colocar aquelas luvas cirurgicas para dar uma isolada nele, entao se molhar, cair lama cae na luva, achei lógica na ideia, vou experimentar

vou tentar ao maximo fazer toda a manutençao do Patton mas como vc mesmo disse sei q pode aparecer algum problema q eu nao sabia que tinha.

valeu pelos toques, vou brincar bastante de mecanico ate la

Abraços
:concordo: :concordo:

Otávio Luiz
27/10/2005, 16:24
Patton,
Se você já leu os tópicos do forum já deve estar sabendo de quase tudo...
Num raid o principal é a navegação, então arrume um navegador que pelo menos saiba ler uma planilha.
O resto é aquilo que você já deve saber; nas erosões secas entre devagar, se o jipe inclinar demais pro lado vire o volante pro mesmo lado (a tendência é querer virar o volante para o lado oposto), nos atoleiro entre devagar mas firme... a maioria dos obstáculos se passa com sabedoria... mas alguns só na ignorância mesmo. 8)
Se vais só pra passear vá atrás de um outro jipe, assim você tem pelo menos uma idéia das encrencas, se é fundo, etc...
Ah, eu quanto a levar cervas no raid, pelo menos aqui em Curitiba é proibido, se pegarem é desclasificado. :(
Boa sorte!!!

Patton
27/10/2005, 17:17
Otávio Luiz Freitas,
heheh as cervas eu deixo pra passeio e pra quando estou fazendo a manutençao no jeep, alias geralmente mais bebeo q faço manutençao

a ideia de trabalhar o dia todo, passar a noite na trilha e voltar na estrada dirigindo nao me anima a tomar cerveja, pelo menos nao nessa data hehehe, mas em casa tomo uma assim que chegar afinal, sacanagem so o jeep beber

Vou com outro jeep, alias acho q vamos em 4 jeeps e com o objetivo de completar a prova, apenas isso, sem competir. A navegação fica por conta da minha esposa q conseguiu ler a planilha pelo odometro do jeep num passeio q eu fiz e só errou uma vez, agora com totem acho q fica mais facil pro lado dela.

Mas acho que é o que vc disse, se eu li ja to por dentro, agora pe potar a teoria na pratica, vamos ver no que da hehhe.

Obrigado

henrique wamser
28/10/2005, 17:30
PATTON, NA DUVIDA, ACELERA :dance:


E DAI, OTAVIO, VAI ROLAR TRILHA AMANHA EM CAMPO MAGRO :?:

Tatão
29/10/2005, 15:51
não esquece de um estojo de primeiros socorros, pois pode ser muito util. :concordo:

Patton
31/10/2005, 09:24
henrique wamser, heheh do jeito q sou cagao acho dificil hehe so nas horas q eu nao ver risco nenhum hehehe

Tatão, ja tenho um no jeep, afinal nunca se sabe oq pode acontecer mas espero nunca precisar usa-lo :concordo: :concordo:

Otávio Luiz
01/11/2005, 10:42
Patton,
Pode parecer brincadeira mas a dica do Henrique funciona!!!
As vezes é melhor acelerar do que freiar, ou entrar muito devagar...
Em alguns atoleiros pode ser melhor entrar firme e acelerando numa rotação um pouco mais alta do que muito devagar... acelerando mais os pneus vão girar mais e limpar melhor...
Em algumas erosões quando o jipe inclinar demais as vezes é melhor acelerar do que freiar, pois na volta o jipe pode tombar, e indo pra frente não.
É claro que toda regra tem excessões... mas na dúvida acelere!!!!! :twisted:

Patton
01/11/2005, 11:43
hehehe, to lascado heheh tenho coisa pra caramba pra aprender, mas so da pra aprender na pratica, ainda bem q vamos em uns 4 ou 5 Jeeps entao se precisar q me puxem nao vou ter problema, heheh

valeu pelos toques galera so espero nao virar rolha de trilha

Otávio Luiz
01/11/2005, 16:02
E não esquece depois de contar pra galera como foi seu desempenho (ops!) no raid...

