Ver Versão Completa : Casal lua-de-mel em volta ao mundo com Defender precisando de ajuda. Motor esfriando!
DayTrippers
04/08/2013, 15:52
Pessoal, estamos em uma volta ao mundo, no momento no sexto mês passando pelo Equador e acontece algo bem estranho com nosso Defender Tdi. Quando subimos muito (3.500 metros ou +) tudo vai bem. Ai quando começamos a descer, quando vamos uns 300 metros de descida o motor começa a esfriar muito e o marcador chega até o azul, permanecendo assim todo tempo que baixamos, só reaquecendo quando estamos em reta. Algum problema em dirigir com o motor tão frio?
Quem quiser acompanhar a aventura está em DayTrippers | Paixão em viajar (http://www.daytrippers.com.br) ou www.facebook.com/daytrippersbr (http://www.facebook.com/daytrippersbr)
Abs!
------------------------------------
DayTrippers - Paixão em viajar. Uma volta ao mundo em busca de viver a vida! www.daytrippers.com.br (http://www.daytrippers.com.br/) ouwww.facebook.com/daytrippersbr (http://www.facebook.com/daytrippersbr)
Luciano Valois
04/08/2013, 16:21
Caro colega, já verificou a válvula termostática??
Quanto a causar algum problema, creio que não, porém a confirmação deve vir dos colegas mais experientes.
o pior seria o carro aquecer. Fica acompanhando para ver se ocorre alguma mudança. A Def é meio melindrosa mesmo.
parabéns pela viagem e boa sorte.
luciano
Djalma Inoue
04/08/2013, 16:42
Será que não pode ser o acoplamento viscoso, a ventuinha esta girando direto?? O motor muito frio não é bom trabalhar, se não me engano o óleo ficando muito frio não lubrifica bem as partes altas do motor, já vi carros em lugares frios que o pessoal tampava a frente do radiador para evitar esfriar demais o motor. Mas vamos esperar os experts da suas opiniões
Eduardo Velo
04/08/2013, 16:46
DayTrippers , isso é bem normal , qdo vc desce reduzindo a tendência é esfriar o motor chegando a esfriar totalmente se for contínuo , não tem nenhum problema isso acontecer , é até uma tática de resfriamento qdo o motor aquece demais , na 1a descida que tiver coloca uma marcha baixa pra segurar a vtr que esfria bastante ... se não voltasse a aquecer poderia considerar um problema ... o único problema grave que poderia ter seria se a válvula do reservatório de expansão não abrisse qdo o motor esfriasse pra preencher o vácuo do resfriamento ...
Esse tipo de viagem é muito bacana , espero poder fazer depois que aposentar ... ou se ganhar na megasena... ou se virar político , aí seria melhor que ganhar na megasena ... rs
abs ... excelente viagem pra vcs ...
Djalma Inoue
04/08/2013, 17:06
Eu comecei pelo Nordeste, pretendo fazer o Brasil primeiro, como não ganhei na megasena e trabalho embarcado fico 14 dias viajando, deixo o carro e a familia 14 dias e volto para continuar rsrsrs
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/120886-projeto-nordeste-2013-a-6.html
Wilsonbelem
04/08/2013, 17:50
Esse tipo de viagem é muito bacana , espero poder fazer depois que aposentar ... ou se ganhar na megasena... ou se virar político , aí seria melhor que ganhar na megasena ... rs
se vc fosse político faria um bom mandato.. afinal é um landeiro. Eu já li também que os landeiros são os mais fieis na vida conjugal.. eheheh (desculpa a brincadeira..)
Eduardo Velo
04/08/2013, 18:04
Wilson , não sou landeiro e nem pretendo ser ... rsrs , só respondi pq qqer carro esfria qdo desce engrenado , não se percebe bem pq as descidas são curtas , mas numa descida longa vai esfriar muito ...
Agora sabendo dessa máxima seria bom achar uma parceira landeira então ... rsrs
E se eu fosse político garanto que ia ser igualzinho que nem eles , ia ficar rico em pouco tempo ... rs
Djalma , fiz essa vida como mecânico de 81 a 90 em navios e plataformas da petrobras , aproveitava bem as folgas enqto os filhos não estavam na escola ... aproveita o máximo pq o tempo passa ... rs
abs ...
