Conectar

Ver Versão Completa : Alguém já trocou Jimny por TR4 (ou vice-versa)? O que achou?

Roger_RJ
04/08/2013, 19:40
Pessoal, esse é o meu primeiro post e estou decidindo qual o meu primeiro 4x4 a adquirir. Bem, como já vi em vários posts aqui essa é uma dúvida bastante comum e não irei repetir as mesmas perguntas.

Resumindo, após analisar várias opções estou entre dois modelos: Jimny e o TR4, considerando veículos 0Km.

Meu perfil de uso seria 80% urbano e 20% na terra, mas com tendência a aproveitar a liberdade que o 4x4 oferece e andar mais no barro nos fins de semana. Também seria meu único veículo, mas não uso carro todo dia nem vou trabalhar com ele.

Sei que são carros com propostas diferentes e preços diferentes (embora nem tanto) e que ambos tem uma lista de vantagens e desvantagens. Estou há algumas semanas lendo bastante sobre os dois mas ainda por decidir.

Minha pergunta é: alguém saiu de um Jimny para um TR4? O que achou da troca?

E também o contrário: alguém trocou um TR4 por um Jimny? O que achou?

Acho que essas questões podem ajudar na minha decisão.

Grato a todos,
R@angel

neilsonhenriques
04/08/2013, 21:41
Resumindo, após analisar várias opções estou entre dois modelos: Jimny e o TR4, considerando veículos 0Km.

Considerando o péssimo trânsito de Niterói (pelo menos em Icaraí, cada dia mais caótico), eu nem pensaria no Jimny pro seu tipo de uso.

Se são só 20% fora do asfalto, é sinal que você não vai fazer nenhuma trilha pesada e qualquer dos dois carros irá te levar com capacidade off-road de sobra.

Não me entenda mal. O Jimny é um autêntico e excelente off-road. Se você consultar os tópicos da Suzuki vai ver do que esse jipe é capaz. Porém, se vai predominar o uso em cidade, o pior câmbio automático (o do TR4 é horrível) sempre será muito mais confortável que o melhor câmbio mecânico.

Pontos fracos do TR4: consumo (bebe mesmo por culpa do péssimo câmbio automático !), preço do seguro, espaço interno (faça um test drive com toda família antes !) e lerdeza, embora o modelo 2010 pra frente (minha mulher tem um 2013) esteja bem melhor que o meu 2009 nesse último aspecto.

Pontos fortes do TR4: único off-road da categoria com 4x4 reduzida + ABS + EBD + air-bags, único off-road da categoria com câmbio automático (é ruim, mas é automático), muito (muito !) robusto e não abre o bico pra buraqueira aqui da cidade, esterça muito bem e cabe em qualquer vaga.

Já que está disposto a pagar mais ou menos R$ 80.000 no TR4 zero km, aproveite e veja o Grand Vitara III. Pro seu tipo de uso, talvez seja melhor que o Jimny.

Boa sorte na escolha ! :concordo:
Neilson

Danielmjr
04/08/2013, 21:52
Aqui em casa temos uma TR4 (câmbio manual) e um Jimny 2012. A diferença basicamente se dá no tamanho, tanto do carro em geral quanto motor, etc.
No Jimny o espaço interno é reduzido tanto para os passageiros de trás (largura e distância dos acentos da frente) quanto para os passageiros da frente (nas laterais, parecem que ficam esmagando a gente contra a porta, eu sou uma pessoa grande, peso mais de 100kg, mas somente entrando em um vai ver como fica pra você).
Eu diria que o Jimny,pelo porta malas reduzido, é somente para duas pessoas mesmo. As bagagens vão no banco traseiro rebatido.
Se esse for o seu caso (2 pessoas), é o carro certo. Tem construção simples, porém de ótima qualidade de montagem e peças. O motor responde muito bem pelo tamanho. O carrinho é show. Somente o som original é RUIM, geralmente as pessoas trocam o aparelho. Só.

Quanto a TR4, obviamente é maior e tem mais conforto. Tem opção de câmbio automático e bancos de couro, etc etc.
Se for comprar usado, evite o de ano 2010, pois saíram de fábrica com erro de montagem nas portas e carroceria e é uma dor de cabeça. (Experiência própria).
É o carro mais adequado para transportar 4 pessoas. Caso precise, tem tomada 12V no porta malas. Tem bloqueio de diferencial central.Consome mais gasolina que o Jimny.
Caso queira usar em um off-road um pouquinho mais radical, considere pegar do ano 2009 para trás. Elas possuem roda aro 16 e cabem pneus 50% off road/50% on road sem maiores problemas, acho que o Pirelli Scorpion MTR entra certinho.
Depois do ano 2010 entra as rodas aro 17, e fora dos pneus originais que são o Pirelli Scorpion ATR, acho que só cabe mais um ou dois modelos 20% off road/ 80 % on road sem adaptações. Depois disso, tem que mexer no carro.

De cabeça, essas são as diferenças que lembrei. Qualquer pergunta, manda um alô aqui.

Um abraço.