Patton
03/11/2005, 11:06
Otávio Luiz Freitas, haha pode deixar q posto aqui e coloco uma foto minha jogando minha esposa na lama,

no pior atoleiro q tiver eu vou pega-la no colo e joga-la com gosto

afinal ela precisa criar gosto pela lama :concordo: :concordo: :concordo:

Edintruder
05/11/2005, 09:29
no pior atoleiro q tiver eu vou pega-la no colo e joga-la com gosto


Não tens medo de morrer??? Se eu pensar nisso aqui em casa eu apanho!!! (ops ela vem vindo..a araaaa ughh au ai ai )

henrique wamser
05/11/2005, 14:43
FALAE EDINTRUDER
PASSEI AI POR RIO GRANDE EM MAIO,DESTINO AO CHUI, E COVARDIA MORAR POR AI...... ESTRADA DO INFERNO, DUNAS , TRILHAS, PRAIAS, ETC...SEM CONTAR A ZONA AO AR LIVRE NO ANCORADOURO NDA BALSA..... AI AI UI ME FERREI AQUI TAMBEM :D :D

Patton
07/11/2005, 11:09
Edintruder, hahaha, ela ja esta sabendo q isso vai acontecer e foi bem clara

"Se você me jogar na lama eu jogo a lama em vc"

Ela foi bem pratica, o pior eh q quando eu joga-la na lama ela vai rir

hehehe, posto as fotos aqui depois :concordo:

Edintruder
08/11/2005, 20:11
Ela foi bem pratica, o pior eh q quando eu joga-la na lama ela vai rir


Ah se a minha mulher tivesse esse gênio... :roll:

Edintruder
08/11/2005, 20:17
FALAE EDINTRUDER
PASSEI AI POR RIO GRANDE EM MAIO,DESTINO AO CHUI, E COVARDIA MORAR POR AI...... ESTRADA DO INFERNO, DUNAS , TRILHAS, PRAIAS, ETC...SEM CONTAR A ZONA AO AR LIVRE NO ANCORADOURO NDA BALSA..... AI AI UI ME FERREI AQUI TAMBEM


Aqui é um paraiso! No carnaval vou fugir para Mostardas via estrada do inferno (só areião peludo). No verão passado foi que consegui fazer esse trecho do Cassino ao Chuí pela praia. O meu problema é que a mulher se adonou da caminhonete e ela me xinga cada vez que eu coloco a Ranger em algum buraco com lama ou areia... :x

joel dos santos raymundo
09/11/2005, 13:20
Pessoal

Estou precisando de alguns toques de como usar 4x4. Sou novato e comprei uma Galloper 4x4 por necessidade. Tenho uma cabana na beira da lagoa Itapeva e para chegar lá tem de atravessar 300 metros de banhado. Só utilizo a reduzida qdo a coisa tá feia, mas li nos tópicos que é bom utilizar sempre, é isso? E quanto posso rodar tracionado no asfalto, na longa?, velocidade , distância, tempo?
apelo aos experts pois já fiz bobagem e acabei danificando a caixa.. :oops:

Bernal
10/11/2005, 17:00
Vixi Joel...Andar traçado no asfalto??? Nunca...você acaba com as engrenagens, principalmente se fazer curvas, 4x4 só no barro, alagados, grama malhada... Ou seja, quando vc ve q o carro vai patinar. Seu carro é tração automática???

joel dos santos raymundo
10/11/2005, 17:36
Seu carro é tração automática???

Bernal!

Ela é mecanica. Fiz essa pergunta porque já ouvi várias versões. No meu caso, uso a 4x4 para atravessar o banhado, mas quando vou perto, tipo 5 a 10 km, para não ficar travando e destravando as rodas (manual) mantenho tracionado , na longa. Nunca passo de 60/h , mas já me disseram que prejudica. É isso? Como voce vê , não manjo nada de 4x4...

Joel

Bernal
10/11/2005, 17:53
Sei como é, eu tambem tenho uma Galloper que tem de ligar a tração nas rodas dianteiras, este sistema é mais robusto, ou seja, não dá problemas , mas dá trabalho, para destravar as rodas sem descer do carro, dê uma ré no seco ela destrava sozinha, mas para liga-la novamente vc tem de descer, o maior problema de você usar o carro traçado no seco são as curvas que podem danificar as engrenagens, ai prepara o bolso. Eu no seu lugar teria o trabalho de desliga-las. Ok? Qualquer coisa pode perguntar, o pessoal deste site é 10, e se precisar de peças te indico algumas revendas aqui em Sampa, um abraço

joel dos santos raymundo
11/11/2005, 09:41
Valeu a dica Bernal! Vou tomar mais cuidado daqui pra frente!!!

abraços

Joel

Edintruder
11/11/2005, 19:09
Em relação à reduzida, usa sempre que precisar parar e arrancar novamente em terreno pesado, quando rebocar alguém ou manobrar nesse mesmo tipo de terreno (barro e principalmente na areia solta que força mais na arrancada). Se você atravessar direto vai na simples, mas sempre que parar e estiver com as rodas afundadas tu reduz para não prejudicar a embreagem ao arrancar novamente.
Se não reduzir, a embreagem vai para o lixo bem rápido devido ao esforço extra na transmissão.