Wilsonbelem
04/08/2013, 19:45
Agora sabendo dessa máxima seria bom achar uma parceira landeira então ... rsrs ...
:chorandoderir:
Day Trippers,
não é normal e também não é bom. O utilizar motor frio por tempo prolongado, pode danificar os cilindros devido a baixa eficiência de lubrificação. Já desci a maior descida do mundo, passo Jama em direção a San Pedro do Atacama, com ar quente ligado e o motor continuo na temperatura correta. Esta mega ladeira é usada como campo de provas de todas as marcas, foi assim que descobri!
Seu problema é a válvula termostática.
Part NR LR: ERR3291
Como substituir:
Land Rover 300tdi Diesel Engine - ERR3291 Thermostat Location - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=8T3HJRWMa88)
Abs
Clemente
Pessoal, estamos em uma volta ao mundo, no momento no sexto mês passando pelo Equador e acontece algo bem estranho com nosso Defender Tdi. Quando subimos muito (3.500 metros ou +) tudo vai bem. Ai quando começamos a descer, quando vamos uns 300 metros de descida o motor começa a esfriar muito e o marcador chega até o azul, permanecendo assim todo tempo que baixamos, só reaquecendo quando estamos em reta. Algum problema em dirigir com o motor tão frio?
Quem quiser acompanhar a aventura está em DayTrippers | Paixão em viajar (http://www.daytrippers.com.br) ou www.facebook.com/daytrippersbr (http://www.facebook.com/daytrippersbr)
Abs!
------------------------------------
DayTrippers - Paixão em viajar. Uma volta ao mundo em busca de viver a vida! www.daytrippers.com.br (http://www.daytrippers.com.br/) ouwww.facebook.com/daytrippersbr (http://www.facebook.com/daytrippersbr)
Eduardo Velo
04/08/2013, 21:01
Cgauer ele não comentou que fica frio por muito tempo , só na descida , não conheço nenhum motor que não esfria qdo desce engrenado , todos os carros que andei estão com problema pq todos esfriam qdo pega descida engrenado , em descida longa esfria muito ...
Ele comentou que na reta volta ao normal , todos os carros que ando fazem o mesmo , na minha opinião não tem nada de errado com o sist. de arrefecimento ...
abs ...
Djalma Inoue
04/08/2013, 21:49
Eduardo o meu tempo já passou, esta todo mundo formado e casado, agora trabalho só para viajar e curtir os netinhos rsrsrs
Djalma , fiz essa vida como mecânico de 81 a 90 em navios e plataformas da petrobras , aproveitava bem as folgas enqto os filhos não estavam na escola ... aproveita o máximo pq o tempo passa ... rs
Alexandre Tietsche
04/08/2013, 22:10
Sendo válvula, geralmente ela trava aberta causando superaquecimento. No caso saberia informar se a válvula do 300tdi fecha completamente ou ela chega a ficar com pequena passagem pra água o que poderia causar este sintoma de resfriamento prolongado? e aparecendo só em descida não seria passível de descartar esse problema?
Seu problema é a válvula termostática.
Estou longe de ser experiente como o Clemente, mas aposto na válvula também. Minha D2 estava com a mesma defeituosa e o resultado era que em velocidade de cruzeiro sem carga ou em descida, esfriava mesmo. Era solicitar que o ponteiro voltava pro lugar dele.
Troquei: acabou.
Boa viagem.
O meu estava com o mesmo problema, so percebia quando descia a serra, troquei a valvula termostatica e voltou ao normal.
vitor_grotmann
05/08/2013, 10:58
Ei escuta, vcs por algum acaso são o casal que passou o casamento no programa chuva de arroz no GNT? ( minha mulher sempre assiste e neste dia eu estava com ela e tive que assistir.)
DayTrippers
05/08/2013, 12:47
Caro colega, já verificou a válvula termostática??
Quanto a causar algum problema, creio que não, porém a confirmação deve vir dos colegas mais experientes.
o pior seria o carro aquecer. Fica acompanhando para ver se ocorre alguma mudança. A Def é meio melindrosa mesmo.
parabéns pela viagem e boa sorte.
luciano
Luciano, pensei na valvula termostatica, mas o engracado é que quando ligo o carro por exemplo ele se comporta normalmente, aquecendo até o ponto normal e mantendo... valeu! E obrigado por acompanhar o nosso face! abs!