Roger_RJ
05/08/2013, 11:11
Pessoal, obrigado pela opinião de vocês. Concordo com os pontos apontados pelo Neilson, especialmente quanto ao trânsito em Niterói, motivo pelo qual nem chego a cogitar um Troller por causa do tamanho. Em relaçao ao seguro, ao fazer algumas simulações, me surpreendi ao verificar que o TR4 fica um pouco mais barato que o Jimny, para o meu perfil. O Jimny tem a desvantagem de não possuir Airbag nem ABS, mas parece que em breve será disponibilizado. Também olhei o GV mas me pareceu mais um carro de passeio que um 4x4 de verdade. Acho que ficaria com pena de colocá-lo na lama, rss.

Daniel, não necessito de carro grande, embora um carro um pouco maior ofereça mais conforto. Considero o TR4 a escolha mais racional, mas o Jimny é bastante sedutor. Embora não tenha experiência com veículos 4x4, minha sensação é que o Jimny praticamente se oferece para sofrer algumas alterações, enquanto o TR4 grita para não mexerem em nada, rss.

Bem, estou analisando com calma essas duas opções, visto serem os que mais se encaixam no que busco atualmente. No caso do Jimny, de qualquer forma, esperaria mais alguns meses pelo Airbag e ABS.

Enquanto isso qualquer comentário e sugestão será imensamente bem-vinda.

neilsonhenriques
05/08/2013, 11:49
Também olhei o GV mas me pareceu mais um carro de passeio que um 4x4 de verdade. Acho que ficaria com pena de colocá-lo na lama, rss.

Pois não sinta isso ! O GV III é um autentico off-road com tração integral, 4x4 reduzida e acompanhará de perto qualquer TR4.
Não precisa ter pena dele não. Pode enfiar na lama sem dó que ele aguenta tanto quanto.

O negócio é que ele é um pouco maior que o Mitsubishi, o que pode ser inconveniente pra ser usado na cidade.
Aqui em casa nós gostados do TR4 (temos 2) porque o bichinho cabe em qualquer vaga e como somos um casal sem filhos por enquanto, o espaço traseiro ridículo não chega a ser problema. Se sua família tiver ao menos 3 pessoas, recomendo fortemente o GV III.

Roger_RJ
05/08/2013, 15:33
Ok Neilson, você me convenceu, vou olhar o GV III com mais atenção. Confesso que estudei pouco suas características e, quando estive olhando o Jimny numa concessionária, entrei no GV III despretenciosamente e achei-o muito "arrumadinho" para colocá-lo na lama. Meu estereótipo de carro 4x4 é algo mais espartano, sem frescuras e bem robusto.

Aproveitei a hora do almoço e estive numa concessionária da Mit pra olhar o TR4 de perto. O que mais me chamou a atenção foi o fato dele não parecer muito maior que o Jimny internamente, especialmente no banco de trás, embora a mala seja realmente maior. Esperava nesse quesito que a diferença fosse maior em favor do TR4.

Luis Artur - SP
05/08/2013, 16:29
Roger, acho que o Neilson resumiu bem a questão, o TR4 ficaria mais ou menos como um intermediário entre Jimny e o GVIII. Nele você teria mais conforto que o Jimny e menos que no GV, principalmente na quesito espaço para passageiros e mala. Pensando de forma bem objetiva, o GV entra na disputa se você realmente pretende fazer viagens, mesmo que esporádicas, com mais gente e bagagem dentro do carro, se isso não tiver importância pra você ai a escolha recai entre o jipinhos e aí, pela ausência de ABS e AB/2, ficaria com o TR4, mas o jogo pode mudar logo com a obrigação disso no ano que vem.
Gosto de viajar, o Brasil é imenso, lindo, tenho uma filha e viajamos sempre em 3, no máximo quatro, o GV pra mim caiu como uma luva, ninguém reclama do espaço, carrego tudo e o danado me leva pra qualquer lugar, e na hora da revisão...aperto de porcas, nada mais.
De qualquer forma suas opções são muito boas, entra neles e da uma voltinha mas toma cuidado que a chance de levar o Vitara vai aumentar muito, rs.
Forte abs

Normio
05/08/2013, 21:44
Roger, tudo bom?

Primeiramente descartaria o Jimny pelo fato da ausência de ABS e Airbag. Quem já utilizou o ABS numa situação de emergência, nunca mais vai querer pegar carro sem esse item de segurança!! Por isso recomendo que não pegue o Jimny por enquanto.

Em relação ao seu uso (80% asfalto) acredito que o GVIII seja mais indicado por ser mais confortável que o TR4.

O TR4 ganha sim do GVIII no offroad (entre-eixos menores, vãos de entrada e saída melhores e altura livre maior), mas o GVIII não faz feio não.

Pelo custo-benefício, acredito que o GVIII ganha nesses aspecto. Tem projeto mais atual (TR4 é o mesmo de 2008 praticamente, com alteração no motor como o Neilson comentou e o resto foi só uns facelifts), tem mais espaço interno e não sai muito mais caro que o TR4 não.

Vá fazer um teste-drive, acredito que você poderá tirar várias dúvidas.

Abraços!