Patton
22/11/2005, 12:04
Ae pessoal

Vim agradecer os toques, ajudaram muito mesmo.

Obrigado mesmo

Vou postar as fotos em breve no meu album e lamento pois não joguei minha patroa na lama como havia prometido.

Tinha muita lama no começo eu ia joga-la mas fiquei com dó pois ainda era começo e ela passaria frio o resto da noite só q depois havia pouca lama entao acabei nem jogando

Estou devendo essa pra vcs.

Obrigado novamente

Abraços

Adilson Souto Paz
24/11/2005, 16:51
Patton, Vou postar as fotos em breve no meu album e lamento pois não joguei minha patroa na lama como havia prometido......................Esta era a parte mais esperada!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Patton
25/11/2005, 12:12
Adilson Souto Paz,

Hehhehe, fiquei com do dela passando frio a noite toda e pensei
- Vou joga-la no final da trilha

mas nao tinha lama, ae me lasquei, mas na proxima jogo no começo, pode deixar


A melhor parte da trilha foi quando chegamos no final e estacionei o jeep a primeira coisa que ela me fala foi:
- Ano que vem agente vem de novo ne?

entao ja que contaminei ela com o bichinho da lama ela merece ser jogada na lama

Márcia Petri
30/11/2005, 16:42
Puxa, deve ter sido demais mesmo essa trilha.

Eu tenho um jeep e ainda não pude participar de nenhuma trilha, mas tbém sou super empolgada como sua esposa.

Logo meu "Filhinho" vai estar na lama tbém.
:P

Edintruder
30/11/2005, 18:51
Márcia Gabi,
Como eu queria convencer a minha esposa disso...
Diz o segredo de como convecer uma mulher que isso é um programa legal sem apanhar no fim da trilha!

SmootH_
27/12/2005, 21:33
Edintruder,
uiahiuahiuahiuah
cara, acho que so levando um taco de baseball ou algo do tipo, pra se defende(mas dai termina o casamento/namoro/o que for
quando me casa, minha esposa vai te que gosta de faze essas indiadas
se não vai fica dificil :discordo:

Edintruder
06/01/2006, 23:06
Xi! A mulher é tão breaba que é capaz de me dar pau assim mesmo!
Como quando eu casei ainda não era fã de 4x4 me lasquei, mas tu ainda tens chance, pois se alguma mulher entra no Jipe é porque gosta de indiadas! Imagina correr um risco iminente de ter que empurrar o Jipe no meio da rua?!? :roll:

EduPuga
18/05/2006, 12:47
Edintruder,


Poe ela no piloto e fica de Zeca, o problema é que se ela gosta vai ficar dificil de pegar seu lugar denovo (experiencia propria).

Edintruder
27/05/2006, 22:22
EduPuga,
Realmente, assim funciona! Mas acaba em briga pois viro co-piloto, e como dos bons, passo dando palpites! Tenho que me segurar para ficar de bico calado ou não ficar fingindo dirigir em um volante imaginário!!!! Ahahahah! :mrgreen:
Acaba em briga! :mrgreen: Se eu faço isso ela me joga pra caçamba mesmo!!! :putz:

José Augusto
27/05/2006, 23:02
Puxa, deve ter sido demais mesmo essa trilha.

Eu tenho um jeep e ainda não pude participar de nenhuma trilha, mas tbém sou super empolgada como sua esposa.

Logo meu "Filhinho" vai estar na lama tbém.
:P

Márcia, vc conhece o encontro de jeepeiros atrás do poli esportivo de São Bernardo do Campo, se não conhece é um bom lugar para conhecer o pessoal, se "enturmar", e marcar trilhas.
Ali vc conhece as trilhas da região, sabe das dificuldades de cada trilha e pode se identificar com o pessoal que busca as mesmas coisas, desde passeios e trilhas leves com todo apoio mecânico e pessoal que orienta como passar nos obstáculos, até trilhas bem pesadas até perigosas onde todos tem que estar muito preparados e ser bom de braço.

Biel França
29/05/2006, 00:01
Ai pessoal,

Pra quem quer convencer as patroas de que OFF-Road pode ser legal, vai rolar uma Trilha no próximo domingo em Sorocaba-SP.

Todo mundo leva as patroas... é trilha de média pra leve, voltada para iniciantes, portanto ótimo para iniciar a patroa na brincadeira...

Vejam o tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=19533

Lá tem algumas fotos da ultima edição.

A trilha é organizada pelo Jipe Clube de Sorocaba e tem todo apoio necessário...

No tópico vcs vão ver as fotos...até minha Mãe resolveu comprar um Vitarinha e entrar na brincadeira...

Um abraço!

Gabriel França