DayTrippers
05/08/2013, 12:48
Ela não gira direto não... a minha preocupação também é essa, do motor trabalhando frio...
DayTrippers
05/08/2013, 13:20
Pessoal, antes de mais nada muito obrigado pelas prontas respostas...
Djalma, muito legal seu projeto, daqui mais uns 2 meses entraremos no Brasil e faremos amazonia e toda a costa, afinal uma volta ao mundo tem que incluir nosso Brasil né! E quanto a ventuinha, ela não roda direto não...
Clemente, obrigado pela resposta... a questão é que não fica prolongado, é só na descida mesmo..
Eduardo, vale muito a pena uma viagem assim. Nós estamos fazendo antes de aposentar mesmo, o orçmento é super limitado, cozinhamos sempre, acampamos e muitas vezes sem pagar, além disso no Brasil faremos umas vendas de cartões postais, enfim, mil maneiras pra manter o sonho... Quando for planejar a sua da um toque que damos uma mão!
Alexandre, não é prolongado não, realmente só na descida..
Vitor, não somos nós no GNT não, por enquanto rolou só essa no G1... G1 - Casal em lua de mel decide conhecer o mundo em um jipe - notícias em VC no G1 (http://g1.globo.com/vc-no-g1/noticia/2013/06/casal-em-lua-de-mel-decide-conhecer-o-mundo-em-um-jipe.html)
Bom, resumindo, pelo meu entendimento das respostas entendo que não sendo prolongado o resfriamento, não é um problema, certo?
Abs e obrigado as várias curtidas que vi do pessoal daqui do fórum no nosso face!
Rubens Linhalis
05/08/2013, 14:27
DayTrippers,
Quando estiverem no Brasil.. pelos lados do ES (Vitoria, Vila velha, Guarapari), se precisarem de alguma coisa ou apoio e etc.. estamos a disposição. Nao deixem de aparecer.
Abraços e boa viagem
Rubens
rubenslfilho@gmail.com
DayTrippers
05/08/2013, 14:42
DayTrippers,
Quando estiverem no Brasil.. pelos lados do ES (Vitoria, Vila velha, Guarapari), se precisarem de alguma coisa ou apoio e etc.. estamos a disposição. Nao deixem de aparecer.
Abraços e boa viagem
Rubens
rubenslfilho@gmail.com
Valeu Rubens, é sempre bom ter convites pelo Brasil, quando passarmos aviso, abraço!
Idem ao Rubens. Qdo estiverem passando por SP, litoral ou vale do Paraíba avisem estaremos sempre as ordens.
Abs
Sergio
Eduardo Velo
05/08/2013, 15:06
Eduardo, vale muito a pena uma viagem assim. Nós estamos fazendo antes de aposentar mesmo, o orçmento é super limitado, cozinhamos sempre, acampamos e muitas vezes sem pagar, além disso no Brasil faremos umas vendas de cartões postais, enfim, mil maneiras pra manter o sonho... Quando for planejar a sua da um toque que damos uma mão!
Bom, resumindo, pelo meu entendimento das respostas entendo que não sendo prolongado o resfriamento, não é um problema, certo?
Estou perto de aposentar , a Da Encrenca é que está um pouco longe , mas logo vou poder fazer uns passeios longos tb ... vou pedir dicas com certeza camarada ... rs
Qto ao esfriamento , observa se esfria do mesmo jeito com temperatura ambiente mais alta do que vc estava , o que acontece é que em descida engrenado não existe fonte de calor suficiente pra manter o motor aquecido e qto mais frio o ar fora mais frio fica o motor , se descer na banguela não esfria tanto qto descer engrenado ... fica ligado ...
abs ...
Ei escuta, vcs por algum acaso são o casal que passou o casamento no programa chuva de arroz no GNT? ( minha mulher sempre assiste e neste dia eu estava com ela e tive que assistir.)
Vitor, este casal é do site: Viajo Logo Existo. Eles completaram 3 meses de estrada.
www.viajologoexisto.com.br
Se quiser seguir, tem no FB:
https://www.facebook.com/pages/Viajo-Logo-Existo/107656922714861?hc_location=stream
Alexandre, a válvula trava aberta e assim o motor tende a esfriar. :concordo:
Eu tbm aposto na válvula aberta... Se não for, pode ser o acoplamento viscoso que o Djalma comentou. Pode estar acionado constante.
DayTrippers, que bela viagem... Um sonho de muitos.
Passando pelo Vale do Aço em MG podem contar conosco.
Abraço!
Isso sempre acontece comigo quando desço a serra de manhã cedo no inverno...
Por acaso o clima está frio e vocês estão usando o ar aquecido? Pois é comum em descidas (freio motor, pouca injeção de combustível) o motor perder calor, e se estiver usando o aquecedor chega no azul rapidamente.
Abraços, e parabéns pelo projeto!
Djalma Inoue
05/08/2013, 20:32
Como não poderia deixar de ser quando passar por Angra dos Reis se eu estiver lá rsrsrsrs pode contar comigo.
djalmainoue@yahoo.com.br
Que Deus possa estar te abençoando grandemente e te guardando nestas estradas do mundo.
Edu,
o motor Diesel mesmo quando utilizado como freio, isso é, sem injetar Diesel, produz muito calor pela compressão... O mesmo é verdade para os motores ciclo Otto modernos. Em resumo, ele jamais deveria chegar a acusar baixa temperatura no painel, nem pro um breve momento.
Eu viajei bastante pelos Andes, em regiões onde fazia -20˚C e jamais o 300tdi apresentou este comportamento. Nem mesmo nosso Tracker 2.0 gasolina apresentou esta característica descendo a mega ladeira do passo Jama.
Reforço, na dúvida troquem a válvula termostática, é barato.
Abs
Clemente
Cgauer ele não comentou que fica frio por muito tempo , só na descida , não conheço nenhum motor que não esfria qdo desce engrenado , todos os carros que andei estão com problema pq todos esfriam qdo pega descida engrenado , em descida longa esfria muito ...
Ele comentou que na reta volta ao normal , todos os carros que ando fazem o mesmo , na minha opinião não tem nada de errado com o sist. de arrefecimento ...
abs ...
Djalma Inoue
05/08/2013, 23:36
Estou com o Clemente o meu 300 tdi nunca baixou a temperatura seja em que condição fosse, sempre manteve a meio o marcador.
Waldmartins
06/08/2013, 00:45
Estou com o Clemente o meu 300 tdi nunca baixou a temperatura seja em que condição fosse, sempre manteve a meio o marcador.
O mesmo sempre baixou (não a ponto de chegar no azul) e a VT era novinha do motor recém-feito. Agora ela demora mais a subir a temperatura e baixa mais rápido porque resolveram "furar" a VT para o motor não superaquecer de novo.
De qualquer forma, se eu for pra essas regiões mais frias, quero trocar minha VT por uma sem furos...rsrs
Abs
Wald
Eduardo Velo
06/08/2013, 10:56
Nas minhas vtrs costuma esriar bem em descida de serra engrenado em dias frios , tanto a Tracker RHZ qto o Engesa Q20B e nenhum dos 2 tem problema na VT pq sempre mantém a temperatura de trabalho que só cai em descida engrenado ...
Mas é uma coisa muito simples de tirar a dúvida , é só tirar a VT e verificar , se estiver fechada não tem nenhum problema nela e se estiver com alguma passagem é só trocar ...
Wald , o pessoal tem costume de fazer um pequeno furo na VT na região N e NE por que o clima é sempre muito quente e a abertura da VT as vzs demora pra reagir e esfriar o motor pq o ar que entra pra resfriar tb é quente , uma boa parte deixa sem a VT que é bem pior ... o certo seria colocar uma VT com abertura de menor temperatura e aumentar a area de resfriamento do radiador ...
Waldmartins
06/08/2013, 11:04
Nas minhas vtrs costuma esriar bem em descida de serra engrenado em dias frios , tanto a Tracker RHZ qto o Engesa Q20B e nenhum dos 2 tem problema na VT pq sempre mantém a temperatura de trabalho que só cai em descida engrenado ...
Mas é uma coisa muito simples de tirar a dúvida , é só tirar a VT e verificar , se estiver fechada não tem nenhum problema nela e se estiver com alguma passagem é só trocar ...
Wald , o pessoal tem costume de fazer um pequeno furo na VT na região N e NE por que o clima é sempre muito quente e a abertura da VT as vzs demora pra reagir e esfriar o motor pq o ar que entra pra resfriar tb é quente , uma boa parte deixa sem a VT que é bem pior ... o certo seria colocar uma VT com abertura de menor temperatura e aumentar a area de resfriamento do radiador ...
Eduardo,
como eu moro no norte de MG e lá o clima é bem quente, por enquanto, eu vou ficando com essa VT com furos...
Abs
Wald
vitor_grotmann
06/08/2013, 11:47
Olha eu sei que aqui vcs estão falando de defender, mas vou dar meu parecer sobre a minha pajero, já desci serra com freio motor e a temperatura nunca mexeu, sempre ficando bem no meio do marcador,faz duas semanas, bem naquele dia que nevou em quase todos Sul do Brasil eu estava voltando do MS passei por Curitiba e a temperatura estava 4 graus, na serra estava variando de 1 a 2 graus e o ponteiro estava fixo no meio do marcador.
Então concordo com o Clemente, motores a diesel nãos devem baixar a temperatura mesmo em freio motor.
abraços Vitor
walter77
07/08/2013, 15:04
Válvula Termostática que não fecha, pode trocar. A temperatura do motor deve se manter constante, independente da temperatura externa ou esforço submetido.
abraço e boa viagem!,
Walter
Clemente to com vc troca avalvula nem que seja por segurança e aproveito sua regia sabedoria pra tirar uma dúvida. O Eduardo Velo comentou na pag 2 deste topico sobre banguela. Sempre ouvi falar que banguela na Def não existe, se vc coloca a cx de cambio vai girar na velocodade do carro e a bomba de óleo na do motor em marcha lenta e como a cx de cambio é regrigerada tb pelo óleo pode travar por superaquecimento. A informação procede ??
Airton R
09/08/2013, 21:55
A minha viatura tb sempre abaixa a temperatura em descidas e quando fica em marcha lenta por muito tempo!
Já comprei uma válvula termostática original. Como faço para trocá-la?
Precisa trocar alguma junta? Precisa de algum loctite ou silicone?
obrigado, Airton
MFREITAG
09/08/2013, 22:49
A minha viatura tb sempre abaixa a temperatura em descidas e quando fica em marcha lenta por muito tempo!
Já comprei uma válvula termostática original. Como faço para trocá-la?
Precisa trocar alguma junta? Precisa de algum loctite ou silicone?
obrigado, Airton
Não precisa de junta ou silicone, a própria válvula vem com uma borracha que veda tudo. Ela fica localizada na parte da frente do cabeçote, em cima onde entra a mangueira superior do radiador. São apenas dois parafusos, só cuidado com o aperto pois é alumínio, se não tiver prática com mecânica utilize um torquímetro (25Nm ou 18 lbf/ft). Depois é só colocar as mangueiras de volta completar com aditivo e água destilada até o nível correto com o bujão superior aberto para sair o ar, fechar o bujão e funcionar o motor até a temperatura normal de funcionamento para ver se tem vazamentos. Na dúvida consulte sempre o Workshop Manual do 300 Tdi.
Eu não levei nem 15 min pra fazer isso na minha 110.
Boa sorte!
Airton R
09/08/2013, 23:17
Markus, obrigado pela pronta resposta, com direito a fotos e torque!
Farei esta troca o mais breve possível. Sou mestre em espanar roscas, por isto comprei em torquímetro, que por sinal, perdeu a virgindade hoje. O torquímetro é de 20 a 200 Nm e o ajuste é de 10 em 10 Nm. Como desejo 25 Nm, neste caso, o que é melhor? Colocar 20 ou 30 Nm? Namão eu não aperto, pois sei que posso fazer m...
Estou iniciando o DIY na minha Defender. Sempre mexi nos meus carros e moto, porém depois que adquiri a defender dos meus sonhos em agosto de 2012 (110 2005 toda original, inclusive pneus, único dono, super cuidadoso, com 68000Km, agora está com 99000Km), fiquei meio receoso, pois gosto muito do carro. Como sou muito exigente resolvi deixar este receio de lado e comecei a fazer algumas manutenções. Instalei o watchdog, faróis Hella com cabo ARB e lâmpada de 100w e hoje instalei os 4 amortecedores OME e calços de mola da discovery nas molas dianteiras, pois a frente da viatura estava 2 cm arriada.
obrigado, Airton.
Não precisa de junta ou silicone, a própria válvula vem com uma borracha que veda tudo. Ela fica localizada na parte da frente do cabeçote, em cima onde entra a mangueira superior do radiador. São apenas dois parafusos, só cuidado com o aperto pois é alumínio, se não tiver prática com mecânica utilize um torquímetro (25Nm ou 18 lbf/ft). Depois é só colocar as mangueiras de volta completar com aditivo e água destilada até o nível correto com o bujão superior aberto para sair o ar, fechar o bujão e funcionar o motor até a temperatura normal de funcionamento para ver se tem vazamentos. Na dúvida consulte sempre o Workshop Manual do 300 Tdi.
Eu não levei nem 15 min pra fazer isso na minha 110.
Boa sorte!
MFREITAG
10/08/2013, 00:05
Markus, obrigado pela pronta resposta, com direito a fotos e torque!
Farei esta troca o mais breve possível. Sou mestre em espanar roscas, por isto comprei em torquímetro, que por sinal, perdeu a virgindade hoje. O torquímetro é de 20 a 200 Nm e o ajuste é de 10 em 10 Nm. Como desejo 25 Nm, neste caso, o que é melhor? Colocar 20 ou 30 Nm? Namão eu não aperto, pois sei que posso fazer m...
Estou iniciando o DIY na minha Defender. Sempre mexi nos meus carros e moto, porém depois que adquiri a defender dos meus sonhos em agosto de 2012 (110 2005 toda original, inclusive pneus, único dono, super cuidadoso, com 68000Km, agora está com 99000Km), fiquei meio receoso, pois gosto muito do carro. Como sou muito exigente resolvi deixar este receio de lado e comecei a fazer algumas manutenções. Instalei o watchdog, faróis Hella com cabo ARB e lâmpada de 100w e hoje instalei os 4 amortecedores OME e calços de mola da discovery nas molas dianteiras, pois a frente da viatura estava 2 cm arriada.
obrigado, Airton.
Airton,
Acredito que seu torquímetro seja de estalo, que dependendo da marca não é muito preciso em torque baixo. Mesmo com essa ferramenta em mãos seja moderado no aperto. Eu sempre começo apertando com uma regulagem mais baixa até chegar na especificada pelo manual. Em parafusos menores utilizo um torquímetro de vareta, que é mais sensível. Nesses parafusos do suporte da válvula acho que 20Nm deve ser suficiente....é uma questão de "feeling" (pra quem já têm alguma experiência), se achar que dá pra apertar um pouco mais pule pra 30Nm.
A minha 110 ano 2004 também foi um achado, único dono e pouco rodada.......mas mesmo assim quero fazer várias coisas nela. Adoro mecânica e sempre consertei os meus carros, com a Defender me divirto muito. Não faz nem um ano que estou com a minha, então ainda não consegui equipar ela como eu quero, mas eu chego lá! :concordo:
Abs,
Airton R
11/08/2013, 22:36
Obrigado pelo esclarecimento,
Realmente o meu torquimetro é um gedore de estalo!
Última dúvida, de hoje, pretendo trocar aquela peça na qual fica aparafusado o bujão de plástico e contém a válvula termostática. Assim que comprei o carro um ”mexânico" me aconselhou a colocar um bujão de metal e eu aceitei. Quando vi ele estava abrindo uma nova rosca nesta peça com um tampão que acredito que seja próprio para tubulação de gás residencial. Fez a nova rosca encheu de cola e aparafusou o bujão orgulhosamente afirmando que o mesmo nunca mais sairia dali! O pior é que repetiu o procedimento no radiador.
Será que vale a pena tentar soltar este bujão colado no radiador? Após retirá-lo, se conseguir, será que consigo refazer a rosca com o bujão correto de metal comprado na britcar?
Para trocar a peça na qual fica aparafusado o bujão e contém a válvula termostática já comprei uma junta nova. Gostaria de saber se é só colocar a junta ou preciso colocar algum silicone ou loctite?
obrigado, Airton
Airton,
Acredito que seu torquímetro seja de estalo, que dependendo da marca não é muito preciso em torque baixo. Mesmo com essa ferramenta em mãos seja moderado no aperto. Eu sempre começo apertando com uma regulagem mais baixa até chegar na especificada pelo manual. Em parafusos menores utilizo um torquímetro de vareta, que é mais sensível. Nesses parafusos do suporte da válvula acho que 20Nm deve ser suficiente....é uma questão de "feeling" (pra quem já têm alguma experiência), se achar que dá pra apertar um pouco mais pule pra 30Nm.
A minha 110 ano 2004 também foi um achado, único dono e pouco rodada.......mas mesmo assim quero fazer várias coisas nela. Adoro mecânica e sempre consertei os meus carros, com a Defender me divirto muito. Não faz nem um ano que estou com a minha, então ainda não consegui equipar ela como eu quero, mas eu chego lá! :concordo:
Abs,
MFREITAG
11/08/2013, 23:19
Obrigado pelo esclarecimento,
Realmente o meu torquimetro é um gedore de estalo!
Última dúvida, de hoje, pretendo trocar aquela peça na qual fica aparafusado o bujão de plástico e contém a válvula termostática. Assim que comprei o carro um ”mexânico" me aconselhou a colocar um bujão de metal e eu aceitei. Quando vi ele estava abrindo uma nova rosca nesta peça com um tampão que acredito que seja próprio para tubulação de gás residencial. Fez a nova rosca encheu de cola e aparafusou o bujão orgulhosamente afirmando que o mesmo nunca mais sairia dali! O pior é que repetiu o procedimento no radiador.
Será que vale a pena tentar soltar este bujão colado no radiador? Após retirá-lo, se conseguir, será que consigo refazer a rosca com o bujão correto de metal comprado na britcar?
Para trocar a peça na qual fica aparafusado o bujão e contém a válvula termostática já comprei uma junta nova. Gostaria de saber se é só colocar a junta ou preciso colocar algum silicone ou loctite?
obrigado, Airton
Eu tentaria primeiro soltar o bujão que seu "mexanico" colou, se não tiver jeito só trocando o suporte todo mesmo. Se não quiser trocar o suporte e não conseguir soltar o bendito bujão, uma dica é soltar a mangueirinha fina que esta na parte superior, por ela também pode sair o ar, quando começar a sair água pare e coloque devolta. Quando trocar o suporte coloque um pouco de silicone alta temperatura na junta, uma camada bem fina, só pra fixar a junta na peça ao apertar.
Djalma Inoue
12/08/2013, 21:31
Se fosse eu não tentaria mexer no bujão que o MEXANICU colocou pois, "time que esta ganhando não se mexe" se ele abriu uma nova rosca é sinal que arrombou mais o buraco e o bujão original nunca mais vai servir ali. Aconselho fazer o que o Markus falou tire a mangueirinha deixe a viatura com a frente ligeiramente mais alta e coloque agua destilada com aditivo.
OBS.: Se vc não tem Pó Vedante Radiador Vazamento Radveda Rad Veda Tapa Furo - R$ 4,79 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-450537835-po-vedante-radiador-vazamento-radveda-rad-veda-tapa-furo-_JM) produto para usar no radiador em caso de um furo em lugares inóspitos para uso em emergência é bom adquirir e sempre ter a mão pois nesta volta ao mundo pode aparecer uma pedrinha querendo estragar nossa brincadeira e acaba custando caro isso, outro dia vi aqui no forum um camarada falando que viu duas viaturas que vieram pela Transamazonica e devido um furinho no radiador perdeu o motor, teve que tirar e levar para a retífica.
Eu tentaria primeiro soltar o bujão que seu "mexanico" colou, se não tiver jeito só trocando o suporte todo mesmo. Se não quiser trocar o suporte e não conseguir soltar o bendito bujão, uma dica é soltar a mangueirinha fina que esta na parte superior, por ela também pode sair o ar, quando começar a sair água pare e coloque devolta. Quando trocar o suporte coloque um pouco de silicone alta temperatura na junta, uma camada bem fina, só pra fixar a junta na peça ao apertar.
Airton R
13/08/2013, 00:04
Markus,
Mais uma vez obrigado pelas orientações.
Tentarei soltar o bujão desta peça que fica o termostato, se sair numa boa e pegar rosca facilmente com o bujão certo tentarei remover o do radiador. Se der problema nesta peça não irei mexer no radiador.
Irei procurar este silicone de alta temperatura antes do trabalho.
obrigado, Airton.
Airton R
13/08/2013, 00:09
Se fosse eu não tentaria mexer no bujão que o MEXANICU colocou pois, "time que esta ganhando não se mexe" se ele abriu uma nova rosca é sinal que arrombou mais o buraco e o bujão original nunca mais vai servir ali. Aconselho fazer o que o Markus falou tire a mangueirinha deixe a viatura com a frente ligeiramente mais alta e coloque agua destilada com aditivo.
OBS.: Se vc não tem Pó Vedante Radiador Vazamento Radveda Rad Veda Tapa Furo - R$ 4,79 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-450537835-po-vedante-radiador-vazamento-radveda-rad-veda-tapa-furo-_JM) produto para usar no radiador em caso de um furo em lugares inóspitos para uso em emergência é bom adquirir e sempre ter a mão pois nesta volta ao mundo pode aparecer uma pedrinha querendo estragar nossa brincadeira e acaba custando caro isso, outro dia vi aqui no forum um camarada falando que viu duas viaturas que vieram pela Transamazonica e devido um furinho no radiador perdeu o motor, teve que tirar e levar para a retífica.
Djalma, aquele bujão colado eternamente me incomoda muito. Testarei nesta peça do termostato antes de partir para o radiador, até pq já comprei a peça de reposição prevendo uma possível m..
Valeu pela dica do pó vedante. Ele resolve definitivamente o furo ou é só para levar o veículo até algum lugar que possa repará-lo?
abs, Airton
Airton,
uma coisa que você pode fazer é colocar um sensor de temperatura sobre este bujão da válvula.
Assim basta abrir rosca neste bujão de latão atual e parafusar o sensor (que é metade ou menos do diâmetro).
Se quiser ainda tirar o tal bujão mesmo, compre um plug plático (baratinho) para verificar a rosca. É o mesmo utilizado na Ford Ranger 2.5. Veja que junto vem um anel de borracha e na Ford são peças compradas separadamente.
Se der certo, pode rodar com o bujão de plástico (novo) numa boa até chegarem os bujões importados de latão.
Bem, várias idéias!!
Abraço!
ExpeditionSouth - YouTube (http://www.youtube.com/user/chaiku232)
vejam essa viagem
The Modern Motorcycle Diaries - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=85VErvTqgWc)
alberto megda
13/08/2013, 11:10
Eu comprei bujao de cobre numa loja de compressores , nao precisa importar, é um bujao de 1/2 normal, até esses da tigre servem
Se fosse eu não tentaria mexer no bujão que o MEXANICU colocou pois, "time que esta ganhando não se mexe" se ele abriu uma nova rosca é sinal que arrombou mais o buraco e o bujão original nunca mais vai servir ali.
Airton; também acho que não tem muito jeito não... tá arrombado... é melhor não mexer com isto até te dar problema, ou colocar uma redução da medida atual para a medida original e poder usar o bujão na medida original.
Djalma Inoue
13/08/2013, 20:48
Airton segundo o fabricante depende da extensão do problema se for um furinho ou uma pequena rachadura ele pode resolver definitivamente ou temporariamente veja no site RAD VEDA ADITIVOS AUTOMOTIVOS | VEDA VAZAMENTOS EM RADIADORES, VEDA VAZAMENTOS NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO, BLOCO, SELO DO MOTOR | O melhor do bairro | hotsite (http://www.omb100.com/hotsite/page162654.htm)
Valeu pela dica do pó vedante. Ele resolve definitivamente o furo ou é só para levar o veículo até algum lugar que possa repará-lo?
abs, Airton
Pessoal.
Eu sei que o Tópico está meio esquecido e o que vou falar não tem muito a ver com a primeira questão, mas vale lembrar que quando vai se utilizar o carro em temperaturas mais baixas o óleo deve ser modificado, ou seja, o óleo tem duas viscosidades, a da temperatura fria e quente, onde o óleo é mais exido é na temperatura a frio, ou seja, se você utiliza um óleo para os trópicos num lugar muito frio, quando você ligar o motor, coitado dele.